Flávia Roberta Torezin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6721329327099220
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Educação Física e Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação de São Paulo - campus Hortolândia, ministrando aula nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, didática, currículo, organização do trabalho pedagógico, trabalho docente e educação física escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Roberta Torezin
Nome em citações bibliográficas
LIBA, Flávia Roberta Torezin;TOREZIN, Flávia Roberta

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n
Vila São Pedro
13183250 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070
URL da Homepage: http://hto.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A relação entre o saber fazer e o saber sobre no discurso pedagógico oficial da Educação Física escolar, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Alda Junqueira Marin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Ensino Fundamental; currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação História Política e Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto e periódicos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof Dr. Odair Sass.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ensino SEcundário; Interesse; Psicologia educacional; didática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
2007 - 2008
Especialização em Designer Instrucional em EaD virtual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Projeto de curso de extensão a distância em Educação Física Escolar.
Orientador: Prof. Dr. Sebastião Simões C. Jr.
1999 - 2000
Especialização em Psicossociologia da Motricidade Humana. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1998 - 1998
Especialização em Fisiologia do Exercício. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Educação Física.
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Tênis nas escolas. (Carga horária: 6h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1999 - 1999
DECIDE - Prevenção ao uso de drogas nas escolas. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Educação Física Escolar: uma nova abordagem. (Carga horária: 45h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Psicologia do Esporte. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Projeto Educação do Movimento. (Carga horária: 76h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Biotonia: da Educação à Terapia. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Paraplegia e atividade física. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Atividades Físico-Esportivas para Deficiente Menta. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Desenvolvimento Motor e Deficiências. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Educação Física Escolar: Uma abordagem cultural. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1994 - 1994
Treinamento e Formação de Monitores. (Carga horária: 14h).
Empresa Brinca Brasil, BRINCA BRASIL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação e Sociedade
Filosofia da Educação
História da Ciência e Tecnologia
História da Educação
Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira
Psicologia da Educação
02/2017 - 07/2017
Direção e administração, Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Coordenadora de área - núcleo comum.

Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 21

Atividades

06/2016 - 10/2016
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Curso.
08/2015 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo e Programa do Ensino Fundamental
02/2014 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Didática e Prática de Ensino

Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 9

Atividades

01/2014 - 03/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Lúdica
Sociologia da Educação
Didática

Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

08/2012 - 12/2013
Direção e administração, Unidade Osasco, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Educação Física.
02/2012 - 12/2013
Estágios , Unidade Osasco, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio obrigatório.
03/2006 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos da Educação
Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na Educação Básica
Psicologia da Educação
Teoria e Prática da Educação Física
03/2013 - 11/2013
Ensino, Metodologia e Didática do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Paradigmas Educacionais
Avaliação no Ensino Superior

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Outro (especifique) Aluno, Enquadramento Funcional: aluno pós-graduação

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: aluno pós-graduação, Enquadramento Funcional: aluno pós-graduação

Atividades

02/2008 - 05/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedad, .

02/2004 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedad, .


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato - Tempo determinado, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10
Outras informações
Consultora

Atividades

12/2012 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura São José dos CAmpos, .

Cargo ou função
Consultoria para implementação de Matriz Curricular da Prefeitura de São José dos Campos, do eixo Movimento na Educação Infantil.

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional On line, Carga horária: 20

Atividades

09/2010 - 01/2013
Ensino, Educação Física escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções da disciplina de Educação Física na Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Corpo, Saúde e Beleza
Organismo Humano, Movimento e Saúde
Mídia, lazer e trabalho

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenação de Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de tutoria do Curso de Formação de Professores Ingressantes - PEB II - SEE/SP.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutor Educação a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no curso de Formação de Professores Ingressantes PEB II Etapa Básica (Educação) e Etapa Específica (Educação Física)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutor Educação a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no curso de Formação de Professores Ingressantes SEE - Etapa Específica (Educação Física)


Centro Educacional Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

Atividades

2/1999 - 8/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
2/1998 - 8/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
2/2001 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Orientadora do Projeto SER - projeto de valorização da vida.
02/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Iniciação esportiva de futsal feminino e handebol feminino

