Kleber Antonio de Oliveira Amancio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9694090488535381
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). A principal área de pesquisa é História do Brasil nos séculos XIX e XX, com publicações em temas tais como história de Campinas, do Rio de Janeiro, da escravidão, da abolição, do pós-abolição, da literatura e da arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
Nome em citações bibliográficas
AMANCIO, K. A. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas.
Avenida Viana Bandeira, 119, 1o Andar
Centro
44200000 - Santo Amaro, BA - Brasil
Telefone: (75) 32416649
URL da Homepage: http://www.ufrb.edu.br/cecult


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reflexões sobre a pintura de Arthur Timotheo da Costa, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Odila Leite da Silva Dias.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Pós-abolição; História da Arte.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2010
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Á procura da liberdade moral: a vida cotidiana dos ex-escravos e de seus descendentes no pós-abolição na Campinas das primeiras décadas do século XX.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Odila Leite da Silva Dias.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Pós-abolição; História do Negro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
2003 - 2006
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "Pela penna e pela palavra": Um estudo sobre racismo, relações raciais e imprensa negra na Campinas das primeiras décadas do século XX..
Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Atuação Profissional



Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante


Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas, EE. AF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8


Museu da Imagem e do Som de Campinas, MIS CPS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 8


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaços de interconhecimento: Linguagem e expressão artística II
Tópicos especiais em Arte e Patrimônio
História e Cultura Afro-brasileiras
História Social da Arte
Arte e comunicação visual


Projetos de extensão


2017 - Atual
Mídia Livre
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Cineclube Guido Araújo
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: cliodel


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Estudos Historicos (Rio de Janeiro)
2014 - 2014
Periódico: História Social (UNICAMP)
2017 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Historia (Online) ( 010-2018)
2018 - 2018
Periódico: LANDA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Escravidão.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do pós-abolição.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMANCIO, K. A. O.2012 AMANCIO, K. A. O.. Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell'Industria e del Lavoro de 1911. 19&20 (Rio de Janeiro), v. III, p. np-np, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMANCIO, K. A. O.. Pós-abolição e quotidiano: ex-escravos, ex-libertos e seus descendentes em Campinas (1888-1926). 1. ed. São Paulo: Alameda, 2016. 166p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMANCIO, K. A. O.; SILVA, R. P. . La Sociología crítica de Florestan Fernandes. In: Israel Covarrubias. (Org.). Figuras, historias y territórios. Cartógrafos contemporâneos de la indagación política en América Latina. 1ed.Cidade do México: Publicaciones O.S.A, 2015, v. 1, p. 115-133.

2.
AMANCIO, K. A. O.. Os autorretratos de Arthur Timotheo da Costa, um ensaio sobre a autorrepresentação. In: Martha Abreu; Carolina V. Dantas; Hebe Mattos; Beatriz Loner; Karl Monsma. (Org.). Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico: identidades e projetos políticos (Volume 1). 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. 1, p. 200-219.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMANCIO, K. A. O.. Memórias Afro-Atlânticas. Escravismo, Imagem e Letra, 18 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMANCIO, K. A. O.. O autorretrato de Wilson Tibério. In: VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013, Florianópolis. Anais do VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013.

2.
AMANCIO, K. A. O.. Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell'Industria e del Lavoro de 1911. In: VIII Encontro de História da Arte: História da Arte e Curadoria., 2012, Campinas. Atas Encontro de história da arte. Campinas, 2012.

3.
AMANCIO, K. A. O.. A representação da belle époque carioca em Arthur Timotheo da Costa. In: XXI Encontro estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campnas. Anais do XXI Encontro estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012.

4.
AMANCIO, K. A. O.. Arthur Timóteo da Costa, notas de uma pesquisa.. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

5.
AMANCIO, K. A. O.. Em busca da liberdade moral: vida cotidiana e agência no pós-emancipação.. In: XX Encontro Regional de História e liberdade, 2010, Franca. Anais do XX Encontro Regional de História e liberdade, 2010.

6.
AMANCIO, K. A. O.. Apontamentos sobre as mulheres negras no pós-emancipação. In: IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2009, Curitiba. Anais do IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMANCIO, K. A. O.. Cor, classe e protagonismo em Arthur Timotheo da Costa. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis. Caderno de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios., 2015.

