Jorge Cássio Costa Nóbriga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3101261113805428
  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


É licenciado em Matemática pela UnB, mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE e doutor em Educação com ênfase em Tecnologia pela UnB. Bolsista da CAPES pelo programa Ciências sem Fronteira com estágio doutoral na Universidade de Lisboa. Possui grande experiência na área de Educação Matemática, sobretudo nas linhas de pesquisa relacionadas com Informática Educativa, Formação de Professores, EaD, Gamificação e Avaliação. Tem trabalhado com formação de professores de matemática tanto em nível de graduação (FAJESU-DF e FAST-DF), quanto pós-graduação (UCB, FACINTER, FAJESU e CEAD-UnB). Ministrou diversos cursos de formação continuada e especialização para professores: cursos de Cabri-Géomètre, GeoGebra, Moodle, GESTAR, metodologias diferenciadas, etc. Prestou diversas consultorias relacionadas com avaliação para órgãos como a UNESCO, PNUD e CESPE. Autor das 1ª e 2ª edições dos livros ?Aprendendo Matemática com o Cabri-Géomètre II (volumes 1 e 2)?, ?Aprendendo Matemática com o Cabri-Géomètre II e II-plus (volume único)? e ?Aprendendo Matemática com o GeoGebra?. Autor de capítulo do livro "Gamificação como estratégia educativa". Além dessas publicações, possui trabalhos publicados em periódicos como a ?Educação matemática em Revista? e ?Zetetiqué? e em anais de eventos importantes como o ICME (International Congress on Mathematical Education). Autor da plataforma educativa GGBOOK. Coordenador do projeto LABVIC- Laboratórios virtuais de iniciação científica do Instituto de Gestão Tecnológica. Idealizador e coordenador técnico do desenvolvimento do software educativo DICA- Dispositivo Identificador de Competências Adquiridas. Tem atuado na pesquisa através do Grupo Ábaco que investiga o uso do computador na educação. Orientou 12 monografias de especialização e 57 trabalhos de conclusão de curso de graduação em Matemática. Atuou como professor do ensino básico nos colégios Projeção, INEI e Ciman. Foi coordenador do curso de licenciatura em Matemática da FAJESU durante 4 anos. Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Nome em citações bibliográficas
NÓBRIGA, J. C. C.;NÓBRIGA, J. C;NÓBRIGA, Jorge Cássio Costa;NOBRIGA, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau.
Rua Pomerode - até 1379/1380
Salto do Norte
89065300 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (047) 32325100
URL da Homepage: http://blumenau.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Técnica de Lisboa (Orientador: Carlos Ferreira).
Título: GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA COM EDITOR DE TEXTO E EQUAÇÕES A FIM DE PERMITIR A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS MATEMÁTICAS DINÂMICAS, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Gilberto Lacerda Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ENSINO DE MATEMÁTICA; informática educativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Ensino das Ciências.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: EXPLICITAÇÃO DE ANTECIPAÇÕES DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO EM GEOMETRIA NUM CONTEXTO DE EAD,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Franck Gilbert René Bellemain.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Geometria Dinâmica, Cabri-Géomètre; EaD; Explicitação de antecipações.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2012 - 2012
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE EM EAD. (Carga Horária: 400h).
FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ, FAJESU, Brasil.
Título: UM BREVE ESTUDO ANALÍTICO DOS PROJETOS PEDAGÓGICO-CURRICULARES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE MATEMÁTICA OFERTADOS PELA UAB E PARFOR.
Orientador: EDER ALONSO CASTRO.
1996 - 2000
Graduação em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Games e Gamificação em Educação. (Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional Ltda, A E, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
O Scratch na educação Básica. (Carga horária: 40h).
Ambiente de Educação Interativa, EDUCLIQUE, Brasil.
2006 - 2006
MOODLE: FERRAMENTAS, ATIVIDADES E METODOLOGIA.. (Carga horária: 60h).
INSTITUTO GLOBAL COMUNITÁRIO, IGC, Brasil.
2004 - 2004
CURSO AVANÇADO DE INGLÊS. (Carga horária: 100h).
4U LANGUAGE CORPORATION, 4U, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Tendências em Educação Matemática. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Ciclo de Oficinas de Educação Matemática. (Carga horária: 15h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal, SBEM-DF, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Atividades de Geometria Euclidiana Plana com Cabri. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Atividades de Desenho Geométrico. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 1998
Curso de 5S's. (Carga horária: 12h).
Centro Educacional Projeção, PROJEÇÃO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Lab. Ábaco, Carga horária: 20


Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José, FAJESU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de matemática, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Geometria Analítica
Informática aplicada ao Ensino de Matemática
Matemática Computacional
Teoria e Prática do Ensino da matemática 2
Tópicos de Matemática Elementar I
Tópicos de Matemática Elementar II
Trabalho de Conclusão de Curso
Equações Diferenciais Oridinárias
Geometria 2
05/2008 - 08/2008
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação Matemática

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias da informação e comunicação e Educação Matemática

Anhanguera Educacional S/A, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
geometria 2
História da Matemática

Associação de Assistência Educacional, FAPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador e professor, Carga horária: 16


Sociedade de Educação Integral de Taguatinga, PROJEÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor supletivo, Carga horária: 20


Sociedade de Educação Integral Treinamentos e Cursos, PROJEÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Instituto de Educação Infantil, INEI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor de matemática de nível médio, Carga horária: 20

Atividades

8/2002 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
matemática

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL, AEPLAC-CIMAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de matemática de nível fundamental, Carga horária: 12

Atividades

02/2008 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
matemática

Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

08/2008 - 08/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A historicidade e psicogênese dos conceitos científicos
Ciência, Tecnologia e ensino de matemática
Ferramenta informática, Ensino de matemática e Formação de Professores
Modelagem
O uso do laboratório de informática-Projetos

FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ, FAJESU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coodenador do Curso de Esp. em Ed. mat, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coodenador do Curso de Esp. em Estatística, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2012 - 2015
A gamificação como estratégia de exploração de softwares para treinamento ou capacitação de pessoas em meios organizacionais ou escolares: Estudo do caso do software GGBook
Descrição: Concepção, desenvolvimento e implementação de um módulo de gamificação no software GGBook..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Jorge Cássio Costa Nóbriga - Integrante / Luís Cláudio Lopes de Araújo - Integrante / BRUNO SANTOS FERREIRA - Integrante / RENAN DE LIMA - Integrante / GILBERTO LACERDA SANTOS - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
GGBOOK: UMA MULTIPLATAFORMA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Descrição: Neste projeto, apresentamos uma proposta de conclusão de desenvolvimento de uma plataforma educativa online para o ensino de matemática. Tal plataforma passará a ser considerada como multiplataforma, já que poderá ser usada em diferentes dispositivos (computadores ou tablets). Ela integrará editores de texto, equações, vídeos e o software educativo GeoGebra, funcionando como um livro de matemática digital e dinâmico e podendo ser usado em qualquer navegador de internet. Além da multiplataforma, será oferecido também vários exemplos de atividades e um curso de capacitação para formadores da EAPE (Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação) e NTEs (Núcleo de Tecnologia Educacional) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF). Acreditamos que tal proposta pode trazer contribuições significativas para o processo de aprendizagem e ensino da matemática, sobretudo no que diz respeito à possibilidade de criação de atividades de matemática em formato digital, dinâmico e interativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jorge Cássio Costa Nóbriga - Integrante / Luís Cláudio Lopes de Araújo - Integrante / REGINA DA PINA SILVA NEVES - Coordenador / BRUNO SANTOS FERREIRA - Integrante / Deire Lucia de Oliveira - Integrante / Ruth Guimarães Bragança - Integrante / Cleia Alves Nogueira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
GGBOOK: UMA REENGENHARIA DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA PARA A INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES TEXTUAIS E GRÁFICOS
Descrição: Esse projeto tratou da integração de um editor de texto com o software educativo Geogebra. O projeto foi encerrado na versão 0.15.1-Beta 5, com a conclusão do doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jorge Cássio Costa Nóbriga - Coordenador / Luís Cláudio Lopes de Araújo - Integrante / BRUNO SANTOS FERREIRA - Integrante / RENAN DE LIMA - Integrante / GILBERTO LACERDA SANTOS - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Geometria Dinâmica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OROS, V.2014OROS, V. ; SANTOS, G. L. ; NÓBRIGA, J. C. C. . GeoGebra in Romania n: the challenges of localising an educa tional softwar e into a specific socio - cultural context. GGIJRO ~ GeoGebra International Journal of Romania, v. 4, p. 1-10, 2014.

2.
NÓBRIGA, J. C. C.2012 NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; ARAUJO, L. C. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. . GGBOOK: uma interface que integrará os ambientes de texto e gráfico no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 4, 2012.

3.
Moreira, P. C2012 Moreira, P. C ; FERREIRA, E. B ; JORDANE, A. ; NÓBRIGA, J. C. C. ; FISCHER, M. C. B. ; SILVEIRA, E. ; BORBA, M. C . Quem quer ser professor de matemática?. Zetetike (UNICAMP), v. 20, p. 11-34, 2012.

