Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4881409988331345
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Nove de Julho-SP (2002), Especialista em Lazer pela UFMG (2005) e Mestre em Ciências do Esporte pela UFMG (2008). Atua como docente no curso de Educação Física do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e no Centro Universitário Estácio de BH. Atua principalmente com os seguintes temas: Comportamento Motor, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Controle Motor, Recreação e Lazer, Estágio Supervisionado e Esporte Educacional. Coordena a Equipe 13 de Acompanhamento Administrativo e Pedagógico - SNELIS - Ministério do Esporte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch
Nome em citações bibliográficas
COCA UGRINOWITSCH;A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário de Belo Horizonte.
Av Prof. Mário Werneck, 1685
Estoril
30455610 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 31190000
URL da Homepage: www.unibh.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: EFEITOS DE DIFERENTES FAIXAS DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADE MOTORA,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem motora; faixa de amplitude; conhecimento de resultados.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Lazer. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Lazer na Adolescência:.
Orientador: José Alfredo DeBortoli.
1999 - 2002
Graduação em Educação Física.
Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Amplitude de feedback na aquisição de uma habilidade de controle de força de preensão.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.




Formação Complementar


2008 - 2008
Seminário de Avaliação do I Ciclo Nacional De Capa. (Carga horária: 20h).
MINISTÉRIO DO ESPORTE, ME, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO DE EQUIPES COLABORADORAS DE ACOMPANHAM. (Carga horária: 20h).
MINISTÉRIO DO ESPORTE, ME, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO DE FORMADORES DO PROCESSO DE CAPACITAÇ. (Carga horária: 60h).
MINISTÉRIO DO ESPORTE, ME, Brasil.
2008 - 2008
AFFORDANCES E DESENVOLVIMENTO MOTOR. (Carga horária: 3h).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPORTAMENTO MOTOR, SBCM, Brasil.
2008 - 2008
TRANSCRANIAL MAGNETIC STIMULATION TO IDENTIFY THE. (Carga horária: 3h).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPORTAMENTO MOTOR, SBCM, Brasil.
2008 - 2008
ATTENTION AND MOTOR SKILL LEARNING: AN OVERVIEW. (Carga horária: 3h).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPORTAMENTO MOTOR, SBCM, Brasil.
2000 - 2000
HIDRO WORKOUT. (Carga horária: 40h).
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA MUZAMBINHO, ESEFM, Brasil.
2000 - 2000
MASSAGEM CORPORAL. (Carga horária: 40h).
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA MUZAMBINHO, ESEFM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Disciplinas, Carga horária: 18
Outras informações
Ministra aulas de Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Recreação e Lazer, Bioestatística, Estágio e Metodologia da Pesquisa Quantitativa (Curso de Educação Física). Bioestatística (Curso de Ciências Biológicas).

Atividades

05/2009 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Estágio Supervisionado Bacharelado
Recreação e Lazer

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluna de Mestrado com Bolsa, Enquadramento Funcional: aluna de Mestrado Bolsista

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de pós-graduação, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 07/2007
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação Física, Escola de Educação Física.

Atividade realizada
Prática de Ensino.
10/2004 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação Física, Escola de Educação Física.

Atividade realizada
Atividade Técnico-científica CELAR.
09/2004 - 12/2004
Ensino, Curso para Provisionados CREF, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Motor
Aprendizagem Motora

Faculdade Pitágoras, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5


Colégio Padre Eustáquio, CPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Educação Física Infantil, Carga horária: 20

Atividades

01/2005 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Indooroopilly State High School, ISHS, Austrália.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 16

Atividades

06/2006 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Holy Rosary Primary School, HRPS, Austrália.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 12

