Alexandre Ferraz Herbetta

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  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutor em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Atua no Curso de Licenciatura Intercultural - Núcleo Takinahaky e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Tem experiência na área de Antropologia e Educação, com ênfase em Etnologia Indígena, Política e Artes. É vice-coordenador do Curso de Especialização em Educação Intercultural e coordenador do projeto "Novas práticas pedagógicas" junto ao PIBID-Diversidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Ferraz Herbetta
Nome em citações bibliográficas
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás.
Campus Samambaia
Setor Itatiaia
00000-000 - Goiania, GO - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Peles Braiadas - Modos de ser Kalankó, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Lucia Helena Vitalli Rangel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: política; pessoa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2004 - 2006
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A idioma" Kalankó - para uma etnografia da música no alto sertão alagoano,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rafael José de Menezes Bastos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Historia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Kalankó - Índios Encantados.
Orientador: Paulo Pinheiro Machado.




Formação Complementar


2005
Índios de Alagoas Uma História de Resistência. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em II Jornada de Educação - A Alma do Educador. (Carga horária: 20h).
Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2007 - 2007
África e africanidades. (Carga horária: 20h).
Associação Cultural Cachuera, CACHUERA, Brasil.
2006 - 2006
Educação Escolar indígena. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Pablo Neruda - Letras/Espanhol. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Políticas da Diferença - Antropologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
História e Memória. (Carga horária: 3h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2002 - 2002
África Pré-Colonial. (Carga horária: 3h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2000 - 2000
História e Memória Kaigang. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Formação de Guias para as Fortalezas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad Iberoamericana Ciudad de México, UIA, México.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Subcoordenador do Curso de Especialização "Educação Intercultural e Transdiciplinar" do Núcleo Takinahaky Subcoordenador do PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social Coordenador do IMPEJ - Núcleo de Etnologia Indígena

Atividades

11/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social.

Cargo ou função
Subcoordenador.
10/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social.

Cargo ou função
Coordenador do IMPEJ - Núcleo de Etnologia Indígena.
07/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Núcleo Takinahaky.

Cargo ou função
Subcoordenador do Curso de Especialização Educação Intercultural e Transdisciplinar: gestão pedagógica.
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, .


Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador


Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


St Francis College, SFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Humanities Department, Carga horária: 40


Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20


Chapel School - Departamento de Estudos Brasileiros, CHAPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista-Pesquisadores, Enquadramento Funcional: Bolsista-Pesquisador, Carga horária: 20


Colégio Eco, ECO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 24


Escola Perdizes, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor-Contratado, Enquadramento Funcional: Professor-Contratado, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
professor de geografia

Atividades

4/2004 - 8/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
geografia

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Outras informações
Formação e Capacitação para a Sustentabilidade UNISOL - Universidade Solidária

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Outras informações
Kaingang na conquista da cidadania LABHIN - Laboratório de História Indígena Departamento de História

Atividades

3/2003 - 7/2003
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Estágio de doscência na Escola Estadual Padre Anchieta.
6/2002 - 6/2003
Estágios , Pró-Reitoria de Administração, Escritório Técnico Administrativo ETUSC.

Estágio realizado
Projeto "Fortalezas Multimídia".
4/2002 - 6/2002
Estágios , Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Departamento Artístico Cultural.

Estágio realizado
Projeto "Conheça a UFSC".
10/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Atividade de extensão realizada
Projeto "Formação e Capacitação para a Sustentabilidade" junto à cominidade indígena Kalancó.
11/2001 - 11/2001
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Universidade Solidária - Água Branca/AL.
5/2000 - 10/2001
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Atividade de extensão realizada
Projeto "Kaigang na conquista da cidadania".
9/1999 - 12/1999
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
LABHIN - Projeto "Kaigang - Representações e Simbologia" / 186 horas.