4.
BARROS, G. C.2009BARROS, G. C. ; NÓBRIGA, J. C. C. . WebQuest e educação Matemática: um possível caminho à pesquisa escolar. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 1, p. 35-39, 2009.

5.
NÓBRIGA, J. C. C.2009NÓBRIGA, J. C. C.. Sugestão de sites e softwares educativos para o professor de Matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 14, p. 46-46, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . APRENDENDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA. 1. ed. Brasília: EDITORA EXATO, 2010. v. 1. 226p .

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Aprendendo matemática com o cabri-géomètre II e II-plus. 1. ed. Brasília: Independente, 2007. v. único. 278p .

3.
NÓBRIGA, J. C. C.. Aprendendo Matemática com o Cabri-Géomètre II (Volume I). 2ª. ed. Brasília: ABC-BSB, 2003. v. 2. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. ; LIMA, R. . A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DO GGBOOK. In: GILBERTO LACERDA SANTOS; MARIANA MARLIÈRE LÉTTI. (Org.). GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA. 1ed.BRASÍLIA: LINK COMUNICAÇÃO E DESIGN, 2015, v. 1, p. 11-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, C. . A integração de múltiplas representações para o ensino de matemática por meio da plataforma GGBOOK. In: III Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2014, 2014, Lisboa. A integração de múltiplas representações para o ensino de matemática por meio da plataforma GGBOOK. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 302-307.

2.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . EXPLORANDO TÓPICOS DE ÁLGEBRA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA. In: VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, BRASÍLIA. ANAIS DO VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014.

3.
NÓBRIGA, J. C; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. ; ARAUJO, L. C. L. . GGBOOK: Uma Plataforma que Integra os Ambientes Texto e o GeoGebra num Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática (VI HTEM), 2013, São Carlos. ANAIS DO VI CONGRESSO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (VI HTEM), 2013.

4.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; ARAUJO, L. C. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. . GGBOOK: one interface which integrates the text and graphic environment in the GeoGebra. In: 12 th International Congress on Mathematical Education, 2012, Seoul. ICME-12 The 12 th International Congress on Mathematical Education. Seoul, 2012. v. 1. p. 3907-3917.

5.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . Explorando tópicos de Trigonometria no Geogebra. In: IV ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, BRASÍLIA. ANAIS DO IV ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008. p. 91-95.

6.
NÓBRIGA, J. C. C.; ANDRADE, V. L. V. X. . O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO TANGRAM EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. GGBOOK: Uma multiplataforma Educativa para o Ensino de Matemática. In: VIII Workshop de Verão em Matemática, 2016, BRASÍLIA. VIII Workshop de Verão em Matemática Homenagem aos 75 anos dos professores Said N. Sidki e Rudolf R. Maier, 2016. p. 52-52.

2.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; SCHEFFER, N. F. . Narrativas Matemáticas Dinâmicas: uma nova forma de comunicação em Matemática. In: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 2015, Coimbra. Grupos de Discussão, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Utilizando a plataforma GeoGebra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Livros Dinâmicos: um recurso para aprendizagem matemática com compreensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NÓBRIGA, J. C. C.; GUERREIRO, M. ; CARVALHO, T. M. M. ; SANTOS, M. B. ; RIBEIRO, J. P. M. . O PAPEL DO PROFESSOR/PESQUISADOR NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NÓBRIGA, Jorge Cássio Costa; SANTOS, G. L. . 'GGBook: une plateforme intégrant le logiciel de géometrie dynamique Geogebra avec un environnement de production textuelle'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NÓBRIGA, J. C. C.. V Profissão em Foco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NÓBRIGA, J. C. C.. VISUALIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. ; SANTOS, G. L. . DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DO BOOK-GEOGEBRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . APRENDENDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UM MATERIAL DE APOIO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EM SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NÓBRIGA, J. C. C.. IV Profissão em Foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NÓBRIGA, J. C. C.. Explorando alguns tópicos de matemática do ensino médio com softwares educativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NÓBRIGA, J. C. C.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
NÓBRIGA, J. C. C.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NÓBRIGA, J. C. C.. III Profissão em Foco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NÓBRIGA, J. C. C.. TECNOLOGIA: INCLUSÃO E EXCLUSÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . ?Explorando tópicos de matemática do Ensino Fundamental e Médio através do Geogebra?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
NÓBRIGA, J. C. C.. ?Estudo das funções no Cabri-Géomètre II?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
NÓBRIGA, J. C. C.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O CABRI-GÉOMÈTRE II e II-PLUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
NÓBRIGA, J. C. C.. ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA ATRAVÉS DE UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORAÇÃO DE PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS COM TANGRAM NUM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
NÓBRIGA, J. C. C.. GEOMETRIA DINÂMICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NÓBRIGA, J. C. C.. ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS DE MATEMÁTICA USANDO O CABRI-GÉOMETRE II. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
NÓBRIGA, J. C. C.. ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O CABRI-GÉOMETRE II. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
NÓBRIGA, J. C. C.; BELLEMAIN, F. . A GEOMETRIA DAS EQUAÇÕES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
NÓBRIGA, J. C. C.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O CABRI-GEOMETRE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXEMPLOS DE AULAS UTILIZANDO O CABRI-GÉOMETRE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. GUIA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - PROJETO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (ALUNO) - GUIA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - PROJETO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PROFESSOR) 2012 (GUIA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O SESI).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Elaboração de propostas de conteúdos e orientações pedagógicas para o Ensino Médio, como subsídios às ações da TV ESCOLA. 2013.

