Evandro Bastos Sathler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2364878376996499
  • Última atualização do currículo em 12/01/2017


Terra Brasilis Ecoturismo: consultor. Atua na operação de atividades de cicloturismo e desenvolvimento de projetos como a Rota Charles Darwin (Rio - Búzios) (Nov/2014 ao presente). Secretaria Municipal do Ambiente de Maricá - RJ: subsecretário de biodiversidade. Atuou nas questões jurídicas ambientais, em particular a gestão da biodiversidade (cinco unidades de conservação = mais de 12 mil hectares), além do Plano de Manejo, licenciamento e fiscalização ambiental. Coordenou a implantação do Projeto Maricá + Verde, atuando nas escolas municipais e rurais com atividades de educação ambiental. Elaborou projetos de lei, decretos, portarias, bem como assessora a rotina de processos administrativos e outras demandas específicas de gestão ambiental (Fev/2013 a Nov/2014). Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - campus Diamantina: professor substituto na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em Geografia (2011 e 2012): disciplinas ministradas = Avaliação de Impacto Ambiental, Educação Ambiental e Meio Ambiente e Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas - campus Serro ? MG: professor substituto no curso de Direito (2011): disciplinas ministradas = Direito Administrativo I e II. Universidade Severino Sombra ? USS - (campus Maricá): professor licenciado do curso de Gestão Ambiental (2010): disciplinas ministradas = Política e Legislação Ambiental, Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas, Gerenciamento Costeiro e Floresta Urbana. Centro Universitário de Barra Mansa - UBM ? (campus Barra Mansa ? RJ) Professor no curso de Pós Graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental (2009 e 2010): disciplinas ministradas = Legislação Federal. Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) - Superintendência de Biodiversidade = Coordenador de Áreas Protegidas: responsável pela instituição do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais - PROUC (2009 a 2010). Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro (hoje Instituto Estadual do Ambiente - INEA) ? Diretoria de Conservação da Natureza: atuou como Analista de Projetos Especiais (2007 a 2009). Advogado = consultor em direito socioambiental. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense em 2010 (linha de pesquisa = ordenamento territorial e ambiental). Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense em 2005; Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira em 1998; Ganhador do Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, concedido pelo CREA-RJ em 2011. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil ? OAB - Seccional RJ Membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evandro Bastos Sathler
Nome em citações bibliográficas
SATHLER, E. B.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os espaços de incerteza, a desterritorialização subjetiva e o pacto da conservação: perspectivas de uma geografia socioambiental das áreas naturais protegidas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Renato Vallejo.
Palavras-chave: Unidade de Conservação; áreas protegidas; desterritorialização.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
2003 - 2005
Mestrado em Sociologia e Direito.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Conselhos de Unidades de Conservação: entre o consultivismo e o deliberalismo na gestão participativa de áreas naturais protegidas.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Wilson Madeira Filho.
Palavras-chave: advocacia ambiental; gestão participativa; meio ambiente; Unidade de Conservação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
1993 - 1998
Graduação em Direito.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
1982 interrompida
Graduação interrompida em 1983 em Psicologia.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Ano de interrupção: 1983




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Técnica Legislativa e Gestão Pública. (Carga horária: 15h).
Município de Maricá - RJ, PMM, Brasil.
1991 - 1991
Guia de Turismo. (Carga horária: 120h).
Centro Integrado de Estudos de Turismo e Hotelaria, CIETH, Brasil.
1988 - 1988
Piloto Privado. (Carga horária: 53h).
Aero Clube do Estado de Minas Gerais, ACEMG, Brasil.
1984 - 1984
Gemologia. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1981 - 1981
Cerâmica ornamental. (Carga horária: 60h).
Boulder County - Colorado - USA, BOULDER COUNTY, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal do Ambiente de Maricá - RJ, SMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40


Tulane University (Law School) / Fundação Getulio Vargas (Direito Rio), TU / FGV, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: palestrante
Outras informações
Palestrra em inglês no curso Summer Study in Law and Sustainable Development


Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, SEA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programa, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenou o Programa de Apoio à Criação de Unidades de Conservação Municipais - PROUC. Ao longo desta atuação mais de trinta municípios fluminenses aderiram ao programa, tendo sido criados mais de 14 mil hectares em Unidades de Proteção Integral e mais de 33 mil hectares em Unidades de Uso Sustentável. Além da criação, o PROUC assessorou a institucionalização de mais de 152 mil hectares de UC existentes, mas pendentes de algum procedimento de regularização. Além do ProUC coordenou o Grupo de Trabalho de Regulamentação do Código Florestal no âmbito do Rio de Janeiro;


Advocacia Socioambiental (profissional liberal), ADVOCACIA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Profissional liberal advogado, Enquadramento Funcional: profissional liberal
Outras informações
Advogado ambientalista militante: patrono da Ação Civil Pública que tramitou na 6ª Vara Cível da Comarca de Niterói pugnando a implantação definitiva do Parque Estadual da Serra da Tiririca, sendo autor a ONG ambientalista Núcleo de Estudos Ambientais Protetores da Floresta; assessorou a empresa Serra dos Tucanos Ecoturismo Ltda. (Cachoeiras de Macacu ? RJ) na implantação de um projeto de observação de pássaros; assessor jurídico voluntário da ONG FUNIVALE (Associação pró-Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha) e da ONG Núcleo de Estudos Ambientais Protetores da Floresta; Atua em vários processos de usucapião e direito das coisas, em geral; além de outros processos em varas cíveis, família, Juizados Especiais etc.


