Irene da Silva Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6192587773713723
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. Pós-Graduação em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985 com Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental. É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos das disciplinas de Metodologia da Pesquisa,Interdisciplinaridade e Alfabetização e Letramento. É coordenadora de área do PIBID-PEDAGOGIA-UNIMES(2018).Foi coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância (2.º semestre de 2014 ao 1º semestre de 2016) e atua na Graduação de Letras da UNIMES desde 2008. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo. Desde 2016, atua como professora da Pós-Graduação em Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na UNIMES. Na Graduação,atua como professora do Curso de Letras, Pedagogia, Direito e de Psicologia na disciplina de Língua Portuguesa e Redação. Trabalhou com formação de professores no período de 1999 a 2010 na PMS de Santos.Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos no curso de Pedagogia com pesquisa aplicada. É parecerista da Revista Paideia da Universidade Metropolitana de Santos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irene da Silva Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, I. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metropolitana de Santos, Mestrado Profissional -PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Avenida Conselheiro Nébias - de 534 -536
Boqueirão
11045002 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 32283400
Ramal: 0
Fax: (13) 0
URL da Homepage: www.unimes.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Hibridismo do gênero crônica: discursividade e autoria em produções do E.F.II., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Norma Seltzer Goldstein.
Palavras-chave: Crônica; Gênero; Discursividade; Sequência didática; Interacionismo; Autoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1998 - 2002
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A lavra da palavra na crônica de Cecília Meireles-discurso e estilo,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Norma Seltzer Goldstein.
Palavras-chave: crônica,discurso e estilo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2018
Especialização em andamento em Pós Graduação em Educação a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Mídias. (Carga Horária: 360h).
Núcleo de Educomunicação-USP, NCE-USP, Brasil.
Título: O FÓRUM ? LUGAR DA INTERAÇÃO, DA LEITURA E DE ALGO MAIS.
Orientador: Claudemir Edson Viana.
1996 - 1997
Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 440h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2003
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdade Don Domenico, 0, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em LETRAS.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Curso Mídias na Educação. (Carga horária: 60h).
Escola de Comunicação e Artes-USP, ECA, Brasil.
2018 - 2018
Formação docente: produção e uso de vídeos e áudios para ambientes de apren. (Carga horária: 2018h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2018 - 2018
Feedback e Avaliação por rubrica.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2018 - 2018
Semana de Formação Docente: Feedback e Avaliação por Rubrica. (Carga horária: 2h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2016 - 2016
Psicologia Escolar em Diálogo Intersetorial e Interdisciplinar. (Carga horária: 25h).
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE, Brasil.
2016 - 2016
Nos varais do meu quintal:diálogos entre a escola, família e leitura. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos, Brasil.
2016 - 2016
Formação continuada:Oficina de Avaliação. (Carga horária: 3h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Santos à Luz da leitura: Cantos e contos. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos, Brasil.
2015 - 2015
Sequência Didática de Gêneros. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3
Outras informações
Professora do Cursos de Pós-Graduação L S em L Língua e Literatura de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Pós Graduação Stricto Sensu das disciplinas de Metodologia da Pesquisa; Tópicos de Literatura e Arte e disciplinaridade; Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental; Alfabetização, Letramento e Responsabilidade Social,es

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor do Mestrado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Stricto Sensu, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações
Mestrado Práticas Docentes no Ensino Fundamental: 20 horas Graduação Letras:06 horas Graduação Direito: 04 horas

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação a distância, Carga horária: 6
Outras informações
Atuei como coordenador do Curso de Letras da UNIMES VIRTUAL. Atualmente, sou professora do curso de Letras e coordenadora do Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Leciono no MESTRADO PROFISSIONAL-PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Área Básica: Multidisciplinar Área de Avaliação: Ensino

Atividades

2016 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino e Metodologia de Língua e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise de Textos
Ensino e Metodologia
Literatura Brasileira
2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Profissional -PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL, .


Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professora do Curso de Pedagog, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

Atividades

2005 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada à leitura e produção da escrita
Orientação e inclusão do deficiente visual
Orientação e inclusão (dislexia,TDAH,paralisia cerebral)
2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Oral e Escrita
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
Alfabetização e Letramento

Prefeitura Municipal de Santos, P/SANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora

Atividades

2004 - 2004
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação, .

Treinamentos ministrados
Parâmetros Curriculares em ação-Língua Portuguesa

Faculdade de São Vicente, FSV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Professora responsável por projeto de pesquisa Bolsa Alfabetização:2009 até maio de 2010.

Atividades

2001 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 10


Faculdade de Itanhaém, FAITA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor horista


Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, FATEC BS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: horista


Faculdade Don Domenico, 0, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental

