Warley da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3312039537763624
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


É Professora Adjunta de Didática Especial e Pratica de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFRJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), especialização em História do Brasil pela Universidade Fluminense (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (2012) . Atualmente coordena o Cuso de Especialização Praticas e Saberes (CESPEB) Ensino de História. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História-PPGEH (PROFHISTÒRIA/RJ). É integrante do Laboratório do Nucleo de Estudos de Currículo (La Nec/FE UFRJ e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (Lepeh). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de interesse: ensino de Historia, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático, políticas de ações afirmativas, Estudantes Universitários de Origem Popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Warley da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Warley;COSTA, WARLEY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Av. Pasteur, 250
Urca
20910180 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25899626


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Currículo e produção da diferença: "negro" e "não negro" na sala de aula de História, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: ...Carmen Teresa Gabriel.
Palavras-chave: ensino de história; curriculo; identidades; Diferença.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: As imagens da escravidão nos livros de História do ensino fundamental: representações e identidades,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Nailda Marinho da Costa Bonato.
1997 - 1998
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 384h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Abordagens da Escravidão no Livro Didático.
Orientador: Paulo Knauss.
1978 - 1981
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2006
Curso de Extensão de Formação de Tutores. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2000 - 2000
Gestores Sociais do Programa Capacitação Solidária. (Carga horária: 80h).
Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, AAPCS, Brasil.
2000 - 2000
Sentidos da Documentação Colonial. (Carga horária: 16h).
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APRJ, Brasil.
1990 - 1990
Uma História Geral e do Brasil: anatomia de uma te. (Carga horária: 165h).
UNIVERTA Universidade Aberta, UNIVERTA, Brasil.
1987 - 1987
Sociedade e trabalho no Brasil Colonial. (Carga horária: 25h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.


Atuação Profissional



UFRJ, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Atividades

02/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação Curso de Especialização Saberes e Práticas Ensino de Hiatória.
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais (EDD 175)
03/2016 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A aprendizagem em História e a formação histórica: Jogos de Escala no Ensino de História
02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciencias Sociais
02/2014 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial História I ((EDD 241) Didática Especial História II (EDD 629) Prática de Ensino de História (EDDU 14)
09/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática (EDD 241)
09/2013 - Atual
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de Ensino de História II (EDD 629)
03/2013 - Atual
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de História (EDUU 14)
04/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Substituta eventual da Chefe de Departamento de Didática.
12/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas nas Escolas Públicas "O acesso do Estudante de Origem Popular na Universidade..
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de História I (EDD 541)
03/2017 - 12/2017
Ensino, Especialização em Ensino de História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jogos de Escala recontextualizados nas aulas de História
Seminário de Monografia
03/2012 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2014 - 07/2016
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Didática.
04/2012 - 05/2014
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Substituta Eventual da Chefe do Departamento.
03/2013 - 08/2013
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de História I (EDD 629)
03/2013 - 08/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática (EDD 241)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Especialização em Ensino de História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jogos de escalas recontextualizados no Ensino de História
03/2012 - 08/2012
Ensino, Especialização em Ensino de História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias de Currículo.
03/2008 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Secretaria Municipal de Educação Rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1977 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 22


Colégio Estadual Professor Ernesto Faria, CEPEF, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Outras informações
Professor Regente

Atividades

06/1984 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
História

Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como Professora tutora de Estágio Supervisionado, História na Educação e História da Educação.

Atividades

04/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia Para as Séries Iniciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado I, Historia na Educação e Historia da Educação

DAVIDA Prostituição Direitos Civis e Saúde, DAVIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenação de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Projetos Sociais com mulheres profissionais do sexo na área de prevenção DST-AIDS e direitos sociais.

Atividades

02/2000 - 02/2005
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Elaboração de Projetos Sociais.

Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, AAPCS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: visitas técnicas aos projetos de capacitação profissional de jovens, planejamento e organização de oficinas, acompanhamento e orientação de cursos, elaboração de relatórios.



Linhas de pesquisa


1.
Currículo Cultura e Linguagem
2.
O perfil do Estudante Universitário de Origem popular na UFRJ


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Investigando sentidos de negro na sala de aula de História: articulações em contextos de refer~encia para a produção do conhecimento histórico
Descrição: O Projeto está inserido nos debates em torno das mudanças introduzidas nas propostas curriculares da disciplina História referentes às questões étnico-raciais.Tem como objetivo apresentar um novo quadro de inteligibilidade para a compreensão dos processos de significação e identifiação do currículo de História analisando os sentidos de negro acionados pelos sujeitos em sala de aula considerando as especificidades de suas experiências temporais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Warley da Costa - Coordenador.
2010 - 2012
Produção de saberes no diálogo universidade escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) .
Integrantes: Warley da Costa - Integrante / Ana maria Monteiro - Coordenador / Angela Santi - Integrante.
2008 - 2012
Currículo e Produção da diferença: "negro" e "não=negro" na sala de aula de História
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para fins de doutoramento. Investigar a produção de sentidos de negro na sala de aula de História considerando a escola publica no Rio de Janeiro. O caso de uma escola de Ensino Médio em uma comunidade da Zona Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Curso de Extensão Currículo em pauta:o lugar da História nas atuais propostas curriculares
Descrição: O projeto trata de um curso de extensão que será ministrado em 4 semestres (4 turmas) tendo como público alvo preferencialmente professores da rede pública. tem como objetivos analisar criticamente o lugar do ensino de História nas propostas curriculares supracitadas para isso, reconhecer o currículo como espaço discursivo onde são travadas lutas hegemônicas em nossa contemporaneidade em busca de fixação de sentidos do que é legítimo a ser ensinado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Warley da Costa - Coordenador / Ana maria Monteiro - Integrante / Cinthia Araújo - Integrante / Carmen Teresa Gabriel - Integrante.
2010 - 2017
Pet-Conexões de Saberes: O projeto 'A comunidade vai a Universidade: sobre o processo de identificação, pertencimento e integração dos alunos de origem popular no espaço acadêmico' (PET/Conexão de Saberes- Identidades
Descrição: pretende, a partir da formação de grupos de graduandos de origem popular dos cursos de licenciaturas da UFRJ, desenvolver atividades acadêmicas contribuindo para a formação de qualidade dos estudantes assim como a sua integração à vida universitária a partir a valorização da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para desenvolver estratégias que permitam a permanência de qualidade do estudante de origem popular na universidade entende-se que seja necessário um esforço no sentido de integrá-lo aos diferentes grupos que circulam neste espaço institucional, antes de tudo desenvolvendo um sentimento de identificação e pertencimento ao grupo neste ambiente em que está ingressando. Além de atuarem nos diferentes espaços da UFRJ, pretende-se que atuem também nas comunidades populares de origem reforçando a política de extensão da Universidade nos últimos anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Warley da Costa - Coordenador.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Menção Honrosa - 10 Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
2012
Menção Honrosa - 9 Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
2009
Aprovação no Concurso Público de Provas e Titulos para Pro.ª Assistente de Didática e Pratica de Ensini em História, UFRJ- Faculdade de Educação.
2006
Aprovada com menção de Louvor na defesa de dissertação, Mestrado em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)., UNIRIO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, WARLEY2014COSTA, WARLEY. FLUXOS DE SENTIDOS DE NEGRO RECONTEXTUALIZADOS. Revista Espaço do Currículo, v. 7, p. 553-567, 2014.

