Luane da Costa Pinto Lins Fragoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5894906539550763
  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Doutora em Estudos da Linguagem (PUC/RJ). Bacharel e Licenciada em Letras (Inglês/Literaturas) pela UERJ. Possui Especialização em Língua Inglesa (UERJ), Especialização em Educação a Distância (SENAC/RJ), Especialização em Design Instrucional (UNIFEI) e Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de inglês das Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, como professora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Faz parte do quadro permanente de professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ), atuando no campus de Nova Iguaçu e no Curso de Especialização em Línguas Adicionais no campus sede. Atualmente cursando Pós-Graduação em Direito dos Animais na FACHA - Faculdade Helio Alonso.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Linguística, Linguística Aplicada e Inglês Instrumental. Tem interesse em pesquisas sobre Inglês para Fins Específicos, Educação a Distância, Tecnologias em Educação, Processamento e Aquisição da Linguagem, Psicolinguística, Direito dos Animais, Direito Ambiental e Educação Animalista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso
Nome em citações bibliográficas
FRAGOSO, L. C. P. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Estrada de Adrianópolis, 1317
Santa Rita
26041-271 - Nova Iguacu, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos: uma avaliação psicolinguística, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profº Dr. Erica dos Santos Rodrigues.
2000 - 2003
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Influência da Língua Materna em Contexto de Mudança no Aprendizado do Inglês como L2: Um Estudo sobre o Preenchimento do Sujeito,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Professora Doutora Christina Abreu Gomes.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Direito dos Animais. (Carga Horária: 364h).
Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
2009 - 2011
Especialização em Design Instrucional para EAD virtual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Design Instrucional Virtual de um Curso de Inglês Aplicado à Engenharia.
Orientador: Prof. Msc. Carlos Eduardo Corrêa Molina.
2008 - 2009
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Título: Curso de Inglês Instrumental On-line para Graduandos de Engenharia.
Orientador: Professor Ms. Marco Paulini.
1998 - 1999
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Inglês Instrumental para Leitura: Plano de Curso para Alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do Estado do Rio de Janeiro..
Orientador: Professora Doutora Ana Elizabeth Balocco.
1994 - 1998
Graduação em Letras (Inglês/LIteraturas-Licenciatura).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Letras (Inglês/Literaturas- Bacharelado).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Jime, JIME, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Guia para a produção de conteúdos EAD. (Carga horária: 20h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2018 - 2018
Fundamentos e práticas de educação ambiental para espaços educadores. (Carga horária: 60h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social. (Carga horária: 24h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2014 - 2014
Análise de Dados de Rastreamento Ocular. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Material didático digital. (Carga horária: 10h).
Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Edicação e Tecnologia, LINGNET- UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Novas Perspectivas para o Ensino de Gêneros. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Formação Continuada em Mídias na Educação-Interm.. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2009 - 2009
Moodle para Professores. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2009 - 2009
Introdutório de Moodle. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Formação Continuada em Mídias na Educação- Básico. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2005 - 2005
Projeto Formação de Prof. de Inglês Instrumental. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Formação de Prof. de Abordagem Instrum.. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB/CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Tutora a distância do Curso de Especialização em Educação Tecnológica

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino de Línguas para Fins Específicos

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Inglês Ens. Bas. Tec. e Tecnol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 2


Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, UEZO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor I

Atividades

09/2006 - 07/2008
Ensino, Tecnologia da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
09/2006 - 07/2008
Ensino, Tecnologia da Produção Químico-Biológica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 3

Atividades

09/2004 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
Lingua Inglesa
Linguistica
Linguistica Aplicada
Português Instrumental

UNIABEU, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor III

Atividades

08/2004 - 01/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professo substituto

Atividades

03/1999 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês

Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAP/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Estadual Nuta Bartlet James, NUTA B. JAMES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I
Outras informações
Professora de inglês do Ensino Fundamental


Colégio Estadual D.Pedro I, C.E.D.PEDRO I, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor docente I, Carga horária: 16

Atividades

02/1999 - 04/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa

Escola Municipal Deodoro, DEODORO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof I

Atividades

03/2006 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês

Escola Municipal Francisco Cabrita, E.M.F. CABRITA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de inglês

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Municipal Alzira Vargas do Amaral Peixoto, ALZIRA VARGAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

03/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Curso CNA Idiomas, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor autônomo, Carga horária: 16

Atividades

03/1998 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Curso CLC Idiomas, CLC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: professor autônomo, Carga horária: 8

