Hebert Wilson Santos Cabral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5968231732428125
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Medicina Clínica (MMC) da Universidade Federal Fluminense, atuando como professor e coordenador da disciplina Geriatria para a graduação de Medicina, professor da Especialização Lato Sensu em Geriatria e Gerontologia e colaborador da Especialização Stricto Sensu a nível Mestrado e Doutorado em Neurologia/Neurociências desta Universidade. É professor Titular da Universidade Vila Velha e coordenador do módulo Envelhecimento, bem como responsável pelo projeto de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica da Graduação de Medicina (PEPIC). É professor Adjunto da graduação de Medicina da EMESCAM e permanente do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social desta mesma instituição. Merecem destaque suas consultorias prestadas a empresas como Grupo ArcelorMittal, Samarco Mineração, Vallourec Mannesmann, Vale e outras renomadas empresas de grande porte desde 2003, desenvolvendo metodologias computacionais para promoção da saúde e segurança de empregados, sendo responsável pelo desenvolvimento de vários softwares, baseado nos avanços da neurociências. Em algumas dessas empresas ainda desenvolve projetos de consultoria nas temáticas de Saúde Mental e Dependência Química no que se refere a avaliação, tratamento e pesquisa com drogas lícitas (álcool, tabaco e medicamentos) e ilícitas, Gestão dos Processos de Fadiga, tendo como ênfase principal a promoção e prevenção da saúde do trabalhador. Atua como pesquisador da UFF, UVV, UERJ, diretamente ou em colaboração, e é diretor técnico científico da SME. Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (1997), Especialização em Medicina do Trabalho (EMESCAM -1998) e em Geriatria (UFF-2002), Mestrado em Medicina (Neurologia - UFF - 2004), Doutorado em Medicina (Neurologia - UFF - 2009) e Pós-Doutorado em Neurociências (UFF - 2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hebert Wilson Santos Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL, H. W. S.;CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS

Endereço


Endereço Profissional
Serviços Médicos Educacionais Especializados.
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 451 sala 415
Enseada do Suá
29050-420 - Vitoria, ES - Brasil
Telefone: (27) 30266893


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Medicina (Neurologia).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Avaliação de Instrumentos Neuropsicológicos para a Detecção Precoce da Doença de Alzheimer, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Sergio Luis Schmidt - Renato Lirio Morelato.
2003 - 2004
Mestrado em Medicina (Neurologia).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Transtorno Cognitivo Leve:Contribuições para a Melhoria da Acurácia Diagnóstica,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Sergio Luis Schmidt.
2002 - 2003
Especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Envelhecimento Cerebral: Critérios Diagnósticos das Alterações Cognitivas Leves.
Orientador: Vilma Duarte Camara.
1998 - 1999
Especialização em Medicina do Trabalho. (Carga Horária: 612h).
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
Título: Atenção à saúde do trabalhador.
1992 - 1997
Graduação em Medicina.
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória, EMESCAM, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2007 - 2007
Curso de Capacitação em TDAH Para Profissionais de. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira do Déficit de Atenção, ABDA, Brasil.
2002 - 2002
Recentes Avanços em Biologia do Envelhecimento. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Auto-avaliação do Conhecimento Médico.
American College of Physicians / American Society of Internal Medicine, ACP / ASIM, Estados Unidos.
1998 - 1998
RADIOLOGIA. (Carga horária: 40h).
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Medicina Social. (Carga horária: 45h).
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória, EMESCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Vale, VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 1
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração, de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Programa de Saúde Mental e Dependência Química - Criação de um programa multidisciplinar para avaliação e atendimento de trabalhadores, que promove o desenvolvimento da Saúde Mental, atuando de maneira pró-ativa, com análise e acompanhamento técnico especializado, buscando mudanças comportamentais e educação continuada; 3. Serviços de apoio à CPI do pó preto, incluindo levantamento de literatura, emissão de pareceres técnicos, análise de dados epidemiológicos, elaboração de apresentações ? visando à descrição dos impactos à saúde humana e à sociedade capixaba da poluição ambiental e da exposição ao material particulado, bem como a epidemiologia das doenças relacionadas ao material na Grande Vitória; 4. Programa de Check-up Executivo ? Gestão do procedimento periódico de avaliação clínica e multidisciplinar dos executivos da Vale. 5. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Vallourec & Mannesmann Tubes, V&M, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoir, Carga horária: 1
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, desenvolvido por Cabral, H. W. S. & Cabral, R. W. S, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
O Professor é Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Tutor das Disciplinas: - Saúde Mental e Desenvolvimento - Dermatologia e Carcinogênese - Sistema Hemolinfopoiético - Envelhecimento Coordenador do Módulo XVIII (Envelhecimento). Respnsável pelo PEPIC - Projeto de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica da Graduação de Medicina.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor integrante do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico).

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Titular I do Curso de Medicina, Carga horária: 40
Outras informações
O Professor é Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Tutor das Disciplinas: - Sistema Respiratório - Sistema Urinário - Sistema Digestório - Saúde Mental e Desenvolvimento - Dermatologia e Carcinogênese - Sistema Hemolinfopoiético - Reprodução e sexualidade - Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento - Envelhecimento Coordenador do Módulo VI (Sistema Nervoso), e Módulo XVIII (Envelhecimento). Respnsável pelo PEPIC - Projeto de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica da Graduação de Medicina.


SAMARCO MINERAÇÃO S.A., SAMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 1
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, desenvolvido por Cabral, H. W. S. & Cabral, R. W. S, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Programa de Gestão da Fadiga - Elaboraçaõ de projeto que consiste no gerenciamento sistematizado da fadiga com foco em uma abordagem no estado físico, mental e sono; 3. Serviços multidisciplinares de saúde assistencial nos municípios de Mariana e de Barra Longa, em Minas Gerais, localidades impactadas pelo acidente da Barragem de Fundão; 4. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo, LAGGES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Orientador e Professor, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Orientador de Iniciação Científica Atividades: Pesquisa e Desenvolvimento, Ensino, Estágio, Extensão Universitária e Consultoria ou Projetos de pesquisa. Realização de Palestras com Temas: Envelhecimento Cerebral, Demências, Insuficiência Cerebral ? Depressão, e Delirium dentre outros assuntos peculiares da Geriatria


Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo, SBGG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2007 - 2007
Ensino, Geriatria e Gerontologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professor do Segundo Curso de Atualização em Geriatria e Gerontologia da SBGG
2006 - 2006
Ensino, Geriatria e Gerontologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professor do Workshop de Demências da SBGG
2005 - 2005
Ensino, Geriatria e Gerontologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professor do Primeiro Curso de Atualização em Geriatria e Gerontologia da SBGG

Centro Educacional Charles Darwin, DARWIN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Biologia.

Atividades

2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Citologia
Histologia
Embriologia

Companhia Siderúrgica de Tubarão, CST*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. PDI (Prontidão Diária Individual) - Sistema de monitoramento diário que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo PDI (desenvolvido por Cabral, H.W.S; Schmidt, S.L.; Projeta, S.I., 2006) realiza o rastreio da coordenação áudio-visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Programa de Saúde Mental e Dependência Química - Criação de um programa multidisciplinar para avaliação e atendimento de trabalhadores, que promove o desenvolvimento da Saúde Mental, atuando de maneira pró-ativa, com análise e acompanhamento técnico especializado, buscando mudanças comportamentais e educação continuada visando a valorização da vida do trabalhador; 3. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Licenciado
Outras informações
O professor esta de licença para tratar de interesses particulares no período de 3 anos a começar em 15/7/2014 Processo 23069.030813/2014-49

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II do Curso de Medicina, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador da disciplina Envelhecimento.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador do Módulo de Geriatria, ministra aulas teóricas na referida disciplina para alunos do 7o período de Medicina.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II do Curso de Medicina, Carga horária: 4
Outras informações
Preceptoria de Residência Médica.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Geriatria. Professor adjunto do departamento de Medicina Clínica (MMC), compondo o corpo docente e orientadores da Pós-Graduação Stricto Sensu em Neurologia e Neurociências a nível de Mestrado e Doutorado.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra aulas práticas da disciplina de Semiologia para o 5o período de Medicina.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 5
Outras informações
Ministra aulas práticas na disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado III (ambulatório de Geriatria) para o 5o período de Medicina.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador,Colaborador e Professor Convidado, Carga horária: 1
Outras informações
Professor convidado a ministrar a disciplina Semiologia Neurológica. Orientação de Iniciação Científica

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Campo 3. Atividade em ambulatório de Geriatria. Local: Mequinho/Hospital Antônio Pedro
03/2011 - Atual
Ensino, Pós Graduação Stricto Sensu em Neurologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Funções Corticais Superiores e Síndromes Demenciais.
Professor e orientador de dissertações e teses.
07/2010 - Atual
Ensino, Geriatria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas de Neurogeriatria e Cardiogeriatria.
07/2010 - Atual
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Geriatria, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia do Sono e Transtornos do Sono.
2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

2003 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de Iniciação Científica em Semiologia Neurológica
07/2010 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiologia Geral (aulas práticas): anamnese, exame físico (sinais citais, ectoscopia, cabeça e pescoço, tórax - aparelho respiratório e circulatório-, abdome - aparelho gastrointestinal e genitourinário-, aparelho locomotor, exame neurológico). Local

Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2

Atividades

2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

2003 - Atual
Estágios , Laboratório de Neurofisiologia e Avaliação Neurocomportamental, .

Estágio realizado
Neurologia Comportamental.

Serviços Médicos Educacionais Especializados, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico-Científico, Carga horária: 4
Outras informações
A SME ? Serviços Médicos Educacionais Especializados é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias computadorizadas de testagem atencional com foco na SAÚDE & SEGURANÇA de trabalhadores. Atua como consultora a grandes empresas, desde 2003, criando projetos inovadores e obtendo inestimável crescimento na indústria atrelado à ciência. Além dos serviços consolidados na área industrial, presta assistência psicossocial e à saúde nos municípios afetados pela queda das barragens em Minas Gerais, contribuindo para a melhoria em saúde e segurança da comunidade. A SME desenvolve projetos, a exemplo do teste de atenção computadorizado, que estimulam de forma objetiva o autocuidado, o cuidado do par e o apoio do líder (tripé de ações), que devem ser constantes e contínuos durante todo o projeto para alcançar os melhores resultados em segurança, alcançados por meio da ética e do sigilo das informações confidenciais. O teste computadorizado trata-se de uma ferramenta de rastreio da atenção que visa investigar situações circunstanciais com base na análise da capacidade da atenção dos empregados, identificando: a desatenção, a impulsividade, a velocidade de reação e a desconcentração, bem como possíveis queixas clínicas e psicossociais, sendo, portanto, uma metodologia de predição de acidentes e desenvolvimento da qualidade de vida. Valorizamos os melhores resultados para formar multiplicadores de boas práticas e incentivar a mudança de comportamento.


Faculdade Nacional, FINAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor colaborador das disciplinas : Metodologia, Didática e Direito legal ( Medicina do Trabalho) e Administração, Direito e Comunicação Social. Coordenador do " Grupo de Incentivo à Pesquisa do envelhecimento"; Professor da disciplinas de Gerontologia Social; ligado aos cursos de Ciências sociais e econômicas.

Atividades

2001 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenador do "Grupo de Incentivo à Pesquisa do Envelhecimento" - Departamento de Gerontologia
Gerontologia Social
Medicina do Trabalho
Metodologia de Pesquisa e Didática

REFRAMAX Ltda, REFRAMAX, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho

Atividades

04/1999 - 05/2000
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Médico do Trabalho.

Serviços Médicos à Indústria e Comércio do Espírito Santo, SEMIC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação em Clínica Médica e Geriatria; Médico do HOSPER SANTA HELENA. Coordenador da Equipe Interdisciplinar do Serviço de Geriatria e Gerontologia.

Atividades

1998 - 2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Médico Clínico e Geriatra.

Grupo Nacional de Ensino, NACIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor departamento de biologia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Prática Ambulatorial de Medicina do Trabalho, Carga horária: 4

Atividades

1993 - 2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Citologia
Histologia
Embriologia

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, .