2.
Carmen2011Carmen ; COSTA, Warley . Currículo de História, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveis. Educação e Realidade, v. 36, p. 127-146, 2011.

3.
Carmen2010Carmen ; COSTA, Warley . QUE ?NEGRO? É ESSE QUE SE NARRA NOS CURRÍCULOS DE HISTÓRIA?.(UERJ. Online). , 2010. Palavras-chave: curriculo de história, estrutura narrativa, discurso Áreas do conhecimento : Ensino de História Setores de atividade : Educação Referências adicionais : Português.. Revista teias (UERJ. Online), v. 11, p. 59-80, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Pereira, A. ; COSTA, Warley ; CORREA, A. C. R. ; Carmen ; SANTOS, P. E. P. ; REIS, R. L. ; SILVA, W. S. D. ; SANTOS, W. H. . Educação e diversidade em diferentes contextos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2015. v. 1. 328p .

2.
COSTA, Warley; MONTEIRO, A. ; ARAÚJO, C. ; Carmen . Pesquisa em Ensino de História. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014. v. 01. 279p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, Warley. Imagens que mobilizam sentidos de negro: Sobre o processo de identificação e pertencimento dos alunos de história dos anos 1990. In: Geovana Xavier. (Org.). Histórias da Escravidão e do pós abolição para as escolas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, v. 1, p. 131-147.

2.
COSTA, Warley. A COMUNIDADE VAI À UNIVERSIDADE:Sobre os processos de identificação e integração dos estudantes de origem popular no espaço acadêmicos e as novas conexões de saberes. In: Amilcar Araújo Pereira; Warley da Costa. (Org.). Educação e Diversidade em diferentes contextos. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2015, v. 1, p. 21-31.

3.
CORREA, A. C. R. ; REIS, R. L. ; SILVA, W. S. D. ; COSTA, Warley . A UFRJ E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DAS AÇÕES DA DIUC. In: Amilcar Pereira; Warley da Costa. (Org.). Educação e Diversidade em diferentes contextos. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2015, v. 1, p. 59-71.

4.
COSTA, Warley. Currículo de História e Produção da Diferença: fluxos de sentidos de negro recontextualizados na História Ensinada. In: MONTEIRO, AM.; COSTA, Warley: GABRIEL, C. T.; ARAUJO, Cinthia... (Org.). Pesquisa em Ensino de História. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Mauad X: Faperj, 2014, v. 01, p. 129-146.

5.
COSTA, Warley. Pesquisa em Ensino de História e Questões Étnico-raciais: articulações em contextos de referência para a Produção do conhecimento Histórico Escolar. In: GABRIEL, C.T.; MORAES,M. S.. (Org.). Currículo e Conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed.Petropolis-RJ: De Petrus/FAPERJ, 2014, v. 1, p. 171-184.

6.
ALBERTI, Verena ; Pereira, A. ; MONTEIRO, A. ; Carmen ; ARAÚJO, C. ; COSTA, Warley ; XAVIER, G. ; KALY, A. P. ; BITTENCOURT, C. F. ; SILVA, G. J. ; SANTOS, L. ; SANTOS, P. T. . A escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: entre leis e resoluções. In: Amilcar Pereira; Ana Maria Monteiro. (Org.). o de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. 1ªed.Rio de Janeiro: Pallas, 2013, v. 1, p. 215-244.

7.
COSTA, Warley; onato, Nailda Marinho da Costa ; Pinheiro, Diógenes ; Barbosa, A.L.S. ; Bittencourt, Cristiane ; Corenza, Janaína de Azevedo ; Corrêa, Sérgio ; Hora, Dayse Martins ; Maia, Augusto ; Marafon, Giovanna ; Martins, A.M.S. ; Monteiro, Helena Rego ; Santos, Isis Flora ; Sousa, Sandra Cristina Ferreira de ; Souza, Maria Helena Viiana . As imagens da escravidão nos livros de História do ensino fundamental: representações e identidades. In: Guaracira Gouêa; Cristiane Bittencourt; Giovanna Marafon; Helena Rego Monteiro. (Org.). Pesquisas em Educação. 1ªed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. 1, p. 180-190.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Hora, Dayse Martins ; Gonçalves, Rosilene Ramos ; COSTA, Warley . A construção de uma proposta para o Estágio Supervisionado na modalidade a distância. Eccos Revista Científica (Impresso), São Paulo, p. 125 - 142, 15 jun. 2008.

2.
Alves, Nilda ; BITTAR, Marisa ; FERREIRA Jr., Amarilio ; GOMES, Marcos O de A. ; THOMÉ, Nilson ; BEZERRA Neto, Luiz ; BONATO, Nailda M. da C. ; COSTA, Warley ; ANDREOTTI, AZILDE ; ISHAQ, Claudia B. e Vivien ; ZAMPA, Elaine Cristina F. Duarte e Vivian . Olhares sobre as imagens da escravidão africana: Dos pintores viajantes aos livros didáticos de Historia do ensino fundamental. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, p. 147 - 160, 15 jan. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, A.M. ; COSTA, Warley . Tornar-se Professor de História: o Estágio Supervisionado como campo privilegiado para a formação inicial. In: XI ENPEH: Encontro Nacional de Pesquisadores em ensino de História, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História:pesquisa em ensino de História, desafios para um campo de conhecimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 216-223.

2.
COSTA, Warley; CASTRO, M. M. . Escola, currículo e conhecimento histórico escolar: sentidos de negro mobilizados na sala de aula. In: XI Colóquio sobre questões curriculares; VII Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares; I Colóquio Afro Luso Brasileiro, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, 2014. v. 1. p. 1-7.

3.
COSTA, Warley. AFRICA E AFRICANIDADES EM MEIO AOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. In: XXVII SEMINARIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH, 2013, NATAL. Anais do XXVII Seminário Nacional de História, 2013. v. unico.

