Denise da Silva Braga

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  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia - UFVJM. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (2012). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) . Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase nas questões da diferença, das sexualidades e gêneros, sobretudo das identidades LGBT. Autora do livro "Corpos estranhos se tornam matéria: identidades LGBT no currículo da escola". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise da Silva Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, Denise da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades.
Rodovia MGT 367 - Km 583 - nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200
URL da Homepage: http://www.ufvjm.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Orientador: Carlinda Leite).
Título: Heteronormatividade e Sexualidades LGBT: repercussões dos discursos escolares sobre sexualidade na constituição das sexualidades não normativas, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Elizabeth Fernandes de Macedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Currículo, educação, sexualidades; Educação contemporânea; Formação do professor.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades de uma escola municipal em Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rita Amélia Teixeira Vilela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; sexualidade; homossexualidade; sociedade disciplinar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2006 - 2007
Especialização em Educação Especial Inclusiva.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Perspectiva inclusiva na educação superior: uma análise dos discursos dos professores de uma instituição de ensino superior sobre o aluno com deficiência neste nível de ensino.
Orientador: José Cosme Drumond.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.




Formação Complementar


2009
Estágio de Doutoramento. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, FPCE - UP, Portugal.
2005 - 2005
Intervenções Tecnológicas Recursos Pedagógicos. (Carga horária: 40h).
Assessoria Informação e Tecnologia Ltda, AIT, Brasil.
2005 - 2005
Educador Agente da Inclusão. (Carga horária: 120h).
Assessoria Informação e Tecnologia Ltda, AIT, Brasil.
2005 - 2005
Uma Educação Para a Era das Relações. (Carga horária: 120h).
Assessoria Informação e Tecnologia Ltda, AIT, Brasil.
2004 - 2004
As Várias Linguagens Educacionais. (Carga horária: 80h).
Assessoria Informação e Tecnologia Ltda, AIT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Direção e administração, Curso de Licenciatura em Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenadora de Curso.
04/2015 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação - Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linha de Pesquisa: Currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores
12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, .

04/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Área: Políticas educacionais, gestão e avaliação educacional
04/2014 - Atual
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais

Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Licença sem vencimentos para dedicação ao curso de Doutoramento a partir de 01 de fevereiro de 2009 até dezembro de 2010.

Atividades

2/2004 - 03/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e Pesquisa
História da Educação
Planejamento e Avaliação Escolar
04/2013 - 05/2013
Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Princípios de Inclusão
03/2012 - 03/2012
Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Princípios de Inclusão
2/2006 - 08/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário de Belo Horizonte, Centro Universitário de Belo Horizonte.

Atividade realizada
Apoio Pedagógico à Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
02/2008 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de Belo Horizonte, .

02/2006 - 09/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
2/2004 - 12/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano Pedagógico e sala de aula
Ensino e Pesquisa
Estágio Curricular Supervisionado
7/2004 - 7/2004
Treinamentos ministrados , Centro Universitário de Belo Horizonte, Campus Diamantina.

Treinamentos ministrados
Avaliação da aprendizagem Escolar

Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

08/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Atividade realizada
Orientador no âmbito do PRONATEC.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Interna de Promoção da Acessibilidade.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro de Equipe de Auditoria Acadêmica.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório dos Técnicos Administrativos em Educação.
08/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Apoio à Organização do Vestibular e Exame de Seleção.

Instituto de Educação Continuada Puc Minas, IEC-PUC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

12/2003 - 12/2003
Ensino, Direito Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior

Instituto Modal, INSTITUTOMODAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

10/2005 - 10/2005
Ensino, Especialização Em Ortodontia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho Científico

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 0

Atividades

02/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, .


Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20
Outras informações
Licença Especial Sem Vencimentos

Atividades

3/1994 - 3/2006
Direção e administração, Divisão Pedagógica, Divisão Pedagógica.

Cargo ou função
Assessor Pedagógico.
3/2000 - 12/2003
Treinamentos ministrados , Divisão Pedagógica, Divisão Pedagógica.

Treinamentos ministrados
Diretirzes Curriculares para a Educação de jovens e Adultos

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho e Profissão Docente

Objetivo: Funcionar como fórum permanente de integração dos pesquisadores envolvidos e da Instituição com os egressos dos cursos de licenciatura; Desenvolver pesquisa sobre a identidade profissional docente e do Uni-BH, lócus dessa formação; Investigar a relação entre a formação e o desenvolvimento profissional dos egressos dos cursos de licenciatura do Uni-BH; Problematizar, questionar e analisar as práticas formativas no interior da instituição de ensino; Delinear a função docente, ou seja, qual o papel a ser desempenhado pelos professores no ambiente escolar a partir da pesquisa com egressos; Divulgar os resultados da pesquisa sob a forma de produção escrita que serão socializados através de participação em encontros e congressos..
Palavras-chave: Formação, profissão e condição docente.
2.
Currículo, conhecimento, orientações e práticas curriculares
3.
Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura

Objetivo: Esta linha se caracteriza por articular pesquisas no campo do currículo, com destaque para as discussões sobre políticas e práticas curriculares. Inclui questões sobre o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade. Integra estudos críticos e pós-estruturais, com ênfase em abordagens discursivas. Pela sua importância para o campo, a educação básica e a formação de professores têm sido objetos de estudo privilegiados..
4.
Currículo, diferença e cultura


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A dimensão humana na formação docente: o desafio de compor currículos multidimensionais nas licenciaturas da UFVJM
Descrição: A pesquisa em desenvolvimento busca colocar em discussão a ?dimensão humana? como componente da formação de professores. Por dimensão humana entendem-se, nessa pesquisa, conteúdos relacionados às subjetividades e aos aspectos ético-políticos que permeiam as relações interpessoais e que, portanto, impactam profundamente na educação escolarizada, pois esta não se constitui exclusivamente da técnica (?o como ensinar?), mas abrange os processos formativos (ensinar e aprender) e as mediações humanas (professor-aluno-conhecimento) a partir ? e nas quais - a aprendizagem acontece (MATURANA, 2003; SANTOS NETO, 2002; NÓVOA, 1992). Tem-se, portanto, no horizonte do trabalho em curso, questionamentos que visam problematizar os elementos presentes nos currículos dos cursos de licenciatura da UFVJM que evidenciam a incorporação de conteúdos que possam estar associados ao que se compreende como a dimensão humana da formação do professor: quais significações são dadas à formação docente? Como se compõem itinerários formativos para os professores da Educação Básica? Como são traduzidos e incorporados à formação do professor conteúdos que visam mediar a sua ação profissional diante às demandas originadas do encontro das subjetividades no processo educativo? Como são selecionados os conteúdos para essa ?formação humana?? O objetivo geral trata de discutir e analisar os conteúdos curriculares dos cursos de licenciatura da UFVJM que evidenciam a compreensão e a incorporação da dimensão humana na formação para a docência. Para tanto, pretendemos analisar a proposta de formação docente concretizada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Educação no Campo e Matemática, assim como nas falas dos agentes envolvidos: docentes (representados pelos coordenadores e vice coordenadores dos cursos) e discentes, no que se refere ao seu entendimento e às formas como tais conteúdos são explicitados nos currículos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Coordenador / Bárbara Carvalho Ferreira - Integrante / Helena Gomes da Costa - Integrante.
2015 - 2017
A enunciação da diferença cultural nos currículos da formação de professores: do currículo escrito e seus usos
Descrição: Esta pesquisa se insere no campo do currículo e propõe a discussão da diferença cultural: seus sentidos produzidos no espaço-tempo da formação docente, as significações fixadas nos documentos curriculares, seus usos políticos expressados nas vozes dos agentes escolares ? formadores e sujeitos em formação. Neste sentido, propõe investigar os contextos de produção e a repercussão dos discursos pedagógicos sobre a diferença e cartografar os seus efeitos na produção dos sujeitos escolarizados, sobremaneira, dos sujeitos que precisam ?aprender para ensinar?. Em síntese, a pesquisa aqui proposta tem como objetivo geral discutir, com base em entrevistas e em pesquisa documental (diretrizes curriculares e projetos pedagógicos dos cursos), os processos hegemônicos de fixação de sentido da diferença cultural no campo da formação ? licenciaturas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM - e suas repercussões na produção de sentidos pelos sujeitos em formação: discentes das licenciaturas em Geografia, História, Letras e Pedagogia da referida Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Coordenador / Bárbara Carvalho Ferreira - Integrante / Talisson Daniel Soares Leite - Integrante.
2011 - Atual
CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIFERENÇA: ARTICULAÇÕES EM TORNO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: Construo este projeto com a noção de currículo como enunciação da cultura com a qual venho operando em projetos anteriores, a partir da qual defino a política curricular como o movimento de articulação hegemônica na direção da fixação de sentidos. Para tanto, dialogo, preferencialmente, com autores como H.Bhabha, S.Hall, E.Laclau e C.Mouffe, assim como com a filosofia derridiana ? importante referência para todos eles. Apoiada em conclusões de pesquisas anteriores, meu objetivo, neste estudo, é compreender os processos de articulação política que têm hegemonizado a percepção do currículo como projeção de identidades, destacando a centralidade que as discussões sobre conhecimento científico vêm assumindo em tais projeções. Entendendo que o estudo das formas de funcionamento de diferentes articulações hegemônicas permite o aprofundamento teórico sobre políticas curriculares, trabalho com as recentes políticas nacionais de produção de novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCN), com foco no ensino fundamental. A opção por tratar a temática da identidade em políticas contemporâneas me obriga a tematizar o fato de que elas se inserem em um contexto de questionamento das fixações identitárias. Em tal contexto, as identidades não podem mais ser vistas como expressão de entes positivos e previamente constituídos, mas como uma relação imaginária entre sujeitos que se constituem na própria prática de identificação, que nunca será completa. Sendo assim, busco entender os deslocamentos que a hegemonia da idéia de currículo como formador de identidades vêm sofrendo tendo em vista a ampliação das demandas da diferença, evitando a insustentável premissa de que as políticas são imunes ao questionamento da fixidez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Integrante / Cassandra Marina da Silveira Pontes - Integrante / Elizabeth Fernandes de Macedo - Coordenador / Bonnie Axer - Integrante / Ana Flávia Teixeira Veras - Integrante / Débora Raquel Alves Barreiros - Integrante / Guilherme Augusto Rezende Lemos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
CURRÍCULO, CULTURA E DIFERENÇA: O caso da MultiEducação com ênfase nas ciências
Descrição: Este projeto amplia preocupações de projetos anteriores com a forma como a diferença vem sendo tematizada nos textos curriculares, focando mais especificamente textos relacionados às ciências naturais. Assenta-se na concepção de currículo como enunciação cultural que, em diálogo com autores pós-coloniais como H. Bhabha, S. Hall e A. Appadurai, tenho procurado desenvolver como forma de recolocar a questão da agência no quadro de uma teoria curricular com ênfase no discursivo. Nesse sentido, o currículo é tratado como enunciação, como representação, diferentemente do que ocorre em estudos em que a cultura é entendida como objeto de ensino. Mantendo a preocupação de evitar tanto o essencialismo como o relativismo, este projeto busca politizar os processos de significação, razão pela qual, seguindo sugestão de S.Hall, dedica-se a entender o político como espaço de articulação hegemônica. Para tanto, apóia-se nas posturas pós-marxistas e pós-estruturais de E. Laclau e C. Mouffe. Com esse quadro teórico, a pesquisa buscará entender o processo pelo qual os textos curriculares têm preenchido, por intermédio de articulações hegemônicas, significantes vazios que os têm nucleado, dentre os quais se destaca a idéia de qualidade da educação. A hipótese, que se alicerça em estudos anteriores, é de que essas cadeias têm endereçado um sujeito universal e funcionado como uma contraposição às demandas da diferença cada dia mais presentes na sociedade brasileira. Essa hipótese será desenvolvida, na perspectiva de uma teoria situada, a partir do estudo de uma política curricular específica, a MultiEducação, em seus 10 anos de existência. O foco recairá sobre um dos espaços-tempos de enunciação da proposta, qual seja a Secretaria Municipal de Educação. Esse espaço-tempo será entendido como um local em que lutas micropolíticas são travadas por uma comunidade política constituída por diferentes grupos de interesse...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Integrante / Albertino Africano Mendes Rodrigues - Integrante / Aura Helena Ramos - Integrante / Bianca da Silva Brito - Integrante / Cassandra Marina da Silveira Pontes - Integrante / Claudia Almeida Ferreira - Integrante / Francisca Pereira Salvino - Integrante / Juliana Cristina da Silva Ignácio - Integrante / Maria Cecilia Sousa de Castro - Integrante / Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha - Integrante / Elizabeth Fernandes de Macedo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2008 - 2010
Muitas formas de ser professor: significados e sentidos da formação e do trabalho docente expressos por alunos e egressos das licenciaturas do Uni-BH.
Descrição: Desenvolvimento de estudos no sentido de compreender as atividades peculiares do professor no contexto da Educação Escolar e investigar como tem sido a inserção desse profissional no mundo do trabalho. Pressupostos e análise do movimento de universalização da educação observado no Brasil, consolidado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 que amplia o conceito de educar. Investigação do trabalho e profissão docentes nas licenciaturas do Uni-BH..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Integrante / Gislene Valério de Barros - Integrante / Wellington de Oliveira - Coordenador / Geraldo Márcio Alves dos Santos - Integrante / Wagner Ahmad Auarek - Integrante.
2005 - Atual
Currículo, conhecimento, orientações e práticas curriculares
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Denise da Silva Braga - Integrante / Rita Amélia Teixeira Vilela - Integrante / Maria Inez Salgado de Souza - Coordenador / Ana Odália Vieira Sena - Integrante / Eni de Faria Sena - Integrante / Marlice de Oliveira e Nogueira - Integrante / Reinaldo Arruda Pereira - Integrante / Telma Fernanda Ribeiro - Integrante / Virgínia Coeli Ribeiro de Queiroz Matias - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Folha Pedagógica


