Rafael Vera Cruz de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9555656309742134
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Rafael Vera Cruz de Carvalho é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj. Foi da primeira coorte de ISSBD-Jacobs Foundation Mentored Fellows (2012-2014). Realizou estágio de doutorado no exterior (PDSE-Capes) na University of California - Davis, laboratório Healthy Emotions, Relationships & Development, sob a coorientação do prof. Paul D. Hastings. Tem interesse de pesquisa no desenvolvimento da empatia e variáveis associadas, especialmente em contexto familiar, na abordagem da Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento. Tem experiência de pesquisa em empatia, sistema de crenças parentais e trajetórias de desenvolvimento e publicou artigos e capítulos de livro nesses temas. Foi professor de três edições do curso de extensão "Introdução à Psicologia Evolucionista" na Uerj (2009, 2010 e 2011) e foi professor substituto da disciplina "Terceira Idade: Identidade e Sociedade" do curso de graduação em Psicologia da Uerj em 2012.2. Foi membro do GT "Psicologia Evolucionista" da ANPEPP em 2012 e atualmente é membro do GT "Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos". É membro do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento desde 2007. Trabalha no corpo editorial da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia desde 2014. É pai de dois filhos e esteve de licença paternidade em 2016 e em 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Vera Cruz de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, R. V. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Rua São Francisco Xavier, 524 - Laboratório Interação Social e Desenvolvimento - sala 10.004F
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340216


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em University of California, Davis (Orientador: Paul D. Hastings).
Título: Empatia e trajetórias de desenvolvimento em famílias de jovens do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Lucia Seidl de Moura.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: empatia; desenvolvimento do self; família; jovens; autonomia relacionada; psicologia evolucionista do desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Comunicação empática de pais e filhos em situações específicas: bases evolutivas e variáveis associadas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação familiar; empatia; psicologia evolucionista.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista.
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Psicologia Evolucionista: a Evolução da Linguagem.
Orientador: Maria Lucia Seidl de Moura.
2001 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Missão de estudos do PROCAD.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao estudo do relacionamento interpessoal. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Estatística I. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Missão de Estudos do PROCAD. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Universitário II, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente editorial da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI - Uerj)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 3
Outras informações
Professor substituto da disciplina obrigatória "Terceira Idade: identidade e sociedade" do curso de graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 05/12/2012 a 08/03/2013.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio docente realizado com a professora Maria Lucia Seidl de Moura, durante o curso de mestrado em Psicologia Social da Uerj.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq - modalidade Auxílio Integrado, em Psicologia Social, com o professor Celso Sá.


Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, ABPD, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Suplente do Conselho Fiscal
Outras informações
Membro suplente do Conselho Fiscal na gestão 2018-2020 da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD) - http://www.abpd.psc.br/



