Calibração de um modelo para prever a ocorrência de brusone em lavouras de arroz irrigado no Rio Grande do Sul
Descrição: O projeto visa introduzir um sub-modelo de previsão de brusone no modelo SimulArroz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Cleber Alberto Maus - Integrante / Alencar Zanon Júnior - Integrante / Michel Rocha da Silva - Integrante / Gean Leonardo Richter - Integrante / Ary José Duarte Júnior - Integrante / Tuira Barcellos - Integrante / André da Rosa Ulguim - Integrante / André Barros Matos - Integrante / Gionei Alves de Assis dos Santos - Integrante / Cleiton José Ramão - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio
financeiro.
Journal Club - Edição 2011
Descrição: Este projeto de Pesquisa e Ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de ensino Pós-médio, de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 4 alunos de Pós-Médio, 12 alunos de Graduação, 5 alunos de Mestrado, 5 alunos de doutorado e 1 pesquisador em Estágio de Pós-Doutrado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Produtividade de raízes tuberosas de mandioca no Estado do Rio Grande do Sul em cenários climáticos futuros
Descrição: A mandioca (Manihot esculenta L. Crantz) é uma cultura agrícola que pode ter um papel decisivo na futura sustentabilidade do Brasil, tanto em grandes propriedades rurais como na agricultura familiar, como alimento e como cultura agroenergética. É uma espécie rústica e tem desempenho satisfatório em condições de solos com baixa fertilidade e em diferentes climas. Parece haver um consenso cada vez maior na comunidade científica que o clima terrestre está mudando e que a temperatura do ar está aumentando em muitas regiões do Planeta devido ao aumento da concentração de CO2 e outros gases do efeito estufa. O objetivo dessa proposta é simular a produtividade de raízes tuberosas de mandioca em cenários de mudança climática para as diferentes regiões produtoras do estado do Rio Grande do Sul. Serão utilizados cenários de mudança climática criados pelo projeto CLIMARS, baseados nos cenários A2 e B2 do IPCC. A produtividade de raízes de mandioca será simulada pelo modelo proposto por MATTHEWS & HUNT (1994), sendo modificados os submodelos de aparecimento de folhas e de desenvolvimento. Uma série de experimentos de campo que serão usados para o ajuste e teste do modelo estão sendo conduzidos no Departamento de Fitotecnia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, desde o ano agrícola 2005/2006 e se estenderão até o ano agrícola 2010/2011. As simulações serão realizadas para a cultivar de mandioca Fepagro RS 13, em três datas de plantio (01/09, 15/10, 01/12) nas diferentes regiões produtoras do Estado e cenários de mudança climática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Luana Fernandes Gabriel - Integrante / Michel Rocha da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Journal Club - Edição 2010
Descrição: Este projeto de Pesquisa e Ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 4 alunos de Pós-Médio, 15 alunos de Graduação, 4 alunos de Mestrado e 4 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Modelagem do desenvolvimento vegetativo em batata-doce: comparação de um modelo linear com um modelo não linear para emissão de nós
Descrição: A batata-doce é uma hortaliça tuberosa com alto potencial energético, podendo ser utilizada na alimentação humana in natura ou processada industrialmente, na alimentação animal ou como alternativa para a produção de etanol biocombustível. Modelos matemáticos de desenvolvimento vegetal são importantes ferramentas para a estimativa dos principais estágios de desenvolvimento e das interações entre a planta e o ambiente. Os objetivos deste projeto são: Calibrar um modelo não linear (WE) e um modelo linear (plastocrono) para simular a emissão de nós em batata-doce; Avaliar a resposta de duas versões de dois modelos (WE e plastocrono) e determinar qual destes simula mais adequadamente a emissão de nós em batata doce, em condições de campo; Identificar um indicador morfológico baseado no número de nós acumulados para o início de tuberização em batata doce cultivada em diferentes épocas de plantio. Duas versões de dois modelos serão utilizados para estimativa da emissão de nós na planta: o modelo do plastocrono, que é um modelo linear e utiliza o conceito da soma térmica, e o modelo de WE, que é um modelo não linear multiplicativo. Os coeficientes dos modelos são dependentes da espécie e serão estimados através de dados de um experimento realizado na safra de 2010/2011. Para avaliar a performance dos modelos serão utilizados os dados de um experimento conduzido no ano agrícola 2009/2010 e de um experimento a ser conduzido no ano agrícola 2011/2012. O desempenho das duas versões dos modelos será avaliado por quatro estatísticas: raiz do quadrado médio do erro (RQME), índice de concordância (dw), índice ?BIAS? e índice de confiança (c)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Ligia Erpen - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Caracterização do desenvolvimento de clones avançados de batata
Descrição: O objetivo geral deste projeto é auxiliar o Programa de Genética e Melhoramento de Batata da Universidade Federal de Santa Maria na seleção de clones avançados de batata mais produtivos e adaptados às condições climáticas de cultivo. O experimento será realizado na primavera de 2010 e no outono de 2011, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, com os tratamentos combinados em um bifatorial com dois níveis do fator A (cultivo de ?safra? e cultivo de ?safrinha?) e dez níveis do fator B (clones). O número de clones de batata que serão plantados dependerão da quantidade de tubérculos colhidos na safra de outono de 2010. As variáveis a serem analisadas nas plantas marcadas dentro da parcela são: data de emergência, número de folhas visíveis acumuladas na haste principal, número de folhas na data do início da senescência, data do início da senescência e do ponto de colheita, número de hastes por cova, número de tubérculos por planta e a massa fresca e seca de tubérculos. Nas plantas localizadas na bordadura será contado o número de folhas e medida a área foliar no dia em que ocorrer o início da tuberização. Espera-se selecionar clones avançados de batata que possuam uma fase vegetativa curta, com elevado índice de área foliar no início da tuberização e que se adaptem tanto aos cultivos de primavera, como aos cultivos de outono na região Central do Rio Grande do Sul. Apesar de neste projeto serem realizados apenas dois experimentos, a contribuição ao Programa de Genética e Melhoramento de Batata da Universidade Federal de Santa Maria será relevante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Bruno Kraulich - Integrante / Alencar Júnior Zanon - Integrante / André Trevisan de Souza - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Journal Club -Edição 2009
