Fernanda Dias de Los Rios Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7211102809346198
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma Universidade. Atualmente, desenvolve projetos de extensão e orienta pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada e do Discurso, com ênfase na abordagem dialógica do Círculo de Bakhtin. Líder do Grupo de Pesquisa LADI e Coordenadora de Estágio Supervisionado da Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Portuguesa da UFAM. Integrante do Programa de Licenciaturas Internacionais (CAPES), que estabelece parceria entre a UFAM e a UC ( Universidade de Coimbra). Atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (CAPES/UFAM) de 2011 a 2015. É vice-coordenadora do Curso de Língua e Literatura Portuguesa (UFAM), biênio 2018 a 2020 e coordenadora de área do PIBID/UFAM de Língua Portuguesa (2018 - 2020). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.;RIOS, Fernanda Dias de Los.;MENDONÇA, F.D.L.R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL.
Avenida Rodrigo Otávio
Japiim
69077000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33051480
Fax: (92) 33051963


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Discurso de Professores de LP em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observação., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Werner Heidermann.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Discurso; Formação docente; Dialogismo; Valoração.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
2008 - 2009
Especialização em Linguística.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Análise de um Discurso.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Freire.
2006 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Bahiense, CB, Brasil.
1987 - 1994
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Minicurso - Migrações, trajetórias e experiências vividas em linguagem. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Políticas de Internacionalização na Educação Superior: questões e caminhos. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em História em quadrinhos: gênero textual de suporte para ensino da leitura. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em III Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CESPE, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo e ao Qu.
Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo, IPDSC, Brasil.
2012 - 2012
Produção Textual para os anos iniciais do E.F.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada dos Professores de Graduação.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2011 - 2011
Les fleurs du mal no Brasil: flanando pela históri. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2011 - 2011
Metáforas da Tradução e a Tradução de Metáforas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Métodos de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Complô do Corpo.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Sentenças clivadas e pseudo-clivadas no português.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2005 - 2005
Os gêneros textuais e a organização do texto.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Contadores de Histórias. (Carga horária: 20h).
Paróquia Santo Afonso, RJ, PQ. ST. AFONSO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Batista Ida Nelson, IBIN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora Temporária, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental.


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2009 /02: Língua Portuguesa III; Introdução aos Estudos Linguísticos; Língua Portuguesa IV (graduação). Disciplinas ministradas em 2010/1: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Língua Portuguesa IV (graduação). Disciplinas ministradas em 2010/2: Introdução aos Estudos Linguísticos; Língua Portuguesa VI (graduação). Disciplinas ministradas em 2011/1: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Especialização). Língua Portuguesa IV; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II (graduação). Disciplinas ministradas em 2011/2: Língua Portuguesa IV; Introdução aos Estudos Linguísticos; Língua Portuguesa VI (graduação). Disciplinas ministradas em 2012/1: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Prática Curricular I; Língua Portuguesa V; Língua Portuguesa IV(graduação).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Morfologia do Português (graduação), Comunicação em Prosa Moderna (graduação), Linguística II (graduação), Língua Portuguesa II (graduação).

Atividades

6/2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Cirandas de Leitura: contações de histórias em contexto de vulnerabilidade social.
5/2016 - Atual
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
5/2016 - Atual
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Curricular V - Produção Textual
12/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa - DLLP/UFAM.
12/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Portuguesa.
10/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (Portaria Nº071/2015).
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa.
07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IHP068 - Prática Curricular II - Parâmetros Curriculares Nacionais
IHP118 - Prática Curricular III - Os Parâmetros Curriculares Nacionais
03/2017 - 07/2017
Ensino, LETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PGLET528 - Tópicos Especiais em Linguística Aplicada: Prática de Análise Linguística e Práticas de Linguage: formação do leitor e do produtor de textos na educação básica
03/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Letras em Ação: proposta de apoio de Letramento na escola.
03/2016 - 08/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Linguística Aplicada: Bakhtin - Perspectiva dialógica da linguagem
01/2016 - 05/2016
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Prática Curricular IV - Leitura e Interpretação
03/2015 - 01/2016
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
09/2015 - 12/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Linguística Aplicada - Análise Linguística e Práticas de Leitura: implicações para o ensino de língua materna
09/2014 - 09/2015
Direção e administração, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monitoria do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa.
09/2014 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monitoria do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa - DLLP.
02/2015 - 07/2015
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, .

