Fernando Pedro de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5987269779764659
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Atualmente é Professor Mestre nos Cursos do MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas FGV - RJ, nas disciplinas de Gestão e Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica da TI, Inteligência de Negócios, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios e Tecnologias da Informação Financeira. É Professor Concursado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade Faculdade de Tecnologia SEBRAE - SP (Alencar Burti), nas disciplinas de Novas Tecnologias Digitais, Marketing e Inovação para o Curso de Gestão de Negócios e Inovação e Promoção e Comunicação Visual para os Cursos de Marketing. Foi Coordenador do Núcleo de Ensino à Distância - NEAD - da Sociedade Unificada de Educação de Extrema - FAEX - Faculdade de Extrema - MG. Foi professor convidado nos Cursos de MBA em Habilidades Gerenciais e Gestão de Projetos nas Faculdades de Atibaia - FAAT. Foi professor nos cursos de Graduação de Engenharia de Produção, Superior Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e no curso Superior Tecnólogo em Logistica, nas disciplinas de Gestão de Projetos e Gestão de Projetos de Softwares e de Administração Estratégica, na Sociedade Unificada de Educação de Extrema - FAEX - Faculdade de Extrema-MG. Foi membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Engenharia de Produção na Sociedade Unificada de Educação de Extrema - FAEX - Faculdade de Extrema-MG. Foi Professor PPP da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nas Unidades UPM-SP e UPM-CAMPINAS, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação dos Centros Acadêmicos CCSA, CCBS e FDIR (SP), para as disciplinas de Gestão de Projetos, Tecnologia e Sistemas da Informação, TGI, Empreendedorismo e Criação de Negócios Inovadores e na unidade CCT (Campinas), nas disciplinas de Informática Aplicada, Sistemas de Informação, Criação de Negócios Inovadores e Gestão de Projetos. É Diretor de Planejamento e Gerenciamento de Projetos da Empresa Inovação de Idéias, com Projetos de Criação de Novos Modelos de Negócios e Consultoria em Modelos de Negócios Inovadores (CANVAS). Foi Professor Mestre da Universidade Paulista - UNIP, nos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Foi Professor Mestre na Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, nos Cursos de Graduação em Odontologia, MBA em Gestão de Saúde e Diversos Cursos de Especializações Lato Sensu e Strictu Sensu com disciplinas na áreas de Ciências Sociais Aplicadas. Foi Professor Mestre das Faculdades VERIS/IBMEC de Campinas para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professor convidado nas Faculdades de Tecnologia Ciência e Educação - FATECE Pirassununga, nos cursos de Pós-Graduação em Marketing Empresarial e Administração. Professor convidado das Universidades UNICASTELO (Campus Bela Vista e Campus Itaquera) e UNIGRANRIO (Campus Barra da Tijuca) nos Cursos de Pós-Graduação em Cosmetologia. Professor Convidado do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP - Campus Salto) nos Cursos de MBA. Tem grande experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de informação, Tecnologia da Informação aplicada a Comunicação e Gestão Empreendedora e Marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Pedro de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, F. P.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getúlio Vargas, FGV Rio de Janeiro, FGV MANAGEMENT.
Rua Barão de Itambi, 60 - 3º Andar
Botafogo
22231000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37996600
URL da Homepage: http://mgm-rio.fgv.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Os Interlocutores Midiaticos: Um Estudo de Caso da Construção Comunicacional de um Web Site Academico,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Geraldo Carlos do Nascimento.
Palavras-chave: Interação; Interatividade; Ambiente Virtual de Aprendizado; Moodle.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Setores de atividade: Educação.
2017
Especialização em andamento em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: O Uso das Melhores Práticas do Gerenciamento de Projetos: Um Estudo de Caso aplicado a um Curso de Graduação Tecnológica na Modalidade a Distância..
Orientador: Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio.
2005 - 2006
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas Torricelli, TORRICELLI, Brasil.
Título: A Interatividade na Utilização de um Web Site Exclusivo ma Prática Pedagógica da Disciplina de Sistemas de Informação do Ensino Superior Privado dos Alunos de Administração de Empresas: Um Estudo de Caso.
Orientador: Sandra Mônica Szwarc.
1997 - 2000
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Implantação e Viabilidade de um ERP: Estudo de Caso da Empresa Cancelata.
Orientador: Profº Drº Olavo Henrique Pudenci Furtado.




