Maria José Batista Pinto Flores

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  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Professora Adjunta-A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação (2006) e graduada em Pedagogia (2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG(2009). Atua como docente do Ensino Superior lecionando: Teorias e Práticas Pedagógicas, Didática do Ensino Superior, Didática Geral, Metodologias de Ensino a Distância, Análise da Prática pedagógica. Pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG e do LEPED-UFRJ Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre pedagogia e docência na educação básica e superior com interesse sobre: teorias pedagógicas, avaliação, processos de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docente e atuação de pedagogos(as) nas instituições de educação básica e superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria José Batista Pinto Flores
Nome em citações bibliográficas
FLORES, Maria;PINTO, Maria José Batista

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
avenida Antonio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (21) 34095329
Ramal: 6221
URL da Homepage: https://www.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Docência universitária na percepção dos professores de uma universidade pública no Brasil e na Argentina., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ângela I. Loureiro de Freitas Dalben.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: universidade pública.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Programa Bolsa Escola sob a perspectiva da família beneficiada,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bolsa Escola; Família; Renda Mínima; Direito a Educação; Política Pública.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
2008 - 2009
Especialização em Educação a Distância.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Título: Curso de Formação em Docência de Ensino Superior.
1997 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Programa Bolsa Escola e a proposta político pedagógica Escola Plural: O desafio pelo direito a Educação.
Orientador: Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Educação Superior: desafios históricos e atuais.. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação Técnico-pedagógica para tutores em EaD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia Quantitativa em Ciências Humanas. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Pedagogia a distância UFMG/UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância e Presencial no Polo Campos Gerais (2008-2011) Assessora nos Trabalhos de Conclusão de Curso (2012-2015

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós graduação
Outras informações
Bolsista do Doutorado Latino-americano: Políticas públicas e profissão docente. Fonte de financiamento: CAPES

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora da Pós Graduação Lato Sensu
Outras informações
Professora na Disciplina Analise Crítica da Prática Pedagógica do Curso de Especialização em História da Africa e Cultura Afrobrasileira

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós graduação CAPES-REUNI, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista CAPES/REUNI vinculada à Diretoria de Ensino da PROGRAD-UFMG.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Assessora pedagógica com vinculo no GIZ-PROGRAD-UFMG - Diretoria de Ensino e inovação, atuando no atendimento e assessoramento aos professores da universidades em relação às suas práticas pedagógicas.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Licenciatura em Educação do Campo
Outras informações
Professora da Disciplina Analise da Prática Pedagógica

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Gestão e produção de material didático p/ EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na produção de material didático para EaD, como o curso de Especialização em Saúde da Família - NESCON - Faculdade de Medicina da UFMG.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contrato Administrativo, Enquadramento Funcional: Professora Subsituta - Auxiliar 01, Carga horária: 20
Outras informações
Contratada, como Professora Substituta, pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) para lecionar Didática e Teorias Pedagógicas para turmas dos cursos de licenciaturas.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador - Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Pós-graduação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Graduação do PET- CAPES, Carga horária: 20

Atividades

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Suplente no Colegiado do curso de licenciatura em Pedagogia.
02/2016 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática no curso de licenciatura em pedagogia e demais cursos
Estágio Curricular no Ensino Fundamental no curso de pedagogia
05/2016 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da proposta de curso EaD - FaE.
04/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de organização dos parâmetros para progressão e promoção na carreira docente.
08/2016 - 10/2016
Ensino, doutorado em educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professora colaboradora na disciplina Profissão docente na América Latina
03/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de currículo da Licenciatura - DMTE.
02/2006 - 12/2012
Ensino, urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Analise Critica da Prática Pedagógica em História da África e cultura afro-brasileira
01/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Auxiliar de Pesquisa.
03/2000 - 03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
Representante dos Discentes da FaE/UFMG.
03/2000 - 03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Tesoureira do DA.
11/1998 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A - Didática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
Didática
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico da Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN LUIS, UNSL, Argentina.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 16
Outras informações
Professora visitante responsável pela Jornada "Intercambio de pesquisas y experiencias sobre docencia universitária" realizada com docentes e estudantes. Essa condição de visitante está articulada ao intercâmbio com a equipe de investigação do Proyeto Regulaciones del trabajo docente en la Universidad Nacional de San Luis, sob coordenação da professora Dra. Ana Maria S. Tello.


Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais - UTRAMIG, UTRAMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora do curso de licenciatura plena, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina Didática


Escola Municipal Rui da Costa Val, E.M. R.C. V., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do 1o. e 2o. Ciclo da Educacão Bás, Carga horária: 20


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Minas Gerais, APAE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 20


Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes, E. E. E. P. L., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógica do Ensino Médio, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária do Programa Bolsa Escola, Carga horária: 20


Escola Infantil Arte e Manha, E.I.A.M, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20


Instituto Educacional Letícia Máris, I.E.L. M, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação - Políticas Públicas - Ensino Superior
2.
Docência: processos e construção