4.
COSTA, Warley; MORAES, L. S. ; BAHIENSE, D. . Conhecimento Histórico Escolar face às demandas da Escola no século XXI. In: XVI ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didáticas e Práticas de Ensino, 2012, Campinas SP. XVI ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didáticas e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, gratuita e de qualidade, 2012.

5.
COSTA, Warley. A escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: as Diretrizes curriculares e sentidos de ?negro?.. In: XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 anos, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 anos. p. 1-11.

6.
COSTA, Warley. Identidades e diferenças no Ensino de História. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e tensoes no campo de formação e de trabalho, 2010. v. Unico.

7.
COSTA, Warley. curriculo de História e fixação de sentidos sobre o negro: imagens da escravidão que circulam nos livros didáticos. In: 33ª Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

8.
Carmen ; COSTA, Warley . Narrativas de Alteridade nos Currículos de História. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica, 2009, Fortaleza. VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 1-15.

9.
COSTA, Warley. Livro didático de Historia e marcas identitarias afro-brasileiras. In: XIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2008, Seropedica. XIII Encontro de História da Anpuh-Rio: Identidades. Rio de Janeiro: Armazem das Letras, 2008. v. 1.

10.
COSTA, Warley. Escravidão Africana: imagens nos livros didaticos e produção de identidades. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Enc. Nac. de Didática e prática de ensino: Trajetorias e processos de Ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 2008.

11.
COSTA, Warley. Textos e imagens da escravidão nos livros de História. In: Simposio Internacional Livro didático: Educação e histióra, 2007, São Paulo. Livro didático: Educação e histióra. São Paulo: Edusp, 2007. v. 1.

12.
COSTA, Warley. Saber Histórico e construção de identidades. In: XXIV Simposio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simposio Nacional de História^: Historia e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1.

13.
Hora, Dayse Martins ; Gonçalves, Rosilene Ramos ; COSTA, Warley . Estagio Supervisionado: um componente curricular presencial no ensino a distância. In: IV Seminário Internacional: As redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro. As redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. v. 1.

14.
COSTA, Warley. Livro didático de Historia: propagador de acontecimentos e guardião da memória. In: I Encontro de Historia da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niteroi. I Encontro de Historia da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. v. 1.

15.
COSTA, Warley. Imagens da escravidão dos livros de Historia e representações do negro. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitoria. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitoria: UFES, 2007. v. 1.

16.
COSTA, Warley. A escrita da escravidão nos livros didáticos de ensino fundamental nos anos 1980/90. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "Historia, Sociedade e Educação no Brasil", 2006, Campinas. VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "Historia, Sociedade e Educação no Brasil". Campinas: SP:GRAF.

17.
COSTA, Warley. Olhares sobre olhares: imagens da escravidão nos livros didáticos, representações do ser negro e construção de identidades. In: XII Encontro Regional de História, 2006, Niteroi. XII Encontro Regional de História: Usos do Passado, 2006.

18.
COSTA, Warley. Olhares sobre Olhares: Representações da Escravidão Negra nos Livros Didáticos. In: III Seminário Internacional: As Redes de Conhecimento e a Tecnologia, 2005, Rio de Janeiro. Professores/ Professoras: Textos, Imagens e Sons. Rio de Janeiro: Laboratório de Educação e Imagem, 2005. p. 1-15.

19.
COSTA, Warley. Escravidão Africana: imagens no livro didático e constituição de identidades negras. In: Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói. Cotidiano: diálogod sobre diálogos. Niterói: Grupalfa, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Warley. Imagens da Escravidão e construção de Identidades. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Educação: Direito ou Serviço?, 2005. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Warley. ÁFRICA E AFRICANIDADES EM MEIO AOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. In: XXVII SEMINARIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH, 2013, NATAL. Caderno de Resumos do XXVII Seminário Nacional de História, 2013. p. 841-841.

2.
OLIVEIRA, T.M.C.R ; COSTA, Warley . Currículo de História e a temática das identidades: balanço inicial das pesquisas nessa última década. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste:, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: "Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século. São Carlos SP: Editora Cubo, 2009. v. nico. p. 301-301.

3.
COSTA, Warley. Saberes escolares, cultura e poder: imagens que circulam no currículo de História. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.ANPUH, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética. Fortaleza CE: Editora, 2009. v. Unico. p. 231-231.

4.
Carmen ; COSTA, Warley . Narrativas de Alteridade nos Currículos de História. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia MG. VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica. Uberlândia: Editora d Universidade de Uberlândia (EDUFU), 2009. v. Unico.

5.
COSTA, Warley. Imagens da Escravidão no livro Didático. In: .V Jornada Histedbr: ?História, Sociedade e Educação no Brasil, 2005, Sorocaba. Instituiçoes Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas. Campo Grande: UNIDERP, 2005. v. 1. p. 59-59.

6.
COSTA, Warley. Saber histórico e construção de Identidades: olhares sobre as imagens da escravidão nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental. In: VI Jornada do Histedbr: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2005, Ponta Grossa Pr. Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil. Campinasescrr: Graf.FE:, 2005. v. Unico. p. 55-55.

7.
COSTA, Warley. Imagens da Escravidão no livro Didático. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Hiatória: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. Unico. p. 464-464.

8.
COSTA, Warley. A leitura das Imagens da Escravidão nos Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental. In: 15 º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas, 2005. v. Unico. p. 131-131.