Atividades

08/1996 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de extensão


2016 - Atual
CONTROLE E COMBATE AOS MAUS TRATOS E ABANDONO DE ANIMAIS NO CAMPUS NI
Descrição: De acordo com a Lei nº 92/95 de 12/09, ?são proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os atos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal?. Dentre as outras medidas mencionadas no documento, destaca-se o item ?abandonar intencionalmente na via pública animais que tenham sido mantidos sob cuidado e proteção humana, num ambiente doméstico ou numa instituição comercial ou industrial?. Tendo em vista a localização do CEFET NI, em uma extensa área verde, não murada, é constante o abandono de animais domésticos, especialmente cães e gatos, nas dependências do campus Nova Iguaçu, fato este caracterizado como crime segundo o artigo 32, da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o artigo 164 do Código Penal com pena prevista de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, e de 15 dias a 6 meses ou multa, respectivamente. No intuito de erradicar não só o número de abandono de animais no CEFET NI, mas também a prática de maus tratos aos mesmos, este projeto possui como principal objetivo conscientizar a comunidade interna e externa acerca da temática abordada assim como promover ações que colaborem para o bem estar animal e do homem colaborando para um ambiente mais harmonioso e saudável para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso - Coordenador / Fernanda Lúcia Sá Ferreira - Integrante / Julius Monteiro de Barros Filho - Integrante.
2015 - 2015
UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: PERFIL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS INTERCAMBISTAS DO CEFET NOVA IGUAÇU
Descrição: No ano de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras foi lançado pela presidente Dilma Rousseff. Este possui como principais objetivos a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da prática do intercâmbio e da mobilidade internacional. Tal ação é oriunda de um trabalho conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), que através de suas respectivas instituições de fomento ? CNPq e Capes ?, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto promove intercâmbio para que alunos de graduação e pós-graduação tenham a oportunidade de fazer estágio no exterior com o intuito de manter contato com sistemas educacionais competitivos no tocante à tecnologia e inovação. Dentre as áreas contempladas pelo programa, destacam-se as Engenharias. A cada ano, cresce não só o número de graduandos do CEFET NI interessados em fazer parte do Programa CSF, mas também de alunos selecionados para as mais variadas universidades do mundo. O projeto denominado Um olhar sobre o Programa Ciência sem Fronteiras: Perfil e relato de experiência de alunos intercambistas do CEFET Nova Iguaçu possui como principal objetivo traçar um panorama sobre o perfil do aluno participante desta iniciativa e dos impactos promovidos por este programa na sua formação. Ademais, busca-se por meio de relatos de experiência, identificar quais as eventuais dificuldades enfrentadas por alunos dos cursos de Engenharia, assim como pontos positivos desta ação. Pretende-se também divulgar esta prática na própria UnED, buscando-se incentivar outros alunos graduandos e do EMT a participarem do programa e aprimorarem seu currículo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso - Coordenador.
2014 - 2015
NÚCLEO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DO CEFET NOVA IGUAÇU: RESGATANDO O PASSADO VISANDO O FUTURO
Descrição: Inaugurada em 22 de agosto de 2003, a Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu deu início à atuação da rede federal de educação tecnológica nesse município da Baixada Fluminense. No início de suas atividades, projetos de extensão foram elaborados e destinados à comunidade em geral. O ano letivo de 2004 foi marcado pelo funcionamento dos cursos regulares de ensino médio, de educação profissional técnica e de graduação. Com isso, a Unidade vem assumindo a missão institucional do CEFET/RJ, de promover a educação mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem, de modo reflexivo e crítico, a interação com a sociedade, a formação integral (humanística, científica e tecnológica, ética, política e social) de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e econômico dessa mesma sociedade. Após mais de 10 anos de sua inauguração, o projeto denominado Núcleo de Memória e História do CEFET Nova Iguaçu: Resgatando o passado visando o futuro busca consolidar um núcleo, a princípio virtual, que atuará como um espaço de memória institucional. Neste projeto, entendemos que a memória não pode ser entendida somente como um ato de busca de informações do passado. Ela deve ser entendida como um processo de natureza dinâmica, o qual estará ligado à questão de identidade (SANTOS, 2004). Segundo Velho (1994), a construção da memória pode ser considerada um fundamento para fins de planejamento de projetos futuros. Sendo assim, pretende-se por meio desta ação, dar início a um processo de constituição da identidade desta UnED especificamente, e organização de material documental e memorialístico que resgate o passado da instituição ao mesmo tempo que possa fornecer subsídios para futuros projetos de quaisquer naturezas. Tal núcleo consiste, primeiramente, em uma página web cujo acervo possui como principais características a dinamicidade e pluralidade de suas informações. Será dinâmico uma vez que o mesmo deverá sofrer constantes mudanças e atualizações e plural por englobar diferentes suportes de memória, tais como: documentos, imagens, gravações, dentre outros. Como futuras ações pertinentes ao projeto em questão, objetiva-se a criação de um espaço físico no interior na UnED destinado às memórias e história do CEFET NI e aberto para visitação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2016
INFORMÁTICA PARA TODOS: PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL E O ACESSO ÀS TICs
Descrição: Inúmeros estudos revelam diversas contribuições que as novas tecnologias de informação e comunicação oferecem aos educandos nos diversos contextos socioculturais e em seus mais variados níveis de ensino. A utilização de ferramentas tecnológicas objetiva não só um ensino mais atraente e inovador, mas também um aprimoramento da prática pedagógica que contribui para mudanças na forma de ministrar e vivenciar o ensino. Diante do exposto, a UnED de Nova Iguaçu, busca não só expandir, aprimorar e inovar o processo de ensino-aprendizagem existente na unidade, mas também promover o desenvolvimento de pesquisas e projetos de caráter científico e tecnológico que incluam o uso de novas tecnologias de comunicação e informação, assim como contribuir para formação/capacitação de indivíduos pertencentes à comunidade externa, por meio da utilização do Quiosque de Informática, inaugurado no ano de 2011. O objetivo geral deste projeto é criar um espaço responsável por planejar, coordenar e executar atividades e trabalhos científicos relacionados ao uso de tecnologias da educação tanto no âmbito do Ensino Médio-Técnico como nos cursos de graduação existentes na unidade, assim como promover a inclusão digital e ampliação do acesso à informática por parte da comunidade externa. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: (a) incentivar a pesquisa e a construção do conhecimento a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do sistema público de ensino; (b) apoiar iniciativas que visem ao desenvolvimento do ensino presencial e/ou a distância; (c) apoiar os profissionais que buscam desenvolver disciplinas semipresenciais; (d) incentivar e proporcionar a interdisciplinaridade através da discussão, do trabalho colaborativo e de maior interação entre os profissionais e alunos dos cursos de Ensino Médio-Técnico; (e) promover atividades que possam contribuir para formação e aperfeiçoamento dos indivíduos que compõem a comunidade externa e por fim, (f) proporcionar aos alunos novos espaços de construção de conhecimento, inserindo-os em um processo de ensino-aprendizagem mais atraente e inovador. Com as atividades a serem desenvolvidas no Quiosque de Informática da UnED, espera-se promover a inclusão e o letramento digital do corpo discente; maior integração entre os profissionais da instituição, motivados pelos trabalhos interdisciplinares a serem desenvolvidos; a criação de novos projetos de pesquisa de cunho científico e tecnológico na modalidade a distância; a criação de disciplinas na modalidade semipresencial ou a distância nos cursos de graduação e um maior (e crescente) número de atividades e projetos destinados para as comunidades interna e externa, principalmente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
CEFET ALÉM DOS MUROS- PROMOVENDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA BAIXADA FLUMINENSE
Descrição: Sendo a primeira unidade descentralizada no sistema CEFET/RJ, a UnED Nova Iguaçu, surge em uma região de quase quatro milhões de habitantes dentro da Baixada Fluminense, em uma das regiões mais densamente povoadas do Estado do Rio de Janeiro. Nela concentrando-se, proporcionalmente, o maior número de pessoas em condições de pobreza. Oito anos se passaram desde sua inauguração e as ações de interação com a comunidade ocorreram de forma lenta, não alcançando grande parte da população na qual está localizada. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ? CEFET/RJ para o período 2010-2014, a instituição possui como um dos principais objetivos- promover a extensão mediante integração com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo ações interativas que concorram para a transferência e o aprimoramento dos benefícios e conquistas auferidos na atividade acadêmica e na pesquisa aplicada. Além disso, a missão do Sistema CEFET corresponde em ?promover a educação mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem, de modo reflexivo e crítico, na interação com a sociedade, a formação integral (humanística, científica e tecnológica, ética, política e social) de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e econômico dessa mesma sociedade?. No entanto, esta integração vem ocorrendo apenas quando estudantes da região ingressam na instituição e em eventos pontuais que são destinados à extensão. Vale ressaltar que tais eventos não são divulgados de forma ostensiva para comunidade do entorno, tornando-se assim, mais um evento interno do que externo. Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e fortalecer parcerias na cidade, o projeto CEFET ALÉM DOS MUROS- PROMOVENDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA BAIXADA FLUMINENSE possui como objetivo geral a promoção e divulgação da instituição, informando os seus respectivos cursos, suas conquistas, seus eventos, além dos procedimentos necessários para ingresso aos indivíduos oriundos de escolas e instituições localizadas no munícipio e em municípios vizinhos. Como principais ações do projeto destacam-se: (a) abertura da escola para visitação, onde visitas guiadas seriam oferecidas pelos bolsistas participantes do projeto, (b) oferecimento de minicursos/oficinas/palestras sobre os mais variados assuntos destinados à comunidade interna e externa, (c) atividades sociais como campanhas solidárias e/ou trabalho voluntário, dentre outros. Além disso, pretende-se identificar as demandas locais para possíveis ações futuras, sejam estas de natureza científica, social ou cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso - Coordenador.
2010 - 2012
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Descrição: Este projeto visa mostrar a importância e a necessidade do estudo e produção de material didático para o ensino de inglês instrumental a distância. Pretende-se com esta proposta, discutir a importância da elaboração de materiais, assim como a utilização de novas ferramentas e recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, mais especificamente, o inglês, no Ensino Médio-Técnico e Graduação de uma instituição pública federal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: Revista Escrita (PUCRJ. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Presidente do Conselho do Campus Nova Iguaçu, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2018
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2018
Diretora CEFET Campus Nova Iguaçu, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2017
Diretora CEFET Campus Nova Iguaçu, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2017
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, CEFET RJ Uned Nova Iguaçu.
2017
Presidente do Conselho do Campus Nova Iguaçu, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2017
Menção Honrosa no Prêmio CTCH de Teses- 2017 pela Tese de Doutorado intitulada Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos, PUC Rio.
2016
Diretora CEFET Campus Nova Iguaçu, CEFET/RJ.
2016
Presidente do Conselho do Campus Nova Iguaçu, CEFET/RJ.
2016
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, CEFET/RJ.
2016
Vice-diretora cultural, CiFEFiL- Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos.
2015
Diretora CEFET Campus Nova Iguaçu, CEFET/RJ.
2015
Gerente Acadêmica, CEFET RJ UnED Nova Iguaçu.
2015
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, CEFET/RJ.
2014
Membro Titular do Conselho de Ensino - CONEN, CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu., CEFET RJ.
2014
Gerente Acadêmica, CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu.
2013
Gerente Acadêmica, CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu.
2013
Membro Titular do Conselho de Ensino - CONEN, CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu.
2012
Membro Titular do Conselho de Ensino- CONEN, CEFET/RJ.
2011
Coordenadora do Ensino Médio, CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu.
2011
Gerente Acadêmica, CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu.
2010
Coordenadora do Ensino Médio, CEFET/RJ-UnED Nova Iguaçu.
2010
Membro Titular do Conselho do Departamento de Ensino Médio Técnico, CEFET/RJ-UnED Nova Iguaçu.
2009
Membro Suplente do Conselho do Departamento de Ensino Médio e Técnico, CEFET- Uned Nova Iguaçu.
2009
Coordenadora Suplente do Ensino Médio, CEFET/RJ-UnED Nova Iguaçu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRAGOSO, L. C. P. L.2011FRAGOSO, L. C. P. L.. A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso. Revista UNIABEU, v. 04, p. 73-82, 2011.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.2005FRAGOSO, L. C. P. L.. Aquisição/Aprendizado de L2: Algumas Questões Teóricas. Revista Vi-Va: Ciência e Cultura, 2005.