The Quest ? Ecotourism & Adventure, THE QUEST, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Diretor de marketing da THE QUEST ? Ecotourism & Adventure, formalmente Machado Turismo e Viagens Ltda. desde 1994 quando ingressou na empresa adquirindo 25% de participação. A empresa é especializada em ecoturismo e aventura, dedicando-se exclusivamente ao mercado receptivo internacional, sobretudo o mercado europeu e em especial o mercado alemão. Amazônia, Pantanal (norte e sul), Minas Gerais e Bahia são as áreas de especialização. Desenvolveu vários roteiros que visitam áreas de produção mineral no Vale do Jequitinhonha. Participação em várias feiras, seminários e congressos do trade turístico (BNTMs Maceió ? 95; João Pessoa ? 96; São Luis ? 2000; Bienal de Ecoturismo de Canela ? RS ? 1995; World Ecotour ? 1998, ABAV - 2000; BRITE 2002; além de atender convites para palestras na Universidade Estácio de Sá; Prefeitura de Angra dos Reis; XVIII Jornada Fluminense de Botânica ? UFF ? 1998; Universidade Salgado de Oliveira ? 1998. Além de desenvolver produtos, estratégias de operação e venda no mercado, a empresa foi a primeira operadora deste segmento presente com um sítio na internet, em 1995 = ww.iis.com.br/~thequest Entre as operações de maior destaque encontram-se o grupo do Deputado alemão Johanes Gerlach - 1998; a ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos, Sandra Day O?Connor ? 1998; além de multinacionais como a Tarket e KPMG.


Agente de Comércio Exterior, AGENTE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2010
Vínculo: Profissional liberal agente, Enquadramento Funcional: profissional liberal autônomo
Outras informações
Foi agente de comércio exterior no Brasil para a GeoCentral, dos Estados Unidos, empresa inicialmente sediada em Napa (California) posteriormente mudando-se para Mason (Ohio). A empresa atua no segmento de importação de minerais em bruto e manufaturados para a industria de souvernirs e kits educacionais nos EUA. Sua função como agente era coordenar os pedidos junto a fornecedores no Rio Grande do Sul, Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha) e Rio de Janeiro, além de assessorar o desenvolvimento de novos produtos, acompanhado a produção, seleção, embalagem e embarque das mercadorias, entre outros trâmites pertinentes ao comércio exterior.


Equinox Tours Turismo e Viagens Ltda., EQUINOX TOURS, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: consultor autônomo
Outras informações
Colaborou com a agencia de viagens Equinox Tours , Niterói ? RJ, no desenvolvimento de um departamento receptivo. Nesta ocasião realizou viagem de inspeção à Alemanha e Áustria.


Rainbow Exportação Ltda., REL, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1991
Vínculo: Diretor Presidente, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente
Outras informações
Fundador da Rainbow Exportação Ltda. (70% de participação) em 1984. A empresa operou na exportação de minerais, em especial o cristal de quartzo, para os Estados Unidos. Em 1986 iniciou a joint ventures CRYSTAL VENTURES, em associação com a Thomas Warton Imports, da Califórnia ? EUA. Em 1991 encerrou as atividades da empresa. Nestes anos de atuação a joint venture participou das feiras internacionais de Tucson ? Arizona ? 6/87/88/89/90/91; Crystal Congress ? Santa Mônica ? Califórnia ? 86/87; Denver Mineral Show ? Denver ? Colorado ? 88/89.


Guia de Turismo - autônomo, GUIA, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: autônomo
Outras informações
Atua como guia de turismo (Cadastramento junto à EMBRATUR obtido em 1991 sob o nº 19.007424.96). Idioma inglês. Nesta atuação além das atividades locais (Rio de Janeiro), especializou-se na condução de visitantes a áreas de garimpo e produção mineral, sobretudo no vale do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais, além de outras áreas de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.


Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professos Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionou em 2011-2 as disciplinas: Meio Ambiente e Sociedade e Avaliação de Impacto Ambiental; em 2012-1: Avaliação de Impacto Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade e Educação Ambiental; em 2012-2: Avaliação de Impacto Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade e Educação Ambiental


Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: clt, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Professor no Curso de Gestão Ambiental da Universidade Severino Sombra (campus Maricá ? RJ), ministrando nos dois semestres de 2010 as disciplinas: Política e Legislação Ambiental, Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas, Floresta Urbana e Gerenciamento Costeiro.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
professor de direito administrativo I e II


CENTRO INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO, CIRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Analista de Projetos Especiais, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Especiais, Carga horária: 40
Outras informações
ANALISTA DE PROJETOS ESPECIAIS JULHO DE 2007 A DEZEMBRO DE 2008: Atuou na Fundação Instituto Estadual de Florestas (hoje Instituto Estadual do Ambiente - INEA), no convênio da Secretaria de Estado do Ambiente com FIRJAN, assessorando a diretoria de conservação da natureza na administração das áreas naturais protegidas sob a administração do Estado do Rio de Janeiro. Nesta função desempenhou: visitas a várias unidades de conservação de proteção integral; participou de inúmeros eventos oficiais; ministrou palestras em cursos de capacitação do batalhão florestal e do corpos de bombeiros; elaborou pareceres em processos administrativos, portarias, minutas de decretos, projetos de lei etc. elaborou o projeto "Caminho Darwin" no âmbito do Parque Estadual da Serra da Tiririca e coordenou a execução da primeira fase do projeto; mediou consultas públicas para criação de unidade de conservação. JANEIRO A JULHO DE 2009: Atuou na Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente, em atividades análogas à atuação no INEA. Coordena o Programa de Apoio à criação de Unidades de Conservação Municipais - PROUC.;


Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Disciplina de Legislação Ambiental Federal, Carga horária: 32
Outras informações
Ministrou a disciplina de Legislação Federal no Curso de Pós Graduação em Licenciamento e gestão ambiental, com carga horária de 32 horas

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Disciplina de legislação ambiental, Carga horária: 32


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: professor voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou como professor(voluntário, sob coordenação do Prof. Wilson Madeira Filho, as disciplinas de: Metodologia Jurídica (primeiro semestre de 2004); e Introdução à Pesquisa Jurídica (segundo semestre de 2004).



Projetos de extensão


2011 - Atual
PIBID Geografia - CAPES
Descrição: O PIBID Geografia e um projeto que estimula a interação entre a universidade com a realidade da educação local. As atividades serão desenvolvidas em 3 escolas, com o apoio de 15 alunos bolsistas de graduação que estarão envolvidos no projeto por 2 anos. Ainda, o projeto oferece 3 bolsas para professores de geografia do ensino médio das escolas estaduais envolvidas. Objetivos Gerais: melhoria das praticas pedagógicas nas escolas, produção de material didático que valorize os aspectos regionais, melhor formação dos alunos da licenciatura em Geografia, entre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (15) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Socioambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, CREA - Rio de Janeiro.
2008
Certificado de Reconhecimento, Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói - CCRON.
1998
Honra ao Mérito - trabalho de conclusão de curso "Área de Proteção Ambiental" - APA, OAB - 16ª Subseção - Niterói.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SATHLER, E. B.2005SATHLER, E. B.; MADEIRA FILHO, W. . Texto base da Conferência regional das cidades do eixo leste metropolitano do Estado do Rio de Janeiro.. Confluências ? Revista interdisciplinar de Sociologia e Direito., Niterói - RJ, 2005.

2.
BARROS, A. A. M.2004BARROS, A. A. M. ; PONTES, J.A.L. ; D.S, Pimentel ; CONCEICAO, M. C. F. ; SATHLER, E. B. . Argumentos legais, ambientais e sociais para a conservação:. Interagir (UERJ), v. 1, p. 001, 2004.

3.
SATHLER, E. B.2003 SATHLER, E. B.; CONCEICAO, M. C. F. . As águas no direito de vizinhança: breve abordagem do artigo 1.291 do Novo Código Civil sob a ótica do direito ambiental. Anais do 7° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, São Paulo, v. 01, 2003.

4.
SATHLER, E. B.2003SATHLER, E. B.; BARROS, A. A. M. ; CONCEICAO, M. C. F. ; PONTES, J.A.L. . Aspectos ambientais e legais da conservação do Córrego dos Colibris no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Anais do II Simpósio de Áreas Protegidas, Pelotas - RS, 2003.

5.
SATHLER, E. B.2002 SATHLER, E. B.; BARROS, A. A. M. ; CONCEICAO, M. C. F. . Implantação de Unidade de Conservação Postulada em Juízo Via Ação Civil Pública: o caso do Parque Estadual da Serra da Tiririca.. Anais do III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Fortaleza, v. 02, 2002.

6.
SATHLER, E. B.2000SATHLER, E. B.. Expedition Spix & Martius ? July 1999 ? Ouro Preto ? Diamantina?. Anais do II International Congress & Exhibition on Ecotourism ? Salvador ? BA ? Abril 2000, Bahia, v. 01, 2000.

7.
SATHLER, E. B.2000SATHLER, E. B.. Considerações sobre o turismo rural no Projeto Expedição Spix & Martius ? PESM. Anais do II Congresso Brasileiro de Turismo Rural, Piracicaba, v. 01, 2000.

8.
SATHLER, E. B.2000 SATHLER, E. B.; BARROS, A. A. M. ; CONCEICAO, M. C. F. . Breves comentários à Lei 9.985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação ? SNUC. Anais do II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Campo Grande - MT, v. 03, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SATHLER, E. B.. Tropeiros & Outros Viajantes. 2. ed. Niterói: PPGSD, 2003. v. 1. 370p .

Capítulos de livros publicados
1.
SATHLER, E. B.. Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Rio de Janeiro: conflitos e perspectivas na consolidação do território protegido. In: Maria Collares Felipe da Conceição. (Org.). O direito ambiental: desafios e soluções. 1ed.Rio de Janeiro: Móbile, 2011, v. 1, p. 125-141.

2.
SATHLER, E. B.; MENDONCA, L. M. V. M. . Caminho Darwin: breves considerações sobre o fomento da atividade turística como mecanismo de incremento da visibilidade do Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ). In: Maria Laetitia Corrêa; Solange Maria Pimenta; Jorge Renato Lacerda Arndt. (Org.). Turismo, sustentabilidade e meio ambiente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 209-235.

3.
SATHLER, E. B.. Elementos de uma geografia socioambiental das áreas naturais protegidas. In: Maria Collares Felipe da Conceição. (Org.). Vinte anos da Constituição Federal: trajetória do direito ambiental. Rio de Janeiro: EMERJ, 2008, v. 1, p. 87-121.

