Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). É docente nos cursos de graduação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) nas modalidades presencial e a distância (Programa de Ensino a Distância). Atua nas áreas afins de Matemática, Estatística e Bioestatística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça;MORAES, FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba.
Avenida Nenê Sabino, 1801
Universitário
38055500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198800
URL da Homepage: http://www.uniube.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Estatística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Um novo estimador exponencial por partes da curva de sobrevivência: um estudo comparativo.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Francisco Louzada Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
1999 - 2001
Graduação em Matemática.
Universidade São Luís, UNI-SÃOLUÍS, Brasil.
1997 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
E.E."Profª Dolores Belém Novaes", E. E., Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Educação Integrada Sonho Meu S/C Ltda, CEI SONHO MEU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

03/2001 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
03/2001 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Ciências

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Docente nos cursos de graduação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) nas modalidades presencial e a distância (Programa de Ensino a Distância). Na modalidade presencial atua nas áreas afins de Matemática, Estatística e Bioestatística. Na modalidade a distância atua como Professora Responsável e Tutora, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dos componentes: Estatística Básica e Inferencial; Métodos Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II e Bioestatística II, para os cursos de graduação.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora Web, Carga horária: 7
Outras informações
Participação no Programa de Ensino a Distância como Orientadora Web dos Cursos de Educação a Distância em Administração, Ciências Contábeis, Agronegócio e Tecnologia de Produção Sucroalcooleira. Área de atuação: Probabilidade e Estatística.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações
Período de participação no Programa de Ensino a Distância como Professora convidada dos Cursos de Educação a Distância em Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia de Produção Sucroalcooleira. Áreas de atuação: Matemática e Probabilidade e Estatística.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Descritiva
Estatística Inferencial
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Descritiva
Estatística Inferencial
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Descritiva
Estudos Lógico-matemático II (Cálculo Diferencial e Integral II e Geometria Analítica)
Métodos, Ferramentas computacionais e Tecnológicas II (Probabilidade e Estatística)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemático II (Cálculo Diferencial e Integral II e Geometria Analítica)
Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II (Probabilidade e Estatística)
02/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemático II (Cálculo Diferencial e Integral II e Geometria Analítica)
Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II (Probabilidade e Estatística)
02/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
02/2014 - 07/2014
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógico-Matemático I (Cálculo Diferencial e Integral I e Álgebra Linear)
Estudos Lógico-Matemático II (Cálculo Diferencial e Integral II e Geometria Analítica)
Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II (Probabilidade e Estatística)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógicos Matemáticos II
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II
02/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógicos Matemáticos II
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas II
02/2013 - 07/2013
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
02/2013 - 07/2013
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
02/2013 - 07/2013
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
02/2013 - 07/2013
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
02/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Pesquisa e Estatística
02/2012 - 07/2012
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2012 - 07/2012
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Probabilidade e Estatística
07/2011 - 12/2011
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
07/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Pesquisa e Estatística
07/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2011 - 07/2011
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2011 - 07/2011
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Pesquisa e Estatística
02/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Probabilidade e Estatística
07/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
07/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Probabilidade e Estatística
07/2010 - 12/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Calculo Diferencial e Integral I
Probabilidade e Estatística
02/2010 - 07/2010
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2010 - 07/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
07/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Decisões Administrativas I
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Probabilidade e Estatística
07/2009 - 12/2009
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
02/2009 - 07/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Decisões Administrativas I
07/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
07/2008 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde e Sociedade I - Bioestatística
07/2008 - 12/2008
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde e Sociedade III - Bioestatística
07/2008 - 12/2008
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Biotecnologia e a Ética (Bioestatística)
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
02/2008 - 07/2008
Ensino, Tecnologia de Produção Sucroalcooleira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
07/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II

Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, FCETM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2007 - 07/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Administração

Instituição Educacional Guilherme Dorça S/S Ltda, FACTHUS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