9.
COSTA, Warley. Olhares sobre as imagens da escravidão nos livros didáticos. In: II Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II, 2005, Rio de Janeiro. Escola Substantivo Plural. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional dos Editores de Livros, 2005. v. Unico. p. 96-96.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Warley. As reformas da educação atual: tensões e desafios frente ao Projeto de Lei 6.840/2013 para o Ensino Médio e Projeto de Lei 867/2015 contra a doutirnação ideológica'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, Warley. Perspectivas interdisciplinares sobre educação, história e eurocentrismo em Portugal e no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COSTA, Warley. 'O livro didático: Ensino de História e demandas de diferença'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, Warley. Perspectivas para o Ensino de História no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
COSTA, Warley. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira: o movimento social como contexto de referência para a produção do conhecimento escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, Warley; CASTRO, M. M. . Escola, currículo e conhecimento histórico escolar: sentidos de negro mobilizados na sala de aula'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, Warley. Ensino de História da África, dos Afrodescendentes e indígenas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, Warley. Quem é o outro no Currículo de História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, Warley. : Currículo e produção da diferença: 'negro' e 'não negro' na sala de aula de História, Ano de obtenção: 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COSTA, Warley. A escrita escolar da história da Africa e dos afro-brasileiros: as diretrizes curriculares e sentidos de. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, Warley. Curriculo de História e fixação de sentidos de "negro": imagens da escravidão que circulam nos livros didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, Warley. 'IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES PARA UM DEBATE NECESSÁRIO^'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
COSTA, Warley. Saberes escolares, cultura e poder: imagens que circulam no currículo de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, T.M.C.R ; COSTA, Warley . Curriculo de História e a temática das identidades: balanço inicial das últimas décadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Carmen ; COSTA, Warley . Narrativas de Alteridade nos Currículos de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COSTA, Warley. Livros didáticos de Historia e marcas identitarias afro-brasileiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, Warley. Textos e imagens da escravidão nos livros de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
COSTA, Warley. Escravidão Africana: imagens nos livros didaticos e produção de identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
COSTA, Warley. Imagens da escravidão dos livros de Historia e representações do negro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, Warley. Livro didático de Historia: propagador de acontecimentos e guardião da memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, Warley. Saber Histórico e construção de identidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COSTA, Warley. Textos e imagens da escravidão nos livros de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Gonçalves, Rosilene Ramos ; Hora, Dayse Martins ; COSTA, Warley . Estagio Supervisionado: um componente curricular presencial no ensino a distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTEIRO, A.M. ; COSTA, Warley . Tornar-se Professor de História: o Estágio Supervisionado como campo privilegiado para a formação inicial. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017 (Resumo publicado).

2.
COSTA, Warley; CASTRO, M. M. . Escola currículo e conhecimento histórico escolar: sentidos de negro moblizados na sala de aula. Braga Portugal: Copissaurio, 2014 (Resumo publicado).

3.
COSTA, Warley; CORREA, A. C. R. ; FERREIRA, A. C. ; SILVA, W. S. D. ; REIS, R. L. . A UFRJ e a Extensão Universitária por Meio das Ações da DIUC. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012 (Resumo Publicado em Anais do 9 Congresso de Extensão daUFRJ).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, Warley. 'Encontro Internacional sobre Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, Warley. 'Movimento negro, os estudos Afro-brasileiros e a Educação'. 2015. .

2.
COSTA, Warley. Mini curso: As imagens da escravidão nos livros de História do Ens. Fundamental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Marcia Pugas ; COSTA, Warley ; Ana Paula Marinho . Mini-Curso:Os saberes históricos escolares: Desafios e Possibilidades. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pereira, A.; COSTA, Warley; MELLO, J. S. B.. Participação em banca de Carolina Viana Machado. O pós-abolição nas aulas de História: uma análise do papel social atribuído aos negros na História ensinada. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, P. B.; COSTA, Warley; NASCIMENTO, W. F.. Participação em banca de Isabelle de Lacerda Coelho. Axé na sala de aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. E. V.; MIRANDA, C.; CANDAU, V. M. F.; COSTA, Warley. Participação em banca de Eleonora Abad Stefenson. "A terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identidade quilombola no espaço escolar". 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
OLIVEIRA, L. F.; MULLER, T. M. P.; COSTA, Warley; LINS, M. M. F.. Participação em banca de Ursula Pinto Lopes de Farias. "Para além do "bê-abá", "B" de Brasil, "A" de África: relações étnico-raciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental". 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
SOUZA, M. L.; LAMEGO, M. A.; COSTA, Warley. Participação em banca de Altair Caetano. 10 anos de promulgação da Lei 10.639/03:seus reflexos em uma comunidade escolar da periferia. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
SOUZA, M. L.; COSTA, Warley; SENRA, A. O.. Participação em banca de Luiza Mandela Silva Soares. População negra e Ensino Superior: debates sobre o sistema de cotas raciais nas universidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Teses de doutorado
1.
COSTA, Warley. Participação em banca de Érica Elizabeth Vieira. "POVO BRASILEIRO E DEMOCRACIA: Sentidos Mobilizados no Currículo de História". 2015. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, WARLEY; CARVALHO, Fabio Garcez; ANICETO, R.. Participação em banca de Rodrigo Antunes Correa. Memórias e Histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - UFRJ.