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 6 alunos de Graduação, 3 alunos de Mestrado e 3 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Impacto de cenários de mudança climática sobre o desenvolvimento foliar de culturas agrícolas
Descrição: Há um crescente consenso na comunidade científica de que o clima terrestre está mudando e deverá continuar em processo de mudança até o final deste século. Assim, a agricultura é um setor que deverá sofrer alterações e adaptações consideráveis durante este século em decorrência da mudança climática projetada. O desenvolvimento foliar, representado pela emissão de folhas é um importante parâmetro do desenvolvimento vegetativo das culturas que ainda carece de estudos visando sua quantificação em cenários de mudança climática, já que esta associado com a evolução do índice de área foliar (IAF) das culturas que intercepta a radiação solar usada na fotossíntese que é a etapa química para crescimento dos órgãos na planta. O objetivo neste projeto é estimar o impacto de cenários de mudança climática sobre a emissão de folhas nas culturas de trigo, soja, milho, arroz, batata, mandioca, girassol, e cana-de-açúcar em Santa Maria, RS. Este projeto tem duração prevista para cinco anos no período de 08/2009 a 07/2014. A emissão de folhas das culturas será estimada por um modelo multiplicativo com funções de reposta não lineares (modelo de Wang e Engel e versões modificadas por outros autores) em que se calcula a taxa diária de aparecimento de folhas (LAR, folhas dia-1) e o número de folhas acumulada (NF) é calculada somando-se os valores diários de LAR até o surgimento da última folha (folha bandeira). A emissão de folhas será calculada em 100 anos de cada um dos cenários climáticos: Sem mudança (clima atual), +1°C, +2°C, +3°C, +4°C e +5°C. As variáveis de interesse no estudo são o NF e a duração (em dias) da fase emergência ? surgimento da última folha (folha bandeira). A análise dos dados constará do cálculo dos desvios destas duas variáveis (diferença entre os cenários com mudança climática e o cenário sem mudança climática). Ao final do projeto espera-se entender como o desenvolvimento foliar sofrerá impacto de climas futuros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / Isabel Lago - Integrante / Cleber Maus Alberto - Integrante / Lidiane Cristine Walter - Integrante / Hamilton Telles Rosa - Integrante / Felipe Brendler Oliveira - Integrante / Ana Paula Schwantes - Integrante / Luana Fernandes Gabriel - Integrante / Taise Cristine Buske - Integrante / Alencar Júnior Zanon - Integrante / Joana Graciela Hanauer - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Temperatura do solo desnudo e coberto com palha: uma análise climatológica em Santa Maria, RS.
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é fazer a análise climatológica dos dados de temperatura do solo desnudo e coberto com palha em Santa Maria, RS.Para alcançar o objetivo deste projeto serão usados os dados de temperatura do solo desnudo, solo coberto com palha e solo gramado medidos diariamente as 9 h, 15 h e 21 h em geotermômetros a 2 cm, 5 cm, 10 cm, 20 cm e 30 cm de profundidade na ECPSM, localizada no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (latitude: 29°43? S, longitude: 53°43? W e altitude: 95 m). O período de dados a serem usados é de 01/05/1970 a 31/12/2008 (38 anos). Os geotermômetros estão instalados lado a lado distanciados de aproximadamente 10 cm em uma parcela de 185 x 105 cm cuja superfície do solo é mantida livre de plantas crescendo e de restos vegetais (solo desnudo) e em uma parcela de mesmo tamanho, ao lado da parcela de solo desnudo, com a superfície do solo totalmente coberta com uma camada de aproximadamente 5 cm de palha seca de gramíneas (principalmente do gênero Paspalum). Estas duas parcelas representam, respectivamente, a condição inicial de um solo preparado pelo sistema convencional e a situação de plantio direto na palha. A condição de solo gramado é a condição padrão de uma Estação Meteorológica preconizada pela OMM e por isso incluída no estudo para fins comparativos. As falhas de dados na série histórica serão preenchidas por meio de modelos de regressão linear simples e múltipla entre a temperatura do solo em uma profundidade (y) e a temperatura do solo em outra (X1) ou outras (X2, X3, ...) profundidades em uma mesma condição de cobertura do solo para cada mês do ano. Se existirem falhas em todas as profundidades em um mesmo tratamento, tentar-se-á estimar estes valores através de regressão linear múltipla considerando-se outros elementos meteorológicos como variáveis independentes (X1, X2, X3....) como o brilho solar, a temperatura mínima do ar de relva e a temperatura máxima do ar no abrigo meteoroló.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / Sandro Luiz Petter Medeiros - Integrante / Luana Fernandes Gabriel - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Nacional de Meteorologia - Cooperação / Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
CLIMARS - Impacto da mudança climática sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul
Descrição: Este projeto é parte do Projeto interdisciplinar (Meteorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto, Agrometeorologia, Ciencias da Computação) e multiinstitucional (INPE, UFSM, UFRGS, UFPEL e FEPAGRO) denominado CLIMARS, financiado pela FINEP, que visa entender e projetar como será a Agricultura no Rio Grande do Sul até o final do século XXI. A duração do projeto é de 24 meses e iniciou em 01/junho/2009..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio
financeiro.Número de orientações: 1
Brilho solar e radiação solar: modelagem e variabilidade anual e interdecadal em Santa Maria, RS.
Descrição: Os objetivos deste projeto são:
a) Testar a homogeneidade dos dados diários e horários de brilho solar e recalcular as estatísticas descritivas do brilho solar e da densidade de fluxo de radiação solar global incidente em Santa Maria, RS.
b) Ajustar e testar a equação de Angstrom - Prescott e Penman para estimativa da densidade de fluxo de radiação solar global incidente em nível horário para Santa Maria, RS.
c) Caracterizar tendência secular e a variabilidade anual e interdecadal do brilho solar diário e horário e da densidade de fluxo de radiação solar global incidente diária em Santa Maria, RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / Galileo Adeli Bruriol - Integrante / Gizelli Moiano de Paula - Integrante / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Integrante / Josana Andréia Langner - Integrante / Daniele Barbosa da Costa - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Transpiração, crescimento e desenvolvimento de genótipos de batata e mandioca submetidos ao déficit hídrico.