Atividades

08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Aplicação da Recreação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar como os professores aplicam a recreação nas aulas de Educação Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch - Coordenador / Ana Flávia Rodrigues Linhares - Integrante.
2009 - 2009
O efeito agudo da atividade lúdica no estado de humor na Educação Física Escolar com alunos do Ensino Fundamental II
Descrição: O rpesente projeto teve por objetivo investigar se aatividade lúdica influencia o estado de humor de escolares do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch - Coordenador / Igor Furtado De Simoni - Integrante.
2006 - 2008
Efeitos de diferentes amplitudes de feedback na aquisição de habilidades motoras
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Motriz : Revista de Educação Física (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Comportamento Motor.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Comportamento Motor/Especialidade: Aprendizagem Motora.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Lazer e Recreação.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professora Homenageada do Curso de Educação Fisica, Centro Universitário Estácio de BH.
2017
Melhor TCC (orientadora), Centro Universitário de Belo Horizonte.
2016
Professora Homenageada do Curso de Educação Fisica, Centro Universitário Estácio de BH.
2015
Professora Homenageada do Curso de Educação Fisica, Centro Universitário de Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COCA UGRINOWITSCH2014 COCA UGRINOWITSCH; BENDA, RODOLFO NOVELLINO ; ABURACHID, L. M. ; ANDRADE, A. G. P. ; MENZEL, H. K. ; UGRINOWITSCH, H. . Bandwidth knowledge of results on the learning of the saloon dart throwing task. Perceptual and Motor Skills, v. 118, p. 1-13, 2014.

2.
UGRINOWITSCH, H.2014UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G.M. ; SANOTS-NAVES, S. P. ; DUTRA, L.N. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. . Transition I Efficiency and the Victory in Volleyball Games. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 20, p. 42-46, 2014.

3.
LIMA, P. S.2012LIMA, P. S. ; BENDA, R. N. ; FONSECA, F. S. ; LOSCHIAVO-ALVARES, F. Q. ; COCA UGRINOWITSCH ; MIGUEL, A. H. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeito do estabelecimento de metas para aquisição de uma habilidade motora. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 14, p. 943-954, 2012.

4.
UGRINOWITSCH, HERBERT2010 UGRINOWITSCH, HERBERT ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, RODOLFO NOVELLINO ; TERTULIANO, IVAN WALLAN . EFFECT OF BANDWIDTH KNOWLEDGE OF RESULTS ON THE LEARNING OF A GRIP FORCE CONTROL TASK. Perceptual and Motor Skills, v. 111, p. 643-652, 2010.

5.
TERTULIANO, I. W.2007TERTULIANO, I. W. ; COCA UGRINOWITSCH ; UGRINOWITSCH, H. ; CORREA, U. C. . Efeitos da freqüência de feedback na aprendizagem do saque do voleibol. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO, v. 3, p. 88-99, 2007.

6.
PALHARES, L. R.2007PALHARES, L. R. ; FIALHO, J. V. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . O estabelecimento de metas na aprendizagem motora: uma proposta de avaliação do comprometimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 2, p. 17-24, 2007.

7.
COCA UGRINOWITSCH;A. A.2005 COCA UGRINOWITSCH; ISAYAMA, H.F. ; DEBORTOLI, J.A.O. . O Lazer na Adolescência. Revista Mineira de Educação Física, n.in press, 2005.

8.
COCA UGRINOWITSCH;A. A.2004COCA UGRINOWITSCH; UGRINOWITSCH, H. . Bandwidth feedback in the learning of a hold task. The FIEP Bulletin, Paraná/Brasil, v. 74, n.Special, p. 34-37, 2004.

9.
UGRINOWITSCH, H.2003UGRINOWITSCH, H. ; COCA UGRINOWITSCH ; TERTULIANO, I. W. ; GIMENEZ, R. . Freqüência de feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília/Brasil, v. 11, n.1, p. 41-47, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
UGRINOWITSCH, H. ; COCA UGRINOWITSCH . O efeito do estabelecimento de metas no treinamento esportivo. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K.L.M.. (Org.). Temas Atuais VIII. Belo Horizonte: , 2003, v. , p. 61-72.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COCA UGRINOWITSCH; AZEVEDO, B. F.M. ; SILVA, M. M. ; LIMA, T. M. . Bandwidth feedback improves consistency on the learning of a motor skill. In: NASPSPA, 2016, Montreal. Journal of Sport & Exercise Psychology. Illions: Human Kinetics, 2016. v. 38. p. S112-S112.