4.
SATHLER, E. B.. Elementos de uma geografia socioambiental das áreas naturais protegidas. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin; MACHADO, Paulo Afonso Leme. (Org.). Revista de Direitos Difusos: interesses difusos: temas polêmicos (IV). 1ed.São Paulo: IBAP, 2008, v. 1, p. 43-71.

5.
SATHLER, E. B.. Fiscalização Ambiental. In: Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. (Org.). Manual de Gestão Ambiental Compartilhada no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: AEMERJ, 2008, v. , p. 75-76.

6.
SATHLER, E. B.. Funivale eine Universität frei, experimentell und für die Gemeinschaft im Tal des Jequitinhonha - Minas Gerais und Bahia Brasilien. In: SCHMEITZNER, Mike; WIEDEMANN, Heinrich. (Org.). Mut zur Freiheit. Ein Leben voller Projekte. Festschrift zum 80. Geburtstag von Wolfgang Marcus.. Hamburg - Berlin: LIT Verlag, 2007, v. , p. 375-380.

7.
SATHLER, E. B.; CONCEICAO, M. C. F. . O Sistema Nacional de Unidades de Conservação ? SNUC: uma análise inspirada na Teoria Geral dos Sistemas.. In: Universo. (Org.). Estudos Jurídicos. : , 2004, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SATHLER, E. B.. GArimpo e Candeia 2ª parte. Jornal Serro Hoje, Serro - MG, 01 fev. 1998.

2.
SATHLER, E. B.. Garimpo e Candeia - 1ª parte. Jornal Serro Hoje, Serro - MG, 01 jan. 1998.

3.
SATHLER, E. B.. Ecoturismo no Serro. Jornal Serro Hoje, Serro - MG, 01 dez. 1997.

4.
SATHLER, E. B.. Idéia de criação da Área de Proteção Ambiental - APA da Serra do Raio. Jornal Serro Hoje, Serro - MG, 01 nov. 1997.

5.
SATHLER, E. B.. Serro - MG: Patrimônio Ambiental. Jornal Serro Hoje, Serro - MG, 01 set. 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SATHLER, E. B.. A desterritorialização subjetiva e o pacto da conservação na perspectiva de uma geografia socioambiental. In: III Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social - III SAPIS, 2007, Teresópolis - RJ. Áreas Protegidas e Inclusão Social. Rio de Janeiro: Rodrigo Medeiros & Marta de Azevedo Irving, 2007. v. 3. p. 177-179.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SATHLER, E. B.. Os espaços de incerteza, a desterritorialização subjetiva e o pacto da conservação: perspectivas de uma geografia socioambiental das áreas naturais protegidas. In: Premio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, 2011, Rio de Janeiro. Anais de Trabalhos Premiados. Rio de Janeiro: CREA-RJ, 2011. v. 1. p. 167-168.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SATHLER, E. B.1999 SATHLER, E. B.. Área de Proteção Ambiental ? APA. Revista de Estudos Jurídicos ? UNIVERSO ? Niterói ? RJ - 1999, Niterói - RJ, v. 01, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SATHLER, E. B.. Políticas de Conservação: legislação em Unidades de Conservação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SATHLER, E. B.. A ampliação dos espaços formalmente protegidos no Estado do Rio de Janeiro: perspectivas do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais ? ProUC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SATHLER, E. B.. Populações residentes em unidades de conservação de proteção integral: a competência da lei (RJ) 2.393/95 para além do sistema nacional de unidades de conservação - snuc. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SATHLER, E. B.. A "desterritorialização subjetiva" e o "pacto da conseervação" na perspectiva de uma geografia socioambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SATHLER, E. B.. A Área de Proteção Ambiental ? APA das Águas Vertentes e a população do Alto Jequitinhonha ? MG: considerações para uma geografia cultural do diamante. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SATHLER, E. B.; CONCEICAO, M. C. F. ; MENDONCA, L. M. V. M. . Populações sitiadas entre o rural, o urbano e o ambiental: o caso da Fazenda do Engenho do Mato (Niterói ? RJ) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SATHLER, E. B.. POPULAÇÃO TRADICIONAL EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL: ENTRE A HIERARQUIA DA NORMA GERAL E A COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE 2012 (Artigo).

2.
SATHLER, E. B.. A Ampliação dos Espaços Formalmente Protegidos no Estado do Rio de Janeiro: Perspectivas do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais ? ProUC 2011 (Artigo).

3.
SATHLER, E. B.. SÍNTESE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2009 (Artigo).

4.
SATHLER, E. B.. ENTRE DIAMANTES E ÁGUAS VERTENTES: O TERRITÓRIO DO HOMO GARIMPEIRUS 2007 (Proposta de projeto).

5.
SATHLER, E. B.. AÇÃO POPULAR EM FACE DO PLANO URBANÍSTICO DA REGIÃO OCEÂNICA: SUSTENTAÇÃO NA TRIBUNA 2006 (Sustentação na Tribuna do TJRJ).

6.
SATHLER, E. B.. Conselhos de Unidades de Conservação: Entre o consultivismo e o deliberalismo na gestão participativa de áreas naturais protegidas 2005 (Dissertação de Mestrado).

