Eda Maria de Oliveira Henriques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1978216840303181
  • Última atualização do currículo em 24/01/2018


possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos institucionais de formação , atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, processo de significação e ampliação do conceito de leitura, processo de conhecimento no âmbito da formação em contextos institucionais, se dedicando mais recentemente a importância das narrativas e seu potencial epistemológico e metodológico nas pesquisas sobre formação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eda Maria de Oliveira Henriques
Nome em citações bibliográficas
HENRIQUES, E. M. O.

Endereço


Endereço Profissional
Departamento de Fundamentos Pedagógicos, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Fundamentos Pedagógicos.
RuaVisconde Rio Branco s/nº
Gragoatá
24210350 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 36046150
Fax: (21) 27171281
URL da Homepage: http//:www.uff.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Processo de Significação do Professor em um Contexto de Formação Continuada - uma questão complexa, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Profa Dra. Nilda Alves.
Palavras-chave: Formação continuada; Processo de significação; Multidimensionalidade; Complexidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: O Aspecto Multirreferencial do Processo de Conhecimento.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1993
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Analisando um currículo: entre intenção e gesto, um espaço de leitura e construção do conhecimento.,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Profa Dra. Lúcia Maria Moraes Moysés.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Conhecimento; Professor; Alfabetização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1983
Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
Faculdade de Formação Profissional Integrada Centro Educacional de Niterói, FACEN, Brasil.
1971 - 1975
Graduação em Psicologia.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estou no momento atuando na Universidade de Brasília em regime de cooperação interinstitucional denominada cooperação técnica por um período de quatro anos que finalizou em agosto de 2012.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2004 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Cargo ou função
Coordenadora da Subcoordenadoria de Apoio à Prática Pedagógica Discente.
03/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Cargo ou função
Membro de Colegiado de Unidade.
03/2003 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Linguagem, Subjetividade e Cultura
Psicologia e Educação
8/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.

Atividade realizada
Consultor AD HOC da Revista Movimento da FEUFF n. index 1518-0344.
08/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Cargo ou função
Membro de comissão.
03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

3/2001 - Atual
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Conversas com o Imaginário.
3/1995 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Componente Curricular: Atividades
Fundamentos Pedagógicos
Pensamento e Linguagem
Psicologia da Educação
2004 - 2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.

Atividade realizada
Consultor Ad Hoc da Revista Brasileira de Educação ANPED 14132478.
3/1998 - 08/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.
3/1996 - 3/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Atividade de extensão realizada
Projeto: Vivendo e Aprendendo: integração escola/UFF.
3/1995 - 4/1995
Extensão universitária , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Atividade de extensão realizada
Curso de Atualização e Aperfeiçoamento de professores da Rede Municipal de Cabo Frio- RJ.

Faculdade de Formação Profissional Integrada Centro Educacional de Niterói, FACEN, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

3/1979 - 3/1987
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Cultura e Processos Formativos

Objetivo: Esta linha inclui um conjunto de temas que tratam de processos sócio-histórico-culturais de formação/apropriação de conhecimentos e desenvolvimento/produção de subjetividades e narrativas em situações educativas e sociais..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
Palavras-chave: Formação; Conhecimento; subjetividade.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Narrativas na formação de professores- percursos na construção de saberes profissionais
Descrição: O projeto de pesquisa pretende fortalecer os laços profissionais entre investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e Universidade Federal Fluminense (UFF)com interesses de investigação na área das narrativas e histórias de vida no âmbito da formação de professores. Nesta perspectiva , a partir do aporte teórico e metodológico da abordagem (auto) biográfica das histórias de vida e formação, vai procurar identificar concepções de estudantes em formação inicial sobre o que é hoje ser professor e compreender a relação que os estudantes, futuros professores, estabelecem entre conhecimentos científicos e conhecimentos da prática profissional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador / Jane do Carmo Machado - Integrante / Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves - Integrante.
2012 - Atual
A Formação Inicial do Professor:Novas Formas de Ler e Significar
Descrição: Esta pesquisa pretende discutir a complexidade dos processos de significação do professor em formação inicial , entendendo esse futuro professor como um interlocutor que possui mitos, crenças, significações e formas de leitura sobre sua trajetória de formação e sobre diferentes aspectos do processo educativo que precisam ser desvendadas e colocadas em diálogo com seus processos instituídos de formação. Desta forma, tais processos serão estudados a partir do diálogo das contribuições da perspectiva sócio-histórica do conhecimento de Vygotsky e seguidores, da discussão de Cornelius Castoriadis sobre a dimensão constituidora das significações imaginárias sociais e a discussão e ampliação do conceito de leitura na sua dimensão de processo de atribuição de sentidos a textos escritos ou não, a partir da contribuição de autores da escola de crítica literária da Estética da recepção como Wolfgang Iser e outroa autores como Jorge Larrosa e Eliana Yunes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador / Mônica Maria de Azevedo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
2010 - Atual
O diálogo entre as experiências e memórias escolares de leitura do professor do ensino básico e suas práticas atuais do ensino de leitura
Descrição: A pesquisa procura identificar e analisar concepções de professores de ensino básico sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência ou não de um diálogo das mesmas com suas práticas pedagógicas atuais, procurando contribuir para a constituição de novos sentidos e novas leituras sobre o processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador.Número de orientações: 1
2008 - 2012
Processos de Formação:Construindo novos sentidos para o conhecimento e a aprendizagem
Descrição: Essa pesquisa procura analisar e discutir a importância das práticas instituídas de formação na mediação e construção de novos sentidos para os processos de conhecimento e ensino-aprendizagem presentes na relação professor- aluno e na relação médico- paciente através da disciplina Psicologia da Educação ministrada nos cursos de Licenciatura e das disciplinas que abordem questões de saúde coletiva nos cursos de Medicina. Pois embora estas disciplinas discutam teoricamente questões de conhecimento em situações de aprendizagem formal, devem interagir com concepções e modelos de ensino contituídos através das mais diversas práticas formadoras do contexto escolar. Dessa forma torna-se importante, a partir das contribuiçoes de Vygotsky, Wertsch e Benjamin, identificar e analisar concepções dos alunos sobre o processo de conhecimento e ensino-aprendizagem tanto na relação professor-aluno quanto na relação médico paciente, visando uma dicussão sobre outras possibilidades de articulação entre conteúdos teóricos e sentidos para o conhecimento nas práticas de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador / Micheleni Márcia de Souza Moraes - Integrante / Jane do Carmo Machado - Integrante / Jureuza Cavalcante Monteiro do Amaral - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
2004 - 2008
A licenciatura como espaço instituído/instituinte de formação de professores
Descrição: Esta pesquisa procura construir um corpo de conhecimentos que contribua para a questão da formação de professores em especial das Licenciaturas. Para isso procura identificar e analisar concepções e modelos pedagógicos de alunos das Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense,buscando um processo mais integrado entre Cursos Básicos e Formação Pedagógica,entendendo que os Cursos Básicos também possuem um potencial formador em relação à dimensão pedagógica. Para isso utilizará as contribuições teórico-metodológicas do campo do Imaginário Social e seu conceito de instituição e da teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e seu conceito de mediação e sua discussão sobre a "crítica de leitor"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador / Roberta Jardim Coube - Integrante / Elizabeth Clarkson Mattos - Integrante / Ellen Michelle Barbosa de Moura - Integrante / Valéria Cristina da Silva - Integrante / Uhelinton Fonseca Viana - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Ciranda de Narrativas
Descrição: O projeto Ciranda de Narrativas tem por objetivo criar espaço para compartilhar narrativas de alunos e profissionais da educação de vários segmentos, que tematizam memória, a produção de histórias de vida, percursos formativos e reinvenção de si no campo da pesquisa (auto)biográfica, no diálogo com diferentes linguagens, a arte de um modo geral , o cinema e a literatura em particular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eda Maria de Oliveira Henriques - Coordenador / Luciana Esmeralda Ostetto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Concepções de ensino-aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Continuada do Professor/Especialidade: Construção do Conhecimento do Professor.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Continuada do Professor/Especialidade: O Conhecimento e o Contexto Institucional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: O Aspecto Multirreferencial do Processo de Conhecimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Coube, R. J.2017Coube, R. J. ; HENRIQUES, E. M. O. . Imagens dos Corpos Inscritas nas Narrativas de Alunos do Ensino Médio: As (Inter)Corporeidades e o Currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 2, p. 520-534, 2017.

