Daniela de Souza Canovas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8380139852574175
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Columbia University, sob supervisão do Prof. Dr. R. Douglas Greer, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com ênfase em Desenvolvimento de Comportamentos Verbais e Intervenção Precoce. Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento Aplicada nos seguintes temas: comportamentos simbólicos, formação de classes funcionais e classes de equivalência em crianças, intervenção comportamental com crianças com desenvolvimento típico e crianças com desenvolvimento atípico (incluindo crianças diagnosticadas com autismo). Daniela é Analista do Comportamento Certificada (Board Certified Behavior Analyst) nível de doutorado (BCBA-D) e atualmente é diretora do Programa de Intervenção Precoce do Grupo Método. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela de Souza Canovas
Nome em citações bibliográficas
CANOVAS, D. S.;DE SOUZA CANOVAS, DANIELA;CANOVAS, DANIELA;CANOVAS, DANIELA S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Teachers College, Columbia University (Orientador: R. Douglas Greer).
Título: Discriminações simples, classes funcionais e classes de equivalência, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Paula Debert.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Discriminações simples - simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2008 - 2010
Especialização em Clínica. (Carga Horária: 580h).
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR, Brasil.
Título: Controle por regras e insensibilidade a novas conseqüências como produtos de uma história de controle coercitivo intenso: um estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Orientador: Eliana Leite Bastos.
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Formação de classes de estímulos funcionalmente equivalentes a partir do ensino de discriminação simples em crianças.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Orientação familiar em terapia para crianças e ado. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Avanços no estudo do comportamento verbal e as hab. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Crianças com problema de aprendizagem e formação d. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Estratégias de intervenção em crise: teoria e prát. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Aconselhamento em grupo: uma perspectiva da AC. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Inclusão escolar sob a perspectiva da Análise do C. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Terapia por Contingências de Reforçamento com cria. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamentalismo radical: ontologia, epistemolog. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Características básicas de um programa ABA para cr. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Terapia Comportamental-Cognitiva para crianças: ad. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2003 - 2003
Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação de transtorno de aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Grupo Método, GM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora do Programa de Intervenção Precoce, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora clínica, Carga horária: 40


Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professora e Supervisora, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal
Outras informações
Professora e Supervisora no Curso de Qualificação em Análise do Comportamento Aplicada


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Aluna de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - 05/2012
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Psicóloga Voluntária no Projeto Cais-USP.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Intervenção em Psicologia Clínica: Atendimento terapêutico em situação clínica segundo o modelo de seleção do comportamento pelas conseqüências.
03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Promovendo Habilidades Sociais em crianças.
03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Análise do Comportamento em Clínica.
03/2006 - 12/2006
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Análise e Programação de contingências favorecedoras de condutas humanas em organizações de trabalho no contexto de Economia Solidária.
03/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Análise do Comportamento em Situações Clínicas.
03/2004 - 12/2004
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Programa de Atendimento à Criança Pequena.


Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Reversões de discriminações simples e classes de equivalência
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela de Souza Canovas - Coordenador / Paula Debert - Integrante.
2009 - 2012
Ambientes virtuais como ferramenta para a aprendizagem de discriminação em pré-escolares
Descrição: O projeto tem o objetivo de verificar a viabilidade de utilização de um procedimento informatizado em formato de jogo e possíveis efeitos desse procedimento na aprendizagem de discriminações em crianças pré-escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela de Souza Canovas - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Vanessa Ayres Pereira - Integrante.
2008 - 2010
Discriminações simples - simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniela de Souza Canovas - Coordenador / Deisy das Graças de Souza - Integrante.
2007 - 2008
Formação de classes de estímulos funcionalmente equivalentes a partir do ensino de discriminação simples em crianças
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
O ensino do reconhecimento de palavras com procedimento de discriminação sem erro como facilitador da leitura de estórias infantis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniela de Souza Canovas - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2004
Desenvolvendo Instrumentos de Avaliação de Habilidades Sociais e Investigando Variáveis Relacionadas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniela de Souza Canovas - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del-Prette - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento/Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Aplicada do Comportamento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação e Intervenção Comportamental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AYRES-PEREIRA, VANESSA2018AYRES-PEREIRA, VANESSA ; CANOVAS, DANIELA S. ; VARELLA, ANDRÉ A. B. ; DE SOUZA, DEISY G. . Generalization of equivalence relations from photos to objects by preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 109, p. 394-407, 2018.