7.
SATHLER, E. B.. DISCURSO DO DESAGRAVO ? OAB - 28-04-05 2005 (Discurso).

8.
SATHLER, E. B.. Indivíduo e Sociedade: Representações e instituições. 2004 (Monografia).

9.
SATHLER, E. B.. O PODER DA REPRODUÇÃO 2004 (Monografia).

10.
SATHLER, E. B.. GLOBOlização: IDENTIDADE e SUCESSO. TUDO A VER! 2004 (Monografia).

11.
SATHLER, E. B.. DA SOJA TRANSGÊNICA AO HOMO SAPIENS GENETICAMENTE MODIFICADO: UMA NOVA TEORIA DO DIREITO? 2004 (Monografia).

12.
SATHLER, E. B.. Anthony Giddens e As Conseqüências da Modernidade: uma leitura ambientalista. 2004 (Monografia).

13.
SATHLER, E. B.. SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC (LEI 9.985/00): QUADRO DE USO, OBJETIVOS E RESTRIÇÕES 2003 (Quadro de uso, objetivos e restrições).

14.
SATHLER, E. B.. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC: uma análise inspirada na Teoria Geral dos Sistemas de Ludwig von Bertalanffy. 2003 (Monografia).

15.
SATHLER, E. B.. NITERÓI: República Tupiniquim dos Plínios Constituídos 2002 (Artigo).

16.
SATHLER, E. B.. Presença Humana em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Parque Estadual da Serra da Tiririca: Estudo de Caso. projeto de Pesquisa. 2002 (Proposta de projeto).

17.
SATHLER, E. B.. EXAME NACIONAL DE CURSOS - PROVÃO 2002 (Artigo).

18.
SATHLER, E. B.. A FAB E OS CAÇADORES DE MIDIA 2001 (Artigo).

19.
SATHLER, E. B.. Ação Civil Pública 2001 (Petição inicial de uma Ação Civil Pública Ambiental).

20.
SATHLER, E. B.. Dez anos de Parque Estadual da Serra da Tiririca (PEST): O que temos a comemorar? 2001 (Artigo).

21.
SATHLER, E. B.. ?Xuri?: Ascensão e queda de um excluído no país da hipocrisia 2001 (Artigo).

22.
SATHLER, E. B.. PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL (PRA) DO ALTO JEQUITINHONHA: ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA DAS ÁGUAS VERTENTES 2000 (Proposta de projeto).

23.
SATHLER, E. B.. S.O.S. NITERÓI: O PREFEITO JORGE ROBERTO SILVEIRA E VEREADORES, UNIDOS AO CAPITAL IMOBILIÁRIO, INSTALARAM UM NOVO MODELO DE DITADURA NA CIDADE. 2000 (Artigo).

24.
SATHLER, E. B.. PROJETO RÁDIO COMUNITÁRIA DO ALTO JEQUITINHONHA 2000 (Proposta de projeto).

25.
SATHLER, E. B.. Reeleição 1998 (Artigo).

26.
SATHLER, E. B.. ATIVIDADE ECOTURÍSTICA NA ÁREA DENOMINADA ?CÓRREGO DOS COLIBRIS?, SITUADA NOS LIMITES DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA ? P.E.S.T. - R.J. 1997 (Parecer).

27.
SATHLER, E. B.. CONSELHO FEDERAL DE ENTORPECENTES - CONFEN 1997 (Artigo).

28.
SATHLER, E. B.. CRISTAIS - UMA VIAGEM PELO BRASIL 1997 (Artigo).

29.
SATHLER, E. B.. GARIMPO & CANDEIA 1997 (Artigo).

30.
SATHLER, E. B.. ILHA GRANDE FICA "PEQUENA" NO VERÃO 1997 (Artigo).

31.
SATHLER, E. B.. José Rainha 1997 (Artigo).

32.
SATHLER, E. B.. Juros 1997 (Artigo).

33.
SATHLER, E. B.. MOVIMENTO DOS SEM TERRA - M.S.T. 1997 (Artigo).

34.
SATHLER, E. B.. GEN. NILTON CRUZ x ONG'S 1997 (Artigo).

35.
SATHLER, E. B.. Idéia de criação da Área de Proteção Ambiental - A.P.A. DA SERRA DO RAIO 1997 (Artigo).

36.
SATHLER, E. B.. SERRO - M.G.: PATRIMÔNIO AMBIENTAL 1997 (Artigo).

37.
SATHLER, E. B.. Feto Flutuante 1996 (Poema).

38.
SATHLER, E. B.. Guerreiro das levas 1996 (Poema).

39.
SATHLER, E. B.. S.O.S. RIO JEQUITINHONHA "Máfia da Candeia" 1996 (Artigo).

40.
SATHLER, E. B.. NOITE DE TANTAS LUAS 1996 (Poema).

41.
SATHLER, E. B.. PENTELHOS INCENDIADOS 1996 (Poema).

42.
SATHLER, E. B.. ECOTURISMO E A INTERNET 1995 (Artigo).

43.
SATHLER, E. B.. CAMPO & MAR II 1992 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SATHLER, E. B.; Daizy Valmorbida Stepansky . Diagnóstico Organizacional dos Atores Nas Áreas de Proteção Ambiental do Morro do Leme e Arredores e dos Morros da Babilônia e de São João. 2004.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SATHLER, E. B.. Sistema de Unidades de Conservação - SNUC. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SATHLER, E. B.. Curso de Língua Portuguesa: Ecoturismo e Cultura no Alto Vale do Jequitinhonha/MG Brasil - UFVJM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SATHLER, E. B.. Manual de Aplicação da Lei RJ 3467/00 - Lei das Infrações Administrativas Ambientais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual (mimeo)).

