Kênia Aparecida Miranda

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  • Última atualização do currículo em 22/01/2018


Possui doutorado em História Social (2011), mestrado em Educação (2005) e graduação em Pedagogia (2000), concluídos na Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta de Economia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na Educação Básica, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX/UFF), o Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho (UFF) e o Círculo de Giz Brechtiano. Atua nas áreas de Trabalho e Educação e História Social do Trabalho, principalmente nos temas: As Lutas pela Educação Pública e Política Educacional no Brasil, Trabalho Docente, Organizações da Classe Trabalhadora, História do Brasil recente. É pesquisadora associada da Universidade Nova de Lisboa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kênia Aparecida Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, Kênia Aparecida;MIRANDA, Kênia;MIRANDA, K. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.
R. Professor Waldemar Freitas Reis, s/n°
Gragoatá
20921440 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292640
URL da Homepage: http://www.feuff.uff.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: As Lutas dos Trabalhadores da Educação: do Novo Sindicalismo à Ruptura com a CUT, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Marcelo Badaró Mattos.
Palavras-chave: Sindicalismo,Luta de classes, Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Economia Política da Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A organização dos trabalhadores em educação no capitalismo neoliberal:O pensamento pedagógico do SEPE, do SINPRO e da UPPE,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Sonia Maria Rummert.
Palavras-chave: Trabalho docente; Sindicalismo; Neoliberalismo e educação; Concepções pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Tradições e contradições da organização dos trabalhadores em educação de Angra dos Reis.
Orientador: José Luiz Cordeiro Antunes.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Aprendendo e ensinando uma nova lição: espaços/tempos educativos do movimento estudantil.
Orientador: Paulo César Rodrigues Carrano.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina Brecht e o Teatro dos Trabalhadores- Projeto Que tempos são esses?. (Carga horária: 9h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2016 - 2016
Oficina teatral montagem de "O Círculo de Giz Caucasiano". (Carga horária: 64h).
Instituto Ensaio Aberto, IEA, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Diálogo sobre "A Compra do Latão" Projeto Que tempos são esses?. (Carga horária: 9h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2015 - 2015
A Arte do Curinga em Augusto Boal Exposição. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Teatro Jornal / GTO Montevideo. (Carga horária: 12h).
Seminário Internacional Teatro e Sociedade, SITS, Brasil.
2013 - 2013
Companhia do Latão no Festival Cena Brasil Internacional 2013. (Carga horária: 8h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2013 - 2013
Grupo Magiluth. (Carga horária: 8h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de Niterói, SME-NITERÓI, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Administração Escolar. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Curso Básico de Formação de Atores da UFF. (Carga horária: 144h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada
Outras informações
Pesquisadora Associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Marx e o Marxismo -UFF Linha de Pesquisa: Hegemonia e classes sociais

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Integrante Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho - História/UFF

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Política e Educação
Pesquisa e Prática Pedagógica
Atividade Cultural: Teatro Crítico e Educação
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho UFF, .

11/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, .


Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada
Outras informações
Pesquisadora Associada ao Grupo de Investigação "Trabalho e Conflitos Sociais" do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2007 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Orientadora Linha de Pesquisa

Atividades

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, .


Fundação Municipal de Educação de Niterói, FME, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional, Carga horária: 20

Atividades

2004 - 2008
Serviços técnicos especializados , E. M. Paulo Freire, .

Serviço realizado
Supervisão Pedagógica de Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.

Secretaria Municipal de Educação Ciência Tecnologia e Inovação de Angra dos, SMECTI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Docente do Ensino Fundamental

Atividades

1/2000 - 4/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Áreas Integradas

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Profissional de Educação, Carga horária: 30

Atividades

10/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , SENAI - SG, .

Serviço realizado
Supervisão e administração de projetos de educação profissional.

Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Supervisora de classes anexas, Carga horária: 20

Atividades

3/2005 - 10/2006
Serviços técnicos especializados , Serviço Social da Industria, .

Serviço realizado
Supervisão pedagógica e Administrativa.
3/2005 - 10/2006
Treinamentos ministrados , Educação, Niterói.

Treinamentos ministrados
Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos


Linhas de pesquisa


1.
Organizações políticas e sindicais dos trabalhadores brasileiros no período pós-1930

Objetivo: Esta linha de pesquisa objetiva analisar partidos, sindicatos e movimentos dos trabalhadores brasileiros, no período dos últimos oitenta anos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Sindicatos, Movimentos Socais, Luta de Classes.
2.
Hegemonia e Classes Sociais (Grupo de Pesquisa CNPq / Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo )

Objetivo: Estudos das formas históricas, regionais e nacionais, das disputas pela hegemonia no Brasil (sociedade civil de cunho patronal, organização das classes dominantes)e sua imbricação no Estado; estudos das lutas contra-hegemônicas e das formas de organização popular no Brasil.Estudo da configuração das classes sociais e das lutas de classes..
3.
Movimentos Sociais e as Experiências da Luta pela Educação.