Formação Complementar


2017 - 2017
Plataforma EaD. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, FAEX, Brasil.
2017 - 2017
Os Desafios e Oportunidades do Novo Marco Regulatório da EaD. (Carga horária: 2h).
Santos JR Consultoria EaD, SJREAD, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Inovação e Planejamento de Negócios. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
BOTA PRA FAZER. (Carga horária: 14h).
Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2016 - 2016
END NOTE. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Moodle. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
ECONOMÁTICA. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Como oferecer cursos de Extensão. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2015 - 2015
Processos de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2014 - 2014
BOTA PRA FAZER. (Carga horária: 12h).
Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h).
Clarify, CL, Brasil.
2012 - 2012
O Estudo do meio no Ensino Superior. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
Gerenciamento de Projetos com MSProject. (Carga horária: 24h).
Clarify, CL, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Docente em Avaliação Escolar. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, SLMANDIC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Educação à Distância no Ensino Superior. (Carga horária: 10h).
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, METROCAMP, Brasil.
2006 - 2006
Sistemas de Informação de Marketing. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Educação à Distância - TELEDUC. (Carga horária: 20h).
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, METROCAMP, Brasil.
2005 - 2005
Administração da Função Informática. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em E-Business. (Carga horária: 160h).
Instituto de Desenvolvimento e Gestão - Brasil, IDG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Comunicação Científica. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Programa Intel de Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco, FUNBRA, Brasil.
2004 - 2004
Sistemas de Informação. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em CITEG. (Carga horária: 42h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2003 - 2003
Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 40h).
Ever Assessoria e Consultoria, EVE, Brasil.
2002 - 2002
Microsoft Certified - Windows 2000 Server. (Carga horária: 24h).
Acert Informática, ACERT, Brasil.
2001 - 2001
SIPREV. (Carga horária: 20h).
Ministério da Previdência e Assistência Social, MPAS, Brasil.
2000 - 2000
Brasil Empreendedor. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor nos Cursos de MBA em Gestão Empresarial, Gestão e Gerenciamento de Projetos, nas disciplinas de Gestão de Projetos, Fundamentos do Gerenciamento de projetos e Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado nos Cursos de MBA em Gestão Empresarial em todas as Unidades FGV Brasil, nas disciplinas de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Empreendedorismo.

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica da Informação, Gestão de Projetos, Empreendedorismo

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Concursado de Ensino Superior, Carga horária: 16
Outras informações
Professor concursado de Ensino Superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade Faculdade de Tecnologia SEBRAE - SP, nas disciplinas: - Novas tecnologias digitais, - Marketing e Inovação, para o Curso de Gestão de Negócios e Inovação.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre Concursado Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Curso de Pós-Graduação MBA, na modalidade EAD, em Gestão de Projetos e Processos, na Disciplina de Planejamento e Gestão de Projetos, no período de 14/08/2017 a 31/12/2017.


Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, FAEX, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de EaD, Carga horária: 8
Outras informações
Atribuições: - Conceber, planejar e gerenciar os projetos do EaD da FAEX; - Conceber os modelos de EaD sustentáveis e alinhados com a missão da FAEX; - Conceber, planejar e acompanhar a execução dos cursos de EAD nos níveis de disciplina isolada, cursos de graduação, cursos de pós graduação, cursos de extensão da FAEX; - Elaborar projetos para atender as demandas de cursos advindas do mercado; - Definir, implementar e documentar (manuais) processos de EAD; - Avaliar a qualidade dos processos e resultados acadêmicos e econômicos da EAD; - Gerenciar as pessoas (orientar, formar, etc) do EAD; - Alinhar as ações do EAD com as politicas e decisões da Diretoria da FAEX; - Participar de Reuniões de todos os assuntos do EAD; - Gerenciar processos de Avaliação; - Gerenciar a execução das Politicas da Instituição com relação ao EAD; - Organizar, com base no PDI, o Planejamento Global e Anual das atividades do EAD; - Entre outras atividades

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestre I, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrar aulas de Gestão de Projetos para os Cursos de Engenharia de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ministrar aulas de Estratégia e Administração Estratégica para os cursos de Engenharia de Produção e Logística. Participa do NDE ( Núcleo Docente Estruturante ) do Curso de Engenharia de Produção.