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Procesos de trabajo y saberes docentes en el campo de la enseñanza de las lenguas extranjeras en la Universidad Nacional de San Luis
Descrição: Este nuevo ciclo investigativo pretende evidenciar prácticas que, en y desde la complejidad de la institución universitaria, tienden a recuperar el sentido del trabajo docente, explorando posibilidades que nos permitan reapropiarnos del control de procesos implicados en nuestra labor. Desde la perspectiva de análisis sobre trabajo docente, basándonos en anteriores proyectos de investigación, intentaremos analizar las dimensiones constitutivas de las prácticas de enseñanza de los docentes de Lengua Extranjera en el contexto universitario. Ello implica articular los conceptos de Proceso de trabajo y saberes docentes a fin de dilucidar experiencias que proponen explorar alternativas a enfoques de corte aplicacionista de teorías relativas a la enseñanza de la comprensión de textos en LE en el nivel de Educación Superior. Al tener como centralidad al profesor, sus procesos de trabajo, los saberes y sus prácticas y el trabajo como actividad, proponemos abordar nuestro objeto de estudio desde una perspectiva teórica metodológica de corte cualitativo que posibilite profundizar en las singularidades presentes en las situaciones de trabajo, los valores que circulan acerca de la una actividad situada en un espacio donde lo cotidiano y lo institucional se encuentran. Este análisis puede colaborar a dilucidar las condiciones que configuran la relación de los docentes con la actividad de enseñanza, dando cuenta de posibles prácticas alternativas que procuran recuperar la naturaleza colectiva del trabajo intelectual en el espacio disciplinar de las LE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Apropriações da docência no estágio supervisionado dos cursos de pedagogia a distância e presencial da Universidade Federal de Minas Gerais.
Descrição: Esta pesquisa propõe analisar como os estudantes de um curso de pedagogia a distância e presencial vivenciam o estágio supervisionado em relação à apropriação da docência, partindo do pressuposto de que os estágios constituem espaços de formação nos quais interagem diversos saberes relativos à prática docente. Para tanto estabelecemos os seguintes objetivos: Identificar a concepção, organização e procedimentos previstos na proposta curricular do estágio supervisionado nos cursos de pedagogia a distância e presencial; Entender as expectativas com as quais os alunos chegam e saem do estágio supervisionado; Explicitar e compreender as vivências dos estudantes e suas apropriações em torno da docência na prática de estágio. A pesquisa abarca duas turmas de estudantes, cada uma nos respectivos cursos com os quais serão coletados dados por meio de questionários, entrevistas e grupos focais. Também serão realizados levantamento de dados nos documentos oficiais do curso e entrevistas com coordenadores e docentes envolvidos no processo de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
O ingresso no magistério: políticas de inserção profissional e formação continuada na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Inovação na qualidade do ensino: construção de indicadores para avaliação do processo de implantação do novo currículo do curso de Odontologia da UFMG
Descrição: O objetivo da pesquisa se refere ao levantamento de indicadores junto a comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia para avaliação da implementação do novo currículo do curso em vigor a partir de agosto de 2013. Trata-se de uma pesquisa ação colaborativa voltada para o aprimoramento da qualidade do ensino de graduação;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Implementação e impacto do Convênio Piloto no âmbito das creches da PBH
Descrição: O objetivo do projeto é avaliar o impacto da implementação do novo modelo de gerenciamento do convênio de creches e pré-escolas comunitárias com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, envolvendo 13 creches. Para isso foram analisadas a formo de implementação do Projeto Piloto de convênio, avaliando os seus impactos no atendimento à criança de 0 a 06 anos, a organização do trabalho administrativo e pedagógico das instituições, na perspectiva de possibilitar a formulação de juízos referentes à razão custo/benefício em relação ao projeto educativo realizado no sentido de produzir informações que permitam orientar a formulação das políticas municipais de Educação Infantil, assim como a celebração de futuros convênios. Foram realizadas visitas a todas as creches com registros fotográficos, entrevistas individuais e coletivas com representantes de sindicato, com os dirigentes de creches, com coordenadores pedagógicos e com os gestores do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2000
Avaliação da Implementação do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural
Descrição: Descrição: Objetivo: caracterizar e problematizar a prática atual das escolas municipais,em relação aos eixos norteadores originais do projeto. Explicitar os aspectos que foram possíveis de serem concretizados, as dificuldades para tal, aqueles que não se objetivaram e os rumos que vêm sendo dados pelas escolas em suas práticas cotidianas. Verificar o impacto dessas modificações na organização escolar e na gestão democrática das escolas da RME e em que medida essas modificações contribuem para uma maior autonomia do trabalho por parte dos profissionais da educação. Investigar os processos de ensino/aprendizagem em sala de aula analisando o desempenho escolar dos professores e alunos. O design do Plano de Avaliação compõe-se de : estudo da concepção do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, organização do Banco de Dados pedagógico - administrativo; análise do processo de implementação dos resultados da experiência educativa após quatro anos e três estudos de caso. Esta pesquisa desenvolvida pelo GAME - Grupo de avaliação e medidas educacionais - FAE/UFMG - com a participação de professores da FAE e da FAFICH UFMG . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - Atual
Programa de Apoio à Docência do Ensino Superior
Descrição: O Programa de Apoio à Docência do Ensino Superior ? PADES é uma iniciativa conjunta da PR-4, da Faculdade de Educação e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com o apoio das decanias do CCMN, CCS, CLA, CT e CCJE. O PADES constitui uma via importante de estreitamento da relação entre a universidade e seu corpo docente, possibilitando à UFRJ uma atuação diretamente nas questões relativas ao trabalho hierarquizando ações a partir dos eixos estruturantes ensino, pesquisa e extensão. Com o PADES objetivamos apoiar e promover o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes da UFRJ, pensadas e estruturadas na articulação entre saberes e práticas, e da inerente dialogia entre estes, dando-se especial atenção às que ocorrem nos cursos de graduação. Intervenções baseadas no diálogo e na construção coletiva, a partir dos sujeitos envolvidos, dos contextos em que acontecem e de novas práticas são passos importantes para ações bem sucedidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2012 - Atual
Periódico: Alteridad: Revista de Ciencias Humanas, Sociales y Educación


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência Universitária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Universidade Pública.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SENNA, Maria Inês Barreiros2015SENNA, Maria Inês Barreiros ; RUCKERT, Bianca ; PINTO, Maria José Batista ; LUCAS, Simone Dutra . Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise documental. Arquivos em Odontologia (UFMG), v. v.05, p. 15, 2015.

