Raquel Santiago Freire

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9322311013034336
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui doutorado (2011) e mestrado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Tem graduação em Pedagogia também pela UFC (2004). É professora do Instituto UFC Virtual ensinando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da UFC e dos Cursos de Graduação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Trabalha na área de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância, na produção de objetos de aprendizagem e formação para a educação a distância. No Instituto UFC Virtual, coordena a Formação Continuada de Tutores a Distância e participa de projetos de pesquisa interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, conceitos matemáticos, conceitos algébricos e informática na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Santiago Freire
Nome em citações bibliográficas
FREIRE, R. S.;FREIRE, RAQUEL SANTIAGO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Instituto Universidade Virtual.
Av. Humberto Monte
Campus do Pici
60440554 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669509
URL da Homepage: www.virtual.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Palavras-chave: Conceitos Algébricos; Educação Matemática; Currículo.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Ambientes Computacionais para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Conceitos Algébricos; Educação Matemática; Informática na Educação; Software Educativo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2007
Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 400h).
Centro de Línguas do CEFET, CLEC, Brasil.
2001 - 2003
Extensão universitária em Casa de Cultura Britânica. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 12h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fundamentos Básicos sobre a Crianças e o Adolescen. (Carga horária: 78h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2000 - 2000
Métodos Cognitivos em Educação - PEI. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1995 - 1997
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 420h).
Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 8


Banco do Nordeste do Brasil, BNB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 4


Faculdades Cearenses, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Ensino e coordenação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
É coordenadora de curso e leciona disciplina de Informática Aplicada a Educação e Didática da Matemática.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40


Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção de objetos de aprendizagem, Carga horária: 20


Colégio Espaço Aberto, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Faculdade Metropolitana de Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Políticas Públicas.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas: Matemática, Didática da Matemática e Estágio de Matemática


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Especial de Treinamento, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET. Essa bolsa desenvolve projetos na área de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades

09/2004 - 11/2004
Ensino, Avaliação Em Métodos Educacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
09/2000 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

08/2002 - 11/2002
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores da rede pública em Informática Educativa
03/2002 - 08/2002
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Informática Educativa.

Escola Espaço Inteligente, EI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do laboratório de Informática.


Escolinha Toca da Criança, TOCA DA CRIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Serviço Terceirizado, Enquadramento Funcional: Professora de Informática Educativa, Carga horária: 8


Instituto Educacional Alvorada, IEA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da educação infantil e fundamental do Laboratório de Informática Educativa.

Atividades

07/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Laboratório de Informática