04/2012 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Internato de Clinica Medica II
Geriatria
02/2012 - Atual
Ensino, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Bioética
Metodologia Quantitativa
Disciplinas de Tópicos Especiais
02/2016 - 08/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Politica do Idoso

Manserv Logística, MANSERV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 1
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, desenvolvido por Cabral, H. W. S. & Cabral, R. W. S, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Gerdau Açominas, GERDAU AÇOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, desenvolvido por Cabral, H. W. S. & Cabral, R. W. S, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.


Anglo American Brasil, ANGLO AMERICAN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Desenvolve consultoria técnico-científica, elaborando projetos relacionados à área de saúde e saúde mental, vinculados ao bem estar do trabalhador e à manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento, destacam-se: 1. FOCOS (Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas de Saúde e Segurança) - Sistema de monitoramento diário e/ou periódico que oferece análise e acompanhamento da prontidão diária do trabalhador antes do início da jornada de trabalho ou de situações crônicas. Existem modelos diversificados deste tipo de avaliação para melhor adequação aos perfis e objetivos das empresas. O modelo FOCOS, desenvolvido por Cabral, H. W. S. & Cabral, R. W. S, realiza o rastreio da coordenação visuo-motora de curta duração (90 segundos), de fácil compreensão e com adequada acurácia, para avaliar a capacidade atencional dos empregados. Os objetivos são, dentre outros, de fortalecer as políticas de saúde e segurança da empresa e monitorar a prontidão para o trabalho dos empregados, buscando prevenir e reduzir os riscos de acidentes, bem como modificar os comportamentos de risco; 2. Realização de palestras, apresentações e outras consultorias diversas.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Neuropsicofisiológica
2.
Neurologia do Comportamento
3.
Funções Corticais Superiores e Síndromes Demenciais
4.
Neurologia do Comportamento
5.
Funções Corticais Superiores e Síndromes Demenciais
6.
Avaliação Neuropsicofisiológica
7.
Coordenação
8.
Incubadora de Empresas e Projetos EMESCAM
9.
Pró-Reitoria de Pesquisa


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Definição de preditores de desfecho clínico favorável em pacientes idosos portadores de acidente vascular cerebral maligno não submetidos à craniectomia descompressiva
Descrição: Desenvolvimento de pesquisas científicas de cunho descritivo a fim de estudar retrospectivamente pacientes acima de 60 anos que sofrem AVCI-M e não foram à CD, uma vez utilizado o critério de exclusão, baseado unicamente na idade inferior a 60 anos, buscando identificar quais são os fatores preditores de melhor desfecho clínico, a fim de permitir seu uso, na seleção de pacientes com mais de 60 anos para a CD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Hebert Wilson Santos Cabral - Coordenador / JOSE ANTONIO CIOROT JUNIOR - Integrante.
2016 - Atual
Incubadora de Empresas e Projetos EMESCAM
Descrição: A Incubação de Empresas e Projetos da EMESCAM deverá possuir uma estrutura organizacional simples, atuar com uma equipe de profissionais especializados, direcionada pelo coordenador geral do TESIS, conforme previsto no Núcleo de Pesquisa e Soluções Inovadoras em Saúde - PD&I do seu Regimento, base legal que regulamenta os aspectos pertinentes à implantação e do estatuto da incubadora, que direciona as linhas de ação, apoiado pela direção da EMESCAM. Terá uma equipe de profissionais especializados do quadro de colaboradores, para garantir a agilidade necessária ao atendimento às empresas incubadas e desenvolvimento sustentável do Programa de Incubação que será direcionado para as áreas de atuação: a)-Biotecnologia e Plantas Medicinais e b)-Telemedicina, saúde e sociedade. O O plano de negócios a ser estabelecido com as empresas incubadas deve ser fundamentado no Balanced Scorecard e terá como foco o desenvolvimento de produtos e serviços destinados a saúde e necessidades humanas, fazendo com que as diversas áreas de excelências em conhecimento que a Instituição pratica, possam se cristalizar de forma a contribuir para melhorar o padrão de vida social no que tange a saúde..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Poluição Ambiental e seus impactos à saúde e à sociedade capixaba.
Descrição: Desenvolvimento de pesquisas científicas de cunho descritivo a fim de compreender de forma abrangente e fidedigna quais os possíveis impactos do pó preto na sociedade capixaba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hebert Wilson Santos Cabral - Coordenador / Pedro Diego Saquetto - Integrante / Larissa Lara Freire Correa - Integrante.
2016 - Atual
Contribuição de um teste computadorizado da memória para rastreamento cognitivo de idosos com baixa escolaridade
Descrição: Estudaremos um teste computadorizado, o Teste Computadorizado da Memória (TCM), idealizado para ser utilizado em nossa população por SCHMIDT & MANHÃES (2001) pela fácil aplicabilidade e a compararemos aos dois testes universalmente empregados, o MEEM e MoCA, em indivíduos normais em relação aos com comprometimento cognitivo leve e demência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Hebert Wilson Santos Cabral - Integrante / Renato Lírio Morelato - Coordenador / Daniel Alves Loureiro - Integrante / Juliana Heliodoro Fonseca - Integrante / Larissa Detemann Muniz Bimbato - Integrante / Nereida Ferraz Vieira do Prado - Integrante / Pedro Trés Vieira Gomes - Integrante / Raphael Benevenut - Integrante.
2011 - Atual
Desempenho da capacidade cognitiva atencional em usuários de drogas: comprometimento precoce
Descrição: Tese de doutorado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hebert Wilson Santos Cabral - Coordenador / Jano Alves de Souza - Integrante / Fernanda Mayrink Gonçalves - Integrante.
2007 - Atual
Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos na Área de Pesquisa: Sistema FOCOS (Ferramentas Operacionais Computadorizadas em Saúde e Segurança)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos na Área de Pesquisa: Sistema PDI (Prontidão Diária Individual)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos na Área de Pesquisa: Sistema EAC (Exame de Atenção Concentrada Computadorizada)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos na Área de Pesquisa: Sistema TAC (Teste de Atenção Concentrada)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Visita academica de escola de ensino medio Centro Educacional Chares Darwin Unidade de Jardim da Penha/Vitoria
Descrição: Participou como professor voluntario do evento de extensao..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Intermed UVV
Descrição: Participou como coordenador do evento de extensao..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Salus Journal of Health Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Processos Psico-Fisiológicos.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Geriatria.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Trabalho.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular e Celular.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurologia do Comportamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Mérito em Excelência Científica por contribuição ao desenvolvimento cientifico e tecnológico, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
2017
Mérito em Produção Científica pela contribuição à pesquisa científica, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
2015
Título de Amigo do BME recebido pelo Comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), Comando de Política Ostensiva Especializado da Polícia Militar do Espírito Santo.
2015
Título de Cidadão Espírito-Santense, Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
2015
Finalista do prêmio mundial PEA ? Performance Excellence Awards (ou Prêmio de Excelência em Performance), Unidade de Saúde e Medicina da ArcelorMittal.
2015
Homenagem recebida pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado do Espírito Santo.
2013
Menção Honrosa concedida pelo trabalho de Apoio Técnico e Capacitação das Equipes Sociais e de Saúde, Prefeitura de Aimorés - MG.
2013
Prêmio de Excelência em Saúde e Segurança, Complexo de Tubarão.
2013
Certificação de Elevada Qualidade Técnica e Científica nos projetos realizados, Samarco ? UBU/ES e GERMANO/MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA JUNIOR, O. A.2016LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; Cabral, R. W. S. ; Borges, L. S. ; Cruz, C. A. M. ; CABRAL, H. W. S. . Os impactos na capacidade atencional em trabalhadores usuários de drogas. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, p. 84-88, 2016.

2.
SALDANHA, OLAVO CORRÊA ARÊAS2016SALDANHA, OLAVO CORRÊA ARÊAS ; TRANCOSO, FLÁVIO GUSMÃO ; LEITE, EDUARDO CADE ; PAULO, MARCELA SOUZA LIMA ; TIEPPO, ALESSANDRA ; DEVENS, LÍVIA TEREZINHA ; MARTINS, FABIANO QUARTO ; MORELATO, RENATO LIRIO ; CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS . Elaboração de um protocolo de prevenção de úlcera por pressão. Salus Journal of Health Sciences, v. 2, p. 48-63, 2016.

3.
CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS2016CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS; ANDOLPHI, BRUNA FERREIRA GALONE ; FERREIRA, BRUNNA VILA COUTINHO ; ALVES, DANIELLE CRISTINA FILGUEIRA ; MORELATO, RENATO LÍRIO ; CHAMBO FILHO, ANTÔNIO ; BORGES, LIZÂNIA SPINASSÉ . The use of biomarkers in clinical osteoporosis. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 62, p. 368-376, 2016.

4.
Teixeira, C. G.2014Teixeira, C. G. ; GONCALVES, F. M. ; CABANAS, R. C. ; Rigoni, G. S. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação de preditores de risco de comprometimento clínico em empregados de empresa mineradora: contribuições para a qualidade de vida. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 12, p. 30-38, 2014.

5.
BREMENKAMP, MARIANA GEGENHEIMER2014BREMENKAMP, MARIANA GEGENHEIMER ; RODRIGUES, LUARA RAMOS ; LAGE, RENATA REIS ; LAKS, JERSON ; CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS ; MORELATO, RENATO LIRIO . Sintomas neuropsiquiátricos na doença de Alzheimer: frequência, correlação e ansiedade do cuidador. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso), v. 17, p. 763-773, 2014.

6.
CABRAL, H. W. S.;CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS2009CABRAL, H. W. S.; RONCHI,F ; MATHIAS, T.C.S. ; CABRAL,R.W.S. . Desenvolvimento de Tecnologias Computadorizadas de Segurança & Saúde para o Monitoramento da Prontidão Diária: Utilização Arcelor Mittal Tubarão. 64º Congresso da ABM, v. 1, p. 10, 2009.

7.
ZERBINI, F. M. G.2009ZERBINI, F. M. G. ; CALOMENI, M. R. ; Da Silva, V. F. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. . Eficácia do Teste Computadorizado de Atenção Visual (TCA) e do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) na Identificação de portadores de Transtorno Congnitivo Leve. Pensar a Prática (Online), v. 12, p. 2, 2009.

8.
ZERBINI, F. M. G.2009ZERBINI, F. M. G. ; Da Silva, V. F. ; CALOMENI, M. R. ; SILVA, A. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. . Acurácia do Mini Exame do Estado Mental no diagnóstico de portadores de Transtorno Cognitivo Leve. Fisioterapia Brasil, v. 10, p. 354-357, 2009.

9.
SCHMIDT, S. L.2008SCHMIDT, S. L. ; Correa, PL ; Tolentino, JC ; MANHAES, A. C. ; FELIX, R.M. ; AZEVEDO, I. ; BARBIRATO,GB ; MENDES,MH ; BOECHAT, Y. E. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT GJ ; DOHMANN,HF ; MESQUITA,CT . Value combining activated brain FDG-PET anda cardiac MIBG for the differential diagnosis of dementia: differentiation of dementia with Lewy bodies and Alzheimer disease when the diagnoses based on clincal and neuroimagaging criteria are difficult. Clinical Nuclear Medicine, v. 33, p. 398-401, 2008.

10.
CABRAL, H. W. S.;CABRAL, HEBERT WILSON SANTOS2005 CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; MANHAES, A. C. ; TOSTES, G. ; BRANDAO, L. A. ; BRANDAO, A. C. C. ; SCHMIDT, S. L. . Crossing Frontiers in Neuropsychiatry: Dementia and Neuropsychology. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal, v. 99 n°1, n.JAN/FEVMAR, p. 39-45, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
TRUGILHO, S. M. ; CABRAL, H. W. S. . Epidemiologia da violência contra a criança no Espírito Santo. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende.. (Org.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. 1ed.São Paulo: Veras, 2015, v. 1, p. 111-142.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; DEVENS, L. T. ; COSTA, T. . Envelhecimento e Esquecimento: Breve Panorâmica Atual. Revista Ames, p. 24 - 25, 01 nov. 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, R. R. G. ; TEIXEIRA,C. G. ; SULEMAN, A. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Indicador de Saúde em Qualidade de Vida no Trabalho_Estudo de Caso na Siderurgia. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho da ANAMT, 2010, Gramado. Congresso Brasileiro de Medicina no Trabalho da ANAMT, 2010.