Descrição: A água é fundamental no metabolismo das plantas e uma redução na sua disponibilidade no solo pode afetar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas. O conceito da fração de água transpirável no solo (FATS) tem sido bastante utilizado na avaliação das respostas das plantas ao déficit hídrico. Este conceito parece ser o que mais se aproxima da realidade como indicador da quantidade real de água no solo que pode ser extraída pelas plantas para utilização na transpiração. A batata e a mandioca são culturas tuberosas de grande importância em pequenas propriedades familiares do Sul do Brasil. Diante de duas culturas de grande importância e presença na região, surge a necessidade de estudar mais profundamente a transpiração, crescimento e desenvolvimento dessas duas culturas em resposta a deficiência hídrica, representada pela FATS. O objetivo deste trabalho será quantificar a influência do déficit hídrico sobre a transpiração, crescimento e desenvolvimento de genótipos de batata e mandioca. Para realização deste estudo, serão instalados três experimentos com a cultura da batata (dois na primavera de 2008 e um no outono de 2009) e três com a cultura da mandioca (dois na primavera de 2009 e um no outono de 2010). Os experimentos serão instalados em um telado, no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS). Cada experimento terá dois tratamentos (com irrigação ? T1 e sem irrigação ? T2). Serão utilizados dois genótipos de batata (cultivar Macaca e o clone SMINIA 7931C1-3) e um genótipo de mandioca (cultivar FEPAGRO RS 13). Os parâmetros a serem avaliados em ambas as culturas, são a estatura das plantas (E) (comprimento da HP do nível do solo até o ponto de crescimento apical), o diâmetro do caule ao nível do solo (D), a área foliar (AF) e o número de folhas emitidas ou acumuladas na haste principal (NF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Isabel Lago - Integrante / Alencar Júnior Zanon - Integrante / Joana Graciela Hanauer - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
Simulação do rendimento de grãos de arroz irrigado em cenários de mudança climática.
Descrição: Projeções sobre possíveis mudanças climáticas indicam que a concentração atual de CO2 (350ppm) deverá dobrar até o final deste século, proporcionando um aumento no rendimento das culturas agrícolas pelo incremento na fotossíntese. Porém como conseqüência negativa do aumento da concentração de CO2 é esperado um aumento no efeito estufa, já que este gás é um dos responsáveis por este efeito. Com o aumento do efeito estufa estima-se um aumento de até 6°C na temperatura do ar nos próximos 100 anos, o que poderia anular os efeitos positivos do aumento da concentração de CO2 nas culturas agrícolas, como já tem sido visto para diferentes espécies como a soja, o trigo e o milho. A cultura do arroz irrigado (Oryza sativa L.) ocupa uma importante posição no cenário agrícola mundial, sendo um dos três cereais mais produzidos e consumidos no mundo. O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor Nacional, e é responsável por cerca de 60% de todo arroz produzido no País. No entanto não foi encontrado na literatura nenhum trabalho que indicasse qual o impacto de mudanças climáticas no rendimento de grãos da cultura do arroz irrigado nas condições do Sul do Brasil, apesar da importância desta cultura para a região. Assim, este trabalho tem como objetivo simular o impacto de mudanças climáticas no rendimento de grãos de arroz irrigado em Santa Maria, RS. Serão utilizados cenários de mudança climática criados por Streck & Alberto (2006a,b), onde dobrou-se a quantidade de CO2, com diferentes aumentos de temperatura do ar. O rendimento de grãos da cultura será simulado com um modelo matemático disponível na literatura, chamado InfoCrop e proposto por Aggarwal et al. (2006). As simulações serão realizadas para três genótipos de arroz (IRGA 421, IRGA 417 e EPAGRI 109) em três datas de semeadura (20/09, 20/10 e 20/11)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Lidiane Cristine Walter - Integrante / Hamilton Telles Rosa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
Crescimento, desenvolvimento e produtividade de morangueiro em diferentes épocas de plantio.
Descrição: Produzido e apreciado nas mais variadas regiões do mundo o morangueiro é uma das espécies de maior expressão econômica entre as pequenas frutas. Devido a carência de cultivares adaptadas no Brasil novas cultivares de morangueiro estão sendo desenvolvidas e sua caracterização é de extrema importância. Um experimento será realizado no campo experimental do departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria com objetivo de caracterizar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade de dois clones avançados de morangueiro em diferentes épocas de plantio. Os clones INIA LBD 15.1 e INIA LBF 236.3 selecionados pelo programa de melhoramento genético do Instituto Nacional de Investigación Agropecuária do Uruguai (INIA-Uruguai) em parceria com o programa de melhoramento genético de plantas da UFSM serão transplantados em 8 épocas de plantio: abril, maio e junho de 2008 e fevereiro, março, abril, maio e junho de 2009. As mudas serão produzidas a partir de pontas de estolões e ficarão por um mês em bancadas com substrato, em sistema hidropônico a fim de promover o enraizamento. Após este período serão transplantadas para canteiros com 1,2 m de largura e 20 m de comprimento. A densidade de plantio será de 10 plantas m-2 sendo cada parcela composta por 30 plantas. O delineamento experimental a ser utilizado será o de blocos ao acaso com quatro repetições. Após o transplante 6 plantas em cada parcela serão marcadas com arame colorido onde serão analisadas semanalmente o número de folhas, a área foliar, as variáveis fenológicas e a produtividade. O desenvolvimento será avaliado através da estimativa do filocrono, calculado pelo inverso do coeficiente angular da regressão linear entre a soma térmica acumulada e número de folhas e o crescimento através da estimativa da área foliar. A soma térmica acumulada será calculada para as seguintes fases: primeira flor aberta, sementes claramente visíveis no receptáculo, primeiro fruto rosado e primeiro fruto maduro. Além di.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Lidiane Cristine Walter - Integrante / Hamilton Telles Rosa - Integrante / Michel Rocha da Silva - Integrante / Josana Andréia Langner - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
Journal Club - Edição 2008
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 6 alunos de Graduação, 4 alunos de Mestrado e 4 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Allometric relationships during the vegetative phase in plant and ratoon sugarcane crop.
Descrição: Sugarcane is an expanding crop in Brazil. Sugarcane production in Brazil has been performed in tropical areas since the 70s, but with the increasing demand for ethanol, production is expanding to the subtropical areas in southern Brazil. Allometric relationships are usefull tools to study plant growth and development. The underlying basis in using allometric relationships is that growth and development of different parts of an organism's are related. The power-law is the most used model to describe allometric relationships. The objective of this proposal is to develop allometric relationships between growth and development parameters during the vegetative phase in plant and ratoon sugarcane crop. Field experiments will be carried out in Santa Maria, Rio Grande do Sul State, Brazil, during the 2008-2009, 2009-2010, and 2010-2011 growing seasons. Three sugarcane cultivars with different developmental cycles (early, medium and late) will be used. Plant spacing is 0.8 x 1.0m. The experimental design is a randomized complete block design, with four replications. Each replication is a plot with four rows. Plantings will be performed in September 2008, September 2009 and September 2010 using seed-cane pieces with three nodes. Stalks will be cut in August 2009, 2010 and 2011. The ratton crop will then be allowed to grow from the stubble in each growing season. Six plants per plot will be tagged with collored wires after emergence. On the main stem of the tagged plants, the number of fully expanded and non-expanded leaves, the length and width of the expanded leaves, and the height of the culm will be measured on a weekly basis. Similarly, the number of tillers per plant will also be counted on a daily basis. The allometric relationships will be development using a power function (y=ax^b), where y is the dependent variable (plant leaf area, leaf area index), x is the independent variable (expanded leaf number per plant, plant height, number of tillers per plant), and a and.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Luana Fernandes Gabriel - Integrante / Taise Cristine Buske - Integrante / Joana Graciela Hanauer - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Remuneração.
