Joao Batista Mossmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0878324757000445
  • Última atualização do currículo em 15/09/2018


Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS. Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Feevale. Atua como Professor no curso de Ciência da Computação. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas. Possui experiência no Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Projetos e desenvolvimento de Jogos, Sistemas de Realidade Virtual, Simulação e Objetos de Aprendizagem. Realiza investigações na área de computação aplicada a saúde e programas de intervenção neuropsicológica precoce-preventiva e, de reabilitação cognitiva através da estimulação, mediada pela tecnologia, das Funções Executivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joao Batista Mossmann
Nome em citações bibliográficas
MOSSMANN, J. B.;MOSSMAN, JB;Mossmann, João Batista;MOSSMANN, JOÃO;MOSSMANN, JOAO BATISTA;BATISTA MOSSMANN, JOÃO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Feevale.
RS-239
Vila Nova
93352000 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35868800
Ramal: 8657
URL da Homepage: http://www.feevale.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Exergames como Mediadores da Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Crianças do Ensino Fundamental I, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Eliseo Berni Reategui.
Coorientador: Rochele Paz Fonseca.
2008 - 2011
Mestrado em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: VR-MED: LINGUAGEM DE DOMÍNIO ESPECÍFICO PARA DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES VIRTUAIS APLICADOS AO ENSINO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Márcio Sarroglia Pinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Estudo de Técnicas de Processamento de Imagens aplicadas ao Apoio do Diagnóstico de Derrames Serosos de Etiologia Benigna e Maligna.
Orientador: Marta Rosecler Bez.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em J2ME: APLICAÇÕES MÓVEIS EM JAVA.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM JAVA.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Desenvolvimento de TI

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROGRAMDOR II, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROGRAMADOR I, Carga horária: 40

