Antonio Ribas Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7298495479994264
  • Última atualização do currículo em 30/12/2018


Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Marketing, Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias e graduado em Administração. Pesquisador na Linha de Pesquisa Educação Superior do Grupo de Pesquisa em Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Na Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) atuo como Professor e Coordenador do curso de Administração e dos CSTs em Gestão, além de Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e do MBA em Gestão de Negócios e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assessor em Gestão da Faculdade Bertioga (SP). Gestor acadêmico especialista em indicadores de qualidade no ensino superior, com experiência consolidada nas modalidades EAD e Presencial, em graduações e pós-graduações. Avaliador do MEC em Curso de Graduação e de Instituições de Educação Superior. Assessor do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), selecionado pelo INEP. Integrante do Núcleo de Estudos Universitários em Gestão do Conselho Regional de Administração da Bahia - CRA Ba. Além da docência no ensino superior, integro diversas comissões institucionais, como: Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comitê de Pesquisa e Extensão, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiados e outros. Com experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, satisfação do cliente interno e externo, qualidade, planejamento e diagnóstico. Experiência profissional na área de Administração Universitária, planejamento, implantação e autoavaliação institucional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Ribas Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, Antonio Ribas


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Difusão do Conhecimento.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Maria de Fátima Hanaque Campos.
2006 - 2007
Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.
Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
Título: Gestão da Responsabilidade Social: Estudo em Universidades da Região Metropolitana de Salvador,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Elizete Silva Passos.
Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior; Responsabilidade Social; Gestão Educacional; Educação Superior.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2006
Especialização em Metodologia da Educação Superior Novas Tecnologias. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
Título: O Ensino a Distância, as Novas Tecnologias e a Produção do Conhecimento.
Orientador: Professor Msc Osvaldo de Oliveira Bastos Neto.
2003 - 2004
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Administração e Marketing de Brasilia, FAMA, Brasil.
Título: O Professor Como Importante Recurso Mercadológico nas Instituições Privadas de Ensino Superior.
Orientador: Professora Msc Cecili Padovam Bontempo.
2000 - 2003
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade Michelangelo, MIC, Brasil.
Título: Balanced Scorecard na Faculdade Michelangelo: Estudo Para Identificação dos Aspectos Dificultadores e Facilitadores no Nível Gerencial da sua Implantação.
Orientador: Professor Dr. Sidney Cerqueira B. Santos.




Formação Complementar


2018 - 2018
Relações Intra e Interpessoais. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Gestão e Negócios, FGN, Brasil.
2018 - 2018
Portal do Professor. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Gestão e Negócios, FGN, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação do Portal do Professor Ensinc EAD. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Gestão e Negócios, FGN, Brasil.
2015 - 2015
Objetivos de Aprendizagem Aplicados ao EAD. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2015 - 2015
Elaboração e Gravação de Vídeos Utilizando Youtube. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2015 - 2015
Estratégias de Ensino: Possibilidades Aplicadas ao EAD. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Design Thinking e Inovação em Educação a Distãncia. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Aprendizagem Colaborativa Através de Wikis. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento de Questões Discursivas. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Liderança de Alto Desempenho. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Processo Mediação Pedagógica Fóruns de Discussão. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2014 - 2014
Aprendizagem Colaborativa Através de Wikis. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2011 - 2011
PDG - Programa de Desenvolvimento em Gestão. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2011 - 2011
PDG - Programa de Desenvolvimento em Gestão. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2011 - 2011
PDG - Programa de Desenvolvimento em Gestão. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2011 - 2011
PDG - Programa de Desenvolvimento em Gestão. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Desenvolvimento em Gestão. (Carga horária: 100h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação dos Avaliadores do Basis. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2007 - 2007
XXXVIII Curso Sobre Controle e Registro Acadêmico. (Carga horária: 21h).
Consultoria em Assuntos Educacionais, CONSAE, Brasil.
2007 - 2007
Responsabilidade Social Empresarial. (Carga horária: 32h).
SESI - Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação Cursos Para Reconhecimento e Renovação. (Carga horária: 21h).
Carta Consulta & Editau, EDITAU, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação de Instituições de Ensino Superior. (Carga horária: 21h).
Carta Consulta & Editau, EDITAU, Brasil.
2003 - 2003
Administração. (Carga horária: 24h).
Faculdade Michelangelo, MIC, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação Cursos Para Reconhecimento e Renovação. (Carga horária: 12h).
Carta Consulta & Editau, EDITAU, Brasil.
2002 - 2002
Preparação Para a Banca Examinadora do PNQ 2002. (Carga horária: 24h).
Fundação Para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Regional de Administração, CRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Consultor Ad-hoc, Enquadramento Funcional: Avaliador de Cursos e IES
Outras informações
Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional, selecionado pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. (Portaria No. 1.446, de 28 de dezembro de 2010 do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) - DOU 249 de 29.12.2012 p. 37-38. O trabalho se realiza a partir de designação, pelo MEC, para cada curso ou instituição de ensino superior que serão avaliados.


Faculdade 2 de Julho, FDJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Procurador Institucional, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 4
Outras informações
Assessor de Desenvolvimento e Implementação de Projetos

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 22
Outras informações
Coordenador do Curso de Administração

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3
Outras informações
1º Semestre de 2013 lecionando: Estratégia Empresarial 2º Semestre de 2015 lecionando: Marketing Social 1º Semestre de 2016 lecionando: Estratégia Empresarial 2º Semestre de 2016 lecionando: Gestão Mercadológica; e 2ª Semestre de 2016 Responsabilidade Social


Faculdade de Gestão e Negócios, FGN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Iniciação Científica, Carga horária: 4
Outras informações
As ações de IC da FGN visam potencializar o processo ensino e aprendizagem dos estudantes através do ato de pesquisar, agregando princípios científicos, pressupostos epistemológicos, procedimentos sistemáticos, raciocínio lógico com o objetivo de encontrar respostas, provocar discussões, apontar soluções e desenvolver a consciência dos pesquisadores (estudantes, professores e demais) acerca dos problemas sociais, ambientais, culturais, educacionais entre inúmeros outros temas que cerceiam o ser humano e sua condição existencial.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
1º Semestre de 2016 lecionando: Avaliação de Desempenho - 3 horas 2º Semestre de 2016 lecionando: Planejamento Estratégico - 3 horas 2º Semestre de 2016 lecionando: Ética, Diversidade e Responsabilidade Sócio-Ambiental - 3 horas

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenador de Pós-Graduação no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e no MBA em Gestão de Negócios.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenando: Bacharelado em Administração; CST em Gestão de Recursos Humanos; CST em Gestão Comercial; CST em Marketing; CST em Gestão Financeira.