2.
HENRIQUES, E. M. O.2017HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . Cartas ao Mar...de Experiências Que Nos Habitam: Narrativas de Formação Docente. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 23, p. 311, 2017.

3.
HENRIQUES, E. M. O.2016HENRIQUES, E. M. O.; NEVES, A. R. C. A. . As Narrativas e as Histórias de Vida na Formação de Professores: Caminhos Teóricos e Metodológicos em Publicações Luso-Brasileiras. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 13-32, 2016.

4.
HENRIQUES, E. M. O.2016HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literarura e Memórias. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 20, p. 15-36, 2016.

5.
HENRIQUES, E. M. O.2014HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. ; ROCHA, H. C. . Em Busca das Narrativas Perdidas: A Literatura e a Formação Inicial do Professor. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. viii, p. 1022, 2014.

6.
HENRIQUES, E. M. O.2014HENRIQUES, E. M. O.. Leitura Como Formação, Formação Como Leitura: Processos Narrativos/Formativos Em Questão. Linhas Críticas (Online), v. 20, p. 345-361, 2014.

7.
HENRIQUES, E. M. O.2012HENRIQUES, E. M. O.. Um Diálogo Entre Ditados Populares, Literatura e Leitura na Formação do Professor. Leitura. Teoria & Prática, v. N.0, p. 1284-1291, 2012.

8.
HENRIQUES, E. M. O.2012HENRIQUES, E. M. O.. Novas Leituras Sobre a Formação do Professor: Um Encontro Entre Texto e Contexto. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 1, p. 181-193, 2012.

9.
HENRIQUES, E. M. O.2012 HENRIQUES, E. M. O.. Textos Literários e Formação do Professor: Novas Possibilidades de Narrar. Cadernos CEDES (Impresso), v. 32, p. 319-334, 2012.

10.
VIANA, U. F.2010VIANA, U. F. ; HENRIQUES, E. M. O. . A Articulação Entre Cultura, Patrimônio e Currículo: Concepções e Desafios. Linhas Críticas (UnB), v. 16, p. 347-360, 2010.

11.
HENRIQUES, E. M. O.2009HENRIQUES, E. M. O.. Textos Literários e a Formação do Professor: Novas Possibilidades de leitura. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 12, p. 2, 2009.

12.
HENRIQUES, E. M. O.2007HENRIQUES, E. M. O.. Psicologia da Educação: Construindo novos sentidospara o processo de formação do professor. Contrapontos (UNIVALI), v. 7, p. 325-338, 2007.

13.
HENRIQUES, E. M. O.2004HENRIQUES, E. M. O.. A questão institucional e a educação. Movimento (Niterói), Faculdade de Educação UFF, v. n.9, p. 41-51, 2004.

14.
HENRIQUES, E. M. O.2003HENRIQUES, E. M. O.. O processo de Significação do Professor em um Contexto de Formação Continuada- Uma Questão Complexa. Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF), Faculdade de Educação UFF, v. 8, p. 17-26, 2003.

15.
HENRIQUES, E. M. O.2003HENRIQUES, E. M. O.. A Monitoria Como Espaço de Possibilidades. Cadernos de Monitoria da Faculdade de Educação da Uff, Facculdaade de Educação- UFF, v. 1, p. 9-10, 2003.

16.
HENRIQUES, E. M. O.2001HENRIQUES, E. M. O.. A Formação de Professores e a Crise (?) da Modernidade: questões, desafios e interrogações.. Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Niterói, v. 13, n.2, p. 27-45, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Caminhos de Conhecimento e Formação do Professor- um processo de significação. 1a. ed. Niterói: Ed UFF, 2005. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Um Diálogo Entre Psicologia e Literatura Para Uma Proposta de Construção de Projetos. In: Lucia de Mello e Souza Lehmann; Luciana Gageiro Coutinho. (Org.). Psicologia e Edicação: Interfaces. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2015, v. 9, p. 95-109.