Atividades

01/2010 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto VI
Projeto VII
Sistemas Operacionais II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Integrando tecnologias na perspectiva da Aprendizagem Ubíqua para sujeitos em tratamento oncológico
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias pedagógicas envolvendo os recursos de uma rede social de aprendizagem articulada com jogos digitais educativos multimodais e elementos de ubiquidade e gamificação adaptativa, podem auxiliar no desenvolvimento da escrita, da leitura e do raciocínio lógico, de crianças e adolescentes em tratamento oncológico atendidos pela Associação de Assistência em Oncopediatria - AMO CRIANÇA - Novo Hamburgo/RS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Joao Batista Mossmann - Integrante / Débora Nice Ferrari Barbosa - Coordenador / Rosemari Lorenz Martins - Integrante / Norberto Kuhn Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2017 - Atual
Aprendizagem Móvel e Ubíqua: práticas pedagógicas envolvendo a mobilidade, os jogos digitais e as redes sociais em contexto formal e não-formal de educação
Descrição: O projeto tem como objetivo identificar como os jogos digitais educativos e as tecnologias móveis, aliadas à estratégias de gamificação e de multimodalidade, integrados à uma rede social de aprendizagem, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades voltadas à escrita, leitura e raciocínio lógico de crianças e adolescentes em contexto formal e não-formal de educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Descrição: Projeto SCIT-Feevale para o desenvolvimento de aplicativo inteligente web e mobile para a transmissão e gerenciamento de conhecimentos , para jovens e futuros empresários dos setores Criativos no Rio Grande do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Rede Social, Jogos Educacionais e Gamificação: integrando tecnologias através de práticas pedagógicas voltadas ao ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes em tratamento oncológico
Descrição: O objetivo deste projeto é identificar como os jogos educacionais e as tecnologias móveis, aliadas à estratégias de gamificação no contexto de uma rede social de aprendizagem, podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos escolares de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Para isso, focamos no desenvolvimento de jogos educacionais voltados as necessidades de aprendizagem dos sujeitos, no aperfeiçoamento da rede social e na proposta de práticas pedagógicas que utilizem os recursos digitais com vistas à aprendizagem. Projeto apoiado pelo CNPq - Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Ciências Humanas e Sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Joao Batista Mossmann - Integrante / Débora Nice Ferrari Barbosa - Coordenador / Guilherme T. Schneider - Integrante / Jorge Luis Victória Barbosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Desenvolvimento de softwares baseados em Brain Computer Interface (BCI) para auxiliar pessoas com limitações motoras no processo de inclusão escolar.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina de Oliveira Heidrich em 14/09/2018.
Descrição: Objetiva a concepção de um ambiente para agir como um modelo educacional inclusivo aplicado através de realidade virtual. Os estudos serão realizados através de uma abordagem qualitativa e de design ergonômico. Os sujeitos de estudo serão pessoas com paralisia cerebral, devido ao seu comprometimento motor e de comunicação. A importância dos estudos ligados a autonomia destes sujeitos deve-se ao fato de que muitos não têm liberdade de ir e vir, devido a comprometimentos motores e não tomam decisões por possuir comprometimento na sua fala...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Joao Batista Mossmann - Integrante / Anderson R. Schuh - Integrante / Regina de O. Heidrich - Coordenador / Marsal Avila Alves Branco - Integrante / Cleber Ribeiro Alvares da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Aprendizagem Lúdica, Colaborativa e com Mobilidade: análise do impacto do uso de jogos, tecnologias móveis e ambientes virtuais de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes em tratamento oncológico
Descrição: O objetivo deste projeto é identificar como os jogos educacionais e as tecnologias móveis, associadas a um ambiente virtual de aprendizagem podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, na integração e interação de crianças e adolescentes em tratamento oncológico com sua comunidade escolar e familiar. Para isso, focamos no desenvolvimento de jogos educacionais para o reforço escolar de crianças em tratamento oncológico e na criação de um ambiente virtual que aproxime o sujeito da escola e da família através do jogo e das tecnologias de interação e colaboração disponíveis. O projeto também vai considerar questões de acessibilidade e inclusão. Do ponto de vista da acessibilidade, os jogos e a comunidade virtual serão acessíveis a sujeitos cegos, uma vez que entre os sujeitos da pesquisa existem crianças e adolescentes cegos ou com câncer ocular. Do ponto de vista da inclusão os recursos desenvolvidos serão acessíveis tanto de dispositivos móveis do tipo tablet (visto serem mais fáceis de manipular pelos sujeitos da pesquisa) como de desktops ou notebooks...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Joao Batista Mossmann - Integrante / Débora Nice Ferrari Barbosa - Coordenador / PATRICIA BRANDALISE SCHERER BASSANI - Integrante / Sandra Teresinha Miorelli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2013 - 2015
APOIO AO PROCESSO EDUCATIVO EM CIÊNCIAS BÁSICAS A PARTIR DE UM ENFOQUE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
Descrição: objetivo geral deste projeto é definir uma metodologia que permita a aprendizagem social baseada em jogos digitais e aplica-la na área das ciências básicas no contexto da educação pública..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Integrando tecnologias e potencializando ações em direção à um ambiente lúdico de aprendizagem voltado ao reforço escolar de crianças e adolescentes em tratamento oncológico
Descrição: O objetivo deste projeto é identificar como os jogos educacionais e as tecnologias móveis, aliadas à estratégias de gamificação no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem, podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes em tratamento oncológico e na interação desta com sua comunidade escolar e familiar. Para isso, focamos no desenvolvimento de jogos educacionais para o reforço escolar de crianças em tratamento oncológico e na criação de uma comunidade virtual que aproxime o sujeito da escola e da família através do jogo e das tecnologias gamificação da comunidade, formando uma rede de aprendizagem gamificada. O projeto também vai considerar questões de acessibilidade e inclusão. Do ponto de vista da acessibilidade, os jogos e a comunidade virtual serão acessíveis a sujeitos cegos, uma vez que entre os sujeitos da pesquisa existem crianças e adolescentes cegos ou com câncer ocular. Do ponto de vista da inclusão os recursos desenvolvidos serão acessíveis tanto de dispositivos móveis do tipo tablet (visto serem mais fáceis de manipular pelos sujeitos da pesquisa) como de desktops ou notebooks..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Reconhecimento e Modelagem Facial
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de reconhecimento e modelagem facial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Joao Batista Mossmann - Integrante / Marta Rosecler Bez - Coordenador / Rodrigo Goulart - Integrante / Maria Rosangela Bez - Integrante / Luis Enrique Pettinari - Integrante / Camila Tais Conti - Integrante / Vanessa Schmitz - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em prevenção e cuidado do câncer infanto-juvenil
Descrição: O câncer infantil é, atualmente, a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, sendo a primeira causa relacionada à doença. Assim, ações de prevenção é fator fundamental. O objetivo deste projeto é desenvolver um jogo digital educativo multimodal com vistas a disseminação de conhecimentos sobre prevenção do câncer infanto-juvenil nos níveis primário e secundário. O projeto será desenvolvido em parceira entre pesquisadores e profissionais da Universidade Feevale/RS, do Icict/Fiocruz/RJ e UNEB/BA. O jogo tem como foco a formação de profissionais de saúde, professores de escolas públicas e de classes hospitalares, além de associações de assistência à criança e adolescente com câncer. O jogo estará disponível para dispositivos móveis e desktop, com acesso online e offline, envolvendo uma dinâmica e um universo ficcional de acordo com o público alvo. O desenvolvimento do jogo, desde a concepção até o produto final, será acompanhado por uma comissão de juízes, com formação na área de educação, psicologia, pediatria e oncopediatria, a fim avaliar o produto em desenvolvimento e estabelecer um feedback contínuo, subsidiando desenvolvimento e a geração do produto final. O produto final estará disponível para uso a partir de um website do projeto a ser desenvolvido, bem como a partir dos portais dos parceiros de projeto. Espera-se contribuir na produção de ambientes interativos para divulgação e orientação sobre processos de tratamento e prevenção do câncer infantojuvenil no contexto de ações de educação para o SUS. Além do Desenvolvimento e Fortalecimento de um grupo de pesquisadores e instituições envolvendo 3 Estados da Federação, sendo esta proposta a primeira a ser articulada entre o grupo, bem como de um trabalho envolvendo tecnologias digitais para educação e saúde e que possa atingir, de forma mais efetiva, a formação da rede de atenção básica dos municipios. Projeto aprovado CHAMADA FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n. 03/2017 PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE PPSUS 2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2017 - Atual
Desenvolvimento de Novas Empresas na Área de Games e Saúde na Incubadora Tecnológica da Feevale
Descrição: A proposta visa o surgimento e o crescimento de novas tecnologias que possibilitem a criação de empresas e de novos projetos, utilizando a elaboração de soluções dinâmicas e eficientes, baseadas na interface saúde e soluções digitais (games). Este projeto apresenta a inovação como fator de diferencial às empresas e visa à consolidação do Cluster de Tecnologias para Saúde, protagonizado pelo Estado do Rio Grande do Sul.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2016 - Atual
Desenvolvimento de novas mídias para educação em saneamento ambiental
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um jogo educativo multimodal (Tablet e Kinect) voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental, centrado na educação em saneamento básico. Para isso, focamos na temática no contexto da Educação Ambiental, levando em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. O projeto também vai permitir o acesso lúdico ao conhecimento e o desenvolvimento de um sujeito considerando uma perspectiva socioambiental, da justiça ambiental, das relações comerciais equilibradas e das concepções de sustentabilidade em relação a questão ambiental. Pretende-se também promover a cultura de jogos educacionais ativos (Exergames), como forma de desenvolver a aprendizagem do sujeito como um todo ? corpo e mente ? bem como a sua interação com as potencialidades da mobilidade. Do ponto de vista da inclusão os recursos desenvolvidos serão acessíveis tanto de dispositivos móveis do tipo tablet e para sensor de captura de movimento (Kinect ligado a um Computador)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2015 - 2016
Desenvolvimento de um jogo digital educacional multimodal
Descrição: Promover a disseminação de conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos por meio de recursos digitais multimodais, envolvendo jogo digital educativo, disponível para dispositivos móveis (tablets) e web, apoiado por um conteúdo sobre a temática água sob o formato de um website. Assim, o jogo poderá ser jogado em duas plataformas distintas, mantendo o mesmo processo comunicacional. PROJETO ÁGUA 2765/2015 - CAPES/ANA (Agência Nacional de Águas)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Digitais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
2º Lugar no Dica de Mestre, Congresso Aprender Criança.
2015
2º Lugar - Mostra de Jogos Educativos - Cava 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, Universidade Feevale.
2015
3º Lugar - Mostra de Jogos Educativos - Cava 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, Universidade Feevale.
2015
Menção Honrosa - IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, Universidade Federal de Alagoas - Instituto de Computação.
2015
Menção Honrosa - IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, Universidade Federal de Alagoas - Instituto de Computação.
2007
Trabalho Destaque - III Congresso Sul-brasileiro de Biomedicina e VII Semana Gaúcha de Biomedicina, Centro Universitário Feevale.
2007
Trabalho Destaque - Feira de Iniciação Científica e o Salão de Extensão, Centro Universitário Feevale.
2006
Trabalho Destaque - Feira de Iniciação Científica e o Salão de Extensão, Centro Universitário Feevale.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOSSMANN, J. B.2017MOSSMANN, J. B.; REATEGUI, E. ; BARBOSA, D. ; FONSECA, R. P. ; CARDOSO, C. O. ; VALADARES, V. C. S. . Evaluation of the Usability and Playability of an Exergame for Executive Functions Stimulation and Its Development Process. Lecture Notes in Computer Science, v. 10275, p. 164, 2017.