FACULDADES BERTIOGA, AACEB_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria em Gestão, Carga horária: 2
Outras informações
Prestação de Serviços de consultoria educacional relacionados aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, assessorando no planejamento, organização, direção e controle dos processos da Faculdade Bertioga.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Consultor Ad-hoc, Enquadramento Funcional: Assessor
Outras informações
Assessor do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ? ENADE 2012 para o CST em Marketing, selecionado pelo INEP. (PORTARIA INEP nº 136, de 15 de maio de 2012. Publicada no DOU de 16 de maio de 2012 ? Seção 2 ? Pág. 24) - DOU 249 de 29.12.2012 p. 37-38. São algumas atribuições elaborar as diretrizes e as matrizes de prova para a avaliação dos cursos; acompanhar o processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de itens; acompanhar a revisão técnico-pedagógica de itens elaborados para o Banco Nacional de Itens - BNI; recomendar os itens aptos a integrar o BNI, para homologação do INEP; analisar, após aplicação do ENADE 2012, o gabarito preliminar dos itens de múltipla-escolha e os padrões de respostas dos itens discursivos; elaborar Relatório Final, seguindo diretrizes do INEP; participar de eventos, cursos e palestras que tratem do ENADE 2012, quando solicitado pela INEP.


Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador da Educação a Distância, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador dos CST em Gestão Financeira, Gestão em Recursos Humanos e Logística e do Bacharelado em Ciências Contábeis na modalidade EAD.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Fundamentos de Gestão Empresarial do CST em Gestão Ambiental na modalidade de Educação a Distância.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Cooordenador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenando o CST Marketing e o Bacharelado em Administração.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente da CPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Presidente da Comissão Própria de Avaliação.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenando os CST em Logística e Marketing e o Bacharelado em Administração.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lecionando a disciplina Ética e Responsabilidade Social no CST em Gestão Comercial. A partir de 2010 lecionando a disciplina Ética; Modelos de Gestão Organizacional; e Responsabilidade Social Empresarial nos CST em Gestão e no Bacharelado Administração.Assumi a coordenação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão como coordenador interino em 08 de fevereiro até 08 de junho de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 01 de julho fui efetivado no cargo como Coordenador de Curso, coordenando os CST em Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Logística, Processos Gerenciais e Gestão da Segurança Privada e do Bacharelado em Administração do Campus Comércio.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionando a disciplina Ética e Responsabilidade Social no CST em Gestão Comercial.


Faculdade São Salvador, FSS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2005 - 09/2009
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, .

Cargo ou função
Diretor Acadêmico.

União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA ERA DIGITAL na Pós-Graduação de Marketing Estratégico.


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionei a disciplina Avaliação Institucional no MBA em Gestão Estratégica Educacional da Escola Educação e Comunicação.


Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Lecionando nas disciplinas: Pesquisa de Marketing, Responsabilidade Social e Gestão Social.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Própria de Avaliação, Carga horária: 4

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Responsabilidade Social Empresarial (72 h/aula) - 2º Sem/2006 até o momento - Noturno/Matutino
Gestão Social (72 h/aula) - 1º Sem/2006 até o momento - Noturno/Matutino
Desenvolvimento e Gestão de Produtos (72 h/aula) - 2º Sem/2005 - Noturno/Matutino
Pesquisa Mercadológica (72 h/aula) - 1º Sem/2005 a 1º Sem/2006 - Noturno/Matutino
06/2005 - 09/2009
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela condução dos processos internos de avaliação da IES, responsável pela sistematização dos processos, responsável pela prestação das informações solicitados pelo MEC/INEP..

Banco Banorte S.A., BBA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Atividades

07/1987 - 10/1997
Serviços técnicos especializados , Gerente Adminstrativo, .

Serviço realizado
Responsável pelo o desenvolvimento de processos administrativos que reduziram custos operacionais de diversos setores, inclusive setor pessoal e informática..

Banco Nacional S.A., NAC, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Atividades

01/1980 - 10/1986
Serviços técnicos especializados , Gerencia Administrativa, .

Serviço realizado
Responsável pelo desenvolvimento de rotinas de controle e por programa de pagamentos nos setores de INSS, FGTS, PIS, Cobrança, Compensação, Contas a Pagar e outros..

Faculdade Dom Pedro II, DPII, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

07/2006 - 12/2006
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração (72 h/aula) - 2º Sem/2006 - Matutino
02/2006 - 07/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração II (72 h/aula) - 1º Sem/2006 - Vespertino

Faculdade Caiçaras, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 02/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação de Empreendedores em Turismo (72 h/aula) - 2º Sem/2004 - Noturno
Marketing Aplicado I (72 h/aula) - 1º Sem/2004 - Noturno
Marketing Aplicado II (72 h/aula) - 2º Sem/2004 - Noturno
Teoria Geral da Administração (72 h/aula) - 2º Sem/2004 - Noturno
02/2004 - 02/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado (72 h/aula) - 2º Sem/2004 - Noturno
Estagio Supervisionado (72 h/aula) - 1º Sem/2004 - Noturno
Teoria Geral da Administração (72 h/aula) - 2º Sem/2004 - Noturno

DROGARIA SANTA GENOVEVA LTDA, GENOVEVA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades

2004 - 2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, .

