Eliane Santos Raupp

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2600938416557420
  • Última atualização do currículo em 18/03/2014


Mestre em Linguística Aplicada - UEM (2002), iniciou a graduação em Letras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e concluiu o curso na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Assistente na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atua no Curso de Letras Vernáculas, modalidade presencial e modalidade a distância (EaD). Produziu livros de natureza didática para a Educação a Distância - UEPG (PROLICEN e UAB) - sobre leitura e produção de textos, alfabetização e letramento. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua, leitura, escrita e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Santos Raupp
Nome em citações bibliográficas
RAUPP, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Letras.
Praça Santos Andrade
Centro
84030000 - Ponta Grossa, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Mestrado em Linguística Aplicada.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Texto: movimento de leitura/escrita em redações desclassificadas em concurso vestibular,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dra. Marilurdes Zanini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Procedimentos de leitura; Produção textual; vestibular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Especialização em Letras Vernáculas. (Carga Horária: 465h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Universo textual na sala de aula: das concepções e ações que se refletem na prática.
Orientador: Ms. Thereza Cristina Pusch.
1986 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Sergipe.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Oficinas Práticas Ferramentas e Recursos Moodle. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
EaD para professores: Desafios e possibilidades. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
Funcionalidades Moodle - PROLICEN/UEPG/FNDE/MEC. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa-NUTEAD.
2001 - 2001
Oficina de leitura e produção textual - estágio. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Ciclo de Estudos sobre Avaliação de Redação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
III Seminário sobre Leitura e Vestibular. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas.
1997 - 1997
Extensão universitária em Texto e textualidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1997 - 1997
Interação: Gramática, leitura e redação. (Carga horária: 20h).
Centro Federal Tecnológico do Paraná-Ponta Grossa.
1989 - 1989
Psic. Educ.Aplic. ao Ens. Português. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas.
1986 - 1986
Psicolinguistica aplicada à alfabetização. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina.
1986 - 1986
Socialização do saber escolar na alfabetização. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista - MEC, Enquadramento Funcional: Professor formador e pesquisador
Outras informações
Professora responsável pela produção de material didático (livro e ambiente virtual) para o Curso de Letras/Espanhol - modalidade a distância - PROLICEN/UAB - e também pela condução das Disciplinas Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II , Língua Portuguesa VII e Língua Portuguesa VIII, na Plataforma.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Texto - 136h
Prática I - Leitura e produção de textos - 136h
04/2009 - Atual
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos estudos linguisticos - 68 h/a
Prática I - Leitura e produção de textos - 136h/a
Texto e discurso - 68 h/a
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

03/2010 - 04/2010
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Aplicação da Língua portuguesa no texto científico - curso ministrado para os professores vinculados ao PDE - 24h.
11/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita: Linguística Aplicada nas aulas de Língua Portuguesa. Curso ministrado aos professores vinculados ao PDE- Ponta Grossa.
04/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso: produção de gêneros acadêmicos - Laboratório de Estudos do Texto/LET - Desenvolvimento de estratégias de leitura e produção de textos acadêmicos para alunos de diversos cursos de graduação..
03/2007 - 12/2008
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Texto - 136 h/a
Prática I - Leitura e produção de textos - 136 h/a
04/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso: produção de gêneros acadêmicos - Laboratório de estudos do texto/ LET - Desenvolvimento de estratégias de leitura e produção de textos científicos para alunos de diversos cursos de graduação..
03/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - 136 h/a
04/2005 - 12/2006
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos estudos lingüísticos - 68h/a
Língua e Texto - 136 h/a
Prática I - Leitura e produção de textos - 136 h/a
Tópicos de lingüística aplicada - 68 h/a

Faculdade Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

03/2006 - 01/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pedagogia, .

Linhas de pesquisa
Ensino aprendizagem
02/2006 - 01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização - 60 h/a
Fundamentos e Metodologia do ensino de Língua Portuguesa - 60 h/a
Literatura Infantil - 40 h/a
11/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa e Pós Graduação, .

Atividade realizada
Oficina de Leitura e Produção de Textos..
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Núcleo de Pesquisa e Pós Graduação, .

Atividade de extensão realizada
A Literatura vai ao leitor - projeto de literatura desenvolvido na Disciplina de Literatura Infantil e aplicado na Biblioteca Municipal e no Asilo São Vicente de Paula..
03/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial - Faculdade Sant'Ana em Revista.
11/2007 - 11/2007
Extensão universitária , Departamento de Pedagogia, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de leitura e produção textual - oficina ministrada para acadêmicos do ensino superior durante a IV Jornada Científica de Educação dos Campos Gerais..
01/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Revisora - Faculdade Sant'Ana em revista.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO
Outras informações
Professora responsável por ministrar a disciplina "Linguagem como prática social" para o curso de Pós-graduação em Lingua Portuguesa e Literaturas, nível de especialização.

Atividades

01/2010 - 12/2010
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagem como prática social - 40h

Instituto Educacional de Castro, INEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

Atividades

03/2008 - 03/2008
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística textual - 30 h/a
06/2007 - 08/2007
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Práticas de leitura e produção de textos - 30 h/a

Uniandrade/SECAL, SECAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior - Regime CLT, Carga horária: 10

Atividades

02/2002 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa - 136 h/a
Lingüística I - 60 h/a
05/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Encontro de Profissionais.
05/2005 - 07/2005
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Nivelamento de Português - 20 h/a.
02/2002 - 04/2005
Ensino, Comunicação Social Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - 136 h/a
Língua Portuguesa II - 136 h/a
2004 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades Santa Amélia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras.
03/2003 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada à alfabetização
05/2004 - 05/2004
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Encontro de Profissionais.
04/2004 - 05/2004
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Curso: compreendendo a leitura-como o leitor se torna leitor? 20h/a.
05/2003 - 05/2003
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Encontro de Profissionais.
04/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Faculdades Santa Amélia, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Uma visão psicolingüística de leitura - 32h/a.

Associação Brasileira de Educação e Cultura, MARISTA PIO XII, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 12

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa:literatura, gramática e produção de textos.

