Juliana Barbosa Goulardins

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Fisioterapeuta, graduada pela UNESP (Presidente Prudente). Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Pós-doutorado em Biofotônica pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pesquisadora colaboradora no Western Australian Developmental Coordination Disorder Research Group MoveGrowEngage. Fisioterapeuta da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente da Graduação em Fisioterapia da UNINOVE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Barbosa Goulardins
Nome em citações bibliográficas
Goulardins, Juliana B.;Goulardins, J.B.;GOULARDINS, JULIANA B;GOULARDINS, JULIANA;GOULARDINS, J.;GOULARDINS, JULIANA BARBOSA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências (Biodinâmica do Movimento Humano).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Curtin University of Technology (Orientador: Jan Piek).
Título: Desempenho motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jorge Alberto de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: TDAH; TDC; Desenvolvimento; habilidades motoras; crianças.
Grande área: Ciências da Saúde
2008 - 2011
Mestrado em Ciências (Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Perfil psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Erasmo Barbante Casella.
Palavras-chave: TDAH; Desenvolvimento; crianças; habilidades motoras.
Grande área: Ciências da Saúde
2006 - 2007
Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. (Carga Horária: 1320h).
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ISCMSP, Brasil.
Título: Qualidade de vida e desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral.
Orientador: Patrícia Tanoue Peres.
2002 - 2005
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral.
Orientador: Tânia Cristina Bofi.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2018 - 2018
?Gerenciamento de Dados em Pesquisa Científica. (Carga horária: 20h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA PESQUISA CIENTIFICA, REDCAP-BRASIL, Brasil.
2017 - 2017
Conservative management of urinary incontinence and pelvic organ prolapses. (Carga horária: 1h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Aperfeiçoamento em Neuromodulação Não-Invasiva. (Carga horária: 10h).
Centro de Dor do Departamento de Neurologia HCFMUSP, HCFMUSP, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento em Eletroestimulação Transcraniana com Corrente Contínua. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Atualidades em Neuroreab.: Princípios teóricos e aplicabilidade clínica. (Carga horária: 2h).
Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas, IMREA, Brasil.
2015 - 2015
Workshop para Autores e Pesquisadores 2015. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
3º Workshop de Capacitação para Pesquisadores. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação Postural Informatizada.
Fisiociência, FISIOCIÊNCIA, Brasil.
2009 - 2009
Estimulação psicomotora para bebês. (Carga horária: 15h).
Intituto Superior de Educação e Psicomotricidade, ISPE-GAE, Brasil.
2008 - 2008
Introdutório ? Fundamentos para o Trabalho no PSF. (Carga horária: 56h).
Casa de Saúde Santa Marcelina, CSSM, Brasil.
2008 - 2008
Atualização em TDAH ? da infância à idade adulta. (Carga horária: 8h).
CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU, UNIFMU, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Neuropatologia. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva Kabat. (Carga horária: 30h).
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ISCMSP, Brasil.
2006 - 2006
IV Curso de Atual Reab Neuro Músc Esquelética. (Carga horária: 8h).
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ISCMSP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atividades psicomotoras e a criança especial. (Carga horária: 480h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Tto Neuroevolutivo em Bebê com Extrema Hipotonia e duas Cças Espásticas. (Carga horária: 6h).
Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, AACD, Brasil.
2005 - 2005
Otto Bock - Atualização e Capacitação Reab Física. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Programa de avaliação e desenvolvimento de atividades lúdico-recreativas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Sexualidade e portadores de necessidades educativas especiais. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Qual de Vida, Med Prev e Ativ Física na 3ª Idade. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Difusão Cultural Prática de Ensino em Fisioterapia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação da UNINOVE, .

02/2017 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Infantil
Fisioterapia Neuropediátrica
Tecnologias e Ferramentas para Educação em Saúde

Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP, ICHC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Atividades

12/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ambulatório de Neuromodulação, .

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Fisioterapia, .

02/2017 - 07/2018
Ensino, Especialização de Fisioterapia em Gerontologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágio - Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional
02/2017 - 07/2018
Ensino, Espec. Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágio - Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio docente na disciplina ?3900001 - Introdução à Educação Física e Esporte I? no 1º período do curso de Educação Física, totalizando 90 horas/aula, sendo bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

Atividades

02/2016 - 06/2016
Estágios , Escola de Educação Física e Esporte da USP, .

Estágio realizado
Estágio docente na disciplina ?3900001 - Introdução à Educação Física e Esporte I?.
08/2012 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física e Esporte da USP, .


Associação Saúde da Família, ASF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações
Fisioterapeuta no Núcleo de Atenção à Saúde da Família.


Casa de Saúde Santa Marcelina, CSSM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades: fisioterapeuta integrante da equipe de reabilitação, atuando no NIR (Núcleo Integrado de Reabilitação) ? Cidade Tiradentes.


Hospital do Servidor Público Estadual, HSPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades: fisioterapeuta do Ambulatório de Medicina Física.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de graduação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, no projeto intitulado ?Atividades Psicomotoras e a Criança Especial?, sob a orientação da Profa. Dra. Tânia Cristina Bofi.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de graduação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, no projeto intitulado ?Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Atividades Lúdico-Recreativas?, sob a orientação da Profa. Dra. Tânia Cristina Bofi.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento motor nos transtornos do neurodesenvolvimento na infância

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas científicas relacionadas ao desenvolvimento motor infantil, buscando otimizar o conhecimento sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, seus processos diagnósticos e intervenções motoras..
2.
Desempenho motor no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas científicas relacionadas ao desempenho motor de indivíduos com TDAH, buscando estimular otimizar o conhecimento sobre os aspectos motores nesse transtorno e desenvolver estratégias de intervenção motora..
Palavras-chave: TDAH.
3.
Transtorno do desenvolvimento da coordenação na infância

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas científicas relacionadas ao transtorno do desenvolvimento da coordenação na infância, desde o processo de identificação e diagnóstico até as possibilidades de tratamento..
4.
Efeitos do laser de baixa potência na hipertrofia compensatória

Objetivo: Estudar os efeitos do laser de baixa potência durante o processo de hipertrofia compensatória no músculo esquelético, utilizando o modelo de ablação do músculo sinérgico para sobrecarga muscular..
Palavras-chave: fotobiomodulação.
5.
Fisioterapia aplicada à Neurologia Infantil

Objetivo: Desenvolver estudos dirigidos à compreensão da atuação da fisioterapia em neuropediatria..
6.
Desenvolvimento motor nos transtornos do neurodesenvolvimento

Objetivo: Promover estudos que analisem o desenvolvimento motor em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento..
7.
Recursos terapêuticos em fisioterapia
8.
Neuromodulação nas disfunções neurológicas

Objetivo: Promover estudos sobre os efeitos da estimulação transcraniana não invasiva em indivíduos com disfunções neurológicas..
9.
Fisioterapia e análise de custos hospitalares

Objetivo: Realizar estudos de dados gerenciais e clínicos para avaliar o custo-benefício das ações de fisioterapia em ambiente hospitalar..
10.
Comportamento motor nos transtornos de eliminação

Objetivo: Compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, controle motor e aprendizagem motora de crianças com alterações miccionais e coloproctológicas..
11.
Validação de instrumentos de avaliação e intervenção em fisioterapia