2.
COCA UGRINOWITSCH; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Faixa de amplitude de CR: ausência de informação quantitativa promove aprendizagem motora?. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brasilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 1. p. 11-11.

3.
COCA UGRINOWITSCH; ABURACHID, L. M. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Amplitude de CR na aquisição da habilidade lançamento de dardo. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brasilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. 1. p. 11-11.

4.
COCA UGRINOWITSCH; ISAYAMA, H.F. . MENINOS NO PARQUE: ANÁLISE DE UM PROJETO DE LAZER EM BELO HORIZONTE. In: Encontro Nacional de Recreação e Lazer 2005, 2005. XVII ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 2005. v. 1. p. 140-141.

5.
GOMES, C. L. ; PINTO, G. B. ; COCA UGRINOWITSCH . LaZER E IDOSOS: PESQUISANDO AS VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: VI Seminário O LAZER EM DEBATE, 2005, BELO HORIZONTE. Coletânea do VI Seminário O Lazer em Debate. BELO HORIZONTE, 2005. v. 1. p. 255-256.

6.
GOMES, C. L. ; COELHO, F. T. ; COCA UGRINOWITSCH . MEMóRIA DE BRINCADEIRAS EM BELO HORIZONTE: UM ESTUDOS COM IDOSOS QUE VIVERAM SUAS INFÂNCIAS NAS DÉCADAS DE 1940-1950. In: VI Seminário O LAZER EM DEBATE, 2005, BELO HORIZONTE. Coletânea do VI Seminário O Lazer em Debate. BELO HORIZONTE, 2005. v. 1. p. 257-258.

7.
TERTULIANO, I. W. ; BASTOS, F.H. ; COCA UGRINOWITSCH ; UGRINOWITSCH, H. . Amplitude e freqüência de feedback na aprendizagem do saque do voleibol.. In: II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2004, Belo Horizonte. II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2004.

8.
DUTRA, L.N. ; PALHARES, L. R. ; LAGE, G.M. ; FIALHO, J. V. ; BRUZI, A. T. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeito do estabelecimento de diferentes percentuais de meta na aprendizagem de uma tarefa de posicionamento.. In: II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2004, Belo Horizonte. II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2004.

9.
PALHARES, L. R. ; BRUZI, A. T. ; FIALHO, J. V. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . O ESTABELECIMENTO DE METAS EM APRENDIZAGEM MOTORA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO. In: II Seminário do CRP-04, II Simpósio do UNI-BH e VI Simpósio Mineiro de Psicologia do Esporte, 2004, BELO HORIZONTE. Anais do VI Simpósio Mineiro de Psicologia do Esporte, 2004.

10.
UGRINOWITSCH, H. ; CORREA, U. C. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; TANI, G. . Stabilizazion of performance and disturbance in adaptive process in motor learning. In: NASPSPA Conference, 2004. Journal of Sport & Exercise Psychology. Champaign, 2004. v. 26. p. S191-S191.

11.
COCA UGRINOWITSCH; TERTULIANO, I. W. ; UGRINOWITSCH, H. . Amplitude de feedback como um fator de incerteza na aprendizagem de uma tarefa de preensão. In: III Simpósio Internacional de Educação Física, 2003, Rio Claro. Anais do VIII Simpósio Paulista de Educação Física e III Simpósio Internacional de Educação Física, 2003. p. 153-153.

12.
TERTULIANO, I. W. ; COCA UGRINOWITSCH ; UGRINOWITSCH, H. . Freqüência de feedback na aprendizagem do saque do voleibol. In: III Congresso Internacional de Educação Física, 2003, Rio Claro. IX Simpósio Paulista de Educação Física e III Simpósio Internacional de Educação Física, 2003. p. 159-159.

13.
TERTULIANO, I. W. ; COCA UGRINOWITSCH ; UGRINOWITSCH, H. . Amplitude e freqüência de feedback como fatores de incerteza na aprendizagem de uma tarefa de preensão. In: XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003. p. 196-196.

