Paula Elise Ferreira Soares

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  • Última atualização do currículo em 15/03/2017


Mestre em História. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do grupo História Política e culturas políticas na História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea. Atua principalmente no campo da História Política. Suas pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas ao PCB, aos movimentos sociais rurais no Brasil e à atuação feminina em organizações de esquerda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Elise Ferreira Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, P. E. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Ouro Branco.
Rua Afonso Sardinha, nº 90
Pioneiros
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 37422149
URL da Homepage: http://www.ifmg.edu.br/site_campi/o/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: SER MULHER COMUNISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS MILITANTES DO PCB (1935-1956),
Orientador: Rodrigo Patto Sá Motta.
Palavras-chave: cultura política comunista; Partido Comunista Brasileiro; Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As representações do camponês e do latifundiário brasileiros: trabalhadores rurais e coronéis na cultura política comunista,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rodrigo Patto Sá Motta.
Palavras-chave: camponeses brasil; Partido Comunista Brasileiro; questão agrária.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2008
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2005
Ciências Sociais. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pós graduação em História do Brasil, Carga horária: 18
Outras informações
Disciplina ministrada (De Dutra à Vargas) na pós graduação em História do Brasil Contempçorâneo.


Colégio Santo Agostinho BH, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 35


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 24


Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate a Fome, MESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: temporária, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
História Política - Culturas Políticas na História
Descrição: O Grupo acolhe investigadores que pretendem compreender/explicar a dimensão política da vida social, com ênfase no período contemporâneo brasileiro, mas com abertura para outros contextos e abordagens comparativas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Paula Elise Ferreira Soares - Integrante / Rodrigo Patto Sá Motta - Coordenador / Miriam Hermeto de Sá Motta - Integrante.
2008 - 2009
I LIDFEM - Curso de Capacitação político-Feminista para líderes mulheres
Descrição: O objetivo geral do projeto é capacitar e contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos de lideranças políticas femininas mineiras em áreas consideradas relevantes (Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Cidadania, Noções Básicas de História Política de Minas Gerais, Sistema político e Partidário Brasileiro, Leis Eleitorais, Princípios de Administração Municipal etc.), dentro de um viés crítico-feminista, no sentido da construção do protagonismo das mulheres, capacitando-as para fazer, com a qualificação de sua competência, o enfrentamento político necessário nos espaços sociais de articulação e, sobretudo, nos espaços institucionalizados e formais da política, em especial do Legislativo. Pretende-se também que através do curso essas mulheres possam atuar nos espaços legislativos e de suas comunidades como agentes multiplicadores dos Direitos das Mulheres e fomentando a discussão e reflexão sobre a temática das desigualdades de gênero na vida cotidiana dos parlamentos e das pessoas. Ao mesmo tempo será possível ampliar também a contribuição do NEPEM na compreensão dos fenômenos que envolvem a atuação das mulheres na arena política brasileira e especificamente de Minas Gerais, com seus impasses e complexidades. As mulheres alvo deste processo formativo poderão se constituir em um laboratório vivo da participação política das mulheres nos movimentos sociais e como candidatas potenciais ao parlamento brasileiro na esfera municipal. . Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Paula Elise Ferreira Soares - Integrante / Marlise Miriam de Matos Almeida - Coordenador / Laura França - Integrante.Financiador(es): Assembléia Legislativa de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Estudo Qualitativo para Avaliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
Descrição: A empresa Herkenhoff e Prates foi contratada para realizar um estudo cujo objetivo era realizar um diagnóstico do serviço socieducativo do Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI) para identificação das dificuldades na implantação, bem como melhores práticas na execução do serviço. Adicionalmente, pretendeu-se levantar subsídios para a elaboração de orientações e propostas pedagógicas para o serviço ofertado para crianças afastadas do trabalho precoce..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória
Descrição: O Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória é vinculado ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi criado em setembro de 2001, pela Professora Heloisa Maria Murgel Starling, e tem como foco o período histórico republicano brasileiro e o estudo da temática do republicanismo. Entre outras realizações, o projeto tem se dedicado à pesquisa e curadoria de exposições, à produção de livros, relatórios, monografias, seminários, vídeos e CD-Rom's... (site) As pesquisas, publicações, seminários, orientações e ofertas de cursos, inclusive na pós-graduação, geradas no interior do Projeto República, estão dirigidas tanto para a constituição, preservação e organização de acervos documentais direcionados ao estudo de temporalidades recentes, com ênfase para o período que compreende o experimento republicano brasileiro, quanto para a investigação e análise de determinados temas próprios à tópica do republicanismo, tais como: estudo das condições históricas de esvaziamento da esfera pública e constituição das formas políticas de repressão e autoritarismo na República brasileira; identificação de elementos históricos próprios à constituição do espaço público e aos mecanismos de fundação da comunidade política ou formadores de cultura cívica e práticas de cidadania; análise e reconstrução das tradições intelectuais, das idéias e da imaginação do republicanismo produzida por atores históricos, direta ou indiretamente engajados na política de seu tempo. Atualmente, o Projeto República está dividido em cinco linhas voltadas para construção de acervos e desenvolvimento de atividades de pesquisa, que trabalham de maneira integrada. São elas: Sentimento de Reforma Agrária, Sentimento de República; República, cidadania, participação política e cultura cívica em Minas Gerais; República, História, Imagem; Decantando a República; Teorias do Republicanismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Blog Viramundos
Descrição: O blog Viramundos.com compartilha semanalmente artigos sobre assuntos atuais. O objetivo é estimular o gosto pela leitura e o debate de assuntos contemporâneos, tendo sempre em vista sua dimensão histórica. Dessa forma, espera-se contribuir para que o ensino das disciplinas de Ciências Humanas, em especial, seja mais reflexivo, contextualizado e crítico. São exemplos de questões abordadas no blog: direitos humanos, a situação política nacional e internacional e questões de gênero. Há também uma seção com ?Dicas Culturais?, nas quais são resenhados filmes e livros. A iniciativa é uma forma de ajudar os alunos a compreenderem temas importantes que afetam diretamente o mundo em que vivem, ampliando sua consciência cidadã. Os textos são sempre referenciados em notícias recentes, de forma a estimulá-los a aprofundar seu conhecimento e a tomar gosto pela leitura de jornais e revistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Elise Ferreira Soares - Coordenador / Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Revista Temporalidades