2.
PIRES, Nair2014PIRES, Nair ; SENNA, Maria Inês Barreiros ; PINTO, Maria José Batista ; RUCKERT, Bianca ; FERREIRA, R. C. . Os sentidos assumidos pelo colegiado do Curso de Odontologia como instância participativa a partir da experiência de uma nova proposta curricular. Revista Docência no Ensino Superior, v. 00, p. 121, 2014.

3.
PINTO, Maria José Batista2013PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Profissão docente e seu trato nas publicações da Revista Brasileira de Educação na primeira década do século XXI.. Extra Classe: Revista de Trabalho e Educação, v. v.06, p. 25-37, 2013.

4.
EITERER, C. L.2007EITERER, C. L. ; PINTO, Maria José Batista . Pessoas diferentes direitos iguais.. AMAE Educando, v. V.40, p. 28-30, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
FLORES, Maria; CONCEIÇÃO, Juliana ; NUNES, C.M.F. . Docência universitária como objeto de estudo e as perspectivas de investigações em cena. In: Julio Diniz-Pereira, João Valdir Alves de Souza, Margareth Diniz. (Org.). PRODOC: 20 anos de pesquisa sobre a profissão, a formação e a condição docentes. 1ed.Belo Horizonte: Autência, 2017, v. unico, p. 001-300.

2.
LUZ, Paulo ; FLORES, Maria . Relações étnico-raciais presentes na história do futebol brasileiro. In: Elza Vidal de Castro. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica : construindo e reconstruindo conhecimentos na prática pedagógica (LASEB). 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. unico, p. 001-304.

3.
FLORES, Maria. O ensino de Didática a partir da experiência como docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Minas Gerais. In: Gisele Barreto da Cruz; Ana Teresa de C. C. de Oliveira; Maria das Graças C. A. Nascimento. (Org.). Ensino de Didática: entre ressignificações e possibilidades. 1ed.Rio de Janeiro: CRV, 2017, v. unico, p. 001-274.

4.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Professor Substituto. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana C.; VIEIRA, Lívia F.. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente.. 1ed.Belo Horizonte: UFMG: Faculdade de Educação. GESTRADO, 2010, v. Único, p. 22-27.

5.
PINTO, Maria José Batista. Trabalho Docente Virtual na Educação a Distância.. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana C.; VIEIRA, Lívia F.. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente.. 1ed.Belo Horizonte: UFMG: Faculdade de Educação. GESTRADO, 2010, v. Único, p. 28-34.

6.
AMORIM, S. ; CORRÊA, J. ; EITERER, C. L. ; FARIA, A. R. ; PINTO, Maria José Batista . O Eixo Educação do campo como ferramenta de diálogo entre saberes e docência.. In: In: Aracy Maritns; Maria Isabel Rocha Cunha. (Org.).. (Org.). Educação do campo - desafios para a formação de professores.. 1a.ed.Belo Horizonte- MG: Autentica, 2009, v. 01, p. 79-94.

7.
EITERER, C. L. ; PINTO, Maria José Batista ; SOUZA, K. C. C. . A disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) na área HIstória da áfrica e Culturas Afro-Brasileiras. In: Ângela Imaculada L. de Freitas Dalben; Maria de Fátima Cardoso Gomes. (Org.). Formação Continuada de Docentes da Educação Básica. 01ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 01, p. 243-255.

8.
DUARTE, M. ; Salgado, Adriana ; Alves, Ana Carolina ; Gravelli, Beatriz ; Sarubi, Érica ; Faria, Geniana ; SILVA, J. M. ; Jussara, Maria Juliana Silva ; PINTO, Maria José Batista ; PINTO, M. N. ; silva JR., Nilson ; Arruda, Renata Kelly ; JORGE, Tiago A. ; Matias, Virginia . Política e administração educacional. In: Samira Zaidan; Eustáquia Salvadora de Sousa. (Org.). Estado do Conhecimento sobre a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: 1986-2005. 1ed.Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2009, v. , p. 001-331.

9.
PINTO, Maria José Batista. Avaliação: verificação do rendimento escolar. In: DUARTE, Adriana M. C.; DUARTE, Marisa R. T.. (Org.). Termos da Legislação Educacional Brasileira. 1ed.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007, v. Único, p. 00-08.

10.
PINTO, Maria José Batista. Avaliação: Avaliação Contínua e cumulativa do desempenho do aluno. In: Adriana Maria Cancella Duarte, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte. (Org.). Termos da Legislação Educacional Brasileira. 1a.ed.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007, v. , p. 00-08.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CONCEIÇÃO, Juliana ; FLORES, Maria . O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: RELATO DAS AÇÕES FORMATIVAS DO GIZ/UFMG. In: I Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitáira, 2018, Rio Claro. I Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. Rio Claro: Even3, 2018.

2.
CONCEIÇÃO, Juliana ; FLORES, Maria ; NUNES, C.M.F. . Ações formativas para Professores do Ensino Superior: um panorama de programas no Brasil e na Argentina. In: IV Seminario Nacional de la Red ESTRADO Argentina ?La regulación del trabajo y la formación docente en el siglo XXI?, 2017, Buenos Aires. IV Seminario Nacional de la Red ESTRADO Argentina ?La regulación del trabajo y la formación docente en el siglo XXI?, 2017.

