Gustavo Eggert Boehs

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Gustavo E. Boehs é doutor em Design com ênfase em Mídia e Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é animador pela Melies Escola de Cinema e Animação 3d. Tem experiência profissional nos campos de design, computação gráfica e animação, tendo participado da criação de filmes de curtas e longas metragens, vídeos publicitários, plug-ins para softwares de animação, pesquisa acadêmica e treinamento técnico. Desde 2013 é professor na UFSC. Atualmente sua pesquisa concentra-se no uso do aprendizado de máquina para a classificação, processamento e síntese de movimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Eggert Boehs
Nome em citações bibliográficas
BOEHS, G. E.;BOEHS, GUSTAVO;BOEHS, GUSTAVO E.;BOEHS, G.E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade
88040-970 - Florianopolis, SC - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Design e Expressao Gráfica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS ANIMAIS NÃO HUMANOS POR CAPTURA DE MOVIMENTOS, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Milton Luiz Horn Vieira.
Palavras-chave: Design; Midias Digitais; Personagens Digitais; Captura de Movimentos; Aprendizado de Máquina; Redes Neurais.
2012 - 2013
Mestrado em Design e Expressao Gráfica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A QUALIDADE DO EFEITO ESTEREOSCÓPICO EM AMBIENTES VIRTUAIS FRENTE À ESCOLHA DO MÉTODO DE GERAÇÃO DE IMAGENS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Milton Luiz Horn Vieira.
Palavras-chave: hipermídia; Design; Estereoscopia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2008
Graduação em Design.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: AS ESPECIFICIDADES DA INTERATIVIDADE NA WEB.
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Andres Diaz Merino.




Formação Complementar


2014 - 2014
a) Oficina: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendiza. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
O uso do método de caso para o ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2009
Voyage. (Carga horária: 750h).
Melies Escola de Cinema e Animação, MEL, Brasil.


Atuação Profissional



Designlab - Universidade Federal de Santa Catarina, DIB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico, Carga horária: 40


MidiaEffects, MFX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: artista 3d, Carga horária: 40


Ilegal FX, IFX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Artista 3d, Carga horária: 40


Dzigual Golinelli Design, DZG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Núcleo de Pesquisa e Extensão, NIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Designer de Interfaces, Carga horária: 20
Outras informações
Dentro deste período Gustavo trabalhou no projeto Sociedade Catarinense do Conhecimento. Projeto criado em conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o objetivo da criação de uma ferramenta lúdica que permitisse a população catarinense se conhecer melhor. Foi criado um site de buscas dados geo-espacializados. O usuário pode também inserir seus próprios dados e contribuir para que governos e ONGs entendão melhor suas necessidades.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 3
Outras informações
Atuou na criação do plano de aula e do material didático além de ministrar semanalmente aulas na disciplina de Tratamento de Imagem Digital. Tal disciplina é ofertada aos alunos do curso de Design, vinculado ao departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista da Graduação, Carga horária: 12

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágio do Curso de Animação.
08/2017 - Atual
Ensino, Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios da Animação
Animação 3D
Rendering para Animação
Projeto de Animação
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Animação.
08/2013 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 3d
Edição de Áudio e Vídeo
Projeto de Animação 3D 1
Projeto de Animação 3D 2
Modelagem de Personagens