2.
HENRIQUES, E. M. O.. O Imaginário e a formação do professor: contribuições sobre o processo de significação. In: Nyrma Souza Nunes de Azevedo. (Org.). Imaginário e educação: reflexões teóricas e aplicações. 1ed.Campinas: Alínea, 2006, v. , p. 59-78.

3.
HENRIQUES, E. M. O.. Propostas Curriculares Oficiais e a Formação Continuada de Professores-uma relação complexa. In: Adelaide Alves Dias; Luiz de Sousa Junior. (Org.). Políticas Públicas e Práticas Educativas. 1aed.João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005, v. , p. 43-68.

4.
HENRIQUES, E. M. O.. O imaginário e a formação do professor: produzindo conhecimentos, sentidos e subjetividades. In: Aldo Victorio Filho; Solange Castellano Fernandes Monteiro. (Org.). Cultura e Conhecimento dos Professores. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2002, v. , p. 119-132.

5.
HENRIQUES, E. M. O.. Imagens e Contra-Imagens na Escola. In: Nilda Alves; Paulo Sgarbi. (Org.). Espaços e Imagens na Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. , p. 19-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, H. C. ; HENRIQUES, E. M. O. . 'Um Olhar Para a Construção de Sentidos Sobre a Formação Inicial de Professores de Física do Ensino Médio. In: 38 Reunião Nacional da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), 2017, São Luís. Anais das Reuniões Nacionais da ANPED. RJ: ANPED, 2017.

2.
HENRIQUES, E. M. O.; LOBO, A. P. S. L. L. . Diálogos Entre Concepções Teóricas e Trajetórias de Formação: Uma Experiência de Pesquisa. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiabá. VII CIPA, 2016.

3.
Coube, R. J. ; HENRIQUES, E. M. O. . A Educação Física e o Corpo Como Espaços Formativos, Lugares, Memórias e Narrativas. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiabá. VII CIPA, 2016.

4.
AZEVEDO, M. M. ; HENRIQUES, E. M. O. . Relações Interpessoais na Escola- Um Caminho Para Reminiscências. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiabá. VII CIPA, 2016.

5.
HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . Articulando Crônicas, memórias e Trajetórias de Formação. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. VI CIPA- Entre o Público e o Privado: Modos de Viver, Narrar e Guardar. Rio de janeiro: Biograph, 2014.

6.
HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . A Formação Inicial do Professor: Novas Possibilidades de Ler, Significar e Lembrar. In: 4 Congresso Nacional - 1 Internacional - de Letras, Artes e Cultura, 2013, São João del-Rey. Linguagem, Memória e Arte - Interfaces. São João del-Rey: Univeersidade Federal de São João del-Rey, 2013.

7.
HENRIQUES, E. M. O.; BARBATO, Bonaccorsi Silviane . Desenvolvimento Humano e Narrativas de Formação. In: XIV Simpósio da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 2012, Belo Horizonte. XIV Simpósio de Pesquisa e Intercambio Científico: Produções e Divulgação Científica:os desafios da interdisciplinaridade. Belo Horizonte: ANPEPP/UFMG, 2012. v. 1. p. 64-69.

8.
HENRIQUES, E. M. O.. Textos Literários e Formação do Professor: Uma Proposta de Construção de Projeto de Pesquisa. In: VColóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, Sergipe. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2011.

9.
HENRIQUES, E. M. O.; MACHADO, J. C. . Um Diálogo Entre a Formação Docente e o Potencial Discursivo dos Textos Literários. In: XV Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

10.
HENRIQUES, E. M. O.; GOMES, G. C. C. ; MACHADO, J. C. . Textos Literários e a Formação do Professor:Um Resgate das Experiências de Leitura. In: 17 Congresso Brasileiro de Leitura (17 COLE), 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP/FE;ALB, 2009.

11.
HENRIQUES, E. M. O.; GOMES, G. C. C. . Formação de professores: Articulando Concepções e Conteúdos Através da Literatura. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUC RS, 2008.

12.
HENRIQUES, E. M. O.; MACHADO, J. C. . Textos literários e a escrita de si: uma abordagem da relação professor-aluno. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. III CIPA (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal: UFRN, 2008.

13.
HENRIQUES, E. M. O.. Textos literários e a (re)leitura de sentidos sobre a formação do professor. In: II Colóquio de Psicologia da Arte, 2007, São Paulo. A correspondência das artes e a unidade dos sentidos. São Paulo: Instituto de Psicologia USP, 2007.

14.
HENRIQUES, E. M. O.; DANGELO, M. . Tecendo experiências de vida de Leitura e de escrita. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, 2006, Salvador. Anais II CIPA. Salvador: UNEB, 2006.

15.
HENRIQUES, E. M. O.. Processos de Conhecimento e Significação do Professor. In: VIII Congresso Galaico-Português Psicopedagogia, 2005, Braga. VIII Congresso Galaico Português Psicopedagogia. Braga: CIEd/IEP/UM, 2005.

16.
HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . Construindo Novos Sentidos para o Conhecimento Através de Práticas Pedagógicas e Metodológicas. In: VIII Congresso Galaico Português Psicopedagogia, 2005, Braga. VIII Congresso Galaico Português Psicopedagogia. Braga: CIEd/IEP/UM, 2005.

17.
HENRIQUES, E. M. O.. A Licenciatura como espaço de produção e instituição de sentidos. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE - Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

18.
HENRIQUES, E. M. O.. A Formação Continuada e a Questão Institucional. In: Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente, 2001, Niterói. Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente. Niterói: Faculdade de Educação - UFF, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HENRIQUES, E. M. O.. A Experiência da Leitura e a Literatura Como Experiência na Formação do professor. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste, 2010, Uberlândia. Desafios da Produção e da Divulgação do Conhecimento. Uberlãndia: FACED ( Faculdade de Educação ) UFU, 2010.

2.
VIANA, U. F. ; HENRIQUES, E. M. O. . O Patrimônio Cultural na Escola: Uma Proposta de Aprendizagem e Desenvolvimento. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento- Desenvolvimento e direitos Humanos. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

3.
HENRIQUES, E. M. O.. Psicologia da Educação: construindo novos sentidos para o processo de conhecimento e de ensino-aprendizagem. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo. Pssicologia do Desenvolvimento: Teorias, Pesquisas e Aplicações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 60-61.