Objetivo: Objetivo: Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares, formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens.. Grande área: Ciências Humanas Setores de atividade: Ensino.Educação. Palavras-chave: docência; práticas docentes; Interdisciplinaridade; ensino fundamental..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; leitura; produção de textos via gêneros; LITERATURA; INCLUSÃO; avaliação da aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O SUBPROJETO PEDAGOGIA - ARTICULAÇÃO DAS LINGUAGENS - LITERATURA, ARTE, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Descrição: Introdução O SUBPROJETO PEDAGOGIA - ARTICULAÇÃO DAS LINGUAGENS - LITERATURA, ARTE, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS por meio da integração entre a literatura infanto-juvenil, Artes, Matemática e Ciências e de atividades aplicadas em sala de aula buscará favorecer a mobilização dos alunos para a aprendizagem frente ao aspecto lúdico presente no ler e contar histórias, o que potencializará as aprendizagens e promoverá o contato com áreas do conhecimento diversas. As habilidades pretendidas: 1. Língua Portuguesa: leitura, oralidade, argumentação, registro-produção de diferentes gêneros. 2. Matemática: números e operações (contagem, ordenação). 3. Ciências ? características (peso, altura, tempo de gestação, tempo de vida) de alguns animais. 4. Arte: desenvolvimento de habilidades importantes para todas as áreas de conhecimento, tais como: escuta atenta e capaz de distinguir diferentes sons do ambiente, necessária à realização de trabalhos coletivos; noções de lateralidade, coordenação motora, atenção e percepção de si e do outro, além da sensibilidade para o ambiente sonoro e superação de posturas que impedem comunicação e convívio respeitoso. A proposta de trabalho será partilhada com a escola a fim de colaborativamente, o professor regente e bolsista, avaliarem o sentido das atividades envolvendo um trabalho multidisciplinar. Por meio de sequências didáticas construídas durante o processo, as orientações que serão dadas aos bolsistas estão relacionadas a partir de ?o que? e ?como? as crianças estão aprendendo e após esta observação inicial, desenvolver as etapas das sequências didáticas. Durante o processo de aplicação surgirão os desafios e as dificuldades concernentes ao processo. Como se dá a apropriação dos gêneros textuais trabalhados nos anos iniciais do e Ensino Fundamental? Como construir SD de gêneros textuais considerando o que esses alunos já sabem e o que ainda precisam saber? Como articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Assim, o aluno do curso de Pedagogia buscará soluções por meio de leituras, de pesquisa, das orientações nas reuniões com o coordenador de área a fim de oferecer soluções para os problemas. Com relação ao conteúdo e à estratégia de formação dos alunos pesquisadores. A bibliografia definida para que os alunos pesquisadores conheçam como as práticas pedagógicas podem ser mediadas pelo conhecimento didático das diferentes linguagens, leitura e produção de textos constam nas bibliografias dos cursos de licenciaturas e nas diretrizes do Ensino Superior-Formação Básica e as Específicas das licenciaturas e também nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, os Parâmetros Curriculares, PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) e Base Nacional Comum Curricular, além de autores como Ferreiro, Teberoski, Morais, Soares, Tfouni, Kleiman. Especificamente, por meio da leitura dos livros de literatura trabalharemos os conteúdos e estratégias necessários a fim de desenvolver as capacidades de analisar, formular hipóteses, questionar, interpretar, quantificar e registrar. Smole et al (2007, p. 2) afirmam ?que a literatura poderia ser um modo desafiante e lúdico para as crianças pensarem sobre algumas noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o material tradicionalmente utilizado nas aulas: a lousa, o giz e o livro didático?, ela revela que é possível e necessário articular as diferentes linguagens. Um livro pode sugerir uma variedade de atividades que podem guiar os alunos para tópicos na área de ciências, matemática, arte e habilidades além daquelas mencionadas no texto. Isto significa que para desenvolver um trabalho em sala de aula é necessário conhecer os alunos e suas necessidades de aprendizagem e os materiais a serem usados a fim de explorar o que for possível, ainda que se encontre implícito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador / ELIZABETH MAGALHÃES - Integrante.
2015 - Atual
PRÁTICAS DE ENSINO,AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E
Descrição: Trata-se de projeto que visa à formação,acompanhamento dos processos relacionados à leitura e produção de textos que se dão no ensino fundamental e também no âmbito da formação de professores para o ensino fundamental e médio e também formação continuada de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador / Paula Netto Teixeira - Integrante / Cristina Torquato - Integrante / Angelica Carreira Bela Alves - Integrante / Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha - Integrante / Onorival de Almeida Doin - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2012 - Atual
Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental
Descrição: Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares, formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (7) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador / Paula Netto Teixeira - Integrante / Cristina Torquato - Integrante / Angelica Carreira Bela Alves - Integrante / Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha - Integrante / Onorival de Almeida Doin - Integrante / Sandra Maria Bezerra da Silva - Integrante / Bruna dos Santos Sanches - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14
2012 - Atual
LABORATÓRIO DE ARTE, ENSINO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE.
Descrição: O projeto propõe estudar e pesquisar a estética e a formação da identidade do profissional do ensino fundamental a partir de vivências artísticas. Nesse sentido tem como objetivo investigar a relação entre as práticas de arte e a identidade docente, abordando as artes visuais em relações de interdisciplinaridade com a poesia, a música e expressão corporal, com ênfase no processo criativo como componente expressivo na formação da identidade docente. As pesquisas configuram-se na forma de oficinas de criação e reflexão das artes como cognição e linguagens expressivas, tendo como objetivo verificar como o profissional, ao vivenciar situações artísticas, desenvolve seu percurso criador, pessoal, com autonomia criativa e desenvoltura, na autodescoberta e na valorização de sua formação e atuação profissional. As oficinas de artes visuais propõem a criação de obras visuais vivenciando práticas com a linguagem (espaço, ponto, linha, plano, cor, luz, textura e outros) para que o professor compreenda as relações expressivas e de sintaxe da arte de forma criativa e original e esteja apto a pesquisar e criar práticas avançadas para serem desenvolvidas em espaços da educação formal e não formal por jovens e que promova neles um percurso criador pessoal, criativo, original, crítico e reflexivo. Será incentivada a pesquisa que se paute na interdisciplinaridade das artes visuais com a poesia, a música e a expressão corporal apresentando linhas de ação/reflexão da identidade docente a partir do processo criativo nas temáticas: o belo e o feio nas artes; representações humanas e proporção; paisagem, sonho e realidade; narrativas visuais e movimentos corporais; musicalização, abstração e idealização; poesia, expressividade e racionalidade e sagrado e profano. Espera-se assim que a partir de estudos e pesquisas sobre arte e estética, de maneira crítica e reflexiva o profissional possa contextualizar sua ação política, cultural e social em termos criativos, ampliando sua capacidade de ação e repercutindo sobre o processo de ensino-aprendizagem a ser gerido nos espaços formais e não formais da educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (13) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador / Paula Netto Teixeira - Integrante / Cristina Torquato - Integrante / Angelica Carreira Bela Alves - Integrante / Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha - Integrante / Onorival de Almeida Doin - Integrante / DEBORA GIL SOUZA - Integrante / Gerson Tenório dos Santos - Integrante / ABIGAIL MALAVASI - Integrante / Lucilene Costa Ribeiro - Integrante / / Fátima Aparecida Marinho Coelho - Integrante / / Andrea Gabriel Paula Souza Santos - Integrante / Sandra Maria Bezerra da Silva - Integrante / Bruna dos Santos Sanches - Integrante / Diego Souza dos Santos - Integrante / Inaura Amancio Clemente - Integrante.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 6
2009 - 2011
Gêneros e ensino de língua materna - Práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental e na Universidade.
Descrição: Pretende-se, por meio deste projeto de pesquisa, observar como são realizadas as práticas de letramento nas escolas estaduais. Como também observar como se dá o processo de letramento das alunas envolvidas no projeto. Por meio das leituras sugeridas às alunas e nas retomadas dos encontros, oferecer materiais que ampliem e aprofundem o conhecimento das alunas pesquisadoras sobre concepções e capacidades necessárias ao processo de alfabetização, ajudando-as na organização do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o objetivo da professora orientadora é promover situações em que a reflexão e a ação estejam presentes, acredita-se que as orientações e comprometimento do grupo de alunas pesquisadoras contribuam para a melhoria das práticas de ensino realizadas nas escolas estaduais,pois assim elas poderão ajudar na identificação de problemas que afligem os envolvidos e buscarão informações úteis para atuar sobre o problema..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador.
2009 - 2010
Práticas de Leitura e Produção de textos
Descrição: Tendo em vista os objetivos gerais e específicos do programa Ler e Escrever, programa organizado pelo FDE,o qual visa à alfabetização de alunos que cursam o 2ºano escolar das escolas estaduais, por meio das alunas pesquisadoras,procuramos auxiliar esse processo. Assim, por meio do diálogo constante com as alunas e de leituras, oferecer subsídios para que as mesmas desenvolvam as competências necessárias para o exercício de sua função como aluna pesquisadora e de alguém que auxilia a professora regente da sala visando à melhoria da qualidade do ensino nas escolas de São Vicente atendidas pelo projeto ..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Irene da Silva Coelho - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2010
Letrar e Formar
Descrição: O projeto visa contribuir para o processo de letramento de professores do curso de Pós-Graduação da UNISANTA e, consequentemente,melhorar o grau de letramento das crianças atendidas pela professora que participa deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: periodicos.unisanta.br
2001 - 2002
Periódico: Revista de Ciências,Educação e Artes Don Domênico


