Dalva Regina Ribeiro Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9349769394208698
  • Última atualização do currículo em 06/04/2015


possui graduação em Bacharelado Em Ciências Estatísticas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997). Atualmente é outro (especifique): professor extra-carreira da Fundação Getúlio Vargas - SP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento de compra, atributos de produto e turismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dalva Regina Ribeiro Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas - SP, Administração de Empresas, Departamento de Informática e Métodos Quantitativos.
Rua Itatpeva, 474 9o. andar
Bela Vista
01332-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708134
URL da Homepage: www.fgv.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1997
Doutorado em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Modelo de Mensuração de Mercado para Bens Duráveis: O caso de Condicionadores de Ar para Uso Residencial, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Maria Cecilia de Coutinho Arruda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Marketing; Condicionadores de ar; Modelagem; Análise Fatorial; Comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Outros.
1989 - 1992
Mestrado em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Marketing de Hotelaria: Uma abordagem ao comportamento do consumidor em viagens de lazer,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Fernando Gomes Carmona.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Marketing; Hotéis de lazer; Comportamento do consumidor; Serviços; Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Outros.
1980 - 1980
Especialização em Administração Industrial. (Carga Horária: 360h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1974 - 1977
Graduação em Bacharelado Em Ciências Estatísticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/2002 - 12/2003
Ensino, Mestrado Em Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Metodologia de Pesquisa
Marketing

Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): professor extra-carreira, Carga horária: 16

Atividades

2/2002 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
2/2002 - Atual
Ensino, Ceag, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estatística

Centro Universitario Santanna, CUS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): prof de pós-graduação, Carga horária: 10

Atividades

9/1997 - 12/2002
Ensino, Mestrado Em Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

6/2005 - 3/2006
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos.

Serviço realizado
Parecer de Projetos de Pesquisa.
2/1994 - 3/2006
Ensino, Economia e Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Economica
Estatística Aplicada à Administração

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): chefe de departamento, Carga horária: 20

Atividades

2/1999 - 2/2001
Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas Contábeis e Administrativas, Faculdade de Ciências Economicas Contábeis e Administrativas.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
8/1993 - 2/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Marketing
Pesquisa de Marketing

Springer Carrier, SPRINGER, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa Sr., Carga horária: 40

Atividades

7/1990 - 8/1991
Direção e administração, .

Cargo ou função
Analista de Pesquisa Sr..

Centro Brasileiro de Distribuição, CBD, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Atividades

11/1985 - 8/1988
Direção e administração, Santos Diniz Consultoria de Marketing, Projetos.

Cargo ou função
Gerente de Projetos.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Revista de Administração Contemporânea - RAC
2000 - Atual
Periódico: RAM. Revista de administração Mackenzie (1518-6776)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Inferência Paramétrica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Regressão e Correlação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Planejamento de Experimentos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Russo
Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro2000 BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Sistemas Dinâmicos não lineares: usos e abusos na administração. Revista IMES. Administração, São Caetano do Sul, n.49, p. 8-13, 2000.

2.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro1999BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Conjoint Analysis: Uma ferramenta útil para decisões mercadológicas baseadas em avaliações de atributos subjacentes no comportamento de compra. Revista NIFE, São Paulo, n.5, p. 101-106, 1999.

3.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro1995 BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. O comportamento de compra em casos de alto envolvimento. Economia Empresa, São Paulo, v. 2, n.1, p. 44-52, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro; MILONE, Giuseppe . Estatística Aplicada ao Turismo e Hotelaria. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2004. v. 1. 250p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ACEVEDO, Claudia ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; NOHARA, Jouliana . A Mercantização da água: um exame da ideologia que a sustenta. In: VII Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2003, São Paulo. VII Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2003.

2.
NOHARA, Jouliana Jordan ; LENTINI, Vicenti ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; BENINCASA, Mario . Um estudo teórico-prático-ideológico do lado negro da produção, logística e operações empresariais competitivas flexíveis.. In: XXVII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003, Lima. XXXVII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003.

3.
ACEVEDO, Claudia Rosa ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de ; NOHARA, Jouliana Jordan . Compreendendo as percepções femininas sobre a imagem das mulheres em propagandas. In: XXVIII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003, Lima. XXXVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração, 2003.

4.
ACEVEDO, Claudia Roda ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de ; NOHARA, Jouliana Jordan . Percepção dos Consumidores sobre as Funções e Efeitos da Propaganda: Um Estudo com Consumidores Brasileiros. In: XXVIII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003, Lima. XXXVIII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração.

5.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro; BENICASA, Mario ; BORGES, Sonia Aparecida Candida ; COLLENCI JUNIOR, Alfredo . Relações Internacionais - Uma Parceria para o Desenvolvimento das Capacidades Administrativas de Gestores do Terceiro setor: Um Estudo de Caso. In: XXVIII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003, Lima. XXVIII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2003.

