Joana DArc Teixeira

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutora em Ciências Sociais - Pensamento Social e Políticas Públicas - Unesp/Marília. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Educação Especial (deficiência Intelectual) - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graducação da Universidade Federal de São Carlos, área Educação (linha de pesquisa "Práticas sociais e processos educativos"). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Sociologia da Infância e Juventude; Tópicos Específicos em Educação; Práticas de Ensino e Processos Educativos (em diferentes contextos) e Pensamento social e políticas públicas. É colaboradora e pesquisadora do Observatório de Segurança Pública (OSP), Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e Grupo de Estudos da Condição Juvenil (GEJUVE) coordenados pelo Dr. Luís Antônio Francisco de Souza. Tem experiência docente no Ensino Superior: cursos de graduação presencial e a distância (Pedagogia) e cursos de especializações (Educação Infantil, Docência no Ensino Superior, Gestão e Educação Especial). Experiência no Magistério da Rede Estadual Pública: Atendimento Educacional Especializado: Deficientes intelectuais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joana DArc Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, Joana Darc


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DOS SUJEITOS E LUGARES DA PUNIÇÃO: da passagem do/a jovem perigoso/a para o/a jovem em perigo. Um estudo das dimensões do dispositivo da gestão dos riscos e de controle social da juventude, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Luis Antônio Francisco de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O Sistema Sócio-educativo de internação para jovens autores de atos infracionais do estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator.
Orientador: Ethel Volfzon Kosminsky.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, CEFAM, Brasil.
Bolsista do(a): Governo do Estado de São Paulo, SP, Brasil.
1986 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
E. E. Prof. José Américo de Almeida, E. E, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Operadores do SINASE. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
TRABALHO DIGNO, GÊNERO E VIOLÊNCIA. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Ciências Sociais. (Carga horária: 72h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, UNESP - FRANCA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação Docente para a modalidade a Dist. (Carga horária: 160h).
Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos, UAB-UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Políticas Públicas, segurança e direitos humanos. (Carga horária: 4h).
Grupo de Estudos em Segurança Pública, GESP, Brasil.
2009 - 2009
Cinema e Educação. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2008 - 2008
curso de formação em tutoria. (Carga horária: 120h).
Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos, UAB-UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Do corpo equivoco - reflexões sobre a verdade e a. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Família e a Deficiência. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Estimulação precoce e Educação Especial. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: docente - CLT, Carga horária: 12
Outras informações
Leciona disciplina Sociologia da Educação II e Sociologia da Educação I, curso Pedagogia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou na disciplina Sociologia da Educação I.

Atividades

11/2016 - 08/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I e Sociologia da Educação II

Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Atua nos cursos da área da Saúde, lecionado a disciplina Ciências Humanas e Sociais. A disciplina abrange diferentes temáticas e discussões sobre a relação indivíduo e sociedade, considerando a emergência de temas contemporâneos no campo das Ciências Humanas e Sociais (Sociologia, Antropologia, Educação). Afastada sem remuneração.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais
02/2015 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais
02/2014 - Atual
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais
02/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais
Sociologia da Educação
02/2014 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais
02/2015 - 08/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas e Sociais

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Atua nos cursos de Pós-graduação Especialização, nos seguintes cursos e módulos: Gestão: Módulos: Processos de Ensino e Aprendizagem; Novas Tecnologias e Educação; Educação Inclusiva e Políticas educacionais Educação Infantil: desafios e perspectivas: Módulos: Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Infantil; Desenvolvimento e aprendizagem da Criança no contexto da diversidade cultural; Módulo: Atividades lúdicas na Educação Infantil e Orientações de trabalhos de conclusão de curso. Docência no Ensino Superior Módulos: Prática pedagógica como principio formativo: ênfase no Ensino Superior; Planejamento Educacional e avaliação da aprendizagem e Estratégias Didático-metodológicas e novas tecnologias

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aulas no curso de Pedagogia Presencial nas disciplinas: Filosofia da Educação I; Filosofia da Educação II Educação Inclusiva I; Educação Inclusiva II

Atividades

05/2010 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I; Filosofia da Educação II; Educação Inclusiva e Diversidade I; Educação Inclusiva e Diversidade II

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsita de Iniciação Científca, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2005 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .


Universidade Aberta do Brasil - Ead Ufscar, UAB/UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Autei como docente da disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II", no Curso de Graduação em Pedagogia.


Universidade Aberta do Brasil - UFSCAR, UAB/UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Tutora virtual - Pedagogia, Enquadramento Funcional: Bolsista - MEC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como tutora virtual nas disciplinas: 2012 - Práticas de Ensino I ? Representações sobre o fazer docente; Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico II 2011 - Trabalho de Conclusão de Curso I Práticas de Ensino I - Representações sobre o fazer docente; Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico I Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico II 2010 - Educação e Avaliação Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico II 2008 - Matrizes Teóricas e Pensamento Pedagógico II


Escola Estadual Stela Machado, E.E, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial - Def. Mental, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como professora especialista em Deficiência Intelectual, no Serviço de Apoio Especializado: Sala de Recursos.


Escola Estadual Anônio Xavier Toledo de Mendonça, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Especialista - PBII, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 25


Centro de Educação Infantil - Obras Sociais São Mateus, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Henrique Bertolucci, SECRETARIA DE ED, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Atua como professora especializada, na sala de recursos, destinada ao atendimento de alunos/as com deficiência intelectual.