4.
HENRIQUES, E. M. O.. Formation Process: constructing new meanings for knowledge in medical practice and teaching practice. In: First ISCAR Congress, 2005, Sevilha. First ISCAR Congress: Acting in changing worlds: learning, comunication, and minds in intercultural activities. Sevilha: Akron Gráfica, 2005. p. 130-131.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Narrativas de Formação: Novas Possibilidades de Leitura. In: 43 reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Sociedade brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

2.
HENRIQUES, E. M. O.. Narrativas Sobre a Formação Inicial do Professor. In: 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

3.
HENRIQUES, E. M. O.. Processos de formação:Construindo novos sentidos para o conhecimento. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais do VII CONPE, 2005.

4.
HENRIQUES, E. M. O.; Lobo, Dácio . Pré-docência, escrituras e leituras: cadernos de monitoria da faculdade de educação da UFF. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas. Campinas: Faculdade de Educação/Unicamp, 2005. p. 311-312.

5.
HENRIQUES, E. M. O.. A Instituição de Novos Sentidos para Práticas de Formação e processos de Conhecimento. In: 28a ANPED, 2005, Caxambú. 40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil: prrodução de conhecimentos, poderes e práticas. Rio de Janeiro: ANPED, 2005. p. 327-327.

6.
HENRIQUES, E. M. O.. O Processo de Significação do professor em um Contexto de Formação Continuada. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2003. v. 1. p. 94-94.

7.
HENRIQUES, E. M. O.. Os Professores e o Processo de Significação em um Contexto Institucional: o caso do município do Rio de Janeiro.. In: III Conference for Sociocultural Research, 2000, Campinas. Novas condições de produção do conhecimento: globalização e práticas sociais.. Campinas: UNICAMP-FE, 2000. p. 103-104.

8.
HENRIQUES, E. M. O.. O Processo de Significação do Professor em um Contexto Institucional.. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2000, Niterói. Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2000. p. 156-156.

9.
HENRIQUES, E. M. O.. O Conhecimento e a Rede de Significados. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia, SP. Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula. São Paulo: ENDIPE, 1998. v. 1. p. 208-209.

10.
HENRIQUES, E. M. O.. Construindo o Conhecimento do Professor: a releitura de uma proposta e de um processo.. In: Congreso Internacional de Educación, 1996, Buenos Aires. Educación, Crisis y Utopías. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1996. p. 137-137.

Artigos aceitos para publicação
1.
HENRIQUES, E. M. O.; NEVES, A. R. C. A. . As Narrativas e as Histórias de Vida na Formação de Professores: Caminhos Teóricos e Metodológicos em Publicações Luso-Brasileiras'. Revista de Educação Publica (UFMT), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARAES, H. C. ; HENRIQUES, E. M. O. ; SOUZA, J. C. S. H. E. ; RODRIGUES, V. F. N. . Narrativas na Formação de Professores: Experiências Narradas no GEPPROFI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
HENRIQUES, E. M. O.. A Literatura Como Fio Condutor de Memórias e Sentidos Sobre a Trajetória de Formação e Atividade Docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
HENRIQUES, E. M. O.; GUIMARAES, H. C. . Narrativas na Formação de Professores: Percurso de Um Grupo de Pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. . Articulando Crônicas, Memórias e Trajetórias de Formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HENRIQUES, E. M. O.. A Literatura e a Mediação de Narrativas na Formação Inicial do Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
HENRIQUES, E. M. O.; AZEVEDO, M. M. ; ROCHA, H. C. . Em Busca das Narrativas Perdidas: A Literetura e a Formação Inicial do Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HENRIQUES, E. M. O.. Diálogo Entre Leitura da Experiência de Formação e a Literatura Como Uma Experiência na Formação do Professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
HENRIQUES, E. M. O.. Novas Leituras Sobre a Formação do Professor: Um Encontro Entre Texto e Contexto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
HENRIQUES, E. M. O.. Um Diálogo Entre Ditados Populares, Literatura e Leitura na Formação do Professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HENRIQUES, E. M. O.. Teacher Education Experiences: The Challenge Beyond reading and Writing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
HENRIQUES, E. M. O.; GOMES, G. C. C. ; MACHADO, J. C. . Textos Literários e a Formação do Professor: Um Resgate das Experiências de Leitura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VIANA, U. F. ; HENRIQUES, E. M. O. . O Patrimônio Cultural na Escola: Uma Proposta de Aprendizagem e Desenvolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HENRIQUES, E. M. O.. Textos Literários e a Formação do Professor: Novas Possibilidades de Narrar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
HENRIQUES, E. M. O.. Experiências de Leitura e Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
HENRIQUES, E. M. O.. Formação de professores: Articulando Concepções e conteúdo através da Literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
HENRIQUES, E. M. O.. Textos Literários e a Escrita de si: uma abordagem da relação professor-aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HENRIQUES, E. M. O.. Textos literários e a (re)leitura de sentidos sobre a formação do professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HENRIQUES, E. M. O.. Linguagem e Pensamento - Raízes Genéticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HENRIQUES, E. M. O.. Escola Inclusiva: Desafios da Diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HENRIQUES, E. M. O.. A formação institucional e o processo de significação do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
HENRIQUES, E. M. O.; Coube, R. J. . Textos literários mediando processos de formação do professor em contextos institucionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HENRIQUES, E. M. O.. Conversas com o Imaginário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
HENRIQUES, E. M. O.. O Processo de Significação do Professor em um Contexto de Formação Continuada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Revista Movimento da faculdade de Educação da UFF- n. 9. Niterói: EDUFF, 2004 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Parecerista ad hoc do Caderno CEDES para avaliação e emissão de pareceres do número temático de abril de 2013. 2013.

2.
HENRIQUES, E. M. O.. Consultor ad hoc da revista Linhas Críticas - Revista da Faculdade de Educação - UNB. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
HENRIQUES, E. M. O.. Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação set/dez N. 27. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HENRIQUES, E. M. O.; BARBATO, Bonaccorsi Silviane ; FAISSAL, F. . 'Histórias de Vida e de Contos: A Importância da Dimensão Subjetivano processo de Formação'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. R. F. M. ; HENRIQUES, E. M. O. . Relatório Final Para Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
HENRIQUES, E. M. O.. Parecer para artigo em periódico científico. 2015. (Parecerista ad hoc).