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 20

Atividades

02/2000 - 09/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
2/2000 - 9/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física


Linhas de pesquisa


1.
Escola e Cultura: Perspectiva das Ciências Sociais
2.
Escola e Cultura: Perspectivas das Ciências Sociais.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O ensino da Matemática nos anos iniciais: um estudo sobre os saberes docentes.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os saberes docentes dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao ensinar o conteúdo de Matemática, mais especificamente as operações com números. Trata-se de um projeto de iniciação científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Coordenador.
2008 - 2012
A relação entre o "saber fazer" e o "saber sobre" no discurso pedagógico oficial da Educação Física escolar
Descrição: A pesquisa tem como tema o conhecimento escolar de Educação Física, mais especificamente, a relação teoria e prática veiculada no discurso pedagógico da referida disciplina. O estudo foi realizado segundo uma abordagem mista de investigação, que associa aspectos quantitativos e qualitativos, e de forma empírica. Tem a pretensão de oferecer subsídios para a discussão e melhor compreensão acerca do processo de constituição do conhecimento escolar de Educação Física. A pesquisa utilizou dois documentos como fonte: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Os procedimentos de pesquisa adotados foram a análise documental, utilizando como referência teórico-metodológica, a teoria de Bersntein, especificamente nos aspectos que incidem sobre o processo de recontextualização do discurso pedagógico e o conceito de classificação. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de flagrar o processo de recontextualização por meio da análise das instâncias que o constituem, além de revelar que o estabelecimento da relação entre o ?saber fazer? e o ?saber sobre o fazer? em Educação Física tem sido mais valorizado no discurso pedagógico oficial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Coordenador.
2006 - Atual
Organização Escolar e práticas pedagógicas
Descrição: A partir de estudos, realizados no período de 2002 a 2006, mediante os quais fomos nos aproximando das entradas sobre currículo, alunos e docência na perspectiva das relações entre escola e cultura com focos e buscando caminhos para a investigação cabe, agora, a busca de aprofundamentos em estudos mais delimitados e com menor escopo, porém com maior concentração. É nesta direção que este projeto está proposto buscando, por um lado, abordar questões sobre a escola privilegiando sua organização - antes sempre considerada, porém não como foco específico - e, por outro lado, focalizar as práticas pedagógicas no interior das escolas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Integrante / Bruno Bontempi Jr - Integrante / Alda Junqueira Marin - Coordenador / José Geraldo Silveira Bueno - Integrante / Carlos Antônio Giovinazzo Jr - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Psicologia e a estrutura do ensino secundário brasileiro
Descrição: Como desdobramento de projeto anterior(Psicologia social e a educação escolar brasileira) e dos estudos acerca da relação entre psicologia e educação evidenciou-se que aquela ciência influenciou e influencia fortemente as proposições educacionais voltadas para a infância e as primeiras etapas da escolarização. Tal ênfase acaba por descurar relativamente as investigações acerca das repercussões da psicologia e da psicologia social sobre a juventude e as etapas de escolarização ou graus de ensino posteriores ao ensino fundamental das primeiras séries. Explorar as funções que a psicologia desempenhou, da perspectiva histórica, e desempenha na organização e nas práticas escolares, após as primeiras séries do ensino fundamental ou o que já foi denominado na educação brasileira de ensino secundário, constitui o objetivo precípuo desse projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Integrante / Odair Sass - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2006
O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto e periódicos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Educação Escolar Indígena e Etnomática
Descrição: O projeto de extensão Educação Escolar Indígena no Brasil pretende possibilitar a difusão entre os alunos de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Hortolândia de um maior entendimento sobre como se dá a educação escolar indígena no Brasil e poderá contribuir para a formação de professores e pesquisadores com uma visão menos etnocêntrica e mais atenta à diversidade cultural, ou seja, de profissionais capazes de fortalecer práticas de combate ao preconceito e à discriminação e de auxiliar no processo de autonomia das comunidades indígenas. O(A) aluno(a) bolsista contribuirá ativamente com os seus conhecimentos por ser coautor do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávia Roberta Torezin - Coordenador / Graziela Rocha Reghini Ramos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Coleção Professores em Formação - PARFOR - UFPI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SASS, Odair2011 SASS, Odair ; LIBA, Flávia Roberta Torezin . Interesse e a Educação: Conceito de junção entre a Psicologia e a Pedagogia. Imagens da Educação, v. 1, p. 35-45, 2011.

