Joab Grana Reis

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  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006); Pós Graduação em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pelo Centro Universitário Luterano- Ulbra (2003); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA; exerceu a Coordenação do Núcleo de Acessibilidade da Escola Normal Superior - UEA. Exerceu o cargo de Coordenadora de Apoio ao Ensino na Prograd/UEA (2011 a 2013). Exerceu o cargo de Pró - Reitora de Extensão - PROEX/ UEA (2013 a 2014). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade - UEA; pesquisadora do grupo de pesquisa" Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais - Uerj /ProPed; Bolsista da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); participou como pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas: Pedagogia e Diversidade na Educação Especial - Ufam (2008 a 2014). Atuou como professora e pedagoga da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos - instituição específica para atendimento de estudantes Surdos; exerceu a função de professora na Classe Especial (1996 a 1997) e como assessora pedagógica no Complexo Municipal de Educação Especial - Cmee/Semed (1998 a 2008) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho; Educação; Surdez, Educação Inclusiva; Política Educacional.; Psicomotricidade e Psicologia da Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joab Grana Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, J. G.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE TOTAL, ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO CARNEIRO DOS SANTOS.
AVENIDA JOAQUIM NABUCO; Nº 2274
PRAÇA 14 DE JANEIRO
69020031 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 32324417


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Tessitura da História de Vida de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior,
Orientador: Rosana Glat.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: História de vida; Deficiência; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: O surdo e o Mercado de Trabalho na cidade de Manaus,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª Arminda Rachel Botelho Mourão.
Palavras-chave: Trabalho, Educação e Surdez.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1993 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Minicurso: Planejamento Individualizado: avaliação e planejamento. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso: Formação de professores em Educação Especial. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

Atividades

09/2014 - Atual
Extensão universitária , ESCOLA NORMAL SUPERIOR - ENS, .

Atividade de extensão realizada
Formação Contínuada de professores para atender estudantes surdos.
11/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Amazonas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão.
06/2010 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Município Borba- Disciplina Psicologia Geral e da Personalidade - Junho de 2010g
Município de Borba- Disciplina Psicologia da Aprendizagem -junho de 2011
Município Humaitá- Disciplina Psicologia da Aprendizagem - janeiro de 2012
Município Humaitá -Disciplina Psicologia Geral e da Personalidade- Janeiro de 2011
Professora Pesquisadora do Programa de Formação de Professores- PARFOR
Psicomotricidade 2009; 2010; 2011; 2012; 2014
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ESCOLA NORMAL SUPERIOR - ENS, .

06/2008 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial; Psicomotricidade; Psicologia da Aprendizagem;
Pensamento e Linguagem da Criança
Pesquisa e Prática Pedagógica
Psicologia da Educação
Psicologia Geral e da Personalidade
01/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA NORMAL SUPERIOR - ENS, .

Cargo ou função
Participante como Membro do Comitês Internos Locais de Iniciação Científica e Tecnológica, vigência da edição 2014/2015 no Curso de Pedagogia..
06/2011 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Normal Superior, .

Cargo ou função
Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) - Curso Pedagogia da Escola Normal Superior.
10/2008 - 12/2014
Direção e administração, Escola Normal Superior, .

Cargo ou função
Coordenadora do Nucleo de Acessibilidade.
04/2014 - 11/2014
Ensino, Geografia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Aprendizagem no Ensino de Geografia
12/2013 - 03/2014
Direção e administração, Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Extensão.
10/2011 - 11/2013
Direção e administração, UEA, .

Cargo ou função
Coordenadora de Apoio ao Ensino - PROGRAD.
4/2010 - 4/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR/ Universidade Federal do Amazonas, .

03/2012 - 03/2013
Extensão universitária , Escola Normal Superior, .

Atividade de extensão realizada
Praticando a acessibilidade para alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior-PROEX/ UEA.
03/2012 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Amazonas, .

Cargo ou função
Participação na Subcomissão de Concurso Docente - SCCD - Portaria n.235/2012-Gr/UEA.
10/2011 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, UEA, .

Cargo ou função
Representante da PROGRAD na Comissão de elaborar do Projeto Pedagógico Institucional -PPI - Portaria n. 558/2011-GR/UEA.
01/2011 - 09/2011
Direção e administração, Escola Normal Superior, .

Cargo ou função
Coordenadora do Projeto Especial Modular Presencial - Licenciatura em Pedagogia nos municípios de Maués e Manicoré.
2010 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Normal Superior, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção para professor de LIBRAS/ Edital n. 088/2010; Portaria n 027-2010.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE TOTAL, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Exerceu o cargo de professora de 1993 a 2001, na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, local específico para atendimento de alunos surdos. Em 2002 Assume o cargo de pedagoga na referida escola.

Atividades

03/1992 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividade desenvolvida como professora do ensino fundamental de 1 a 4 serie na escola especifica para alunos surdos. Realizacão do atendimento professor ensino itinerante.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Desde de 1998 exerceu a função de Pedagoga na Centro Municipal de Educação Especial, onde realizou monitoramento pedagógico nas escolas que atuam com Educação Especial, Formação Continuada, palestras e outros.

Atividades

02/2004 - Atual
Treinamentos ministrados , Complexo Municipal de Educação Especial-SEMED-AM, .

Treinamentos ministrados
Acompanhamento pedagogico das Salas de Recursos Multifuncionais
Elaboração de Projetos diversos
Realização de formação continuada na area de Educação Especial
Monitoramento Pedagogico em escolas inclusivas e especiais
Formadora dos Parametros Curriculares Nacional -EJA
Sensibilizar para incluir
Formação Continuada Projeto Escola Viva: Construindo uma escola inclusiva/MEC
02/1996 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lìngua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: CONTRATO TEMPORARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ASSISTENTE, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou disciplinas no municipio Pauini-AM,-2006, Manicore-Am-2007 Fundamentos e Pressupostos Organizacional da Educação Especial. Estrutura e Organização na Educação Basica-Benjamim-Am-2006, Introdução a Pedagogia-Manaus-AM. Desenvolveu atividades docente no DMT- Departamento de metodos e tecnicas, ministrando as seguintes disciplinas: Didática; Metodologia do trabalho Científico; Metodologia do Estudo; Pressupostos Organizacional da Educação Especial; Educacão de indivíduos com necessidades especais. Ministrou a disciplina Educação Inclusiva no curso de especialização em Educação Especial: uma abordagem inclusiva, curso financeado pela CAPES/ PROESP.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministra a disciplina Educação Inclusiva na Pós-Graduação.