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, R. S.2017MENEZES, R. S. ; COELHO, I. S. . ASPECTOS HISTÓRICOS DA PEDAGOGIA SISTÊMICA. UNISANTA HUMANITAS, v. 7, p. 9-22, 2017.

2.
NORONHA, S. C. C.2017NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS. UNISANTA HUMANITAS, v. 7, p. 29-42, 2017.

3.
NORONHA, S. C. C.2016NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . COMO RECEBER UM ALUNO SURDO DE INCLUSÃO ?. Unisanta Humanitas, v. V 5, p. 153-163, 2016.

4.
TEIXEIRA, P. N.2016TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. Unisanta Humanitas, v. v 5, p. 142-152, 2016.

5.
DOIN, O. A.2016DOIN, O. A. ; COELHO, I. S. . INTERDISCIPLINARIDADE-RELATO DE PRÁTICA. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 300-308, 2016.

6.
TORQUATO, C.2016TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 291-299, 2016.

7.
NORONHA, S. C. C.2016NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 283-290, 2016.

8.
KIVITZ, E. G.2016KIVITZ, E. G. ; KOHATSU, M. C. C. ; BARROCAS, R. ; COELHO, I. S. . ESCOLA DE EDUCAÇÃO E TEMPO INTEGRAL: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 268-282, 2016.

9.
BISPO, B. F. A.2016BISPO, B. F. A. ; BARROCAS, R. ; COELHO, I. S. ; SOUZA, D. G. . A MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTOS. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 240-250, 2016.

10.
ALVES, A. C. B.2016ALVES, A. C. B. ; CAMBA, M. ; COELHO, I. S. . AS REFORMAS EDUCACIONAIS - AVANÇOS E RETROCESSOS PARA AS POLÍTICAS DE LEITURA. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 251-260, 2016.

11.
COELHO, I. S.2015COELHO, I. S.. Reflexões sobre o conceito e práticas de alfabetização. Unisanta Humanitas, v. 4, p. 98-106, 2015.

12.
MASULLO, V. F.2015MASULLO, V. F. ; COELHO, I. S. . As dificuldades dos professores em questões estruturais e educacionais. Unisanta Humanitas, v. 4, p. 72-106, 2015.

13.
PINA, L. M. C.2015 PINA, L. M. C. ; COELHO, I. S. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma forma eficaz de ensinar a escrever. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 1, p. s/p, 2015.

14.
COELHO, I. S.2014 COELHO, I. S.. O FÓRUM ? LUGAR DA INTERAÇÃO, DA LEITURA E DE ALGO MAIS. PAIDÉI@ (SANTOS), v. vol.5, p. 94, 2014.

15.
GARBES, T.2014GARBES, T. ; COELHO, I. S. . O LETRAMENTO EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Unisanta Humanitas, v. v.3, p. 82-101, 2014.

16.
PEREIRA, T. A.2014PEREIRA, T. A. ; COELHO, I. S. . A influência das propagandas televisas nas práticas infantis de consumo. Unisanta Humanitas, v. 3, p. 131-156, 2014.

17.
SOUZA,Doris V.2013SOUZA,Doris V. ; COELHO, I. S. . Gestão de Aula de Alfabetização:contribuições para a organização de crianças. Unisanta Humanitas, v. Vol.2, p. 53-72, 2013.

18.
SILVA,Viviane F.2013SILVA,Viviane F. ; SANTANA, Deise D.S. ; COELHO, I. S. . ALFABETIZAÇÃO DE GÊNERO CORDEL EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇA DE CINCO ANOS. Unisanta Humanitas, v. Vol.2, p. 73-89, 2013.

19.
OLIVEIRA, V. G.2013OLIVEIRA, V. G. ; COELHO, I. S. . Tradução: um estudo do estado da arte. Unisanta Humanitas, v. 2, p. 90-114, 2013.

20.
COELHO, I. S.2012COELHO, I. S.; RODRIGUES, R. L. S. . A prática de produção de texto e as possibilidades de ensino de escrita a linguagem. periodicos.unisanta.br, v. 1, p. 7-12, 2012.

21.
COUTO, L. M. C.2012COUTO, L. M. C. ; COELHO, I. S. . Aprendizagem - aspectos que influenciam a aquisição da leitura e escrita. periodicos.unisanta.br, v. 1, p. 8-12, 2012.

22.
NEVES, M. M. S.2012NEVES, M. M. S. ; COELHO, I. S. . O CONTO COMO FERRAMENTA PROPULSORA DOS PROCESSOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA. periodicos.unisanta.br, v. 2, p. 99, 2012.

23.
CAMARGO, J.M.2012CAMARGO, J.M. ; COELHO, I. S. . Uma divergência entre deficiência e dificuldade de aprendizagem interferindo na identificação dos alunos com necessidades educativas especiais. Unisanta Humanitas, v. vol.1, p. 93, 2012.

24.
COELHO, I. S.2011COELHO, I. S.. A produção de crônicas no ensino fundamental:tipos de sequências,ironia e humor. Revista Ceciliana (Santos), v. 32, p. 53-76, 2011.

25.
COELHO, I. S.2001COELHO, I. S.. Cem anos de Cecília Meireles. Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domênico, v. 1, p. 121-125, 2001.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COELHO, I. S.; Tavares ; Cippullo . Leitura e produção textual - uma condução para a alteridade:o que se espera. Jornal Bolando Aula, SANTOS-SP, p. 06 - 06, 05 mar. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . As reformas educacionais-avanços e retrocessos para as políticas de leitura. In: PEDAGOGIA CUBA 2017, 2017, havana. pedagogia cuba 2017. HAVANA, 2017. v. 1. p. 93-102.

