Luciana Leandro da Silva

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  • Última atualização do currículo em 22/02/2018


Professora da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PB) e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de Granada (UGR, 2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB 2014). Cursou o pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto ao Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas. As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas de Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Leandro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Educaçao.
Aprigio Veloso 882 Unidade Acadêmica de Educaçao
Universitário
58429900 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 21011213


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
Título: Políticas de formación de profesores universitarios en el contexto de la transnacionalización educativa: tendencias en universidades catalanas y paulistas, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. José Tejada Fernández (UAB).
Coorientador: Prof. Dr. Vicente Rodriguez (Unicamp).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Superior; Formação de professores; Integração dos Sistemas Educativos; Políticas de Formação; Reformas Educativas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Especialidade: TRANSNACIONALIZAÇÃO EDUCATIVA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação - Formação de Profissionais da Formação.
Universidad de Granada, UGR, Espanha.
Título: Quien forma al formador? Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior: los casos de la URV y de la UP,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Juana Maria Tierno García (URV).
Coorientador: Prof. Dr. Rui Trindade (FPCEUP).
Bolsista do(a): Erasmus Mundus - UE, UE, Espanha.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação Superior; Políticas de Formação; Integração dos Sistemas Educativos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Especialidade: FORMAÇÃO DE FORMADORES.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Especialidade: Gestão e Formação dos Recursos Humanos.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Descentralização e Formação Continuada de Professores: uma aproximação acerca do investimento realizado em formação continuada em três municípios da Região Metropolitana de Campinas (Campinas, Americana e Nova Odessa).
Orientador: Prof. Dr. Vicente Rodriguez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliaçao.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo e Trabalho Docente.


Formação Complementar


2015
Plano Municipal para a Infância e a Adolescência. (Carga horária: 60h).
Escola de Políticas Públicas, EPP, Brasil.
2014 - 2014
2nd GLOBED Summer School. (Carga horária: 16h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2014 - 2014
Globalizing Higher Education and Research. (Carga horária: 60h).
UNIVERSITY OF WISCONSIN-MADISON, UWM, Estados Unidos.
2013 - 2013
Educación Digital del Futuro. (Carga horária: 30h).
Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
2012 - 2013
E-learning and Digital Cultures. (Carga horária: 60h).
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2012 - 2012
Analisis del discurso con perspectiva feminista. (Carga horária: 60h).
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
2012 - 2012
Atras/ti: instrumento análisis datos cualitativos. (Carga horária: 5h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2012 - 2012
Funcionamento yGestión de Programas Bibliográficos. (Carga horária: 5h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2012 - 2012
Metodología cuantitivativa y análisis de fuentes s. (Carga horária: 60h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2012 - 2012
Introdução a Estatística para as Ciencias Humanas. (Carga horária: 25h).
Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
2012 - 2012
Práctica metodológica en lainvestigación educativa. (Carga horária: 5h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2011 - 2012
Extensão universitária em Metodologia de Pesquisa Feminista. (Carga horária: 60h).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2011 - 2011
IV Training Seminar en Dinamicas Interculturales. (Carga horária: 25h).
Centro de Documentación Internacional de Barcelona, CIDOB, Espanha.
2011 - 2011
Els programes europeus i la innovació docent. (Carga horária: 10h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2009 - 2009
Mecanismes per la Garantia de la Qualitat. (Carga horária: 15h).
Universidad Rovira i Virgili, URV, Espanha.
2009 - 2009
Encuentro sobre Calidad en Educación Superior. (Carga horária: 15h).
Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación, ANECA, Espanha.
2008 - 2008
História da Europa.De Roma a Lisboa, Integração UE. (Carga horária: 20h).
Universidade Popular do Porto, UPP, Portugal.
2008 - 2008
Etapa Superior do Imperialismo e dilemas da Revolu. (Carga horária: 10h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Befreiender Bildungsarbeit und Pädagogik Autonomie. (Carga horária: 30h).
Paulo Freire Institut Berlin, PFI, Alemanha.
2006 - 2006
Diretrizes Curriculares de Pedagogia: perspectivas. (Carga horária: 30h).
Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Formação, ANFOPE, Brasil.
2005 - 2006
Educación No Formal. (Carga horária: 120h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2005 - 2006
Procesos Culturales Argentinos y Latinoamericanos. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2005 - 2005
Extensão universitária em La producción social de la discapacidad. (Carga horária: 40h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2005 - 2005
Administración de la Educación. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2005 - 2005
Política de la Educación. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2004 - 2004
Extensão universitária em Introdução ao Folclore Conceito e Metodologia Pesq. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Seminário sobre Literatura para Crianças e Jovens. (Carga horária: 32h).
Associação de Leitura do Brasil, ALB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUT FUNC ENS I-II GRAUS
Política Educacional no Brasil
05/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - Gestao Escolar
Seminário I
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Acadêmica de Educaçao, .

11/2016 - 04/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado I Gestao Escolar
Fundamentos Políticos da Educaçao
Seminário I
07/2016 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - Gestao Escolar
Seminário I
07/2016 - 10/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional no Brasil
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Economicos da Educaçao
Fundamentos Políticos da Educaçao
02/2016 - 05/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional no Brasil
10/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestao Educacionais

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Auxiliar Docente, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático (PAD), Carga horária: 20
Outras informações
Colaboração no planejamento, desenvolvimento das aulas, tutoria e avaliação da disciplina "Sociologia da Educação II", com a supervisão do Prof. Dr. Vicente Rodriguez.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista PIBIC CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora de Iniciação Cientifica no Projeto denominado: "Políticas Públicas e Inovação Institucional. A formação de professores em contextos descentralizados", com a supervisão do Prof. Dr. Vicente Rodriguez. Este projeto tinha por objetivo: identificar as ações de formação continuada de professores nos municípios da Região Metropolitana de Campinas, analisar a política de formação existente, desenhar um mapa da formação e auxiliar no planejamento de políticas públicas neste campo.

