Wagner Aparecido Caetano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3114029898555914
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (2001). Especialização em História e Filosofia da Ciências (UEL). Especialização em Ensino de Filosofia para Crianças (CBFC) Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Doutor em Educação pela FCT/UNESP campus Presidente Prudente (2018). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte - GPECUMA, na UNESP (Câmpus de Presidente Prudente). Experiência de 17 anos com ensino, sendo 17 anos em escolas de ensino fundamental e médio, 10 anos como professor em curso de graduação e 04 anos nos programas de Especializações Latu Senso. Atualmente é professor na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Aparecido Caetano
Nome em citações bibliográficas
CAETANO, Wagner Aparecido;CAETANO, WAGNER APARECIDO;CAETANO, W.A.;Wagner Aparecido Caetano;APARECIDO CAETANO, WAGNER

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Oeste Paulista, Graduação em Educação Física.
Rodovia Raposo Tavares, km 572
Limoeiro
19067-175 - Presidente Prudente, SP - Brasil
Telefone: (18) 32292079
Fax: (18) 2292080
URL da Homepage: http://www.unoeste.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: MEMÓRIAS DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PRESIDENTE PRUDENTE (1950 ? 1970), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Arilda Ines Miranda Ribeiro.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação de Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica?,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Levino Bertan.
Palavras-chave: filosofia crianças dialética dialógica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em História e Filosofia da Ciência. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Projeto: A filosofia como diferencial significativo ao Ensino de Ciencias: O conceito de pré-ciência e ciência normal de Thomas Kuhn aplicado ao ensino de ciências.
Orientador: Álvaro Lorencini Junior.
1998 - 2001
Graduação em Filosofia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Título: Nicolau Maquiavel: O Príncipe e a Política Contemporânea.
Orientador: prof Luis Paulo Neves.