2.
LIBA, Flávia Roberta Torezin2010 LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARIN, A. J. . A educação física escolar: quem fala e sobre o que se fala nas dissertações e teses. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 14, p. 111-124, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. Educação Física escolar: a relação entre teoria e prática. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 181p .

2.
CROCHIK, José Leon (Org.) ; CASCO, Ricardo (Org.) ; PEDROSSIAN, Dulce Regina dos Santos (Org.) ; LIBA, Flávia Roberta Torezin (Org.) ; MINHOTO, Maria Angélica Pedra (Org.) ; IMBRIZI, Jaquelina Maria (Org.) ; GONÇALVES, Gil (Org.) ; OLIVEIRA, T.L. (Org.) ; SILVA, Pedro Fernando da (Org.) . Teoria Crítica e Formação do Indivíduo. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. v. 1. 322p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcanti; José Albio Moreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a escola. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A relação entre teoria e prática no discurso pedagógico oficial da Educação Física. In: XI Colóqui sobre questões curriculares, 2014, Braga. Atas do XI Colóquio sobre questões curriculares - Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais.. Braga: Universidade do MInho - De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 3208-3214.

2.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A constituição dos saberes escolares compreendida pelos conceitos de disciplina escolar de Chervel, recontextualização de Bernstein e código disciplinar de Cuesta Fernandez. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-9.

3.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. As finalidades da Educação Física nas políticas educacionais: uma análise a partir do conceito de conhecimento poderoso de Michel Young. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 1-10.

4.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A prática pedagógica do professor de Educação Física nas dissertações e teses. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-11.

5.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse e sua relação com o currículo e a didática: um estudo em periódicos educacionais dos anos 1950-1960.. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto de Psicologia e Didática.. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCOLA E CULTURA, 2008, São Paulo. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCOLA E CULTURA. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

7.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. Interesse e ensino secundário (1950-1960). In: IV MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2006, São Paulo. IV MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. São Paulo: EDUC. v. 1.

8.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O interesse no ensino secundário brasileiro. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil/Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?, 2005. v. 1. p. [1]-[8].

9.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARTINEZ, D. ; BITTENCOURT, C. A. C. . Reflexões sobre a apropriação da teorica crítica pelos estudiosos da educação: um estudo sobre a produção acadêmica acerca dos temas arte, lúdico, interesse e motivação na educação.. In: XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: teoria crítica, política e educação, 2005, Marília. XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: teoria crítica, política e educação, 2005. v. 1. p. 26-32.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A relação teoria e prática no discurso oficial da Educação Física. In: XI Colóquio sobre questões curriculares, 2014, Braga. Atas do XI Colóquio sobre questões curriculares - Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga: Centro de Investigação em Educação - Instituto de Educação da Universidade do Minho - Copissauro, 2014. v. 1. p. 367-368.

2.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; BEZERRA, Maria Helena Bertolini ; OLIVEIRA, T. F. M. . Currículo e Didática: reflexões acerca das orientações metodológicas como mediadoras dos saberes escolares. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Caderno de resumos do XVII ENDIPE - A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 1. p. 391-392.

3.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. As finalidades da Educação Física nas políticas educacionais: uma análise a partir do conceito de conhecimento poderoso de Michel Young. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 1-1.

4.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A constituição dos saberes escolares compreendida pelos conceitos de disciplina escolar de Chervel, recontextualização de Bernstein e código disciplnar de Cuesta Fernandez. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-1.

5.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A prática pedagógica do professor de Educação Física. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Endipe. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-1.

6.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARIN, A. J. . A Educação Física escolar: quem fala e sobre o que se fala nas dissertações e teses. In: IV ENCONTRO IBERAMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2009, ARARAQUARA. ANAIS DO IV ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO. ARARAQUARA: UNESP ARARAQUARA, 2009. v. 1. p. 1-1.