Atividades

08/2006 - 02/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Colaboração e apoio nas pesquisas realizadas pelo Grupo FOCUS (Grupo de Pesquisas sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares), FE - UNICAMP.
03/2003 - 12/2004
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Comunitária Trilharestórias: Arte-Educação com crianças de grupos sociais marginalizados.
03/2002 - 02/2003
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
Colaboraçao na gestão e organização do acervo da biblioteca.

Escola Waldorf Veredas, EWV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nesta instituição trabalhei como Professora de Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e como Professora de Alemão.

Atividades

02/2008 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educaçao Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental

Universitat Rovira i Virgili, URV, Espanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora Processos de Acreditaçao Docente, Carga horária: 30

Atividades

01/2012 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Serviço de Gestao de Pesquisa (Servei de Gestió de la Recerca), .


Acadèmia +, A+, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Idiomas, Carga horária: 20

Atividades

01/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Português para Estrangeiros


Linhas de pesquisa


1.
Avaliaçao e Acreditaçao Docente
2.
Avaliaçao Externa
3.
Accountability
4.
Política e Gestao Educacional
5.
Currículo
6.
Trabalho Docente


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE: REPERCUSSÕES DA PROVA BRASIL NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE DOIS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Descrição: O presente projeto de pesquisa se situa no campo das políticas de avaliação da educação básica e está focado no exame das repercussões que a Prova Brasil produz nos currículos e nas práticas docentes das escolas das redes municipais de Campina Grande-PB e de Pelotas-RS. Busca-se detectar como esse instrumento de avaliação externa produz efeitos nas duas realidades a serem pesquisadas, considerando suas peculiaridades e buscando preencher o vazio de estudos que envolvam uma compreensão mais ampla sobre os efeitos das políticas de avaliação na produção de currículos e práticas docentes que atuam nas redes municipais. Como tal, articulam-se conhecimentos da política educacional, dos estudos de currículos e da produção de subjetividades. Efetivar-se-á através de uma pesquisa de campo que abrangerá, pelo menos, quatro escolas em cada uma das municipalidades envolvidas, adotando-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo que compreenderá a utilização de instrumentos como análise documental, questionários e entrevistas. Pretende-se socializar os resultados desse estudo através de eventos e publicações acadêmico-científicas, fornecendo elementos para que os sujeitos pesquisados possam construir uma compreensão ampliada e crítica do currículo que põem em movimento e de suas práticas docentes, produzindo formas alternativas de intervenção que balizem e redefinam a sua relação com essas dimensões fundamentais do seu fazer profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E DESDOBRAMENTOS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar a instituição de políticas de avaliação estandardizada e de accountability educacional nas redes públicas de ensino do estado da Paraíba. Para atingir o objetivo proposto, examinará as políticas de avaliação externa da educação básica implantadas no Brasil a partir da década de 1990, fundadas na lógica da responsabilização, e investigará a instituição de tais políticas nas redes públicas municipais de ensino do estado da Paraíba, discutindo seus desdobramentos para as escolas e os profissionais da educação dessas redes de ensino. O estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que envolverá a realização da coleta e da análise de documentos, aplicação de questionários e de entrevistas. A implantação de iniciativas de avaliação externa e de pagamento de professores por desempenho está se expandindo em secretarias estaduais e municipais de educação de todo país. Considerando a necessidade da ampliação do conhecimento sobre esse processo e as contribuições de tais políticas para a melhoria da qualidade da educação, a pesquisa se propõe a contribuir para o alargamento da compreensão dessas iniciativas no estado da Paraíba e de seus desdobramentos para a educação brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciana Leandro da Silva - Integrante / Andréia Ferreira da Silva - Coordenador.
2011 - 2012
Mujeres Emigrantes Retornadas: Inserción Laboral y Empleo
Descrição: El proyecto pretende profundizar en la realidad laboral de las mujeres emigrantes retornadas, desde el estudio de sus perfiles laborales y profesionales, indagando en el itinerario seguido por éstas hasta la situación laboral actual, y concretando las estrategias utilizadas en dicho proceso, sean de búsqueda de empleo o de información, así como los contactos o apoyos utilizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Projeto GERES - Geraçao Escolar
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o desempenho dos mesmos alunos anualmente desde o segundo ano do ensino fundamental (antiga primeira série do primeiro grau) mostrando que o desempenho de entrada do aluno ajuda a entender o próprio desempenho de uma escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Descentralização e Formação Continuada de Professores: uma aproximação acerca do investimento realizado em formação continuada em três municípios da Região Metropolitana de Campinas
Descrição: Os objetivos deste projeto foram: realizar uma análise teórica sobre o processo de municipalização e descentralização da educação básica no Brasil e, especialmente, no Estado de São Paulo. identificar a situação e os desafios atuais do financiamento da educação no Brasil, as competencias de cada ente federativo e finalmente realizar um mapeamento dos investimentos públicos realizados em formação continuada de professores na Região Metropolitana de Campinas. Os resultados apontaram para a necessidade de criar mecanismos que tornem mais efetivo e transparente o processo de aplicação de recursos neste setor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciana Leandro da Silva - Coordenador.
2004 - 2006
Políticas Públicas e Inovação Institucional: a formação de professores em contextos descentralizados
Descrição: Este projeto analisa os impactos das políticas de descentralização sobre a formação de professores na Região Metropolitana de Campinas. Os primeiros dados obtidos mapearam a situação dos recursos disponíveis em cada município, assim como as ações afirmativas em desenvolvimento pelos municípios. A pesquisa possui metodologia diagnostica a partir da análise descritiva dos sistemas de ensino de cada município, um levantamento do contexto histórico e educacional da região e entrevistas com os gestores da Rede. Foram utilizadas como fonte de pesquisa os trabalhos de Brandão, Cano e Fernandes; Áurea Davanzo e Vicente Rodriguez. Pretende-se identificar os impactos mais significativos das políticas de descentralização da formação de professores e as diferenças encontradas em cada município de RMC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Leandro da Silva - Integrante / Estevon Nagumo - Integrante / Beatriz Sampaio Pinto - Integrante / Vicente Rodriguez - Coordenador / Wisllayne de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Política e Gestão Educacionais: (re)pensando as estratégias de fortalecimento da autonomia e da gestão democrática nas escolas da rede pública
Descrição: O projeto Política e Gestão Educacionais: (re)pensando as estratégias de fortalecimento da autonomia e da gestão democrática nas escolas da rede pública trata-se de uma ação extensionista que visa proporcionar espaços de formação continuada, de estudo, de diálogo e de reflexão acerca das problemáticas que afetam o cotidiano das escolas públicas e elaborar ações de intervenção, no sentido de aprimorar sua autonomia, bem como fortalecer a gestão democrática dessas instituições. Intenciona-se desenvolver junto à comunidade educacional iniciativas que tenham por base os conhecimentos produzidos no âmbito do ensino e da pesquisa, ampliando o diálogo com as redes públicas de educação de Campina Grande e região, especialmente com profissionais que atuam na gestão escolar. De maneira mais específica, visa analisar pressupostos das políticas educacionais vigentes, incluindo as políticas de avaliação e de currículo, promover discussões acerca das problemáticas que afetam a rede municipal; auxiliar no processo de elaboração e/ou revisão coletiva do projeto político pedagógico das escolas municipais, dentre outros. Como estratégias metodológicas pretende realizar curso de extensão, grupo de estudos e oficinas de formação nas escolas. Enfim, perfila-se como uma importante iniciativa para ampliar o diálogo, a partilha de ideias, experiências e conhecimentos, para o enfrentamento conjunto dos desafios que afetam as nossas instituições educativas, notadamente, na atual conjuntura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Diversidad Cultural: un contacto con el folklore brasileño y argentino
Descrição: Esta atividade tinha por objetivo o resgate e a valorizaçao das práticas culturais tradicionais, bem como o contato e diálogo entre elas Foi realizado com crianças entre 5 e 10 anos de idade da Escola Normal Rural Juan Bautista Alberdi.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Muestra de Cultura Brasileña
Descrição: O projeto realizado no marco da "Muestra Integral 2015 Facultad Abierta" tinha por objetivo promover o diálogo intercultural entre estudantes da Facultad de Ciencias de la Educación e Comunicación Social da UNER.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2004
Projeto de Extensao e Intervençao Comunitária ?Trilharestórias?
Descrição: Projeto de arte‐educaçao e intervençao sócio‐educativa com base na perspectiva freireana para a reinserçao social de grupos marginalizados da Regiao Metropolitana de Campinas, São Paulo Atividades desenvolvidas: arte-educaçao, incentivo à leitura, organizaçao de atividades lúdicas, preparaçao de material didático, jogos, organizaçao de visitas aos espaços da universidade, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Educação & Sociedade (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Educação & Sociedade (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: ROTEIRO (UNOESC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política e Gestao Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Avaliaçao Externa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educaçao Comparada.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Universitária.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Galego
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2017SILVA, LUCIANA LEANDRO DA. Políticas de formação de professores(as) universitários(as) em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 43, p. 113-126, 2017.