Linhas de pesquisa


1.
Etnopolítica e processos de exclusão social


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Cantos de Protesto: Estudos sobre a relação entre arte e política nas aldeias indígenas do sertão brasileiro.
Descrição: Este projeto propõe contribuir para a reflexão acerca da relação entre arte e política em comunidades indígenas no Centro-Oeste e Nordeste brasileiros. Desta forma, busca-se estudar as teorias políticas indígenas, a partir das diversas possibilidades de entendimento da artisticidade (com foco na música) - ou vice-versa. Neste sentido, este projeto entende a música (ou as artes) coma chave de acesso à sociabilidade indígena e mais diretamente ao universo político da cada comunidade. Busca-se aqui, então, identificar, mapear e estudar as possibilidades de relação entre arte e política, demarcando os diversos sistemas políticos de comunicação da região. Estes sistemas são responsáveis pelo estabelecimento de uma ampla rede de relação social - entre sujeitos, objetos, outros seres, com a sobrenatureza e com o Estado-nação, - como, por exemplo, como ocorre com o Complexo do Toré, que interconecta, em vários planos, diversas comunidades indígenas no alto sertão nordestino ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Alexandre Ferraz Herbetta - Coordenador.
2012 - Atual
Grande família: modos de identificação e diferenciação entre populações quilombolas
Descrição: Este projeto busca produzir um diálogo entre a etnologia indígena e os estudos das populações afrodescendentes no estado de Goiás. Neste sentido, propõe-se pensar as comunidades quilombolas da região a partir da noção de sistema de variação, em outras palavras, como se houvesse uma estrutura comum subjacente a elas e, a partir daí, se construísse um sistema de variações, contemplando identificações e diferenciações entre as mesmas, as quais parecem centrais para a organização de cada uma delas. É como se uma não existisse sem a outra, mas sempre em relação a ela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Ferraz Herbetta - Coordenador.
2012 - Atual
Modos interculturais de ensino e aprendizagem: da teoria pedagógica oficial à prática escolar na aldeia indígena
Descrição: Este projeto busca refletir sobre a expressão ?formas próprias de aprendizagem? prevista no art.210 da Constituição de 1988. Neste sentido, busca-se identificar, registrar e comparar uma nova série de práticas pedagógicas, assim, como entender, por fim, as diversas possibilidades de apropriação da instituição ? escola - pelos indígenas - ou se a lei é ?pedagogizável?. Por fim, pretende-se colaborar com a reflexão sobre os territórios etnoeducacionais e com o campo de estudos do contato interétnico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Ferraz Herbetta - Coordenador.
2006 - Atual
Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe (CNPq)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Arte e Artisticidade nas Sociedades Nacionais da América Latina e Caribe, particularmente no Brasil e Argentina
Descrição: O objetivo principal do projeto é contribuir para o avanço da antropologia das artes, da artisticidade, do ritual, da festa e de eventos como shows e espetáculos, e do conhecimento etnográfico e comparativo sobre as regiões encompassadas. Com base nos estudos já realizados sobre a música, a dança, o grafismo, o ritual, o xamanismo, a arquitetura e outros sistemas artísticos, o projeto pretende consolidar uma abordagem renovada da arte na antropologia, para além de suas formulações ocidentais consuetudinárias, de acordo com as quais ela não faria sentido nos mundos dos "primitivos" e da modernidade, tipicamente, no caso desta última, daquele da "indústria cultural". Neste sentido, o projeto propõe-se a construir o conceito de "arte" como um conceito analítico, potente para o exercício etnográfico e comparativo. Aqui a ?beleza?, a ?monstruosidade?, a ?prototipicidade?, a ?eficácia? e outras senhas são tomadas apenas como passes de ingresso aos universos da arte. Metodologicamente, a descrição etnográfica constitui-se no âmago do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
"A Idioma" dos índios Kalankó - por uma etnografia da música no Alto-Sertão Alagoano
Descrição: pesquisa de mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
OFICINA PARA A ELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ? FORMAÇÃO PARA UM OUTRO MUNDO
Descrição: Este projeto busca identificar, refletir e produzir uma nova matriz curricular nas escolas indígenas Krahô e Apinajé que são participantes do NTFSI ? Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena. Esta nova matriz tem como base as novas práticas pedagógicas elaboradas por professoras e professores indígenas cuja trajetórias acadêmica passam pelo referido núcleo. Busca-se assim, com a participação das professoras e professores indígenas, professoras e professores não indígenas e da comunidade, a produção coletiva desta nova matriz curricular..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Creativity, Action and Service
Descrição: Este programa busca orientar os alunos dos dois últimos anos do ensino médio a pensar, colocar em prática e refletir sobre ações realizadas em outras comunidades ? fora da escola. Desta forma, busca-se facilitar e orientar a atuação e experiência dos alunos, estabelecendo uma rede de associações entre eles e as comunidades, entre eles mesmos, entre eles e as outras pessoas. Nesta perspectiva, o conhecimento vem da experiência de vida e da associação entre pessoas, objetos e ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2001 - 2001
Formação e Capacitação para a Sustentabilidade no Alto Sertão Alagoano
Descrição: O projeto tinha como objetivo tratar da educação ambiental junto à população Kalankó. O método era baseado na percepção do ponto de vist anativo sobre seu ambiente e a partir daí na discussão e estabelecimento de metas para a conservação do meio-ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1999 - 2001
Kaingáng - na conquista da cidadania
Descrição: O referido projeto tratava da educação escolar Kaingáng, na T.I. Xapecó. O objetivo era o de, a partir de um estudo relacionado à etnohistória da comunidade, produzir material didático para a escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2011
FUNAI - Relatório Circunstanciado - Grupo Técnico
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2017 - Atual
Milpas Educativas: Laboratorios socionaturales vivos para el Buen Vivir
Descrição: O projeto busca colaborar na formação de educadorxs e lideranças que atuam em relação à formação de crianças e jovens. Nesta direção, junto as comunidades participantes, busca-se constituir instrumentos para o ensino e aprendizagem que tenham como base as diversas epistemologias indígenas. Problematiza-se então a noção de educação e de conhecimento em direção a práticas contextualizadas que tenham como objetivo o bem viver do povos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2006 - Atual
Análise dos efeitos da Organização e Funcionamento dos Cartórios sobre a Morosidade Processual
Descrição: O projeto, ligado ao PNUD ? Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, teve como objetivo estudar a morosidade do sistema judiciário em São Paulo. Minha tarefa era a de planejar e executar uma etnografia em quatro cartórios do estado de São Paulo e a partir daí pensar no funcionamento do cartório e na dinâmica dos processos, a partir das relações sociais e percepções dos funcionários..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2002 - 2003
Fortalezas Multimídia
Descrição: multimidia.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC.
2001
Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC.
2000
Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC.
1999
Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2018HERBETTA, Alexandre Ferraz. Políticas de inclusão e relações com a diferença ? considerações sobre potencialidades, transformações e limites nas práticas de acesso e permanência da UFG. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), v. 50, p. 305-333, 2018.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2018HERBETTA, Alexandre Ferraz; KAMER, J. . CANTOS FILOSÓFICOS E A POSSIBILIDADE DE UMA PLURIVERSIDADE. Revista Articulando e Construindo Saberes, v. 3, p. 55-63, 2018.

3.
PIMENTEL DA SILVA, MARIA DO SOCORRO2018PIMENTEL DA SILVA, MARIA DO SOCORRO ; HERBETTA, ALEXANDRE . Atualizando, juntando e esticando a universidade: considerações sobre a possibilidade de uma pluriversidade. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 11, 2018.

4.
BARROS DA SILVA, ELISSANDRA2018BARROS DA SILVA, ELISSANDRA ; HERBETTA, ALEXANDRE . Entre lugares: das possibilidades da interculturalidade. Entrevista com Mariano Baez Landa. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 11, p. 105, 2018.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2017HERBETTA, Alexandre Ferraz. Cultura viva ? modos de descolonizar a caatinga a partir da relação entre flores e pássaros. TELLUS (UCDB), v. 1, p. 29-60, 2017.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2017HERBETTA, Alexandre Ferraz; POCUHTO, TAIS ; TERKUY, JULIANA ; TUPEN, LEONARDO ; COHTAT, Andre ; PEPHA, Ariel ; KUNRY, Ovídio ; SECUNDO, X. ; LEAL, F. E. ; JAXY, R. . PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ. http://dx.doi.org/10.5216/racs.v2i1.49021, v. 2, p. 309, 2017.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2017HERBETTA, Alexandre Ferraz. Matrizes Culturais: alguns apontamentos sobre culturas escolares indígenas. REVISTA ANTHROPOLÓGICAS, v. 28, p. 175-205, 2017.

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2016HERBETTA, Alexandre Ferraz. ENTRE A CANTORIA E A SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA MÚSICA EM NOVAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS TIMBIRA. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 10, p. 34-60, 2016.