7.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse e sua relação com o currículo e a didática: um estudo em periódicos educacionais dos anos 1950-1960.. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008. v. 1. p. 1-1.

8.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto de Psicologia e Didática.. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCOLA E CULTURA, 2008, São Paulo. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCOLA E CULTURA, 2008. v. 1. p. 1-1.

9.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. Interesse e ensino secundário (1950-1960). In: IV MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PUCSP, 2006, São Paulo. IV MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. São Paulo: EDUC. v. 1. p. 1-8.

10.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O interesse no ensino secundário brasileiro. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Pós-Graduação e pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?, 2005. v. 1. p. 411-411.

11.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARTINEZ, D. ; BITTENCOURT, C. A. C. . Reflexões sobre a apropriação da teorica crítica pelos estudiosos da educação: um estudo sobre a produção acadêmica acerca dos temas arte, lúdico, interesse e motivação na educação.. In: XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: teoria crítica, política e educação, 2005, Marília. XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: teoria crítica, política e educação, 2005. v. 1. p. 11-11.

Apresentações de Trabalho
1.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A relação entre teoria e prática no discurso pedagógico oficial da Educação Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; BEZERRA, Maria Helena Bertolini ; OLIVEIRA, T. F. M. . Currículo e Didática: reflexões acerca das orientações metodológicas como mediadoras dos saberes escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A constituição dos saberes escolares compreendida pelos conceitos de disciplina escolar de Chervel, recontextualização de Bernstein e código disciplinar de Cuesta Fernandez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. As finalidades da Educação Física nas políticas educacionais: uma análise a partir do conceito de conhecimento poderoso de Michel Young. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. Bullying: como lidar com essa realidade na escola do século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. Bullying: como lidar com essa realidade na escola do século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física em dissertações e teses. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARIN, A. J. . A Educação Física escolar: quem fala e sobre o que se fala nas dissertações e teses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse e sua relação com o currículo e a didática: um estudo em periódicos educacionais dos anos 1950-1960.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto de Psicologia e Didática.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TOREZIN, Flávia Roberta; LIBA, Flávia Roberta Torezin . Interesse e ensino secundário (1950-1960). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIBA, Flávia Roberta Torezin. O interesse no ensino secundário brasileiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; MARTINEZ, D. ; BITTENCOURT, C. A. C. . Reflexões sobre a apropriação da teoria crítica pelos estudiosos da educação: um estudo sobre a produção acadêmica acerca dos temas arte, lúdico, interesse e motivação na educação.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LUIZ, T. T.; OLIVEIRA, C. E.; TOREZIN, Flávia Roberta. Processo seletivo para professor substituto - Matemática. 2017. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

2.
TOREZIN, Flávia Roberta; RAMOS, G. R. R.; SANTOS, G. L.. Processo seletivo para professor substituto - Letras - Português/Inglês. 2017. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

3.
TOREZIN, Flávia Roberta; SANTANA, M. B.; ARDUINI, G. R.. Processo seletivo para professor substituto - Sociologia. 2017. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Colóquio sobre questões curriculares. A relaçãoo entre teoria e prática no discurso pedagogico oficial da Educação Física.. 2014. (Congresso).

2.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Currículo e Didática: reflexões acerca das orientações metodológicas como mediadoras dos saberes escolares. 2014. (Encontro).

3.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A constituição dos saberes escolares compreendida pelos conceitos de disciplina escolar de Chervel, recontextualização de Bernstein e código disciplinar de Cuesta Fernandez. 2011. (Encontro).

4.
IV Seminário Internacional. 2011. (Seminário).

5.
VII Congresso Internacional de Educação. As finalidades da Educação Física nas políticas educacionais: uma análise a partir do conceito de conhecimento poderoso de Michel Young. 2011. (Congresso).

6.
Seminário Escola Doência e Formação de Identidades. 2010. (Seminário).

7.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A prática pedagógica do professor de Educação Física nas teses e dissertações. 2010. (Encontro).

8.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.A Educação Física escolar: quem fala e sobre o que se fala nas dissertações e teses. 2009. (Encontro).