4.
SATHLER, E. B.. advocacia ambiental. 2003. (sitio na internet).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SATHLER, E. B.; HOLZER, W.; SILVA, F. F. O. E.. Participação em banca de Rovane Domingues. Conflitos e injustiça ambiental: (RE) Avaliação da Legislação Referente à Área de Proteção Ambiental de Maricá - RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SATHLER, E. B.; MADEIRA FILHO, W.; MIRANDA, N.. Participação em banca de Alexandre Alberto Berno. A legitimação ad processum dos indios em face do não atendimento dos direitos indígenas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação lato sensu em Direito Proce) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SATHLER, E. B.; MADEIRA FILHO, W.; MIRANDA, N.. Participação em banca de Telma Maria Santos. A origem educacional do aluno como principal fator de discrimen e os princípios da isonomia e da proporcionalidade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação lato sensu em Direito Proce) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Piuzzana; Claudio Marinho; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Evani Lopes Silva.Educação Ambiental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
SATHLER, E. B.; Marcelino Morais; Danielle Piuzzana. Participação em banca de Fabrício Antonio Lopes e Alcione Rodrigues Milagres.VIAJANTES E NATURALISTAS DO SÉCULO XIX: A Reconstrução do Antigo Distrito Diamantino na Literatura de Viagem.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
Roberto Bidegain Primo; LIMA, A. L. D. B; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Thaís Guedes Ferreira.Conservação da bacia do rio Silvado (Maricá/RJ): da necessidade do aumento da quantidade e da qualidade da água.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

4.
Roberto Bidegain Primo; LIMA, A. L. D. B; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Aldair da Silva Ramos.Loteamentos com crescimento desordenado, com crescimento regular e propostas para lotear com menos impacto em Maricá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

5.
Roberto Bidegain Primo; LIMA, A. L. D. B; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Jonilson José da Silva.Os riscos de contaminação por coliformes fecais em poços artesianos domésticos em Inoã, terceiro distrito de Maricá, estado do Rio de Janeiro.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

6.
LIMA, A. L. D. B; SATHLER, E. B.; Luiza Rodrigues de Oliveira. Participação em banca de Gutierryz Cardoso Viana.Pesca Predatória. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

7.
Roberto Bidegain Primo; LIMA, A. L. D. B; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Emerson Jefferson Serafim Silva.A Problemática das Enchentes: o drama das águas que não fluem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

8.
LIMA, A. L. D. B; Luiza Rodrigues de Oliveira; SATHLER, E. B.. Participação em banca de Mariana de Souza Nogueira.A Educação Ambiental na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

9.
Roberto Bidegain Primo; SATHLER, E. B.; Ana Luiza Bastos Dias. Participação em banca de FÁTIMA REGINA CARVALHO.TURISMO SUSTENTÁVEL: NECESSIDADES E REALIDADES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

10.
Roberto Bidegain Primo; SATHLER, E. B.; B.N.LIMA, F. E.. Participação em banca de FERNANDA SANTANA PENA.IMPACTOS DO COMPERJ NO MUNICIPIO DE MARICÁ/RJ. COMPARATIVOS COM A CIDADE DE MACAÉ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

11.
Ana Luiza Bastos Dias; SATHLER, E. B.; OLIVEIRA, L.. Participação em banca de GUTIERRYZ CARDOSO VIANA.PESCA PREDATÓRIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

12.
Ana Luiza Bastos Dias; SATHLER, E. B.; Roberto Bidegain Primo. Participação em banca de ISABELA GASPAR NEVES.CAUSAS E IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PECUÁRIA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Severino Sombra.

13.
SATHLER, E. B.; Ana Luiza Bastos Dias; Roberto Bidegain Primo. Participação em banca de JONILSON JOSÉ DA SILVA.OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO POR COLIFORMES FECAIS EM POÇOS ARTESIANOS DOMÉSTICOS EM INOÃ, TERCEIRO DISTRITO DE MARICÁ-RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

14.
SATHLER, E. B.; Roberto Bidegain Primo; Ana Luiza Bastos Dias. Participação em banca de MARCUS VINICIUS CAMPUS SAMPAIO.CAUSAS E IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS QUEIMADAS E O DESMATAMENTO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

15.
SATHLER, E. B.; Roberto Bidegain Primo; Ana Luiza Bastos Dias. Participação em banca de PATRICIA TEIXEIRA SIQUEIRA.RIO BURICHE: UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

16.
Ana Luiza Bastos Dias; SATHLER, E. B.; Roberto Bidegain Primo. Participação em banca de VALDECIR COSTA AS SILVA.SANEAMENTO BÁSICO AO ALCANCE DE TODOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.

17.
Ana Luiza Bastos Dias; Roberto Bidegain Primo; SATHLER, E. B.. Participação em banca de RENATO PEREIRA DA CONCEIÇÃO.IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA E ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NO DISTRITO DE ITAIPUAÇU - RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Cientifico do Parque Estadual da Serra da Tiririca.Importancia e desafios na gestão de um parque urbano. 2014. (Encontro).

2.
Seminário "Desafios para o turismo nos parques do Rio de Janeiro". 2013. (Seminário).

3.
Curso de Lingua Portuguesas: Ecoturismo e Cultura no Alto Vale do Jequitinhonha.Coordenação de atividades no Parque Biribiri, Garimpo Real, Distrito de Extração e Gruta do Salitre. 2012. (Outra).