Objetivo: Realizar estudos sobre propriedades psicométricas de instrumentos padronizados para avaliação e intervenção em fisioterapia..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua anódica em áreas corticais de controle postural associada a treino de integração sensorial sobre a recuperação funcional do equilíbrio de pacientes pós-acidente vascular encefálico crônico
Descrição: Introdução: Alterações no equilíbrio corporal em condições estáticas e dinâmicas são frequentes em pacientes pós-acidente vascular encefálico (AVE) crônicos. As causas são multifatoriais, envolvendo disfunções nos sistemas motor, cognitivo, sensorial e de integração sensorial que permanecem mesmo após a reabilitação física. Objetivo: avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) anódica em áreas corticais de controle postural associada a treino sensorial para a recuperação funcional do equilíbrio em pacientes na fase crônica do AVE. Desenho do estudo: ensaio clínico longitudinal, duplo-cego, randomizado, placebo-controlado. Local: Hospital Universitário e Laboratório LIM/23 ? Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Participantes: 60 pacientes com diagnóstico de AVE crônico, com idade compreendida entre 30 e 75 anos, de ambos os gêneros, que serão randomizados em 3 grupos: grupo ETCC anódica em M1 (AM), grupo ETCC anódica no córtex parietal posterior direito (AP) e grupo placebo (PB). Avaliação baseline: escala modificada de Ashworth (tônus muscular), escala de Rankin modificada (grau de comprometimento funcional), mini exame do estado mental (estado cognitivo), Categoria de Deambulação Funcional (marcha), teste do cancelamento (heminegligência), Pusher Contraversive (síndrome de Pusher), teste de Snellen (acuidade visual), quociente de sensibilidade motora (função vestibular). Protocolo de avaliação: avaliação quantitativa do equilíbrio usando Teste de Organização Sensorial (TOS) da Posturografia Dinâmica Computadorizada (PDC) com a plataforma PRO Balance Master (NeuroCom); estimulação magnética transcraniana (EMT) diagnóstica com o estimular Bistim2 (Magstim, Primavera Gardes, Whitland, UK) para avaliação de variáveis centrais, e escalas funcionais: Balance Evaluation Systems Test (BESTest) para análise qualitativa do equilíbrio e avaliação de desempenho físico de Fugl-Meyer para avaliação do comprometimento sensório-motor. Protocolo de intervenção terapêutica: Estimulação transcraniana por corrente contínua anódica (20 min, 2 uA) usando o estimulador DC (Neuroconn Mobile tDCS) com treino de integração sensorial usando seis condições (3 séries de 10 repetições para cada condição) do TOS da PDC (50 min) 5 vezes na semana durante 2 semanas. Desfechos: Primário - melhora no desempenho do equilíbrio medido através da variável Equilibrium Score (ES) do TOS e na análise qualitativa do equilíbrio usando BESTest. Secundário - melhora no controle sensoriomotor de membros inferiores através da avaliação de desempenho físico de Fugl-Meyer para membros inferiores e nas variáveis centrais (limiar motor, período silente, tempo de condução motora central, curva de recrutamento, inibição e facilitação intracorticais) mensuradas usando EMT. Análise de dados: análise estatística descritiva para caracterização da amostra e avaliações clínicas com escalas funcionais. Para dados com distribuição normal serão empregados valores de média e desvio-padrão da média. Em caso contrário, serão apresentados valores máximos, mínimos e medianas. As análises inter-grupos (AM x AP x AT x PB) serão realizadas por intenção de tratar, com intervalo de confiança fixado em 95% para toda a análise estatística. Na análise intra-grupo, os desfechos serão realizados através do teste T de Student para amostras dependentes. As diferenças entre grupos serão calculadas usando modelos lineares mistos. Os dados serão analisados pelo software SPSS Statistics 19 para Windows..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Clarice Tanaka - Coordenador / Abrahão Fontes Baptista - Integrante / Renato Teodoro Ramos - Integrante / Adriano Henrique de Matos Moffa - Integrante / Corina Aparecida Fernandes - Integrante.
2016 - Atual
Estimulação sensorial e neuromotora no tratamento de crianças e adolescentes com enurese noturna: ensaio clínico randomizado
Descrição: Introdução: A enurese noturna é definida como a eliminação involuntária de urina durante o sono, em indivíduos com cinco anos ou mais, após excluir causas orgânicas. Pode ser classificada, de acordo o tempo de ocorrência em primária ou secundária, e quanto aos sintomas, em mono e não monossintomática.Tem caráter multifatorial e está associada a alterações genéticas, comportamentais, distúrbios do sono, hormonais e metabólicos, de aprendizagem, maturação óssea, retardo da maturação do sistema nervoso central, déficit de coordenação, de percepção espacial e visuo-motoras, postura e equilibro. O tratamento da enurese inclui a administração de medicamentos, alarmes noturnos, neuromodulação, uroterapia, exercícios para o assoalho pélvico e em alguns casos procedimentos cirúrgicos. Embora o déficit de desenvolvimento neural seja apontado como um dos principais agentes etiológicos da enurese, as modalidades de tratamento atuais são direcionadas exclusivamente a resolução dos sintomas urinários. Diante do cenário multifatorial da enurese, acreditamos que a abordagem precisa ter um cunho mais funcional, que estimule a integração sensorial adequada, otimizando o desenvolvimento neural e todos os aspectos decorrentes dele. Objetivo: Propor e avaliar a eficácia de um programa de estimulação sensorial e neuromotora e uroterapia em crianças e adolescentes com enurese noturna mono e não monossintomática. Metodologia: O estudo será realizado no Ambulatório de Fisioterapia da Unidade de Urologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Serão recrutadas crianças e adolescentes com diagnóstico de enurese noturna mono e não monossintomática, com idade entre 6 e 16 anos. Os responsáveis terão conhecimento do termo de consentimento livre e esclarecido, e uma vez que concordarem com a participarão dos filhos, estes passarão por uma triagem com o médico urologista e o fisioterapeuta, que realizarão anamnese completa e aplicação do diário miccional, para identificar o tipo de enurese e determinar a inclusão dos participantes. Aqueles que preencherem os critérios de inclusão serão avaliados em relação à funço do trato urinário e gravidade da sintomatologia, comportamento, quociente dãe inteligência, qualidade de vida e qualidade da função motora (desenvolvimento motor, coordenação, postura e equilíbrio), além de exame físico. Após a avaliação todos receberão uma sessão de uroterapia, com orientações de hábitos miccionais, ingestão hídrica, alimentar e posicionamento correto para micção e por fim randomizados em 4 grupos de tratamento, sendo grupo G1 biofeedback; grupo G2 eletroestimulação, grupo G3 estimulação sensorial e neuromotora e grupo G4 permanência da uroterapia com as orientações por telefone uma vez por semana e retorno uma vez ao mês. Para cada grupo serão realizados 10, 20, 12 e 20 sessões semanais respectivamente, respeitando a média estabelecida para a terapia com biofeedback e eletroestimulação. Todos os participantes serão reavaliados em todos os aspectos ao final da intervenção e e será realizado follow-up de 3,6 e 12 meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Clarice Tanaka - Coordenador / Rita P. P. Pereira - Integrante / Marcos Giannetti Machado - Integrante / Leticia Azevedo - Integrante / Vera Hermina Kalika Koch - Integrante / Simone Nascimento Fagundes - Integrante / Erika Arai Furusawa - Integrante / Mariana Voos - Integrante.
2014 - 2016
Estudo semi-longitudinal dos níveis de desenvolvimento e coordenação motora de crianças com problemas desenvolvimentais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Alberto de Oliveira em 23/11/2016.
Descrição: Programas de intervenção focados na melhoria tanto do desempenho motor, quanto da aptidão física e dos níveis de atenção de crianças com TDAH e TDC, até a presente data, ainda não foram realizados. Portanto, acreditamos que estas variáveis, quando estimuladas de forma global, possibilitarão condições para um melhor desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, intelectual, etc., auxiliando essas crianças a descobrir e conviver com suas potencialidades e também suas limitações. Com base nestes aspectos, propomos um programa de intervenção, intitulado de Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (PADI), voltado à estimulação das habilidades motoras e da aptidão física de crianças de sete a 11 anos, especialmente aquelas com TDAH e TDC. As propostas desse programa são: a integração da Universidade com a sociedade; oportunizar as crianças da comunidade em geral a participação em programas lúdico-recreativos relacionados à formação do indivíduo; criar condições para que a criança se desenvolva física, intelectual e socialmente; oportunizar mediante sessões monitoradas, a superação das dificuldades motoras e promover melhorias em suas capacidades físicas e motoras, repercutindo em sua qualidade de vida e minimizando os impactos desses transtornos no desenvolvimento infantil e quiçá em sua vida adulta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Erasmo Barbante Casella - Integrante / Roseane Oliveira Nascimento - Integrante / Jorge Alberto Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2012 - 2016
Desempenho motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Alberto de Oliveira em 23/11/2016.
Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar como a coocorrência com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) pode afetar o desempenho motor de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Embora a relação entre ambos os transtornos tenha sido reconhecida há vários anos, alguns aspectos relativos a essa associação permanecem incertos. Alguns estudos têm atribuído as falhas na competência motora à distração e à impulsividade, enquanto outros têm referido as dificuldades motoras no TDAH, como uma consequência da comorbidade com o TDC. Método: Inicialmente, 283 crianças com idade entre seis e dez anos participaram deste estudo. Depois de serem rastreados pelo questionário SNAP-IV, respondido pelos pais e professores, e avaliados pela Movement Battery Assessment for Children, segunda edição, 27 crianças foram então divididas em dois grupos, TDAH (14) e TDAH/TDC (13). A Escala de Desenvolvimento Motor foi utilizada para avaliar a motricidade global e fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Resultados: Ambos os grupos demonstraram risco para atraso no desenvolvimento. Os testes revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos TDAH e TDAH/TDC nos quocientes motores de motricidade fina (p = 0,04) e equilíbrio (p = 0,02). Discussão: O presente estudo reforça que o TDAH pode apresentar dificuldades motoras, mesmo quando o TDC não está coocorrendo. Os resultados também sugerem dificuldades específicas de motricidade fina e equilíbrio para aqueles com TDAH e TDC. Esses achados podem aumentar a compreensão desta relação e esclarecer quais problemas são intrínsecos ao TDAH e como a coocorrência de TDC pode afetar o desempenho motor destas crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Erasmo Barbante Casella - Integrante / Roseane Oliveira Nascimento - Integrante / Jorge Alberto Oliveira - Coordenador / Renata Hasue - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2012 - 2013
Níveis de aptidão física de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Alberto de Oliveira em 23/11/2016.
Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar a aptidão física de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nos diferentes graus de comprometimento; moderado (TDCm) e severo (TDCs), e um grupo sem TDC (sTDC). Participaram deste estudo 63 crianças entre 6-10 anos de idade da cidade de Manaus/Brasil. Três grupos foram formados e distribuídos assim: 21 crianças com TDCm, 21 com TDCs segundo os critérios diagnóstico do DMS-IV e 21 crianças sTDC. Os componentes da aptidão física, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória foram medidos com a bateria Fitnessgram. Os resultados mostraram não haver diferença estatisticamente significativa entre os grupos em nenhum dos componentes avaliados. Quando avaliou-se os resultados por componente, de acordo com os critérios estabelecidos no Fitnessgram, foi observado que mais da metade das crianças, independentemente do grupo de classificação, atenderam às exigências motoras mínimas estabelecidas pelos critérios referenciados para a saúde, exceto no componente força e resistência muscular. Crianças com TDCm, TDCs e sTDC apresentaram níveis semelhantes de aptidão física relacionada à saúde. Dessa forma, ressaltamos que novas pesquisas sejam realizadas em especial no acompanhamento do desenvolvimento de habilidades motoras e da aptidão física observando as interações entre essas variáveis ao longo do tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Roseane Oliveira Nascimento - Integrante / Jorge Alberto Oliveira - Coordenador / Andrea Michele Freudenheim - Integrante / FERREIRA, LÚCIO F. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2011
Qualidade de vida de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Descrição: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que atinge de 3 a 7% da população pediátrica Possui como característica um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. O TDAH está associado a prejuízos em vários contextos, incluindo o desempenho acadêmico, comportamento escolar, as relações entre colegas e o funcionamento familiar, influenciando diretamente na qualidade de vida de seus portadores. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de crianças com TDAH do tipo combinado, utilizando a escala PedsQLTM. Foram avaliadas crianças com idade de oito a doze anos, comparando com um grupo sem o transtorno e relacionando com a percepção de seus pais e/ou cuidadores. No total 88 crianças participaram do estudo, em todos os casos os respectivos pais e/ou cuidadores também responderam ao questionário de qualidade de vida. Destas 45 pertenciam ao grupo de estudo e 43 ao grupo controle. Não houve diferença estatística entre os grupos nas variáveis: sexo, renda familiar, estado civil dos pais, escolaridade do pai e escolaridade da mãe, demonstrando semelhança em ambos os grupos. Os resultados indicaram que no Autorrelato Infantil o grupo com TDAH apresentou pontuação inferior ao grupo controle em todos os domínios avaliados. A diferença foi significante nos domínios aspecto social (p = 0,010), atividade escolar (p < 0,001), saúde psicossocial (p < 0,001) e qualidade de vida total (p = 0,002). Os domínios capacidade física e aspecto emocional não apresentaram diferença estatística entre os grupos, p = 0,841; p = 0,070, respectivamente. Segundo a percepção dos pais e/ou cuidadores, o grupo com TDAH apresentou pontuação inferior em todos os domínios. Neste caso ocorreu diferença significante em todos os domínios capacidade física (p < 0,001), aspecto emocional (p < 0,001), aspecto social (p < 0,001), atividade escolar (p < 0,001), saúde psicossocial (p < 0,001) e qualidade de vida total (p < 0,001). A relação entre o autorrelato infantil e o relato dos pais indicou que há maior concordância entre o grupo com o TDAH, exceto em atividade escolar. Este dado sugere que tanto a criança com o transtorno quanto o pai tem a percepção quanto à limitação funcional que a doença proporciona. Os pacientes com TDAH apresentaram prejuízo em múltiplos domínios de qualidade de vida, principalmente os relacionados com fatores psicossociais, indicando que as questões comportamentais, sociais e escolares possuem grande interferência no bem-estar destas crianças. A realização de estudos que verifiquem a qualidade de vida em crianças com TDAH na população brasileira é necessária, podendo gerar meios de intervenção mais adequados visando proporcionar e mensurar o alcance destes no bem-estar destas crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Erasmo Barbante Casella - Coordenador / MARQUES, JULIANA C. BILHAR - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2011
Perfil psicomotor de crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade do tipo combinado SÃO PAULO 2010
Descrição: O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum na população pediátrica e, a habilidade psicomotora dessas crianças pode ser significativamente mais baixa do que se espera em cerca de 30% a 50% dos casos. O objetivo desse estudo foi traçar o perfil psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O grupo caso foi formado por 34 pacientes acompanhados nos ambulatórios de Neurologia Infantil do Instituto Central e de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que apresentavam idade entre sete e 11 anos, sexo masculino, diagnóstico de TDAH tipo combinado, sem comorbidades (exceto o transtorno desafiador opositivo) e sem terem iniciado tratamento. O grupo controle foi composto de 32 escolares da rede pública do município de São Paulo e seguiu os mesmos critérios de inclusão em relação à idade e sexo. A avaliação foi feita por meio da Escala de Desenvolvimento Motor, descrita por Rosa Neto, na qual foram utilizados todos os testes propostos: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Todos os testes foram aplicados em uma única sessão, com tempo médio de 40 minutos. Para a análise estatística foi utilizado o pacote estatístico Stata versão 11.0 (Stata Corporation, College Station, TX, E.U.A.) e empregados os testes Shapiro-Wilks, teste t de Student, teste U de Mann-Whitnney. Os resultados demonstraram que os quocientes motores de todas as áreas estudadas foram mais baixos no grupo caso que no grupo controle, apesar de em sua maioria representarem valores normais segundo a escala (53% apresentaram desenvolvimento normal médio, 29% normal baixo, 9% muito inferior, 6% normal alto e 3% inferior). A maioria das crianças com TDAH (88,3%) atingiu idades negativas (média -12,8 meses), através da diferença da idade motora geral e a idade cronológica. Nos indivíduos saudáveis, a idade negativa média foi igual a -3,9 meses e ocorreu em 53,1% da amostra. Houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto à idade motora geral (p=0,004), quociente motor geral (p<0,001), equilíbrio (p=0,008), organização espacial (p<0,001), motricidade fina (p=0,009) e global (p=0,008). Assim, foi possível verificar dificuldades no desempenho psicomotor de crianças com TDAH do tipo combinado. O conhecimento sobre o perfil psicomotor dessas crianças pode auxiliar na definição das propostas terapêuticas, a fim de minimizar os prejuízos em sua qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Erasmo Barbante Casella - Coordenador / MARQUES, JULIANA C. BILHAR - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2005 - 2005
Atividades psicomotoras e a criança especial