Formação Complementar


2009 - 2009
Como Escrever e Publicar Um Artigo Científico. (Carga horária: 4h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em O Eneagrama da Personalidade. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Tomás de Aquino Leitor de Aristóteles. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante doutorado em Educaçã, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colegio Joaquim Murtinho - Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Descrição: O tema inclusão está cada vez mais presente nos dias de hoje. Dentro disso, o profissional de Educação Física está recebendo cada vez mais a responsabilidade de ministrar aulas para alunos com ou sem necessidades especiais. Por algumas razões, o aluno deve ou está matriculado no ensino regular de ensino. Mas será que esse professor, que cabe tanta responsabilidade, está preparado para receber esse aluno? O presente estudo teve por objetivo investigar a formação dos profissionais de Educação Física sobre o tema inclusão dentro do ambiente escolar, para saber se realmente teve formação no ensino superior ou se procurou se informar sobre o assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wagner Aparecido Caetano - Coordenador / Barbara Darbem Zancheta - Integrante.
2014 - 2018
MEMÓRIAS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM PRESIDENTE PRUDENTE (1917 ? 1950)
Descrição: Atrelada ao grupo de estudos, o GPECUMA (Grupo de pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte no Oeste Paulista) , esta pesquisa tem como objetivo construir os processos e práticas escolares docentes vivenciados na gênese das instituições escolares de Presidente Prudente, isso porque entendemos que a expansão dos grupos escolares paulistas possui relação direta com o desenvolvimento do município. No caso específico de Presidente Prudente não é exagero dizer que a ?expansão do ensino acompanha os rastros do café e a ?marcha para o oeste?? (SOUZA, 2006, p.104). Essas informações, de relevância histórico-educacional, podem chegar através de relatos orais, fotografias, cadernos, diários, cartas, gravações, recortes jornais (BOSI, 1994; GOMES, 2004) que serão trabalhadas com o intuito de construir as memórias históricas através dos principais agentes: professoras e professores, que diretamente estiveram envolvidos neste processo de edificação das instituições de ensino, e da educação propriamente dita, em Presidente Prudente. Essas informações, de relevância histórico-educacional, podem chegar através de relatos orais, fotografias, cadernos, diários, cartas, gravações, recortes jornais (BOSI, 1994; GOMES, 2004) que serão trabalhadas com o intuito de construir as memórias históricas através dos principais agentes: professoras e professores, que diretamente estiveram envolvidos neste processo de edificação das instituições de ensino, e da educação propriamente dita, em Presidente Prudente. Este projeto pauta-se na hipótese de que as docentes e os docentes, que encontram-se atualmente entre 75 e 85 anos de idade, possuem lembranças, acervo de livros e documentos pessoais, fotos (e muito mais) que organizados sob perspectiva metodológica tanto da história oral (AMADO 1995) como iconográfica (GURAN 1998) constituirão um saber sobre como era e se comportava a sociedade prudentina na sua fundação: 1917-1950..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
FOTOGRAFIA E MEMORIA DO BEIRA RIO ESPORTE CLUBE DE PRESIDENTE EPITACIO
Descrição: O presente projeto, caracterizado como iniciação científica, tem como objetivos: Objetivo Geral Rememorar através de fotografias e iconografias e geral a história do time de futebol ?Beira Rio Esporte Clube? de Presidente Epitácio. Objetivos Específicos - Elaborar um acervo iconográfico sobre o time de futebol ?Beira Rio Esporte Clube?; - Registrar a história de uma modalidade esportiva da cidade de Presidente Epitácio; - Elaborar um material sobre o esporte na cidade de Presidente Epitácio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wagner Aparecido Caetano - Coordenador / Amanda de Carvalho Cardoso - Integrante / Nayara Fernanda da Silva - Integrante.
2013 - 2014
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO E A TEMÁTICA DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSNO FUNDAMENTAL II.
Descrição: Este trabalho propõe uma discussão e reflexão a cerca da Lei 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de cultura afro-brasileira nos níveis de Ensino Fundamental II e Médio. Para tanto contextualizamos fatores históricos relacionados à população negra no Brasil, desde a inferiorização de sua cultura durante o período de escravidão no Brasil colonial, às consequências sociais materializadas na contemporaneidade em múltiplas vertentes. Nesse contexto discutimos a capacidade da educação física escolar - enquanto disciplina do movimento e de construção de valores ? em contribuir para efetivação da referida Lei, resgatando valores culturais deste povo que se constitui a maioria étnica em nosso país e que participou e participa efetivamente da construção da identidade nacional. Por fim, apresentaremos uma análise e discussão sobre os conteúdos da cultura afro-brasileira encontrados no Caderno do Aluno do Ensino Fundamental II, disponibilizado pelo governo do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wagner Aparecido Caetano - Coordenador / Letícia Queiróz Citta - Integrante.
2013 - 2014
Capoeira e ensino da cultura afro-brasileira: análise do material do aluno- ciclo II