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Relações entre empatia, comportamento pró-social e as trajetórias de desenvolvimento
Descrição: Empatia, a habilidade social de entender e expressar os pensamentos e os sentimentos dos outros, e a pró-sociabilidade, a tendência de agir em prol do benefício alheio, têm sido amplamente estudados, apesar de nem sempre em uma abordagem integrativa de ambos conceitos com variáveis contextuais e sua função adaptativa. A cooperação e o altruísmo estão relacionados a estes conceitos e estão situados no contexto em que a criança se desenvolve, guiados por trajetórias de desenvolvimento, que refletem o que é considerado ser socialmente competente naquele contexto cultural. Em minha tese, estudei a relação entre empatia e as trajetórias de desenvolvimento em famílias (pai, mãe e seus filhos de 17-25 anos) do Rio de Janeiro. Dando continuidade a investigar estes temas, meu atual projeto de pós-doutorado é composto por dois estudos: 1) sobre a emergência do comportamento pró-social no início da infância (crianças de 18-30 meses e suas mães de três diferentes contextos brasileiros, utilizando questionários e atividades para medir comportamento de ajuda e de confortar); 2) sobre o desenvolvimento e a validação de um novo instrumento para avaliar as trajetórias do desenvolvimento (de acordo com as atualizações de Ç. Kağitçibaşi em seu modelo teórico, com as dimensões de agência e distância interpessoal). Espera-se que estes estudos permitam a comparação entre contextos distintos com relação à pró-sociabilidade no desenvolvimento inicial, e uma avaliação mais precisa do conceito teórico de trajetória de desenvolvimento. Em ambos os estudos serão utilizados diversos métodos de coleta de dados, objetivando uma compreensão mais ampla destes aspectos do desenvolvimento social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro
Descrição: Esta proposta resulta de estudos desenvolvidos sob minha coordenação, e em colaboração com outros pesquisadores em rede nacional. É continuidade do projeto contemplado no Edital Cientista do Nosso Estado (2007), que está sendo concluído. O foco continua o desenvolvimento do self e as trajetórias de autonomia, interdependência e autonomia relacional. Entretanto, o conjunto de investigações proposto é ampliado nos seguintes aspectos: o estudo de crenças maternas em trajetórias de socialização inclui sistemas de crenças em famílias, e de outros cuidadores além das mães e pais; a faixa do ciclo vital contemplada se alarga, incluindo adolescentes e jovens; e novos instrumentos são adaptados e desenvolvidos. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o desenvolvimento sadio pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Temos concluído que, embora se possam identificar trajetórias de socialização em que um ou outro desses aspectos é privilegiado, ambos são fundamentais na constituição do sujeito e importa estudar a dinâmica entre eles. São propostos dois estudos empíricos, além do seguimento de estudos teóricos. Estudo 1 Autonomia e interdependência em famílias com jovens do Rio de Janeiro: envolve a avaliação das crenças sobre autonomia, interdependência e autonomia relacional de membros de 100 famílias de dois grupos socioeconômicos da cidade do Rio de Janeiro. Estudo 2 Autonomia e interdependência em três perfis de cuidadoras do Rio de Janeiro: envolve a avaliação dessas crenças em 60 duplas constituídas por mães, avós, babás, e cuidadoras de creche. No projeto, estão definidas metas teóricas, metodológicas, empíricas, de colaboração, e de divulgação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Vera Cruz de Carvalho - Integrante / SEIDL DE MOURA, Maria Lucia - Coordenador / MENDES, Deise Maria Leal Fernandes - Integrante / PESSÔA, Luciana Fontes - Integrante / Aline Melo de Aguiar - Integrante / Tatiana Targino Alves Bandeira - Integrante / Alexandre Feitosa Ortiz - Integrante / Dandara de Oliveira Ramos - Integrante / Tânia Abreu da Silva Victor - Integrante / Rachel Alves Pereira - Integrante / Luana Freitas Simões - Integrante / Ana Carolina Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2012
A construção do self com o outro em contextos de socialização distintos
Descrição: Este trabalho dá continuidade a estudos desenvolvidos no laboratório Interação Social e Desenvolvimento e, mais recentemente, pelo grupo de Psicologia Evolucionista do qual faço parte, contemplado com dotação dos Institutos de Milênio do CNPq. De acordo com a fundamentação teórica do projeto e a literatura analisada, considera-se que o processo de desenvolvimento ou construção do self é básico e universal. Esse processo envolve a interação com os outros e o estabelecimento de relações desde a gestação. Embora geral, pode seguir rotas próprias e diferenciadas, ao ocorrer em nichos específicos no contexto sociocultural do desenvolvimento. Estudos transculturais hipotetizam processos de co-construção de três grandes tendências de self e outro conjunto de estudos examina a ontogênese do self em geral. Além disso, estudos relativos ao desenvolvimento da cooperação e altruísmo trazem evidências importantes que podem ser articuladas com as de trajetórias de construção do self com os outros. Neste projeto pretende-se integrar essas perspectivas, consideradas complementares, testando diferenças dentro da universalidade. Dentro de uma tradição que enfoca os processos