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.2004FRAGOSO, L. C. P. L.. Tradução Automática: Uma Análise Preliminar de Três Tradutores Disponíveis na Internet. II Encontro Multidisciplinar de Produção Científica Campus Bangu, CD, 2004.

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.2003FRAGOSO, L. C. P. L.. O Preenchimento ou a Omissão do Sujeito na Língua Inglesa sob uma Visão Sociolingüística. III Congresso Internacional da Abralin, CD, 2003.

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.2003 FRAGOSO, L. C. P. L.. A Influência da língua materna em contexto de mudança paramétrica no aprendizado do inglês como L2. Dissertar (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 5, p. 16-20, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
E. dos S. RODRIGUES ; FRAGOSO, L. C. P. L. ; RIBEIRO, A. J. C. . Compreensão Multimodal e Rastreamento Ocular na Leitura de Gráficos. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística e Educação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 133-172.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. CRENÇAS DE ALUNOS E PROFESSORA SOBRE INTERAÇÃO EM UM CURSO DE INGLÊS A DISTÂNCIA. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, p. 120 - 141, 17 ago. 2012.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Interação em Contexto Institucional Escolar: A Relação Professora/Alunos em uma Aula Debate.. Entremeios, Minas Gerais, , v. 2, p. 01 - 11, 10 ago. 2011.

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A transferência de parâmetros da L1 para a L2 quanto ao preenchimento do sujeito na língua inglesa. Revista de Letras 1 do Instituto de Humanidades da Universidade doGrande Rio, Unigranrio Editora.

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A Gramática Funcional e o Processo de Gramaticalização. Revista Eletrônica da UNIGRANRIO.