Linhas de pesquisa


1.
Sociologia da Infância e da Juventude


Projetos de pesquisa


2011 - 2015
DOS SUJEITOS E LUGARES DA PUNIÇÃO Da passagem do/a jovem perigoso/a para o/a jovem em perigo. Um estudo das dimensões do dispositivo da gestão dos riscos e de controle social da juventude
Descrição: Esta pesquisa, que resultou na tese de doutorado, investigou as dimensões dos dispositivos de controle social da juventude, de modo a descrever os efeitos da sociedade punitiva nos processos de produção do jovem e da jovem criminalizados/as e dos lugares instituídos para a punição, tendo como espaço privilegiado para descrição, as instituições para jovens do sexo feminino. Especificamente, procura-se identificar, examinar e mapear como se deu a passagem de um sistema tutelar-correcional-repressivo para uma política de Estado, em que se verificam diferentes modalidades punitivas, que demarcam a composição e distribuição dos sujeitos da punição sob a justificativa da gestão dos riscos. Como campo de análise foi delimitado três períodos distintos na história da constituição do atendimento socioeducativo, desses últimos vinte anos, a saber: (1) O contexto de redemocratização do Brasil, de defesa e reconhecimento de jovens como sujeitos de direitos ? início da década de 1990, promulgação e implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente-; (2) no processo de reconfiguração do Sistema socioeducativo de internação: municipalização e descentralização do atendimento, final da década de 1999 ? 2010, (3) contexto de reafirmação das políticas de atendimento da Fundação CASA e processo de implementação do SINASE. Para esta constituição e análise do presente, foram também priorizados: a pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas com as jovens e demais atores que compõem a estrutura do sistema socioeducativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Segurança pública e os atos infracionais nas varas da infância e da juventude no Estado de São Paulo (1991-2010)
Descrição: No mundo contemporâneo, percebe-se um crescente apelo favorável ao endurecimento penal. Esse apelo se dá no mesmo momento em que se entende que o sistema de justiça criminal está em profunda crise, no que diz respeito aos mecanismos e práticas de controle do crime e do criminoso. Ao mesmo tempo, dissemina-se a corrosão das perspectivas sociais de jovens diante do quadro crescente de aumento das desigualdades sociais e de crise do emprego. Diante disso, não apenas o poder público acaba sinalizando que não é competente para dar conta do aumento da margem de déficit social legado pelo neoliberalismo, como também estimula saídas punitivas para aqueles problemas que não menos que duas décadas atrás eram objeto de reivindicações e ampliação dos direitos. A montante da criminalidade organizada e da corrosão do espaço público são adendos importantes a indicar aos juízes que estes precisam definir sua atuação em termos de proteção da sociedade ou de proteção dos direitos individuais e/ou coletivos. Enfim, esse quadro complexo, pode colocar o poder judiciário diante da utilização de instrumentos necessários na direção do endurecimento em relação aos jovens que se envolvem com a criminalidade. Os jovens em conflito com a lei, nesse sentido, tornaram-se objeto de medidas contraditórias, mesmo diante do quadro jurídico do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabeleceu a doutrina da proteção integral dos jovens. O presente projeto, partindo de um amplo debate sobre o ECA e sobre sua recepção pelos operadores técnicos do direito, pretende investigar o processo de sentenciamento dos jovens que cometem atos infracionais, identificando as razões pelas quais a doutrina da proteção integral pode estar cedendo espaço para uma leitura da lei a partir da ótica da lei e da ordem. Essa pesquisa será realizada junto às varas especializadas em infância e juventude no Estado de São Paulo e privilegiará a percepção dos operadores técnicos do direito...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Joana DArc Teixeira - Coordenador / Luís Antônio Francisco de Souza - Integrante.
2010 - Atual
A construção social da vitimização: perfil das mulheres vítimas de violência no sistema de justiça criminal: São Paulo e Pará
Descrição: O presente projeto pretende estudar o perfil da vitimização feminina nas instituições da justiça criminal em dois estados brasileiros que, por sua vez, possuem peculiaridades inerentes às suas realidades. Parte-se do pressuposto de que as mulheres enfrentam forte discriminação e se encontram em desvantagem social e simbólica nas instituições da justiça criminal o que aponta para um paradoxo: a recente legislação voltada para a proteção da mulher vítima de violência doméstica ainda não consegue dar conta de suas atribuições. A identificação do perfil de vitimização e a compreensão de que esta está fortemente interligada à vulnerabilidade social das mulheres no Brasil podem contribuir para a elaboração de políticas públicas específicas, em consonância ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e Relatório do Grupo de Trabalho voltado para as Mulheres Encarceradas. Serão levados em consideração os perfis das mulheres que sofreram violência sexual, mulheres submetidas ao encarceramento e à internação em unidades para jovens. Assim, pretende-se verificar se há correlação entre os perfis das mulheres nestes três processos de vitimização em que o encarceramento precoce, a violência sexual e o cárcere podem surgir como pontos de articulação das várias formas de violência em que a mulher brasileira, sobretudo em seus estratos mais baixos, está submetida. Para realizar a pesquisa, o projeto pretende se concentrar em duas capitais (São Paulo e Belém) e em algumas cidades do interior destes dois Estados. O presente projeto pretende dar continuidade à pesquisa que vem sendo financiada pelo CNPq relativa aos editais MCT/CNPq/SPM-PR/MDA, Nº 020/2010, processo 402514/2010-6 e Nº 32/2012, processo 405220/2012-0.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Joana DArc Teixeira - Coordenador / Luís Antônio Francisco de Souza - Integrante / Flávia Cristina Silveira Lemos - Integrante.
2008 - 2009
O Sistema Socio-educativo de internação para jovens autores de atos infracionais do Estado de São PauloULO.
Descrição: Está pesquisa resultou na dissertação de mestrado. No final da década de 1990, no estado de São Paulo, verifica-se a apresentação e a consolidação das propostas de reformas e descentralização da FEBEM. No percurso dessas políticas públicas de reestruturação, a instituição adquiriu a denominação: Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente ? FUNDAÇÃO CASA. A presente pesquisa pretende descrever, analisar e compreender o processo de reestruturação do sistema socioeducativo de modo a contribuir com discussões e reflexões sobre o redesenhamento das propostas institucionais e educativas no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional. Com base na análise documental (período 1996-2009), nos estudos das pesquisas sobre o tema e no quadro teórico adotado sobre as tendências de controle e punição emergentes na sociedade contemporânea, instituições totais e sócio-educação é possível indicar que, o processo de reestruturação e ampliação pelo qual passa a instituição deve ser compreendido a partir das transformações sociais e políticas do controle social, das propostas socioeducativas e da dinâmica interna da instituição. Mesmo com a legislação, que determina a redução das internações, verifica-se a reconfiguração institucional e aumento do encarceramento dos jovens. Desse modo, ao invés de rupturas no processo de institucionalização e nos aspectos punitivos, assiste-se ao deslocamento desses jovens para um sistema que busca legitimar suas ações, tendo como base as principais prerrogativas dos direitos da criança e do adolescente. Este processo de reestruturação, ainda em curso, não tem apontado para práticas de atendimento socioeducativo que envolvam diferentes processos educativos e relações sociais com referências nos valores e nos princípios constitucionais de respeito à dignidade humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
As medidas socioeducativas da Febem na perspetiva do jovem infrator
Descrição: Está pesquisa de iniciação científica resultou no Trabalho de Conclusão de Curso. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o adolescente que cometeu algum ato infracional, e que foi julgado, deve em decorrência deste fato ser privado de sua liberdade e internado em alguma Unidade Educacional pertencente à Fundação Estadual do Bem Estar do Menor-FEBEM, para o cumprimento de medidas sócio-educativas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o cumprimento dessas medidas na Unidade de Internação da FEBEM - Marília da perspectiva dos internos, uma vez que os consideramos protagonistas e conhecedores do cotidiano da instituição.- Para tanto, a partir de entrevistas e observações no interior da instituição, buscaremos refletir sobre os fins aos quais se destinam estas medidas sócio-educativas, bem como, discutir o seu papel na ressocialização desses adolescentes na sociedade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEIXEIRA, Joana Darc2015TEIXEIRA, Joana Darc. Sistema socioeducativo em questão: as tensas relações entre o punitivo e o educativo. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 1, p. 223-254, 2015.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc2015TEIXEIRA, Joana Darc. A voz do outro: desafios éticos e metodológicos nas políticas públicas para juventude. CASA em Revista, v. VI, p. 32-39, 2015.