2.
BATISTA MOSSMANN, JOÃO2017BATISTA MOSSMANN, JOÃO; BERNI REATEGUI, ELISEO ; NICE FERREIRA BARBOSA, DÉBORA ; DE OLIVEIRA CARDOSO, CAROLINE ; PAZ FONSECA, ROCHELE ; BENITES DE CERQUEIRA, BERNARDO ; CERVI COLLING, ANA . Combinando Técnicas de Teste com Usuário e Julgamento de Especialistas na Avaliação de um Exergame para Estimulação das Funções Executivas. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

3.
HEIDRICH, R. O.2016HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, M. A. A. ; MOSSMANN, J. B. ; REBELO, F. ; JENSEN, E. ; OLIVEIRA, T. . Questing Ruins: A Game for a Digital Inclusion. Lecture Notes in Computer Science, v. 2, p. 264-272, 2016.

4.
ADAMS, E.2016ADAMS, E. ; MOSSMANN, J. B. ; BARBOSA, D. N. F. ; SCHUH, A. R. ; CAMPOS, M. B. . Serial Sequence Learning on Digital Games. Lecture Notes in Computer Science, v. 9744, p. 277-284, 2016.

5.
BARBOSA, D. N. F.2016BARBOSA, D. N. F. ; MOSSMANN, J. B. ; BASSANI, P. B. S. ; MARTINS, R. L. ; BARBOSA, J. L. V. . Using Mobile Learning in Formal and Non-formal Educational Settings. Lecture Notes in Computer Science, v. 9743, p. 269-280, 2016.

6.
LIPP, M. K.2015LIPP, M. K. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Desenvolvimento de jogos usando a interface NUI Leap Motion. GamePad, v. 8, p. 1-10, 2015.

7.
RONNAU, R. F.2015RONNAU, R. F. ; CORREA, S. M. ; KOCHENBORGER, L. R. ; FLORES, J. C. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Geração automática de assets a partir de tomografias computadorizadas para uso em games na área de saúde. GamePad, v. 8, p. 1-17, 2015.

8.
HEIDRICH, R. O.2015HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, M. A. A. ; MOSSMANN, J. B. ; JENSEN, E. ; REBELO, F. ; OLIVEIRA, T. ; SCHUH, A. R. . Games Development Using Brain Computer Interface. Immersive Education Initiative, v. 2, p. 170-180, 2015.

9.
BRANCO, MAA2015BRANCO, MAA ; WEYERMÜLLER, AR ; MÜLLER, EF ; SCHNEIDER, GT ; HUPFFER, HM ; DELGADO, J ; MOSSMAN, JB ; BEZ, MR ; MENDES, TG . Games in the environmental context and their strategic use for environmental education. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 75, p. 114-121, 2015.

10.
PIFFER, I.2015PIFFER, I. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHUH, A. R. ; BEZ, MARTA R. . INTELLECTUS - Software de catálogo de medidas fisiológicas baseadas em eletroencefalograma como ferramenta de apoio a avaliação de jogos digitais. GamePad, v. 1, p. 1-17, 2015.

11.
ROCKENBACH, D.2014 ROCKENBACH, D. ; MOSSMANN, J. B. ; REATEGUI, E. ; BEZ, M. R. ; Branco, M ; MEYRER, L. . Story Maker. Lecture Notes in Computer Science, v. 8395, p. 89-91, 2014.

12.
BARBOSA, D. N. F.2014 BARBOSA, D. N. F. ; BASSANI, P. B. S. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHNEIDER, G. T. ; REATEGUI, E. ; Branco, M ; MEYRER, L. ; NUNES, M. . Mobile Learning and Games: Experiences with Mobile Games Development for Children and Teenagers Undergoing Oncological Treatment. Lecture Notes in Computer Science, v. 8395, p. 153-164, 2014.

13.
WINTER, N. J.2014WINTER, N. J. ; SANTOS, G. N. ; STRACK, T. L. ; MOSSMANN, J. B. ; BARBOSA, D. ; BEZ, M. R. . Incentivo ao Estudo Através dos Jogos: experiências no desenvolvimento de uma rede social ?gamificada?. Revista Hipertexto, v. 4, p. 1-20, 2014.

14.
LIPP, M. K.2014LIPP, M. K. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a matemática utilizando o dispositivo NUI Leap Motion.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

15.
VALADARES, V. C. S.2014VALADARES, V. C. S. ; FARDIN, W. J. M. ; MOSSMANN, J. B. ; BRANCO, M. A. A. ; BEZ, M. R. ; MENDES, T. G. . Desenvolvimento e Aplicação do CDA Introdução aos Estudos Virtuais.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

16.
HEIDRICH, R. O.2014HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, M. A. A. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHUH, A. R. . Neuro-navegática, software desenvolvido para interação com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. ETD. Educação Temática Digital, v. 16, p. 98-117, 2014.

17.
BARBOSA, D. N. F.2013 BARBOSA, D. N. F. ; BASSANI, P. B. S. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHNEIDER, G. T. ; POLI, B. ; LAUER, D. . Aprendizagem com Mobilidade: experiências no desenvolvimento de jogos educativos móveis voltados para sujeitos em tratamento oncológico. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 1, 2013.

18.
KREIN, D.2013 KREIN, D. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Estudo das Premissas de Desenvolvimento Aplicadas aos Exergames. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 1, 2013.

19.
Soares, G.2013 Soares, G. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . HIT CO-OP - Um Jogo Colaborativo Utilizando Kinect. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 1, 2013.

20.
ROCKENBACH, D.2013ROCKENBACH, D. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. ; REATEGUI, E. ; Branco, M . Story Maker: proposta de um jogo para apoio ao letramento. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 1, 2013.