Atividade de extensão realizada
Círrculo de Leituras.
09/2014 - 02/2015
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, .

Atividade de extensão realizada
Formação inicial e continuada do professor de LP: aportes teórico-epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Curricula VI
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua e Literatura Japonesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Prosa Moderna II
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Prosa Moderna I
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I

Escola Estadual Manoel Severiano Nunes, SEVERIANO NUNES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Linguas Portuguesa e Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para os ensinos fundamental e médio.


Escola Estadual Maria de Lourdes Arruda, MARIA DE LOURDES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas de Língua Portuguesa para o EJA e ensinos fundamental e médio.


Colégio Amazonense Cristo Redentor, CACRE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa (carteira), Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei aulas de Língua Portuguesa e Literaturas para os ensinos fundamental e médio.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e Aprendizagem de Línguas Materna e Estrangeira
2.
Discursos e Práticas Sociais de Linguagem


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Língua Portuguesa na educação básica e na educação superior: ensino, aprendizagem e formação docente.
Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se às ações do LADI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso, liderado pela proponente. Sua proposta consiste em abarcar pesquisas desenvolvidas e orientadas no âmbito da graduação e da pós-graduação destinadas à análise dos processos que envolvem questões pertinentes ao ensino da língua materna, tanto na educação básica, quanto na educação superior. Nesse sentido, pretende compreender desde pesquisas que se debrucem a analisar o processo de ensino e aprendizagem dessa componente curricular na educação básica, quanto o processo de formação inicial e continuada dos sujeitos que atuarão na práxis docente nesse segmento de ensino. Considerando, para tanto, desde análise de documentos e dispositivos legais, a grades curriculares e materiais didáticos utilizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador.
2015 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso - LADI
Descrição: O Grupo compreende atividades de pesquisa sendo desenvolvidas por alunos de mestrado e de graduação. Os trabalhos mencionados inserem-se no âmbito da Linguística Aplicada e no âmbito da Análise do Discurso. Os primeiros orientam-se em busca de entendimentos e sugestões de novos encaminhamentos para o processo de ensino e aprendizagem de línguas, bem como para a formação inicial e continuada de professores de línguas. Os que se inserem no âmbito da Análise do Discurso direcionam-se sob a ancoragem dialógica do Círculo de Bakhtin, sobretudo, pela perspectiva dialógica da linguagem inserida no aporte teórico-epistemológico da arquitetônica bakhtiniana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador / Marta de Faria e Cunha Monteiro - Integrante / Vanessa de Sales Marruche - Integrante.
2008 - 2009
Discurso e Práticas Sociais
Descrição: O grupo reúne pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação com vistas a discutir teórica e analiticamente questões relacionadas à Análise do Discurso francesa, a saber: contexto epistemológico de constituição da teoria, organização do corpus de análise e articulações entre discurso e história na produção de identidades e sentidos por meio de práticas sociais. Objetiva-se analisar os processos discursivos que constroem, mantêm ou modificam identidades e sentidos, explorando textos variados nas discursividades propostas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem - LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional e Histórico-Cultural da Amazônia
Descrição: O grupo de investigação sobre relação educativa e aprendizagem funciona nas dependências do LAPESAM-Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional e Social da Amazônia, vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do IEAA-UFAM, constituído por equipe multidisciplina contribui com o avanços da investigação neste domínio, agregando conceitos que possam fortalecer as concepções de professores, gestores e demais lideranças educacionais sobre ensino-estudo-aprendizagem, competências acadêmicas profissionais; qualidade de aprendizagem e competências. aprendizagem e competências - avaliação baseada em competência associadas ao exercício da cidadania e bem-estar. As ações serão desenvolvidas com a perspectiva de possibilitar o planejamento de programas de dignóstico e intervenção para a melhoria das relações educativas que venham afetar a melhoria da aprendizagem nos diferentes ambientes educativos formais tanto