Rendimento da batata em cenários de mudança climática em Santa Maria, RS: um estudo numérico
Descrição: A batata (Solanum tuberosum L.), família Solanaceae, ocupa o quarto lugar em quantidade de produção de alimentos, sendo superada apenas pelo trigo, arroz e milho. O Brasil possui elevado potencial edafoclimático para o cultivo da batata, sendo a temperatura e o fotoperíodo os dois principais fatores abióticos que governam o seu desenvolvimento. Em estudos de impactos das mudanças climáticas sobre os agroecossistemas, deve-se dar especial atenção ao efeito do aumento de temperatura no desenvolvimento vegetal e assim caracterizar mudanças no desenvolvimento e conseqüentemente rendimento das culturas em diferentes cenários meteorológicos. Assim, este estudo terá como objetivos: Calibrar e avaliar alguns modelos de simulação do rendimento da batata e selecionar o melhor e simular o impacto de cenários climáticos de aumento de temperatura do ar no rendimento da Batata em Santa Maria, RS. Foram gerados os cinco cenários meteorológicos de mudança climática (+1, +2°C, +3°C, +4°C, +5°C e +6°C) para os próximos 100 anos gerados com o aplicativo computacional Weather Generator LARS-WG usando-se como base a série de dados meteorológicos observados de 1969 a 2003 em Santa Maria, RS. Serão avaliados sete modelos de simulação do rendimento da batata e a estatística utilizada para avaliar o desempenho dos modelos será o da raiz quadrado do quadrado médio do erro (RMSE). O melhor modelo será utilizado para simular o rendimento da batata ao longo dos 100 anos de cada cenário de mudança climática. Acredita-se, que se o aquecimento global se confirmar poderá haver alteração no rendimento da batata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / S.L.P. MEDEIROS - Integrante / Dilson Antônio Bisognin - Integrante / Joelma Dutra Fagundes - Integrante.
Alterações na temperatura do solo em diferentes manejos de irrigação por inundação em arroz
Descrição: Este projeto de pesquisa visa caracterizar a temperatura do solo em diferentes manejos de água na cultura do arroz irrigado por inindação. Um experimento será instalado na área de Várzea do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria durante os anos agrícolas 2007/2008 e 2008/2009. Os tratamentos serão: lâmina contínua de água, lâmina intermitente de água e lâmina contínua de água com inicio tardio. A temperatura do solo em cada tratamaento será medida a 5 cm de profundidade por geotermômetros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Enio Marchezan - Integrante / Ana Paula Schwantes - Integrante / Luis Antonio de Ávila - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Journal Club - Edição 2007
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 8 alunos de Graduação, 3 alunos de Mestrado e 4 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
Crescimento, desenvolvimento e rendimento de mandioca em várias épocas de plantio
Descrição: A mandioca (Manihot esculenta L. Crantz) é uma planta nativa do Brasil, base para múltiplos produtos, com grande importância nas pequenas propriedades rurais do Brasil e do Rio Grande do sul. Com a agroenergia, a cultura da mandioca representa uma oportunidade de negócios para países emergentes como o Brasil, na busca de combustíveis alternativos ao petróleo. No RS, estudos básicos sobre esta cultura săo necessários. O objetivo nesse trabalho é quantificar parâmetros de crescimento, desenvolvimento e componentes do rendimento de um genótipo de mandioca em várias épocas de plantio. Um experimento em campo foi realizado na área experimental do Departamento de Fitotecnia, UFSM, em quatro épocas de plantio da mandioca: 26/09/2006, 18/10/2006, 08/11/2006 e 28/11/2006, com a variedade FEPAGRO RS 13, densidade de 16.000 plantas ha-1 no espaçamento de 0,8 x 0,8m em fileiras simples, com o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro tratamentos e quatro repetiçőes. Serăo observadas e analisadas variáveis de crescimento (área folhar, comprimento final da HP e das RS, altura das RS e total da plantas), de desenvolvimento (data das fases: emergęncia, IAA, RS1, RS2 e RS3, número de hastes nas ramificaçőes simpodiais, filocrono e NFF), e rendimento da mandioca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Lidiane Cristine Walter - Integrante / Hamilton Telles Rosa - Integrante / Lovane Klein Fagundes - Integrante.
Número de orientações: 1
Simulação do desenvolvimento do arroz e impacto da mudança climática sobre a fenologia da cultura do arroz
Descrição: Desenvolvimento e crescimento de plantas são processos independentes que podem ocorrer simultaneamente ou não. A simulação do desenvolvimento das culturas agrícolas é importante em modelos de crescimento e rendimento, uma vez que a partição dos fotoassimiliados para diferentes órgãos da planta é dependente do estágio de desenvolvimento. Modelos de desenvolvimento de plantas também podem ajudar na seleção de cultivares e em práticas do manejo das culturas agrícolas como por exemplo na organização da época de operações no campo como a fertilização, controle fitossanitário e a colheita. Em estudos dos efeitos de possiveis mudanças climáticas em atividades agricolas, modelos de desenvolvimento de plantas ajudam a entender como o ciclo das culturas seria afetado pelo aquecimento global. Este projeto tem dois objetivos: construir um modelo de simulação do desenvolvimento do arroz que seja simples e composto por funções de resposta não lineares; simular o impacto de cenários meteorológicos atual e de mudança climática sobre a fenologia da cultura do arroz. Este estudo numérico será realizado nas condições de Santa Maria, RS. Serão criados cenários de aquecimento global para Santa Maria com o Weather Generator LARS-WG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Integrante / Isabel Lago - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Journal Club - Edição 2006
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 11 alunos de Graduação, 4 alunos de Mestrado e 2 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Increasing knowledge about Penstemon digitallis: A potential new cut flower for Brazil.