Cargo ou função
Como Consultor desenvolvi como produto final um plano de marketing..

Faculdade Isaac Newton, FIN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2005 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compolrtamento Organizacional (72 h/aula) - 1º Sem/2005 - Noturno
Estágio Supervisionado I (72 h/aula) - 2º Sem/2005 até o momento - Matutino
Estágio Supervisionado II (36 h/aula) - 1º Sem/2006 até o momento - Matutino
Estagio Supervisionado III (36 h/aula) - 2º Sem/2006 - Matutino
Organização, Sistemas e Métodos I (72 h/aula) - 1º Sem/2005 - Noturno
Organização, Sistemas e Métodos II (72 h/aula) - 1º Sem/2006 - Matutino

Faculdade Michelangelo, MIC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor Avaliação Institucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2001 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Assessor de Avaliação Institucional, .

Serviço realizado
Trabalhei com o Sistema de Indicadores de Gestão, apoiado em um software criado a partir do Balanced Scorecard, mobiliza a empresa no rumo de seus objetivos estratégicos. Participei da equipe que preparou o reconhecimento de 6 (seis) cursos de gradua.

New Space Processamento e Sistemas Ltda, NS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1998 - 07/2000
Serviços técnicos especializados , Gerência Administrativa, .

Serviço realizado
Como Gerente Administrativo era responsável pela microfilmagem de todos os documentos do Banco do Brasil e Bradesco. Coordenava uma equipe de aproximadamente 200 pessoas na filial da empresa em Brasília (DF)..

OLIVEIRA & LIMA Comércio e Serviços Ltda, O&L, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria cujo produto final foi à elaboração de um plano de negócios.

Atividades

2004 - 2004
Direção e administração, Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria cujo produto final foi à elaboração de um plano de negócios..

Paulo Octavio Investimentos Imobiliários Ltda, PO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Assessor Administrativo, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por todas as questões administrativas na construção civil no empreendimento ?Brasil XXI? em Brasília (DF).

Atividades

07/2000 - 07/2001
Direção e administração, Assessoria Administrativa, .

Cargo ou função
Assessor Administrativo: Responsável por todas as questões administrativas na construção civil no empreendimento ?Brasil XXI?..

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Grupo de Pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas: Busca analisar as demandas, prioridades e repercussões, assim como, a rede de interação entre os atores sociais de tais políticas, suas metodologias de acompanhamento e avaliação, com destaque para o papel da educação superior, as questões das políticas sociais, dos direitos humanos e da cidadania. Os estudos são desenvolvidos por docentes pesquisadores do Departamento de Ciências Humanas, do Campus de Salvador da UNEB, atuando em cursos das Ciências Sociais Aplicadas. Espera-se fortalecer as atividades de pesquisa interdisciplinar, no âmbito desta Instituição e, a partir dos estudos realizados, construir as bases conceituais e metodológicas para futuras pesquisas. Numa perspectiva ampla, as contribuições dirigem-se para o entendimento dos avanços e limitações das políticas e programas avaliados, em um contexto territorial específico: a Bahia.

Atividades

04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, .

Linhas de pesquisa
Educação Superior

Antonio Ribas Consultoria e Treinamento, AR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação Superior

Objetivo: Realizar estudos que busquem compreender o movimento histórico da educação superior brasileira e suas relações com a universidade e com as políticas de ciência, tecnologia e inovação (C&TI), as quais têm visado, sobretudo, o desenvolvimento econômico. Um foco especial é dado às políticas de formação de pesquisadores, desde à graduação e à revisão de currículos dos cursos desse nível da educação superior, a partir, sobretudo, do acompanhamento de egressos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Educação Superior; Universidade.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Gestão Universitária
Descrição: Identificação dos desafios na Gestão dos Cursos de Graduação em Administração na cidade de Salvador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Independência (FDJ)
2007 - 2009
Periódico: Domus On Line (FBB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Agradecimento (Performance Diferenciada no ENADE), Centro Universitário Jorge Amado.
2008
Professor Homenageado, Faculdade São Salvador - Processos Gerenciais - Turma 2007.2.
2008
Professor Homenageado, Faculdade São Salvador - Turma de Administração de 2007.2.
2007
Professor Homenageado, Faculdade Batista Brasileira - Prmeira Turma de Administração.
2007
Professor Homenageado, Faculdade Batista Brasileira - 1ª Turma de Administração para Graduados.
2007
Patrono, Faculdade Batista Brasileira - Segunda Turma de Administração.
2005
Homenagem, Faculdade Batista Brasileira.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:6
REIS, Antonio Ribas  Data: 10/02/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, Antonio Ribas2016REIS, Antonio Ribas; REIS, C. C. V. ; RESENDE, N. C. A. . A Compreensão da Reflexividade da Autoavaliação em Instituição de Ensino Superior Privada. Independência (FDJ), v. 1, p. 42-64, 2016.

2.
GOMEZ, S.2014GOMEZ, S. ; REIS, Antonio Ribas . Usos y experiencias de los estudiantes con las plataformas tecnológicas y su relación con el rendimiento académico en el primer año de estudio en sistemas universitarios de educación virtual. Diálogo Pedagógicos, v. XXII, p. 111, 2014.

3.
REIS, Antonio Ribas2013 REIS, Antonio Ribas; GUEDES, J. F. C. ; ARAUJO, A. S. . A Disciplina Projeto Integrador Como Meio de Promoção da Aprendizagem Significativa nos Cursos Superior de Tecnologia do Centro Universitário Jorge Amado. Revista Olhares, v. il, p. 5, 2013.

4.
REIS, Antonio Ribas2012REIS, Antonio Ribas; GUEDES, J. F. C. ; REIS, C. C. V. . A metodologia da problematização nas aulas do CST em Logística do Centro Universitário Jorge Amado. Olhares, v. IV, p. 27-33, 2012.