Linhas de pesquisa


1.
Participante da pesquisa referente ao Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comum
2.
Educação Inclusiva e o a Aprender na Diversidade

Objetivo: O grupo de pesquisa pretende desenvolver pesquisas que contemplem a diversidade e a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, nos âmbitos educativo, familiar, social e cultural. Nesta perspectiva, propõe-se contribuir na construção de conhecimentos sobre os múltiplos aspectos e fenômenos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem destes educandos. Os estudos serão desenvolvidos a partir de uma abordagem interdisciplinar que contribua com a formação de um profissional da educação capaz de planejar intervenções necessárias para a promoção da aprendizagem na e para a diversidade numa perspectiva inclusiva..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Palavras-chave: educação inclusiva.
3.
Educação Inclusiva e Processos Educacionais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual
Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. Para tal serão realizados dois estudos complementares. O Estudo I consistirá no estado da arte da produção nacional e internacional sobre autopercepção de pessoas com deficiência intelectual nas bases de dados CAPES e Scielo (Brasil) e outras bases internacionais. O Estudo II analisar, por meio da metodologia de História de Vida, depoimentos de jovens e adultos com deficiência intelectual, levando em consideração diferentes aspectos psicossociais. Espera-se que os resultados alcançados no cotejamento do estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual (Estudo I) com a análise de histórias de vida desses sujeitos (Estudo II) contribuam para o aprofundamento e ampliação da produção científica no campo da Educação Especial e Inclusiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Annie Gomes Redig - Integrante / Flavia Dutra - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Carla Fernanda Siqueira - Integrante / Nathália Eugenio - Integrante / Patrícia Cardoso Macedo - Integrante / Suzanli Estef - Integrante / Suellen Mello - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - Atual
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO AMAZÔNICO: O IMPACTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Descrição: A presente pesquisa tem como finalidade investigar o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino superior, pois trata-se de uma discussão recente no cenário da educação superior no Brasil, e dados de pesquisas apontam que a região norte apresenta o menor número de alunos matriculados. Mediante esse contexto, tem provocado inúmeros desafios no que diz respeito às rupturas com relação ao imaginário social acerca da deficiência como incapacidade e como marcadores de exclusão. Considerando todo o processo de evolução com relação ao direito de acesso a educação dos estudantes com necessidades educacionais especiais em todos os níveis escolares, ou seja, da educação básica e educação superior, ainda, há desafios e barreiras para desenvolver um trabalho pedagógico que atenda a diversidade. Nesse sentido, nos provoca algumas indagações como: qual o impacto da política de educação inclusiva no ensino superior na realidade do contexto amazônico?Como de fato essa dinâmica acontece, mediante um arsenal de documentos legais e orientadores? Há materialização desse direito? Diante do exposto, há necessidade de analisar o impacto da política de inclusão no ensino superior para os estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade do Estado do Amazonas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Discutindo a formação de professores para atender estudantes surdos
Descrição: A educação do sujeito surdo historicamente vem marcada pela imposição de um ensino pautado numa educação ouvintista e colonialista, na qual é negado o direito ao estudante surdo de ser diferente. No contexto atual apesar dos avanços com relação a estudos, pesquisas e legislação, ainda temos uma educação com práticas pedagógicas que não atendem as especificidades do estudante surdo. Diante do exposto questiona-se: Qual formação é necessária? Como desenvolver um trabalho pedagógico que garanta atender as especificidades lingüísticas, identitárias e culturais, frente a uma visão colonialista e ouvintista? A Lei garante que formação para o professor que atenderá estudante surdo? Há necessidade de estudos, pois temos a Libras, mas há um número significativo de professores que desconhecem a gramática da Libras, a cultura surda, questões entre outras que são fundamentais para pensar um educação que rompa com práticas pedagógicas excludentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador / Marilena Pinheiro Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1
2013 - 2014
Educação de surdos: discutindo o currículo e avaliação
Descrição: O presente estudo surge a partir das inquietações provocadas por professores de estudantes surdos, acerca da necessidade de se pensar a construção de um currículo que contemple as diferenças linguísticas, culturais e identitárias do estudante surdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador / Andrezza Lopes Belota - Integrante / Paula Naranjo da Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2013
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: COMO DESENVOLVER O POTENCIAL CRIADOR EM SALA DE AULA?
Descrição: Na atualidade, tanto a educação como a psicologia se interessam nos estudos relativos à criatividade, quer seja para compreender os processos cognitivos, por saber como desenvolver os potenciais e talentos humanos ou por responder às demandas da sociedade atual. O projeto apresentado surgiu do interesse em investigar sobre a criatividade, seus conceitos, processos de desenvolvimento, bem como, refletir sobre oportunizar condições favoráveis à promoção da criatividade no contexto educacional. Sendo assim, destacamos como objeto de estudo deste projeto de pesquisa, a relação entre criatividade e educação, focalizando o trabalho docente como possibilidade para o desenvolvimento da criatividade e dos potenciais e talentos dos educandos. Para tanto, apresentamos como questões norteadoras desta pesquisa as seguintes reflexões: o que é criatividade? Quais as abordagens as teóricas que embasam a temática? Como é possível desenvolver a criatividade no contexto educacional? O que pode ser considerado como barreiras para a promoção do potencial criador dos educandos no contexto da sala de aula? Na busca por refletir responder esses anseios, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as concepções teóricas que fundamentam a criatividade, bem como compreender o conceito e os processos necessários para o desenvolvimento da criatividade dos educandos em sala de aula. E como objetivos específicos: 1) Compreender o conceito de criatividade. 2) Conhecer as abordagens teóricas que fundamentam os estudos sobre criatividade em obras publicadas no Brasil. 3) Analisar o processo de desenvolvimento da criatividade, bem como as possíveis barreiras que influenciam na promoção de condições favoráveis ao potencial criador. 4) Refletir sobre a importância do trabalho pedagógico criativo para favorecer o potencial criador dos estudantes em sala de aula. Para o alcance dos objetivos, propomos o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado Criatividade e Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Integrante / Andrezza Lopes Belota - Coordenador / Joice Sales Leite França - Integrante.
2012 - 2013
Educação de Surdos: uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngüe de ensino
