Juliana dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1123312719807038
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Possui graduação em Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e Pós-graduação Lato Sensu em formação em Docência no Ensino Superior (2018). Atualmente é professora de graduação da FAESA Centro Universitário, professora de ensino médio do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI e coordenadora do curso de Letras Português - EAD da ESAB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: funcionalismo, gramaticalização, pragmática, subjetividade e transitividade. Na graduação, leciona as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Língua Portuguesa I e II, Português, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Discurso e Texto, Metodologia de Pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, J.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: A polidez indiciando a multifuncionalidade do verbo achar,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª Drª Lúcia Helena Peyroton da Rocha.
Palavras-chave: Funcionalismo; Gramaticalização; Subjetividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2017 - 2018
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
Título: O trabalho em grupo na construção de atitudes dos alunos.
Orientador: Vitor Rosa.
2003 - 2007
Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Transitividade: da gramática da frase à gramática do texto.
Orientador: Lucia Helena Peyroton da Rocha.




Atuação Profissional



Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 18


CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, CELV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MEDIO, Carga horária: 36


Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Coorden. do Curso de Letras - Português EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Curso de Letras - Português (aguardando autorização do MEC)


Faculdade Saberes, SABERES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação
Outras informações
Ministro as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Leitura, Oralidade e Escrita.


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Linguistica e Lingua Portuguesa, Carga horária: 40


Faculdade Batista de Guarapari, FABAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionando Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Alfabetização. Operacionalizando o nivelamento/adaptação de novos alunos.


Serviço Social da Indústria/ES, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30


Colégio Sagrado Coração de Maria, CSCM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora de Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18


Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelha, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25



Projetos de extensão


2016 - Atual
Revista de Extensão e Pesquisa da FAESA.
Descrição: Orientação dos alunos do curso de Jornalismo na elaboração da Revista de pesquisa e Extensão, desde a formulação das pautas até apresentação da Revista editorada, incluindo o acompanhamento do Projeto Gráfico dos alunos de Publicidade e Propaganda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Juliana dos Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, J.2018SANTOS, J.. O trabalho em grupo na construção de atitudes dos alunos. CIENTÍFICA CET-FAESA, v. 1, p. 115, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, J.; ROCHA, L. H. P. ; LINS, M. P. P. . A multifuncionalidade do verbo. In: Lucia Helena Peytoron da Rocha; Luiz FRancisco Dias. (Org.). Questões linguísticas: abordagens funcionalistas. 1ed.Vitória: GM, 2014, v. , p. 93-114.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J.. Atos de fala e subjetividade: um caminho possivel para gramaticalização. In: Abralin em Cena, 2009, Vitória. Abralin em Cena - Anais. João Pessoa, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J.. A Transitividade de verbos de movimento. In: XII Congresso Nacional de Linguitica e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro, 2008. v. XII. p. 28-28.

2.
SANTOS, J.. Descrição de palavras compostas com estrutura Nome Nome. In: 3º Semana de Pesquisa em Letras, 2005, Vitoria. 3º Semana de Pesquisa em Letras, 2005. p. 37-37.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, J.. A polidez indiciando a multifuncionalidade do verbo achar. Revista (con) textos linguísticos (UFES), 2011.

2.
SANTOS, J.. A transitividade de verbos de movimento. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J.. Atos de fala e subjetividade: um caminho possível para gramaticalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, J.. A polidez indiciando a multifuncionalidade do verbo 'achar'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, J.. Verbos ou nomes? Algumas considerações sobre o comprotamento morfossintático de alguns itens lexicais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, J.. A transitividade de verbos de movimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, J.. Gramaticalização, subjetividade e intersubjetividade do verbo 'achar' no corpus D&G. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, J.. Indícios de gramaticalização do verbo achar no corpus do português falado na cidade de Vitória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, J.. Descrição de palavras compostas com estrutura NN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, J.. Análise do Discurso. 2016. .

2.
SANTOS, J.. Revista do Núcleo de Extensão e Pesquisa - FAESA. 2016. (Editoração/Outra).

3.
SANTOS, J.. Descrição de Palavras Compostas para Processamento Automático com Estrutura NN. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, J.. Descrição Lexical para processamento automático da linguagem natural. 2005 (Participação em Mesa redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, J.. Participação em banca de Sárah Braun Stuhr.WIJ REERE POMERISCH/NÓS FALAMOS POMERANO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Fundação de Assistência e Educação.

2.
SANTOS, J.. Participação em banca de Matheus Gomes Mauro.O processo de tomada de decisão de compra de imóveis enquadrados no programa "minha casa minha vida". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação de Assistência e Educação.

3.
SANTOS, J.. Participação em banca de Daniel Passamani Filgueiras.Como os homens usam o Instagram como canal de inspiração para se vestir?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação de Assistência e Educação.