na esfera da educação básica quando da esfera da educação superior. Por outro lado, o grupo tem como propósito a publicação dos resultados de suas investigações de modo a contribuir com o acervo conceitual da área tendo em vista o desenvolvimento científico e tecnológico no seu campo de atuação. Criação do periódico científico Revista Educamazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente - ISSN 1983-3423 - com apoio de uma comissão científica de âmbito nacional e internacional com publicação semestral pela EDUA.Já com 7 edições disponíveis no site www.revistaeducamazonia.com.br Obtenção de apoio do CNPq via edital 5/2008 para realização do I Congresso Educação e Direitos Humanos na Amazônia. Obtenção de apoio da FAPEAM para realização de eventos na área da Educação (Semana de Pedagogia, Congresso Educação e Direitos Humanos na Amazônia, Seminário Internacionala Desafios da Orientação Educativa na Educação Básica e Superior e da área de Letras (Congresso Nacional de Leituras)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador / Suely Aparecida do NAscimento Mascarenhas - Integrante / Fabiana Soares Fernandes - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Cirandas de Leitura: contações de histórias em contextos de vulnerabilidade social
Descrição: O presente projeto integra as ações do Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família/PANUCVF, Programa Institucional da Universidade Federal do Amazonas, integrado por representantes dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, que atende famílias de baixa renda em situações diversas de vulnerabilidade social, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas/TJ/AM. Nesse âmbito, o projeto Cirandas de Leitura intervém com atendimento a crianças e adolescentes que acompanham seus tutores nas idas ao Polo por meio de integração promovida através das experiências de contações de histórias que, de múltiplos maneiras, tangenciam algumas das realidades experienciadas por esses sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador / Flávia Santos Martins - Integrante.
2015 - 2015
Círculo de Leituras
Descrição: O projeto conta com a participação de sete alunos da graduação em Letras da UFAM e é desenvolvido com alunos do 6º ano de uma Escola Pública de Manaus. São realizados encontros mensais, em que esses estudantes são levados à leitura de livros do acervo bibliográfico da própria escola, a partir de contações das histórias desses livros e de apresentações teatrais realizadas pelos graduandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador.
2014 - 2014
Formação inicial e continuada do professor de LP: aportes teórico-epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem
Descrição: O presente projeto insere-se na área da Linguística Aplicada (LA) e visa fomentar discussões, estudos e pesquisa acerca do ensino operacional e reflexivo de Língua Portuguesa (LP) proposto pelos documentos oficiais e legitimado, dentre outros, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dessa disciplina, a fim de cooperar com a adequação do ensino de LP na educação básica à proposta veiculada nesses documentos, por meio do aprimoramento da formação inicial dos futuros docentes e da formação continuada dos docentes já atuantes na rede pública de ensino da cidade de Manaus. Nessa diretriz, sua proposta consiste no aprofundamento em aportes teórico-epistemológicos que subsidiaram a elaboração da proposta veiculada pelos PCNs, na pesquisa de ações didático-pedagógicas realizadas pelos docentes da educação básica no processo de ensino e aprendizagem de LP e na proposição de ajustes que se mostrarem necessários, a partir das trocas de experiência discursivizadas no decorrer do projeto. Espera-se que esse processo que envolve ensino, pesquisa e extensão impulsione a concretização da abordagem de ensino interacionista e sócio-histórica da língua(gem), promovendo, assim, o desenvolvimento das habilidades necessárias à inserção e circulação dos alunos da educação básica em diferentes esferas sociais, por meio do efetivo exercício de sua cidadania, finalidade última da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador.
2010 - 2010
Divulgando Ferreira de Castro: Ciclo de Palestras
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido com alunos de graduação em Letras com objetivo de divulgar as obras de Ferreira de Casto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça - Coordenador / Raquel Dal Corivo - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
III Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: Revista Zero Grau


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professora Homenageada como Nome da Turma de Formandos em Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Universidade Federal do Amazonas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDONÇA, F.D.L.R.2017 MENDONÇA, F.D.L.R.. Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 292, 2017.