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.. O Dêitico Aí e a Proposta Cognitivista. Revista Eletrônica da UNIGRANRIO, Unigranrio.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; E. dos S. RODRIGUES . Multimodalidade e gênero gráfico sob a luz da Psicolinguística: Uma abordagem experimental. In: V CLAFPL- Congresso Latino­ Americano de Formação de Professores de Línguas, 2015, Goiânia. Construções Identitárias de Professores de Línguas. Goiânia: UFG, 2014. v. 1. p. 258-271.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Curso de Inglês Instrumental On-line para Graduandos de Engenharia. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. Anais Hipertexto 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Design Instrucional de um Curso de Língua Estrangeira On-line para Graduandos de Engenharia de um Centro Federal de Educação Tecnológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E. . A Formação Docente em Foco: Análise de Provas de Concurso para Professores de Inglês para Fins Específicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A criação de um núcleo de proteção animal e meio ambiente para uma educação animalista em uma instituição pública federal de ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. O letramento estatístico no contexto da educação profissional técnica de nível médio: uma investigação preliminar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.; E. dos S. RODRIGUES . AN analysis of multimodal comprehension processes in line graphs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A leitura de gráficos em cursos técnicos de nível médio: Um estudo exploratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FERREIRA, F. L. S. . Ações de extensão para o controle e combate aos maus tratos e abandono de animais em uma instituição pública federal de ensino: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Eye tracking: a técnica de rastreamento ocular em pesquisas acadêmicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FRAGOSO, L. C. P. L.; E. dos S. RODRIGUES . Leitura de gráficos e a interface linguagem-visão:um estudo experimental com rastreador ocular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FRAGOSO, L. C. P. L.; E. dos S. RODRIGUES ; FOSTER, R. . Integration of linguistic and visual information in line graph analysis: an experimental study with undergraduate students. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Processamento linguístico e visual na leitura de gráficos de linha: uma abordagem psicolinguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FRAGOSO, L. C. P. L.; E. dos S. RODRIGUES . Multimodalidade e gênero gráfico sob a luz da Psicolinguística: uma abordagem experimental.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A prática docente no contexto de instituições tecnológicas: Compartilhando reflexões e ações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Integração entre informação linguística e visual: um estudo experimental com gráficos de linha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Design Instrucional Virtual de um Curso de Inglês Aplicado à Engenharia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E. . Gêneros em Sala de Aula Virtual: Uma Proposta Didática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Inglês Instrumental para Comunicações Analógicas e Digitais: A Interdisciplinaridade através da EAD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FRAGOSO, L. C. P. L.. O ensino de Inglês a distância para alunos do nível médio-técnico: uma experiência inovadora no CEFET-RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A Utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino de Inglês para Fins Específicos: Relato de Experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E. . Projeto Re@d On!: Atividades Didáticas Baseadas em Gêneros para um Curso de Inglês Instrumental On-line. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Curso de Inglês Instrumental On-line para Graduandos de Engenharia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FONSECA, G. C. C. ; Dib, P. A. . Gêneros Midiáticos na Sala de Aula de Inglês: Uma proposta de Atividade Pedagógica de Combate às Drogas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Projeto Re@d On! Uma proposta de curso de inglês on-line para graduandos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Princípio da Recursividade na fala e na escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A Influência da Língua Materna em Contexto de Mudança no Aprendizado do Inglês como L2: Um Estudo sobre o Preenchimento do Sujeito. Rio de Janeiro: Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro, 2007 (Guia de Mestres e Doutores da Educação Pública Fundamental da Cidade do Rio de Janeiro).

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Aulas de inglês pela internet no site www.vemconcursos.com 2004 (Lições de inglês instrumental).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Consultora de Ações de Extensão no âmbito do Edital nº823/2016 da Pró-Reitoria de Extensão IFSP. 2017.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Consultora Ad hoc de projetos de Extensão para o Ensino Médio e Superior do Instituto Federal de São Paulo. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Ensino de Inglês na Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Avaliadora de artigos para a Revista Entretextos - Revista Científica do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL. 2018. (Avaliação técnica).

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Membro da Comissão Organizadora Científica do Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ. 2017. (Avaliação técnica).

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Parecerista do Curso de Letras. 2017. (Avaliação técnica).

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Avaliação no processo de seleção referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBICT 2016/2017. 2016. (Avaliação técnica).

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Avaliação no processo de seleção do Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-cultural - PROCIÊNCIA 2016/2017. 2016. (Avaliação técnica).

6.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Avaliadora externa do 12º Congresso de Extensão da UFRJ. 2015. (Avaliação técnica).

7.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Análise dos meios de comunicação interna em uma instituição de ensino: Um estudo de caso do CEFET/NI. 2013. (Avaliação técnica).

