Milton Thiago Schivani Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5496202392846305
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Possui graduação em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2006), mestrado em Ensino de Ciências (modalidade Física) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) (2010) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) (2014). Tem experiência na educação básica e atualmente é professor do Departamento de Física da UFRN. Participou do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), atuando na comissão de avaliação pedagógica dos Livros Didáticos de Ciências (PNLD 2017) e Física (PNLD 2018). Foi coordenador de área (Física) do PIBID (2015-2018). É pesquisador da área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Contextualização no Ensino de Ciências, Mapas Conceituais, Novas Tecnologias no Ensino de Física (com foco na Robótica Educacional) e Difusão da Astronomia em espaços Não-Formais. Atualmente, é coordenador de área (Física) do Programa de Residência Pedagógica, vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFRN e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias para a Educação Científica (GEPTEC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milton Thiago Schivani Alves
Nome em citações bibliográficas
SCHIVANI , M;SCHIVANI ALVES, M.T;ALVES, M. T. S.;Schivani, Milton

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física Teórica e Experimental.
AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153793
Ramal: 225
Fax: (84) 32119217
URL da Homepage: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=121


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Contextualização no Ensino de Física à luz da Teoria Antropológica do Didático: o caso da robótica educacional, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Palavras-chave: Contextualização; Ensino de Física; Robótica Educacional; Teoria Antropológica do Didático (TAD); Praxeologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Educação / Especialidade: Ensino de Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: Ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos amadores,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. João Zanetic.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Não Formal; Astronomia (Ensino e Difusão); Astrônomos Amadores (Clubes e Associações); Paulo Freire.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Educação / Especialidade: Ensino de Ciências.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Ensino de Astronomia.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2002 - 2006
Graduação em Física Licenciatura Plena.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Ensino de Astronomia Segundo uma Perspectiva Antropológica.
Orientador: Luiz Carlos Jafelice.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Iniciação à Teoria Antropológica do Didático. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2010
ANÁLISIS DE DATOS CUALITATIVOS CON ATLAS.Ti. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental ? Nível I. (Carga horária: 60h).
Centro de Línguas da Universidade de São Paulo, CL/USP, Brasil.
2009 - 2009
2ª Oficina de Redação em Divulgação Científica. (Carga horária: 48h).
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2007 - 2007
Active Learning in Optics and Photonics (ALOP). (Carga horária: 40h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Tópicos de História E Filosofia da Física. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
English For International Communication Nível 2. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.
2004 - 2004
English For International Communication Nível I. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.
1998 - 2000
Magistério. (Carga horária: 1537h).
Escola Estadual Professor Varela Barca, EEPVB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ECM002 - Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais
04/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física Teórica e Experimental.

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física..
02/2016 - Atual
Ensino, Física Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIS0701 - FISICA BASICA I (90h)
FIS0748 - INSTRUMENTACAO PARA O ENSINO DE FISICA I
FIS0749 - INSTRUMENTACAO PARA ENSINO DE FISICA II
FIS0741 - LABORATORIO BASICO DE MECANICA
02/2015 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIS0750 - ASTRONOMIA (60h)
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física Teórica e Experimental.

10/2005 - 10/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.

Atividade realizada
Monitor do Planetário Itinerante do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN.
10/2005 - 10/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina de física ministrada ao Curso de Ensino Médio, Modalidade Magistério, do Programa Nacional de Reforma Agrária (PRONERA/INCRA/MST). Coordenado pelo Núcleo de educação Infantil da UFRN.

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Física - Representante docente da disciplina "Evolução da Física" (de 11/2013 até 10/2014) e da matéria "Ensino de Física" (de 10/2014 até o presente)..
02/2012 - 02/2015
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CET276 - Metodologia para o Ensino de Física
CET284 - Pesquisa em Ensino de Física II
CT182 - Laboratório de Física IV

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

09/2010 - 08/2011
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências (EAD), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
EC08 - Vida e Educação em Ciências
EC07 - Terra e Educação em Ciências
EC06 - Universo e Educação em Ciências
EC05 - Tecnologia e Educação em Ciências
EC04 - Saúde e Educação em Ciências
EC03 - Ser Humano e Educação em Ciências
EC02 - Epistemologia das Ciências
EC01 - Ambiente e Sociedade
07/2007 - 12/2007
Estágios , Instituto de Física, Departamento de Física Experimental.

Estágio realizado
Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) desenvolvido mediante a participação como monitor na disciplina Gravitação do curso de graduação em Física (licenciatura) da USP..

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA

Atividades

03/2012 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FESUP, .

Serviço realizado
Produção de atividades didáticas para professores da educação básica com o uso de robótica do projeto "Produção de Material e Curso de Aperfeiçoamento Lego 2012".
04/2009 - 02/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Atividade realizada
Concessão de Bolsa para criação de material didático da Revista LEGO ZOOM para o Ensino Médio, 2º ano e 3º ano.
08/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Atividade realizada
Concessão de Bolsa para criação de material didático da Revista LEGO ZOOM para o Ensino Médio, 1º ano..
03/2007 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, .