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista de Educação PUC-Campinas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Honra ao Mérito, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2008
Honra ao mérito, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007
Honra ao Mérito, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007
Honra ao Mérito, Centro Universitário de Belo horizonte.
2006
Honra ao Mérito, Centro Universitário de Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, Denise da Silva2012BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. Periferia (Duque de Caxias), v. 4, p. 6-24, 2012.

2.
BRAGA, Denise da Silva2011 BRAGA, Denise da Silva. Disjunções e impertinências: novos/outros corpos, gêneros e sexualidades em cena. Educacao em Perspectiva (Online), v. 2, p. 11-27, 2011.

3.
BRAGA, Denise da Silva2007BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . O que é ser professor? Contribuições de Michel Foucault para (re)pensar a docência. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, p. 01, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAGA, Denise da Silva. Corpos estranhos se tornam matéria: identidades LGBT no currículo da escola. 1. ed. Curitiba: , 2014. v. 1. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, Denise da Silva. Escolarização de pessoas LGBT: como gêneros e sexualidades se tornam matéria no currículo da escola?. In: PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; ALBINO, Ângela Cristina Alves; DANTAS, Veridiana Xavier. (Org.). Políticas de currículo e formação: desafios contemporâneos. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2015, v. , p. 148-159.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. 34ª Reunião anual da ANPEd: Educação e Justiça Social, Natal/RN, 02 out. 2011.

2.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. 33ª Reunião anual da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de uma década, Minas Gerais, p. 1 - 336, 17 out. 2010.

3.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. 33ª Reunião anual da Anped. Educação no Brasil: o balanço de uma década, Minas Gerais, 17 out. 2010.

4.
BRAGA, Denise da Silva. Lacunas, silêncios e sons: o que dizem os discursos sobre gênero e sexualidade no espaço-tempo da escola?. Anais do XV Endipe: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo horizonte, 21 abr. 2010.

5.
BRAGA, Denise da Silva. SEXUALIDADE NA ESCOLA: PEDAGOGIA DE PRODUÇÃO DA NORMALIDADE?. Redes Educativas e Currículos Locais, Rio de Janeiro, 01 maio 2009.

6.
OLIVEIRA, Wellington ; BRAGA, Denise da Silva ; Barros, Gislene Valério ; AUAREK, Wagner Ahmad ; RAMOS, Geralda Terezinha ; SANTOS, Geraldo Márcio Alves dos . Muitas formas de ser professor: significados e sentidos da formação e do trabalho docente expressos por alunos e egressos dos cursos de licenciatura do Uni-BH. Sepex - Semana de Pesquisa e Extensão do Uni-BH, Belo Horizonte, p. 39 - 39, 01 nov. 2008.

7.
BRAGA, Denise da Silva. Um futuro melhor e o sentido da escola: relação intrínseca?. Jornal eletrônico. Redes educativas e currículos locais, 01 set. 2008.

8.
BRAGA, Denise da Silva. A educação sexual no cotidiano da escola: entre a visibilidade das formas reais de manifestação das sexualidades e a conformação à heterossexualidade. 27ª reunião anual da ANPEd.

9.
BRAGA, Denise da Silva. Inclusão: direito à diferença e igualdade de direitos. Folha Pedagógica, Belo Horizonte, p. 3 - 3.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e gêneros no intramuros da escola: de quais sentidos se apropria a prática pedagógica?. In: V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017, Salvador/BA. Enlaçando. Campina Grande-Pb: Editora Realize, 2017. v. 1.

2.
BRAGA, Denise da Silva. (Trans)Gêneros: é possível criar corpos dizíveis fora dos limites da matéria?. In: XI Seminário Internacional Fazendo Gênero e 13th. Women?s Worlds, 2017, Florianópolis. XI Seminário Internacional Fazendo Gênero e 13th. Women?s Worlds. Florianópolis SC: Editora UFSC, 2017. v. 1.

3.
BRAGA, Denise da Silva; FERREIRA, Bárbara Carvalho ; LEITE, Talisson Daniel Soares . Quais significações da diferença são produzidas nos projetos Pedagógicos da formação de professores? O apagamento das Questões dos gêneros e das sexualidades. In: VIII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, 2016, Juiz de Fora-MG. ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e possibilidades de nos re-inventarmos. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2016. v. 1. p. 690-697.

4.
BRAGA, Denise da Silva. Identidades LGBT no currículo da escola: fazeres e efeitos da escolarização. In: As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação, 2015.

5.
BRAGA, Denise da Silva. O que fazer com ?essa gente fora da norma?? regulações, subversões e poderes expressos no currículo da escola. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.

6.
BRAGA, Denise da Silva. A emergência de novas/outras sexualidades no currículo da escola: a que servem os discursos escolares?. In: CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. ANAIS I CONEDU, 2014. v. 1.

7.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e gênero na escola: práticas de regulação e (algumas) resistências. In: X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. 1-15.

8.
BRAGA, Denise da Silva. A EXPERIÊNCIA TRANSEXUAL: ESTIGMA, ESTEREÓTIPO E DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL NO INTRAMUROS DA ESCOLA. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2013. v. 1. p. 25-37.

9.
BRAGA, Denise da Silva. A homossexualidade do(a) professor(a), os(as) alunos(as) e as tecnologias virtuais: estigma e desqualificação social no Orkut. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas/RS. 4º SBCE/1º SIECE: Desafios Atuais. Canoas/RS: ULBRA, 2011.

10.
BRAGA, Denise da Silva. Lacunas, silêncios e sons: o que dizem os discursos sobre gênero e sexualidade no espaço-tempo da escola?. In: XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Endipe - Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

11.
BRAGA, Denise da Silva. Gênero(s) e sexualidade(s) nos discursos da escola: uma pedagogia de produção da normalidade?. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos. Niterói, 2010.