3.
FLORES, Maria. Pedagogia universitária e a abordagem da avaliação na educação superior brasileira: Evidências a partir de uma revisão de literatura em periódicos nacionais. In: V Encuentro Nacional Y II Latinoamericano: Prácticas de asesorías pedagógicas universitarias, 2017, Rio Cuarto. V Encuentro Nacional Y II Latinoamericano: Prácticas de asesorías pedagógicas universitarias. Rio Cuarto: UniRío editora, 2017.

4.
LIMA, Liliane Gonçalves Fernandes ; OTONI, Shirley Torres de Lima ; BERNADINO, Simone Torres de Lima ; FLORES, Maria . POSSIBILIDADES DE USO DAS TDICs NO ENSINO SUPERIOR: docente é só imigrante digital e estudante é só nativo digital?. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017, Belo Horizonte. III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte, 2017.

5.
BOCCHETTI, A. ; FLORES, Maria ; Gonçalves, Maria Teresa ; Valentin, Igor . Some Walks, multiple senses: catographic experience in a university in Brazil. In: Eurpean Educational Research Association, 2016, Dublin. Eurpean Educational Research Association, 2016.

6.
FLORES, Maria; SENNA, Maria Inês Barreiros . Pesquisa-formação na indução de um processo de trabalho com e sobre o ensino de graduação.. In: XXVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. XXVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Cuiabá: UFTM, 2016. v. unico.

7.
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas ; FLORES, Maria . Política de inserção profissional e formação continuada na rede municipal do Rio de Janeiro. In: XXVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. XXVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Cuiabá: UFTM, 2016. v. unico.

8.
SANTOS, Gustavo ; CRISTIAN, Jeander ; FLORES, Maria . Abordando profissões na sala de aula: Um relato de experiência. In: II Congresso de inovação e metodologia no ensino superior, 2016, Belo Horizonte. II Congresso de inovação e metodologia no ensino superior, 2016.

9.
FLORES, Maria; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL E NA ARGENTINA SOBRE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. In: 37a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2015, Florianópolis. 37a. Reunião Nacional da Anped. Florianópolis: anped, 2015.

10.
FLORES, Maria; PINTO, Daniel Fabian Roca Flores . LA MEDIACIÓN PEDAGÓGICA EN LA TUTORÍA VIRTUAL DE UN CURSO A DISTANCIA EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA BRASILERA. In: IV Encuentro Internacional de Tutoría con enfoque intercultural en la educacion superior, 2015, Lima - Perú. IV Encuentro Internacional de Tutoría con enfoque intercultural en la educacion superior. Lima - Peru: UCH, 2015. p. 305.

11.
TELLO, Ana Maria Sagrario ; PINTO, Maria José Batista . Docentes universitarios de Brasil y Argente ante las politicas de Educación Superior. In: VI Encuentro nacional e IV Latinoamericano: La universidad como objeto de investigación, 2013, San Luis. VI Encuentro nacional e IV Latinoamericano: La universidad como objeto de investigación. Universidad y democracia en Argentina y América Latina. San Luis: Nueva editorial universitaria, 2013. v. único. p. 00-00.

12.
COELHO, M. de L. ; PINTO, Maria José Batista ; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . As contribuições das Dinâmicas de Grupo na formação de professores do Ensino Superior em um curso semi-presencial. In: V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos, 2013, Belo Horizonte. V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED - UFMG, 2013. v. único. p. 00-1.420.

13.
ROCA, Daniel Fabián ; PINTO, Maria José Batista . El impacto del portafolio del estudiante en el aprendizaje de la disciplina de administración. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Belo Horizonte. III SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica CEFET - MG, 2012. v. ùnico.

14.
ROCA, Daniel Fabián ; PINTO, Maria José Batista . LOS DOCENTES UNIVERSITARIOS DE LAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DEL PERÚ EN LA ACTUALIDAD. In: IX seminário internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago de Chile. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima - Perú: UCH - Universidade de Ciencias y Humanidades, 2012. v. único.

15.
PINTO, Maria José Batista; TELLO, Ana M. Sagrario . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA: ALGUNS APONTAMENTOS DE PESQUISA. In: IX seminário internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago de Chile. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima - Perú: UCH - Universidade de Ciencias y Humanidades, 2012. v. único.

16.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . A configuração do trabalho docente na Educação Superior da Argentina e do Brasil a partir das reformas empreendidas desde a década de 1990.. In: Cuarto congreso Nacional/Tercer Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educacion, 2011, Buenos Aires - Argentina. Cuarto congreso Nacional/Tercer Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educacion. Buenos Aires: Cámara del Libro de Argentina, 2011. v. VI. p. 00-00.

17.
PINTO, Maria José Batista; BARCO, S. N. . Modos de Regulação de Sistemas Educacionais Nacionais: Brasil e Argentina. As regulações no campo das políticas de formação Docente na década de 1990.. In: Cuarto Congreso Nacional y Tercer Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación, 2011, Buenos Aires. Cuarto Congreso Nacional y Tercer Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación: ? Hacia dónde va la Educación en la Argentina y en América Latina? Contruyendo una nueva agenda. Buenos Aires: Cámara del Libro de Argentina, 2011. v. VI. p. 00-00.