Faculdades Atibaia e FAATNET, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Pessoa Juridica, Carga horária: 4
Outras informações
Professor nos Cursos de MBA em Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e no MBA em Gerenciamento de Projetos PMI. Ministra disciplinas específicas na área de Gestão e Gerenciamento de Projetos, como Portfólio, custos, tempo, qualidade, escopo entre outras. Ministra também disciplinas de Empreendedorismo e Plano de Negócios.


Inovação de ideias, INID, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Inovadores, Carga horária: 8
Outras informações
Gerente de Projetos Inovadores, com as seguintes atribuições: - Gestão e gerenciamento de Projetos de TI/SI - Gestão estratégica de Empresas - Gestão de Negócios Inovadores - Aceleradora e Incubadora de Empresas - Start Up

Atividades

12/2014 - Atual
Direção e administração, PMO, .

Cargo ou função
Diretor de Projetos Inovadores.

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
- Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Desenvolvimento Web na Faculdade de Engenharia da Computação e em Gestão de Negócios do CCSA da Universidade Mackenzie, na disciplina de Metodologia Científica.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Autor EAD, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Autor de Materiais de EAD do Curso de Tecnologia em Marketing: - Produção de TELEAULAS e VIDEOAULAS para a Disciplina de Inteligência de Negócios. - Produção do E-BOOK do Módulo Ambiente de Negócios, para o Capítulo de Inteligência de Negócios. - Produção do Caderno de Exercícios do Módulo Ambiente de Negócios, para o Capítulo de Inteligência de Negócios.

Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Por Período - PPP, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Mestre nas Disciplinas: - Sistemas de Informação; - Sistemas de Informação em Ambientes Corporativos; - E-Business; - Gestão de Projetos; - Empreendedorismo; - Empreendedorismo Social; - Criação de Negócios Inovadores; - Metodologia Científica; - Estratégia Empresarial; - Orientação de Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCC - Orientação em Estágios Supervisionados; - Orientações para Pré-Incubados e Incubados - INCUBADORA MACKENZIE - Participação em Projetos de Sustentabilidades e Start UP


Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, SLMANDIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Gestão Empresarial, Marketing e Empreendedorismo para os Cursos de Graduação em Odontologia e Tecnologia aplicada e Sistemas de informação para o MBA em Gestão de Saúde

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Modalidade EAD, Carga horária: 32
Outras informações
Coordenador do Curso de Administração de Empresas na Modalidade à Distância. Atribuições: - Conceber, planejar e gerenciar os projetos do EaD para o Curso de Graduação em Administração da SLMANDIC; - Conceber os modelos de EaD sustentáveis e alinhados com a missão da SLMANDIC; - Conceber, planejar e acompanhar a execução dos cursos de EAD nos níveis de disciplina isolada, para o Curso de Graduação em Administração da SLMANDIC ; - Elaborar projetos para atender as demandas de cursos advindas do mercado; - Participar de Reuniões de todos os assuntos do EAD; - Gerenciar a execução das Politicas da Instituição com relação ao EAD; - Organizar, com base no PDI, o Planejamento Global e Anual das atividades do EAD; - Entre outras atividades

Atividades

01/2005 - 01/2013
Ensino, MBA em Gestão de Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de informação e Tecnologia Aplicada

Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações
- Professor Convidado nos Cursos de Pós-Graduação em Marketing Empresarial na disciplina de Publicidade e Propaganda.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
- Professor Substituto do Curso de Ciencias da Computação e Sistemas de Informação, na disciplina de Administração.

Atividades

03/2007 - 12/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Práticas de Programação de Computadores
Programação de Computadores

Faculdades Metropolitanas de Campinas, METROCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4
Outras informações
Atividade Administrativa - Participação em construção de programas e ementários; - Participação em colegiados; - Cursos; Atividade Acadêmica - Professor nas disciplinas: - Informática I e II - Tecnologia da Informação - Sistemas Administrativos - Gestão Estratégica da Informação - Orientação de TCC - Informática Aplicada a Fisioterapia - Metodologia Científica

Atividades

07/2003 - 07/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Informática I
Laboratório de Informática II
Sistemas Administrativos
Tecnologia da Informação

Faculdades Integradas Torricelli, TORRICELLI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4
Outras informações
- Ministrar aulas de Projetos e Redes de Computadores, - Gerenciamento de Projetos, - Sistemas de informação I e II, - Informática I e II - Organização, Sistemas e Métodos, - Participação em reformulações de ementas; - Colegiados; - Treinamentos Internos