5.
REIS, Antonio Ribas2005REIS, Antonio Ribas. O Professor Como Recurso de Marketing nas Instituições de Ensino Superior. Revista Brasileira de Administração (Brasília), Brasília (DF), v. 49, n.06/2005, p. 47-47, 2005.

6.
REIS, Antonio Ribas2005REIS, Antonio Ribas. Estratégia de Marketing nas Instituições Privadas de Ensino Superior. Domus On Line (FBB), v. 2, p. 21-45, 2005.

7.
REIS, Antonio Ribas2004REIS, Antonio Ribas. A Contribuição do Balanced Scorecard na Gestão das Instituições de Ensino Superior. Revista Brasileira de Administração (Brasília), Brasília, v. 45, n.06/2004, p. 51-63, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, Antonio Ribas. A Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior. Salvador: Fast Design, 2008. v. 300. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, Antonio Ribas. RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DAS IES:PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONCEITUAL. In: Nívea Maria Fraga Rocha; Arlete Silva Santos. (Org.). Educação, Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. 1ªed.Salvador: Fast Design, 2007, v. 3, p. 95-113.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, Antonio Ribas; GUEDES, J. F. C. ; GARCIA, R. S. ; ARAUJO, A. S. . Planejamento, Inovação e Competitividade em uma Empresa do Ramo de Fabricação de Tecidos para Calçados e de Não-Tecidos para Filtração Localizada em Simões Filho - BA.. In: 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012, 2012, Salvador. 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012. Salvador: UNIJORGE, 2012. v. 1.

2.
REIS, Antonio Ribas; AMARANTE, C. C. ; GUEDES, J. F. C. ; ARAUJO, A. S. ; SACRAMENTO, Jonathas Alves . Importância do Papel dos Educadores e Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento da Criatividade do Educando. In: 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012, 2012, Salvador. 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012. Salvador: UNIJORGE, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS, Antonio Ribas. A Economia da Atenção na Cultura Digital Trash. In: 8º INTERCULTE, 2013, Salvador. 8º ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE CULTURA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, 2013.

2.
AMORIM, G. A. ; REIS, Antonio Ribas . As Mídias Digitais e a Economia da Atenção. In: 8ª Interculte, 2013, Salvador. O Eu no Mundo: Tempo, Vida e Mídias Sociais, 2013.

3.
REIS, Antonio Ribas; AMARANTE, C. C. ; REGO, C. C. A. B. ; GUEDES, J. F. C. . A Comissão de Própria de Avaliação Contribui com a Gestão das Instituições de Ensino Superior?. In: 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012, Salvador. 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012. v. 1.

4.
REIS, Antonio Ribas; GUEDES, J. F. C. ; REGO, C. C. A. B. . Aplicando a Teoria da Aprendizagem Significativa nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da UNIJORGE. In: 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012, 2012, Salvador. 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação, 2012, 2012. v. 1.

5.
REIS, Antonio Ribas. As Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Responsabilidade Social. In: XVI Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/Conesul e Países Associados: Desafio Político e Pedagógico, 2007, Salvador. Processo Educativo, Inclusão Social e Mundo do Trabalho. Porto Alegre, 2007.

6.
REIS, Antonio Ribas. A Responsabilidade Social das IES Contribuindo para o Desenvolvimento Humano. In: XV Encuentro Internacional de Educación MERCOSUR, CONOSUR y Países Asociados Desafío Político y Pedagógico, 2006, Viña Del Mar/Valparaíso/Chile. Anais do XV Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/ Conesul e Países Associados: Desafio Político ePedagógico. Porto Alegre: ASSERS, 2006. v. 1. p. 80-80.

7.
REIS, Antonio Ribas. A Informação e as Instituições de Ensino Superior. In: V ENLEPICC - Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2005, Salvador. V ENLEPICC ANAIS, 2005. v. 1. p. 1-79.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, Antonio Ribas. Direitos Humanos e Responsabilidade das Organizações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS, Antonio Ribas. Metodologias e Estratégias de Ensinagem na Educação a Distância: Caminhos e Desafios do Curso de Administração Pública da UNEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
REIS, Antonio Ribas; CAMPOS, M. F. H. . Difusão do Conhecimento e Metodologias da Educação à Distância: Desafios do Curso de Administração Pública da UNEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
REIS, Antonio Ribas. A Responsabilidade Social na IES Privada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
REIS, Antonio Ribas. Responsabilidade Social: É sério Isso?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RESENDE, N. C. A. ; REIS, Antonio Ribas ; SACRAMENTO, Jonathas Alves . Saúde do Trabalhador: Os Riscos e Transtornos Psicossociais no Mundo do Trabalho e sua (in)visibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
REIS, Antonio Ribas. Gestão da Informação nas Organizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RESENDE, N. C. A. ; ARAUJO, T. M. ; REIS, Antonio Ribas . O Labor do Gestor Escolar no Empenho do Trabalho Docente Decente, Responsabilidades Pedagógicas, Patrimoniais e Administrativas: atribuições complementares ou antagônicas?'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
REIS, Antonio Ribas. Como Gerenciar as Informações Produzidas pelo Processo de Avaliação Institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
REIS, Antonio Ribas. Qualidade de Vida no Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
REIS, Antonio Ribas; RODRIGUES, Kàtia de Oliveira . Mapeamento da Produção Científica em Organização da Informação: Um estudo na BRAPCI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
REIS, Antonio Ribas; RESENDE, N. C. A. ; RIBEIRO FILHO, W. R. . Condição Docente - Estresse Ocupacional do Docente e Gestor Educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
REIS, Antonio Ribas; CAPELLANI, D. Z. ; EXLER, R. B. ; SACRAMENTO, Jonathas Alves . Análise de Correlação Entre Fóruns de Discussão e Questões Discursivas: Um Estudo de Caso em Uma Disciplina de Graduação EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
REIS, Antonio Ribas. Fatores que comprometem o aprendizado do estudante da educação a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
REIS, Antonio Ribas. A Economia da Atenção na Gestão Educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
REIS, Antonio Ribas; Jonathas Alves Sacramento . O Ensino a Distancia Contribuindo com o Ensino Presencial Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
REIS, Antonio Ribas. Metodologia do Ensino Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
REIS, Antonio Ribas. Requisitos Básicos do Professor Universitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, Antonio Ribas. O Ensino a Distância, as Novas Tecnologias e a Produção do Conhecimento 2006 (Monografia da Pós-Graduação).