18.
PINTO, Maria José Batista; PIRES, Nair ; PORTES, Neide Elisa ; SOUZA, Juliana de Fátima . A Educação Superior pública brasileira: uma análise do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). In: Simposio argentino-latinoamericano: Pensar la universidad en sus contextos. Perspectivas evaluativas., 2011, Paraná, Entre Rios, Argentina. Simposio argentino-latinoamericano: Pensar la universidad en sus contextos. Perspectivas evaluativas.. Paraná, Entre Ríos.: Facultad de Ciencias de la Educacion, 2011. v. ÚNICO.

19.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . O trabalho docente nas universidades públicas da Argentina e do Brasil no contexto atual. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2011. v. único.

20.
CORRÊA, J. ; PINTO, Maria José Batista . Formação em docência do Ensino Superior: novas metodologias e novas tecnologias. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente - políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, 2010.

21.
COELHO, M. de L. ; MEDEIROS, Z. ; PINTO, Maria José Batista . Pedagogical management in a virtual learning environment in higher education teaching formation.. In: In: V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009)., 2009, Lisbon. Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education.. Badajoz, Spain :: FORMATEX, 2009. v. V.03. p. 1394-1398.

22.
MEDEIROS, Z. ; EITERER, C. L. ; PINTO, Maria José Batista . A escolha da profissão docente na escrita autobiográfica de educadoras infantis da PBH.. In: In: VII Seminário REDESTRADO Nuevas regulaciones en América Latina,, 2008, Buenos Aires. Anais (Seminário da Redestrado). Buenos Aires - AR: Clacso, 2008.

23.
EITERER, C. L. ; PINTO, Maria José Batista ; SILVA, K. C. . A formação de professores na perspectiva das Relações étnico raciais na escola pública.. In: In: II Colóquio Educação Cidadania e Exclusão,, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio Educação Cidadania e Exclusão.. Rio de Janeiro - BR: UERJ, 2007.

24.
PINTO, Maria José Batista; EITERER, C. L. ; SILVA, K. C. . Relaçoes étnico-raciais na escola pública brasileira e a formação de professores. In: II Jornada Nacionales y latinoamericanas de Pedagogía Universitária. Ensinar y aprender en la Universidad:, 2007, Buenos Aires. Actas de las Segundas Jornadas de Pedagogia Universitaria.. Buenos Aires - AR, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, Maria; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Uma análise do perfil sócio demográfico dos docentes no âmbito das configurações da docência em uma universidade pública brasileira e argentina. In: 11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João Del Rey. 11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014. v. 00. p. 00-00.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Maria José Batista; TELLO, Ana Maria Sagrario ; ROCA, Daniel Fabián ; BALDO, Maria Verónica . Public Universities and their teachers in Brazil, Peru and Argentina.. In: XV Comparative Education world congress, 2013, Buenos Aires. XV Comparative Education world congress: New times, new voices. Buenos Aires: WCSS, 2013.

2.
SENNA, Maria Inês Barreiros ; RUCKERT, Bianca ; PINTO, Maria José Batista ; PIRES, Nair ; LUCAS, Simone Dutra . O processo de implantação de um currículo gera mudanças na proposição de metodologias de ensino e aprendizagem?. In: 47 Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2012, Campinas - São Paulo. Revista da ABENO. São Paulo: Abeno- Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2012. v. 12.

3.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Uma proposta de análise comparativa do trabalho docente nas universidades públicas da Argentina e do Brasil. In: VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: Desafios e tendências da formação profissional: em defesa do público., 2011, Belo Horizonte - MINAS GERAIS. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e educação. Belo Horizonte - Minas Gerais: FaE - UFMG, 2011. v. 00. p. 00-00.

4.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . O trabalho docente nas universidades públicas da Argentina e do Brasil no contexto atual. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste; Pós graduação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.. Rio de Janeiro, 2011. v. único.

5.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . As familias do Programa Bolsa Escola. In: 57a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2005, Fortaleza. 57a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Fortaleza - CE: SBPC, 2005.

6.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . O programa Bolsa Escola sob a perspectiva das famílias beneficiadas. In: X Encontro de Pesquisa da FaE UFMG, 2004, Belo Horizonte. X ENCONTRO DE PESQUISA DA FaE. Belo Horizonte: Napq - FaE, 2004.

7.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Uma análise comparativa dos programs Bolsa Escola. In: IX Encontro de Pesquisa da FaE UFMG, 2003, Belo Horizonte. IX ENCONTRO DE PESQUISA DA FaE. Belo Horizonte: Napq - FaE, 2003.

8.
PINTO, Maria José Batista. Programa Executivo Bolsa Escola e Proposta Política Pedagógica Escola Plural: o desafio pelo direito à Educação. In: 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais. Salvador: SBPC, 2001.

9.
PINTO, Maria José Batista. Programa Executivo Bolsa Escola e Proposta Política Pedagógica Escola Plural: o desafio pelo direito à Educação. In: VII Encontro de Pesquisa FAE/UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: NAPq/FAE, 2001.