10/2006 - 03/2007
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formando mais que profissionais: acompanhamento do egresso de Engenharia Civil da Uniube/Uberaba entre 2015 e 2017
Descrição: Nesta pesquisa busca-se tecer considerações sobre o termo ?egresso?, recorrendo-se à etimologia da palavra, e, por meio de uma abordagem conceitual, propor a presente pesquisa que busca representar um conjunto de conhecimentos que permitia a apreensão da realidade educacional de engenheiros e engenheiras civis formados na Universidade de Uberaba, no intervalo temporal entre 2015 e 2017. No Brasil, no âmbito educacional, o termo designa o discente que deixou de pertencer a uma comunidade escolar, abrangendo, consequentemente, as categorias de diplomados, transferidos, desistentes e jubilados. Partindo-se desse pressuposto teórico, entendemos a necessidade de acompanhar os egressos, no caso do projeto, de Engenharia Civil, da Universidade de Uberaba, com o objetivo de verificar se o perfil do egresso, como consta no projeto pedagógico do Curso de Engenharia Civil da mesma instituição, está consolidado. Para essa pesquisa, lançamos mão da metodologia com cunho qualitativo, valendo-se da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, por meio da utilização de questionários como instrumento de coleta de dados, além da utilização da técnica de grupo focal. Para análise dos dados, estamos lançando mão da técnica de análise de conteúdo. Esperamos que ao final da pesquisa seja possível pensar e repensar as práticas formativas, de modo que possamos propor um outro ou novo perfil final dos/das egressos de Engenharia Civil, da Uniube, a partir das análises dos dados. Além disso, esperamos propor e sugerir cursos de extensão, capacitação profissional e até mesmo de formação acadêmica, que colaborem para a com a formação continuada dos engenheiros e engenheiras formados pela Uniube, garantindo, por mais tempo, sua permanência na instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes - Coordenador / SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE - Integrante / VITOR HUGO DE SOUZA NOGUEIRA - Integrante / Weverson Leandro Custodio - Integrante.
2017 - Atual
Plataforma BIM: análise das ferramentas da interoperabilidade
Descrição: A necessidade de unir profissionais dos diversos setores e localidades da indústria da construção civil, fez nascer a plataforma BIM (Building Information Modeling). Trata-se de uma metodologia que tem como objetivo criar, desenvolver e gerenciar um projeto de construção, durante todo o seu ciclo de vida, além de ser uma excelente ferramenta de gestão. No Brasil, o gerenciamento dos projetos, no geral, ainda ocorrem de maneira bastante conservadora, e partindo-se desse pressuposto entendemos a necessidade e a importância deste estudo com o objetivo de apresentar uma metodologia mais eficaz no ramo da construção civil. Para essa pesquisa são revistos o conceito de interoperabilidade, a sua importância dentro da plataforma além das ferramentas que fazem a comunicação entre a plataforma e os softwares, já que, o maior desafio para os usuários é obter a máxima eficiência na interoperabilidade da plataforma, o que evita a incompatibilidade dos aplicativos usados. O BIM oferece aos usuários grandes potencialidades como, aumento de produtividade, eficácia e desempenho de qualidade dos serviços, tendo em vista que o setor AEC (Arquitetura e Construção) é cada vez mais fragmentado, em etapas especificas, em um único projeto. Dessa forma garantir a interoperabilidade na plataforma para os stakeholders do projeto de engenharia, na utilização e flexibilidade dos softwares que compõem o BIM é o futuro. Essa metodologia construtiva é suficiente para suportar a demanda dos inúmeros profissionais das diversas modalidades e especialidades da AEC, desse modo buscar o aperfeiçoamento da interoperabilidade é uma tarefa bastante complexa para os profissionais de gestão da indústria da construção civil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes - Integrante / WELINGTON MRAD JOAQUIM - Coordenador / BRUNO PONGETI LARA - Integrante.
2017 - Atual
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: análise do consumo per capta de água em cidades do Estado de Minas Gerais
Descrição: A crise ambiental tem exigido a cada dia maior comprometimento do ser humano com a utilização responsável dos recursos naturais, principalmente com os recursos hídricos. Nesse contexto, surge a necessidade de conhecer as reais demandas por recursos hídricos de cada cidadão em função de suas características culturais, econômicas e sociais, além das interferências promovidas pelo ambiente no consumo de água dessas pessoas. Para a análise do consumo per capita de água em cidades do Estado de Minas Gerais serão utilizadas informações presentes no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) como: consumo por cidade, índice de perdas, índice de atendimento, características sociais e ambientais das cidades em análise; haja vista que essas características determinam as necessidades de água de cada indivíduo. A partir dessa análise, espera-se como resultado o agrupamento das cidades mineiras em função do consumo médio per capita e a identificação dos fatores que são decisivos para gerar maior ou menor demanda de água por habitante. Com o desenvolvimento deste projeto, espera-se que as pessoas envolvidas com a pesquisa possam desenvolver visão crítica sobre o consumo per capita de água no meio urbano. Também, por meio da análise proposta neste projeto, acredita-se que é possível ampliar a formação política, educativa, social e técnica dos envolvidos com a pesquisa, de modo a se tornarem pessoas e profissionais mais conscientes da realidade em que se vive quanto as demandas de água e deficiências dos sistemas de abastecimento público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes - Integrante / CRISTIANO DORÇA FERREIRA - Coordenador / VINICIUS ARCANJO DA SILVA - Integrante / Luis Gustavo França Magalhaes - Integrante / ANNA CLARA MENDES - Integrante.