4.
I Seminário da Pesquisa Científica do Parque Estadual do Biribiri. 2012. (Seminário).

5.
Sistema de Unidade de Conservação.ministrou curso de extensão. 2012. (Outra).

6.
Festival de História - fHist. 2011. (Outra).

7.
I Encontro de Cultura das Comunidades Tradicionais de Diamantina: identidade, direitos e território.As economias tradicionais e o desafio da sustentabilidade. 2011. (Encontro).

8.
I Encontro de Estudantes de Pós Graduação em Geografia da UFF.A ampliação dos espaços formalmente protegidos no Estado do Rio de Janeiro: perspectivas do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais ? ProUC. 2011. (Encontro).

9.
III Semana de Humanidades.A mineração do Ouro em Paracatu (MG). 2011. (Seminário).

10.
III Semana de Humanidades.Planejamento, criação e gestão de Unidades de Conservação Municipais. 2011. (Oficina).

11.
III Semana de Humanidades - O Ensino da Geografia e produção de mapas através do software GPS Track Maker. 2011. (Outra).

12.
I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Áreas Naturais Protegidas. 2011. (Oficina).

13.
Mini Curso Patrimônio Cultural: como e porque preservar. 2011. (Outra).

14.
Oficina de Iniciação à Encadernação. 2011. (Oficina).

15.
I Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos.Síntese Fundiária do Parque Estadual dos Três Picos - PETP. 2010. (Encontro).

16.
II Curso de Técnicas de Fiscalização Ambiental para Policiais Militares do Batalhão Florestal..Manual de Fiscalização e Aplicação da Lei 3467/00. 2010. (Encontro).

17.
I Oficina de Capacitação Tecnica para Criação, Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação.Avaliação, Criação, Planejamento e Gestão = módulos. 2010. (Oficina).

18.
I Oficina de Capacitação Tecnica para Criação, Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação.Avaliação, Criação, Planejamento e Gestão = módulos. 2010. (Oficina).

19.
I Oficina de Capacitação Tecnica para Criação, Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação.Avaliação, Criação, Planejamento e Gestão = módulos. 2010. (Oficina).

20.
I Oficina de Capacitação Tecnica para Criação, Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação.Bloco 2 e 3 = Criação e gestão de UC. 2010. (Oficina).

21.
Seminário "Dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC): Lições do Passado, Realizações Presentes e Perspectivas para o Futuro". 2010. (Seminário).

22.
Concurso Caminho Darwin.Coordenação do concurso. 2009. (Outra).

23.
Concurso Caminho Darwin - Escola de Arquitetura e Urbanismo / UFF.Pórticos Caminho Darwin. 2009. (Outra).

24.
Estratégias Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e para a Criação de Unidades de Conservação.Programa de Apoio à Criação de Unidades de Conservação Municipais. 2009. (Outra).

25.
I Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca.A questão fundiária e suas consequências na gestão de UCs. 2009. (Encontro).

26.
12º Congresso Internacional de Direito Ambiental. Populações Residentes em Unidades de Conservação de Proteção Integral: a competência da Lei (RJ) 2.393/95 para além do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC. 2008. (Congresso).

27.
3º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental. 2008. (Congresso).

28.
I Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca.Impasse Jurídico, Inviabilidade Técnica ou Indeterminação Política: Breve Histórico sobre a Institucionalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2008. (Encontro).

29.
I Seminário de Regularização Fundiária em Unidade de Conservação de Proteção Integral. 2008. (Seminário).

30.
1ª Oficina para Capacitação de Gestores de UC para Consolidação dos Conselhos de Gestão.A Gestão Participativa Através do Conselho Consultivo nas UCs. 2007. (Oficina).

31.
Curso de Técnicas de Fiscalização Ambiental.Infrações Administrativas Ambientais. 2007. (Outra).

32.
II Seminário Áreas Protegidas e Inclusão Social.Populações Sitiadas enter o rural, o urbando e o ambiental: o caso da Fazenda do Engenho do Mato (Niterói/RJ) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2006. (Seminário).

33.
II Seminário Áreas Protegidas e Inclusão Social.A Àrea de Proteção Ambiental - APA das Águas Vertentes e a População do Alto Jequitinhonha - MG. 2006. (Seminário).

34.
Ecologia Aplicada do Curso de Ciências Biológicas.O Direito Ambiental como Instrumento de Cidadania. 2005. (Outra).

35.
7º Congresso Internacional de Direito Ambiental. As águas no direito de vizinhança: breve abordagem do artigo 1.291 do Novo Código Civil sob a ótica do direito ambiental. 2003. (Congresso).

36.
Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos Ambientais Protetores da Floresta.Ação Civil Pública como Instrumento Legal de Cidadania. 2003. (Encontro).

37.
Mestrado em Ciências Sociais e Jurídicas / UFF.Tropeiros e outros viajantes. 2003. (Outra).

38.
Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito.Tropeiros e outros viajantes. 2003. (Outra).

39.
Seminário Transdisciplinar em Sociologia e Direito. 2003. (Seminário).

40.
Seminário Transdisciplinar em Sociologia e Direito - PPGSD / UFF. 2003. (Seminário).

41.
VIII Semana de Biologia fa FFP / UERJ.O aproveitamento de unidades de conservação no ecoturismo. 2003. (Outra).

42.
6º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 2002. (Congresso).