4.
SANTOS, J.; ROCHA, E.. Participação em banca de Pedro Leão Tauffer.Festa do Sinal 2018: criação de identidade e elemento de comunicação visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação de Assistência e Educação.

5.
ROCHA, E.; Oliveira, W; SANTOS, J.. Participação em banca de Bruna Santos Cabral.Thirty seconds to Mars: A construção da Identidade através da mensagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação de Assistência e Educação.

6.
SANTOS, J.; ROCHA, E.; Dallorto, Felipe. Participação em banca de Paloma Spala.O feminismo na Arte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Fundação de Assistência e Educação.

7.
SANTOS, J.; ROCHA, E.; Dallorto, Felipe. Participação em banca de Raysa B Loureiro.Formulação do Logotipo e criação do manual de identidade visual do Estúdio de Beleza Alex. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação de Assistência e Educação.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Configuração de Seção com Perguntas Aleatórias e Criação de Fórus e envio de Trabalho. 2016. (Oficina).

2.
Currículo: uma visão multi/transdisciplinar em busca de novas perspectivas. 2016. (Outra).

3.
Seminário de Boas Práticas - Aula FAESA. 2016. (Seminário).

4.
O estudo de caso como instrumento para a consolidação do processo educativo. 2015. (Outra).

5.
Repensando a Práxis pedagógica por meio de conteúdos atitudinais. 2014. (Outra).

6.
Abralin em Cena. Atos de Fala e subjetividade: um caminho possível para a gramaticalização. 2009. (Congresso).

7.
XII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. A transitividade de verbos de movimento. 2008. (Congresso).

8.
5º Telecongresso Internacional de Educação: Educação, Competitividade e Desenvolvimento (Unesco - UnB - SESI). 2007. (Outra).

9.
III Semana de Pesquisa em Letras.III Semana de Pesquisa em Letras. 2005. (Encontro).

10.
VII Semana Cultural.VII Semana Cultural da Faculdade Saberes. 2005. (Encontro).

11.
II Semana de Pesquisa em Letras. 2004. (Encontro).

12.
Multiteorias - Correntes críticas, Culturalismo, Transdisciplinaridade. VI Congresso de Estudos Literários. 2004. (Congresso).

13.
Literatura Fronteiras e Teorias. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, J.. CROESIA - Concurso de Crônica e Poesia. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dayana Vicente Gualberto. "A maneira de..." fazer humor: em foco frases de Millôr Fernandes. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos da Linguagem:Língua e Literatura) - Faculdade Saberes. (Orientador).

2.
Juliana Neves Schaeffer. Livro Didático e Ensino: a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais na elaboração das propostas de Produção textual.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos da Linguagem:Língua e Literatura) - Faculdade Saberes. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pablo Altoé Amorim. A utilização da ludicidade como método de aprendizagem no ensino das engenharias. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

2.
Ralf Luiz de Moura. Aula FAESA e storytelling: um estudo de caso sobre os impactos no rendimento escolar. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

3.
Edileuza Maria Da Silva Domingos Ferreira. Aula invertida baseada nos pilares da aula FAESA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

4.
Gustavo Lobo Veríssimo da Silva. Estudando na prática: como motivar os alunos a estudarem a teoria por meio da verificação das práticas de mercado. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

5.
Getúlio Vargas Loureiro. Método de aprendizagem orientada por projeto aplicado na disciplina instalações elétricas. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

6.
Fernanda Helena de Freitas Miranda. Metodologias ativas e educação universitária: grupos operativos no combate aos estereótipos de gênero e à violência contra a mulher. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

7.
Marcio Corrêa da Silva. Métodos alternativos para o ensino de química: Um relato de experiência a partir das propostas de metodologias para o ensino. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

8.
Jairo Maia Junior. O aprendizado da Teoria Geral do Processo através da solução de problemas: A revolução do PBL no Direito. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

9.
Patrícia Covre Bastos Nolasco. O uso de metodologias ativas na promoção da autonomia de alunos de Engenharia Civil. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

10.
Alessandra R. P. de Menezes e Mirella Bravo de S. Bonella. Planejamento Integrado e nova prática entre cursos: a experimentação como processo de transformação de sujeitos e saberes. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

11.
Howard Roatti. Project Oriented Learning: Uma Aplicação à Disciplina de Sistemas Distribuídos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

12.
Flávio Barroca e Garcia. Metologias ativas e rendimento acadêmico: Uma análise comparativa na aplicação do PBL. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Docência Universitária) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Mello Ribeiro. Um olhar sobre uma matéria do Jornal O Globo: o caso José Mayer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Fundação de Assistência e Educação. Orientador: Juliana dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, J.. Análise do Discurso. 2016. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, J.. CROESIA - Concurso de Crônica e Poesia. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:14:11