Descrição: presente estudo intitulado ?Educação de Surdos: uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngüe de ensino? se propõe discutir a luz de diferentes olhares teóricos as barreiras, inquietações e desafios do desenvolvimento de uma fazer pedagógico que atenda os trabalho na e para a diversidade. Para romper com um paradigma de ensino pautado numa concepção patológica e de reabilitação do sujeito surdo, tem-se o desafio de se construir uma trabalho pedagógico que atenda uma abordagem bilíngüe de ensino no qual a surdez, é vista numa perspectiva da diferença e não da deficiência. Neste sentido destaca-se a relevância da pesquisa, pois exige da escola uma nova organização e um fazer pedagógico que favoreça o processo de escolarização do estudante Surdo. OBJETIVOS GERAIS: Analisar os estudos teóricos que tratam das discussões teóricas acerca da educação bilíngüe e os desafios do trabalho pedagógico para atender essa nova abordagem e perspectiva de ensino na educação de estudantes Surdos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os estudos e literaturas que discutem a educação bilíngüe para estudantes surdos, bem como a organização do trabalho pedagógico; Compreender a organização do trabalho pedagógico fundamentadas na perspectiva bilíngue de ensino; Refletir acerca das barreiras, possibilidades e desafios encontrados para o desenvolvimento de uma educação bilíngüe que atenda as diferenças lingüísticas, identitárias e culturais do estudante surdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador / Andrezza Lopes Belota - Integrante / Paula Naranjo da Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2013
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Descrição: Descrição: A educação no século 21 se caracteriza pela busca por uma educação de qualidade e inclusiva, que respeite, valorize e atenda a diversidade e as diferenças entre os saberes dos estudantes no contexto das salas de aula. Considerando a educação na perspectiva inclusiva, é preciso reconhecer que o educador precisa oportunizar o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com e sem necessidade especial, o que demanda uma amplitude de conhecimentos e diversificação em seu trabalho pedagógico. Sendo assim, destacamos como objeto de estudo deste projeto de pesquisa, o a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação, focalizando a prática educativa na escola regular e as perspectivas da educação inclusiva para o desenvolvimento dos potenciais e talentos desses educandos. Para tanto, apresentamos como questões norteadoras as seguintes reflexões: como deve ser e quais as questões teórico-metodológicas do atendimento educacional especializado ofertado aos estudantes com altas habilidades/superdotação? Como o professor da classe regular de ensino pode oportunizar o desenvolvimento dos potenciais e talentos dos estudantes com altas habilidades/superdotação no desenvolvimento de sua prática pedagógica? Na busca por responder a esses anseios, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as concepções teórico-metodológicas para o atendimento educacional dos estudantes com altas habilidades/superdotação. E como objetivos específicos: 1) Reconhecer as características de desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos com altas habilidades/superdotação; 2) Identificar as orientações legais, nas políticas públicas brasileiras, para o atendimento educacional especializado dos estudantes com altas habilidades/superdotação; 3) Compreender as concepções teóricos-metodológicas para o atendimento educacional dos estudantes com altas habilidades/superdotação, tanto no atendimento especializado como na perspectiva da educação inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Integrante / Andrezza Lopes Belota - Coordenador / Geysykaryny Pinheiro de Oliveira - Integrante.
2012 - 2013
Atendimento Educacional Especializado: caminhos para estimulação de talentos humanos
Descrição: O presente projeto de pesquisa possui como alicerces, os resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica realizada anteriormente, intitulada "Atendimento Educacional Especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação , um estudo teórico sobre o trabalho pedagógico para o desenvolvimento dos talentos dos estudantes com características de altas habilidades, realizada por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2012/2013, bem como nas ações de parceria colaborativa desenvolvida entre os pesquisadores e os profissionais que atuam no atendimento educacional especializado realizado na Semed..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Integrante / Andrezza Lopes Belota - Coordenador / Geysykaryny Pinheiro de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2011 - 2012
EDUCAÇÃO E AUTISMO: COMPREENDENDO OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica, de carater teórico, com o objetivo de analisar e compreender os estudos teóricos que abordam o processo de desenvolvimento de aprendizagem de estudantes que apresentam a Síndrome de Autismo...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Integrante / Andrezza Lopes Belota - Coordenador / Mariana Barreto e Silva - Integrante / Adriana Neves de Almeida - Integrante.
2010 - 2011
Educação de Surdos: uma análise reflexiva sobre o processo da leitura e escrita numa perspectiva bilíngue
Descrição: Projeto de iniciação científica - PAIC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2009 - 2010
Educação de surdos: construindo um dialogo teórico sobre o processo de leitura e escrita numa perspectiva bilingue
Descrição: Oestudo em andamento é decorrente de uma pesquisa bibliográfica e de iniciação científica que objetiva analisar os estudos teóricos que tratam do processo de leitura e escrita do aluno surdo, considerando uma perspectiva bilíngüe de educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador / Nathalya dos Santos Nonato - Integrante / Rosejane da Mota Farias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Educação de Surdos: formação de professores para atender uma perspectiva bilíngue de ensino na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
Descrição: O projeto tem como objetivo contribuir para a formação continuada do corpo docente da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, oferecendo condições para que possam atuar como investigadores de suas práticas e como leitores críticos de um mundo em processo de transformação, bem como colaborar para a construção de um currículo que atenda a perspectiva bilíngüe de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador / Marcos Roberto dos Santos - Integrante.
2012 - 2013
Núcleo de Acessibilidade: Praticando a acessibilidade para alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior
Descrição: O presente projeto ? Núcleo de Acessibilidade:Praticando a acessibilidade para alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior?, está vinculado à política de inclusão e acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais, prevista no Projeto Pedagógico Institucional da Universidade do Estado do Amazonas, bem como atender a legislação vigente como o Decreto 6.71/09/2008 que prevê a Criação do Núcleo de Acessibilidade, que tem como objetivo atendimento educacional especializado para alunos com deficiência no ensino superior. Objetivo Geral: Desenvolver estudos e ações que contribuam para o rompimento de barreiras atitudinais, físicas e pedagógicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joab Grana Reis - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado do Amazonas - Bolsa.
2010 - 2010
Curso Desordens na Conduta de Crianças no Processo de Ensino-Aprendizagem
Descrição: Este é um curso especialmente desenvolvido para professores que já atuam nas escolas, assim como para estudantes do curso de pedagogia, licenciaturas , psicologia e áreas afins. As desordens de conduta de crianças são muito relevantes no contexto da inclusão educativa e social. Por tanto os profissionais da educação necessitam de conhecimentos e informações que favoreçam o atendimento educacional na perspectiva de uma educação inclusiva. Uma vez que as políticas nacionais de educação apontam para ações que contemple a complexidade das práticas na diversidade; OBJETIVO: contribuir com a formação continuada dos professores, estudantes do curso de pedagogia, licenciaturas, psicologia e áreas afins, objetivando conhecimentos e informações acerca de estudantes que apresentam desordens de conduta que interferem no processo ensino-aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, G. P.2015OLIVEIRA, G. P. ; Belota ; REIS, J. G. . Um olhar para a realidade: Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino em Manaus. Areté (Manaus), v. 08, p. 130-139, 2015.