2.
GONCALVES, M.; RESNICK, L.; COSTA, Warley. Participação em banca de Fernanda Nascimento Crespo. A República por Laudelina: usos do biográfico no Ensino de História. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ANDRADE, E. P.; COSTA, Warley; PENNA, F. A.; SELLES, S. L. E.. Participação em banca de Carlos Alberto da Silva Costa. Currículo de História da SEEDUC:o que significa delimitar o mínimo?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SOUZA, M. L.; COSTA, Warley; OLIVEIRA, T.. Participação em banca de João Paulo Carneiro. Possibilidades, desafios e negações das relações étnico-raciais no caderno de avaliação Saerjinho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
GABRIEL, C. T.; COSTA, Warley. Participação em banca de Quincas Rodriguez de Souza. O uso de fontes como estratégia didática para a aprendizagem histórica na Educação Básica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História Profissional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
AZEVEDO, P. B.; COSTA, Warley; CARVALHO, C. R.. Participação em banca de Isabelle de Lacerda Nascentes Coelho. Axé na sala de aula: abordando religiões afro-brasileiras no Ensino de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
Pereira, A.; COSTA, Warley; MELLO, J. S. B.. Participação em banca de Carolina Viana Machado. O pós-abolição nas aulas de História: uma análise do papel social atribuído aos negros na Hiatória ensinada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, M. E. V.; COSTA, Warley; CANDAU, V. M. F.; FETZNER, A. R.; MIRANDA, C.. Participação em banca de Eleonora Abad Stefenson. Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, Warley; NICODEMOS, Alessandra; SILVA, S. L. B.. Participação em banca de ZÂMARA GRAZIELA PINHEIRO DE OLIVEIRA. "Além do Livro Didático: UMA ANÁLISE DO NEGRO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
NICODEMOS, Alessandra; COSTA, Warley; MONTEIRO, A.M.. Participação em banca de LUIZ FERNANDO CATTERMOL RODRIGUES DA SILVA. As visões sobre o cidadão na Primeira República (1889-1930) nos livros didáticos de História. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COSTA, Warley; ARAÚJO, C.; SOUZA, M. L.. Participação em banca de João Paulo Carneiro. "CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA:Possibilidades, desafios e negações das relações étnico-raciais nos cadernos do saerjinho". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
XAVIER, G.; Pereira, A.; COSTA, Warley. Participação em banca de Carolina Viana Machado. " ALÉM DA ESCRAVIDÃO: UMA ANÁLISE DO PAPEL SOCIAL DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA".. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Pereira, A.; XAVIER, G.; COSTA, Warley. Participação em banca de JESSIKA REZENDE DE SOUSA. "DO MESTIÇO AO NACIONAL: A QUESTÃO RACIAL NA EXPOSIÇÃO "A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO" (MNH - 2010)".. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
COSTA, Warley. Participação em banca de RAFAELA ALBERGARIA MELLO. "O USO DAS ICONOGRAFIAS DE DEBRET NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DAS COLEÇÕES HISTÓRIA EM DOCUMENTO E HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA".. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
COSTA, Warley. Participação em banca de Cristiane Cruz de Oliveira. Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores de EJA- O Caso do Município de Queimados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
COSTA, Warley. Participação em banca de Eleonora Abad Stefenson. Relações Étnicorraciais no Espaço Escolar e a Lei n° 10.639/03: Um Olhar sobre as Práticas e Estratégias de uma Escola da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
COSTA, Warley; ARAÚJO, C.; Pereira, A.. Participação em banca de Antonio Pedro Cruz Coelho Vicente. "DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
NICODEMOS, A.; COSTA, Warley; ARAÚJO, C.. Participação em banca de Cristiane Cruz de Oliveira. "Políticas Públicas de formação Continuada de Professores de Eja - Caso do Município de Queimados".. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ARAÚJO, C.; Pereira, A.; COSTA, Warley. Participação em banca de Maria de Fatima Barbosa da Silva. Construção de identidades: efeitos da lei 11.645/08 no livro didático de história. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
ARAÚJO, C.; Pereira, A.; COSTA, Warley. Participação em banca de Rodrigo Dias Teixeira. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática de aprendizagem libertadora na educação básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Carmen; COSTA, Warley; NICODEMOS, A.. Participação em banca de Marcia de Araújo Lessa Giubert. Ensino de História e a pratica da narrativa: uma análise a partir dos discursos dos professores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
COSTA, Warley; MONTEIRO, A.M.; Carmen. Participação em banca de Quincas Rodrigues de Souza. O conhecimento histórico escolar: o que os jovens têm a dizer. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ARAÚJO, C.; COSTA, Warley; Pereira, A.. Participação em banca de Sergio Daniel Nasser. Conflitos entre educação pública e educação privada e o ensino de história. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
COSTA, Warley; NICODEMOS, A.; ARAÚJO, C.. Participação em banca de Thabata Mortani Lopes. Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
COSTA, Warley. Participação em banca de Márcia Cristina Gomes de Souza. A Educação de Jovens e Adultos: Uma Trajetória, Ensino e Currículo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
COSTA, Warley. Participação em banca de Alexandre do Nascimento Pires. A História em Disputa- Treinando o Olhar para a Promoção de Igualdade Étnica-Racial no Brasil: Analisando o Livro Didático Abrigado no PNLD 2012. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
COSTA, Warley. Participação em banca de Karina Sciliano Oliva Saraiva. Patrimonio Cultural Imaterial em livros didáticos para o ensino de história dos anos iniciais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
MONTEIRO, A.M.; COSTA, Warley. Participação em banca de Marcia Cristina de Souza Pugas. Saberes Históricos escolares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
MONTEIRO, A.M.; COSTA, Warley. Participação em banca de Gizele Gonçalves Costa Lopes. Ensinamos Português e Matemática ou isto é História?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
COSTA, Warley; CARVALHO, Fabio Garcez; ARAÚJO, C.. Participação em banca de Suely Barbosa de Moraes. A Africa na sala de aula: desconstruindo e reconstruindo olhares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
COSTA, Warley; CARVALHO, Fabio Garcez; ARAÚJO, C.. Participação em banca de Priscilla Nazareth Chaves São Bento. O cinema e a produção de filmes no ensino de História: novos usos e possibilidades do cinema e da mídia no Ensino de História. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
MONTEIRO, A.M.; COSTA, Warley; ARAÚJO, C.. Participação em banca de inácio Augusto dos Santos Neto. A importância da Educação Patrimonial para a preservação do Patrimônio Cultural: o Teatro Antonio gonzaga como estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZEVEDO, P. B.; COSTA, Warley. Participação em banca de Rosangela Gomes Pontes.A Lei 10.639/2003 nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 a 2014.". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, P. B.; COSTA, Warley. Participação em banca de Rosângela Gomes Pontes."A lei 10.639/2003 nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 a 2014". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
COSTA, Warley; ABREU, A. P.; Heringer, Rosana. Participação em banca de Herlândia Oliveira de Sousa.Os Estudantes universitários de origem popular no curso de Pedagogia da UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VITTORIO, P.; SOUZA, M. L.; COSTA, Warley. Participação em banca de Sandra Rosa de Sousa Vieira Souto.Jogos do Teatro do Oprimido como forma alternativa de formação educacional em uma escola de EJA em Duque de Caxias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
COSTA, Warley; Pereira, A.; NICODEMOS, A.. Participação em banca de Maria Aparecida de Oliveira Moreira."A Educação Básica so ISERJ e as Relações Étnicorraciais". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
HANDFAS, A.; COSTA, Warley. Participação em banca de Valéria Pereira da Costa Leite."UMA ANÁLISE DO MAL ESTAR DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DE MERITI". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Cunha, Regina Céli Oliveira da; LERH, R.; COSTA, Warley. Participação em banca de Carla Bezerra Aquino dos Santos.Uma perspectiva de educação tratando de-se de adolescentes em conflito com a lei: um estudo de caso numa instituição de semiliberdade (CRIAAD-ILHA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Ortigão, Isabel; COSTA, Warley. Participação em banca de Deise Cristina de Freitas Aireira.Avaliação da Aprendizagem escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
Sousa, Sandra Cristina Ferreira de; COSTA, Warley. Participação em banca de Rosa Ýara Santos de Vasconcelos.Avaliação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
Souza, Maria Helena Viiana; COSTA, Warley. Participação em banca de Ângela da Costa.O negro e a mobilidade social através do processo educacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
COSTA, Warley; Fernandes, Claudia. Participação em banca de Claudia Maria Bastos Fernando de Moraes.O fracasso escolar: uma reflexão sobre o uso da avaliação da aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
Gabriela dos Santos Barbosa; COSTA, Warley. Participação em banca de Liana Capella de Chaves.A construção do Projeto político-pedagógico: O que é? Para quê? E como?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, Warley; SANTIAGO, A.; PENNA, F. A.. Concurso Público Prof. Adjunto Métodos e Técnicas de Ensino de História. 2015. Faculdade de Formação de Professores UERJ.