Sociedade de Ensino e beneficência Província do Sul, SANT'ANA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Atividades

02/1998 - 12/1998
Ensino, Adicional em Educação Infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada à alfabetização

Instituto de Ensino e Pesquisa, QUASAR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora alfabetizadora, Carga horária: 20

Atividades

05/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento

Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF/SC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora alfabetizadora de adultos, Carga horária: 10

Atividades

4/1987 - 1/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização e leitura


Linhas de pesquisa


1.
Pluralidade, identidade e ensino

Objetivo: Possibilitar uma melhor compreensão da relação entre língua/linguagem/literatura e sociedade; vincular trabalhos que discutem a construção da identidade na literatura e em situações linguisticamente complexas; articular o estudo da diversidade lingüística no âmbito dos aspectos formais e dos que dizem respeito às atitudes dos falantes e o estudo das representações e dos valores identitários decorrentes dela. .
2.
Ensino aprendizagem

Objetivo: Possibilitar estudos relacionados ao processo de ensino aprendizagem em uma perspectiva crítica; possibilitar o fortalecimento da prática docente e o exercício reflexivo da profissão..


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Estudos do texto em contextos escolares/acadêmicos

Descrição: O objetivo geral deste Projeto é possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o diálogo entre áreas do conhecimento que atuam direta ou indiretamente com o ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, pretende-se possibilitar aos acadêmicos dos Cursos de Letras e de Pedagogia, aos egressos e professores atuantes na educação básica um espaço de estudo investigativo a respeito do processo de ensino e aprendizagem mediado por textos, permitindo, assim, uma aproximação necessária entre as respectivas áreas e esferas educacionais. O Projeto investiga as práticas escolares de uso da linguagem a partir da perspectiva dialógica, da linguística de texto e do discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Eliane Santos Raupp - Coordenador / Giselle C. Smaniotto - Integrante.
2012 - Atual
Pesquisa Continuada: Ensino-aprendizagem de línguas: processos de mediação, formação de professores e políticas educacionais.

Descrição: Esta proposta de Pesquisa Continuada propõe reunir projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos do Texto (LET) e está embasada em perspectivas sociohistóricas, políticas e culturais de língua(gem), considerando que estas advêm de práticas linguísticas, sociais e educacionais diversas. Pretende, dentre outras ações, contribuir para a reflexão acerca da formação teórica e pedagógica do professor mediador e da construção de sua identidade. Nessa perspectiva, tem como meta propiciar um espaço de estudo, reflexão e investigação a respeito da importância da formação de leitores/produtores das diferentes linguagens. Para isso, será priorizada a formação do professor de línguas, fundamentada principalmente na visão do professor reflexivo-crítico, segundo Pimenta e Ghedin (2005) e no ensino com pesquisa, de acordo com Severino (2008); de modo que se possa investir na formação do professor pesquisador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2013 - Atual
Estudos do texto em contextos de ensino e aprendizagem

Descrição: O objetivo desse Projeto é possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, ações indissociáveis que beneficiam a comunidade universitária e, também, não universitária. Nesse sentido, a intenção é possibilitar aos acadêmicos dos Cursos de Letras e de Pedagogia, e aos professores atuantes na Educação Básica nos diferentes níveis de ensino Fundamental I (1 ao 5 ano), Fundamental II (6 ao 9 ano) e Ensino Médio a discussão e a reflexão continuada a respeito dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelo texto. O objetivo é permitir, a partir de uma postura investigativa e de ações de natureza extensionista, a aproximação entre a educação básica e o ensino superior. O Projeto Estudos do texto em contextos de ensino e aprendizagem , vinculado ao Programa Laboratório de Estudos de Textos - LET, objetiva constituir-se em um espaço de estudo e pesquisa que resulte em ações de natureza extensionista: projetos de intervenção, grupos de estudo do texto, oficinas, palestras e/ou minicursos que possam contribuir para a melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem, beneficiando a todos os envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Eliane Santos Raupp - Coordenador / Djane Antonucci Correa - Integrante / Giselle C. Smaniotto - Integrante.

Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 8
2008 - 2008
A literatura vai ao leitor

Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa e Asilo São Vicente de Paula com o objetivo de propiciar aos acadêmicos do Curso de Pedagogia o desenvolvimento de práticas de leitura literária em contextos específicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
2008 - Atual
Laboratório de Estudos do Texto - LET

Descrição: O Laboratório de estudos do texto é um Programa de Extensão aprovado na UEPG pela Resolução CEPE N. º217, de 13/12/2007. Os objetivos do LET são de agregar a) projetos que desenvolvem trabalhos de pesquisa e ensino (projetos de iniciação científica e de estudantes de pós-graduação que fazem pesquisa-ação e b) projetos que contemplam a formação de professores; c) projetos que trabalham com leitura e escrita e que atendem a demandas de estratos sociais para os quais essas atividades sejam relevantes. Dessa maneira, os docentes e discentes, professores pesquisadores formados e em formação, utilizam os estudos da linguagem numa perspectiva multidisciplinar, para articular extensão, pesquisa e ensino e direcionar esforços no sentido de traçar, em âmbito acadêmico, diretrizes para intervenção na esfera educacional e social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Eliane Santos Raupp - Integrante / Djane Antonucci Correa - Coordenador / Leticia Fraga - Integrante / Ligia Paula Couto - Integrante / Lucimar Araújo Braga - Integrante / Miguel Sanches Neto - Integrante.

Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 12
2003 - 2006
Encontro de Profissionais.

Descrição: Este projeto foi idealizado com o objetivo de possibilitar uma integração entre os acadêmicos do Curso de Letras da Faculdade Santa Amélia com profissionais atuantes na respectiva área. Foram realizadas palestras e mesas redondas distribuídas por diferentes áreas de ensino ( Língua e lingüística; Literatura; Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado), as quais resultaram na elaboração de relatórios individuais produzidos pelos acadêmicos..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .

Integrantes: Eliane Santos Raupp - Coordenador / Miriam Martins Sozim - Integrante.


Outros Projetos


2009 - Atual
Grupo de Estudos do Texto - GETE

Descrição: O Grupo de Estudos do Texto - GETE caracteriza-se como um evento de extensão que visa possibilitar um espaço contínuo de estudos acerca do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente sobre a formação de formadores de leitores e produtores de textos. Público alvo: acadêmicos do Curso de Letras (2009 a 2012) e Pedagogia (a partir de 2013)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .


Membro de corpo editorial


2005 - 2005
Periódico: Revista SECAL
2006 - 2007
Periódico: Faculdade Sant'Ana em Revista


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Faculdade Sant'Ana em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Leitura e produção textual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Título de Mestre em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Maringá.
2000
Bolsa de Mestrado, CAPES.
1997
Título de Especialista em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Brasileira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTO, L. P.2013COUTO, L. P. ; RAUPP, E. S. ; CORREA, D. A. ; PAPI, S. DE O. G. ; PARAÍSO, A. C. ; TORQUATO, C. P. . Uma proposta de projeto político-pedagógico para as licenciaturas em Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Muitas Vozes, v. 2, p. 93-111, 2013.

2.
MUNHOZ, R.2009MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . (In)formação literária. Caderno de Letras (UFPEL), v. 1, p. 47-58, 2009.

3.
RAUPP, E. S.2005RAUPP, E. S. . Ensino de Língua Portuguesa: uma perspectiva lingüística. Publicatio UEPG, Ponta Grossa-Paraná, v. 13, n.02, p. 49-58, 2005.

4.
RAUPP, E. S.2002RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Redação no vestibular: o que revelam os textos rechaçados?. Uniletras (UEPG. Impresso), Ponta Grossa, v. 23, p. 191-216, 2002.

5.
RAUPP, E. S.2001RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Redação: um produto de leitura/escrita. Máthesis (Jandaia do Sul), Jandaia do Sul, v. 2, n.1, p. 95-111, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VII. 1. ed. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2012. 97p .

2.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VIII. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 100p .

3.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e Língua Portuguesa I. Ponta Grossa: UEPG/Nutead, 2011. 167p .

4.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e Língua Portuguesa II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. 179p .

5.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa 1. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2009. v. 1. 75p .

6.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa 2. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/Nutead, 2009. v. 1. 93p .

7.
RAUPP, E. S. ; FONTANA, A. C. C. . Língua Portuguesa II. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2009. v. 1. 77p .

8.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa I. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2008. v. 1. 61p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAUPP, E. S. . Curso aprofunda processos de leitura. Uniandrade Notícias, Curitiba, 10 out. 2004.

2.
RAUPP, E. S. . Professora da Secal aponta hábito de ler como fundamental para a capacidade de crítica e reflexão. Diário dos Campos, ponta Grossa, 14 jul. 2004.

3.
RAUPP, E. S. . Curso aprofunda processos de leitura. Diário da Manhã, Ponta Grossa, 13 jun. 2004.

4.
RAUPP, E. S. . Letras oferece extensão no setor de lingüística. Diário da Manhã, Ponta Grossa, 21 abr. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHWAB, S. ; RAUPP, E. S. . A formação do leitor: o papel do professor mediador de leitura. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Anais do 7º Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX. Ponta Grossa, 2013. p. 166-173.

2.
MUNIZ, V. C. ; RAUPP, E. S. . Ensino de gramática: a visão de professores e alunos do Ensino fundamental. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Anais do 7º Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX. Ponta Grossa, 2013. p. 811-821.

3.
RIBEIRO, A. S. F. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais e análise linguística1. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Anais do 7º Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX. Ponta Grossa, 2013. p. 897-908.

4.
FREITAS, C. A. ; RAUPP, E. S. . Avaliação de textos em uma perspectiva formativa. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Anais do 7º Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no Breve Século XX. Ponta Grossa, 2013. p. 622-631.

5.
RAUPP, E. S. . Leitura e formação de professores. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL-Edição Internacional, 2012, Londrina. Anais do VIII Selisigno e IX Simpósio Internacional de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2012.

6.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . A relação entre leitura e escrita. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL-Edição Internacional, 2012, Londrina. Anais do VIII Selisigno e IX Simpósio Internacional de Leitura da UEL, 2012.

7.
RIBEIRO, A. S. F. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais, ensino de gramática e o processo de letramento. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL-Edição Internacional, 2012, Londrina. Anais do VIII Selisigno e IX Simpósio Internacional de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2012.

8.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . Leitor em formação: a literatura como palavra-chave. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e literários e 4 CELLI - Colóquio de estudos linguisticos e literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010.

9.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . Escrever: exercício de leitura e desafio no contexto acadêmico. In: I CIELLI - Colóquio internacional de estudos linguisticos e 4 CELLI - Colóquio de estudos linguisticos e literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010.

10.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . A Importância do (re)conhecimento dos gêneros e dos tipos textuais. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009, Ponta Grossa. V CIEL - anais. Ponta Grossa: UEPG. v. 1.

11.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . Abordagem dos gêneros textuais nos planos de aula. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009, Ponta Grossa. V CIEL - anais. Ponta Grossa: Ponta Grossa. v. 1.

12.
PAULA, L. M. ; RAUPP, E. S. . O Espaço dos textos não escolares nas aulas de língua portuguesa. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009, Ponta Grossa. V CIEL - anais. Ponta Grossa: Ponta Grossa. v. 1.

13.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . A abordagem dos gêneros textuais nos planos e nas aulas de Língua Portuguesa. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. v. 1.

14.
de Paula, L.M. ; RAUPP, E. S. . Os textos não-escolares e sua contribuição didática nas aulas de língua portugues. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. v. 1.

15.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . Gêneros e tipos textuais:conceitos (des)conhecidos?. In: VII Jornada Científica dos Campos Gerais, 2009, Ponta Grossa. Anais da VII Jornada Científica dos Campos Gerais. Ponta Grossa, 2009. p. 18-27.

16.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . Gênero textual e ensino: do planejamento à ação pedagógica.. In: VII Jornada Científica dos Campos Gerais, 2009, Ponta Grossa. Anais da VII Jornada Científica dos Campos Gerais. Ponta Grossa, 2009. p. 59-73.

17.
de Paula, L.M. ; RAUPP, E. S. . A Contribuição didática dos textos não escolares nas aulas de língua portuguesa. In: VII Jornada Científica dos Campos Gerais, 2009, Ponta Grossa. Anais da VII Jornada Científica dos Campos Gerais. Ponta Grossa, 2009. p. 94-105.

18.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . A interface leitura/escrita no processo de compreensão do texto. In: 4 Encontro do CELSUL, 2001, Curitiba. ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL. Curitiba: Mídia Curittibana, 2000. p. 289-295.