Descrição: O presente estudo analisou o material didático oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo observando a realidade do ensino de cultura africana nas instituições escolares dentro da grade curricular do ensino fundamental ? ciclo II, discutindo a possibilidade de aplicação da Lei nº 10.639/2003 (temática afro-brasileira) com o objetivo de resgatar os valores culturais afro-brasileiros e sua inclusão através da educação física escolar, tendo a capoeira como meio direto desse resgate..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wagner Aparecido Caetano - Coordenador / Ìris de França Brito - Integrante.
2011 - 2012
ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA NAS FICHAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS/CLIENTES INGRESSANTES NAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO
Descrição: Este trabalho intitulado ?Análise Qualitativa Realizada nas Fichas Avaliativas dos Alunos Ingressantes nas Academias de Musculação? apresenta um estudo teórico sobre o perfil e os anseios daqueles e daquelas que procuram os Centros de Treinamento Orientado (Academias) com o intuito de colaborar para a criação de um referencial teórico que possa agregar valores formativos que perpassam pelos temas: Atividade Física, Saúde e Estética. Este estudo teve como campo de trabalho o material que encontra-se nas academias a disposição dos profissionais que atendem como orientadores das atividades físicas. Com a intenção de iniciar um estudo sobre as expectativas dos alunos ingressantes delimitou-se neste trabalho uma das academias existentes na cidade de Presidente Prudente. Tal delimitação do objeto de estudo não possui implicações negativas, pois a alta procura e a excessiva rotatividade dos alunos produz uma quantidade significativa de fichas avaliativas. Cabe ressaltar que esse material é construído no primeiro contato do ingressante com o centro de treinamento orientado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
?EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO SOCIAL?
Descrição: A presente pesquisa ?EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO SOCIAL? teve como princípio motivador compreender até que ponto a disciplina deEducação Física pode desenvolver autonomia nos indivíduos que dela participam, tornando-os capazes de refletirem sobre fatos, questionarem estruturas normas e regras. Essas habilidades, se desenvolvidas, podem capacitar as pessoas a crescerem, em sentido qualitativo, em sociedade com valores e atitudes, em diferentes aspectos e assuntos. Esse estudo tem como objetivo expor os benefícios da Educação Física Escolar para o desenvolvimento social dos alunos. Para tanto nos apoiamos em significativos referenciais bibliográficos escritos por especialistas da área de Educação e Educação Física Escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Descrição: Esta pesquisa investigou se há nas unidades escolares do período noturno aulas de Educação Física, conforme alude a Lei nº 10.793, de 1º.12.2003. Como foi uma hipótese desta pesquisa não há aulas de Educação Física no período noturno, onde nos podemos verificar através de questionários aplicados nos gestores e alunos do mesmo período, através da resposta deste determinado grupo foi submetido às respostas em analise estatística, para uma melhor compreensão dos resultados, esta pesquisa foi realizada na Diretoria de ensino de Santo Anastácio do estado de São Paulo, com uma amostragem de 98 alunos e 4 gestores, foi comparado as resposta dos gestores e dos alunos, por fim chegamos à seguinte conclusão que os alunos do ensino médio período noturno querem ter aulas de Educação Física, e também qual seria a natureza destas aulas, e qual a visão dos gestores sobre esta disciplina de Educação Física, porem podemos realizar a comparação com as respostas dos gestores com as dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Aulas de filosofia para crianças na perspectiva dialética: contribuições do Programa filosofia para crianças de Mathew Lipman.
Descrição: 1- OBJETIVO O objetivo deste trabalho é diagnosticar se na metodologia adotada, Lipman trabalha, em seu Programa e bibliografia, dialeticamente. 2- PROBLEMA Indagações a respeito do tema faz nascer o (s) problema (s): - Até que ponto o pensamento filosófico de Lipman, proposto em seu material didático, desenvolve o pensamento dialético? - Poderíamos considerar o material didático de Lipman como pedagógico dialético?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Fatores que influenciam no sedentarismo do professor universitário da Unoeste
Descrição: O presente trabalho pretende investigar fatores que influenciam no sedentarismo do professor universitário. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consiste em verificar através de um questionário fechado qual o principal motivo para que os professores não pratiquem exercícios físicos regulares. O estudo será desenvolvido junto a um grupo de quarenta e cinco professores de três diferentes cursos, sendo 15 professores de cada curso de uma universidade privada de Presidente Prudente. Os dados coletados serão submetidos a um tratamento de análise quantitativo. Palavras-chave: sedentarismo, exercício físico, qualidade de vida, professor universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wagner Aparecido Caetano - Integrante / Paulo Roberto Miola - Coordenador / vinicius e silva nascimento - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAETANO, Wagner Aparecido;CAETANO, WAGNER APARECIDO;CAETANO, W.A.;Wagner Aparecido Caetano;APARECIDO CAETANO, WAGNER2015 CAETANO, Wagner Aparecido; RIBEIRO, A. I. M. . Formação de professores: pressupostos que indicam necessidade de treansformação. Colloquium Humanarum, v. 12, p. 84-91, 2015.