10.
PINTO, Maria José Batista. Programa Executivo Bolsa Escola e Proposta Política Pedagógica Escola Plural: o desafio pelo direito à Educação. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

11.
PINTO, Maria José Batista. Programa Executivo Bolsa Escola e Proposta Política Pedagógica Escola Plural: o desafio pelo direito à Educação. In: VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

12.
PINTO, Maria José Batista; SOUZA, Sandra Medina de . Campanha de Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas de Belo horizonte - PET/SLU.. In: Rede Mineiro de Educação Ambiental, 2000, Belo Horizonte. Rede Mineiro de Educação Ambiental. Belo Horizonte, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, Maria. O processo de iniciação à docencia na Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, Maria José Batista; TELLO, Ana Maria Sagrario ; FLORES, D. F. R. ; BALDO, Maria Verónica . Public Universities and their teachers in Brazil, Peru and Argentina.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TELLO, Ana Maria Sagrario ; PINTO, Maria José Batista . Docentes universtarios de Brasil y Argentina ante las politicas públicas de Educación superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINTO, Maria José Batista. Docencia do ensino superior e seus desafios na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TELLO, Ana Maria Sagrario ; PINTO, Maria José Batista . Docentes universitarios de Brasil Y Argentina ante las politicas públicas de Educación Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COELHO, M. de L. ; PINTO, Maria José Batista ; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . As contribuições das dinâmicas de grupo na formação de professores do ensino superior em um Curso semi presencial.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PINTO, Maria José Batista. Currículo e planejamento educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROCA, Daniel Fabián ; PINTO, Maria José Batista . El impacto del portafolio del estudiante en el aprendizaje de la disciplina de administración. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PINTO, Maria José Batista; BARCO, S. N. . Modos de Regulação de Sistemas Educacionais Nacionais: Brasil e Argentina; As regulações no campo das políticas de formação docente na década de 1990.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . A configuração do trabalho docente na Educação Superior da Argentina e do Brasil a partir das reformas empreendidas desde a década de 1990. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . O trabalho docente nas universidades públicas da Argentina e do Brasil no contexto atual.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . Uma proposta de análise comparativa do Trabalho docente nas universidades públicas da Argentina e do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PINTO, Maria José Batista; CORRÊA, J. . Formação em Docência do ensino superior: novas metodologias e novas tecnologias.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PINTO, Maria José Batista. Um processo de desenvolvimento de letramento na escola pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PINTO, Maria José Batista; DALBEN, Ângela I. L. de Freitas . O Programa Bolsa Escola e as famílias beneficiadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PINTO, Maria José Batista. O Programa Bolsa Escola sob a perspectiva das famílias beneficiadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PINTO, Maria José Batista. Família e Escola no Enfrentamento dos Desafios e em Defesa dos Direitos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PINTO, Maria José Batista. Uma análise comparativa dos Programas Bolsa Escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PINTO, Maria José Batista. Apresentação: História, Literatura e educação para as relações etnicorraciais em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental.. Belo Horizonte 662páginas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
PINTO, Maria José Batista. Programa Executivo Bolsa Escola e Proposta Política Pedagógica Escola Plural: o desafio pelo direito à Educação. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2001 (Monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PINTO, Maria José Batista. PIQEG-34: INOVAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO CURRÍCULO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFMG. 2013.

2.
PINTO, Maria José Batista. O currículo generalista na Faculdade de Farmácia da UFMG: análise de sua implantação e percurso. 2013.

3.
PINTO, Maria José Batista. Avaliação Continuada PROEB/SIMAVE - Secretaria de Estado da Educação de MG. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
PINTO, Maria José Batista. O estado do Conhecimento: Produções Acadêmicas sobre a Rede de Ensino de Belo Horizonte 1986/1996. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, Maria José Batista. Uso de tecnologias computacionais: o desafio do limite para pais e profissionais da saúde e educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PINTO, Maria José Batista. Construindo relações pedagógicas na organização dos espaços educativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PINTO, Maria José Batista. Avaliação da aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINTO, Maria José Batista. Mapa Conceitual do Curso de Pedagogia UAB-UFMG. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINTO, Maria José Batista. Currículo e planejamento educacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PINTO, Maria José Batista. Avaliação da aprendizagem. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina virtual).

7.
PINTO, Maria José Batista. Acompanhamento Didático-Pedagógico no âmbito do ReUNi. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PINTO, Maria José Batista. O uso do portfólio como meio para constituirmos uma formação contextualizada e orientada pela autonomia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de graduação).

9.
PINTO, Maria José Batista. Possibilidades de construção de uma avaliação que promova uma formação reflexiva sobre a prática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de graduação).

10.
PINTO, Maria José Batista. O memorial como instrumento formativo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de graduação).