2.
CABRAL, H. W. S.; TEIXEIRA,C. G. ; FERREIRA, C.S. ; VASSEM, A. S. ; FEDERICI, J. L. ; CABANAS, R. D. C. ; HOSKEN, L. C. ; CABRAL,R.W.S. . O Exame de Atenção Computadorizado (EAC) como Estratégia Diferenciada na Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Experiência da Samarco Mineração S. A.. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho da ANAMT, 2010. Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho da ANAMT, 2010.

3.
RONCHI,F ; MATHIAS, T.C.S. ; CABRAL,R.W.S. ; CABRAL, H. W. S. . O Monitoramento Diário da Prontidão para o Trabalho por Metodologias Computadorizadas de Avaliação_Análises de 800.000 Aplicações. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho da ANAMT, 2010, Gramado. Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho da ANAMT, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORREA, L. L. F. ; SAQUETTO, P. D. ; MARTINS, F. Q. ; CABRAL, H. W. S. . Doença cardiovascular e material particulado na Grande Vitória-ES: existe relação?. In: Jornada de Iniciação Científica e Congresso Acadêmico de Medicina, 2017, Vitória. Jornada de Iniciação Científica e Congresso Acadêmico de Medicina - 2017, 2017.

2.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; JESUS, T. C. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Comprometimento precoce da memória de evocação em pacientes dependentes químicos. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70.

3.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; BONOMO, V. M. ; Cabral, R. W. S. ; CABRAL, H. W. S. . Desempenho atencional em usuários de drogas: rastreio computadorizado. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70.

4.
Teixeira, C. G. ; GONCALVES, F. M. ; BONOMO, V. M. ; FELIX, W. P. S. ; CABRAL, H. W. S. . Utilização do Epstein Mental Health Inventory em pacientes com declínio cognitivo atencional. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70.

5.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; CALHAU, M. F. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação clínica multidisciplinar e cognitiva em pacientes dependentes químicos. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70.

6.
Teixeira, C. G. ; GONCALVES, F. M. ; FELIX, W. P. S. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação computadorizada da atenção e suas correlações com queixas de saúde mental. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70.

7.
Pereira, N. M. ; Miranda, C. B. B. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. . Comprometimento atencional como fator de risco no desenvolvimento de demência. In: XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais, 2012.

8.
SOUZA JUNIOR, G. G. ; VARANDA, K. C. ; SANTOS, J. P. C. ; CABRAL, H. W. S. ; GONCALVES, F. M. . Predominância de acometimento encefálico em pacientes com Transtorno Cognitivo Leve. In: 51º Congresso Médico Estadual da AMES, 2011, Vitória. Anais, 2011.

9.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Utilização de software na avaliação neuropsicológicacomo instrumento na predição da Doença de Alzheimer: estudo longitudinal.. In: 51º Congresso Médico Estadual da AMES, 2011, Vitória. Anais, 2011.

10.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Correlação de queixas frequentes na população com Exame Computadorizado de Atenção: follow up de 2 anos. In: 51º Congresso Médico Estadual da AMES, 2011, Vitória. Anais, 2011.

11.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Rastreio atencional em trabalhadores: instrumento para melhora da qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho. In: 51º Congresso Médico Estadual da AMES, 2011, Vitória. Anais, 2011.

12.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Avaliação dos parâmetros atencionais e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade através de Teste Computadorizado de Atenção. In: 51º Congresso Médico Estadual da AMES, 2011, Vitória. Anais, 2011.

13.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; ZERBINI, F. M. G. . Acurácia do Teste Computadorizado de Atenção e do MEEM na Detecção Precoce da Doença de Alzheimer. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010.

14.
SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, F. C. C. ; VASCONCELOS, M. S. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Conversão do Mild Cognitive Impairment para Doença de Alzheimer: Variações das Taxas de Progressão na Literatura. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia.

15.
CABRAL, H. W. S.; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL,R.W.S. ; SCHMIDT, S. L. . Estudo Descritivo de Performance em Testes Computadorizados de Atenção: Relato de 1.000.000 de Aplicações. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010.

16.
CABRAL, H. W. S.; SOUZA, J. A. ; MORELATO, R. L. ; ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. . Follow Up de 2 anos: Avaliação da Memória de Evocação e Praxia como Preditores da Doença de Alzheimer por Baterias Computadorizadas. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010.

17.
CABRAL, H. W. S.; SOUZA, J. A. ; MORELATO, R. L. ; ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. . Progressão do Transtorno Cognitivo Leve para Demência: Perspectiva de Conversão em 12 e 24 meses. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010.

18.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; Bragatto, K. J. ; Jacobsen, B. B. ; CABRAL, H. W. S. ; Gonçalves, W. L. S. . Influência de um programa de alongamento ativo na funcionalidade musculoesquelética de trabalhadores com lombalgia.. In: IV Congresso de Ciências da Saúde, 2010, Vitória. Anais, 2010.

19.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; Jacobsen, B. B. ; CABRAL, H. W. S. ; GONCALVES, F. M. . Alterações morfofuncionais musculares em resposta ao alongamento passivo em modelo animal de imobilização prolongada de membro posterior.. In: IV Congresso de Ciências da Saúde, 2010, Vitória. Anais, 2010.

20.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL,R.W.S. . Tecnologias computadorizadas como marcadores precoces da Doença de Alzheimer.. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Anais, 2010.

21.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. . Escolaridade: efeito protetor no desenvolvimento de demências?. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Anais, 2010.

22.
ZERBINI, F. M. G. ; Gonçalves, W. L. S. ; CABRAL, H. W. S. ; SANTUZZI,C. H. ; Jacobsen, B. B. . Alterações morfofuncionais musculares em resposta ao alongamento passivo em modelo animal de imobilização prolongada de membro posterior.. In: 5º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2010, Fortaleza. Anais, 2010.

23.
ZERBINI, F. M. G. ; Gonçalves, W. L. S. ; CABRAL, H. W. S. ; SANTUZZI,C. H. ; Freire, M. O. V. M. . Uso combinado de laserterapia de baixa potência e da inibição da ciclooxigenase-2 na reepitelização de ferida incisional em pele de camundongos: um estudo pré-clínico. In: 5º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2010, Fortaleza. Anais, 2010.

24.
SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, F. C. C. ; VASCONCELOS, M. S. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Conversão do Transtorno Cognitivo Leve para Doença de Alzheimer: variações das taxas de progressão na literatura. In: VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010, Vila Velha. Anais da VIII Jornada UVV, 2010.

25.
DUTRA, L. M. ; LIMA, M. R. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Revisão crítica atualizada dos marcadores precoces da Doença de Alzheimer. In: VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010, Vila Velha. Anais da VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010.

26.
CABRAL, H. W. S.; Teixeira, C. G. ; FERREIRA, C.S. ; Moura, G. A. G. ; ZERBINI, F. M. G. . Experiência da Samarco mineração: Utilização do Exame Computadorizado de Atenção na gestão da saúde e segurança dos trabalhadores. In: VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010, Vila Velha. Anais da VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010.

27.
CABRAL, H. W. S.; Fernandes, V. B. ; Teixeira, C. G. ; Bergamaschi, M. S. ; ZERBINI, F. M. G. . Qualidade de vida no trabalho: utilização e avaliação do questionário Perfil de Saúde na empresa siderúrgica. In: VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010, Vila Velha. Anais da VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010.

28.
CABRAL, H. W. S.; Teixeira, C. G. ; FERREIRA, C.S. ; Norte, B. A. P. ; ZERBINI, F. M. G. . Projeto de gestão da fadiga na Samarco Mineração:estudo piloto para validação, prévia a implantação do exame computadorizado de atenção.. In: VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010, Vila Velha. Anais da VIII Jornada Científica e Cultural UVV, 2010.

29.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. . Uso de teste computadorizado em idosos com queixas cognitivas em atividade física. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

30.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. . Uso de MEEM na avaliação de idosos com queixas cognitivas em atividade física. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

31.
ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. ; CABRAL,R.W.S. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SANTUZZI,C. H. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação de Performance Cognitiva como Preditor de Demência em Portadores de Declínio Cognitivo: Follow-Up de 2 anos. In: III Congresso de Ciências da Saúde, 2009, Vitória. III Congresso de Ciências da Saúde, 2009.

32.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. . Os avanços da Avaliação Neuropsicológica no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia / GO. Anais do XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006.

33.
CABRAL, H. W. S.; BATISTA, U. C. ; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. ; ABREU, D. S. . A utilização de instrumentos computadorizados na discriminação e conversão para demência em pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiás/ GO. Anais do XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006.

34.
CABRAL, H. W. S.; LEMOS, J. P. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. . A importância da avaliação e do acompanhamento nutricional em paciente com risco de desenvolvimento de demência. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia/ GO. Anais do XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006.

35.
CABRAL, H. W. S.; CARDOSO, L. Q. ; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. ; TRES, E. S. . O impacto da escolaridade no risco de desenvolvimento de demência. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia/GO. Anais do XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006.

36.
BATISTA, U. C. ; SERAFIM, R. A. ; BORJA, T. N. ; BRANCO, M. A. S. ; LAGES, R. S. ; NORTE, G. A. ; VASCONCELOS, D. M. ; CABRAL, H. W. S. ; MENDONÇA, H. F. M. S. . Rastreio Neuropsicofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. In: II Encontro Científico de Ciências da Saúde, 2006, Vitória ES. III Encontro Científico de Ciências da Saúde, Encontro Anual de Iniciação Cinetífica, Encontro Anual de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2006. p. 56-57.

37.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; BATISTA, U. C. ; SCHMIDT, S. L. . Doença Alzheimer: Metodologias de Avaliação Computadorizada para o Diagnóstico Precoce. In: III Encontro Científico de Ciências da Saúde, 2006, Vitória ES. III Encontro Científico de Ciências da Saúde, Encontro Anual de Iniciação Científica, Encontro Anual de trabalhos de Conclusão de Curso, 2006.

38.
CABRAL, H. W. S.; BATISTA, U. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. . Influência do Padrão Cultural na Evolução de Pacientes Portadores de Transtorno Cognitivo Leve. In: III Encontro Científico de Ciências da Saúde, 2006, Vitória ES. III Encontro Científico de Ciências da Saúde, Encontro Anual de Iniciação Científica, Encontro Anual de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2006. p. 125-126.

39.
LEMOS, J. P. ; DAMASIO, A. ; HENRIQUES, G. G. ; AZEVEDO, I. ; MORELATO, R. L. ; CABRAL, H. W. S. . Fronteiras: A intervenção nutricional em pacientes com forte risco de desenvolvimento de demência. In: Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, 2005. Anais do Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, 2005.

40.
CARDOSO, L. Q. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. . A importância do acompanhamento longitudinal em portadores de declínio cognitivo e o efeito de escolaridade. In: XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médica-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005, Vitória / ES. Anais do XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médica-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005.

41.
LEMOS, J. P. ; CABRAL, H. W. S. ; FRANZOTTI, A. G. ; TRES, E. S. ; TEIXEIRA, R. R. G. ; CASAGRANDE, T. Z. . Estudo de medidas bioquímicas como instrumento preditivo no desenvolvimento de demências. In: XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médico-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005, Vitória / ES. Anais do XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médico-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005. p. 39-40.

42.
BATISTA, U. C. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; CARDOSO, L. Q. . Avaliações neuropsicológicas seriadas em pacientes com forte risco de desenvolvimento de demência. In: XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médico-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005, Vitória - ES. Anais do XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e I Jornada Médico-Acadêmica UFES/EMESCAM, 2005. p. 40-41.

43.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MANHAES, A. C. ; MORELATO, R. L. ; COSTA, T. ; SILVA, A. . Avaliação do Estado Atencional em idosos nonagenários. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. VII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia. III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. VII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia. III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia, 2004.

44.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; MANHAES, A. C. ; MORELATO, R. L. ; MUNIZ, M. ; COSTA, T. . Utilização de testes computadorizados na melhora da acurácia diagnóstica do MCI. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. VII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia. III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. VII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia. III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia, 2004.

