Tânia Maria Soares Bezerra Rios Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2797962782369139
  • Última atualização do currículo em 19/02/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006 e 2011). Atualmente é formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL-UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Apropriação do Sistema de Escrita, atuando principalmente em pesquisas nos seguintes temas: Alfabetização, Leitura, Letramento, Educação Infantil, Conhecimento do Nome das Letras, Consciência Fonológica e Prática Pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tânia Maria Soares Bezerra Rios Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, T. M. S. B. R.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ALFABETIZAÇÃO: Evolução das habilidades cognitivas na aprendizagem do sistema de escrita alfabética e sua relação com concepções e práticas pedagógicas de professores, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO; ESCRITA ALFABÉTICA; PRÁTICA PEDAGÓGICA; CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; CONHECIMENTO DO NOME DAS LETRAS.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Alfabetização-Consciência Fonológica, Psicogênese da Escrita e Conhecimento dos Nomes das Letras:um ponto de interseção,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO; CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; APROPRIAÇÃO DO SEA.
1990 - 1990
Especialização em Educação Fundamental de Adultos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Leitura e a Escrita na Alfabetização de Adultos: produção ou reprodução?.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
1988 - 1988
Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Análise de Livros Didáticos da 1º série.
Orientador: Maria Irandé Wanderley da Silva.
1983 - 1983
Especialização em Curso de Especialização em Psicologia Social. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: O Homem em seu Contexto Social.
Orientador: Tereza Barros.
1979 - 1982
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Espanhol Basico. (Carga horária: 60h).
Academia Europea, AE, El Salvador.
2012 - 2012
Teorias de alfabetização. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2011 - 2011
Educação Infantil: o debate sobre diversidade.... (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Elaboração de Itens da Provinha Brasil. (Carga horária: 12h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores de Língua Portu. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos em educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Alfabetização, Letramento e Apropriação do SEA. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos em Educação e Lingaugem, CEEL, Brasil.
2002 - 2003
Posgrado en Constructivismo y Educación. (Carga horária: 360h).
Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales, FLACSO, Argentina.


Atuação Profissional



Centro de Estudos em educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 200
Outras informações
Formadora no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem(CEEL/UFPE)


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora para assuntos educacionais, Carga horária: 40

Atividades

06/2000 - 06/2001
Direção e administração, Ministério da Educação, .

Cargo ou função
Consultora para assuntos educacionais.

Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica e Administartiva, Carga horária: 30

Atividades

02/1992 - 12/1992
Direção e administração, Prefeitura da Cidade do Recife, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa.
03/1986 - 12/1986
Ensino, Ensino de 1º Grau-Ciclo de Alfabetização, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes
Ciências
História
Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 12

Atividades

09/2003 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Olinda, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica.

Talento Centro Educacional, TCE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

01/1993 - 12/2003
Direção e administração, Talento Centro Educacional, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor docente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil coordenado pelo CEEL

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2
Outras informações
Aula na disciplina Metodologi da Alfabetização no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco com o tema "Evolução de habilidades cognitivas envolvidas na aprendizagem do sistema de esrita alfabética e sua relação com concepções e práticas de professores".

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4
Outras informações
Formadora no ?Curso de Aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental?, no âmbito do Programa Pró-Letramento, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de parceria entre Ministério da Educação, a Universidade Federal de Pernambuco, a UNDIME Paraíba e as Secretarias Municipais de Educação do Paraíba.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 40
Outras informações
Curso inicial do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, promovido pelo Centro de Estudo em Educação e Linguagem (CEEL), por meio da parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as Secretarias de Educação da Paraíba, realizado de 04 a 08 de fevereiro de 2013, em Campina Grande.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora no curso "Leitura e Produção de Textos na Alfabetização" promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora no curso "Formação Continuada de Professores: questões para reflexão" promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE)

Atividades

08/2006 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da área pedagógica do Programa Brasil Alfabetizado da cidade do Recife.