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2016HERBETTA, Alexandre Ferraz; CUXY, Joel . A imagética mehi: reflexões sobre imagens cupe e imagens Krahô. REVISTA ARTICULANDO SABERES, v. 1, p. 21, 2016.

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2015HERBETTA, Alexandre Ferraz. 'NOSSA CARA': O PROTAGONISMO INDÍGENA ATRAVÉS DAS TRASFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Diálogo Andino - Revista de História, Geografía y Cultura Andina, v. 49, p. 00, 2015.

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2014HERBETTA, Alexandre Ferraz. Homo Faber y Homo Ludens - la rima para el uso en la escuela y para la transformácion de la educación basica.. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 1, p. 1-15, 2014.

12.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2014HERBETTA, Alexandre Ferraz. 'Alto sertão veredas': por entre trilhas indígenas. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, p. 1-20, 2014.

13.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2013HERBETTA, Alexandre Ferraz. Sobre como virar pássaro. Revista Nures, v. VIII, p. 1-8, 2013.

14.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2013HERBETTA, Alexandre Ferraz; PIMENTEL, M., S. . Ver, escutar e falar: perspectivas acerca da transformação através da educação escolar. Cadernos do LEME, v. 5, p. 185, 2013.

15.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2013HERBETTA, Alexandre Ferraz. O riso como forma de produção da 'vida sossegada'. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 1, p. 1-20, 2013.

16.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2012HERBETTA, Alexandre Ferraz. Peles braiadas: apontamentos sobre reconfigurações identitárias no sertão nordestino. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 43, p. 92-118, 2012.

17.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2011HERBETTA, Alexandre Ferraz. Entre a terra e o espaço: modos indígenas de ir para o céu. Trans (Barcelona), v. 15, p. 02, 2011.

18.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2010HERBETTA, Alexandre Ferraz. O dado e o construído: Esboço de uma teoria da religião entre os Kalankó. Revista nures, v. 14, p. 10-30, 2010.

19.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2010HERBETTA, Alexandre Ferraz. Tempos de abundância e escassez no alto sertão alagoano ou modos de ser e não ser Kalankó. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 4, p. 00-20, 2010.

20.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2010HERBETTA, Alexandre Ferraz. Ciência e Sensibilidade. Ponto-e-Vírgula (PUCSP), v. 6, p. 00-00, 2010.

21.
HERBETTA, Alexandre Ferraz;HERBETTA, ALEXANDRE2008HERBETTA, Alexandre Ferraz. Cantos de Protesto - Modos de ser no alto sertão alagoano. Cenários da Comunicação (UNINOVE. Impresso), v. 7, p. 177-184, 2008.

22.
SILVA, paulo Eduardo2008SILVA, paulo Eduardo ; SCHRITZMEYER, A. L. P. ; França, Alba ; HERBETTA, Alexandre Ferraz . Uma etnografia dos cartórios judiciais. Cadernos Direito GV, v. 5, p. 5, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes indígenas do Núcleo Takinahaky. 1. ed. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2018. 332p .

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; POCUHTO, TAIS (Org.) ; TERKUY, JULIANA (Org.) ; TUPEN, LEONARDO (Org.) ; KUNRY, Ovídio (Org.) ; COHTAT, Andre (Org.) ; PEPHA, Ariel (Org.) ; HUHTE, GREGÓRIO (Org.) . Pahte me amji ton xà itajê cunea...: subsídios à prática pedagógica musical e decolonial a partir de experiências escolares Krahô. 1. ed. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017. v. 1. 100p .

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; FERNANDES, Joana (Org.) ; PECHINCHA, Monica (Org.) ; Silva, Leia (Org.) . DOCUMENTAÇÃO DE SABERES INDÍGENAS. 1. ed. Goiânia: GráficaUFG, 2017. v. 1. 340p .

4.
LANDA, M. B. (Org.) ; HERBETTA, Alexandre Ferraz (Org.) . Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político. 1. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2017.

5.
FERNANDES, Joana (Org.) ; HERBETTA, Alexandre Ferraz (Org.) . Ensaios sobre a diferença: reflexões a partir das culturas e identidades. 1. ed. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2016. v. 1. 84p .

6.
Silva, Leia (Org.) ; PECHINCHA, Monica (Org.) ; FERNANDES, Joana (Org.) ; HERBETTA, Alexandre Ferraz (Org.) . Documentação de saberes indígenas. 1. ed. Goiânia: Gráfica da UFG, 2015. v. 10. 340p .

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Peles braiadas: modos de ser Kalankó. 1. ed. Recife: Editora Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2014. 262p .

Capítulos de livros publicados
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Outra práxis educativa para uma nova escola indígena. NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes indígenas do Núcleo Takinahaky. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2018, v. 1, p. 9-24.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; NAZARENO, EliAS ; MARTINS, A. . Quilombos de Pombal, Porto Leocardio, São Félix e Nova Esperança: análise dos fatores relacionados ao deslocamento e assentamento de suas populações entre os séculos XIX e XX. In: George Leonardo Seabra Coelho Gilberto Paulino de Araújo. (Org.). EDUCAÇÃO DO CAMPO E CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.Palmas: EDUFT, 2018, v. 1, p. 117-149.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; CUXY, Joel . A IMAGÉTICA MEHI: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE RITMOS E IMAGENS CUPE E KRAHÔ. In: BAEZ LANDA, MARIANO; ALVAREZ, GABRIEL. (Org.). Olhar In(com)formado: Teorias e práticas da Antropologia Visual. 1ed.GOIÂNIA: UFG/CIESAS, 2018, v. 1, p. 361-379.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; JOKAHKWYJ, L. ; QUINTILIANO, M. ; KAMER, J. . Trajetórias em transformação: considerações indígenas e quilombolas sobre processos de democratização na universidade brasileira. In: PEDRO CANALES. (Org.). EL PENSAMIENTO Y LA LUCHA Los pueblos indígenas en América Latina: organización y discusiones con trascendencia. 1ed.SANTIAGO/CHILE: ARIADNA, 2018, v. 1, p. 91-107.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; POCUHTO, TAIS ; TERKUY, JULIANA ; TUPEN, LEONARDO ; KUNRY, Ovídio ; PEPHA, Ariel ; COHTAT, Andre . Mistura linguística: a importância da língua indígena entre os Krahô e a interferência da língua postuguesa. In: MARQUES, Andre. (Org.). Apontamentos sobre a situação sociolinguística de comunidades indígenas da região Aragauia-Tocantins e Xingu: olhares de docentes indígenas. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2017, v. 1, p. 91-103.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Entre a cantoria e a sala de aula: a música como pedagogia. Pahte me amji ton xà itajê cunea... subsídios à prática pedagógica musical e decolonial a partir de experiências escolares Krahô. 1ed.Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017, v. , p. 35-55.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; KUNRY, Ovídio ; POCUHTO, TAIS ; PEPHA, Ariel ; TUPEN, LEONARDO ; LEAL, F. E. ; SECUNDO, X. ; TERKUY, JULIANA . Pedagogias em movimento: rumos mehi para a educação escolar Krahô. In: BAEZ LANDA, Mariano; HERBETTA, Alexandre. (Org.). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político. 2ed.Goiânia: Rditora da UFG, 2017, v. 2, p. 309-324.