2.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . O desafio da formação de alunos leitores no ensino fundamental. In: PEDAGOGIA CUBA 2017, 2017, HAVANA. PEDAGOGIA CUBA 2017, 2017. v. 1. p. 201-210.

3.
COELHO, I. S.. AVALIAÇÃO DA LEITURA AÇÕES PARA MELHORIA DA COMPETÊNCIA. In: PEDAGOGIA CUBA 2017, 2017, HAVANA. PEDAGOGIA CUBA 2017, 2017. v. 1. p. 113-120.

4.
CARRAMILLO-GOING, L. ; COELHO, I. S. ; NATARIO, E. G. . CURRÍCULO:ALFABETIZAÇÃO,EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LÚDICO.. In: II Coninter Congresso Internacional Internacional em Ciências Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Globalização e Interdisciplinaridade, 2013.

5.
COELHO, I. S.. VESTÍGIOS DO POÉTICO NA PRODUÇÃO DE CRÔNICAS - AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO - simpósio 21 - REFLEXÕES LINGUÍSTICAS A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA.. In: IV SIL-Simpósio Internacional de Linguística, 2011, São Paulo. VESTÍGIOS DO POÉTICO NA PRODUÇÃO DE CRÔNICAS - AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO - simpósio 21 - REFLEXÕES LINGUÍSTICAS A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2011., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, I. S.. APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E LEITOR ? O PROFESSOR, O ALUNO E A IMAGEM.. In: XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE, 2016, SÃO PAULO. XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE, 2016. v. 1. p. P.38-39.

2.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . Leitura de romance policial:oralidade. In: XVIJjornadas Trasandinas de Aprendizaje, 2016, São Paulo. Anais da XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje-2016, 2016. v. 1. p. 59-59.

3.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . Leitura,formação de leitores e oralidade. In: 3ºEncontro Associação Brasileira de Psicologia, 2016, Santos. 3ºEncontro Associação Brasileira de Psicologia, 2016. v. 1. p. 1.

4.
COELHO, I. S.; ALVES, A. C. B. ; NATARIO, E. G. . LEITURA,APRENDIZAGEM E INCENTIVO À LEITURA. In: 3ºENCONTRO ABRAPEE, 2016, SANTOS. 3º ENCONTRO ABRAPEE, 2016. v. 1. p. 1.

5.
COELHO, I. S.. ORGANIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DO DIZER. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015, SÃO PAULO. Caderno de resumos 4. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2015. v. 1. p. 1-956.

6.
COELHO, I. S.; GOING, L. C. . FÓRUM INTERDISCIPLINAR-MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO. In: II Coninter, 2013, Belo Horizonte. Globalização e Interdisciplinaridade. Belo Horizonte: IEDS, 2013.

7.
COELHO, I. S.. DA CRôNICA AO POEMA, DO POEMA à CRôNICA ? OS GêNEROS DIALOGAM E O ALUNO APRENDE. In: SEMINÁRIO DO GEL, 58., 2010,. In: 58º SEMINÁRIO DO GEL, 2010, São Carlos. 58º SEMINÁRIO DO GEL, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILLAR, C. R. B. S. ; SOUZA, L. A. ; COELHO, I. S. ; GOING, L. C. ; BARROCAS, R. ; GOMES, T. S. . A ESCOLA E A DISCUSSÃO DO REASSENTAMENTO POPULACIONAL EM CUBATÃO. e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, I. S.. Entre imagens e letras-uma experiência de construções textuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . Roda de leitura para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II: uma didática para o incentivo da leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COELHO, I. S.. Avaliação da leitura-ações para melhoria da competência leitora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . As reformas educacionais- avanços e retrocessos para as Políticas de Leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . O desafio da formação de alunos leitores no ensino fundamental.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ? O REGISTRO DO PROFESSOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . COMPORTAMENTO LEITOR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES E ORALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COELHO, I. S.; ALVES, A. C. B. ; NATARIO, E. G. . LEITURA, APRENDIZAGEM E INCENTIVO À LEITURA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COELHO, I. S.. APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E LEITOR ? O PROFESSOR, O ALUNO E A IMAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . O USO DE JOGOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DOIN, O. A. ; COELHO, I. S. . APRENDIZADO E INTERDISCIPLINARIDADE - O PROJETO TRANSFORMAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . O PAPEL FORMADOR, ARTICULADOR E TRANSFORMADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . LEITURA DE ROMANCE POLICIAL: ORALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COELHO, I. S.; BARROCAS, R. ; SCHNEIDER, L. A. ; MORAES, M. C. V. ; SANTOS, G. T. . O trabalho com a imagem numa perspectiva interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
COELHO, I. S.. Organização e hierarquização do dizer - ações do sujeito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
COELHO, I. S.. LEITURA, RELAÇÕES ENTRE O QUE SE DIZ,O QUE SE ENTENDE, O QUE SE VÊ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
COELHO, I. S.; CARRAMILLO-GOING, L. ; NATARIO, E. G. . Alfabetização; educação ambiental e o lúdico.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COELHO, I. S.; CARRAMILLO-GOING, L. . FÓRUM INTERDISCIPLINAR-MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
IRENE ; COELHO, I. S. . O GêNERO FóRUM E SUAS CONTRIBUIçõES PARA AMPLIAçãO DA CAPACIDADE DE LEITURA(...) - UM GêNERO E SUAS 1001 UTILIDADES.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COELHO, I. S.. A produção do gênero TCC via ambiente virtual de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COELHO, I. S.. VESTÍGIOS DO POÉTICO NA PRODUÇÃO DE CRÔNICAS - AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO - simpósio 21 - REFLEXÕES LINGUÍSTICAS A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
COELHO, I. S.. ?Leminski + Ana C. = vida = arte?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
COELHO, I. S.. Leitura e Literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
COELHO, I. S.. Traços linguísticos do Messianismo na crônica e no cordel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
COELHO, I. S.. Da crônica à notícia,do artigo de opinião à crônica-um percurso de produção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COELHO, I. S.. O humor nos gêneros crônica e história em quadrinhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COELHO, I. S.. Língua Portuguesa II-História da língua. Santos-SP: Universidade Metropolitana de Santos, 2012 (Apostila).

2.
COELHO, I. S.. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Santos-SP: Universidade Metropolitana de Santos, 2012 (Apostila).

3.
COELHO, I. S.. Literatura Brasileira Modernista. Santos: Universidade Metropolitana de Santos, 2007 (Apostila).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COELHO, I. S.; SOUSA, M. R. ; OLIVEIRA, M. T. G. . Núcleo docente estruturante. 2018.