Projetos de pesquisa


2005 - 2008
Mudanças didáticas e pedagógicas nas práticas de alfabetização? que sugerem os novos livros didáticos?que dizem/fazem os professores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Artur Gomes de Morais em 08/10/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tânia Maria Soares Bezerra Rios Leite - Integrante / Artur Gomes de Morais - Coordenador / Eliana Borges Correia de Albuquerque - Integrante / Andréa Treza Brito Fereira - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Centro de Estudos em educação e Linguagem
2012 - 2012
Agência de fomento: (CEALE) Centro de Alfabetização, Leitura e Escria
2012 - 2012
Agência de fomento: (FURB) Universidade Regional de Blumenal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: apropriação do sistema de escrita.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, T. M. S. B. R.2011LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G. . O Conhecimento do Nome das Letras e sua Relação com a Apropriação do Sistema de Escrita Alfabétia. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 6 nº 1, p. 6-24, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G. . A Importância de Habilidades Metafonológocas na Aprendizagem da Escrita Alfabética:Implicações para a Aprendizagem Escolar. In: Ana Lúcia Borba de Arruda, Karla Reis Gouveia. (Org.). Pesquisas em políticas e práticas educativas: questões e desafios. 23ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. , p. 157-170.

2.
Albuquerque, Eliana Borges Correia de ; LEITE, T. M. S. B. R. . Explorando as letras na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. (Org.). Ler e Escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora LTDA, 2010, v. , p. 93-115.

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Relação entre habilidades de reflexão fonológica e a apropriação do sistema de notação alfabética.. In: Janayna Cavalcante; Antônio Marcos Alves de Oliveira. (Org.). Educação territórios em contato.. 1ed.Recife: Bagaço, 2007, v. , p. 1-352.

4.
Souza, Ivane Pedrosa de ; LEITE, T. M. S. B. R. ; Albuquerque, Eliana Borges Correia de . Leitura, letramento e alfabetização na escola. In: Ivane Pedrosa de Souza; Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa. (Org.). Práticas de leitura no ensino fundamental. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. 1, p. 23-38.

5.
LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G. . Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos?. In: Artur Gomes de Morais;Eliana Borges Correa;Telma Ferraz Leal. (Org.). Alfabetização apropriação do sistema de escrita alfabético. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 71-87.

6.
LEITE, T. M. S. B. R.. Jogos:alternativas didáticas para brincar alfabetizando (OU ALFABETIZAR BRINCANDO?). In: aRTUR GOMES MORAIS;ELIANA BORGES CORREIA;TELMA FERRAL LEAL. (Org.). ALFABETIZAÇÃO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO. 1ªed.BELO HORIZONTE: AUTêNTICA, 2005, v. 1, p. 111-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. REFLEXÃO ENTRE HABILIDADES DE REFLEXÃO FONOLÓGICA E A APROPRIAÇÃO DO SISTEMADE NOTAÇÃO ALFABÉTICA. In: 18º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, MACÉIO. Anais do 18º Encontro de pesquisa do Norte e Nordeste, 2007.

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Conhecimento dos nomes das letras e compreensão da escrita alfabética. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Anais do 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006.

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Quais os desafios da pedagogia de projetos?. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. A consciência fonológica e a psicogênese da língua escrita: um ponto de interseção na aprendizagem inicial da leitura e escrita. In: Encontro Nordestino de Aquisição de Linguagem, 2005, Recife. Anais do Encontro Nordestino em Aquisição e Linguagem, 2005.

5.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização, consciência fonológica e psicogênese da língua escrita: um ponto de intercessão. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. O conhecimento de letras e sua relação com a aprendizagem da escrita alfabética. In: ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social, 2011. p. 153-153.

2.
LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G. . O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética.. In: 8º ENDIPE, 2008, PORTO ALEGRE. TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER: LUGARES, MEMÓRIAS E CULTURAS., 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. O conhecimento das letras e a aprendizagem da escrita alfabética. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Praticas de alfabetizacao: exame das atividades de ensino do sistema de escrita alfabetica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização e consciência fonológica e a relação com a psicogênese da escrita.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização: consciência fonológica, psicogênese da escrita e conhecimento do nomes das letras - um ponto de interseção.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. Integrante da Comissão Cientifica do VI Seminário de Estudos em Educação E Linguagem. 2014.