2.
DE SOUZA CANOVAS, DANIELA2015DE SOUZA CANOVAS, DANIELA; DEBERT, PAULA ; PILGRIM, CAROL . Transfer-of-Function and Novel Emergent Relations Using Simple Discrimination Training Procedures. The Psychological Record, v. 65, p. 337-346, 2015.

3.
POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON2015POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; DE SOUZA CANOVAS, DANIELA ; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY . Simple Discrimination and Reversal Learning Sets in Typically Developing Young Children. The Psychological Record, v. 65, p. 411-423, 2015.

4.
MORENO, ANTONIO2014MORENO, ANTONIO ; VARELLA, ANDRÉ ; CANOVAS, DANIELA ; POSTALLI, LÍDIA ; FIX VENTURA, DORA ; SOUZA, DEISY . Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 7, p. 207-220, 2014.

5.
DE SOUZA CANOVAS, DANIELA2013DE SOUZA CANOVAS, DANIELA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS ; DA SILVA BARROS, ROMARIZ . Simple Successive Discrimination and Functional Class Formation in Preschool Children. The Psychological Record, v. 63, p. 525-544, 2013.

6.
ALMEIDA-VERDU, A. C. M.2012ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; HUBNER, M. M. C. ; FAGGIANI, R. B. ; CANOVAS, D. S. ; LEMOS, M. S. . Aquisição de linguagem e habilidades pré-requisitos em pessoas com transtorno do espectro autista. Revista de Defeciência Intelectual, v. 3, p. 36-42, 2012.

7.
CANOVAS, D. S.;DE SOUZA CANOVAS, DANIELA;CANOVAS, DANIELA;CANOVAS, DANIELA S.2010CANOVAS, D. S.; POSTALLI, L. M. M. ; de Souza, DdG ; de SOUZA, D. G. . Classes funcionais e de equivalência derivadas de linha de base de discriminações simples e condicionais em crianças. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 6, p. 9-36, 2010.

8.
LIONELLO-DENOLF, K. M.2008 LIONELLO-DENOLF, K. M. ; MCILVANE, W. J. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. ; BARROS, R. S. . Reversal Learning set and Functional Equivalence in children with and without autism. The Psychological Record, v. 58, p. 15-36, 2008.

9.
Postalli, L. M. M.2008Postalli, L. M. M. ; Almeida, D.M.B. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. . Ensino de reconhecimento de palavras no contexto de leitura de histórias infantis. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 4, p. 27-51, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Postalli, L. M. M. ; BUENO, D. M. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. . O ensino do reconhecimento de palavras com procedimento de discriminação sem erro como facilitador da leitura de estórias infantis. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte (MG). Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANOVAS, D. S.; Debert, P. . Classes funcionais e classes de equivalência avaliadas após treino de discriminações simples com respostas diferenciais em crianças pequenas. In: 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicação Científica, 2014.

2.
Pereira, V. A. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. . Efeitos de um ambiente virtual sobre a aprendizagem discriminativa em pré-escolares. In: XII Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais da XII Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar, 2013.

3.
JAVED, S. ; CANOVAS, D. S. ; GREER, R. D. . The effects of an operant conditioning on inducing conditioned reinforcement for observing books in early intervention students with developmental delays. In: 39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2013, Minneapolis, MN. 39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International Program, 2013.

4.
Varella, A. A. B. ; MORENO, A. M. ; CANOVAS, D. S. ; Postalli, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Restricted stimulus control in individuals with autism. In: São Paulo School of Advanced Science: Autism, 2012, São Carlos. Program, 2012.

5.
CANOVAS, D. S.; Debert, P. . Functional classes and equivalence classes evaluated after simple discrimination training in preschool children. In: 38th ABA Annual Convention, 2012, Seatle. 38th Annual Convention, Association for Behavior Analysis International, 2012.

6.
CANOVAS, D. S.; Debert, P. . Equivalence classes evaluated with go/no-go procedure after simple discrimination reversal training. In: 37th ABAI Annual Convention, 2011, Denver, Colorado, EUA. Program Archives, 2011.

7.
CANOVAS, D. S.; Debert, P. . Classes de equivalência avaliadas por meio de procedimento go/no-go após treino de discriminações simples via respostas diferenciais. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador. Conteúdo dos trabalhos apresentados no Encontro de 2011, 2011.

8.
CANOVAS, D. S.; Debert, P. . Equivalence classes evaluated with go/no-go procedure after simple discrimination training. In: 6th ABA International Conference, 2011, Granada. Program Archives, 2011.