2.
REIS, Antonio Ribas. O Professor Como Importante Recurso de Marketing 2004 (Monografia da Pós-Graduação).

3.
REIS, Antonio Ribas. Balanced Scorecard na Faculdade Michelangelo: Estudo Para Identificação dos Aspectos Dificultadores e Facilitadores no Nível Gerencial da Sua Implantação 2003 (Monografia da Graduação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
REIS, Antonio Ribas; MORATELLI, H. . RELATÓRIO DE CONSULTORIA DA SIMULAÇÃO DO RECREDENCIAMENTO DA FACISB. 2016.

2.
REIS, Antonio Ribas. RELATÓRIO DE ASSESSORIA/CONSULTORIA EM GESTÃO ACADÊMICA DA FABE (SP). 2016.

Trabalhos técnicos
1.
REIS, Antonio Ribas; VANTI, A. A. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do CST em Processos Gerenciais da UNIP Araraquara (SP). 2017.

2.
REIS, Antonio Ribas; SAMPAIO, N. V. . Relatório de Autorização EAD da FCE SP. 2017.

3.
REIS, Antonio Ribas; KEMERICH, P. D. C. . Relatório de Autorização EAD Vinculada a Credenciamento da FATEJ. 2017.

4.
REIS, Antonio Ribas; BISNETO, J. P. M. . Relatório do Curso de Administração do CESUP de Palmas (TO). 2017.

5.
REIS, Antonio Ribas; ALMEIDA, I. B. P. . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos. 2017.

6.
REIS, Antonio Ribas; WITTMANN, M. L. . Relatório de Autorização de Curso de Administração EAD da FACETEN. 2017.

7.
REIS, Antonio Ribas; FRANCHI, C. M. . Relatório de Autorização do CST em Gestão da Segurança Privada. 2017.

8.
REIS, Antonio Ribas; PRIM, J. . Relatório de Avaliação da FACIG. 2017.

9.
REIS, Antonio Ribas; PINTO, A. M. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da FMN Imperatriz (MA). 2016.

10.
REIS, Antonio Ribas; PEREIRA, S. A. . Relatório de Autorização do CST de Controle de Obras da Metropolitana de Marabá (PA). 2016.

11.
REIS, Antonio Ribas; HAJJ, Z. S. E. . Relatório de Autorização do Curso de Ciências Contábeis da FDM de Mossoró (RN). 2016.

12.
REIS, Antonio Ribas; DANTAS, N. F. . Relatório de Reconhecimento do CST em Segurança no Trabalho da FMN Campina Grande (PB). 2016.

13.
REIS, Antonio Ribas; ALBUQUERQUE, L. A. G. . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da FMN de Natal (RN). 2016.

14.
REIS, Antonio Ribas; SOUSA, J. L. R. . Relatório de Autorização do CST em Gestão de Recursos Humanos da FMN São Luís (MA). 2016.

15.
REIS, Antonio Ribas; MELLO, L. S. G. . Relatório de Autorização do Curso de Administração Pública da UNILAB de Redenção (CE). 2016.

16.
REIS, Antonio Ribas; LOURENCAO, L. G. . Relatório de Autorização do CST em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Metropolitana de Marabá (PA). 2016.

17.
REIS, Antonio Ribas. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Pessoas da FGN. 2016.

18.
REIS, Antonio Ribas. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FGN. 2016.

19.
REIS, Antonio Ribas; PINTO, A. M. ; CALDEIRA, B. M. S. ; MAIA, M. G. S. F. ; DANTAS, P. S. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração EAD da FGN. 2016.

20.
REIS, Antonio Ribas; LESSA, L. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Faculdade Dois de Julho de Salvador (BA). 2015.

21.
REIS, Antonio Ribas; PINTO, A. M. . Relatório de Autorização do CST em Gestão Financeira da IBRATEC de Recife (PE). 2015.

22.
REIS, Antonio Ribas; CAVALCANTI NETO, S. . Relatório de Autorização do CST em Logística da FECAF de Itapecerica (SP). 2015.

23.
REIS, Antonio Ribas; ARAUJO, M. V. P. . Relatório de Autorização do CST em Logística da FMN Sobral (CE). 2015.

24.
REIS, Antonio Ribas; CAVALCANTI NETO, S. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da FACI de Tianguá (CE). 2015.

25.
REIS, Antonio Ribas; SILVA, J. L. C. E. . Relatório de Autorização EAD do CST em Marketing da UNIFAVIP de Caruaru (PE). 2015.

26.
REIS, Antonio Ribas; DARELLI, L. E. . Relatório de Autorização do CST de Controle de Obras do SENAI Curitiba (PR). 2015.

27.
REIS, Antonio Ribas; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. . Relatório de Autorização do CST em Gestão de Recursos Humanos da FJN João Pessoa (PB). 2015.

28.
REIS, Antonio Ribas; PEREIRA, F. I. . Relatório de Reconhecimento do Curso de Administração da Estácio Imperatriz (MA). 2015.

29.
REIS, Antonio Ribas; SOUSA, P. R. C. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da FAM de Parnarama (MA). 2015.

30.
REIS, Antonio Ribas; ROCHA, J. S. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da FABE Bertioga (SP). 2015.

31.
REIS, Antonio Ribas; FURTADO, S. M. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da FAMA de Recife (PE). 2015.