Objetivo: Investigar as bases teóricas para uma educação emancipadora, de cunho escolar e extra-escolar; as formas educativas e pedagógicas da dominação e as condições/formulações da luta emancipatória; que escola e qual educação para a revolução? ; as tensões e contradições entre educação escolar, saber e práticas populares e/ou emancipatórias, conquistas populares formais ou parciais (expansão da escolarização) e novas tensões na formação político-ideológica; a questão do direito burguês e seu impacto nas experiências de universalização da educação escolar; o contraponto entre Educação do campo (contra-hegemonia) e educação rural (hegemonia)..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Luta de Classes, Formação Omnilateral, Educação do.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Sobre a Finalidade Social da Educação Superior no Brasil
Descrição: Descrição: A pesquisa pretende, grosso modo, avançar em um campo de confluência ao qual convergem as temáticas Educação Superior, Educação Básica, Educação Profissional, a relação trabalho-educação, as disputas hegemônicas entre as classes sociais fundamentais e suas respectivas frações de classes, e a chamada dualidade estrutural da educação. Um campo de confluência de investigação que pode ser assim delimitado: Apreender, a partir da sistematização do debate socialmente produzido e acumulado, a evolução histórica, no contexto da luta de classes, da finalidade social da Educação Superior brasileira, entre 1930-2010, em sua relação com a Educação Básica, o ensino médio, em particular, e também internamente, ou seja entre a graduação e a pós-graduação, o ensino, a pesquisa e a extensão. É neste campo de confluência que a pesquisa Sobre a Finalidade Social da Educação Superior no Brasil pretende contribuir para o avanço do conhecimento historicamente construído pelo campo educacional. Acredita-se também que, dado o entrelaçamento, acima descrito, entre as trajetórias de pesquisa, de um lado, e a de magistério superior, por outro lado, seja capaz de também produzir um livro-texto que sistematize a trajetória da educação brasileira, entre 1930-2010, sob o olhar das disputas em torno de sua finalidade social. Finalmente, para a realização da pesquisa uma questão se coloca no seu centro teórico: o debate sobre o papel da educação numa sociedade de classes, particularmente, na formação social brasileira, e, nesse sentido o (re)exame da noção de dualidade estrutural da educação, amplamente utilizada pelos autores que se debruçam sobre tal problemática . Integrantes: José dos Santos Rodrigues / - Coordenador / Kênia Miranda - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kênia Aparecida Miranda - Integrante / José dos Santos Rodrigues - Coordenador.
2013 - Atual
As greves de professores em Portugal na crise atual do capitalismo
Descrição: Projeto de Pesquisa vinculado ao Grupo de Estudos do Trabalho e Conflitos Sociais, coordenado por Raquel Varela. Resumo: O recrudescimento dos conflitos sociais na última década impulsionou o regresso à academia do estudo do movimento operário e dos movimentos sociais. O Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais pretende ser parte deste processo: recuperar, fomentar e divulgar a história do trabalho, do movimento operário e dos movimentos sociais, e dos conflitos sociais dos séculos XIX e XX. O Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais acolhe investigadores de universidades e unidades de investigação nacionais e internacionais que estudem, no período contemporâneo (séculos XIX, XX e XXI), o movimento operário, os movimentos sociais, as greves e os conflitos sociais, bem como trabalhos de discussão teórica sobre as organizações políticas e sindicais e história do pensamento político socialista e ainda investigações sobre metodologia e historiografia do movimento operário e dos movimentos sociais. Serão acolhidos no Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais investigadores de todas as áreas das ciências sociais, privilegiando-se uma abordagem interdisciplinar que mantenha a componente histórica como essencial no desenvolvimento das investigações, bem como a integração nestes estudos das principais discussões teóricas e debates da historiografia e das ciências sociais contemporâneos. Privilegiar-se-ão os trabalhos ligados à área de investigação da História Global do Trabalho, pela sua componente internacional, comparativa e não eurocêntrica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Dicionário histórico-biográfico do movimento operário no Rio de Janeiro (1930-1985): uma ferramenta de referência para pesquisas sobre a classe trabalhadora, suas organizações, movimentos e lideranças.
Descrição: Nos últimos anos, desenvolvemos com o apoio do CNPQ e da Faperj, uma série de pesquisas sobre a História Social do Trabalho, no Brasil, envolvendo um coletivo de pesquisadores (professor, estudantes de pós-graduação e de graduação, egressos dos cursos da UFF) reunido em torno do Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho UFF. Nesses projetos constatamos, como diversos outros pesquisadores da área já o fizeram, a relativa escassez de obras de referência sobre trabalhadores e suas organizações no Brasil. Desta constatação compartilhada surgiu a proposta de construção de um Dicionário histórico-biográfico sobre o movimento operário no Rio de Janeiro no período 1930-1985 que possa servir de fonte, guia e obra de consulta para a realização das mais variadas pesquisas acadêmicas sobre a classe trabalhadora local. Constituído por entradas para sindicatos e outras formas associativas importantes, organismos intersindicais, agremiações político-partidárias da classe, lideranças operárias, greves e mobilizações de destaque, nosso futuro trabalho poderá fornecer subsídios que alimentem, a seu modo, o processo cada vez mais sistemático de conhecimento da história operária de nosso Estado no pós-1930. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 4) . Integrantes: Marcelo Badaró Mattos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
As Lutas dos Trabalhadores da Educação: do Novo Sindicalismo à ruptura com a CUT
Descrição: Este trabalho tem como objeto as lutas dos trabalhadores da educação, organizados no Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e no Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), no período compreendido entre a eclosão do Novo Sindicalismo e meados da década de 2000, quando ocorreu a desfiliação dessas entidades da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O processo histórico de constituição dos trabalhadores da educação como uma nova força política é analisado a partir dos embates travados entre esses atores sociais e o Estado nos momentos de radicalização da luta de classes, as greves. Também são abordadas as transformações no processo de trabalho docente, durante o mesmo período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Observatório para as Condições de Vida: estudo transdisciplinar do trabalho, saúde, educação, habitação, estado social, segurança social e dinâmica de populações
Descrição: Sítio de divulgação de pesquisas e dados: http://www.fcsh.unl.pt/ocv/ Membros: Ana Rajado (investigadora no IHC), António Mendes Pedro (psicanalista), Catarina Rodrigues (psicóloga), Cilson Fagiani (investigador na UFU e IHC), Claúdia Affonso (investigadora na UERJ/PPF e UL), Cleusa Santos (professora e investigadora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Eduardo Peterson (juiz), Fabiane Previtalí (investigadora na UFU e IHC), Henrique Silveira (professor de matemática no Instituto Superior Técnico), Isabel do Carmo (médica endocrinologista), Joana Alcântara (investigadora no IHC), João Areosa (sociólogo), Jorge Fontes (investigador IHC), José Rodrigues (Professor da UFF e membro do NiepMarx), Kênia Miranda (Professora da UFF e membro do NiepMarx), Luís Sobrinho (médico endocrinologista), Marcelo Badaró Matos (professor na Universidade Federal Fluminense), Márcia Morshbacher (investigadora na UFBA e UL), Maria João Costa (enfermeira), Paulo Marques Alves (sociólogo), Paulo Morais (professor de estatística e matemática), Pedro Almeida Ferreira (investigador no ICS), Pedro Bingre do Amaral (professor no Instituto Politécnico de Coimbra), Raquel Varela (historiadora, investigadora no IHC), Renato Guedes (físico), Sara Granemman (professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sonia Maria Rummert (investigadora no IHC).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Outubro (São Paulo)
2015 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2013 - Atual
Periódico: Marx e o Marxismo
2008 - Atual
Periódico: Revista História & Luta de Classes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Economia Política e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História Social do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, Kênia Aparecida2012MIRANDA, Kênia Aparecida. A Organização Docente no Rio de Janeiro e as Greves de 1979. Revista História & Luta de Classes, v. 13, p. 18-23, 2012.