45.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; FRANZOTTI, A. G. ; JESUS, T. C. ; DALVI, I. R. ; VIEIRA, G. . Desenvolvimento de testes computadorizados de memória no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. In: XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004. Anais do XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004.

46.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; PEDRAZAS, J. ; VATANABE, J. ; REIS, J. ; LIMA, P. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) com cortes adaptados à escolaridade em pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve. In: XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004. Anais do XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004.

47.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; VENTORIM, P. L. S. ; SCARDINI, B. ; OLIVEIRA, I. ; ALTOE, R. . O impacto da presença de co-morbidades no perfil atencional em idosos nonagenários. In: XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004. Anais do XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004.

48.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; COSTA, C. C. G. L. ; BATISTA, U. C. ; VIEIRA, L. ; FERREIRA, R. . Utilização do MEEM como instrumento de rastreio em pacientes com risco de demência. In: XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004. Anais do XLV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2004.

49.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. . Transtorno Cognitivo Leve: contribuições para melhora da acurácia diagnóstica. In: I Encontro Científico de Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004. Anais do I Encontro Científico de Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004.

50.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; MORELATO, R. L. . O impacto da presença de co-morbidades no perfil atencional de idosos nonagenários. In: : I Encontro Científico de Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004. Anais do : I Encontro Científico de Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004.

51.
CABRAL, H. W. S.; CAMARA, V. D. ; BOECHAT, Y. E. ; MUNIZ, M. . Critérios diagnósticos das alterações cognitivas leves. In: III Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro, 2003. Anais do III Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro, 2003.

52.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Avaliação Computadorizada do Estado Mental em Pacientes Idosos com Queixas Cognitivas. In: IV Congresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG, 2003. Anais do IV Congresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG, 2003.

53.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Poder de discriminação dos Testes Computadorizados de Atenção e Memória em idosos normais, portadores de queixas cognitivas (MCI) e Demenciados. In: XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003. Anais do XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003.

54.
CABRAL, H. W. S.; CAMARA, V. D. ; BOECHAT, Y. E. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. ; MUNIZ, M. ; GARCIA, C. . Critérios diagnósticos das alterações cognitivas leves. In: XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003. Anais do XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003.

55.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; GARCIA, C. . A importância da avaliação das queixas de memória em idosos normais. In: XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003. Anais do XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003.

56.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CAMARA, V. D. ; GARCIA, C. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) na identificação de idosos portadores de queixas cognitivas. In: XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003. Anais do XLIV Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo ? AMES, 2003.

57.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CAMARA, V. D. ; GARCIA, C. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) na identificação de idosos portadores de queixas cognitivas. In: III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003. Anais do III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003.

58.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; GARCIA, C. . Importância da Avaliação das queixas de memória em idosos normais. In: III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003. Anais do III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003.

59.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Poder de discriminação dos testes computadorizados de atenção e memória em idosos normais, portadores de queixas cognitivas (MCI) e demenciados. In: III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003. Anais do III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003.

60.
CABRAL, H. W. S.; CAMARA, V. D. ; BOECHAT, Y. E. ; MUNIZ, M. ; COSTA, C. C. G. L. . Critérios diagnósticos das alterações cognitivas leves.. In: III Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, 2003, Pirenópolis. Anais, 2003.

61.
MORELATO, R. L. ; COSTA, C. C. G. L. ; CABRAL, H. W. S. . Fatores de risco para mortalidade em pacientes institucionalizados. In: III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003. Anais do III Congresso Centro-oeste de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ? SBGG e I Fórum Centro-oeste de instituições de Longa Permanência, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL, H. W. S.; ANDOLPHI, B. F. G. ; FERREIRA, B. V. C. ; MORELATO, R. L. ; CHAMBO FILHO, A. ; Borges, L. S. . O uso dos biomarcadores na clínica da Osteoporose. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, H. W. S.. Tendências da modernização da educação: Estamos preparados para as metodologias híbridas?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CABRAL, H. W. S.. As metodologias ativas de aprendizagem: Baseadas em problemas ou em formação de times?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CABRAL, H. W. S.. Avaliação breve do bem estar físico, mental e social de idosos portadores de doença de joelho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CABRAL, H. W. S.. A violência no trânsito e a necessidade de políticas robustas e efetivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CABRAL, H. W. S.. Desconstruindo o estresse: como torná-lo seu aliado? (Seminário Prevenir). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CABRAL, H. W. S.. Reiventando o estresse: como torná-lo seu aliado? (SIPAT da Vallourec). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CABRAL, H. W. S.. Apresentação executiva do teste de atenção computadorizado (Stage Gate da Vallourec). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CABRAL, H. W. S.. Metodologia do teste de atenção computadorizado: saúde e segurança no trabalho (Congresso da Saint-Gobain). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CABRAL, H. W. S.; Cruz, C. A. M. ; CABANAS, R. C. ; BAPTISTA, F. S. ; BRANDAO, G. A. D. . Fadiga, Trabalho e Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CABRAL, H. W. S.. Reiventando o estresse: como torná-lo seu aliado? (Evento LIVE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CABRAL, H. W. S.. Dinamica do envelhecimento cerebral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL,R.W.S. ; CABRAL, H. W. S. . Desempenho atencional em usuários de drogas: rastreio computadorizado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TEIXEIRA,C. G. ; GONCALVES, F. M. ; FELIX, W. P. S. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação computadorizada da atenção e suas correlações com queixas de saúde mental.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
TEIXEIRA,C. G. ; GONCALVES, F. M. ; BONOMO, V. M. ; FELIX, W. P. S. ; CABRAL, H. W. S. . Utilização do Epstein Mental Health Inventory em pacientes com declínio cognitivo atencional.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; JESUS, T. C. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Comprometimento precoce da memória de evocação em pacientes dependentes químicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LIMA JUNIOR, O. A. ; GONCALVES, F. M. ; CALHAU, M. F. ; BONOMO, V. M. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação clínica multidisciplinar e cognitiva em pacientes dependentes químicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Azeredo, M. ; Vassoler, K. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. . O alelo E4 do cromossomo 19 e o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer: existe relação?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; SILVA, A. M. M. ; TON, A. ; GALVANI, E. C. . Ensaios clínicos terapêuticos da Doença de Parkinson: estudo observacional de 10 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
DUTRA, L. M. ; LIMA, M. R. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Os avanços das neurociências no diagnóstico precoce das demências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CABRAL, H. W. S.; AZEVEDO, N. ; SARTÓRIO, L. ; GONCALVES, F. M. . Atrofia hipocampal acelerada em paciente portador de queixas cognitivas: relato de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
VASCONCELOS, M. S. ; SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, F. C. C. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Progressão para demência em portadores de Transtorno Cognitivo Leve. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SOUZA JUNIOR, G. G. ; GONCALVES, F. M. ; VARANDA, K. C. ; SANTOS, J. P. C. ; CABRAL, H. W. S. . Principais áreas encefálicas acometidas em pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
VASCONCELOS, M. S. ; LIMA, M. R. ; DUTRA, L. M. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Soares, E. O. . Os estágios pré-clínicos da Doença de Alzheimer e a evolução da neuroimagem funcional no diagnóstico precoce.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. ; GONCALVES, F. M. . Desempenho em Continuous Performance Test (CPT) no rastreio das comorbidades relacionadas ao Transtorno de Atenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. ; TEIXEIRA,C. G. ; FERREIRA, C.S. ; Rigoni, G. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; GONCALVES, F. M. . Estudo piloto para validação do Exame de Atenção Computadorizado como ferramenta de promoção de saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CABRAL, H. W. S.; GONCALVES, F. M. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. ; TEIXEIRA,C. G. ; FERREIRA, C.S. ; Rigoni, G. S. ; CABANAS, R. D. C. . Poder de discriminação e correlação do Exame de Atenção Computadorizado com queixas frequentes na população. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CABRAL, H. W. S.; GONCALVES, F. M. ; SOUZA, J. A. ; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. . Avaliação computadorizada de praxia e memória na predição da Doença de Alzheimer: follow up. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Kirmse, A. ; Medeiros, G. ; Bergamaschi, M. S. ; Wanderley, H. Y. C. ; CABRAL, H. W. S. . Genética da Doença de Parkinson: revisão dos principais genes envolvidos utilizando base de dados online. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CABRAL, H. W. S.; Bergamaschi, M. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; Silva, Glaucia Medeiros ; Oliveira, Julia ; Kirmse, A. ; SOUZA, J. A. ; GONCALVES, F. M. . Aplicação do Teste Computadorizado de Atenção e do MEEM em portadores do Transtorno Cognitivo Leve. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
CABRAL, H. W. S.; GONCALVES, F. M. ; SOUZA, J. A. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; Bergamaschi, M. S. ; Silva, Glaucia Medeiros ; Kirmse, A. ; Oliveira, Julia . Estudo caso controle de segmento de pacientes geriátricos com queixas cognitivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
Silva, Glaucia Medeiros ; Oliveira, Julia ; GONCALVES, F. M. ; Bergamaschi, M. S. ; Kirmse, A. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. ; CABRAL, H. W. S. . Análises quantitativas por meio de software das funções corticais superiores precocemente alteradas no Transtorno Cognitivo Leve. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Kirmse, A. ; Silva, Glaucia Medeiros ; Bergamaschi, M. S. ; GONCALVES, F. M. ; Oliveira, Julia ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. ; CABRAL, H. W. S. . Teoria da reserva neural em portadores de Transtorno Cognitivo Leve: estudo em população idosa com baixo nível educacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SOUZA JUNIOR, G. G. ; VARANDA, K. C. ; SANTOS, J. P. C. ; CABRAL, H. W. S. ; GONCALVES, F. M. . Predominância de acometimento encefálico em pacientes com Transtorno Cognitivo Leve. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Utilização de software na avaliação neuropsicológica como instrumento na predição da Doença de Alzeimer: estudo longitudinal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Correlação de queixas frequêntes na população com Exame de Atenção Computadorizado: follow up de 2 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Rastreio atencional em trabalhadores: instrumento para melhora da qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
Kirmse, A. ; GONCALVES, F. M. ; CABRAL, H. W. S. ; Bergamaschi, M. S. ; Paseto, R. P. . Avaliação dos parâmetros atencionais e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade através de Teste Computadorizado de Atenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; Bragatto, K. J. ; Jacobsen, B. B. ; CABRAL, H. W. S. ; Gonçalves, W. L. S. . Influência de um programa de alongamento ativo na funcionalidade musculoesquelética de trabalhadores com lombalgia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; Jacobsen, B. B. ; CABRAL, H. W. S. ; Gonçalves, W. L. S. . Alterações morfofuncionais musculares em resposta ao alongamento passivo em modelo animal de imobilização prolongada de membro posterior.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL,R.W.S. . Tecnologias computadorizadas como marcadores precoces da Doença de Alzheimer.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SOUZA, J. A. . Escolaridade: efeito protetor no desenvolvimento de demências?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
ZERBINI, F. M. G. ; Gonçalves, W. L. S. ; CABRAL, H. W. S. ; SANTUZZI,C. H. ; Jacobsen, B. B. . Alterações morfofuncionais musculares em resposta ao alongamento passivo em modelo animal de imobilização prolongada de membro posterior.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
ZERBINI, F. M. G. ; Gonçalves, W. L. S. ; CABRAL, H. W. S. ; SANTUZZI,C. H. ; Freire, M. O. V. M. . Uso combinado de laserterapia de baixa potência e da inibição da ciclooxigenase-2 na reepitelização de ferida incisional em pele de camundongos: um estudo pré-clínico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
Bergamaschi, M. S. ; CABRAL, H. W. S. ; Fernandes, V. B. ; TEIXEIRA,C. G. ; ZERBINI, F. M. G. . Qualidade de vida no trabalho: utilização e avaliação do questionário perfil de saúde em empresa siderúrgica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
Norte, B. A. P. ; CABRAL, H. W. S. ; TEIXEIRA,C. G. ; FERREIRA, C.S. ; ZERBINI, F. M. G. . Projeto de gestão da fadiga na Samarco Mineração: estudo piloto para validação, prévia a implantação do exame de atenção computadorizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; ZERBINI, F. M. G. . Acurácia do Teste Computadorizado de Atenção e do MEEM na detecção precoce da Doença de Alzheimer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, F. C. C. ; VASCONCELOS, M. S. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Conversão do Mil Cognitive Impairment para Doença de Alzheimer: variações das taxas de progressão na literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
CABRAL, H. W. S.; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL,R.W.S. ; SCHMIDT, S. L. . Estudo descritivo de performance em Testes Computadorizados de Atenção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
CABRAL, H. W. S.; SOUZA, J. A. ; MORELATO, R. L. ; ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. . Follow up de 2 anos: Avaliação da memória de evocação e praxia como preditores da Doença de Alzheimer por baterias computadorizadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
CABRAL, H. W. S.; SOUZA, J. A. ; MORELATO, R. L. ; ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. . Progressão do Transtorno Cognitivo Leve para Demência: perspectiva de conversão em 12 e 24 meses. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
TEIXEIRA, R. R. G. ; TEIXEIRA,C. G. ; SULEMAN, A. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Indicador de saúde em qualidade de vida no trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
CABRAL, H. W. S.; TEIXEIRA,C. G. ; FERREIRA, C.S. ; VASSEM, A. S. ; FEDERICI, J. L. ; CABANAS, R. D. C. ; HOSKEN, L. C. ; CABRAL,R.W.S. . O Exame de Atenção Computadorizado (EAC) como estratégia diferenciada na gestão da qualidade de vida no trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
RONCHI,F ; MATHIAS, T.C.S. ; CABRAL,R.W.S. ; CABRAL, H. W. S. . O monitoramento diário da prontidão para o trabalho por metodologias computadorizadas de avaliação: análises de 800.000 aplicações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
CABRAL, H. W. S.; Teixeira, C. G. ; FERREIRA, C.S. ; Moura, G. A. G. ; ZERBINI, F. M. G. . Experiência da Samarco mineração: Utilização do Exame Computadorizado de Atenção na gestão da saúde e segurança dos trabalhadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