19.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Redação: um produto de leitura. In: XIV Seminário do CELLIP, 2001, Curitiba. Anais do XIV Seminário do CELLIP. Curitiba: Mídia Curitibana, 2001. p. 636-640.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHWAB, S. ; RAUPP, E. S. . A Formação do Leitor Literário. In: 11◦CONEX Conversando sobre extensão, 2013, Ponta Grossa. Anais do CONEX. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

2.
SMANIOTTO, G. C. ; RAUPP, E. S. . Diálogos Entre Mídia e Educação: o Televisando o Futuro e a Parceria Com a UEPG. In: 11◦CONEX Conversando sobre extensão, 2013, Ponta Grossa. Anais do CONEX. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

3.
MUNIZ, V. C. ; RAUPP, E. S. . Ensino de Gramática, Três Pontos de Vista: Livro Didático, Professores e Alunos. In: 11◦CONEX Conversando sobre extensão, 2013, Ponta Grossa. Anais do CONEX. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

4.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Grupo de Estudos do Texto: Integração Entre Ensino, Pesquisa e Extensão. In: 11◦CONEX Conversando sobre extensão, 2013, Ponta Grossa. Anais do CONEX. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

5.
DENKIEWZ, S. S. ; DJATA, F. ; CORREA, D. A. ; FRAGA, L. ; RAUPP, E. S. . Laboratório de estudos do texto: produzindo novos conhecimentos. In: CONEX- Conversando sobre Extensão, 2012, Ponta Grossa. Anais do Conex, 2012.

6.
CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . Análise do Discurso: saberes escolares. In: CONEX - Conversando sobre Extensão, 2012, Ponta Grossa. Anais do CONEX, 2012.

7.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . Leitura e produção textual: uma perspectiva textual interativa. In: CONEX - Conversando sobre Extensão, 2012, Ponta Grossa. Anais do CONEX, 2012.

8.
de Paula, L.M. ; RAUPP, E. S. . O texto como condição para a escrita. In: 9 CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão, 2011, Ponta Grossa. Anais do 9 CONEX -. Ponta Grpssa: UEPG, 2011.

9.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Texto: movimento de leitura e escrita - um estudo de caso. In: 2 SPLA - Seminário de Linguística Aplicada, 2001, Maringá. 2 SPLA - Seminário de Linguística Aplicada - Programação e resumos de apresentações. Maringá: UEM, 2001. p. 48-49.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: 22 EAIC - Encontro Anual de iniciação Científica e 3 EAITI - Encontro Anual de InciaçãoTecnlógica e Inovação, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013.

2.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . A INTER-RELAÇÃO LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: 22 EAIC - Encontro Anual de iniciação Científica e 3 EAITI - Encontro Anual de InciaçãoTecnlógica e Inovação, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013.

3.
RAUPP, E. S. ; PAULA, L. M. . Gêneros textuais e condições de produção. In: VI CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do VI Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011.

4.
HOLM, J.G.A. ; RAUPP, E. S. . Concepção de língua e de ensino de língua dos acadêmicos do curso de Letras. In: VI CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do VI Ciclo de estudos em linguagem, 2011.

5.
RAUPP, E. S. . Leitura e escrita: Procedimentos de análise e síntese em textos produzidos por acadêmicos do Curso de Letras. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

6.
SOUZA, R. M. ; RAUPP, E. S. . Texto literário: motivação para ler/escrever. In: XV CELLIP - Seminário de Estudos Linguisticos e literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do 18 Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 371-371.

7.
SWIECH, L. ; RAUPP, E. S. . A influência da leitura na produção escrita de alunos do Ensino Médio. In: XVIII CELLIP - Centro de Estudos Linguisticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos do 18 Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 275-275.

8.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa e leitura: uma abordagem curricular. In: III CIEL - Ciclo de Eventos e Linguagem, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2005.

9.
CONSTANTINI, Ana Claudia Ribas ; RAUPP, E. S. . UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM NA ERA DA INTERNET. In: III CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2005.

10.
RAUPP, E. S. ; FLORSZ, J. A. A. R. C. ; ALMEIDA, J. . VARIAÇÃO LINGuíSTICA EM REDAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística, 2004, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2004.

11.
RAUPP, E. S. ; KOVALSKI, Rodrigo Augusto . PRECONCEITO LINGUISTICO: UMA REFLEXÃO. In: II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística, 2004, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2004.

12.
SANTIAGO, Alessandra ; RAUPP, E. S. ; LESIKO, Simone . UMA ANÁLISE DE FRASES E DISCURSOS POLÍTICOS. In: II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística, 2004, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2004.

13.
RAUPP, E. S. . Método Recepcional: uma alternativa para integrar leitura e produção textual.. In: II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística, 2004, Ponta Grossa. Anais de Resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2004.

14.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Procedimentos de leitura em redações vestibulares. In: XV Seminário do CELLIP, 2001, CURITIBA. Programação e Caderno de Resumos. CURITIBA: UFPR, 2001. p. 80-80.

15.
RAUPP, E. S. . Reflexos da oralidade na escrita. In: XLVIII Seminário do GEL, 2000, Assis. XLVIII Seminário Programação e resumos, 2000. p. 202-202.