Descrição: The genus Penstemon (Scrophulariaceae), often called beardtongues (due to the bristly-hirsute staminode of certain species) or more often simply known as penstemons, is a mostly western North American group of showy perennials. The group includs matted, creeping, and shrubby forms. Penstemons have become increasingly popular over recent years in the United States for their flowers that are now available in a wide range of colors, including a big variety of garden plants where some of them can be used as cut flowers like Penstemon digitallis. Penstemons, however, are not grown in Brazil. Because Penstemon digitallis has potential as garden and cut flower, this plant can be introduced in Brazil with the objective of increasing the variety of flowers in market. Even though the U.S. is still a significant cut flower producer, the production and the number of growers in the U.S. are declining, cut flowers imports are growing into the U.S. since 1995, especially from south America. Brazilian producers and exporters are still learning how to best satisfy the demands of the U.S. market.The objectives os this research are: To quantify the vernalization response of Penstemon digitalis;To study the possibility of using GA to substitute long day requirements in Penstemon digitallis;To characterize growth and development of Penstemon digitallis in Brazil. To achieve the objectives of this proposal, a cooperative effort will be performed between the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil and the University of Nebraska - Lincoln, U.S.A. Three experiments are planned, two of them at the Department of Agronomy, UNL, USA, during 2006 and one experiment at the Crop Science Department, UFSM, Brazil. This project is part of the PhD Thesis of Anderson Machado de Mello, under my supervision at Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UFSM, and sponsored by CAPES (Programa de Doutorado com Estágio no Exterior)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Sidinei José Lopes - Integrante / Rogério Antônio Bellé - Integrante / Anderson Machado de Mello - Integrante / Ellen Paparozzi - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / University Of Nebraska Lincoln - Cooperação / University Of Nebraska Lincoln - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Simulação do desenvolvimento, crescimento e rendimento de alguns genótipos brasileiros de trigo considerando a deficiência hídrica
Descrição: O trigo (Triticum aestivum L.) é o cereal mais cultivado no mundo, ocupando cerca de um sexto do total de área cultivada do planeta e a segunda cultura de maior produção a nível mundial. Portanto, pesquisa com esta cultura tem o potencial de afetar o bem estar de um consideravel numero de pessoas. No Brasil existe um grande número de cultivares e variabilidade genética de trigo para diferentes ambientes e finalidades. A caracterização do desenvolvimento e crescimento de genótipos é importante para auxiliar na seleção de genótipos mais apropriados para diferentes ambientes. Uma alternativa para estudar o comportamento de genótipos de trigo em diferentes ambientes é através de modelos matemáticos. No presente projeto propõe-se calibrar os modelos de taxa de aparecimento de folhas (TAF) de STRECK et al. (Annals of Botany, v. 92, p. 181-190, 2003aa), de desenvolvimento de STRECK et al. (Agricultural and Forest Meteorology, v. 115, p. 139-150, 2003b), avaliar o modelo de balanço de água no solo de AMIR & SINCLAIR (Field Crops Research, 29, p. 59-96, 1991) e adaptar os modelos de STRECK et al (2003a,b) ao modelo de AMIR & SINCLAIR (Field Crops Research, v. 29, p. 47-58, 1991) para melhorar a predição do desenvolvimento, crescimento e rendimento de alguns genótipos de trigo cultivados no Rio Grande do Sul. Para atingir estas metas serão realizados quatro sub-projetos. Uma série de experimentos à campo serão conduzidos no Departamento de Fitotecnia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria. Utilizar-se-á 6 genótipos de trigo cultivados no Rio Grande do Sul e com ciclos de desenvolvimento distintos. A semeadura será realizada no período de 06/2005 até 06/2008 em diferentes épocas (mensalmente). Os coeficientes dos modelos serão estimados com os dados do primeiro ano e o teste dos modelos será com os dados coletados no segundo e terceiros anos, os quais são dados independentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Integrante / Nilson Lemos de Menezes - Integrante / Cleber Maus Alberto - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Caracterização do desenvolvimento e pré-melhoramento de Aspilia montevidensis (Spreng.)
Descrição: A espécie Aspilia montevidensis (Spreng.), pertencente a sub-família Asteroideae, foi descrita inicialmente por Sprengel, em 1826, como Verbesina montevidensis. É conhecida popularmente como mal-me-quer do campo, mal-me-quer amarelo e calêndula amarela, sendo de ocorrência natural ou espontânea (nativa) nas regiões sul e sudeste (exceto Rio de Janeiro) do Brasil. É uma planta herbácea, perene, ramificada desde a base, apresenta 30-50 cm de altura, podendo chegar a 80 cm. Muito vistosa quando em floração pela grande quantidade de flores amarelas, reproduz-se por sementes e o florescimento ocorre na primavera e no verão. Ocorre naturalmente como invasora nos campos nativos da região Sul do Brasil e tem potencial ornamental. O OBJETIVO GERAL deste projeto de pesquisa é obter informações sobre o desenvolvimento de Aspilia montevidensis (Spreng.) que possam auxiliar no seu cultivo e melhoramento genético como espécie ornamental. Como OBJETIVOS ESPECÍFICOS estão: Estudar e quantificar o sincronismo do desenvolvimento entre a haste principal e as ramificações em Aspilia montevidensis (Spreng.); estimar a temperatura base de desenvolvimento da espécie; estimar o plastocrono da espécie; determinar a qualidade fisiológica das sementes; efetuar estudos sobre a biologia floral, como determinar o período de antese, determinar a expressão sexual da flor individual, da inflorescência, da planta individual e do grupo de plantas, determinar a viabilidade do grão de pólen.Será implantado um experimento na UFSM, Santa Maria, onde serão produzidas mudas de Aspilia, as quais serão transplantadas para vasos plásticos brancoscom capacidade para 12L, com substrato comercial Plantmax. Serão realizadas várias épocas de transplante de Setembro de 2005 a Setembro de 2006. As variáveis avaliadas serão as datas da ocorrência dos diferentes estágios de desenvolvimento das plantas, número de nós visíveis e área foliar após completa expansão das folhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Lia Rejane Silveira Reiniger - Integrante / Joelma Dutra Fagundes - Integrante / Nelson Diehl Kruse - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
MANDIOCA e MILHO - Arranjo de plantas em cultivo solteiro e consorciado e época de semeadura de milho no consorcio
Descrição: A mandioca é utilizada predominantemente na dieta alimentar, em pelo menos 14 países. A cultura da mandioca é uma cultura importante no Brasil, pois é uma espécie rústica e tem desempenho satisfatório em condições de solos com baixa fertilidade e em diferentes climas. A produção do milho tem destacada importância na alimentação humana e animal, além de ser utilizada para a fabricação de outros produtos como colas e medicamentos. Atualmente com a chamada "agricultura de precisão" combinada com a disponibilidade das áreas em distintas épocas para o plantio existe a necessidade de estudar novas combinações da distribuição espacial, buscando-se diferentes arranjos de plantas para maximizar a produtividade biológica e econômica, utilizando-se consórcios na agricultura familiar, ou mesmo em cultivos isolados. Neste trabalho propõe-se estudar alternativas na combinação de plantas de mandioca e de milho, em consórcio ou isoladamente, visando maximizar o rendimento e a utilização da unidade de área, apresentando uma nova alternativa para a sustentabilidade da agricultura familiar. Será realizado um experimento de campo na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS, durante o ano agrícola 2005/2006. O delineamento será em blocos ao acaso, com doze tratamentos e três repetições. Os tratamentos são: T1=mandioca em fileiras simples no espaçamento 0,80 x 0,78m; T2=mandioca em fileiras duplas no espaçamento 1,60 x 0,50 x 0,60m; T3=milho no espaçamento 0,40 x 0,42m; T4=milho no espaçamento 0,80 x 0,21m; T5=mandioca 0,80 x 0,78m consorciado com milho 0,80 x 0,21m; T6=mandioca 1,60 x 0,50 x 0,60m consorciado com milho 0,80 x 0,21m; T7=mandioca 1,60 x 0,50 x 0,60m consorciado com milho 0,40 x 0,21m. A densidade de plantas de mandioca será de 16.000 plantas/ha e de milho 60.000 plantas/ha. Várias variáveis serão medidas, entre as quais o rendimento de raízes da mandioca (kg/ha) e o rendimento de grãos do milho (kg/ha)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / Alfredo Schons - Integrante / Lindolfo Storck - Integrante.