2015 - 2017
ESTATÍSTICA DE CONSUMO: ações educativas para a construção de uma consciência ambiental coletiva
Descrição: A crise ambiental tem exigido reflexões sobre as práticas sociais vigentes, colocando sob suspeita a validade de bases conceituais e operativas que propõem um desenvolvimento que desconsidera diferentes modos de vida. Internalizar ações e criar hábitos que permitam avançar no sentido da educação para a sustentabilidade, tem se tornado tarefa difícil. O curso de Engenharia Ambiental almeja formar profissionais compromissados com a recuperação de áreas degradadas e com a elaboração de projetos que minimizem impactos ambientais, sociais e econômicos da sociedade. Por isso, por meio da pesquisa-ação pretende-se promover a redução do consumo de água e energia elétrica numa escola estadual da cidade de Uberaba/MG e promover ações educativas que colaborem para a construção da consciência ambiental coletiva. Espera-se por meio desta pesquisa, que a análise estatística dos dados coletados possa permitir a elaboração coletiva de ações e estratégias educativas que visem a redução do consumo de água e energia elétrica; que as ações educativas possam contribuir para que os participantes da pesquisa repensem esse consumo, a fim de possibilitar caminhos para a conscientização ambiental; que a avaliação do projeto, junto à comunidade escolar, a partir da análise estatística comparativa de dados, permita perceber a eficácia ou não das ações educativas implementadas; e, por fim, que haja propositura coletiva, se necessário, de novas medidas de redução de consumo, caso as implementadas não forem satisfatórias. No mais, espera-se ainda que as pessoas envolvidas com a pesquisa possam ter condições de perceber a importância desse projeto na sua cotidianidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes - Coordenador / TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA - Integrante / Leandra Mota da Silva - Integrante / Taiyosco Sato Chagas - Integrante / Giovanna Júlia Silva - Integrante.
2014 - 2017
A segurança do trabalho na construção civil: desafios para a implementação de estratégias de segurança.
Descrição: A segurança do trabalho na construção civil consiste de um tema importante em qualquer área laboral, pois a saúde dos profissionais que desenvolvem tais atividades está diretamente ligada ao perfil do trabalho e ao modo como são executadas as técnicas e manejo dos equipamentos de trabalho. Umas das estratégias eficientes é a implementação de estratégias especificas a fim de manterem a segurança dos diversos profissionais que ali desenvolvem suas atividades laborais. E por se tratar de um campo amplo de trabalho percebemos o quanto preciso é que esse tema seja tratado com seriedade e compromisso, pois, a especificidade dos diversos trabalhos nesse setor abarca medida de seguranças diferenciadas. Existem desafios encontrados na prática das estratégias de seguranças nas diversas áreas da construção civil. Através da analise dos fatores que interferem na concretização das estratégias de segurança na construção civil. Setor esse de grande empregabilidade das camadas pobres de homens no Brasil, e considerada um dos serviços laborais com maior potencial de risco a saúde em todo o mundo, liderando as pesquisas com maior taxa de acidentes fatais, não fatais, e incapacitantes. Dentre as maiores causas de morte na construção civil, encontram-se os acidentes de trabalho. Entre outras enfermidades que acometem esses profissionais encontram-se: dermatites, intoxicação por chumbo, exposições a asbestos e sintomas musculoesqueléticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes - Coordenador / FERNANDO HENRIQUE SILVA MELO - Integrante / THAINARA RODRIGUES SOUZA - Integrante / Caio Freitas Ferreira de Lima - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
CONSTRUINDO CIDADANIA: A UNIVERSIDADE E O NOVO PARADIGMA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Descrição: A perspectiva deste trabalho é buscar contribuir para a formação das novas gerações de profissionais da área de engenharias, sistema de informação e medicina, através de uma reflexão sobre a questão da responsabilidade social como um novo paradigma no cotidiano das ações implementadas pela Universidade de Uberaba. A contribuição deste trabalho é estimular a formação de novos multiplicadores de ações de responsabilidade social nas áreas da produção do conhecimento acima supracitadas, bem como fomentar a concepção de novas experiências no município de Uberaba, atentando para a possibilidade de ser estabelecida uma ligação entre este tema e a questão da condição precária de moradia e vulnerabilidade