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tânia Cristina Bofi em 21/11/2016.
Descrição: O desenvolvimento é caracterizado por contínuas alterações que ocorrem no individuo ao longo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente. O desenvolvimento psicomotor é o mesmo para todas as crianças, a ordem em que as atividades são dominadas depende do fator maturacional, enquanto que o grau e a velocidade em que ocorre o domínio estão mais na dependência das experiências e diferenças individuais. O indivíduo não apenas aprende a se movimentar, como também se movimenta a fim de aprender. A impossibilidade da ação corporal provocada pela ocorrência de uma deficiência psicomotora interfere negativamente no desenvolvimento e no crescimento infantil. Com isto, acreditamos na contribuição da reeducação psicomotora em crianças portadoras de necessidades especiais e que apresentam dificuldade de aprendizagem. Este trabalho teve como propósitos: avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças portadoras de necessidades especiais e que apresentam dificuldades de aprendizado, realizar um programa de reeducação psicomotora, de acordo com as necessidades apresentadas por cada criança, observar e relatar o desenvolvimento psicomotor dessas crianças antes e após um programa de reeducação, desenvolvido no Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) da FCT/UNESP. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: avaliações do desenvolvimento psicomotor, baseadas na Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (Rosa Neto, 2002) e no Inventário Portage Operacionalizado (Williams e Aiello, 2001), entrevistas com as mães ou responsáveis, a fim de coletar o histórico de vida das crianças e elaboração de uma proposta visando a estimulação psicomotora por meio de atividades lúdicas. Através do Inventário Portage Operacionalizado crianças de dois a seis anos de idade foram avaliadas quanto as cindo categorias do desenvolvimento: desenvolvimento motor, cognição, socialização, linguagem e auto-cuidados, cada uma com suas provas específicas. A EDM foi utilizada com crianças com idade acima de seis anos e avalia os seguintes aspectos: esquema corporal, coordenação dinâmica geral, equilíbrio, coordenação dinâmica das mãos, rapidez e estrutura espaço-temporal. Foram inseridas neste projeto 30 crianças com idade entre 3 a 13 anos, destas 12 são meninas e 18 meninos, portadoras de algum tipo de necessidade especial. Segundo a análise dos dados 7 crianças possuem TDAH, 6 Síndrome de Down, 5 Paralisia Cerebral, 5 Deficiência Mental, 2 Hidrocefalia, 2 Sequela de Meningite, 1 Citomegalovírus, 1 Síndrome de West, 1 Síndrome de Kabouch, 1 Síndrome de Cohen, 1 Síndrome X Frágil e 1 Síndrome do Alcoolismo Fetal. As avaliações evidenciaram que todas estas apresentaram déficits psicomotores generalizados e após a prática de jogos e brincadeiras demonstraram avanços envolvendo motricidade, cognição, socialização, linguagem e afetividade. A criança é um ser único e deve ser respeitada com suas limitações e características próprias. Há que se valorizar todo seu potencial, além das sensações captadas pela criança e a motivação que se estabelece para a interação com o ambiente. Essas medidas podem possibilitar um desenvolvimento infantil quando uma deficiência se faz presente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Tânia Cristina Bofi - Coordenador / Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni - Integrante / Vania Daniela Ramos da Silva - Integrante / Dayany Nascimento Chiarelli - Integrante / Leila Suzuki Saita - Integrante / Marcos Leão Silva Cruz - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão Universitária - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2004 - 2004
Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Atividades Lúdico-Recreativas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tânia Cristina Bofi em 20/10/2017.
Descrição: O reconhecimento da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento infantil tem gerado muitos estudos sobre esse tema. Alguns destes, mostram a necessidade de levar em conta as condições ambientais, para que se identifiquem, de forma adequada, os fatores que devem constituir os focos de intervenção em programas para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, o propósito do estudo foi descrever o perfil psicomotor de crianças atendidas no Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas, da FCT/UNESP. A amostra foi composta por 24 crianças (18 meninos e 6 meninas) na faixa etária compreendida entre 5 e 11 anos, participantes do Programa de Psicomotricidade, no período de abril a novembro de 2004. Foram utilizados como instrumentos de medida testes que compõe a Ficha de Avaliação Psicomotora, baseada em Picq e Vayer (1988). Os resultados demonstram que as crianças da amostra apresentaram perfil psicomotor abaixo do padrão esperado para idade cronológica em todos os aspectos avaliados, principalmente no esquema corporal e rapidez, confirmando a necessidade de intervenção psicomotora junto a essa população, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento integral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Tânia Cristina Bofi - Coordenador / Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni - Integrante / Vania Daniela Ramos da Silva - Integrante / Dayany Nascimento Chiarelli - Integrante / Leila Suzuki Saita - Integrante / Marcos Leão Silva Cruz - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão Universitária - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Estudos Interdisciplinares sobre Criança e Adolescente


