Bernardo Baeta Neves Strassburg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3954582460916396
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ciências Ambientais - University of East Anglia (2010). Atualmente é diretor executivo do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação ambiental estratégica, gestão ambiental e sistemas ecológicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernardo Baeta Neves Strassburg
Nome em citações bibliográficas
STRASSBURG, B. B. N.;Strassburg, Bernardo B. N.;Strassburg, Bernardo;STRASSBURG, B;STRASSBURG, BERNARDO B.N.;Bernardo B. Strassburg;BERNARDO B. STRASSBURG;STRASSBURG, BERNARDO B.;STRASSBURG, BERNARDO B;STRASSBURG, BERNARDO BN;B. Strassburg;STRASSBURG, B.;STRASSBURG, B.B.N.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciências Ambientais.
University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
Título: Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: R. Kerry Turner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2005
Mestrado em Planejamento Energético.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O processo de conversão dos ambientes naturais: uma análise ecológico-econômica,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Roberto Schaeffer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Conversão dos Ambientes Naturais; Cooperação Internacional; Sistemas Ecológicos; Valoração; Falhas de Mercado; Estratégias de Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico / Especialidade: Desenvolvimento Sócio-Econômico.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1998 - 2001
Graduação em Ciências Econômicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Gratuidade e Cobrança no Ensino Superior.
Orientador: Francisco Ferreira.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
1987 - 1994
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto GAEA e Instituto Internacional para Sustentabilidade, IGAEA - IIS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto GAEA, GAEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40


Instituto Internacional para Sustentabilidade, IIS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 20


Academia Brasileira de Ciências, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor


Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial), BIRD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Consultor por prazo determinad, Enquadramento Funcional: Consultor de Meio AMbiente, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria externa com duração determinada de 4 meses

Atividades

10/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultor.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental Classe A, Carga horária: 40

Atividades

11/2002 - 03/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Analista Ambiental Classe A.

Department for Environment, Food & Rural Affairs, DEFRA, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Environmental Expert, Enquadramento Funcional: Environmental Expert
Outras informações
Office of Climate Change


Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, PACTO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Grupo Econômico



Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Desenvolvimento de um índice ambientalmente ajustado para a pobreza multidimensional
Descrição: Com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), há um maior reconhecimento da interdependência de múltiplos fatores causais que afetam o bem-estar e os resultados da pobreza, especialmente em relação ao ambiente natural. A pesquisa visa comparar as estatísticas de pobreza ajustadas ao meio ambiente com as já existentes baseadas em seus padrões de incidência e profundidade de pobreza e bem-estar. Assim, pretende-se avaliar se os focos das estratégias nacionais de combate à pobreza no Brasil, como a iniciativa Bolsa Família do programa Fome Zero, contribuíram para mudanças nas medidas de pobreza existentes e nas ambientalmente ajustadas, podendo ajudar a entender se as melhorias observadas no PIB e na renda no Brasil ao longo do tempo se refletem de forma mais ampla em medidas ambientalmente ajustadas de pobreza multidimensional. Em última análise, o projeto visa desenvolver novos insights que ajudarão os tomadores de decisão e outros atores em implementar estratégias mais bem informadas e mais holísticas para a atenuação da pobreza, maior bem-estar social e desenvolvimento sustentável. Os objetivos do projeto são: (1) Examinar em que medida os dados ambientais e de pobreza no Brasil podem ser acoplados para análise em escalas espaciais e temporais que sejam significativas para insights políticos relevantes na extensão e profundidade da pobreza multidimensional; (2) Analisar a diferença nas estatísticas de pobreza global entre as medidas de pobreza multidimensional existentes e as medidas de pobreza multidimensional ambientalmente ajustadas; (3) Avaliar a utilidade (relevância política, legitimidade e aceitabilidade) da medida de pobreza ambientalmente ajustada através de uma oficina com partes interessadas no Brasil e um envolvimento mais amplo dessas partes. O projeto está sendo desenvolvido com Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Southampton (Reino Unido), Universidade de Sheffield (Reino Unido), United Nations Environment Programme World Conservation Monitoring Centre (UNEP-WCMC) (Reino Unido), e Southasia Institute of Advanced Studies (SIAS) (Nepal)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / RODRIGO PENNA FIRME PEDROSA - Integrante / SÉRGIO CADENA DE VASCONCELOS - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2019 - Atual
NATWIP - Soluções baseadas na natureza para gestão hídrica no peri-urbano: conectando dimensões ecológicas, sociais e econômicas
Descrição: Uma atenção considerável está sendo dada atualmente à promoção e aplicação de soluções baseadas na natureza (SBN) no contexto urbano. No entanto, o foco permanece no núcleo urbano, enquanto as áreas periurbanas, que são espaços de transição frequentemente afetados pelos processos de expansão da cidade, permanecem sub-exploradas. Estes têm desempenhado historicamente um papel importante no desenvolvimento e sustentação de centros urbanos, como através da provisão de serviços ecossistêmicos relacionados à água, particularmente abastecimento de água, gestão de águas residuais e controle de enchentes. No entanto, com a expansão urbana, à medida que os ambientes naturais são cada vez mais substituídos pelo ambiente "construído", os recursos contidos nesses recursos são cada vez mais compartilhados. É necessário encontrar soluções sustentáveis para essas lacunas, conforme refletido na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no ODS 6 (?Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos?). Para este fim, há uma necessidade de explorar detalhadamente os potenciais e adequação das SBN no periurbano, olhando para o valor acrescentado que estas podem trazer em comparação com as soluções de engenharia convencionais, assim como também avaliar a necessidade de políticas socioeconómicas que sua adoção / implementação exigiria. O NATWIP contribuirá para fechar a lacuna do ciclo da água, explorando o potencial que a SBN oferece para abordar os desafios da gestão da água em áreas de paisagem que foram negligenciadas porque se encontram nas zonas de transição entre o urbano e o rural. O objetivo geral do Projeto é trocar experiências de aprendizado entre parceiros e promover o debate entre ciência e sociedade, a fim de aumentar a conscientização entre profissionais e usuários sobre a aplicação da SBN para gerenciar diferentes desafios hidrológicos, como escassez de água, poluição e riscos relacionados a eventos extremos como enchentes e secas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Aline Rodrigues - Integrante / Viviane Dib - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Ingrid Almeida de Barros Pena - Integrante / Isabella Leite Lucas - Integrante / Veronica Maioli Azevedo - Integrante.
2019 - Atual
GCRF Comércio Internacional, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Descrição: O projeto visa superar a tensão de longa data entre o crescimento econômico impulsionado pelo comércio de espécies silvestres e commodities agrícolas, e a biodiversidade e os impactos sociais associados que frequentemente acompanham esse comércio. O fracasso em lidar com esses impactos exacerbará a atual crise de perda de biodiversidade e, em última análise, prejudicará a prosperidade econômica de médio e longo prazo em escalas local, regional e global. Até o momento, as respostas globais a esses desafios têm sido limitadas pela falta de coordenação entre cientistas, produtores, órgãos nacionais e internacionais de comércio e regulamentação, corporações e tomadores de decisão que definem a agenda e as regras. Além disso - e de particular relevância para o GCRF TRADE - a falta de compreensão da complexidade e das interdependências inerentes ao sistema de comércio impediu qualquer tentativa sistemática de integrar as salvaguardas da biodiversidade nas regras comerciais e na tomada de decisão corporativa. Nossa visão de pesquisa é fornecer dados, análises, ideias e parcerias para acelerar a transição para um sistema de comércio global sustentável que reduz os impactos sobre a biodiversidade e as pessoas, aumenta os benefícios sociais do uso da vida selvagem e da produção agrícola e cumpre a missão dos ODS. Nosso centro desenvolverá novas áreas da ciência multidisciplinar para analisar, compreender e aumentar a rastreabilidade e transparência dos impactos para os fluxos de comércio subnacionais, nacionais e globais. Paralelamente, e adotará um modelo de co-design, facilitará colaborações entre grupos de pesquisa e instituições do setor privado e público que trabalham com comércio dentro e entre continentes, e entre países do CAD e do Reino Unido. Essas colaborações aumentarão a relevância e promoverão a aceitação de nossa pesquisa, apoiando os tomadores de decisão em todas as escalas para desenvolver e implementar políticas e regulamentações relevantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Isabella Leite Lucas - Integrante / Veronica Maioli Azevedo - Integrante.
2018 - 2019
Remodelando a Terra de um jeito bom: iluminando, compreendendo e otimizando as múltiplas sinergias espaciais e trade-offs da Restauração Ecológica
Descrição: Este projeto do IIS foi um dos 65 selecionados dentre 1.955 projetos na primeira chamada pública do Instituto Serrapilheira, e tem como objetivo, para esse primeiro ano, avançar no entendimento da relação entre os diferentes tipos de restauração (por exemplo, regeneração natural e restauração ativa) e provisão dos serviços ecossistêmicos (sequestro de carbono, conservação da biodiversidade, qualidade e rendimento da água, benefícios socioeconômicos) sob diferentes abordagens de restauração e condições sócio-ecológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Maiara Santos Mendes - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Aline Rodrigues - Integrante / Viviane Dib - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Lara Monteiro - Integrante / Veronica Maioli Azevedo - Integrante / Alvaro Silva Iribarrem - Integrante.
Financiador(es): Instituto Serrapilheira - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
GEF Áreas Privadas - Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil
Descrição: O projeto está alinhado com o Quadro de Resultados do GEF (6ª Recomposição) sobre Biodiversidade - BD (Objetivo 4, Programa 9, Resultados 9.1 e 9.2); Degradação da terra - LD (Objetivo 2, Programa 3, Resultados 2.1 e 2.2, Objetivo 3, Programa 4, Resultados 3.1 e 3.2); e Manejo Florestal Sustentável - MFS (Objetivo 1, Programa 2, Resultados 1 e 2, Objetivo 2, Programa 5, Resultado 3). O projeto abrange três componentes . O Componente 1 tem como principal objetivo implementar áreas-piloto nas regiões biogeográficas da Mata Atlântica e do Cerrado, com o desenvolvimento de atividades que têm como foco reduzir o grau de fragmentação nas paisagens produtivas, aumentar a disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e desenvolver esquemas de incentivo para a conservação. Já o Componente 2 buscará estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas para melhorar a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em suas áreas. E, por fim, o Componente 3 tem como foco principal melhorar as capacidades públicas para planejar e implementar políticas de conservação em áreas privadas, incorporando o valor de conservação em políticas e ferramentas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante / Maiara Santos Mendes - Integrante / CROUZEILLES, RENATO - Integrante / LEMGRUBER, LUISA - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Ana Castro - Integrante / MONTEIRO, LARA - Integrante / Viviane Dib - Integrante / Veronica Maioli - Integrante / Catarina Jakovac - Integrante / Andre Junqueira - Integrante / Aline Rodrigues - Integrante / ALVES-PINTO, HELENA - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Eduardo Ribeiro Lacerda - Integrante / Eric Delgado dos Santos Mafra Lino - Integrante / Gustavo Abreu Malaguti - Integrante / Ingrid Almeida de Barros Pena - Integrante / Isabella Leite Lucas - Integrante / Isabelle Soares Pepe - Integrante / Katarzyna Anna Korys - Integrante / Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro - Integrante.
Financiador(es): Global Environmental Facility - Auxílio financeiro.
2017 - 2018
GCRF: Developing an Environmentally-adjusted Index for Multidimensional Poverty
Descrição: The project will work specifically in two countries, Brazil and Nepal. Details have been described in the Case for Support, but will involve the use of environment and poverty data for the construction of an environmentally-adjusted Multidimensional Poverty Index..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Coordenador / Luisa Lemgruber - Integrante / Ana Castro - Integrante / Veronica Maioli - Integrante.
Financiador(es): Economic and Social Research Council - Auxílio financeiro.
2017 - 2018
Geração de subsídios técnicos para elaboração da estratégia de implementação dos compromissos da temática de adaptação da NDC brasileira
Descrição: Este estudo está sendo desenvolvido para a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e para o Instituto Clima e Sociedade (ICS) como forma de gerar informação qualificada que subsidie o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na elaboração de uma estratégia de implementação da NDC brasileira, no que tange a adaptação à mudança do clima, especialmente para o tema de infraestruturas críticas com alta relevância para o governo e para a economia do país. O objetivo específico deste estudo é identificar e avaliar a vulnerabilidade frente às mudanças climáticas das principais infraestruturas do país relacionadas aos critérios de segurança nacional do Grupo de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para, em seguida, propor um conjunto de medidas adaptativas prioritárias, com ações dimensionadas para curto e médio prazo, considerando o horizonte temporal de 2040..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Coordenador.
Financiador(es): Agência Alemã de Cooperação Internacional - Auxílio financeiro.
2017 - 2018
Projeto Resiliência Climática da Infraestrutura: Questão de Segurança Nacional
Descrição: Apoiar a implementação de metas brasileiras do Acordo de Paris no que tange a adaptação às mudanças do clima, com foco nas principais infraestruturas do país (definidos pelo conceito de Segurança nacional).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Coordenador.
Financiador(es): Instituto Clima e Sociedade - Outra.
2017 - Atual
Restauração ecológica no Brasil: áreas prioritárias, sistemas de referência e parâmetros para o monitoramento da restauração
Descrição: Uma das ações estratégicas do PLANAVEG (Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa), do Governo Federal, é o planejamento espacial da restauração, visando a indicação de áreas prioritárias para restauração com base em parâmetros ambientais e socioeconômicos. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) articulou junto às redes do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), ao Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) e ao IIS, um projeto que visa indicar áreas prioritárias para restauração nos seis biomas brasileiros, através de uma modelagem espacial multicritério, que busca maximizar benefícios para biodiversidade, serviços ecossistêmicos e benefícios socioeconômicos, ao mesmo tempo que busca minimizar os custos da restauração. Neste contexto, pesquisadores das redes do PPBio compartilharam dados georeferenciados de registros de ocorrência de espécies em cada bioma e, nesta etapa do projeto, o IIS e o CSRio estão gerando diversos mapas de áreas prioritárias - considerando diferentes cenários e pesos relativos entre os critérios considerados - onde são explicitadas as possíveis sinergias e trade-offs entre as variáveis, provendo um conjunto de informações de extrema relevância para subsidiar a tomada de decisões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Veronica Maioli - Integrante / Catarina Jakovac - Integrante / Andre Junqueira - Integrante / Renato Crouzeilles - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Desbloqueando as oportunidades comerciais, financeiras e econômicas da Restauração Florestal e Paisagística no Brasil
Descrição: Este projeto está sendo financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) da Alemanha e tem sido desenvolvido em parceria com o WRI Internacional e o WRI Brasil. O PLANAVEG visa criar estratégias para facilitar o alcance do compromisso assumido pelo Brasil de restaurar 12 milhões de hectares até 2030. No entanto, permanecem algumas lacunas sobre os benefícios da restauração e este projeto tem como objetivo principal fornecer subsídios e ferramentas, aos diversos atores envolvidos, para apoiar o aprimoramento da restauração nas áreas selecionadas para o projeto. Para isso, o IIS atuará na formulação de diretrizes de boas práticas para restauração e mapas de prioridade para os biomas da Mata Atlântica e Amazônia; na avaliação de oportunidade para restauração florestal da paisagem em três áreas prioritárias, identificando as intervenções mais eficientes e eficazes disponíveis; e na criação de novos mecanismos de financiamento para atividades de restauração junto ao WRI Brasil. Espera-se que este projeto influencie atores em outras paisagens do Brasil a adotar ferramentas e diretrizes similares para acelerar o ritmo da restauração em grande escala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Luisa Lemgruber, - Integrante / Veronica Maioli - Integrante / Renato Crouzeilles - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Eric Delgado dos Santos Mafra Lino - Integrante / Isabelle Soares Pepe - Integrante / Lara Monteiro - Integrante / Adriano Tamm - Integrante / Yuri Barros de Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) - Auxílio financeiro.
2016 - 2016
Implementation of the Brazilian NDC
Descrição: Este projeto foi desenvolvido com o apoio do Banco Mundial e constituiu uma parte da iniciativa de "Apoio à Implementação da INDC brasileira". Para isso, foi desenvolvida uma análise econômica da meta para conciliar a expansão agrícola, conservação e restauração em larga escala, através da comparação entre diferentes estratégias de conservação com usos da terra alternativos, com a identificação de possíveis alocações de uso da terra, o esforço necessário para alcançá-los (incluindo necessidades de financiamento) e a redução nas emissões de carbono resultantes das metas de reflorestamento e restauração em diferentes cenários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Rafael Barbieri - Integrante / Ana Hardman de Castro - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Renato Crouzeilles - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante / Robin Chazdon - Integrante.
Financiador(es): World Bank - Banco Mundial - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Erasmus +
Descrição: European Commission mobility grant between PUC Rio e Opole University..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Coordenador / Rogério R. Oliveira - Integrante / augusto cesar - Integrante / Rafael Silva - Integrante.
2015 - 2019
Relacionando a intensificação sustentável da agricultura com o efeito "poupa-terra" (land sparing) para a natureza
Descrição: Projeto realizado em parceria com a Universidade de Cambridge e o Instituto de Meio Ambiente de Stockholm (SEI), com o objetivo de compreender como o desenvolvimento agrícola sustentável no Brasil pode se relacionar e apoiar o efeito poupa-terra na natureza. Para isto serão analisadas as possíveis tecnologias de aumento de rendimento, as condições e instituições facilitadoras, e as opções estratégicas de ampliação, usando análise de cenário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / SANTOS, JULIANA SILVEIRA DOS - Integrante / Ellen Fonte - Integrante / Benjamin Phalan - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Restauração florestal e apoio à rede de viveiros de mudas nativas na Mata Atlântica
Descrição: Projetos voltados à conservação da Mata Atlântica, em Casimiro de Abreu/RJ, sede da AMLD, habitat natural do mico-leão-dourado, espécie que sofre risco de extinção. Os projetos estão focados no monitoramento do reflorestamento e nos experimentos com espécies nativas da Mata Atlântica, com o auxílio do biocarvão - produto rico em carbono, que atua como condicionador do solo e que pode contribuir com a redução na emissão de gases de efeito estufa. Uso do biocarvão em espécies de mudas nativas, de modo a potencializar o reflorestamento na região. Monitoramento dos reflorestamentos previamente realizados e seus impactos para os serviços ecossistêmicos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Coordenador / Mariela Figueredo - Integrante / Ana Castro - Integrante / Maiara Mendes - Integrante / Aline Rodrigues - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação do sucesso da restauração através de indicadores de sustentabilidade: o caso da cidade do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto se alinha ao entendimento atual de sustentabilidade, que prevê que uma comunidade sustentável possui relações entre o humano e o natural que sejam equilibradas em torno de seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Estudar os resultados obtidos pelo Mutirão do Reflorestamento sobre essa ótica permitirá não somente avaliar seu impacto sobre esses três aspectos separados, mas também sobre suas inter-relações e possíveis contrapartidas entre eles. Permitirá ainda quantificar o sucesso da restauração nas áreas estudadas, em termos de conceitos científicos de sustentabilidade, e construir mecanismos que servirão de base para o melhor planejamento, execução e avaliação do sucesso de futuras iniciativas similares como, por exemplo, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O estudo será realizado em três etapas: (1) Seleção das áreas de estudo; (2) Medição dos indicadores de sustentabilidade (ecológicos, econômicos e sociais) considerando a complexidade do sistema sócio-ecológico; (3) Desenvolvimento de um índice de sustentabilidade a partir de análises multivariadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Coordenador / Maiara Santos Mendes - Integrante / SANSEVERO, JERÔNIMO B. B. - Integrante / Ana Hardman de Castro - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Aline Rodrigues - Integrante / Igor Lourenço - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
NERC-Defra SSB: Síntese de Dados e Gestão de Carbono Marinho e Costeiro (DSMMACC)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Agnieszka Ewa Latawiec em 12/02/2019.
Descrição: Esse projeto une várias instituições internacionais para, resumidamente, sintetizar dados sobre carbono estocado em ambientes marinhos e costeiros. Esse projeto envolve REDD+ e restauração. O IIS está estimando os preços de carbono necessários para promover a conservação e restauração de manguezais sob mecanismos de pagamento por serviços ecossistêmicos. Para isso, mapeou os manguezais a serem conservados e a serem restaurados no globo no ano de 2016 e cruzou essas informações com os estoques estimados de carbono na biomassa e no solo, com custos de oportunidade e com custos de restauração. Além disso, revisou os estudos sobre avaliação de serviços ecossistêmicos de manguezais e manejo sustentável de manguezais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Coordenador / Catarina Jakovac - Integrante / Gustavo Abreu Malaguti - Integrante / Isabella Leite Lucas - Integrante.
2012 - 2016
Expansão Agrícola Neutra da Terra e Restauração Ecológica no Brasil / Pecuária livre de desmatamento em Mato Grosso
Descrição: Este estudo financiado pelo Norad teve como principal objetivo fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas e incentivos para o desenvolvimento sustentável do estado do Mato Grosso (MT), através de uma análise integrada do uso da terra, assim como a modelagem de cenários futuros de uso considerando as principais commodities no estado. Os conhecimentos gerados podem ser replicados em outras regiões aptas a intensificar a produção agropecuária aliada a preservação da vegetação natural em diferentes biomas. Financiado pela Fundação Gordon e Betty Moore, o estudo desenvolveu uma abordagem integrada de Expansão Neutra da Terra para promoção de uma pecuária livre de desmatamento no Mato Grosso através do Modelo Bio-econômico, um sistema capaz de conjugar a análise econômica e ambiental, aplicável em níveis de fazenda, cujos impactos podem reverberar através de toda a cadeia de valor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante / Marcio Rangel - Integrante / Kemel Kalif - Integrante / Rafael Barbieri - Integrante / SANSEVERO, JERÔNIMO B.B. - Integrante / Ana Hardman de Castro - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante.
Financiador(es): Gordon and Betty Moore Foundation - Auxílio financeiro / Norwegian Agency for Development Cooperation - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Estimativas dos benefícios de REDD para a conservação da biodiversidade
Descrição: O estudo conclui que um mecanismo de REDD+ bem projetado e bem financiado seria uma ferramenta muito poderosa para evitar a extinção de espécies, além de contribuir de formar substancial para a mitigação nas questões climáticas. O estudo mapeou padrões espaciais importantes e diferenças regionais significativas. O estudo foi publicado na capa da edição de Maio de 2012 da revista Nature Climate Change. O GAEA coordenou um estudo que analisou e mapeou os impactos potenciais da conservação florestal baseada em incentivos ligados ao carbono (como REDD) na extinção das espécies em nível mundial. Para isso, avaliou os impactos da perda de habitat em 4.514 espécies individuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante.
Financiador(es): Gordon and Betty Moore Foundation - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Avaliar o potencial do uso aprimorado das terras agrícolas atuais para atender as demandas futuras e conservar a natureza no Brasil
Descrição: O projeto, coordenado pelo GAEA e em parceria com a EMBRAPA e o INPE, investigou a extensão em que o uso aprimorado das terras já convertidas para a agricultura no Brasil poderia contribuir para enfrentar o conflito pelo uso da terra. O estudo concluiu que a produtividade atual das terras ocupadas por pastagens cultivadas no Brasil está bem abaixo da capacidade de suporte sustentável e que o aumento na produtividade seria suficiente tanto para produzir carne suficiente como para liberar terras aptas para cultivos agrícolas, silvicultura biocombustíveis suficientes para atender todas as demandas até pelo menos 2040, sem desmatamento adicional. O GAEA coordenou a avaliação do potencial do uso aprimorado das terras agrícolas atuais para atender as demandas futuras e conservar a natureza no Brasil e realizou a quantificação das emissões evitadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante.
Financiador(es): Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Custos e Beneficios do Desmatamento na Amazonia Brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - 2018
Plano de Adaptação Climática do estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Margulis em 12/02/2019.
Descrição: O projeto busca fornecer informações para evitar e minimizar os impactos das mudanças climáticas e seus enormes custos impostos à sociedade fluminense. O projeto irá identificar as vulnerabilidades e irá definir estratégias para adaptação e aumento da resiliência do estado do Rio de Janeiro face às ameaças climáticas, visando a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do estado do Rio de Janeiro, em conformidade com as diretrizes do Plano estadual sobre Mudança do Clima. O projeto visa ações relativas à: - cenários e projeções relacionados ao comportamento do clima; -Impactos sobre os recursos hídricos, zona costeira, infraestrutura urbana (rodovias, drenagem e suscetibilidade de encostas a escorregamentos de massa), saúde humana e agenda verde; e -alternativas de adaptação às mudanças climáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Ana Hardman de Castro - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Coordenador / Viviane Dib - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Eduardo Ribeiro Lacerda - Integrante / Eric Delgado dos Santos Mafra Lino - Integrante / Gustavo Abreu Malaguti - Integrante / Ingrid Almeida de Barros Pena - Integrante / Isabella Leite Lucas - Integrante / Isabelle Soares Pepe - Integrante / Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro - Integrante / Lucimary Machado de Oliveira - Integrante / SCARANO, F.R. - Integrante / Lara Monteiro - Integrante / Veronica Maioli Azevedo - Integrante.
Financiador(es): Porto do Açu - Prumo Logistica S/A - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Análise Econômica da Cadeia Produtiva da Recuperação da Vegetação Nativa na Região do Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense
Descrição: O estudo da análise econômica da cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa na região do Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense (MCF) se enquadra no Componente 2, Resultado 2.1, Atividade 2.1.2 do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA por meio de sua Secretaria de Biodiversidade e Florestas - SBio e concebido para promover a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em três regiões de mosaicos de unidades de conservação da Mata Atlântica, contribuindo para a mitigação e adaptação à mudança do clima..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Integrante / Renato Crouzeilles - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Gustavo Abreu Malaguti - Integrante / Ingrid Almeida de Barros Pena - Integrante / Isabelle Soares Pepe - Integrante / Lucimary Machado de Oliveira - Integrante / Fernanda Debora Gomes - Integrante / Marcelo Pignatari Pinheiro Filho - Integrante / Marcus Vinícius Alves de Carvalho - Integrante.
2018 - Atual
Acelerando a Ação Climática na América Latina sob o EUROCLIMA +
Descrição: A região da América Latina e Caribe (ALC) é a segunda região mais urbanizada do mundo, com ?80% da população vivendo nas cidades. Nas próximas duas décadas, essa proporção deverá atingir ?85%, classificando as cidades da região da ALC entre as que mais crescem no mundo em desenvolvimento. Essa rápida urbanização e a expansão associada das cidades estão, não obstante, degradando os ecossistemas urbanos e periurbanos - incluindo zonas úmidas, espaços verdes e florestas - que fornecem uma ampla gama de serviços ecossistêmicos para as comunidades urbanas. Os efeitos da degradação dos ecossistemas são uma ameaça às vidas e ao bem-estar das comunidades urbanas na região da ALC e aumentam o risco de comunidades urbanas vulneráveis ​​a desastres naturais. Além disso, a deterioração ambiental e suas consequentes ameaças são exacerbadas pelas mudanças climáticas e pela variabilidade climática. Os bens e serviços gerados por ecossistemas urbanos intactos teriam o potencial de mitigar essas ameaças, proporcionando múltiplos benefícios para as comunidades urbanas. Este acordo contribui para o subprograma de mudanças climáticas 2018-2019. O objetivo deste projeto é acelerar a ação dos países e fortalecer a cooperação regional para cumprir de maneira efetiva e bem-sucedida os principais setores das NDCs na América Latina. O acordo irá gerar uma base de conhecimento para todos os países da região com o objetivo de construir resiliência climática ou sistema urbano por meio de adaptação baseada em ecossistemas. O objetivo é construir a resiliência climática das comunidades urbanas e peri-urbanas em cidades da região da América Latina e Caribe (LAC) através da implementação de abordagens EbA.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / SCARANO, F.R. - Integrante.
Financiador(es): United Nations Environmental Programe - Auxílio financeiro.
2017 - 2017
Planejamento público e mudança do clima - guia para tomada de decisão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Margulis em 12/02/2019.
Descrição: Consultoria desenvolvida para a WWF-Brasil para o desenvolvimento de um guia prático sobre como inserir mudança do clima na tomada de decisão pública, como forma de contribuir para que o Brasil aumente sua resiliência, incluindo a implementação de planos de adaptação nacional e subnacionais, economia florestal e agricultura de baixas emissões de carbono..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Coordenador.
Financiador(es): Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Elaborar o estudo de economia dos ecossistemas e da biodiversidade (TEEB) - Bacia do Rio Paraíba do Sul - Porção Paulista/São Paulo
Descrição: TEEB é uma iniciativa global que objetiva destacar os benefícios econômicos da biodiversidade, bem como o crescente custo da perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas. Nesse contexto, o IIS, em parceria com Gaea Estudos Ambientais, desenvolveu para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA/SP) estudos que apontam como conciliar a produtividade rural na região da Bacia do Rio Paraíba do Sul (porção paulista) com a restauração e conservação da biodiversidade e garantia da provisão de serviços ecossistêmicos. Esta consultoria foi desenvolvida a partir de uma análise integrada do uso da terra e de incorporações dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais, tendo como foco a Bacia do Rio Paraitinga, realizada pelo IIS em 2014. Nesse momento, a SMA/SP está utilizando estes estudos como subsídio para a elaboração de políticas públicas de incentivo à conservação dos serviços ecossistêmicos, com foco em ações para estimular produtores rurais da região a adotarem práticas sustentáveis..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante / Ana Hardman de Castro - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Ellen Fonte - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Catarina Jakovac - Integrante / Juliana Silveira dos Santos - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Renato Crouzeilles - Integrante / FERNANDA TUBENCHLAK - Integrante / Eric Delgado dos Santos Mafra Lino - Integrante / Gustavo Abreu Malaguti - Integrante / Isabelle Soares Pepe - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante / Andre B. Junqueira - Integrante / Veronica Maioli Azevedo - Integrante.
Financiador(es): Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Execução do Objetivo 4 do Projeto ?Diagnóstico do potencial de pagamento por serviços ambientais providos às usinas hidroelétricas de Serra da Mesa (GO) e Simplício (RJ) pela recuperação de áreas de preservação permanente em sua área de drenagem?
Descrição: Este projeto, desenvolvido em parceria com o FBDS, tem como objetivo elaborar uma proposta básica para o pagamento por serviços ambientais pela recuperação de APPs nas áreas de drenagem das Usinas Hidroelétricas de Serra da Mesa (GO) e Simplício (RJ), incluindo a estimativa dos custos de recuperação estimada do Passivo Ambiental, a revisão dos mecanismos de PSA no contexto da restauração, e também uma proposta de negócio aos atores do setor elétrico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante.
Financiador(es): Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
NDCs: O que significam para as grandes cidades da América Latina?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Margulis em 12/02/2019.
Descrição: O IIS desenvolveu este estudo organizado pela KAS, com o objetivo de fornecer informações aos tomadores de decisão sobre a implementação do Acordo de Paris em países selecionados da América Latina. Esses objetivos não serão alcançados a menos que grandes cidades desempenhem um papel ativo. Portanto, tanto os governos nacionais quanto os governos municipais precisam fortalecer um processo de diálogo para alinhar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) com os planos e iniciativas sobre mudanças climáticas das cidades, que podem ter sinergias entre si..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Sergio Margulis - Coordenador.
Financiador(es): Konrad Adenauer Stiftung - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
PILaR ? Private Investment in Landscape Restoration (2o contrato)
Descrição: Projeto financiado pelo UICN com o intuito de incentivar o estabelecimento de fluxos financeiros para viabilizar o aumento de escala e fortalecimento da cadeia produtiva de restauração, executado na Mata Atlântica. Estruturado em três linhas de ação, o projeto visa consolidar estudos financeiros e análises sobre os gargalos que restringem a estruturação da cadeia produtiva da restauração; estabelecer sítios piloto com a construção de capacidades locais e interação entre setor privado e comunidade, de modo a oferecer experiência para aplicações em grande escala; e sistematizar as lições aprendidas em processos nacionais relevantes, amplificando e disseminando ferramentas de monitoramento existentes e sua incidência política..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Daniel Silva - Integrante.
Financiador(es): International Union for Conservation of Nature - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Mapeamento do crédito rural para a atividade pecuária na microrregião de São Felix do Xingu, Pará, e desenvolvimento de produto adequado à realidade da microrregião de São Felix do Xingu para acesso dos produtores ao crédito para custeio, investimento e c
Descrição: Estudo financiado pelo TNC onde o IIS realizou um mapeamento do crédito rural para a atividade pecuária na microrregião de São Félix do Xingu e a criação de um novo modelo de produção sustentável economicamente viável, focado na conservação dos recursos naturais da região..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Marcio Rangel - Integrante / Kemel Kalif - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / Mariela Figueredo - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Maurício Penteado - Integrante.
Financiador(es): The Nature Conservancy do Brasil - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Subsídios Técnicos Complementares para Desenvolvimento de Projetos na Área Agropecuária
Descrição: Estudo realizado para Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SSDS/SAE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o potencial impacto econômico gerado pela linha de crédito orientada denominada ?Intensifica Pecuária?, que tem como premissa alinhar o modelo produtivo pecuário a técnicas e procedimentos que colaborem para uma maior sustentabilidade e desenvolvimento da atividade, com juros mais baixos e específica para o produtor pecuarista. Este estudo analisou a sinergia existente entre as linhas de crédito atuais e as demandas do setor pecuário, e avaliou economicamente a linha de crédito, mensurando o impacto e a viabilidade da linha ?Intensifica Pecuária?, servindo para a discussão em torno do Plano Safra junto ao Ministério da Fazenda..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador.
Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.
2013 - 2017
Unlocking Forest Finance
Descrição: Este estudo foi desenvolvido no âmbito no projeto Unlocking Forest Finance (UFF), que teve como objetivo catalisar a criação de mecanismos financeiros inovadores, nessas três regiões, para a transição para paisagens mais sustentáveis, buscando aumentar a produção agrícola, protegendo as florestas e proporcionando muitos outros benefícios para as comunidades locais. Nesse contexto, o IIS, em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, desenvolveu análises da viabilidade econômica para o investimento nas principais cadeias produtivas e atividades de conservação para cada região. Com base nesses estudos, o projeto iniciou a implementação da primeira fase do piloto em San Martín (Peru), distribuindo empréstimos para cerca de 700 famílias que trabalham em café, cacau e óleo de palma..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Integrante / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Coordenador / Mariela Figueredo - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante.
Financiador(es): Global Canopy Programme - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Elaboração de Análise Integrada do Uso da Terra e de Incorporação dos Serviços Ecossistêmicos na Formulação de Políticas Regionais ? Bacia do Rio Paraitinga
Descrição: Este projeto buscou elaborar uma análise integrada do uso da terra e de incorporação dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais, focando na Bacia do Rio Paraitinga, incluindo a i) classificação do uso de terra em alta resolução a partir de imagens de satélites; ii) entrevistas com stakeholders locais para definição de cenários futuros; iii) modelagem de potencial da expansão da cobertura florestal em função de áreas liberadas a partir do aumento de produtividade da pecuária; e iv) insumos para políticas públicas de apoio à restauração e aumento da produtividade agrícola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante / Alvaro Iribarrem - Integrante / Rafael Barbieri - Integrante / SANSEVERO, JERÔNIMO B.B. - Integrante / Luisa Lemgruber - Integrante / RANGEL, MÁRCIO CORDEIRO - Integrante / Helena N. Alves-Pinto - Integrante / larissa stoner - Integrante / Maurício Penteado - Integrante / Fernanda Resende - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante.
Financiador(es): Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
PILaR ? Private Investment in Landscape Restoration (1o contrato)
Descrição: Estudo desenvolvido em parceria com a IUCN Brasil, parte do ?Projeto Investimentos Privados em Restauração de Paisagem? (PILaR), com o objetivo de incentivar o estabelecimento de fluxos financeiros para viabilizar o aumento de escala e fortalecimento da cadeia produtiva de restauração na Mata Atlântica. O IIS contribuiu com a implementação de uma área piloto no Estado, elaborando um Plano de Desenvolvimento de Paisagem Sustentável na área de influência de São Mateus (ES), abrangendo 9 municípios, apresentando os principais padrões de uso e cobertura da terra, bem como um diagnóstico das Áreas de Preservação Permanente (APP) para esta área..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / SANSEVERO, JERÔNIMO B.B. - Integrante / larissa stoner - Integrante / mariana simas - Integrante / Maurício Penteado - Integrante / Felipe Sodré Barros - Integrante.
Financiador(es): International Union for Conservation of Nature - Auxílio financeiro.
2013 - 2013
Planejamento econômico da restauração em larga escala na Mata-Atlântica
Descrição: Este projeto busca contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de restauração em larga escala na Mata Atlântica. O projeto é realizado em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (Bernardo Strassburg é o coordenador do Grupo de Trabalho de Economia do Pacto), com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e o LERF/ESALQ/USP, que coordena o GT Técnico do Pacto. O GAEA contribuiu nos dois principais focos do projeto que são: i) avaliação e desenvolvimento de sistemas economicamente viáveis de restauração, e ii) priorização espacial da restauração..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante.
Financiador(es): Kreditanstalt Fur Wiederaufbau - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Avaliação e Valoração dos Serviços Ecossistêmicos do estado do Acre
Descrição: O projeto avaliou e valorou os serviços ecossistêmicos para diferentes cenários futuros de uso da terra no estado. Os resultados deste projeto estão sendo utilizados pelo governo do estado na captação de investimentos para financiar a transição para uma economia sustentável. A parte central do projeto é uma valoração espacial do capital natural usando a ferramenta InVEST..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante.
Financiador(es): World Wide Fund For Nature UK - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Planejamento Estratégico do Programa Reflorestar no estado do Espírito Santo
Descrição: Este projeto fez parte do planejamento estratégico do estado do Espírito Santo para o reflorestamento e uso sustentável do solo, em especial o plano de aumentar a cobertura de Mata Atlântica em 50%. O GAEA avaliou potenciais conflitos de terras entre a crescente demanda de produtos agrícolas e os esforços de conservação e restauração. O estudo utilizou a abordagem de paisagem, reconhecendo a necessidade de conciliar qualquer atividade de conservação com as crescentes necessidades humanas. Atenção especial é dada ao problema de ?leakage? (ou vazamento) que pode surgir quando esforços de restauração em grande escala desloca a produção agrícola aumentando assim a pressão por desmatamento em outros locais. Os resultados deste estudo indicam áreas com potenciais conflitos por terra e demonstram soluções possíveis para este conflito, particularmente através do aumento sustentável de produtividade de pastagens.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bernardo Baeta Neves Strassburg - Coordenador / Agnieszka Ewa Latawiec - Integrante.
Financiador(es): Conservação internacional - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Setor Público.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Desenvolvimento Sócio-Econômico.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Acordos Internacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Bolsa Nota Dez, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:46
Total de citações:1729
Strassburg, Bernardo B.N. Strassburg, Bernardo B. Strassburg, B. Strassburg, Bernardo Strassburg, Bernado Strassburg, B. B.N.  Data: 21/01/2019