social da população do município de Uberaba. A justificativa para este trabalho é contribuir para a preservação das condições de vida das populações mais carentes e com maior risco de vulnerabilidade social, atentando prioritariamente para o homem e a sua moradia. Concomitantemente neste debate, propiciaremos a inclusão dos discentes e professores dos cursos envolvidos, para assim estabelecermos uma conexão entre o espaço acadêmico e a sociedade, priorizando não somente a formação de um profissional preparado para mercado de trabalho, mas um cidadão crítico-reflexivo acerca da desigualdade social e suas diversas interfaces. Portanto o referido projeto preocupa-se não somente em enfatizar a formação acadêmica de seus discentes, mas sim a formação de líderes que irão fazer a diferença no seu local de trabalho, conforme afirma o Diretor da Business Harvard School, Nitin Nohria: A missão de Harvard é formar líderes que façam diferença no mundo. O que quer dizer formar líderes para fazer a diferença no mundo? De que tipo de líderes estamos falando? Daqueles que se declaram líderes ou daqueles que o declaram líderes? As pessoas dizem que alguém é um líder porque acreditam na sua capacidade de fazer coisas, na sua competência para resolver problemas, na sua competência para fazer julgamentos, para compreender a organização em que trabalham. Igualmente, os líderes têm que ter caráter. Não basta não ser ladrão e não mentir para ter caráter. Ter caráter é muito mais que isso. As pessoas estão procurando por líderes que têm caráter, que saibam criar valores aclamados pela sociedade. Se você resolve problemas da sociedade, se você colabora para a construção do bem estar social, você faz a diferença. O líder deve entender os riscos e criar valores, ao invés de só reclamar por valor. Os líderes devem ter uma imaginação aberta. Há várias maneiras de fazer a diferença. A maioria dos líderes não são arrogantes. Para que ser arrogante, se já têm poder? Competência, caráter, imaginação, humildade. O líder inspira confiança: - Tenho um último dólar para investir e vou ouvir você! Por conseguinte o novo paradigma relacionado ao papel das universidades e a Responsabilidade Social na construção de uma sociedade com profissionais comprometidos com a coletividade e o bem estar social é o grande desafio no mundo globalizado e no contexto acadêmico. Nesta perspectiva o Curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba irá intermediar a prática da Responsabilidade Social entre a iniciativa privada, o Estado e a comunidade local, ou seja, estabelecendo especificidades entre o capitalismo, a produção do conhecimento e a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
POP - Projeto de Orientação a Pesquisa
Descrição: O Projeto de Orientação a Pesquisa ? POP será desenvolvido pela docente Drª Roberta Afonso Vinhal Wagner com atuação como orientadora, para alunos matriculados nos cursos de graduação em Engenharia , Sistemas de Informação e demais cursos da Universidade de Uberaba e demais instituições de ensino . A partir da experiência acumulada pelo professor orientador e pelos alunos participantes do POP nos processos de produção do conhecimento científico, além das vivências proporcionadas pelo trabalho nas orientações, será possível contribuir para favorecer a Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da graduação. O POP busca propiciar aos alunos condições diferenciadas para a realização de atividades curriculares e extracurriculares, visando complementar sua formação acadêmica, contribuindo para a formação crítica, consciente, social e cidadã e ainda favorecer a vivência do discente na prática da Iniciação Científica favorecendo a integração entre ciência/academia/mercado de trabalho e educação continuada em estudos vinculados aos programas de pós-graduação. O POP (Projeto de Orientação à Pesquisa) propiciará aos discentes uma revisão minuciosa da escrita acadêmica correta e do uso da Metodologia Científica no cotidiano acadêmico, propiciando ao discente a prática constante e correta da escrita acadêmica e o uso da Metodologia Científica no cotidiano acadêmico. Por conseguinte, estas práticas proporcionarão aos discentes o conhecimento da importância da pesquisa no seu processo de formação, pois participarão da elaboração de Projetos de Pesquisa juntamente com seus respectivos orientadores e submeterão os mesmos aos órgãos de fomento à pesquisa científica, sendo eles CAPES, CNPQ, FAPEMIG E UNIUBE.É imprescindível destacarmos que os discentes que participarem do POP serão alunos em potencial para participarem dos diversos cursos de Pós Graduação da Universidade de Uberaba..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa XVII Seminário de Iniciação Científica - Trabalho: Segurança do trabalho na construção civil como fator de produtividade: análise de organização do sistema, Universidade de Uberaba - MG.
2015
Menção Honrosa XVI Seminário de Iniciação Científica - Trabalho: Segurança na construção civil: acidentes mais comuns e as suas prevenções, Universidade de Uberaba - MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, J. G.2018SANTOS, J. G. ; SILVA, L. O. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça . Proposta de treinamento para organizações logísticas no modelo de aprendizagem baseadas em problemas. Evidência, v. 14, p. 73-82, 2018.