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Captura de movimento na prática: métodos e usos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavio Andalo em 22/05/2018.
Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de utilização de captura de movimento na criação de animações 3D para qualquer tipo de aplicação que sirva de referência para animadores e designers na criação de conteúdo através dessa técnica. Para tanto, este projeto vem estudando o método de aplicação da captura de movimento com alunos que trabalham com animação para que se busque um sistema otimizado e com melhor aproveitamento do tempo de trabalho. Pretende-se buscar como resultado principal nessa pesquisa a criação de um material que sirva de referência para animadores e designers brasileiros conhecerem a utilização da captura de movimento na criação de animações de personagens 3D para qualquer tipo de utilização por meio de aplicações práticas. Nos estudos que serão feitos para o desenvolvimento desse material, espera-se desfazer dois mitos comuns que existe na área de animação: de que utilizar motion capture é algo praticamente inacessível e, de que o sistema de motion capture faz todo o trabalho sozinho. Ao levantar dados para a criação desse projeto de pesquisa, esses dois pontos contrastantes foram citados diversas vezes por profissionais da área. Da mesma forma que esse trabalho busca mostrar que pode ser viável a utilização de motion capture, também acredita-se que será demonstrado que é necessário passar por um tratamento e refinamento do material que sai direto do sistema de motion capture. Esse resultado acredita-se que será obtido com a demonstração clara de todo o processo de utilização desse tipo de sistema e assim acredita-se que serão desfeitos esses dois mitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Tecnologias para o Desenvolvimento de Personagens Digitais Animáveis
Descrição: Personagens digitais criados por computação gráfica possuem diferentes aplicações como o uso em ambientes virtuais interativos, animações e efeitos visuais. Tendo os primeiros personagens digitais sido criados a mais de 40 anos, atualmente um grande número de procedimentos e técnicas está estruturado e consolidado. No entanto, demandas como a fiel simulação do movimento do corpo humano, seus diferentes tecidos e interação com outros objetos; bem como a demanda de exagerar a deformação de personagens até poses extremas, nem sempre são resolvidas integralmente com os modelos existentes. Esta pesquisa busca estruturar modelos reproduzíveis para a solução de demandas ainda existentes na prática da criação de personagens animáveis, elencando as prioridades determinadas pelos trabalhos realizados nas disciplinas de animação do curso de Design da UFSC. Para tanto a metodologia empregada buscará (1) elencar problemas relevantes dentro do contexto anteriormente posto, (2) analisar o problema e trabalhos relacionados, (3) elaborar hipóteses, propor e implementar possíveis soluções e (4) verificar as soluções propostas. Espera-se que esta pesquisa resulte em produção científica, geração de patentes, ganho de tempo e qualidade e estabelecimento da UFSC como centro de referência em tecnologia de personagens digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 - Subprojeto CRIAÇÃO
Descrição: PROJETO SUBMETIDO AO CONVITE AOS ESTADOS MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 -TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA SERVIÇOS MULTIPLATAFORMA EM LARGA ESCALA: SISTEMAS UBÍQUOS A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA. A metodologia de desenvolvimento adotada neste projeto será realizada com base nas normas/métricas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de desenvolvimento e qualidade de conteúdo hipermídia. As metodologias atuais de desenvolvimento de conteúdo, sejam em 2D, 3D ou realidade virtual, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante / Marco Antonio de Azevedo - Integrante / Fernando Antônio Crocomo - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2007 - Atual