Linhas de pesquisa


1.
Informática Educativa
2.
Novas Tecnologias e Educação
3.
Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Desenvolvimento de Ontologias com Base no Sistema de Análise de Interações Contingentes para a Implementação de Avaliações Formativas em Fóruns de Discussão
Descrição: A presente investigação tem por finalidade desenvolver e implementar um processo semiautomatizado para a avaliação formativa de estudantes de EaD por meio da análise de mensagens trocadas entre eles na ferramenta Fórum do AVA SOLAR. É semiautomático, por conjugar o suporte tecnológico ao olhar interpretativo do professor-tutor junto aos dados gerados pela análise automatizada. Para tanto, será desenvolvido um modelo computacional, com base em ontologias, que identifiquem interações contingentes com base no Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), proposto por David (2010). O mesmo será usado como referência para auxiliar no desenvolvimento de ontologias que revelem o processamento de interações com vistas ao aprendizado, alimentando a pesquisa em CSCL...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / Priscila Barros David - Coordenador / Francisco Kelsen Oliveira - Integrante / Kélvya de Freitas Abreu - Integrante / Gabriel Antoine Louis Paillard - Integrante / Windson Viana de Carvalho - Integrante / Ernesto Trajano de Lima Neto - Integrante / Ticianne de Gois Ribeiro Darin - Integrante.
2013 - Atual
Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 29/11/2013.
Descrição: O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado em rede, envolvendo três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), tem por objetivo investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação . Para atingir esse propósito, realizaremos três estudos. O Estudo 1 voltar-se-á para uma análise minuciosa da Prova Brasil, uma macroavaliação de nacional; o Estudo 2 elaborará, com base na análise do Estudo 1, um instrumento diagnóstico nos alunos das escolas parceiras no projeto. Por fim, o Estudo 3 investigará uma formação continuada com os professores, tendo por ponto de partida os resultados que seus alunos obtiveram no Estudo 2. O projeto envolverá quatro escolas parceiras por estado, sendo duas atuando nos anos iniciais e duas nos anos finais do Ensino Fundamental. As Estruturas Multiplicativas têm sido estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1994,2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como os de razão, 4ª proporcional, Combinação, relação um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro de situações de proporcionalidade simples, múltiplas, comparação multiplicativa, produto de medida e pode, ainda, haver misturas entre essas situações. Focados na pesquisa colaborativa, na formação continuada e na metodologia ação-reflexão-planejamento-ação do professor, buscaremos promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão deste Campo Conceitual por seus alunos. Assim, o projeto oferece como produto mais abrangente (para além das Estruturas Multiplicativas) colaborar no desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a reflexão de suas ações, seguido pelo planejamento reflexivo de suas novas ações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Juscileide de Castro - Integrante / Antônio Luiz de Olveira Barreto - Integrante / Marcilia Chagas Barreto - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Síntria Labres Lautert - Integrante / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Claudia Roberta Araújo Gomes - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante.
2012 - 2014
Colaboração em rede e aprendizagem escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 29/11/2013.
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é investigar práticas e metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem em rede apoiada em um ambiente colaborativo Web especialmente desenvolvido para esse propósito. O primeiro objetivo específico do projeto é investigar práticas de ensino e aprendizagem em rede incorporadas no cotidiano escolar, a partir da implantação do PROUCA. O segundo objetivo específico do projeto é desenvolver um ambiente Web, baseado no conceito de software livre, que permita o compartilhamento de recursos e ferramentas de trabalho colaborativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Dialogicidade na formação do professor-tutor para o acompanhamento pedagógico no Sistema UAB/UFC
Descrição: Investigação de metodologias para o acompanhamento pedagógico em cursos de graduação a distância, baseadas nos princípios da Educação Dialógica freireana, a partir da formação dos professores-tutores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Formação Inicial de Tutores a distância
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Coordenador / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante.
2010 - Atual
Formação Continuada de Tutores a Distância