Financiador(es): Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural - Cooperação / Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Caracterização do crescimento, desenvolvimento e rendimento de uma variedade de mandioca e de uma variedade de milho em cultivo solteiro e em consórcio
Descrição: A mandioca e o milho são culturas bastante utilizadas na pequena propriedade familiar no estado do Rio Grande do Sul, pois representam fonte de renda e são ultilizadas na alimentação humana e animal. São utilizadas em cultivo solteiro e em consórcio. No caso do milho, para que esta cultura contribua para a sustentabilidade da pequena propriedade familiar, é importante o uso de variedades de polinização aberta, que permitem ao agricultor produzir sua própria semente para a cultivo seguinte. Este projeto tem como objetivo caracterizar o crescimento, o desenvolvimento e o rendimento de uma variedade de mandioca e de uma variedade de milho em diferentes épocas de plantio em cultivo solteiro e consorciado. Um experimento será conduzido na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, durante o ano agrícolo 2005/2006. Os tratamentos serão constituidos de várias combinações de espaçamentos de mandioca e milho em cultivo solteiro e consorciado. Em cultivo solteiro serão também realizadas quatro épocas de plantio da mandioca (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2005) e sete épocas de semeadura do milho (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2005, janeiro, fevereiro e março de 2006). A variedade de mandioca será a RS 13 da FEPAGRO e a variedade de milho será a BRS Missões da EMBRAPA. Serão analizados vários parametros de crescimento e desenvolvimento, bem como o rendimento comercial das duas espécies. Será também estimada a temperatura base destas duas variedades, informação ainda não disponível na literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Isabel Lago - Integrante / Flavia Kaufmann Samboranha - Integrante / Alfredo Schons - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Desenvolvimento, crescimento e estresse hídrico em mudas de Eucalyptus grandis (Hill ex Maiden) e Eucalyptus saligna (Smith)
Descrição: Desenvolvimento e crescimento das plantas são processos independentes, que podem ocorrer simultaneamente ou não. Desenvolvimento refere-se à diferenciação celular, iniciação e aparecimento de órgãos, enquanto que crescimento é o aumento irreversível de uma grandeza física como massa, área, altura, diâmetro e volume. A redução da água disponível à planta influencia negativamente o seu desenvolvimento e crescimento. Dessa forma, a produtividade agrícola e florestal é influenciada pela disponibilidade de água no solo. Com o aumento da demanda por produtos oriundos do gênero Eucalyptus, necessita-se elevar a produtividade da cultura. O primeiro passo neste processo é produzir mudas de boa qualidade, o que tem impacto direto no sucesso da implantação e estabelecimento da cultura. Para tanto, é importante conhecer a relação entre o desenvolvimento da planta na fase de muda e o ambiente. Este projeto tem como objetivos caracterizar o desenvolvimento e o crescimento, e quantificar a influência do déficit hídrico sobre transpiração e parâmetros de crescimento e desenvolvimento em mudas de Eucalyptus saligna (Smith) e Eucalyptus grandis (Hill ex Maiden). Experimentos serão conduzidos a campo e em casa de vegetação no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, de maio de 2005 a setembro de 2006. Serão analizados vários parâmetros de crescimento e desenvolvimento das mudas em resposta a temperatura e ao defcit hidrico no solo. Será também estimada a temperatura base de emissão de folhas das duas espécies..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Reimar Carlesso - Integrante / Fabrina Bolzan Martins - Integrante / Alessandro DalCol Lucio - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Journal Club - Edição 2005
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 5 alunos de Graduação, 3 alunos de Mestrado e 2 alunos de doutorado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Variabilidade Interanual de alguns elementos meteorológicos em Santa Maria, RS, e sua associação com o fenômeno EL Niño Oscilação Sul
Descrição: O fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS) é um fenômeno de grande escala que acontece na região do Oceano Pacífico Equatorial e que afeta o tempo e o clima em diversos locais do Globo Terrestre, incluindo o Sul do Brasil. Entre os elementos meteorológicos que ainda não foram associados com o fenômeno ENOS no RS, estão temperatura do solo (gramado, desnudo e coberto com palha seca), temperatura mínima de relva, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento, evaporação e densidade de fluxo de radiação solar global. O objetivo deste projeto é associar a variabilidade interanual destes elementos meteorológicos com o fenômeno ENOS em Santa Maria, RS. O local de estudo é Santa Maria, RS (latitude: 29o43'S, longitude: 53o48'W e altitude: 95m). Os elementos meteorológicos que serão analisados neste estudo são temperatura diária do solo desnudo, gramado e coberto com palha seca, temperatura mínima de relva do ar (oC), umidade relativa média diária do ar (%), pressão atmosférica média diária (hPa), velocidade do vento média e rajada máxima diária (m s-1), evaporação média diária medida no tanque Classe A e no evaporímetro de Piche (mm dia-1) e densidade de fluxo de radiação solar global (MJ m-2 dia-1) medidos na Estação Climatológica Principal do 8º DISME localizada no Departamento de Fitotecnia da UFSM desde 1968 até o presente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / FLAVIO MIGUEL SCHNEIDER - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Integrante / Leosane Cristina Bosco - Integrante / Isabel Lago - Integrante / Lidiane Cristine Walter - Integrante.