2.
COELHO, I. S.; SOUSA, M. R. ; OLIVEIRA, M. T. G. . Núcleo docente estruturante. 2017.

3.
COELHO, I. S.. Parecer elaborado para a Revista Paideia. 2017.

4.
COELHO, I. S.. Parecer para a Revista Paideia. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
COELHO, I. S.. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância-parecer. 2018.

2.
COELHO, I. S.. 'EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEUS EFEITOS NO NOVO MILÊNIO'. 2017.

3.
COELHO, I. S.. Parecer do artigo:'AUTONOMIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD: A EMANCIPAÇÃO COMO PROJETO PEDAGÓGICO'. 2017.

4.
COELHO, I. S.. Revista Educação em Foco. 2017.

5.
COELHO, I. S.. Revista Paideia. 2016.

6.
COELHO, I. S.. Revista Paidéia-A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ACOMPANHAMENTO DO EDUCANDO. 2016.

7.
COELHO, I. S.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Educador Santista. 2012.

8.
COELHO, I. S.. Professora Avaliadora no 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP. 2011.

9.
COELHO, I. S.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Educador Santista. 2011.

10.
COELHO, I. S.. PARECER DO PROJETO A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN (SD) NA ESCOLA-UM ESTUDO DE CASO COM FOCO NO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COELHO, I. S.. Formação de professores da escola básica.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO, I. S.. Teorias do texto. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
COELHO, I. S.. Estruturalismo e análise estrutural. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
COELHO, I. S.. A Estética da Recepção. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
COELHO, I. S.. Análise de crônica na perspectiva da Estética da Recepção. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
COELHO, I. S.. Contribuições da linguística textual para a compreensão dos textos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
COELHO, I. S.. Abordagem dos textos não ficcionais-Propaganda, publicidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL EDUCACIONAL).

8.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . GUIA DE AÇÕES PARA APRIMORAR A PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL EDUCACIONAL).

9.
NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . IDEIAS PRÁTICAS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de extensão-curso on line).

10.
COELHO, I. S.. Abordagem dos textos literários ? relações entre imagens. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
COELHO, I. S.. Teorias e Análises de Textos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional didático para Pós-Graduação em Ensino e M. de Línguae Literatura).

12.
COELHO, I. S.. Apostila de Literatura Brasileira-ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialinstrucionaldidáticoparaPós-GraduaçãoemEnsinoeM.deLínguaeLiteratura).

13.
COELHO, I. S.. LITERATURA BRASILEIRA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialinstrucionaldidáticoparaPós-GraduaçãoemEnsinoeM.deLínguaeLiteratura).

14.
COELHO, I. S.. Métodos e Técnicas e Ensino de Língua e Literatura. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialinstrucionaldidáticoparaPós-GraduaçãoemEnsinodeLínguaeLiteratura).

15.
COELHO, I. S.. Teoria e Análise de Textos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de Pós-Graduação de Ensino de Língua e Literatura).

16.
COELHO, I. S.. ESTRUTURALISMO E ANÁLISE ESTRUTURAL. 2016. (VIDEOAULA PARA POS-GRADUAÇÃO DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA).

17.
COELHO, I. S.. o FORMALISMO RUSSO-BREVE HISTÓRICO. 2016. (VIDEOAULA DE TEORIA E ANÁLISE DE TEXTOS).

18.
COELHO, I. S.. LETRAMENTO VIA GÊNEROS - LEITURA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
COELHO, I. S.. Guia da disciplina de Alfabetização e Letramento-UNISANTA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático-apostila de metodologia da pesquisa).

20.
COELHO, I. S.. Guia da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoparaocursodePedagogiadaUNISANTA).

21.
COELHO, I. S.. Videoaula da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

22.
COELHO, I. S.. Vídeoaula de Alfabetização e Letramento-UNISANTA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo instrucional).

23.
COELHO, I. S.. Letramento via gêneros. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas-texto para curso de extensão).

24.
COELHO, I. S.. Leitura e Produção de Textos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-apostila de Leitura e Produção de Textos).

25.
COELHO, I. S.. Videoaula de Leitura e Produção de Textos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional - aulas da disciplina de ´leitura e produção de textos).

26.
COELHO, I. S.. Guia da disciplina de Metodologia da Pesquisa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático-apostila de metodologia da pesquisa).

27.
COELHO, I. S.. Guia da Disciplina Metodologia da Pesquisa-ensino a distância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o curso de Pedagogia da UNISANTA).

28.
COELHO, I. S.. Língua Portuguesa II-História da língua. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-apostila de Língua Portuguesa-História da língua).

29.
COELHO, I. S.. Videoaula de Língua POrt. II-História da Lingua. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional - aulas da disciplina de Língua Port.II- história da língua).

30.
COELHO, I. S.. Introdução aos Estudos Linguísticos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para o Curso de Letras).

31.
COELHO, I. S.. Videoaula de Introdução aos Estudos Linguísticos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional - aulas da disciplina de Introdução aos estudos linguísticos).

32.
COELHO, I. S.. Literatura Brasileira III. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-apostila de Literatura Brasileira III).

33.
COELHO, I. S.. Videoaula de Literatura Brasileira III. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional - aulas da disciplina de literatura brasileira III).

34.
COELHO, I. S.. Vários títulos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Módulos Educacionais de Língua Portuguesa para o Projeto Conexão do Saber).

35.
COELHO, I. S.; Alessandra . Apostila de Metodologia de Língua e Literatura II. 2006. (Editoração/Outra).

36.
COELHO, I. S.. Apostila de Literatura Brasileira III do Curso de Letras. 2006. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO, I. S.; GEBARA, A. E. L.; CARETTA, A. A.; NOBREGA, M. H.. Participação em banca de MARIANA JABLONSKI DE FREITAS ELENO. Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo.

