Ana Flávia Reusing

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5969083628975645
  • Última atualização do currículo em 09/09/2007


Atualmente é acadêmico de pós-graduação em genética e melhoramento da Universidade Estadual de Maringá. , atuando principalmente no seguinte tema: diversidade genética de populações naturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Flávia Reusing
Nome em citações bibliográficas
REUSING, Ana Flávia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.
Avenida: Colombo, 5790
Zona 07
87020-000 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614687
URL da Homepage: http://www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2002
Graduação em andamento em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: acadêmico de graduação, Enquadramento Funcional: acadêmico de graduação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: acadêmico de graduação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2005 - Atual
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.

Estágio realizado
Estágio em antimutagenicidade.
8/2004 - 7/2005
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.

Estágio realizado
Estágio em antimutagenicidade.


Projetos de pesquisa


2005 - Atual
Avaliação dos Efeitos Antimutagênicos do Fitoterápico Uncaria tomentosa em Ratos Wistar
Descrição: A fitoterapia acompanha a humanidade desde os povos primitivos, que já utilizavam plantas medicinais para curar doenças. Atualmente, os fitoterápicos vêm ganhando cada vez mais popularidade no mundo. Um dos exemplos é a Uncaria tomentosa indicada para auxiliar nos casos de desequilíbrios orgânicos que provocam a alteração da capacidade de defesa do organismo (gripe, viroses em geral, nas alergias em geral, nas doenças inflamatórias de auto-agressão, artrite reumatóide), bem como as viroses mais diversas. Elimina o excesso de ácido úrico no organismo. Combate sinusite, rinite, amigdalite e outras inflamações. Forma colágeno para a recuperação do tecido orgânico, gengiva e vasos sanguíneos. Estimula as funções gástricas e hepáticas e auxilia na diminuição do colesterol. Para avaliar o possível efeito antimutagênico deste medicamento, será realizado este projeto, que usará como sistema teste a medula óssea de ratos Wistar (Rattus norvegicus), tratados in vivo. Os animais serão divididos em cinco grupos de seis animais cada. Um dos grupos será tratado com água (controle negativo),outro grupo com ciclofosfamida (controle positivo) e nos três grupos restantes serão feitos: tratamento simultâneo (SIM) - Uncaria + ciclofosfamida por 24h, pré-tratamento (PRÉ) - Uncaria por 2h + ciclofosfamida, por 26h e pós-tratamento (PÓS) - ciclofosfamida + Uncaria por 2h, por 26h. Serão analisadas 100 metáfases/animal, totalizando, 600/grupo e o cálculo do índice mitótico será de 10.000 células/grupo. A análise estatística será feita usando o teste do qui-quadrado. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Flávia Reusing - Coordenador / Veronica Elisa Pimenta Vicentini - Integrante.
2004 - 2005
Avaliação dos Efeitos Antimutagênicos do Fitoterápico Ginkgo biloba L.
Descrição: A descoberta e a exploração de compostos com capacidade antimutagênica e anticarcinogênica são de essencial importância e têm sido intensificadas nas últimas décadas. Hoje em dia, a população utiliza medicamentos fitoterápicos em grande quantidade. A planta Ginkgo biloba L. é um exemplo. Apresenta ação vasodilatadora cerebral, é indicada em casos de vertigens e perda de memória, sendo usada no tratamento de desordens mentais associadas ao envelhecimento, de tinitus (zumbido no ouvido) e na impotência sexual masculina, devido à melhora nos problemas de circulação. Estudos estão sendo realizados para comprovar sua eficácia no tratamento de pessoas com o Mal de Alzheimer. Dois dos principais componentes ativos do extrato de Ginkgo atuam como antioxidantes e como inibidores da agregação de plaquetas. Estudos toxicológicos revelaram uma grande segurança para o uso de seu extrato, por não apresentar efeitos teratogênicos, mutagênicos ou carcinogênicos. Neste projeto será usado como sistema teste, células de medula óssea de ratos Wistar tratados in vivo, sendo administrado junto com o medicamento, a ciclofosfamida, para avaliar o possível efeito protetor, ou seja, antimutagênico deste medicamento, o Ginkgo biloba L.. O Ginkgo biloba L., apresenta propriedades medicinais marcantes e, por isso, é largamente explorado de forma extrativista, tanto por parte dos coletores de ervas como pela indústria farmacêutica. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Flávia Reusing - Coordenador / Veronica Elisa Pimenta Vicentini - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Bolsa.