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Avaliação pedagógica de coleções didáticas de língua portuguesa para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2013. 2011.

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Avaliação dos Trabalhos do Progama Nacional do Livro Didático - PNLD 2010. 2009.

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. Coordenação de mesa redonda no III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. O planejamento de ensino e temas específicos nas áreas de língua portuguesa e matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização e Letramento: um enfoque na alfabetização de jovens e adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização e Letramento: um enfoque na alfabetização de jovens e adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEITE, T. M. S. B. R.. Jogos de Alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LEITE, T. M. S. B. R.. Leitura Escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização e Letramento: um enfoque na alfabetização de jovens e adultos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LEITE, T. M. S. B. R.. Ortografia na sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: uma perspectiva de letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LEITE, T. M. S. B. R.. Programa Nacional do Livro de Alfabetização Jovens e Adultos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Perecerista de livro didático).

15.
LEITE, T. M. S. B. R.. Comunicação Oral do GT- 04 DIDÁTICA no 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Coordenação de Comunicação Coordenada).

16.
LEITE, T. M. S. B. R.. Avaliação da Aprendizagem: contribuições de Foucalt, Luckesi e Hoffmann no 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Participação em minicurso).

17.
LEITE, T. M. S. B. R.. Conhecimento do nome das letras e compreensão da escrita alfabética. 2007. (Comunicação coordenada/ Seminário).

18.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
LEITE, T. M. S. B. R.. Pró- Letramento Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização- Consciência Fonológica, Psicogênese da Escrita e Conhecimento dos nomes das letras: Um ponto de interseção. 2006. (Apresentação de trabalho/ FACHO).

22.
LEITE, T. M. S. B. R.. Apropriação do sistema alfabético: relações entre a psicogênese e a consciência fonológica. 2006. (Palestrante/ Curso de formação).

23.
LEITE, T. M. S. B. R.. Relações entre consciência fonológica e psicogênese da escrita na alfabetização. 2006. (Comunicação coordenada/ Seminário).

24.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva do letramento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
LEITE, T. M. S. B. R.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
LEITE, T. M. S. B. R.. Compreensão Leitura de Textos Expositivos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
LEITE, T. M. S. B. R.. Intercâmbio de Experiências com Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
LEITE, T. M. S. B. R.. Da Construção da Autonomia ao Exercício da Cidadania. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
LEITE, T. M. S. B. R.. Parâmetros em Ação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
LEITE, T. M. S. B. R.. Encontro de Formação de Formadores sobre o programa "PCN em Ação". 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
LEITE, T. M. S. B. R.. I Módulo do programa PCN em ação no pólo Jaboatão. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
LEITE, T. M. S. B. R.. I Encontro de Alfabetizadores da Prefeitura de Olinda. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
LEITE, T. M. S. B. R.. Capacitação para Professores Alfabetizadores de Jovens e Adultos. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAIS, A. G.; LEITE, T. M. S. B. R.; PESSOA, A. C. R. G.. Participação em banca de Eliane Lemos de Oliveira. Evolução dos Conhecimentos de crianças sobre relações entre grafemas e fonemas na leitura e na escrita, após alcançarem uma hipótese alfabética. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Cinara Santana da Silva Brandão. A Notação de Vogais e Consoantes em Diferentes Fases da Psicogênese da Escrita. 2016. Dissertação (Mestrado em Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Nathália Késsia de Sousa Campos. Práticas de Ensino para a formação do leitor: o uso do Livro Didático e a Exploração das Estratégias de Leitura no 1º ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Andréa Tereza Brito Ferreira; LEITE, T. M. S. B. R.; PESSOA, A. C. R. G.. Participação em banca de Jeysa Adalles dos Santos Azevedo. Jogos de reflexão fonológica: o desenvolvimento de atividades metafonológicas nas turmas de alfabetização da EJA - implicções na prática docente e nas aprendizagens dos alunos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G.; Dra.Jane Correa; PESSOA, A. C. R. G.; SILVA, L. N.; SILVA, A.. Participação em banca de Tarciana Pereira da Silva Almeida. O Aprendizado de Regras Morfológicas de Ortografia: A evolução das Crianças e os efeitos de Intervenções didáticas com o uso de Jogos. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Dra.Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral; Andréa Tereza Brito Ferreira; CRUZ, M. C. S.; LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Daisinalva Amorim de Moraes. Construção de Práticas de Alfabetização no contexto dos Programas ALFA e BETA e PNAIC. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEITE, T. M. S. B. R.; Albuquerque, Eliana Borges Correia de. Participação em banca de Milena Fernandes Gomes Pinto.Diferentes práticas de ensino no último ano da educação infantil: como podem influenciar na aprendizagem da leitura e da escrita das crianças?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, Heloísa; LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Heloísa Lima.Consciência fonológica e alfabetização: análise do material pedagógico francês PHONO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MARTINS, L.; BARRETO, P.; LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Larissa Martins, Patrícia Barreto.Educação infantil e alfabetização: um olhar sobre atividades escritas relacionadas ao sistema de escrita alfabética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. Participação em banca de Hélia A. Hiramine, Rielda K. Albuquerque, Sheila C. Barros.Consciência Fonológica na Alfabetização: saberes e práticas de professores da rede de ensino municipal do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONBALF. O conheciemnto das letras e a aprendizagem da escrita alfabética. 2015. (Congresso).