9.
III Seminário Internacional Escola e Cultura.O conceito de interesse na educação brasileira: um estudo em livros-texto de Psicologia e Didática.. 2008. (Seminário).

10.
IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares.O conceito de interesse e sua relação com o currículo e a didática: um estudo em periódicos educacionais dos anos 1950-1960.. 2008. (Outra).

11.
I Seminário Desafios e Tendências da Educação a Distância. 2007. (Seminário).

12.
O ensino superior brasileiro na atualidade, velhos desafios, novos caminhos. 2007. (Simpósio).

13.
IV MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Interesse e ensino secundário (1950 - 1960). 2006. (Outra).

14.
Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo.Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo. 2005. (Outra).

15.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Encontro de pesquisadores em educação da região sudeste - ANPED - REGIONAL. 2005. (Encontro).

16.
XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humana ? Teoria crítica, política e educação.XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humana ? Teoria crítica, política e educação. 2005. (Outra).

17.
Jovem sim, e daí?. 2002. (Seminário).

18.
VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

19.
VI Simpósio Paulista de Educação Física Adapatada. 1996. (Simpósio).

20.
V Simpósio Paulista de Educação Física. 1995. (Simpósio).

21.
XVI ENEEF - Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. 1995. (Encontro).

22.
II Fórum de Esportes e Recreação. 1994. (Outra).

23.
I Semana de Estudos de Educação Física. 1994. (Outra).

24.
XV ENEEF Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim ; LIBA, Flávia Roberta Torezin ; MUNAKATA, Prof Dr Kazumi ; SASS, Prof Dr Odair ; DURAN, Profª Drª Marilia Claret Geraes ; FERREIRA, A. P. F. da ; ZUCCHI, B. B. ; FERRI, M. ; NEMITZ, M. D. ; GÓES, R. S. de ; MARSIGLIA, T. . COMISSÃO ORGANIZADORA DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESCOLA E CULTURA. 2008. (Outro).

2.
MANRIQUE, Profª Drª Ana Lúcia ; BIANCHINI, Profª Drª Bárbara Lutaif ; BUENO, Prof. Dr. José Geraldo Silveira ; MUNAKATA, Prof Dr Kazumi ; MARANHÃO, Profª Drª Maria Cristina S. de A. ; DURAN, Profª Drª Marilia Claret Geraes ; HAGE, Prof. Dr. Salomão Muffarrej ; LEITE, Profª Drª Yoshie Ussami Ferrari ; CAMEJO, Adriana ; MARTINS, Adriano de Morais ; COSTA NETO, Aristides Januário da ; IGARI, Camila Olivieri ; SANTOS, Eneila Almeida dos ; LIBA, Flávia Roberta Torezin ; PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina ; BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim ; GUIMARÃES, Lucélia Tavares ; HAGE, Maria Do Socorro ; BORGES, Maria Helena Gonçalves Soares ; ALMEI, Sandro Henrique Vieira de . IV Mostra de Pesquisa em Educação. 2006. (Outro).

3.
LIBA, Flávia Roberta Torezin; CROCHIK, Prof Dr José Leon ; PEDROSSIAN, Dulce Regina dos Santos ; GONÇALVES, Gil ; IMBRIZI, Jaquelina Maria ; MINHOTO, Maria Angélica Pedra ; MIRABILE, Monica ; SILVA, Pedro Fernando da ; CASCO, Ricardo ; OLIVEIRA, Tiago Lopes . Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Nayanne Cristina da Silva Israel. O ensino da Matemática nos anos iniciais: um estudo sobre os saberes docentes.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).



Outras informações relevantes


Aprovada em 2º lugar no Concurso Público - Edital 233/2015 para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação de São Paulo - IFSP; cargo/área: Educação/Pedagogia - Campus São Carlos.

Aprovada em 2º lugar no Concurso Público - Edital 80/2015 para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro - IFRJ; cargo/área: DIDÁTICA; CURRÍCULO; AVALIAÇÃO; FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (históricos, antropológicos, filosóficos, sociológicos, políticos, legais e afins); SUPERVISÃO DE ESTÁGIO - campus Volta Redonda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:36:00