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Sustentabilidade Panhi: diálogos abertos no Comitê Apinajé. DOCUMENTAÇÃO DE SABERES INDÍGENAS - VOL. I. 1ed.GOIÂNIA: Gráfica da UFG, 2017, v. 1, p. 13-19.

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; POCUHTO, TAIS ; TERKUY, JULIANA ; TUPEN, LEONARDO ; KUNRY, Ovídio ; PEPHA, Ariel ; COHTAT, Andre ; HUHTE, GREGÓRIO ; PARATY, E. ; TIKUN, S. . PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ. Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político = Educación indígena e interculturalidad: un debate epistemológico y político. 1ed.Goiânia: UFG/CIESAS, 2017, v. 1, p. 295-316.

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LANDA, M. B. . EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE: UM DEBATE EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO. In: BAEZ LANDA, MARIANO; HERBETTA, ALEXANDRE. (Org.). EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE: UM DEBATE EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO. 1ed.GOIÂNIA: UFG/CIESAS, 2017, v. 1, p. 9-13.

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A dinâmica dos temas contextuais e as transformações da educação escolar indígena. In: CASALI, Alípio; CASTILHO, Suely. (Org.). Diversidade na educação: implicações curriculares. 1ed.São Paulo: Editora da PUCSP, 2016, v. 1, p. 1-30.

12.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Nossa cara: o protagonismo indígena através das trasformações na educação escolar. In: Maria do Socorro Pimentel; Maria de Lourdes Nazário; Ema Dunk. (Org.). Diversidade cultural indígena brasileira e reflexões no contexto da educação básica. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, v. 1, p. 1-25.

13.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Modos de atualizar a diferença: relações entre o movimento Indígena e a escola. In: CANALES, Pedro; CASTILHO, Mariana. (Org.). Los claroscuro del debate: Pueblos indígenas, colonialismo y subalternidad en América del Sur, siglos XX y XXI. 1ed.Santiago: Ariadna Ediciones, 2016, v. 1, p. 33-58.

14.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Toré. In: David Horn; John Shepherd. (Org.). BLOOMSBURY ENCYCLOPEDIA OF POPULAR MUSIC OF THE WORLD VOLUMES VIII ? XIII: GENRES- VOLUME IX GENRES: CARIBBEAN AND LATIN AMERICA. 1ed.Londres: Bloomsbury Publishing Plc, 2014, v. 9, p. 872-.

15.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Toré polissêmico. In: MONTARDO, Deise; DOMINGUEZ, Maria. (Org.). ARTE E SOCIABILIDADES EM PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, v. 1, p. 1-30.

16.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Legislação e mito na educação escolar Timbira ? o verbo esticar e a pedagogia indígena no Brasil Central. In: Maria do Socorro Pimentel da Silva; Mônica Veloso Borges. (Org.). Educação intercultural: experiências e desafios políticos pedagógicos. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2013, v. , p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; KAMER, J. . O que a universidade tem a ver com o?fim do mundo??. JornalUFG, ASCOM, p. 1 - 1, 15 jul. 2017.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A Retomada Kalankó Kalankó e a (des) retomada do respeito à indianidade. Comunidade Virtual de Antropologia, 08 maio 2009.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Índios Kalankó lutando por respeito. portal popular, 20 jun. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. 'Doces Bárbaros': para uma reflexão acerca de um campo de pesquisas e suas implicações. In: IV REA/XIII ABANNE, 2013, Fortaleza. Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. O dado e o construído - Esboço de uma teoria da religião entre os Kalankó. In: I Encontro Internacional de Religião ? Questão de Fronteiras, 2009, São Paulo. Questão de Fronteiras, 2009.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Homo Faber y Homo Ludens - la rima para el uso en la escuela y a la formación del homo Complexus. In: IV Encuentro Internacional de Investigadores sobre Juventud, 2009, Havana. IV Encuentro Internacional de Investigadores sobre Juventud, 2009.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A Idioma Kalankó. In: Reuniao BRasileira de Antropologia, 2006, Goiania. XXV Reuniao BRasileira de Antropologia, 2006.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A Linguagem Pankararu Cacalankó Geritacó Umão Canabrava Tatuxi de Fulo. In: IV-RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005, Montevideo. Anais do IV RAM.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigang na conquista da cidadania. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - XVIII SEURS, 2000, Santa Maria, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Modos de ser no alto sertão alagoano. In: VIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. VIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Mistura e interculturalidade na educação escolar timbira ? o verbo esticar e a pedagogia indígena no Brasil.. In: Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe, 2013, Santiago. DESAFÍOS PARA LA INTERCULTURALIDAD EN AMÉRICA LATINA: PROYECTOS EDUCATIVOS Y SUS ARTICULACIONES CON LAS POLÍTICAS PÚBLICAS, EL DERECHO Y EL ARTE, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Toré polissêmico ? possibilidades da análise do toré no sertão nordestino. In: 28º RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28º RBA - Desafios Antropológicos Contemporâneos, 2012.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Etnografias 'braiadas' novos modos de perceber e ser humano. In: 28º RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais da 28º RBA, 2012.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Som e sentido entre os Kalankó. In: X Congreso Argentino de Antropología Social, 2011, Buenos Aires. Actas del X Congreso Argentino de Antropología Social. La antropología interpelada: nuevas configuraciones político-culturales en América latina. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires, 2011. v. 1. p. 1-xxx.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Tempo de Luta Kalankó. In: I Encontro Estadual de História, 2005, Maceió/AL, 2005.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalankó - Um povo resistente. In: X Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Poder/ 3 Reuniao Nacional do GT Estudos de Gênero/ II Jornada Nacional de História do Trabalho, 2004, Florianópolis, 2004.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalancó - Povo renascido. In: II SEPEX, 2002, Florianópolis, 2002.