2.
AMANCIO, K. A. O.. A representação visual do negro na primeira república. 2013. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Caderno de Resumos do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

3.
AMANCIO, K. A. O.. O autorretrato de Wilson Tibério. In: I Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013, Florianópolis. Caderno de Resumos do VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013.

4.
AMANCIO, K. A. O.. A representação da belle époque carioca em Arthur Timotheo da Costa. In: XXI Encontro estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012.

5.
AMANCIO, K. A. O.. Os auto-retratos de Arthur Timotheo da Costa, um ensaio sobre à autorrepresentação. In: Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico, 2012.

6.
AMANCIO, K. A. O.. Arthur Timóteo da Costa, notas de uma pesquisa. In: XXVI Simpósio Nacional de História: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História: 50 anos, 2011.

7.
AMANCIO, K. A. O.. Em busca da liberdade moral: vida cotidiana e agência no pós-emancipação. In: Caderno de Resumos do XX Encontro Regional de História e liberdade, 2010, Franca. Caderno de Resumos do XX Encontro Regional de História e liberdade ANPUH-SP., 2010.

8.
AMANCIO, K. A. O.. Ser vadio... Repressão e agência no pós-emancipação (1888-1918). In: IV Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, 2009.

9.
AMANCIO, K. A. O.. Apontamentos sobre as mulheres negras no pós-emancipação. In: IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos do IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2009.

10.
AMANCIO, K. A. O.. Negros em Campinas nas primeiras décadas do século XIX. In: III Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos do III Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH, 2008.

11.
AMANCIO, K. A. O.. Pela penna e pela palavra um estudo sobre racismo, relações raciais e imprensa negra nas primeiras décadas do século XX. In: XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2006, Campinas. Caderno de Resumos do XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

12.
AMANCIO, K. A. O.. Homens de Cor e a Imprensa Negra: A Integração do elemento negro na vida social Campineira (1988-1926). In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2005, Campinas. Caderno de Resumos do XII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
AMANCIO, K. A. O.. Conformities and Silences: The Representation of Blacks in the Brazilian Visual Arts (1637-1930). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMANCIO, K. A. O.. Dialogues in Diaspora: black artistes in Brazilian contemporary society. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMANCIO, K. A. O.. Slavery in frames: A representação da escravidão no cinema norte-americano (1997- 2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMANCIO, K. A. O.. Brasil e África no Ensino Superior: reflexões sobre as lógicas de continuidade e descontinuidade dos lugares, grupos, valores e ideias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AMANCIO, K. A. O.. A memória da Escravidão em Rosana Paulino e Sidney Amaral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AMANCIO, K. A. O.. A invisibilidade do negro na arte brasileira: o artista Arthur Timotheo da Costa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMANCIO, K. A. O.. A invisibilidade do negro na arte brasileira: o artista Arthur Timotheo da Costa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AMANCIO, K. A. O.. Django unchained: uma leitura sobre a escravidão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMANCIO, K. A. O.. Cor, classe e protagonismo em Arthur Timotheo da Costa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AMANCIO, K. A. O.. Arte e Sociedade em Arthur TImotheo da Costa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMANCIO, K. A. O.. A representação do negro na história da arte produzida no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMANCIO, K. A. O.. História da Arte: Arthur Timotheo da Costa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMANCIO, K. A. O.. A representação do negro na arte produzida no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMANCIO, K. A. O.. A representação visual dos negros na primeira república. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AMANCIO, K. A. O.. O autorretrato de Wilson Tibério. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AMANCIO, K. A. O.. Os Autorretratos de Arthur Timotheo da Costa, um ensaio sobre a à autorrepresentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMANCIO, K. A. O.. A representação da belle époque carioca em Arthur Timotheo da Costa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMANCIO, K. A. O.. Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell'industria e del lavoro de 1911. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AMANCIO, K. A. O.. Arthur Timóteo da Costa, notas de uma pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AMANCIO, K. A. O.. Em busca da liberdade moral: vida cotidiana e agência no pós-emancipação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
AMANCIO, K. A. O.. Ser vadio... Repressão e agência no pós-emancipação (1888-1918). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
AMANCIO, K. A. O.. Apontamentos sobre as mulheres negras no pós-emancipação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
AMANCIO, K. A. O.. Negros em Campinas nas primeiras décadas do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AMANCIO, K. A. O.. Chacal: poesia e contracultura 2016 (Crítica de Audiovisual).

