Izabela Domingues da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3194123495763584
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (Campus Recife). Vice-Coordenadora e Professora Adjunta do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Pesquisadora dos grupos de pesquisa LAVITS - Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (UNICAMP/CNPq), Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas do Consumo (UFPE/CNPq), G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda (UFPE/CNPq) e OBITEL - Observatório Latino Americano de Ficção Televisiva. Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco. Publicitária vencedora dos principais prêmios da publicidade brasileira como Profissionais do Ano da Rede Globo e Grand Prix do Prêmio Asserpe. Vencedora do prêmio de melhor paper científico sobre Consumo e Cibercultura do Encontro Latinoamericano de Estudos do Consumo (2016). Tem 27 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase em publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Publicidade, Consumo, Internet, Vigilância, Controle e Discurso. Atualmente, lidera pesquisa sobre a Quarta Revolução Industrial e seus impactos no Consumo, no Design e na Comunicação (NDC/CAA/UFPE). Autora dos livros Consumo de Ativismo (2018 em coautoria com Ana Paula de Miranda), Publicidade de Controle (2016) e Terrorismo de Marca (2013) e de artigos e capítulos de livros científicos. Também é contista e escritora na área de literatura infanto-juvenil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izabela Domingues da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, I. D.;DOMINGUES, IZABELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE.
Campus Agreste - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE)
Nova Caruaru
55014900 - Caruaru, PE - Brasil
Telefone: (81) 21039156
URL da Homepage: https://www.ufpe.br/caa/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=83


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Da Publicidade Disciplinar à Publicidade de Controle: Comunicação, Vigilância e Poder., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronzstein.
Palavras-chave: Comunicação; Marketing; Publicidade e Propaganda; Poder.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Nova Ordem do Discurso na Propaganda: Internet, Prosumers e Consumerismo Político.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Karla Regina Macena Patriota.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Prosumer; Propaganda; Internet; Consumerismo Político.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos do Consumo.
2000 - 2005
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
1993 interrompida
Graduação interrompida em 1995 em Publicidade.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Ano de interrupção: 1995




Formação Complementar


2003 - 2009
Extensão universitária em Oficina de Criação Literária. (Carga horária: 672h).
Oficina Literária Raimundo Carrero, OFRC, Brasil.
1993 - 1995
Propaganda e Marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto e Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Faculdades Integradas Barros Melo, FIBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Publicidade, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Inata - Agência Experimental da FIBAM, INATA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Agência Experimental da FIBAM, Carga horária: 8


Consumix Consultoria, CONSUMIX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora


Mart Pet Comunicação, MART PET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Diretora de Criação
Outras informações
Diretora de Criação na agência de publicidade Mart Pet (PE).


Level Comunicação, LEVEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Empregada, Enquadramento Funcional: Empregada, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como redatora publicitária.


Brand New Comunicação, BRAND NEW, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Sócia-diretora, Enquadramento Funcional: Sócia


Italo Bianchi Comunicação, ITALO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Empregada, Enquadramento Funcional: Empregada, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como redatora publicitária e diretora de criação.


Foote Cone Belding, FCB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estagiária de criação, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


O&M Propaganda, O&M, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Empregada, Enquadramento Funcional: Empregada, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como redatora publicitária