3.
SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza2014SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; TEIXEIRA, Joana Darc ; GONCALVES, R. T. . Meninas confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará.. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 10, p. 1-20, 2014.

4.
TEIXEIRA, Joana Darc2009 TEIXEIRA, Joana Darc. Jovens em conflito com a lei e políticas públicas de internação: a constante violação de seus direitos. Revista LEVS (Marília), v. 3, p. 1-15, 2009.

5.
TEIXEIRA, Joana Darc2009TEIXEIRA, Joana Darc; ONOFRE, E. M. C. . A escolarizaçlão de jovens autores de atos infracionais. Intermeio (UFMS), v. 15, p. 1-15, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Do perigo ao risco: a gestão e o controle da juventude no sistema socioeducativo de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp Digital - Cultura Acadêmica, 2017. v. 1. 230p .

Capítulos de livros publicados
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Quando as jovens infracionam: As relações de gênero por entre as grades do Sistema Socioeducativo de internação. In: Juliana Melo, Daniel Simião, Sthepen Bainer. (Org.). Ensaio sobre Justiça, reconhecimento e criminalidade. 1ed.Natal -Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 1-671.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc; ONOFRE, E. M. C. ; CONCEICAO, W. L. ; MIRANDA, K. A. S. N. ; ROSA, C. S. . ESCOLARIZAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE MARCADORES SOCIAIS E TRABALHO DOCENTE EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. In: Claudia Lucia Silva Mendes, Elionaldo Fernandes Julião, Soraya Sampaio Vergílio. (Org.). Educação, Socioeducação e Escolarização. 1ed.Rio de Janeiro: Degase, 2016, v. , p. 39-58.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc; GONCALVES, R. T. . Jovens que cumprem medida de internação na Fundação CASA de São Paulo. In: Flávia Cristina Silveira Lemos. (Org.). Políticas inventivas transversalizantes. 1ed.Curitiba -PR: CRV, 2015, v. 1, p. 1-325.

4.
SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; TEIXEIRA, Joana Darc ; GONCALVES, R. T. . Entre a fantasia e a realidade. Perfil e trajetória das jovens que cumprem medida de internação na Fundação Casa de São Paulo. In: MARQUES, Verônica Teixeira; SILVA, Waldimeiry Correa da. (Org.). Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos: Educação e Segurança Pública.. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 1, p. 1-362.

5.
SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; SAVASSA, C. F. ; TEIXEIRA, Joana Darc ; SIQUINELLI, L. D. ; MORAES, P. C. ; GONCALVES, R. T. ; DINIS, T. P. . Violence, firearms and society in contemporary Brazil. In: Heraldo Lorena Guida. (Org.). Firearms in Brazil. Public Policies and Impacts on Auditory Health. 1ed.Nova York: Nova Science Publisher, 2014, v. 1, p. 1-163.

6.
Onofre, Elenice C. Onofre ; DIAS, A. F. ; CONCEICAO, W. L. ; TEIXEIRA, Joana Darc . Dilemas e desafios no ato de pesquisar em espaços de controle e privação da liberdade. In: Maria Waldenez de Oliveira, Fabiana Rodrigues de Souza. (Org.). . Processos Educativos em práticas sociais. Pesquisa em Educação. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2014, v. 1, p. 1-280.

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. Sistema socioeducativo: as tensas relações entre o punitivo e o educativo. In: Elionaldo Fernandes Julião. (Org.). Educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade: questões, avanços e perspectivas. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 181-200.

8.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; OLIVEIRA, I. V. . Breves anotações a respeito da vulnerabilidade e violência: as condições de mulheres no sistema de justiça criminal. In: Flávia Cristina Silveira Lemos, Ana Lúcia Santos da Silva, Cristiane de Souza Santos, Débora Linhares. (Org.). Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 389-400.

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Reafirmação do Paradoxo Inclusão/Exclusão no sistema socioeducativo para Jovens Autores de Atos Infracionais. In: Tânia Sueli Antonelli Marcelino Brabo. (Org.). Educação, Direitos Humanos e Exclusão Social. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 1-177.

10.
TEIXEIRA, Joana Darc; OLIVEIRA, I. V. ; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza . Vulnerabilidade e violência: Notas preliminares sobre a situação das mulheres no sistema de justiça criminal. In: Verônica Teixeira Marques; Karina Batista Sposato; Vania Fonseca. (Org.). Direitos Humanos e Política Penitenciária. 1ed.Maceio/ AL: EduFAL, 2012, v. 1, p. 71-86.

11.
TEIXEIRA, Joana Darc. A ?CASA? - um sistema hibrido entre o punitivo e o socioeducativo. In: Ana Lucia Pintar Xavier. (Org.). Retratos da Infância e Juventude: Práticas Sociais e Abordagens Teóricas no Município de Assis/SP. 1ed.Marília: FUNDEFE, 2011, v. 1, p. 201-214.

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. A situação do encarceramento de jovens autores de atos infracionais em São Paulo. In: Luís Antônio Francisco de Souza. (Org.). Políticas de Segurança Pública no estado de São Paulo. Situação e perspectivas a partir das pesquisas do Observatório de Segurança Pública da Unesp. 175ed.São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. -163.

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. Redução da maioridade penal, intenção ou realidade: a austeridade das punições sobre os jovens. In: Sueli Andrucioli Felix. (Org.). Violência de Políticas Públicas de Segurança: pesquisa e ação. 1ed.Marília: Instituto Guto, 2007, v. 1, p. 2-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. DAS PERIFERIAS À CASA, DA CASA AO LAR: AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS INFRATORAS. In: XIII Semana da Mulher - Mulheres e gênero: olhares sobre a educação, mídia, saúde e violência, 2017, Marília - SP. XIII Semana da Mulher - Mulheres e gênero: olhares sobre a educação, mídia, saúde e violência, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. DISPOSITIVOS DE CONTROLE SOCIAL DA JUVENTUDE: o encarceramento na casa sobre a lógica da gestão dos riscos e/ou proteger para controlar. In: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2015, Marília. I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2015. v. 1. p. 1-22.

3.
SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; TEIXEIRA, Joana Darc ; GONCALVES, R. T. . Meninas confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará.. In: 38 Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais - ANPOCS, 2014, Caxambu. 38 Reunão da ANPOCS. Caxambu: Anpocs, 2014. v. 1. p. 1 - 20.

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. PARADIGMA DA SEGURANÇA NACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DO CONTROLE SOCIAL SOBRE A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA RELEITURA DO PASSADO E UMA ANÁLISE DO PRESENTE. In: VIII SEMINÁRIO 'DIREITOS HUMANOS NO SÉCULO XXI' - Democracia, direitos humanos e particpação popular: 50 anos do Golpe Militar, 2014, Marilia. III SEMINÁRIO "DIREITOS HUMANOS NO SÉCULO XXI" - Democracia, direitos humanos e particpação popular: 50 anos do Golpe Militar, 2014.