2.
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2016SILVA, L. L.; TEJADA FERNANDEZ, J. . La formación del profesorado universitario en Cataluña y São Paulo: dilemas y desafíos. Revista Española de Educación Comparada, v. 27, p. 193, 2016.

3.
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2015SILVA, L. L.. Políticas de formación de docentes universitarios y el reto de superar la valorización desigual entre docencia e investigación. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 10, p. 235-257, 2015.

4.
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2013 SILVA, L. L.. A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do Processo de Bolonha em Espanha e Portugal. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 247-263, 2013.

5.
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2011 SILVA, L. L.; Tierno, J. M. . La Formación de Formadores como Estrategia de Implantación del Espacio Europeo de Educación Superior. Universitas Tarraconensis. Revista de Ciències de l'Educació, v. 26, p. 7-24, 2011.

6.
SILVA, L. L.;SILVA, LUCIANA LEANDRO DA2006SILVA, L. L.; Rossi, C.R. ; Vilaronga, C. A. R. ; Cocchini, A. G. . "Diversidade Cultural: relatos do Brasil e Argentina" Revista Educação Teoria e Prática. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro), v. 14, p. 179-192, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, L. L.. Políticas de formación de profesores y profesoras universitárias en el contexto de la transnacionalización educativa. Tendencias en universidades catalanas y paulistas. 1. ed. Barcelona: TDX, 2014. v. 1. 493p .

2.
SILVA, L. L.. Descentralização e financiamento da educação no Brasil: Análise da aplicação de recursos na formação continuada de professores nos municípios da RMC. 1. ed. Saarbruecken: Editorial Académica Española, 2012. v. 1. 115p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, L. L.. Políticas de formaçao de professores/as universitários/as em Sao Paulo e Catalunha: entre a valorizaçao do trabalho docente e a adaptaçao a reforma. In: Luana Costa Almeida; Adriana Lia Friszman de Laplane; Alexandro Henrique Paixão. (Org.). Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação: Qualidade da educação pública como direito humano. 1ed.Campinas: FE/UNICAMP, 2016, v. , p. 381-395.