2.
QUEIROZ CITTA, LETÍCIA2014 QUEIROZ CITTA, LETÍCIA ; APARECIDO CAETANO, WAGNER ; INÊS MIRANDA RIBEIRO, ARILDA ; AUGUSTO DE CARVALHO FILHO, CARLOS . CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Colloquium Humanarum, v. 11, p. 92-105, 2014.

3.
DE FRANÇA BRITTO, IRÍS2014 DE FRANÇA BRITTO, IRÍS ; APARECIDO CAETANO, WAGNER ; INÊS MIRANDA RIBEIRO, ARILDA . CAPOEIRA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO MATERIAL DO ALUNO - CICLO II. Colloquium Humanarum, v. 11, p. 49-61, 2014.

4.
MENDONÇA, CARLOS CESAR2012MENDONÇA, CARLOS CESAR ; CAETANO, WAGNER APARECIDO . VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Colloquium vitae, v. 4, p. 85-96, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, E. L. G. ; CAETANO, W.A. ; RIBEIRO, A. I. M. . História da Educação Brasileira: Um olhar didático ilustrado com charges. 1. ed. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2017. v. 1. 247p .

2.
CAETANO, W.A.. Novas Tendências em Educação Física: Educação Física Escolar, Treinamento e Saúde. 1. ed. Presidente Prudente: Swimeditora, 2016. v. 1. 294p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAETANO, W.A.; RIBEIRO, A. I. M. . Cultura, memória e Arte. In: Lúcia Maria Gomes Corrêa Ferri; Ivone Tambelli Schmidt; Gislaine de Oliveira Prodomo Costa. (Org.). Memória Educacional. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 217-238.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAETANO, W.A.. CONTRIBUIÇÕES DA DIALÉTICA PARA A FILOSOFIA DE MATTHEW LIPMAN. In: VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2015, Presidente Prudente. Anais do 6º Simpósio Internacional em Educação e Filosofia : a experiência do pensar em educação : identidade ou diferença : Presidente Prudente,, 2015. v. 6. p. 452-461.

Apresentações de Trabalho
1.
ZANCHETA, B. D. ; CAETANO, W.A. ; BEZERRA, J. P. D. . Formação Inicial de Professores de Educação Física e Inclusão de Alunos com necessidades Educativas Especiais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITO, I. F. ; CAETANO, Wagner Aparecido ; RIBEIRO, A. I. M. . Capoeira e ensino da cultura afro-brasileira: análise do material do aluno- ciclo II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAETANO, Wagner Aparecido; RIBEIRO, A. I. M. . Memórias Docentes na Construção das Instituições Escolares em Pres. Prudente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAETANO, Wagner Aparecido; RIBEIRO, A. I. M. . Formação de Professores: Pressupostos que indicam necessidade de Transformação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CITTA, L. Q. ; CAETANO, Wagner Aparecido ; RIBEIRO, A. I. M. ; CARVALHO FILHO, C. A. . Cultura afrobrasileira nos cadernos de educação física do ensino fundamental II.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENDONCA, C. C. ; CAETANO, Wagner Aparecido . VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DAVINO, A. S. ; CAETANO, Wagner Aparecido . ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA NAS FICHAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS/CLIENTES INGRESSANTES NAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, J. P. S. ; CAETANO, Wagner Aparecido . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO SOCIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CAETANO, Wagner Aparecido. Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação de Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAETANO, Wagner Aparecido. Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação de Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAETANO, WAGNER APARECIDO. EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL: diálogos pertinentes à formação acadêmica. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAETANO, Wagner Aparecido. Educação Física Escolar: perspectivas contemporâneas, ludicidade e esporte educacional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CAETANO, Wagner Aparecido. Pós-Graduação Lato Sensu de Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZANUTO, E. A. C.; CASTOLDI, R. C.; CAETANO, W.A.. Participação em banca de Marcio Lorençoni. Efeito Modulador do Contraste sobre a Hiperlactacidemia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento) - Universidade do Oeste Paulista.