2.
I CONBALF. Praticas de alfabetizacao: exame das atividades de ensino do sistema de escrita alfabetica. 2013. (Congresso).

3.
II SIHELE. 2013. (Seminário).

4.
XII Congresso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escrituira y IV Foro Iberoamericano de Literacidad y Aprendizaje. 2013. (Congresso).

5.
xII Congresso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura y IV Foro Iberoamericano de Literacidad y Aprendizaje. 2013. (Congresso).

6.
ANPED. 2012. (Outra).

7.
ANPED.O conhecimento de letras e sua relação com a aprendizagem da escrita alfabética. 2011. (Outra).

8.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Evolução de habilidades cognitivas envolvidas na aprendizagem do sistema de escrita alfabética e sua relação com as concepções e práticas de professores. 2011. (Seminário).

9.
9º ENDIPE.O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética.. 2008. (Encontro).

10.
18º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2007. (Encontro).

11.
III Seminário de Estudo de Educação e Linguagem.Linguagem e Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Seminário).

12.
III Seminário de Estudos em Educção e Linguagem.Conhecimento do Nome das Letras e Conpreensão da Escrita Alfabética. 2007. (Seminário).

13.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem.Conhecimento dos nomes das letras e compreensção da escrita alfabética. 2006. (Encontro).

14.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Relações entre Consciência Fonológica e Psicogênese da Escrita na Alfabetização. 2006. (Seminário).

15.
15º Congresso de Leitura do Brasil. Alfabetização, Consciência Fonológica e Psicogênese da língua escrita:um ponto de interessão. 2005. (Congresso).

16.
Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem.Teoria Fonológica como suporte para análise de processos fonológicos. 2005. (Encontro).

17.
Encontro do Prgrama de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA. 2002. (Encontro).

18.
Programa de Desenvolvimento Continuado- PCN em Ação.Apresentação do PCN em Ação. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Outro).

2.
LEITE, T. M. S. B. R.. Seminário Final do Programa Pro-Letramento Linguagem Rio Grande do Norte. 2006. (Outro).

3.
LEITE, T. M. S. B. R.. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).

4.
LEITE, T. M. S. B. R.. I Seminário Políticas Públicas em Educação Letramento e Formação do Professor. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hélia A. Hiramine, Rielda K. Albuquerque, Sheila C. Barros. Consciência Fonológica na Alfabetizaçã: saberes e práticas de professores da rede de ensino municipal do Recife. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Tânia Maria Soares Bezerra Rios Leite.



Inovação



Produto tecnológico
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2013.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, T. M. S. B. R.. Praticas de alfabetizacao: exame das atividades de ensino do sistema de escrita alfabetica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:35:18