MMS Comunicação, MMS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Empregada, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como redatora publicitária.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Quarta Revolução Industrial e os Impactos no Consumo, Design e Comunicação: Panorama Crítico e Tendências.
Descrição: Esta pesquisa busca mapear e discutir os Impactos da Quarta Revolução Industrial nos campos do Consumo, do Design e da Comunicação a fim de forma um panorama crítico sobre o tema e apontar tendências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Izabela Domingues da Silva - Coordenador.
2016 - Atual
G-Como: Grupo de Estudos de Consumo de Moda (UFPE)
Descrição: Desenvolve pesquisas e atividades de extensão ariculando os campos do Design, da Comunicação, da Moda e do Consumo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Grupo de Estudos do Consumo
Descrição: O GECON reúne professores, pesquisadores e alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM/AESO) interessados nas temáticas acerca da comunicação e do consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Izabela Domingues da Silva - Coordenador / Mônica Fontana - Integrante / Sandra Ferreira de Lima - Integrante / Clarissa Sóter - Integrante.
2009 - Atual
Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas do Consumo
Descrição: O Grupo Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas do Consumo (UFPE/CNPq) tem perfil interdisciplinar e insere-se claramente no campo da Comunicação tendo em vista o caráter midiático dos dispositivos tecnológicos que são investigados bem como um dos pressupostos base da pesquisa: a criação e a influência das novas mídias na forma de consumo de conteúdos publicitários. Através das nossas pesquisas, pretendemos responder, entre outras, as seguintes perguntas: Como utilizar novas tecnologias em peças publicitárias? Quais são os impactos das novas mídias digitais, não-tradicionais, para as campanhas publicitárias? Que conteúdos podem e devem ser explorados para veiculação nas novas mídias? É possível a produção de formatos publicitários inovadores para a venda de produtos e serviços?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Izabela Domingues da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2018
Projeto Conexões
Descrição: Debates, palestras e workshops sobre as conexões do campo da Comunicação com outros campos do saber na atualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Agência AVELOZ de Comunicação (Agência Laboratório)
Descrição: Coordenadora da Agência Laboratório do Curso de Comunicação do CAA/UFPE (A partir de março de 2017). Vice-coordenadora da Agência Laboratório do Curso de Comunicação do CAA/UFPE (De maio de 2016 a fevereiro de 2017)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Izabela Domingues da Silva - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos do Consumo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio de Melhor Paper Científico do GT Consumo e Cibercultura, VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo/ II Encontro Latino Americano de Estudos do Consumo.
2011
Professora Homenageada - Turma de Concluintes Publicidade, Universidade Católica de Pernambuco.
2010
Professora Homenageada - Turma de Concluintes Publicidade, Universidade Católica de Pernambuco.
2009
Paraninfa da turma de concluintes Publicidade, AESO - Faculdades Integradas Barros Melo.
2008
Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, Rede Globo de Televisão.
2008
Professora Homenageada - Turma de Concluintes Publicidade, AESO - Faculdades Integradas Barros Melo.
2007
Prêmios Colunistas - Medalhas de Ouro e Bronze, Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda).
2005
Prêmio ANJ Norte/Nordeste 2005 - Categoria Leitor/Classificados, Associação Nacional de Jornais - ANJ.
2005
Prêmio de Iniciação Científica - Pibic Unicap, Unicap e CNPq.
2005
Prêmio Sistema JC de Comunicação - Categoria Leitor/Classificados, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
2005
Prêmio Sistema JC de Comunicação - Categoria Leitor/Noticiário (Fevereiro), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
2005
Prêmio Sistema JC de Comunicação - Categoria Leitor/Noticiário (Dezembro), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
2003
Grand Prix do Prêmio ASSERPE de Rádio e TV, ASSERPE.
2001
Prêmio Profissionais do Ano N/NE - vencedor categoria Campanha, Rede Globo de Televisão.
1996
Prêmio Profissionais do Ano N/NE - finalista categoria Mercado, Rede Globo de Televisão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, I. D.;DOMINGUES, IZABELA2016SILVA, I. D.. Não espere mamãe mandar: a publicidade disciplinar ea linguagem publicitária no Século XX.. Estudos Semióticos (USP), v. 1, p. 58-66, 2016.

2.
DOMINGUES, IZABELA2016DOMINGUES, IZABELA. Na-o espere mama-e mandar: a publicidade disciplinar e a linguagem publicita-ria no Se-culo XX.. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 12, p. 58, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, I. D.; MIRANDA, A. P. C. . Consumo de Ativismo. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018. v. 1.

2.
SILVA, I. D.. Publicidade de Controle. Consumo, Cobernética, Vigilância e Poder. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 1. 337p .

3.
SILVA, I. D.. Terrorismo de Marca. Publicidade, Discurso e Consumerismo Político na Rede.. 1. ed. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2013. v. 1. 176p .