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalancó - Índios Encantados. In: IV Encontro Regional dos Estudantes de História, 2002, Porto Alegre, 2002.

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Artesanato Kaigang: Entre a memória e a Prática. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - XIX SEURS, 2001, Curitiba, 2001.

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigang da Terra Indígena Xapecó: trajetória de um povo. In: VIII Encontro Estadual de História, 2000, Florianópolis, 2000.

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaiganga - na conquista da cidadania. In: I SEPEX, 2000, Florianópolis, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Movimentos para a democratização da universidade e suas implicações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: aspectos iniciais de uma práxis intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Descolonizando a escola: o protagonismo Apinajé na constituição de uma escola diferenciada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; KUNRY, Ovídio . Práticas pedagógicas musicais e decoloniais em escolas Timbira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A dinâmica dos temas contextuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Práticas pedagógicas decoloniais - aspectos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Variações na inclusão - a comparação entre o UFGinclui e o Núcleo Takinahaky. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Cantos de protesto: 'a idioma' dos índios Kalankó. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. O protagonismo indígenaatravés das trasformações naeducação escolar: O NúcleoTakinahaky e as possibilidadesna educação superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Alguns apontamentos iniciais sobre a dinâmica do Núcleo Takinahaky e suas transformações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Cineastas indígenas - para refletir sobre a impossibilidade doas dualidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Legislação e mito na educação escolar Timbira ? o verbo esticar e a pedagogia indígena no Brasil Central. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Toré polissêmico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. O dado e o construído. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Modos de ser no alto sertão alagoano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Homo Faber y Homo Ludens - la rima para el uso en la escuela y a la formación del homo Complexus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Esboço de uma teoria da religião no alto sertão alagoano - Capital e campo religioso entre os Kalankó. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A Idioma Kalankó. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A Linguagem Pankararu Cacalankó Geritacó Umão Canabrava Tatuxi de Fulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Tempo de Luta Kalankó. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalankó - Um povo resistente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Índios Encantados. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalankó - Povo renascido. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Artesanato Kaigáng: Entre a memória e a Prática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigang na conquista da cidadania. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigáng da Terra Indígena Xapecó: trajetória de um povo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigáng - na conquista da cidadania. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos em Teoria Política Clássica 2010 (Material Didático - Guia de Estudos).

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos de Temas de Sociedade Contemporânea. Centro Universitário Claretiano, 2010 (Material Didático - Guia de Estudos).

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos de Cultura e Ideologia. Centro Universitário Claretiano, 2010 (Material Didático - Guia de Estudos).

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalankó. Verbete. Enciclopédia dos Povos Indígenas. Instituto Sócioambiental 2009 (Enciclopédia).

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Uma etnografia dos cartórios judiciais. FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2008 (Relatório de Pesquisa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KAMER, J. ; HERBETTA, Alexandre Ferraz . PPP Escola Tekator/Apinajé. 2017.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Milpas Educativas. Laboratorio Socionaturales Vivos para el Buen Vivir (2017-2019). 2017.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; KAMER, J. ; PRUMKUY, C. ; PANXE, M. ; WAMIMEN, D. ; APINAJE, C. . PPP - Projeto Político pedagógico Timbira. 2015.

4.
Pyn Heh ; HERBETTA, Alexandre Ferraz . PPP - Projeto Político pedagógico Gavião. 2014.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Grande família: modos de identificação e diferenciação entre populações quilombolas. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Revista Espaço Ameíndio. 2017.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Revista Espaço Ameríndio. 2016.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Cadernos de Campo. 2013.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Cadernos de Campo. 2013.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Sociedade e Cultura. 2013.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. parecer Sociedade e Cultura. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Percepções locais da sustentabilidade global. 2012; Tema: sustentabilidade. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Ver e escutar: perspectivas acerca das transformações sociais através da educação escolar indígena. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Relatório antropológico da comunidade quilombola de Porto Leocarde. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Relatório antropológico da comunidade quilombola de Pombal. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Relatório antropológico da comunidade quilombola de São Félix. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Relatório antropológico da comunidade quilombola de Nova Esperança. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. 'Vida sossegada': an ethical overview of nature. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Relatório Antropológico - parcial - sobre a comunidade Kalankó. 2012. (Relatório de pesquisa).

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos para a disciplina de Cultura e Ideologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matreial Didático).

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos para a disciplina Temas da Sociologia Contemporânea. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matreial Didático).

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Guia de Estudos em Teoria Política Clássica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matreial Didático).

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; SILVA, paulo Eduardo ; SCHRITZMEYER, A. L. P. ; França, Alba . Uma etnografia dos cartórios judiciais. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Espaços de aprendizagem: a construção de outros contextos, relações e dinâmicas de educação intercultural. 2015. Fotografia.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Momentos Encantados. 2005. Fotografia.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Missões Jesuíticas - entre dois mundos. 2003. Fotografia.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. O índio e a cruz - América Latina, preto-branco. 2003. Fotografia.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Missões Jesuíticas. 2002. Filme.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kaigang-SC: na luta pelo Direito de Sobrevivência. 2000. Outra.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Festa do Divino na comunidade da Fortaleza da Barra da Lagoa. 2000. Filme.

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. A dança tradicional no Rodeio Internacional de Vacaria. 2000. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Kalancó. 2002 (Produção de Vídeo).

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Missões Jesuíticas. 2002 (Produção de Vídeo).

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Rodeio INternacional de Vacaria. 2000 (Produção de Vídeo).

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Festa do Divino na comunidade da Fortaleza da Barra da Lagoa. 2000 (Produção de Vídeo).