21.
BEZ, M. R.2013BEZ, M. R. ; FLORES, C. D. ; MOSSMANN, J. B. ; Branco, M ; MENDES, T. G. . SimDeCS: um simulador baseado em técnicas de IA. GamePad, v. 1, p. 1, 2013.

22.
BEZ, M. R.2013BEZ, M. R. ; Branco, M ; MENDES, T. G. ; MOSSMANN, J. B. . Construto Digital de Aprendizagem. GamePad, v. 1, p. 1, 2013.

23.
SCHUH, A. R.2013SCHUH, A. R. ; LIMA, A. ; HEIDRICH, R. O. ; MOSSMANN, J. B. ; FLORES, C. D. ; BEZ, M. R. . Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.

24.
Barros, P.R.2012Barros, P.R. ; Cazella, S.C ; BEZ, M. R. ; FLORES, C. D. ; Dahmer, A ; MOSSMANN, J. B. . Um Simulador de Casos Clínicos Complexos no Processo de Aprendizagem em Saúde.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 234, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Barbosa, Débora Nice Ferrari ; Barbosa, Jorge Luis Victória ; Mossmann, João Batista ; de Cerqueira, Bernardo Benites ; Postai, Lucas Schneider . Adaptation of an Educational Exergame to Mobile Platforms: A Development Process. Communications in Computer and Information Science. : Springer International Publishing, 2018, v. , p. 287-298.

2.
Schuh, Anderson ; de Borba Campos, Marcia ; Bez, Marta ; Mossmann, João Batista . Usability Evaluation of a Wheelchair Virtual Simulator Controlled by a Brain-Computer Interface: Lessons Learned to the Design Process. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 92-101.

3.
Heidrich, Regina ; Rebelo, Francisco ; Branco, Marsal ; Mossmann, João Batista ; Schuh, Anderson ; Jensen, Emely ; Oliveira, Tiago . A Comparative Study: Use of a Brain-Computer Interface (BCI) Device by People with Cerebral Palsy in Interaction with Computers. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 405-410.

4.
HELWANGER, F. A. ; ROLIM, M. P. ; BEZ, MR ; MOSSMANN, J. B. . PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA: UTILIZAÇÃO DE LINGUAGENS FUNCIONAIS. Livro de Destaques - Feira de iniciação Científica 2014. 1ed.Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2015, v. , p. 266-281.

5.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Técnicas de Processamento de Imagens Aplicadas ao Apoio do Diagnóstico em Imagens Citopatológicas. Aprendizado Descoberta e Inovação em Iniciação Científica - Livro de Destaques. : , 2008, v. , p. 77-90.

6.
MOSSMANN, J. B.; ANDREOLLA, H. F. ; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Proposta de Sistema de Apoio ao Diagnóstico (SAD) Baseado nas Técnicas de Análise de Imagens Aplicado na Pesquisa da Correlação da Infecção por HP com a Ocorrência de Processo Aterosclerótico em Modelo Animal. Aprendizado, descoberta e inovação em iniciação científica e extensão: Livro de destaques da FICSE 2006. Novo Hamburgo: Feevale, 2007, v. , p. 55-65.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BENITES, B. ; BARBOSA, D. ; Mossmann, João Batista . Planejamento para a avaliação de um jogo digital em dispositivos móveis voltado para a estimulação das funções executivas. In: II CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, 2018, Novo Hamburgo. Anais do II CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018.

2.
BENITES, B. ; BARBOSA, D. N. F. ; Mossmann, João Batista . REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Seminário de Pós-graduação, 2017, Novo Hamburgo. Seminário de Pós-graduação. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2017.

3.
HEIDRICH, R. O. ; Branco, Marsal ; Mossmann, João Batista ; Schuh, Anderson . Games to Assist People with Mobility Limitations in the School Inclusion Process. In: Athens Institute for Education and Research - ATINER CONFERENCE, 2017, Atenas. ATINER's Conference Paper Series EDU2017-2219, 2017. v. 2219. p. 1-16.

4.
MOSSMANN, JOAO BATISTA; RIEDER, RAFAEL ; FLORES, CECILIA DIAS ; PINHO, MARCIO SARROGLIA . Project and Preliminary Evaluation of VR-MED, a Domain-Specific Language for Serious Games in Family Medicine Teaching. In: 2016 IEEE 40th Annual Computer Software and Applications Conference (COMPSAC), 2016, Atlanta. 2016 IEEE 40th Annual Computer Software and Applications Conference (COMPSAC), 2016. p. 663-667.

5.
MOSSMANN, J. B.; BARBOSA, D. N. F. ; BASSANI, P. B. S. ; MARTINS, R. L. ; BARBOSA, J. L. V. . Using Mobile Learning in Formal and Non-Formal Educational Settings. In: 18th International Conference on Human-Computer Interaction, 2016, Toronto. Using Mobile Learning in Formal and Non-Formal Educational Settings. New York: Springer, 2016. p. 269-280.

6.
ARNORLD, R. ; BARBOSA, D. N. F. ; MOSSMANN, J. B. ; SANTOS, P. R. . Análise de Gamificação em Redes Sociais Gamificadas. In: VIII International Conference of Adaptive and Accessible Virtual Learning Environment, 2016, Cartagena. (A ser publicado) Análise de Gamificação em Redes Sociais Gamificadas, 2016.

7.
MOSSMANN, J. B.; REATEGUI, E. ; BARBOSA, D. N. F. ; CARDOSO, C. O. ; FONSECA, R. P. ; VIANA, M. F. . Um Exergame para Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Crianças do Ensino Fundamental I. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Um Exergame para Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Crianças do Ensino Fundamental I, 2016.

8.
MOSSMANN, J. B.; BENITES, B. ; BARBOSA, D. N. F. ; REATEGUI, E. ; CARDOSO, C. O. ; FONSECA, R. P. ; PERIUS, K. H. ; SILVA, R. N. . Exergame Aplicado na Estimulação de Componentes das Funções Executivas. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2016, Goiânia. (A ser publicado) Exergame Aplicado na Estimulação de Componentes das Funções Executivas, 2016.

9.
REATEGUI, ELISEO ; ZOTTI BITTENCOURT, MARLOM ; MOSSMANN, JOAO BATISTA . Students' Attitudes in Relation to Exergame Practices in Physical Education. In: 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VSGames), 2016, Barcelona. 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), 2016. p. 1.