2.
COELHO, I. S.; ANDRAUS, G.; SANTOS, G. T.. Participação em banca de SIMONE SANTOS DO AIDO. Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira no Ensino Fundamental ? EJA Digital Santos por Intermédio de Histórias em Quadrinhos?. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
COELHO, I. S.; SANTOS, G. T.; COUTO, K. L. F. P.. Participação em banca de Onorival de Almeida Doin. LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS ? UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
SANTOS, C.; COELHO, I. S.. Participação em banca de ERICA STACHERA. pROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINGUAGEM GRÁFICA PARA O PROFESSOR DO 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
BARROCAS, R.; COELHO, I. S.; ANDRAUS, G.. Participação em banca de BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO. O ensino de Arte em projetos interdisciplinares:Projeto Santos à luz da leitura. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
COELHO, I. S.; JURDI, A.; NATARIO, E. G.. Participação em banca de Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha. A inclusão do aluno surdo ? necessidades formativas do professor da rede municipal de santos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
ANDRAUS, G.; COELHO, I. S.; BARROCAS, R.. Participação em banca de BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO. O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
GIORDANO, F.; CAMBA, M.; COELHO, I. S.. Participação em banca de PAULA NETTO TEIXEIRA. A AVALIAÇÃO DA LEITURA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR ? O ACOMPANHAMENTO E MELHORIA DO PROCESSO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

9.
COELHO, I. S.; SCHIMIGUEL, JULIANO; AMARAL, L. H.. Participação em banca de GILMAR FERREIRA DE AQUINO FILHO. AMBIENTES COLABORATIVOS PARA ENSINO DE ELETRÔNICA E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
SCHIMIGUEL, JULIANO; AMARAL, L. H.; COELHO, I. S.. Participação em banca de Gilmar Ferreira de Aquino Filho. Ambientes Colaborativos para ensino de eletrônica e lógica de programação. 2016.

11.
COELHO, I. S.; SIMÕES, Ana L.A.C.; SILVA, C. C. B.. Participação em banca de DEVANEIDE SILVA. Análise da intervenção de terapia ocupacional utilizando a consultoria colaborativa com educadoras de crianças com deficiência visual. 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
COELHO, I. S.. Participação em banca de Maria Marcia Mariani Guirardi. Avaliação da recuperação da aprendizagem em escolas públicas do Ensino Fundamental. 2011. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BARROCAS, R.; COELHO, I. S.; SANTOS, C.. Participação em banca de Érica Stachera. Proposta de formação continuada em linguagem gráfica para o professor do 3.º ano do EFI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
BARROCAS, R.; COELHO, I. S.; ANDRAUS, G.. Participação em banca de BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO. O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
COELHO, I. S.; BARROCAS, R.; GIORDANO, F.. Participação em banca de PAULA NETTO TEIXEIRA. AVALIAÇÃO DA LEITURA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA PREFEITURA DE SANTOS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
BARROCAS, R.; COELHO, I. S.; BITTENCOURT, S. M. H.. Participação em banca de ROSEMEIRE SILVA RITTES. A ADESÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL E OS REFLEXOS NA ESCOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
COELHO, I. S.; NATARIO, E. G.; JURDI, A.. Participação em banca de SAMANTA CASSURIAGA CARVALHO NORONHA. A inclusão do aluno surdo ? necessidades formativas do professor da rede municipal de santos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
SANTOS, G. T.; COELHO, I. S.; ANDRAUS, G.. Participação em banca de SIMONE SANTOS DO AIDO. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira no ensino fundamental-EJA digital por intermédio de histórias em quadrinhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
SANTOS, G. T.; COELHO, I. S.; BOHN, G. P.. Participação em banca de Fátima Aparecida Marinho Coelho. Expandindo horizontes:a teoria das inteligências múltiplas para o aprendizado da língua inglesa na escola pública. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
BARROCAS, R.; COELHO, I. S.; LARA, S. M. R.. Participação em banca de ANGÉLICA CARREIRA BELA ALVES. NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II- RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

9.
SANTOS, G. T.; BOHN, G. P.; COELHO, I. S.. Participação em banca de ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN. LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS ? UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

10.
COELHO, I. S.; SANTOS, G. T.; LOPES, P. C. C.. Participação em banca de Lucilene Costa Ribeiro. A informática educativa e o gênero fabula. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

11.
COELHO, I. S.; ALVES, H.. Participação em banca de Carla Bazílio de Souza. Estou aqui para aprender, desenhar é coisa de criança!. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

12.
COELHO, I. S.; GIORDANO, F.. Participação em banca de Paula Faustino Neto. O processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º e 2º ano de ensino fundamental-proposições pedagógicas significativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

13.
COELHO, I. S.; NATARIO, E. G.; GIORDANO, F.. Participação em banca de Paula Faustino Neto. A percepção de docentes sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do EF-proposições pedagógicas significativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COELHO, I. S.. Prêmio Educador Santista. 2012. Prefeitura Municipal de Santos.

2.
COELHO, I. S.. Professor(a) Avaliador(a), no 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP. 2011. Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP.

3.
COELHO, I. S.. Prêmio Educador Santista. 2011. Prefeitura Municipal de Santos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Interdisciplinar: Processos Criativos - Artes, Letras e Música.Entre imagens e letras-uma experiência de construções textuais. 2018. (Oficina).

2.
Jornada Interdisciplinar: Processos Criativos - Artes, Letras e Música.Entre imagens e letras: Uma experiência de construções textuais. 2018. (Oficina).

3.
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Roda de leitura para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II: uma didática para o incentivo da leitura.. 2018. (Encontro).

4.
Pedagogia 2017 Encuentro Internacional por la unidad de los educadores. As reformas educacionais- avanços e retrocessos para as Políticas de Leitura. 2017. (Congresso).

5.
1.º Colóquio:95 anos de Paulo Freire.Aproximações teóricas Freireanas e o trabalho humano em diferentes dimensões (...). 2016. (Outra).

6.
3ºEncontro Associação Brasileira de Psicologia.Leitura, aprendizagem e incentivo à leitura. 2016. (Encontro).

7.
III ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR.Leitura,Formação de leitores e oralidade. 2016. (Encontro).

8.
III ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL ? ABRAPEE ? Psicologia Escolar em diálogo Intersetorial e Interdisciplinar.LEITURA, APRENDIZAGEM E INCENTIVO À LEITURA. 2016. (Simpósio).

9.
JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE 2016.AVALIAÇÃO DA LEITURA ? AÇÕES PARA MELHORIA DA COMPETÊNCIA LEITORA. 2016. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, I. S.; GIORDANO, F. ; ALVES, M. C. S. P. . XV JORNADA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE PEDAGOGIA UNISANTA. 2018. (Outro).