5.
TEIXEIRA, Joana Darc; GONCALVES, R. T. ; SIQUINELLI, L. D. . AS JOVENS INTERNAS DA CASA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ABUSO SEXUAL ? VULNERABILIDADE E AUSÊNCIA DE DIREITOS.. In: IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal, 2014, Universidade Federal do ABC. IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal, 2014.

6.
TEIXEIRA, Joana Darc. RELAÇÕES DE GÊNERO POR ENTRE AS GRADES: A PEDAGOGIZAÇÃO DO FEMININO?. In: XI Semana da Mulher - Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais, 2013, Marília. XI Semana da Mulher - Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais, 2013. p. 1-15.

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. Se essa CASA fosse nossa. Relações de Gênero por entre as Grades. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - BA. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: A sociologia como artesanato intelectual, 2013. v. 1. p. 1-23.

8.
TEIXEIRA, Joana Darc. Relações de Gênero por entre as grades: a pedagogização do feminino?. In: XI Semana da Mulher - Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais, 2013, Marília. XI Semana da Mulher - Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais, 2013. p. 1-8.

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. A escolarização de jovens autores de atos infracionais: reflexões dos processos e mecanismos de exclusão e inclusão escolar.. In: 32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009, Caxambu. 32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009. p. 1-16.

10.
TEIXEIRA, Joana Darc. A CASA: (re) institucionalização dos jovens autores de atos infracionais. In: II - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E MEMÓRIA DA AMÉRICA LATINA - Imaginários juvenis latinoamericanos: Participação, Cultura e Sociabilidade, 2009, Curitiba - Paraná. Anais III Seminário Internacional Imaginário e Cultura da América Latina: Bicentenário e Modernidade. Curitiba: UFPR, 2009. v. 1. p. 1-16.

11.
TEIXEIRA, Joana Darc; ONOFRE, E. M. C. . A escolarização de jovens autores de atos infracionais em privação de liberdade. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI", 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI", 2009. p. 1-6.

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. A escola vai à Fundação CASA? A escolarização dos jovens autores de atos infracionais. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Taguatinta - DF. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste - Educação: Tendências e desafios de um campo em movimento, 2008. p. 487-501.

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. Controle social e punição da juventude: políticas contrárias aos direitos humanos.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero. Corpo, violência e poder, 2008, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero. Corpo, violência e poder. Florianópolis - Santa Catarina: Editora Mulheres, 2008. p. 1-8.

14.
TEIXEIRA, Joana Darc. AS PRISÕES PARA JOVENS: Considerações sobre as medidas sócio-educativas à luz das políticas contemporâneas de punição e controle. In: V Congresso dos Pesquisadores/as Negros/as - COPENE. Pensamento negro e racismo. Diferenciações e percursos, 2008, Goiania - Goiás. V Congresso dos Pesquisadores/as Negros/as - COPENE. Pensamento negro e racismo. Diferenciações e percursos, 2008. p. 1-15.

15.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. In: I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspetivas contemporâneas da Filosofia da Educação, 2006, Marilia. Perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação - coletânea de textos do I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2006. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Joana Darc; BARRETO, V. H. L. . Basquetebol na Educação Básica: um estudo sobre o ensino dessa modalidade na escola. In: XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru, 2017, Bauru. XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru, 2017. p. 1-2.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc; CAMAFORTE, V. P. . A influência da Educação Física em práticas de combate à violência e ao bullying. In: XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru, 2017, Bauru. XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru, 2017. p. 1-1.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator e funcionário. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Bauru. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. DAS PERIFERIAS À CASA, DA CASA AO LAR: AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS INFRATORAS. In: XIII Semana da Mulher - Mulheres e gênero: olhares sobre a educação, mídia, saúde e violência, 2017, Marília - SP. XIII Semana da Mulher - Mulheres e gênero: olhares sobre a educação, mídia, saúde e violência, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Do Perigo ao Risco: Gestão e o Controle da Juventude no Sistema Socioeducativo. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. Da invisibilidade à visibilidade das jovens em privação de liberdade: Breve diagrama das pesquisas acadêmicas e das Normativas do SINASE. In: IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal, 2014, Universidade Federal do ABC. IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal, 2014.

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. Se essa CASA fosse nossa: relações de gênero por entre as grades. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - BA. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: A sociologia como artefato intelectual, 2013. p. 270-271.

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. ?Meninas Invisíveis?: as jovens por entre as grades do sistema socioeducativo. In: XI Semana de Ciências Sociais ? Marginalidades, 2013, São Carlos - SP. Cadernos de Resumos: XI Semana de Ciências Sociais ? Marginalidades, 2013. p. 26-27.

6.
TEIXEIRA, Joana Darc; ONOFRE, E. M. C. . A escolarização de jovens autores de atos infracionais em privação de liberdade. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI", 2009, São Carlos - SP. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI", 2009. v. 1. p. 488-488.

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. A escolarização de jovens autores de atos infracionais: reflexões dos processos e mecanismos de exclusão e inclusão escolar.. In: 32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009, Caxambu - MG. 32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009. v. 32. p. 167-168.

8.
TEIXEIRA, Joana Darc. Punição e controle social dos jovens: uma análise sobre as políticas de reestruturação do sistema sócio-educativo de São Paulo e das propostas de redução da maioridade penal. In: II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008, Rio de Janeiro. II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008.

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. As políticas públicas para jovens em conflito com a lei e alternativas. In: II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008, Rio de Janeiro. II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008.

10.
TEIXEIRA, Joana Darc; Onofre, Elenice C. Onofre . As prisões para jovens: considerações sobre a medida sócio-educativa de internação à luz das políticas de punição e controle. In: I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e II Encontro de Direitos Humanos da UNESP, 2008, Araraquara. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e II Encontro de Direitos Humanos da UNESP, 2008.

11.
TEIXEIRA, Joana Darc. As representações dos jovens autores de atos infracionais sobre a escolarização em dois aspectos:dentro e fora da FEBEM. In: V Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - escola d(e) Gramsci, 2006, Marília. V Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - escola d(e) Gramsci, 2006.

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. A febem na perspectiva do adolescente em conflito com a lei. In: IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005, Marília. IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005.

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. O adolescente em conflito com a lei e suas perspectivas em torno das medidas sócio-educativas da Febem. In: IV Seminário Direitos Humanos no Século XXI - Direitos Humanos,Educação e Cidadania, 2005, Marília. IV Seminário Direitos Humanos no Século XXI - Direitos Humanos,Educação e Cidadania, 2005.

14.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem da perspectiva do adolescente infrator: uma unidade educacional ou uma prisão?. In: XV Ciclo de Debates Zilda Feres, 2005, Marília. XV Ciclo de Debates Zilda Feres, 2005.