Demais trabalhos
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Exposição FOtográfica - Momentos Encantados. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Exposição fotográfica - O índio e a cruz - América Latina, preto-branco. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Exposição Fotográfica - Missões Jesuíticas - entre dois mundos. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Exposição Kaigang-SC: na luta pelo Direito de Sobrevivência. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LANDA, M. B.; LIMA, R.. Participação em banca de EVERTON LAMARE COSTA MELO E SILVA. Marginalidade e Luta: por uma descolonização curricular na Educação Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LANDA, M. B.; FERNANDES, Joana. Participação em banca de RAFAEL SANTANA. ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO ENTRE OS TERENA. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; Pimental, Maria do Socorro; FERNANDES, Joana. Participação em banca de Dayane Renata Silva Pereira. ?TEMOS QUE AJUNTAR O CONHECIMENTO?:PROFESSORES INDÍGENAS E INTERCULTURALIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SOCORRO, M.; REZENDE, Tânia Ferreira; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Euder Arrais Barretos. A situação de comunicação dos Akwê-Xerente surdos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; Mainieri, Tiago; Braga, Claudomilson. Participação em banca de Erica Neves. Protagonismo Guarani-Kaiowá no ciberespaço: em busca da auto-representação. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LIMA, Roberto; ALENCAR, Edna. Participação em banca de Izadora Acypreste. SE MOVENDO POR TERRITÓRIOOS CAMINHOS TRAÇADOS PELA COMUNIDADE DE SANGRADOUROGRANDE PARA A GARANTIA DO TERRITÓRIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; RATTS, ALEX; VIEIRA, S. A.. Participação em banca de Francy Eide Nunes Leal. Entre trajetórias: tecendo redes e fazendo política em/com Terra Dura. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; FERNANDES, Joana; Rovery, Marta. Participação em banca de Kárita Segato. Saúde reprodutiva entre os Akwê-Xerente: por um diálogo intercultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
MORAES, C. C.; ROCHA, L. M.; DOMINGUES, A.; RICARTE, J.; LENKE, M.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de THIAGO CANCELIER DIAS. O língua e as línguas: aldeamentos e mestiçagens entre manejos de mundo indígenas em Goiás (1721-1832).. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; RATTS, ALEX; BARREIRA, C. C. M. A.; ANTÔNIO JEOVAH DE ANDRADE MEIRELES; CHEREM, D. L. F. S.. Participação em banca de VINICIUS GOMES DE AGUIAR. RACISMO AMBIENTAL NO QUILOMBO MESQUITA: UMA ANÁLISE DO CONFLITO TERRITORIAL AMBIENTAL E ESPACIAL NO QUILOMBO MESQUITA LOCALIZADO NO LIMITE MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTAL E DO DISTRITO FEDERAL. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
RATTS, A.; SOCORRO, M.; RAMALHO, J.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Kênia Gonçalves Costa. "A Ilha do Bananal, o povo Iny e suas representações cartográficas: dinâmicas étnicas, territoriais e geoambientais. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
JUNQUEIRA, I.; BENEVIDES, R.; HORTA, J.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de FILIPE AUGUSTO COUTO BARBOSA. QUANDO A ?ESPERANÇA DA TERRA? RENASCE COM O CIBERESPAÇO: ANTICOLONIALISMO INDÍGENA E APROPRIAÇÕES CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LANDA, M. B.; FERNANDES, Joana. Participação em banca de Caina Queiroz. A música do Takinahaky: Perspectivas para a licenciatura intercultural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; LANDA, M. B.; LIMA, Roberto. Participação em banca de EVERTON LAMARE COSTA MELO E SILVA. MARGINALIDADE E LUTA: POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LEITÃO, Rosani; OLIVEIRAS DIAS, Luciana; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Ercivaldo Damsokekwa Xerente. Processo de educação Akwe e os direitos indígenas a uma educação diferenciada: Práticas educativas tradicionais e suas relações com a prática escolar Xerente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; PECHINCHA, Monica; LIMA, Roberto. Participação em banca de Izadora Acypreste. SE MOVENDO POR TERRITÓRIO OS CAMINHOS TRAÇADOS PELA COMUNIDADE DE SANGRADOUROGRANDE PARA A GARANTIA DO TERRITÓRIO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

5.
PECHINCHA, Monica; FERNANDES, Joana; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Edson Luiz da Silva Júnior. O mana margem. 2013.

6.
SILVA, Telma Camargo; LIMA, Manuel Ferreira; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Jacqueline Isabel Ledesma Correa. Os itinerários terapêuticos do povo Karajá da aldeia Buridina de Aruanã. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FERNANDES, Joana; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Karita Segato. O parto entre os Xerente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; Pimental, Maria do Socorro; MARQUES, A.. Participação em banca de Gilberto Katan Apinajé. Entre os Wajaga e os agentes de saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; FERNANDES, Joana; SOROMIN, A. Participação em banca de Predii Xacriabá.Arte, artesanato Xacriabá e os meios de comercialização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; FERNANDES, Joana. Participação em banca de Roberto Jaxy Krahô.ASPECTOS SOCIOLINGUISTICOS E VARIAÇÕES DA LINGUA KRAHÔ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.

3.
DIAS, L. O.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Célio Guará Gavião.PYHCOP CATIJI TE ME? HAPRY CUT AMJÕHJAAHYHR XY CATIJI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

4.
DIAS, L. O.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Joel Martins Gavião.WYTY ? A FESTA DO GAVIÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

5.
DIAS, L. O.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Paulo Belizário Gavião.Pyyhcop cati ji pehxcreh jãarẽn Myyheh Cot hyh Awqui. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

6.
DIAS, L. O.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Andréia Martins Bandeira.Pỳr Pex jõ amjõhquen ne cohte amjõhjacry xý. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Renato Moreira Araújo.A representação das classes subalternas na obra de Chico Buarque. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

8.
Pimental, Maria do Socorro; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Dodanin Piiken Krahô.Sustentabilidade Krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.

9.
Pimental, Maria do Socorro; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Renato Yahe Krahô.Sustentabilidade Krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.

10.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Augusto Curarrá.Alimentação tradicional Xambioá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

11.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Eva Xambioá.Alimentação tradicional Xambioá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás.

12.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Participação em banca de Júlio Kamêr Apinajé.Sustentabilidade Panhi: relações entre queimada e canto entre os Apinajé. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PECHINCHA, Monica; HENNING, CARLOS EDUARDO; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Seleção para o mestrado PPGAS/UFG. 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; PIMENTEL, M., S.. Seleção para Especialização Núcleo Takinahaky. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; COLLAÇO, J. Edital para suporte de campo. 2012. Universidade Federal de Goiás.

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. III Seminário Pensar os Direitos Humanos. 2012. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTROS FOTOGRAFIA,CINEMA, ARTE DIGITAL.A IMAGÉTICA MEHI:REFLEXÕES INICIAIS SOBRE IMAGENS CUPE E IMAGENS KRAHÔ. 2017. (Encontro).