2.
MORAES, FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA2017MORAES, FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA; SILVA, LEANDRA MOTA DA ; SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE . O consumo consciente de água: uma experiência a partir da iniciação científica. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, v. 13, p. 114-128, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Estatística descritiva. 1. ed. Uberaba - MG: Universidade de Uberaba, 2017. v. 1. 148p .

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Estatística descritiva. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. v. 1. 146p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Leandro Martins da ; RIBEIRO, Anderson Osvaldo ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça ; MANZAN, José Ricardo . Aplicações da derivada. Cálculo diferencial e integral, volume 2. 1ed.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010, v. 2, p. 1-79.

2.
TEOBALDO NETO, A. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça . Estatística descritiva: a importância da estatística no dia a dia. Geotecnologias e estatística básica aplicadas à geografia. 1ed.São Paulo - SP: Pearson Education do Brasil, 2010, v. 4, p. 133-180.

3.
SILVA FILHO, Abedenago Nillo da ; OLIVEIRA, A. A. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça ; FREITAS, F. M. S. ; BARBOSA, I. . Integrais definidas: aplicações em cálculo de área e volume. Engenharia de Produção. 1ed.uberaba: UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2009, v. 4, p. 39-66.

4.
OLIVEIRA, Carlos Augusto ; LOPES, F. M. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça ; ANJO, L. F. S ; ORBOLATO, R. G. ; LANGONI, V. M. . Estatística descritiva. Engenharia Elétrica. 3ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, v. 2, p. 43-76.

5.
SILVA FILHO, Abedenago Nillo da ; OLIVEIRA, A. A. ; ZAGO, E. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça ; NOGUEIRA, L. M. . A derivada e suas aplicações. Engenharia de Produção. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008, v. 1, p. 11-28.

6.
SILVA, Cássio Silveira da ; ZAGO, Ely ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça ; SILVA, Leandro Martins da ; Eustáquio, Marcelo ; FERNANDES, Silvânio Márcio . Integrais definidas. Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007, v. 3, p. 87-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SOUZA, T. Z. ; SILVA, G. J. ; SILVA, L. M. ; CHAGAS, T. S. . ÁGUA E ENERGIA: AÇÕES COLETIVAS PARA MUDANÇA DE HÁBITOS DE CONSUMO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CORINA DE OLIVEIRA. In: 10º ENTEC ? Encontro de Tecnologia:, 2016, Uberaba - MG. 10° ENTEC ANAIS ISSN nº 2358-8640 2016, 2016.