Descrição: Este curso tem como objetivo promover a reflexão da prática de tutores a distancia utilizando o Ambiente SOLAR. O curso será baseado em atividades práticas para que os tutores possam desenvolver novas formas de interagir com os alunos e diferentes metodologias de ensino e aprendizagem a distancia. Também vamos discutir a importância da presença virtual e das práticas de avaliação na EAD..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Produção Colaborativa de Conteúdos Digitais
Descrição: A educação passou por mudanças no cenário mundial. Nos processos educativos, dois fatores, hoje, são de grande força: as tecnologias digitais e a presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nas escolas. Ao passo que a tecnologia quebra as fronteiras da sala de aula, alcançando diferentes estados e países, a escola se tornará progressivamente heterogênea. Professores e alunos devem tomar a tecnologia e a diversidade como forças que têm o poder de mudar o paradigma da educação. Tecnologia e diversidade são correntes cíclicas. À medida que a tecnologia eleva as possibilidades de acesso ao conhecimento e a comunicação entre indivíduos, a escola abraçará uma população mais variada de estudantes. O presente projeto objetiva estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades, utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos. A partir das trocas, serão desenvolvidos contos digitais de maneira colaborativa com os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante.Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.
2004 - 2011
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 28/02/2013.
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante.
2004 - 2007
Fábrica Virtual - Rived
Descrição: Na América Latina, no ano de 2000, foi implantado a Red Internacional Virtual de Educación (RIVED), um projeto de cooperação que visa aprimorar o ensino de Ciências e Matemática utilizando-se das potencialidades das tecnologias de informação e comunicação (Nascimento e Morgado, 2003). O projeto desenvolve módulos educativos para serem integrados no currículo do ensino médio, de modo a ampliar as ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis para professores e alunos. Em geral, os módulos abrangem conteúdos que podem se beneficiar das potencialidades tecnológicas disponíveis, como por exemplo, noções de transformações isométricas, semelhança e diferença (Felipe e Faria, 2003). A maturidade das equipes da UFC adquirida nos projetos descritos no documento "Projetos desenvolvidos pela instituição" foi um fator motivador para submetermos uma proposta para produção de módulos educacionais digitais, uma vez que já temos experiência no desenvolvimento de produtos, cuja filosofia se assemelha aos princípios defendidos pela RIVED..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Primeiro, Aprender! Pesquisa e desenvolvimento de material didático em formato digital para o Ensino Médio da Rede Pública Estadual
Descrição: Os resultados de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica SPAECE, correspondente ao ano de 2006, revelaram a manutenção de uma preocupante situação a respeito dos níveis de competências e habilidades dos alunos das Escolas Públicas do Estado do Ceará tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Diante desse quadro, constatou-se a necessidade de uma intervenção no primeiro semestre do 1º ano de EM com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas. Sob o lema Ler bem para aprender pra valer , o projeto Primeiro, aprender! foi desenvolvido, numa primeira fase, em 2008, em 30% da carga horária, sendo, numa segunda fase, no ano de 2009, ampliado para 45% da carga horária anual de 1.000 h/a. O presente projeto visa a pesquisar, detectar e adequar objetos digitais capazes de permitir a tradução digital do material didático impresso do Primeiro, Aprender, mantendo o foco nas habilidades de: compreensão de textos, raciocínio, articulação lógico-abstrata de conteúdos e resolução de problemas. A partir do projeto, será desenvolvido material didático-pedagógico digital que viabilize a consolidação das competências e habilidades requeridas ao aluno do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / Cid Ottoni Bylaardt - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2001 - 2004
A.TIV.A. - AmbienTes InteratiVos de Aprendizagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Aires de Castro Filho em 29/11/2013.
Descrição: O Projeto visava a finalização de aplicativos auxiliares na passagem do pensamento aritmético ao pensamento algébrico. O fundamento para esse desenvolvimento é que os alunos apresentam dificuldades em compreender os conceitos fundamentais da álgebra, em particular as idéias de equações e incógnitas. Os ambientes visavam fornecer aos alunos contextos para que essas idéias pudessem ser desenvolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / Bárbara de Sena Cabral - Integrante / Monalisa de Abreu Leite - Integrante / Laécio Nobre de Macedo - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Paped (Programa de Apoio a Pesquisa em Educação a Distância, linha 2 - Objetos de Aprendizagem),, CAPES-MED/SEED..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO FILHO, J. A.2017CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO, J. B. . Tecnologia e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 98-103, 2017.