Serviço realizado
Concessão de Bolsa para o desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto "PROJETO RIVED - FÁBRICA VIRTUAL". Serviço realizado referente ao tratamento de recursos audiovisuais...

Sociedade Educacional São Paulo, SESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

02/2010 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Básica I
02/2010 - 12/2012
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Básica I
02/2010 - 12/2012
Ensino, Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física básica 1

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Fundação Capitania das Artes, FUNCARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

10/2003 - 10/2005
Estágios , Prefeitura Municipal de Natal, .

Estágio realizado
Responsável pelo atendimento a escolas, turistas e ao público em geral que visitaram a galeria de artes da FUNCARTE.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador - PNLD - 2018, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador - PNLD - 2017, Carga horária: 20

Atividades

12/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Básica, .

Cargo ou função
Avaliador dos conteúdos impresso das obras de Física - Ensino Médio - PNLD - 2018. http://http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/index.html.
01/2016 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Básica, .

Cargo ou função
Avaliador dos conteúdos impresso e multimídia das obras de Ciências - Ensino Fundamental - Anos Finais - PNLD - 2017. http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/escolha-pnld-2017.


Linhas de pesquisa


1.
Novas Tecnologias no Ensino de Física
2.
Novos Materiais e Tecnologias para a Educação Científica
3.
Pesquisador colaborador em Ensino de Física do Núcleo de Pesquisas em Inovações Curriculares (NUPIC) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LAPEF)