Atividades

01/2005 - 06/2011
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura Cliente / Servidor
Arquitetura e Estrutura de Computadores
Arquitetura e Estrutura de Redes
Lógica
Princípios de Protocolos
Projeto Integrador
Sistemas de Informação
02/2002 - 06/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas de Informação I
Administração de Sistemas de informação II
Gestão de Projetos
Informática Básica I
Informática Básica II
Qualidade de Softwares

Praxis Consultoria Acadêmica e Empresarial, PCAE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de TI, Carga horária: 4
Outras informações
- Coordenar projetos de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação; - Criação de Materiais para EAD; - Ministrar aulas


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
- Professor dos Cursos de MBA em Cosmetologia e Estética e Saude, nas disciplinas de Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior.

Atividades

01/2007 - 12/2008
Ensino, MBA em Cosmetologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Metodologia do Ensino Superior

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor dos Cursos de Pós-Gradução em Cosmetologia e Estética e Saúde, nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica.

Atividades

12/2007 - 12/2008
Ensino, MBA em Cosmetologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Metodologia do Ensino Superior

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado na Faculdade de Medicina, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Convidado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, no Curso de Farmácia, n disciplina de INTEGRAÇÃO FARMACÊUTICA, nos temas: 1- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; 2- EMPREENDEDORISMO; 3- GESTÃO ADMINISTRATIVA; 4- A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO CENÁRIO GLOBALIZADO FARMACÊUTICO; 5- METODOLOGIA CIENTÍFICA, 6- APRESENTAÇÃO ORAL E ESCRITA.


Universidade São Francisco - BP, USF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5
Outras informações
Monitor de Informática Básica na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista - SP, no período de 20 de Maio de 1998 a 30 de Novembro de 2000.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Sistemas de informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Comunicação Midiática.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Árabe
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Professor Paraninfo de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2013
Professor Homenageado de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2012
Professor Homenageado de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2012
Professor Paraninfo de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2012
Participação significativa na classificação da Universidade Presbiteriana Mackenzie como Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo, concedida pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2012, U, Ranking Universitário Folha (RUF).
2011
Professor Homenageado de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2011
Professor Paraninfo de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2010
Professor Homenageado de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2009
Professor Homenageado de Turma - CCSA, Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, C. V. P. ; BARBOSA, C. A. P. ; MEDEIROS, C. B. T. ; MORAES, F. P. . Inteligencia de Negócios. In: Christian B. Tavares de Medeiros; Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo; Conceição Ap. Barbosa;. (Org.). Inteligencia de Negócios. 1/1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2015, v. 1, p. 277-365.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, F. P.. TI e o Mundo Atual: Uma Abordagem Gerencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, F. P.. O Jovem Empreendedor - A influência de ideias empreendedoras nos Jovens de Hoje. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Borin, G. ; MORAES, F. P. . Empreendedorismo Jovem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, F. P.. O Jovem Empreendedor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORAES, F. P.; FONTELES, H. A. . Do Teleduc, Moodle ao Sakai: Novas Possibilidades de Interação no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MORAES, F. P.. Tecnologias: O que você ainda não aprendeu e precisa aprender.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORAES, F. P.. Retrato das Novas Paisagens da Educação Brasileira: Um estudo de modelos de educação eletrônica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, F. P.. Tecnologias Financeiras da Informação. Rio de janeiro: EDITORA FGV - IDE, 2015 (Material Didático de Cursos de Curta Duração).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MORAES, F. P.. SAC - Solicitação de Ações Corretivas. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
MORAES, F. P.. Sistema Previdenciário - SIPREV. 2001.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUSTEIN, J. ; MORAES, F. P. . Educação para a Sustentabilidade. 2014; Tema: Educação para a Sustentabilidade. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, F. P.; MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini . Guia de Estudos : Curso Superior de Tecnologia, eixo comum da área de Gestão de Negócios: Módulo 2 - Inteligência de Negócios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos EAD).