55.
DUTRA, L. M. ; LIMA, M. R. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Revisão crítica atualizada dos marcadores precoces da Doença de Alzheimer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

56.
SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, F. C. C. ; VASCONCELOS, M. S. ; ZERBINI, F. M. G. ; CABRAL, H. W. S. . Conversão do Transtorno Cognitivo Leve para Doença de Alzheimer: variações das taxas de progressão na literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
CABRAL, H. W. S.; RONCHI,F ; MATHIAS, T.C.S. ; CABRAL,R.W.S. . Desenvolvimento de Tecnologias Computadorizadas de Segurança & Saúde para o Monitoramento da Prontidão Diária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
ZERBINI, F. M. G. ; SCHMIDT, S. L. ; CABRAL,R.W.S. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SANTUZZI,C. H. ; CABRAL, H. W. S. . Avaliação da performance cognitiva como preditor de demência em portadores de declínio cognitvo: follow up de 2 anos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. . Uso de MEEM na avaliação de idosos com queixas cognitivas em atividade física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

60.
ZERBINI, F. M. G. ; SANTUZZI,C. H. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. . Uso de teste computadorizado em idosos com queixas cognitivas em atividade física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

61.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; SEGATO, A. Q. ; JESUS, T. C. . Transtorno da Atenção: A aplicação do Assessment Hyperativity and Attention (AHA) e suas Correlações no Desempenho Computadorizado da Atenção Audio - Visuo Motora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
CABRAL, H. W. S.; LEMOS, J. P. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. . A importância da avaliação e do acompanhamento nutricional em paciente de risco. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
CABRAL, H. W. S.; BATISTA, U. C. ; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. ; ABREU, D. S. . A utilização de instrumentos computadorizados na discriminação e conversão para demência em pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

64.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; BATISTA, U. C. ; SCHMIDT, S. L. . Doença Alzheimer: Metodologias de avaliação computadorizada para diagnóstico precoce. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

65.
CABRAL, H. W. S.; BATISTA, U. C. ; CARDOSO, L. Q. ; TRES, E. S. ; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. . Influência do padrão cultural na evolução de pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

66.
CABRAL, H. W. S.; CARDOSO, L. Q. ; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. ; TRES, E. S. . O impacto da escolaridade no risco de desenvolvimento de demência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

67.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. . Os avanços da avaliação neuropsicológica no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

68.
BATISTA, U. C. ; SERAFIM, R. A. ; BORJA, T. N. ; BRANCO, M. A. S. ; LAGES, R. S. ; NORTE, G. A. ; VASCONCELOS, D. M. ; CABRAL, H. W. S. ; MENDONÇA, H. F. M. S. . Rastreio neuropsicofisiológico computadorizado da atenção visual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

69.
CABRAL, H. W. S.; LEMOS, J. P. ; DAMASIO, A. ; HENRIQUES, G. G. ; MORELATO, R. L. . Fronteiras: A Intervenção Nutricional em Pacientes com Forte Risco de Desenvolvimento de Demência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

70.
CARDOSO, L. Q. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. . A importância do acompanhamento longitudinal em portadores de declínio cognitivo e o efeito de escolaridade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

71.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; BATISTA, U. C. ; CARDOSO, L. Q. ; MANHAES, A. C. . Acompanhamento longitudinal: avaliação neuropsicofisiológica como base preditiva da Doença de Alzheimer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

72.
BATISTA, U. C. ; CABRAL, H. W. S. ; SCHMIDT, S. L. ; MORELATO, R. L. ; JESUS, T. C. ; CARDOSO, L. Q. . Avaliações neuropsicológicas seriadas em pacientes com forte risco de desenvolvimento de demência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

73.
LEMOS, J. P. ; CABRAL, H. W. S. ; FRANZOTTI, A. G. ; TRES, E. S. ; TEIXEIRA, R. R. G. ; CASAGRANDE, T. Z. . Estudo de medidas bioquímicas como instrumento preditivo no desenvolvimento de demências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

74.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MANHAES, A. C. ; MORELATO, R. L. . Functional MRI and neuropsychology in early detection of Cognitive Impairment. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

75.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; MANHAES, A. C. ; MORELATO, R. L. ; COSTA, T. ; SILVA, A. . Avaliação do estado atencional em idosos nonagenários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

76.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; FRANZOTTI, A. G. ; JESUS, T. C. ; DALVI, I. R. ; VIEIRA, G. . Desenvolvimento de testes computadorizados de memória no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

77.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; JESUS, T. C. ; MORELATO, R. L. . O impacto da presença de co-morbidades no perfil atencional de idosos nonagenários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

78.
Santos, P. V. L. ; Salaroli, B. S. ; Koehlert, I. O. ; ALTOE, R. ; MORELATO, R. L. ; CABRAL, H. W. S. . O impacto da presença de co-morbidades no perfil atencional de idosos nonagenários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. . Transtorno Cognitivo Leve:contribuições para melhora da acurácia diagnóstica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

80.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; MANHAES, A. C. ; MORELATO, R. L. ; MUNIZ, M. ; COSTA, T. . Utilização de testes computadorizados na melhora da acurácia diagnóstica do MCI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

81.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; COSTA, C. C. G. L. ; BATISTA, U. C. ; VIEIRA, L. ; FERREIRA, R. . Utilização do MEEM como instrumento de rastreio em pacientes com risco de demência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

82.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; PEDRAZAS, J. ; VATANABE, J. ; REIS, J. ; LIMA, P. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) com cortes adaptados a escolaridade em pacientes portadores de Transtorno Cognitivo Leve. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

83.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; GARCIA, C. . A importância da avaliação das queixas de memória em idosos normais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

84.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Avaliação Computadorizada do estado mental em pacientes idosos com queixas cognitivas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

85.
CABRAL, H. W. S.; CAMARA, V. D. ; BOECHAT, Y. E. ; MUNIZ, M. . Critérios diagnósticos das alterações cognitivas leves. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

86.
CABRAL, H. W. S.; CAMARA, V. D. ; BOECHAT, Y. E. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; SCHMIDT, S. L. ; MUNIZ, M. ; GARCIA, C. . Critérios diagnósticos das alterações cognitivas leves. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

87.
MORELATO, R. L. ; COSTA, C. C. G. L. ; CABRAL, H. W. S. . Fatores de risco para mortalidade em pacientes institucionalizados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

88.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; GARCIA, C. . Importância da avaliação das queixas de memória em idosos normais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

89.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Poder de discriminação dos Testes Computadorizados de Atenção e Memória em idosos normais, portadores de queixas cognitivas (MCI) e demenciados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

90.
SCHMIDT, S. L. ; CABRAL, H. W. S. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; MANHAES, A. C. . Poder de discriminação dos Testes Computadorizados de Atenção e Memória em idosos normais, portadores de queixas cognitivas (MCI) e demenciados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

91.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CAMARA, V. D. ; GARCIA, C. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) na identificação de idosos portadores de quaixas cognitivas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

92.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L. ; SCHMIDT, S. L. ; NASCIMENTO, O. J. M. ; CAMARA, V. D. ; GARCIA, C. . Utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) na identificação de idosos portadores de quaixas cognitivas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CABRAL, H. W. S.. Pesquisa de satisfação aplicada à equipe de assistência psicosocial/saúde nos municípios afetados pela queda da barragem, em Barra Longa e Mariana/MG. 2017.

2.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de um programa de Ergonomia para empresas ? PFT (Performance Funcional Termocinética). 2017.

3.
CABRAL, H. W. S.. Análise e report dos projetos realizados a partir dos resultados obtidos pelo FOCOS em 2017 (CCM, Vallourec). 2017.

4.
CABRAL, H. W. S.. Gestão de projeto para subsidiar os serviços multidisciplinares de saúde assistencial nos municípios de Mariana e de Barra Longa, em Minas Gerais, localidades impactadas pelo acidente da Barragem de Fundão (Fundação Renova). 2017.

5.
CABRAL, H. W. S.. Apresentação da metodologia FOCOS (Teste de Atenção) para implantação em empresas como ferramenta de Saúde & Segurança do Trabalho na empresa CSP.. 2017.

6.
CABRAL, H. W. S.. Apresentação da metodologia FOCOS (Teste de Atenção) para implantação em empresas como ferramenta de Saúde & Segurança do Trabalho na empresa VLI.. 2017.

7.
CABRAL, H. W. S.. Gestão de projeto para subsidiar os serviços multidisciplinares de saúde assistencial nos municípios de Mariana e de Barra Longa, em Minas Gerais, localidades impactadas pelo acidente da Barragem de Fundão (Samarco). 2016.

8.
CABRAL, H. W. S.. Análise de acidentes em correlação com os resultados obtidos no PDI em 2016 (ArcelorMittal Tubarão). 2016.

9.
CABRAL, H. W. S.. Análise e correlação dos resultados obtidos pelo FOCOS em 2016 (Manserv Logística). 2016.

10.
CABRAL, H. W. S.. Análise e report dos projetos realizados a partir dos resultados obtidos pelo FOCOS em 2016 (StageGate, Vallourec). 2016.

11.
CABRAL, H. W. S.. Análise de acidentes e dos cases de sucesso do teste de atenção (Vallourec). 2016.

12.
CABRAL, H. W. S.. Análise populacional dos atendimentos especializados do Programa de Saúde Mental (ArcelorMittal). 2016.

13.
CABRAL, H. W. S.. Análise de Um Ano do projeto do teste de atenção (Manserv Logística). 2016.

14.
Figueiredo, S. C. A. ; Mello, F. C. Q. ; CABRAL, H. W. S. . Parecer Técnico com especialistas da UFRJ sobre os impactos à saúde humana da exposição ao material particulado e a epidemiologia das doenças correlacionadas a esse material na Grande Vitória. 2015.

15.
Silva, V. R. ; CABRAL, H. W. S. . Parecer Técnico com a instituição EMESCAM sobre os impactos à saúde humana da exposição ao material particulado e a epidemiologia das doenças correlacionadas a esse material na Grande Vitória. 2015.

16.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de projeto sobre a desconstrução da obesidade e melhora na qualidade de vida de trabalhadores (ArcelorMittal Tubarão). 2015.

17.
CABRAL, H. W. S.. Construção de programa de prevenção, promoção e tratamento de saúde mental e dependência química. 2015.