2.
MIRANDA, Kênia Aparecida2011MIRANDA, Kênia Aparecida. O ANDES-SN e a ruptura com a CUT: o combate à estutura sindical e o desafio de reorganização da classe trabalhadora. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 47, p. 85-96, 2011.

3.
MIRANDA, Kênia Aparecida2008MIRANDA, Kênia Aparecida; MATTOS, Rômulo . "Pelo pão e pela Liberdade": a luta contra a exploração de escravizados e livres no RJ entre meados do século XIX e início do XX. Revista História & Luta de Classes, v. 4, p. 97-99, 2008.

4.
MIRANDA, Kênia Aparecida2006MIRANDA, Kênia Aparecida. O processo de trabalho docente: interfaces entre a produção e a escola. BOLETIM TÉCNICO DO SENAC, Rio de Janeiro, v. 2006, p. 01-23, 2006.

5.
MIRANDA, Kênia Aparecida2005MIRANDA, Kênia Aparecida. Sob a A máscara do fetichismo da mercadoria: sobre a segunda edição da festa literária de Paraty .. Trabalho Necessário, Niterói-RJ, v. 3, p. ---, 2005.

6.
MIRANDA, Kênia Aparecida2002MIRANDA, Kênia Aparecida. Aprendendo e ensinando uma nova lição: espaços/tempos educativos do movimento estudantil. Caderno de Ensaios e Pesquisas de Angra dos Reis, Niterói, v. 2-3, p. 89-104, 2002.

7.
MIRANDA, Kênia Aparecida2000MIRANDA, Kênia Aparecida. Resenha de A UNE em tempos de autoritarismo de Maria de Lourdes Fávero. Movimento (Porto Alegre), Niterói, v. 1, n.1, p. 173-174, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, K. A.. Lutas por educação no Brasil recente: o movimento docente da educação superior. 1. ed. NITEROI: EdUFF, 2017. 246p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, K. A.; RODRIGUES, J. S. . Trabalho e educação: perfil de formação da classe trabalhadora em um país dependente como o Brasil. In: Vânia Cardoso da Motta; Larissa Dahmer Pereira. (Org.). Educação e Serviço Social: subsídios para uma análise crítica. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. , p. 85-111.