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Instrumentos Eletroeletrônicos e Mecânicos da Robótica Educacional no Ensino de Física da Educação Básica e Superior: pesquisa e desenvolvimento de sequências didáticas sob uma perspectiva praxeológica
Descrição: O sistema educacional, principalmente nas últimas décadas, tem se deparado com novos recursos oferecidos pelas tecnologias, dentre eles, destacamos os instrumentos eletroeletrônicos e mecânicos da robótica educacional. Entretanto, a simples existência de tais recursos não torna automaticamente o ensino mais rico, estimulante e desafiador para o educando. É preciso uma adequação didático-pedagógica para um melhor aproveitamento de tais ferramentas, especialmente quando nos deparamos com um processo educacional mais específico, em que o componente conceitual / teórico se torna naturalmente mais intenso e pertinente, como é o caso da Física. Assim, no presente projeto objetivamos essencialmente investigar e desenvolver um conjunto de, no mínimo, 8 (oito) sequências didáticas, duas para cada bimestre ou trimestre letivo, utilizando instrumentos da robótica educacional de forma que uma dada prática social de referência e/ou fenomenologia tenha potencial de ser percebida e se tornar objeto de reflexão, fomentando um ensino de Física (em nível universitário e básico) minimamente problematizador e contextualizado. Para isso, fundamentamos essa pesquisa na Teoria Antropológica do Didático, a qual permite modelar o conhecimento por meio de uma organização denominada Organização Praxeológica, descrita em termos de tarefas e técnicas (bloco prático-técnico), relacionado ao saber-fazer, e de tecnologias e teorias (bloco tecnológico-teórico), ligado ao discurso lógico que permite compreender e justificar o bloco prático-técnico. Espera-se, dentre outras coisas, fornecer norteadores para fomentar a problematização e guiar, minimamente, a modelização e contextualização dos saberes disciplinares, os quais, por sua vez, assumem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Coordenador / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Marcelo Bento Pisani - Integrante / Alberto de Castro Baptista - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2016
Sequências de Ensino-Aprendizagem (TLS)de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica: Perspectivas e Possibilidades
Descrição: Hoje, não se pode negar que o cotidiano das pessoas foi modificado pelos avanços tecnológicos, reflexo do desenvolvimento científico ocorrido nas últimas décadas. Não é difícil encontrar pessoas com seus smartphones e tablets com a tela sensível ao toque, vídeo games que não necessitam de controle e uma infinidade de dispositivos que, alguns anos atrás eram tidos como ficção científica. Contudo, quando se olha para a escola, percebe-se que poucas mudanças ocorrem, principalmente no que se refere ao currículo e ao conteúdo de Ciências. De fato, a Ciência na escola, principalmente a física, está pautada nas teorias desenvolvidas até o século XIX, não contemplando o conhecimento científico do último século, que tanto contribuiu para o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, há uma necessidade crescente de que se possa adequar e atualizar à escola ao momento atual, inovando e atualizando o currículo de Física na Educação Básica. Com base nisso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver e analisar sequências didáticas com tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Assim, serão construídas atividades que permitam a discussão desses tópicos, auxiliadas por arcabouço teórico metodológico, como Transposição Didática e a Teaching-Learning Sequences. Esses referenciais possibilitam olhar para as sequências e avaliar seu potencial de sobrevivência na sala de aula, antes mesmo de serem implementados, ou seja, não há necessidade nessa etapa de intervenção na escola. Ao final, esperamos poder desenvolver algumas sequências didáticas que contribuam para uma inovação e atualização curricular de Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Coordenador / George Kouzo Shinomiya - Integrante / Joaquim Souza Júnior - Integrante / Yasmin Alves dos Reis Silva - Integrante / Carlos Alexandre dos Santos Batista - Integrante / Hiago Luiz Silva - Integrante / Joselito Cardoso da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Novas Tecnologias no Ensino de Ciências Naturais e Matemática à luz da Teoria Antropológica do Didático: o caso da robótica educacional.
Descrição: As mudanças sociais decorrentes do surgimento das ?novas tecnologias? são patentes e se apresentam em diferentes esferas da atual sociedade. As tecnologias digitais, por exemplo, permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que não devem ser ignoradas no meio social, especialmente no espaço escolar. Contudo, a mera presença em sala de aula dos recursos digitais associados a materiais diferenciados, como é o caso da Robótica Educacional, não significa que o processo de ensino e aprendizagem será automaticamente favorecido, é preciso uma avaliação e adequação didático-pedagógica desses materiais, especialmente quando se objetiva ensinar conceitos científicos. Assim, busca-se nesse projeto à formação crítica dos discentes das licenciaturas e dos professores em formação continuada da área de ciências naturais e matemática. Por meio de oficinas e minicursos, pretende-se conscientizá-los a respeito do consumo responsável dos objetos provenientes das novas tecnologias presentes na sociedade em geral, bem como promover a apropriação desses recursos para fomentar o processo de ensino e aprendizagem em atividades didáticas diferenciadas, pautadas em teorias educacionais, a exemplo da Teoria Antropológica do Didático (TAD)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Coordenador / LUAN MARCELINO DA SILVA - Integrante / CAMILLY PETRONILO MARTINS - Integrante / RICARDO PEREIRA DO REGO - Integrante / SIMEÃO ERNESTO DA SILVA - Integrante / NELSON ION DE OLIVEIRA - Integrante / LOUIZE RAMOS ANACLETO - Integrante / MAYARA KALITA MOURA GOMIDES - Integrante / STEPHANY ALVES VASILJEVIC - Integrante / LUIZ ARILO OLIVEIRA AGUIAR NETO - Integrante.
2013 - 2013
Novos Talentos: Da Educação Básica à Universidade. Inovação, Diversidade, Práticas e Saberes.
Descrição: Aprofundar as relações entre a Educação Básica e a Universidade; Desenvolver competências para circulação de novas práticas e saberes pedagógicos, tecnológicos e científicos; Tornar a produção acadêmica acessível, com linguagem adequada à utilização na Educação Básica. Estimular professores da Educação Básica à formação continuada e alunos a prosseguirem seus estudos em nível superior; Articular os diferentes níveis de graduação e pós-graduação com as demandas da Educação Básica; Criar e estimular atitudes inovadoras na produção e difusão do conhecimento.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Coordenador / Jules Batista Soares - Integrante / Nestor Correia - Integrante / Jane Lima - Integrante / Kátia Vinhatico Pontes - Integrante.
2012 - 2014
Difusão de Astronomia no Sul da Bahia
Descrição: Projeto de extensão universitária da UESC voltado para o ensino, divulgação e popularização de astronomia no Sul da Bahia, em particular no eixo Ilhéus-Itabuna. Em 2013 iniciou-se trabalhos de difusão através de atividades no Observatório Astronômico da UESC, o qual também faz parte do presente projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Integrante / Leandro de Oliveira Kerber - Integrante / Jules Batista Soares - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Projetos de Ensino - Monitoria de Física
Descrição: O projeto de monitoria de Física do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca, essencialmente, promover a autonomia e superação do discente universitário, especialmente aqueles que cursam disciplinas de Mecânica e suas equivalentes. Tem também como um de seus objetivos fomentar a iniciação à docência e o interesse dos monitores pela carreira docente, seja para atuarem na educação básica, técnica ou superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Coordenador / Ciclamio Leite Barreto - Integrante / Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond - Integrante / BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS - Integrante.
2015 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Física Licenciatura: Investigação-ação no ensino-aprendizagem de física com ênfase nas relações CTSA e na abordagem da física como cultura.
Descrição: O projeto prevê atividades do tipo investigação-ação relacionadas: a) ao currículo escolar vigente nas escolas conveniadas parceiras, procurando identificar temáticas com potencial para serem exploradas de forma significativa em intervenções pedagógicas com ênfase nas relações CTSA e na apresentação da física como cultura; b) ao planejamento, desenvolvimento e implementação de materiais e atividades didáticas em torno dessas temáticas e ênfases, considerando-se estratégias de ensino em cinco linhas centrais: linguagem e cognição; objetos de aprendizagem (recursos digitais e materiais em atividades práticas) e construção de modelos; história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de Física; a educação em espaços não formais; e educação em Astronomia; c) ao planejamento, e implementação de atividades de divulgação dos estudos e práticas vigentes entre as escolas parceiras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Coordenador / Ciclamio Leite Barreto - Integrante / Alessandro de Souza Ferreira - Integrante / Arthur Winston Skeete Junior - Integrante / Xenia Maria Batista da Silva - Integrante / Wesley Costa de Oliveira - Integrante / Suely Barbosa de Moraes - Integrante / Michelli Silva de Oliveira - Integrante.
2013 - 2015
Física Moderna e Contemporânea: desenvolvimento de sequências didáticas para a Educação Básica
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de sequências didáticas com tópicos de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, buscando articular a pesquisa em Ensino de Física com a prática de sala de aula de futuros professores de Física, contribuindo com a formação inicial e a inovação curricular, refletindo na melhoria do ensino de Física nas escolas públicas da região do sul da Bahia. A elaboracao das sequências sera baseada no referencial da Teaching Learning Sequence, que também possibilitará a análise da sequência depois de elaborada e implementada..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Milton Thiago Schivani Alves - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Coordenador / George Shinomiya - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia
2015 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Tecnologias Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BROCKINGTON, G2018BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; BARSCEVICIUS, C. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, M. . Using robotics in kinematics classes: exploring braking and stopping distances. Physics Education, v. 53, p. 025012, 2018.