Usabilidade e Linguagem para produção de conteúdo para Hipermídia - TECMIDIA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Luiz Horn Vieira em 13/08/2014.
Descrição: O TECMIDIA tem por objetivo avaliar as metodologias de desenvolvimento adotadas com base nas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de conteúdo para hipermídia. As metodologias atuais, sejam em 2D, 3D ou RV, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos. Cabe, ao grupo, pesquisar formas de rever metodologias, procedimentos e ferramentas de criação de conteúdo hipermídia, à luz dos requisitos de interconectividade, interoperabilidade, ubiqüidade e mobilidade de diferentes opções e requisitos das principais plataformas tecnológicas. A cada interação do grupo de pesquisa pretende-se ter versões com funcionalidades reduzidas dos modelos de desenvolvimento de conteúdos propostos, porém completamente funcionais. A pesquisa do grupo é fundamentada no levantamento dos requisitos de formato dos conteúdos conforme a plataforma destino: Internet, TVDi, celular etc., na validação dos requisitos do sistema, no desenvolvimento das metodologias de produção de conteúdo propriamente dito, na adaptação dos protocolos e padrões definidos pela produção de conteúdo, tendo em vista as especificidades de cada plataforma. Serão analisados as opções disponíveis e os desafios de pesquisa para gerar metodologias, procedimentos e ferramentas adequados ao objetivo de desenvolvimento de sistemas ubíquos, levando em conta a realidade tecnológica e econômica do país e as tendências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante / Marco Antonio de Azevedo - Integrante / Alexandre Sena - Integrante / Raquel Ghizzo de Souza - Integrante.
2001 - 2005
Apoio ao desenvolvimento continuado do sistema de informação CIMM e à pesquisa experimental em processos de fabricação
Descrição: Trata-se de um projeto integrado de pesquisa, financiado pelo CNPQ, cuja primeira etapa iniciou em 2001/203 e a segunda etapa 2003/205.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Lourival Boehs - Coordenador / Fernando de Souza Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Workshop Metodologia Scrum para Projetos de Animação 3D
Descrição: O presente projeto visa disponibilizar aos alunos das disciplinas de animação 3d o conheciento de gestão de projetos de metodologias utilizadas no mercado de trabalho. Para tanto um profissional com experiência no mercado de trabalho de trabalho de criação de conteúdo 3d, Cassiano Canheti, é convidado para fazer um workshop, em sala de aula, a respeito da metodologia SCRUM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Cassiano Canheti - Integrante.
2018 - Atual
Apoio técnico a animação de personagens II
Descrição: O presente projeto visa estender as atividades laboratoriais de animação de personagens digitais à sociedade, auxiliando a contratante no desenvolvimento animações digitais assistidas por captura de movimentos. Seus objetivos específicos são: ? Auxiliar a parte contratante no desenvolvimento de conteúdo digital; ? Disponibilizar aos profissionais da sociedade civil o contato com as tecnologias de animação de personagens desenvolvidas dentro da UFSC, bem como verificar a efetividade das mesmas na prática; ? Incluir discentes neste processo, promovendo intercâmbio de conhecimento entre profissionais, discentes e docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante.
2018 - Atual
Apoio técnico a animação de personagens
Descrição: O presente projeto visa estender as atividades laboratoriais de animação de personagens digitais à sociedade, auxiliando a contratante no desenvolvimento animações digitais assistidas por captura de movimentos. Seus objetivos específicos são: ? Auxiliar a parte contratante no desenvolvimento de conteúdo digital? ? Disponibilizar aos profissionais da sociedade civil o contato com as tecnologias de animação de personagens desenvolvidas dentro da UFSC, bem como verificar a efetividade das mesmas na prática? ? Incluir discentes neste processo, promovendo intercâmbio de conhecimento entre profissionais, discentes e docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante.
2017 - 2017
Mostra de Animações UFSC 2017-1