2.
MORAES, F. P.. Apresentação Oral e Escrita: Uma forma diferente de ministrar aulas. 2008. .

3.
MORAES, F. P.. Metodologia Científica: Como elaborar e Estruturar Estudos de Caso. 2008. .

4.
MORAES, F. P.. Gestão Administrativa aplicada a área de saúde. 2007. .

5.
MORAES, F. P.. A Importância da Tecnologia de Informação no Cenário Globalizado Farmacêutico. 2007. .

6.
MORAES, F. P.. Planejamento Estratégico: Uma Ferramenta de decisão para o Farmacêutico. 2007. .

7.
MORAES, F. P.. Empreendedorismo: a relação do empreendedor e do farmacêutico. 2007. .

8.
MORAES, F. P.. Gestão Corporativa e o Uso de Sistemas de Gestão. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistemas de Informação e Gestão Empresarial).

9.
MORAES, F. P.; CRIVELARO, Lana . Técnicas de Apresentação Corporativa e Acadêmica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comunicação e Gestão).

10.
MORAES, F. P.. Gestão de Cursos on-line ? Moodle. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comunicação e Gestão).

11.
MORAES, F. P.. Curso de Edição de Textos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informática Aplicada).

12.
MORAES, F. P.. Calcúlos em planilhas Eletrônicas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informática Aplicada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBARELLO, E. B.; MORAES, F. P.; VIDAL, P.G.. Participação em banca de Felipe R. Abreu, Isabela M. Palhares, Kevin T.H. e Marina D.Um Estudo da Análise de Bill Gross aplicado as StartUps Brasileiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
MORAES, F. P.; TOLEDO, L.A.; VIDAL, P.G.. Participação em banca de Luana C.C.J, Henrique Y.Y.N, Natalia C.A. Viviann D.S.Marketing um novo caminho para as empresas de Smartphones, ou não? O caso Xiaomi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
TOLEDO, L.A.; VIDAL, P.G.; MORAES, F. P.. Participação em banca de Andre D. Pina, Giovanna T, Leticia L.L, Marco A M., Nubia N.Siemens Healthcare: Inteligência de marketing a serviço das tecnologias médicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
ALBARELLO, E. B.; MORAES, F. P.; BAPTISTA, J.R.. Participação em banca de Carolina Abes, Carolina K., Marcela V, Sabrina H, Stephanie.A influência do cenário brasileiro na criação de startups.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
JUNIOR, A.M; FERREIRA, F.C.M; MORAES, F. P.. Participação em banca de Ariane C, Caio A, Debora S, Luciene F, Rudson M.O impacto do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos na satisfação dos consumidores no comércio eletrônico. 2014.

6.
MORAES, F. P.; PRADO, K. P. L.; LOMBARDI, M.F.S.. Participação em banca de Humberto L, Laura M, Nathalia A, Victor A,.Sustentabilidade como fator crítico de competitividade: Caso Philips. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
MORAES, F. P.; ANDRADE, M.A; NETO, P.T. Participação em banca de Felipe L, Raissa B, Rafael F, Silvia T.Estratégias e Barreiras de entrada da Jack Daniel's no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
MORAES, F. P.; LOMBARDI, M.F.S.; MASCARENHAS, S.A. Participação em banca de Gustavo S, Karina N, Kellen L, Luisa B, Vanessa K,.Mudanças organizacionais para a sustentabilidade: evidências de três empresas no Brasil. 2012.

9.
MARTINS, Manoel R.; TRIVELATO, Luciano; MORAES, F. P.; ANHOLON, Rosley; MORETTI, Diego. Participação em banca de Manoel Rizolia Martins e Luciano Trivelato.A Percepção dos Colaboradores de uma Empresa Multinacional do Segmento de Autopeças da RMC.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

10.
FRAGOSO, Bruno B.; MORAES, F. P.; RIBEIRO, Ana C.F.. Participação em banca de Ana Cristina Ferreira Ribeiro.A Importância de Processos Motivacionais em uma Empresa de Transportes de Valores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

11.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Dias de Oliveira.Sustentação, Recuperação e Ganho de Margem com a Utilização da Gestão da Informação e o Bechmarking. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

12.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Patrícia Calisto de Souza.Administração de Materiais em uma prestadora de serviços no ramo de telecomunicações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

13.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Marcos Zanni Pedroso de Camargo.Proposta de Implementação de Planejamento Estratégico em uma Empresa de Pequeno Porte de CDs e DVDs. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

14.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Cleide de Araújo Silva.A Importância da Qualidade e Ética na venda de produtos bancários: Um estudo de caso de uma agência do Banco Itaú. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