socioculturais, deseja-se ainda ampliar o conhecimento desses processos na construção do self. Estudos anteriores indicaram diferenças intraculturais em mães brasileiras, influenciadas pelo número de habitantes da cidade em que residiam e seu nível educacional. As mães do Rio de Janeiro apresentaram respostas que sinalizam tendência a promover o desenvolvimento de selves autônomos e independentes, enquanto as de Florianópolis, o desenvolvimento de selves interdependentes. Com base nesses resultados, e na literatura discutida, dois estudos serão realizados. Estudo 1: Envolverá colher dados de mães de diferentes níveis educacionais e seus filhos de 18 meses nos contextos do Rio de Janeiro (N=50) e Itajaí, Santa Catarina (N=50), visitando-os em suas casas, entrevistando a mãe e observando a mãe e o bebê em situações.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rafael Vera Cruz de Carvalho - Integrante / SEIDL DE MOURA, Maria Lucia - Coordenador / MENDES, Deise Maria Leal Fernandes - Integrante / PESSÔA, Luciana Fontes - Integrante / Aline Melo de Aguiar - Integrante / Tatiana Targino Alves Bandeira - Integrante / Gabriela dos Santos Amaral - Integrante / Alexandre Feitosa Ortiz - Integrante / Dandara de Oliveira Ramos - Integrante / Tânia Abreu da Silva Victor - Integrante / Rachel Alves Pereira - Integrante / Luana Freitas Simões - Integrante / Edilaine Moreno da Cruz - Integrante / Renata Gomes de Marca - Integrante.
2005 - 2009
O moderno e o ancestral: a contribuição da Psicologia Evolucionista para a compreensão dos padrões reprodutivos e de investimento parental humano
Descrição: Projeto geral contemplado no Edital Institutos do Milênio. Coordenação Maria Emilia Yamamoto e sub-coordenação Maria Lucia seidl de Moura. O projeto inclui pesquisadores de nove universidades, uma na região Norte (Universidade Federal do Pará), uma na região Nordeste (Universidade Federal da Bahia), três na região Centro-Oeste (Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Católica de Goiás e Universidade Católica Dom Bosco), três na região Sudeste (Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Espírito Santo) e uma na região Sul (Universidade Federal de Santa Catarina). Envolve 8 estudos e tem como objetivos: (1) investigar as transformações na estrutura familiar e no papel de gênero, considerando os padrões evolutivos de organização social para cuidado e criação dos filhos; (2) explicitar um modelo interacionista de investimento e cuidados parentais, caracterizando valores, crenças e práticas de criação de filhos que são, por um lado, compartilhados, e por outro, que distinguem grupos urbanos e rurais de diferentes ambientes culturais, analisados à luz das condições ecológicas presentes e da história de desenvolvimento da mãe; (3) analisar os tipos de cuidados e maus tratos às crianças e em função das pessoas que fornecem estes cuidados para compreender o papel que pais, parentes e pessoas não aparentadas têm no desenvolvimento das crianças na nossa sociedade e contribuir para a compreensão da evolução do cuidado parental e aloparental no ser humano; (4) realizar estudos comparativos sobre cuidado materno e desenvolvimento de filhotes de espécies de primatas neotropicais, especialmente os macacos-prego, espécie que apresenta convergências adaptativas com os humanos, como grande quociente de encefalização e período de imaturidade estendida, e os bugios, cujo quociente de encefalização e ciclo de vida são menores que os observados em macacos-prego..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rafael Vera Cruz de Carvalho - Integrante / SEIDL DE MOURA, Maria Lucia - Coordenador / MENDES, Deise Maria Leal Fernandes - Integrante / PESSÔA, Luciana Fontes - Integrante / Aline Melo de Aguiar - Integrante / Tatiana Targino Alves Bandeira - Integrante / Gabriela dos Santos Amaral - Integrante / Dandara de Oliveira Ramos - Integrante / Tânia Abreu da Silva Victor - Integrante / Edilaine Moreno da Cruz - Integrante / Renata Gomes de Marca - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (UFRN)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista/Especialidade: Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista/Especialidade: Evolução da Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
2018 ISSBD Travel Grant, Jacobs Foundation / International Society for the Study of Behavioural Development.
2016
2016 ISSBD Travel Grant, Jacobs Foundation / International Society for the Study of Behavioural Development.
2014
2014 ISSBD Travel Grant, Jacobs Foundation / International Society for the Study of Behavioural Development.
2013
2013 SRCD Biennial Meeting Jacobs Foundation International Travel Award, Jacobs Foundation / Society for Research in Child Development.
2012
ISSBD-JF Mentored Fellowship, International Society for the Study of Behavioural Development & Jacobs Foundation.
2012
2012 ISSBD Travel Award, International Society for the Study of Behavioural Development.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia2017SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; Ramos, Dandara de Oliveira ; PESSÔA, Luciana Fontes ; CARVALHO, R. V. C. ; Victor, Tânia Abreu da Silva ; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes . Autonomia-Relacionada como Tendência do Desenvolvimento do Self: Novas Evidências em um Contexto Brasileiro. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), v. 33, p. 1-9, 2017.