15.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem: uma unidade educacional de cumprimento de medidas sócio-educativas ou uma prisão? As perspectivas do adolescente infrator. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005, Marília. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005.

16.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem na perspectiva do adolescente infrator. In: XIII Congresso de Iniciação Científica - 6ª Jornada Científica da UFSCAR, 2005, São Carlos. XIII Congresso de Iniciação Científica - 6ª Jornada Científica da UFSCAR, 2005.

17.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília. In: ALAS - Associação Latino-Americana de Sociologia - XXV Congresso, 2005, Porto Alegre. ALAS - Associação Latino-Americana de Sociologia - XXV Congresso, 2005.

18.
TEIXEIRA, Joana Darc. Febem e a educação: as medidas socioeducativas, em especial,a educação na perspectiva do adolescente infrator. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2004, São Paulo. 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2004.

19.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas socioeducativas, em especial, a educação,da FEBEM-Marília. In: II Encontro do PEJA: saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA, 2004, Marília. II Encontro do PEJA: saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA, 2004.

20.
TEIXEIRA, Joana Darc. FEBEM e a Educação: as medidas sócioeducativas, em especial, a educação, na perspectiva do adolescente infrator. In: XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2004, Marília. XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2004.

21.
TEIXEIRA, Joana Darc. Educação: uma das medidas sócio-educativas voltadas para os adolescentes infratores institucionalizados na Febem-Marília. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentes com a cidade, 2004, Marília. III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentes com a cidade, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. DISPOSITIVOS DE CONTROLE SOCIAL DA JUVENTUDE: o encarceramento na casa sobre a lógica da gestão dos riscos e/ou proteger para controlar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Quando as jovens infracionam: uma análise dos dispositivos e modalidades de controle contemporâneo presentes em unidades socioeducativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. Violência, Racismo, Gênero e a produção da vitimização de mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. A escolarização no Sistema Socioeducativo: análise da trajetória de jovens infratoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. Redução da maioridade penal dos discursos contrários aos favoráveis. Mas, afinal, o que falta nessas discussões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TEIXEIRA, Joana Darc. Meninas invisíveis: relações de gêneros por entre as grades do sistema socioeducativo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. Da invisibilidade à visibilidade das jovens em privação de liberdade: Breve diagrama das pesquisas acadêmicas e das Normativas do SINASE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; TEIXEIRA, Joana Darc ; GONCALVES, R. T. . Meninas Confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. PARADIGMA DA SEGURANÇA NACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DO CONTROLE SOCIAL SOBRE A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA RELEITURA DO PASSADO E UMA ANÁLISE DO PRESENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TEIXEIRA, Joana Darc. Relações de Gênero por entre as grades: Pedagogização do Feminino?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TEIXEIRA, Joana Darc. Se essa CASA fosse nossa: relações de gênero por entre as grades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. Violência, Educação e Medidas socioeducativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. ?Realidades Juvenis ? jovens encarcerados/as?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TEIXEIRA, Joana Darc. Jovens e Medidas Socioeducativas: Realidade Brasileira e Paraense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TEIXEIRA, Joana Darc. Juventude e Medidas Socioeducativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TEIXEIRA, Joana Darc. Políticas Públicas de Controle Social da Juventude. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TEIXEIRA, Joana Darc. A CASA: (re) institucionalização dos jovens autores de atos infracionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TEIXEIRA, Joana Darc; Onofre, Elenice C. Onofre . A escolarização de jovens autores de atos infracionais em privação de liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TEIXEIRA, Joana Darc. O sistema Sócio-educativo de internação para jovens autores de ato infracional do estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TEIXEIRA, Joana Darc. As políticas para jovens em conflito com a lei e alternativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TEIXEIRA, Joana Darc. Punição e controle social dos jovens: uma análise sobre as políticas de reestruturação do sistema sócio-educativo de São Paulo e das propostas de redução da maioridade penal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TEIXEIRA, Joana Darc. A escola vai à Fundação CASA? A escolarização dos adolescentes autores de atos infracionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
TEIXEIRA, Joana Darc. Controle social e punição da juventude: políticas contrárias aos direitos humanos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TEIXEIRA, Joana Darc; ONOFRE, E. M. C. . AS PRISÕES PARA JOVENS: considerações sobre a medida sócio-educativa de internação à luz das políticas contemporâneas de punição e controle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator e funcionário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TEIXEIRA, Joana Darc. Redução da maioridade penal, intenção ou realidade? A austeridade da punição sobre os jovens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
TEIXEIRA, Joana Darc. As representações dos jovens autores de atos infracionais sobre a escolarização em dois aspectos:dentro e fora da FEBEM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator e funcionário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
TEIXEIRA, Joana Darc. A febem na perspectiva do adolescente em conflito com a lei. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
TEIXEIRA, Joana Darc. O adolescente em conflito com a lei e suas perspectivas em torno das medidas socio-educativas da Febem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem da perspectiva do adolescente infrator: uma unidade educacional ou uma prisão?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócioeducativas da Febem e da perspectiva do adolescente autor de ato infracional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem: uma unidade educacional de cumprimento de medidas sócio-educativas ou uma prisão? As perspectivas do adolescente infrator. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Febem na perspectiva do adolescente infrator. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas socioeducativas, em especial, a educação, da FEBEM - Marília. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
TEIXEIRA, Joana Darc. FEBEM e a Educação: as medidas sócioeducativas, em especial, a educação, na perspectiva do adolescente infrator. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
TEIXEIRA, Joana Darc. Educação: uma das medidas sócio-educativas voltadas para os adolescentes infratores institucionalizados na Febem-Marília. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TEIXEIRA, Joana Darc. Infância abandonada, fundação estadual para o bem estar do menor- febem e suas políticas educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
TEIXEIRA, Joana Darc. Febem e a Educação: as medidas socioeducativas, em especial, a educação na perspectiva do adolescente infrator. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. O Direito entre as grades: o jovem em conflito com a lei e uma medida, a internação. 2012 (artigo).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. A Maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente: realidades e desafios 2008 (artigo).

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. Olhares sobre o sistema sócio-educativo de Marília 2007 (artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Revista Sociologias. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. O direito entre as grades: O jovem em conflito com a lei e uma medida, a internação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Pesquisas investigam escolarização de adolescentes em conflito com a lei. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Desafios e perspectivas para Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; RUGGIERI NETO, M. T. ; GONCALVES, R. T. . Curso de Extensão: Políticas Públicas e Juventude: Desafios teóricos e práticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; GONCALVES, R. T. ; RUGGIERI NETO, M. T. . Curso de Extensão ?Políticas Públicas e Juventude: Desafios Teóricos e Práticos?,. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. II Curso de Extensão em Segurança Pública A Juventude e os seus Desafios na Contemporaneidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. O Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo e a Polícia de Assistência a jovens em conflito com a lei. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TEIXEIRA, Joana Darc. II Curso de Extensão em Segurança Pública A Juventude e os seus Desafios na Contemporaneidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coordenação e Elaboração de Conteúdo).