9.
CANOVAS, D. S.; Queiroz, A.C.M. ; Debert, P. . Leitura a partir do procedimento go/no-go com estímulos compostos. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba - PR. Resumos de Comunicação Científica, 2010.

10.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. . Discriminações simples sucessivas a partir do procedimento go/no-go na formação de classes funcionais. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba - PR. Resumos de Comunicação Científica, 2010.

11.
Pereira, V. A. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. ; Brito Neto, C.S. ; Galvão, O.F. . Ambientes virtuais como ferramenta para a aprendizagem de discriminação em pré-escolares. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba - PR. Resumos de Comunicações Científicas, 2010.

12.
CANOVAS, D. S.; Postalli, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Avaliação de classes funcionais emergentes a partir de discriminações simples e discriminações condicionais em pré-escolares. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas - SP. Conteúdo dos trabalhos apresentados no Encontro de 2009, 2009.

13.
Aggio, N.M. ; CANOVAS, D. S. ; CORTEZ, M. C. D. ; MORENO, A. M. . Programação e Avaliação de disciplina para ensino de habilidades necessárias ao pesquisador em Análise Experimental do Comportamento. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas - SP. Conteúdo dos trabalhos apresentados no Encontro de 2009, 2009.

14.
CANOVAS, D. S.; da Costa, A.R.A. ; Domeniconi, D. . Treinos de discriminações simples e condicionais e teste de transferência de função para estímulos não treinados em cães. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia - GO. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009.

15.
CANOVAS, D. S.; Postalli, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Estratégias Metodológicas Empregadas no Ensino de Discriminações Simples e Reversões Repetidas em Crianças pré-escolares. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas - SP. Conteúdo dos trabalhos apresentados no Encontro de 2008 em Campinas - SP, 2008.

16.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. ; BARROS, R. S. ; MCILVANE, W. J. . Formação de classes funcionais e Learning set em crianças a partir do ensino de discriminações simples e reversões repetidas. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

17.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. ; Postalli, L. M. M. . Testes de emparelhamento entre membros de classes funcionais estabelecidas a partir de discriminação simples em crianças. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica, 2007.

18.
VARGAS, M. B. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. ; MARANHE, E. A. . Avaliação de um programa de compreensão de leitura para leitores iniciantes. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2006, São Carlos (SP). Anais do XIV Congresso de Iniciaçao Científica - UFSCar, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. ; BARROS, R. S. . Simple successive discrimination and functional class formation in preschool children. The Psychological Record, 2013.

2.
CANOVAS, D. S.; Postalli, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Classes funcionais e de equivalência derivadas de linha de base de discriminações simples e condicionais em crianças. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CANOVAS, D. S.. Análise do Comportamento Verbal e Indução de repertórios verbais e pré-requisitos em crianças com desenvolvimento atípico na perspectiva de R. D. Greer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CANOVAS, D. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Intervenção para comportamentos-problema - Orientações aos pais e profissionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CANOVAS, D. S.. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Conceitos e Prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Santos, R.S. ; CANOVAS, D. S. . Software desenvolvido para ensino de discriminações sucessivas (go/no-go). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. . Discriminações simples - simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais em crianças. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
CANOVAS, D. S.; SOUZA, D. G. . Formação de classes de estímulos funcionalmente equivalentes a partir do ensino de discriminação simples em crianças. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
Postalli, L. M. M. ; BUENO, D. M. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. . O ensino do reconhecimento de palavras com procedimento de discriminação sem erro como facilitador da leitura de estórias infantis. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
VARGAS, M. B. ; CANOVAS, D. S. ; SOUZA, D. G. ; MARANHE, E. A. . Avalição de um programa de compreensão de leitura para leitores iniciantes. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROS, R. S.; CANOVAS, D. S.; MIGUEL, C. F.. Participação em banca de Eugênia Andréa Leão Santos. Formação de classes de equivalência via consequências específicas em crianças com autismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; CANOVAS, D. S.; FIGUEIRAS, A. C. M.; FERREIRA, E. A. P.. Participação em banca de Marilu Michelly Cruz de Borba. Intervenção ao autismo via ensino de cuidadores. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Encontro Brasil & USA de autismo.Análise funcional experimental e tratamento de comportamento auto lesivo em uma criança com autismo. 2015. (Encontro).

2.
24o Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise do Comportamento Verbal e Indução de repertórios verbais e pré-requisitos em crianças com desenvolvimento atípico na perspectiva de R. D. Greer. 2015. (Congresso).