18.
CABRAL, H. W. S.. Análise da predição de risco em empregados que sofreram acidente em 2014 (ArcelorMittal). 2015.

19.
CABRAL, H. W. S.. Análise populacional de predição de risco e correlações com teste de atenção (Vale). 2015.

20.
CABRAL, H. W. S.. Estudo acerca da percepção na Saúde e Segurança de empregados do Programa de Saúde Mental e Dependência Química. 2015.

21.
CABRAL, H. W. S.. Análise populacional das avaliações e dos atendimentos no Programa de Saúde Mental (Vale). 2015.

22.
CABRAL, H. W. S.. Estudo sobre diagnóstico clínico em empregados que utilizam o teste de atenção (ArcelorMittal). 2015.

23.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de minuta do plano de ação da Gerência de Saúde da Vale sobre os impactos do pó preto. 2015.

24.
CABRAL, H. W. S.. Análise de dissertações de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (UFES) e dos Materiais Técnicos da Gerência de Meio Ambiente da Vale sobre os impactos do pó preto. 2015.

25.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de artigo acerca dos Mitos x Verdades relacionados aos impactos do pó preto na Grande Vitória. 2015.

26.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de parecer preliminar para embasamento técnico-científico das questões relacionadas aos impactos do pó preto. 2015.

27.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de parecer técnico final com levantamento da literatura e análise dos achados relacionados aos impactos do pó preto. 2015.

28.
CABRAL, H. W. S.. Levantamento epidemiológico para análise do aumento da mortalidade relativa aos impactos da poluição na saúde da Grande Vitória. 2015.

29.
CABRAL, H. W. S.. Elaboração de projeto de Controle de Fadiga e Predição de Risco com metodologia própria (Samarco). 2015.

30.
CABRAL, H. W. S.. Estudo e levantamento da literatura sobre os impactos do turnos de revezamento na saúde dos trabalhadores (Vallourec). 2014.

31.
CABRAL, H. W. S.. Estudo correlacionando o teste de atenção com uso de medicamento controlado (Vallourec). 2013.

32.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Desenvolvimento do Sistema FOCOS - Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas em Saúde e Segurança. 2007.

33.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; COUTINHO, P. H. M. . Desenvolvimento do Sistema PDI - Teste Diário de Prontidão Individual. 2006.

34.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Desenvolvimento do Sistema EAC- Exame de Atenção Concentrada. 2005.

35.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Desenvolvimento do Sistema TAC - Teste Computadorizado da Atenção Concentrada. 2003.

Programas de computador sem registro
1.
CABRAL, H. W. S.. Exame de Atenção para o Trabalho - EAT VC. 2010.

2.
CABRAL, H. W. S.. Exame de Atenção para o Trabalho - EAT VR. 2010.

3.
CABRAL, H. W. S.. Teste de Atenção Imediata - TAI VR. 2010.

4.
CABRAL, H. W. S.. Teste de Atenção Imediata - TAI VC. 2010.

5.
CABRAL, H. W. S.; SCHMIDT, S. L. ; Projeta Sistemas . Prontidão Diária Individual - PDI. 2006.

6.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas em Saúde e Segurança Versão Concentrada - FOCOSVC. 2006.

7.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Ferramentas Ocupacionais Computadorizados em Saúde e Segurança Versão Rastreio - FOCOSVR. 2006.

8.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Exame de Atenção Computadorizado Versão Concentrada - EACVC. 2006.

9.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Exame de Atenção Computadorizado Versão Rastreio - EACVR. 2005.

10.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Teste de Atenção Concentrada Computadorizada Versão Concentrada - TACVC. 2003.

11.
CABRAL, H. W. S.; CABRAL,R.W.S. . Teste de Atenção Concentrada Computadorizada Versão Rastreio - TACVR. 2003.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL, H. W. S.. Elaborando projetos competitivos: inovação com ética na pesquisa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CABRAL, H. W. S.. Elaborando projetos competitivos: inovação com ética na pesquisa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CABRAL, H. W. S.. Jornada de Iniciação Científica - Caderno de Programação e Resumos. 2015. (Editoração/Anais).

4.
CABRAL, H. W. S.. Medicina geriatrica: Introdução ao estudo do envelhecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CABRAL, H. W. S.. Medicina geriatrica: Introdução ao estudo do envelhecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CABRAL, H. W. S.. Medicina geriatrica: Introdução ao estudo do envelhecimento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CABRAL, H. W. S.. Medicina geriatrica: Introdução ao estudo do envelhecimento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CABRAL, H. W. S.; GONCALVES, F. M. . Desenvolvimento de Plano de Trabalho para Professor de Ensino Superior. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico).

9.
CABRAL, H. W. S.. Desenvolvimento de metodologias computadorizadas de avaliação e gestão de trabalhadores com foco na qualidade de vida.. 2010. (Consultoria técnica).

10.
CABRAL, H. W. S.. Desenvolvendo protótipos de metodologias computadorizadas de avaliação e acompanhamento atencional de trabalhadores. 2010. (Consultoria técnica).

11.
CABRAL, H. W. S.. Desenvolvimento de metodologias computadorizadas de avaliação e gestão de trabalhadores com foco na qualidade de vida.. 2010. (Consultoria técnica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CABRAL, H. W. S.; Cruz, C. A. M.; AMARAL, B. V.. Participação em banca de Claudio Gianordoli Teixeira. A utilização de indicadores para a promoção de saúde e gestão do trabalho: um olhar sobre a saúde do trabalhador. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

2.
CABRAL, H. W. S.; BORGES, L. H.; CORREA, M. C. B.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Lugão. A saúde mental e a psicoterapia em pacientes oncológicos: contribuições para ações politicas e sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

3.
Lins, M. P. P.; Souza, S. F.; CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Bárbara Scalzer Maia. Interação entre diferentes interlocutores e uma pessoa com Alzheimer: um olhar para os enquadres interativos.. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
Oliveira, E R A; Silva, G. A.; Cade, N. V.; MOLINA, M. C. B.; CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Ana Paula Costa Velten. Comparação da mortalidade dos Adventistas do Sétimo Dia com a população não Adventista no período de 2003 a 2009 no Estado do Espírito Santo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
Oliveira, E R A; CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L.; AMBROSIO, P. M.; Cade, N. V.. Participação em banca de Daiane Campos Juvencio de rruda. Adesao medicamentosa e fatores associados em idosos de um ambulatorio filantropico do Espirito Santo. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
Oliveira, E R A; CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L.; ABDO, C.; CERUTTI JR, C. Participação em banca de Tiago Lessa Rossi. Avaliação da função erétil e qualidade de vida de homens doadores de sangue.. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Teses de doutorado
1.
QUEIROZ, S. S.; LOSS, A. B. M.; ROSSETTI, C. B.; LAMPREIA, C.; CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa. Atenção compartilhada e interação social:análises de trocas sociais de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em um programa de intervenção precoce. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Doutorado
1.
CABRAL, H. W. S.; HEIZMANN FILHO, J. P.; STEIN, R. T.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Lugão. Avaliação da articulação do quadril por ressonância magnética em atletas adolescentes assintomáticos praticantes de futebol. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Roberto Del Campo Cabanas. A fadiga e as políticas públicas no modelo de gestão privada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

2.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Renato Wilson Santos Cabral. O tabagismo na promoção da saúde: modelos utilizados em empresas privadas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

3.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Claudio Gianordoli Teixeira. Indicadores de promoção de saúde e gestão do trabalho: um olhar sobre a saúde do trabalhador. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

4.
CABRAL, H. W. S.; BORGES, L. H.; RONCHI, F.. Participação em banca de Claudio Gianordoli Teixeira. A utilização de indicadores para a promoção da qualidade de vida e gestão integral de trabalhadores: Estratégia para ações educativas individuais e coletivas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

5.
Ataíde, S. G.; CABRAL, H. W. S.; Oliveira, C. A.. Participação em banca de Igor Gaspari Nascimento. A construção da política municipal do idoso de Cachoeiro de Itapemirim: a participação do idoso neste processo histórico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

6.
CABRAL, H. W. S.; Ataíde, S. G.; KALIL, M.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Lugao. Avaliacao e abordagem da saude mental em pacientes oncologicos no pre-operatorio.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

7.
Oliveira, E R A; CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L.; CERUTTI JR, C; ABDO, C. Participação em banca de Tiago Lessa Rossi. Avaliação da função erétil e qualidade de vida de homens doadores de sangue. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
Oliveira, E R A; MORELATO, R. L.; CABRAL, H. W. S.; MACIEL, P A; MASSARONI, L; CASTRO, D S. Participação em banca de Daiane Campos Juvêncio de Arruda. Adesão medicamentosa em idosos de um ambulatório filantrópico do Espírito Santo: estilo de vida e condições de saúde.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CABRAL, H. W. S.; Cruz, C. A. M.; CABANAS, R. C.. Participação em banca de Fabio dos Santos e Guilherme Alves.Fadiga, Trabalho e saúde: revisão bibliografica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

2.
CABRAL, H. W. S.; TIEPPO, A.; DEVENS, L. T.. Participação em banca de Eduardo Cade Leire, Flávio Gusmão Trancoso e Olavo Corrêa.Elaboração de um protocolo de prevenção de úlcera por pressão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

3.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Valeria Salazar; Camila Calvi; Igor Guerra.Avaliacao de nonagenarios atendidos em pronto socorro de hospital de ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

4.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Mariana Gegenheimer, Luara Ramos.Análise das manifestações neuropsiquiátricas em pacientes idosos diagnosticados com demência atendidos no ambulatório de geriatria de uma instituição filantrópica de Vitória, Espírito Santo, Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

5.
CABRAL, H. W. S.; MORELATO, R. L.; CHAMBO FILHO, A.. Participação em banca de Brunna Vila Coutinho; Bruna Ferreira; Danielle Cristina.Aplicabilidade clínica dos biomarcadores da osteoporose - Revisão de Literartura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

6.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Mariana Calhau de Figueiredo.Contribuições da neuropsicologia para diagnóstico de problemas de neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil.. 2013.

7.
SANDRI, J. L.; CABRAL, H. W. S.; SANTOS, H. S.. Participação em banca de Igor Gomes Cristo.Dissecção aórtica águda: Revissão bibiografica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

8.
MORELATO, R. L.; CABRAL, H. W. S.; Calil, O. A.. Participação em banca de Juliana Heliodoro Fonseca.Prevalência da hipotensão arterial ortostática em idosos do ambulatório de geriatria e Institucionalizados institucionalizados.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

9.
PINTO NETO, L. F. S.; CABRAL, H. W. S.; BARROS, R. D.. Participação em banca de Edson Bernardino, Gibrhan Chequer, Luiz Paulo de Castro.Avaliação da demência associada ao HIV: Revisão Bibliografica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

10.
CABRAL, H. W. S.. Participação em banca de Juliana Pratti.Avaliação do perfil lipídico e glicídico de pacientes idosos com forte risco de desenvolvimento de demência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Vila Velha.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Aço Brasil 2018. Teste de atenção computadorizado. 2018. (Congresso).

2.
Dia Mundial de Saúde e Segurança do grupo ArcelorMittal.Saúde Mental: cuidar de si e do outro. 2018. (Outra).

3.
Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Teste de atenção computadorizado. 2018. (Outra).

4.
Avaliação Prática do Estudante: OSCE.FACILITADOR DA OFICINA AVALIAÇÃO PRÁTICA DO ESTUDANTE : OSCE. 2017. (Oficina).

5.
II Seminário de Integração e Qualificação Docente. 2017. (Seminário).

6.
IV Seminário de Políticas Públicas.Diversos. 2017. (Seminário).

7.
13º Congresso de Excelência Operacional (EHS-WCM-WCSC-WCP-INOVAÇÃO). Metodologia do teste de atenção computadorizado: saúde e segurança no trabalho. 2016. (Congresso).

8.
Jornada de Iniciação Científica 2016.Terapia hormonal e menopausa: impactos na função cognitiva. 2016. (Outra).

9.
Jornada de Iniciação Científica 2016.Influência de características sóciodemográficas no tratamento de dependentes químicos: fatores favoráveis ou não favoráveis ao sucesso do tratamento. 2016. (Outra).