32.
REIS, Antonio Ribas; VANZELA, R. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração da FEPAM Jaboatão (PE). 2014.

33.
REIS, Antonio Ribas; SANTOS, J. N. . Relatório de Reconhecimento do Curso de Administração da FANAN de Nanuque (MG). 2014.

34.
REIS, Antonio Ribas; CARRIJO, J. R. S. . Relatório de Reconhecimento do Curso de Administração da FLF de Fortaleza (CE). 2014.

35.
REIS, Antonio Ribas; AGOSTINI, J. P. . Relatório de Avaliação de Reconhecimento do Curso de Administração Pública da UFAL de Arapiraca (AL). 2014.

36.
REIS, Antonio Ribas; ZAMBON, M. C. F. A. . Relatório de Avaliação de Autorização do CST em Gestão Comercial da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (MG). 2014.

37.
REIS, Antonio Ribas; CAMELO, G. L. P. . Relatório de Autorização do CST em Processos Gerenciais da FACINE de Fortaleza (CE). 2014.

38.
REIS, Antonio Ribas; CARVALHO, T. B. . Relatório de Autorização do CST em Controle de Obras da FACE/FCJ de Joinvile (SC). 2013.

39.
REIS, Antonio Ribas; NUNES, C. M. T. P. . Relatório de Autorização do CST de Logística Faculdade Anhanguera de Taubaté (SP). 2013.

40.
REIS, Antonio Ribas; CAMARA, R. P. B. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da Uniceuma Imperatriz (MA). 2013.

41.
REIS, Antonio Ribas; CAMARA, R. P. B. . Relatório de Autorização do Curso de Administração da Uniceuma Imperatriz (MA). 2013.

42.
REIS, Antonio Ribas; OLIVEIRA, F. N. G. . Relatório de Autorização do CST em Gestão de Recursos Humanos da USJT de São Paulo (SP). 2013.

43.
REIS, Antonio Ribas; KELLER, R. S. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do CST em Gestão da Tecnologia da Informação da FTNCDA de São Paulo. 2013.

44.
REIS, Antonio Ribas. Membro da Comissão Científica do 7º INTERCULTE. 2012.. 2012.

45.
REIS, Antonio Ribas; LIMA, J. C. S. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração da FACAT de Cataguases (MG). 2012.

46.
REIS, Antonio Ribas; MACHADO, A. F. . Relatório de Autorização Vinculada a Credenciamento do CST em Gestão Financeira da FBT de Porto Alegre. 2012.

47.
REIS, Antonio Ribas; SILVA, E. C. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do CST em Marketing da FAT de Maceió (AL). 2012.

48.
REIS, Antonio Ribas; MENDES, S. L. M. . Relatório de Reconhecimento do CST em Segurança Pública da UNI-BH. 2012.

49.
REIS, Antonio Ribas; BECKER, M. . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da FAAL de Limeira (SP). 2012.

50.
REIS, Antonio Ribas; PAIVA, R. C. A. G. . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da FVJ de Aracati (CE). 2012.

51.
REIS, Antonio Ribas. Manual do Projeto Integrador. 2011.

52.
REIS, Antonio Ribas; MOHR, H. B. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração da Pitágoras Jundiai (SP). 2011.

53.
REIS, Antonio Ribas; CRISTOFOLI, F. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração da Pitágoras de Divinópolis (MG). 2011.

54.
REIS, Antonio Ribas; NICOLINI, A. . Relatório de Renovação de Reconhecimento do Curso de Administração da UniFAI São Paulo (SP). 2011.

55.
REIS, Antonio Ribas; KRAUSE, RODOLFO WENDHAUSEN . Relatório de Renovação Reconhecimento do Curso de Administração da Faculdade Sumaré de São Paulo. 2011.

56.
REIS, Antonio Ribas; REZEK NETO, C. . Relatório de Autorização do CST de Serviços Penais da FACULDADE DE DIREITO DE CONTAGEM (MG). 2011.

57.
REIS, Antonio Ribas; Meller, Fabrizio . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia SENAC de Tubarão (SC). 2011.

58.
REIS, Antonio Ribas; ARAUJO FILHO, GABRIEL MARTINS DE . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão de Recursos Humanos da FTEC Novo Hamburgo. 2011.

59.
REIS, Antonio Ribas; BARRETO, Josué Sucupira . Relatório de Reconhecimento do CST em Gestão Financeira da ESPA de Guarulhos. 2011.

60.
REIS, Antonio Ribas; RIVAS, Teobaldo . Relatório de Reconhecimento do CST em Logística da UNIP Sorocaba. 2011.

61.
REIS, Antonio Ribas; WANDERLEY, P. A. . Relatório de Autorização do CST em Logística da Faculdade de Tecnologia Francisco Morato de São Paulo (SP). 2011.

62.
REIS, Antonio Ribas; ALUIZIO HAENDCHEN FILHO . Relatório de Autorização do CST em Logística da FACEAS São Paulo. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . O Desafio da Educação a Distância. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, Antonio Ribas. Como Fazer Plano de Negócios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
REIS, Antonio Ribas. Criando Produtos e Negócios Inovadores com CANVAS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
REIS, Antonio Ribas. Gestão de Pessoas na Era do Conhecimento Organizacional. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
REIS, Antonio Ribas. Critérios de Qualidade para a EaD. 2017. (Relatório de pesquisa).

5.
REIS, Antonio Ribas; CHIAPPA, D. . Carreira: Você está preparado para administrar a sua?. 2016. .

6.
REIS, Antonio Ribas. Gestão Estratégica da Informação. 2014. .

7.
REIS, Antonio Ribas. A Importância da Informação para a Gestão. 2014. .

8.
REIS, Antonio Ribas. Avaliação Institucional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
REIS, Antonio Ribas; ARGOLO, Lidia de Teive . Atores Globais na Responsabilidade Social. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Textual).