10.
HEIDRICH, R. O. ; Branco, Marsal ; Mossmann, João Batista ; Schuh, Anderson ; JENSEN, E. . JOGOS DIGITAIS PARA INTERAÇÃO COM BRAIN COMPUTER INTERFACE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL. In: 12ª edição do P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2016. p. 3397-3407.

11.
SILVA, R. N. ; MENDES, T. G. ; TROMBETTA, A. ; SCHNEIDER, G. T. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. ; VALADARES, V. C. S. . Lucro S/A: um CDA para a Administração Financeira. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 4. p. 216-223.

12.
VALADARES, V. C. S. ; BEZ, M. R. ; TROMBETTA, A. ; SCHNEIDER, G. T. ; MOSSMANN, J. B. ; SILVA, R. N. ; MENDES, T. G. . Introdução aos Estudos Virtuais. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 4. p. 202-208.

13.
VALADARES, V. C. S. ; SCHNEIDER, G. T. ; TROMBETTA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. ; SILVA, R. N. ; MENDES, T. G. . Zell Desenvolvimento do CDA para a disciplina de biologia. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 4. p. 209-2015.

14.
SILVA, R. N. ; MENDES, T. G. ; TROMBETTA, A. ; SCHNEIDER, G. T. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. ; VALADARES, V. C. S. . O Aprendizado do Controle de Operações através do CDA Alien Factory. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 4. p. 194-201.

15.
PIFFER, I. ; SCHUH, A. R. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . INTELLECTUS - Software de catálogo de medidas fisiológicas baseadas em eletroencefalograma como ferramenta de apoio a avaliação de jogos digitais. In: GAMEPAD - Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. Anais [do] GamePad VIII, 2015. p. 1-17.

16.
Mossmann, João Batista; BARBOSA, D. N. F. ; Barros, P.R. ; SILVA, R. N. ; VALADARES, V. C. S. ; GONCALVES, B. T. ; FISCHER, R. E. C. ; BROCHETTO, V. . Busca de Evidências da Aplicação da Teoria da Carga Cognitiva em um Exergame de Dança - See more at: http://www.sbgames.org/sbgames2015/#/anais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. SBC ? Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 368-375.

17.
MOSSMANN, J. B.; BARBOSA, D. N. F. ; Barros, P.R. ; SILVA, R. N. ; VALADARES, V. C. S. ; BROCHETTO, V. ; FISCHER, R. E. C. ; GONCALVES, B. T. . Evidências Iniciais da Teoria da Carga Cognitiva em Jogos Digitais. In: Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. GamePad, 2015.

18.
MOSSMANN, J. B.; HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, M. A. A. ; Jensen, Emely ; REBELO, F. ; OLIVEIRA, T. ; SCHUH, A. R. . Games Development Using Brain Computer Interface. In: Immersive Education Initiative, 2015, Paris. Games Development Using Brain Computer Interface, 2015. p. 170-180.

19.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. ; STAHNKE, F. R. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . BLINK: DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE CADEIRA DE RODAS CONTROLADO POR INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA. In: GAMEPAD - Seminário de Games e Tecnologia, 2014, Novo Hamburgo. Anais [do] GamePad VII, 2014. p. 1-19.

20.
PIFFER, I. ; SCHUH, A. R. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . SISTEMA COMPUTACIONAL APLICADO À AQUISIÇÃO DE MEDIDAS NEUROFISIOLÓGICAS. In: GAMEPAD - Seminário de Games e Tecnologia, 2014, Novo Hamburgo. Anais [do] GamePad VII, 2014. p. 1-21.

21.
WINTER, N. J. ; SANTOS, G. N. ; MOSSMANN, J. B. ; BARBOSA, D. N. F. ; BEZ, M. R. . Incentivo ao estudo através dos Jogos: Experiências no desenvolvimento de uma Rede Social. In: CAVA - International Conference of Adaptive and Accessible Virtual Learning Environment, 2014, Cardoba. VI International Conference of Adaptive and Accessible Virtual Learning Environment, 2014.

22.
BEZ, M. R. ; Branco, M ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Dimensões dos jogos de ensino. In: Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação, 2013, Luanda. ICECE'2013 - Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação., 2013. v. 1. p. 1-6.

23.
BEZ, M. R. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. ; Branco, M . Projeto para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem no formato de Jogos Sérios.. In: IV Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2013, Cartagena. Anais do IV Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012. p. 1-10.

24.
BARBOSA, D. N. F. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHNEIDER, G. T. ; MIORELLI, S. T. ; POLI, B. ; OLIVEIRA, D. ; GONCALVES, C. R. . Experiências no desenvolvimento de jogos educativos para dispositivos móveis. In: GAMEPAD - Seminário de Games e Tecnologia, 2013, Novo Hamburgo. GamePad VI : depois do fim do mundo, 2013. p. 3-16.

25.
Soares, G. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Métodos de Avaliação em Jogos Colaborativos. In: V Gamepad, 2012, Novo Hmburgo. V GAMEPAD - Seminário de Games, 2012.

26.
MOSSMANN, J. B.; Maroni, V. ; FLORES, C. D. ; Dahmer, A ; PINHO, S. M. . VR-MED: Linguagem de Domínio Específico para Ambientes Virtuais Aplicados à Educação Médica. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010, Porto de Galinha. XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010.

27.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. ; PY, D. X. . Segmentação Automática de Imagens para Auxílio ao Diagnóstico em Exames Citopatológicos. In: III Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas, 2007, São Carlos. III Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOSSMANN, J. B.; BARBOSA, D. N. F. ; Barros, P.R. ; VALADARES, V. C. S. ; SILVA, R. N. ; FISCHER, R. E. C. ; BROCHETTO, V. ; GONCALVES, B. T. . Evidências da Teoria da Carga Cognitiva em Jogos Digitais. In: VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. Anais CAVA 2015, 2015.

2.
ARNORLD, R. ; MOSSMANN, J. B. ; BARBOSA, D. N. F. ; SANTOS, P. R. ; ROCKENBACH, D. . . Rede Teia - aperfeiçoando os elementos de gamificação em uma rede social educativa. In: Anais CAVA 2015, 2015, Novo Hamburgo. II Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015.