2.
AMANCIO, K. A. O.. Diálogos Necessários 2016 (Crítica de Arte).

3.
AMANCIO, K. A. O.. (Des)construindo Imagens 2016 (Crítica de Arte).

4.
AMANCIO, K. A. O.. Stand Up 2015 (Crítica de Audiovisual).

5.
AMANCIO, K. A. O.. Alegoria da Razão 2015 (Crítica de Arte).

6.
AMANCIO, K. A. O.. Drapetomania 2015 (Crítica de Arte).

7.
AMANCIO, K. A. O.. A (In)visibilidade do corpo negro 2014 (Crtíca de Arte).

8.
AMANCIO, K. A. O.. Protagonismos 2014 (Crítica de Arte).

9.
AMANCIO, K. A. O.. Elíngue 2014 (Crítica de Audiovisual).

10.
AMANCIO, K. A. O.. Samba Spirit (?) 2014 (Crítica de Arte).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARIUZZO, P. ; AMANCIO, K. A. O. . Novas cores na história da arte brasileira: negros pintores. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
AMANCIO, K. A. O.; RIBEIRO, A. P. A. ; HIRANO, L. F. K. ; LOTIERZO, T. . Graúna: Cinema, Artes, Imagens, Políticas em (des)construção. 2014; Tema: Crítica de Arte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMANCIO, K. A. O.; UZUN, J. R. C. . História do Braisl. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

2.
UZUN, J. R. C. ; AMANCIO, K. A. O. . História do Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

3.
AMANCIO, K. A. O.. Apontamentos sobre a história dos índios na arte brasileira. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

4.
AMANCIO, K. A. O.; PEDRO, A. ; MENEGUELLO, C. . História e Imagens. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENEGUELLO, C.; AMANCIO, K. A. O.; SILVA, F. T.. Participação em banca de Elisa Paletti Pomari. Narrativas fotográficas sobre a industrialização do estado de São Paulo na virada do século, 1900-1914.. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
JESUS, R. D. P.; AMANCIO, K. A. O.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Jadson Ferreira dos Santos. ?Rezar pra quê? histórias de vida de mulheres rezadeiras na cidade de Cachoeira - Bahia?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indíge) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
AMANCIO, K. A. O.; JESUS, R. D. P.; NASCIMENTO, C. O. C.. Participação em banca de Bruno Souza Costa. A História e memória dos militantes - a arte de educar nas periferias. Salvador -Bahia (1998 ? 2004). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indíge) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LINDNER, M. L. S. A. B.; AMANCIO, K. A. O.; MARANHAO, L. H. B. L.. Participação em banca de Rômulo da Silva Vieira.Projeto de captação de recursos para realização do documentário ?Por trás da crítica?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
SOUZA, R. S.; AMANCIO, K. A. O.; BRITO, L. C.. Participação em banca de Gemima de Sousa Lima.Tecendo a liberdade: libertos no pós-emancipação em Inhambupe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AMANCIO, K. A. O.; MINELLI, I.; GOMES, R. G. A.; CAMPOS, R. C.; ALMEIDA, J. M; INACIO, D. S.; AMARAL, D. G.; PEDRO, A.; MENEGUELLO, C.; ALMEIDA, G. B; GONCALVES, R. T; MURGEL, A. C. A. T.; FRACCARO, G. C.; OLIVEIRA, J. F. S; SCHIAVINATTO, I. L. F.. Banca Corretora Fase Final da Sétima Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMANCIO, K. A. O.; GOMES, R. G. A.; AMARAL, D. G.; MINELLI, I.; PEDRO, A.; CASTRO, G. M; FRACCARO, G. C.; SCHOSSLER, J. C.; FRACCARO, L. C.. Curso de Formação Continuada da 6° ONHB. 2015. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Black Portraitures IV. Dialogues in Diaspora: black artistes in Brazilian contemporary society. 2018. (Congresso).

2.
Brazil Initiative.Conformities and Silences: The Representation of Blacks in the Brazilian Visual Arts (1637-1930). 2018. (Seminário).

3.
II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico.A representação visual da escravidão em William Turner, um estudo de caso. 2018. (Seminário).