2.
SILVA, L. L.. Políticas de formação de professores universitários no contexto da transnacionalização educativa. A interdisciplinaridade em pauta.. In: PEREIRA, Elisabete M. Aguiar. (Org.). Inovaçoes Curriculares: Experiêcias no Ensino Superior com foco na interdisciplinaridade. 1ed.Campinas: FE/UNICAMP, 2014, v. , p. 1098-1140.

3.
SILVA, L. L.. Políticas de formação de docentes universitários em contextos transnacionais: análise comparada dos discursos internacionais e institucionais. In: LEITE, Carlinda; ZABALZA, Miguel. (Org.). Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. 1ed.Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas CIIE, 2012, v. , p. 9479-9497.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, L. L.. Training of trainers as an implementation strategy for the European Higher Education Area. JETT - Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. L.; HYPOLITO, A. M. . Alteraçoes causadas pela Prova Brasil no cotidiano escolar: um estudo sobre a produçao de currículos e práticas docentes em diferentes municípios. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administraçao da Educaçao, 2017, Joao Pessoa. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administraçao da Educaçao. Joao Pessoa, PB: Biblioteca ANPAE, 2017. v. 45. p. 3562-3579.

2.
SILVA, L. L.; HYPOLITO, A. M. . REGULAÇÃO PÚBLICA, LÓGICA PRIVADA: REPERCUSSÕES DA PROVA BRASIL NA GESTÃO E NO CURRÍCULO ESCOLAR EM CAMPINA GRANDE (PB). In: 38 Reuniao Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017, Sao Luis, MA. Anais da 38 Reuniao da Anped:: Democracia em risco, 2017.

3.
SILVA, L. L.. Formação de docentes universitário(a)s no contexto da transnacionalização educativa. In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada SPEC, 2016, Lisboa. Anais do Congresso da Sociedade Portuguesa de Educaçao Comparada, 2016.

4.
SILVA, L. L.; HYPOLITO, A. M. ; MACHADO, Antonio Berto . Repercussões da Prova Brasil na produção de currículos e práticas docentes em dois municípios brasileiros. In: XI Seminário Internacional de la RedEstrado, 2016, Ciudad de México. Movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización, 2016.

5.
SILVA, L. L.. Políticas de formaçao de professores/as universitários/as em Sao Paulo e Catalunha: entre a valorizaçao do trabalho docente e a adaptaçao a reforma. In: V Seminário de Educaçao Brasileira, 2015, Campinas. E-book do V SEB: Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação Qualidade da educação pública como direito humano. Sao Paulo: CIA do EBook, 2015. p. 381-395.

6.
SILVA, L. L.; RIEDO, C. R. F. . Políticas de Educação Superior e formação de docentes universitários: Breve reflexão sobre os desafios colocados pela internacionalização. In: X Encontro Ibero-Americano de Educação, 2015, Rio Claro. Anais do X Encontro Ibero-Americano de Educaçao, 2015.

7.
SILVA, L. L.; Rodriguez, V. . Tendências e Desafios da Política de Formaçao de Docentes Universitários/as no contexto da transnacionalizaçao educativa. In: XIX Seminário Acadêmico da Associaçao de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha, 2014, Barcelona. Actas del XIX Seminário da APEC, 2014.

8.
SILVA, L. L.. La formación de docentes universitarios en la agenda educativa transnacional: un análisis de los discursos oficiales. In: VI Congreso Internacional de Formación para el Trabajo, 2013, Tarragona. Actas del VI Congreso Internacional de Formación para el Trabajo, 2013.

9.
SILVA, L. L.. Políticas de Formaçao de Professores Universitários no Contexto da Transnacionalizaçao Educativa: a interdisciplinaridade em pauta. In: IV Seminário de Inovaçoes em Atividades Curriculares, 2013, Campinas. Inovaçoes Curriculares: experiencias no Ensino Superior com foco na Interdisciplinaridade. Campinas: FE/UNICAMP, 2013. v. 1. p. 1098-1140.

10.
SILVA, L. L.. A transnacionalização educativa transatlântica. Políticas de formação de professores universitários em universidades catalãs e paulistas. In: XVII Seminario APEC, 2012, Barcelona. Anais do XVII Seminario da APEC, 2012.

11.
SILVA, L. L.. La dimensión transnacional de los cambios en la universidad del siglo XXI. Tendencias en España y Brasil. In: III Congreso Galego de Investigación en Ciencias de la Educación, 2012, Santiago de Compostela. Actas do III Congreso Galego de Investigación en Ciencias da Educación. Santiago de Compostela: NINO Centro de Impresión Digital, 2012. v. 1. p. 311-319.

12.
SILVA, L. L.. Políticas de formação de docentes universitários em contextos transnacionais: análise comparada dos discursos internacionais e institucionais. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU), 2012, Porto. Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência. Porto, 2012.

13.
SILVA, L. L.. POLICIES OF PROFESSORS TRAINING IN THE CONTEXT OF THE TRANSNATIONALIZATION OF EDUCATION. A COMPARATIVE APPROACH. In: Humanities Perspective 2012 Empowerment in a Globalized Society, 2012, Roskilde. Proceedings of Humanities Perspective 2012 Empowerment in a Globalized Society, 2012.

14.
SILVA, L. L.. Formación en Movimiento: una experiencia educativa dentro del MST- Brasil. In: XII Congreso Internacional de Formación del Profesorado 'La Educación como elemento de Transformación Social', 2012, Valladolid. Actas del XII Congreso Internacional de Formación del Profesorado. Valladolid: Asociación Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2012. v. 1. p. 1229-1237.