2.
MIRANDA, K. A.. Anton Makarenko e a educação do coletivo na sociedade socialista. In: Natália Ayres; Niágara Vieira Soares Cunha; Marcel Lima Cunha. (Org.). Pedagogia e psicologia marxistas: a revolução teórica no interior da revolução social. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. , p. 119-138.

3.
MIRANDA, Kênia. Da educação popular à luta sindical: a organização dos trabalhadores da educação na ditadura civil-militar brasileira. In: Marcelo Badaró Mattos e Rubén Véga. (Org.). Trabalhadores e Ditaduras: Brasil, Espanha e Portugal. 1ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. 1, p. 347-368.

4.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Como os Trabalhadores da Educação pensam a Educação dos Trabalhadores: Um estudo sobre os sindicatos docentes do RJ. In: Sadi Dal Rosso. (Org.). Associativismo e Sindicalismo em Educação: Organização e Lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, Kênia. Pátria Educadora para quem? O governo Dilma Roussef e o empresariamento da educação. Jornal da ADUFF-SSind, Niteroi-RJ, p. 6 - 7, 16 mar. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Kênia. Lutas por Educação no Brasil e em Portugal e o enfrentamento à integração dos sindicatos ao poder do Estado. In: Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.

2.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Anton Makarenko e a educação do coletivo na sociedade socialista. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, 2013, NIterói. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. Niterói, 2013.

3.
MIRANDA, Kênia Aparecida. "Professores não são desordeiros": Repressão Policial e Radicalização do CEP na Greve de 1979. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio da ANPUH, 2011.

4.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Trabalho Intelectual e Luta de Classes. In: Colóquio nacional Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), 2011, Niterói. Marx e o Marximo 2011, 2011.

5.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A natureza sócio-histórica do trabalho docente: do sacerdócio à sindicalização. In: Associativismo e Sindicalismo Docente no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Associativismo e Sindicalismo Docente no Brasil: Anais do seminário para discussão de pesquisas e constituição de rede de pesquisadores. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2009. v. 01. p. 01-21.

6.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A natureza sócio-histórica do trabalho docente: do sacerdócio à sindicalização. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009. v. 01. p. 01-21.

7.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A configuração da força de trabalho docente na educação básica. In: V Simpósio Nacional Estado Brasileiro: Hegemonia, 2008, Niterói. Estado e Poder: Hegemonia, 2008.

8.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A condição de classe dos professores: um debate com o estruturalismo marxista. In: XIII Encontro de História Anpuh - Rio, 2008, Seropédica - RJ. Identidades, 2008.

9.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A condição de classe docente: um debate entre a reificação e a história. In: VII Seminário de la Red de Esrudios sobre Trabajo Docente, 2008, Buenos Aires. Nuevas Regulaciones en América Latina, 2008.

10.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Processo de trabalho docente e organização coletiva: um estudo sobre os sindicatos do Rio de Janeiro. In: V Congresso latinoamericano de Sociologia do Trabalho, 2007, Montevideo. Hacia una nueva civilización del trabajo, 2007.

11.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Sindicalismo docente e identidade de classe. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinariedade: territórios e deslocamentos, 2007.

12.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Escola Unitária: um conceito em disputa no SEPE-RJ. In: IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação, 2007, Belo Horizonte. Gramsci, Política e Educação, 2007.

13.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A Reestruturação produtiva e a educação: Notas sobre a flexibilização do trabalho docente. In: III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2007, Salvador. Anais do III EBEM, 2007.

14.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Como os trabalhadores da educação pensam a educação dos trabalhadores. In: 29ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação, 2006, Caxambu. 29ª Reunião da ANPED, 2006.

15.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Trabalhadores que educam trabalhadores: uma análise do sindicalismo docente. In: 3a. Jornada Nacional de História do Trabalho, 2006, Niterói, 2006.

16.
MIRANDA, Kênia Aparecida. O trabalho docente na acumulação flexivel. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambu MG, 2005.

17.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Trabalho docente e acumulação flexível. In: IV COLÓQUIO MARX E ENGELS, 2005, Campinas. Anais do 4º Colóquio Marx e Engels. Campinas: UNICAMP-CEMARX, 2005. p. 01-10.