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Stein em 29/05/2018.
Descrição: Trata-se de uma mostra das animações realizadas na UFSC no semestre de 2017-1, pelos alunos do curso de Animação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Flavio Andaló - Integrante / Clovis Geyer Pereira - Integrante / MONICA STEIN - Coordenador / Wiliam Machado de Andrade - Integrante.
2017 - 2017
Criação da Identidade Visual do Curso de Animação
Descrição: Criar a identidade visual para o novo Curso de Animação da UFSC, com o objetivo de padronizar a comunicação e os materiais didáticos criados pelos professores. O método para a criação/seleção da identidade será participativo. Far-se-á um concurso de participação aberta e julgado por professores e alunos para criação de um mascote que será peça integrante da identidade visual. Os demais elementos da identidade serão desenvolvidos por professores do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante / Clovis Geyer Pereira - Integrante / MONICA STEIN - Integrante / Wiliam Machado de Andrade - Integrante.
2017 - Atual
Criação de material instrucional e divulgação dos métodos e usos da captura de movimento na animação e jogos digitais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavio Andalo em 21/05/2018.
Descrição: Com a criação do laboratório TECMIDIA, onde está localizado o maior estúdio de captura de movimento da América Latina, foi sentida a necessidade de aprofundamento nos métodos e usos da captura de movimento tanto em pesquisa como em extensão. Para isso foi criado um projeto de pesquisa chamado ?Captura de movimento na prática: métodos e usos?, o qual este projeto de extensão busca complementa-lo na criação de material instrucional aberto para qualquer pessoa que queira aprender sobre a utilização de captura de movimento aplicada em animações e jogos digitais, bem como na divulgação da utilização dessa tecnologia. O objetivo desse projeto de extensão é primeiramente a criação de material instrucional, através de vídeo aulas sobre a utilização de captura de movimento que serão disponibilizadas ao público em geral. Com isso o segundo objetivo é a disseminação desse conhecimento e divulgação das pesquisas nessa área realizadas na UFSC. O procedimento utilizado será a criação de vídeo aulas e a publicação no website youtube e divulgação em redes sociais e página do curso de animação. As aulas serão legendadas em português e inglês, buscando atingir o maior número de pessoas possível. Busca-se assim como objetivo esperado a disseminação dos conteúdos advindos do projeto de pesquisa ?Captura de movimento na prática: métodos e usos? e a popularização da utilização da captura de movimento em animações e jogos digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Flavio Andaló - Coordenador / Wiliam Machado de Andrade - Integrante / Sofia Sampaio Guimaraes - Integrante.
2015 - 2015
Técnicas de escaneamento 3D com o sistema Atos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Luiz Horn Vieira em 10/03/2016.
Descrição: Diferentes setores industriais como design, construção, manufatura, qualidade, etc. precisam da tecnologia de medição por coordenadas para digitalizar superfícies para comparar e avaliar os reais componentes das peças com seus arquivos teóricos utilizando um PC. O Sistema de digitalização ATOS (Advanced Topometric Sensor) está habilitado para digitalizar de forma rápida e fácil objetos de medição com um ponto de medição local de alta resolução e precisão. Basicamente, o sistema ATOS trabalha de acordo com o princípio de triangulação, isto significa que cada ponto de medição 3D é capturado por meio de dois métodos diferentes em uma medição quase-triangular. Durante a medição, o sensor ATOS projeta um padrão de franjas que é capturado por ambas as câmeras no objeto de medição. O curso sobre Técnicas de escaneamento 3D com o sistema Atos será desenvolvido em duas etapas, a primeira teórica e a segunda pratica, utilizando o escâner do DesignLAB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
XIX Mostra de Trabalhos de Animação do Curso de Design (UFSC)
Descrição: A mostra de animação do curso de Design (UFSC) é evento que visa divulgar a comunidade acadêmica e a sociedade civíl os melhores trabalhos que vem sendo feitos pelos alunos em sala de aula. Assim espera-se: (1) estimular os discentes a manterem um nível de excelência no trabalho executado em sala de aula e; (2) apresentar a sociedade civil o trabalho realizado dentro da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Divulgação do Curso de Animação via Internet
Descrição: O Curso de Bacharelado em Animação da UFSC foi criado no semestre 2015.2 e terá sua primeira turma ingressando no semestre de 2016.1. Seus professores já tem feito informalmente um trabalho de divulgação do curso, para garantir o preenchimento das vagas, via vestibular. Este projeto visa estabelecer uma prática contínua de divulgação e prestação de contas das atividades do curso junto a sociedade. Acredita-se que, além de tornar o curso mais conhecido pelos possíveis candidatos, esta iniciativa divulgue o trabalho dos alunos e, eventualmente, promova o reconhecimento do curso junto a este campo profissional. Além de alimentar o site Animacao.UFSC.br esta iniciativa utilizará diferentes ferramentas de mídia social digital, como Facebook, Twitter, G+ e outras; bem como pretende mensurar seus resultados através de ferramentas como Google Analytics, Jetpack e outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Exibição de obra audio-visual em festival de animação para crianças
Descrição: O presente professor apresentará obra audiovisual de animação no Festival Curtindo os Curtinhas, a ser realizado na sede da instituição Itaú Cultural, São Paulo, SP em Julho de 2014. O festival terá entrada franca beneficiando a comunidade daquela localidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
2014 HISTÓRIAS DE ROTEIRISTAS: Cenas das Interfaces com o mercado
Descrição: Participação com apresentação de texto aprovado para publicação nos anais do evento sobre técnicas de roteirização para diversas plataformas. Assistência de outros trabalhos e palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Wiliam Machado de Andrade - Coordenador.
2014 - 2014
Apoio a filmagem do vídeo de 50 anos da APAE e feira da esperança