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. Módulo I: Problematização das Representações sobre a Juventude. 2012. (Relatora).

8.
TEIXEIRA, Joana Darc. Módulo I: Problematização das Representações sobre a Juventude no II Curso de Extensão em Segurança Pública: A Juventude e os seus Desafios na Contemporaneidade. 2012. (Relatora).

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. Foco na segurança pública: Cidades e Juventude. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TEIXEIRA, Joana Darc. V ? FOCO NA SEGURANÇA PÚBLICA: CIDADES E JUVENTUDE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia Instrucional para Curso de Extensão).

11.
TEIXEIRA, Joana Darc. O Sistema Socioeducativo de internação para jovens autores de ato infracional no Estado de São Paulo. 2010. (Relatório de pesquisa).

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2007. (Relatório de pesquisa).

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. As Medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2007. (Relatório de pesquisa).

14.
TEIXEIRA, Joana Darc. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Relatório de pesquisa).

15.
TEIXEIRA, Joana Darc. As Medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Relatório de pesquisa).

16.
TEIXEIRA, Joana Darc. As Medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2005. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação da Oficina Citações, durante o XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2006 (Oficina) .

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação no mini-curso Avaliação pedagógica em Educação Especial - Carga horária: 6 horas-aula -, ministrado durante a VIII Jornada de Educação Especial. 2006 (Mini-curso) .

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação como Monitora das atividades programadas da VIII Jornada de Educação Especial. 2006 (Monitora) .

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação no Mini-curso Do corpo equivoco - reflexões sobre a verdade e a educação nas narrativas epistemológicas da modernidade - Carga horária:4 horas -, ministrado durante o I Simpósio internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. 2006 (Mini-curso) .

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na Oficina: Os reflexos do racismo no cotidiano escolar - Carga horária: 4 horas - promovida durante a IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. 2005 (Oficina) .

6.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação como coordenadora da Mesa "Violência e Políticas Públicas I", durante a Sessão de Comunicações do Seminario sobre a Sociologia da Infância e da Juventude. 2005 (Coordenação de mesa) .

7.
TEIXEIRA, Joana Darc. Pariticipação como Membro da Comissão Científica do Seminário sobre a Sociologia da Infância e da Juventude. 2005 (Membro da Comissão Científica) .

8.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na Oficina História de Idosos: escrita e memória - Carga horária: 4 horas - promovida durante o III Encontro do PEJA - produção de conhecimento e pesquisa em EJA e do I Seminário Regional do EJA - Marília. 2005 (Oficina) .

9.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação como coordenador de Mesa Temática do XVII Congresso de Iniciação Científica. 2005 (Coordenador de Mesa Temática) .

10.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na Oficina Fichamento de Leitura Textual e Citação Bibliográfica, durante o XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2005 (Oficina) .

11.
TEIXEIRA, Joana Darc. Estágio extracurricular em Pedagogia na Área de Deficiência Mental. 2004 (Estágio Extracurricular) .

12.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participção no mini-curso A Família e a Deficiência - Carga horária: 4 horas-aula - ministrado durante a VII Jornada de Educação Especial. 2004 (Mini-curso) .

13.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na oficina Gênero na sala de aula - Carga horária:4 horas - promovida durante a III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de Crianças e adolescentes com a cidade. 2004 (Oficina) .

14.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na oficina História de vida e desenvolvimento de conteúdos - Carga horária: 4 horas - durante o II Encontro do PEJA: saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA. 2004 (Oficina) .

15.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação no mini-curso Estimulação precoce e Educação Especial - Carga horária: 8 horas -, ministrado por Mercè Leonhardt Gallego, promovido pelo Departamento de Educação Especial da FFC/UNESP. 2003 (Mini-curso) .

16.
TEIXEIRA, Joana Darc. Participação na oficina Elaboração de recursos comunicativos alternativos para alunos com necessidades especiais - Carga horária: 4 horas -, integrante da II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Vygotsky e a escola atual:implicações no fazer pedagógico. 2003 (Oficina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEIXEIRA, Joana Darc; POKER, J. G.; SALUM, G. C.. Participação em banca de Marília Rovaron. Fundação CASA: O passado ditatorial no cotidiano democrático. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
SOUZA, L. A. F.; TEIXEIRA, Joana Darc; MEDRANO, R. H.. Participação em banca de Mariana Frezolin Valera. Dinâmicas de uma política urbana: tensões na implementação de um conjunto habitacional na cidade de Marília. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc; POKER, J. G.; SALUM, G. C.. Participação em banca de Marília Rovaron. Fundação CASA: o passado ditatorial no cotidiano democrático. Nova roupagem, velhos hábitos. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza; LOVATTO, A.. Participação em banca de Carolina Fernandes Carvalho.Uma leitura radical da pornografia: reflexões a partir do roteiro do filme ninfomaníaca I e II de Lars Von Trier. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, L. A. F.; BARROS, R. A. L.. Participação em banca de Fernanda Russo Cirilllo.O debate sobre "drogas" no Brasil contemporâneo. Desvendando o dispositivo da dependência química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, L. A. F.; MAGALHOES, B. R.. Participação em banca de Paula Paschoal Rodrigues Garcia.A situação do sistema prisional feminino no Estado de São Paulo: uma análise dos discursos e das multiplas punições das mulheres encarceradas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, L. A. F.; DIAS, L. F.. Participação em banca de Silvana Mansano.O romance Clara dos Anjos" de Lima Barreto: uma crítica social do Rio de Janeiro da Primeira República. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, L. A. F.; MAGALHOES, B. R.. Participação em banca de Vivian Carla Garcia Ferreira.Mulheres Confinadas: dores e narrativas de si no sistema prisional do Estado de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
CORDEIRO, A. P.; PENITENTE, L. A.; TEIXEIRA, Joana Darc. Participação em banca de Ana Carolina Nascimento Silva.Parque Kidzania: estratégias do sistema para atração e apropriação do universo infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
SOUZA, L. A. F.; TEIXEIRA, Joana Darc; BARROS, R. A. L.. Participação em banca de Gabriel de Sousa Romero.SEGURANÇA PÚBLICA E LETALIDADE: Um estudo sobre o uso da força policial em São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza; POKER, J. G.. Participação em banca de Larissa Delle Siquinelli.A Loucura Institucionalizada: Hospitais psiquiatricos e Manicômios Judiciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
TEIXEIRA, Joana Darc; PLATZER, M. B.. Participação em banca de Daiane Cristina Chioda.O papel da literatura infantil no desenvolvimento da leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

10.
Onofre, Elenice C. Onofre; TEIXEIRA, Joana Darc; MARQUES, G. C. S.. Participação em banca de Liandra Maris Gregoraci.A visão dos Educadores sociais sobre a instituição escolar e os adolescentes em conflito com a lei. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
ONOFRE, E. M. C.; TEIXEIRA, Joana Darc; NETO, A. S. de A.. Participação em banca de Henrique Zani Donato.Reflexões em torno do material didático do Núcleo de Atendimento Integrado - NAI/São Carlos: o foco no volume "Justiça e Cidadania". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
ONOFRE, E. M. C.; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; TEIXEIRA, Joana Darc. Participação em banca de Viviane Rodrigues Belinelli.Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo (SINASE): reordenação das medidas sócio-educativas para jovens autores de atos infracionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. Punição e prisão: novos atores e temáticas (Diálogos com o campo da saúde, psiquiatria, psicologia. 2016. Universidade de São Paulo.

