Fábio Alexandre Caravieri Modesto

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Graduado em Tecnológia de Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Lins (1996) e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (2005). P Professor do Instituto Federal de São Paulo. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Games, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade aumentada, games, animação, realidade virtual e IHC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Alexandre Caravieri Modesto
Nome em citações bibliográficas
MODESTO, F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Salto.
Rua Rio Branco - de 1049/1050 ao fim
Centro
13320271 - Salto, SP - Brasil
Telefone: (11) 46029191
Fax: (11) 46029181
URL da Homepage: http://slt.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Ciência da Computação.
Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
Título: Implementação de Ferramenta para Geração de Movimentos Parametrizados para Humanos Virtuais em Tempo Real,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: José Remo Ferreira Brega.
Palavras-chave: Humanos Virtuais; Tempo Real; Avatar; Agentes Virtuais; Animação; KeyFraming.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1996 - 1997
Especialização em Analise Gerencia e Projeto de Sistemas de Informaç. (Carga Horária: 372h).
Centro Universitário de Lins, UNULINS, Brasil.
Título: Controle Imobiliário.
1993 - 1996
Graduação em Tecnológia Em Processamento de Dados.
Centro Universitário de Lins, UNULINS, Brasil.
Título: C.B.T. - Treinamento Baseado por Computador.
Orientador: Luiz Henrique Castelo Branco.




Formação Complementar


2018 - 2018
Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 3h).
MZO Interativa SS LTDA, MZO, Brasil.
2017 - 2017
Game Design Document (GDD): Por Onde Começar?. (Carga horária: 1h).
Escola Brasileira de Games, EBG, Brasil.
2010 - 2010
CobiT Foundation 4.1. (Carga horária: 24h).
IT Partners, ITPR, Brasil.
2004 - 2004
X3D e VRML.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Ambientes Virtuais em Java.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Frigorifico Friboi, FRIBOI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Operador de Computador, Carga horária: 40


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Dados
Desenvolvimento WEB
Linguagem de Programação Java
02/2012 - 12/2012
Ensino, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Operacionais
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação
02/2011 - 07/2011
Ensino, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Banco de Dados II
02/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração e Segurança de Dados
Hardware
09/2010 - 12/2010
Ensino, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise de Sistemas Orientado a Objetos
Engenharia de Software

Faculdade Anhanguera de Campinas, FAC2, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Atividades

08/2008 - 01/2011
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise e Complexidade de Algoritimos
Computação Gráfica
Programação Concorrente
Programação de Sistemas Distribuidos
Programação Distribuida
Sistemas Distribuidos

Faculdade Anhanguera de Santa Barabara D´Oeste, FASBO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 3

Atividades

08/2008 - 08/2010
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise e Complexidade de Algoritmos
Computação Grafica
Programação Distribuida
Sistemas Distribuidos

Fundação Educacional de Andradina, F.E.A, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

02/2007 - 01/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Integradas Stella Mares, .

01/2007 - 01/2009
Ensino, Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise e Projeto de Sistemas
Introdução a Redes de Computadores
Programação de Paginas para Internet
02/2007 - 01/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Analise e Projeto de Sistemas, Faculdade de Analise e Projeto de Sistemas.

Atividade realizada
Supervisão de Laboratório de Software.
02/2006 - 12/2006
Ensino, Tecnologia Em Analise e Projeto de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação Java
Analise de Sistemas Orientados a Objetos
Analise e Projeto de Sistemas
Introdução a Redes de Computadores
Rede de Computadores
Sistemas Operacionais
8/2005 - 12/2005
Ensino, Tecnologia Em Analise e Projeto de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos Especiais de Analise e Projeto de Sistemas I
Topicos Especiais de Analise e Projeto de Sistemas II
Analise de Sistemas Orientada a Objetos
Criação Dinamica de Paginas para Internet
8/2004 - 12/2004
Ensino, Tecnologia Em Analise e Projeto de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos Especiais de Analise e Projetos de Sistemas II

Faculdades Integradas de Três Lagoas, AEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Atividades

8/2001 - 8/2006
Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Banco de Dados
Estrutura de Dados I
Estrutura de Dados II
Inteligencia Artificial
Paradigma de Linguagens de Programação
Sistemas Operacionais
8/2002 - 8/2002
Extensão universitária , Faculdades Integradas de Três Lagoas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Programação com Linguagem C.