3.
ROCHA, H. C. ; HENRIQUES, E. M. O. . Relatório Final para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
HENRIQUES, E. M. O.. Parecer para número temático. 2013. (Parecerista ad hoc).

5.
HENRIQUES, E. M. O.. GT Desenvolvimento Humano Narrativas de Formação. 2012. (Subcoordenadoria do GT Desenvolvimento Humano e Narrativas de Formação no XIV Simpósio da ANPEPP).

6.
HENRIQUES, E. M. O.; BARROSO, B. ; PATO, C. M. L. ; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. ; MUNHOZ, S. C. D. ; SILVEIRA, M. J. ; CERQUEIRA, T. C. S. ; DOMINGUES, K. ; Legnani, V. N. . I Seminário de Psicologia da Educação- Questões Contemporânras e Ação Educativa em Mudança. 2010. (Organização e coordenação de seminário).

7.
GOMES, G. C. C. ; HENRIQUES, E. M. O. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
HENRIQUES, E. M. O.. Processos de Formação: Construindo Novos Sentidos para o Conhecimento e a Aprendizagem. 2008. (Relatório de pesquisa).

9.
HENRIQUES, E. M. O.. Cadernos de Monitoria da Faculdade de Educação da UFF. 2003. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
HENRIQUES, E. M. O.. III Seminário Nacional - Educação e Poder: tensões de um país em mudança. 2003 (Membro de Comitê Científico) .

2.
HENRIQUES, E. M. O.. O Imaginário: Teoria e Pesquisa - Múltiplas Possibilidades. 2003 (Membro organizador Colóquio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FONTOURA, H.; HENRIQUES, E. M. O.; PIERRO, G. M. S.; SANGENIS, L. F. C.. Participação em banca de Silvia da Silva Nogueira. Identidades Juvenis na Sala de Aula: Dialogicidade e Experiência nos Modos de Escolarização". 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
OSTETTO, L. E.; HENRIQUES, E. M. O.; CORSINO, P.. Participação em banca de Luziane Patrício Siqueira Rodrigues. Pelos Fios Das Histórias: Narrativas de Professoras Sobre Práticas Leitoras Com Crianças de 0a 3 anos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
OSTETTO, L. E.; HENRIQUES, E. M. O.; GUEDES, A. O.. Participação em banca de Gabriela Alves de Souza Vasconcelos. Formação Continuada e Prática Pedagógica: Percursos e Narrativas de Professores da Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
HENRIQUES, E. M. O.; KELMAN,Celeste Azulay; CANEN, A.. Participação em banca de Guilherme Barros Arruda. Material didático de Geografia para surdos em uma perspectiva bilíngue. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
HENRIQUES, E. M. O.; PEREZ, C. L. V.; MARTINS, L. C.. Participação em banca de Natália Queiróz de Oliveira Souto. Diálogos Entre a Relação Com o Saber do Professor, Sua Formação e o Trabalho Pedagógico. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
TACCA, M. C. V. R.; HENRIQUES, E. M. O.; Legnani, V. N.. Participação em banca de Thaiane Ferreira. Orientação Educacional na Atualidade: Possibilidades de Atuação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
HENRIQUES, E. M. O.; CATALAO, V. M. L.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Leila valadares Faim Carmona. Desafios de Uma Formação Continuada Numa Escola com Proposta transdisciplinar: Um Estudo de Caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
HENRIQUES, E. M. O.; FONTOURA, H.; MARTINS, L. C.. Participação em banca de Paulo Alves da Silva. A Dimensão Complexa da Implementação de políticas Públicas Para a Educação: O Ensino Fundamental de 9 anos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

9.
BARROS, A.; HENRIQUES, E. M. O.; SAMPAIO, C. S.; PAIXÂO, Lea Pinheiro. Participação em banca de Simone de Oliveira da Silva Santos. O pão nosso de cada dia nos dai hoje: trilhas de uma infância entre a escola e o lixão. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
HENRIQUES, E. M. O.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.; PATO, C. M. L.; Legnani, V. N.. Participação em banca de Jezabel Gontijo Machado de Oliveira. Trajetórias da Constituição do Ser Docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

11.
HENRIQUES, E. M. O.; PEREZ, C. L. V.; ARAUJO, M. S.. Participação em banca de Uhelinton Fonseca Viana. Patrimônio e Educação: Desafios para o Processo de Ensino- Aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
HENRIQUES, E. M. O.; PEREIRA, R. M. R.; Zaccur, E.. Participação em banca de Valéria Cristina da Silva. Vou te contar... As Narrativas: das tramas da vida ao ofício docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
HENRIQUES, E. M. O.; FRIGOTTO, E.; Marques, L. P.. Participação em banca de Ana Lúcia Adriana costa e Lopes. "Os sentidos de infância presentes nos discursos dos professores sobre dificuldade de aprendizagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
HENRIQUES, E. M. O.; Zaccur, E.; VASCONCELLOS, V. M. R.. Participação em banca de Mônica Maria de Azevedo. A importância das situações de brinquedo como atividades desenvolventes do desenvolvimento do simbolismo de segunda ordem à construção da linguagem escrita.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

15.
HENRIQUES, E. M. O.; FONTOURA, H.; GOULART, C. M. A.. Participação em banca de Ondina maria Alves de Almeida dos Santos. mediações e mudanças na construção dos conhecimentos: da 4a para a 5a série. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

16.
HENRIQUES, E. M. O.; GOULART, C. M.; FONTOURA, H.. Participação em banca de Tânia de Rezende Cozzi. Na passarela de uma escola: a evolução da linguagem escrita ao ritmo da fala e do corpo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

17.
HENRIQUES, E. M. O.; GOULART, C. M. A.; Palacios, J.; VASCONCELLOS, V.. Participação em banca de Cynthia de Souza Paiva ddo Nascimento. Criatividade e brincadeira de faz-de-conta nas concepções de professores da Educação Infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

18.
HENRIQUES, E. M. O.; GOULART, C. M. A.; COLINVAUX, D.. Participação em banca de Tânia de Rezende Cozzi. Corporalidade, Oralidade e Letramento. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