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavio Andalo em 12/08/2014.
Descrição: Participação da filmagem do vídeo de 50 anos da APAE e feira da esperança, utilizando a expertise dos professores e os equipamentos do laboratório DesignLab, essa atividade de extensão busca ajudar na criação desse filme para a APAE, que depende da colaboração de diversas entidades para a criação desse vídeo. O Designlab participa com duas câmeras de filmagem RED scarlet, tripés, cartões de memória, entre outros acessórios. Essa atividade busca ajudar a APAE e aperfeiçoamento da utilização dos equipamentos pelos professores envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
História da Animação
Descrição: Prover conhecimento acerca do desenvolvimento de linguagens e tecnologias de técnicas animadas, através de encontros que debaterão contextos, artistas e impactos causados por séries de televisão e filmes deste gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Iniciação a Fotografia Digital
Descrição: Apresentar as características das câmeras fotográficas digitais (automáticas e semi-profissionais); Aplicar os conhecimentos na expressão, documentação e registro de eventos e atividades pessoais; Indicar e orientar os processos de tratamento simplificado de imagens, armazenamento e distribuição digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
3º Animacatarina - Mostra de Curstas de Animação & 1º Congresso Internacional de Design de Animação Atuação: Participante

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alice Theresinha Cybis Pereira em 12/08/2014.
Descrição: Tem-se como objetivo geral a realização do evento 3º AnimaCatarina - Mostra de Curtas de Animação e 1º Congresso Internacional de Design de Animação. O evento está pensado com o propósito de promover um espaço de discussão sobre animação em termos de ensino, pesquisa, linguagem, design, tecnologias e aplicações, tendo ainda apresentação de obras estudantis e valorização das melhores animações através do Premio AnimaCatarina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Mostra de Animação Design-UFSC 2014-1
Descrição: Apresentar as características das câmeras fotográficas digitais (automáticas e semi-profissionais); Aplicar os conhecimentos na expressão, documentação e registro de eventos e atividades pessoais; Indicar e orientar os processos de tratamento simplificado de imagens, armazenamento e distribuição digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Adaptação de Roteiro de Obra Catarinense para o Formato de Série Animada Educativa
Descrição: O uso de diferentes materiais didáticos que auxiliem o aprendizado infantil é uma prática existente fundamentada na teoria e aplicada na prática pedagócia em geral. No entanto, no contexto específico da educação para crianças do ensino fundamental, quanto ao estudo da história do Brasil Colonial, especificamente no estado de Santa Catarina, poucos materiais deste tipo podem ser encontrados. Um exemplo específico deste tipo de obra é o livro de histórias em quadrinho ?Dias Velho e os Corsários? (Eleutério Conceição, Editora Lunardelli, 1988). O livro publicado em 1988 trata de um episódio específico da história do Brasil Colonial, retratado à gosto do público em idade escolar da época de sua publicação. Visando difundir a história como a contada em ?Dias Velho e os Corsários? a um novo público infantil, com interesses diferenciados daquele de outrora, propõe-se a criação de uma série de animação 3d ambientada no universo da anteriormente referida obra.O presente projeto trata da adaptação do roteiro original e, consequentemente, a definição do universo e abordagem temática da nova série..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Pedro Henrique Menna Barreto Peluso - Integrante / Rosa Marina Gargioni Schuch - Integrante / Morgana de Franceschi Hoefel - Integrante / Wesley Alberto Alves - Integrante / Antonio Ricardo Moreira Melo - Integrante / Josiane Vieira Campos - Integrante / Thiago Silva Caminha - Integrante / Marina Machado da Silva - Integrante / Sergio Nunes Melo - Integrante.
2006 - 2007
Sociedade Catarinense do Conhecimento
Descrição: Como objetivo principal este projeto visa desenvolver um portal na Internet que permita, aos Órgãos das três esferas de poder, ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina, às entidades representativas de classe e às sociedades civis organizadas, a publicação de dados, informações e diagnósticos relevantes à sociedade catarinense e aos parceiros do projeto, bem como a capacitação dos diferentes públicos para o qual o projeto se destina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Eugenio Merino - Integrante / Luiz Fernando Figueiredo - Coordenador / Rafael Buchwieser - Integrante.Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro / Ministério Público de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Produção de efeitos especias para vídeos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Produção de vídeos de animação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOEHS, G.E.2018BOEHS, G.E.; VIEIRA, M.L.H. . Style Invariant Locomotion Classification for Character Control. COMPUTER GRAPHICS FORUM, v. 00, p. 1-12, 2018.

2.
BOEHS, G. E.;BOEHS, GUSTAVO;BOEHS, GUSTAVO E.;BOEHS, G.E.2014BOEHS, G. E.; ANDRADE, Wiliam Machado de ; VIEIRA, M. L. H. . Aventuras na Ilha: A Gestão da Adaptação de uma Obra. Celacom ... Endicom (UMESP), v. XVIII Col., p. 1-14, 2014.

3.
BOEHS, G. E.;BOEHS, GUSTAVO;BOEHS, GUSTAVO E.;BOEHS, G.E.2012BOEHS, G. E.; GONCALVES, M. M. ; PEREIRA, A. T. C. ; VIEIRA, M. L. H. . O uso de displays estereoscópicos em hipermídias. Projética, v. 3, p. 27-35, 2012.

4.
BOEHS, G. E.;BOEHS, GUSTAVO;BOEHS, GUSTAVO E.;BOEHS, G.E.2012BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . A estereoscopia na linguagem cinematográfica: uma análise histórica de diferentes elementos da linguagem fílmica. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 1, p. 6, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BOEHS, G. E.; ANDRADE, W. M. . Projeto 19: Animação 3d 1. Revista Expressão Gráfica, p. 36 - 39, 06 set. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOEHS, GUSTAVO E.; VIEIRA, MILTON L. H. . Non-humanoid creature performance from human acting. In: ACM SIGGRAPH 2016 Posters, 2016, Anaheim. ACM SIGGRAPH 2016 Posters on - SIGGRAPH '16. New York: ACM Press. p. 1.

2.
BOEHS, G. E.; ANDRADE, W. M. ; VIEIRA, M. L. H. . Aventuras na Ilha: A Gestão da Adaptação de uma Obra. In: PENS@COM 2014, 2014, São Paulo. FÓRUM UNESCOM ? Tendências do Pensamento Comunicacional Brasileiro, 2014. v. 1. p. 1.

3.
BOEHS, GUSTAVO; VIEIRA, MILTON L. H. . Stereoscopic image quality in virtual environments. In: 2014 International Conference on 3D Imaging (IC3D), 2014, Liege. 2014 International Conference on 3D Imaging (IC3D), 2014. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . Posicionamento de Profundidade na Janela Estereoscópica. In: 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2012, Tomar, Portugal. Livro de Resumos - Desafios conceptuais para o Design e a Produção Gráfica - 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, 2012. v. 1. p. 122-122.