2.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PRÁTICAS DE DECOLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. Construção de conhecimentos comunitários, identidade cultural e territorialidade. 2017. (Congresso).

3.
Semana dos povos indígenas - biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporporâneas.Arte indígena e educação intercultural. 2017. (Encontro).

4.
XVI Congreso de Antropología en Colombia y el V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología. Educação intercultural e interepistêmica: desafios políticos para (e a partir) da escola indígena.. 2017. (Congresso).

5.
XVI Congreso de Antropología en Colombia y el V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología. Considerações sobre a atuação do movimenta indígena brasileiro, a formulação de legislação sobre a educação escolar indígena e a criação de novas práticas pedagógicas: alguns casos para se re-pensar a escola e a política. 2017. (Congresso).

6.
XVI Congreso de Antropología en Colombia y el V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología.Violência epistêmica e descolonização de Saberes: experiências recriadas e ressignificadas em espaços de interculturalidade. 2017. (Simpósio).

7.
II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI. Avances, perspectivas y retos. Da legislação à prática pedagógica: alguns casos de transformação da educação escolar indígena no Brasil. 2016. (Congresso).

8.
I Seminário sobre a Importância da língua Panhy.Descolonizando a escola: o protagonismo Apinajé na constituição de uma escola diferenciada. 2016. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar: Gestão Pedagógica.Aspectos inovadores e transformativos do NTFSI. 2016. (Seminário).

10.
VI Reunião Saberes Indígenas na Escola. 2016. (Seminário).

11.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.Universidade democrática? Impactos epistemológicos e políticos com a entrada de coletivos culturalmente diferenciados. 2015. (Simpósio).

12.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.Momentos IMPEJ: a construção de outros contextos, espaços e dinâmicas de aprendizagem intercultural através do Núcleo Takinahaky. 2015. (Simpósio).

13.
IVº CONGRESO CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS -USACH. O Núcleo Takinahaky e as trasformações na educação escolar indígena: modos indígenas de apropriação do ensino superior. 2015. (Congresso).

14.
Primavera dos museus - Museus e memória indígena.Memória e transmissão do saber / fazer Ritxoko: relatos de uma experiência de pesquisa no Museu Antropológico da UFG.. 2015. (Encontro).

15.
XI RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. A cultura enquanto matriz curricular: reflexões sobre a dinâmica dos temas contextuais e as transformações na educação escolar indígena no Brasil Central. 2015. (Congresso).

16.
Educação intercultural indígena: experiências em diálogo.Alguns apontamentos iniciais sobre a dinâmica do Núcleo Takinahaky e suas transformações. 2014. (Seminário).

17.
IX Congreso Internacional de Etnohistoria Colonización Descolonizacion e Imaginarios. O protagonismo indígenaatravés das trasformações naeducação escolar: O NúcleoTakinahaky e as possibilidadesna educação superior. 2014. (Congresso).

18.
Histórias do cinema e do povo de Goiás.Cineastas indígenas - para refletir sobre a impossibilidade doas dualidades. 2013. (Outra).

19.
28º RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Etnografias "braiadas" ? novos modos de perceber e ser humano. 2012. (Congresso).

20.
Dilma Presidente: embates de gênero, sexualidade e religião. 2012. (Outra).

21.
I Colóquio Arte e Sociabilidades. Toré polissêmico ? possibilidades da análise do toré no sertão nordestino. 2012. (Congresso).

22.
New York's African Burial Ground: from National Secret to National Monument. 2012. (Outra).

23.
InterCAS. 2011. (Encontro).

24.
I Encontro Internacional de Religião ? Questão de Fronteiras.O dado e o construído - Esboço de uma teoria da religião entre os Kalankó. 2009. (Encontro).

25.
IV Encuentro Internacional de Investigadores sobre Juventud. Homo Faber y Homo Ludens - la rima para el uso en la escuela y a la formación del homo Complexus. Brasil. Mesas Redondas. Espacios educativos y alternativas culturales de desarrollo. 2009. (Congresso).

26.
VIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. Modos de ser no alto sertão alagoano. 2009. (Congresso).

27.
II Jornada de Educação. 2008. (Simpósio).

28.
África e Africanidades. 2007. (Seminário).

29.
30. Encontro Nacional da ANPOCS. 2006. (Encontro).

30.
Reunião Brasileira de Antropologia. Reuniao BRasielira de Antropologia. 2006. (Congresso).

31.
I Encontro Estadual de História.I Encontro Estadual de História. 2005. (Encontro).

32.
I Encontro Regional de Fotografia Etnográfica.I Encontro Regional de Fotografia Etnográfica. 2005. (Encontro).

33.
Reunião de Antropologia do Mercosul.Reunião De Antropologia do Mercosul. 2005. (Simpósio).

34.
X Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Gênero/ 3 Reunião Nacional do GT Estudos de Gênero/ II Jornada Nacional de História do Trabalho.X Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Gênero/ 3 Reunião Nacional do GT Estudos de Gênero/ II Jornada Nacional de História do Trabalho. 2004. (Encontro).

35.
A Função Social do Historiador e o Movimento Estudantil em História.IV Encontro Regional de Estudantes de História-Sul. 2002. (Encontro).

36.
História: Inclusões e Exclusões. 2002. (Encontro).

37.
Extensão Universitária: A Construção de uma Sociedade Humana e Emancipada.XIX Seminário de Extensão Universitária da região Sul. 2001. (Seminário).

38.
Trabalho, Geração de Renda e Qualidade de Vida.XVIII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2000. (Seminário).

39.
500 anos de encontros e desencontros. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; PIMENTEL, M., S. . Seminário do Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar: gestão pedagógica. 2016. (Outro).

2.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Oficina de práticas pedagógicas decoloniais. 2016. (Outro).

3.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; NAZARENO, EliAS ; BIANCHI, Carlos Abs ; BISPO, Arthur ; Silva, Leia . II Seminário Nacional do PIBID Diversidade da UFG. 2015. (Outro).

4.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Oficina de educação musical mehi. 2015. (Outro).

5.
HERBETTA, Alexandre Ferraz; NAZARENO, EliAS ; BIANCHI, Carlos Abs ; Silva, Leia ; BISPO, Arthur . I Seminário Nacional do PIBID/DIVERSIDADE/NTFSI. 2014. (Outro).