Apresentações de Trabalho
1.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Grupo de Estudos do Texto: Uma Possibilidade de Recontextualização de Saberes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RAUPP, E. S. . Condições de Produção Como Fator Determinante Para o Texto Produzido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, A. S. F. ; RAUPP, E. S. . Gêneros Textuais e Análise Linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Grupo de Estudos do Texto: Integração Entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUNIZ, V. C. ; RAUPP, E. S. . Ensino de Gramática, Três Pontos de Vista: Livro Didático, Professores e Alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SMANIOTTO, G. C. ; RAUPP, E. S. . Diálogos Entre Mídia e Educação: o Televisando o Futuro e a Parceria Com a UEPG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHWAB, S. ; RAUPP, E. S. . A Formação do Leitor Literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . A INTER-RELAÇÃO LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MACHADO, T. F. ; RAUPP, E. S. . Condições de produção textual e indícios de autoria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, C. A. ; RAUPP, E. S. . AVALIAÇÃO DE TEXTO EM UMA PERSPECTIVA FORMATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERREIRA, C. A. M. ; CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . A importância do trabalho com o texto na perspectiva da construção de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . Análise do Discurso: saberes escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DENKIEWZ, S. S. ; DJATA, F. ; CORREA, D. A. ; FRAGA, L. ; RAUPP, E. S. . Laboratório de estudos do texto: produzindo novos conhecimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . Leitura e produção textual: uma perspectiva textual interativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, A. S. F. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais, ensino de gramática e o processo de Letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CASTRO, I. M. ; RAUPP, E. S. . Discurso e leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA, C. A. M. ; RAUPP, E. S. . A relação entre leitura escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RAUPP, E. S. . Leitura e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SCHROEDER, D. A. C. ; RAUPP, E. S. . A influência do discurso Publicitário sobre o adolescente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORREA, D. A. ; RAUPP, E. S. ; COUTO, L. P. ; BRAGA, L. A. . Laboratório de estudos do texto: práticas de linguagem em condições diversas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RAUPP, E. S. . Leitura e escrita: Procedimentos de análise e síntese em textos produzidos por acadêmicos do Curso de Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PAULA, L. M. ; RAUPP, E. S. . Texto como Condição para a Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PAULA, L. M. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais e condições de produção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HOLM, J.G.A. ; RAUPP, E. S. . Concepção de língua e de ensino de língua dos acadêmicos do curso de Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RAUPP, E. S. . Políticas Linguísticas, Ensino de Língua e de Gramática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
RAUPP, E. S. . Gêneros Textuais, Ensino e Constituição do Sujeito Leitor/Produtor de Textos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . A formação do leitor literário: do hábito à cultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . Escrever: exercício de escrita e desafio no contexto acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RAUPP, E. S. ; NADAL, J. . Produção textual: exercício de leitura e desafio no contexto escolar/acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
RAUPP, E. S. ; PAULA, L. M. . Gêneros textuais e condições de produção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PAULA, L. M. ; RAUPP, E. S. . O espaço dos textos não escolares nas aulas de língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . A Importância do (re)conhecimento dos gêneros e dos tipos textuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . A abordagem dos gêneros textuais nos planos de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . A abordagem dos gêneros textuais nos planos e nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PAULA, J. M. ; RAUPP, E. S. . Os textos não escolares e sua contribuição didática nas aulas de Língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MUNHOZ, R. ; RAUPP, E. S. . Gêneros e tipos textuais:conceitos (des)conhecidos?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
de Paula, L.M. ; RAUPP, E. S. . A Contribuição didática dos textos não escolares nas aulas de língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
NADAL, J. ; RAUPP, E. S. . Gênero textual e ensino: do planejamento à ação pedagógica.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BUENO, R. C. ; RAUPP, E. S. . A importância da leitura para a formação do leitor nas séries iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SWIECH, L. ; RAUPP, E. S. . A influência da leitura na produção escrita de alunos do Ensino Médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
JANECZEC, L. S. ; RAUPP, E. S. . A leitura no livro didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SOUZA, R. M. ; RAUPP, E. S. . Texto literário: motivação para ler/aprender. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
RAUPP, E. S. . A importância de desenvolver atividades ludicas no processo de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa e leitura: uma abordagem curricular. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
CONSTANTINI, Ana Claudia Ribas ; RAUPP, E. S. . Um estudo sobre a linguagem na era da Internet. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
RAUPP, E. S. ; KOVALSKI, Rodrigo Augusto . Preconceito lingüístico: uma reflexão. Painel. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
RAUPP, E. S. ; SANTIAGO, Alessandra ; LESIKO, Simone . Uma análise de frases e discursos políticos. Painel. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
RAUPP, E. S. . Método Recepcional: uma alternativa para integrar leitura e produção textual.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
RAUPP, E. S. ; FLORZ, Rita Cristiane ; ALMEIDA, Josiane Aparecida de . Variação lingüística em redações do Ensino Fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
RAUPP, E. S. . Procedimentos de leitura em redações vestibulares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Texto: movimento de leitura e de escrita-um estudo de caso.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
RAUPP, E. S. . Reflexos da oralidade na escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
RAUPP, E. S. . A interface leitura/escrita no processo de composição do texto.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
RAUPP, E. S. ; ZANINI, Marilurdes . Redação no vestibular: um produto de leitura.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAUPP, E. S. . Metodologia da Pesquisa. 2013. .

2.
RAUPP, E. S. . Metodologia Científica para o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná. 2013. .

3.
RAUPP, E. S. . Leitura. 2013. .

4.
SILVA, K. C. D. ; RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. ; NUNES, A. L. R. . Metodologia Científica para o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RAUPP, E. S. . Leitura e formação de leitores. 2013. .

6.
SANTOS, N. R. ; RAUPP, E. S. . VAMOS LER GIBI NA BIBLIOTECA: INCENTIVAÇÃO DE LEITURA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

7.
GRABICOSKI, M. K. ; RAUPP, E. S. . A CHARGE NA SALA DE AULA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

8.
VENSKE, C. M. M. ; RAUPP, E. S. . AS ERVAS MEDICINAIS E OS GÊNEROS DO DISCURSO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

9.
MERCEDES, T. C. ; RAUPP, E. S. . INTERPRETANDO O AMOR ATRAVÉS DO GÊNERO CANÇÃO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

10.
RAUPP, E. S. . Leitura e ensino: concepções teóricas e orientações metodológicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RAUPP, E. S. . Metodologias de ensino: leitura.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VII - Semântica e Estilística I - UAB. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

13.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VIII - Semântica e Estilística II - UAB. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).

14.
JANISCH, E. ; RAUPP, E. S. . O Trabalho com Gêneros Textuais numa Visão Ambientalista. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

15.
SCHROEDER, D. A. C. ; RAUPP, E. S. . A linguagem é a alma da propaganda. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

16.
FARIA, A. P. S. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais na sala de apoio à aprendizagem. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticoeinstrucional).

17.
RAUPP, E. S. . A Disciplina de Prática no Curso de Letras. 2012. (Palestra).

18.
RAUPP, E. S. . Leitura, escrita e ensino. 2011. .

19.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VII - PROLICEN. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

20.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e Língua Portuguesa I - UAB. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

21.
PAULA, L. M. ; RAUPP, E. S. . Gêneros textuais e condições de produção textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

22.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e Língua Portuguesa II - UAB. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

23.
RAUPP, E. S. ; LAARBERG, P. M. T. . Língua Portuguesa VIII - PROLICEN. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).

24.
RAUPP, E. S. . Aplicação da língua portuguesa no texto científico. 2010. .

25.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Oficina de leitura e produção textual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
RAUPP, E. S. ; NADAL, J. . Escrever: exercício de leitura e desafio no contexto escolar/acadêmico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Oficina de leitura e produção textual - UAB. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

28.
RAUPP, E. S. . Leitura e produção textual - Leitura e escrita: compromisso de todas as áreas. 2010. (Palestra).

29.
RAUPP, E. S. . Produção de gêneros acadêmicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
RAUPP, E. S. . Práticas de Oralidade, leitura e escrita: linguística aplicada nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. .