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Grupo de Trabalho Políticas de controle social e punição da juventude. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
TEIXEIRA, Joana Darc. Sistema socioeducativo, internação e gênero. 2014. Universidade Federal do ABC.

4.
TEIXEIRA, Joana Darc. Coordenação de Sessão de Comunicação Científica: Segurança Pública e prisões no Brasil. 2011. Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp.

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. Coordenadora de Mesa: Violência e Políticas Públicas I. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Cientifica - FIB Bauru.A influência da Educação Física em práticas de combate à violência e ao Bullying no contexto escolar. 2017. (Outra).

2.
Jornada Científica FIB-Bauru.Basquetebol na Educação Básica: um estudo sobre o ensino dessa modalidade esportiva na escola.. 2017. (Outra).

3.
Semana da Pedagogia.Trajetórias de jovens infratoras: dos significados do que é ser jovem nos espaços de privação de liberdade. 2016. (Seminário).

4.
V Seminário Nacional de Estudos Prisionais e Punição.?Do Perigo ao Risco: A Gestão e o Controle da Juventude no Sistema Socioeducativo. 2016. (Seminário).

5.
V Seminário Nacional de Estudos Prisionais e Punição.Do Perigo ao Risco: A Gestão e o Controle da Juventude no Sistema Socioeducativo. 2016. (Seminário).

6.
89º Bate-papo Cultural.Redução da Maioridade Penal: dos discursos contrários aos favoráveis. Mas, afinal, o que falta nessas discussões?. 2015. (Outra).

7.
I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.DISPOSITIVOS DE CONTROLE SOCIAL DA JUVENTUDE: o encarceramento na casa sobre a lógica da gestão dos riscos e/ou proteger para controlar. 2015. (Seminário).

8.
IV Fórum Nacional sobre a produção da vitimização de mulheres no sistema de justiça criminal.Quando as jovens infracionam. Violência, Racismo, gênero e a produção da vitimização de mulheres. 2015. (Outra).

9.
VI Seminário Estadual Socioeducativo.A escolarização no Sistema Socioeducativo. Análise das trajetórias de jovens infratoras. 2015. (Seminário).

10.
38º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduando em Ciências Sociais - ANPOCS.Meninas Confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará. 2014. (Encontro).

11.
IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal.Da invisibilidade à visibilidade das jovens em privação de liberdade: Breve diagrama das pesquisas acadêmicas e das Normativas do SINASE. 2014. (Seminário).

12.
IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal.Meninas invisíveis: relações de gêneros por entre as grades do sistema socioeducativo.. 2014. (Seminário).

13.
VIII SEMINÁRIO.PARADIGMA DA SEGURANÇA NACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DO CONTROLE SOCIAL SOBRE A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA RELEITURA DO PASSADO E UMA ANÁLISE DO PRESENTE. 2014. (Seminário).

14.
Curso de Extensão: Políticas Públicas e Juventude: desafios teóricos e e práticos.Violência, Educação e Medida Socioeducativa. 2013. (Outra).

15.
Curso de Extensão: Políticas Públicas e Juventude: desafios teóricos e e práticos.Violência, Educação e Medida Socioeducativa. 2013. (Outra).

16.
XI Semana da Mulher - Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais.Relações de Gênero por entre as grades: a pedagogização do feminino?. 2013. (Outra).

17.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Se essa CASA fosse nossa: relações de gênero por entre as grades. 2013. (Congresso).

18.
II Curso de Extensão em Segurança Pública: A Juventude e os seus Desafios na Contemporaneidade. 2012. (Outra).

19.
II Fórum sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal.Jovens e medidas socioeducativas: Realidade Brasileira e Paraense. 2012. (Outra).

20.
I Simpósio: A Deficiência Intelectual na Rede Estadual de Ensino de São Palo. 2012. (Simpósio).

21.
I Seminário de Segurança Pública: Controle Social, Democracia e Gênero.Políticas públicas de controle social da juventude. 2011. (Seminário).

22.
Novos Caminhos para a Gestão dos Serviços de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes.Re-configuração do Sistema Socioeducativo para jovem autor de ato infracional no Estado de São Paulo - Problematizações em torno da descentralização e gestão compartilhada. 2011. (Outra).

23.
Segurança Pública no Brasil. Novos paradigmas, cenários e atores. 2011. (Outra).

24.
Seminário de Estudos - A avaliação institucional e programa de apoio educacional e psicopedagógico: contribuições às práticas de ensino. 2011. (Seminário).

25.
I Congresso de Educação de Jovens e Adultos - 10 anos de PEJA. 2010. (Congresso).

26.
VI Seminário de Direitos Humanos no Século XXI & IV Encontro de Direitos Humanos na Unesp.Exclusão social versus inclusão social na sociedade brasileira contemporânea - A CASA: a reafirmação do paradoxo inclusão/exclusão. 2010. (Seminário).

27.
32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Sociedade, cultura e educação: novas regulações.A escolarização de jovens autores de atos infracionais: reflexões dos processos e mecanismos de exclusão e inclusão escolar.. 2009. (Outra).

28.
A formação do educador e educação prisional.Reflexões sobre a educação em espaços de privação de liberdade com base nas categorias de Enrique Dussel. 2009. (Outra).

29.
II - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E MEMÓRIA DA AMÉRICA LATINA -.A CASA: (re) institucionalização dos jovens autores de atos infracionais. 2009. (Seminário).

30.
I Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos.O sistema Sócio-educativo de internação para jovens autores de atos infracionais do Estado de São Paulo. 2009. (Outra).

31.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI.A escolarização de jovens autores de atos infracionais em privação de liberdade. 2009. (Outra).

32.
9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste.A escola vai à Fundação CASA: a escolarização dos jovens autores de atos infracionais. 2008. (Encontro).

33.
Excelência acadêmica e compromisso social: o que se espera de alguém que realiza uma pesquisa?. 2008. (Seminário).

34.
I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e II Encontro de Direitos Humanos da UNESP. As prisões para jovens: considerações sobre a medida sócio-educativa de internação à luz das políticas de punição e controle. 2008. (Congresso).

35.
II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos.Punição e controle social dos jovens: uma análise sobre as políticas de reestruturação do sistema sócio-educativo e de São Paulo e das propostas de redução da maioridade penal. 2008. (Outra).