2.
COSTA, Warley. Banca do Concurso para Professor Adjunto na Área de Métodos e Técnicas de Ensino: Ensino de História. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BARRETO, R.; COSTA, Warley. Concurso Publico para professor do Ensino Básico de História da África. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
SOUZA, M. L.; FERNANDEZ, R. L.; BARRETO, R.; COSTA, Warley. Concurso de provas e títulos para professor do ensino básico CEFET. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
COSTA, Warley; Pereira, A.; TEIXEIRA, R. C.. Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Didática/ Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Sociais. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
Pereira, A.; COSTA, Warley; NICODEMOS, A.. Banca processo seletivo do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MONTEIRO, A.M.; NICODEMOS, A.; COSTA, Warley. Banca examinadora para professor substituto de Didática e Prática de Ensino de História. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COSTA, Warley; Pereira, A.; ARAÚJO, C.. Banca examinadora do Processo seletivo para discentes do Curso de Especialização. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2. XI ENPEH: Encontro Nacional de Pesquisadores em ensino de História.Tornar-se Professor de História: o Estágio Supervisionado como campo privilegiado para a formação inicial. 2017. (Encontro).

2.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Conhecimento Histórico escolar e questões étnico-raciais: sentidos de negro mobilizados nas propostas curriculares. 2017. (Simpósio).

3.
I ENCONTRO DE ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS.Educação e Cultura. 2016. (Encontro).

4.
II Jornada de História Discussão da BNCC. 2016. (Outra).

5.
Aula inaugural Especialização História e Cultura Africana e Afro-brasileira.Educação e questões étnico-raciais: a vez da Africa e dos afro-brasileiros nos currículos escolares. 2015. (Outra).

6.
II Seminário de Ensino de História nas redes de formação: História do Rio de Janeiro narrada nas escolas.Narrativa para pensar o Ensino de História do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação: História do Rio de Janeiro narrada nas escolas."Conversa entre pesquisadores: Narrativa para pensar o Ensino de História do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Seminário).

8.
IV Encontro Internacional do Ensino de História.Conhecimento Histórico Escolar e questões étnicos-raciais. 2015. (Encontro).

9.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Conhecimento Histórico escolar e questões étnico-raciais: sentidos de negro mobilizados nas propostas curriculares. 2015. (Encontro).

10.
Jornada de História Discussão da BNCC. 2015. (Outra).

11.
Perspectivas para o Ensino de História no Ensino Médio Anpuh Idei.As Reformas educacionais no Ensino Médio na atualidade. 2015. (Outra).

12.
PPGEH-UFRJ Prof. História.O livro didático: ensino de história e demandas da diferença. 2015. (Outra).

13.
Seminário Anisio Teixeira PPGE-UFRJ.As reformas da Educação atual: tensões e desafios frente ao Projeto de Lei 6840/2013 para o Ensino Médio e o Projeto de Lei 867/2015 contra a doutrinação partidária. 2015. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Perspectivas Disciplinares sobre Educação, história e eurocentrismo em Portugal e no Brasil.O negro e o Ensino de História no Brasil. 2015. (Seminário).

15.
VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Formação Docente para as Relações Étnico-raciais. 2015. (Seminário).

16.
VIII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Formação docente para as relações étnico-raciais. 2015. (Seminário).

17.
XXXVII Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Coordenadora de sessão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 2015. (Outra).

18.
XXXVII Jornada Giulio Massarani de iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Coordenação de Seção da JITAC UFRJ. 2015. (Outra).

19.
XVI Encontro Regional de História ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas.ST.18 Ensino de História e Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas. 2014. (Seminário).

20.
XVI Encontro Regional de História ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas.ST-018: Ensino de História e Culturas Africanas, afro-brasileiras e Indígenas. 2014. (Encontro).

21.
10º Congresso de Extensão da UFRJ. Trabalhos. 2013. (Congresso).

22.
CURRÍCULO DE HISTÓRIA EM PAUTA.quem é o outro no currículo do História. 2013. (Seminário).

23.
Encontro Internacional sobre Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira.História da África e Cultura Afro-Brasileira: temas e questões para as salas de aula. 2013. (Encontro).

24.
III Jornada saberes e Práticas na Educação Básica.Propostas Curriculares. 2013. (Outra).

25.
I Seminário Cultura Negra no Atlântico: reflexões sobre a diáspora, identidades, raça e história transnacional no pós-abolição.O "Clamor do povo negro" nos bancos escolares: sentidos de negros mobilizados nas propostas curriculares. 2013. (Seminário).

26.
I Seminário de Ensino de História nas redes de formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro.Ensino de História e Formação Inicial: o lugar da Licenciatura. 2013. (Seminário).

27.
I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação: Impactos nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro.Seminário de Ensino de História. 2013. (Seminário).

28.
VI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares ?Currículo: (RE)CONSTRUINDO OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO. 2013. (Outra).

29.
VII Encontro Estadual de Ensino de História - O Ensino de história face às demandas do tempo presente.Lei 10.639: um desafio para o currículo de História. 2013. (Encontro).

30.
XXVI Seminário Nacional de História ANPUH.AFRICA E AFRICANIDADES EM MEIO AOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. 2013. (Seminário).

31.
XXXIV Jornada Julio Massarani de Iniciação Cientifica. DE FORA PARA DENTRO: a percepção de alunos de um pré-vestibular comunitário acerca da universidade. 2013. (Exposição).

32.
9 Congresso de Extensão da UFRJ. A UFRJ e a Extensão Universitária por Meio das Ações da DIUC. 2012. (Congresso).

33.
Diálogo entre Pesquisadores.A Questão Racial. 2012. (Seminário).

34.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica Artística e Cultural da UFRJ.DE FORA PARA DENTRO: A percepção de alunos de um pré-vestibular comunitário acerca da Universidade. 2012. (Outra).

35.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em sua Múltiplas Dimensões."Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Cultura". 2011. (Encontro).

36.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Pós graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Cultura. 2011. (Encontro).

37.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões na UFRJ.Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Cultura. 2011. (Encontro).

38.
8 Congresso de Extensão da UFRJ. A Comunidade vai à Universidade: Reconhecimento e Identidade dos Estudantes de Origem Popular na UFRJ. 2011. (Congresso).

39.
8 Congresso de Extensão da URFJ. A DIUC e os Projetos de Extensão como Braço Mobilizador e Integrador entre a Comunidade e a Universidade. 2011. (Congresso).

40.
8ºCongresso de Extensão da UFRJ. A DIUC e os Projetos de Extensão como Braço Mobilizador e Integrador entre a Comunidade e a Universidade. 2011. (Congresso).