2.
Castro-Filho, J. A.2016Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. ; MAIA, D. L. . Formação docente na era da cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-21, 2016.

3.
FERNANDES, A. C. A.2015FERNANDES, A. C. A. ; FREIRE, R. S. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO LAPTOP: experiências a partir do projeto um computador por aluno (UCA).. Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, v. v. 1, p. p. 1-281-28-42, 2015.

4.
DAVID, PRISCILA BARROS2014DAVID, PRISCILA BARROS ; FREIRE, RAQUEL SANTIAGO ; VENTURA, PAULA PATRÍCIA BARBOSA . O Perfil Dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores. Perspectiva (UFSC), v. 32, p. 1045-1072, 2014.

5.
CASTRO FILHO, J. A.2011 CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; PEQUENO, M. C . PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE ATIVIDADES COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 07, p. 01-12, 2011.

6.
FERNANDES, Alisandra. C.2008FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, L. L. V. ; BARBOSA, J. R. ; MATOS, C. J. R ; Castro-Filho, J. A. . Informática Educativa: Estudo de um Modelo de Implementação. Hífen (PUCRS. Impresso), v. 32, p. 253-261, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; MAIA, D. L. ; CASTRO, J. ; BARRETO, A. L. O ; FREIRE, R. S. . DAS TABULETAS AOS TABLETS: tecnologias e aprendizagem da Matemática.. In: CASTRO FILHO, José Aires de; BARRETO, Marcilia Chagas; BARGUIL, Paulo Meireles; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima.. (Org.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais.. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 13-34.

2.
Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. . O conhecimento algébrico de uma professora dos anos iniciais no uso de tecnologias digitais.. In: : SANT'ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin; AMARAL, Rosemeire dos Santos. (Org.). Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 313-338.

3.
FREIRE, R. S.; CASTRO FILHO, J. A. . Álgebra inicial, objetos de aprendizagem e manipulativos: trajetórias de estudos de intervenção na escola. In: Alina Galvão Spinillo e Síntria Labres Lautert. (Org.). A pesquisa em psicologia e suas implicações para a educação matemática. 1ed.Recife: Universitária da UFPE, 2012, v. 1, p. 1-226.

4.
Castro-Filho, J. A. ; Leite, M. A. ; FREIRE, R. S. ; MACEDO, L. N. . O desenvolvimento de conceitos matemáticos e científicos com o auxilio de Objetos de Aprendizagem.. In: Carlos Roberto Lopes; Márcia Aparecida Fernandes.. (Org.). Informática na educação : elaboração de objetos de aprendizagem. Uberlândia: EDUFU, 2007, v. 1, p. -.

5.
MACEDO, L. N. ; Castro-Filho, J. A. ; MACEDO, A. A. M. ; SIQUEIRA, D. M. B. ; OLIVEIRA, E. M. ; SALES, G. L. ; FREIRE, R. S. . Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de aprendizagem. In: Carmem Lúcia Prata, Ann Cristina Aun de Azevedo Nascimento. (Org.). Objetos de aprendizagem:Uma proposta de recurso pedagógico. 1ed.Brasília: MEC, 2007, v. , p. 17-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, RAQUEL SANTIAGO; SILVA, CAROLINA ; GIRÃO, AMANDA ; BRITO, ALINNE ; HITZSCHKY, RAYSSA ; ARRUDA, CINTIA ; JÚNIOR, FERNANDO A. B. DOS SANTOS ; CAVALCANTE, JOÃO EVERTON . Quantium: um objeto de aprendizagem sobre o uso da linguagem em gêneros textuais emergentes. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 273.

2.
PINHEIRO, T. S. M. ; PINHEIRO, A. C. M. ; GIRAO, A. E. M. ; MATTOS, F. L. C. L. ; BORGES NETO, H. ; FREIRE, R. S. . Dificuldades e possibilidades na Formação contínua de professores. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014.

3.
CASTRO, J. ; OSMUNDO, M. L. F. ; ARRUDA, J. S. ; FREIRE, R. S. ; MELO, B. O. . Projeto Edigital: Da formação à vivência pedagógica e as contribuições da tecnologia digital. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014.

4.
DAVID, P. B. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, J. G. M . Dialogicidade na formação online de professores de português.. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Disância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013.

5.
DAVID, P. B. ; FREIRE, R. S. . A abordagem freireana na formaçao online de professores-tutores. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013.

6.
CASTRO, J. ; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; MESQUITA, O. A. ; GOMES, T. A. ; FERNANDES, Alisandra. C. ; CARMO, Y. M. . Adaptação de material didático para web: A experiência do primeiro aprender digital. In: I Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2012, São Paulo. Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, 2012. p. 1-9.

7.
LIMA, M. S. S. ; OSMUNDO, M. L. F. ; LIMA, Lavina Lúcia Vieira ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, J. R. ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; Castro-Filho, J. A. . Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. 18o Workshop de Informática na Escola, 2012.