2.
ZANUTO, E. A. C.; CASTOLDI, R. C.; CAETANO, W.A.. Participação em banca de Daiane Aparecida da silva. A Importância da Atividade Física em Idosos Sedentários. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento) - Universidade do Oeste Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAETANO, W.A.; SILVESTRE, L.. Participação em banca de Nelson Junior da Silva Cordeiro e Lucas Gibim Pires.Atuação do profissional de educação física num município de médio porte do interior de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

2.
CAETANO, W.A.; MARIANO, J. L. M.. Participação em banca de Vitor Cesar Belloni."Monstrão"! A construção da masculinidade em uma academia de musculação: um estudo de caso". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
CAETANO, W.A.; BERTUCCHI, E. T. O.. Participação em banca de Wellington Nascimento dos Santos.O Karatê como instrumento para a construção de valores na Educação Física Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
CAETANO, W.A.; ALVES, F. A.; RODRIGUES, T. I.. Participação em banca de Amanda Caroline Monteiro Lima et al..Livro-Reportagem: A Influencia de Berta Lúcia na Religiosidade Popular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

5.
SIMAO, A. S.; MARANGONI, M.; CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Anderson da Silva Simão.Implantação de projetos esportivos no parâmetro escolar e a atuação do educador físico como mediador da sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

6.
CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Leonerme Oliveira Silva.O lúdico no ensino da natação com crianças de 0 a 6 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

7.
CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Diogo Yabunaka Nascimento e Osvaldo Girtotto Junior.Análise quantitativa e aproveitamento do fundamento de finalização de uma equipe de futebol profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

8.
CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Tiago Santos de Oliveira.HIPERTENSÃO E TREINAMENTO PRESCRITO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

9.
SILVA, Aline Monteiro da.; OLIVEIRA. Dayane Conceição de.; CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Aline Monteiro da Silva.Professor de Educação Física: A Contribuição do Caderno do Professor do Estado de São Paulo para o Trabalho Docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

10.
Miola, Paulo Roberto; Nascimento, V. e S.; CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Paulo Roberto Miola.FATORES QUE INFLUENCIAM NO SEDENTARISMO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

11.
MEDEIROS, A. P. M; CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Ana Paula Macedo Medeiros.Contribuições da Educação Física Escolar para o Desenvolvimento Cognitivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

12.
Videira, Marcela L.; CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Ana Paula Macedo Medeiros.Desenvolvimento motor infantil de crianças do ensino fundamental (1º a 4º ano). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

13.
CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Andressa Filaz Vieira.A mulher no Esporte:Caminhos e Descaminhos na Prática Desportiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

14.
CAETANO, Wagner Aparecido. Participação em banca de Reginaldo Aparecido de Oliveira.Benefícios da Caminha no Grupo de 3a. Idade entre 50 a 60 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.MEMÓRIAS DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PRESIDENTE PRUDENTE. 2017. (Seminário).

2.
IV Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.MEMÓRIAS DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PRESIDENTE PRUDENTE. 2017. (Seminário).

3.
SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DA UNOESTE."Ética e Carreira Profissional". 2016. (Simpósio).

4.
XI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO OESTE PAULISTA."Educação Física Escolar: Políticas, Tendências e Mercado de Trabalho". 2016. (Simpósio).

5.
Aplicação da Taxonomia de Bloom nas avaliações de aprendizagem. 2015. (Oficina).

6.
VII ENPED- ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS DOCENTES DA UNOESTE. 2015. (Encontro).

7.
VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: A Experiencia do Pensar em Educação: Identidade ou Diferença.Sessão Temática de Comunicação Oral O que significa aprender em Filosofia? do VI SIEF. 2015. (Simpósio).

8.
VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: A Experiencia do Pensar em Educação: Identidade ou Diferença.Contribuições da dialética para a Filosofia de Mathew Lipman. 2015. (Simpósio).

9.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Capoeira e ensino da cultura afro-brasileira: análise do material do aluno- ciclo II. 2014. (Encontro).

10.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Memórias Docentes na Construção das Instituições Escolares em Pres. Prudente. 2014. (Encontro).

11.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Cultura afrobrasileira nos cadernos de educação física do ensino fundamental II.. 2014. (Encontro).

12.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Formação de Professores: Pressupostos que indicam necessidade de Transformação. 2014. (Encontro).

13.
VI ENPED. 2014. (Outra).

14.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Encontro).

15.
V ENPED. 2013. (Encontro).

16.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) da UNOESTE.VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2012. (Encontro).