Financiador(es): Instituto Nacional de Meteorologia - Cooperação / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
Aquecimento global e o desenvolvimento da bata (Solanum tuberosum L.): Estudo numérico em cenários meteorológicos atual e de mudança climática
Descrição: O possível aumento da temperatura do planeta Terra, também referido como aquecimento global, tem sido tema de debates frequentes no nosso cotidiano. Existem evidencias de que nos últimos 100 anos a temperatura média do ar do Planeta aumentou 0,3 a 0,6oC e a concentração de CO2 atmosférico está aumentando a uma taxa de 0,4-0,5% ano-1 e estudos numéricos apontam que é bastante provável que se verifique um aumento de 1 a 6oC na temperatura média do ar até o final deste século em vários locais do Planeta, incluindo o Brasil. Um dos impactos de um possível aquecimento global é a possibilidade do encurtamento do ciclo das culturas agrícolas, o que pode anular o efeito positivo do aumento de CO2 atmosférico no crescimento e produtividade das culturas. Portanto, em estudos do impacto da mudança climática sobre os vegetais, deve-se dar especial atençâo ao efeito do aquecimento global sobre o desenvolvimento vegetal e assim caracterizar mudanças no ciclo das culturas em deferentes cenários meteorológicos. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de simular o impacto de cenários meteorológicos atual e de mudança climática sobre o desenvolvimento da batata (Solanum tuberosum L.), uma cultura de importância mundial, no Brasil e no Rio Grande do Sul. O estudo numérico será realizado nas condições de Santa Maria, RS, na Região da Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul. Serão criados cenários meteorológicos de mudança climática para os próximos 100 anos com o Weather Generator LARS-WG (3 a 6oC de aumento na temperatura do ar), usando-se como base a série de dados meteorológicos observados de 1969 até o presente. A simulação do desenvolvimento da cultura da batata em cada cenários meteorológicos será com um modelo matemático que leva em conta os efeitos da temperatura e do fotoperíodo sobre o desenvolvimento desta espécie. Neste modelo, o ciclo da cultura da batata é dividido em três fases: a fase vegetativa, que vai da emergência (EM) ao início de tuberização (IT); a fa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Arno bernardo heldwein - Integrante / ALBERT WEISS - Integrante / Dilson Antônio Bisognin - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Journal Club - Edição 2004
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 4 alunos de Graduação e 2 alunos de Mestrado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
ESTUDO DA SENSIBILIDADE AO FOTOPERÍODO DE CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO (Oryza sativa L.) USADAS NO SUL DO BRASIL
Descrição: O arroz (Oryza sativa L.) é um dos três cereais mais consumidos no mundo. O RS e SC são responsáveis pela metade da produção brasileira de arroz. A temperatura é o principal elemento meteorológico que influencia no ciclo de desenvolvimento da planta de arroz. Além da temperatura, o fotoperíodo também afeta o ciclo de desenvolvimento de espécies selvagens de Oryza e de muitas variedades cultivadas de arroz. No entanto, um contato com técnicos do IRGA, da EMBRAPA-Clima Temperado e da UFSM que trabalham com esta cultura revelou o desconhecimento da resposta fotoperiódica das cultivares de arroz usadas comercialmente no RS e SC, o que constitui a justificativa principal para realização deste estudo, uma vez que modelos de simulação do desenvolvimento desta espécie devem levar em conta os principais fatores ecológicos que governam o seu desenvolvimento. O objetivo do projeto é identificar a resposta ao fotoperíodo de cultivares de arroz irrigado cultivadas no sul do Brasil. Serão realizados experimentos de campo em Santa Maria, RS, onde o fotoperíodo tem uma variação natural ao longo do ano. Plantas de arroz serão cultivadas em baldes plásticos com capacidade de 15 litros em 5 épocas de semeadura em 2 anos agrícolas: no primeiro ano agrícola as épocas de semeadura serão 01/09/2003, 15/10/2003, 15/11/2003, 15/12/2003 e 15/01/2004. No segundo ano agrícola, as épocas de semeadura serão 01/09/2004, 15/10/2004, 15/11/2004, 15/12/2004 e 15/01/2005. Serão usadas sete cultivares de arroz representativas dos principais genótipos usados comercialmente no RS e SC e representam grupos de ciclo distinto (super-precoce, precoce, médio, médio-tardio e tardio). Serão medidas o número de folhas na haste principal e as datas de ocorrência dos principais estádios de desenvolvimento da planta de arroz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / Elio Marcolin - Integrante / Enio Marchezan - Integrante / Sidinei José Lopes - Integrante.
Financiador(es): Instituto Rio Grandense do Arroz - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
MODELO MATEMÁTICO PARA SIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA BATATA (Solanum tuberosum L.)
Descrição: O objetivo deste projeto é construir um modelo matemático para simular o desenvolvimento da cultura da batata que seja superior aos modelos existentes tanto do ponto de vista biológico como do ponto de vista da simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento. A hipótese neste estudo é que a simulação da data de ocorrência dos estágios de desenvolvimento pode ser melhorada com um modelo de simulação mais realístico do pontoi de vista biológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / Arno bernardo heldwein - Integrante / ALBERT WEISS - Integrante / Dilson Antonio Bisognin - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
SISTEMAS DE CULTIVO E MODIFICAÇÃO NOS COMPONENTES DO CICLO HIDROLÓGICO EM AGROECOSSISTEMAS: ESTUDO NUMÉRICO EM CENÁRIOS METEOROLÓGICOS ATUAL E DE MUDANÇA CLIMÁTICA
Descrição: Agroecossistemas fazem parte de uma considerável área da superfície terrestre. O ciclo hidrológico em agroecossistemas é afetado por diferentes sistemas de cultivo. Outro fator que potencialmente poderá afetar os componentes do ciclo hidrológico de agroecossistemas é a possível mudança do clima terrestre projetada para o futuro devido a atividades humanas que aumentam a injeção de CO2 na atmofera. Neste projeto propõe-se um estudo numérico para quantificar a dinâmica dos componentes do ciclo hidrológico em agroecossistemas com diferentes sistemas de cultivo em cenários meteorológicos atual e de mudança climática. Os componentes do ciclo hidrológico em diferentes sistemas de cultivo (pousio, trigo, milho e soja) serão simulados através de um modelo matemático (CAMPBELL & DIAZ, 1988). O cenário meteorológico atual corresponde ao período de 1950 até o presente e os cenários meteorológicos de mudança climática serão criados com o "weather generator" LARS-WG para os próximos 100 anos em Santa Maria, RS. Os resultados deste estudo fornecerão um melhor entendimento do impacto de sistemas de cultivos durante os últimos 50 anos e em cenários de mudança climática projetados para o futuro sobre alguns componentes do ciclo hidrológico em agroecossistemas representativos da agricultura brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante.