2.
COELHO, I. S.. SERT-2011. 2011. (Concurso).

3.
COELHO, I. S.. SERT-SEMEANDO ESCRITORES,REVELANDO TALENTOS. 2010. (Concurso).

4.
COELHO, I. S.. Semeando Escritores,Revelando Talentos. 2008. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diego Souza dos Santos. O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E TRANSFORMADORA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

2.
Inaura Amancio Clemente. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ? a literatura numa perspectiva multidisciplinar no ensino fundamental.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

3.
Bruna dos Santos Sanches. O trabalho com projetos colaborativos utilizando ferramentas digitais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

4.
Sandra Maria Bezerra da Silva. O processo de aprendizagem e as dificuldades de leitura e compreensão de alunos: implicações dos tipos psicológicos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

5.
ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN. O GÊNERO FÁBULA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

6.
Angélica Carreira Bela Alves. Narrativas de Suspense no Ensino fundamental II- Rodas de Leitura em espaços alternativos.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

7.
Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha. Educação : caminho,superação e inclusão. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

8.
Paula Netto Teixeira. Os desafios da Avaliação em Matemática. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

9.
CRISTINA TORQUATO. COMPORTAMENTO LEITOR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTOS. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAROLINE CLÁUDIO DOS REIS. O ATENDIMENTO DO ALUNO COM AUTISMO EM ÂMBITO ESCOLAR E A FUNÇÃO DA EQUIPE GESTORA. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

2.
JESSYCA SOARES WILLMERSDORF DUARTE. DIFICULDADES DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO DO ALUNO SURDO. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

3.
BEATRIZ MARTINS NERI. A INCLUSÃO NA PEDAGOGIA WALDORF. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

4.
Dafne Rodrigues Alvares de Castro. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TDAH. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

5.
cibele souza santos oliveira. MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E ALUNOS COM ESPECTRO AUTÍSTICO, CONTRIBUIÇÃO E DESENVOLIMENTO: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃO?. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

6.
Alícia Ortwein Deimling. CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

7.
SILENE CAVALCANTE SILVA DUÓ. AUTISMO E INCLUSÃO ? FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

8.
GIUVANI CRISTINA MARCONDES. SÍNDROME DO X FRÁGIL-ADAPTAÇÕES E ATENDIMENTO. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

9.
Renata Melo. Inclusão de crianças com síndrome de Down na Ed.Infantil. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

10.
Camila Fernandes de Santana. ?A inclusão de alunos portadores da síndrome de Prader Willi.?. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

11.
Anelore Davies. A IMPORTÂCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA DEFICIENCIA VISUAL INFANTIL. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GISELE GABRIELE COSTALONGA. A INCLUSÃO DE ALUNOS NAS CLASSES REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

2.
Sofia Simonetto Peres de Carvalho. O ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA, DO BILINGUISMO E DA IMERSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS PRIVADAS-SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

3.
(Nathália Paiva). A importância do letramento para a construção do aprendizado da c. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Viviane Ferreira da Silva. O Letramento via gênero do Cordel na Educação Infantil para crianças de cinco anos de idade.. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ANGÉLICA CARREIRA BELA ALVES. NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II- RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

2.
ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN. LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS ? UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Orientador: Irene da Silva Coelho.

3.
PAULA NETTO TEIXEIRA. AVALIAÇÃO DA LEITURA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR ? O ACOMPANHAMENTO E MELHORIA DO PROCESSO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

4.
CRISTINA TORQUATO. O PAPEL DA AVALIAÇÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

5.
Samanta Cassuriaga Carvalho Noronha. A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO - NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIMONE COSTA DA SILVA. PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E O USO DAS PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS, NO DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE 6 E 8 ANOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

2.
VANESSA LUÍSA FIRMO PEREIRA DA SILVA. RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR , OS ESPAÇOS E AS APRENDIZAGENS NUMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGOGICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

3.
APARECIDA PIRES DE SOUSA. ADULTOS COM TRANSTORNOS AUTÍSTICOS NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

4.
ROSE DE LIS SAUANE. MUSICOTERAPIA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

5.
Daiana L.Martins Rodrigues Feitosa. DEPRESSÃO INFANTIL E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

6.
Analicia de Souza Almeida. DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa em Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

7.
Zeila Mary Oliveira Santos. ENSINO SUPERIOR: MAIORES ESTÍMULOS PARA MESTRES E DOUTORES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa em Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

8.
Rosemeire Paulista. Formação de Professores para o ensino superior. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa em Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

9.
ROSEMARY SANTOS DE MENEZES. PSICOPEDAGOGIA EM INTERFACE COM A PEDAGOGIA SISTÊMICA NAS DISFUNCIONALIDADES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

10.
Damaris Oliveira Cavalcante. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

11.
DORIS EDNA VIEIRA DE SOUZA. GESTÃO DE AULA E ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA INFANTIL DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS DE IDADE.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

12.
Márcia Santos Neves. O CONTO COMO FERRAMENTA PROPULSORA DOS PROCESSOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

13.
ADRIANA DOS SANTOS SANTANA. O LÚDICO COMO FORMA DE LETRAMENTO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

14.
SILVIA MACHADO SILVA. Dislexia ? Distúrbio de Aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

15.
SABRINA QUINTAS PEDREIRA DIAS. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

16.
Christ, Ronaldo Macedo.. A Contribuição das Tecnologias para o Desenvolvimento do Deficiente Visual.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

17.
DINAHELZA GUEDES DE PAULO. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

18.
JUREMA GRANDE BRANDÃO. A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

19.
JULIA MARIA CAMARGO. A DIVERGÊNCIA ENTRE DEFICIÊNCIA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM INTERFERINDO NA IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

20.
Hercília Meneses Almeida. Inclusão: desafios na Educação infantil (enfoque - DI). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

21.
FERNANDA CREMASCHI DOS SANTOS. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KARINA DOS SANTOS ESPERANÇA. REFORÇO PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

2.
GISELE GABRIELE COSTALONGA. A INCLUSÃO DE ALUNOS NAS CLASSES REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL- A FUNÇÃO DO ORIENTADOR E DA SALA DE AEE - O REAL E O IDEAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

3.
Mayara Valença. TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I-INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

4.
Sofia Simonetto Peres de Carvalho. O ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA, DO BILINGUISMO E DA IMERSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS PRIVADAS-SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

5.
Thais Santos. A formação continuada dos professores para o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

6.
Beranisa Rodrigues de Aguiar. LEITURA E LETRAMENTO FORMANDO LEITORES CRÍTICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

7.
CLÁUDIA APARECIDA GUAZELLI. ALFABETIZAR E LETRAR: ANALISANDO O ERRO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A LEITURA E ESCRITA PARA A INTERAÇÃO DO ALUNO NO MEIO SOCIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

8.
Cintia Renata Pascolato. LETRAMENTO ATRAVES DE GENEROS TEXTUAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

9.
http://campus20151.unimesvirtual.com.br/eduead/mod/assign/vi. A ESCOLA E A LEITURA: QUESTÕES DE E PARA REFLEXÃO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

10.
ROSIMEIRE DA CUNHA CASSEVERINI. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

11.
JANAYNA CASSIA VIEIRA SANTOS. O PAPEL DAS ESCOLAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO ? CRIANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