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Research in Developmental Disabilities
2011 - Atual
Periódico: Journal of Attention Disorders
2015 - Atual
Periódico: British Journal of Education, Society & Behavioural Science
2015 - Atual
Periódico: Journal of Neuropsychology (1748-6653)
2012 - Atual
Periódico: Psychiatry Research (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:5
Total de citações:36
Fator H:3
Goulardins, Juliana B  Data: 31/08/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:14
Total de citações:82
Goulardins, Juliana B  Data: 30/08/2018

Outras
Total de trabalhos:19
Total de citações:155
Juliana Goulardins  Data: 30/09/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
STIPANICH, CÁSSIO2018STIPANICH, CÁSSIO ; GOULARDINS, JULIANA BARBOSA ; MEDEIROS, MARION ; MARIA, FRANCISCA ; TANAKA, CLARICE . COSTS COMPARISON IN DIFFERENT SUPPLY PROCESSES OF RESPIRATORY PHYSIOTHERAPY MATERIALS IN AN EXTRA PUBLIC HOSPITAL. Revista de Pesquisa em Fisioterapia, v. 8, p. 93-101, 2018.

2.
Rotta, B.P.2018Rotta, B.P. ; Silva, J. M. ; Fu, C. ; Goulardins, J.B. ; Pires-Neto, R. C. ; Tanaka, C. . Relationship between availability of physiotherapy services and ICU costs. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 44, p. 184-189, 2018.

3.
Goulardins, J.B.2017Goulardins, J.B.; MARQUES, JULIANA CB ; OLIVEIRA, J. A. . Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Motor Impairment: A Critical Review. Perceptual and Motor Skills, v. 124, p. 425-440, 2017.

4.
GOULARDINS, J.2017GOULARDINS, J.; PEREIRA, R. ; Tanaka, C. . Re: -Gulisano M, Domini C, Capelli M, Pellico A, Rizzo R. Importance of neuropsychiatric evaluation in children with primary monosymptomatic enuresis.- J Pediatr Urol 2017;13:36.e1-36.e6. Journal of Pediatric Urology, v. 13, p. 36.e1-36.e6, 2017.

5.
Goulardins, Juliana B.2017Goulardins, Juliana B.; Pereira, R.P.R. ; Tanaka, C. . Nocturnal Enuresis Treatment: New Perspectives. JOURNAL OF NOVEL PHYSIOTHERAPIES, v. 07, p. 367, 2017.