Linhas de pesquisa


1.
Realidade Virtual

Objetivo: Propor o uso da Realidade Virtual como ferramenta de apoio a edução do ensino medio. Propor novas interfaces tridimensionais para visualização de dados..
Palavras-chave: Realidade Virtual; educação; alfabetização; ferramenta de apoio.
2.
Games

Objetivo: Aplicação da ideia de GAMES como ferramenta de apoio no ambiente educaional..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: games; eduacação; interação.
3.
Computação Gráfica

Objetivo: O entendimento da Computação gráfica, tecnicas de processamento de imagens, usos de periféricos. Representação de objetos. Visualização bidimensional. Visualização tridimensional..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Setores de atividade: Educação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Games.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Realidade Virtual.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Mestre em Ciência da Computação, Univem.
1997
Especialista em Analise de Sistema, Unilins.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MODESTO, F.2011 MODESTO, F.; BREGA, José Remo Ferreira ; Colombro D. R. ; MARCELO, G. P. ; GNECCO, B. B. ; LAURIS, . 3D semantic models for odontology education. Communications in Computer and Information Science (Print), v. 1, p. 1-10, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MODESTO, F.. Virtual Worlds Innovation with Open Wonderland. In: Maria Manuela Cruz-Cunha. (Org.). Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools. 1ed.Nova York: IGI GLOBAL, 2012, v. 1, p. 57-67.

2.
MODESTO, F.; BREGA, José Remo Ferreira ; RODELLO, Ildeberto Aparecido ; SEMENTILLE, Antonio Carlos ; MEIGUINS, B. S. ; SOUZA JÚNIOR, R. D . Humanos Virtuais e Avatares.. In: Romero Tori; Claudio Kirner; Robson Siscoutto. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. 1ed.: SBC, 2006, v. 1, p. 1-412.

3.
MODESTO, F.; BREGA, José Remo Ferreira ; GARCIA, M. de B ; SEMENTILLE, Antonio Carlos ; RODELLO, Ildeberto Aparecido . Avatares e Humanos Virtuais. In: Claudio Kirner; Romero Tori. (Org.). Realidade Virtual: conceito e tendências. 1ed.: , 2004, v. 1, p. 61-75.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MODESTO, F. A. C.. RALOG: uso da Realidade Aumentada no Ensino de Lógica de Programação. In: Simposio Argentino sobre TecnologÝa y Sociedad, 2017, Córdoba. STS - Simposio Argentino sobre Tecnología y Sociedad (JAIIO), 2017. p. 220-227.

2.
MODESTO, F.; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo . Revisão Sistemática para estudo de Interação Criança-Computador associada a RA e Jogos Digitais. In: Workshop de Ambientes Virtuais na Educação, 2014, Dourados. WAVE II, 2014.

3.
MODESTO, F.; SCAVACINILINE, A. . Utilização de Games como apoio no processo ensino-aprendizagem. In: SBGames, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013. v. 1.

4.
MODESTO, F.; PAVAN, A. . Reconhecimento de Gestos com Segmentação de Imagens Dinâmicas Aplicadas a Libras. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA'2010), 2010, São Paulo. PROCEEDINGS WRVA'2010, 2010. v. 1. p. 2-312.

5.
BREGA, José Remo Ferreira ; MODESTO, F. ; CUSIN, Cesar Augusto ; SEMENTILLE, Antonio Carlos ; LOPES, L. F. B . Avaliação de Modelos de Interfaces Gráficas de Interação para Utilização em Sistemas de Realidade Aumentada Baseadas em Captura Óptica de Marcadores Passivos. In: VIII Symposium On Virtual Reality06, 2006, Riberão Preto. VIII Symposium On Virtual Reality06, 2006. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, J. ; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo ; MODESTO, F. . ARTRPG: Proposta de desenvolvimento de Tabletop RPG com Realidade Aumentada. In: SBGames, 2014, Porto Alegure. SBGames 2104, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MODESTO, F. A. C.; Crededio, L . CARA: comunicação auxiliar para pessoas autistas utilizando realidade aumentada. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2018, Itapetininga. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETINING, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MODESTO, F.. Introdução a Realidade Aumentada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MODESTO, F.. Games e O Mercado de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MODESTO, F.. Realidade Virtual e Aumentada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Tinho no Mundo da Matemática. 2017.