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; LIMA, C. F. F. ; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. . MUNICÍPIO DE UBERABA: ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: 10º ENTEC ? Encontro de Tecnologia, 2016, Uberaba - MG. 10° ENTEC ANAIS ISSN nº 2358-8640 2016, 2016.

3.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; MELO, F. H. S. ; SILVA, J. C. P. ; SOUZA, T. R. . OS ACIDENTES OCUPACIONAIS MAIS COMUNS E AS SUAS PRINCIPAIS PREVENÇÕES. In: 9º ENTEC ? Encontro de Tecnologia, 2015, Uberaba - MG. 9° ENTEC ANAIS ISSN nº 2358-8640 2015, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. . ESTRATÉGIAS E CUSTOS PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2015, Ribeirão Preto - SP. Anais do Conic-Semesp / Volume 3, 2015 ? Universidade de Ribeirão Preto ? UNAERP, 2015.

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; CAETANO, F. S. ; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. ; ZAGO, V. G. S. . A segurança do trabalho na construção civil. In: 8º EnTec ? Encontro de Tecnologia da UNIUBE/, 2014, Uberaba - MG. 8° ENTEC ANAIS - ISSN nº 2358-8640 - 2014, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; CHAGAS, T. S. . Estudo das estratégias de redução de consumo de energia. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016, Uberaba - MG. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016.

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SOUZA, T. R. . Segurança do trabalho na construção civil como fator de produtividade: análise de organização do sistema. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016, Uberaba - MG. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016.

3.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; MELO, F. H. S. . Estudo de revisão de literatura: implementação de estratégias de segurança na construção civil. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016, Uberaba - MG. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016.

4.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; LIMA, C. F. F. . Segurança do trabalho na construção civil: a realidade do Município de Uberaba. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016, Uberaba - MG. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica, 2016.

5.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SILVA, J. C. P. . Segurança na construção civil: acidentes mais comuns e as suas prevenções. In: XVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, Uberaba - MG. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica, 2015.

6.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; MELO, F. H. S. . Estudo das estratégias de segurança na construção civil.. In: XVI Seminário de Iniciação Científica, 2015, Uberaba - MG. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica, 2015.

7.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SOUZA, T. R. . Investimentos de saúde e segurança do trabalho na construção civil: análise dos fatores que interferem na concretização desses investimentos.. In: XVI Seminário de Iniciação Científica, 2015, Uberaba - MG. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica, 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. A importância da estatística no dia-a dia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Tabelas e Gráficos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

3.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Medidas de dispersão. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Revisão - Estatística descritiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Medidas de tendência central. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Núcleo Docente Estruturante - Engenharia Civil. 2013. (Membro do Núcleo Docente Estruturante).

7.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Colegiado - Engenharia Civil. 2013. (Membro do Colegiado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Ricardo Palmério Cunha.ESPECIFICAÇÕES E SOLUÇÕES EFICIENTES CONTRA A EROSÃO HÍDRICA EM ESTRADAS VICINAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Cristiane Maris Teixeira.FORMAS EFICIENTES DE RESTAURAÇÃO DAS PATOLOGIAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

3.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Islauane Moreira Silva.PADRONIZAÇÃO DE CORES DAS TUBULAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

4.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Igor Melo Loyola; Manoela Esper de Oliveira.CONCRETO PERMEÁVEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

5.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Carolina Freitas Siqueira Silva; Gustavo André Bino de Olive.PATOLOGIA EM ESTRUTURAS DE AÇO PARA HABITAÇÕES POPULARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

6.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Daiane Aparecida Tomaz.PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES DECORRENTES DA AUSÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO DO SOLO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

7.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Thiago Luiz da Silva Quinaia.DESCASO DO SETOR DE PROJETOS EM LICITAÇÕES PÚBLICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

8.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Douglas Darlan Malheiro Leite; Fernanda Cruvinel Carlos.O USO DO PAVIMENTO PERMEÁVEL PARA REDUÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

9.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Bráulio Silva de Oliveira; Victor Emanoel Santos.ASFALTO DE BORRACHA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

10.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Danyel Mello Felix de Oliveira; Vinícios César de Souza.A GESTÃO DO GESSO E A CERTIFICAÇÃO LEED NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

11.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Igor Ferreira Kurimori; Fernando Severino Alves Neto.O DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

12.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Marcos Vinícios Araújo.ESTUDO SOBRE O TIJOLO COMO MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

13.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Wadi Cecílio Filho.MÉTODO CONSTRUTIVO TECWALL EM LOTEAMENTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

14.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Lucimar de Souza e Paula.PROJETOS DE COSTRUÇÃO CIVIL: A CONTRIBUIÇÃO DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NA ERA DA INFORMAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba.