6.
Brito, A.2017Brito, A. ; Alves. A. N. ; Ribeiro, B. G. ; Barbosa, D.V. D. E. ; Magalhães, E. M. R. ; FERNANDES, K. P. S. ; Bussadori, S. K. ; Goulardins, J.B. ; Mesquita-Ferrari, R.A. . Effect of photobiomodulation on connective tissue remodeling and regeneration of skeletal muscle in elderly rats. LASERS IN MEDICAL SCIENCE, p. 513-521, 2017.

7.
Goulardins, Juliana B.2016 Goulardins, Juliana B.; RIGOLI, DANIELA ; PIEK, JAN P. ; KANE, ROBERT ; PALÁCIO, SIMÉIA G. ; CASELLA, ERASMO B. ; NASCIMENTO, ROSEANE O. ; HASUE, RENATA H. ; OLIVEIRA, JORGE A. . The relationship between motor skills, ADHD symptoms, and childhood body weight. Research in Developmental Disabilities, v. 55, p. 279-286, 2016.

8.
Rosa Neto, F.2015 Rosa Neto, F. ; Goulardins, J.B. ; Rigoli, D. ; Piek, J. ; OLIVEIRA, J. A. . Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Revista Brasileira de Psiquiatria (Sao Paulo.1999.Impresso), v. 37, p. 228-234, 2015.

9.
GOULARDINS, JULIANA B2015 GOULARDINS, JULIANA B; Rigoli, D. ; LOH, P. R. ; KANE, R. ; LICARI, M. ; HANDS, B. ; OLIVEIRA, J. A. ; Piek, J. . The Relationship Between Motor Skills, Social Problems, and ADHD Symptomatology: Does It Vary According to Parent and Teacher Report?. Journal of Attention Disorders, v. 19, p. 1-10, 2015.

10.
Goulardins, J.B.2015 Goulardins, J.B.; Rigoli, D. ; LICARI, M. ; Piek, J. ; Hasue, R. H. ; OOSTERLAN, J. ; OLIVEIRA, J.A. . Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology?. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015.

11.
GOULARDINS, JULIANA2015GOULARDINS, JULIANA; NASCIMENTO, ROSEANE ; AQUINO, FLÁVIA ; MENDES, LUDINALVA ; CASELLA, ERASMO ; HASUE, RENATA ; OLIVEIRA, JORGE . Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Developmental Coordination Disorder: a discussion of the neural underpinnings. Revista de Neurociências (EPM. Impresso), v. 23, p. 617-624, 2015.

12.
Goulardins, Juliana B.2013 Goulardins, Juliana B.; BILHAR, J. C. ; CASELLA, E. B. ; NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, J. A. . Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type. Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 40-45, 2013.

13.
OLIVEIRA, J. A.2013OLIVEIRA, J. A. ; JESUS, L. F. ; NASCIMENTO, R. ; Goulardins, J.B. ; FREUDENHEIM, A.M. . Área de atuação do egresso da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo: um retrato de formação profissional e acadêmica. REVISTA MACKENZIE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (ONLINE), v. 12, p. 65-78, 2013.

14.
NASCIMENTO, ROSEANE O.2013NASCIMENTO, ROSEANE O. ; FERREIRA, LÚCIO F. ; Goulardins, Juliana B. ; FREUDENHEIM, ANDREA M. ; MARQUES, JULIANA C. BILHAR ; CASELLA, ERASMO B. ; OLIVEIRA, JORGE A. . Health-related physical fitness children with severe and moderate developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, v. 34, p. 4222-4231, 2013.

15.
OLIVEIRA, JORGE A2013OLIVEIRA, JORGE A ; Goulardins, J.B. ; NASCIMENTO, R.O. ; Lima, A.M.V. ; IRAHA, A. Y. ; Hasue, R. H. . O professor diante da criança com dificuldades motoras. O que fazer? Uma análise a partir de habilidades motoras básicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 43-52, 2013.

16.
MARQUES, JULIANA CB2013MARQUES, JULIANA CB ; OLIVEIRA, JORGE A ; GOULARDINS, JULIANA B ; NASCIMENTO, ROSEANE O ; LIMA, ALLANA MV ; CASELLA, ERASMO B . Comparison of child self-reports and parent proxy-reports on quality of life of children with attention deficit hyperactivity disorder. Health and Quality of Life Outcomes, v. 11, p. 186, 2013.

17.
Goulardins, Juliana B.2011Goulardins, Juliana B.; BILHAR, J. C. ; CASELLA, E. B. . Quality of life and psychomotor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 69, p. 630-635, 2011.

18.
Goulardins, Juliana B.2010Goulardins, Juliana B.; BOFI, Tânia Cristina . A influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Año 15, p. 148, 2010.

19.
Goulardins, Juliana B.2010Goulardins, Juliana B.. O aleitamento materno e a síndrome do respirador oral. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Año 15, p. 150, 2010.

20.
FREIRE, A. C.2007FREIRE, A. C. ; Goulardins, Juliana B. ; PERES, P. T. ; PADOVANI, D. S. ; GIL, K.V. ; LIANZA, S. . PedsQLTM 4.0 como instrumento de evaluación de calidad de vida en niños con parálisis cerebral. Revista Argentina de Rehabilitación, v. 2 (1), p. 39-43, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
Goulardins, J.B.; NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, J. A. . Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Desenvolvimento Motor. In: Tani, Go. (Org.). Comportamento Motor: Conceitos, Estudos e Aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. , p. 201-207.

2.
NASCIMENTO, ROSEANE ; GOULARDINS, JULIANA ; OLIVEIRA, J. A. . Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Tendências e Perspectivas. In: Tani, Go. (Org.). Comportamento Motor: Conceitos, Estudos e Aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. , p. 183-191.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOULARDINS, JULIANA B; NASCIMENTO, R. ; Hasue, R. H. ; OLIVEIRA, J. A. . PROBLEMAS DE COORDENAÇÃO MOTORA NO TDAH: IMPLICAÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL e XXIII BRASILEIRO DA ABENEPI, XXIII CONGRESO ANUAL DE LA AINP e CONGRESO LATINOAMERICANO DE FLAPIA, 2015, Campos do Jordão. Anais Online, 2015.

2.
OLIVEIRA, J. A. ; JESUS, L. F. ; NASCIMENTO, R. ; Goulardins, Juliana B. ; FREUDENHEIM, A.M. . Área de atuação do egresso da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo: um retrato de formação profissional e acadêmica. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Tanaka, C. ; Goulardins, J.B. ; PEREIRA, R. P. P. . Motor Behavior and cognitve functioning in children with developmental coordination. In: 2º PCS Annual Health Care Congress and 2º Annual Mental Health Forum, 2017, Lisboa. Exploring the best solution for global challenges, 2017. p. 93.

2.
Goulardins, J.B.; Romero, J. ; MAGALHAES, E. ; Bussadori, S. K. ; FERNANDES, K. P. S. ; Mesquita-Ferrari, R.A. . EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO TRATAMENTO DA LESÃO NERVOSA PERIFÉRICA: REVISÃO DOS ENSAIOS CLÍNICOS. In: XIII Encontro de Iniciação Científica da Uninove, 2017, São Paulo. Tradição e inovação na pesquisa acadêmica: resumos. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2017. p. 123-123.

3.
Brito, A. ; Goulardins, J.B. ; Magalhães, E. M. R. ; Alves. A. N. ; Ribeiro, B. G. ; Barbosa, D. ; LIMA, A. Q. A. ; FERNANDES, K. P. S. ; Bussadori, S. K. ; Mesquita-Ferrari, R.A. . Effects of low level laser on the distribution and organization of collagen in the tibialis anterior muscle of elderly rats. In: III Fórum Internacional de Laserterapia, 2017, São Paulo. Proceedings of FIL. São Paulo: Univerisde Nove de Julho, 2017. v. III. p. 18-18.