2.
SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA2017SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA ; PESSÔA, LUCIANA FONTES ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; RAMOS, Dandara de Oliveira ; FIORAVANTI-BASTOS, ANA CAROLINA MONNERAT ; CARVALHO, R. V. C. ; DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA ; VICTOR, TÂNIA . Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, p. 293-303, 2017.

3.
Köster, M.2016 Köster, M. ; Cavalcante, L. ; CARVALHO, R. V. C. ; Resende, B. D. ; Kärtner, J. . Cultural Influences on Toddlers’ Prosocial Behavior: How Maternal Task Assignment Relates to Helping Others. CHILD DEVELOPMENT, v. 87, p. 1727-1738, 2016.

4.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia2015SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; PESSÔA, Luciana Fontes ; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes ; CARVALHO, R. V. C. ; STOBAUS, L. C. . Cooperação e Altruísmo no Segundo Ano de Vida e Crenças e Práticas Maternas: Um Estudo Exploratório. Psico (PUCRS. Impresso), v. 46, p. 217-225, 2015.

5.
CARVALHO, R. V. C.2014 CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; MARTINS, G. D. F. ; VIEIRA, Mauro Luís . Culture and developmental trajectories: a discussion on contemporary theoretical models. Early Child Development and Care, v. 1, p. 1-16, 2014.

6.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia2013SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; ZIVIANI, C. ; FIORAVANTI-BASTOS, A. C. ; CARVALHO, R. V. C. . Adaptação brasileira das escalas de self autônomo, relacionado e autônomo-relacionado de Ç. Kağitçibaşi. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 193-201, 2013.

7.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia2012SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes ; PESSÔA, Luciana Fontes ; CARVALHO, R. V. C. . Social Interaction and Development Lab: parenting and trajectories of self development in Brazil. ISSBD Bulletin (Print), v. 2, p. 33-36, 2012.

8.
CARVALHO, R. V. C.2011 CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Empathic interactions between parents and children: an exploratory study. The Romanian Journal of Psychology, Psychotherapy and Neuroscience, v. 1, p. 192-214, 2011.

9.
SÁ, Celso Pereira de2009SÁ, Celso Pereira de ; OLIVEIRA, Denize Cristina de ; CASTRO, Ricardo Vieiralves de ; VETERE, Renata ; CARVALHO, R. V. C. . A memória histórica do regime militar ao longo de três gerações no Rio de Janeiro: sua estrutura representacional. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 26, p. 159-171, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JACÓ-VILELA, Ana Maria (Org.) ; UZIEL, Anna Paula (Org.) ; PRESTRELO, Eleonôra Torres (Org.) ; MESSIAS, Maria Cláudia Novaes (Org.) ; CARVALHO, R. V. C. (Org.) ; ROCHA, Vivianne Maria Lefundes Magalhães (Org.) . Psicologia na UERJ: 45 anos de histórias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; VIEIRA, Mauro Luís . Parentalidade e trajetórias de desenvolvimento: uma análise intracultural no Brasil. In: Luciana Fontes Pessôa; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Maria Lucia Seidl-de-Moura. (Org.). Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 1-.

2.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; VIEIRA, Mauro Luís . Brazilian mothers? cultural models: Socialization for autonomy and relatedness. In: Maria Lucia Seidl-de-Moura. (Org.). Parenting in South American and African contexts. 1ed.Rijeka: InTech, 2013, v. , p. 1-15.

3.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Empatia e trajetórias de desenvolvimento: algumas reflexões. In: Eliane Mary de Oliveira Falcone; Angela Donato Oliva; Cristiane Figueiredo. (Org.). Produções em Terapia Cognitivo-comportamental. 1ed.Rio de Janeiro: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 81-90.

4.
CARVALHO, R. V. C.. Empatia e desenvolvimento social. In: Maria Lucia Seidl-de-Moura; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Luciana Fontes Pessôa. (Org.). Interação Social e Desenvolvimento. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2009, v. , p. 165-173.