Outras
Total de trabalhos:87
Total de citações:3013
Bernardo B. N. Strassburg  Data: 21/01/2019

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Strassburg, Bernardo B. N.2019Strassburg, Bernardo B. N.; BEYER, HAWTHORNE L. ; CROUZEILLES, RENATO ; IRIBARREM, ALVARO ; BARROS, FELIPE ; DE SIQUEIRA, MARINEZ FERREIRA ; SÁNCHEZ-TAPIA, ANDREA ; Balmford, Andrew ; SANSEVERO, JERÔNIMO BOELSUMS BARRETO ; BRANCALION, PEDRO HENRIQUE SANTIN ; BROADBENT, EBEN NORTH ; CHAZDON, ROBIN L. ; FILHO, ARY OLIVEIRA ; GARDNER, TOBY A. ; GORDON, ASCELIN ; Latawiec, Agnieszka ; LOYOLA, RAFAEL ; METZGER, JEAN PAUL ; MILLS, MORENA ; POSSINGHAM, HUGH P. ; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO ; SCARAMUZZA, CARLOS ALBERTO DE MATTOS ; SCARANO, FABIO RUBIO ; TAMBOSI, LEANDRO ; URIARTE, MARIA . Strategic approaches to restoring ecosystems can triple conservation gains and halve costs. Nature Ecology & Evolution, v. 3, p. 62-70, 2019.