41.
8º Congresso de Extensão da UFRJ. 2011. (Congresso).

42.
Oratória Rogéria Guida.Memórias do cativeiro, histórias da abolição. 2011. (Outra).

43.
XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH).A Escrita Escolar da História da Africa e dos Afro-Brasileiros :As diretrizes Curriculares de Negro. 2011. (Simpósio).

44.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.CURRÍCULO DE HOSTÓRIA E FIXAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O NEGRO: IMAGENS DA ESCRAVIDÃO QUE CIRCULAM NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2010. (Outra).

45.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).

46.
IV ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA "CONEXÕES DE SE SABERES. 2010. (Encontro).

47.
O valor da História hoje. 2010. (Seminário).

48.
XV Endipe.Identidades e diferenção no ensino de História: questões para um debate necessário. 2010. (Encontro).

49.
XV Endipe. 2010. (Encontro).

50.
Africa e Africanidades Dez conferencias sobre História da Africa.Identidades negras nos curriculos de história. 2009. (Encontro).

51.
Conversas entre professores.A escola, a formação de jovens e crianças, a História hoje: impasses e projetos. 2009. (Encontro).

52.
I Forum de Cultura Afro-brasileira.Os negros nos livros didáticos. 2009. (Outra).

53.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Currículo de História e a temática das identidades: balanço inicial das pesquisas nesta última década. 2009. (Encontro).

54.
Seminário de Pesquisa e Prática educativa: os desafios da pesquisa no Ensino de História.As imagens da Escravidão nos livros de História so Ens. Fundamental. 2009. (Seminário).

55.
VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica.Narrativas de Alteridade nos Currículos de História. 2009. (Encontro).

56.
XXV Simpósio Nacional de História.Saberes escolares, cultura e poder: imagens que circulam no currículo de História. 2009. (Seminário).

57.
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Saberes escolares, cultura e poder: imagens que circulam no currículo de História. 2009. (Simpósio).

58.
Conferência de História da UNIFOA.Conferência de História da UNIFOA. 2008. (Outra).

59.
I Encontro de Docentes e Discentes de EAD da UNIRIO. 2008. (Encontro).

60.
Seminário Faculdade de Educação 40 anos: Formação de Prof.: Desafios e Perspectivas. 2008. (Seminário).

61.
XIII Encontro de Historia Anpuh-Rio.Livros didáticos de Historia e marcas identitarias afro-brasileiras. 2008. (Encontro).

62.
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Livro didático de Historia: propagador de acontecimentos e guardião da memória. 2007. (Encontro).

63.
II Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da UNIRIO. 2007. (Encontro).

64.
Simpósio Internacional do Livro Didático: Educação e História.Textos e imagens da escravidão nos livros de História. 2007. (Seminário).

65.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Imagens da escravidão dos livros de Historia e representações do negro. 2007. (Encontro).

66.
XXIV Simposio Nacional de Historia: História e Multidisciplinaridade territórios e deslocamentos.Saber Histórico e produção de Identidades. 2007. (Seminário).

67.
Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia para os Anos Iniciais do Ens Fundamental- PAIEF/UNIRIO?CEDERJ.O Estágio Supervisionado no curso PAIEF/UNIRIO?CEDERJ. 2006. (Encontro).

68.
Oficina da Disciplina Didática Especial de História.Olhares sobre a escravidão nos livros de Historia. 2006. (Oficina).

69.
SEmana de Psicologia: Tema Direitos Humanos.As imagens da escravidão nos livros de História: Representações e Identidades. 2006. (Outra).

70.
Seminário: A Geografia e a Historia no Ensino Fundamental. 2006. (Seminário).

71.
SEminário nas rotas do Império: Eixos Mercantis, Trafico de escravos e Relações Sociais no Mundo Português. 2006. (Seminário).

72.
VII Seminario Nacional de Estudos e Pesquisas: Historia, Sociedade e Educação no Brasil.A escrita da escravidão nos livros didáticos de ensino fundamental nos anos 1980/90. 2006. (Seminário).

73.
XII Encontro Regional de História Anpuh: Usos do passado.Olhares sobre olhares: imagens da escravidão nos livros didáticos, representações do ser negro e construção de identidades. 2006. (Encontro).

74.
15º Congresso de Leitura: II Seminário sobre Leitura, Escola, História.Leitura das imagens da escravidão nos livros didaticos de Historia do ensino fundamental. 2005. (Seminário).

75.
Congresso Internacional Cotodiano- Dialogos sobre dialogos. Escravidão Africana: imagens nos livros didaticos e produção de identidades. 2005. (Congresso).

76.
Encontro Programa Pós-Graduação em Ensino de História UFRJ.O livro didático: ensino de história e demandas da diferença. 2005. (Encontro).

77.
II Encontro de Docentes do Colégio Pedro II (II EPAD).Olhares sobre as imagens da escravidão nos livros didáticos. 2005. (Encontro).

78.
III Seminário Internacional: As Redes de Conhecimento e Tecnologia.III Seminário Internacional: As Redes de Conhecimento e Tecnologia. 2005. (Seminário).

79.
I Simposio sobre subjetividade e educação.Ser negro no Brasil: imagens da escravidão e representações nos livros didáticos de História. 2005. (Simpósio).

80.
V Fórum Social Mundial em Porto Alegre- RS.V Fórum Social Mundial em Porto Alegre- RS. 2005. (Outra).

81.
VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil: Educação: Direito ou serviço?.Imagens da escravidão no livro didático. 2005. (Encontro).

82.
VI Jornada Nacional do HISTEDBR: Reconstrução Histórica das Instituições Escolares.Saber Histórico e construção de identidades: olhares sobre as imagens da escravidão nos livros didaticos de Historia do Ensino Fundamental. 2005. (Outra).

83.
V Jornada do HISTEDBR: Inst. Escolares Brasileiras: Historia, Historiografia e Práticas.Imagens da escravidão no livro didático. 2005. (Outra).

84.
XXIII Simposio Nacional de Historia: Guerra e Paz.Imagens da escravidão no livro didático. 2005. (Simpósio).

85.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

86.
Congresso de Jovens da Leopoldina. A Educação na Juventude do século XXI. 2004. (Congresso).

87.
II Seminário de Pesquisa em educação do NEB (Nucleo de Est. da Educação).Saber Histórico e construção de identidade. 2004. (Seminário).

88.
V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas.V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas. 2004. (Encontro).

89.
Seminário Empowerment: concepções e estratégias de Movimentos Sociais e campos profissionais no Brasil.Movimentos Sociais e profissionais do sexo. 2003. (Seminário).