8.
CASTRO, J. ; FREIRE, R. S. ; Castro-Filho, J. A. . Formação de Professores de Matemática: (Re)Construindo a Concepção do Uso da Tecnologia. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEMAT, 2012, Fortaleza. 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEMAT, 2012.

9.
ABREU, K. F ; FREIRE, R. S. ; DAVID, P. B. . A Autonomia na Formação de Professores-Tutores de Espanhol Como LE. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012.

10.
FREIRE, R. S.; DAVID, P. B. ; OLIVEIRA, F. K. . Dialogicidade na Formação Online de Professores de Matemática.. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

11.
NASCIMENTO, K. A. S ; LIMA, M. S. S. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

12.
Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante . Development of Early Algebra Concepts Through The Use of Digital Learning Objects. In: Development of Early Algebra Concepts Through The Use of Digital Learning Objects, 2010, Belo Horizonte. Proceedings of the 34th conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 2. p. 257-262.

13.
LIMA, Lavina Lúcia Vieira ; SOUZA, S. M. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; SILVA, L. M ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C . Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola. In: WIE ? XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010. v. 1. p. 1197-1204.

14.
BARBOSA, Jaiane Ramos ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; LIMA, Lavina Lúcia Vieira ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, S. M. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C . Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental. In: WIE ? XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010. p. 1117-1126.

15.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C . Professores, Alunos e Computadores: O Uso de Objeto de Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: II Seminário Web Currículo, 2010, São Paulo. Anais do II Seminário Web Currículo. São Paulo: Puc-SP - Pós Graduação em Educação: Currículo, 2010. v. 1. p. 1-16.

16.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Lavina Lúcia Vieira ; CASTRO FILHO, J. A. . Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com Professores do Ensino Fundamental. In: XVII Workshop de Informática na Escola, 2009, Bento Gonçalves. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Florianópolis: Editora da SBC, 2009. v. 1.

17.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina Lúcia Vieira ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, L. M. Q. de ; LIMA, Luciana de ; CASTRO FILHO, J. A. ; CASTRO, J. . Interligando Mundos, Conhecimento e Cultura: Uma experiência on line entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil x Japão. In: X ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 2009, Buenos Aires. Anais do X ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 2009. v. 1.

18.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; MEDEIROS, M ; CASTRO FILHO, J. A. . Modelo para Qualidade de Objetos de Aprendizagem: da sua Concepção ao Uso em Sala de Aula. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009), 2009, Florianópolis. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis: Biblioteca Universitária da UFSC, 2009. v. 1.

19.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; MEDEIROS, M . Tecnologia na escola: análise de um modelo de implementação. In: 19o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2009, João Pessoa. Anais do 19o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). João Pessoa: Editora Universitária UFPB. v. 1.

20.
Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. ; FERNANDES, Alisandra. C. ; Leite, M. A. . Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

21.
FREIRE, R. S.; FERNANDES, Alisandra. C. ; Castro-Filho, J. A. . Iniciação a álbebra e a utilização de objetos de aprendizagem. In: Simpósio Internacional de pesquisa em educação matemática, 2008, Recife. 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2008.

22.
FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, L. L. V. ; Castro-Filho, J. A. ; SIQUEIRA, R. A. F. . Objetos de aprendizagem na escola. In: XIV Workshop de Informática na Escola / XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2008, Belém. Anais da XXVIII SBC. Belém: Universidade Federal do Para, 2008. p. 127-136.

23.
FREIRE, R. S.; Castro-Filho, J. A. . Crianças de séries iniciais pensando em álgebra: uma comparação entre o uso de ambientes computacionais e manipulativos.. In: IX ENEM - Encontro Naconal de Educação Matemática., 2007, Minas Gerais. Anais do IX ENEM - Encontro Naconal de Educação Matemática., 2007.

24.
FREIRE, R. S.; Castro-Filho, J. A. . Desenvolvendo conceitos algébricos no ensino fundamental com o auxílio de um Objeto de Aprendizagem. In: Workshop sobre Informática na Escola, 2006, Campo Grande. XII Workshop de Informática na Escola - WIE/SBC 2006, Campo Grande (MS). Anais da SBC-2006., 2006.