2.
CASTRO, ANA2018CASTRO, ANA ; DA SILVA BATISTA, NILCILENY ; Latawiec, Agnieszka ; RODRIGUES, Aline ; Strassburg, Bernardo ; SILVA, DANIEL ; ARAUJO, EDNALDO ; DE MORAES, LUIZ ; GUERRA, JOSE ; GALVÃO, GABRIEL ; ALVES-PINTO, HELENA ; MENDES, MAIARA ; DOS SANTOS, JULIANA ; RANGEL, MARCIO ; FIGUEREDO, MARIELA ; CORNELISSEN, GERARD ; HALE, SARAH . The Effects of Gliricidia-Derived Biochar on Sequential Maize and Bean Farming. Sustainability, v. 10, p. 578, 2018.

3.
KUBO', MACIEJ2018KUBO', MACIEJ ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; SCARANO, FABIO RUBIO ; DROSIK, ADAM ; STRASSBURG, BERNARDO B.N. ; GRZEBIENIOWSKI, W'ODZIMIERZ ; BASTOS, JUAN GOMES . Searching for solutions to the conflict over Europe's oldest forest. CONSERVATION BIOLOGY, v. 1, p. 1-4, 2018.

4.
Strassburg, Bernardo B. N.2018Strassburg, Bernardo B. N.. Biodiversity: honour guidelines that reconcile world views. NATURE, v. 561, p. 309-309, 2018.

5.
ZU ERMGASSEN, ERASMUS2018ZU ERMGASSEN, ERASMUS ; ALCÂNTARA, MELQUESEDEK ; Balmford, Andrew ; BARIONI, LUIS ; NETO, FRANCISCO ; BETTARELLO, MURILO ; BRITO, GENIVALDO ; CARRERO, GABRIEL ; FLORENCE, EDUARDO ; GARCIA, EDENISE ; GONÇALVES, EDUARDO ; DA LUZ, CASIO ; MALLMAN, GIOVANNI ; Strassburg, Bernardo ; VALENTIM, JUDSON ; Latawiec, Agnieszka . Results from On-The-Ground Efforts to Promote Sustainable Cattle Ranching in the Brazilian Amazon. Sustainability, v. 10, p. 1301, 2018.

6.
REZENDE, C.L.2018REZENDE, C.L. ; SCARANO, F.R. ; ASSAD, E.D. ; JOLY, C.A. ; METZGER, J.P. ; STRASSBURG, B.B.N. ; TABARELLI, M. ; FONSECA, G.A. ; MITTERMEIER, R.A. . From hotspot to hopespot: An opportunity for the Brazilian Atlantic Forest. Perspectives in Ecology and Conservation, v. 16, p. 208-2014, 2018.

7.
FERNANDES, G.W.2018FERNANDES, G.W. ; BANHOS, A. ; BARBOSA, N.P.U. ; BARBOSA, M. ; BERGALLO, H.G. ; LOUREIRO, C.G. ; OVERBECK, G.E. ; SOLAR, R. ; STRASSBURG, B.B.N. ; VALE, M.M. . Restoring Brazil's road margins could help the country offset its CO 2 emissions and comply with the Bonn and Paris Agreements. Perspectives in Ecology and Conservation, v. 16, p. 105-112, 2018.

8.
LAPOLA, D. M.2018LAPOLA, D. M. ; PINHO, PATRICIA ; QUESADA, CARLOS A. ; STRASSBURG, B. B. N. ; RAMMIG, ANJA ; KRUIJT, BART ; BROWN, FOSTER ; OMETTO, JEAN P. H. B. ; PREMEBIDA, ADRIANO ; MARENGO, JOSÉ A. ; VERGARA, WALTER ; NOBRE, CARLOS A. . Limiting the high impacts of Amazon forest dieback with no-regrets science and policy action. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 115, p. 201721770-11679, 2018.

9.
ALVES-PINTO, HELENA N.2017ALVES-PINTO, HELENA N. ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; STRASSBURG, BERNARDO B.N. ; BARROS, FELIPE S.M. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B.B. ; IRIBARREM, ALVARO ; CROUZEILLES, RENATO ; LEMGRUBER, LUISA ; C. RANGEL, MARCIO ; SILVA, AUGUSTO C.P. . Reconciling rural development and ecological restoration: Strategies and policy recommendations for the Brazilian Atlantic Forest. Land Use Policy, v. 60, p. 419-426, 2017.

10.
LATAWIEC, AGNIESZKA E.2017LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; STRASSBURG, BERNARDO B.N. ; SILVA, DANIEL ; ALVES-PINTO, HELENA NERY ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; CASTRO, ANA ; IRIBARREM, ALVARO ; RANGEL, MÁRCIO CORDEIRO ; KALIF, KEMEL AMIN B. ; GARDNER, TOBY ; BEDUSCHI, FRANCISCO . Improving land management in Brazil: A perspective from producers. Agriculture, Ecosystems & Environment (Print), v. 240, p. 276-286, 2017.

11.
Strassburg, Bernardo B. N.2017Strassburg, Bernardo B. N.; BROOKS, THOMAS ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; IRIBARREM, ALVARO ; CROUZEILLES, RENATO ; LOYOLA, RAFAEL ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; OLIVEIRA FILHO, FRANCISCO J. B. ; SCARAMUZZA, CARLOS A. DE M. ; SCARANO, FABIO R. ; SOARES-FILHO, BRITALDO ; Balmford, Andrew . Moment of truth for the Cerrado hotspot. Nature Ecology & Evolution, v. 1, p. 0099, 2017.

12.
PASCUAL, UNAI2017PASCUAL, UNAI BALVANERA, PATRICIA DÍAZ, SANDRA PATAKI, GYÖRGY ROTH, EVA STENSEKE, MARIE WATSON, ROBERT T BA'AK DESSANE, ESRA ISLAR, MINE KELEMEN, ESZTER MARIS, VIRGINIE QUAAS, MARTIN SUBRAMANIAN, SUNEETHA M WITTMER, HEIDI ADLAN, ASIA AHN, SOEUN AL-HAFEDH, YOUSEF S AMANKWAH, EDWARD ASAH, STANLEY T BERRY, PAM BILGIN, ADEM BRESLOW, SARA J BULLOCK, CRAIG CÁCERES, DANIEL DALY-HASSEN, HAMED , et al.FIGUEROA, EUGENIO GOLDEN, CHRISTOPHER D GÓMEZ-BAGGETHUN, ERIK GONZÁLEZ-JIMÉNEZ, DAVID HOUDET, JOËL KEUNE, HANS KUMAR, RITESH MA, KEPING MAY, PETER H MEAD, AROHA O?FARRELL, PATRICK PANDIT, RAM PENGUE, WALTER PICHIS-MADRUGA, RAMÓN POPA, FLORIN PRESTON, SUSAN PACHECO-BALANZA, DIEGO SAARIKOSKI, HELI STRASSBURG, BERNARDO B VAN DEN BELT, MARJAN VERMA, MADHU WICKSON, FERN YAGI, NOBOYUKI ; Valuing nature?s contributions to people: the IPBES approach. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 26-27, p. 7-16, 2017.

13.
Latawiec, Agnieszka2017Latawiec, Agnieszka ; KRÓLCZYK, JOLANTA ; KUBO', MACIEJ ; SZWEDZIAK, KATARZYNA ; DROSIK, ADAM ; POLA'CZYK, EWA ; GROTKIEWICZ, KATARZYNA ; Strassburg, Bernardo . Willingness to Adopt Biochar in Agriculture: The Producer?s Perspective. Sustainability, v. 9, p. 655, 2017.

14.
VIANI, RICARDO A. G.2017VIANI, RICARDO A. G. ; HOLL, KAREN D. ; PADOVEZI, AURELIO ; Strassburg, Bernardo B. N. ; FARAH, FABIANO T. ; GARCIA, LETÍCIA C. ; CHAVES, RAFAEL B. ; RODRIGUES, RICARDO R. ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Protocol for Monitoring Tropical Forest Restoration. Tropical Conservation Science, v. 10, p. 194008291769726, 2017.

15.
BRANCALION, PEDRO H.S.2017BRANCALION, PEDRO H.S. ; LAMB, DAVID ; CECCON, ELIANE ; BOUCHER, DOUG ; HERBOHN, JOHN ; Strassburg, Bernardo ; EDWARDS, DAVID P. . Using markets to leverage investment in forest and landscape restoration in the tropics. FOREST POLICY AND ECONOMICS, v. 85, p. 103-113, 2017.

16.
CROUZEILLES, RENATO2017CROUZEILLES, RENATO ; FERREIRA, MARIANA S. ; CHAZDON, ROBIN L. ; LINDENMAYER, DAVID B. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. B. ; MONTEIRO, LARA ; IRIBARREM, ALVARO ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; Strassburg, Bernardo B. N. . Ecological restoration success is higher for natural regeneration than for active restoration in tropical forests. SCIENCE ADVANCES, v. 3, p. e1701345, 2017.

17.
METZGER, JEAN PAUL2017METZGER, JEAN PAUL ; ESLER, KAREN ; KRUG, CORNELIA ; ARIAS, MELISSA ; TAMBOSI, LEANDRO ; CROUZEILLES, RENATO ; ACOSTA, ANDRÉ LUIS ; BRANCALION, PEDRO HS ; D?ALBERTAS, FRANCISCO ; DUARTE, GABRIELA TEIXEIRA ; GARCIA, LETÍCIA COUTO ; GRYTNES, JOHN-ARVID ; HAGEN, DAGMAR ; JARDIM, ANDRÉ VITOR FLEURI ; KAMIYAMA, CHIHO ; LATAWIEC, AGNIESZKA EWA ; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO ; RUGGIERO, PATRICIA GC ; SPAROVEK, GERD ; Strassburg, Bernardo ; SARAIVA, ANTONIO MAURO ; JOLY, CARLOS . Best practice for the use of scenarios for restoration planning. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 29, p. 14-25, 2017.

18.
LATAWIEC, AGNIESZKA E2017LATAWIEC, AGNIESZKA E ; PEAKE, LEWIS ; BAXTER, HELEN ; CORNELISSEN, GERARD ; GROTKIEWICZ, KATARZYNA ; HALE, SARAH ; KRÓLCZYK, JOLANTA B ; KUBON, MACIEJ ; 'OPATKA, ARTUR ; MEDYNSKA-JURASZEK, AGNIESZKA ; REID, BRIAN J ; SIEBIELEC, GRZEGORZ ; SOHI, SARAN P ; SPIAK, ZOFIA ; STRASSBURG, BERNARDO BN . A reconnaissance-scale GIS-based multicriteria decision analysis to support sustainable biochar use: Poland as a case study. Journal of Environmental Engineering and Landscape Management, v. 25, p. 208-222, 2017.

19.
CROUZEILLES, RENATO2017CROUZEILLES, RENATO ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; FERREIRA, MARIANA S. ; Strassburg, Bernardo B. N. . Hard times for the Brazilian environment. Nature Ecology & Evolution, v. 1, p. 1213, 2017.

20.
.KRUG, CORNELIA B2017.KRUG, CORNELIA B ; SCHAEPMAN, MICHAEL E ; SHANNON, LYNNE J ; CAVENDER-BARES, JEANNINE ; CHEUNG, WILLIAM ; MCINTYRE, PETER B ; METZGER, JEAN PAUL ; NIINEMETS, ÜLO ; OBURA, DAVID O ; SCHMID, BERNHARD ; STRASSBURG, BERNARDO BN ; VAN TEEFFELEN, ASTRID JA ; WEYL, OLAF LF ; YASUHARA, MORIAKI ; LEADLEY, PAUL W . Observations, indicators and scenarios of biodiversity and ecosystem services change - a framework to support policy and decision-making. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 29, p. 198-206, 2017.

21.
PHALAN, B.2016 PHALAN, B. ; GREEN, R. E. ; DICKS, L. V. ; DOTTA, G. ; FENIUK, C. ; LAMB, A. ; STRASSBURG, B. B. N. ; WILLIAMS, D. R. ; ERMGASSEN, E. K. H. J. Z. ; BALMFORD, A. . How can higher-yield farming help to spare nature?. Science (New York, N.Y.: Online), v. 351, p. 450-451, 2016.

22.
Strassburg, Bernardo B. N.2016Strassburg, Bernardo B. N.; Latawiec, Agnieszka ; Balmford, Andrew . Brazil: Urgent action on Cerrado extinctions. Nature (London), v. 540, p. 199-199, 2016.

23.
Strassburg, Bernardo B. N.2016Strassburg, Bernardo B. N.; BARROS, FELIPE S. M. ; CROUZEILLES, RENATO ; IRIBARREM, ALVARO ; SANTOS, JULIANA SILVEIRA DOS ; SILVA, DANIEL ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. B. ; ALVES-PINTO, HELENA N. ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. . The role of natural regeneration to ecosystem services provision and habitat availability: a case study in the Brazilian Atlantic Forest. Biotropica (Lawrence, KS), v. 48, p. 890-899, 2016.