12.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. In: 33ª Reunião anual da ANPEd., 2010, Caxambu. 33ª Reunião anual da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

13.
BRAGA, Denise da Silva. Falar de sexo é um problema? Implicações do trabalho com sexualidade no espaço escolar. In: XII Congresso da Association pour la Recherche Interculturelle - Diálogos Interculturais: Descolonizar o Saber e o Poder, 2009, Florianópolis. XII Congresso da Association pour la Recherche Interculturelle - Diálogos Interculturais: Descolonizar o Saber e o Poder, 2009.

14.
BRAGA, Denise da Silva. DISJUNÇÕES DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NOS PROJETOS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO SEXUAL. In: 32ª Reunião Anual da ANPEd, 2009, Caxambu. Diálogos (UNOESTE. Xanxerê), 2009.

15.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Estudantes com deficiência no ensino superior: evidenciando expectativas e tensões. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura. São Paulo: Educ, 2008. v. 1.

16.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Quem é o pedagogo? Concepções dos alunos do curso de Pedagogia sobre a formação e a atuação do pedagogo. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares - VIII Colóquio Sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares - VIII Colóquio Sobre Questões Curriculares. Florianópolis, 2008. v. 1.

17.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Como os estudantes percebem a formação e a atuação do pedagogo? Mapeando expectativas e tensões. In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação - Pesquisa em educação: desafios e perspectivas, 2008, Belo Horizonte. VI Colóquio de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte: Ed. Info, 2008. v. 1.

18.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . O discurso sobre o(a) professor(a) e seus efeitos na constituição de uma identidade profissional docente. In: IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia. IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. São Paulo: Pró-reitoria de graduação, 2007. p. 40-48.

19.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . (Re)Pensando o que é ser professor. Uma análise da formação de professores a partir das contribuições de Michel Foucault. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Foucault 80 anos, 2006, Rio de janeiro. III Colóquio de Filosofia da Educação- Foucault 80 anos, 2006.

20.
BRAGA, Denise da Silva. As sexualidades na escola fundamental - tema ou problema nas composições curriculares?. In: VII encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. VII encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste, 2005.

21.
BRAGA, Denise da Silva; VILELA, Rita Amélia Teixeira . Currículo escolar e demandas sociais: de que sexo fala o currículo?. In: VI Colóquio sobre questões curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre questões curriculares, II Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Currículo: pensar, inventar, diferir, 2004. v. I.

22.
BRAGA, Denise da Silva. A educação sexual no cotidiano da escola: entre a visibilidade das formas reais de manifestação das sexualidades e a conformação à heterossexualidade. In: 27ª Reunião da ANPEd, 2004, Caxambu. 27ª Reunião da ANPEd, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e gêneros na escola: notas sobre os silêncios e os currículos que eles constituem. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, 2016, Belo Horizonte MG. II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero - I Edição Internacional. Belo Horizonte: Initia Via Editora Ltda, 2016. v. 1. p. 313-316.

2.
BRAGA, Denise da Silva; FERREIRA, Bárbara Carvalho ; LEITE, Talisson Daniel Soares . Quais significações da diferença são produzidas nos projetos pedagógicos da formação de professores? O apagamento das questões dos gêneros e das sexualidades. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional, 2016, Belo Horizonte-MG. II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional. Belo Horizonte: Initia Via Editora Ltda, 2016. v. 1. p. 303-308.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Denise da Silva. A emergência de novas/outras sexualidades no currículo da escola: a que servem os discursos escolares?. In: I CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina grande. I CONEDU, 2014. v. 1.

2.
BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011, Natal/RN. Educação e Justiça Social. Rio de Janeiro: RDS Gráfica e editora, 2011. v. 1. p. 302-302.

3.
BRAGA, Denise da Silva. A homossexualidade do(a) professor(a), os(as) alunos(as) e as tecnologias virtuais: estigma e desqualificação social no Orkut. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas/RS. 4º SBCE/1º SIECE: Desafios Atuais. Canoas/RS: ULBRA, 2011. p. 254-254.

4.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd., 2010, Caxambu. 33ª Reunião Anual da ANPEd. Educação no brasil: o balanço de uma década, 2010. v. 1. p. 265-265.

5.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Quem é o pedagogo? Concepções dos alunos do curso de Pedagogia sobre a formação e a atuação do pedagogo. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. VIII Colóquio sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis. V Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. VIII Colóquio sobre questões curriculares. Florianópolis: UFSC,CED,NUP, 2008. v. 1. p. 115-116.

6.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Estudantes com deficiência no ensino superior: evidenciando expectativas e tensões. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008. v. 1. p. 44-44.

7.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . O discurso sobre o(a) professor(a) e seus efeitos na constituição de uma identidade profissional docente. In: IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores, 2007, Águas de Lindóia. IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação, 2007. v. 1. p. 133-133.