4.
IX Congreso Internacional - XVII Jornadas del CAIA. Slavery in frames: A representação da escravidão no cinema norte-americano (1997- 2016).. 2017. (Congresso).

5.
Simpósio Nacional de História XXIX - Contra os Preconceitos: História e Democracia.Artes visuais, política e representação. 2017. (Seminário).

6.
XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios..Cor, classe e protagonismo em Arthur Timotheo da Costa. 2015. (Simpósio).

7.
XI Encontro de história da arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise.A representação dos negros(as) na Arte produzida no Brasil. 2014. (Encontro).

8.
VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.O autorretrato de Wilson Tibério. 2013. (Encontro).

9.
XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social..A representação visual do negro na primeira república. 2013. (Simpósio).

10.
Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico.Os auto-retratos de Arthur Timotheo da Costa, um ensaio sobre à auto-representação.. 2012. (Seminário).

11.
VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria.Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell?industria e del lavoro de 1911. 2012. (Encontro).

12.
XXI Encontro estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória.A representação da belle époque carioca em Arthur Timotheo da Costa. 2012. (Encontro).

13.
XXVI Simpósio Nacional de História: 50 anos.Arthur Timóteo da Costa, notas de uma pesquisa.. 2011. (Simpósio).

14.
ANPUH-SP - XX Encontro Regional de História e liberdade. Em busca da liberdade moral: vida cotidiana e agência no pós-emancipação.. 2010. (Congresso).

15.
IV Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH.Ser vadio... Repressão e agência no pós-emancipação (1888-1918). 2009. (Encontro).

16.
IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.pontamentos sobre as mulheres negras no pós-emancipação. In: IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2009. (Encontro).

17.
III Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH.Negros em Campinas nas primeiras décadas do século XIX. 2008. (Encontro).

18.
XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Pela penna e pela palavra um estudo sobre racismo, relações raciais e imprensa negra nas primeiras décadas do século XX. 2006. (Congresso).

19.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Homens de Cor e a Imprensa Negra: A Integração do elemento negro na vida social Campineira (1988-1926). 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WALTHOUR, G. M. ; AMANCIO, K. A. O. . Palestra da Profa. Gladys Mitchell Walthour. 2018. (Outro).

2.
AMANCIO, K. A. O.; BRITO, L. C. ; ALBUQUERQUE, W. R. ; SANTOS, M. A. ; AZEVEDO, E. ; VASCONCELOS, M. E. ; SOUZA, R. ; SANTANA, C. . Seminário Internacional Experiências da Liberdade no Mundo Atlântico. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adelino de Melo Rodrigues. A imagem do negro no livro didático: um estudo de caso com alunos das 8as séries da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Nogueira Albergaria ? leste 4.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

2.
Andréia Serrão de Souza. O negro no livro didático. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

3.
Celia Regina Lhamas Teixeira. O papel do negro no processo de libertação da escravatura: uma releitura histórica.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

4.
Elizabeth Ribeiro Di Trocchio. As ?aquarelas? da escravidão na primeira metade do século XIX. Debret ? a história pela arte.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

5.
Josyane Baccan Queiroz Caetano. Negros e Mulatos na literatura militante de Lima Barreto.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

6.
Marco Antonio Beltrame. Como os livros didáticos trataram o negro após a libertação.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

7.
Marizia de Oliveira. População afro-descendente no pós-abolição na cidade de São Paulo (1889-1930).. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

8.
Rute Helena Nunes de Pontes. O negro no livro didático. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

9.
Tatiana Paulino de Queiróz. A capoeira no Brasil: da marginalização à uma alternativa de ascensão social.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.

10.
Rosemeire Ruis Bonfim Faria. O negro no livro didático. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em RedeFor Cursos de Especialização a Distância, em nível de Pós-Graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Kleber Antonio de Oliveira Amancio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AMANCIO, K. A. O.. Brasil e África no Ensino Superior: reflexões sobre as lógicas de continuidade e descontinuidade dos lugares, grupos, valores e ideias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AMANCIO, K. A. O.. A memória da Escravidão em Rosana Paulino e Sidney Amaral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
AMANCIO, K. A. O.; UZUN, J. R. C. . História do Braisl. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

2.
AMANCIO, K. A. O.. Apontamentos sobre a história dos índios na arte brasileira. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:03:22