2.
BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. ; COSTA, J. ; CRUZ, T. . O Mercado e o Uso de Tablets. In: 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2012, Tomar, Portugal. Livro de Resumos - Desafios conceptuais para o Design e a Produção Gráfica - 2a. Conferência Internacional em Design e Artes. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, 2012. v. 1.

3.
BOEHS, G. E.. Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). In: Animamundi, 2010, Rio de Janeiro. Animamundi 2010 18º Festival Internacional de Animação do Brasil, 2010. v. 01. p. 23-201.

4.
BOEHS, G. E.; BRAGAR, R. S. O. ; BROGGIO, P. R. ; BOEHS, L. . Desenvolvimento de interfaces ergonomicamente projetadas para a pesquisa em Ambiente Virtual. In: 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2004, Florianopolis. Anais da 4ª SEPEX. Florianopolis: Editora UFSC, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . Posicionamento de Profundidade na Janela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. ; COSTA, J. ; CRUZ, T. . O Mercado e o Uso de Tablets. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOEHS, G. E.. Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BOEHS, G. E.; BRAGAR, R. S. O. ; BROGGIO, P. R. ; BOEHS, L. . Desenvolvimento de interfaces ergonomicamente projetadas para a pesquisa em Ambiente Virtual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. . Apoio técnico a animação de personagens II. 2018.

2.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. . Apoio técnico a animação de personagens. 2018.

Programas de computador sem registro
1.
BOEHS, G. E.. fabricUtils. 2017.

2.
BOEHS, G. E.. feNeuralNet. 2017.

3.
BOEHS, G. E.. Motion Tools. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
BOEHS, G. E.; PEREIRA, C. G. ; COSTA, L. B. . Projeto de Identidade e Padronização Visual do Curso de Animação da UFSC. 2017.

2.
CONTI, P. ; ZILI, C. ; GRACIANO, P. ; BARROS, M. ; PELUSO, P. H. M. B. ; BUTI, M. ; BOEHS, G. E. . Computação gráfica para comercial de automóvel Citröen. 2013.

3.
VENTURA, T. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. ; PELUSO, P. H. M. B. . Computação gráfica para comercial da rede de colégios Marista (criação de animação de personagens 3d). 2011.

4.
BARRETO, B. ; VENTURA, T. ; MEURER, D. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. . Computação gráfica para comercial Petrobras (criação e composição de elementos 3d). 2010.

5.
SANCHES, F. ; FARNEZE, B. ; NASCIMENTO, C. L. ; BRAGA, G. L. ; SANTOS, F. P. F. ; BOEHS, G. E. ; CASTANHARI, F. . Computação gráfica para videoclipe da banda Mombojó (criação de elementos 3d). 2010.

6.
L'AMOUR, U. ; BOEHS, G. E. ; MEURER, D. ; VENTURA, T. ; CESAR, Allan ; MEDEIROS, M. . Pós-Produção para curta metragem em computação gráfica (composição de elementos filmados e 3d). 2010.

7.
METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. ; CASTANHARI, F. . Computação gráfica para comercial BR Distribuidora (criação de elementos 3d). 2009.

8.
BUSATO, C. ; BRAGA, G. L. ; EVA, T. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. . Computação gráfica para comercial Motorola (criação e composição de elementos 3d). 2009.

9.
METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; NASCIMENTO, C. L. . Computação gráfica para comercial Honda (criação de elementos 3d). 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DIOGO, M. ; BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. ; LUNA, P. M. . Com Tecnologia e Boa Infraestrutura UFSC Abre em 2016 Graduação em Animação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. ; MINOZZO, L. . Animação + Tecnologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. ; MEURER, D. . Mesa Redonda de Animação 3d. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BOEHS, G. E.; ANDRADE, W. M. ; ANDALÓ, F. . Site do Curso de Animação. 2018; Tema: Site de divulgação e apoio ao Curso de Animação da UFSC. (Site).

2.
BOEHS, G. E.. Site pessoal. 2018; Tema: Trabalhos acadêmicos e técnicos e outras publicações do professor Gustavo E Boehs. (Site).

3.
BOEHS, G. E.. 3DeepLearner. 2018; Tema: Conteúdo para difusão do conhecimento de aprendizado de máquina no contexto da animação 3d. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOEHS, G. E.; MAYNARD, C. . Softimage ICE Deformers. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
BOEHS, G. E.; MICHAEL, Marcondes . Softimage Render Tree Training. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-cursos distribuidos pela internet).

3.
BOEHS, G. E.; MICHAEL, Marcondes . Softimage Light, Render, Passes. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CONTI, P. ; NUNES, A. ; BERNSTEIN, M. ; DIMANTAS, M. ; LAPIERRE, T. ; SESSA, R. ; BOCCATO, P. ; LUCAS, M. ; BOEHS, G. E. . Minhocas. 2013. Animação.