8.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . (Re)pensando o que é ser professor: uma análise da formação do professor a partir das contribuições de Michel Foucault. In: Foucault 80 anos: III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação, 2006, Rio de Janeiro. Foucault 80 anos: III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação. Rio de Janeiro: ParkGraf, 2006. v. 1. p. 70-71.

9.
BRAGA, Denise da Silva. A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades em uma escola em Belo Horizonte. In: III Colóquio de Pesquisa em Educação, 2005, Belo Horizonte. III Colóquio de Pesquisa em Educação, 2005.

10.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e currículo escolar: que sexo entra na escola?. In: Seminário Internacional _ Foucault: Perspectivas, 2004, Florianópolis/ SC. Seminário Internacional - Foucault: Perspectivas, 2004.

11.
BRAGA, Denise da Silva; VILELA, Rita Amélia Teixeira . Currículo escolar e demandas sociais: de que sexo fala o currículo?. In: VI Colóquio sobre questões curriculares, II colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Currículo: pensar, inventar, diferir, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre questões curriculares, II colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Currículo: pensar, inventar, diferir, 2004. v. 1. p. 72-72.

12.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e currículo escolar: que sexo entra na escola?. In: Seminário Internacional: Michel Foucault: Perspectivas, 2004, Florianópolis. Seminário Internacional: Michel Foucault: Perspectivas, 2004. v. 1. p. 50-50.

13.
BRAGA, Denise da Silva. A educação sexual no cotidiano da escola: entre a visibilidade das formas reais de manifestação das sexualidades e a conformação à heterossexualidade. In: 27ª Reunião anual da Anped, 2004, Caxambu. 27ª Reunião anual da Anped. Sociedade, democracia e educação: qual universidade?, 2004. v. 1. p. 252-252.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Denise da Silva. Sexismo e homofobia na educação: um desafio ao silêncio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e educação: como transam esses temas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e gênero na escola: práticas de regulação e (algumas) resistências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAGA, Denise da Silva; MELLILO, C. ; OLIVEIRA, D. . Reflexões sobre o papel da escola e a prática docente na formação do profissional na perspectiva emancipatória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRAGA, Denise da Silva; FERNANDES, A. B. ; PELLEGRINELLI, M. L. . Bullying: estereótipo e violência na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, Denise da Silva. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidades do sexo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAGA, Denise da Silva. Gênero(s) e sexualidade(s) nos discursos da escola: uma pedagogia de produção da normalidade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRAGA, Denise da Silva. Falar de sexo é um problema? Implicações do trabalho com sexualidade no espaço escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, Denise da Silva. DISJUNÇÕES DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NOS PROJETOS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Como os estudantes percebem a formação e a atuação do pedagogo?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Quem é o pedagogo? Concepções dos alunos do curso de Pedagogia sobre a formação e a atuação do pedagogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . Estudantes com deficiência no ensino superior: evidenciando expectativas e tensões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades no currículo: travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . O discurso sobre o(a) professor(a) e seus efeitos na constituição de uma identidade profissional docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRAGA, Denise da Silva; Barros, Gislene Valério . (Re) Pensando o que é ser professor. Uma análise da formação do professor a partir das contribuições de Michel Foucault. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRAGA, Denise da Silva. As sexualidades na escola fundamental - tema ou problema nas composições curriculares?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRAGA, Denise da Silva. A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades em uma escola em Belo Horizonte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRAGA, Denise da Silva; VILELA, Rita Amélia Teixeira . Currículo escolar e demandas sociais: de que sexo fala o currículo?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BRAGA, Denise da Silva. Sexualidades e currículo escolar: que sexo entra na escola?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BRAGA, Denise da Silva. A educação sexual no cotidiano da escola: entre a visibilidade das formas reais de manifestação das sexualidades e a conformação à heterossexualidade.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAGA, Denise da Silva. A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA AMÉRICA LATINA. Rio de Janeiro: Currículo sem fronteiras, 2009. (Tradução/Artigo).

Demais trabalhos
1.
BRAGA, Denise da Silva. Pensar e fazer a Educação Especial Inclusiva. 2006 (Oficina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHACHAM, A. S.; BRAGA, Denise da Silva; PASINATO, W.; JAYME, J. G.. Participação em banca de Paulo Tiego Gomes de Oliveira. Violência de Gênero: A Violência contra a mulher na perspectiva de policiais militares. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
VILELA, Rita Amélia Teixeira; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; RODRIGUES, S. M. F.; BRAGA, Denise da Silva. Participação em banca de Deborah Regina Silva Guimarães. Desvendando a sala de aula de educação física: tensões entre o currículo proposto e o currículo real. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, Denise da Silva. Participação em banca de Fernada Pereira Neves; Vânia Angela P. Carvalho.Um estudo sobre educação sexual em turmas de quarta-série do ensino fundamental em escola privada de Belo Horizonte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PAIVA, A. G.; BRAGA, Denise da Silva; PEIXOTO, V.. Concurso Professor Quadro Permanente de Ciência Política e Políticas Educacionais. 2015. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BRAGA, Denise da Silva; RIBEIRO, L. A.; ROCHA, S. M.; SILVEIRA, Amanda Carolina Costa; VENTURA, E. F.. Concurso público para provimento de cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. 2013. Instituto Federal Minas Gerais.