6.
TAMASHIRO, Helenita ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; HERMONSILLA, José Luis Garcia . Uma Reflexão sobrea certificação ISO 9000 no planejamento estratégico e a relação de seus efeitos sobreas organizações. In: CLADEA, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

7.
LEPERA, Marcos Pascoal ; PENNA, Marcio Roberto Moreira ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; ACEVEDO, Claudia Rosa . Como as forças competitivas moldam as estratégias. In: CLADEA 2002, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

8.
QUEIROZ, Deuzimar Gomes ; NOHARA, Jouliana Jordan ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; BENINCASA, Mario . OS GESTORES E A ATIVIDADEGERENCIAL NESTE INÍCIO DE SÉCULO. In: CLADEA 2002, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

9.
LODDI, Cesar ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; NOHARA, Jouliana Jordan . Planejamento Estratégico e a Alta Administração: Causas e conseqüências no ambiente interno das empresas . In: XXXVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. XXXVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração, 2002.

10.
NOHARA, Jouliana Jordan ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; HERMONSILLA, José ; CARVALHO, R . A utilização da informática como fator de vantagem no gerenciamento da informação nas organizações. In: CLADEA 2002, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

11.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro; NOHARA, Jouliana Jordan ; BRITTO, R . Pesquisa de imagem como ferramenta para o planejamento de marketing. In: XXXVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. XXXVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Administração, 2002.

12.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro; RODRIGUES, Marcelo Bosi ; NOHARA, Jouliana Jordan . Escolha do Ponto de Venda no varejo: uma análise da realidade de Ribeirão Preto. In: XXVII Assembléia do Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. XXXVVII Assembléia do Congresso Latino Americano de Escolas de Adminsitração, 2002.

13.
TAGUATINGA, L ; BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro ; HERMOSILLA, José Luis Garcia ; GUIMARÂES, J L G . Programa de qualidade total e sua contribuição para a melhoria do atendimento de pessoas físicas em bancos estatais. In: III Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda, 2002, Ribeirão Preto. III Simpósio de Produção Científica do Centro Universitário Moura Lacerda, 2002.

14.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro; ROSSI, George Bedinelli . Turismo Virtual: Um fator de incremento do turismo físico. In: 7a. Semana Paranaense de Turismo: SEPATUR, 1999, Curitiba. Anais da 7a. SEPATUR. Curitiba: Editora da UFPR, 1999.

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Matemática Financeira. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. RAC - Revista de Administração Contemporânea CEPPAD/UFPR . 2005.

2.

3.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. ISBEE-International Society of Business, Economics, and Ethics.. 2004.

4.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. BALAS (The Business association of Latin America Studies). 2003.

5.

6.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Revista de Administração Mackenzie. 2000.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Conceitos de Amostragem. 2001.

2.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Estatística e O Processo de Decisão. 1998.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Tania Ferreira dos Santos Bonfim. Avaliação do desempenho das cooperativas de crédito do sistema Du Pont. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Visconde de Cairu.

2.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Luis Antônio Zanetti. Inclusão do deficiente visual no mercado de consumo: uma investigação sobre o comportamento de compra e a influência do código Braille nas embalagens. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FIEO.

3.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Roberto Cezar Datrino. A embalagem influenciando o comportamento do consumidor no ponto de varejo. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

4.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Marcelo Bosi Rodrigues. Escolha do ponto de venda: uma analise do segmento de vestuário em Ribeirão Preto. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Centro Universitário Moura Lacerda.

5.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Ana Cristina da Silva Santos Carvalho. A área de pesquisa de mercado: sua importância e contribuição na gestão de um banco. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FIEO.

6.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Maria Elisa de Almeida Mariz. A satisfação do cliente com a qualidade do serviço bancario. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fecap.

7.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Luciana Galvão de Oliveira Fernandes. Mercado de Previdência Privada. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

8.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Marcelo Barbosa dos Santos. Telemarketing: um estudo exploratório das razões pelas quais é utilizado nas operadoras de telefonia. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

9.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de José Parada de Oliveira Jr.. Atributos da Agua Tratada envasada em copos segundo a percepção do cliente consumidor. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

10.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Paulo Roberto Leite. Percepção do Fornecedor para a própria eficiência e o impacto na percepção da qualidade de serviço. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Silaine Tavares Toro da Silva. Como a propaganda conquistou o público infantil através da afetividade: um estudo de caso da Parmalat. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

12.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Maria Aparecida Cardoso Gomes. Marketing na Universidade Aberta: a importâncias das ferramentas de marketing. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Joel de Lima. Avaliação da Satisfação dos Alunos do Curso de Graduação em Administração de Empresas em Instituições Privadas de Ensino: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

14.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Fernando de Almeida Santos. A Competitividade entre as Empresas de Colocação Profissional. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Alan de Carvalho Bernardes. O processo mercadológico de turismo de eventos: caso Uberlândia. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Francisco Roberto Crisostomo. Administração Municipal do Turismo: um enfoque sobre os meios de divulgação. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna.