14.
COCA UGRINOWITSCH; TERTULIANO, I. W. ; UGRINOWITSCH, H. . mAGNITUDE DA AMPLITUDE DE FEEDBACK COMO UM FATOR DE INCERTEZA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE PREENSÃO. In: - XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003, SAO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA CONSTRUINDO SAÚDE. SÃO PAULO, 2003. v. 1. p. 276-276.

15.
COCA UGRINOWITSCH; TERTULIANO, I. W. ; SANTOS, F. A. P. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . Amplitude de feedback como fator de incerteza na aquisição de habilidades motoras. In: III Seminário de Comportamento Motor, 2002, Gramado. Anais do III Seminário de Comportamento Motor, 2002.

16.
TERTULIANO, I. W. ; COCA UGRINOWITSCH ; ALVES, F. ; MONTEIRO, E. P. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . Freqüência reduzida de feedback como um fator de incerteza na aprendizagem de habilidades motoras. In: XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001, São Paulo. XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001. p. 165-165.

17.
COCA UGRINOWITSCH; TERTULIANO, I. W. ; ALVES, F. ; MONTEIRO, E. P. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . Freqüência de CR como um fator de incerteza na aprendizagem de uma tarefa de apreensão. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambú. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001. p. 116-116.

18.
ALVES, F. ; COCA UGRINOWITSCH ; MONTEIRO, E. P. ; TERTULIANO, I. W. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . Freqüência de CR como um fator de incerteza na aprendizagem de uma tarefa de preensão II. In: II Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2001, Muzambinho. Anais do II Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
PALHARES, L. R.2004PALHARES, L. R. ; BRUZI, A. T. ; FIALHO, J. V. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . O efeito do estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso para três pontos do basquetebol em diferentes níveis de habilidade.. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 2, n.Suplemento, p. 158-158, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
COCA UGRINOWITSCH; CRUZ, M. P. ; UGRINOWITSCH, H. . A faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras. ConScientiae Saúde (Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
COCA UGRINOWITSCH; ABURACHID, L. M. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . amplitude de CR na aquisição da habilidade lançamento de dardo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COCA UGRINOWITSCH; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Faixa de amplitude de CR:ausência de informação quantitativa promove aprendizagem?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOMES, C. L. ; COELHO, F. T. ; COCA UGRINOWITSCH . Memórias de brincadeiras em Belo Horizonte: um estudo com idosos que viveram suas infâncias nas décadas de 1940-1950. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COCA UGRINOWITSCH; ISAYAMA, H.F. . MENINOS NO PARQUE: ANÁLISE DE UM PROJETO DE LAZER EM BELO HORIZONTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GOMES, C. L. ; PINTO, G. B. ; COCA UGRINOWITSCH . Lazer e idosos: pesquisando as vivências dos participantes em um projeto de extensão universitária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PALHARES, L. R. ; BRUZI, A. T. ; FIALHO, J. V. ; COCA UGRINOWITSCH ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . O ESTABELECIMENTO DE METAS EM APRENDIZAGEM MOTORA: UMA PROPOSTA DA AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
COCA UGRINOWITSCH; UGRINOWITSCH, H. ; TERTULIANO, I. W. . MAGNITUDE DA AMPLITUDE DE FEEDBACK COMO UM FATOR DE INCERTEZA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE PREENSÃO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COCA UGRINOWITSCH; TERTULIANO, I. W. ; UGRINOWITSCH, H. . Freqüência reduzida de feedback como um fator de incerteza na aprendizagem de habilidades motoras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, F. ; COCA UGRINOWITSCH ; MONTEIRO, E. P. ; TERTULIANO, I. W. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . FREQÜÊNCIA DE CR COMO FATOR DE INCERTEZA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE PREENSÃO II. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
COCA UGRINOWITSCH; MONTEIRO, E. P. ; ALVES, F. ; TERTULIANO, I. W. ; GIMENEZ, R. ; UGRINOWITSCH, H. . FREQUENCIA DE CR COMO UM FATOR DE INCERTEZA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE APREENSÃO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
COCA UGRINOWITSCH. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora: uma visão geral. 2016. .