31.
RAUPP, E. S. . Ler, escrever e ser compreendido: fazendo arte com a palavra.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa 1 - UAB. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático.).

33.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa 2 - UAB. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

34.
RAUPP, E. S. . Produção de gêneros acadêmicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
RAUPP, E. S. . Língua Portuguesa I - PROLICEN. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

36.
RAUPP, E. S. ; FONTANA, A. C. C. . Língua Portuguesa II - PROLICEN. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático.).

37.
RAUPP, E. S. . Metodologias de Ensino da Leitura em todos os componentes Curriculares do Ciclo I do Ensino Fundamental/EF - Curso Inicial - Ler para aprender.. 2007. .

38.
RAUPP, E. S. . Aperfeiçoamento para o desenvolvimento de docentes. 2007. .

39.
RAUPP, E. S. . Oficina de leitura e produção de textos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
RAUPP, E. S. . Curso de Nivelamento de Português. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
RAUPP, E. S. . Revista Secal. 2005. (Editoração/Periódico).

42.
RAUPP, E. S. . Compreendendo a leitura: como o leitor se torna leitor. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
RAUPP, E. S. . Oficina de leitura e produção textual. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
RAUPP, E. S. . Etapas do processo de leitura: desvendando o percurso do leitor. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

45.
RAUPP, E. S. . Uma visão psicolingüística de leitura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

46.
RAUPP, E. S. . Atualização em Português. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORREA, D. A.; SMANIOTTO, G. C.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Marici Harlene de L. Ferreira. A viabilidade da proposta curricular do Estado de São Paulo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Lingüística e Literatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
MATA, S. S.; SOZIM, Miriam Martins; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Cláudio Roberto Pinheiro. Língua Portuguesa no Projovem Urbano. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Lingüística e Literatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
HOFFMAN, R.; RAUPP, E. S.; LAARBERG, P. M. T.. Participação em banca de Daiane Barbosa e Kellen Bonfim. Projeto Sacola da Leitura na oitava série do Colégio Amanda Carneiro de Mello. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro.

4.
HOFFMAN, R.; LAARBERG, P. M. T.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Vânia Gomes Polini. A inserção de tecnologias no ensino da Literatura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro.

5.
HOFFMAN, R.; LAARBERG, P. M. T.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Maria Denise Cordeiro Oliveira e Gilzinéia Santos Silva. Em cada olhar, uma descrição.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro.

6.
DOLINSKI, J. T.; RAUPP, E. S.; GUIMARAES, T. B.. Participação em banca de Eliziane Krepel Orlovski. Um olhar crítico sobre os contos de fadas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Lingüística e Literatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, S. C. P.; RAUPP, E. S.; SALEH, O. B .P. Participação em banca de Jaqueline M. Zanluchi.Identidades (in)coerentes: um estudo sobre coerência textual no contexto do campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
DUTRA, J. A. S.; ROMAN, C. E.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Ana Cristina da Silva Campanucci.A conjunção "mas" e sua importância para a produção textual: uma análise de materiais didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
DOLINSKI, J. T.; RAUPP, E. S.; ALMEIDA, P. R.. Participação em banca de Daniela Aparecido Kachinski.Linguagem da publicidade: convencimento e persuasão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
CORREA, D. A.; FRAGA, L.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Yara Fernanda Novatszki.Um estudo sobre a Universidade no Século XXI: desafios e perspectivas a partir da tríade universitária para formação do professor de Letras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
FRAGA, L.; CORREA, D. A.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Ályda Henrietta Lomer.As Crenças e as Políticas Linguísticas que configuram a prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

6.
SCHARDONG, R.; RAUPP, E. S.; GUILHERME, R. A. M.. Participação em banca de Rosemeri Calixto Turek.Aprimoramento da Leitura na Terceira Idade: Observações a partir do Projeto Minha Memória, minha história. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
FRAGA, L.; ROMAN, C. E.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Maria Avelino de Araujo.Crenças sobre "gramática": um estudo longitudinal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
SALEH, P. B. O.; RAUPP, E. S.; LEAL, S. R. F.. Participação em banca de Ana Paula de Moura Delezuk.A pontuação em notícias de divulgação científica das revistas Superinteressante e Planeta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

9.
EMILIO, A. C. K.; ROMAN, C. E.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Roosinei Henrique de Oliveira.Recorte de um percurso da atividade oral no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

10.
SAVELI, E. L.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Luciana Lemes.A leitura de alunos do 6 ano (5 série) Ensino Fundamental: dificuldades apontadas pelos Professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

11.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Danielly de Boer.Elementos referenciais: uma questão de coerência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

12.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Gisele Cristine Koteski da Rosa.O livro didático do Ensino Médio do Paraná: mudar é possível?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

13.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Karlla Munike Puchta.A importância da Leitura no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

14.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Elis Lima Vagula.A construção de sentido em duas propagandas publicitárias.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

15.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Ricardo Vinícius Batista.Erro, o retrocesso de escrita.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

16.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Mirtes Fernandes de Oliveira.Leitura de Mundo: documentos oficiais, leitura e produção de textos no livro didático do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

17.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Noa Francielle Fornazari.Ler e escrever: umpressuposto de intertextualidade prospectiva a teoria e o ensino do texto.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

18.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Cíntia Maria Sansão.Jornal na Educação: Pesquisa e Ensino no processo do Letramento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

19.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Maria Elizabete Mann..Formação de leitores : da teoria à prática.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

20.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Michele Pupo.Português, Língua Estrangeira? Proposta para superar as dificuldades de ensinar o idioma falado e escrito no país.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

21.
SOUZA, M. F.; MACIEL, M. E.; RAUPP, E. S.. Participação em banca de Maria de Fátima de Souza.A Ética como norteadora do trabalho docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana.

22.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Mara Daniela Pereira e Tissiane Moleta.Análise e Interpretação de propagandas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.

23.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Lendro Ferreira do Amaral e Sérgio Antonio de Brito.Relevância da motivação no ensino da Língua Inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.

24.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Viviane Freitas Antunes.A importância da arte na aprendizagem.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana.

25.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Marilanda Santana.Concepções de Alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

26.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Edervais Ferreira Bueno Tozetto e Adelia Martins de Freitas.Poesia no ensino fundamental: possibilidade ou realidade?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.

27.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Carla Nepomoceno Kapp.Leitura de imagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.