15.
SILVA, L. L.. Políticas de Formación de Profesores Universitarios en el contexto de la transnacionalización educativa: formación para la adaptación o para la transformación?. In: XII Congreso Internacional de Formación del Profesorado 'La Educación como elemento de Transformación Social', 2012, Valladolid. Actas del XII Congreso Internacional de Formación del Profesorado. Valladolid: Asociación Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2012. v. 1. p. 205-214.

16.
SILVA, L. L.. La transnacionalización de la Educación Superior y sus impactos en las políticas de formación de profesores. Tendencias en España y Brasil. In: XVI Seminario Academico APEC: Horizontes de Brasil. Escenarios, Intercambios y Diversidad, 2011, Barcelona. Horizontes de Brasil. Escenarios, Intercambios y Diversidad. Barcelona: Ediciones APEC, 2011. v. 1. p. 1084-1100.

17.
SILVA, L. L.. La transnacionalización educativa en España y Brasil. Construcción de Espacios Comunes y perspectivas para la formación docente universitaria. In: XIII Congreso Internacional de Formación para o Traballo: ?Mobilidade, formación, orientación e emprego no ámbito transfronteirizo?, 2011, Santiago de Compostela. Actas del XIII Congreso Internacional de Formación para o Traballo, 2011.

18.
SILVA, L. L.. Las acciones formativas del Servei de Recursos Educatius de la URV hacia el profesorado universitario: la formación como estrategia de implantación del EEES. In: II COGALICE: Congreso Gallego de Investigación en Ciencias de la Educación, 2010, Santiago de Compostela. Actas del II COGALICE. Santiago de Compostela: NINO Centro de Impresión Digital, 2010. v. 1. p. 353-362.

19.
SILVA, L. L.. Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior. In: VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación, 2010, Barcelona. Actas del VI Congres Internacional de Docencia Universitaria e Innovación. Barcelona: CIDUI, 2010.

20.
SILVA, L. L.. Políticas Públicas e Inovação Institucional: A Formação de Professores em contextos descentralizados. In: 14º Simposio Internacional de iniciação Cientifica USP, 2006, São Paulo. Anais do 14º Congresso de Iniciação Cientíifica USP, 2006.

21.
SILVA, L. L.; Rodriguez, V. . Políticas Públicas e Inovação Institucional: A Formação de Professores em contextos descentralizados. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2006, Campinas. Anais do XIV PIBIC Unicamp (Cd-Rom), 2006.

22.
SILVA, L. L.. A formação continuada de professores na Região Metropolitana de Campinas. In: V Encontro de Estudantes dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2004, Campinas. Anais do V Encontro de Estudantes dos Cursos de Formação de Professores - UNICAMP, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. L.; TEJADA FERNANDEZ, J. . Políticas de formación del profesorado universitario en Cataluña y Sao Paulo: dilemas de la globalización y retos para la consolidación de una ciudadania planetária. In: XIV Congreso Nacional y I Iberoamericano de Educación Comparada, 2014, Madrid. Actas del XIV Congreso Nacional y I Iberoamericano de Educación Comparada, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. L.; RIEDO, C. R. F. ; GARCIA, M. F. . MOOCs como possibilidade de socialização do conhecimento. In: Ciência Aberta (Open Science), 2015, Sao Paulo. OpenCon2015, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, L. L.. 'Políticas de formação de professore(a)s universitário(a)s em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios',. Educação e Pesquisa (USP.Impresso), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. L.. A Contrarreforma da Previdência: interesses e direitos em jogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, L. L.. O Golpe em curso no Brasil: ameaças a democracia e aos nossos direitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, L. L.. Lutas e Resistências em Defesa da Educação Pública no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, L. L.. Avaliaçao e regulaçao do currículo e do trabalho docente: repercussoes da Prova Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, L. L.. POLÍTICAS DE FORMACIÓN Y RELACIÓN ENTRE DOCENCIA E INVESTIGACIÓN EN UNIVERSIDADES PAULISTAS Y CATALANAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, L. L.. Políticas de Formaçao de Professores Universitários no Contexto da Transnacionalizaçao Educativa: tendencias em universidades catalas e paulistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, L. L.. Quem forma o formador? Políticas de Formação de Professores/as Universitários/as no contexto da Transnacionalizaçao Educativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, L. L.; RIEDO, C. R. F. ; GARCIA, M. F. . MOOC como possibilidade de socialização do conhecimento no movimento de Ciência Aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, L. L.. Políticas de Formação de Professores/as Universitários/as em São Paulo e Catalunha: entre a valorização do trabalho docente e a adaptação à reforma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, L. L.. Adult Education in Brazil: contributions of Paulo Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, L. L.. University teachers? training in the transnational educational agenda: A comparative study of trends in Catalonia and Sao Paulo universities. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, L. L.; TEJADA FERNANDEZ, J. . Políticas de formación del profesorado universitario en Cataluña y Sao Paulo: dilemas de la globalización y retos para la construcción de una ciudadanía planetaria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, L. L.; Rodriguez, V. . Tendências e desafios da política de formaçao de docentes universitários/as no contexto da transnacionalizaçao educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, L. L.. La transnacionalización de la Educación Superior y sus impactos en las políticas de formación docente: tendencias en España y Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, L. L.. La transnacionalización educativa en España y Brasil. Construcción de Espacios Comunes y perspectivas para la formación docente universitaria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, L. L.. La transnacionalización educativa y las políticas de formación docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, L. L.. Quem forma o formador? Diferentes perspectivas sobre a formação docente no EEES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, L. L.. Las acciones formativas del Servicio de Recursos Educativos de la URV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, L. L.. Entre o trabalho e a formação: diferentes perspectivas sobre a formação dos docentes universitários no contexto do EEES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SILVA, L. L.. Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, L. L.. Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, L. L.. Quién forma al Formador? Diferentes perspectivas sobre la formación del Profesorado Universitario en el contexto del EEES: los casos de la URV y de la UP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SILVA, L. L.. Políticas Públicas e Inovação Institucional: a formação de professores em contextos descentralizados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVA, L. L.. Descentralização e Financiamento da Formação Continuada de Professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, L. L.; Rodriguez, V. . Políticas Públicas e Inovação Institucional: a formação de professores em contextos descentralizados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, L. L.. Formação Continuada de Professores na RMC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, L. L.. Descentralização e Formação Continuada de Professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, L. L.. Ideia Livre. 2016.