2.
MODESTO, F.; ANTUNES, A. . oMoCap -Open MoveCapture. 2013.

3.
MODESTO, F.. MP3D-Gerador de movimetnos de LIBRAS por Cinemática Inversa. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MODESTO, F.. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos de Plataforma utilizando Construct 2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MODESTO, F. A. C.. Desenvolvimento de Jogos de Computadores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MODESTO, F.. Oficina de Programação de Jogos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MODESTO, F.; Gonzalez, L.. Participação em banca de Ferando J da Silva.Controlando dispostivos perifericos por meio de sistemas embarcados utilizando uma rede ethernet TCP/IP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecenologia em informática) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

2.
MODESTO, F.; Gonzalez, L.. Participação em banca de Flavia G. Ribeiro.Integração das redes VPN com Software Livre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecenologia em informática) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

3.
MODESTO, F.; Gonzalez, L.. Participação em banca de Willan Perez Porfilio.Recuperação de Desastres em Ambientes Virtualizados utilizando VMware ESX e site Recover Manager. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática) - Faculdade Tecnologica de indaiatuba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simposio Latinoamericano de Informática y Sociedad.Facultad Regional de Córdoba. 2017. (Simpósio).

2.
SBGames.ntegração Engine Blender 3D e sensor Kinect para Jogos e Animações Interativas. 2013. (Simpósio).

3.
FLISOL.Introdução a Java 3D. 2011. (Encontro).

4.
Ciclo de Palestra - Faculdade Anhanguera.Desenvolvimento de Games. 2010. (Outra).

5.
Semana Tecnologica - POLICAMP.Realidade Virtual e Aumentada. 2010. (Encontro).

6.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumanetada - WRAVA'2010. 2010. (Oficina).

7.
Semana Tecnologica.Realidade Virtual. 2004. (Outra).

8.
VII Siposium on Virtual Reality. 2004. (Simpósio).

9.
VI Symposium on Virtual Reality. 2003. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danatielly Costa. Adaptabilidade em jogos focalizando em crianças. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto (SP). (Orientador).

Iniciação científica
1.
Leticia Crededio. CARA: COMUNICAÇÃO AUXILIAR PARA PESSOAS AUTISTAS UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto (SP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).

2.
Hellen Siervo. Serious Games para auxiliar crianças que passam pelo tratamento do cancer. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto (SP). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiz Renato Doretto. Computação Ubíqua: Um Novo Panorama na Interação Homem-Máquina. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Redes de Computadores) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jamil Martinez. ARTRPG: Proposta de desenvolvimento de Tabletop RPG com Realidade Aumentada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

2.
Ana Carolina Zott. Conceitos de IHC aplicados a Interfaces Orientadas a Crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

3.
Andrew Antunes. Integração Kinect com Blender3D para animações e Jogos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Salto (SP). Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

4.
Alexandre Scavacini. Serious Games como apoio no ensino de Quimica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

5.
Rafael Baptista. Aplicação Distribuida de Dados utilizando Banco de Dados Relacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencia da Computação) - Faculdade Anhanguera de Campinas. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

6.
Diego Fernando Severo do Amaral. Esteganografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencia da Computação) - Faculdade Anhanguera de Santa Barabara D´Oeste. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

Iniciação científica
1.
Adilson Pavan. Libras usando Realidade Virtual e Reconhecimento de Movimentos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencia da Computação) - Faculdade Anhanguera de Campinas. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.

2.
RAFAEL JOSEPH PAGLIUCA DOS SANTOS. Tranmissão de mensagem via web para dispositivo movel usando java e bluetooth. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Tec. em Analise e Desenvolvimento de Sistema) - Fundação Educacional de Andradina. Orientador: Fábio Alexandre Caravieri Modesto.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MODESTO, F.. MP3D-Gerador de movimetnos de LIBRAS por Cinemática Inversa. 2007.

2.
Tinho no Mundo da Matemática. 2017.

3.
MODESTO, F.; ANTUNES, A. . oMoCap -Open MoveCapture. 2013.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MODESTO, F.. Introdução a Realidade Aumentada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
MODESTO, F.; ANTUNES, A. . oMoCap -Open MoveCapture. 2013.

2.
MODESTO, F.. MP3D-Gerador de movimetnos de LIBRAS por Cinemática Inversa. 2007.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MODESTO, F.. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos de Plataforma utilizando Construct 2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MODESTO, F.. Oficina de Programação de Jogos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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