24.
GREEN, JONATHAN M. H.2016GREEN, JONATHAN M. H. CRANSTON, GEMMA R. SUTHERLAND, WILLIAM J. TRANTER, HANNAH R. BELL, SARAH J. BENTON, TIM G. BLIXT, EVA BOWE, COLM BROADLEY, SARAH BROWN, ANDREW BROWN, CHRIS BURNS, NEIL BUTLER, DAVID COLLINS, HANNAH CROWLEY, HELEN DEKOSZMOVSZKY, JUSTIN FIRBANK, LES G. FULFORD, BRETT GARDNER, TOBY A. HAILS, ROSEMARY S. HALVORSON, SHARLA JACK, MICHAEL KERRISON, BEN KOH, LENNY S. C. LANG, STEVEN C. , et al.MCKENZIE, EMILY J. MONSIVAIS, PABLO O?RIORDAN, TIMOTHY OSBORN, JEREMY OSWALD, STEPHEN PRICE THOMAS, EMMA RAFFAELLI, DAVID REYERS, BELINDA SRAI, JAGJIT S. Strassburg, Bernardo B. N. WEBSTER, DAVID WELTERS, RUTH WHITEMAN, GAIL WILSDON, JAMES VIRA, BHASKAR ; Research priorities for managing the impacts and dependencies of business upon food, energy, water and the environment. Sustainability Science, v. 11, p. 1-13, 2016.

25.
LATAWIEC, AGNIESZKA E.2016LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; CROUZEILLES, RENATO ; BRANCALION, PEDRO H.S. ; RODRIGUES, RICARDO R. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; SANTOS, JULIANA SILVEIRA DOS ; MILLS, MORENA ; NAVE, ANDRÉ GUSTAVO ; STRASSBURG, BERNARDO B. . Natural regeneration and biodiversity: a global meta-analysis and implications for spatial planning. Biotropica (Lawrence, KS), v. 48, p. 844-855, 2016.

26.
LATAWIEC, A. E.2015LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; RODRIGUES, R. ; BRANCALION, P. ; GARDNER, T. . Creating space for large-scale restoration in tropical agricultural landscapes. Frontiers in Ecology and the Environment (Print), v. 13, p. 211-218, 2015.

27.
LATAWIEC, A. E.2014LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. . Intensification of cattle ranching production systems: socioeconomic and environmental synergies and risks in Brazil. Animal (Cambridge. Print), v. 8, p. 1255-1263, 2014.

28.
STRASSBURG, B.2014 STRASSBURG, B. ; LATAWIEC, A. ; BARIONI, L. ; ASSAD, E. ; PORFIRIO, V. ; VALENTIM, J. ; STRASSBURG, B . When enough should be enough: Improving the use of current agricultural lands could meet production demands and spare natural habitats in Brazil. Global Environmental Change, v. 28, p. 84-97, 2014.

29.
AGOL, DORICE2014AGOL, DORICE ; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; STRASSBURG, BERNARDO B.N. . Evaluating impacts of development and conservation projects using sustainability indicators: Opportunities and challenges. ENVIRONMENTAL IMPACT ASSESSMENT REVIEW, v. 48, p. 1-9, 2014.

30.
Strassburg, Bernardo B. N.2014Strassburg, Bernardo B. N.; LATAWIEC, AGNIESZKA E. ; Creed, Anna ; NGUYEN, NGA ; SUNNENBERG, GILLA ; Miles, Lera ; Lovett, Andrew ; JOPPA, LUCAS ; Ashton, Ralph ; SCHARLEMANN, JÖRN P. W. ; CRONENBERGER, FELIPE ; IRIBARREM, ALVARO . Biophysical suitability, economic pressure and land-cover change: a global probabilistic approach and insights for REDD+. Sustainability Science, v. 9, p. 129-141, 2014.

31.
LATAWIEC, AGNIESZKA EWA2014LATAWIEC, AGNIESZKA EWA ; STRASSBURG, BERNARDO B.N. ; RODRIGUEZ, ANA MARIA ; MATT, ELAH ; NIJBROEK, RAVIC ; SILOS, MAUREEN . Suriname: Reconciling agricultural development and conservation of unique natural wealth. Land Use Policy, v. 38, p. 627-636, 2014.

32.
LAPOLA, DAVID M.2013LAPOLA, DAVID M. ; MARTINELLI, LUIZ A. ; PERES, CARLOS A. ; OMETTO, JEAN P. H. B. ; FERREIRA, MANUEL E. ; NOBRE, CARLOS A. ; AGUIAR, ANA PAULA D. ; BUSTAMANTE, MERCEDES M. C. ; CARDOSO, MANOEL F. ; COSTA, MARCOS H. ; JOLY, CARLOS A. ; LEITE, CHRISTIANE C. ; MOUTINHO, PAULO ; SAMPAIO, GILVAN ; Strassburg, Bernardo B. N. ; VIEIRA, IMA C. G. . Pervasive transition of the Brazilian land-use system. Nature Climate Change, v. 4, p. 27-35, 2013.

33.
Strassburg, Bernardo B. N.2012 Strassburg, Bernardo B. N.; Rodrigues, Ana S. L. ; GUSTI, MYKOLA ; Balmford, Andrew ; FRITZ, STEFFEN ; OBERSTEINER, MICHAEL ; KERRY TURNER, R. ; BROOKS, THOMAS M. . Impacts of incentives to reduce emissions from deforestation on global species extinctions. NAT CLIM CHANGE, v. 2, p. 350-355, 2012.

34.
BRANCALION, P.2012BRANCALION, P. ; VIANI, R. ; STRASSBURG, B. B. N. ; RODRIGUES, R. . Finding the money for tropical forest restoration. Unasylva (English ed. Print), v. 63, p. 25, 2012.

35.
Balmford, Andrew2011Balmford, Andrew ; Fisher, Brendan ; GREEN, RHYS E. ; Naidoo, Robin ; Strassburg, Bernardo ; KERRY TURNER, R. ; Rodrigues, Ana S. L. . Bringing Ecosystem Services into the Real World: An Operational Framework for Assessing the Economic Consequences of Losing Wild Nature. Environmental & Resource Economics (Dordrecht), v. 48, p. 161-175, 2011.

36.
Cattaneo, Andrea2010Cattaneo, Andrea ; Lubowski, Ruben ; Busch, Jonah ; Creed, Anna ; Strassburg, Bernardo ; Boltz, Frederick ; Ashton, Ralph . On international equity in reducing emissions from deforestation. Environmental Science & Policy, v. 13, p. 742-753, 2010.

37.
STRASSBURG, B. B. N.;Strassburg, Bernardo B. N.;Strassburg, Bernardo;STRASSBURG, B;STRASSBURG, BERNARDO B.N.;Bernardo B. Strassburg;BERNARDO B. STRASSBURG;STRASSBURG, BERNARDO B.;STRASSBURG, BERNARDO B;STRASSBURG, BERNARDO BN;B. Strassburg;STRASSBURG, B.;STRASSBURG, B.B.N.2009 STRASSBURG, B. B. N.; Kelly, Annabel ; Balmford, Andrew ; Davies, Richard G. ; Gibbs, Holly K. ; Lovett, Andrew ; Miles, Lera ; Orme, C. David L. ; Price, Jeff ; Turner, R. Kerry ; Rodrigues, Ana S. L. . Global congruence of carbon storage and biodiversity in terrestrial ecosystems. Conservation Letters, p. no-no, 2009.

38.
Busch, Jonah2009Busch, Jonah ; Strassburg, Bernardo ; Cattaneo, Andrea ; Lubowski, Ruben ; Bruner, Aaron ; Rice, Richard ; Creed, Anna ; Ashton, Ralph ; Boltz, Frederick . Comparing climate and cost impacts of reference levels for reducing emissions from deforestation. Environmental Research Letters, v. 4, p. 044006, 2009.

39.
Strassburg, Bernardo2009 Strassburg, Bernardo; Turner, R. Kerry ; Fisher, Brendan ; Schaeffer, Roberto ; Lovett, Andrew . Reducing emissions from deforestation The combined incentives mechanism and empirical simulations. Global Environmental Change, v. 19, p. 265-278, 2009.

40.
Busch, Jonah2009Busch, Jonah ; STRASSBURG, B ; CATTANEO, A ; LUBOWSKI, R ; BOLTZ, F ; ASHTON, R ; BRUNER, A ; CREED, A ; OBERSTEINER, M ; RICE, R . Collaborative modeling initiative on REDD economics. IOP Conference Series. Earth and Environmental Science (Online), v. 6, p. 252019, 2009.

41.
WARREN, RACHEL2009WARREN, RACHEL ; PRICE, J ; STRASSBURG, B ; LOWE, J ; SANTOS, S DE LA NAVA ; RAPER, S ; VAUGHAN, N . Reducing deforestation is essential for constraining global temperatures to 2°C above pre-industrial levels. IOP Conference Series. Earth and Environmental Science (Online), v. 6, p. 152003, 2009.

42.
Fisher, Brendan2008Fisher, Brendan ; Turner, Kerry ; Zylstra, Matthew ; Brouwer, Roy ; Groot, Rudolf de ; Farber, Stephen ; Ferraro, Paul ; Green, Rhys ; Hadley, David ; Harlow, Julian ; Jefferiss, Paul ; Kirkby, Chris ; Morling, Paul ; Mowatt, Shaun ; Naidoo, Robin ; Paavola, Jouni ; Strassburg, Bernardo ; Yu, Doug ; Balmford, Andrew . ECOSYSTEM SERVICES AND ECONOMIC THEORY: INTEGRATION FOR POLICY-RELEVANT RESEARCH. Ecological Applications, v. 18, p. 2050-2067, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
LATAWIEC, A. E. ; SANTOS, J. S. ; MAIOLI, V. ; JUNQUEIRA, A. B. ; CROUZEILLES, R. ; JAKOVAC, C. ; TUBENCHLAK, F. ; STRASSBURG, BERNARDO B . Forest landscape restoration and land sparing?sharing: shifting the focus towards nature?s contributions to people. In: Stephanie Mansourian; John Parrotta. (Org.). Forest Landscape Restoration: Integrated Approaches to Support Effective Implementation. 1ed.Nova Iorque: Routledge, 2018, v. 1, p. 116-134.

2.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; KALIF, K. ; BARROS, F. ; BARBIERI, R. ; PINTO, H. A. ; RANGEL, M. . Sustainability Indicators In Brazilian Cattle Ranching. Sustainability Indicators In Practice. 1ed.Warsaw: De Gruyter Open, 2015, v. , p. 160-179.

3.
HAIDER, L. J. ; IRIBARREM, A. ; GARDNER, T. ; LATAWIEC, A. ; PINTO, H. A. ; STRASSBURG, B. B. N. . Understanding Indicators And Monitoring For Sustainability In The Context Of Complex Social-Ecological Systems. Sustainability Indicators In Practice. 1ed.Warsaw: De Gruyter Open, 2015, v. , p. 23-34.

4.
Latawiec, Agnieszka ; Strassburg, Bernardo . Conciliating Ecosystem Services and Human Needs through Improved Land Use. Sustainability Science and Technology. 1ed.: CRC Press, 2014, v. , p. 93-108.

5.
Latawiec, Agnieszka ; Strassburg, Bernardo . Land-Use Impacts on Ecosystem Services. Sustainability Science and Technology. 1ed.: CRC Press, 2014, v. , p. 79-92.

6.
Strassburg, Bernardo; VIRA, B. ; SANGO, M. ; MANSOURIAN, S. ; MARTIN, A. ; DAWSON, M. ; GROSS-CAMP, N. ; LATAWIEC, A. E. ; SWAISSON, L. . Social and economic considerations relevant to REDD+ (Chapter 4). Social and economic considerations relevant to REDD+. 1ed.Viena: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 83-112.

7.
GARDNER, T. ; PARROTTA, J. A. ; KAPOS, V. ; KURZ, W. A. ; MANSOURIAN, S. ; MCDERMOTT, C. L. ; STRASSBURG, B ; THOMPSON, I. D. ; VIRA, B. ; WILDBURGER, C. . Introduction. Introduction. 1ed.Viena: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 13-19.

8.
PARROTTA, J. A. ; KAPOS, V. ; KURZ, W. A. ; MANSOURIAN, S. ; MCDERMOTT, C. L. ; THOMPSON, I. D. ; STRASSBURG, B ; VIRA, B. ; WILDBURGER, C. ; GARDNER, T. . Conclusions. Conclusions. 1ed.Viena: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 139-143.

9.
PARROTTA, J. A. ; GARDNER, T. ; KAPOS, V. ; KURZ, W. A. ; MANSOURIAN, S. ; MCDERMOTT, C. L. ; STRASSBURG, B. B. N. ; THOMPSON, I. D. ; VIRA, B. ; WILDBURGER, C. . Introduction (Chapter 1). In: John A. Parrotta, Christoph Wildburger, Stephanie Mansourian. (Org.). Understanding Relationships between Biodiversity, Carbon, Forests and People: The Key to Achieving REDD+ Objectives. 1ed.Vienna: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 13-20.