4.
SILVA, I. D.. A Menina Marca-Texto. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Caliban, 2008. v. 2000. 54p .

5.
SILVA, I. D.. Anuário do Clube de Criação de Pernambuco. Recife: EBGE, 1998. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, I. D.. Netizens e prosumers: novas mídias, co-criação e consumerismo político. #Mídias Sociais: s, Perspectivas, Tendências e Reflexões. 1ed.Salvador: Papercliq, 2010, v. , p. 63-69.

2.
SILVA, I. D.; LEAL, G. . Capítulo Izabela Domingues com os contos Sobe e Desce e Pingos de Vela.. In: Gerusa Leal. (Org.). Pimenta Rosa - Contos e Poemas. 1ed.Recife: Editora Bagaço, 2006, v. , p. 160-167.

3.
SILVA, I. D.; Raimundo Carrero . Facas, estiletes e outros objetos cortantes. In: Raimundo Carrero. (Org.). Contos de Oficina 3. 1ed.Recife: Editora Bagaço, 2006, v. 1, p. 103-105.

4.
SILVA, I. D.. Sobe e desce. Pimenta Rosa: Contos e Poemas. Recife: Bagaço, 2006, v. , p. 61-64.

5.
SILVA, I. D.. Pingos de vela. Pimenta Rosa: Contos e Poemas. Recife: Bagaço, 2006, v. , p. -.

6.
SILVA, I. D.. Facas, estiletes e outros objetos cortantes. Contos de Oficina 2. : , 2006, v. , p. 103-105.

7.
SILVA, I. D.. Encontro. Contos de Oficina. Recife: Bagaço, 2005, v. , p. 201-202.

8.
Raimundo Carrero ; SILVA, I. D. . Encontro. In: Raimundo Carrero. (Org.). Contos de Oficina 1. 1ed.Recife: Editora Bagaço, 2004, v. 1, p. 201-202.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, I. D.. Quintanares Publicitários. Revista About, São Paulo, p. 74 - 74, 01 mar. 2007.

2.
SILVA, I. D.. Propaganda, Jung e Saias. Portal da Propaganda, Internet, 20 jul. 2005.

3.
SILVA, I. D.. Irritada com Caetano. Jornal do Commercio, Recife, 06 maio 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, I. D.. Em Busca da Privacidade Perdida: Mídias Vigilantes Domésticas, Cavalos de Tróia e Consumo.. In: I Congresso Internacional de Humanidades Digitais - HDRIO2018, 2018, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Humanidades Digitais - HDRIO2018, 2018.

2.
SILVA, I. D.. Mídias Algorítmicas e Internet das Coisas: Impactos no Campo da Comunicação na Era da Informação Global1.. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017.

3.
SILVA, I. D.. Do açougue a academia: comunicação, estetização e vigilância na plataforma Academia da Carne da Friboi. In: 8º Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC), 2016, Rio de Janeiro. Anais 8º Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC). Rio de Janeiro: ENEC, 2016. v. 1. p. 1-15.

4.
Bezerra, Amilcar ; SILVA, I. D. ; Barbosa, Rodrigo . Mutações no campo da Comunicação Social ou por que os cursos e suas habilitações do século XX estão perdendo o sentido. In: XXXIV Intercom Nacional, 2016, São Paulo. Anais XXXIV Intercom Nacional. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1.

5.
SILVA, I. D.. Conteúdos Virais e Terrorismo de Marca. In: V Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2010, São Paulo. Anais Intermestrandos ESPM, 2010.

6.
SILVA, I. D.; PATRIOTA, K. . Netizens e prosumers: novas mídias, co-criação e consumerismo político. In: Intercom, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