19.
HENRIQUES, E. M. O.; VASCONCELLOS, V. M. R.; GOULART, C. M. A.. Participação em banca de Cynthia de Souza Paiva Nascimento. A criatividade na brincadeira enas concepções e ações de professoras. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
PEREZ, C. L. V.; ANDRADE, N. M. S.; CHAGAS, M. S.; ALVARENGA, M. S.; HENRIQUES, E. M. O.. Participação em banca de Uhelinton Fonseca Viana. A Educação Com o Patrimônio e a Educação Como Patrimônio: Uma Política na Formação de Professores. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
HENRIQUES, E. M. O.; CATALAO, V. M. L.; GENTILINI, J. A.; MORAES, M. C.; IBANEZ, M. S. R.. Participação em banca de Magda Pereira Pinto. Fundamentos Èticos das Propostas em Torno da Ecologia Humana. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
HENRIQUES, E. M. O.; BARBATO, Bonaccorsi Silviane; ALMEIDA, S. F. C.; GIL, I. L. C.; COSTA, A. B.. Participação em banca de Maria Amparo de Souza. Desenvolvimento Humano no Contexto do Voluntariado: Interfaces com a Ética e a Sustentabilidade. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

4.
BARBATO, Bonaccorsi Silviane; DEMO, Pedro; HENRIQUES, E. M. O.; KELMAN,Celeste Azulay; VASCONCELLOS, V. M. R.. Participação em banca de Gabriela Sousa de Melo Mieto. Virtuosidades em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

5.
HENRIQUES, E. M. O.; PINO, A.; ASSIS, R. A.; FONTES JUNIOR, J. B.; GOES, M. C. R.. Participação em banca de Daniele Nunes Henrique Silva. Imaginação,criança e escola: processos criativos na sala de aula. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
HENRIQUES, E. M. O.; Rangel, M.; Leal, M. C.. Participação em banca de Silvana Bezerra. A construção de identidade de adolescentes na adversidade: representações da marginalidade. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
HENRIQUES, E. M. O.; COLINVAUX, D.; PAIXÃO, L.; ROSAS, R.; LUZ, A. A.; GRANJA, V.. Participação em banca de Hélio Márcio Dias Ferreira. O Professor Ivan Serpa:Importância das Artes Plásticas na Educação. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
Zaccur, E.; HENRIQUES, E. M. O.; BENEVENTO, M. A. R.. Participação em banca de Patrícia Oliveira de Freitas. Ver TV é bricar? (re)significação do conteúdo televisivo no cotidiano escolar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FORTUNA, M. L. A.; HENRIQUES, E. M. O.; KELMAN,Celeste Azulay. Concurso Público para Professor Assistente na área de Psicologia da Educação. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PATO, C. M. L.; HENRIQUES, E. M. O.; BORGES, F. T.. Concurso Público Para Professor Adjunto A da Área de Psicologia da Educação. 2015. Universidade de Brasília.

3.
HENRIQUES, E. M. O.; TACCA, M. C. V. R.; SILVA, D. N. H.. Concurso Público para professor. 2009. Universidade de Brasília.

4.
COELHO, C. L. M.; HENRIQUES, E. M. O.; BORUCHOVITCH, E.; FORTUNA, M. L. A.; THOMAZ, S.. Concurso Público para Professor Adjunto em Psicologia da Educação. 2008. Universidade Federal Fluminense.

5.
HENRIQUES, E. M. O.; BERENBLUM, A.; GOULART, C.; COLINVAUX, D.; FRIGOTTO, E.. Banca de seleção para o Curso de Mestrado em Educação. 2005. Universidade Federal Fluminense.

6.
HENRIQUES, E. M. O.; Lobo, Dácio; Vilella, Heloísa; DANGELO, M.. Prova de Transferência para Curso de Pedagogia. 2005. Universidade Federal Fluminense.

7.
HENRIQUES, E. M. O.; BARROS, A.; GOULART, C. M. A.; FRIGOTTO, E.; BERENBLUM, A.. Banca de seleção para o Curso de Mestrado em Educação. 2004. Universidade Federal Fluminense.

8.
HENRIQUES, E. M. O.; GONCALVES, M. G.; COELHO, C. L. M.. Banca de seleção para professor substituto em Psicologia da Educação. 2003. Universidade Federal Fluminense.

9.
HENRIQUES, E. M. O.; GONCALVES, M. G.; AZEVEDO, M. M.. Banca de Seleção de Monitoria. 2003. Universidade Federal Fluminense.

10.
HENRIQUES, E. M. O.; COLINVAUX, D.; GOULART, C.; BARROS, A.; FRIGOTTO, E.; BERENBLUM, A.. Banca de Seleção para Curso de Mestrado. 2003. Universidade Federal Fluminense.

11.
HENRIQUES, E. M. O.; FONTANIVE, D. A.; GONCALVES, M. G.; MANSO, R.; DAVIS, C.; GERKEN, C. H. S.. Concurso para Professor Efetivo da UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.

12.
HENRIQUES, E. M. O.; GONCALVES, M. G.. Banca de seleção de monitor da disciplina Psicologia da Educação. 2002. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
OSTETTO, L. E.; HENRIQUES, E. M. O.; GUEDES, A. O.. Defesa de projeto de dissertação de Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis. 2015. Universidade Federal Fluminense.

2.
HENRIQUES, E. M. O.; PEREZ, C. L. V.; FONTOURA, H.. Banca examinadora de defesa de projeto de dissertação de Higor Linhares de Souza. 2015. Universidade Federal Fluminense.

3.
HENRIQUES, E. M. O.; OSTETTO, L. E.; PIERRO, G. M. S.. Banca examinadora de projeto de dissertação de Joelma da Conceição da Silva Henrique e Souza. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
HENRIQUES, E. M. O.; PEREZ, C. L. V.; ANDRADE, N.; CHAGAS, M. S.; ALVARENGA, M. S.. Banca Examinadora de Qualificação de Doutorado do aluno Uhelinton Fonseca Viana. 2014. Universidade Federal Fluminense.

5.
HENRIQUES, E. M. O.; TACCA, M. C. V. R.; CERQUEIRA, T. C. S.. Defesa de Projeto de Dissertação de Natália Queirós Oliveira. 2011. Universidade de Brasília.