12.
Eunice de Oliveira. O LETRAMENTO E A SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

13.
Gisele Moreira Martins da Conceição. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS REAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

14.
http://campus20151.unimesvirtual.com.br/eduead/mod/assign/vi. Letramento - A paródia em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

15.
Andrea Fernandes de Oliveira Souza. LETRAMENTO VIA GÊNEROS ? LEITURA E PRODUÇÃO PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS ESCOLAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

16.
CLARIANE RODRIGUES SAITER DE VARGAS. LETRAMENTO E A FUNÇÃO DA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

17.
Ana Katy Lazare Gabriel. BOLIVIANOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ABORDAGEM INTERCULTURAL EM SALA DE AULA MULTICULTURAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

18.
Maria Magdalena Giordano Mackinnon Seabra. LETRAMENTO X GÊNEROS TEXTUAIS: DESENVOLVER O DOMINIO DA LEITURA E DA ESCRITA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

19.
Mauro Gonçalves. LETRAMENTO X GÊNEROS TEXTUAIS: O CONTO EM FOCO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

20.
Milleani Nazareth Morais de Oliveira. O DESAFIO DE EDUCAR LETRANDO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

21.
RODINÊ FERREIRA DOS SANTOS. AS NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

22.
LÚCIA MARIA COIMBRA PINA. OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma forma eficaz de ensinar a escrever. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

23.
ADRIANA ALVES FRANCO DE PAULA. GÊNEROS: um percurso histórico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

24.
Adriana Pelagalo Vilas Boas. GÊNEROS DO DISCURSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

25.
Flávia Caetano Trevisan Riva. A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

26.
ALYNE ALVES PEREIRA. PRODUÇÃO TEXTUAL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA MENTALIDADE?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

27.
Gelcimar Gomes de Assis. A INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO NO TRABALHO COM GÊNEROS DO DISCURSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

28.
Luciana Alves de Freitas. GÊNEROS TEXTUAIS: A HISTÓRIA EM QUADRINHOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

29.
Maria da Glória Costa. Análise Estilística do Conto?O Búfalo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

30.
NATHALIANY MARIA SOUZA SCRIVANE. A CRÔNICA LITERÁRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM -. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

31.
Ruth Aparecida de Fátima Stramiéri. VINICIUS DE MORAES E SEUS ADJETIVOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

32.
CLAUDIA HUBNER DE MIRANDA. GÊNERO HUMORÍSTICO E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

33.
Alice Ueda. A CONSTRUÇÃO DA IRONIA NAS CRÔNICAS DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

34.
VASCO GINDE DE OLIVEIRA. Tradução: um estudo do estado da arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

35.
ERNESTO TERUEL. Estilística e aspecto gramatical. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

36.
Alexandra Adele Longobardi Rodrigues. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II A visão do professor sobre as dificuldades de produção textual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

37.
THAIS NASCIMENTO TEIXEIRA. A importância do letramento para a constução do aprendizado da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

38.
Derli Alexandre Matias. Variação Linguística ? A produção do texto oral e/ ou escrito Derli Alexandre Matias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

39.
Acácio de Souza Oliveira. Variação linguística: A produção de texto oral e escrito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

40.
Adalgisa Bittencourt Murta. A linguagem e os desafios da aprendizagem na Escola Estadual Arthur Antonio Fernandes no ano 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

41.
Adenise Padilha Rostirolla. O papel da adjetivação na construção dos sentidos do romance Vidas Secas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

42.
Denise Lemos. Intertextualidade entre Literatura e o gênero crônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

43.
Daniel Raimundo Angel. O mar em Pablo Neruda e Cecília Meirelles: uma análise estilística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Irene da Silva Coelho.

44.
FRANCISCA RODRIGUES D PIRES. INTERNET E EDUCAÇÃO: COMUNICAÇÃO VIRTUAL E COMUNICAÇÃO FORMAL-. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

45.
ANA BEATRIZ CICHELLO SAMPAIO. A EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇAO CONSTRUTIVISTA ? 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

46.
ANA CARLA ALMEIDA DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

Iniciação científica
1.
Viviane Ferreira da Silva. O Letramento via Literatura de Cordel na Educação Infantil para crianças de cinco anos de idade.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.

2.
Guilherme Andreolli Corrêa. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: OS USOS DA TECNOLOGIA VOLTADOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Irene da Silva Coelho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NORONHA, S. C. C.2016NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . COMO RECEBER UM ALUNO SURDO DE INCLUSÃO ?. Unisanta Humanitas, v. V 5, p. 153-163, 2016.

2.
TEIXEIRA, P. N.2016TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. Unisanta Humanitas, v. v 5, p. 142-152, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ? O REGISTRO DO PROFESSOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . COMPORTAMENTO LEITOR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES E ORALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COELHO, I. S.. Entre imagens e letras-uma experiência de construções textuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, A. C. B. ; COELHO, I. S. . Roda de leitura para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II: uma didática para o incentivo da leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COELHO, I. S.. LETRAMENTO VIA GÊNEROS - LEITURA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
COELHO, I. S.. LITERATURA BRASILEIRA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialinstrucionaldidáticoparaPós-GraduaçãoemEnsinoeM.deLínguaeLiteratura).

2.
COELHO, I. S.. Métodos e Técnicas e Ensino de Língua e Literatura. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialinstrucionaldidáticoparaPós-GraduaçãoemEnsinodeLínguaeLiteratura).

3.
COELHO, I. S.. Teoria e Análise de Textos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de Pós-Graduação de Ensino de Língua e Literatura).

4.
COELHO, I. S.. Teorias do texto. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
COELHO, I. S.. Estruturalismo e análise estrutural. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
COELHO, I. S.. A Estética da Recepção. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
COELHO, I. S.. Análise de crônica na perspectiva da Estética da Recepção. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
COELHO, I. S.. Contribuições da linguística textual para a compreensão dos textos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
COELHO, I. S.. Abordagem dos textos não ficcionais-Propaganda, publicidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
TEIXEIRA, P. N. ; COELHO, I. S. . GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL EDUCACIONAL).

11.
TORQUATO, C. ; COELHO, I. S. . GUIA DE AÇÕES PARA APRIMORAR A PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL EDUCACIONAL).

12.
NORONHA, S. C. C. ; COELHO, I. S. . IDEIAS PRÁTICAS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de extensão-curso on line).

13.
COELHO, I. S.. Abordagem dos textos literários ? relações entre imagens. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, I. S.; GIORDANO, F. ; ALVES, M. C. S. P. . XV JORNADA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE PEDAGOGIA UNISANTA. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:39:02