28.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Thais Gonçalves de Paula.A linguagem não-verbal: uma estratégia de comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.

29.
RAUPP, E. S.. Participação em banca de Vanessa Ienczmionka.Os Problemas de ensino-aprendizagem da língua inglesa no segundo ciclo do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARRERA, M. B.; CORREA, D. A.; RAUPP, E. S.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2014. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
RAUPP, E. S.; SMANIOTTO, G. C.. Concurso Cultural- Projeto Televisando o futuro. 2013. Grupo Paranaense de Comunicação.

3.
TORQUATO, C. P.; RAUPP, E. S.; SOARES, M. C.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
RAUPP, E. S.. Concurso Nacional de Literatura Infanto-Juvenil Alcione Lüne Weber Behrendt. 2011. Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CIEL - CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM. Grupo de Estudos do Texto: Uma Possibilidade de Recontextualização de Saberes. 2013. (Congresso).

2.
VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem.Processos de ensino e aprendizagem mediados pelo texto. 2013. (Simpósio).

3.
11 CONEX - CONVERSANDO SOBRE EXTENSÃO.Grupo de Estudos do Texto: Integração Entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Encontro).

4.
IV EALIC - Encontro anual das licenciaturas UEPG. 2013. (Encontro).

5.
CONEX - Conversando sobre Extensão.Leitura e produção textual: uma perspectiva textual interativa. 2012. (Encontro).

6.
III EALIC - Encontro anual das licenciaturas UEPG. 2012. (Encontro).

7.
Fórum das Licenciaturas UEPG.Laboratório de Estudos do texto: práticas de linguagem em condições diversas.. 2012. (Encontro).

8.
VIII SELISIGNO - Edição Internacional e IX Simpósio de Leitura da UEL.Leitura e formação de professores. 2012. (Outra).

9.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. LEITURA E ESCRITA: PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE E SÍNTESE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS. 2011. (Congresso).

10.
VI CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem.GÊNEROS TEXTUAIS E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. 2011. (Seminário).

11.
9º CONEX.Texto como Condição para a Escrita. 2011. (Encontro).

12.
XXVIII SEURS - Seminário de extensão universitária da região sul.PRODUÇÃO TEXTUAL: EXERCÍCIO DE LEITURA E DESAFIO NO CONTEXTO ESCOLAR/ACADÊMICO. 2010. (Seminário).

13.
I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e IV CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Formação do leitor. 2010. (Outra).

14.
XIX Seminário do CELLIP.Gêneros textuais e ensino. 2009. (Seminário).

15.
VII Jornada Científica dos Campos Gerais.A formação de leitores nas séries iniciais. 2009. (Encontro).

16.
V CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem.A importância do gênero literário na formação do leitor/produtor de textos. 2009. (Outra).

17.
XVIII Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Texto literário: motivação para ler/escrever. 2007. (Seminário).

18.
XVIII Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A influência da leitura na produção escrita de alunos do ensino médio. 2007. (Seminário).

19.
V Jornada Científica de Educação dos Campos Gerais.A importância de desenvolver atividades lúdicas no processo de letramento. 2007. (Encontro).

20.
IV Ciclo de estudos em linguagem. 2006. (Outra).

21.
III CIEL - Ciclo de eventos em lingüística.Língua Portuguesa e leitura: uma abordagem curricular.. 2005. (Seminário).

22.
II CIEL - Ciclo de eventos em lingüística.Método Recepcional: uma alternativa para integrar leitura e produção textual.. 2004. (Outra).

23.
IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação e I encontro brasileiro de comunicação e educação.. 2002. (Simpósio).

24.
XV Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Procedimentos de leitura em redações de vestibular.. 2001. (Seminário).

25.
II Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Texto: Movimento de leitura e de escrita-um estudo de caso.. 2001. (Seminário).

26.
Ciclo de estudos em avaliação de redação. 2001. (Outra).

27.
XIV Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Redação no vestibular: um produto de leitura.. 2000. (Seminário).

28.
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Reflexos da oralidade na escrita.. 2000. (Seminário).

29.
4 Encontro do círculo de Estudos Lingüísticos do Sul -CELSUL.A interface leitura/escrita no processo de composição do texto.. 2000. (Outra).

30.
12 Congresso de leitura do Brasil. 1999. (Congresso).

31.
I Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 1999. (Seminário).

32.
XIII Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 1999. (Seminário).

33.
Seminário sobre leitura e vestibular. 1999. (Seminário).

34.
5 Simpósio de Ciências Humanas Letras e Artes. 1998. (Simpósio).

35.
II Workshop de tecnologia -Estudar língua portuguesa apropriar-se de possibilidades.. 1998. (Oficina).

36.
Oficinas pedagógicas. 1998. (Oficina).

37.
3 Simpósio de Ciências Humanas Letras e Artes. 1996. (Simpósio).

38.
I Semana de Letras. 1993. (Outra).

39.
V Semana de Letras. 1988. (Outra).

40.
IV Semana de Letras. 1987. (Outra).

41.
III Semana de Letras. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAUPP, E. S. ; JOVINO, I. ; PACHECO, K. . VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. 2013. (Congresso).

2.
RAUPP, E. S. . IV EALIC - Encontro de Acadêmicos de Licenciatura da UEPG. 2013. (Outro).

3.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. ; CORREA, D. A. . GETE - Grupo de Estudos do texto - Evento de Extensão. 2013. (Outro).

4.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Diálogos entre mídia e educação: avaliação de textos verbais e não-verbais produzidos por alunos do Ensino Fundamental-. 2013. (Outro).

5.
RAUPP, E. S. . Fórum das licenciaturas-UEPG Licenciatura e mídia: desafios na prática docente. 2013. (Outro).

6.
RAUPP, E. S. . III EALIC - Encontro de Acadêmicos de Licenciaturas da UEPG. 2012. (Outro).

7.
RAUPP, E. S. . Fórum das Licenciaturas. 2012. (Outro).

8.
RAUPP, E. S. ; SMANIOTTO, G. C. . Diálogos entre mídia e educação: avaliação de textos verbais e não-verbais produzidos por alunos do Ensino Fundamental-EVENTO. 2012. (Outro).