10.
REIS, Antonio Ribas. Gestão Financeira e Pessoal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Comércio Exterior. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

12.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Gestão da Qualidade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

13.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Gestão Hospitalar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

14.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Negócios Imobiliários. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

15.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Secretariado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

16.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Gestão de Recursos Humanos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

17.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Gestão Financeira. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

18.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Maketing. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

19.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Processos Gerenciais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).

20.
REIS, Antonio Ribas; BARAUNA, M. L. . Laboratório de Gestão. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Laboratório de Gestão da UNIJORGE).

21.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . PPC do CST em Logística. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso (PPC)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, M. F. H.; REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Ana Paula da Silva.Satisfação dos Clientes: Um Estudo de Caso de uma Empresa do Setor de Vestuário em Camaçari-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Danielle Marry S. Barros.Importância do Bairro da Ribeira Como Atrativo Turístico de Salvador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade São Salvador.

3.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Elizangela Cristina do Nascimento.A Importância da Qualidade dos Profissionais de Recepção no Setor Hoteleiro de Salvador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade São Salvador.

4.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Eveline Teixeira de Oliveira.Comportamento do Consumidor na Média Empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

5.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Onei Rodrigues da Silva.Gestão Administrativa Hoteleira no Exército Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

6.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Raimundo Gonçalves.Marketing de Divulgação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

7.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Deuziane Ribeiro.Motivação: Um Estudo no Banco do Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

8.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Júlio César Lôbo.Tecnologia da Informação e Qualidade no Atendimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

9.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Halan Loures.Sistema de Informatização da Empresa Mobilar Móveis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

10.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Rivieliton Gomes de Araújo.Sistema de Controles de Credito: Uma Medida de Redução da Inadimplência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras.

11.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Renato Alves de Oliveira.Análise de Mercado para Estratégia em Empresa de Materiais de Construção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Caiçaras.

12.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Rosiani Alves.Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas na Loja VIVO de Brasília. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Caiçaras.

13.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Max Valter Martins.Recursos Humanos, Cooperação e Competição em Posto de Combustível. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Caiçaras.

14.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Cristiane de Jesus B. do Carmos.Qualidade de Vida: Uma Investigação na Polícia Militar do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Caiçaras.

15.
REIS, Antonio Ribas. Participação em banca de Edinho Salvador Ribeiro.Gestão de Material: Estudo de Caso do Grupo Elite. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Caiçaras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, Antonio Ribas; PINTO, A. M.. PIC - Projeto de Iniciação Científica da UNIVERSO. 2016. Universidade Salgado de Oliveira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I WORKSHOP INTERNACIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: TECNOLOGIA SOCIAL, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA. 2017. (Outra).

2.
II Seminário Educação, Universitária e Região do Grupo de Pesquisa EdUReg. 2013. (Seminário).

3.
Aula Inaugural dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão.Evolução dos Tecnológicos em Gestão no Brasil. 2011. (Encontro).

4.
Encontro de Professores dos CST - Requisitos Básicos do Professor Universitário.Requisitos Básicos do Professor Universitário. 2011. (Encontro).

5.
Encontro de Professores dos Cursos Superiores de Tecnologia.Metodologia do Ensino Superior. 2011. (Encontro).

6.
Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologia e Educação.GERENCIANDO A ORGANIZAÇÃO COM QUALIDADE. 2010. (Encontro).

7.
INTERCULTE.ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS. 2010. (Encontro).

8.
Jornada Pedagógica dos Colégios Anchieta e São Paulo.Ética e Responsabilidade Social em Educação. 2010. (Encontro).

9.
A ABMES vai até você!. 2007. (Seminário).

10.
Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão.Responsabilidade Social nas Instituições de Ensino Superior. 2007. (Seminário).

11.
Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão.Responsabilidade Social nas Instituições d Ensino Superior. 2007. (Seminário).

12.
XVI Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/Conesul e Países Associados: Desafio Político e Pedagógico. 2007. (Encontro).

13.
A Profissão de Administrador.Ciclo de Informação Profissional 2006 - Colégio Marízia Maior. 2006. (Encontro).

14.
A Responsabilidade Social das IES Contribuindo para o Desenvolvimento Humano.A Responsabilidade Social das IES Contribuindo para o Desenvolvimento Humano. 2006. (Encontro).

15.
II SINEPE - Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão.Responsabilidade Social no Ensino Superior: Uma Contribuição para o Desenvolvimento Humano?. 2006. (Seminário).

16.
Laboratório Empresarial. 2006. (Outra).

17.
XIX ENBRA.A Contribuição das Teorias da Administração para o Ecomanagement. 2006. (Encontro).

18.
XIX ENBRA. 2006. (Encontro).

19.
XV Encuentro Internacional de Educación MERCOSUR, CONOSUR y Países Asociados Desafío Político y Pedagógico. 2006. (Encontro).

20.
A Contribuição do Balanced Scorecard na Gestão das Instituições de Ensino Superior.Encontro de Professores e Estudantes dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade São Salvador. 2005. (Encontro).

21.
A Importância da Pesquisa em Marketing.Semana do Administrador da Faculdade Batista Brasileira. 2005. (Encontro).

22.
A Informação e as Instituições de Ensino Superior.V ENLEPICC - Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. 2005. (Encontro).

23.
Avaliação Institucional.Palestra com Professores da Faculdade São Salvador. 2005. (Outra).

24.
Balanced Scorecard.Semana do Contabilista da Faculdade São Salvador. 2005. (Outra).

25.
VI Encontro Nacional de Ciência da Informação.VI Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

26.
Ciclo de Palestras "Empreendedorismo" da Faculdade Michelangelo.Ciclo de Palestras ?Empreendedorismo? da Faculdade Michelangelo. 2003. (Outra).

27.
I Semana de Capacitação Pedagógica de Ensino Superior.I Semana de Capacitação Pedagógica de Ensino Superior. 2003. (Encontro).