25.
Castro-Filho, J. A. ; Leite, M. A. ; FREIRE, R. S. ; MACEDO, L. N. . Cartas Interativas: desenvolvendo o pensamento algébrico mediado por um software educativo.. In: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2005, São Leopoldo. In: Workshop de Informática na Escola - WIE/SBC 2005, São Leolpoldo. Anais da SBC-2005,, 2005.

26.
FREIRE, R. S.; Cabral, B. S. ; Castro-Filho, J. A. . Estratégias e erros utilizados na resolução de problemas algébricos. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004.

27.
FREIRE, R. S.; Leite, M. A. ; Castro-Filho, J. A. . Balança Interativa: um software para o ensino da álgebra. In: XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais do XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

28.
Vasconcelos, N. P. ; FREIRE, R. S. ; Castro-Filho, J. A. . Desempenho em Problemas de Estruturas Aditivas e Multiplicativas. In: XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAVID, P. B. ; FREIRE, R. S. ; NETO, E. T. L. ; PAILLARD, G. A. L. ; VIANA, W. ; MENDES, F. A. G. . Análise da Afetividade em Fóruns Virtuais: Construção de uma Ontologia de Domínio. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014.

2.
SALES, G. L. ; OLIVEIRA, E. M. ; FREIRE, R. S. ; MACEDO, L. N. ; Castro-Filho, J. A. . Gangorra Interativa: um objeto de aprendizagem para os conceitos de grandezas inversamente proporcionais. In: XII Workshop sobre Informática na Escola, 2006, Campo Grande. XII Workshop de Informática na Escola - WIE/SBC 2006, Campo Grande (MS). Anais da SBC-2006., 2006.

3.
FREIRE, R. S.; Leite, M. A. ; Cabral, B. S. ; PASCHOAL, I. V. A. ; Castro-Filho, J. A. . Estratégias Encontradas durante atividades com software e manipulativos. In: II Jornada de Educação Matemática do Ceará, 2003, Fortaleza. A Formação Pedagógica do Professor de Matemática, 2003.

4.
FREIRE, R. S.. Resultados de uma avaliação dos alunos do 1o. ciclo em estruturas aditivas e multiplicativas. In: VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2002.

5.
FREIRE, R. S.; Vasconcelos, N. P. ; Castro-Filho, J. A. . Avaliação do desempenho de alunos do 1o. e 2o. ciclo em problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. In: I Jornada de Educação Matemática do Ceará, 2002, Fortaleza. Anais da I Jornada de Educação Matemática do Ceará, 2002.

6.
FREIRE, R. S.. Desempenho de alunos do 1o. ciclo em problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. In: XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002.

7.
FREIRE, R. S.. A escolha profissional de alunos pré-universitários - um paralelo entre escola pública e particular. In: XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002.

8.
FREIRE, R. S.. Estudo de caso: Conceito de Avaliação dos Professores de um Colégio Particular de Fortaleza. In: XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002.

9.
FREIRE, R. S.; Vasconcelos, N. P. . Resultados de uma avaliação de alunos do I e II ciclo em problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. In: XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002.

10.
FREIRE, R. S.; Cabral, B. S. . Estratégias encontradas durante análise da resolução de problemas algébricos. In: XXII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2002, Fortaleza. Anais do XXII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2002.

11.
SILVEIRA, M. J. ; FREIRE, R. S. . O uso de um software educativo para trabalhar conceitos algébricos. In: XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XXI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2002.

12.
Vasconcelos, N. P. ; FREIRE, R. S. ; Castro-Filho, J. A. . Desempenho de Alunos do 1o. e 2o. ciclo em problemas de estruturas aditivas e multiplicativas. In: I Simpósio de Pesquisadores de Educação Matemática do Nordeste, 2002, Natal. Anais do I Simpósio de Pesquisadores de Educação Matemática do Nordeste, 2002.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FREIRE, R. S.; Castro-Filho, J. A. . Fábrica de Tirinhas. 2012.