4.
MARQUES, J. C. F. B. ; Goulardins, J.B. ; NASCIMENTO, ROSEANE O. ; MENDES, L. O. ; OLIVEIRA, J. A. . Os efeitos da estimulação motora no sintomas de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: V Simpósio de Fisioterapia HCFMUSP I Conferência Nacional de Fisioterapia do ICHC FMUSP, 2017, São Paulo. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Fisioterapia Brasil, 2017. v. 18. p. 1-37.

5.
Resende, A.J.S. ; Pereira, R.P.R. ; Goulardins, J.B. ; Tanaka, C. ; Machado, M.G. . Desenvolvimento de um programa de uroterapia para crianças com enurese noturna. In: V Simpósio de Fisioterapia HCFMUSP I Conferência Nacional de Fisioterapia do ICHC FMUSP, 2017, São Paulo. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Fisioterapia Brasil, 2017. v. 18. p. 1-37.

6.
Andreo, L. ; Soldera, C. ; Ribeiro, B. ; Matos, P. ; Sousa, P. ; Amorim, W. ; Goulardins, J.B. ; Bussadori, S. K. ; Horliana, A.C. ; FERNANDES, K. P. S. ; Mesquita-Ferrari, R.A. . Effect of phototherapy in the crosssection area of muscle fibers of the tibialis anterior muscle after peripheral nerve injury of sciatic nerve. In: III Fórum Internacional de Laserterapia, 2017, São Paulo. Proceedings of FIL. São Paulo: Univerisde Nove de Julho, 2017. v. III. p. 16-16.

7.
Goulardins, J.B.; MOURA, M. C. ; NASCIMENTO, ROSEANE ; MENDES, LUDINALVA ; SOUZA, C. B. ; HASUE, RENATA H. . Desempenho motor de crianças com indicativos de TDAH e de desenvolvimento típico. In: IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2016, Recife. Anais do IV COBRAFIN. Recife: ABRAFIN, 2016. v. 1.

8.
Goulardins, J.B.; NASCIMENTO, R. ; SOUZA, C. B. ; MENDES, L. O. ; MARQUES, JULIANA C. BILHAR ; SCHILEMANN, A. ; Hasue, R. H. ; OLIVEIRA, J. A. . Status socioeconômico, grau de instrução dos pais e desempenho motor de crianças em idade escolar. In: 4º Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2015, Ribeirão Preto. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2015. v. 9-Sup. p. 22-22.

9.
Goulardins, J.B.; Hasue, R. H. ; NASCIMENTO, R.O. ; Piek, J. ; SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, J.A. . INVESTIGATION OF BODY COMPOSITION IN CHILDREN WITH ADHD WITH AND WITHOUT MOTOR PROBLEMS. In: XVI World Congress of Psychiatry, 2014, Madrid. Abstracts book - Oral & Poster Communications, 2014. v. 1.

10.
Hasue, R. H. ; NASCIMENTO, R.O. ; Goulardins, J.B. ; SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, J.A. . THE INFLUENCE OF SOCIOCULTURAL ENVIRONMENT OVER THE OUTCOMES OF THE DEVELOPMENTAL COORDINATION DISORDER QUESTIONNAIRE (DCDQ). In: XVI World Congress of Psychiatry, 2014, Madrid. Abstracts book - Oral & Poster Communications, 2014. v. 1.

11.
SILVA, V. C. ; NASCIMENTO, R.O. ; Goulardins, Juliana B. ; OLIVEIRA, J.A. ; SILVA, M. A. ; Hasue, R. H. . LATERALITY AND SENSORY INFLUENCE OVER MOTOR CONTROL IN CHILDREN WITH ATTENTION DEFICIT/HYPERACTIVITY DISORDER: PARTIAL RESULTS. In: XVI World Congress of Psychiatry, 2014, Madrid. Abstracts book - Oral & Poster Communications, 2014. v. 1.

12.
NASCIMENTO, R.O. ; Gonçalves, B.D. ; FRANCO, H. ; SANTOS, D. G. ; Goulardins, J.B. ; MOURA, M. C. ; CASELLA, ERASMO B ; Hasue, R. H. ; OLIVEIRA, J. A. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NA APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS COM INDICATIVO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: UM ESTUDO PILOTO. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014.

13.
OLIVEIRA, J.A. ; NASCIMENTO, R.O. ; Gonçalves, B.D. ; FRANCO, H. ; REZENDE, D. O. ; AQUINO, F. A. O. ; Goulardins, J.B. ; CASELLA, E. B. ; Hasue, R. H. . ANÁLISE DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTRAS EM PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTOS. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014.

14.
JESUS, L. F. ; Ferreira, L.F. ; Gonçalves, B.D. ; Cano, R.C.M. ; Goulardins, J.B. . Cardiorespiratory fitness in children with probable Developmental Coordination Disorder. In: 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder, 2013, Ouro Preto. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2013. v. 7. p. 1-149.

15.
Goulardins, J.B.; Castro, M.R. ; CASELLA, E. B. ; Lima, A.M.V. ; OLIVEIRA, J. A. . Descriptive study of motor performance in children with developmental coordinatioon disorder. In: 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder, 2013, Ouro Preto. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2013. v. 7. p. 1-149.

16.
Goulardins, Juliana B.; Hassue, R.H. ; NASCIMENTO, R.O. ; OLIVEIRA, J.A. . PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM TDAH E TDC. In: 3º Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2013, Rio Claro. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2013. v. 8. p. 3.

17.
NASCIMENTO, R. ; Goulardins, Juliana B. ; CASTRO, M.R. ; JESUS, L. F. . Aptidão física relacionada à saúde de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 7. p. 64-64.

18.
Goulardins, Juliana B.; BILHAR, J. C. ; CASELLA, E. B. ; PERIOTTO, M. C. ; PACHECO, S. ; REED, U. . Psychomotor profile of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder combined type. In: 3rd International Congress on ADHD From Childhood to Adult Disease, 2011, Berlim. ADHD ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY DISORDERS, 2011. v. 3. p. 77-234.

19.
Goulardins, Juliana B.; MARQUES, J. M. ; BILHAR, J. C. . O lúdico em crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 2010. v. 20. p. 283.

20.
Goulardins, Juliana B.; BILHAR, J. C. ; CASELLA, E. B. . Risco de acidentes em pacientes com transtorno de deficit de atenção/hiperatividade. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 2010. v. 20. p. 284.

21.
Goulardins, Juliana B.; BILHAR, J. C. ; CASTRO, A. ; PETROKAS, R. ; SILVA, C. G. . Intervenções precoces: abordagem ao bebê de risco no núcleo integrado de reabilitação Cidade Tiradentes. In: 11º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009, São José dos Campos. 11º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2009.

22.
Goulardins, Juliana B.; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; BOFI, Tânia Cristina . Programa de atividades lúdicas e qualidade de vida de crianças portadoras de necessidades especiais. In: ENAF, 2005, Poços de Caldas. Congresso Científico do 38º ENAF, 2005.

23.
Goulardins, Juliana B.; BOFI, Tânia Cristina ; MARTINS, Maria Gabriela ; TATEISHI, Cláudio . Reinventando a brincadeira na Deficência Visual - Estudo de Caso. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psquiatria Infantil, 2005, Curitiba. Anais do XVIII Congresso da ABENEPI, 2005.

24.
Goulardins, Juliana B.; BOFI, Tânia Cristina . A Influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral. In: 3º Congresso de Medicina e Reabilitação da AACD e 5º de Reabilitação da Oritel, 2005, São Paulo. 3º Congresso da AACD e 5º da Oritel, 2005.

25.
Goulardins, Juliana B.; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; BOFI, Tânia Cristina . A relação dos fatores pré-natais com o desenvolvimento psicomotor. In: 3º Congresso de Medicina e Reabilitação da AACD e 5º de Reabilitação da Oritel, 2005, São Paulo, 2005.