Projetos de extensão


2005 - Atual
Avaliação do potencial citotóxico das águas do Ribeirão Mandacaru localizado na área urbana da região de Maringá
Descrição: O intenso desenvolvimento industrial e crescimento populacional têm promovido alterações na qualidade da água. Os organismos vivos estão freqüentemente expostos a agentes ambientais que podem induzir modificações químicas no DNA. Muitos estudos têm sido realizados para avaliar os efeitos dos agentes tóxicos que provocam a poluição dos rios. Para análise destes efeitos aplicam-se testes de mutagenicidade, que indicam as modificações que ocorrem no material genético nuclear. Neste estudo foi utilizado como sistema teste células meristemáticas da raiz de Allium cepa para investigação dos efeitos mutagênicos e citotóxicos da água coletada na nascente e na jusante do Ribeirão Mandacaru, localizado na cidade de Maringá. Os resultados obtidos mostraram que não houve alterações, estatisticamente significativas, nos índices de divisão celular das duas águas, nascente e jusante, em relação aos dados obtidos para os controles. Portanto, podemos verificar que as duas amostras de águas não apresentaram efeitos citotóxicos, clastogênicos ou mutagênicos, já que o número de alterações nas divisões celular foi em pequeno número. No entanto, estes resultados não significam que as águas do Ribeirão Mandacaru são apropriadas para o consumo ou outras atividades como banho ou lazer. Nosso objetivo é alertar a população que vive próxima deste rio e conscientizá-la da importância da conservação do rio, por ser este um perigoso veículo de transmissão de doenças. Na outra etapa do projeto serão desenvolvidas palestras sobre a água, enfocando a sua importância e preservação, para cerca de 70 alunos do ensino médio de escolas da cidade de Maringá - PR, situadas nas proximidades do Ribeirão Mandacaru. Para ocorrer a ação conjunta da comunidade, os alunos farão cartazes e redações sobre a importância de evitar a poluição e da relação entre preservação e saúde. Os mesmos serão expostos no Colégio para que toda a comunidade seja alertada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Flávia Reusing - Coordenador / Veronica Elisa Pimenta Vicentini - Integrante.



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Fórum de extensão e cultura da UEM: Extensão universitária - intercâmbio de saberes..IV Fórum de extensão e cultura da UEM: Extensão universitária - intercâmbio de saberes.. 2006. (Outra).

2.
IV Fórum de extensão e cultura da UEM: Extensão universitária - intercâmbio de saberes..Apresentação do painel Avaliação do potencial citotóxico do Ribeirão Mandacaru localizado na área urbana de Maringá - PR no evento de extensão IV Fórum de extensão e cultura da UEM: Extensão universitária - intercâmbio de saberes. . 2006. (Outra).

3.
Encontro anual de iniciação científica - EAIC.. Apresentação do trabalho Ação mutagênica do medicamento Besilato de anlodipino (norvasc), sob tratamento agudo em ratos Wistar no XIV Encontro anual de iniciação científica - EAIC.. 2005. (Congresso).

4.
Evento de extensão VII encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia.Evento de extensão VII encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia. 2005. (Encontro).

5.
Evento de extensão VII encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia..Mini-curso Utilização da Homeopatia em sistemas biológicos no Evento de extensão VII encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia.. 2005. (Encontro).

6.
Evento de extensão VII Encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia..Apresentação do painel Estudo do potencial antimutagênico da planta medicinal Ginkgo biloba L. em ratos Wistar no Evento de extensão VII Encontro maringaense de biologia - XX semana da biologia.. 2005. (Encontro).

7.
I Congresso internacional de saúde, V Seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia. I Congresso internacional de saúde, V Seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia, abordando o tema: Olhares sobre a saúde: comprometimento multiprofissional. . 2005. (Congresso).

8.
I congresso internacional de saúde, V seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia.. Apresentação do pôster dialogado Avaliação do potencial antimutagenico do fitoterápico Ginkgo biloba L em ratos Wistar no I congresso internacional de saúde, V seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia.. 2005. (Congresso).

9.
I Congresso Internacional de saúde, V seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia.. Mini-curso Risco e Vulnerabilidade no I Congresso Internacional de saúde, V seminário científico do CCS e XVIII semana de integração de farmácia.. 2005. (Congresso).