2.
COCA UGRINOWITSCH. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. 2015. .

3.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

4.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

5.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

6.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

7.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

8.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

9.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .

10.
COCA UGRINOWITSCH. 2 Ciclo Nacional de Capacitação de Coordenadores de Núcleo do Programa Segundo Tempo / Primeira Fas. 2008. .

11.
COCA UGRINOWITSCH. AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMWENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COCA UGRINOWITSCH; PRUDENTE, P. L. G.. Participação em banca de Humberto Gonçalves de Assis e Magno Alves Vasconcelos.A importância da formação continuada dos professores de Educação Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

2.
COCA UGRINOWITSCH; PRUDENTE, P. L. G.. Participação em banca de Ravana Patrícia F. Pereira e Taís da Conceição G. Queiroz.O desinteresse do ensino médio de escola pública de Belo Horizonte pela educação física escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

3.
COCA UGRINOWITSCH; SA, K. R.. Participação em banca de Rodolfo Almeida De Conti e Thiago Abreu.A prática da capoeira na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

4.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Amanda Fonseca Costa e Isabela Chaves Fontenelle.Determinacao da altura do salto e do tempo de contato atraves da tecnica drop jump antes e apos uma partida de voleibol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

5.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Gontijo e Thiago Daros Hergot.Incidencias de lesoes em atletas de futebol de categoria base. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

6.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Erich de Oliveira Kutschera.Prevalencia de sobrepeso e obesidade em escolares surdos de uma escola de Belo Horizonte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

7.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Felipe Ricardo Ribeiro Silva e Nina Coelho Leao.Avaliacao do uso de suplementacao em academias da cidade de Contagem/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

8.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Frederico Campos Câmera e Wallysson Fernandes Silveira.Avaliação da qualidade de vida em idosas prtaicantes de um programa de hidroginástica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

9.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Marcos Paulo Borges de Oliveira e Wenderson Marcelo Afonso.Análise do estresse em goleiros de futebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

10.
COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Éricka Fonseca Sales e Kender Richard Moreira de Souza.Análise da motivação em atletas da seleção brasileira nos jogos mundiais escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

11.
RIBEIRO, J. R. C.; COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Leonardo Teles de Oliveira e Natália Luciana Soares.Influência dos jogos cooperativos em alunos de 8* ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

12.
COCA UGRINOWITSCH; RIBEIRO, J. R. C.. Participação em banca de Maria Julia de Mello Bomtempo; Thiago Couto Brasil.Motivos que levam à evasão dos alunos das aulas de Educação Física no ensino médio em escolar aprticulares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

13.
COCA UGRINOWITSCH; ALMEIDA, J. C.. Participação em banca de Aldervan da SIlva Merces; Ana Paula Aparecida Reis Rezende.Motivação de alunos do ensino médio para aulas e dança na educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

14.
ALMEIDA, J. C.; COCA UGRINOWITSCH. Participação em banca de Gabriel Gomes Miranda.Marketing de relacionamento e afidelização de clientes: estudo aplicado em um clube recreativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASPSPA. Bandwidth feedback improves consistency on the learning of a motor skill. 2016. (Congresso).

2.
VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor.Ouvinte. 2015. (Seminário).

3.
NASPSPA 2014. Effects of the level of performance stabilization on adaptation to unpredictable perturbation inserted after the onset of the movement. 2014. (Congresso).

4.
Seminário: Programa Segundo Tempo, Valores no Esporte e Educação Olímpica. 2014. (Seminário).

5.
Encontro Anual das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo. 2010. (Encontro).

6.
Encontro Nacional de Educacao Fisica. 2010. (Encontro).

7.
I Seminario Latino Americano de Politicas Publicas Integradas de Lazer, Esporte e Educacao. 2010. (Seminário).

8.
Qualificação de professores de educação física do programa de aprimoramento do esporte na escola de Tempo Integral. 2010. (Encontro).