2.
REIS, J. G.2007REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O surdo e sua inserção no mercado de trabalho na cidade de Manaus. Amazônida (UFAM), v. 12, p. 139-154, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, J. G.; Belota . Narrando Experiências Educativas: formação de professores nos municípios do Amazonas pelo Proind. In: Adria Simone Duarte de Souza; Célia Aparecida Bettiol. (Org.). Unindo Pessoas por meios dos rios: a experiência do Proind no ensino presencial mediado por tecnologia. 1ed.MANAUS: UEA Edições, 2016, v. , p. 127-140.

2.
REIS, J. G.; Belota ; MENEZES, M. R. G. . Educação Especial:desafios, proposições e possibilidades frente à uma sociedade contraditória. In: Célia Aparecida Bettiol; Romy Guimarães Cabral. (Org.). Pedagogia Intercultural. 1ed.Manaus/AM: UEA: Edições, 2013, v. 10, p. 64-109.

3.
Belota ; REIS, J. G. . Psicomotricidade: contribuição para o processo ensino-aprendizagem. In: Romy Guimarães Cabral; Fábio Coelho Cardoso;. (Org.). Surdos: Qual Escola?. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2012, v. 8, p. 46-86.

4.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . Escola de Surdos: um espaço negado. Nídia L. de Sá. 1ed.Manaus: Valer, 2011, v. , p. 253-259.

5.
REIS, J. G.. O Estado como instituição administrativa da sociedade de classes. In: Heloisa da Silva Borges; Ana Cristina Santos Duarte. (Org.). Políticas Sociais, cidadania e Educação de Jovens e Adultos do Campo. 1ed.Manaus/AM: Valer, 2010, v. 1, p. 11-29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. R. ; REIS, J. G. . Democratização do Ensino: formação continuada para professores de estudantes surdos. In: IX Seminário Internacional as Redes Educativos as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro - RJ. Educação e Democracia aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro-RJ: UERJ, 2017. p. 1-17.

2.
REIS, J. G.; SANTOS, M. R. . Projeto de Extensão: Formação Continuada para professores de estudantes surdos. In: I Congresso Internacional de Educação Inclusiva. XIII Jornada de Educação Especial. Desenhos Contemporâneo da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos, Formação e práticas, 2016, Marília/SP. I Congresso Internacional de Educação Inclusiva. XIII Jornada de Educação Especial. Desenhos Contemporâneo da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos, Formação e práticas. Marília/SP: FUNDEP, 2016. p. 1-5.

3.
REIS, J. G.. A História de Vida de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. In: VII CIPA Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2016, Cuiabá- MT. Histórias de Vida, Gênero e Diversidade. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, 2016. v. 6. p. 1-6.

4.
MELLO, S. ; REIS, J. G. ; GLAT, R. . Discutindo a Educação Inclusiva no Colégio de Aplicação da UERJ: avanços e desafios. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial; X Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial, 2016, São Carlo- SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial; X Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: UFCAr, 2016. v. VII. p. 1-15.

5.
OLIVEIRA, E. C. G. ; MELLO, S. ; REIS, J. G. . Prática Pedagógica: Suporte Educacional Especializado para Estudante com Deficiência Intelectual no Ensino Comum. In: IV Seminário Internacional - Inclusão em Educação: universidade e participação, inclusão, ética e interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro- RJ. Inclusão em Educação: universidade e participação, inclusão, ética e interculturalidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2016. p. 258-268.

6.
REIS, J. G.; COSTA, P. N. . Reflexôes acerca das percepções e desafios dos professores no processo de construção do currículo bilíngue. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2014, São Carlos/SP. VI Congresso Brasileira de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Univeridade Federal de São Carlos, 2014. v. VI.

7.
OLIVEIRA, G. P. ; Belota ; REIS, J. G. . Atendimento Educacional Especializado: caminhos para estimulação de Talentos humanos. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2014, São Carlos/SP. VI Congresso Brasileira de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Univeridade Federal de São Carlos, 2014. v. VI.

8.
REIS, J. G.; COSTA, P. N. ; Belota . Educação de Surdos: uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. VII. p. 3233-3243.