3.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Procedimentos de ensino e variáveis facilitadoras para aprendizagem de discriminações simples e relações verbais em crianças pequenas. 2014. (Simpósio).

4.
I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo: do Diagnóstico ao Tratamento.Experiências de Intervenção Comportamental em São Paulo e Belo Horizonte. 2014. (Simpósio).

5.
5th International Cabas Conference. 2012. (Congresso).

6.
6th International Conference, Association for Behavior Analysis International. Equivalence classes evaluated with go/no-go procedure after simple discrimination training. 2012. (Congresso).

7.
São Paulo School of Advanced Science: Autism.Restricted stimulus control in individuals with autism. 2012. (Encontro).

8.
37th ABAI Annual Convention. Equivalence classes evaluated with go/no-go procedure after simple discrimination reversal training. 2011. (Congresso).

9.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento. Classes de equivalência avaliadas por meio de procedimento go/no-go após treino de discriminações simples via respostas diferenciais. 2011. (Congresso).

10.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Discriminações simples sucessivas a partir do procedimento go/no-go na formação de classes funcionais em crianças / Leitura a partir do procedimento go/no-go com estímulos compostos. 2010. (Congresso).

11.
VI Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).

12.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Estratégias metodoógicas empregadas no ensino de discriminação simples e reversões repetidas em crianças pré-escolares. 2009. (Congresso).

13.
XVIII Encontro Brasieleiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Avaliação de classes funcionais emergentes a partir de discriminações simples e discriminações condicionais em pré-escolares. 2009. (Congresso).

14.
II Sarau Científico do ECCE.Formação de classes funcionais e learning set em crianças a partir do ensino de discriminação simples e reversões repetidas. 2007. (Encontro).

15.
VI Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2007. (Congresso).

16.
XV Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Testes de emparelhamento entre membros de classes funcionais estabelecidas a partir de discriminação simples em crianças. 2007. (Congresso).

17.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Discriminações simples e investigações sobre formação de classes de estímulos em infra-humanos e crianças. 2007. (Congresso).

18.
Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos. Avaliação de um programa de compreensão de leitura para leitores iniciantes. 2006. (Congresso).

19.
I Sarau Científico do ECCE.Classes de contingência derivadas do ensino de discriminação simples em crianças com desenvolvimento típico. 2006. (Encontro).

20.
XIV Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Avaliação de um programa de compreensão de leitura para leitores iniciantes. 2006. (Congresso).

21.
IV Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2005. (Congresso).

22.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Levantamento de traços Obssessivo-Compulsivos em população universitária. 2005. (Congresso).

23.
III Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2004. (Congresso).

24.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. ABPMC/ABA. 2004. (Congresso).

25.
I Congresso Brasileiro de Educação Especial. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).

26.
I Semana da Psicologia UFSCar. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Patrian, A. C. A. ; CANOVAS, D. S. ; Ferreira, H. G. ; Rabelo, L. Z. ; Freitas, M. C. ; Vieira, M. C. ; Carvalho, M. P. ; Montagnoli, T. A. S. ; Reis, T. S. ; Perez, W. F. . V Jornada de Analise do Comportamento - UFSCar. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcus Vinicius Alvez de Brito Souza. Uma análise sobre as táticas e estratégias para a generalização de mudanças comportamentais em artigos com participantes autistas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Avançada em ABA) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Daniela de Souza Canovas.

2.
Larissa Gomes Lacerda. Treinamento de pais para aplicação de treino de tentativa discreta em pessoas autistas: uma revisão bibliográfica a partir de periódicos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Avançada em ABA) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Daniela de Souza Canovas.

3.
Juliana Souza de Oliveira. Levantamento de procedimentos utilizados para diminuição da frequência de respostas de não cooperação em indivíduos com desenvolvimento atípico. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Avançada em ABA) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Daniela de Souza Canovas.

4.
Patricia Cristiani Viel. Efeito de um ensino com múltiplos exemplares no controle de estímulo restrito em crianças com autismo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Avançada em ABA) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Orientador: Daniela de Souza Canovas.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA-VERDU, A. C. M.2012ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; HUBNER, M. M. C. ; FAGGIANI, R. B. ; CANOVAS, D. S. ; LEMOS, M. S. . Aquisição de linguagem e habilidades pré-requisitos em pessoas com transtorno do espectro autista. Revista de Defeciência Intelectual, v. 3, p. 36-42, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:27:06