36.
Seminário Internacional Fazendo Gênero. Corpo, violência e poder.Controle social e punição da juventude: políticas contrárias aos direitos humanos. 2008. (Seminário).

37.
Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Outra).

38.
Violência e Políticas Públicas de Segurança: pesquisa e ação - 3º Encontro de Segurança Pública e Cidadania.Redução da maioridade penal, intenção ou realidade? A austeridade da punição sobre os jovens. 2007. (Encontro).

39.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. As medidas sócio-educativas da FEBEM-Marília na perspectiva do adolescente infrator e funcionário. 2007. (Congresso).

40.
1º Encontro China - Brasil de Pesquisadores em Ciências Sociais sobre A Sociologia da Infância e da Juventude. 2006. (Encontro).

41.
Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós-Graduação. 2006. (Congresso).

42.
I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação.As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Simpósio).

43.
Seminário Família e Sociedade no Brasil, realizado no Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociaias de Gênero MEMGE - USP.As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator. 2006. (Seminário).

44.
VIII Jornada de Educação Especial: Inclusão e Acessibilidade. 2006. (Outra).

45.
V Jornada do Núcleo de Ensino - escola d(e) Gramsci.As representações dos jovens autores de atos infracionais sobre a escolarização em dois aspectos: dentro e fora da FEBEM. 2006. (Outra).

46.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. As medidas sócio-educativas da Febem-Marília na perspectiva do adolescente infrator e funcionário. 2006. (Congresso).

47.
II Encontro dos Grupos de Pesquisa da UNESP/Marília. 2005. (Encontro).

48.
III Encontro do PEJA - Produção de conhecimento e pesquisa em EJA & Seminário Regional de EJA - Marília. 2005. (Seminário).

49.
IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual.Afebem na perspectiva do adolescente em conflito com a lei. 2005. (Outra).

50.
IV Seminário Direitos Humanos no Século XXI - Direitos Humanos, Educação e Cidadania.O adolescente em conflito com a lei e suas perspectivas em torno das medidas sócio-educativas da Febem. 2005. (Seminário).

51.
Seminário sobre a Sociologia da Infância e da Juventude.As medidas sócioeducativas da Febem e da perspectiva do adolescente autor de ato infracional. 2005. (Seminário).

52.
XIII Congresso de Iniciação Científica - 6ª Jornada Científica da UFSCAR. A Febem na perspectiva do adolescente infrator. 2005. (Congresso).

53.
XV Ciclo de debates Zilda Feres.A febem da perspectiva do adolescente infrator: uma unidade educacional ou uma prisão?. 2005. (Outra).

54.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A Febem: uma unidade educacional de cumprimento de medidas sócio-educativas ou uma prisão? As perspectivas do adolescente infrator. 2005. (Congresso).

55.
12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Febem e a Educação: as medidas socioeducativas, em especial, a educação na perspectiva do adolescente infrator. 2004. (Simpósio).

56.
7ª Jornada de Educação Especial - Inclusão: Intenção e Realidade. 2004. (Outra).

57.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma cidade educadora.Infância abandonada: fundação estadual do bem estar social do menor - febem e suas políticas educacionais. 2004. (Outra).

58.
II Encontro do PEJA: saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA.As medidas sociioeducativas, em especial, a educação, da FEBEM-Marília. 2004. (Encontro).

59.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentes com a cidade.Educação: uma das medidas sócio-educativas voltadas para os adolescentes infratores institucionalizados na Febem-Marília. 2004. (Outra).

60.
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: Perspectivas e ações em Saúde,Educação e Cidadania. 2004. (Simpósio).

61.
XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.FEBEM e a Educação: as medidas sócioeducativas, em especial, a educação, na perspectiva do adolescente infrator. 2004. (Outra).

62.
Colóquio Adorno - 100 anos. 2003. (Outra).

63.
II Jornada do Núcleo de Ensino - Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico. 2003. (Outra).

64.
X Jornada Pedagógica - O curso de Pedagogia em debate: a necessária reestruturação curricular. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza . IV Fórum Nacional sobre a produção da vitimização de mulheres no sistema de justiça criminal. 2015. (Outro).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais e III Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de Justiça Criminal. 2014. (Outro).

3.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza . Políticas Públicas e Juventude. 2013. (Outro).

4.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza . II Curso de Extensão em Segurança Pública A Juventude e os seus Desafios na Contemporaneidade. 2012. (Outro).

5.
TEIXEIRA, Joana Darc. II Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de justiça criminal. 2012. (Outro).

6.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza . I Seminário de Segurança Pública: Controle Social, Democracia e Gênero. 2011. (Outro).

7.
MANZINI, E. J. ; TEIXEIRA, Joana Darc . VIII Jornada de Educação Especial. 2007. (Outro).

8.
TEIXEIRA, Joana Darc; KOSMINSKI, Ethel Volfzon ; VEDOVELLO, Camila de Lima ; RODRIGUES, Paula Gracielle ; SANTANA, Juliana Nicolau ; RODRIGUES, Josimara Aparecida ; MORAIS, Rafael Vicente de . Seminário sobre a Sociologia da Infância. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Lúcia Bortolani de Souza. A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ATENDIMENTO SÓCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE ? FUNDAÇÃO CASA. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão escolar) - Faculdade de Educação São Luís. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Henrique Lopes Barreto. Basquetebol na Educação Básica: Um estudo sobre o ensino dessa modalidade esportiva na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Joana DArc Teixeira.

2.
Victor Pinheiro Camaforte. A influência da Educação Física em práticas de combate à violência e Bullying no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Joana DArc Teixeira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TEIXEIRA, Joana Darc; SOUZA, Luis Antônio Francisco de Souza ; GONCALVES, R. T. ; RUGGIERI NETO, M. T. . Curso de Extensão ?Políticas Públicas e Juventude: Desafios Teóricos e Práticos?,. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TEIXEIRA, Joana Darc. Desafios e perspectivas para Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, Joana Darc. O direito entre as grades: O jovem em conflito com a lei e uma medida, a internação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


2012. Curso de Formação de professores para atuar como docente de curso na modalidade a Distnância - EaD.

No segundo semestre de 2010, cursou disciplina do doutorado, como aluna especial, no Programa de Pós-graduação, em Ciências Sociais, da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília.

Pesquisadora desde 2007 do Observatório de Segurança Pública - boas práticas no estado de São Paulo, colaborando com a temática Jovem autor de ato infracional e sistema Socioeducativo.

De março a julho de 2007, colaborei como estagiária do projeto de extensão: "Conto e reconto de histórias", coordenado pela professora Débora Deliberato, na Faculdade de Filosofia e Ciencias - Unesp/Marília. A carga horária total dessa colaboração foi de 192 horas. E, posteriormente, de agosto a dezembro de 2007, fui bolsista do projeto, perfazendo a carga horária total de 240 horas aula.



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