43.
III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Implantação de Unidade de Conservação Postulada em Juízo Via Ação Civil Pública: o caso do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2002. (Congresso).

44.
Congresso Internacional de Direito Ambiental. 2001. (Congresso).

45.
28º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Exposição de Turismo. 2000. (Congresso).

46.
Brazil National Tourism Mart - BNTM. 2000. (Outra).

47.
II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Breves comentários à Lei 9.985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação ? SNUC. 2000. (Congresso).

48.
3º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1999. (Congresso).

49.
45º Tucson Gem & Mineral Show. 1999. (Outra).

50.
2º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1998. (Congresso).

51.
1º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1997. (Congresso).

52.
World Congress and Exhibition on Ecotourism. 1997. (Congresso).

53.
Brazil National Tourism Mart - BNTM. 1996. (Outra).

54.
Congresso de Direito Ambiental. 1996. (Congresso).

55.
Brazil National Tourism Mart - BNTM. 1995. (Outra).

56.
I Bienal de Ecoturismo de Canela. 1995. (Encontro).

57.
38º Tucson Gem & Mineral Show. 1992. (Outra).

58.
37º Tucson Gem & Mineral Show. 1991. (Outra).

59.
36º Tucson Gem & Mineral Show. 1990. (Outra).

60.
35º Tucson Gem & Mineral Show. 1989. (Outra).

61.
Crystal Congress. 1989. (Outra).

62.
Denver Mineral Show. 1989. (Outra).

63.
34º Tucson Gem & Mineral Show. 1988. (Outra).

64.
Crystal Congress. 1988. (Outra).

65.
Denver Mineral Show. 1988. (Outra).

66.
33º Tucson Gem & Mineral Show. 1987. (Outra).

67.
32º Tucson Gem & Mineral Show. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SATHLER, E. B.. Expedição Spix & Martius - Estrada Real 1999. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane Torres Cruz. As áreas de preservação permanente e a questão urbana: o caso do córrego Abelhas - Barra Mansa - RJ. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Licenciamento Ambiental) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

2.
Caroline Estigarribia Buss Macedo. Regulamento do Termo de Ajustamento de Conduta. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Licenciamento Ambiental) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

3.
Inácio Lino Pereira. Adequação das áreas de preservação permanente urbanas através da implantação de um plano específico de qualificação ambiental no município de Barra Mansa - RJ. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Licenciamento Ambiental) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANIELA GASPAR NEVES. RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL:BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM AINDA NOS CANTEIROSDE OBRAS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

2.
GABRIEL GILL ANDRADE MACHAX. RECICLA, REUTILIZAR, REPENSAR E REDUZIR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

3.
THAIS GUEDES FERREIRA. CONSERVAÇÃO DA BACIA DO RIO SILVADO (MARICÁ/RJ): DA NECESSIDADE DO AUMENTO DA QUANTIDADE E DA QUALIDADE DA ÁGUA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

4.
TIAGO DE PAULA DA SILVA. CRIAÇÃO DO REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE DAS SERRAS DE MARICÁ/RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

5.
EMERSON JEFFERSON S. SILVA. A PROBLEMÁTICA DAS ENCHENTES: O DRAMA DAS ÁGUAS QUE NÃO FLUEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.

6.
LUÍZA BARROSA BELEM. A EFICÁCIA DAS RPPN NA PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. ESTUDO DE CASO DA SERRA DO MATO-GROSSO II- SAQUAREMA-RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Evandro Bastos Sathler.



Outras informações relevantes


(1) 1988 ? Fundador e primeiro presidente da Associação de Moradores do Batatal ? AMOBA, povoado do distrito de Conselheiro Mata ? Diamantina ? MG;

(2) 1992 ? 1993 ? Vice-presidente; e de 1994 ? 1995 - diretor de meio ambiente da Associação dos Proprietários e Moradores de Itaocaia Valley ? APMIV, loteamento localizado em Itaipuaçú ? Maricá ? RJ;

(3) 1989 ? presente ? Membro ativo da FUNIVALE ? Associação Pró-Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha, com sede em São Gonçalo do Rio das Pedras ? Serro ? MG, desde sua fundação em 1989. A ONG vem buscando meios para implantar uma universidade livre, experimental e comunitária no Vale do Jequitinhonha. Foi por duas gestões Diretor de Relações Públicas; ocupou assento no Conselho Deliberativo e atualmente atua como assessor jurídico voluntário. Desenvolveu e mantem o sítio da entidade na internet
no endereço www.funivale.org.br desde sua implantação em 1995; Elaborou o Projeto Berço da
Flora além de elaborar e coordenar a execução do Projeto Expedição Spix & Martius - Ouro Preto - Diamantina, em 1999, que deflagrou o Projeto Estrada Real pelo governo de Minas Gerais.

(4) 1994 ? Associado fundador do SOS Salva Rádio ? Associação de Rádio Amadores de Itaipuaçú ? Maricá ? RJ;

(5) 1995 até 2008 ? membro da ONG Núcleo de Estudos Ambientais Protetores da Floresta.

(6) 1972 ? 1980 ? Participou do movimento escoteiro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo, tendo participado de inúmeras atividades nacionais e internacionais.

(7) Países visitados: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Guatemala, Belize, México, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suíça, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Espanha, Portugal, Malta, Grécia, Croácia, República Tcheca.

(8) Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela, caminhando de Leon a Compostela, totalizando 320 km, em Maio/Junho de 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 8:50:46