6.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. 1º Mostra de Filme Etnográfico do Núcleo Takinahaky. 2013. (Outro).

7.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Epistemologias Indígenas. 2012. (Outro).

8.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Abordagens sobre o corpo. 2012. (Outro).

9.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Aspectos da etnomusicologia no Brasil. 2012. (Outro).

10.
Pimental, Maria do Socorro ; HERBETTA, Alexandre Ferraz . I Seminário do Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Martha Quintiliano. Políticas de inclusão: avanços e ambiguidades nos programas de ação afirmativa na UFG. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Letícia Terkwyj Krahô. Narrativas mehi: etnografia das aulas de história na escola Panra. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Julio Kamer Apinajé. Pedagogia Panhy: transformações e tensões na escola Apinajé. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

4.
EVERTON LAMARE COSTA MELO E SILVA. DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO O CONHECIMENTO DE ORIGEM AFRICANA E INDÍGENA PODEM CONTRIBUIR PARA UMA REFUNDAÇÃO ESPISTÊMICA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Cainã Queiroz Silva. A música do Takinahaky: Perspectivas de uma educação musical na licenciatura intercultural. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Veronica Alde. Educação intercultural: potencialidades da música mehi. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Francy Eide Leal. Educação escolar quilombola: intercultural e diferenciada?. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JULIO KAMER. PPP ESCOLA TEKATOR. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Percilia Dias de Morais. Educação escolar Apinajé - para uma nova base epistêmica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Sheila Maxy Apinajé. Educação escolar Apinajé - para uma nova base epistêmica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Silivan Apinajé. Educação escolar Apinajé - para uma nova base epistêmica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Ana Rosa Apinajé. Processo de escolarização Apinajé. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Andre Cohtat Krahô. Saúde intercultural mehi. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Tais Pocuhto Krahô. Atualização de rituais: o Pepkahac. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Ariel Pepha Krahô. Cultura mehi: com e sem aspas. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Ovídio Kunry Krahô. Me increr: pedagogias musicais e decoloniais. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Juliana Terkwyj Krahô. Atualização de rituais: a festa da lontra. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

10.
Edvaldo Paraty Krahô. Entre a caçada e a sala de aula: novas práticas pedagógicas Krahô. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

11.
Roberto Yaxy Krahô. Variações linguística: entre as belas palavras e a invasão do português. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

12.
Gregório Krahô. Cantos Krahô - a infinidade musical, a matemática e a escola indígena. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Martins Santana. ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO ENTRE OS TERENA. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

2.
Rafael Martins Santana. Roberto Cardoso de Oliveira: um olhar sobre o trabalho entre os Terena. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

3.
Francy Eide Leal. Terra Dura: entre trajetórias individuais e coletivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

4.
Dayane Renata. ?Também posso ser universitário? - Ensino superior indígena e suas transformações. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Camila Mainardi. 2015. Universidade Federal de Goiás, . Alexandre Ferraz Herbetta.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Julio Kamer. Projeto Político Pedagógico das escolas Tekator e Mantuk/Apinajé. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

2.
Maria dos Reis Paxle. Projeto Político Pedagógico das escolas Tekator e Mantuk/Apinajé. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

3.
Cassiano Apinajé. Projeto Político Pedagógico das escolas Tekator e Mantuk/Apinajé. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

4.
Davi Wamimen Chavito Apinaje. Projeto Político Pedagógico das escolas Tekator e Mantuk/Apinajé. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

5.
Julio Kamer, Davi Waimen, Cassiano Sotero, Maria Paxe. PPP Projeto Político Pedagógico Panhy-Apinajé - escolas Tekator e Mantuk. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

6.
Creuza Prumquoi Krahô. PPP Projeto Político Pedagógico Mehi-Krahô - Escola Panrã. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

7.
Jonas Polino Gavião. PPP - Projeto Político pedagógico Gavião. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

8.
Gilberto Katan Apinajé. Entre os Wajaga e os agentes de saúde. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

9.
Joel Cuxy Krahô. Aspectos particulares da produção audiovisual mehin. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Licenciatura intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

10.
Filipe Abranches. A RELAÇÃO ENTRE A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: Um estudo de caso sobre o turismo alternativo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia e Ensino de Sociologia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

11.
Maristela da Rocha Leite Alves. Concepções de Hobbes sobre religião e conflitos religiosos de seu tempo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia e Ensino de Sociologia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roberto Jaxy Krahô. ASPECTOS SOCIOLINGUISTICOS E VARIAÇÕES DA LINGUA KRAHÔ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

2.
Joel Cuxy Krahô. PRODUÇÃO DA IMAGÉTICA MEHI: DIFERENÇAS ENTRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ENTRE MEHI E CUPE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

3.
Emílio Dias Ninhô Apinajé. Modos de exploração do babaçu- entre o tradicional e o capital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

4.
Creuza PrumKoi Krahô. Corpo e cultura entre os Krahô. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

5.
Júlio Kamêr Apinajé. Sustentabilidade Panhi: relações entre queimada e canto entre os Apinajé. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

6.
Davi Wamimen Chavito. Saúde Contemporânea Apinajé: impactos do alcoolismo e da obesidade entre os Panhi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

7.
Maria Célia Apinajé. Histórias dos Apinajé: modos de narrar o presente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

8.
Maria dos Reis. Histórias dos Apinajé: modos de narrar o presente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

9.
Rogério Apinajé. Chefias Apinajé: transformações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

10.
José Eduardo Apinajé. Festas tradicionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

11.
Emílio Apinajé. Esticando o babaçu - da tradição ao mundo globalizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

12.
Gilberto Apinajé. Esticando o babaçu - da tradição ao mundo globalizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

Iniciação científica
1.
Juliana Terkwij Krahô. Atualização cultural - as festas mehi. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

2.
Ovidio Kunry Kraho. Musicalidade mehi. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

3.
Ariel Pepha Kraho. Cultura com aspas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Intercultural - Ciências da Cultura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

4.
Leonardo Tupen Kraho. Terra e território. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Intercultural - Ciências da Natureza) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.

5.
Tais Pocuhto Krahô. Novas práticas pedagógicas - rituais mehi. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Ferraz Herbetta.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Cineastas indígenas - para refletir sobre a impossibilidade doas dualidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Primeiro colocado no concurso público para a área de etnologia indígena na UFG - 2011;
Membro do MUSA - Núcleo de Estudos sobre Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:17:11