18.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Projetos Educacionais em Disputa: a quemserve a ação supervisora?. In: III Seminário Nacional Educação e Poder: tensões de um país em mudança, 2003, Niterói RJ, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A luta sindical por políticas de valorização dos trabalhadores em educação. In: Forúm Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. poster, 2006. v. -. p. ---.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. . A luta de classes sem drama: Uma análise de Revolução na América do Sul de Augusto Boal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. . Por um Programa de Transição para a Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. . Contexto Geral da Educação no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MIRANDA, Kênia. Pátria Educadora para quem? O governo Dilma Roussef e o empresariamento da educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MIRANDA, Kênia. A Educação que a ditadura legou. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MIRANDA, K. A.. Da Escola Nova à Nova Escola: política, educação e sindicalismo docente fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MIRANDA, K. A.. Da Escola Nova à Nova Escola: política, educação e sindicalismo docente fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIRANDA, K. A.. Proletarização Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Anton Makarenko e a educação do coletivo na sociedade socialista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MIRANDA, Kênia. Formação na Escola Básica e na Universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MIRANDA, Kênia. Formação na Escola Básica e na Universidade: Formação na Luta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MIRANDA, K. A.. Contexto Educacional e as Lutas em Defesa da Educação Pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Trabalho Intelectual e Trabalho Docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MIRANDA, Kênia Aparecida. O papel da Educação na transformação da sociedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MIRANDA, Kênia Aparecida. O enfrentamento à estrutura sindical: as experiências do SEPE-RJ e do ANDES-SN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MIRANDA, Kênia Aparecida. "Professores não são desordeiros": Repressão Policial e Radicalização do CEP na greve de 1979. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Trabalho Intelectual e Luta de Classes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Avaliações Externas e Trabalho Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Ciência e Ideologia: Para quem serve a produtividade nas pesquisas em educação?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A condição de classe docente: um debate entre a reificação e a histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A Condição de classe dos professores: um debate com o estruturalismo marxista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A configuração da força de trabalho docente na educação básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Sindicalismo docente e identidade de classe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Escola Unitária: um conceito em disputa no SEPE-RJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Á escola Unitária de Gramsci. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Processo de trabalho docente e organização coletiva: um estudo sobre os sindicatos do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MIRANDA, Kênia Aparecida. As transformações contemporâneas no trabalho docente: repercussões em sua natureza e seu processo de trabalho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, Kênia Aparecida; PADROS, E. S. ; BARROSO, Vera . História e Luta de Classes: Educação e Ensino de História. Marechal Cândido Rondon/Paraná: Gráfica Líder, 2012 (Revista).

2.
MIRANDA, Kênia Aparecida; FONTES, V. ; FLAVIO, Lúcio. . História e Luta de Classes: Imperialismo. PR: Gráfica Líder, 2008 (Revista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MIRANDA, Kênia. Elaboração Prova de Concurso Público. 2014.

2.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Pareceres sobre textos submetidos ao Colóquio Internacional Marx & Engels (8 pareceres). 2012.

3.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Pareceres sobre textos submetidos à Revista História e Luta de Classes (4 pareceres). 2011.

4.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Parecer de texto submetido à revista Trabalho Necessário. 2009.

5.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Pareceres sobre textos submetidos à Revista História e Luta de Classes (6 pareceres). 2008.

6.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Pareceres sobre textos submetidos à revista TrabalhoNecessário (2 pareceres). 2008.

7.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Projeto Político pedagógico. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, Kênia. Educação na Ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, Kênia. Sobre a finalidade social da Educação Superior no Brasil. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. . Educação, classe e luta de classes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MIRANDA, Kênia Aparecida; GAJANIGO, P. ; AUGUSTO, A. . Marx e o Marxismo - Revista do NIEP Marx Volume 3, nº 4. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. ; REQUIAO, L. . Marx e o Marxismo - Revista do NIEP Marx Volume 2, nº 2. 2014. (Editoração/Periódico).

5.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. ; REQUIAO, L. . Marx e o Marxismo - Revista do NIEP Marx Volume 2, nº 3. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
MIRANDA, K. A.; RODRIGUES, J. S. ; REQUIAO, L. . Marx e o Marxismo - Revista do NIEP Marx Volume 1, nº1. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
MIRANDA, Kênia Aparecida; NEVES, Renake. B. D. . Formas de organização dos trabalhadores no capitalismo contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MIRANDA, Kênia Aparecida; UFF, N. -. . Curso Marx e o Marxismo 2010. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Curso Marx e o Marxismo 2009. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MIRANDA, Kênia Aparecida. Projetos educacionais em disputa: a quem serve a ação supervisora?. 2003 (Trabalho de Conclusão de Curso (artigo)) .

2.
MIRANDA, Kênia Aparecida. A ação cultural na formação do educador. 1998 (Comunicação Coordenada) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FONTES, V.; STAUFFER, A.; PRONKO, M.; MENDONCA, S.; MIRANDA, Kênia. Participação em banca de Francineide Castilho Ramos. Projeto Autonomia: o privado e o público nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

2.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S.; MATTOS, Marcelo badaró; GARCIA, C.; FRANCA, T.. Participação em banca de Albano Luiz Francisco Teixeira. Greve Geral dos Servidores Públicos Municipais do Rio de Janeiro: luta de classes no processo de implantação da política neoliberal no município do rio de Janeiro (entre 1987 e 1989). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, K. A.; MAUES, O. C.; SILVA, G. P.; RESES, E. S.. Participação em banca de Sílvia Letícia d"Oliveira da Luz. Sindicalismo e Educação no estado do Pará: as repercussões da luta sindical sobre o trabalho docente. 2017.