3.
HEIDRICH, R. O. ; REBELO, F. ; BRANCO, M. A. A. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHUH, A. R. ; Jensen, Emely ; OLIVEIRA, T. . A Comparative Study: Use of a Brain-Computer Interface (BCI) Device by People with Cerebral Palsy in Interaction with Computers. In: 17th International Conference on Human-Computer Interaction, 2015, Los Angeles. A Comparative Study: Use of a Brain-Computer Interface (BCI) Device by People with Cerebral Palsy in Interaction with Computers. Suiça: Springer International, 2015.

4.
HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, M. A. A. ; MOSSMANN, J. B. ; SCHUH, A. R. ; Jensen, Emely . Development of BCI Based Softwares to Assist People with Mobility Limitations in the School Inclusion Process. In: The 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, 2015, Lisboa. Development of BCI Based Softwares to Assist People with Mobility Limitations in the School Inclusion Process. New York: ACM, 2015.

5.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; BEZ, M. R. . Protótipo de simulador de cadeira de rodas motorizada controlada por interface cérebro-computador não invasiva. In: Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Itajaí: Univali, 2014. v. 1. p. 364-365.

6.
VALADARES, V. C. S. ; FARDIN, W. J. M. ; MOSSMANN, J. B. ; BRANCO, M. A. A. ; BEZ, MR ; MENDES, TG . Introdução aos Estudos Virtuai. In: Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação, 2014, Santa Maria. Anais do Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação., 2014. p. 34-34.

7.
SCHUH, ÂNDERSON R. ; LIMA, ALESSANDRO ; MORCHE, GUSTAVO ; MOSSMANN, JOÃO ; BEZ, MARTA R. . Control of a wheelchair simulator in a three-dimensional environment using eye blink detection through non-invasive brain-computer interface. In: the XV International Conference, 2014, Puerto de la Cruz. Proceedings of the XV International Conference on Human Computer Interaction - Interacción '14. New York: ACM Press, 2014. p. 1.

8.
Soares, G. ; BEZ, MR ; MOSSMANN, J. B. . HIT CO-OP - Un juego colaborativo utilizando Kinect. In: Octavo Congreso Colombiano de Computación, 2013. Armenia. Libro Colombiano de Computación. Armenia: Sociedade Colombiana de Computação, 2013. p. 59-62.

9.
FLORES, C. D. ; MOSSMANN, J. B. ; Maroni, V. ; Dahmer, A ; PINHO, S. M. . Uma Linguagem Computacional Aplicada à Educação Médica.. In: COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. . Técnicas de Processamento de Imagens Aplicadas ao Apoio do Diagnóstico em Citopatologia. In: I Semana Científica da UFCSPA, 2008, Porto Alebre. I Semana Científica da UFCSPA, 2008.

2.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Aplicação de Técnicas de Processamento de Imagens Digitais no Apoio do Diagnóstico em Citopatologia. In: III Congresso Sul-brasileiro de Biomedicina e VII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2007, Novo Hamburgo. III Congresso Sul-brasileiro de Biomedicina e VII Semana Gaúcha de Biomedicina, 2007.

3.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Técnicas de Processamento de Imagens Aplicadas ao Apoio do Diagnóstico em imagens Citopatológicas. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2007, 2007, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2007, 2007.

4.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. . Estudo de Processamento de Imagens Aplicado ao Apoio do Diagnóstico Citopatológico. In: XIX Salão de Iniciação Científica ? UFRGS/2007, 2007, Porto Alegre. XIX Salão de Iniciação Científica ? UFRGS/2007, 2007.

5.
MOSSMANN, J. B.; ANDREOLLA, H. F. ; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Sistema para auxílio ao diagnístico (SAD) de aterosclerose em modelo animal.. In: II Congresso Sul-brasileiro de Biomedicina, 2006, Novo Hamburgo. II Congresso Sul-Brasileiro Biomedicina e VI Semana Gaúcha Biomedicina, 2006.

6.
ANDREOLLA, H. F. ; MOSSMANN, J. B. ; PICOLI, S. U. ; FRANTZ, M. A. ; BEZ, M. R. . Estudo para avaliação do processo aterosclerótico em modelo animal submetido à dieta hiperlipidêmica quando inoculados por Helicobacter pylori. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2006, 2006, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2006. Novo Hamburgo: Feevale, 2006.

7.
MOSSMANN, J. B.; ANDREOLLA, H. F. ; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Visão Computacional em sistema para auxilio ao diagnóstico (SAD). In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2006, 2006, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2006. Novo Hamburgo: Feevale, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BEZ, M. R. ; MOSSMANN, J. B. ; FRANTZ, M. A. ; PY, D. X. . Segmentação de Imagens para análise de lâminas citopatológicas de derrames serosos. Logos (Canoas), 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. . Técnicas de Processamento de Imagens Aplicadas ao Apoio do Diagnóstico em Citopatologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Aplicação de Técnicas de Processamento de Imagens Digitais no Apoio do Diagnóstico em Citopatologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; FRANTZ, M. A. . Técnicas de Processamento de Imagens Aplicadas ao Apoio do Diagnóstico em imagens Citopatológicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. . Estudo de Processamento de Imagens Aplicado ao Apoio do Diagnóstico Citopatológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHEFFLER, E. L. ; FISCHER, R. E. C. ; SILVEIRA, V. S. ; REIS, V. M. ; LIMA, A. ; MOSSMAN, JB ; MENDES, T. G. . The Julie's case. 2017. (Jogo Digital).

2.
NUGEM, J. L. ; PELLEGRINI, P. C. O. ; DAGOSTIN, G. ; OLIVEIRA, G. ; PADILHA, J. M. ; LIMA, A. ; MOSSMAN, JB ; MENDES, T. G. . Karma. 2017. (Jogo Digital).

3.
GANZER, A. C. ; GONCALVES, G. L. ; FERREIRA, J. H. S. ; FUKUMOTO, L. T. ; ZAPAROLLI, N. ; LIMA, A. ; MOSSMAN, JB . Pali. 2017. (Jogo Digital).

4.
NOVAKOSKI, D. W. C. ; MORCHE, G. ; TELES, M. C. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. ; MOSSMAN, JB . Running into the dungeon. 2017. (Jogo Digital).

5.
MOSSMANN, J. B.; BARBOSA, D. ; SCHNEIDER, G. T. . Geração Água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

6.
ERMEL, A. ; STENGEL, G. A. ; FERRONI, L. S. ; GUBES, L. Y. Y. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Dark maze. 2016. (Jogo Digital).