7.
SILVA, I. D.. Produção e circulação de enunciados criados pelos prosumers. In: I Colóquio Internacional Discurso e Mídia, 2009, Salvador. Anais do I Colóquio Internacional Discurso e Mídia, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, A. P. C. ; SILVA, I. D. ; SOUZA, N. . Valores Culturais do Consumo Minimalista de Moda. In: 4º CIMODE | 4º International Fashion and Design Congress, 2018, Madrid. Anais do 4º CIMODE | 4º International Fashion and Design Congress. Minho: Universidade do Minho, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, I. D.. Publicidade de Controle: Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, I. D.. A Publicidade e a Convergência de Meios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, I. D.. Medo e Consumo: Desejo, Vigilância e Arquitetura da Desigualdade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, I. D.. Capitalismo de Vigilância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, I. D.. Coordenação de Sessão EXPOCOM do XVIII Intercom NE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, I. D.. A Publicidade e os Desafios para os Dispositivos Móveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, I. D.. Monitoramento da Rede, Publicidade Algorítmica e Terrorismo de Marca: Vigilância e Controle nas Redes Sociais Ontem e Hoje.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, I. D.. Tendências de Consumo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, I. D.. Quem Tem Rato Caça com Gato: Net-ativismo, Terrorismo de Marca e Campanha Anti Coca-Cola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, I. D.. Da Publicidade Disciplinar à Publicidade de Controle: Novas Configurações Comunicacionais no Capitalismo Mundial Integrado.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, I. D.. Terrorismo de Marca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, I. D.. XI Café Intercom UFPE - Internet, Prosumers e Consumerismo Político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, I. D.. Como Criar Marcas Para uma Nova Sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, I. D.. Internet, Prosumers e Consumerismo Político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, I. D.. Livro Aberto - Conversando com a Autora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, I. D.. Conteúdos Virais e Terrorismo de Marca: Como os Enunciados dos Consumidores na Internet Estão Modificando o Mundo do Marketing e da Propaganda.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, I. D.. Portfólio Gagá: Como Não Ter Um.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA, I. D.. Portfólio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, I. D.; PATRIOTA, K. . Netizens e Prosumers: Novas Mídias, Cocriação e Consumerismo Político. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SILVA, I. D.. Potfólio Gagá - Como Não Ter Um. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA, I. D.. Produção e Circulação de Enunciados Criados pelos Prosumers: Uma Nova Ordem do Discurso na Propaganda?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, I. D.. Entendendo o Consumidor Pernambucano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, I. D.. Descartando Velhos Hábitos: Consumo e Sustentabilidade no Século XXI.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVA, I. D.. Descartando Velhos Hábitos: Consumo e Sustentabilidade no Século XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, I. D.. Unibusiness. Recife 2007 (Citação em matéria jornalística (mídia especializada em comunicação)).

2.
SILVA, I. D.. Mudar para manter a mesma identidade. Recife: Jornal do Commercio, 2001 (Citação em matéria jornalística (mídia especializada em comunicação)).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RAMOS, Cristiano ; SILVA, I. D. ; Raimundo Carrero . Opinião Pernambuco. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, I. D.; Nilton Pereira ; HOMEM, E. . Som da Nota. 1998. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, I. D.. Branding e Os Desafios do Marketing Contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, I. D.. Branding e Os Desafios do Marketing Contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2013. .

4.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

5.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

6.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

7.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

8.
SILVA, I. D.. Módulo Moda e Sociedade (MBA em Moda). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SILVA, I. D.. Artigo: Netizens e prosumers: novas mídias, co-criação e consumerismo político. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E Book #MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões).


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA, I. D.. A Menina Marca-Texto. 2008. Composição (estréia).

2.
SILVA, I. D.. Pimenta Rosa - Contos e Poemas. 2006. Composição (estréia).

3.
SILVA, I. D.. Padaria. 2005. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, I. D.. A Menina Marca-Texto. 2008 (Literatura Infanto-Juvenil).

2.
SILVA, I. D.; LEAL, G. ; MOURA, L. . Pimenta Rosa. 2006 (Literatura de Ficção).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DOMINGUES, IZABELA; COSTA, M. R.; COVALESKI, Rogério.. Participação em banca de Marisa de Lemos Araújo. Publicidade Audiovisual e a Intertextualidade com o Cinema: Um Estudo de Recepção Publicitária.. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
DOMINGUES, IZABELA; CARVALHO, B. J. A.; GREGO, Aline. Participação em banca de Anna Regina Tschá. Craft Beer: Cultura, Identidade e Tendências de Consumo na Cidade do Recife.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Indústrias Criativas) - Universidade Católica de Pernambuco.