2.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.;RIOS, Fernanda Dias de Los.;MENDONÇA, F.D.L.R.2013MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. A abordagem interacionista da multimodalidade textual e o ensino crítico de leitura. Signo, v. 38, p. 135, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.; GUEDELHA, C. A. M. ; SILVA, I. I. A. R. . Nova Perspectiva de Tese em Linguística Aplicada: um fazer científico dialógico e arquitetônico. In: Carlos Antônio Magalhães Guedelha; Iná Isabel de Almeida Rafael Silva1. (Org.). Diálogos Linguísticos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 61-77.

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.; GUEDELHA, C. A. M. ; SILVA, I. I. A. R. . A Abordagem Interacional da Multimodalidade Textual e o Ensino Crítico de Leitura. In: Carlos Antônio Magalhães Guedelha; Iná Isabel de Almeida Rafael Silva. (Org.). Linguística: múltiplas abordagens. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 61-77.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. A contribuição da linguística para a formação de sujeitos competentes e os entraves no percurso do ensino de língua materna. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Anais do IX Encontro do CELSUL, 2010.

2.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Machado de Assis entre a Linguística e a Literatura: Discurso dialógico e ideológico na construção narrativa machadiana. In: I Encontro Nacional de Leituras, 2009, Humaitá - AM. Do mundo à palavra, da palavra ao mundo, ao mundo da palavra, 2009.

3.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. O Perfume E O ?Entrelugar? No Sujeito Em Busca De Sua Autognose. In: Africanas 10!, 2005, Rio de Janeiro. Encontro Africanas 10!, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. PCN e Ensino de Língua Portuguesa: da teoria à prática. In: I Conferência Interdisciplinar do IEAA, 2012, Humaitá - AM. I Conferência Interdisciplinar do IEAA, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.. DISCURSIVIZAÇÕES DOCENTES: uma análise dialógica das inteligibilidades de licenciandos em Letras acerca do ensino e do professor de Língua Portuguesa. In: International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL, 2015, Brasília. International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL.Caderno de Resumos.. Londrina: Divisão de Processos Técnicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 1. p. 78-79.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Formação Docente Continuada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Discursividades sob a ótica do dialogismo bakhtiniano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENDONÇA, F.D.L.R.; SOUZA, L. C. M. . Estudos da Linguagem - Práticas e Estágios (Mesa). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MENDONÇA, F.D.L.R.. A multimodalidade e a Prática de Leitura Crítica na Escola: por uma abordagem interacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Estágio Supervisionado: algumas indagações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Perspectiva Teórica em AD - Mikhail Bakhtin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Discursos de Professores de LP em Formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MENDONÇA, F.D.L.R.. DISCURSIVIZAÇÕES DOCENTES: uma análise dialógica das inteligibilidades de licenciandos em Letras acerca do ensino e do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Palestra: Ensino de língua e variação: uma perspectiva de prática de análise linguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. A atuação docente sob o olhar do licenciando em Letras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. A contribuição da Linguística para aformação de sujeitos competentes e os entraves no percurso do ensino de língua materna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Machado de Assis: entre a Linguística e a Literatura. Discurso dialógico e ideológico na construção narrativa machadiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. O Perfume e o entrelugar do sujeito em busca de sua autognose. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Vozes E Pensamentos Não Domesticados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Discurso de professores de Língua portuguesa em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observação. Florianópolis: Universidade Federal d Santa Catarina, 2014 (Tese de Doutorado).

2.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Vozes e Pensamentos não Domesticados. Rio de Janeiro: SIGMA.ufrj, 2005 (Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Programa Ciência na Escola (PCE). 2017.

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa Científica plicada à Inovação Tecnológica - PADCIT. 2017.

