Renato Marcelo Teixeira de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3705114254379771
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de Marília (2002), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2005) e pós-graduação em Gestão Universitária pela Unilins - Centro Universitário de Lins (2011). De 2005 a 2014, atuou como jornalista da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação; e, de 2014 a 2015, como gerente de Marketing e de Administração na instituição. Atualmente é professor do curso de Marketing da Unilins e de cursos de pós-graduação e MBA. Pesquisador na área de comunicação, com ênfase em mídias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Marcelo Teixeira de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, R. M. T.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário de Lins, Centro Universitário de Lins.
Avenida Nicolau Zarvos, nº 1925
Jardim Aeroporto
16401-371 - Lins, SP - Brasil
Telefone: (14) 35333229
Ramal: 3316
URL da Homepage: www.unilins.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: Big Brother Brasil: fabricação do cotidiano,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Cecília Guirado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Gestão Universitária.
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Título: Estudo de caso: Atuação do Departamento de Marketing do Centro Universitário de Lins - Unilins.
Orientador: Leonides da Silva Justiniano.
1999 - 2002
Graduação em Jornalismo.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: Mídia, Sexualidade e Grotesco: o cotidiano vigiado no Big Brother Brasil.
Orientador: Roberto Reis de Oliveira.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Comunicação Verbal,Não Verbal no Ensino de Línguas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Repórter para TV. (Carga horária: 60h).
Ministrado pelo Profissional Arnaldo Ferraz, ARNALDO FERRAZ, Brasil.
2001 - 2001
Curso Básico de Fotografia. (Carga horária: 30h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação e MBA

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor


Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, FPTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 24
Outras informações
Promovido a Gestor de Marketing

Atividades

06/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Assessoria de Imprensa, .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.

Serviço Nacional de Aprenfizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 21


Jornal Aplauso de Lins, JORNAL APLAUSO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato para Autônomo, Enquadramento Funcional: Editor Chefe, Jornalista Responsável, Carga horária: 40


Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador / Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação


Núcelo de Pesquisa Himídia - História da Mídia, HIMÍDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Redator


Rádio Cidade FM de Lins, CIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista Responsável, Carga horária: 16


Agência de Jornalismo - Unimar, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Redator


Revista Linsdecor, LINSDECOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Free Lancer, Enquadramento Funcional: Jornalista Responsável



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Assessoria de Comunicação.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Informática.
5.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Teoria da Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, R. M. T.2011 MENEZES, R. M. T.; MARTINS, J.V.G. ; JUSTINIANO, L. S. . Atuação do Departamento de Marketing em uma Instituição de Ensino Superior - IES.. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 4, p. 112-122, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, R. M. T.. Mídia, Sexualidade e Grotesco: O Cotidiano Vigiado no Big Brother Brasil. In: Regiocom - VIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2003, Marília. Regiocom 2003 - Programação e Resumos, 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEZES, R. M. T.; MIQUELINO, E. F. D. P.. Participação em banca de David Caliani Pires da Silva; Paulo A. Jiacomini Carvalho.Projeto de Marketing para Empresa do Segmento de ensino de idiomas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

2.
MENEZES, R. M. T.; MIQUELINO, E. F. D. P.; GARCIA, A. L. F.. Participação em banca de Valter Francisco dos Santos Filho; Victor Augusto Salatini.Projeto de Marketing para empresa do Segmento de comércio ferragista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

3.
MENEZES, R. M. T.; MIQUELINO, E. F. D. P.; GARCIA, A. L. F.. Participação em banca de Larissa B. C. Silva; Rodrigo B. Silva; Wagner G. Camargo.Projeto de Marketing para Empresa do Segmento de jornalístico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

4.
MENEZES, R. M. T.. Participação em banca de Camila Matos.Sobre a TV TEM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Toledo.

5.
MENEZES, R. M. T.. Participação em banca de Marcelo Oliveira Prado.Difusora Sonora de Cafelândia: entre o popular, alternativo e comercial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Marília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais.A importância de um departamento de marketing em uma Instituição de Ensino Superior. 2011. (Seminário).

2.
I Seminário de História da Comunicação no Brasil.I Seminário de História da Comunicação no Brasil. 2004. (Seminário).

3.
Regiocom - IX Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Mídia, Sexualidade e Grotesco: o cotidiano vigiado no Big Brother Brasil. 2004. (Congresso).

4.
Colóquio Adorno 100 Anos. Colóquio Adorno 100 Anos. 2003. (Congresso).

5.
Regiocom - VIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Regiocom - VIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. 2003. (Congresso).

6.
Oficina de Telejornalismo - Curso Repórter de TV fase 1.Oficina de Telejornalismo - Curso Repórter de TV fase 1. 2000. (Oficina).

7.
Oficina de Telejornalismo - Curso Repórter de TV fase 2.Oficina de Telejornalismo - Curso Repórter de TV fase 2. 2000. (Oficina).

8.
Seminário Kodak Express de Fotografia para Amadores.Seminário Kodak Express de Fotografia para Amadores. 2000. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo César Lelis Diniz; Lincoln de Oliveira Silva. Projeto de Marketing para Empresa do Segmento de Alimentação - Água Mineral. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 4:42:04