2.
2SCHIVANI , M2017SCHIVANI , M; SOUZA, G. F. ; PEREIRA, E. . Pirâmide ?holográfica?: erros conceituais e potencial didático. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 40, p. e2506-1-e2506-10, 2017.

3.
3SCHIVANI , M2013 SCHIVANI , M; BROCKINGTON, G ; PIETROCOLA, M. . Applications of Robotics in the Teaching of Physics: Activities analyses in a praxiological perspective. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS, v. 14, p. 32-36, 2013.

4.
4DE LIMA E SILVA, D2004DE LIMA E SILVA, D ; MEDEIROS SOARES, M ; HENRIQUES, M.V.C ; SCHIVANI ALVES, M.T ; DE AGUIAR, S.G ; DE CARVALHO, T.P ; CORSO, G ; LUCENA, L.S . The complex network of the Brazilian Popular Music. Physica. A (Print), v. 332, p. 559-565, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOREY, B. (Org.) ; CABRAL, C. (Org.) ; GUIMARAES, I. C. S. (Org.) ; SCHIVANI , M (Org.) . Pesquisa e Educação em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM. 1. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2018. v. 1. 295p .

2.
SCHIVANI , M; LUCIANO, P. G. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, M. . Novos materiais e tecnologias digitais no Ensino de Física. 1. ed. SÃO PAULO - SP: LF - Editora Livraria da Física, 2017. v. 1. 123p .

3.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: MOVIMENTOS - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 1. 68p .

4.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: DINÂMICA - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 2. 68p .

5.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: MÁQUINAS E EQUILÍBRIO - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 4. 68p .

6.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Ensino Médio, 1º ano - MANUAL DO PROFESSOR. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 1. 68p .

7.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Ensino Médio, 2º ano - MANUAL DO PROFESSOR. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 2. 68p .

8.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: TERMODINÂMICA - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 1. 68p .

9.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: MEIO AMBIENTE E ONDAS - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 2. 68p .

10.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: MODOS DE PERCEPÇÃO - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 3. 68p .

11.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 4. 68p .

12.
PIETROCOLA, M. ; ROUXINOL, E. ; BROCKINGTON, G ; SCHIVANI , M ; ROMERO, T. R. L. . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: ENERGIA E POTÊNCIA - Ensino Médio. 1. ed. Curitiba - PR: Zoom Editora Educacional, 2010. v. 3. 68p .

Capítulos de livros publicados
1.
Schivani, Milton; Pietrocola, Maurício . Praxeology and the Use of Educational Robotics in the Teaching of Physics. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum. 1ed.ROTTERDAM/ BOSTON/ TAIPEI: SensePublishers, 2017, v. 56, p. 115-125.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHIVANI , M. Análise de Momentos Didáticos por meio do software Videograph: o caso da robótica educacional. In: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVI EPEF), 2016, Natal, RN.. Atas do Encontro de Física 2016, 2016. p. 1-8.

2.
SCHIVANI , M; PIETROCOLA, M. . Mapas Conceituais no Estudo de Organizações Praxeológicas: O Caso da Robótica Educacional no Ensino de Física. In: Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos, SP.. Proceedings of the Sixth International Conference on Concept Mapping. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), 2014. v. 1. p. 323-330.

3.
SCHIVANI , M; PIETROCOLA, M. . The Contextualization in the Teaching Physics through of instruments of the Educational Robotics: analysis of activities by Verisimilar Praxeology. In: IVth international congress on the anthropological theory of didactics (ATD), 2013, Toulouse (France). Atas do 4CITAD, 2013.

4.
SCHIVANI , M; PIETROCOLA, M. . Robótica Educacional no Ensino de Física: Estudo preliminar sob uma perspectiva Praxeológica. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, 2012, Maresias - SP. Atas do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012.

5.
ROUXINOL, E. ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, M. . Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica.. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus - MA. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2011.

6.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . A Curiosidade Ingênua e o Papel dos Grupos Amadores no Ensino e Difusão da Astronomia. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de Janeiro - RJ. ATAs do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011.