3.
MENDONÇA, F.D.L.R.; DUTRA, A. C. M. ; OLIVEIRA, I. M. ; RODRIGUES, J. V. F. C. ; MARTINS, L. V. ; SEIFFERT, S. C. ; GASNIER, T. R. J. ; NICOT, Y. E. ; ODA, W. Y. . 2º Simpósio dos Estágios Supervisionados para a Docência - IISESDOC. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, E. C. ; MENDONÇA, F.D.L.R. ; CHAIN, S. P. . Comissão de Avaliação de Planos e de Relatórios Individuais de Trabalho dos docentes do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da UFAM. 2015.

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Parecerista da Zero Grau - Revista de Crítica Cultural da Universidade Estadual da Bahia - UNEB. 2015.

3.
MENDONÇA, F.D.L.R.; CHAIN, S. P. ; MARTINS, E. C. ; AZEVEDO, O. S. ; SOUZA, M. L. G. ; ARAUJO, A. A. O. ; PINTO, A. G. S. ; GUEDELHA, C. A. M. ; NASCIMENTO, C. M. B. ; BORELLA, C. C. ; SANTOS, E. A. G. ; SILVA, L. H. F. ; SALORTE, L. M. L. ; SOUZA, L. C. M. ; GUEDES, M. S. M. ; CARDOSO, M. L. C. C. ; FREITAS, P. R. S. ; SILVA, R. G. P. ; OLIVEIRA, R. P. S. B. . Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras - UFAM. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; Nascimento, Elisabeth Alves ; PEREIRA, Leidenice Cunha ; FRANCO, Solange da Silva ; MASCARENHAS, Beatriz Campos ; VIEIRA, Aline Lopes ; ARCOS, Fernanda de Oliveira. ; SILVA, Danielle Serrão ; ASSUNÇÂO, Francineide Palmeira. . Língua Portuguesa em Tirinhas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. PCN e Ensino de Língua Portuguesa: transformando a teoria em prática didático-pedagógica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, L. C. M.; MENDONÇA, F.D.L.R.; NASCIMENTO, C. M. B.. Participação em banca de Kellen Chris Maduro Couto. "As Experiências e Vivências de Leitura de Alguns Sujeitos-leitores de Manaus: uma análise discursiva". 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.; SOUZA, S. A. F.; COSTA, L. C. S.. Participação em banca de Annemeire Araújo de Lima. Músicas Norte-Americanas de Protesto:uma análise dialógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
CAMPOS, M. S.; MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; MARTINS, S. A.. Participação em banca de Maria Bernadete Bonini Alves. O Ensino da Disciplina Língua Portuguesa no Ensino Superior à Luz da Sociolinguística Educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
MONTEIRO, Marta de Faria e Cunha; MONCAYO, V. A. L.; MENDONÇA, F.D.L.R.. Participação em banca de Celso Batista de Carvalho. O Estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de ensino suprior. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.; SOUZA, L. C. M.; TEIXEIRA, W. B.. Participação em banca de Karol Regina Soares Benfica. Políticas Educacionais PÚBLICAS: SEDUC - AM e o ensino da língua portuguesa no ensino médio.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
SOUZA, L. C. M.; MENDONÇA, F.D.L.R.; BISSOLI, M. F.. Participação em banca de Kellen Chris Maduro Couto. Algumas das Melhores Experiências de Estímulo à Leitura na Educação Básica e Superior de Manaus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
MENDONÇA, F.D.L.R.; MARTINS, F. S.; AZEVEDO, O. S.. Participação em banca de Lygia de Lima Souza. Diversidade Linguística no Ensino de Português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
MENDONÇA, F.D.L.R.; SOUZA, S. A. F.; COSTA, L. C. S.. Participação em banca de Annemeire Araújo de Lima. Discursos de Protestos. Músicas Norte-Americanas de Protesto: uma análise dialógica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
MENDONÇA, F.D.L.R.; CAMPOS, M. S.; COSTA, L. C. S.. Participação em banca de Laura Miranda de Castro. A influência da Língua Materna na produção textual em Língua Inglesa em textos produzidos por alunos do Curso de Letras do IEAA/UFAM. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
CAMPOS, M. S.; MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; MARTINS, S. A.. Participação em banca de Maria Bernadete Bonini Alves. A prática do ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino superior à vista da sociolingística educacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
MONTEIRO, M. F. E. C.; MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; SOUZA, S. A. F.. Participação em banca de Celso Batista de Carvalho. O Estágio na Formação de Professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; SANTOS, Ednailda dos.; ARAÚJO, Jordeanes do Nascimento.. Participação em banca de Marta Pereira da Silva Ribeiro.A INSERÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DA LEI 10.539/03. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; ALVES, Elis Regina Fernandes.; CASTRO, Laura Miranda de.. Participação em banca de Maria Ozana Cidade de Lima.O HERÓI MODERNO NA OBRA "A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; ALVES, Elis Regina Fernandes.; CASTRO, Laura Miranda de.. Participação em banca de Vanderléia Leal Pinto.O HEROI TRAGICO MODERNO EM 'REI LEAR'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; PASSOS, Henrique Romaniello; Raquel Dal Cortivo. Participação em banca de Luciana Souza de Nascimento.A prática de ensino de língua e linguagem na fala de professores de ensino fundamental e médio das redes pública e particular do município de humaitá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; PASSOS, Henrique Romaniello; Raquel Dal Cortivo. Participação em banca de Rebeka da Silva Aguiar.Os gêneros textuais nos livros didáticos do ensino fundamental do terceiro e quarto segmentos: uma análise crítica da situação didático pedagógica no ensino da língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; MARTINS, E. C.; AZEVEDO, O. S.. Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Professor Substituto - Edital 005/2017. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