2.
Evangelista, O., Piccinni, C., Michels, M.; Cardoso, R., Silva, M.; MIRANDA, Kênia. Participação em banca de Jocemara Triches. A Internalização da agenda do capital em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2015). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MIRANDA, K. A.; SIMAS, Z.; RODRIGUES, J. S.; SANTOS, J.. Participação em banca de Albano Luiz Francisco Teixeira. A experiência da classe trabalhadora carioca com o projeto neoliberal: um momento de continuidade da implantação do neoliberalismo no município do Rio de Janeiro e a resistência dos profissionais da educação (1989-1992). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
RODRIGUES, J. S.; TREIN, E.; NOZAKI, H.; MIRANDA, Kênia. Participação em banca de Higson Rodrigues Coelho. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: Reconversão e (con) Formação Docente em Tempos de Crise. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PICCININI, C.; ZANARDINI, J.; LIBANEO, J. C.; SHIROMA, E.; EVANGELISTA, O.; MIRANDA, Kênia. Participação em banca de Jocemara Triches. O Superprofessor: Das DCNP aos Cursos de Pedagogia de Universidades Federais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, K.; CASTELO, R.; MIRANDA, Kênia. Participação em banca de Lívia Prestes Lima Martins. Universidade Federais sob a mira: TRabalho Docente e as várias faces da reestruturação político pedagógica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MIRANDA, Kênia; FONTES, V.; STAUFFER, A. B.; PRONKO, M. A.. Participação em banca de Francineide Castilho Ramos. Projeto Autonomia: uma proposta de educação para as escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

3.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S.; LEHER, R.. Participação em banca de Matheus Castro da Silva. A greve de 2012: da implementação do REUNI à luta nos Campi. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
RODRIGUES, J. S.; MOTTA, V. C.; REQUIAO, L.; MIRANDA, K. A.. Participação em banca de Felipe da Silva Duque. Neodesenvolvimentismo e Programa Rio Criativo: crítica à capacitação para o empreendedorismo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MIRANDA, K. A.; RODRIGUES, J. S.; VENTURA, J. P.. Participação em banca de Simone Santos dos Reis. A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA COMO SUBSTRATO DA HEGEMONIA BURGUESA: OS TRABALHADORES COMO SUJEITOS OU OBJETOS SOCIAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA EXISTENCIA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MIRANDA, K. A.; RODRIGUES, J. S.; LIMA, K. R. S.. Participação em banca de Albano Luiz Francisco Teixeira. Greve Geral dos Servidores Públicos Municipais do Rio de Janeiro: luta de classes no processo de implantação da política neoliberal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MIRANDA, Kênia; CARVALHO, V.. Participação em banca de Jaqueline Boeno D'Ávila. O papel da auto-organização dos estudantes nos complexos de estudo: uma prática educativa do MST. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

2.
LEHER, R.; ALENTEJANO, P.; MIRANDA, K. A.. Participação em banca de Ivori Agostinho Moraes. Os Encontros de Professores do MST do Rio Grande do Sul. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

3.
MIRANDA, K. A.; REIS, J. R.; ARAUJO, N.. Participação em banca de Adilson de Apiaim. A Educação do Campo: unidade escolar Lucas Meireles. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

4.
MIRANDA, K. A.; ALENTEJANO, P.; CARVALHO, V.. Participação em banca de Elodir Lourenço de Souza. As contradições, limites e possibilidades na construção de uma experiência contra-hegemônica de escola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

5.
MIRANDA, K. A.; ALENTEJANO, P.; BURIGO, A. C.. Participação em banca de Edilene Alves Rodrigues. A relação homem-natureza na perspectiva da educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

6.
MIRANDA, K. A.; PIZZETA, A.; CARVALHO, V.. Participação em banca de Maria de Jesus dos Santos. Os confrontos de projetos no campo brasileiro e as implicações para a Escola do campo de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, no Assentamento Lagoa do Mineiro - Itarema/CE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, Kênia; ARENAS, E.. Participação em banca de Andréa Rangel Mores.Educação de Surdos: a aquisição da linguagem entre discursos e competências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MIRANDA, Kênia; SIMAS, Z.. Participação em banca de Joanna Vignoli Silva.Educação e qualificação para o trabalho na indústria da construção civil: uma perspectiva empresarial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MIRANDA, Kênia; BONFIM, M. I.. Participação em banca de Camila Coutinho Cordeiro.A política de controle docente e a resistência dos trabalhadores da educação no estado do RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, Kênia. Banca Avaliadora da II Jornada de Estudos Marxistas da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
MIRANDA, Kênia; MARTINS, C. M.; PEIXOTO, J. S.. Educação Profissional de Nível Médio em Saúde Integrada à Disciplina de Língua Portuguesa. 2014. Fundação Oswaldo Cruz.

Outras participações
1.
TERRA, P.; POGGI, T.; MIRANDA, Kênia. XIX Semana de Monitoria da UFF. 2016. Universidade Federal Fluminense.

2.
BARRETO, M. P.; FARIAS, Mônica. V. O.; MIRANDA, Kênia. Comissão Científica da II Semana de Desenvolvimento Acadêmico. 2014. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Hora do Teatro Épico no Brasil e o Trabalho de Iná Camargo Costa. 2016. (Seminário).