2.

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; MESQUITA, O. A. . Primeiro, Aprender Digital. 2011.

4.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; PEQUENO, M. C ; CASTRO FILHO, J. A. . Biodiesel. 2009.

5.
CAMELO, L. S. ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C . Números Múltiplos. 2009.

6.
CASTRO FILHO, J. A. ; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; PEQUENO, M. C . Conhecendo o universo 2008. 2009.

7.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; PEQUENO, M. C . Construtura RIVED. 2009.

8.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; FREIRE, R. S. ; SOUZA, M. F. C. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, M. C . É o bicho. 2009.

9.
CASTRO FILHO, J. A. ; ANKER, A. L. ; LIMA, L. L. V. ; GUEDES, F. D . Me perdi e me achei no Brasil. 2009.

10.
BARRETO, A. L. O ; FREIRE, R. S. ; PEQUENO, M. C ; SOUZA, M. F. C. ; CAMELO, L. S. ; GOMES, T. A. . Desafio Empresarial. 2009.

11.
FREIRE, R. S.; FERNANDES, Alisandra Cavalcante ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, M. F. C. ; PEQUENO, M. C . Feira dos Pesos. 2008.

12.
SALES, G. L. ; OLIVEIRA, E. M. ; Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. ; MACEDO, L. N. . Gangorra Interativa. 2006.

13.
Castro-Filho, J. A. ; FREIRE, R. S. ; Leite, M. A. . Balança Interativa. 2005.

Processos ou técnicas
1.
FREIRE, R. S.. Material Didático Curso de Formação Continuada de Tutores 2a Edição. 2012.

2.
FREIRE, R. S.; BYLAARDT, C. O ; CASTRO FILHO, J. A. . Primeiro, Aprender Digital. 2012.

3.
FREIRE, R. S.. Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação. 2012.

4.
FREIRE, R. S.. Material Didático Curso de Formação Continuada de Tutores. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, R. S.. Formação Continuada de Tutores em Educação a Distância. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).

2.
FREIRE, R. S.; Castro-Filho, J. A. ; BYLAARDT, C. O . Primeiro, Aprender Digital. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático (português)).

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, R. S. . Aprendizagem mediada por computador. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para disciplina de graduação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Castro-Filho, J. A.; PORTO, B. S.; SALES, G. L.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Maria Lidiana Ferreira Osmundo. Uma metodologia para a educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, R. S.; PONTES, M. G. O.. Participação em banca de Ana Carla Amâncio Machado Dias. Avaliação de um objeto de aprendizagem para a compreensão do conceito de proporcionalidade por estudantes do 6o ano no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Computação) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
BARRETO, M. C.; BARRETO, A. L. O; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Jorselene Lima Pinheiro. Formação Continuada de professores de matemática em rede social na internet. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; SOUSA, V. L. P.. Participação em banca de Adriana Bezerra Ramalho. USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Computação) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
BARRETO, M. C.; Dieb, M. H.; FREIRE, R. S.; ALBUQUERQUE, L. B.. Participação em banca de Dennys Leite Maia. Ensinar Matemática com o uso de tecnologias digitias> um estudo a partir da Representação Social de estudantes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; SANTANA< E. R. S.. Participação em banca de Juscileide Braga de Castro. A utilização de objetos de aprendizagem para a compreensão e construção de gráficos estatísticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
Castro-Filho, J. A.; PORTO, B. S.; FREIRE, R. S.; FARIAS, I. M. S.. Participação em banca de Maria Lidiana Ferreira Osmundo. Uma metodologia de produção de videoaula baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
MELO, B. O.; CASTRO FILHO, J. A.; DIAS, A. M. I.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Maria Bernadete Oriá de Melo. Engajamento Discente no Uso de Redes Sociais em Contexto Escolar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; DIAS, A. M. I.. Participação em banca de Mixilene Sales Santos Lima. Aprendizagem Colaborativa com apoio computacional: um experiência de produção de tirinhas com aplicativo (TICO) no ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; MORAES, S. E. M.. Participação em banca de Jaiane Ramos Barbosa. Práticas colaborativas estabelecidas em uma escola UCA do Ceará. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
BARRETO, M. C.; FREIRE, R. S.; ALBUQUERQUE, L. B.. Participação em banca de Dennys Leite Maia. A formação de pedagogos para ensinar matemática com o uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da teoria das representações sociais. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAGÃo, M. C. C.; BEZERRA, T. S. A. M; FREIRE, R. S.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria da conceição Carmo de Aragão. O Legado de Rousseau: o sentimento de infância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação Infantil) - Faculdades Cearenses.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
INÁCIO, O. H. C; MATTOS, F. L. C. L.; RODRIGUES, E. S. J.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Othon Henrique da Costa Inácio.Processos sociais nas redes sociais digitais: estudo do grupo South America Memes - máquina de memes aberta no Facebook. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará.