15.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Marli Teixeira dos Santos.Estudo de caso da aplicação do planejamento e reorganização dos processos dministrativos em um escritório de prestação de serviços contábeis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

16.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Marcelo Campos.Organização de Eventos: Avaliação da Satisfação do Cliente Interno: Um Estudo de Caso nas Faculdades Metropolitanas de Campinas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

17.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Celene Leopoldino.Fatores Críticos de sucesso no atendimento ao cliente em uma clínica médica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

18.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Manuela Maia Loureiro.A percepção da importância da responsabilidade social: Estudo de caso em uma industria quimica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

19.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Alessandro Barbosa Fagundes.A implementação do CRM: Um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia elétrica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

20.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Airton Pereira Ferro.O Papel e a importância do CRM na fidelização do cliente e a eficácia de vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

21.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Marina Traina.Mudança Organizacional: Fatores e Consequencias no Processo de Mudança Organizacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

22.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Elizangela Aparecida Araújo.Liderança Corporativa: Fatores Críticos de Consolidação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

23.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Luciano Silva Cabeça.Inserção do Produto brasileiro no mercado global: Um estudo de caso das sandálias havaianas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

24.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Angélica Paula da Silva.Marketing Esportivo: Um estudo de caso na relação entre Rede Paulistão e Associação Atlética ponte Preta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

25.
MORAES, F. P.. Participação em banca de Sueli Lima de Souza.Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Revisão Teórica citando exemplos e aplicações práticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP.Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. 2017. (Outra).

2.
VII Feira Tecnológica da FAEX. App FAEX. 2017. (Feira).

3.
V Webinars Pearson 2017. Aprendizagem Colaborativa na EaD. 2017. (Congresso).

4.
WORKSHOP.As Eleições de 2014 e o segundo mandato de Dilma Rousseff. 2016. (Seminário).

5.
XV SEMANA DO CCSA.Caminhos de Carreira na Empresa GE. 2016. (Seminário).

6.
Encontro Empresarial.?Tecnologias da informação e o mundo atual: uma abordagem financeira e administrativa?,. 2015. (Encontro).

7.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA.Professor Homenageado pelos Formandos de Administração Turma R 1o. Semestre 2015. 2015. (Outra).

8.
Palestra do Analista FGV de Finanças..TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E O MUNDO ATUAL: UMA ABORDAGEM FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA. 2015. (Encontro).

9.
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.TI e o mundo atual: uma abordagem gerencial. 2015. (Seminário).

10.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.A Evolução do Empreendedorismo e as StartUps. 2015. (Seminário).

11.
VII Semana de Preparação Pedagógica. 2015. (Encontro).

12.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma A.Professor Paraninfo da Turma de Administração do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. 2014. (Outra).

13.
V Encontro de Educação para Sustentabilidade: Como avançar em direção a interdisciplinaridade em cursos de administração:. 2014. (Encontro).

14.
VI Semana de Preparação Pedagógica. 2014. (Encontro).

15.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma A.Professor Homenageado da Turma 8A Diurno de Administração do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2013. (Outra).

16.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma A.Professor Homenageado da Turma 8A Diurno de Administração do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2012. (Outra).

17.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma A.Professor Homenageado da Turma 8A Diurno de Administração do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011. (Outra).

18.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma A.Homenagem Especial. 2010. (Outra).

19.
Formatura de Graduação - Administração de Empresas - Faculdades Veris/IBTA.Professor Homenageado - Homenagem Especial. 2009. (Outra).

20.
Formatura de Graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Turma S.Homenagem Especial. 2009. (Outra).

21.
17 Encontro Anual de Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.. 2008. (Congresso).

22.
19º Congresso de Educação SINPEEM. Tecnologias: o que você ainda não aprendeu e precisa aprender. 2008. (Congresso).

23.
Formatura de Graduação - Turma Administração de Empresas Faculdades Metropolitanas de Campinas - METROCAMP.Professor Homenageado - Homenagem Especial. 2008. (Outra).

24.
15 Congresso Internacional de Educação - EDUCADOR/EDUCAR. Retrato das Novas Paisagens da Educação Brasileira: Um Estudo de Modelos de Educação Eletrônica. 2007. (Congresso).

25.
O Cotidiano na Sala de Aula Universitária. 2007. (Oficina).

26.
15º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Gradução em Comunicação - COMPOS. 2006. (Congresso).