6.
HENRIQUES, E. M. O.; PATO, C. M. L.; CATALAO, V. M. L.. Banca de Exame de Projeto de dissertação do mestrando Valdivan Ferreira de Lima. 2011. Universidade de Brasília.

7.
HENRIQUES, E. M. O.; NEVES, M.; MACIEL, D.. VJornada de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UNB). 2010. Universidade de Brasília.

8.
HENRIQUES, E. M. O.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.; BAREICHA, P. S. A.. Banca de Exame de projeto de dissertação de Katarina Maria Matos de Lacerda Segunda. 2010. Universidade de Brasília.

9.
HENRIQUES, E. M. O.; BARROS, A.; SAMPAIO, C. S.. Banca do Exame do Projeto de Dissertação: O Pão Nosso de Cada dia nos dai Hoje: trillhas de uma infância entre a escola e o Lixâo. 2009. Universidade Federal Fluminense.

10.
HENRIQUES, E. M. O.; PAIXÃO, L.; Carrano,P.; Siqueira, A.. Comitê Científico de avaliação do IV Seminário Nacional "Universidade Pública: cconhecimento e projeto de país". 2004. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19 Congresso de Leitura do Brasil. Em Busca das Narrativas Perdidas: A literatura e a Formação Inicial do Professor. 2014. (Congresso).

2.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Articulando Crônicas, Memórias e Trajetórias de Formação. 2014. (Congresso).

3.
43 reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Narrativas de Formação: Novas Possibilidades de Leitura. 2013. (Outra).

4.
43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Narrativas Sobre A Formação Inicial do Professor. 2013. (Outra).

5.
4 Congresso Nacional - 1 Internacional - de Letras, Artes e Cultura. A Formação inicial do Professor: Novas Possibilidades de Ler, Significar e Lembrar. 2013. (Congresso).

6.
18 Congresso de Leitura do Brasil. Um Diálogo Entre Ditados Populares, Literatura e Leitura na Formação do Professor. 2012. (Congresso).

7.
II Fórum ISCAR Brasil.Novas Leituras Sobre a Formação do Professor:Um Encontro Entre Texto e Contexto. 2012. (Encontro).

8.
XIV Simpósio ANPEPP.Diálogo Entre Leitura da Experiência de Formação e a Literatura Como Uma Experiência na Formação do Professor. 2012. (Simpósio).

9.
ISCAR Congress Rome. Teacher Education Experiences: The Challenge Beyond Reading and Writing. 2011. (Congresso).

10.
V Jornada de Pesquisa do PGPDS ( programa de Pós -Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde).Inclusão Social e Cultura da Paz. 2010. (Outra).

11.
Leituras Psicanalíticas do Crime- Para uma prática transdiciplinar.A Leitura de Romances Policiais e os destinos da Pulsão na Criança. 2008. (Outra).

12.
Ciclo de Estudos:L. S. Vygotsky e a perspectiva Histórico-Cultural: Fundamentos Conceituais e Seus Desdobramentos Para a Ação Educativa.Linguagem e Pensamento - Raízes Genéticas. 2007. (Encontro).

13.
II Colóquio de Psicologia da Arte.Textos Literários e a (re)leitura de sentidos sobre a formação do professor. 2007. (Outra).

14.
IV Mostra de Educação Especial promovida pelo Departamento Geral de Educação do Município do Rio de Janeiro.Escola Inclusiva; Desafios da Diversidade. 2007. (Encontro).

15.
IX Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Relação Universidade e Rede Escolar na Formação do Professor de Geografia. 2007. (Encontro).

16.
Encontro de Profissionais da Educação Infantil pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora.A relação Entre Aprendizagem e Desenvolvimento: um desafio para o processo de conhecimento. 2006. (Encontro).

17.
II Congresso Internacional sobre pesquisa (auto) biográfica. Tecendo Experiências de Vida de Leitura e de Escrita. 2006. (Congresso).

18.
I Seminário de Avaliação do Projeto de Ensino Construindo Práticas Interdisciplinares na Formação do Professor.I Seminário de Avaliação do Projeto de Ensino: Construindo Práticas Interdisciplinares na Formação do Professor. 2004. (Seminário).

19.
I Seminário do Laboratório do Imaginário Social e Educação.Imaginário e formação do professor. 2004. (Seminário).

20.
Palestra: Diálogo entre Universidade e Escola: Construindo um projeto de iniciação à docência.Agenda Acadêmico-Científica UFF/2004. 2004. (Outra).

21.
Educação e Poder: tensões de umpaís em mudança.I I I Seminário Nacional Educação e Poder: tensões de um país em mudança. 2003. (Seminário).

22.
IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2003. (Congresso).

23.
O Imaginário: Teoria e Pesquisa - Múltiplas Possibilidades.Colóquio: Imaginário: Teoria e Pesquisa - Múltiplas Possibilidades. 2003. (Outra).

24.
VIII Semana de Extensão da UFF.VIII Semana de Extensão da UFF. 2003. (Outra).

25.
VII Semana de Monitoria da UFF.VII Semana de Monitoria da UFF. 2003. (Outra).

26.
25ª Reunião Anual da ANPED. 25ª Reunião Anual da ANPED. 2002. (Congresso).

27.
Imaginário a Educação e suas Interfaces.Colóquio:O Imaginário, a Educaçào e suas Interfaces. 2002. (Outra).

28.
V I Semana de Monitoria da UFF.V I Semana de Monitoria da UFF. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HENRIQUES, E. M. O.; OSTETTO, L. E. ; AZEVEDO, M. M. ; Coube, R. J. ; SOUZA, J. C. S. H. E. ; SOUZA, H. L. ; REIS, G. ; PATRICIO, L. ; LOBO, A. P. S. L. L. ; AREZO, A. P. ; FURLIN, M. L. . I Ciranda de Narrativas. 2015. (Outro).

2.
HENRIQUES, E. M. O.; BARREIRO, L. ; PATO, C. ; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. ; SILVEIRA, M. J. ; FREIRE, S. F. C. D. ; MUNHOZ, S. C. D. ; Legnani, V. N. ; BARROSO, B. ; DOMINGUES, K. . 1o Seminário de psicologia da Educação: Questões Contemporâneas e Ação Educativa em Mudança. 2010. (Outro).