2.
MENDONÇA, F.D.L.R.. Consultoria Externa de Avaliação dos Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães; NASCIMENTO, Cássia Maria Bezerra do.; SALORTE, Luciane Maria Legeman; MARTINS, E. C.; SCHEFFEL, Marcos Vinícius; MONTEIRO, Marta de Faria e Cunha; OLIVEIRA, R. P. S. B.; TEIXEIRA, Wagner Barros. Comitê Científico do I Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

4.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. V Jornada do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2015. Universidade Federal do Amazonas.

5.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; MARTINS, E. C.; AZEVEDO, O. S.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

6.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. Concurso de Redação Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Humaitá. 2010. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro Internacional SDisCon: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade.A multimodalidade e a Prática de Leitura Crítica na Escola: por uma abordagem interacional. 2017. (Encontro).

2.
Ações Formativas de 2017 - SEMED.Formação Docente Continuada. 2017. (Outra).

3.
Efemérides Amazônicas de Letras 2017.Discursividades sob a ótica do dialogismo bakhtiniano. 2017. (Outra).

4.
VII Workshop de Letras.Estudos da Linguagem: Práticas e Estágios. 2017. (Outra).

5.
II Simpósio de Estágio Supervisionado.Estágio Supervisionado: algumas indagações. 2016. (Simpósio).

6.
I Jornada de Análise de Discurso.Perspectiva Teórica em AD - Mikhail Bakhtin. 2016. (Outra).

7.
IV Colóquio Regional de Linguística Aplicada - IVCRLA.Formação de Professores. 2016. (Outra).

8.
IV Colóquio Regional de Linguística Aplicada - IVCRLA.OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E AS PRÁTICAS CURRICULARES: PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. 2016. (Outra).

9.
IV Colóquio Regional de Linguística Aplicada - IVCRLA.Integrante da Comissão Científica do Evento. 2016. (Outra).

10.
IV Worshop de Letras.ÁREA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: Práticas e Estágios. 2016. (Outra).

11.
Palestra sobre Oportunidades de Estudos e Intercâmbio nos EUA. 2016. (Outra).

12.
63º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Discurso de Professores de LP em formação. 2015. (Seminário).

13.
63º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Discursos de Professores de LP em Formação. 2015. (Seminário).

14.
ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics. DISCURSIVIZAÇÕES DOCENTES: uma análise dialógica das inteligibilidades de licenciandos em Letras acerca do ensino e do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

15.
II SELIN - II Seminários de Linguagem.Ensino de Língua e Variação: uma perspectiva de Prática de Análise Linguística. 2015. (Seminário).