7.
SCHIVANI , M; BAGDONAS, Alexandre . Pensamento Epistemológico no Ensino de Física: Uma Investigação Preliminar no Ensino Médio. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - Espirito Santo. Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

8.
BROCKINGTON, G ; LAPIN, Mario Abbud Franco ; SIQUEIRA, M ; SCHIVANI , M . Informatique dans l Enseignement des Sciences : la proposition d un cours de Physique en utilisant des environnement interactives en réalité virtuelle. In: Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, Chamonix, 2008, Chamonix - France. Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008.

9.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . O Ensino Não Formal da Astronomia: um estudo preliminar de suas ações e implicações. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba - PR. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. p. 1-10.

10.
SCHIVANI , M; MENESES JUNIOR, F. C. de ; ANDRADE, Anna L. C. R. de . Um Resgate da Atuação de Rômulo Argentière da Divulgação das Ciências Espaciais do Brasil. In: VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação ? Universidade do Vale do Paraíba, 2008, São José dos Campos - SP. Atas do VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2008. p. 1-4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Potencialidade dos Grupos Amadores no Ensino da Astronomia sob uma perspectiva Freiriana. In: Encontro de Física 2011 (EPEF), 2011, Foz do Iguaçu - PR. Anais do Encontro de Física 2011 (EPEF)., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, A. C. ; SIQUEIRA, M. R. P. ; SCHIVANI , M . Contribuições para o Ensino-Aprendizagem de Física por meio da Mecatrônica. In: XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste., 2013, Campina Grande - PB. Atas do XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste., 2013.

2.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Características e Potencialidades da Educação Não Formal no Ensino da Astronomia sob uma Perspectiva Freiriana. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2008, Passa Quatro - MG. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 2008. v. 28. p. 123-123.

3.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Divulgação da Astronomia e da Astronáutica no Brasil: Contribuições de Rômulo Argentière. In: XXXIII REUNIÃO ANUAL DA SAB, 2007, Passa Quatro - MG. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 2007. v. 27. p. 129-130.

4.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Os Professores de Física são Realistas, Construtivistas ou Ambos?!. In: XVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2006, Natal - RN. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006.

5.
SCHIVANI , M; BORBA, G. L. ; FELISARDO, J. M. ; NETO, J. F. ; PINHEIRO, G. D. . As Ciências Espaciais e Astronáutica como Tema Gerador em Ensino de Física. In: XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa - Paraíba. XXIV EFNNE - Resumos, 2006. p. 32-32.

6.
SCHIVANI , M. Rômulo Argentière: Contribuições para a Astronomia. In: Ciclo de Atividades de Astronomia, 2006, Natal - RN. RELATÓRIO DO PROJETO OBSERVACIONAL DO ECLIPSE TOTAL DO SOL DE 29 DE MARÇO DE 2006. Natal - RN: Catalogação da publicação na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede, 2006. v. 1. p. 49-49.

7.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Algumas Características do Ensino de Ciências Naturais e Matemática no Ensino Médio em Natal (RN). In: 57a Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza - CE. Programa e Resumos da 57a Reunião Anual da SBPC, 2005.

8.
SCHIVANI , M; FRÓIS, L. A. . Contribuições de Rômulo Argentière Para a Divulgação Científica no Brasil. In: 57a Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza - CE. Programa e Resumos da 57a Reunião Anual da SBPC, 2005.

9.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Tópicos Astronômicos no Ensino Médio em Natal (RN): Características e Discussões. In: XXXI Reunião Anual da SAB, 2005, Águas de Lindóia - SP. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 2005. v. 25. p. 79-79.

10.
SANTOS, E. S. dos ; SILVA JÚNIOR, W. R. R. de ; BARRETO, C. L. ; SOUZA, A. V. M. de ; FRÓIS, L. A. ; SCHIVANI , M . Aprender Óptica, Aprimorar a Visão e Enxergar o Mundo. In: XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005, Maceió - Alagoas. Programa e resumos do XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005. p. 48-48.

11.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Como Ensinar Ciências Sem Sair, ao Menos Algumas Vezes, do Ambiente Tradicional da Sala de Aula?. In: XVI CIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Natal. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2005.

12.
JAFELICE, L. C. ; SOUSA NETO, L. D. de ; MENESES JUNIOR, F. C. de ; BERTRAND, D. ; LOPES, F. A. D. ; LUCENA, N. S. F. de ; SILVA JÚNIOR, W. R. R. de ; MEDEIROS, L. A. L. de ; SILVA, A.F. da ; SCHIVANI , M . Aqueoastronomia no Nordeste do Brasil, Representação Simbólica e Implicações Cognitivas. In: XXX Reunião Anual da SAB, 2004, São Pedro - SP. Boletim - Sociedade Astrônomica Brasileira. São Paulo: WINNER GRAPH, 2004. v. 24. p. 80-80.