7.
SCHNEIDER, M. ; BROCHETTO, V. ; PINTO, C. P. ; GOMES, C. ; CARDOSO, D. P. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. ; LIMA, A. . Oris. 2016. (Jogo Digital).

8.
RAUPP, B. P. ; WARKEN, S. R. L. ; LIMA, A. ; MOSSMAN, JB ; MENDES, T. G. . A pirate's life for me!. 2016. (Jogo Digital).

9.
VILLAR, B. G. ; SOUZA, E. M. ; MEYRER, L. S. ; LUCENA, R. ; LEAL, V. S. ; LIMA, A. ; MOSSMAN, JB ; MENDES, T. G. . The sky above. 2016. (Jogo Digital).

10.
MORAES, C. F. ; SILVA, P. A. ; VIZZOTTO, M. D. ; HILGERT, G. ; SANTOS, H. A. B. ; MOSSMAN, JB ; MENDES, T. G. ; LIMA, A. . Un cuerno en el infierno. 2016. (Jogo Digital).

11.
SANTOS, F. P. ; VARGAS, F. W. ; CARCAMO, T. A. ; MOSSMAN, JB ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. . Symbiosis. 2016. (Jogo Digital).

12.
QUADROS, D. ; STRASBURG, F. J. ; SILVA, G. K. ; KUHNE, N. J. ; SANTOS, T. I. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . One more break. 2016. (Jogo Digital).

13.
MOSSMANN, J. B.; MENDES, TG ; SCHNEIDER, G. T. ; TROMBETTA, A. ; BEZ, M. R. . Lucro S/A. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

14.
MOSSMANN, J. B.; MENDES, TG ; BEZ, M. R. ; SCHNEIDER, G. T. ; TROMBETTA, A. . Zell. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

15.
SILVA, A. E. M. ; FASSINA, M. Y. M. ; KELLER, N. Z. ; PIRES, R. V. ; BROMBATTI, R. S. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Unbalanced. 2015. (Jogo Digital).

16.
FERREIRA, P. A. ; MENEZES, D. B. ; COSTA, L. A. ; CARCAMO, V. R. ; BRENNER, G. L. C. ; MOSSMANN, J. B. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. . Hyndra's tale. 2015. (Jogo Digital).

17.
RIOS, A. J. ; SCHMITZ, B. A. ; BARILI, F. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Poly Villains. 2015. (Jogo Digital).

18.
MENDONCA, D. K. S. ; PAPA, G. S. H. ; SILVEIRA, G. S. ; NUNES, M. R. ; SOUZA, T. Z. ; MOSSMANN, J. B. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. . Ragnar. 2015. (Jogo Digital).

19.
SILVA, C. M. ; RODRIGUES, T. I. ; BACH, H. ; VANDES, W. P. ; MOSSMANN, J. B. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. . Republic IV. 2015. (Jogo Digital).

20.
HECKEL, G. L. ; BRINKMANN, H. W. ; COSTA, J. O. ; MICHEL, L. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Shadow of Gulysten. 2015. (Jogo Digital).

21.
POLI, B. R. P. ; MATZEMBACKER, C. A. ; KRAUSS, J. M. ; SA, L. E. ; BERSCH, R. A. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Clockwork alchemy. 2014. (Jogo Digital).

22.
SILVA, A. V. R. ; REIS, T. B. ; CLEBSCH, J. P. ; GOLDANI, F. S. ; SILVA, D. C. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Lhama à vista. 2014. (Jogo Digital).

23.
SILVA, L. B. ; SANTOS, V. S. ; FREITAS, V. S. F. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. ; MOSSMANN, J. B. . Maze of Anubis. 2014. (Jogo Digital).

24.
FEY, A. F. ; LINCK, T. D. B. ; HERZER, M. A. ; PAUL, L. P. ; SCHITTLER, H. F. M. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. . Mi scusi. 2014. (Jogo Digital).

25.
KONZEN, R. M. ; PINTO, M. G. ; SILVA, D. S. ; SILVA, L. F. ; PACHECO, C. T. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. ; MENDES, T. G. . Stuntman Rob. 2014. (Jogo Digital).

26.
SANTOS, B. A. Z. ; MENGUER, C. R. S. ; OLIVEIRA, D. L. ; WEBSTER, G. C. ; VALADARES, V. C. S. ; LIMA, A. ; MOSSMANN, J. B. . Who framed dixie. 2014. (Jogo Digital).

27.
MOSSMANN, J. B.; MENDES, TG ; BEZ, M. R. . Introdução aos Estudos Virtuais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

28.
MOSSMANN, J. B.; BEZ, M. R. ; MENDES, TG . Desafio Quiz. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

29.
MOSSMANN, J. B.; MENDES, TG ; BEZ, M. R. . Alien Factory. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Digital Educativo).

30.
LAIDENS, G. P. ; SIQUEIRA, G. S. ; GARCIA, T. A. ; KLEIN, G. ; MOSSMANN, J. B. . Dairen. 2012. (Jogo Digital).

31.
SOUZA, C. R. ; FARDIN, W. J. M. ; SAMPAIO, M. D. ; SILVEIRA, I. S. ; MOSSMANN, J. B. ; KLEIN, G. . Damh ham. 2012. (Jogo Digital).

32.
LUDOVICO, D. R. ; ABADIE, M. S. ; SALDANHA, L. G. S. ; FUHR, T. G. S. ; KLEIN, G. ; MOSSMANN, J. B. . Gnomes. 2011. (Jogo Digital).

33.
FERNANDES, G. T. ; MARTEN, T. R. ; NEVES, R. M. ; OSWALD, J. V. ; KLEIN, G. ; MOSSMANN, J. B. . Kage. 2011. (Jogo Digital).

34.
SILVA, C. L. ; VARGAS, T. D. ; KNEVITZ, J. V. ; MOSSMANN, J. B. ; KLEIN, G. . Nacho killer. 2011. (Jogo Digital).

35.
RODRIGUES, A. M. ; SESTERREM, M. C. ; ILGES, A. A. ; KLEIN, G. ; MOSSMANN, J. B. . Wild empire. 2011. (Jogo Digital).

36.
RODRIGUES, A. M. ; ILGES, A. A. ; KNEVITZ, J. V. ; SESTERREM, M. C. ; MOSSMANN, J. B. ; MOTA, M. B. . Capture the piritico. 2010. (Jogo Digital).