10.
Jornada de Iniciação Científica 2016.Associação de doenças cardiovasculares e emissão de material particulado na Grande Vitória: existe relação?. 2016. (Outra).

11.
Seminário Segurança e Saúde Prevenir, ES.Desconstruindo o estresse: como torná-lo seu aliado?. 2016. (Seminário).

12.
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Desconstruindo o estresse: como torná-lo seu aliado?. 2016. (Outra).

13.
XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Fadiga, saúde e trabalho. 2016. (Encontro).

14.
Health Hackday.Jurado com potencial investidor. 2015. (Outra).

15.
II Congresso Estadual de Saúde e Qualidade de Vida: Sustentabilidade da Universidade de Vila Velha (UVV).Pó preto: impacto na saúde e no ambiente. Aumento das doenças respiratórias na Grande Vitória e o Pó Preto, impactos na saúde e o que o estado está fazendo ? CPI do Pó Preto.. 2015. (Seminário).

16.
LIVE ? Compartilhando Ideias.Reiventando o estresse: como torná-lo seu aliado?. 2015. (Outra).

17.
V Seminário de Perícia Criminal: A prova pericial no combate à criminalidade.Núcleo de Trabalho e movimentos sociais: política do trabalho e tecnologias computacionais para controle de acidentes. Tema: Tecnologias Computacionais para Controle de Acidentes.. 2015. (Seminário).

18.
Fórum regional de Saúde Mental, Alcool e outras Drogas. 2014. (Outra).

19.
Fórum Social de Saúde Mental.Oficina de capacitação equipes CAPS. 2014. (Outra).

20.
1ª Semana de Saúde Mental de Aimorés.Saúde Mental e dependência quimica. 2013. (Seminário).

21.
Fórum social de Saúde Mental.Oficina de capacitação de equipes CAPS. 2013. (Outra).

22.
I Jornada de Selecao de membros da Liga de Neurociencias.Dinâmica do Envelhecimento Cerebral. 2013. (Outra).

23.
I Seminário de Planejamento Estratégico do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2013. (Seminário).

24.
Semana Interdisciplinar de Saúde e Qualidade de Vida.Qualidade de Vida com foco no Idoso. 2013. (Outra).

25.
Atividade Pedagógico-educativa do Centro Educacional Leonardo da Vinci.Qualidade de vida, atividade física e alimentação.. 2012. (Outra).

26.
XXV Congresso Brasileiro de Neurologia. Desempenho atencional em usuários de drogas: rastreio computadorizado.. 2012. (Congresso).

27.
XXV Congresso Brasileiro de Neurologia. Avaliação computadorizada da atenção e suas correlações com queixas de saúde mental.. 2012. (Congresso).

28.
2º Simpósio de Geriatria da Liga Acadêmica de Gerontologia do Espírito Santo - LAGES.Demências Senis: Importância do diagnóstico precoce. 2011. (Simpósio).

29.
7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. Avaliação Computadorizada de praxia e memória na predição da Doença de Alzheimer: follow up. 2011. (Congresso).

30.
I Congresso de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Revisor dos trabalhos científicos (temas livres). 2011. (Congresso).

31.
II Seminário de Saúde Ocupacional VMB e seus Prestadores de Serviço.Inovações tecnológicas em exames computadorizados de atenção como promoção de saúde e segurança: 10 anos de pesquisas no Brasil. 2011. (Seminário).

32.
Palestra na A. R. L. S. Cavalheiros da Ordem nº 12.Envelhecimento Saudável: uma questão atual. 2011. (Encontro).

33.
14º Congresso da ANAMT. O monitoramento diário da prontidão para o trabalho por metodologias computadorizadas de avaliação: análises de 800.000 aplicações. 2010. (Congresso).

34.
7º Seminário PPA - Preparação para Aposentadoria (Samarco Mineração).Envelhecimento saudável, uma questão atual.. 2010. (Outra).

35.
I Fórum de Neurologia/Neurociência da UFF.Metodologias Computacionais no Diagnótico Precoce da Doença de Alzheimer. 2010. (Outra).

36.
I Fórum de Neurologia/Neurociência da UFF.Projeto: Qualidade de vida no trabalho: utilização de sistemas computadorizados para avaliação e gestão periódica da atenção, saúde e segurança de trabalhadores. 2010. (Outra).

37.
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Escolaridade: Efeito Protetor no Desenvolvimento de Demências?. 2010. (Congresso).

38.
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Tecnologias Computadorizadas como Marcadores Precoces da Doença de Alzheimer. 2010. (Congresso).

39.
XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia. Neuropsicologia: testes que permitem o diagnóstico mais precoce. 2010. (Congresso).

40.
64º Congresso da ABM. Desenvolvimento de tecnologias computadorizadas de segurança e saúde para o monitoramento da prontidão diária: utilização na ArcelorMittal Tubarão. 2009. (Congresso).

41.
Semana Integrada de Saúde e Segurança.Distúrbio do Sono e suas Complicações. 2009. (Outra).

42.
Semana Integrada de Saúde e Segurança (Samarco Mineração).Distúrbios do sono e suas complicações. 2009. (Outra).

43.
Treinamento Método PBL - Problem Based Learning. 2009. (Outra).

44.
Reunião de Saúde e Segurança da IUC.Envelhecimento Saudável: uma questão atual. 2008. (Outra).

45.
Reuniões Mensais de Saúde e Segurança da Área de Alto Fornos e Sinterização.Envelhecimento Saudável. 2008. (Outra).

46.
"Reunião de Segurança e Saúde da IGC- Coqueria e Energia"." Envelhecimento Saudável: uma questão atual". 2007. (Outra).

47.
"Reunião de Segurança e Saúde da IGC- Coqueria e Energia"."Envelhecimento Saudável: uma questão atual". 2007. (Outra).

48.
"Reunião de Segurança e Saúde da IGC- Coqueria e Energia"."Envelhecimento Saudável: uma questão atual". 2007. (Outra).

49.
"Reunião de Segurança e Saúde da IGC- Coqueria e Energia".Envelhecimento Saudável: uma questão atual. 2007. (Outra).

50.
"Reunião de Segurança e Saúde da IGES e IGMS"."Envelhecimento Saudável: uma questão atual ". 2007. (Outra).

51.
10° Sipat das Contratadas da Gerência de Infra-estrutura Interna- IXI".Transtorno da Atenção: Relevância, Impactos na vida cotidiana, no trabalho, abordagem e tratamento. 2007. (Outra).

52.
9° Encontro de Segurança e Saúde da IGM.Qualidade de vida no trabalho e suas necessidades no mundo moderno: Saúde, Adaptações Comportamentais, Atitudes e o Sucesso profissional". 2007. (Encontro).

53.
Atividade Pedagógico-Educativa.Qualidade de Vida. 2007. (Outra).

54.
Dia da Saúde e Segurança da Arcelor Mittal."Envelhecimento Saudável". 2007. (Outra).

55.
IV Jornada de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo.Simpósio:. 2007. (Outra).

56.
Reunião Mensal de segurança da Reframax/ Magnesita.Transtorno da Atenção: Relevância, Impactos na vida cotidiana, no trabalho, abordagem e tratamento. 2007. (Outra).

57.
Reuniões Mensais de Saúde e Segurança da Área de Alto Fornos e Sinterização.Envelhecimento Saudável. 2007. (Outra).

58.
Reuniões Mensais de Saúde e Segurança da Área de Alto Fornos e Sinterização.Envelhecimento Saudável. 2007. (Outra).

59.
Reuniões Mensais de Saúde e Segurança da Área de Alto Fornos e Sinterização.Envelhecimento Saudável. 2007. (Outra).

60.
6º Fórum sobre Doença de Alzheimar e outras Demências. 2006. (Outra).

61.
III Encontro Científico de Ciências da Saúde. 2006. (Encontro).

62.
Palestra para alunos da Disciplina de Saúde do Idoso na Emescam.Envelhecimento Cerebral. 2006. (Seminário).

63.
Reunião Científica da Liga de Geriatria e Gerontologia- LAGGES.Caraceterísticas clínicas nas grandes síndromes demenciais. 2006. (Outra).

64.
Simpósio " 100 ANO DE ALZHEIMER - NÃO HÁ TEMPO A PERDER".Declínio Cognitivo Leve. 2006. (Simpósio).

65.
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. 2006. (Congresso).

66.
Atividade Pedagógico-Educativa.Envelhecimento Saudável. 2005. (Outra).

67.
I Curso Básico de Geriatria e Gerontologia da LAGGES.I Curso Básico de Geriatria e Gerontologia da LAGGES. 2005. (Outra).

68.
The 18° Congress of the International Association of Gerontology. The 18° Congress of the International Association of Gerontology. 2005. (Congresso).

69.
VII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - Ganepão 2005. Fronteiras: A Intervenção Nutricional em Pacientes com Forte Risco de Desenvolvimento de Demência. 2005. (Congresso).

70.
XIII Prêmio Rocha Lima e VIII Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2005. (Congresso).

71.
XLVI Congresso Médico Estadual da AMES e da I Jornada Médica - Acadêmica UFES/EMESCAM. Estudo de Medidas Bioquímicas como Instrumento Preditivo no Desenvolvimento de Demências. 2005. (Congresso).

72.
I Curso de Atualização de Geriatria e Gerontologia.I Curso de Atualização de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Outra).

73.
I Encontro Científico de Ciências da Saúde - EMESCAM.I Encontro Científico de Ciências da Saúde - EMESCAM. 2004. (Encontro).

74.
XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e II Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e II Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Congresso).

75.
XLV Congresso Médico Estadual da AMES. XLV Congresso Médico Estadual da AMES. 2004. (Congresso).

76.
III Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia e I Fórum Centro-Oeste de Instituições de Longa Permanência. III Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia e I Fórum Centro-Oeste de Instituições de Longa Permanência. 2003. (Congresso).

77.
III Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro. Critérios Diagnósticos das Alterações Cognitivas Leves. 2003. (Congresso).

78.
III Jornada de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo.III Jornada de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. 2003. (Outra).

79.
IV Congresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Avaliação Computadorizada do Estado Mental em Pacientes Idosos com Queixas Cognitivas. 2003. (Congresso).

80.
Programa de Educação Continuada. 2003. (Outra).

81.
X Encontro Interdisciplinar sobre o Envelhecimento e o Idoso, IX Simpósio Interdisciplinar de demências, IV Encontro de Ex-alunos e II Encontro de Idosos.Distúrbios Cognitivos Leves. 2003. (Encontro).

82.
XLIV Congresso Médico Estadual da AMES. XLIV Congresso Médico Estadual da AMES. 2003. (Congresso).

83.
XIII Congresso brasileiro de Geriatria e Gerontologia , II Congresso de Geriatria e Gerontologia da SBGG-RJ. Recentes Avanços em Biologia do Envelhecimento. 2002. (Congresso).

84.
Projeto educação continuada - atualização em cirurgia/trauma. 1995. (Outra).

85.
I Jornada de Endoscopia Digestiva.I Jornada de Endoscopia Digestiva. 1994. (Outra).

86.
XXXV Congresso Médico Estadual da AMES. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, H. W. S.. IV Seminário de Políticas Públicas. 2017. (Outro).

2.
CABRAL, H. W. S.. Homenagem ao corpo docente destaque em produção qualitativa e quantitativa - 2017. 2017. (Outro).

3.
CABRAL, H. W. S.. Jornada de Iniciação Científica 2017. 2017. (Outro).

4.
CABRAL, H. W. S.. Oficina de Objective Structured Clinical Examination (OSCE). 2017. (Outro).

5.
CABRAL, H. W. S.. Iniciando meus Passos na Pesquisa. 2016. (Outro).

6.
CABRAL, H. W. S.; SIMOES, G. M. S. . Jornada de Iniciação Científica 2016. 2016. (Outro).

7.
CABRAL, H. W. S.. Pesquisa Clínica em Instituições de Ensino: por que e como fazer?. 2016. (Outro).

8.
CABRAL, H. W. S.; Cruz, C. A. M. . II Seminário de Políticas Públicas da EMESCAM: ?Estratégias de Resistência e Movimentos Sociais?. 2016. (Outro).