9.
REIS, J. G.; NASCIMENTO ; MENEZES, M. R. G. . Formação docente: uma análise das vozes de professores que atuam em Sala de Recursos Multifuncionaism. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores de Educação Especial, 2012, São Carlos- SP. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos - SP: Universidade Federal de São Carlos- SP, 2012.

10.
REIS, J. G.; FARIAS, R. M. . Esocola bilíngue: desafios para o ensino da leitura e escrita com estudantes surdos. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores de Educação Especial, 2012, São Carlos- SP. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos - SP: Universidade Federal de São Carlos- SP, 2012.

11.
Telma ; REIS, J. G. . A famíliade estudantes surdos: e a importância da comunicação em Libras para o processo de aprendizagem. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina-Paraná. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina- Paraná: UEL, 2011.

12.
REIS, J. G.; NONATO, N. S. ; FARIAS, R. M. . Educação de surdos: construindo um dialogo teórico sobre o processo de leitura e escrita numa perspectiva bilingue. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: UEL, 2009. v. V.

13.
Emanuela Pereira de Oliveira ; Belota ; REIS, J. G. . Reconhecendo Potenciais e talentos dos educandos do ensino regular : a educação na perspectiva inclusiva. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina Paraná. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina Paraná: Universidade Estadual de Londrina, 2009.

14.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . Inclusão do surdo no mercado de trabalho. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos-SP. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especiali. São Carlos-SP: Revista Brasileira de Educação Especial, 2008.

15.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ESPAÇO DE CONTRADIÇÃO PARA ACESSO DO SURDO TRABALHADOR. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, LONDRINA. IV CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. LONDRINA, 2007.

16.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. In: 18 EPENN- ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE, 2007, MACÉIO-ALAGOAS. 18 EPENN- ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE. MACÉIO -ALAGOAS, 2007.

17.
MOURAO, A. R. B. ; REIS, J. G. . POLÍTICAS PÚBLICAS-INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INCLUIR OU EXCLUIR?. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS, 2007, MANAUS-AM. I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. SÃO CARLOS-SP: ABPEE, 2007.

18.
REIS, J. G.. Educação Inclusiva: o uso do lúdico na Matemática. In: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÕNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS, 2007, MANAUS-AM. I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÕNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. SÂO CARLOS- SP: ABPEE, 2007.

19.
REIS, J. G.. DISCUSSÃO SOBRE A SURDEZ , TRABALHO E EDUCAÇÃO. In: II SEMINÁRIO POVOS AMAZÔNICOS: HISTÓRIA, IDENTIDADES E EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE/FACED, 2004, MANAUS-AMAZONAS. II SEMINÁRIO POVOS AMAZÔNICOS: HISTÓRIA, IDENTIDADES E EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE/FECED. MANAUS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM, 2004. p. 19-19.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. P. ; Belota ; REIS, J. G. . Um olhar para a realidade: o atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Manaus. In: Educação em ciências: ciências, sociedade e cidadania, 2014, Manaus. Anais IV Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2014. v. IV. p. 59-59.

2.
COSTA, P. N. ; REIS, J. G. ; Belota . Educação de surdos: Discutindo curriculo e avaliação. In: Educação e Ciências: ciências, sociedade e cidadania, 2014, Manaus. Anais IV Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2014. v. IV. p. 60-60.

3.
COSTA, P. N. ; REIS, J. G. ; Belota . Educação de surdos: uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngue de ensino. In: II Encontro Anual de Ensino Pesquisa e Extensão e V Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Manaus -AM. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência, Saúde e Esporte, 2013. p. 183-183.

4.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . INCLUSÃO SOCIAL: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA. In: 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE E 3º COLÓQUIO DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA, 2005, MANAUS-AMAZONAS. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DIVERSIDADE, DIFERENCIAÇÃO E INCLUSÃO. MANAUS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM, 2005. p. 102-103.

5.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. In: 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE E 3º COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA, 2005, MANAUS. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DIVERSIDADE, DIFERENCIAÇÃO E INCLUSÃO. MANAUS-AMAZONAS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM, 2005. p. 103-103.

6.
REIS, J. G.. O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial/ II Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos- SP. II Congresso Braileiro de Educaçaõ Especial/ II Encontro da Associaçaõ de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos- SP: UFScar, 2005. p. 365-3666.

7.
REIS, J. G.. O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2005, SÃO CARLOS-SP. II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAÕ ESPECIAL/II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. SÃO CARLOS: SUPREMA, 2005. p. 325-326.

8.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. In: 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE 3º COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA/ EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:DIVERSIDADE, DIFERENCIAÇÃO E INCLUSÃO, 2005, MANAUS. 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE/3ºCOLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA. MANAUS, 2005. p. 103-103.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, P. N. ; REIS, J. G. ; Belota . Educação de Surdos: Uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngüe de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
REIS, J. G.. Pedagogia Intercultural: limites, possibilidades e avanços de uma perspectiva regular mediada por tecnologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
REIS, J. G.; FARIAS, R. M. . ESCOLA BILÍNGUE: DESAFIOS PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA COM ESTUDANTES SURDOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
REIS, J. G.; NASCIMENTO ; MENEZES, M. R. G. . Formação docente: uma análise das vozes de professores que atuam em Sala de Recursos Multifuncionaism. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Telma ; REIS, J. G. . A Família de estudantes surdos: e a importancia da comunicação em Libras para o processo de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Emanuela Pereira de Oliveira ; Belota ; REIS, J. G. . Reconhecendo potenciais e talentos dos educandos no ensino regular: educação na perspectiva inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NONATO, N. S. ; REIS, J. G. ; FARIAS, R. M. . Educação de surdos: construindo um diálogo teórico sobre o processo da leitura numa perspectiva bilíngueb. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . Sociedade Majoritária: uma relação de exclusão com a pessoa surda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O Surdo e o Mercado de Trabalho na cidade de Manaus. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . Inclusão no mercado de trabalho: espaço de contradição para aesso do surdo trabalhador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
REIS, J. G.. DISCIPLINA LIBRAS NA GRADUAÇÃO: ROMPENDO BARREIRAS NO MUNICÍPIO DE MAUÉS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
REIS, J. G.; MOURAO, A. R. B. . O Surdo e o Mercado de Trabalho na cidade de Manaus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GLAT, R. ; REDIG, A. G. ; MASCARO, C. A. A. C. ; OLIVEIRA, M. C. ; CARLOU, A. ; REIS, J. G. ; SATHLER, A. R. . Mediação e Apoio Escolar: modalidades de Atendimento Educacional Especializado. 2018.