Número de orientações: 1
Journal Club - Edição 2003
Descrição: Este projeto de Pesquisa e ensino teve como objetivo aumentar o nível de conhecimento em Agrometeorologia de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação que atuam como bolsistas no Setor de Climatologia Agrícola, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria. Reuniões semanais de uma hora e meia (90 minutos) foram realizadas durante 15 semanas de cada semestre letivo, totalizando 45 horas anuais. Em cada reunião um estudante era responsável pelo tema a ser disutido na reunião, chamado de "Líder de discussão". Este estudante era responsável pela escolha do tema da reunião e, com uma semana de antecedência, fornecia material escrito aos demais participantes do projeto, para que estes viessem à reunião familiarizados com o asunto, tornando assim a reunião produtiva. Uma reunião por semestre era dedicada à "Atualização de pesquisa", onde os estudantes apresentavam os resultados das atividades nos seus projetos de pesquisa na forma de seminários de 15 minutos + 10 minutos de discussão e perguntas com os demais participantes da reunião. Como resultados deste projeto, destacaram-se: (a) complementação do aprendizado dos participantes, ajudando na melhora de formação de recursos humanos dos egressos da UFSM, (b) treinamento para preparação e apresentação oral em seminários científicos, (c) oportunidade de integração com os grupo de estudantes envolvidos no projeto, melhorando sua capacidade de trabalho em grupo e (d) análise dos dados dos experimentos estava sempre atualizada, o que aumentou a eficiência do uso do tempo do estudante e reduziu o tempo para publicação dos resultados em periódicos científicos. Nesta edição do projeto participaram 3 alunos de Graduação e 2 alunos de Mestrado sob minha orientação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Estimativa da evapotranspiração máxima de hortaliças em cultivo protegido a partir da evaporação do Piche exposto a radiação solar.
Descrição: O projeto objetiva estimar a ETm de algumas espécies hortaliças (melão, pepino, tomate) cultivadas em estufa plástica utilizando o evaporímetro de Piche..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Balanço hídrico sequencial diário para as principais culturas na Região Central do RS.
Descrição: O projeto objetiva estimar o teor de água no solo disponível para diferentes culturas anuais (milho, trigo, soja e feijão) na região da Depressão Central do RS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Coeficientes de cultura e modelos para estimar a demanda hídrica de hortaliças cultivadas em estufas plásticas.
Descrição: O projeto tem como objetivo determinar os coeficientes de cultura e desenvolver modelos empíricos para estimar a demanda hídrica de algumas culturas (pepino, tomate, melão) cultivados em estufa plástica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Modeling crop development
Descrição: Plant growth is largely related to photosynthesis whereas the partitioning of assimilates to different organs is dependent upon plant developmental stage. Therefore, developmental models are important parts of crop simulation models. Developmental models also have practical applications for growers and extensionists. Management practices (e.g. fertilization, weed and pest controls) are carried out at certain developmental stages. Harvesting time, labor for harvest, and transportation of the products to the marketplace can be scheduled more efficiently with the help of developmental models. This is a cooperative research effort between the Crop Science Department of the Federal University of Santa Maria (UFSM), RS, Brazil, and the School of Natural Resource Sciences of the University of Nebraska (UNL), Lincoln, NE, USA. The major goal of this effort is to discuss and apply simulation models to predict crop phenology and leaf appearance in several agricultural crops in Southern Brazil. Dr. Nereu Augusto Streck (UFSM) is responsible for the effort in Brazil whereas Dr. Albert Weiss (UNL) is responsible for the effort in the USA. As outcomes of this effort we expect to publish scientific papers in different journals. Undergraduate and graduate students under the supervision of Dr. Nereu Augusto Streck at UFSM will benefit from this effort by doing reserach in the area of Crop Modeling as part of their education programs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / ALBERT WEISS - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 11
Modificação da umidade relativa do ar no interior de estufas plásticas com utilização da cobertura do solo.
Descrição: O projeto teve como objetivo quantificar a modificação na umidade relativa do ar causada por estufas plásticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Coordenador / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
Estudo da floração e comportamento floral durante a antese em uma população de R. salicifolia Schlect (Ammonaceae) em Sâo Geraldo, município de Santa Maria.
Descrição: O projeto objetivou estudar a fenologia da R. salicifolia Schlect na região de Santa Maria, RS..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Solarização do solo em Santa Maria, RS: Estimativa do período recomendado para aplicação.
Descrição: O projeto foi um experimento numérico para simular o período do ano mais recomendado para aplicação da técnica da solarização a céu aberto e no interior de estufas e túneis baixos na Região de Santa Maria, RS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / MIGUEL ANGELO SANDRI - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
Estudo da direção e velocidade do vento em Santa Maria, RS.
Descrição: O projeto objetivou quantificar a direção e velocidade média e das rajadas de vento em Santa Maria, RS. Os dados foram coletados em um Anemógrafo Universal instalado na Estação CLimatológica Principal do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS durante 25 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
Temperatura do solo e do ar em sistemas de preparo do solo cultivado com trigo.
Descrição: O projeto objetivava quantificar as modificações micrometeorológicas promovidas por diferentes sistemas de preparo do solo (convencional, plantio direto, preparo reduzido)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador.
Efeito de mulchings plásticos coloridos sobre a temperatura do solo e a produtividade do tomateiro em estufa plástica.
Descrição: O projeto teve como objetivo quantificar as modificações na temperatura do solo e na produtividade do tomateiro cultivado em estufa plástica. Constou de experimentos realizados em Santa Maria, RS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Coordenador / FLAVIO MIGUEL SCHNEIDER - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Integrante / GALILEO ADELI BURIOL - Integrante / Claudia Nardi - Integrante.
Financiador(es): Petroquímica Triunfo S A - Auxílio
financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
Consumo d´água de espécies olerícolas e evaporação em ambientes modificados por estufas plásticas.
Descrição: O projeto objetivou caracterizar e estimar a ETP e ETm de algumas culturas (pepino, tomate, beringela e melão) cultivado em estufas plásticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nereu Augusto Streck - Integrante / FLAVIO MIGUEL SCHNEIDER - Integrante / ARNO BERNARDO HELDWEIN - Coordenador / Galileo Adeli Bruriol - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio
financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1