2.
SILVA, L. L.; NAGUMO, E. ; PINTO, B. S. . Programa Opiniões 2002. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. L.; SILVA, A. F. . Pátria Educadora? A crise do capitalismo e a crise da educação nos governos petistas (2003-2015). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, L. L.. A FORMAÇÃO DE FORMADORES/AS NO CONTEXTO DA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA EM ESPANHA E PORTUGAL: REPERCUSSÕES PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, L. L.; SOUZA; ANDRADE, M. E. de. Participação em banca de Felippe Gonçalves Valdevino. Políticas de Accountability na Educaçao Pública do Estado do Ceará: Um estudo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educaçao) - Universidade Federal de Campina Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, L. L.; RODRIGUES, Melânia Mendonça; SILVA, A. F.. Participação em banca de Ana Flávia dos Santos Silva. Avaliando o IDEPB: percepçao das professoras sobre o Sistema de Avaliaçao da Paraíba. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Educaçao Básica) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
SILVA, L. L.; LIMA, Luciano Mendonça de; LEAL, C. J.. Participação em banca de Ana Paula Gomes de Oliveira. Avanços e entraves para o Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na escola: a prática docente orientada pela lei n.10.639/03. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Educaçao Básica) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L. L.; FERNANDES, D. G.; FONSECA, F. N.. Concurso de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior Area Gestao Educacional Edital n. 62/2017. 2017. Universidade Federal da Paraíba.

2.
RODRIGUES, Melânia Mendonça; ROCHA, Vagda Gutemberg Gonçalves; SILVA, L. L.. Concurso Professor Adjunto A EDITAL CH No 47, DE 26 DE AGOSTO DE 2016. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26. Encontro da Nova Consciência.O avanço do pensamento conservador trazendo mal-estar ao povo brasileiro: Luta, Estratégia, Indignação e Resistência. 2017. (Encontro).

2.
Ciclo de Debates Nenhum Direito a Menos ADUFCG.Conjuntura política e Construçao da Greve Geral. 2017. (Encontro).

3.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.ALTERAÇOES CAUSADAS PELA PROVA BRASIL NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇAO DE CURRICULOS E PRATICAS DOCENTES EM DIFERENTES MUNICIPIOS. 2017. (Simpósio).

4.
Ciclo de Palestras PET História.Escola sem partido ou Escola com mordaça?. 2016. (Encontro).

5.
Congresso Iberoamericano de Educaçao Comparada. Formação de docentes universitário(a)s no contexto da transnacionalização educativa: valorização do trabalho docente ou adaptação à reforma?. 2016. (Congresso).

6.
II Colóquio do Grupo de Pesquisa Gestao, Currículo e Políticas Educativas.Políticas de Avaliaçao Externa. 2016. (Simpósio).

7.
IV Jornada Pedagógica.A educaçao frente aos desafios e possibilidades. 2016. (Encontro).

8.
Paralisaçao Nacional em Defesa da Educaçao Pública.Crise, Escola sem Partido e Educaçao Pública. 2016. (Outra).

9.
Seminário Questoes Contemporâneas.Onde estamos? Para onde vamos? A crise política, econômica e educacional em debate. 2016. (Seminário).

10.
V Colóquio Brasileiro de Educaçao na Sociedade Contemporanea. Políticas de Avaliaçao Externa: Repercussoes da Prova Brasil nos curriculos e no trabalho docente. 2016. (Congresso).

11.
VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Trabalho Docente e PNE: desafios à valorizaçao profissional. 2016. (Encontro).

12.
XI Seminário Internacional da Rede Latino-americana Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).Repercussões da Prova Brasil na produção de currículos e práticas docentes em dois municípios brasileiros. 2016. (Seminário).

13.
Concepção de Estado segundo o pensamento político crítico. 2015. (Seminário).

14.
Conselho Escolar e o Projeto Pedagógico da Escola: o desafio de construir um planejamento participativo e democrático. 2015. (Seminário).

15.
Intercâmbio GT5 da ANPed: Estado e Política Educacional. 2015. (Encontro).

16.
O mito da grande classe média. Capitalismo e estrutura social. 2015. (Seminário).

17.
Política de Educação Infantil. 2015. (Seminário).

18.
V Seminário de Educaçao Brasileira.Políticas de formaçao de professores/as universitários/as em Sao Paulo e Catalunha: entre a valorizaçao do trabalho docente e a adaptaçao a reforma. 2015. (Seminário).

19.
Coordenação Pedagógica e Formação Docente. 2014. (Outra).

20.
Jornada Ciberàgora: etica, civisme digital a la ciutat intel.ligent. 2014. (Simpósio).

21.
XIV Congreso Nacional y I Iberoamericano de Educación Comparada. Políticas de Formación del Profesorado Universitario en Cataluña y Sao Paulo: dilemas de la globalización y retos para la construcción de una ciudadania planetária. 2014. (Congresso).