9.
RAUPP, E. S. . V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. 2009. (Congresso).

10.
RAUPP, E. S. ; CORREA, D. A. . GETE - Grupo de Estudos do texto - Evento de Extensão. 2009. (Outro).

11.
RAUPP, E. S. . XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2007. (Outro).

12.
RAUPP, E. S. . VII Encontro de Pesquisa - EPUEPG - 5 Encontro de Extensão - CONEX. 2007. (Outro).

13.
RAUPP, E. S. . Encontro de profissionais. 2006. (Outro).

14.
RAUPP, E. S. . IV CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. 2006. (Outro).

15.
RAUPP, E. S. . III CIEL - Ciclo de eventos em Lingüística. 2004. (Outro).

16.
RAUPP, E. S. . Encontro de profissionais. 2004. (Outro).

17.
RAUPP, E. S. . II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguística. 2004. (Outro).

18.
RAUPP, E. S. . Encontro de profissionais. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Camyla Aparecida Mello Ferreira. A inter-relação escrita, leitura, escrita e análise linguística em atividades didáticas propostas nas aulas de Língua Portuguesa. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária/UEPG. (Orientador).

2.
Islaine Moraes Castro. A abordagem dos gêneros textuais/discursivos em atividades propostas nas aulas de Língua Portuguesa.. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária. (Orientador).

3.
Tayane Freitas Machado. Condições de produção textual e indícios de autoria. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Suzelaine Schwab. A formação do leitor literário. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fundação Araucária/UEPG. (Orientador).

2.
Vanessa Christine Muniz. Os gêneros textuais e o ensino de gramática. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fundação Araucária/UEPG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane Babi Lohse e Gilmar Garcia de Lima. Pais, filhos, professores e leitura: resgatando o próprio destino.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro. Orientador: Eliane Santos Raupp.

2.
Fernanda Regina Lemos. A importância do gênero jornal impresso para a formação do leitor.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro. Orientador: Eliane Santos Raupp.

3.
Emanuelle Ramos Gabriel e Flavia Daiana Sehen de Oliveira. O espaço da leitura na sala de aula. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro. Orientador: Eliane Santos Raupp.

4.
Rosane Mendes. A importância da literatura na Educação Infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro. Orientador: Eliane Santos Raupp.

5.
Nelci Machado Ribeiro e Gisele Babi dos Santos. O espaço da produção de texto na sala de aula. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Instituto Educacional de Castro. Orientador: Eliane Santos Raupp.

6.
Gisele Aparecida França. A percepção do Portunhol e sua influência no ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Célia Aparecida Freitas. Avaliação no contexto escolar: entre o real e o ideal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

2.
Pamela Cristina Tullio. A contribuição da escola para a formação de sujeitos leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

3.
Priscila Aparecida Schipanski da Silva. A Importância do professor mediador de leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

4.
Andrinelly Stacheski Fuchs Ribeiro. O Ensino de Gramática e os gêneros textuais no processo de letramento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

5.
Leticia Maria de Paula. Os gêneros textuais como componentes essenciais das condições de produção textual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

6.
Vânia Soltes. A intencionalidade na propaganda publicitária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

7.
Luiza de Cássia Batista. A importância de ensinar o Brasil aos Brasileiros através da Literatura Brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

8.
Sueli Pires Gayer. Práticas de Alfabetização e Letramento: Um Complexo Processo Para o Desenvolvimento das Competências Discursivas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

9.
Kathelen Cristina Lemes de Souza. A importância dos gêneros textuais nas práticas de leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

10.
Rutinéia Correia Bueno. A importância da leitura para a formação do leitor nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

11.
Jocélia Huk de Lima. A formação de alunos leitores nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

12.
Flávia Corina Carvalho. Oralidade, escrita e leitura:uma reflexão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sant'Ana. Orientador: Eliane Santos Raupp.

13.
Marta Duarte. Relação professor, aluno e a escrita.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

14.
Lariane Carla Aparecida Krasniak. Metodologia não-linear de ensino-aprendizagem de língua estrangeira.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

15.
Henry Scholosser. A ortografia na alfabetização. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

16.
Lucimar Bernardi Dimbarre e Seglinde Manente de Oliveira. O que é saber/ensinar português para o acadêmico de Letras. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

17.
Josiane Aparecida de Almeida e Rita Cristiane Florsz. Variação lingüística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

18.
Célia Aparecida de Almeida Ferreira. Como ensinar gramática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

19.
Sandra Mara dos Santos. Projetos como possibilidade de incentivo à leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

20.
Ana Claudia Ribas Constantini e Narjara Regina Kapp. A linguagem na era da Internet. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

21.
Dircione Zanela Simão e Eliane Farias. Análise de um capítulo de livro: didática sobre o encaminhamento de leitura e produção que o livro propõe.. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Santa Amélia. Orientador: Eliane Santos Raupp.

Iniciação científica
1.
Camyla Aparecida Mello Ferreira. A inter-relação leitura, escrita e análise linguística no material didático de Língua Portuguesa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Santos Raupp.

2.
Islaine Moraes Castro. A abordagem dos gêneros textuais/discursivos nos materiais didáticos de Língua Portuguesa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Santos Raupp.

Orientações de outra natureza
1.
Edenize Janisch. O trabalho com os gêneros textuais numa visão ambientalista. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria da Educação. Orientador: Eliane Santos Raupp.

2.
Adriana Paula da Silva Faria. Gêneros textuais na sala de apoio à aprendizagem: uma abordagem lúdica. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria da Educação-PR. Orientador: Eliane Santos Raupp.

3.
Denise Aparecida Caillot Schroeder. O desenvolvimento da escrita por meio do discurso publicitário. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria da Educação. Orientador: Eliane Santos Raupp.

4.
Juliane Nadal. Um estudo da abordagem dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

5.
Rafael Munhoz. O ensino do gênero literatura e a formação do leitor. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.

6.
Leticia Maria de Paula. Gêneros textuais e condições de produção. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Eliane Santos Raupp.



Outras informações relevantes


1. APROVADA em CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos (Primeiro lugar) - 
para Provimento de Cargos de Docentes do Ensino Superior do Estado do Paraná - Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2011
Departamento de Letras
Área: Língua Portuguesa e Linguística

///

2. APROVADA em CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos (segundo lugar) - 
para Provimento de Cargos de Docentes do Ensino Superior do Estado do Paraná - Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2009
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Área: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa

    ///


3. DISSERTAÇÃO de Mestrado APROVADA com Louvor e Distinção/2002. 
Banca Constituída por: 
PhD. Marilurdes Zanini (UEM);
Dr. Renilson José Menegassi (UEM);
PhD. Vilson J. Leffa (UCPEL).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2014 às 13:07:47