28.
Logística Empresarial.Logística Empresarial. 2002. (Outra).

29.
O Profissional de Administração e os Novos Desafios.O Profissional de Administração e os Novos Desafios. 2002. (Encontro).

30.
XVII Encontro Brasileiro de Administração.XVII Encontro Brasileiro de Administração. 2002. (Encontro).

31.
A Globalização e suas Conseqüencias para o Trabalhador Brasileiro.A Globalização e suas Conseqüências para o Trabalhador Brasileiro. 2001. (Encontro).

32.
VI Congresso Nacional de Administração. 2001. (Congresso).

33.
VII Fórum Internacional de Administração e VI Congresso Nacional de Administração. VII Fórum Internacional de Administração e VI Congresso Nacional de Administração. 2001. (Congresso).

34.
V Congresso Nacional de Administração. V Congresso Nacional de Administração. 2000. (Congresso).

35.
XI Encontro Regional dos Estudantes de Administração.XI Encontro Regional dos Estudantes de Administração. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDEIRA, B. M. S. ; REIS, Antonio Ribas . Salão Científico da FGN. 2017. (Outro).

2.
REIS, Antonio Ribas; ARAUJO, A. S. ; AMARANTE, C. C. ; GUEDES, J. F. C. ; GARCIA, R. S. . VI Sábado do Saber. 2013. (Exposição).

3.
REIS, Antonio Ribas; NEVES, E. L. . 7º Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação. 2012. (Congresso).

4.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . III Sábado do Saber. 2011. (Exposição).

5.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . IV Sábado do Saber. 2011. (Exposição).

6.
REIS, Antonio Ribas; LIMA, M. V. . Crise Mundial e Seus Reflexos no Comércio Exterior Brasileiro. 2011. (Outro).

7.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . I Sábado do Saber. 2010. (Exposição).

8.
REIS, Antonio Ribas; SACRAMENTO, Jonathas Alves . II Sábado do Saber. 2010. (Exposição).

9.
REIS, Antonio Ribas. Seminário Aprendendo com Empreendedores de Sucesso. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lêda Carine Santos Costa. TRÍADE TI: Verificando a Satisfação dos Grandes Clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

2.
Isaias Chaves Batos. Estudo para Implantação de Atividades Esportivas, Culturais e de Qualificação Profissional no Centro Cultural e Recreativo dos Securitários da Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

3.
Raphael Mansano Favo. A Importância do Setor de Tecnologia da Informação para o Marketing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

4.
Fábio Cajazeira Dias. Responsabilidade Social na FBB. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

5.
Adriana Cardoso dos Reis. Gestão em uma Organização Não Governamental: Um Estudo de Caso no Lar Irmã Maria Luisa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

6.
Joceira Branco. Consequências da Implantação de Ações Socialmente Responsáveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

7.
Ana Vilma Fonseca de Jesus. A Falta de Alimentos na Instituição de Caridade Lar Irmã Maria Luiza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

8.
Gilsivan Montes de Souza. Quando as Organizações Abrem Mão de Uso da Ética e da Moral no Momento da Contratação de Profissionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

9.
Sumaia da Paixão Ramos. A Importância da Mão de Obra Voluntária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

10.
Andréia Cardoso dos Reis. Instituição de Caridade Lar Irmã Maria Luísa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

11.
Rogerio Pereira. Gestão Financeira nas Instituições Rligiosas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

12.
Josana Souza Fontes Ayres. A Responsabilidade Social e a Falta de Conscientização dos Bancários. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

13.
Lara Lacerda Almeida. Motivação e Desenho de Cargos: O Programa de Estágio da Agência Av. Garibaldi, do Banco do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

14.
Daniel Braz Ayres. A Responsabilidade Social Contribuindo Para um Clima Interno Harmonioso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

15.
Lilia Carla Barreto Serra. Estudo da Ética Empresarial na Compainha Brasileira de Distribuição: Um Estudo de Caso na Loja da Vasco da Gama. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

16.
Claudionea de Jesus Rocha. Ética Empresarial na Companhia Brasileira de Distribuição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

17.
Pedro lldefonso de Paiva Franco. Responsabilidade Social na Coelba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

18.
Andréia França de Abreu. Vantagens e Desvantagens da Centralização para a Tomada de Decisão: Um Estudo de Caso na Empresa AGC - Instalações em Postos de Gasolina e Transporte Ltda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

19.
Joseni Pereira Carvalho. A Valorização do Ser Humano nas Organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

20.
Taianne Dórea Alves. A Responsabilidade Social na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

21.
Luiz Albert Ferreira. A Importância da Responsabilidade Social Interna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

22.
Antonio Marcos Vitorino dos Santos. O Planejamento Estratégico Aplicado ao Estudo da Polícia Comunitária para o Controle da Criminalidade no Âmbito da Polícia Militar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Antonio Ribas Reis.

23.
Vinicius de Araújo. Gestão de Processos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras. Orientador: Antonio Ribas Reis.

24.
Carlos Fleury Moreira. Gestão de Serviços em Call Center. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras. Orientador: Antonio Ribas Reis.

25.
Marilene Gonçalves de Melo Santos. Índice de Rotatividade na Rede de Supermercado Pirenópolis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras. Orientador: Antonio Ribas Reis.

26.
Carlos Cristiano Cordeiro do Nascimento. Análise do Baixo Desempenho do Depto. de Cobranças da RBZ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Caiçaras. Orientador: Antonio Ribas Reis.

Iniciação científica
1.
Peline Moreira Fortes Perez. A Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Faculdade de Gestão e Negócios. Orientador: Antonio Ribas Reis.

2.
André Luis Santos Silva. A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Salvador. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Faculdade 2 de Julho. Orientador: Antonio Ribas Reis.

3.
George Araújo Amorim. Reflexos das Mídias Digitais no Consumo dos Jovens na Perspectiva da Economia da Atenção. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Antonio Ribas Reis.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:19:04