8.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Disciplina Eletiva Inglês Aplicado à Engenharia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas para o ensino de inglês instrumental a distância para graduandos de Engenharia.).

9.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Inglês Instrumental para Comunicações Analógicas e Digitais para o Curso Técnico de Telecomunicações. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E. . Material Didático para o ensino de inglês na modalidade semi-presencial. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas para o ensino de inglês instrumental a distância).

11.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E. . Projeto Re@d On! Estudo e Prática de Leitura em Inglês On-line. 2009. (Curso de Inglês Instrumental on-line ministrado como disciplina eletiva em curso de graduação.).

12.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Os Tempos Verbais em Inglês. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; ARAUJO, F. O.; MEIRINO, M. J.; IRIGARAY, H. A. R.. Participação em banca de Mônica Coelho Mitkiewicz. SISTEMATIZAÇÃO DE ATRIBUTOS DE GESTÃO PARTICIPATIVA A PARTIR DE PESQUISA EMPÍRICA EM EMPRESA BRASILEIRA DE ECONOMIA MISTA. 2017. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA JUNIOR, A. F.; AMORIM, M. A.. Participação em banca de William Marcos Miranda de Jesus. CRENÇAS DE ALUNO (A)S DE INGLÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA BAIXADA FLUMINENSE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Adicionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
SILVA, W. E.; FRAGOSO, L. C. P. L.; TEIXEIRA, C. S.. Participação em banca de Sylvia Regina de Azeredo Coutinho Lopes Alves. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: UMA PROPOSTA DE CURSO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
DANTAS, J. E. R.; FRAGOSO, L. C. P. L.; CUNHA, S. S.. Participação em banca de Pedro Henrique Vieira da Rosa. ENSINO DE MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA KHAN ACADEMY EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MIGUEL PEREIRA/RJ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
DANTAS, J. E. R.; FRAGOSO, L. C. P. L.; CUNHA, S. S.. Participação em banca de Larissa Fernandes Pereira. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM PUBLICAÇÕES INDEXADAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.; DANTAS, J. E. R.; MATOS, M. B.. Participação em banca de Luciana Maria dos Santos Marcelino de Sousa. EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.; CAMPOS, R.; FRAGOSO, L. C. P. L.. Participação em banca de Ana Beatriz Simões. QUANDO A TECNOLOGIA É A ÚNICA OPÇÃO: O FEEDBACK EM PODCASTS DE ESPANHOL PRODUZIDOS POR MILITARES NO CIV. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E.. Participação em banca de Liliane José Fernandes. O USO DO FÓRUM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO EM UMA DISCIPLINA VIRTUAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
DANTAS, J. E. R.; FRAGOSO, L. C. P. L.; WALDHELM, M. C. V.. Participação em banca de Renata Oliveira Azeredo. ESCRITA CIBERNÉTICA: REFLEXÕES SOBRE O INTERNETÊS EM VARIADOS CONTEXTOS SOCIAIS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
DANTAS, J. E. R.; GIFFONI, I. A.; FRAGOSO, L. C. P. L.. Participação em banca de Eduardo Araújo da Silva. CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA: DEFINIÇÕES E REALIDADES VIRTUAIS NA PRÁXIS DO HOMEM CONTEMPORÂNEO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

10.
FRAGOSO, L. C. P. L.; WALDHELM, M. C. V.; SILVA, R. F. T.. Participação em banca de Silvia Maritana Nascimento Alvarenga. REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
FRAGOSO, L. C. P. L.; DANTAS, J. E. R.; SILVA, R. F. T.. Participação em banca de Fernanda de Oliveira da Silca. COMPREENSÃO DA LEITURA: DO PAPEL AO VIRTUAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

12.
OLIVEIRA, A. M. R.; FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, W. E.. Participação em banca de Lauana Abreu das Merces. O USO DO QUADRO INTERATIVO MULTIMÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; SILVA, F. L. E.; PREGO, T. M.. Participação em banca de Bárbara Helena Gomes.SISTEMA PARA CONTROLE DO CURSOR DO MOUSE UTILIZANDO RASTREAMENTO OCULAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Participação em banca de Waleska Rocha da Silva.MARCAS DÊITICAS EM CONTEXTO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: A RELAÇÃO ENTRE OS INTERLOCUTORES NA TURMA DA MÔNICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FONSECA, G. C. C.; DIAS, A. N. S.. Processo seletivo simplificado para a contratação de professor substituto de inglês CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Concurso público para provimento de cargo de professor de inglês. 2016. Prefeitura Municipal de Nilópolis.