2.
REIS, J. G.. Projeto Ciência na Escola - PCE- Edital 001/2016. 2018.

3.
REIS, J. G.. Projeto Ciência na Escola - PCE- Edital 001/2018. 2018.

4.
REIS, J. G.. Projeto Ciência na Escola - PCE- Edital 021/2014. 2017.

5.
REIS, J. G.. Projeto Ciência na Escola - PCE- Edital 013/2012. 2016.

6.
REIS, J. G.. Revista Areté - Revista Amazônica do Ensino de Ciências. 2016.

7.
REIS, J. G.. V SECAM - Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia- Educação de Ciências: Ciência, Tecnologia e Saberes Tradicionais 2015. 2015.

8.
REIS, J. G.. Revista Areté - Revista Amazônica do Ensino de Ciências. 2015.

9.
REIS, J. G.. IV Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (SECAM) Educação em Ciências: Ciência, Sociedade e Cidadania. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, J. G.. Projeto de Pesquisa: A tessitura da história de vida de estudantes com deficiência no Ensino Superior. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
REIS, J. G.. A Educação em Debate: política de acessibilidade da UEA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, J. G.; SANTOS, M. R. . Formação continuada de professores em uma escola bilíngue para estudantes surdos. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
GLAT, R. ; REDIG, A. G. ; PLETSCH, M. D. ; CARLOU, A. ; MASCARO, C. A. A. C. ; REIS, J. G. ; SIQUEIRA, C. F. ; EUGENIO, N. ; MACEDO, P. C. ; SILVA, S. E. ; OLIVEIRA, E. C. G. ; FONSECA, T. ; MELLO, S. ; SILVA, R. L. . Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
REIS, J. G.; Belota ; Sanches . Desordem na conduta de Crianças no processo de Ensino-Aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REIS, J. G.. Participação em banca de Claudia Freire. Um novo olhar sobre a realidade da Educação do Campo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROJOVEM CAMPO) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
REIS, J. G.. Participação em banca de Carlos Cesar Macedo de Oliveira; Liander Martins Vasconcelos. Reflexões das dificuldades e dos avanços do Projovem Campo Saberes da Terra. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROJOVEM CAMPO) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
REIS, J. G.. Participação em banca de Vânia Marília Lima Guida. PROJOVEM - Programa de inclusão de jovens e suas multiplas dimensões no contexto social contemporâneo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação PROEJA) - Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, J. G.; OLIVEIRA, M. C.. Participação em banca de Elisangela Pereira Santana de Miranda Bastos.A inclusão da criança com transtorno do Espectro autista na educação comum. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
REIS, J. G.; SILVEIRA, C.; ARAUJO, M. D.. Participação em banca de Raimundo da Silva Benjamin.Histórias e Memórias vivenciadas na Educação: Entre a cegueira dos olhos e a deficiência de quem não quer enxergar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
ANDREATA, E. P.; REIS, J. G.. Participação em banca de Jaqueline Araújo Silva de Amorim.Práticas Pedagógicas de Leitura: a relevância da prática da leitura na visão do docente do ensino fundamental de uma escola pública em Manaus/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
REIS, J. G.; SANTOS, M. G.. Participação em banca de Leidiane Souza dos Santos.Inteligencias Múltiplas: concepção docente numa escola do ensino fundamental na Zona Oeste de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
REIS, J. G.; SANTOS, M. R.. Participação em banca de Kátia Regina Nery Dias.O ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual:incluidos no ensino fundamental séries iniciai em escolas estaduais na cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
Silva; REIS, J. G.. Participação em banca de SergioPaulo de Cerqueira Leite Pereira.A escola que os alunos surdos necessitam para sua inclusão social e melhor desenvolvimento biopsicosocial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
REIS, J. G.; Marreiro. Participação em banca de Cintia Christina Leite Ribeiro.As práticas pedagógicas do Ensino de Arte: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

8.
REIS, J. G.; Sanches; Souza. Participação em banca de Claudemara de Souza Moutinho.Dificuldade de aprendizagem específica da leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

9.
REIS, J. G.; Rotondano. Participação em banca de Diane de Araújo Oliveira.A importância da família no processo ensino e aprendizagem na escola pública de Manaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

10.
REIS, J. G.; Souza. Participação em banca de Ione Maria Neves de Souza.A importância do desenvolvimento do autoconceito no processo de aprendizagem vivenciadas entre estudantes do 3 ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

11.
REIS, J. G.; Sanches; Souza. Participação em banca de Jorge Figueiredo Fernandes.A dificuldade da leitura e escrita do 3 e 4 ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

12.
REIS, J. G.. Participação em banca de Kelly Vieira Simões.O ensino da Libras nas séries iniciais de uma escola especial em Manaus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

13.
REIS, J. G.; Elisângela Silva de Oliveira. Participação em banca de Olinda Gomes Parente.A importância da psicomotricidade na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

14.
REIS, J. G.; Borges. Participação em banca de Maria Aleluia Cardoso.A concepção de prática docente da Didática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

15.
REIS, J. G.. Participação em banca de Hebert José Balieiro Teixeira.Os processos cognitivos da inteligência e sua contribuição didática das ciências e sua contribuição ã didática das ciências no ensino fundamental em uma escola estadual da cidade de Manaus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

16.
REIS, J. G.. Participação em banca de Sandra Roselly Santos Correia.Os processos cognitivos da consciência e sua contribuição a prática pedagógica em uma escola estadual da zona centro-sul de Manaus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, J. G.; FARIAS, R. M.; Belota. Professor de Libras. 2010. Universidade do Estado do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica ;I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste. Núcleos de Acessibilidade no contexto das universidades públicas: estruturação, público alvo e desafios. 2017. (Congresso).