3.
HENRIQUES, E. M. O.. II Colóquio: Processos de Formação: Pesquisa em Educação e suas Interfaces. 2009. (Outro).

4.
HENRIQUES, E. M. O.; MORAES, M. M. S. ; MACHADO, J. C. ; AMARAL, J. C. . Colóquio: Processos de Formação: pesquisa em educação e suas interfaces. 2008. (Outro).

5.
HENRIQUES, E. M. O.. I I I Seminário Nacional Educação e Poder :tensões de um país em mudança. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andreia Viana da Silva Diniz. O Estágio Supervisionado no Curso de Formação de Professores em Nível Médio: Uma Análise de Experiência Como Docente no Instituto de Educação Clélia Nanci. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Enilda Maria Santos D'Almeida. "Quem Conta um Conto Acrescenta Um Tanto: Percursos Narrativos Na Formação do Professor Leitor". Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Heriedna Cardoso Guimarães. Os Caminhos de Construção de Sentidos Sobre Ser Professor de Ensino Médio de Física. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Penha Mabel Farias do Nascimento. Arte e a Formação Estética na Educação Infantil: Narrativas de Educadores Em busca da sua expressão autoral. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Rosa Maria Pimentel Catanhede. Licenciatura Interdisciplinar: Sujeitos, Narrativas, Interpretações e Sentidos. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo. A Política de Formação dos Professores de Educação Infantil no município de Niterói. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Roberta Jardim Coube. A Literatura Contribuindo Para Relações de Fruição com a Leitura: Saber e Sabor no Trabalho de Educação Básica Pública. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

5.
Mônica Maria de Azevedo. O Trabalho Pedagógico de Leitura com Textos de História, Geografia e Ciências. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Higor Linhares de Souza. O Papel do Professor na Formação Continuada: Proposta de Um Estudo de Caso a partir do Pacto nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

2.
Joelma da Conceição da Silva Henrique e Souza. Práticas Pedagógicas com a Leitura na Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

3.
Silvia Souza de Miranda Rodrigues. A Intersubjetividade na Relaçãp Professor-Aluno: reflexos no Processo Ensino-Aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

4.
Natália Queiroz de Oliveira Souto. Diálogos Entre a Relação com o Saber do Professor, Sua Formação e o Trabalho Pedagógico. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

5.
Adalayne Lisboa Santos. A Importância do Conflito no Trabalho Pedagógico. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

6.
Leila Valadares Faim Carmona. Desafios de Uma Formação Continuada Numa Escola com Proposta Transdisciplinar: Um Estudo de Caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

7.
Paulo Alves da Silva. A Dimensão Complexa da Implementação de Políticas Públicas Para a Educação: O Ensino Fundamental de 9 anos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

8.
Uhelinton Fonseca Viana. Patrimônio e Educação: desafios para o processo de ensino-aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

9.
Valéria Cristina da Silva. Vou te contar...As Narrativas: das tramas da vida ao ofício docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

10.
Ellen Michelle Barbosa de Moura. Avaliação na Educação Infantil e sua relação com a aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

11.
Ondina Maria Alves de Almeida Tavares. A Importância das Interações nas práticas pedagógicas de 4a para 5a série. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

12.
Mônica Maria de Azevedo. A produção de sentidos para o brincar em um contexto de educação formal e sua repercussão na aquisição da linguagem escrita. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Verônica Fabíola Neves Rodrigues. Da Criança Para o Aluno: A Perda do Encanto Na Passagem da Educação Infantil Para o Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

2.
Ingrid de Souza Andrade. A Compreensão leitora de Alunos do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

3.
Ana Cristina Batista de Souza. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

4.
Valéria Silva do Nascimento. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

5.
Aline de Souza Mendes. O Brincar e a Criança: Uma pequena reflexão sobre a importância da brincadeira numa instituição de Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

6.
Giseli de Moraes Alexandre. Revendo o Espaço Escolar: Uma análise das práticas disciplinares existentes na escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

7.
Ana Paula França Braz. A Escola e Outros Espaços de Construção de Conhecimento. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

8.
Amanda Lobosco Pinto. Construtivismo e Sócio-Construtivismo e suas Contribuições para a Educação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

9.
Fernanda Benevento Mota. As diferentes linguagens e a construção do conhecimento na pré-escola. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

10.
Débora Barbosa de Carvalho. A alfabetização na pré-escola. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

11.
Vanesca Ribeiro de Oliveira. Concepções de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

Iniciação científica
1.
Bianca Sobral Riani. A Formação Inicial do Professor: Novas Possibilidades de Ler e Significar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

2.
Helen da Costa Rocha. A Formação Inicial do Professor: Novas Formas de Ler e Significar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

3.
Helen Costa Rocha. A Formação Inicial do Professor: Novas Possibilidades de Ler e Significar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

4.
Talita Siqueira Ribeiro. Processos de Formação: Construindo Novos Sentidos Para o Ensino-Aprendizagem da Leitura. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de Brasília. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

5.
Glaucia Coelho Campos Gomes. A Licenciatura como espaço instituído/instituinte de formação de professores. 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.

6.
Glaucia Coelho Campos Gomes. A Licenciatura como espaço instituído/instituinte de formação de professores. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Assumi em 2004 a Subcoordenadoria de Apoio à Prática Pedagógica Discente, ligada a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal Fluminense,com o objetivo de construir um projeto de Prática de Ensino para as Licenciaturas.A gestão encerrou em 2005, tendo como produto a criação e realização do projeto, com relatório das atividades implementadas.
´
Está para ser publicado em 2010 na série Letramento na Escola um capítulo de minha autoria com as seguintes referências bibliográficas: Henriques, E. M. Quem lê um conto recria um ponto: Conversas com o professor sobre experiências de leitura IN: BARBATO S. & SILVA, D. N. H. ( orgs) Série Letramento na Escola, Vol II : Desenvolvimento Humano e Práticas de Letramento do 2 Ano Até o 5 Ano do Ensino Fundamental, Belo Horizonte: Ed Autêntica

Fui parecerista ad hoc do volume 7 (2009) do periódico científico Trabalho, Educação e Saúde ( ISSN1678-1007/ ISS Online 1981-7746) editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)
Estou desde agosto de 2008 atuando em regime de cooperação técnica na Universidade de Brasília nas funções de docência, pesquisa e extensão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:30:32