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Concurso público para provimento de cargos de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Concurso público para professor permanente de EBTT - Inglês. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Outras participações
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Exame de seleção para o ingresso, por transferência externa, nos cursos de graduação do CEFET/RJ- UnED NI. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Exame de seleção para o ingresso, por transferência externa, nos cursos de graduação do CEFET/RJ- UnED NI. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Exame de seleção para o ingresso, por transferência externa, nos cursos de graduação do CEFET/RJ- UnED NI. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Exame de seleção para o ingresso, por transferência externa, nos cursos de graduação do CEFET/RJ- UnED NI. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Direito Animal - Diálogos Transdisciplinares.A Criação de um Núcleo de Proteção Animal e Meio Ambiente para uma Educação Animalista em uma Instituição Pública Federal de Ensino. 2018. (Outra).

2.
I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico Técnico e Tecnológico.A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO: ANÁLISE DE PROVAS DE CONCURSO PARA PROFESSORES DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS. 2018. (Seminário).

3.
Tecnologia e Educação a Distância no Ensino Superior.Design Instrucional de um Curso de Língua Estrangeira On-line para Graduandos de Engenharia de um Centro Federal de Educação Tecnológica. 2018. (Simpósio).

4.
I EPLATEC- Encontro de Línguas Adicionais de Instituições Tecnológicas Federais. 2017. (Encontro).

5.
I Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional. 2017. (Outra).

6.
XXII SEMATEC.Combate ao abandono e maus tratos aos animais de rua: dados e indicadores. 2017. (Outra).

7.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia.Ensino de inglês para fins específicos: Problematizando a formação docente. 2016. (Outra).

8.
III Congresso de Extensão e III Mostra de Arte e Cultura do IFSP. Ações de extensão para o controle e combate aos maus tratos e abandono de animais em uma instituição pública federal de ensino: relato de experiência. 2016. (Congresso).

9.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Leitura de gráficos e a interface linguagem-visão:um estudo experimental com rastreador ocular. 2015. (Congresso).

10.
I Semana do Bacharelado em LEANI.Tecnologias, sociedade e ensino de línguas. 2014. (Outra).

11.
Seminário Especial Olimpíada do Saber. 2014. (Seminário).

12.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Multimodalidade e gênero gráfico sob a luz da Psicolinguística: uma abordagem experimental.. 2014. (Congresso).

13.
II Ciclo de Debates em Linguagem: Tendências e Teses.Integração entre informação linguística e visual: um estudo experimental com gráficos de linha. 2013. (Outra).

14.
I Seminário Temático do CEFET/RJ UnED Maria da Graça.Educação integrada - Desafios e Possibilidades à Formação Profissional. 2013. (Outra).

15.
Seminário de Pesquisa e Pós-graduação CEFET/RJ.Debatedora de sessão coordenada. 2012. (Seminário).

16.
Conferência Online de Informática Educacional. 2011. (Outra).

17.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Design instrucional de um curso de inglês para fins específicos: orientações para elaboração de cursos à distância. 2011. (Congresso).

18.
VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Gêneros em Sala de Aula Virtual: Uma Proposta Didática. 2011. (Simpósio).

19.
Colóquio Produção de Conhecimento sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões Epistemológicas e Político-Pedagógicas. 2010. (Outra).

20.
I Congresso Nacional de Línguas Estrangeiras para Fins Específicos. A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês para fins específicos: Relato de experiência. 2010. (Congresso).

21.
I Congresso Nacional de Línguas Estrangeiras para Fins Específicos. 2010. (Outra).

22.
III Encontro Nacional de Educação à Distância da Rede das Escolas de Governo. 2010. (Encontro).

23.
IV Jornada de Estudos do Discurso. 2010. (Outra).

24.
II Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Tecnológica. Projeto Re@d On! Uma proposta de curso de inglês on-line para graduandos. 2009. (Congresso).

25.
Oficina Línguas para fins específicos: design de material didático digital. 2009. (Oficina).

26.
XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.A sala de aula de inglês e os gêneros midiáticos no combate às drogas. 2009. (Outra).

27.
I Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica. 2008. (Congresso).

28.
Dia Internacional da Mulher.Mesa Redonda: Campos de Atuação do Profissional de Letras. 2006. (Encontro).

29.
Formação de Alfabetizadores.Curso de Formação de Alfabetizadores (Palestrante). 2006. (Outra).

30.
As Línguas Estrangeiras e a Rede Pública Municipal de Ensino: Desafios, Crenças e Projetos.As Línguas Estrangeiras e a Rede Pública Municipal de Ensino: Desafios, Crenças e Projetos. 2005. (Outra).

31.
Desenvolvendo seu próprio material para o ensino de inglês na Rede Pública Municipal.Desenvolvendo seu próprio material para o ensino de inglês na Rede Pública Municipal. 2005. (Outra).

32.
I Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia.I Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia. 2005. (Seminário).