2.
CONCEIÇÃO, I. R.; SILVA, H. B; FURTADO, I. P.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Isadora Rebouças Conceição.Redes sociais e comerciais: a utilização das redes sociais como canal de vendas para cursos de marketing digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SILVA, H. B; CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Bianca Gurgel Colaço.ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A SATISFAÇÃO DO E-CONSUMIDOR DE MODA BRASILEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará.

4.
FREIRE, R. S.; PEREIRA, G. C.; FURTADO, I. P.. Participação em banca de Otacílio Vieira Barros.Processo de Criação do vídeo de apresentação do projeto Luzes para Aprender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará.

5.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; HARRIMAN, C. L. S.. Participação em banca de Maria Lidiana Ferreira Osmundo.A EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS COLABORATIVAS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará.

6.
CASTRO FILHO, J. A.; DIAS, A. M. I.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Francisca Renata Santos Castro.PROJETO EDIGITAL: INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM AQUIRAZ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
CIASCA, M. I. F. L; Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.. Participação em banca de Walézia Lopes Vasconcelos de Souza.Projetos Colaborativos integrados às TIC e formação do pedagogo: um relato de experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

8.
LIMA, M. S. S.; CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, R. S.; MORAES, S. E. M.. Participação em banca de Mixilene Sales Santos Lima.Nossos Lugares No Mundo: Uma Experiência Online de Trocas Culturais no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
Castro-Filho, J. A.; FREIRE, R. S.; SOUZA, M. F. C.. Participação em banca de Jaiane Ramos Barbosa.Tecnologia na Educação: objetos de aprendizagem digitais no ambiente escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem. 2006. (Congresso).

2.
I congresso Internacional de Telemática na Educação. I congresso Internacional de Telemática na Educação. 2002. (Congresso).

3.
I ENOEPE.I Encontro Nordestino dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

4.
II Fórum Interinstitucional sobre Educação Pública no Estado do Ceará.II Fórum Interinstitucional sobre Educação Pública no Estado do Ceará. 2002. (Outra).

5.
Políticas Públicas para a Educação: Diagnótico do Ensino Público no Ceará.O logo na Cosntrução do Pensamento. 2002. (Oficina).

6.
III Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche e Deleuze.III Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche e Deleuze. 2001. (Simpósio).

7.
I Simpósio Ibero-Americano de informática Educativa.I Simpósio Ibero-Americano de informática Educativa. 2001. (Simpósio).

8.
XX Congresso Nacional das APAEs. XX Congresso Nacional das APAEs. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Lidiana Ferreira Osmundo. Uma Metodologia para a Educação Superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: Raquel Santiago Freire.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Karolinne Frota Dias. Produção e Avaliação de conteúdo audiovisual para a discussãodo feminismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Raquel Santiago Freire.

2.
Otacílio Vieira Barros. Processo de desenvolvimento do vídeo de apresentação do projeto Luzes para Aprender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Raquel Santiago Freire.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; ANKER, A. L. ; LIMA, L. L. V. ; GUEDES, F. D . Me perdi e me achei no Brasil. 2009.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:09:16