16.
International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL. DISCURSIVIZAÇÕES DOCENTES: uma análise dialógica das inteligibilidades de licenciandos em Letras acerca do ensino e do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

17.
SELIN - Seminários de Linguagem.Palestra: Ensino de língua e variação: uma perspectiva de prática de análise linguística. 2015. (Seminário).

18.
Clube da Madrugada. 2014. (Outra).

19.
I Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas.A atuação docente sob o olhar do licenciando em Letras. 2014. (Encontro).

20.
I ENEALL - I Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literatura.A atuação docente sob a atuação do licenciando em Letras. 2014. (Encontro).

21.
Desenvolvimento Profissional: formação continuada dos professores de ensino de graduação do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.. 2012. (Outra).

22.
I Conferência Interdisciplinar do IEAA.PCN e Ensino de Língua Portuguesa: transformando a teoria em prática didático-pedagógica. 2012. (Oficina).

23.
V Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística, SINPEL. 2012. (Seminário).

24.
II ENALE - Encontro Nacional de Leituras. 2011. (Encontro).

25.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A contribuição da linguística para a formação de sujeitos competentes e os entraves no percurso do ensino de língua materna. 2010. (Outra).

26.
I ENALE - Encontro Nacional de Leituras: do mundo à palavra, da palavra ao mundo, ao mundo da palavra.Discurso dialógico e ideológico na construção narrativa machadiana. 2009. (Encontro).

27.
?Terras, Nomes e Histórias? ? Uma Interação entre as Literaturas Brasileira e Portuguesa. 2005. (Outra).

28.
I Fórum Internacional de Análise do Discurso. Brasil, França.. 2005. (Outra).

29.
Semana de Letras Clássicas realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2005. (Outra).

30.
Todos os caminhos portugueses vão dar a Camões. 2005. (Outra).

31.
Africanas 10!.O perfume e o entrelugar do sujeito em busca de sua autognose. 2004. (Encontro).

32.
II Congresso Internacional de Filologia realizado na UFRJ e na UFF. 2004. (Outra).

33.
VIII Fórum de Estudos Lingüísticos realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 2004. (Outra).

34.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Vozes e pensamentos não domesticados. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.. III Seminário de Linguística do Curso de Letras - III SELIN (Coordenadora). 2017. (Outro).

2.
MONTEIRO, M. F. C. ; MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios. . IV Colóquio Regional de Linguística Aplicada - CRLA. 2016. (Outro).

3.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.; SCHEFFEL, Marcos Vinícius . II ENALE - Encontro Nacional de Leitura. Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural. 2011. (Outro).

4.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. II CONGRESSO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DEMOCRACIA. 2010. (Congresso).

5.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. I Colóquio Nacional de Literatura Portuguesa. 2010. (Outro).

6.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. I ENALE - Encontro Nacional de Leituras: do mundo à palavra, da palavra ao mundo, ao mundo da palavra. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karol Regina Soares Benfica. Gêneros Textuais e Matrizes de Referência: o ensino produtivo e significativo de língua materna no Ensino Médio. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Joaquim Bento de Souza Junior. Olimpíada de Língua Portuguesa e Formação Continuada: contribuição para a melhoria do ensino da escrita nas escolas públicas do Ensino Médio do Distrito Seis da Zona Norte de Manaus. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Denilson Saturnino da Silva. O ser homem e o ser mulher nas produções textuais de alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Manaus - AM.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victor de Lima Serudo. Parâmetros Educacionais Brasil - Portugal: um estudo comparativo sobre o ensino de língua portuguesa na educação básica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Aline Maria Nicaccio Costa. Formação Docente Inicial no Brasil e em Portugal: um estudo comparativo dos currículos de duas licenciaturas em Letras.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Laura Miranda de Castro. Uso de Constituintes de Conexão em Textos Dissertativos Produzidos Por Alunos do Curso de Letras de Humaitá - AM. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