3.
LOPES, W. L. F.; LIMA, L. B.; BRAGA, Denise da Silva. Concurso público de provas e títulos para docente do campus Betim. 2013. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4a. Semana UEMG: Diversidade e afrodescendência. Interações, mediações e (re)conhecimento.Diversidade de gênero e ambiente escolar. 2015. (Outra).

2.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.O QUE FAZER COM ?ESSA GENTE FORA DA NORMA?? REGULAÇÕES, SUBVERSÕES E PODERES EXPRESSOS NO CURRÍCULO DA ESCOLA. 2015. (Seminário).

3.
IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação: os desafios da formação docente na contemporaneidade.Heteronormatividade, diferença e escolarização. 2015. (Simpósio).

4.
VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação.Identidades LGBT no currículo da escola: fazeres e efeitos da escolarização. 2015. (Seminário).

5.
Ciclo de Debates NUH/UFMG: Sexualidades e Educação.Sexualidades e Educação: como transam esses temas?. 2014. (Outra).

6.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A EMERGÊNCIA DE NOVAS/OUTRAS SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DA ESCOLA: A QUE SERVEM OS DISCURSOS ESCOLARES?. 2014. (Congresso).

7.
Enfrentamento ao sexismo e à homofobia no espaço escolar.Sexismo e homofobia na educação: um desafio ao silêncio. 2014. (Seminário).

8.
I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. que fazer com ?essa gente fora da norma?? Regulações, subversões e poderes expressos no currículo da escola. 2014. (Congresso).

9.
Semana de Pedagogia- Gentileza também gera inclusão.Oficina: Corpo, gênero e sexualidade: construção social ou um dado da natureza?. 2013. (Outra).

10.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Reflexões sobre o papel da escola e a prática docente na formação do profissional na perspectiva emancipatória. 2012. (Congresso).

11.
Semana de Pedagogia - Educação infantil: discussões contemporâneas.(Des)fazendo gêneros na escola. 2012. (Oficina).

12.
X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. Sexualidades e gêneros na escola: práticas de regulação e (algumas) resistências. 2012. (Congresso).

13.
34ª Reunião Anual da ANPEd. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. 2011. (Congresso).

14.
4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.A homossexualidade do(a) professor(a), os(as) alunos(as) e as tecnologias virtuais: estigma e desqualificação social no Orkut. 2011. (Seminário).

15.
33ª Reunião Anula da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de um,a década. Vidas na fronteira - corpos, gêneros e sexualidades: estranhando a normalidade do sexo. 2010. (Congresso).

16.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Gênero(s) e sexualidade(s) nos discursos da escola: uma pedagogia de produção da normalidade?. 2010. (Congresso).

17.
Michel Foucault, processos de subjetivação e práticas de si: a invenção de formas de vida resistentes na educaçãp. 2010. (Outra).

18.
XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Lacunas, silêncios e sons: o que dizem os discursos sobre gênero e sexualidade no espaço-tempo da escola?. 2010. (Encontro).

19.
XV Semana da Educação - Memórias, pesquisas e práticas pedagógicas: 60 anos da EDU-UERJ.Educação e Trabalho. 2010. (Seminário).

20.
32ª Reunião Anual da ANPEd. DISJUNÇÕES DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NOS PROJETOS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2009. (Congresso).

21.
Seminário: "Autonomia das escolas: algumas reflexões (quase) perversas sobre uma temática abençoada". 2009. (Seminário).

22.
Seminário "Docência Universitária e as Práticas Pedagógicas: problemáticas, quadros teóricos e metodológicos". 2009. (Seminário).

23.
Seminário "Sofrimento e trabalho escolar". 2009. (Seminário).

24.
Seminário Interdisciplinar Gênero e Ciências Sociais. 2009. (Seminário).

25.
XII Congresso da Association pour la Recherche Interculturelle - Diálogos Interculturais: Descolonizar o Saber e o Poder. Falar de sexo é um problema? Implicações do trabalho com sexualidade no espaço escolar. 2009. (Congresso).

26.
6° Simpósio de mostra integrada de pesquisa - Paradigmas perdidos: ciências humanas, culturas e subjetividades.Sexualidades no currículo: travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades escolares. 2008. (Simpósio).

27.
Cineducação.Filme: Crash - no limite. 2008. (Outra).

28.
IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. O discurso sobre o(a) professor(a) e seus efeitos na constituição de uma identidade profissional docente. 2007. (Congresso).

29.
Semana de Pedagogia - Interlocuções emergentes no cenário educacional.Ensinando História através de jogos. 2007. (Oficina).

30.
Semana de Pedagogia - Interlocuções emergentes no cenário educacional.De corpo no Brasil e de alma na África: pelos caminhos da ludicidade. 2007. (Oficina).