9.
CABRAL, H. W. S.; Vassalo DV . Curso de Publicação de Artigo Científico. 2016. (Outro).

10.
CABRAL, H. W. S.; Paulo MSL . V Seminário de Perícia Criminal: A prova pericial no combate à criminalidade. 2015. (Outro).

11.
CABRAL, H. W. S.. II Seminário de Políticas Públicas da EMESCAM. 2015. (Outro).

12.
CABRAL, H. W. S.. Cerimônia de Reconehcimento por Honra por Ensino Extensão e Pesquisa Ciêntifica. 2015. (Outro).

13.
CABRAL, H. W. S.. Lançamento do livro "Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares". 2015. (Outro).

14.
CABRAL, H. W. S.. Curso de Capacitação em Pesquisa Clínica. 2015. (Outro).

15.
CABRAL, H. W. S.. Primeira Semana Internacional da EMESCAM. 2015. (Outro).

16.
CABRAL, H. W. S.. Jornada de Iniciação Científica 2015. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Hector Yuri Conti Wanderley. Atenção integral às pessoas com doenças raras no Espírito Santo, propostas para desenvolvimento local.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

2.
Marcos Augusto Martins Cardoso. Metodologias ativas e métodos computacionais para gestão da educação em saúde.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

3.
Carlos Pimentel Moschen. Influência da terapia hormonal na função cognitiva de mulheres na menopausa acompanhadas em ambulatórios de um hospital escola de Vitória-ES. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

4.
Roberto Del Campo Cabanas. Gestão de fadiga de trabalhadores de empresa mineradora. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

5.
Dioscordes Marcelo de Almeida Campos. Enfrentamento do tabagismo: comparação de políticas públicas e abordagem dos profissionais de saúde nas USF de Vitória.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Paula Carvalho Azevedo. Estudo documental da utilização de testes computadorizados de atenção como ferramenta de segurança, saúde e qualidade de vida.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

2.
Rafael Francischetto Ultramar. Estudo documental da utilização de testes computadorizados de atenção como ferramenta de segurança, saúde e qualidade de vida.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Helena Demuner Vallandro. Aplicabilidade de Protocolo de Prevenção de Úlceras de Pressão. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

2.
João Eugênio Loureiro Lopes. Aplicabilidade de Protocolo de Prevenção de Úlceras de Pressão. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

3.
Ana Carolina Main Lucas. Aplicabilidade de Protocolo de Prevenção de Úlceras de Pressão. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cássio Sobreira Nunes Coutinho. Transtorno de atenção X desempenho escolar. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (Orientador).

2.
Jordan Pratissolli Libalde. Transtorno de atenção X desempenho escolar. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Guilherme Perini Rosa. Transtorno de atenção X desempenho escolar. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Claudio Gianordoli Teixeira. Indicadores de promoção de saúde e gestão do trabalho: um olhar sobre a saúde do trabalhador. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, . Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

2.
Rodrigo dos Santos Lugão. A saúde mental e a psicoterapia em pacientes oncológicos: contribuições para ações politicas e sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, . Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

3.
Rachel Torres Sasso. A importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento e prevenção das complicações do portador de Diabetes Mellitus.. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, . Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

4.
Brena de Castro Costa. Estado nutricional da população rural do município de Anchieta - ES: O impacto da modernização.. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, . Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

5.
Fernanda Mayrink Gonçalves Zerbini. Avaliação do Estado Cognitivo e da Atenção Concentrada em Idosos de um Centro de Convivência. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco, . Coorientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

Tese de doutorado
1.
Fernanda Mayrink Goncalves. Avaliação da atenção e da memoria em adultos jovens dependentes quimicos. 2016. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabio dos Santos e Guilherme Alves. Fadiga, Trabalho e saúde: revisão bibliografica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

2.
Eduardo Cade Leite; Flavio Gusmão e Olavo Correa. Elaboração de um protocolo de prevenção de úlcera por pressão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

3.
Brunna Vila Coutinho; Bruna Ferreira; Danielle Cristina. Aplicabilidade clinica dos Biomarcadores de osteporose - Revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

4.
Aluisio Gonçalves Segato. Transtorno de Atenção: A Aplicação do Assessment Hyperativity and Attention (AHA) e suas Correlações no Desempenho Computadorizado da Atenção Áudio-Visuo Motora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

5.
Juliana Pratti Lemos. Avaliação do Perfil Lipídico e Glicídico de Pacientes com Forte Risco para o Desenvolvimento de Demência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

Iniciação científica
1.
Patricia Souza Bispo. Influência da terapia hormonal na função cognitiva de mulheres na menopausa acompanhadas em ambulatórios de um hospital escola de Vitória ? ES. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

2.
Juliana Carlos Medeiros. Influência de caracteristicas sociodemograficas no tratamento de dependentes quimicos: fatores favoráveis ou não favoráveis ao sucesso do tratamento. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

3.
Lilian Jane Saick. Influência da terapia hormonal na função cognitiva de mulheres na menopausa acompanhadas em ambulatórios de um hospital escola de Vitória ? ES.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

4.
Amanda Bittecourt Marsiglia. Influência de caracteristicas sociodemograficas no tratamento de dependentes quimicos: fatores favoráveis ou não favoráveis ao sucesso do tratamento. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

5.
Mariana Caser Corteletti. Influência da terapia hormonal na função cognitiva de mulheres na menopausa acompanhadas em ambulatórios de um hospital escola de Vitória ? ES.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

6.
Larissa Freire Correa. Associação de doenças cardiovasculares e emissão de material particulado na Grande Vitória: existe relação?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

7.
Pedro Diego Saquetto. Associação de doenças cardiovasculares e emissão de material particulado na Grande Vitória: existe relação?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

8.
Juliano Pimentel Correa Santos. Principais áreas encefálicas acometidas em pacientes com Transtorno Cognitivo Leve. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

9.
Angelo Ton. Ensaios clínicos terapêuticos da Doença de Parkinson: estudo observacional de 10 anos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

10.
Mariana Scandian Bergamaschi. Genética da Doença de Parkinson: revisão dos principais genes envolvidos utilizando bases de dados online. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

11.
Arielle Kirmse. Genética da Doença de Parkinson: revisão dos principais genes envolvidos utilizando bases de dados online. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

12.
Glaucia Medeiros Silva. Genética da Doença de Parkinson: revisão dos principais genes envolvidos utilizando bases de dados online. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

13.
Mariana Alcântara Roldi de Azeredo. O alelo E4 do cromossomo 19 e risco do desenvolvimento da Doença de Alzheimer: existe relação?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

14.
Marília Ribeiro Lima. Os avanços da Neurociência no diagnóstico precoce das demências. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

15.
Marília Ribeiro Lima. Os estágios pré-clínicos da Doença de Alzheimer e a evolução da neuroimagem funcional no diagnóstico precoce. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

16.
Milena de Souza Vasconcelos. Os estágios pré-clínicos da Doença de Alzheimer e a evolução da neuroimagem funcional no diagnóstico precoce. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

17.
Luana Morais Dutra. Os estágios pré-clínicos da Doença de Alzheimer e a evolução da neuroimagem funcional no diagnóstico precoce. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

18.
Gilberto Gomes de Souza Junior. Principais áreas encefálicas acometidas em pacientes com Transtorno Cognitivo Leve. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

19.
Kelly Cristina Varanda. Principais áreas encefálicas acometidas em pacientes com Transtorno Cognitivo Leve. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

20.
Bruno Mendes Silva. Progressão para demência em portadores de Transtorno Cognitivo Leve. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

21.
Nicolas Azevedo. Atrofia hipocampal avançada em paciente portador de queixas cognitivas: relato de caso. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

22.
Larissa Sartório. Atrofia hipocampal avançada em paciente portador de queixas cognitivas: relato de caso. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

23.
Kaliandra Vassoler. O alelo E4 do cromossomo 19 e risco do desenvolvimento da Doença de Alzheimer: existe relação?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

24.
Eduardo da Costa Galvani. Ensaios clínicos terapêuticos da Doença de Parkinson: estudo observacional de 10 anos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

25.
Mariana Scandian Bergamaschi. Qualidade de vida no trabalho: utilização e avaliação do questionário perfil saúde em empresa siderúrgica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

26.
Vitor Brasileiro Fernandes. Qualidade de vida no trabalho: utilização e avaliação do questionário perfil saúde em empresa siderúrgica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

27.
Gabriel Alfena Gamaro de Moura. Experiêcia da Samarco Mineração: utilização do exame computadorizado de atenção na gestão de saúde e segurança dos trabalhadores. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

28.
Bernardo Augusto Pereira Norte. Projeto de gestão da fadiga na Samarco Mineração: estudo piloto para validação, prévia a implantação do exame de atenção computadorizado. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

29.
Bruno Mendes Silva. Conversão do Transtorno Cognitivo Leve para Doença de Alzheimer: variação das taxas de progressão na literatura. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

30.
Fernanda Carlinda Costa de Oliveira. Conversão do Transtorno Cognitivo Leve para Doença de Alzheimer: variação das taxas de progressão na literatura. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

31.
Milena de Souza Vasconcelos. Conversão do Transtorno Cognitivo Leve para Doença de Alzheimer: variação das taxas de progressão na literatura. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

32.
Luana Morais Dutra. Revisão crítica atualizada dos marcadores precoces da Doença de Alzheimer. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

33.
Marilia Ribeiro Lima. Revisão crítica atualizada dos marcadores precoces da Doença de Alzheimer. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Vila Velha. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

34.
Ulysses Caus Batista. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

35.
Tatiane Neves Borja. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

36.
Marcio Soares Azevedo Branco. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

37.
Geraldo Andrade Do Norte. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

38.
Romeo Lagges Simões. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

39.
Raquel A. Serafim. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

40.
Deborah Miranda Vasconcelos. Rastreio Neurofisiológico Computadorizado da Atenção Visual: Efeito da Idade e de Comorbidades e suas Relações com a Segurança Ocupacional. 2007. Iniciação Científica - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

41.
Thais Costa Jesus. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

42.
Ulysses Caús Batista. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

43.
Alessandro Guio Franzotti. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

44.
Cintia Nogueira Boninsenha. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

45.
Lia Quintaes Cardoso. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

46.
Raphael Valadão Dadalto. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

47.
Thayz Zanon Casagrande. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

48.
Cláudia Cristiany Garcia Lopes Costa. Orientação de Iniciação Científica. 2004. Iniciação Científica - Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

49.
Aline Coelho M. Fraga. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

50.
Adriana Martinz Rangel. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

51.
Alessandra Lemos Carvalho. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

52.
Aline Machado Cruz. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

53.
André Rapouso da Câmara. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

54.
Andréia de Melo Leite. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

55.
Ana Carolina Vargens. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

56.
Ana Paula Ramos Silva. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

57.
Abílio Moura Cardoso Lopes. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

58.
Aline Pacheco Schubach. Elaboração de Protocolos de Avaliação Neurológica. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

Orientações de outra natureza
1.
Renata Reis Lage. Estágio Supervisionado (Psiquiatria) do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (Divisão de Ensino e Pesquisa),. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

2.
Taísa Rodrigues Smarssaro. Estágio Supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Serviços Médicos Educacionais Especializados. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

3.
Príscila Braga da Silva. Estágio Supervisionado. 2008. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Serviços Médicos Educacionais Especializados. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

4.
Thais Costa Jesus. Estágio Supervisionado. 2007. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Serviços Médicos Educacionais Especializados. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.

5.
Alunos do 3° e 4° período. Efeito da idade e da presença de queixas em trabalhadores de área de elevada demanda atencional. 2006. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória. Orientador: Hebert Wilson Santos Cabral.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, H. W. S.. Dinamica do envelhecimento cerebral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CABRAL, H. W. S.; GONCALVES, F. M. . Desenvolvimento de Plano de Trabalho para Professor de Ensino Superior. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico).



Outras informações relevantes


Professor Orientador da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo - LAGGES (Área: Envelhecimento Cerebral, Demências, Avaliação Neuropsicofisiológica e Neurologia Comportamental)

Professor do Curso de Atualização em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG-ES.

Membro da Comissão Científica de Geriatria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo

Membro da comissão científica de Geriatria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo - SBGG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:46:30