2.
II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Profissional Tecnológica - I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste. Inclusão no Ensino Superior: história de vida de um estudante com deficiência no curso de Direito. 2017. (Congresso).

3.
IX Seminário Internacional as Redes Educativas e Tecnológicas.Democratização do Ensino: formação continuada para professores de estudantes surdos. 2017. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva / 13ª Jornada de Educação Especial - desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação e prática. Projeto de Extensão: formação continuada para professores de estudantes surdos. 2016. (Congresso).

5.
IV Congresso Internacional Inclusão em Educação: universidade e participação inclusão, ética e interculiralidade.Prática Pedagógica: Suporte Educacional Especializado para Estudante com Deficiência Intelectual no Ensino Comum. 2016. (Seminário).

6.
VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. História de Vida d eEstudantes com deficiência no Ensino Superior. 2016. (Congresso).

7.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E E EXCLUSÃO. 2015. (Outra).

8.
VI Semana Pedagógica do INES/ Educação bilíngue de surdos: língua, cultura, políticas e práticas pedagógicas. 2015. (Outra).

9.
Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014. 2014. (Outra).

10.
II Encontro do PIBID UEA.Painel do Subprojeto : Pedagogia. 2014. (Encontro).

11.
IV SIMOPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.EDUCAÇÃO DE SURDOS: DISCUTINDO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO. 2014. (Simpósio).

12.
IV SIMPÓSIO AMAZÔNICO DO AUTISMO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO.Políticas, Práticas de Formação e Educação Inclusiva: Concepções do Curso de Pedagogia da UFF/RJ, UFSM/RS, UFAM/AM, e UEA/AM. 2014. (Simpósio).

13.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro de Pesquisadores em Educaçã Especial. REFLEXÕES ACERCA DAS PERCEPÇÕES E DESAFIOS DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO BILINGUE. 2014. (Congresso).

14.
VI Congresso Brasileiro de Educação Espeecial e IX Encontro de Pesquisadores em Educaçã Especial. Atendimento Educacional Especializado: caminhos para estimulação de talentos humanos. 2014. (Congresso).

15.
I Simpósio PROIND educação e diversidade Amazônicas.Pedagogia Intercultural: possibilidades e avanços de uma perspectiva regular mediada por tecnologia. 2013. (Simpósio).

16.
I Simpósio PROIND educação e diversidade Amazônicas.Pedagogia Intercultural sujeitos, suas identidades e processos educativos. 2013. (Simpósio).

17.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ileira. Educação de Surdos: Uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngüe de ensino. 2013. (Congresso).

18.
III C'irculo de Diálogos em Educação: as diferentes modalidades da Educação Básica.As diferentes modalidades da Educação Básica: Educação Especial. 2012. (Encontro).

19.
III Encontro Nacional das Licenciaturas II Seminário Nacional do PIBID. 2012. (Encontro).

20.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). ESCOLA BILÍNGUE: DESAFIOS PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA COM ESTUDANTES SURDOS. 2012. (Congresso).

21.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). Formação docente: uma análise das vozes de professores que atuam em Sala de Recursos Multifuncionaism. 2012. (Congresso).

22.
VI Semana de Pedagogia - A pesquisa em educação: novos desafios, outros caminhos.As pesquisas do PIBID e a do PAIC e suas contribuções para a área da Educação. 2012. (Outra).

23.
Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da UNESCO-PEA. 2011. (Encontro).

24.
Seminário Internacional: Avanços e Desafios na Surdocegueira e Deficiência Múltipla na Região Norte - Brasil 43 anos Surdocegueira. 2011. (Congresso).

25.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A Família de estudantes surdos: e a importancia da comunicação em Libras para o processo de aprendizagem. 2011. (Congresso).

26.
V Semana de Pedagogia - Educação como política pública: conquistas históricas, discussões atuais..A política de Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

27.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).

28.
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).

29.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Educação de Surdos: construindo um dialogo teórico sobre o processo de leitura e escrita numa perspectiva bilingue. 2009. (Congresso).

30.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Reconhecendo Potenciais e talentos dos educandos do ensino regular : a educação na perspectiva inclusiva. 2009. (Congresso).

31.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA.SOCIEDADE MAJORITÁRIA UMA RELAÇÃO DE EXCLUSÃO COM A PESSOA SURDA. 2008. (Outra).

32.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA.SOCIEDADE MAJORITÁRIA UMA RELAÇÃO DE EXCLUSÃO COM A PESSOA SURDA. 2008. (Outra).

33.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial e Iv Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Inclusão do surdo no mercado de terabalho. 2008. (Congresso).

34.
18 EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O surdo e o mercado de trabalho na cidade de Manaus. 2007. (Encontro).

35.
2 SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA SURDA. 2007. (Seminário).

36.
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ENCORAJANDO POTENCIAIS. 2007. (Oficina).

37.
III ENCONTRO CIENTÍFICO DA AMA-AM: EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL, EM MANAUS. 2007. (Encontro).

38.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÕNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS.EDUCAÇÃO INCLUSIVA- O USO DO LÚDICO NA MATEMÁTICA. 2007. (Seminário).

39.
IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCILINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ESPAÇO DE CONTRADIÇÃO PARA ACESSO DO SURDO TRABALHADOR. 2007. (Congresso).

40.
METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DE 1 E 4 SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Oficina).

41.
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2006. (Outra).

42.
III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO : FORMAÇÃO TRABALHO EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIALI.O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. 2006. (Outra).

43.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS SURDOS.DESCIPLINAS LIBRAS NA GRADUAÇÃO : ROMPENDO BARREIRAS NO MUNICÍPIO DO AMAZONAS-MAUÉS. 2006. (Seminário).

44.
V CONGRESSO INTERNACIONAL E XI SEMINÁRIO NACIONAL. 2006. (Congresso).

45.
13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE/ 3º COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SEÇÇÃO BRASILEIRA/EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : DIVERSIDADE, DIFERENCIAÇÃO E INCLUSÃO.. INCLUSÃO SOCIAL : UMA QUESTÃO DE CIDADANIA. 2005. (Congresso).