15.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Ericson Batista dos Santos Inocêncio.APLICAÇÃO DO CICLO DE PDCA NO PROCESSO DE ACIDULAÇÃO DE FERTILIZANTES SUPERFOSFATO TRIPLO FARELADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

16.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Ciro Borges Pimenta.PROGRAMA 5S E SUA APLICAÇÃO NA QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

17.
GRACIOLI, J. T.; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Rafael Moreira Oliveira.CLIMA ORGANIZACIONAL: CONTROLE DO TURNOVER EM UM RESTAURANTE ESPECIALIZADO EM CARNES GRELHADAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

18.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SILVA, L. O.. Participação em banca de Priscila Pereira.MELHORIA CONTÍNUA: AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES SIMPLES E EFICIENTES PARA ESCRITÓRIOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

19.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; SILVA, L. O.. Participação em banca de Jader Cristino Tavares.ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIO: INFLUÊNCIA INDIRETA NA REDUÇÃO DA PRODUTIVIDADE E NA QUALIDADE DO PRODUTO FINAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

20.
CUNHA, A. C. P.; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Fabio Augusto Pais de Oliveira e Coimbra.VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE MANUFATURA ENXUTA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.

21.
CUNHA, V. G. R.; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Participação em banca de Isaias do Prado de Oliveira.VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) NA INDÚSTRIA DE FERTILIZANTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. XVII Seminário de Iniciação Científica - Subsessão I3 - Engenharias. 2016. Universidade de Uberaba.

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. XVI Seminário de Iniciação Científica - Subsessão F1 - Engenharias. 2015. Universidade de Uberaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Gestão de Projetos PMI. 2017. (Outra).

2.
9º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.OS ACIDENTES OCUPACIONAIS MAIS COMUNS E AS SUAS PRINCIPAIS PREVENÇÕES. 2015. (Encontro).

3.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PRODUÇÃO DE VIDEOAULASAS. 2015. (Oficina).

4.
MINICURSO SOBRE TUTORIA A DISTÃNCIA. 2015. (Outra).

5.
8º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2014. (Encontro).

6.
Curso de Extensão - Pesquisa Científica na Geração de Conhecimento e Formação de Recursos Humanos. 2013. (Outra).

7.
I Seminário de Formação Docente para Atuar na Atenção Primária. 2010. (Seminário).

8.
I Seminário de Formação Docente para Atuar na Atenção Primária. 2010. (Oficina).

9.
Programa de Capacitação de Professores de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. 2009. (Oficina).

10.
2º Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana - ConCana. 2008. (Congresso).

11.
Elaboração de Roteiros de Estudos Não Presenciais. 2008. (Oficina).

12.
II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana - ConCana.. 2008. (Congresso).

13.
Oficina TELEDUC. 2008. (Oficina).

14.
II Encontro de Professores do Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME). 2007. (Encontro).

15.
17º SINAPE - SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. 2006. (Simpósio).

16.
17º SINAPE - SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA.Um Estudo do Desempenho de Alguns Estimadores Não Paramétricos da Curva de Sobrevivência, Sob Dados Censurados. 2006. (Simpósio).

17.
51ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras). Um estudo da precisão de alguns estimadores não paramétricos da curva de sobrevivência, sob dados censurados.. 2006. (Congresso).

18.
51ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS). 2006. (Encontro).

19.
1º EICT - Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica.Um estudo sobre modelagem da sobrevida de pacientes ou equipamentos. 2005. (Encontro).

20.
50ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS) e 11º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO). Estimadores não-paramétricos: uma revisão.. 2005. (Congresso).

21.
50ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS) e 11º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO).. 2005. (Simpósio).

22.
9ª Escola de Modelos de Regressão. 2005. (Congresso).