11.
PINTO, Maria José Batista. Portfólio e Avaliação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de graduação).

Demais trabalhos
1.
PINTO, Maria José Batista. Monitoria de Pós-Graduação. Disciplina: Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica, Faculdade de Educação da UFMG. 2004 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOARES, Ademilson; LUZ, Iza Rodrigues; COSTA, Maria P.; OLIVEIRA, Heli S.; FLORES, Maria. Participação em banca de WALDINEI DO NASCIMENTO FERREIRA. Membro suplente: Relações de cuidado realizadas por homens professores nas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CAMPOS, Rogério Cunha; SANTOS, E. P; ARROYO, Miguel G.; SILVA, Rogério Correia; LOPES, José Miguel; PADUA, Karla C.; FLORES, Maria. Participação em banca de MARIA SOL VILLAGOMEZ RODRIGUEZ. Membro suplente: Práctica de la interculturalidad, descolonización y formación docente. El Programa Académico Cotopaxi del Ecuador.. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
DALBEN, Ângela I. L. de Freitas; NUNES, C.M.F.; SILVEIRA, H. E.; DEL-BEM, Luciana Marta; FIALHO, V. M.; FLORES, Maria; GOMES, S. S,. Participação em banca de Nair Pires. Membro suplente: A profissionalidade emergente dos licenciandos participantes do PIBID música em instituições de ensino superior de Minas Gerais: conhecimentos profissionais e propostas de formação docente. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Teixeira, Inês; PINTO, Maria José Batista; PAIXAO, L. L.; Diniz, Savana; NUNES, C.M.F.. Participação em banca de Ana Maria Sagrario Tello. TRABAJO DOCENTE Y POLÍTICAS INSTITUCIONALES EN LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE RIO CUARTO, ARGENTINA, 2011-2015. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLORES, Maria. Participação em banca de Gabrielle Carvalho Mariani. Acesso e permanência escolar do adolescente trabalhador. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FLORES, Maria. Participação em banca de Frederico de Araujo Toledo. Algumas considerações sobre o perfil de mulheres participantes do Programa Bolsa Família que retornam à escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FLORES, Maria. Participação em banca de Daniela Demetrio Raid. A construção das percepções e possibilidades de duas famílias beneficiárias do bolsa famiília em uma escola estadual do município de Conceição do Mato Dentro: uma abordagem sistêmica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
FLORES, Maria. Participação em banca de Flora Alves Nogueira. O processo de escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas educacionais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FLORES, Maria. Participação em banca de Fernanda Jardim de Melo. Abandono escolar juvenil e suas possíveis intelocuções com o programa bolsa família. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
FLORES, Maria. Participação em banca de Fernanda França Abreu Matos. Os impactos do Programa Bolsa Família na permanência escolar dos alunos beneficiados pelo programa em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte em uma área de grande vulnerabilidade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
FLORES, Maria. Participação em banca de Fabiana maria de Souza Machado. A percepção dos alunos da Escola Municipal Paulo Freire sobre o Programa Municipal Escola Integrada. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: Educação, Pobreza e desigualdade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Constant, Elaine; Ivenick, Ana; FLORES, Maria. Participação em banca de Andrea Soares Lameiras.SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SAERJ): A AVALIAÇÃO EM DISPUTA NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DO ENSINO MEDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, Heli; PINTO, Maria José Batista. Participação em banca de Alessandra Barbosa dos Santos.A política de Educação Inclusiva no município de Formoso: limites e perspectivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Cíntia Ribeiro Alves.A música na Educação Infantil: o educar, o brincar e cuidar como elementos indissociados da prática educativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Daiana Alves da Silva.Lúdico na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Eliane Aparecida Martins de Melo.Diversidade Religiosa na Educação Infantil nas Escolas Públicas de Buritis ? MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Gabriele da Silva Alves Santarem.O bulliyng nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a importância de se trabalhar essa temática nos anos iniciais da educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Franciele Fernandes da Silva Zary.Limites, autoridade e indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, Heli; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Jéssica Ferreira Lima.A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
OLIVEIRA, Heli; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Maycon Amorim dos Reis.O uso das tecnologias nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Monique Mayra Ferreira de Oliveira.A Política de Educação Inclusiva no município de Buritis - MG: limites e perspectivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
OLIVEIRA, Heli S.; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Samara Souza Amorim Leite.Perfil dos alunos da Educação de Jovens E Adultos da Escola Municipal Antônio Zeferino em Arinos ? MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
OLIVEIRA, Heli; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Maycow César Rodrigues dos Santos.O lúdico na construção do conhecimento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
OLIVEIRA, Heli S.; FLORES, Maria. Participação em banca de Geciara Lopes de Souza.Os limites e as possibilidades do dever de casa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
OLIVEIRA, Heli; VAZ, Ana Cristina R.; FLORES, Maria. Participação em banca de Tiago Brugnara.A influência dos pais no desempenho escolar dos alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas; FLORES, Maria; REIS, Rosemary Freitas. Participação em banca de Bruna Ramos de Oliveira.O trabalho docente e o perfil dos professores iniciantes na rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
FLORES, Maria; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas; CRUZ, Giseli Barreto. Participação em banca de Rosemary Souza Moreira.As concepções espontâneas de alunos de cursos de licenciaturas da UFRJ acerca da Didática.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
FLORES, Maria; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas. Participação em banca de Rosineire Silva de Almeida.Multidimensionalidade da Didática Fundamental nas práticas de três professoras formadoras do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FLORES, Maria. Concurso para provimento de cargos de professor de Ensino Básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. 2014. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Outras participações
1.
FLORES, Maria. I Encontro do Internato em Saúde Coletiva da FOUFMG. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FLORES, Maria; NEVES, Vanessa. XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG XII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FLORES, Maria. Avaliadora nas Sessões de apresentação de pesquisas do CFCH na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FLORES, Maria. Avaliação das apresentações de portfólio acadêmico na XVII Semana de Graduação da Pró-Reitoria de graduação da UFMG.. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio sobre ensino de Didática do LEPED.Mesa Redonda: Ensino de Didática: Experiências e processos formativos. 2016. (Simpósio).

2.
II Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED. 2014. (Simpósio).

3.
Encontro de Capacitação do Curso de Pedagogia UAB-UFMG. 2012. (Encontro).

4.
I Colóquio Politicas públicas em educação e gestão dos sistemas educacionais. 2012. (Outra).

5.
10o Encontro de Pesquisa da Região Sudeste. 2011. (Encontro).

6.
Encontro de Capacitação do Curso de Pedagogia UAB-UFMG. 2011. (Encontro).

7.
IV Congreso Nacional de Estudios Comparados en Educación. 2011. (Congresso).

8.
VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação profissional em defesa do público. 2011. (Simpósio).

9.
IV Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria. 2010. (Congresso).

10.
Seminário Internacional Políticas Educacionais e trabalho docente perspectiva comparadas. 2010. (Seminário).

11.
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

12.
32a Reunião Anual de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

13.
III Seminário Práticas de Ensino na Universidade. 2009. (Seminário).

14.
Seminário Formação Continuada em Docência na Educação: Construindo Parcerias. 2009. (Seminário).

15.
Geografia Africana e Afro-brasileira na sala de aula. 2007. (Outra).

16.
Religiosidade Afro-brasileira e Educação: desafios e impactos gerados pela lei 10.639/03. 2007. (Outra).

17.
Um caso de neocolonialidade e apagamento curricular: um olhar para a não-inclusão da África e sua cultura nos currículos brasileiros. 2006. (Outra).