2.
Annemeire Araújo de Lima. Análise Dialógica de Músicas Americanas de Protesto. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Viviane Bráz Nogueira. Análise da abordagem dos Gêneros Textuais nos Livros Didáticos adotados nas escolas do município de Humaitá - AM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

2.
Edimildo de Jesus Barroso Passos. A Gramática Normativa e sua Importância na Padronização da Língua Portuguesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

3.
Lígia Sílvia Malaguti. Produção Textual e Leitura: um trabalho processual de ensino-aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Déborah Simões Brito. PRÁTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

2.
Andreza Nascimento Façanha Costa. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

3.
Isabel Cardoso Coronel. Abordagem da Leitura no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Materna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

4.
Stephane Thalytha Silva Pires. Leitura e Produção de texto na educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

5.
Sinara Vieira Pinheiro. Reflexões sobre a formação do professor de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

6.
Adriane Oliveira de Araújo. Reflexões sobre Estágio e Prática na formação docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

7.
Ingridy Tamara Silva de Araújo. Memórias e Reflexões do Processo de Formação Inicial do Professor de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

8.
Andreza Farias Castro Colares. Memórias do Trajeto Percorrido no Curso de Letras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

9.
Sarah Talita Castro Colares. Reflexões sobre o início de uma trajetória docente: da teoria à prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

10.
Amanda Galdino da Silva. O percurso da trajetória acadêmica no Curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa - UFAM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

11.
Rebeca de Carvalho Arimuja. Memórias dos Projetos de Intervenção nos Estágios I, II e III.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

12.
Paulo Henrique Farias de Andrade. Percepção Acadêmica da Prática Pedagógica do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

13.
Rebeka da Silva Aguiar. Os gêneros textuais nos livros didáticos do ensino fundamental do terceiro e quarto segmentos: uma análise crítica da situação didático pedagógica no ensino de língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

14.
Luciana Souza do Nascimento. A prática de ensino de língua e linguagem na fala de professores de ensino fundamental e médio da rede pública e particular do município de Humaitá- Amazonas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

Iniciação científica
1.
Isabel Cardoso Coronel. Abordagem da Leitura no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Materna. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

2.
Isabel Cardoso Coronel. A abordagem da leitura no processo de ensino e aprendizagem da língua materna. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

3.
Danielle Serrão da Silva. A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

4.
Ingridy Tamara Silva de Araújo. O ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua: uma análise de proficiência. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

5.
Evandro Oliveira Reis Junior. O gênero literário nos livros didáticos: um olhar orgênico sobre o ensino da Língua Portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

Orientações de outra natureza
1.
Karol Regina Soares Benfica. Reflexões sobre a formação docente do professor de LP e sua atuação mediadora na prática de análise linguística na educação básica. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

2.
Cristianny Mota da Costa. Monitoria na Disciplina Prática Curricular III - Os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

3.
Ingridy Tamara Silva de Araújo. Monitoria de Prática Curricular IV - Leitura e Interpretação de Texto. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

4.
Stephane Thalyta Silva Pires. Monitoria de Prática Curricular IV - Leitura e Interpretação. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

5.
Evandro Oliveira Reis Junior. Monitoria da Disciplina Prática Curricular VI. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

6.
Amanda Galdino da Silva. Monitoria de Prática Curricular VI. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

7.
Fernanda de Oliveira Arcos. Monitoria Comunicação em Prosa Moderna I. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.

8.
Solange da Silva Franco. Monitoria de Comunicação Em Prosa Moderna I. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, F.D.L.R.. DISCURSIVIZAÇÕES DOCENTES: uma análise dialógica das inteligibilidades de licenciandos em Letras acerca do ensino e do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios.. PCN e Ensino de Língua Portuguesa: transformando a teoria em prática didático-pedagógica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Membro do Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa - UFAM, instituído pela Portaria 056/2015 ICHL. Coordenadora de Estágio Supervisionado de Licenciatuta em Letras/Língua Portuguesa, portaria 099/2015 ICHL. Líder do Grupo LADI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Programa da Capes PLI - Portugal. Vice-coordenadora do IV Colóquio Regional de Linguística Aplicada, vinculado à ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:02:04