10.
STRASSBURG, B. B. N.; VIRA, B. ; SANGO, M. ; MANSOURIAN, S. ; MARTIN, A. ; DAWSON, N. M. ; GROSS-CAMP, N. ; LATAWIEC, A. E. ; SWAISSON, L. . Social and economic considerations relevant to REDD+. In: John A. Parrotta; Christoph Wildburger; Stephanie Mansourian. (Org.). Understanding Relationships between Biodiversity, Carbon, Forests and People: The Key to Achieving REDD+ Objectives. A Global Assessment Report. Prepared by the Global Forest Expert Panel on Biodiversity, Forest Management, and REDD+.. 1ed.Vienna: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 83-112.

11.
PARROTTA, J. A. ; MANSOURIAN, S. ; WILDBURGER, C. ; GARDNER, T. ; KAPOS, V. ; KURZ, W. A. ; MCDERMOTT, C. L. ; STRASSBURG, B. B. N. ; THOMPSON, I. D. ; VIRA, B. . Conclusions (Chapter 6). In: John A. Parrotta; Christoph Wildburger; Stephanie Mansourian. (Org.). Understanding Relationships between Biodiversity, Carbon, Forests and People: The Key to Achieving REDD+ Objectives. A Global Assessment Report. Prepared by the Global Forest Expert Panel on Biodiversity, Forest Management, and REDD+.. 1ed.Vienna: International Union of Forest Research Organizations (IUFRO), 2012, v. 31, p. 139-143.

12.
STRASSBURG, B. B. N.. Determinantes do Desmatamento na Amazonia Brasileira. In: SERGIO MARGULIS; CAROLINA B. S. DUBEUX ; JACQUES MARCOVITCH. (Org.). Economia do Clima. 1ed.Rio de Janeiro: Synergia, 2011, v. , p. 52-.

13.
STRASSBURG, B. B. N.. Impactos das Mudanças Climaticas na Biodiversidade. In: SERGIO MARGULIS; CAROLINA B. S. DUBEUX ; JACQUES MARCOVITCH. (Org.). Economia do Clima. 1ed.Rio de Janeiro: Synergia, 2011, v. , p. 75-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALAGUTI, G. A. ; STRASSBURG, B.B.N. ; IRIBARREM, A. ; CAMARGO, N. L. ; LINO, E. D. S. M. . Potencial de geração de biogás na pecuária bovina com incentivo do MDL: o caso do Mato Grosso. In: XI CBPE - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2018, Cuiabá. Artigos aprovados XI CBPE, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CROUZEILLES, R. ; BRANCALION, PEDRO H. S. ; BARROS, F. ; MOLIN, P. ; LINDENMAYER, D. B. ; FERREIRA, M. S. ; JUNQUEIRA, A. B. ; BERNARDO B. STRASSBURG . Global map on the ecological uncertainty of forest landscape restoration success. In: 55th Annual Meeting of Association of Tropical Biology and Conservation, 2018, Kuching. ATBC 2018 Abstract Book, 2018.

2.
CROUZEILLES, RENATO ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; MONTEIRO, LARA ; CHAZDON, ROBIN L. ; Latawiec, Agnieszka ; BERNARDO B. STRASSBURG ; BEYER, H. L. ; PESSOA, A. C. M. ; BARROS, F. . Complex socio-ecological drivers of natural regeneration in the Brazilian Atlantic Forest Hotspot. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 62-62.

3.
STRASSBURG, BERNARDO BN; METZGER, JEAN PAUL ; ESLER, KAREN ; TAMBOSI, LEANDRO ; ARIAS, MELISSA ; KRUG, CORNELIA ; SARAIVA, ANTONIO MAURO ; JOLY, CARLOS ; ACOSTA, ANDRÉ LUIS ; BRANCALION, P. ; CROUZEILLES, RENATO ; D?ALBERTAS, FRANCISCO ; DUARTE, GABRIELA TEIXEIRA ; GARCIA, LETÍCIA COUTO ; GRYTNES, JOHN-ARVID ; HAGEN, DAGMAR ; JARDIM, ANDRÉ VITOR FLEURI ; KAMIYAMA, CHIHO ; Latawiec, Agnieszka ; OLIVEIRA, U. ; RODRIGUES, RICARDO R. ; RUGGIERO, PATRICIA GC ; SPAROVEK, GERD . Scenarios and models as tools for promoting effective restoration actions. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 88-88.

4.
STRASSBURG, BERNARDO BN. A flexible, multicriteria modelling approach to prioritise restoration aiming at maximising multiple benefits and minimising costs: a case study for the Atlantic Rainforest. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 89-90.

5.
STRASSBURG, BERNARDO BN. International perspectives and lessons on restoration with focus on supporting society and business. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 134-134.

6.
LEMGRUBER, L. ; LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO BN . Socioeconomic impacts of restoration: The case of Mutirão de Reflorestamento in Rio de Janeiro. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 137-137.

7.
CROUZEILLES, R. ; BEYER, H. L. ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; MONTEIRO, LARA ; PESSOA, A. C. M. ; GRELLE, C. E. V. ; CHAZDON, ROBIN L. ; BARROS, FELIPE S. M. ; LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO BN . Ecological restoration success is higher for natural regeneration than for active restoration in tropical forests. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 142-142.

8.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO BN ; LEMGRUBER, L. ; PINTO, H. A. ; SANTOS, J. S. ; IRIBARREM, A. ; MAIOLI, V. ; BARROS, FELIPE S. M. ; CASTRO, A. ; CROUZEILLES, R. ; JUNQUEIRA, A. . The Economics of Ecosystems & Biodiversity (TEEB) in the Rio do Paraiba do Sul Basin (SP). In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 190-190.

9.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Fundamental Aspects of The Economics of Restoration. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 212-212.

10.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Economic Incentives for native vegetation recovery at different scales and their interface with public policies. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 236-236.

11.
DIB, Viviane. ; CROUZEILLES, R. ; IRIBARREM, A. ; LATAWIEC, A. E. ; SANTOS, J. S. ; STRASSBURG, BERNARDO BN . Spatial prioritization in Atlantic Forest: Firsts steps to an aquatic ecosystem services approach. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 411-411.

12.
MENDES, M. ; LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; LEMGRUBER, L. ; PINTO, H. A. ; CASTRO, A. ; CROUZEILLES, R. ; SANTOS, J. S. ; BARROS, F. ; CHAZDON, ROBIN L. ; BOELSUMS, J. ; MORAES, L. F. ; BRANCALION, PEDRO H. S. ; RODRIGUES, R. ; MATA, S. . Look down ? there is a gap ? need to include soil data in restoration projects in Atlantic Forest of Brazil. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 41-41.

13.
TUBENCHLAK, F. ; CASSERO, L. Z. ; SILVA, M. M. ; MALDONADO, G. C. ; SANTOS, F. S. ; STRASSBURG, BERNARDO BN ; SCARANO, FABIO R. ; ZAMITH, L. R. . Gaps and bridges between science and practice: Ecological restoration in Rio de Janeiro, Brazil. In: VII World Conference on Ecological Restoration V Congreso Iberoamericano y del Caribe de Restauración Ecológica I Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, 2017, Foz do Iguaçu. Linking Science and Practice for a Better World- BOOK OF ABSTRACTS, 2017. p. 218-218.

14.
LATAWIEC, A. E. ; BERNARDO B. STRASSBURG . Pragmatic alternatives to reduce future demand for land up to 2050. In: 17th Annual International Sustainable Development Research Conference, Columbia University, 2011, Nova Iorque. Moving Toward a Sustainable Future: Opportunities and challenges, 2011.

15.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. ; ASSAD, E. ; BARIONI, L. ; VALENTIM, J. ; PORFIRIO, V. ; VIANNA, M. ; NOBRE, CARLOS A. . Sustainable Productivity Increase Of Cattle Ranching In Brazilian Pasturelands: Meeting Land-Use Demands And Sparing Nature. In: 17th Annual International Sustainable Development Research Conference, Columbia University, 2011, Nova Iorque. Moving Toward a Sustainable Future: Opportunities and challenges, 2011.

16.
STRASSBURG, B. B. N.; BRIZON, E. ; GARCIA, K. ; BECHARA, L. . Avaliação Ambiental Estratégica como instrumento de Gestão Ambiental: análise comparativa e tendências nacionais e internacionais. In: II Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2003, Itajaí - SC. 2o Simpósio Brasileiro de Enegenharia Ambiental - Livro de Resumos, 2003. v. I. p. 1066-1066.

Artigos aceitos para publicação
1.
GARDNER, T.A. ; BENZIE, M. ; BÖRNER, J. ; DAWKINS, E. ; FICK, S. ; GARRETT, R. ; GODAR, J. ; GRIMARD, A. ; LAKE, S. ; LARSEN, R.K. ; MARDAS, N. ; MCDERMOTT, C.L. ; MEYFROIDT, P. ; OSBECK, M. ; PERSSON, M. ; SEMBRES, T. ; SUAVET, C. ; STRASSBURG, B. ; TREVISAN, A. ; WEST, C. ; WOLVEKAMP, P. . Transparency and sustainability in global commodity supply chains. WORLD DEVELOPMENT, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDO B. STRASSBURG. Otimizando a restauração em larga escala baseada em critérios múltiplos: um estudo de caso para a Mata Atlântica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BERNARDO B. STRASSBURG. Economic perspectives on an ambitious strategy for space for nature. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERNARDO B. STRASSBURG. Global changes, ecosystem services and multilateral agreement in Latin America and the Caribbean. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BERNARDO B. STRASSBURG. Oportunidades para o cumprimento da Meta 15 de Aichi para a Biodiversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
STRASSBURG, BERNARDO B. Seminário CSRio - Como abordagens estratégicas para a restauração podem maximizar os benefícios socioecológicos e sinergias da restauração ecológica?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BERNARDO B. STRASSBURG. Desdobrando a visão da biodiversidade para 2050. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
STRASSBURG, B. B. N.. The role of tropical secondary forests in conservation and restoration. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
STRASSBURG, BERNARDO BN. A flexible, multicriteria modelling approach to prioritise restoration aiming at maximising multiple benefits and minimising costs: a case study for the Atlantic Rainforest. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
STRASSBURG, BERNARDO BN. International perspectives and lessons on restoration with focus on supporting society and business. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Fundamental Aspects of The Economics of Restoration. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Economic Incentives for native vegetation recovery at different scales and their interface with public policies. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
STRASSBURG, BERNARDO BN; LATAWIEC, A. E. ; ASSAD, E. ; BARIONI, L. ; VALENTIM, J. ; PORFIRIO, V. ; VIANNA, M. ; NOBRE, C. . Sustainable Productivity Increase Of Cattle Ranching In Brazilian Pasturelands: Meeting Land-Use Demands And Sparing Nature. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BERNARDO B. STRASSBURG; FIRME, R. P. . O que pensam os brasileiros sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BERNARDO B. STRASSBURG. Apresentação dos resultados do TEEB São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BERNARDO B. STRASSBURG. Oportunidades e desafios para o financiamento de ações do setor florestal no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BERNARDO B. STRASSBURG. Escala Subnacional/Nacional: Dinâmica do uso da terra: aumento da produtividade e menor uso da terra, controle do desmatamento, restauração de paisagens e estabelecimento de corredores ecológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BERNARDO B. STRASSBURG. Sínteses do Conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BERNARDO B. STRASSBURG; SCARANO, FABIO R. ; COSTA, J. P. O. ; DIONISIO, M. ; MOREIRA, A. ; SALDIVA, P. . Ampliação da Conectividade: Estabelecendo Corredores Ecológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BERNARDO B. STRASSBURG. Experiência na análise integrada do uso da terra e de incorporação dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BERNARDO B. STRASSBURG. Ecological intensification and ecosystem services. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BERNARDO B. STRASSBURG. The role of business in building a sustainable economy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GIRARDI, G. ; CAMARA NETO, G. ; BERNARDO B. STRASSBURG ; RODRIGUES, R. R. ; PINTO, S. R. . Restauração Florestal em Larga Escala. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. . Pasture intensification, land sparing and REDD+ in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BERNARDO B. STRASSBURG. Barreiras e Oportunidades de Investimento no Setor Florestal no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
WAACK, R. ; LIMA, R. ; BERNARDO B. STRASSBURG . Dando escala à restauração e diminuindo a pobreza - avaliação de oportunidades e riscos, da Amazônia à floresta Mayombe (África). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BERNARDO B. STRASSBURG. Economia da recuperação da vegetação nativa ?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
BERNARDO B. STRASSBURG. Análises e estratégias financeiras para paisagens sustentáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BERNARDO B. STRASSBURG. A estratégia nacional para restauração em larga escala e suas implicações para o projeto Archer.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. . Encontro para Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) para debater as Metas de Aichi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BERNARDO B. STRASSBURG. Economic aspects of Natural Regeneration. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
BERNARDO B. STRASSBURG. Metropolização e mudanças climáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
STRASSBURG, B. B. N.. Pacto para a restauração da Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BERNARDO B. STRASSBURG. Experiências de restauração da Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
BERNARDO B. STRASSBURG. The economics of restoration: costs, benefits, scale and spatial aspects. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
BERNARDO B. STRASSBURG. Forest Restoration in Brazil: New Regulations and Public Policies. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
BERNARDO B. STRASSBURG. Responsabilidade socioambiental e segurança alimentar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
BERNARDO B. STRASSBURG. Mecanismo LNAE: O mecanismo de Expansão Agrícola e Produtividade na Pecuária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
BERNARDO B. STRASSBURG. Custos do investimento no Capital Natural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
Latawiec, Agnieszka ; STRASSBURG, BERNARDO BN . Pragmatic alternatives to reduce future demand for land up to 2050. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
BERNARDO B. STRASSBURG. Reducing emissions from deforestation: a unifying mechanism and cost estimates. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.