13.
SILVA JÚNIOR, W. R. R. de ; FRÓIS, L. A. ; SCHIVANI , M ; SANTOS, E. S. dos ; BARRETO, C. L. . Algumas Características do Ensino de Física Térmica no Ensino Médio em Natal / RN. In: XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2004, Feira de Santana - BA. Programa e Resumos do XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2004. p. 34-34.

14.
SCHIVANI , M; MENESES JUNIOR, F. C. de ; JAFELICE, L. C. . Arqueoastronomia no Nordeste do Brasil, Incisões Rupestres e Análises Comparativas. In: XV CIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, NATAL. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2004.

15.
JAFELICE, L. C. ; MENESES JUNIOR, F. C. de ; SCHIVANI , M ; LUCENA, N. S. F. de ; SILVA JÚNIOR, W. R. R. de ; GOMES, F. A. D ; MEDEIROS, L. A. L. de ; SILVA, A.F. da ; SOUSA NETO, L. D. de ; BERTRAND, D. . Archaeoastronomical Symbolic Representation, Cultural and Cognitive Implications and Astronomy Teaching. In: 8th Congress on Scientific Knowledge and Cultural Diversity, 2004, Barcelona. Forum Universal de las Culturas 2004 - Public Communication of Science and Technology, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERREIRA, J. M. H. ; SCHIVANI , M ; MARTINS, M. S. . História e Filosofia da Ciência na Formação Docente: trabalhando com animações digitais. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, H. M. ; LIRA, N. N. A. ; BARRETO, C. L. ; SCHIVANI , M . ABORDAGEM TEATRAL SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCHIVANI , M; PIETROCOLA, M. . Mapas Conceituais no Estudo de Organizações Praxeológicas: o caso da robótica educacional no ensino de física.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Potencialidade dos Grupos Amadores no Ensino da Astronomia sob uma perspectiva Freiriana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . A Curiosidade Ingênua e o Papel dos Grupos Amadores no Ensino e Difusão da Astronomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Educação Não Formal no Ensino da Astronomia: Características e Discussões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . O Ensino Não Formal da Astronomia: um estudo preliminar de suas ações e implicações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Características e Potencialidades da Educação Não Formal no Ensino da Astronomia sob uma Perspectiva Freiriana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHIVANI , M; MENESES JUNIOR, F. C. de ; ANDRADE, Anna L. C. R. de . Um Resgate da Atuação de Rômulo Argentière da Divulgação das Ciências Espaciais do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHIVANI , M; ZANETIC, J. . Divulgação da Astronomia e da Astronáutica no Brasil: Contribuições de Rômulo Argentière. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SCHIVANI , M; BORBA, G. L. ; FELISARDO, J. M. ; NETO, J. F. ; PINHEIRO, G. D. . As Ciências Espaciais e Astronáutica como Tema Gerador em Ensino de Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Os Professores de Física são Realistas, Construtivistas ou Ambos?!. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SCHIVANI , M. Rômulo Argentière: Contribuições para a Astronomia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Algumas Características do Ensino de Ciências Naturais e Matemática no Ensino Médio em Natal (RN). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SCHIVANI , M; FRÓIS, L. A. . Contribuições de Rômulo Argentière Para a Divulgação Científica no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Tópicos Astronômicos no Ensino Médio em Natal (RN): Características e Discussões. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SCHIVANI , M; JAFELICE, L. C. . Como Ensinar Ciências Sem Sair, ao Menos Algumas Vezes, do Ambiente Tradicional da Sala de Aula?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SCHIVANI , M; MENESES JUNIOR, F. C. de ; JAFELICE, L. C. . Arqueoastronomia no Nordeste do Brasil, Incisões Rupestres e Análises Comparativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHIVANI , M. Comissão de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD 2018 (Física). 2017.