2.
I Encontro de Mulheres- SEPE-Niterói.As Trabalhadoras não pagarão pela crise. 2016. (Encontro).

3.
Marx e o Marxismo 2016: Capital e Poder. 2016. (Congresso).

4.
Minicurso O Livro I e a crítica da Economia Política: o processo de produção de O Capital. 2016. (Congresso).

5.
Augusto Boal Exposição, Oficina "A arte do Curinga".Oficina. 2015. (Oficina).

6.
Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015:Insurreições, passado e presente. Lutas por Educação no Brasil e em Portugal e o enfrentamento à integração dos sindicatos ao poder do Estado. 2015. (Congresso).

7.
II Seminário Internacional Teatro e Sociedade. 2015. (Seminário).

8.
Encontro de Pesquisadores da Rede ASTE.Gênero e Sindicalismo Docente. 2014. (Encontro).

9.
Encontro de Pesquisadores da Rede ASTE "Os sindicatos, associações e suas propostas educacionais".Gênero e Sindicalismo Docente. 2014. (Encontro).

10.
Cena Brasil Internacional 2013.O TRABALHO DO ATOR NA COMPANHIA DO LATÃO. 2013. (Oficina).

11.
Cena Brasil Internacional 2013.DRAMATURGIAS EM JOGO OU O QUE FAZEMOS NA SALA DE ENSAIOS. 2013. (Oficina).

12.
Docentes em Estágio Probatório: carreiras e outros saberes. 2013. (Encontro).

13.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO Rede ASTE.Coordenadora da Comissão : Educação, Gênero e Sindicalismo. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Discente 2013.Grupo de Trabalho Currículos, Cultura e Práticas Pedagógicas. 2013. (Seminário).

15.
História do Trabalho: do local ao Global. 2012. (Oficina).

16.
I Congresso de Educação e Trabalho. 2011. (Congresso).

17.
1º Seminário de Educação da subsede sul Santo Amaro da APEOESP.A condição docente contemporânea. 2009. (Seminário).

18.
6º Colóquio Internacional Marx Engels. 2009. (Seminário).

19.
III Congresso Nacional do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).

20.
III Congresso Nacional do Ensino Fundamental. Diversidade e Práticas de Inclusão (mesa 2). 2009. (Congresso).

21.
IV EPAD: currículo e acesso à universidade. 2009. (Encontro).

22.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Congresso).

23.
Por um Programa Socialista para a Educação.Condições e contradições dos trabalhadores da educação. 2008. (Seminário).

24.
30ª Reunião Anual da Associaçaõ Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educaçaõ. 2007. (Congresso).

25.
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Como os trabalhadores da educação pensam a educaçaõ dos trabalhadores. 2006. (Congresso).

26.
3ª Jornada Nacional de História do Trabalho.Trabalhadores que educam trabalhadores: uma análise do sindicalismo docente. 2006. (Outra).

27.
3º Congresso Latino-Americano de Ciência Política. 2006. (Congresso).

28.
A crise da escola e a organização dos trabalhadores da educação. 2006. (Seminário).

29.
1º Encontro do Fórum de Pedagogos. 2005. (Encontro).

30.
28ª Reunião Anual da Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O trabalho docente na acumulação flexível. 2005. (Congresso).

31.
Socialização de Fazeres.Currículo e Planejamento - caminhos para o Projeto Político Pedagógico. 2005. (Encontro).

32.
XI Congresso do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

33.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).

34.
I Encontro de Ensino Fundamental: Uma reflexão coletiva. 2004. (Encontro).

35.
IV Seminário nacional Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País. 2004. (Seminário).

36.
Forum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

37.
Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

38.
III Seminário Nacional Educação e Poder: tensões de um país em mudança.A quem serve a ação supervisora?. 2003. (Seminário).

39.
4º CONED: Educação, Democracia e Qualidade Social. 2002. (Congresso).

40.
Perspectivas do direito à educação de jovens e adultos: desafios ao novo momento político. 2002. (Seminário).

41.
Seminário Internacional Pós-neoliberalismo III - Hegemonia e resistência; poderes e contra-poderes. 2002. (Seminário).

42.
X Congresso dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro. 2002. (Congresso).

43.
XXVIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. 2002. (Congresso).

44.
Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente. 2001. (Simpósio).

45.
I Encontro da Escolas Multi & Inter.A prática pedagógica interdisciplinar. 2000. (Encontro).

46.
III Seminário de Orientação Educacional e Supervisores Escolares de Angra dos Reis: Qual o papel do educador diante dos desafios impostos por uma sociedade burguesa?. 2000. (Seminário).

47.
III Semana de Extensão da UFF.A ação cultural na formação do educador. 1998. (Encontro).

48.
II Semana Cultural: Política em Movimento. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, J. L. ; MIRANDA, Kênia ; Rodrigues, J. . Marx e o Marxismo 2016: Capital e Poder. 2016. (Congresso).

2.
MIRANDA, Kênia; BADARO, M. ; LEMOS, A. ; BELLUCO, H. ; GAMA, L. ; COSTARD, L. ; BRITO, G. ; ARAGAO, M. ; PEDRETTI, L. ; LESSA, J. ; RODRIGUES, J. S. . Seminário Mundos do Trabalho: Manifestações Culturais da classe trabalhadora, suas organizações e militantes. 2016. (Outro).