3.
SILVA, I. D.; PATRIOTA, K.; COVALESKI, Rogério.. Participação em banca de Sthael Luiza Aleixes Fiabane. Publicidade Vernacular: um estudo sobre práticas comunicativas persuasivas informais. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
GOMES, Isaltina.; COVALESKI, Rogério.; BARRETO, Soraya.; PATRIOTA, K.; SILVA, I. D.. Participação em banca de Gabriela Bezerra Lima.. ORGANON DA PUBLICIDADE: COMO OS ARQUÉTIPOS REVERTEM POLÊMICA EM EMPATIA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS.. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DOMINGUES, IZABELA; MORAES, F.; MARTINS, Marcelo M. Participação em banca de Vanessa Arcoverde Moreira.Geração Tombamento e a Influência no Consumo Moderno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
DOMINGUES, IZABELA; MARTINS, Marcelo M; LEITE, Charles. Participação em banca de Maria Karla da Silva Araújo.A Influência do Design no Consumo Infantil: Um Estudo a Partir da Recepção de Crianças de Baixa Renda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SILVA, I. D.. Participação em banca de Camila Simões, Gabriela Melo e Nina Brasil.Go! Temakeria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

4.
SILVA, I. D.. Participação em banca de Annelie Oliveira Silva.Marketing digital: estudo de caso da marca de luxo britânica Burberry. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

5.
SILVA, I. D.. Participação em banca de Mariana Mota Alves.O comportamento do consumidor e as relações de consumo nas compras online. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

6.
SILVA, I. D.. Participação em banca de Rafael da Silva Arcoverde.Linhas comunicativas e estratégias de varejo voltadas às famílias unipessoais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

7.
SILVA, I. D.. Participação em banca de LIMA, Eduardo Henrique Dias de..O Império Disney e a Ideologia do Consumo Feliz. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

8.
SILVA, I. D.. Participação em banca de BENEVIDES, E; BARBOSA, C.; BARBOSA, J.; COSSO, M..Agência Pipe Dreams. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.

9.
SILVA, I. D.. Participação em banca de DUTRA, Bárbara Marques..Mc Lanche Feliz: Influência e Consumo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Barros Melo.

10.
SILVA, I. D.. Participação em banca de SOARES, Camila Feitosa..O Consumo de Marcas Próprias no Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Barros Melo.

11.
SILVA, I. D.. Participação em banca de MEDEIROS, Raphaela Nery Dantas de..Propaganda e Diversão: A Experiência do Consumidor no Uso dos Advergames. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Barros Melo.

12.
SILVA, I. D.. Participação em banca de LIESEN, Hans Albert; AMORIM, Marina Nogueira..Asa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, I. D.. Seleção para docente. 2011. Associação Educacional Boa Viagem.

2.
SILVA, I. D.. Seleção para docente. 2011. Associação Educacional Boa Viagem.

3.
SILVA, I. D.. Avaliação de trabalho no Interdisciplinar Aeso/Barros Melo. 2007. Fundação de Ensino Superior de Olinda.

4.
SILVA, I. D.. Avaliação de trabalhos no Interdisciplinar Aeso/Barros Melo. 2006. Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Outras participações
1.
SILVA, I. D.. Jurada - 2a edição do Prêmio Pernambuco de Propaganda. 2011. Sindicato das Agências de Propaganda.

2.
SILVA, I. D.. Jurada - Concurso Brincar de Escrever. 2011. Rede Globo Nordeste.

3.
SILVA, I. D.. Jurada do Expocom - Categoria Cartaz. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

4.
SILVA, I. D.. Jurada do Expocom - Categoria Agência Júnior de Publicidade e Propaganda. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

5.
SILVA, I. D.; GOUVEIA, A.; Weller, F.. 14 Edição do Cine PE Festival do Audiovisual. 2010. Cine PE Festival do Audiovisual.

6.
SILVA, I. D.. Avaliação de criação de campanha publicitária para a ONG Instituto Sapere (Universo). 2007. Universidade Salgado de Oliveira.

7.
SILVA, I. D.. Jurado Internacional - 15o Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2005. Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade.

8.
SILVA, I. D.. Jurado Internacional - Festival Mundial de Publicidade de Gramado/Edição Paris. 2004. Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade.