27.
III Seminário de Formação Continuada Torricelli. 2006. (Seminário).

28.
A Arte da Guerra. 2005. (Simpósio).

29.
II Seminário de Formação Continuada Torricelli. 2005. (Seminário).

30.
Seu Dinheiro - Mauro Halfeld. 2005. (Simpósio).

31.
I Congresso de Formação Continuada Torricelli. 2004. (Seminário).

32.
I Seminário de Recursos Humanos. 2003. (Seminário).

33.
CONIP. SIPREV. 2002. (Congresso).

34.
CONIP. SIPREV. 2002. (Congresso).

35.
I Seminário de Previdência Municipal.SIPREV - Apresentação do Sistema Previdenciário. 2001. (Seminário).

36.
Curso Básico de requalificaçaõ Profissional.Informática II. 2000. (Oficina).

37.
Curso Básico de Requalificação Profissional.Informática I. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, F. P.. 7ª Jornada Empreendedora. 2017. (Outro).

2.
MORAES, F. P.. 6º Marketing Insights. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Miriam Tereza Maresi. Proposta de análise do pregão eletrônico na Fresenius Kabi do Brasil Ltda.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Silva Martins, at al. Fidelização em momentos de crise: Um estudo do setor alimenticio.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

2.
Carolina Abes Fratogianni, Karoline Keiko Peixoto Iraha, at. STARTUP: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

3.
Diego Ribeiro da Silva. Gerenciamento das Relações com os Clientes: Um diferencial competitivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

4.
Alessandra Suellen Leoni. Sustentabilidade: Um estudo de caso no Banco Mercantil do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

5.
Maria José da Silva Cruz e Monalisa Muniz Gonçalves. O uso da ferramenta SAP como fator estratégico na Indústria de Médio Porte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

6.
Pedro Manuel da Costa. O Uso Estratégico do Microsoft Office no Tratamento de Dados oriundos de Sistemas Integrados de Informação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

7.
MAriana dos Santos Gouveia. A Viabilidade da Implantação de uma Ferramenta de Gestão: Um Estudo de Caso na Industria Farmaceutica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

8.
Andréia C. Oliveira. O uso da Ferramenta BSC no processo de planejamento estratégico: Um estudo de caso no setor de compras.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

9.
Claudia Luiza Moreira. A percepção do Uso do CRM: Um estudo de caso na empresa Traumédica Instrumentais e Implantes Ltda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

10.
Daniele Rodrigues Rampasio. A substituição da madeira de lei pela madeira de reflorestamento: Um estudo de caso de uma pequena empresa do ramo de madeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

11.
Alexandra Cristina Galvão. O capital humano visto como vantagem competitiva: Um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

12.
Fabiana Bastos Galvão. Gestão de contrato no controle de riscos da terceirização em uma empresa do ramo de auto peças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

13.
Diego Tolentino da Silva Julho. Camelôs em busca da legalidade: Um estudo na Região Metropolitana de Campinas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitana de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.

14.
José Rodrigo Miliatto. Uso da ferramenta ERP para a gestão de compras: Um estudo de viabilidade de implantação na Metrocamp. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Metropolitanas de Campinas. Orientador: Fernando Pedro de Moraes.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARAUJO, C. V. P. ; BARBOSA, C. A. P. ; MEDEIROS, C. B. T. ; MORAES, F. P. . Inteligencia de Negócios. In: Christian B. Tavares de Medeiros; Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo; Conceição Ap. Barbosa;. (Org.). Inteligencia de Negócios. 1/1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2015, v. 1, p. 277-365.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, F. P.; FONTELES, H. A. . Do Teleduc, Moodle ao Sakai: Novas Possibilidades de Interação no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MORAES, F. P.. TI e o Mundo Atual: Uma Abordagem Gerencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MORAES, F. P.; MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini . Guia de Estudos : Curso Superior de Tecnologia, eixo comum da área de Gestão de Negócios: Módulo 2 - Inteligência de Negócios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos EAD).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUSTEIN, J. ; MORAES, F. P. . Educação para a Sustentabilidade. 2014; Tema: Educação para a Sustentabilidade. (Site).



Outras informações relevantes


Fui monitor da Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista, durante 3 anos. Período de 01/1998 a 12/2000



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:55:23