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista Temporalidades


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NETTO, Rangel Cerceau2010NETTO, Rangel Cerceau ; SOARES, P. E. F. ; PEREIRA, André Mascarenhas . Editorial. Temporalidades, v. 2, p. 7-9, 2010.

2.
SOARES, P. E. F.2010SOARES, P. E. F.; NETTO, Rangel Cerceau ; PEREIRA, André Mascarenhas . O saber historiográfico e a Profissão de Historiador entrevista com o Professor Eddy Stols. Temporalidades, v. 2, p. 10-13, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Conceição, Manoel da (Org.) ; SOARES, P. E. F. (Org.) ; ANTUNES, W. B. (Org.) . Chão de Minha Utopia. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. 1. 323p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, P. E. F.. Quem é Zé Brasil? As representações do camponês brasileiro em obras de Candido Portinari. In: Marcos Napolitano, Rodrigo Czajka, Rodrigo Patto Sá Motta. (Org.). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2013, v. , p. 39-61.

2.
SOARES, P. E. F.. Introdução. In: Conceição, Manoel da; Soares, Paula Elise Ferreira; Buzatti, Wilkie Antunes;. (Org.). Chão de Minha Utopia. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, v. 1, p. 15-29.

3.
PAULA, D. G. ; SOARES, P. E. F. . Uma história recôndita. In: Delsy Gonçalves de Paula; Heloisa Maria Murgel Starling; Juarez Guimarães. (Org.). Sentimento de Reforma Agrária, Sentimento de República. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, v. 1, p. 161-191.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, P. E. F.. Entre a foice e o martelo: o lugar conferido ao camponês na cultura política do PCB (1922-1964). In: XII Encontro Estadual de História do Ceará, 2010, Crato. Anais Anpuh Ceará. Crato, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, P. E. F.. O Camponês na Cultura Política Comunista. In: Colóquio Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural, 2011, São Paulo. Resumos. São Paulo, 2011.

2.
SOARES, P. E. F.. Autonomia e Liberdade: as mulheres de Formoso e Trombas. In: Anais da XIV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2005, Belo Horizonte. XIV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2005.

3.
SOARES, P. E. F.. A República Livre de Formoso e Trombas. In: XIII Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2004, Belo Horizonte. Anais da XIII Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, P. E. F.. O ensino de História no período da ditadura e nos dias atuais: permanências e rupturas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, P. E. F.. As representações do camponês e do latifundiário brasileiros: trabalhadores rurais e coronéis na cultura política comunista (1922-1964).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, P. E. F.. O Camponês na Cultura Política Comunista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOARES, P. E. F.. A República Livre de Formoso e Trombas e as mulheres do Córrego do Sapato. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORGES, A. C. ; STARLING, B. P. ; MARTINS, B. V. ; OLIVEIRA, C. G. ; PAULA, D. G. ; BRAGA, G. F. ; STARLING, H. M. M. ; PAULA, L. B. G. ; JOURDAN, L. V. ; MATOSINHOS, L. D. ; LIMA, M. T. E. ; TEIXEIRA, M. J. G. ; LEITE, T. V. S. ; ANTUNES, W. B. ; SOARES, P. E. F. . CD rom Sentimento de Reforma Agrária, Sentimento de República. 2008.