22.
Desafios da Pesquisa Comparada em Educaçao: um olhar a partir das Ciencias Sociais. 2013. (Outra).

23.
IV Seminario de Inovaçoes em Atividades Curriculares.POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA TRANSNACIONALIZAÇÃO EDUCATIVA: A INTERDISCIPLINARIDADE EM PAUTA. 2013. (Seminário).

24.
Plano Nacional de Educação: metas e desafios. 2013. (Seminário).

25.
Políticas de Responsabilização Participativa: entre a teoria e a prática. 2013. (Encontro).

26.
Seminario Internacional Innovar en Tiempos de Crisis. 2013. (Seminário).

27.
VI Congreso Internacional de Formación para el Trabajo. La formación de docentes universitarios en la agenda educativa transnacional: un análisis de los discursos oficiales. 2013. (Congresso).

28.
III Congreso Galego de Investigación en Ciencias da Educación. La dimensión transnacional de los cambios en la universidad del siglo XXI. Tendencias en España y Brasil. 2012. (Congresso).

29.
La Estratégia Educativa 2020 del Banco Mundial: Nuevo Vino en Odres Viejos?. 2012. (Outra).

30.
Relaçoes Público e Privado na Educação: Embates e desdobramentos para a democratização da educação. 2012. (Outra).

31.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU). Políticas de formação de docentes universitários em contextos transnacionais: análise comparada dos discursos internacionais e institucionais. 2012. (Congresso).

32.
XII Congreso Internacional de Formación del Profesorado: La educacición como elemento de transformación social. Formación en movimiento: una experiencia educativa dentro del MST- Brasil. 2012. (Congresso).

33.
1º Seminario ?Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no estado de São Paulo?. 2011. (Seminário).

34.
A utilização do Pacote Estatístico SPSS. 2011. (Oficina).

35.
Eighteenth International Conference of Europeanists. Council for European Studies (CES).El fenómeno de la transnacionalización en Europa, desafíos y perspectivas. 2011. (Simpósio).

36.
Equality facing the new managerialism in education. Kathleen Lynch (University College Dublin)). 2011. (Simpósio).

37.
I Fórum de Proyectos Investigar e Intervenir en Educación (IINEDU).Quem forma o formador? Diferentes perspectivas sobre a formação docente no EEES. 2011. (Simpósio).

38.
III Fórum Internacional Innovación y Creatividad "La adversidad como oportunidad". 2011. (Simpósio).

39.
Seminário Universidade e Escola Pública.Gestão democrática, reformas educativas, planos de carreira e intercambio de experiencias. 2011. (Seminário).

40.
Simposi Internacional CIDUI-CESE. 2011. (Simpósio).

41.
Tendencias curriculares na formação do universitário: visão dos estudiantes da Unicamp.Apresentação dos resultados da pesquisa sobre a opinião dos estudantes quanto aos conteúdos curriculares das carreiras. 2011. (Seminário).

42.
Utilitat de la Programació Neurolingüistica a la Psicologia: introducció a les tècniques. 2011. (Oficina).

43.
V Training Seminar. Seminario de Jóvenes Investigadores en Dinámicas Interculturales.Políticas del Conocimiento y Dinámicas Interculturales: Acciones, Innovaciones Transformaciones. 2011. (Seminário).

44.
XIII Congreso Internacional de Formación para o Traballo: ?Mobilidade, formación, orientación e emprego no ámbito transfronteirizo?. LA TRANSNACIONALIZACIÓN EDUCATIVA EN ESPAÑA Y BRASIL. CONSTRUCCIÓN DE ESPACIOS COMUNES Y PERSPECTIVAS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE UNIVERSITARIA. 2011. (Congresso).

45.
XXIII Encontro da Academia de Latinidade: Imaginário Democrático e Globalizaçao. 2011. (Encontro).

46.
Conferência (e) Learning @ FEUP.IIniciativa de formação de professores universitários na area das NTICs. 2010. (Simpósio).

47.
II Congreso Gallego de Investigación en Ciencias de la Educación (COGALICE). Las acciones formativas del Servicio de Recursos Educativos de la URV hacia el profesorado universitario: la formación como estrategia de implantación del EEES. 2010. (Congresso).

48.
Primeras Jornadas Doctorales de Investigadores Extranjeros.Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior. 2010. (Seminário).

49.
VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación (CIDUI). Diferentes perspectivas sobre la formación del profesorado universitario en el contexto del EEES: los casos de la URV y la UP. 2010. (Congresso).

50.
Café Filosófico. 2009. (Outra).

51.
Conferência Nacional de Educação CONAE 2010 Etapa Municipal São Paulo. 2009. (Outra).

52.
6º Encontro da Associação Brasileira para o Progresso da Ciencia. 2008. (Encontro).

53.
Extensão Universitária: experiências e perspectivas. 2008. (Outra).

54.
Modo de Produção e Educação. 2008. (Outra).

55.
XV Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia.Políticas Públicas Estaduais e a luta pela Educaçao Pública: mais um espaço de conquista. 2008. (Encontro).

56.
A constituição do Sistema Educacional na Modernidade. 2006. (Outra).

57.
Debates Atuais sobre Economia da Educaçao. 2006. (Seminário).

58.
Desvelar e Agir no Espaço Pedagógico. 2006. (Oficina).

59.
Do Ápice do Social à reinvenção da comunidade. 2006. (Outra).

60.
I Pré-Conferência do Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e com Necessidades Especiais. 2006. (Seminário).

61.
IV Seminário Paulo Freire. 2006. (Seminário).

62.
Os desafios e perspectivas da educaçao no ensino público municipal. 2006. (Outra).

63.
Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissoes. 2006. (Seminário).

64.
V Semana de Pedagogia: A Pedagogia e A(tua)ação. 2006. (Outra).

65.
XIII Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia. 2006. (Encontro).

66.
XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. 2006. (Seminário).

67.
Congresso Nacional de Educación La Escuela Abierta. Congresso Nacional de Educación La Escuela Abierta. 2005. (Congresso).