46.
13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE 3º COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA/ EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:DIVERSIDADE, DIFERENCIAÇÃO E INCLUSÃO. O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. 2005. (Congresso).

47.
FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DE METODOLOGIA QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM PESQUISA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. 2005. (Outra).

48.
I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE SURDOS.QUE EDUCAÇÃO DE SURDOS NÓS QUEREMOS?. 2005. (Encontro).

49.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. O SURDO E O MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE MANAUS. 2005. (Congresso).

50.
II FÓRUM INTERNACIONAL DE AUTISMO E I ENCONTRO DOS AMIGOS DA DIFERENÇA. 2005. (Encontro).

51.
II SEMANA DE PEDAGOGIA.HIPERATIVIDADE. 2005. (Outra).

52.
V SEMINÁRIO DE INCLUSÃO: VALORES E PARADIGMAS SOCIAIS E DA I AMOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PPGE-UFAM.INCLUSÃO: SURDEZ. 2005. (Oficina).

53.
CAPACITAÇÃO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE. 2004. (Encontro).

54.
II SEMINÁRIOS DOS POVOS AMAZÕNICOS: HISTÓRIA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO/VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE.DISCUSSÃO SOBRE A SURDEZ, TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2004. (Seminário).

55.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC -EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: TRANSFORMANDO O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA -UFAM. 2004. (Outra).

56.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2004. (Congresso).

57.
SEMINÁRIO REGIONAL NORTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2 SEGMENTO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 2002. (Seminário).

58.
PCN EM AÇÃO-ALFABETIZAÇÃO E 1 E 4 SÉRIES. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, J. G.; Borges ; BROCKI, E. ; BETTIOL, C. A. . Discussões e proposições acerca da Educação do Campo na Universidade do Estado do Amazonas. 2013. (Outro).

2.
REIS, J. G.. Encontro Estadual da ANFOPE no Amazonas - O movimento da Educação Brasileira e as possibilidades se melhorias sob o olhar da ANFOPE. 2012. (Outro).

3.
REIS, J. G.; BROCKI, E. . I Encontro de Coordenadores de Cursos Graduação da UEA. 2012. (Outro).

4.
REIS, J. G.; Belota ; MOURAO, A. R. B. ; NASCIMENTO ; Sanches . I Congresso Nacional de Educação Especial na perspectiva Inclusiva: o direito e o avesso da acessibilidade. 2011. (Congresso).

5.
MOURAO, A. R. B. ; REIS, J. G. . 1º ENCONTRO REGIONAL DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL. 2007. (Outro).

6.
MOURAO, A. R. B. ; REIS, J. G. . I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO AMAZÕNICO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS, E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suéllen Melo de Araújo. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Naranjo da Costa. EDUCAÇÃO DE SURDOS: PERCEPÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO RESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO EM UMA ESCOLA DE SURDOS NA CIDADE DE MANAUS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

2.
MÁBIA MARIA MATOS DOS SANTOS. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA DA CIDADE DE MANAUS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

3.
DIOGO MEDEIROS DE OLIVEIRA. A importância da prática Psicomotora no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

4.
Zilandra Ferreira Pedroza. Educação de surdos: Formação de professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

5.
PATRICIA MELO DA SILVA. DISCUTINDO O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

6.
Livia Ingrid Souza de Maceno. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

7.
THIAGO DA COSTA RIBEIRO. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

8.
Ivacicleide Lima Flores Costa. O intérprete de Libras no ensino da Língua Portuguesa para surdos em uma escola inclusiva na cidade de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

9.
Lidinalva de Sousa Pedroso. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

10.
Maria Nicimara Bentes dos Santos. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA ESPECÍFICA PARA SURDO E UMA ESCOLA COMUM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

11.
Valdenize Gomes de Souza. ESCOLA BILÍNGUE X ESCOLA COMUM: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO SURDO EM DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

12.
Debora Lopes Barbosa. Educação Inclusiva a escolarização dos cumprodores de pena alternativa na EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

13.
Priscila Torres Couto. Educação Inclusiva de alunos com necessidades especiais: aspectos legais e a realidade de uma escola regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

14.
Telma Pinheiro Mota. A família de estudantes surdos: a importância da comunicação da libras para o processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

15.
Ana Luiza Pereira de Souza. Processo de Aprendizagem de leitura e escrita com ctrianças surdas em uma escola especial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

16.
IZABEL CRISTINA DE LIMA SERUDO. UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL NA CIDADE DE MANAUS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

17.
Carlos Alberto Silva da Rocha. Um estudo da formação de professores no CAP- Centro de Apoio Pedagógico às pessoas com Deficiência Visual na cidade de Manaus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

18.
ELIANE SANTOS MARTINS. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

19.
ANA PAULA PACHECO; LUCILENE CAVALCANTE; SIMONE OLIVEIRA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM BREVE OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE PAULISTA. Orientador: Joab Grana Reis.

Iniciação científica
1.
Paula Naranjo da Costa. EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE DE ENSINO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

2.
Nathalya dos Santos Nonato. Educação de surdos: uma análise reflexiva sobre o processo de leitura escrita Numa perspectiva bilíngue. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.

Orientações de outra natureza
1.
Lourinalva Ferreira Barros. PROEJA: contribuição para a inserção do surdo no mundo do trabalho. 2009. Orientação de outra natureza. (Pós-graduação PROEJA) - Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Amazonas. Orientador: Joab Grana Reis.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Belota ; REIS, J. G. . Psicomotricidade: contribuição para o processo ensino-aprendizagem. In: Romy Guimarães Cabral; Fábio Coelho Cardoso;. (Org.). Surdos: Qual Escola?. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2012, v. 8, p. 46-86.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, P. N. ; REIS, J. G. ; Belota . Educação de Surdos: Uma discussão teórica acerca do trabalho pedagógico numa perspectiva bilíngüe de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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