2.
SCHIVANI , M. Comissão de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2017 (Ensino de Ciências). 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Schivani, Milton. Física para o Ensino Fundamental: Formação Continuada Docente de Ciências da Natureza da Rede Municipal de Ensino (SME - Natal, RN). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHIVANI , M. Pirâmide ?holográfica?: erros conceituais e potencial didático. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SCHIVANI , M. Robótica Educacional no Ensino de Ciências Naturais e Matemática: relações (im)possíveis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHIVANI , M. Robótica Educacional no Ensino de Física: relações (im)possíveis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORGES, J. C. S.; ALVES, T. M. L.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Josinaldo Pereira de Araújo. Ensino Experimental de Ondas Mecânicas no Ambiente de Robótica Educacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
DRUMMOND, J. M. H. F.; SCHIVANI , M; SILVA, C. Q.. Participação em banca de Fábio de Abreu Souza. História da Física e natureza da Ciência na Formação Docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SHINOMIYA, G. K.; SOARES, J. B.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Priscila Lima Rezende. A lua e o comportamento das marés. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 44.) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
DRUMMOND, J. M. H. F.; FORATO, T. C. M.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Deyzianne dos Santos Fonseca. Ensinando ciência e sobre a ciência com a utilização de fontes primárias da história do vácuo e da pressão atmosférica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
GERMANO, A. S. M.; AROCA, S. C.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Bruna Raíssa Gomes dos Santos Batista. Do horizonte local às representações da terra e demais astros no espaço: um minicurso para professores e planetaristas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
PIETROCOLA, M.; KISHIMOTO, T. M.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Tiago Bodê. Games científicos: bases epistemológicas e princípios de design didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
MARTINS, A. F. P.; SCHIVANI , M; CAMARA NETO, C. S.. Participação em banca de Jeany Eunice da Silva. O uso do Termoscópio e da Contextualização Histórica na criação e aplicação de uma unidade didática para o Ensino de Termometria. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
BARRETO, C. L.; SCHIVANI , M; MEDEIROS, A. J. G.. Participação em banca de Maria Kamylla e Silva Xavier de Almeida. Física Térmica com ênfases curriculares em CTSA e Ensino por Investigação. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
SIQUEIRA, M; SCHIVANI , M; NASCIMENTO, V. B.. Participação em banca de ALBERTO DE CASTRO BAPTISTA. Mecatrônica no Ensino de Física: uma abordagem sob a perspectiva da Alfabetização Científica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
SIQUEIRA, M; SCHIVANI , M; GUZZI FILHO, N. J.. Participação em banca de CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS BATISTA. FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: subsídios teórico-metodológicos para a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Teses de doutorado
1.
BASSO, M. V. A.; BRANDAO, R. V.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Maria Inês Castilho. Hiperobjetos da Robótica Educacional como Ferramentas para o Desenvolvimento da Abstração Reflexionante e do Pensamento Computacional. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GUIMARAES, I. C. S.; SCHIVANI , M; SOUSA, R. A.. Participação em banca de Ileane Gurgel Mendes. Conexão Universidade Escola: O PIBID como instrumento de intervenção sobre a formação cientítica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, A. F. P.; CAMELO, M. H.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Jeany Eunice da Silva. O uso do Termoscópio para a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Termometria. 2017.

2.
DRUMMOND, J. M. H. F.; BARRETO, C. L.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Fábio de Abreu Souza. História da Física e Natureza da Ciência na Formação Docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ALMEIDA, E. A.; SOUZA, M. F.; SCHIVANI , M. Participação em banca de CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA. Estratégias didáticas diversificadas e o significado da utilização de mapas conceituais no percurso da aprendizagem em invertebrados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
PIETROCOLA, M.; KISHIMOTO, T. M.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Tiago Bodê. GAMES CIENTÍFICOS: bases epistemológicas e princípios de design didático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
DRUMMOND, J. M. H. F.; BARRETO, C. L.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Deyzianne dos Santos Fonseca. Ensinando ciência e sobre ciência com a utilização de fontes primárias da história do vácuo e da sessão atmosférica. 2016.

6.
GERMANO, A. S. M.; SCHIVANI , M; AROCA, S. C.. Participação em banca de Bruna Raíssa Gomes dos Santos. Representações sobre forma da Terra e estruturas do universo em visitas a um planetário: um módulo de ensino com orientações para professores e planetaristas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
BARROSO, M. T.; SCHIVANI , M; FERNANDES, N. S.. Participação em banca de Braulio Alves de Albuquerque. Uma proposta para o ensino de ácidos orgânicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
SIQUEIRA, M; SCHIVANI , M; NASCIMENTO, V. B.. Participação em banca de ALBERTO DE CASTRO BAPTISTA. MECATRÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA: uma abordagem sob a perspectiva da Alfabetização Científica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
BARRETO, C. L.; FREITAS, D. B.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Maria Kamylla e Silva Xavier de Almeida. Termodinâmica com ênfases curriculares em CTS(A) e Ensino por Investigação. 2015.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, G. F.; SOUZA JUNIOR, A. A.; SCHIVANI , M. Participação em banca de Gisele Ricelly Da Silva. Lego education: uma proposta para o ensino de respiração celular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHIVANI , M; CERQUEIRA, A. H.; SHINOMIYA, G. K.. Participação em banca de GIOVANI SANTANA DE OLIVEIR.Laboratório didático para ensino de física: questões e desafios nas escolas de Itabuna-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
SIQUEIRA, M. R. P.; SCHIVANI , M; NASCIMENTO, V. B.. Participação em banca de Paulo Roberto Bacelar Nascimento Filho.Céu na Praça: contribuições para a Educação em Astronomia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCHIVANI , M; DRUMMOND, J. M. H. F.; CAMELO, M. H.. Subcomissão da Modalidade de Ensino de Física e Astronomia referente ao Processo Seletivo 2018 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
DRUMMOND, J. M. H. F.; SCHIVANI , M; CAMELO, M. H.. Subcomissão da Modalidade de Ensino de Física e Astronomia referente ao Processo Seletivo 2017 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SCHIVANI , M; BARRETO, C. L.; GERMANO, A. S. M.. Subcomissão da Modalidade de Ensino de Física e Astronomia referente ao Processo Seletivo 2016 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Física 2016.Análise de Momentos Didáticos por meio do software Videograph: o caso da robótica educacional. 2016. (Encontro).