17.
IV ENPED. 2012. (Encontro).

18.
VII Simpósio de Educação Física da Unoeste. 2012. (Simpósio).

19.
XVI CONGRESSO E FEIRA DE EDUCAÇÃO - SABER 2012. 2012. (Congresso).

20.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Visão dos Alunos e Gestores do Ensino Médio do Período Noturno Sobre a Disciplina de Educação Física. 2011. (Encontro).

21.
ENEPE 2011- ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE. 2011. (Encontro).

22.
SABER 2011 Escola de Sucesso, Educação de Qualidade: O Saber rumo a uma gestão de excelência. 2011. (Congresso).

23.
XVI Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (ENAPI).A Comunicação Social Construindo o Conhecimento na Sociedade de Informação. 2011. (Encontro).

24.
XVI Encontro de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica.Contribuições da Filosofia de Mathew Lipman para a Educação de Crianças: perspectiva dialética ou dialógica?. 2011. (Encontro).

25.
Encontro de Ensino, Pesquisa e extensão da Unoeste.Professor de Educação Física: A Contribuição do Caderno do Professor do Estado de São Paulo para o Trabalho Docente. 2010. (Encontro).

26.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE MATTHEW LIPMAN PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: Perspectiva dialética ou dialógica?. 2010. (Encontro).

27.
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE).Extensão e Comunicação Social: diálogos pertinentes à formação acadêmica. 2010. (Encontro).

28.
Encontro Pedagógico. 2010. (Encontro).

29.
Encontro Pedagógico dos Docentes (ENPED-UNOESTE). 2010. (Encontro).

30.
XIV Congresso de Educação Saber 2010. 2010. (Congresso).

31.
"O Papel do Professor e a Postura Interdisciplinar - Educação para a Felidade". 2009. (Encontro).

32.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Aulas de filosofia para crianças na perspectiva dialética: contribuições do programa de Filosofia para crianças de Mathew Lipman. 2009. (Encontro).

33.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Fatores que influenciam no sedetarismo do professor universitário da Unoeste. 2009. (Encontro).

34.
I SIMPÓSIO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA. 2009. (Simpósio).

35.
IV Congresso Regional de Educação do Colégio Cristo Rei - Avaliação na Escola.. 2002. (Congresso).

36.
"Parapsicologia: O Mistério Diante da Razão".. 2000. (Congresso).

37.
Avaliação do trabalho desenvolvido no projeto Rumo ao Novo Milênio e as perspectivas teológicas para o terceiro milênio. 1999. (Congresso).

38.
Enfil. 1999. (Encontro).

39.
"Problemas de Afetividade". 1998. (Congresso).

40.
Encontro Anual de Filosofia. 1998. (Encontro).

41.
Semana de Metodologia. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emilaine dos Santos França e Daniele Ferreira. História e Memória da Educação Física Escolar na Imprensa de Presidente Prudente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

2.
Bianca Oliveira Paz. Fotografia e Memórias da AMEPP- Autarquia Municipal de Esportes de Presidente Prudente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

3.
Rafael Gomes Ramos. A educação física escolar e os aspectos sociais em crianças pré-puberes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

4.
Rodholfo Henrique da Silva. A EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E O ASPECTO SOCIAL EM CRIANÇAS PRÉ PUBERES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

5.
João Paulo da Silva Oliveira. Educação Física Escolar: Benefícios Socias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

6.
Anderson Soares Davino. ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA NAS FICHAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS/CLIENTES INGRESSANTES NAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

7.
Hermilio Alves de Luna. Turismo Criativo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.

Iniciação científica
1.
Carlos Cesar Mendonça. VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Wagner Aparecido Caetano.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, E. L. G. ; CAETANO, W.A. ; RIBEIRO, A. I. M. . História da Educação Brasileira: Um olhar didático ilustrado com charges. 1. ed. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2017. v. 1. 247p .


Apresentações de Trabalho
1.
MENDONCA, C. C. ; CAETANO, Wagner Aparecido . VISÃO DOS ALUNOS E GESTORES DO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO NOTURNO SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:59:45