68.
Formação de Professores em Exercício. 2005. (Seminário).

69.
Palestra: A educação cívica no processo de transição democrática: o caso do México.Palestra: A educação cívica no processo de transição democrática: o caso do México. 2005. (Outra).

70.
Políticas Públicas e Reformas. 2005. (Simpósio).

71.
Primer Encuentro Latinoamericano de Educadores Populares por la Alfabetización.Primer Encuentro Latinoamericano de Educadores Populares por la Alfabetización. 2005. (Encontro).

72.
24º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe).Trilharestórias e Extensão Universitária: experiências significativas dentro do Movimento Estudantil. 2004. (Encontro).

73.
As ações assistencialistas na criação da creche em Porto Alegre: entre a caridade e a filantropia. 2004. (Outra).

74.
Fórum Mundial de Educação São Paulo- Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

75.
IV Semana da Pedagogia.IV Semana da Pedagogia. 2004. (Seminário).

76.
Municipalização e a Formação do Professor.Descentralização e Formação Continuada de Professores. 2004. (Seminário).

77.
V Encontro de Estudantes dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp.Formação Continuada de Professores. 2004. (Encontro).

78.
XV Congreso Interno de Iniciación Científica. Políticas Públicas e Inovação Institucional. 2004. (Congresso).

79.
Educação e Linguagem Musical. 2003. (Seminário).

80.
Financiamento da Educação no Brasil: um balanço do governo FHC. 2003. (Simpósio).

81.
I Seminário Paulo Freire. 2003. (Seminário).

82.
IV FONEPe: Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia.O Movimento Estudantil de Pedagogia hoje. 2003. (Seminário).

83.
Linguagem e Psicanálise. 2003. (Seminário).

84.
Visita Técnica ao Estudio da TV Século 21. 2003. (Outra).

85.
II Semana de Pedagogia: O papel emancipador do educador.A educação e as transformações sociais: o papel do professor/educador como agente transformador. 2002. (Seminário).

86.
IX Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia: Formação de Professores e a Identidade do Curso de Pedagogia. 2002. (Encontro).

87.
Professores da Alegria. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, L. L.. 2o CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO COMPARADA e 7o ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, L. L.. V Colóquio Brasileiro de Educaçao na Sociedade Contemporanea. 2016. (Congresso).

3.
SILVA, L. L.. I Encontro Paraibano de Educaçao. 2016. (Outro).

4.
SILVA, L. L.. V Seminário de Educação Brasileira. 2015. (Congresso).

5.
SILVA, L. L.. VIII Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación. 2014. (Congresso).

6.
SILVA, L. L.. VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación (CIDUI). 2012. (Congresso).

7.
SILVA, L. L.. Primera Trobada de Investigadores e Investigadors Novells en Educació (CïNE). 2011. (Outro).

8.
SILVA, L. L.. II Encuentro de Estudiantes Mundusfor. 2009. (Outro).

9.
SILVA, L. L.; Vilaronga, C. A. R. . Muestra de Cultura Brasileña. 2005. (Festival).

10.
SILVA, L. L.; NAGUMO, E. ; PINTO, B. S. . Semana pela Educação: Reforma Universitária. 2004. (Outro).

11.
SILVA, L. L.; NAGUMO, E. ; PINTO, B. S. ; DOMBROVA, J. M. . X EPEPe - Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia. 2004. (Congresso).

12.
SILVA, L. L.; NAGUMO, E. ; PINTO, B. S. . III Semana da Pedagogia. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Gomes de Oliveira. Avanços e entraves para o Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na escola: a prática docente orientada pela lei n.10.639/03. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Educaçao Básica) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Luciana Leandro da Silva.

2.
Ana Flávia dos Santos Silva. Avaliando o IDEPB: percepção das professoras sobre o Sistema de Avaliação da Paraíba. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Educaçao Básica) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Luciana Leandro da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. L.. A Contrarreforma da Previdência: interesses e direitos em jogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, L. L.. Avaliaçao e regulaçao do currículo e do trabalho docente: repercussoes da Prova Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, L. L.. A FORMAÇÃO DE FORMADORES/AS NO CONTEXTO DA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA EM ESPANHA E PORTUGAL: REPERCUSSÕES PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, L. L.. Ideia Livre. 2016.



Outras informações relevantes


Apoios Financeiros Recebidos:

2012-2014
Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - CAPES
Universidad Autónoma de Barcelona, UAB

2008-2010
Bolsa Erasmus Mundus - Comissão Européia (EU)
Máster Mundusfor, Universidad de Granada

2005
Bolsa do Programa Escala Estudantil - Asociación de Universidades del Grupo Montevideo (AUGM) e Organización de Estados Iberoamericanos (OEI)
Universidad de Entre Ríos (UNER), Argentina

2004-2006
Bolsa de Iniciação Científica
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq), 
Ministério da Ciência e Tecnologia
UNICAMP

OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES:

Desde 2004: Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Educação, GPPE, UNICAMP

Desde 2012: Membro do Grupo "Globalización, Educación y Políticas Sociales" (GEPS, UAB)

De 2011-2013: Membro do Grupo "Seminario Interdisciplinar de Metodologia de Pesquisa Feminista" (SIMREF, URV)

De 2003 a 2006 - Membro da Coordenação do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAP), UNICAMP

De 2004 a 2005 - Representante Discente na Congregação da Faculdade de Educação, UNICAMP


Aprovação em Concursos para o Magistério Público da Educação Básica:

1) Prefeitura de Santo André (SP), Edital 03/2013
2) Secretaria Estadual de Educação - São Paulo



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