2.
II Encontro de Divulgação dos Produtos Educacionais de Ciências e Matemática em Sala.Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Institucionais. 2016. (Encontro).

3.
II Semana de Educação para a Ciência do CCTS.Robótica Educacional no Ensino de Física sob uma perspectiva Praxeológica. 2015. (Outra).

4.
XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Robótica Educacional no Ensino de Física: relações (im)possíveis. 2015. (Encontro).

5.
6th International Conference on Concept Mapping. Mapas Conceituais no Estudo de Organizações Praxeológicas: o caso da robótica educacional no ensino de física.. 2014. (Congresso).

6.
II Feira das Profissões da UESC. Física Licenciatura. 2014. (Feira).

7.
IX Semana da Física da UESC.Robótica Educacional no Ensino de Física: análise de atividades numa perspectiva praxeológia. 2013. (Outra).

8.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO PRELIMINAR SOB UMA PERSPECTIVA PRAXEOLÓGICA. 2012. (Encontro).

9.
I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.A CURIOSIDADE INGÊNUA E O PAPEL DOS GRUPOS AMADORES NO ENSINO E DIFUSÃO DA ASTRONOMIA. 2011. (Simpósio).

10.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Potencialidade dos Grupos Amadores no Ensino da Astronomia sob uma perspectiva Freiriana. 2011. (Encontro).

11.
A história da divulgação científica do século XIX: uma discussão conceitual. 2008. (Seminário).

12.
III ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS.Educação Não Formal no Ensino da Astronomia: Características e Discussões. 2008. (Encontro).

13.
VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação ? Universidade do Vale do Paraíba.Um Resgate da Atuação de Rômulo Argentière da Divulgação das Ciências Espaciais do Brasil. 2008. (Encontro).

14.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O Ensino Não Formal da Astronomia: um estudo preliminar de suas ações e implicações. 2008. (Encontro).

15.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira.Características e Potencialidades da Educação Não Formal no Ensino da Astronomia sob uma Perspectiva Freiriana. 2008. (Encontro).

16.
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira.Divulgação da Astronomia e da Astronáutica no Brasil: Contribuições de Rômulo Argentière. 2007. (Encontro).

17.
Ciclo de Atividades de Astronomia.Rômulo Argentière: Contribuições para a Astronomia. 2006. (Encontro).

18.
XVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Os Professores de Física são Realistas, Construtivistas ou Ambos?!. 2006. (Congresso).

19.
XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.As Ciências Espaciais e Astronáutica como Tema Gerador em Ensino de Física. 2006. (Encontro).

20.
57a Reunião Anual da SBPC.Contribuições de Rômulo Argentière Para a Divulgação Científica no Brasil. 2005. (Encontro).

21.
Ciência e Tradição. 2005. (Encontro).

22.
XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Como Ensinar Ciências Sem Sair, ao Menos Algumas Vezes, do Ambiente Tradicional da Sala de Aula?. 2005. (Congresso).

23.
XXXI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira.Tópicos Astronômicos no Ensino Médio em Natal (RN): Características e Discussões. 2005. (Encontro).

24.
X CIENTEC - Semana de Ciência e Meio Ambiente da UFRN.Aspectos da Vida e Obra de Rômulo Argentière. 2004. (Outra).

25.
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Arqueoastronomia no Nordeste do Brasil, Incisões Rupestres e Análises Comparativas. 2004. (Congresso).

26.
IX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Possibilidades de visualizações gráfica de uma rede. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LUIZ GUSTAVO DAMASCENO OLIVEIRA. Mapas Conceituais no Ensino de Física enquanto Instrumentos de Avaliação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA. Possibilidades e Implicações do Teatro no Ensino de Física na Educação Básica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
MYKAELL MARTINS DA SILVA. História e Filosofia da Ciência na Formação Docente: trabalhando com objetos virtuais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
EMANUEL PEREIRA DE ARAÚJO. Pirâmide ?holográfica?: uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Milton Thiago Schivani Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GIOVANI SANTANA DE OLIVEIRA. Laboratório didático para ensino de física: questões e desafios nas escolas de Itabuna-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Milton Thiago Schivani Alves.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Schivani, Milton; Pietrocola, Maurício . Praxeology and the Use of Educational Robotics in the Teaching of Physics. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum. 1ed.ROTTERDAM/ BOSTON/ TAIPEI: SensePublishers, 2017, v. 56, p. 115-125.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHIVANI , M. Pirâmide ?holográfica?: erros conceituais e potencial didático. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHIVANI , M. Robótica Educacional no Ensino de Física: relações (im)possíveis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


- Aprovado em Concurso Público (Edital N. 12/2010/IFS, de 31/03/2010) destinado à contratação de professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro permanente do IFSP - Campus de Itapetininga-SP, publicado no DOU de 29/03/2010 (seção 3, p.110).

 - Aprovado em Concurso Público (Edital DOE 19/12/2006 - Seção I) destinado à contratação de Professor Educação Básica II - Física - SQC-II-QM, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, publicado na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Diário Oficial Poder Executivo - Seção I, p.63).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:02:33