5.
JACÓ-VILELA, Ana Maria ; UZIEL, Anna Paula ; PRESTRELO, Eleonôra Torres ; MESSIAS, Maria Cláudia Novaes ; CARVALHO, R. V. C. ; ROCHA, Vivianne Maria Lefundes Magalhães . E assim se passaram 45 anos.... In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; UZIEL, Anna Paula; PRESTRELO, Elenôra Torres; MESSIAS, Maria Cláudia Novaes; CARVALHO, Rafael Vera Cruz de; ROCHA, Vivianne Maria Lefundes Magalhães. (Org.). Psicologia na UERJ: 45 anos de histórias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, v. , p. 9-12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. V. C.; SÁ, Celso Pereira de ; OLIVEIRA, Denize Cristina de ; TEIXERA, Carla G M ; TREZZI, Sofia . As representações sociais de Getúlio Vargas por diferentes conjuntos de visitantes no Palácio do Catete. In: IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2005, João Pessoa. Anais da IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. V. C.. A empatia e as dimensões de autonomia e interdependência em famílias de jovens do Rio de Janeiro. In: IV Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, 2011. p. 73-74.

2.
CARVALHO, R. V. C.. Comunicação empática de pais e filhos em situações específicas: bases evolutivas e variáveis associadas. In: I Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do I Seminário de Teses e Dissertações do PPGPS - UERJ, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Parental Beliefs on Empathy Importance and Development in Rio de Janeiro. In: 22nd Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2012, Edmonton. Abstract Book, 2012. p. 191-191.

2.
Köster, M. ; Kärtner, J. ; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; Cavalcante, L. ; Afonso, T. ; Vilhena, L. . The Influence of Caregivers? Socialization Goals and Practices on the Development of Prosocial Behavior in Early Infancy in two Brazilian Contexts. In: 22nd Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, 2012, Edmonton. Abstract Book, 2012. p. 190-191.

3.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; PESSÔA, Luciana Fontes . Bases Filogenéticas e Ontogenéticas da Comunicação Empática entre Pais e Filhos. In: I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2010, Rio de Janeiro. Anais da I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2010.

4.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Os Pais e o Desenvolvimento da Empatia. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

5.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . A Importância Evolucionista da Comunicação Empática entre Pais e Filhos. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. CD de Resumos, 2008.

6.
CARVALHO, R. V. C.; VETERE, Renata . A Representação Social de Getúlio Vargas por Visitantes do Palácio do Catete de Diferentes Níveis de Escolaridade. In: 15ª Semana de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2006.

7.
CARVALHO, R. V. C.; VETERE, Renata ; QUEIROZ, Guido Fabiano Pinheiro . Getúlio Vargas nas representações de diferentes visitantes do Palácio do Catete.. In: 14ª Semana de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2005.