33.
Oficina de Tópicos em Estudo da Linguagem.Tópicos em Estudos da Linguagem (Palestrante). 2005. (Oficina).

34.
Projeto Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico.Curso semi-presencial de Formação de Professores na Abordagem Instrumental. 2005. (Outra).

35.
Workshop How to work with ESP in Brazil.How to work with ESP in Brazil. 2005. (Outra).

36.
Curso de Extensão Inglês Instrumental.Curso de Extensão Inglês Instrumental (Professora responsável). 2004. (Outra).

37.
II Encontro Multidisciplinar de Produção Científica.II Encontro Multidisciplinar de Produção Científica da Universidade Estácio de Sá Campus Bangu.(Palestrante). 2004. (Encontro).

38.
I Jornada de Estudos da Linguagem.I Jornada de Estudos da Linguagem. 2004. (Seminário).

39.
Oficina Técnicas de Tradução.Oficina de Tradução (Palestrante). 2004. (Oficina).

40.
III Congresso Internacional da ABRALIN. III Congresso Internacional da ABRALIN (Palestrante). 2003. (Congresso).

41.
I Semana de Letras do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO.I Semana de Letras do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO (Palestrante). 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FERREIRA, F. L. S. . II Jornada de Educação e Divulgação Científica do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu. 2017. (Outro).

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FERREIRA, F. L. S. . I Jornada de Educação e Divulgação Científica do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu. 2016. (Outro).

3.
FRAGOSO, L. C. P. L.. III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos- LINFE. 2015. (Congresso).

4.
FRAGOSO, L. C. P. L.. III Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFETRJ- Ensino de Línguas Esrangeiras/Adicionais na Escola: Novos Caminhos para uma Educação Linguística. 2014. (Outro).

5.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Semana de Extensão 2013- Ciência, Saúde e Esporte: A Extensão em Ação na Sociedade.. 2013. (Outro).

6.
FRAGOSO, L. C. P. L.. II Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ- Formação de professores de línguas estrangeiras: diálogos entre a universidade e a escola. 2012. (Outro).

7.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Semana de Extensão 2012- Tecnologias Verdes, Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos: Qual a Contribuição do Mundo Acadêmico?. 2012. (Outro).

8.
FRAGOSO, L. C. P. L.. Semana de Extensão 2011- Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos: estamos preparados?. 2011. (Outro).

9.
FRAGOSO, L. C. P. L.. I Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ- Línguas estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José de Oliveira Pinho. O USO DE TECNOLOGIA MÓVEL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM CONTEXTO ESCOLAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

2.
Daniele Damasceno Rodrigues Pereira. O USO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

3.
Agatha Nascimento dos Santos Dias. A METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A ELABORAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

4.
Sandra Ferreira Costa. O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

5.
Sergio Felipe Moraes da Silva Teixeira. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

6.
Joseane Santos Silva Bulchi. REFLEXÕES SOBRE O INTERNETÊS UTILIZADO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

7.
Simone da Fonseca Mariano. O NEGRO E O RACISMO EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

8.
Luciana Pereira Chamarelli. PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE TUTORES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL DE UM CURSO DE INGLÊS A DISTÂNCIA PARA APRENDIZES DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

9.
Taís do Nascimento Ferreira. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILINGUE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

10.
Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa. O ENSINO DE LITERATURA E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E AÇÕES POSSÍVEIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

11.
Luciana de Souza Barros. PROGRAMA GESTAR II: REFLEXÕES SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

12.
Luciana Amorim Pereira. REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS E SEUS ALUNOS A PARTIR DO USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.

Orientações de outra natureza
1.
Marcos Paulo Moraes Oliveira. ENTEC- ENSINANDO INGLÊS COM TECNOLOGIA. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio-Técnico de Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luane da Costa Pinto Lins Fragoso.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.. A prática docente no contexto de instituições tecnológicas: Compartilhando reflexões e ações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FERREIRA, F. L. S. . I Jornada de Educação e Divulgação Científica do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu. 2016. (Outro).

2.
FRAGOSO, L. C. P. L.; FERREIRA, F. L. S. . II Jornada de Educação e Divulgação Científica do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


2011- Aprovação no processo de seleção para Tutoria Presencial da disciplina Inglês Instrumental do Curso de Tecnologia em Sistemas da Computação- UFF (CEDERJ/UAB)

2008- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
 
2006- Aprovação em Concurso Público para ´Professor Substituto de Inglês do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) 

2004- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFET de Química)

2004- Aprovação em Concurso Público para Professor Substituto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

2003- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2003- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

2002- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês da Prefeitura Municipal de Magé

2001-Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

1999- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFETEQ)

1998- Aprovação em Concurso Público para Professor de Inglês da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:56:02