10.
III Fórum de extensão e cultura da UEM: Perspectivas da extensão universitária e da prestação de serviços..III Fórum de extensão e cultura da UEM: Perspectivas da extensão universitária e da prestação de serviços.. 2005. (Outra).

11.
III seminário multidisciplinar de Educação..Apresentação do trabalho Estudo dos efeitos antimutagênicos do produto natural Ginkgo biloba L. em ratos Wistar no III seminário multidisciplinar de Educação.. 2005. (Seminário).

12.
Ser educador: algumas reflexões necessárias..Evento de extensão Ser educador: algumas reflexões necessárias.. 2005. (Outra).

13.
XIV encontro anual de iniciação científica _EAIC. Apresentação do trabalho Avaliação dos efeitos antimutagênico do fitoterápico Ginkgo biloba L. no XIV encontro anual de iniciação científica _EAIC. 2005. (Congresso).

14.
XIV Encontro anual de iniciação científica EAIC.XIV Encontro anual de iniciação científica EAIC. 2005. (Encontro).

15.
50º Congresso brasileiro de genética. Autoria do painel Investigação da atividade mutagênica do medicamento vertix (dicloridrato de flurazina) usado para distúrbios circulatórios cerebrais no 50º Congresso brasileiro de genética. 2004. (Congresso).

16.
Disciplina Mutagênese Ambiental do curso de especialização em biotecnologia com ênfase em meio ambiente e saúde.Aluno ouvinte na disciplina Mutagênese Ambiental do curso de especialização em biotecnologia com ênfase em meio ambiente e saúde da Universidade Estadual de Maringá. 2004. (Outra).

17.
Do cultivo à homeopatia.Curso de Extensão Plantas Medicinais: conceitos básicos e atualidades na didática interdisciplinar.. 2004. (Seminário).

18.
Evento de extensão VII semana de artes, IV mostra do museu dinâmico interdisciplinar, II mostra integrada de ensino, pesquisa e estensão e V simpósio da APADEC.Monitora no Evento de extensão VII semana de artes, IV mostra do museu dinâmico interdisciplinar, II mostra integrada de ensino, pesquisa e estensão e V simpósio da APADEC.. 2004. (Encontro).

19.
Semana de ciência e tecnologia da Universidade Estadual de Maringá..Apresentação do trabalho Investigação da atividade mutagênica do medicamento vertix (Dicloridrato de flunarizina) usado para distúrbios circulatórios cerebrais na semana de ciência e tecnologia da Universidade Estadual de Maringá.. 2004. (Outra).

20.
V Simpósio da APADEC..Evento de Extensão VII Semana de Artes, IV Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Simpósio da APADEC. . 2004. (Simpósio).

21.
Evento de Extensão O Sujeito na Epistemologia Genética.Evento de Extensão O Sujeito na Epistemologia Genética . 2003. (Seminário).

22.
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia.Mini curso Conservação Genética de Espécies . 2003. (Encontro).

23.
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia.Mini curso Criopreservação de Embriões de Animais de Laboratório. . 2003. (Encontro).

24.
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia.Monitora do Evento de Extensão V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia. . 2003. (Encontro).

25.
V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia.Evento de Extensão V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana de Biologia. . 2003. (Encontro).

26.
IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia.Mini curso Seqüências de DNA mitocondrial como marcadores genéticos em estudos de biodiversidade. . 2002. (Encontro).

27.
IV Endontro Maringaense de Biologia - XVII Semana de Biologia.Participação do mini curso Introdução ao cultivo de células de mamíferos . 2002. (Encontro).

28.
IV Endontro Maringaense de Biologia - XVII Semana de Biologia.Participação como monitora do mini curso Introdução ao cultivo de células de mamíferos. . 2002. (Encontro).

29.
IV Endontro Maringaense de Biologia - XVII Semana de Biologia.Monitora do mini curso Atividade respiratória de plântula de milho: efeitos aleloquímicos e inibidores mitocondriais. . 2002. (Encontro).

30.
Projeto de Extensão CIC - Apoio ao Desenvolvimento de Atividades em Ciências Morfofisiológicas.Monitora do Projeto de Extensão CIC - Apoio ao Desenvolvimento de Atividades em Ciências Morfofisiológicas. . 2002. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:29:14