2.
CONTI, P. ; ZILI, C. ; GRACIANO, P. ; BARROS, M. ; BUTI, M. ; PELUSO, P. H. M. B. ; BOEHS, G. E. . Citroen Atacama - Vídeo Publicitário. 2013. Vídeo.

3.
VENTURA, T. ; MICHAEL, Marcondes ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. ; PELUSO, P. H. M. B. . Para Toda Vida - Marista (peça publicitária). 2011. Vídeo.

4.
SANCHES, F. ; NASCIMENTO, C. L. ; SANTOS, F. P. F. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; CASTANHARI, F. . Papapa - Mombojó (videoclipe). 2010. Vídeo.

5.
BARRETO, B. ; VENTURA, T. ; MEURER, D. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. . Captação - Petrobras (peça publicitária). 2010. Vídeo.

6.
L'AMOUR, U. ; BOEHS, G. E. ; MEURER, D. ; VENTURA, T. ; CESAR, Allan ; MEDEIROS, M. . Time Warp Project. 2010. Vídeo.

7.
BOEHS, G. E.. Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). 2009. Vídeo.

8.
METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. ; CASTANHARI, F. . Lua Cheia - BR Distribuidora (peça publicitaria). 2009. Vídeo.

9.
METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; NASCIMENTO, C. L. . Boxe - Honda (peça publicitátia). 2009. Vídeo.

10.
METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; LÖBEL, M. ; BOEHS, G. E. . Party - Motorola (peça publicitária. 2009. Vídeo.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . Sistema para o Controle e Animação de Personagens Virtuais de Qualquer Anatomia por Captura de Movimentos. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160050812, título: "Sistema para o Controle e Animação de Personagens Virtuais de Qualquer Anatomia por Captura de Movimentos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/03/2016

2.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . CLASSIFICADOR LOCOMOTIVO PARA DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS ALTAMENTE ESTILIZADOS. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020180685627, título: "CLASSIFICADOR LOCOMOTIVO PARA DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS ALTAMENTE ESTILIZADOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 13/09/2018

3.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . DISSOCIAÇÃO DE DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM COMPONENTES EXPRESSIVO E MECÂNICO. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201800817, título: "DISSOCIAÇÃO DE DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM COMPONENTES EXPRESSIVO E MECÂNICO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2018



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, W. M.; STEIN, M.; BOEHS, G. E.; CARDOSO, A. B. R.. Participação em banca de Henrique Cardoso da Rosa.Produção de Teaser de Série Animada Inclusiva a Surdos: Configuração da Língua Brasileira de Sinais Adaptada à Animação 2d. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ANDALÓ, F.; BOEHS, G. E.; PEREIRA, C. G.. Participação em banca de Pedro Clark Teodoroski.Criação de Personagens 3d para Jogos: Etapas e Processo de Criação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PEREIRA, C. G.; BOEHS, G. E.; STEIN, M.. Participação em banca de Morgana De Franceschi Hoefel.Produção de Bíblia para Viabilização de Série Animada: Juju Mágica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
ANDALÓ, F.; BOEHS, G. E.; ANDRADE, W. M.. Participação em banca de Marcelo Artur Tavares da Silva.Princípios da Produção Cinematográfica para Vídeios Inspirativos On-Line. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
ANDRADE, W. M.; BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F.. Participação em banca de Lucas Bicalho Ramos de Lima.Execução de Animação em Formato Seriado: Potencializando o Tempo de Produção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
ANDRADE, W. M.; ANDALÓ, F.; BOEHS, G. E.. Participação em banca de Cíntia Cardoso.Proposta de Gestão para o Desenvolvimento de Animação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PEREIRA, C. G.; BOEHS, G. E.; ANDRADE, W. M.. Participação em banca de Beatriz Schnorrenberger.Combate e Prevenção ao Mosquito da Dengue: Projeto de Animação 2d. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
ANDALÓ, F.; BOEHS, GUSTAVO; ANDRADE, W. M.. Participação em banca de Vanessa de Luca Bortolato.Criação de Cenário Realista 3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
ANDALÓ, F.; BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H.. Participação em banca de José Guilherme Moraes Constâncio.Projeto d Videoclipe Musical em Animação 3d. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
ANDALÓ, F.; STEIN, M.; BOEHS, G. E.. Participação em banca de Gustavo Alexandre Wobeto.Efeitos Visuais: Um Estudo de Técnicas 3d na Produção de uma Cena Composta com Filmagens Reais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
BARROS, N. M.; BELLUOMINI, A.; BOEHS, G. E.. Participação em banca de William Romar Degenhardt.Identificação das falhas de um processo produtivo para alcançar um incremento de produtividade. 2014.