8.
QUEIROZ, Guido Fabiano Pinheiro ; CARVALHO, R. V. C. ; VETERE, Renata . A memória do estatuto da criança e do adolescente através dos discursos de senadores e deputados.. In: 13ª Semana de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA ; MARTINS, G. D. F. ; VIEIRA, Mauro Luís . Kağıtçıbaşı?s theory applied to a ?cultural laboratory?: introducing Brazil, from the Majority World. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARVALHO, R. V. C.. Exploring the relation between parents? and their grown-up children?s developmental trajectories and empathy from Rio de Janeiro, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARVALHO, R. V. C.. Ç. Kağıtçıbaşı: Vida, obra e contribuição teórica para a Psicologia do Desenvolvimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA ; HASTINGS, P. D. . Are parents? developmental trajectories and empathy related to adolescents? empathy?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; HASTINGS, P. D. . Empathy and related autonomy in families from Rio de Janeiro, Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; GRADY, J. ; HASTINGS, P. D. . Empathic Interactions Between Parents and Children in Rio de Janeiro, Brazil: an Exploratory Study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GRADY, J. ; CARVALHO, R. V. C. ; HASTINGS, P. D. . Inhibited children become competent peers: Parents? emotional language contributes to prosocial behaviors. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Parental Beliefs on Empathy Importance and Development in Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Köster, M. ; Kärtner, J. ; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; Cavalcante, L. ; Afonso, T. ; Vilhena, L. . The Influence of Caregivers? Socialization Goals and Practices on the Development of Prosocial Behavior in Early Infancy in two Brazilian Contexts. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Empatia e Trajetórias de Desenvolvimento: algumas reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARVALHO, R. V. C.. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a promoção de saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARVALHO, R. V. C.. Investimento parental: crenças e engajamento no cuidado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CARVALHO, R. V. C.; PESSÔA, Luciana Fontes . Crenças parentais sobre a importância e o desenvolvimento da empatia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; AMARAL, G. S. . The role of the parents in empathy development. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PESSÔA, Luciana Fontes ; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes ; CARVALHO, R. V. C. . Longitudinal study of maternal speech directed to children in four Brazilian dyads. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Os Pais e o Desenvolvimento da Empatia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . Os Pais e o Desenvolvimento da Empatia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; PESSÔA, Luciana Fontes ; ORTIZ, Alexandre Feitosa . A comunicação empática entre pais e filhos: um estudo inicial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CARVALHO, R. V. C.; SEIDL DE MOURA, Maria Lucia . A Importância Evolucionista da Comunicação Empática entre Pais e Filhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SÁ, Celso Pereira de ; CASTRO, Ricardo Vieiralves de ; MÖLLER, Renato Cesar ; PEREZ, Juliana Aieta ; CARVALHO, R. V. C. ; VETERE, Renata . A memória histórica de Getúlio Vargas e o Palácio do Catete. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; Ramos, Dandara de Oliveira ; Victor, Tânia Abreu da Silva ; CARVALHO, R. V. C. . Introdução à Psicologia Evolucionista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; BANDEIRA, Tatiana Targino Alves . Introdução à Psicologia Evolucionista. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; BANDEIRA, Tatiana Targino Alves . Introdução à Psicologia Evolucionista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CARVALHO, R. V. C.. Pesquisa em internet - acesso aos Periódicos CAPES. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CARVALHO, R. V. C.. Psicologia Evolucionista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
CALDAS, C. P.; SILVA, M. G. M. E.; CARVALHO, R. V. C.; RODRIGUES, B. M. R. D.; SANTOS, I.. Participação em banca de Thiara Joanna Peçanha da Cruz. Personalidade de cuidadores de idosos com demência de Alzheimer e funcionalidade familiar: contribuições para a prática de Enfermagem. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CALDAS, C. P.; SILVA, M. G. M. E.; SA, S. P. C.; SOUZA, P. A.; KESTEMBERG, C. C. F.; CARVALHO, R. V. C.; SANTOS, I.. Participação em banca de Mirian da Costa Lindolpho. Personalidade e autocuidado de cuidadores familiares de idosos com Doença de Alzheimer: implicações para a Enfermagem. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
CAVALCANTE, L. I. C.; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; Köster, M.; CARVALHO, R. V. C.; MAGALHAES, C. M. C.. Participação em banca de Bianca Reis Fonseca. Metas de socialização da emoção entre mães e pais em contexto rural e urbano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
FIORAVANTI-BASTOS, A. C.; DIAS, L. B. T.; CARVALHO, R. V. C.. Participação em banca de Wayson Maturana de Souza. Relações entre práticas parentais de cuidado e autonomia e o desenvolvimento do controle inibitório em crianças de 8 a 13 anos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia; CARVALHO, R. V. C.; DORIA, N.. Participação em banca de Alexandre Feitosa Ortiz.Teorias sobre tomada de decisão sob uma ótica evolucionista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASTRO, A. C.; JACÓ-VILELA, Ana Maria; CARVALHO, R. V. C.. Comissão de Seleção para PDSE 2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.Exploring the relation between parents? and their grown-up children?s developmental trajectories and empathy from Rio de Janeiro, Brazil. 2018. (Encontro).

2.
25th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.Kağıtçıbaşı?s theory applied to a ?cultural laboratory?: introducing Brazil, from the Majority World. 2018. (Encontro).

3.
XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Ç. Kağıtçıbaşı: Vida, obra e contribuição teórica para a Psicologia do Desenvolvimento. 2017. (Congresso).

4.
24th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.Are parents? developmental trajectories and empathy related to adolescents? empathy?. 2016. (Encontro).

5.
XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Participação no Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos. 2016. (Simpósio).

6.
23rd Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.Empathy and related autonomy in families from Rio de Janeiro, Brazil. 2014. (Encontro).

7.
2013 Society for Research in Child Development Meeting.Empathic Interactions Between Parents and Children in Rio de Janeiro, Brazil: an Exploratory Study. 2013. (Encontro).

8.
2013 Society for Research in Child Development Meeting.Inhibited children become competent peers: Parents? emotional language contributes to prosocial behaviors. 2013. (Encontro).