3.
RODRIGUES, J. S. ; MEDEIROS, J. L. ; FONTES, V. ; CORREA, H. ; IMBIRIBA, B. ; AUGUSTO, A. ; MIRANDA, Kênia . Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. 2015. (Congresso).

4.
MATTOS, Marcelo badaró ; MIRANDA, Kênia ; PEREIRA, Luciana Lombardo C. ; MELO, Demian. ; NEVES, Renake. B. D. . Trabalhadores, Golpes e Ditaduras. 2014. (Outro).

5.
MIRANDA, Kênia; UFF, N. -. . Marx e o Marxismo 2014. 2014. (Congresso).

6.
UFF, N. -. ; MIRANDA, Kênia Aparecida . Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. 2013. (Outro).

7.
MIRANDA, Kênia; FIGUEIREDO, Z. P. E. O. L. . Os desafios da educação socialista: as contribuições de Lenin, Krupskaia, Vigotski, Pistrak e Makarenko. 2013. (Outro).

8.
MIRANDA, Kênia Aparecida; MEDEIROS, J. L. ; FONTES, V. ; RODRIGUES, J. S. ; VEDDA, M. ; VAISMAN, E. . Quinto Colóquio Internacional Teoria Crítica y Marxismo Occidental:. 2012. (Outro).

9.
MIRANDA, Kênia Aparecida; MEDEIROS, J. L. ; RODRIGUES, J. S. ; FONTES, V. . Marx e o Marxismo 2012: sujeito histórico e classes sociais. 2012. (Outro).

10.
UFF, N. -. ; MIRANDA, Kênia Aparecida . Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011. 2011. (Congresso).

11.
MIRANDA, Kênia Aparecida; FIGUEIREDO, L. ; SANTOS, J. O. ; OLIVEIRA, S. . "Quem Educa o Educador?" apontamentos sobre trabalho, educação e luta de classes na política educacional no Brasil. 2011. (Congresso).

12.
MIRANDA, Kênia Aparecida; FERREIRA, M. ; ROSSO, S. D. ; GINDIN, J. ; DINIZ, S. ; FERREIRA JR., A. . Seminário Internacional para discussão de Pesquisas -Rede Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Arlene Vieira Trindade. Os rumos da educação profissional e tecnológica no Rio de Janeiro: a intervenção do Serviço Social no CEFET-RJ diante das requisições, instituições das demandas sociais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cintia Maria da Cunha Ricardo. Experiência estética e pedagógica dos educadores no Centro de Artes da UFF. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Beatriz Pereira de Moura. O papel pedagógico do teatro: Um instrumento de trabalho na escola. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ingrid Alvarez Mascarenhas de Carvalho. Economia Política e Educação. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. UFF PRO-Grad. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janaína Ribeiro de Rezende. HIPERATIVIDADE OU DESATENÇÃO? Diagnósticos de uma educação que medicaliza os processos de aprendizagem. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

2.
Jaqueline Baim. A relação entre escola e comunidade na implementação dos complexos de estudos: Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira - Paraná. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

3.
Ivori Agostinho Moraes. Os encontros de professores do MST no Rio Grande do Sul. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

4.
Huber Roberto Santos Aviles. A LUTA POR EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ÁREAS DO MST NA REGIÃO NORTE DO ESPÍRITO SANTO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samara Madureira Morais. A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÓTICA DO SISTEMA CAPITALISTA: OJOVEM APRENDIZ NO SEGMENTO DE CONTACT CENTER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

2.
Marcella Torres Pires. TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS REPRESENTANTES DO PROJETO EDUCATIVO DO CAPITAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.

Orientações de outra natureza
1.
Alda Maria S. de S. Oliveira. Estágio Docente Economia Política e Educação. 2016. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Serviço Social e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Kênia Aparecida Miranda.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, Kênia. Pátria Educadora para quem? O governo Dilma Roussef e o empresariamento da educação. Jornal da ADUFF-SSind, Niteroi-RJ, p. 6 - 7, 16 mar. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, K. A.. Da Escola Nova à Nova Escola: política, educação e sindicalismo docente fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, K. A.. Proletarização Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MIRANDA, Kênia. Formação na Escola Básica e na Universidade: Formação na Luta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MIRANDA, Kênia. A Educação que a ditadura legou. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIRANDA, Kênia. Pátria Educadora para quem? O governo Dilma Roussef e o empresariamento da educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, Kênia Aparecida; NEVES, Renake. B. D. . Formas de organização dos trabalhadores no capitalismo contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIRANDA, Kênia; RODRIGUES, J. S. . Educação, classe e luta de classes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, Kênia. Educação na Ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATTOS, Marcelo badaró ; MIRANDA, Kênia ; PEREIRA, Luciana Lombardo C. ; MELO, Demian. ; NEVES, Renake. B. D. . Trabalhadores, Golpes e Ditaduras. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Foi bolsista no Projeto de Extensão "A ação cultural na formação do educador", coordenado por Paulo César Rodrigues Carrano e José Luiz Cordeiro Antunes (UFF, 1998).
É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Mundos do Trabalho (UFF), Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (UFF) e Estudos Marxistas em Trabalho, Educação e Cultura (UFF).



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