2.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; BARROS, F. ; BARBIERI, R. ; RANGEL, M. ; KALIF, K ; PENTEADO, M. ; IRIBARREM, A. ; PINTO, H. A. . Avaliação do impacto da nova linha de crédito 'Intensificação Pecuária' para a intensificação sustentável da agricultura no Brasil (Avaliação potencial do impacto socioambiental e econômico da linha de crédito intensificação pecuária). 2014.

3.
LATAWIEC, A. E. ; BERNARDO B. STRASSBURG ; RODRIGUEZ, A. M. ; MATT, E. . Developing Sustainable Agricultural Sector in Suriname. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. ; FIGUEREDO, M. ; CROUZEILLES, R. ; PINTO, H. A. ; MAIOLI, V. ; JUNQUEIRA, A. ; SILVA, D. . PROJECT DOCUMENT: GEF Private areas - Realising the biodiversity conservation potential of private lands in Brazil. 2017.

2.
STRASSBURG, B. B. N.; RODRIGUES, A. ; GUSTI, M. ; BALMFORD, A. ; FRITZ, S. ; OBERSTEINER, M. ; TURNER, R. K. ; BROOKS, T. M. . Impacts of incentives to reduce emissions from deforestation on global species extinctions. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. . Descaso com o Cerrado pode Anular Avanços na Amazonia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
STRASSBURG, B. B. N.; Latawiec, Agnieszka ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; PINTO, H. A. ; SANTOS, J. S. ; BARROS, F. ; MAIOLI, V. ; SILVA, D. ; LEMGRUBER, L. ; CASTRO, A. ; FIGUEREDO, M. ; LINO, E. D. S. M. ; DIAS, A. . Relatório Consolidado - Estudo de Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade de São Paulo- Bacia do Rio Paraíba do Sul Porção Paulista. 2017. (Diagnóstico).

2.
LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; STRASSBURG, B. B. N. ; PINTO, H. A. ; SANTOS, J. S. ; BARROS, F. ; MAIOLI, V. ; LEMGRUBER, L. ; CASTRO, A. ; FIGUEREDO, M. ; CROUZEILLES, R. . Cenários de uso e ocupação do solo da Bacia do Rio Paraíba do Sul ? Porção Paulista/SP. 2017. (Construção de cenários).

3.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; IRIBARREM, A. ; PINTO, H. A. ; SANTOS, J. S. ; CASTRO, A. ; JUNQUEIRA, A. ; JAKOVAC, C. ; FONTE, E. ; TUBENCHLAK, F. ; PEPE, I. S. ; LEMGRUBER, L. ; FIGUEREDO, M. ; MAIOLI, V. ; DIB, Viviane. . Valoração socioeconômica e ecológica dos Serviços Ecossistêmicos da Bacia do Rio Paraíba do Sul ? Porção Paulista/SP. 2017. (Valoração).

4.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; IRIBARREM, A. ; PINTO, H. A. ; SANTOS, J. S. ; BARROS, F. ; MAIOLI, V. ; FONTE, E. ; LEMGRUBER, L. ; CASTRO, A. ; FIGUEREDO, M. ; JAKOVAC, C. ; JUNQUEIRA, A. ; MALAGUTI, G. A. ; TUBENCHLAK, F. ; PEPE, I. S. . Recomendações de políticas públicas para a preservação dos serviços ecossistêmicos, geração de renda e mudança de cenários na Bacia do Rio Paraíba do Sul-. 2017. (Recomendações de políticas públicas).

5.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. ; SILVA, D. ; BARROS, F. ; PINTO, H. A. ; LEMGRUBER, L. ; FIGUEREDO, M. ; BARBIERI, R. ; CROUZEILLES, R. ; CHAZDON, ROBIN L. ; WOLF, G. . Brazil?s INDC Restoration and Reforestation Target Analysis of INDC Land-use Targets. 2017. (Produção técnica).

6.
STRASSBURG, B. B. N.; YOUNG, C. E. ; LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; COSTA, L. ; MENDES, M. ; CORREA, M. G. . Estimativa de custos de modelos de restauração para os biomas Mata Atlântica e Cerrado. 2017. (Relatório técnico).

7.
STRASSBURG, B. B. N.; YOUNG, C. E. ; LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; COSTA, L. ; MENDES, M. ; CORREA, M. G. . Proposição de mecanismo básico de PSA a ser adotado para recuperação de passivo ambiental APP. 2017. (Relatório técnico).

8.
STRASSBURG, B. B. N.; YOUNG, C. E. ; LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; COSTA, L. ; MENDES, M. ; CORREA, M. G. . Proposta de Plano de Negócio aos atores do setor elétrico. 2017. (Relatório técnico).

9.
STRASSBURG, B. B. N.; CASTRO, A. ; BARROS, F. ; KALIF, K. ; IRIBARREM, A. ; PINTO, H. A. ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; CROUZEILLES, R. ; C. RANGEL, MARCIO ; LEMGRUBER, L. ; FIGUEREDO, M. ; SILVA, D. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; LATAWIEC, A. E. . Subsídios para uma agropecuária sustentável no Mato Grosso. 2016. (Relatório técnico).

10.
STRASSBURG, B. B. N.; SILVA, D. . Oportunidades de investimento na economia da restauração de paisagens e florestas. 2016. (Relatório técnico).

11.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; CASTRO, A. ; SILVA, D. ; BARROS, F. . Análise econômica de uma pecuária mais sustentável. 2015. (Relatório técnico).

12.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; IRIBARREM, A. ; CASTRO, A. ; SILVA, D. ; BARROS, F. ; RESENDE, F. ; PINTO, H. A. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; KALIF, K. ; LEMGRUBER, L. ; MENDES, M. ; RANGEL, M. ; FIGUEREDO, M. ; FELTRAN-BARBIERI, RAFAEL ; ORTEGA, V. . Contribuições para o desenvolviemento da pecuária sustentável em larga escala na microrregião de Alta Floresta, MT. 2015. (Relatório técnico).

13.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; PINTO, H. A. ; STONER, L. ; GARDNER, T. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; SIMAS, M. ; IRIBARREM, A. ; BARROS, F. . Opportunities for and constraints to adopt Good Agricultural Practices in cattle ranching ? The producers´ perspective - April 2014. 2014. (Relatório técnico).

14.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; PINTO, H. A. ; STONER, L. ; BARROS, F. ; IRIBARREM, A. ; SIMAS, M. ; GARDNER, T. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. . Opportunities for and constraints to adopt Good Agricultural Practices in cattle ranching ? The producers´ perspective - June 2014. 2014. (Relatório técnico).

15.
STRASSBURG, B. B. N.; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; BARBIERI, R. ; BARROS, F. ; Penteado, M. ; FIGUEREDO, M. ; LEMGRUBER, L. ; MENDES, M. . Estado da arte da cadeia de valor da restauração ecológica na Mata Atlântica. 2014. (Relatório de pesquisa).

16.
STRASSBURG, B. B. N.; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; BARROS, F. S. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; SIMAS, M. . Análise espacial e diagnóstico ambiental como base para o desenvolvimento da paisagem. 2014. (Produção integrada).

17.
STRASSBURG, B. B. N.; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; BARROS, F. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; SIMAS, M. . Plano de desenvolvimento do paisagem.. 2014. (Relatório de pesquisa).

18.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; BARROS, F. ; RANGEL, M. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; IRIBARREM, A. ; BARBIERI, R. ; PINTO, H. A. ; RESENDE, F. ; LEMGRUBER, L. . Análise integrada do uso da terra e de incorporação dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais ? Bacia do Rio Paraitinga ? São Paulo - N° 1 - Diagnóstico de cobertura da terra e usos do solo ambientais. 2014. (Produção integrada).

19.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; BARROS, F. ; RANGEL, M. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; IRIBARREM, A. ; BARBIERI, R. ; PINTO, H. A. ; RESENDE, F. ; LEMGRUBER, L. . Análise integrada do uso da terra e de incorporação dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais ? Bacia do Rio Paraitinga ? São Paulo - N° 2. 2014. (Produção integrada).

20.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; BARROS, F. S. ; RANGEL, M. ; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; IRIBARREM, A. ; BARBIERI, R. ; PINTO, H. A. ; RESENDE, F. ; LEMGRUBER, L. . Análise integrada do uso da terra e de incorporação dos serviços ecossistêmicos na formulação de políticas regionais ? Bacia do Rio Paraitinga ? São Paulo - N° 3. 2014. (Produção integrada).

21.
STRASSBURG, B. B. N.; MICOL, L. ; RAMOS, F. ; MOTTA, R. S. ; LATAWIEC, A. E. ; LISAUSKAS, F. . Increasing agricultural output while avoiding deforestation, proposals for immediate actions in Brazil. 2014. (Produção técnica).

22.
STRASSBURG, B. B. N.; SANSEVERO, JERÔNIMO B. ; BARROS, F. ; Penteado, M. ; STONER, L. ; SIMAS, M. . Caso de negócios para a restauração com finalidade comercial. 2014. (Relatório de pesquisa).

23.
Bernardo Strassburg ; LATAWIEC, A. ; Ramon Ortiz ; MOTTA, R. S. ; NUNES, R. ; PAIXAO, R. ; STRASSBURG, B. B. N. . Evaluation of Acre State Ecosystem Services. 2013. (Relatório de pesquisa).

24.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; AGOL, DORICE . Methodology for Project Impact Assessment Using Sustainability Indicators. 2013. (Relatório de pesquisa).

25.
WARREN, R. ; PRICE, J. ; LOWE, J. ; RAPER, S. ; STRASSBURG, BERNARDO B . Modeling the Role of Remaining Tropical Forests in Climate Change Mitigation. 2013. (Relatório de pesquisa).

26.
WARREN, R. ; PRICE, J. ; STRASSBURG, B. B. N. ; LOWE, J. ; RAPER, S. . Modeling the Role of Remaining Tropical Forests in Climate Change Mitigation. 2013. (Relatório de pesquisa).

27.
STRASSBURG, B. B. N.; MOTTA, R. S. ; Trived, M. ; COSTA, D. ; MENESES-FILHO, L. ; OAKES, N. ; MITCHELL, A. ; ORTIZ, R. ; PINTO, L. G. ; HALL, A. ; OMETTO, J. . Think PINC: Securing Brazil's food, water and energy with proactive investment in natural capital. 2012. (Relatório de pesquisa).

28.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; RODRIGUEZ, A. M. ; MATT, E. . Developing Sustainable Agricultural Sector in Suriname. 2012. (Relatório de pesquisa).

29.
RODRIGUEZ, A. M. ; LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, B. B. N. ; MATT, E. . Developing Sustainable Agricultural Sector in Suriname. 2012. (Produção técnica).

30.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; CRONEMBERGER, F. . Programa Estadual de conservação e recuperação da cobertura florestal - Espírito Santo. 2011. (Relatório de pesquisa).

31.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. ; CRONEMBERGER, F. . Programa Estadual de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal - Espírito Santo - Análise Integrada do Uso da Terra no Estado do Espírito Santo. 2011. (Produção técnica).

32.
CREED, A. ; STRASSBURG, B. B. N. ; LATAWIEC, A. E. ; NGUYEN, N. ; MILES, L. ; SCHARLEMANN, J. ; BLYTHE, S. ; LOVETT, A. ; SUNNENBERG, G. ; JOPPA, L. ; CRONEMBERGER, F. ; IRIBARREM, A. . An assessment of risks and considerations to inform REDD+ and land use policy design. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, M. A. V.; LUCENA, A. F. P.; DEUS, L. A. B.; BERNARDO B. STRASSBURG. Participação em banca de Heliz Menezes da Costa. Cobertura da Terra em propriedades privadas na Amazônia: dinâmica de desmatamento e remanescente florestaL. 2017. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, A. C. P.; MARAFON, G.; CASTRO, I. E.; BERNARDO B. STRASSBURG. Participação em banca de Alan Gustavo Fernandes Pacífico. Transporte aquaviário de passageiros na Baía de Guanabara: estruturação dos monopólios e gestão das acessibilidades em uma perspectiva geográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
LUCENA, A. F. P.; COSENZA, C. A. N.; BERNARDO B. STRASSBURG. Participação em banca de Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha. Proposta de metodologia para identificação de municípios prioritários para implementação de políticas de conservação florestal na Amazônia brasileira: Uma abordagem climática e socioambiental. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
METZGER, J. P. W.; BERNARDO B. STRASSBURG. Participação em banca de Leandro Reverberi Tambosi. Estratégias espaciais baseadas em ecologia de paisagens para a otimização dos esforços de restauração. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência da Biodiversidade das Nações Unidas - CBD-COP14.Desdobrando a visão da biodiversidade para 2050/ Oportunidades para o cumprimento da Meta 15 de Aichi para a Biodiversidade. 2018. (Outra).

2.
ESP Latin America 2018 Conference.Global changes, ecosystem services and multilateral agreements in Latin America and the Caribbean. 2018. (Outra).

3.
ATBC 2017 ? 54th Annual Meeting. The role of tropical secondary forests in conservation and restoration. 2017. (Congresso).

4.
SER 2017 ? 7ª. Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica. A flexible, multicriteria modelling approach to prioritise restoration aiming at maximising multiple benefits and minimising costs: a case study for the Atlantic Rainforest. 2017. (Congresso).