9.
10ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Empatia e trajetórias de desenvolvimento: algumas reflexões. 2012. (Outra).

10.
22nd Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.Parental Beliefs on Empathy Importance and Development in Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

11.
22nd Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.The Influence of Caregivers? Socialization Goals and Practices on the Development of Prosocial Behavior in Early Infancy in two Brazilian Contexts. 2012. (Encontro).

12.
XIV Simpósio de Intercâmbio Cientifico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - Produção e Divulgação Científica: os desafios da interdisciplinaridade.Participação no Grupo de Trabalho Psicologia Evolucionista. 2012. (Simpósio).

13.
7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Crenças parentais sobre a importância e o desenvolvimento da empatia. 2011. (Congresso).

14.
IV Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ.A empatia e as dimensões de autonomia e interdependência em famílias de jovens do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

15.
I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento.Bases Filogenéticas e Ontogenéticas da Comunicação Empática entre Pais e Filhos. 2010. (Outra).

16.
Dia de Darwin - Brasil.Psicologia Evolucionista - Fundamentos e Desenvolvimentos Contemporâneos. 2009. (Outra).

17.
I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal. A comunicação empática entre pais e filhos: um estudo inicial. 2009. (Congresso).

18.
I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium.Longitudinal study of maternal speech directed to children in four Brazilian dyads. 2009. (Simpósio).

19.
I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium.The role of the parents in empathy development. 2009. (Simpósio).

20.
I Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ.Comunicação empática de pais e filhos em situações específicas: bases evolutivas e variáveis associadas. 2008. (Seminário).

21.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.A Importância Evolucionista da Comunicação Empática entre Pais e Filhos. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, A. ; CANAL, C. P. P. ; MORAES, T. D. ; ANDRADE, A. L. ; PEREIRA, F. N. ; SUBTIL, M. M. ; MACEDO, M. D. C. ; SANT?ANNA, H. C. ; BALBI NETO, R. ; SARAIVA, L. C. ; MARTINS, S. W. ; SOUZA, F. ; IGLESIAS, F. ; MIRANDA, R. F. ; CAVALCANTE, L. I. C. ; PASSOS, V. O. A. ; CARVALHO, R. V. C. ; VILANI, C. G. ; MCDANIEL, B. ; HURTARTE, C. A. ; MARIN, C. P. P. ; DEMIR, M. . III Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal e I Encontro Latino-Americano sobre Família e Relacionamento Interpessoal. 2013. (Congresso).

2.
SEIDL DE MOURA, Maria Lucia ; CARVALHO, R. V. C. ; AGUIAR, Aline Melo de . Dia de Darwin - Brasil. 2009. (Outro).

3.
CARVALHO, R. V. C.. I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium. 2009. (Outro).

4.
CARVALHO, R. V. C.. Vida: Plasticidade e Adaptação. 2009. (Exposição).

5.
CARVALHO, R. V. C.. I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium. 2009. (Outro).

6.
JACÓ-VILELA, Ana Maria ; UZIEL, Anna Paula ; PRESTRELO, Eleonôra Torres ; CARVALHO, R. V. C. ; ROCHA, Vivianne Maria Lefundes Magalhães . Projeto PSI45. 2009. (Outro).

7.
CARVALHO, R. V. C.. Semana de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Outro).

8.
CARVALHO, R. V. C.. 5ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental - Mostra Universitária de Produção Científica. 2007. (Outro).

9.
CARVALHO, R. V. C.. Semana de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Outro).

10.
CARVALHO, R. V. C.. 4ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental - Mostra Universitária de Produção Científica. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wayson Maturana de Souza. Relações entre práticas parentais de cuidado e autonomia e o desenvolvimento do controle inibitório em crianças de 8 a 13 anos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Feitosa Ortiz. Teorias sobre tomada de decisão sob uma ótica evolucionista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Rafael Vera Cruz de Carvalho.



Outras informações relevantes


- Membro suplente do Conselho Fiscal na gestão 2018-2020 da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD).
- Monitor da disciplina eletiva Psicologia Evolucionista, ministrada pela profª Maria Lucia Seidl de Moura, do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com carga horária semanal de 3h, de agosto a dezembro de 2007.
- Avaliador Parecerista da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO/UNIR).
- Número de ORCID: orcid.org/0000-0002-4591-7993



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:38:01