90.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em sua Múltiplas Dimensões. 2001. (Encontro).

91.
Encontro Nacional de Professores Universitários de História.Encontro Nacional de Professores Universitários de História. 2001. (Encontro).

92.
Seminário: A Geografia e a História no Ensino Fundamental.Seminário: A Geografia e a História no Ensino Fundamental. 2001. (Seminário).

93.
III Encontro de História da UFF ? Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil.III Encontro de História da UFF ? Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil. 1999. (Encontro).

94.
I Seminário sobre a Formação do Professor de História.I Seminário sobre a Formação do Professor de História. 1999. (Seminário).

95.
Seminário: A questão Racial no Brasil.Seminário: A questão Racial no Brasil. 1998. (Seminário).

96.
II Encontro de História da UFF ? Sociedade e Escravidão: Debate das Interpretações.II Encontro de História da UFF ? Sociedade e Escravidão: Debate das Interpretações. 1997. (Encontro).

97.
Encontro Lê de Educadores: Encontro sobre História.Encontro Lê de Educadores: Encontro sobre História. 1996. (Encontro).

98.
2a Encontro Latino-Americano de Educação.2a Encontro Latino-Americano de Educação. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICODEMOS, Alessandra ; Pereira, A. ; MONTEIRO, A.M. ; GABRIEL, C. T. ; ARAÚJO, C. ; XAVIER, G. ; AZEVEDO, P. B. ; COSTA, Warley . XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Outro).

2.
COSTA, Warley; Carmen ; MONTEIRO, A. . I Seminário de Ensino de História nas redes de formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

3.
Carmen ; COSTA, Warley . I Seminário de Ensino de História nas redes de formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

4.
COSTA, Warley. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente de Didática de Ensino de Português-Italiano. 2010. (Concurso).

5.
ANDRADE, Miriam ; MONTEIRO, Helena Rego ; COSTA, Warley ; LOURENÇO, Eduarda ; FERREIRA, Neide Ana . I Encontro de Docentes e Discentes de Educação a Distância da UNIRIO. 2008. (Congresso).

6.
COSTA, Warley. I Simpósio sobre Subjetividade e Educação. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Antunes Correa. Identidade e memória no espaço escolar. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ProfHistória Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alice Cristina Evangelho Costa. A construção do currículo de História para uma aprendizagem significativa:a utilização de conceitos fundantes e estruturantes para sua elaboração. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

2.
Jael dos Santos lopes Moreira. Narrativas antirracistas: João Cândido e a Revolta da Chibata. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

3.
Ingrid de Brito Alves da Assunção. O uso do filme como recurso didático nas aulas de História: o que nos diz os PCNs. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

4.
João Paulo Carneiro. "CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E NEGAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NOS CADERNOS DO SAERJINHO".. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

5.
Janete Ribeiro Gomes da Silva. Religiões de origem africana nos livros didáticos de História. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

6.
Sara Carolina dos Santos. O Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos livros didáticos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

7.
Luciano de Pontes Paixão. ESTÍMULO TÁTIL: O USO DO JOGO COMO FACILITADOR PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

8.
Thiago Werneck Gonçalves. AS REPRESENTAÇÕES MAÇÔNICAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA ? PNLD 2014. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

9.
Rafaela Albergaria Mello. As imagens de Debret nos livros didáticos de História. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

10.
Reginaldo de Lira Pena. O governo Jânio Quadros: uma abordagem no livro História da Sociedade Brasileira. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

11.
Antonio Pedro Sheppard Cruz Coelho Vicente. Discriminação racial no ambiente escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

12.
Eleonora Abad Setefenson. RElações étnico-raciais no espaço escolar e a Lei 10.639/2003: um olhar sobre as práticas e estratégias de uma escola da Região Metropolitana do Rio de Janeiro o. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

13.
Maria Aparecida de Oliveira Moreira. A Educação Básica do ISERJ e as relações étnico-raciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

14.
Thabata Mortani Lopes. Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica de Oliveira Feliz. Narrativas sobre o negro: um estudo a partir dos livros didáticos de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

2.
Jéssica Guimarães Barbosa. O negro no livro didático de História:uma análise a partir da Lei 10.639. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

3.
Herlândia Oliveira de Sousa. O estudante de Origem Popular no curso de Pedagogia da UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UFRJ. Orientador: Warley da Costa.

4.
Marli Machareth Branco. Preconceito cultural na educação: um relato de experiência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

5.
Kellen Cristina de Camargo Rangel. A imagem do negro no livro didático das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

6.
Maria Helena Netto. A política de cotas para negros nas universidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

7.
Sueli da Rocha Pereira. Discriminação racial e educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

8.
Sandra Seabra Aguiar. O Projeto político- pedagógico visando a autonomia da escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

9.
Andréa dos Santos Azevedo Melo. A Educação Sexual nas séries iniciais e a importância do papel do educador frente a esta realidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

10.
Ana Elza de Farias. O uso dos jogos no ensino da matemática e a construção de noções lógicas e matemáticas no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

11.
Ilka Calazange da Motta. A condição da escola e do professor frente a seus novos desafios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.

12.
Iara Rezende Costa. A Relação professor/aluno como fator facilitador na construção do conhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Warley da Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Carmen2011Carmen ; COSTA, Warley . Currículo de História, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveis. Educação e Realidade, v. 36, p. 127-146, 2011.

2.
COSTA, WARLEY2014COSTA, WARLEY. FLUXOS DE SENTIDOS DE NEGRO RECONTEXTUALIZADOS. Revista Espaço do Currículo, v. 7, p. 553-567, 2014.


Livros e capítulos
1.
COSTA, Warley; MONTEIRO, A. ; ARAÚJO, C. ; Carmen . Pesquisa em Ensino de História. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014. v. 01. 279p .

1.
COSTA, Warley. Currículo de História e Produção da Diferença: fluxos de sentidos de negro recontextualizados na História Ensinada. In: MONTEIRO, AM.; COSTA, Warley: GABRIEL, C. T.; ARAUJO, Cinthia... (Org.). Pesquisa em Ensino de História. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Mauad X: Faperj, 2014, v. 01, p. 129-146.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Warley. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira: o movimento social como contexto de referência para a produção do conhecimento escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, Warley; CASTRO, M. M. . Escola, currículo e conhecimento histórico escolar: sentidos de negro mobilizados na sala de aula'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, Warley. Ensino de História da África, dos Afrodescendentes e indígenas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, Warley. 'Movimento negro, os estudos Afro-brasileiros e a Educação'. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:41:13