5.
Workshop on Cross Landscape Learning.Cross Landscape Learning. 2017. (Oficina).

6.
Colóquio ?Florestas no contexto da mudança do clima?.Mudanças Climáticas e Biodiversidade. 2012. (Simpósio).

7.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade no Uso da Terra no Brasil. 2012. (Congresso).

8.
17th Annual International Sustainable Development Research Conference, Columbia University, Nova Iorque, Estados Unidos. Sustainable Productivity Increase Of Cattle Ranching In Brazilian Pasturelands: Meeting Land-Use Demands And Sparing Nature. 2011. (Congresso).

9.
REDD+ Reference Levels - Expert Consultation Meeting. REDD+ Reference Levels. 2011. (Congresso).

10.
Strategic Initiative Workshop:.Carbon Payments for Soil Carbon and Implications for Biodiversity Conservation. 2011. (Seminário).

11.
16th Conference of the Parties (COP 16) - United Nations Framework Convention on Climate Change. Transitional Risk of Land Use Change: a probabilistic approach. 2010. (Congresso).

12.
15th Conference of the Parties (COP 15) - United Nations Framework Convention on Climate Change. Global Terrestrial Carbon at Risk. 2009. (Congresso).

13.
30th Meeting of the Subsidiary Board for Scientific and Technological Advice - United Nations Framework Convention on Climate Change. Science, Economics and Policy of Reducing Emissions from Deforestation in Developing Countries. 2009. (Congresso).

14.
Conference on Climate Change: Global Risks, Challenges and Decisions. Reducing deforestation is essential for constraining global temperatures to 2°C above pre-industrial levels" e "Collaborative modeling initiative on REDD economics. 2009. (Congresso).

15.
Conferencia do Clima das Nacoes Unidas (UNFCCC). Conferencia do Clima das Nacoes Unidas. 2009. (Congresso).

16.
PROBIO - Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico. Desmatamento, Mudanças Climáticas e Biodiversidade ? Aspectos Economicos e Políticas Públicas Internacionais. 2009. (Congresso).

17.
Project Catalyst Forestry Workshop.A Quantitative Comparison of REDD Design Effectiveness, Efficiency, and Equity. 2009. (Seminário).

18.
Technical Workshop - OSIRIS Project - International Institute for Applied System Analysis (IIASA). OSIRIS Project. 2009. (Congresso).

19.
Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária - Amigos da Terra, Greenpeace e DEFRA (Reino Unido). Expansão da Pecuária, desafios e oportunidades. 2009. (Congresso).

20.
Workshop Técnico - Economia das Mudanças Climáticas no Brasil.Vetores e valor do desmatamento na Amazônia Brasileira (1997-2006 e 2010-2050). 2009. (Seminário).

21.
Workshop Técnico - Economia das Mudanças Climáticas no Brasil - Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES).Redução de Emissões por Desmatamento Evitado das Florestas Tropicais. 2008. (Seminário).

22.
Conferencia de Biodiversidade das Nacoes Unidas (CBD). Conferencia de Biodiversidade das Nacoes Unidas (CBD). 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STRASSBURG, B; DIB, V. ; SCARANO, FABIO R. . Workshop Internacional sobre Restauração e Água. 2018. (Outro).

2.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; PENA, I. A. B. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - O Museu Nacional e o grande desafio dos cientistas em tempos de pós-modernidade. 2018. (Outro).

3.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; PENA, I. A. B. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - Perspectivas e desafios a agenda socioambiental brasileira. 2018. (Outro).

4.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; PENA, I. A. B. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - Observação de aves e Ciência Cidadã. 2018. (Outro).

5.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; PENA, I. A. B. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - Inovação social, Educação Popular e Agroecologia. 2018. (Outro).

6.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; PENA, I. A. B. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - Quanto vale o verde? A importância econômica das UC. 2018. (Outro).

7.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; LUCAS, I. L. . Seminário CSRio - Financiamento de projetos para a conservação ambiental no Brasil: aprendizados e desafios observados pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. 2018. (Outro).

8.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Conservação de plantas no Brasil: desafios e perspectivas. 2018. (Outro).

9.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Sustentabilidade - de Vespúcio a Gaia. 2018. (Outro).

10.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Como abordagens estratégicas para a restauração podem maximizar os benefícios socioecológicos e sinergias da restauração ecológica?. 2018. (Outro).

11.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - The forest and water paradigm ? Implications of the BioGeoPhysical Revolution for Restoration and Water. 2018. (Outro).

12.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Białowieża: conflito socioecológico na última floresta primaria da Europa. 2018. (Outro).

13.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Caracterização funcional de espécies arbóreas para Sistemas Agroflorestais na Restauração de Paisagens e Florestas. 2018. (Outro).

14.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - O Desenvolvimento Sustentável e a História no Século XXI. 2018. (Outro).

15.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Reformulando a Terra: compreendendo e otimizando as múltiplas sinergias e trade-offs da Restauração Ecológica. 2018. (Outro).

16.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Heranças pré-Colombianas nas paisagens e sistemas de cultivo Amazônicos. 2018. (Outro).

17.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Impactos socioeconômicos da restauração ecológica: As percepções das comunidades sobre o Projeto Mutirão de Reflorestamento, RJ / Projetos de restauração ecológica: percepção ambiental, interação e perspectivas de comunidades urbanas/ Florestas em processo de restauração ecológica na Mata Atlântica: o caso das florestas urbanas do Rio de Janeiro. 2018. (Outro).

18.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Políticas Ambientais: Novos rumos. 2018. (Outro).

19.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Sonhos loucos e sonhos possíveis: resselvageamento e refaunação como estratégias de conservação para o século XXI. 2018. (Outro).

20.
STRASSBURG, B. B. N.. Fórum de Jovens do IPBES da América Latina e Caribe. 2018. (Outro).

21.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Reintrodução de fauna como ferramenta para o restabelecimento de interações ecológicas: o exemplo do Parque Nacional da Tijuca / Crédito de interações ecológicas: uma nova forma de planejar e avaliar ações de conservação em um mundo defaunado. 2017. (Outro).

22.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Fragmentação de habitats e perda de diversidade biológica: o que dizem os pequenos mamíferos da Mata Atlântica? / Pobreza, Cultura e Meio Ambiente: o caso de comunidades quilombolas na Mata Atlântica do Sudeste Brasileiro. 2017. (Outro).

23.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Resultados sociais e ambientais das intervenções de conservação no Nepal / Concessões de Conservação e resultados ambientais na Amazônia Peruana. 2017. (Outro).

24.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; CASTRO, A. H. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Cadastro ambiental rural, usos coletivos de propriedades e terras indígenas. 2017. (Outro).

25.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Cenários em mudança e seus efeitos na ocorrência das espécies. 2017. (Outro).

26.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; CASTRO, A. H. ; TUBENCHLAK, F. . Seminário CSRio - Mudanças Climáticas: O que os cientistas já sabem que o presidente dos EUA ainda não sabe?. 2017. (Outro).

27.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais: como conciliar conservação com produção / Bases teóricas da Agricultura Sintrópica: um olhar sobre a ética na agricultura. 2017. (Outro).

28.
LATAWIEC, A. E. ; STRASSBURG, BERNARDO B ; TUBENCHLAK, F. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Biochar para energia limpa e agricultura mais sustentável: uma experiência da Polônia. 2017. (Outro).

29.
STRASSBURG, B. B. N.. Desenvolvimento de um índice ambientalmente ajustado para a pobreza multidimensional. 2016. (Outro).

30.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - The ecology and evolution of species on the move: a mechanistic simulation model. 2016. (Outro).

31.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Fedding the world without costing the Earth. 2016. (Outro).

32.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Condicionantes da Disposição a Participar e a Aceitar por Pagamentos por Serviços Ambientais: um estudo de caso no Brasil. 2016. (Outro).

33.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Climate and landscape factors jointly determine water provision in Sao Paulo, Brazil. 2016. (Outro).

34.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Diálogos socioecológicos: estabelecendo conexões através da Geografia, História e Ecologia / No rastro da onça: redes sociotécnicas no Pantanal. 2016. (Outro).

35.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Economia das Mudanças Climáticas: adaptação e mitigação. 2016. (Outro).

36.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Lições das Terras Pretas de Índios para a Utilização Agrícola do Carvão. 2016. (Outro).

37.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Dê tempo ao tempo: padrões globais em restauração florestal. 2016. (Outro).

38.
STRASSBURG, BERNARDO B; LATAWIEC, A. E. ; CASTRO, A. H. . Seminário CSRio - Policymix para Negócios Comunitários Sustentáveis em Torno do Parque Nacional de Iguaçu. 2016. (Outro).

39.
STRASSBURG, B. B. N.. ATBC 2015 ? 52nd Annual Meeting. 2015. (Congresso).

40.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. . Fórum Global sobre Paisagens. 2015. (Outro).

41.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. . Workshop Iniciativas para a pecuária sustentável no Brasil: estado atual e desafios para sua ampla adoção. 2015. (Outro).

42.
BERNARDO B. STRASSBURG; Latawiec, Agnieszka . Workshop ?Paisagens Sustentáveis: integrando desenvolvimento rural e conservação ambiental?. 2015. (Outro).

43.
BERNARDO B. STRASSBURG; DORFMAN, A. ; RUCKER, A. A. ; MARTIN, A. ; FONSECA, A. A. M. ; SILVA, A. C. P. ; PENNAFORTE, C. P. ; ALBUQUERQUE, E. S. ; VARGAS, G. M. ; SILVA, G. V. ; EVANGELISTA, H. A. ; GOETTERT, J. D. ; HERZ, M. ; NOGUEIRA, R. J. B. . I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. 2014. (Congresso).

44.
BERNARDO B. STRASSBURG; LATAWIEC, A. E. . Workshop O papel da regeneração natural na restauração de florestas e paisagens em larga escala: desafios e oportunidades. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Gustavo Malaguti. Impacto econômico-ambiental de políticas de intensificação no setor pecuário nos municípios com biomas Cerrado e/ou Amazônia. Início: 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Viviane Dib da Silva. Influência da Cobertura e Uso da Terra sobre Serviços Ecossistêmicos Aquáticos e Subsídios para Restauração. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Helena Alves Pinto. Biodiversidade em Áreas Privadas: Efetividade e Cenários de Conservação. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Ana Catarina Conte Jakovac. Início: 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera.

2.
Alvaro Silva Iribarrem. Início: 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera.

3.
Veronica Maioli Azevedo. Início: 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Tubenchlak. Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica: Sinergias para a Restauração de Paisagens Florestais Multifuncionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

2.
SANDRA WANTUIL. CONSEQUÊNCIAS DO PLANTIO DE ÓLEO DE PALMA NO SUDESTE ASIÁTICO E LICÕES PARA O BRASIL. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Braga Junqueira. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera. Bernardo Baeta Neves Strassburg.

2.
Juliana Silveira dos Santos. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera. Bernardo Baeta Neves Strassburg.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nathalia da Silva Vieira. Políticas públicas educacionais de qualidade para a população não heteronormativa no Rio de Janeiro: a escola e a equidade socioespacial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

2.
Luisa Santiago Lemgruber. O papel do mutirão de reflorestamento e de projetos ambientais sobre a percepção ambiental dos moradores do Morro da Formiga, Tijuca, RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

Iniciação científica
1.
Gabriela Barbosa Martins. IMPORTÂNCIA DA COMPARAÇÃO RELATIVA DA ARBORIZAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA DOS BAIRROS DO COLÉGIO E GRAJAÚ. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

2.
Renata Fernandes Teixeira. Avaliação dos serviços ecossistêmicos em projetos de restauração na Mata Atlântica: consequências para a adaptação à mudança climática. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

3.
Nathalia da Silva Vieira. Políticas públicas educacionais de qualidade para a população não heteronormativa no Rio de Janeiro: a escola e a equidade socioespacial.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

4.
Maiara Santos Mendes. IDENTIFICANDO LACUNAS DE CONHECIMENTO SOBRE SOLOREFLORESTAMENTO NA MATA ATLÂNTICA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.

5.
Luisa Santiago Lemgruber. O papel do mutirão de reflorestamento e de projetos ambientais sobre a percepção ambiental dos moradores do Morro da Formiga, Tijuca, RJ. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Latawiec, Agnieszka ; STRASSBURG, BERNARDO BN . Pragmatic alternatives to reduce future demand for land up to 2050. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STRASSBURG, B. B. N.; LATAWIEC, A. E. . Pasture intensification, land sparing and REDD+ in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STRASSBURG, B. B. N.. The role of tropical secondary forests in conservation and restoration. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
STRASSBURG, BERNARDO BN. A flexible, multicriteria modelling approach to prioritise restoration aiming at maximising multiple benefits and minimising costs: a case study for the Atlantic Rainforest. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
STRASSBURG, BERNARDO BN. International perspectives and lessons on restoration with focus on supporting society and business. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Fundamental Aspects of The Economics of Restoration. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
STRASSBURG, BERNARDO BN. Economic Incentives for native vegetation recovery at different scales and their interface with public policies. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
STRASSBURG, BERNARDO BN; LATAWIEC, A. E. ; ASSAD, E. ; BARIONI, L. ; VALENTIM, J. ; PORFIRIO, V. ; VIANNA, M. ; NOBRE, C. . Sustainable Productivity Increase Of Cattle Ranching In Brazilian Pasturelands: Meeting Land-Use Demands And Sparing Nature. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 20:20:27