9.
SILVA, I. D.. Jurada - Festival Brasileiro de Publicidade. 2004. Associação Brasileira de Propaganda.

10.
SILVA, I. D.. Jurada - Prêmio Profissionais do Ano - Rede Globo de Televisão. 2001. Rede Globo de Televisão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1a Semana de Publicidade.Portfólio gagá - como não ter um. 2011. (Encontro).

2.
1 Encontro Luso-Brasileiro de estudos do Consumo/ 5 ENEC. 2010. (Seminário).

3.
Festa Literária Internacional de Parati - Flip. 2010. (Seminário).

4.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.Netizens e Prosumers: Novas Mídias, Cocriação e Consumerismo Político. 2010. (Seminário).

5.
V Seminário Intermestrandos em Comunicação.Conteúdos Virais e Terrorismo de Marca: Como os Enunciados dos Consumidores na Internet Estão Modificando o Mundo do Marketing e da Propaganda.. 2010. (Seminário).

6.
Festa Literária Internacional de Parati - Flip. 2009. (Seminário).

7.
I Colóquio Internacional Discurso e Mídia.Produção e Circulação de Enunciados Criados pelos Prosumers: Uma Nova Ordem do Discurso na Propaganda?. 2009. (Seminário).

8.
II Encontro Pernambucano de Gerenciamento de Projetos. 2009. (Encontro).

9.
Inovación en Periodismo. 2009. (Outra).

10.
IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo. 2008. (Seminário).

11.
Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo.Profissional Premiado. 2008. (Outra).

12.
5 Festival Recifense de Literatura. 2007. (Encontro).

13.
Comunicar 2007. Criação e Mídia Juntos no Século XXI. 2007. (Congresso).

14.
Escritores ao Vivo com Marcelino Freire. 2007. (Encontro).

15.
Festa Literária Internacional de Parati. 2007. (Congresso).

16.
Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas - Fliporto. 2007. (Seminário).

17.
Postais de San Diego. 2007. (Seminário).

18.
Rumos Literatura Itaú Cultural. 2007. (Seminário).

19.
5 Fórum FBV.A Criação Publicitária e o Abominável Homem das Neves. 2006. (Seminário).

20.
Palestra para alunos do 5 período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco.A criatividade ma criação publicitária. 2006. (Seminário).

21.
Festa Literária Internacional de Parati. 2005. (Congresso).

22.
II Congresso Brasileiro de Comunicação Social. 2005. (Congresso).

23.
Oficina Literária de Raimundo Carrero na Festa Literária Internacional de Parati. Os Segredos da Ficção. 2005. (Congresso).

24.
13 Festival Mundial de Publicidade de Gramado.Participação como jurada na categoria Cine/TV. 2004. (Outra).

25.
Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro.Participação como jurada na categoria Rádio.. 2004. (Outra).

26.
Midiaviva - Seminário sobre Planejamento Estratégico e Otimização de Resultados da Mídia Publicitária.O Futuro do Jornal em Tempos de Internet. 2004. (Seminário).

27.
Oficina de Criação Literária (participação desde fev. 2003).A Criação do Personagem. 2003. (Oficina).

28.
Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo.Participação no júri da premiação. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, I. D.; Bezerra, Amilcar . Semana Um do Curso de Comunicação Social do CAA/UFPE. 2017. (Outro).

2.
SILVA, I. D.. Zabumba Meu Bem. 2017. (Festival).

3.
SILVA, I. D.; Bezerra, Amilcar . Semana Um do Curso de Comunicação do CAA/UFPE - 2016.2. 2016. (Outro).

4.
SILVA, I. D.. Luz, Câmera, Diversão - Festival de Cinema no Parque. 2000. (Festival).

5.
SILVA, I. D.. Lançamento do Anuário do Clube de Criação de Pernambuco (CCPE). 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jameson Silva, Juliana Gomes, Cecília Dubeux, Talita Silva. Cachaça Serrote: estudo de caso da marca. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

2.
GOMES, Rita.. O Discurso das Leitoras de Revistas Femininas de Moda. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Moda) - Associação Educacional Boa Viagem. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cibelle Góis. Marketing esportivo como estratégia de marca do Guaraná Antarctica. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