37.
SILVA, C. L. ; VARGAS, V. G. ; NEVES, R. M. ; VARGAS, T. D. ; MOTA, M. B. ; MOSSMANN, J. B. . Fight for fate. 2010. (Jogo Digital).

38.
LAIDENS, G. P. ; LINCK, T. D. B. ; GARCIA, T. A. ; SIQUEIRA, G. S. ; MOSSMANN, J. B. ; MOTA, M. B. . The matrix. 2010. (Jogo Digital).

39.
SALDANHA, L. G. S. ; FUHR, T. G. S. ; MARQUES, V. C. ; ABADIE, M. S. ; MOSSMANN, J. B. ; MOTA, M. B. . The matrix. 2010. (Jogo Digital).

40.
MATHIAS, A. A. ; LEAO, C. K. ; LIELL, D. ; MILKEWICZ, F. P. ; GUAGLIARDO, R. ; MOTA, M. B. ; MOSSMANN, J. B. . The matrix. 2010. (Jogo Digital).

41.
HENRICH, C. ; FRITSCH, M. B. ; SZABLUK, F. ; LUDOVICO, D. R. ; MOSSMANN, J. B. ; MOTA, M. B. . The matrix. 2010. (Jogo Digital).

42.
MARTEN, T. R. ; FERNANDES, G. T. ; OSWALD, J. V. ; MOTA, M. B. ; MOSSMANN, J. B. . Black portal omega. 2010. (Jogo Digital).

43.
SANTOS, R. L. ; RECH, T. ; PRA, F. K. D. ; MARTINS, D. S. ; MOSSMANN, J. B. ; LIMA, A. ; MENDES, T. G. . Ninja grounds. 2009. (Jogo Digital).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOSSMANN, J. B.; REIS, A. N.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Lucas Roberto Kochenborger.DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA DETECÇÃO DA CAMADA PERICÁRDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale.

2.
MOSSMANN, J. B.; SIMOES, G. S.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Fernando Hermes Hernandez Lusardo.DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO VISUALIZADOR 3D PARA AUXÍLIO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E MEDICINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale.

3.
MOSSMANN, J. B.; REIS, A. N.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Fábio Luiz Koehler.DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE GORDURA EPICÁRDICA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale.

4.
MOSSMANN, J. B.; OLIVEIRA, R. F.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Fábio Petry.DETECÇÃO DE PONTOS FACIAIS A PARTIR DA NORMA MPEG-4. 2013.

5.
MOSSMANN, J. B.; OLIVEIRA, R. F.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Michael de Rezende Becker.APRESENTANDO PIXEL ARTS EM ALTAS RESOLUÇÕES. 2012.

6.
MOSSMANN, J. B.; OLIVEIRA, R. F.; SIMOES, G. S.. Participação em banca de Douglas Neves Spindler.Algoritmos para geração de fractais: uma análise de desempenho de modelos sequenciais e paralelos baseados em arquiteturas multi-core e many-core. 2012.

7.
MOSSMANN, J. B.; ASSIS, G. A.; BEZ, M. R.. Participação em banca de Leonardo Vinícius Goulart.ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SERIOUS GAMES DESENVOLVIDOS PARA A ÁREA DA SAÚDE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale.

8.
MOSSMANN, J. B.; SIMOES, G. S.; CARVALHO, J. V.. Participação em banca de Cristian Cardoso.NÚMENOR - GERADOR DE CÓDIGO PARA APLICAÇÕES WEB. 2011.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBGames 20013 - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2013. (Simpósio).

2.
SBGames 20012 - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2012. (Simpósio).

3.
VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2008. (Simpósio).

4.
I Congresso Politécnico de Informática em Saúde. Segmentação de Imagens para análise de lâminas citopatológicas de derrames serosos. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bernardo Benites de Cerqueira. ADAPTAÇÃO DE UM EXERGAME PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: POTENCIALIZANDO A ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - Universidade Feevale, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Metz Johann. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eduardo Melzer. Identificação e Coleta de Informações de Objetos de Museu. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software Aplicada) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Saulo Marcos Corrêa. PROPOSTA DE UM MODELO PARA GERAÇÃO DE CURVA DE DIFICULDADES ADAPTATIVAS EM JOGOS DIGITAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

2.
GREGÓRIO CHALINSKI KUSOWSKI. REPRESENTAÇÃO VISUAL DE SEGMENTOS DE ÁUDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

3.
Eduardo Bokorny Adams. INVESTIGAÇÃO DO APRENDIZADO DE SEQUÊNCIA SERIAIS EM JOGOS DIGITAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

4.
Mauro Kolberg Lipp. DESENVOLVIMENTO DE INTERAÇÕES BASEADAS EM NATURAL USER INTERFACE PARA JOGOS SÉRIOS APLICADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

5.
Igor Piffer. SISTEMA COMPUTACIONAL APLICADO AO CATÁLOGO DE MEDIDAS NEUROFISIOLÓGICAS BASEADAS EM ELETROENCEFALOGRAMA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

6.
Rafael Vargas. FIST - ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA INTERAÇÃO BASEADA EM SEGUNDA TELA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

7.
Anderson Rodrigo Schuh. BLINK - ESTUDO E PROTOTIPAÇÃO DE UM SIMULADOR DE CADEIRA DE RODAS EM AMBIENTE TRIDIMENSIONAL CONTROLADO POR INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR NÃO INVASIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

8.
Gustavo Trott. ESTUDO E APLICAÇÃO DE UM PROCESSO DE MDD UTILIZANDO IFML. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

9.
Eduardo Viero Provenzano. Estudo e Prática sobre Bases de Dados em Memória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

10.
Douglas Krein. ESTUDO DAS PREMISSAS DE DESENVOLVIMENTO APLICADAS AOS EXERGAMES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

11.
Diomar Rodrigo Rockenbach. STORY MAKER: PROPOSTA DE SOFTWARE DE APOIO AO LETRAMENTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

12.
Fabiano Jacoboski. Proposta de uma Arquitetura Web Baseada em Microkernel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

13.
Fernando Soares. Sistema para Auxílio na Elaboração de Treinamentos Físicos Voltados à Qualidade de Vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

14.
Hélio Paulo Mendes Júnior. Soft Life ? Um Jogo Sério Aplicado ao Tratamento Fisioterapêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.

15.
Gabriel Candido Soares. HIT CO-OP ? Um Jogo Colaborativo Utilizando Kinect. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Feevale. Orientador: Joao Batista Mossmann.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:17:06