31.
Fundamentos pedagógicos na educação de pessoas cegas e com baixa visão. 2006. (Oficina).

32.
III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Foucault 80 anos. (Re)Pensando o que é ser professor. Uma análise da formação de professores a partir das contribuições de Michel Foucault. 2006. (Congresso).

33.
IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva - Impasses e avanços. 2006. (Seminário).

34.
III Colóquio de Pesquisa em Educação.A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades em uma escola em Belo Horizonte. 2005. (Seminário).

35.
VII encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste.As sexualidades na escola fundamental - tema ou problema nas composições curriculares?. 2005. (Encontro).

36.
27ª Reunião da ANPEd. A educação sexual no cotidiano da escola: entre a visibilidade das formas reais de manifestação das sexualidades e a conformação à heterossexualidade. 2004. (Congresso).

37.
Seminário Internacional _ Foucault: Perspectivas.Sexualidades e currículo escolar: que sexo entra na escola?. 2004. (Seminário).

38.
VI Colóquio sobre questões curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. Currículo escolar e demandas sociais: de que sexo fala o currículo?. 2004. (Congresso).

39.
Pedagogos- Dilemas, Desafios e Perspectivas no campo da prática.Inclusão social. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Valdinice Ferreira da Mota. Formação e trajetória profissional na perspectiva dos egressos do curso técnico em administração do IFNMG ? Campus Arinos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação - Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

2.
Ludmila Lins Bezerra. As implicações pedagógicas das relações de gênero nas escolhas profissionais de estudantes do Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação - Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

3.
Keila Marinalva Bento Lima. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante?modalidade EaD: estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação - Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

4.
Grasiele Aparecida Santos. Planejamento na Educação Infantil: tratamento dos documentos curriculares oficiais do Município de Diamantina/MG no planejamento da prática docente. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação - Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gilberto da Silva Gares. A DIFERENÇA COMO CONTEÚDO CURRICULAR: análise a partir de um estudo do caso em uma escola de Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Denise da Silva Braga.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
KENIA CAROLINA COURA. COMPREENDER A DISLEXIA: conhecer e intervir nos processos de aprendizagem escolar das crianças disléxicas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline Alves. O Movimento Feminista: a construção da identidade da mulher brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Denise da Silva Braga.

2.
ANA CLAUDIA DE PAULA DOS SANTOS ALVES. Analisando a inclusão de crianças com deficiência na escolar regular comum. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Denise da Silva Braga.

3.
Luana Flávia Pereira Duarte. UTILIZAÇAO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS PELAS EMPRESAS DE COMERCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE DIAMANTINA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Denise da Silva Braga.

4.
Michele Lopes Oliveira. A criança vítima de abuso sexual no contexto escolar: desafio para a ação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Denise da Silva Braga.

5.
Nayara Tássyla da Silva. A necessária interação entre a família e a escola e sua implicação no desempenho escolar das crianças no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Denise da Silva Braga.

6.
Claudia Regina Rodrigues de Almeida. A educação inclusiva na escola regular: um estudo sobre a inclusão da criança com Síndrome de Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

7.
Fernanda Carla Pereira. A educação inclusiva na escola regular: um estudo sobre a inclusão da criança com Síndrome de Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

8.
Juliana Duarte Silveira. 85 anos de Paulo Freire: um olhar sobre a história do educador que conquistou o Brasil e o mundo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

9.
Izabel Cristina Motta Santos. Um estudo sobre a alfabetização na perspectiva de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

10.
Tatiana Andrade de Oliveira. As relações entre o currículo oficial e o currículo em uso na Escola Plural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

11.
Luciane Batista Meira. O pedagogo extra-escolar na área da consultoria: habilidades e competências necessárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

12.
Maria Aparecida Achtschin Fraga. O pedagogo extra-escolar na área da consultoria: habilidades e competências necessárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

13.
Edna Maria Ramos. A questão da incusão social no Programa Social Curumim: uma análise da relação das educadoras com essa realidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

14.
Vanessa Fernanda Mourão Figueiredo. Novas perspectivas para a atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

15.
Roberta Barcelos Almeida Bastos. Novas perspectivas para a atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

16.
Maria Luiza de Oliveira. Novas perspectivas para a atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

17.
Gleicy Christine de Freitas. Sexualidade e adolescência: um estudo sobre a gravidez na adolescência e suas repercussões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

18.
Graziele de Jesus Santos. Sexualidade e adolescência: um estudo sobre a gravidez na adolescência e suas repercussões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

19.
Luciana de Souza Ribeiro. Sexualidade e adolescência: um estudo sobre a gravidez na adolescência e suas repercussões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

20.
Laura Caroline Leite de Araújo. Novas formas de aprender: o projeto de educação a distância do Núcleo de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

21.
Abilene Jacqueline Pinto; Rosimeire Costa Araujo. Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.

22.
Graziella Aguiar dos Santos. Inclusão e exclusão na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Denise da Silva Braga.




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