2.
SOARES, P. E. F.. Sindicalismo Rural. 2005.

3.
SOARES, P. E. F.. Miguel Arraes e a Questão Agrária. 2005.

4.
SOARES, P. E. F.. João Pinheiro e a Questão Agrária. 2005.

5.
SOARES, P. E. F.. Revolta Camponesa de Formoso e Trombas. 2005.

6.
SOARES, P. E. F.. Revolta Camponesa de Porecatú. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, P. E. F.. Lançamento do livro Chão de minha utopia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOARES, P. E. F.; STARLING, H. M. M. ; MARTINS, B. V. . Os Orixás. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
NETTO, Rangel Cerceau ; SOARES, P. E. F. . Revista Temporalidades. 2009. (Editoração/Periódico).

2.
SOARES, P. E. F.. Guia de Fontes Pindaré- Mirm. 2007. (Guia de Fontes).

3.
SOARES, P. E. F.; STARLING, B. P. ; BRAGA, G. F. ; LEITE, T. V. S. ; GUIMRAES, J. I. D. M. P. D. ; FAZITO, C. T. . Todas as Letras. 2004. (Exposição).

4.
SOARES, P. E. F.; STARLING, B. P. ; BRAGA, G. F. ; GUIMRAES, J. I. D. M. P. D. ; LEITE, T. V. S. . Liberdade, essa palavra. 2004. (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, P. E. F.; SILVA, C. C.; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Participação em banca de Camilla Cristina Silva.Orientações políticas de uma esquerda moderada: o PCB e o. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOARES, P. E. F.; MOREIRA, L. S; PEREIRA, L.C.S. A. Banca examinadora de processo seletivo simplificado para professor substituto. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

2.
SOARES, P. E. F.; FRANKLIM, M. C.; NEVES, M. N.. Seleção de professor substituto de História CEFET-MG. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SOARES, P. E. F.. Avaliação de Projetos de Pesquisa IFMG. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
50 anos do golpe de 1964- verdade e história da ditadura militar.A escola brasileira: resquícios da ditadura nos dias atuais. 2014. (Outra).

2.
As representações do camponês e do latifundiário brasileiros: trabalhadores rurais e coronéis na cultura política comunista (1922-1964).As representações do camponês e do latifundiário brasileiros: trabalhadores rurais e coronéis na cultura política comunista (1922-1964). 2012. (Encontro).

3.
Colóquio Comunistas Brasileiros: cultura política e produção cultural. O Camponês na Cultura Política Comunista. 2011. (Congresso).

4.
Programa Mundo Político.Entrevista sobre o livro Chão de Minha Utopia. 2010. (Outra).

5.
VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas - REDEFEM. A República Livre de Formoso e Trombas e as mulheres do Córrego do Sapato. 2008. (Congresso).

6.
XV Semana de Iniciação científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Erebango; Formoso e Trombas: o resgate de uma tradição esquecida. 2006. (Outra).

7.
.A memória da terra. 2005. (Seminário).

8.
Encontro Brasil - Portugal :sociedades, culturas e formas de gv governar no mundo português - século XVI a XVIII. 2005. (Seminário).

9.
VI Encontro Internacional de Estudos Medievais -EIEM. 2005. (Encontro).

10.
XIV Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.Autonomia e Liberdade: as mulheres de Formoso e Trombas. 2005. (Outra).

11.
Seminário Interno do projeto república com os financiadores do projeto sentimento de reforma agrária, sentimento de república.A Revolta Camponesa de Formoso e Trombas. 2004. (Seminário).

12.
XIII Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.A república livre de Formoso e Trombas. 2004. (Outra).

13.
XXVIII Enconytro Anual da ANPOCS. 2004. (Congresso).

14.
O pensamento de Max Weber e suas interlocuções. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANKLIN, M. ; NOGUEIRA, L. ; SOARES, P. E. F. ; GOODWIN, J. . Semana História e Memória: os 50 anos do golpe civil-militar de 1964. 2014. (Congresso).

2.
SOARES, P. E. F.. Retorno ao Republicanismo. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Lucas Cândido. História I e II. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Estela de Almeida Flores. Estágio docente de Estela Almeida. 2010. Orientação de outra natureza. (Educação básica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Paula Elise Ferreira Soares.




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