2.
DOWNSLEY, R.; HUTEDALL, L.. Som e Publicidade.. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CÂMARA, P.; FLORÊNCIO, G.. Ária Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

2.
THORPE, Anna Larissa.. Consumo Infantil e Publicidade de Alimentos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

3.
VILA NOVA, L.; SOUZA, W.; BARROS, P.. Tecnasa Consultoria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

4.
BELARMINO, A.; VEIGA, Manuela. et all.. Restaurante Rosa de Saron. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

5.
AMORIM, Aline Rebeca.. Slogans na Propaganda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

6.
CAMINHA, Maria; SILVA, Mariana; FIABANE, Sthael.. Videodocumentário Banca de Venda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

7.
NASCIMENTO, Arthur Oliveira Canavarro.. Performance Publicitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

8.
DIAS, Gabriel; SANTOS, Graciane; ARAÚJO, Suellen.. Guaiamun Gigante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

9.
ALVES, A; SANTOS, V.;SILVA, P; PEREIRA, I.; VIEIRA, T.. UK Pub. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

10.
CAVALCANTI, T.; BRANDÃO, M.; CAVALCANTI, P.; CAMPOS, P.. WM Tours. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

11.
CALDAS, Nathália Matychevicz Chemin de Barros.. A Ideologia que Desce Redondo: Como a Publicidade e a Propaganda Disseminam Valores e Crenças.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

12.
SAMPAIO, Renato Souto Maior.. Cinema Juvenil e Consumo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

13.
SIMÔES, Ana Paula Correia de.. Marketing Social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

14.
CUNHA, Carla Emanuelle de Moura.. O Grotesco na Propaganda de Varejo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

15.
BARBOSA, B.; TOLLOTI, C.; MELO, F; LINS, M; OLIVEIRA, N.. Tupan. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

16.
TINÉ, Marcella Ribeiro; ALEXANDRE, Renata Gabriela da Silva.. Banda Vulvas em Transe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

17.
NASCIMENTO, L.; VERÍSSIMO, L.; CANHOTO, W.. Loja Le Boudoir. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

18.
GEUS, H.; PERRELLI, R.; SILVA, T.. ORIUNDA E-COMMERCE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

19.
LINS, Flávia Camila Oliveira.. O Que Está Acontecendo?: O Twitter no Relacionamento Entre Empresas e Consumidores.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.

20.
CAVALCANTE, Diego César Braga.. Videoclipe e Publicidade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Izabela Domingues da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DOMINGUES, IZABELA2016DOMINGUES, IZABELA. Na-o espere mama-e mandar: a publicidade disciplinar e a linguagem publicita-ria no Se-culo XX.. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 12, p. 58, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, I. D.. Descartando Velhos Hábitos: Consumo e Sustentabilidade no Século XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, I. D.. Potfólio Gagá - Como Não Ter Um. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, I. D.. Livro Aberto - Conversando com a Autora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, I. D.. Quem Tem Rato Caça com Gato: Net-ativismo, Terrorismo de Marca e Campanha Anti Coca-Cola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, I. D.. Da Publicidade Disciplinar à Publicidade de Controle: Novas Configurações Comunicacionais no Capitalismo Mundial Integrado.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, I. D.. Terrorismo de Marca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, I. D.. XI Café Intercom UFPE - Internet, Prosumers e Consumerismo Político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, I. D.. Como Criar Marcas Para uma Nova Sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, I. D.. Internet, Prosumers e Consumerismo Político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, I. D.. Monitoramento da Rede, Publicidade Algorítmica e Terrorismo de Marca: Vigilância e Controle nas Redes Sociais Ontem e Hoje.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, I. D.. Tendências de Consumo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, I. D.. Branding e Os Desafios do Marketing Contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

3.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

4.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2013. .

5.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

6.
SILVA, I. D.. Briefing Criativo. 2012. .

7.
SILVA, I. D.. Branding e Os Desafios do Marketing Contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Membro integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Aeso Barros Melo desde agosto de 2011. Atual coordenadora do referido curso. Em 2010, ministrou o módulo Moda e Sociedade na Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Moda da Faculdade Boa Viagem (FBV).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:49:29