9.
Capacitacao das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo. 2009. (Encontro).

10.
2 Ciclo Nacional de Capacitação de Coordenadores Gerais do Programa Segundo Tempo. 2008. (Encontro).

11.
Capacitação de Formadores em Projetos Esportivos Sociais e Educacionais. 2008. (Encontro).

12.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. FaIXA DE AMPLITUDE DE CR: AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO QUANTITATIVA PROMOVE APRENDIZAGEM MOTORA?. 2008. (Congresso).

13.
Qualificação de professores de educação física do programa de aprimoramento do esporte na escola de Tempo Integral. 2008. (Encontro).

14.
Qualificação de professores de educação física do programa de aprimoramento do esporte na escola de Tempo Integral. 2008. (Encontro).

15.
IIII SEMINÁRIO MINEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR. 2007. (Seminário).

16.
Encontro Nacional de Recreação e Lazer 2005.Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2005. (Encontro).

17.
IIII Congresso Internacional de Educação. 2005. (Congresso).

18.
VI Congresso Internacional de Motricidade Humana. 2005. (Congresso).

19.
VI Seminário O LAZER EM DEBATE.lAZER E IDOSOS: PESQUISANDO AS VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2005. (Seminário).

20.
II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2004. (Congresso).

21.
III REUNIÃO ANUAL Professores de Educação Física: identitade, saberes docentes e prática pedagógica.. 2004. (Outra).

22.
II Seminário do CRP-04, II Simpósio do UNI-BH e VI Simpósio Mineiro de Psicologia do Esporte.O ESTABELECIMENTO DE METAS EM APRENDIZAGEM MOTORA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO. 2004. (Simpósio).

23.
- X Congresso Brasileiro/ III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte. 2003. (Congresso).

24.
- XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2003. (Simpósio).

25.
III Seminário de Comportamento Motor. 2002. (Seminário).

26.
IX ENCONTRO DE RECREAÇÃO E LAZER. 2001. (Encontro).

27.
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. FREQÜÊNCIA DE CR COMO UM FATOR DE INCERTEZA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE APREENSÃO. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COCA UGRINOWITSCH. Capacitacao dos coordenadores de nucleos do Programa SEgundo Tempo. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Henrique Ferreira. FATORES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Ferreira da Silva. Perfil dos praticantes de Ciclismo Indoor em dua academias de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

2.
Arlei Alves Pereira. TREINAMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DOS FULLBACKS DO FUTEBOL AMERICANO: UM ESTUDO DESCRITIVO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

3.
Daniel Nascimento Ferreira. PERFIL DOS USUÁRIOS DE UMA ACADEMIA A CÉU ABERTO DE BELO HORIZONTE/MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

4.
Neder S. Santos. OS EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA EM IDOSOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

5.
INGRID DA SILVA. FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

6.
Lucas Henrique da Silva Castro. EFEITOS DA PRÁTICA CIRCENSE NA FLEXIBILIDADE CORPORAL EM JOVENS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Estácio de BH. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

7.
Bruna Fernandes M. Azevedo. FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADO AUMENTA A CONSISTÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

8.
Bruna Fernandes, Mirian Maria da Silva, Thiago Melo. O efeito da faixa de amplitude de feedback em uma tarefa de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

9.
Robson William de Pádua Delgado, Rónen Santos de Azevedo. Efeito da Hidroginástica nas Atividades da Vida Diária do Idoso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

10.
Dayana Deyvis Batista, Isabella Anayessa Gomes de Oliveira. Brincadeiras populares na Educação Física no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

11.
Bruno Cavalieri S. de Oliveira e Gabrielle C. Avelar César. Análise da presença das atividades físicas de aventura na natureza na região da Serra do Cipó. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

12.
Ana Flávia Rodrigues Linhares; Renata Teixeira da Conceição. Aplicação da Recreação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

13.
Igor Furtado De Simoni. O efeito agudo da atividade lúdica no estado de humor na Educação Física Escolar com alunos do Ensino Fundamental II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:50:53