17.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Silvia Regina Martinez de Mello Gallo. Atendimento ao cliente em instituições de ensino superior: contribuição para um análise das faculdades da região de São João da Boa vista. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Paulo Roberto leite. Estudo dos fatores que influenciam o Índice de Reciclagem Efetivo de materiais em um grupo selecionado de canais de distribuição reversa. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

19.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de José Wilson Rocha Pimentel. Internet como canal de serviços ao cliente em Marketing Industrial. Esta opção está sendo considerada uma vantagem competitiva em mercados comoditizados?. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

20.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Maria Eugênia Miranda Gutierrez. A satisfação do cliente do centro de reabilitação Dr Bernard Brucker quanto à técnica EMF. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

21.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Marcio Coelho. A Imagem que os Consumidores Possuem das Escolas Particulares de Ensino Fundamental. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

22.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Amadeu Nosé Jr.. A importância da exportação como fator de desenvovlimento da média empresa do pólo textil da cidade de Americana. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

23.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Sérgio Orsatti. Novas estratégias de marketing do setor livreiro: as megastores. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

24.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Carlos Eduardo Saraiva. As Estratégias de Posicionamento das Indústrias Farmacêuticas no Segmento da Terceira Idade. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

25.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Marcio Roberto Camarotto. Os supermercados D´Avó e seu relacionamento com os consumidores como elemento responsável pelo seu desempenho superior. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

26.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Selena Ignácio de Mendonça. Critérios utilizadso pelas indústrias químicas na avaliação da performance de seus representantes e distribuidores. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

27.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Denis Vincent Reade. A influênca da qualidade das informações na decisão de compra de telefones celulares na cidade de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

28.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Fabio de Souza Abreu. QFD-Quality Function Deployment. Requisitos Organizacionais para a aplicação. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

29.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Claudio F. Cerqueira. A questão da reciclagem de materiais sob o enfoque do marketing social. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

Teses de doutorado
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Mario Celso Rittner. Marketing de Relacionamento: Investigação dos fatores influenciadores e do processo de desenvolvimento da relação entre empresa e consumidor. 2001. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

2.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Beatriz Regina Pereira Saeta. Qualidade de serviços do ensino superior para indivíduos portadores de deficiência. 2001. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Doutorado
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Participação em banca de Ieda Lima Pereira Dourado. O Marketing de Relacionamento no Canal de Distribuição - Um Estudo das Relações Fabricante - Varejista. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. concurso para professor associado. 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. concurso para assistente-doutor. 2002. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. concurso para professor associado. 2002. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Concurso professor assistente mestre. 2002. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BARBOSA, Dalva Regina Ribeiro. Concurso professor assistente-mestre. 2002. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Bosi Rodrigues. Escolha do Ponto de Venda no varejo: Uma Análise do Segmento de Vestuário em Ribeirão Preto. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Centro Universitário Moura Lacerda, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

2.
Roberto Cezar Datrino. A embalagem influenciando o comportamento do consumidor no ponto de varejo. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

3.
Silaine Tavares Toro da Silva. Como a propaganda conquistou o público infantil através da afetividade: um estudo de caso da Parmalat. 2001. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

4.
Maria Aparecida Cardoso Gomes. Marketing na Universidade Aberta; a importância das Ferramentas de Marketing. 2000. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

5.
Joel Lima. Avaliação da satisfação dos Alunos do Curso de Graduação de Administração de Empresas em Instituições Privadas de Ensino: Um estudo de caso. 2000. 100 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Centro Universitario Santanna, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

6.
Francisco Roberto crisostomo. Administração Municipal do Turismo: um enfoque sobre os meios de divulgação. 2000. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Sant'Anna, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

7.
Alan de Carvalho Bernardes. O Processo Mercadológico do turismo de Eventos: caso Uberlândia. 2000. 300 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

8.
Fernando de Almeida Santos. A competitividade entre as empresas de colocação profissional. 2000. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

9.
Marcio Coelho. A Imagem que os Consumidores possuem das Escolas Particulares de Ensino Fundamental. 1999. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.

10.
Carlos Eduardo Gomes Saraiva. As Estratégias de Posicionamento Das Indústrias Farmacêuticas no Segmento da Terceira Idade. 1998. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . Orientador: Dalva Regina Ribeiro Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:58:35