26.
Goulardins, Juliana B.; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; BOFI, Tânia Cristina ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; SAITA, Leila Suzuki ; CRUZ, Marcos Leão Silva . Atividades Psicomotoras e a Criança Especial. In: 3º Congresso de Extensão Universitária, 2005, Águas de Lindóia. Extensão Universitária: um fator de inclusão social?, 2005.

27.
SILVA, Vania Daniela Ramos da ; Goulardins, Juliana B. ; MELEGATI, Kátia Cristina Teixeira ; BOFI, Tânia Cristina . O lúdico na Síndrome de West. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2004, Ribeirão Preto. Anais do 12º SIICUSP, 2004.

28.
CRUZ, Marcos Leão Silva ; SAITA, Leila Suzuki ; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; Goulardins, Juliana B. ; BOFI, Tânia Cristina . Perfil Psicomotor de Crianças matriculadas no ensino Fundamental do Município de Álvares Machado. In: 2º Congresso Internacional de educação Infantil e Séries Iniciais, 2004, São Paulo. 2º Congresso Internacional de educação Infantil e Séries Iniciais, 2004. p. 146.

29.
CRUZ, Marcos Leão Silva ; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; Goulardins, Juliana B. ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; SAITA, Leila Suzuki ; BOFI, Tânia Cristina . Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Atividades Lúdico-Recreativas. In: 2º Congresso Internacional de educação Infantil e Séries Iniciais, 2004, São Paulo. 2º Congresso Internacional de educação Infantil e Séries Iniciais, 2004. p. 153.

Artigos aceitos para publicação
1.
DE OLIVEIRA, JORGE A. ; RIGOLI, DANIELA ; KANE, ROBERT ; MCLAREN, SUE ; Goulardins, Juliana B. ; STRAKER, LEON M. ; DENDER, ALMA ; ROONEY, ROSANNA ; PIEK, JAN P. . Does Animal Fun &#146; improve aiming and catching, and balance skills in young children?. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Lagnaro, B. ; Brandão, B. ; Boffino, C. ; Goulardins, J.B. ; Tanaka, C. . Avaliação do sistema vestibular em pacientes com Incontinência Fecal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento da Criança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento do Controle Postural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Goulardins, J.B.. Conceitos básicos - tipos de estudos, etapas da pesquisa científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Goulardins, J.B.. Aprendizagem motora e adaptabilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Goulardins, J.B.. Como elaborar um projeto de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Goulardins, J.B.. Como escrever um artigo científico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento do Controle Postural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARQUES, J. C. F. B. ; Goulardins, J.B. ; OLIVEIRA, JORGE A ; MENDES, L. O. ; NASCIMENTO, R. . Efeitos da Estimulação Motora nos Sintomas de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Goulardins, Juliana B.. Transtornos do neurodesenvolvimento e de eliminação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento Neuromotor e Cognitivo da Criança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOULARDINS, JULIANA BARBOSA. Instrumentos padronizados para avaliação do desenvolvimento infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Goulardins, J.B.. Mesa redonda: Vida e Morte demistificando tabus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Goulardins, J.B.. Metodologia da Pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Goulardins, J.B.. Estimulação sensório motora e vestibular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Goulardins, J.B.. Animal Fun no Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Goulardins, J.B.. Fisioterapia na saúde do escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Goulardins, Juliana B.. Programa Animal Fun e suas aplicações na fisioterapia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Goulardins, J.B.. Controle Postural: da criança ao adulto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Goulardins, J.B.. TDAH e saúde da criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Goulardins, J.B.; MARQUES, JULIANA C. BILHAR . Curso Tutorial: TDAH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento neuromotor da criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Goulardins, J.B.. Desenvolvimento cognitivo da criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Goulardins, J.B.. Como lidar com a hiperatividade? Estratégias multidisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Goulardins, Juliana B.; SMITS-ENGELSMAN, B. . Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: o que é e quem é?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Goulardins, J.B.. TDAH e problemas motores: entendendo as bases neurológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
Goulardins, J.B.; Cardoso, F. . Dinâmicas de intervenção comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
GOULARDINS, JULIANA B. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
Goulardins, Juliana B.; Hassue, R.H. ; NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, J. A. . Comportamento Motor e Infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Goulardins, J.B.. Escalas funcionais pediátricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Goulardins, J.B.. Crianças e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
NASCIMENTO, R. ; Goulardins, Juliana B. ; CASTRO, M.R. ; JESUS, L. F. . Aptidão física relacionada à saúde de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BILHAR, J. C. ; Goulardins, Juliana B. . Atuação Fisioterapêutica no Paciente Neurológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
Goulardins, J.B.. Síndrome do Imobilismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOULARDINS, JULIANA BARBOSA. Metodologia Científica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Goulardins, J.B.. Curso de Fisioterapia em Neuropediatria. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Goulardins, Juliana B.; Carvalho, D. B. . Fisioterapia Neuropediátrica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio a EAD).

4.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J. A. ; NASCIMENTO, R. . CURSO/OFICINA TDC- TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: entendendo a criança com dificuldade motora, da avaliação às propostas para intervenção.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J. A. ; NASCIMENTO, R. . Desenvolvimento de um jogo de exercício sensório-motor para pré-identificação do transtorno do desenvolvimento da coordenação motora (TDC) em escolares. 2013. (Programa Olimpíada USP do Conhecimento).

6.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J. A. ; NASCIMENTO, R. ; MAIA, A. . Avaliação física e motora de crianças com transtornos do desenvolvimento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Goulardins, J.B.. Transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade, transtorno do desenvolvimento da coordenação e educação física. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Goulardins, Juliana B.. Curso de Paralisia Cerebral. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de curso de educação à distância).

9.
Goulardins, Juliana B.. Curso de Kabat. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de curso de educação à distância).

10.
Goulardins, Juliana B.. Doenças Neuromusculares. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de curso de educação à distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
Goulardins, Juliana B.; Tani, G.; Hasue, R. H.; OLIVEIRA, J. A.. Participação em banca de André Lisandro Schliemann. Focos de atenção externo e interno no desempenho motor: um estudo com indivíduos com transtorno do espectro do autismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Goulardins, Juliana B.. Participação em banca de Graziela Almeida Oliveira. Elaboração de um manual de orientação de dispositivos auxiliares de marcha para idosos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP.

2.
Goulardins, Juliana B.. Participação em banca de Mamy Maeda. Avaliação da estabilidade ocular de idosos internados com histórico de quedas e tonturas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP.

3.
Goulardins, J.B.. Participação em banca de Ilana Lafayette da Silva Bezerra, Andressa da Costa Candido. Utilização do aplicativo Creck na melhora da função executiva e na prevenção de quedas: estudo de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Goulardins, J.B.. Participação em banca de Diego Mendes de Oliveira.Atividade física e qualidade de vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Sapucaí.

2.
Goulardins, J.B.. Participação em banca de Thayana Afonso de Oliveira.Avaliação da composição corporal de crianças de 4° e 5° ano de uma escola pública e uma particular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Sapucaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
First Latin American and Brazilian RedCapCon. 2018. (Congresso).

2.
I Simpósio do Núcleo de Assistência e Pesquisa em Neuromodulação. 2018. (Simpósio).

3.
I SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA E PESQUISA EM NEUROMODULAÇÃO - NAPeN. 2018. (Simpósio).

4.
5º Encontro Paulista de Comportamento Motor.Desenvolvimento Motor e Comportamento Motor Adaptado: estado da arte e desafios. 2017. (Encontro).

5.
Fórum Internacional de Laserterapia.EFFECTS OF LOW LEVEL LASER ON THE DISTRIBUTION AND ORGANIZATION OF COLLAGEN IN THE TIBIALIS ANTERIOR MUSCLE OF ELDERLY RATS. 2017. (Outra).

6.
Fórum Internacional de Laserterapia.Effect of phototherapy in the cross-section area of muscle fibers of the tibialis anterior muscle after peripheral nerve injury of sciatic nerve. 2017. (Outra).