12.
ANDALÓ, F.; BOEHS, G. E.; FADEL, L. M.. Participação em banca de Gabriel Barbosa Fronza.Escultura com Controle. O Estudo da Ciência e da Arte da Anatomia Aplicado a Anatomia Digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
ANDALÓ, F.; PEREIRA, C. G.; BOEHS, G. E.. Participação em banca de Thales Eduardo Macedo.Produção de Curta-Metragem em Animação 3d e Análise do Caso: A Fome de Thor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIGGRAPH. Non-humanoid creature performance from human acting. 2016. (Congresso).

2.
3º Animacatarina.Mesa redonda: Animação + Tecnologia. 2015. (Seminário).

3.
3D Imaging (IC3D), International Conference on. Stereoscopic image quality in virtual environments. 2014. (Congresso).

4.
2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. (1) Posicionamento de Profundidade na Janela Estereoscópica; (2) O Mercado e o Uso de Tablets. 2012. (Congresso).

5.
Animacatarina.Mesa Redonda de Animação 3d. 2012. (Outra).

6.
Autodesk Univeristy. 2011. (Congresso).

7.
Animamundi.Pronto para Assar. 2010. (Outra).

8.
Siggraph. 2010. (Congresso).

9.
Animamundi. 2009. (Outra).

10.
Animamoon. 2008. (Outra).

11.
N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2007. (Encontro).

12.
N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2006. (Encontro).

13.
Purungo. 2005. (Encontro).

14.
N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. T. C. ; BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. . 2º Animacatarina. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Espindola Machado. Criação de uma Peça de Motion Graphics. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.

2.
Luiz Antonio Mestieri de Paula. Bíblia de Animação Voltada a Editais de Fomento Audiovisual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.

3.
Fernanda da Silva Silveira. Curta-Metragem 3D. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.

4.
Marcos Lehmkuhl. CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGO BEAT?EM UP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.

5.
Julia Finkler. ADAPTAÇÃO DE CONTO GAÚCHO PARA ANIMAÇÃO 3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.

6.
João Victor Queiroz Garcia. Criação de concept art de personagens baseados na obra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gustavo Eggert Boehs.



Inovação



Patente
1.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . Sistema para o Controle e Animação de Personagens Virtuais de Qualquer Anatomia por Captura de Movimentos. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160050812, título: "Sistema para o Controle e Animação de Personagens Virtuais de Qualquer Anatomia por Captura de Movimentos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/03/2016

2.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . CLASSIFICADOR LOCOMOTIVO PARA DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS ALTAMENTE ESTILIZADOS. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020180685627, título: "CLASSIFICADOR LOCOMOTIVO PARA DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS ALTAMENTE ESTILIZADOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 13/09/2018

3.
 BOEHS, G. E.; VIEIRA, M. L. H. . DISSOCIAÇÃO DE DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM COMPONENTES EXPRESSIVO E MECÂNICO. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201800817, título: "DISSOCIAÇÃO DE DADOS DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM COMPONENTES EXPRESSIVO E MECÂNICO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/04/2018


Programa de computador sem registro
1.
BOEHS, G. E.. Motion Tools. 2012.

2.
BOEHS, G. E.. feNeuralNet. 2017.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BOEHS, G. E.; MICHAEL, Marcondes . Softimage Render Tree Training. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-cursos distribuidos pela internet).

2.
BOEHS, G. E.; MAYNARD, C. . Softimage ICE Deformers. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
BOEHS, G. E.; MICHAEL, Marcondes . Softimage Light, Render, Passes. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DIOGO, M. ; BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. ; LUNA, P. M. . Com Tecnologia e Boa Infraestrutura UFSC Abre em 2016 Graduação em Animação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. ; MINOZZO, L. . Animação + Tecnologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BOEHS, G. E.; ANDALÓ, F. ; MEURER, D. . Mesa Redonda de Animação 3d. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BOEHS, G. E.. 3DeepLearner. 2018; Tema: Conteúdo para difusão do conhecimento de aprendizado de máquina no contexto da animação 3d. (Blog).



Outras informações relevantes


Classificado em Concurso Público: Classificado em segundo lugar em concurso para professor de Desenho e Animação no Instituto Federal de Santa Catarina, em resultado parcial divulgado no dia 07 de maio de 2013. Resultado final a ser publicado dia 07 de junho de 2013.

Intercâmbio de Ensino Médio: Intercâmbio de 1 ano letivo para os Estados Unidos, durante o ensino médio. Para a cidade de Lexington na Carolina do Sul, na escola Pine View, durante o segundo semestre de 2001 e o primeiro de 2002.



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