23.
III Congresso de Pós-Graduação - 6ª Jornada Científica da UFScar. Um estudo de estimadores não-paramétricos da análise de sobrevivência.. 2005. (Congresso).

24.
I Wokshop em Modelagem de Risco.Estimadores Não-Paramétricos em Análise de Sobrevivência - Uma Revisão. 2005. (Outra).

25.
I Wokshop em Modelagem de Risco. 2005. (Outra).

26.
Mini-Curso de Estatística Espacial. 2005. (Outra).

27.
Do Empírico ao Dedutivo: Um Caminho no Aprendizado de Geometria.. 2000. (Oficina).

28.
II Jornada Pedagógica de Ciências e Matemática. 2000. (Encontro).

29.
BOM Brinquedos Orientados Matemáticos do Centro de Pesquisa da UFMG. 1999. (Outra).

30.
Curso Violência Escolar. 1999. (Outra).

31.
XIX ENCONTRO DE NORMALISTAS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO. 1999. (Encontro).

32.
XVIII ENCONTRO DE NORMALISTAS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; WAGNER, R. A. V. ; CAETANO, F. S. ; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. ; ZAGO, V. G. S. . 8º ENTEC- Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 2014. (Outro).

2.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; WAGNER, R. A. V. ; CAETANO, F. S. ; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. ; SILVA, J. C. P. . 8º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Taiyosco Sato Chagas. Estatística de consumo: ações educativas para a construção de uma consciência ambiental coletiva. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia) - Universidade de Uberaba, Universidade de Uberaba. (Orientador).

2.
Giovanna Julia Silva. Estatística de consumo: ações educativas para a construção de uma consciência ambiental coletiva. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em PIBIC-EM_CNPq) - Universidade de Uberaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Fernando Henrique Silva Melo. A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba, Universidade de Uberaba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Siega dos Reis. Estatística Descritiva. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de Uberaba. (Orientador).

2.
Thainara Rodrigues Souza. Estatística Descritiva. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de Uberaba. (Orientador).

3.
Alexandre Rodrigues de Oliveira. Estatística Inferencial. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de Uberaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Moraes Neto. CONTROLE DE EXECUÇÃO DA FUNDAÇÃO PELO MÉTODO DE ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA MONITORADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

Iniciação científica
1.
Fernando Henrique Silva Melo. Estudo das estratégias de segurança na construção civil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba, Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

2.
Thainara Rodrigues Souza. Investimentos de saúde e segurança do trabalho na construção civil: análise dos fatores que interferem na concretização desses investimentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

3.
Júlio César Pereira da Silva. Segurança na construção civil: acidentes mais comuns e as suas prevenções. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade de Uberaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

Orientações de outra natureza
1.
Joelma Lúcia Faria Oliveira. Estatística Descritiva. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

2.
Daniela Oliveira de Castro Batista. MÉTODOS, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E TECNOLÓGICAS II. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

3.
Guilherme Souza Carvalho da Silva. MÉTODOS, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E TECNOLÓGICAS II. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

4.
Thiago Damasceno Silva. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

5.
Viviane Silva de Souza. BIOESTATÍSTICA. 2011. Orientação de outra natureza. (Nutrição) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

6.
Jonathan Tenorio Vinhal. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

7.
Maria Olivia Teixeira Gaia. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

8.
San Thiago de Araujo e Silva. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.

9.
Thiago Damasceno Silva. ÁLGEBRA LINEAR. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade de Uberaba. Orientador: Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, J. G.2018SANTOS, J. G. ; SILVA, L. O. ; MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça . Proposta de treinamento para organizações logísticas no modelo de aprendizagem baseadas em problemas. Evidência, v. 14, p. 73-82, 2018.

2.
MORAES, FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA2017MORAES, FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA; SILVA, LEANDRA MOTA DA ; SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE . O consumo consciente de água: uma experiência a partir da iniciação científica. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, v. 13, p. 114-128, 2017.


Livros e capítulos
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça. Estatística descritiva. 1. ed. Uberaba - MG: Universidade de Uberaba, 2017. v. 1. 148p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, Fabíola Eugênio Arrabaça; WAGNER, R. A. V. ; CAETANO, F. S. ; MELO, F. H. S. ; SOUZA, T. R. ; SILVA, J. C. P. . 8º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 2014. (Outro).




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