7.
I Conferência de Fisioterapia Pélvica Paulista.Neurodesenvolvimento e transtornos de eliminação. 2017. (Outra).

8.
I Conferência Nacional de Fisioterapia ICHC FMUSP.EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO MOTORA NOS SINTOMAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE. 2017. (Outra).

9.
V Simpósio de Fisioterapia HCFMUSP.Efeitos da Estimulação Motora nos Sintomas de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. 2017. (Simpósio).

10.
III CONGRESSO INTERNACIONAL e XXIII BRASILEIRO DA ABENEPI, XXIII CONGRESO ANUAL DE LA AINP e CONGRESO LATINOAMERICANO DE FLAPIA. AS INTERVENÇOES FISIOTERAPEUTICAS MAIS UTILIZADAS EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DE ACORDO COM OS DESEMPENHOS FUNCIONAIS, SEMIOLOGICOS E TOPOGRAFICOS. 2015. (Congresso).

11.
III CONGRESSO INTERNACIONAL e XXIII BRASILEIRO DA ABENEPI, XXIII CONGRESO ANUAL DE LA AINP e CONGRESO LATINOAMERICANO DE FLAPIA. PROBLEMAS DE COORDENAÇÃO MOTORA NO TDAH: IMPLICAÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA. 2015. (Congresso).

12.
International Symposium: Exercise and Health in Childhood and Adolescence. 2015. (Simpósio).

13.
10th International Conference on Developmental Coordination Disorder. Descriptive study of motor performance in children with Developmental Coordination Disorder. 2013. (Congresso).

14.
11th Motor Control 37 and Human Skill Conference.Motor assessment of medicated and non-medicated children with ADHD compared to typically developing children. 2013. (Outra).

15.
Olimpíada USP do Conhecimento 2013. Desenvolvimento de um jogo de exercício sensório motor para a pré-identificação do transtorno de desenvolvimento da coordenação motora (TDC) em escolares. 2013. (Olimpíada).

16.
Simpósio de atualização em TDAH: da infância à idade adulta.Dificuldades motoras no TDAH: como identificar e propostas de intervenção. 2013. (Simpósio).

17.
20º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Avaliador na área de Ciências Biológicas e Saúde. 2012. (Simpósio).

18.
IV Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. Cuidando da Infância: Estratégia de Acompanhamento da Saúde da Criança na Atenção Primária. 2012. (Congresso).

19.
Seminário Internacional de At. Física, Desenvolvimento e Saúde. 2012. (Seminário).

20.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Aptidão física relacionada à saúde de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2012. (Congresso).

21.
V Congresso Internacional da ABDA. 2011. (Congresso).

22.
Congresso Internacional da ABDA e 4º Encuentro Latinoamericano del TDAH. 2010. (Congresso).

23.
II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. O lúdico em crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor. 2010. (Congresso).

24.
II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Risco de acidentes em pacientes com transtorno de deficit de atenção/hiperatividade. 2010. (Congresso).

25.
VIII Simpósio de Fisioterapia.Síndrome do Imobilismo. 2008. (Simpósio).

26.
II Congresso de Eletrotermofototerapia. 2006. (Congresso).

27.
3º Congresso de Extensão Universitária. Atividades Psicomotoras e a Criança especial. 2005. (Congresso).

28.
3º Congresso Internacional de Medicina e Reabilitação da AACD e 5º de Reabilitação da Oritel. A influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral. 2005. (Congresso).

29.
Congresso Científico do 38º ENAF.Programa de atividades lúdicas e qualidade de vida de crianças portadoras de necessidades especiais. 2005. (Encontro).

30.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. 2005. (Simpósio).

31.
XVIII Congresso da ABENEPI, XV Congresso da FLAPIA, I Jornada de Saúde Mental da Sociedade Paranaense de Pediatria. Reinventando a brincadeira na deficiência visual - estudo de caso. 2005. (Congresso).

32.
12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.O lúdico na síndrome de West. 2004. (Simpósio).

33.
VII Congresso Paulista da ABENEPI. A influência das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral - estudo de caso. 2004. (Congresso).

34.
XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2004. (Congresso).

35.
Conferência "Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade". 2003. (Outra).

36.
II Jornada de Paralisia Cerebral - Unicamp. 2003. (Outra).

37.
Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Goulardins, J.B.; Baptista, A.F. ; Tanaka, C. ; Monte-Silva, K. . V CURSO DE NEUROMODULAÇÃO CLÍNICA. 2018. (Outro).

2.
Tanaka, C. ; Goulardins, Juliana B. . I Curso de Fisioterapia nos transtornos mentais - da criança ao idoso.. 2017. (Outro).

3.
Goulardins, J.B.. XIII Seminário de Educação Física Escolar. 2015. (Outro).

4.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J. A. ; NASCIMENTO, R. ; Hassue, R.H. . II Seminário de Atenção ao Desenvolvimento Infantil. 2014. (Outro).

5.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J.A. ; NASCIMENTO, R.O. . CURSO/OFICINA TDC- TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: entendendo a criança com dificuldade motora, da avaliação às propostas para intervenção.. 2013. (Outro).

6.
Goulardins, J.B.; OLIVEIRA, J. A. ; NASCIMENTO, R.O. ; Hassue, R.H. . I Seminário de Atenção ao Desenvolvimento Infantil. 2013. (Outro).

7.
BOFI, Tânia Cristina ; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha ; Goulardins, Juliana B. ; CHIARELLI, Dayany Nascimento ; SAITA, Leila Suzuki ; CRUZ, Marcos Leão Silva . Conferência "Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade". 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jaqueline de Matos Lima; Poliana Silva Santos. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta associada à estimulação cognitiva em pacientes com demência leve/moderada. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. (Orientador).

2.
Paloma VC Sousa; Maristela C Tikhomiroff; Melissa Pinheiro. Comparação dos efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta e magnética em pacientes com demência. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. (Orientador).

3.
William Laudelino dos Reis. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta em pacientes com cervicobraquialgia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. (Orientador).

4.
Paula L Oliveira; Larissa A Oliveira; Julia B Rulli. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta associada à estimulação motora em pacientes com demência leve/moderada. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Gerontologia) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natália da Silva Oliveira e Gesleydy Myrelly Campos. Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Francielle Oliveira da Silva e Vinicius Macedo S. Santos. Eficácia da estimulação transcraniana a laser para acidente vascular isquêmico. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

3.
Joyce Oliveira dos Santos e Jucelia Lima da Silva Paulino. O fisioterapeuta frente a síndrome de Guillain-Barré. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

4.
Abrahão Santos/Fernanda Silva/Paula Silva/Tallyta Pimentel. A importância da fisioterapia na saúde mental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Soon Im Oh; Siomara Aparecida Oliveira Rodrigues Alves. Instrumento de Avaliação das Funções de Eliminação em Unidades de Internação. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

2.
Bruna Gouveia Lagnaro. Avaliação do sistema vestibular em pacientes com Incontinência Fecal. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher) - Divisão de Fisioterapia do Hospital das Clínicas FMUSP. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ébelin Estevão dos Santos. Realidade virtual no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

2.
Gabriele M. Silva; Cristiane S. S. Bicudo; Jayne G. Mata. Equoterapia aplicada a indivíduos com paralisia cerebral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

3.
Jéssica Romero. Efeitos do laser de baixa intensidade no tratamento da lesão nervosa periférica: revisão dos ensaios clínicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

4.
Lucilene Cortizzi; Juliana Santana de Queiróz. Equoterapia na Síndrome de Down: uma revisão bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

5.
Cibele Santana de Paiva. Realidade Virtual no tratamento de crianças com,paralisia cerebral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.

6.
Jacqueline Lima Silva. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com esclerose múltipla, após tratamento do equilíbrio com realidade virtual associada à estimulação transcraniana por corrente contínua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Juliana Barbosa Goulardins.




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