18.
57a Reunião Anual da SBPC. 2005. (Congresso).

19.
VII Encontro de Pesquisa em Educacão da Região Sudeste. 2005. (Encontro).

20.
27a. Reunião Anual da ANPED. 2004. (Congresso).

21.
Desigualdades Raciais e Políticas Públicas. 2004. (Outra).

22.
Encontro Formação Bolsa Escola. 2004. (Encontro).

23.
I Forum Nacional de Pedagogia: Formação/identidades/práticas. 2004. (Seminário).

24.
II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG: acesso e permanência da população. 2004. (Seminário).

25.
II Simpósio Trabalho e Educação. 2004. (Simpósio).

26.
Seminário Juventude e EJA: políticas públicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2004. (Seminário).

27.
XXVIII Encontro Anual da ANPOCS. 2004. (Encontro).

28.
Seminário Polêmica da Raça: o olhar da sociologia e da biologia. 2003. (Seminário).

29.
Seminário Internacional Bolsa Escola: A educação como instrumento de inclusão social. 2002. (Seminário).

30.
VIII Congresso Estadual das APAES de Minas Gerais. 2002. (Congresso).

31.
VII Seminário Estadual das Comissões Municipais de Emprego. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, Maria. Condições docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. (Outro).

2.
FLORES, Maria. 2 Seminário de Estudos sobre Prática de Ensino e Gestão do curso de Pedagogia, 2 Encontro PIBID - Pedagogia - UFRJ, I Encontro Prodocência UFRJ. 2014. (Outro).

3.
FLORES, Maria. III Fórum de Docência do Ensino Superior. 2013. (Outro).

4.
FLORES, Maria. VIII Seminário Internacional RED ESTRADO - UCH - CLACSO y II Seminario de Politicas Educativas en Lationamérica - UCH. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia Santos Lorentz.. Educando para a diversidade : uma proposta para o Programa Escola Integrada de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

2.
Rita Miranda Soares.. Oficina literária étnico-racial no espaço da biblioteca escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

3.
Margareth Apolinária Ferreira.. A percepção dos professores sobre a lei 10.639/03 e a revisão do conteúdo de Geografia do terceiro ciclo]: o caso de uma escola da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

4.
Sander Oliveira Melo. Primeiros passos: educação física, dança e relações étnico-raciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

5.
Paulo Henrique da Silva Luz. Relações étnico-raciais presentes na história do futebol brasileiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

6.
Luciana Chaves de Aguiar Pacheco. Trabalhando com as africanidades na educação infantil através da obra de Cândido Portinari e da literatura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

7.
Thais Viana Pongelupe Rocha. Rap na sala de aula: possibilidades de implementação da lei 10.639-03. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

8.
Valdirene Alves Belchior. A abordagem étnico-racial através da literatura infantil e a formação de professores. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

9.
Paulo Roberto Aguiar de Souza. Ações educativas de combate ao racismo no âmbito escolar e valorização da cultura afro-brasileira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

10.
Lúcia Maria Estanislau.. Os africanos, os brancos e os indígenas : elementos para discutir a diversidade na história do Brasil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

11.
José Márcio Duarte de Assumpção. O baobá do lado de cá:: os elementos culturais afrobrasileiros em uma perspectiva identitária dentro da sala de aula). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

12.
Maria Aparecida Cardoso Gomes Prata.. Combate ao racismo e construção de relações étnico-raciais no primeiro ano do terceiro ciclo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

13.
Marilene Penido de Pinho Ferraz.. Os espaços sócio-culturais da cidade e o direito ao acesso e à apropriação dos mesmos, independente da cor ou condição social. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

14.
Elaine Anunciação. História, literatura e educação para as relações étnico-raciais em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

15.
Carlos Roberto dos Santos. Identificando e superando o racismo na escola. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

16.
Ivna de Sá Roriz de Paula. Publicação 2010.. Projeto "eu sou assim!" [manuscrito] : a construção da identidade na educação infantil numa perspectiva de afirmação étnico-racial positiva. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Ed) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sidney Araújo Dos Santos. LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO: como são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

2.
Darci A. de Mesquita Morais. A indisciplina escolar na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

3.
Marcela Maria de Oliveira Silva. A repercussão da gravidez na adolescência sobre a vida profissional e escolar de mulheres no município de Campos Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

4.
Ana Maria da Silva Santos. Tecnologias digitais e sua relação com a educação: a utilização do computador pelos professores na prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

5.
Elisângela Swerts Fonsêca Rodrigues. Ensino de Matemática: tendências que predominam na prática educativa dos professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.

6.
Lilian Daiene Novais. A visão dos professsores de escolas regulares e da APAE em Campos Gerais acerca do processo de inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia UFMG - UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Batista Pinto Flores.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SENNA, Maria Inês Barreiros2015SENNA, Maria Inês Barreiros ; RUCKERT, Bianca ; PINTO, Maria José Batista ; LUCAS, Simone Dutra . Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise documental. Arquivos em Odontologia (UFMG), v. v.05, p. 15, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, Maria. O processo de iniciação à docencia na Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, Maria. Condições docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. (Outro).




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