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO - ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - PRONATEC- MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA. 2012.

3.
NÓBRIGA, J. C. C.. GUIA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - PROJETO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (ALUNO) E GUIA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - PROJETO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PROFESSOR). 2012.

4.
NÓBRIGA, J. C. C.. Elaboração de estudos propositivos, analíticos e comparativos relativos ao currículo dos cursos de formação de professores ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). 2012.

5.
NÓBRIGA, J. C. C.. OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO - ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - PRONATEC- MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA. 2012.

6.
NÓBRIGA, J. C. C.. DIALOGANDO COM OS PROFESSORES DO AMAZONAS SOBRE O ENSINO MÉDIO: EXPLICANDO O NOVO ENEM. 2011.

7.
NÓBRIGA, J. C. C.. Consultor em Avaliações Internacionais: especialista em matemática. 2011.

8.
NÓBRIGA, J. C. C.. Construção e Calibração de instrumentos de avaliação. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Tecnologia a favor da matemática nos anos finais: geogebra e suas implicações. 2017. .

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Conhecendo as potencialidades da plataforma GeoGebra. 2017. .

3.
NÓBRIGA, J. C. C.. Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro digital).

4.
NÓBRIGA, Jorge Cássio Costa. Explorando Tópicos de Geometria Analítica com o GeoGebra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NÓBRIGA, J. C. C.. Curso de GeoGebra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
NÓBRIGA, J. C. C.. Uso de tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão-TDICEs para a educação Infantil e 1º Ciclo. 2014. .

7.
NÓBRIGA, J. C. C.. Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2014. .

8.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA DO NÍVEL BÁSICO COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
NÓBRIGA, J. C. C.. Oficina de GeoGebra. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
NÓBRIGA, J. C. VISUALIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA. 2012. (PALESTRA).

11.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. . CURSO DE FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. 2010. .

13.
NÓBRIGA, J. C. C.. MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
NÓBRIGA, J. C. C.. INCLUSÃO DIGITAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
NÓBRIGA, J. C. C.. GESTAR II -MATEMÁTICA-CURSO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
NÓBRIGA, J. C. C.. TECNOLOGIA: INCLUSÃO E EXCLUSÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA NO GEOGEBRA. 2009. .

18.
NÓBRIGA, J. C. C.. RECURSOS VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
NÓBRIGA, J. C. C.. CABRI-GÉOMÈTRE. 2008. .

20.
NÓBRIGA, J. C. C.; BACCARIN, S. A. O. ; PINA, R. S. N. . A SALA DE AULA, O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DA GEOMETRIA. 2007. .

21.
NÓBRIGA, J. C. C.; PINA, R. S. N. ; BACCARIN, S. A. O. . MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA DO 6º AO 9º ANO - MÓDULO I. 2007. .

22.
NÓBRIGA, J. C. C.. ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O CABRI-GÉOMETRE II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
NÓBRIGA, J. C. C.. ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O CABRI-GÉOMETRE II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
NÓBRIGA, J. C. C.. Explorando as potencialidades do Cabri-Géomètre II. 2005. .

25.
NÓBRIGA, J. C. C.. Geometria Dinâmica. 2005. .

26.
NÓBRIGA, J. C. C.. GEOMETRIA DINÂMICA. 2005. (PALESTRA).

27.
NÓBRIGA, J. C. C.. Curso de Cabri-Géomètre II. 2004. .

28.
NÓBRIGA, J. C. C.. APRENDENDO MATEMÁTICA COM O CABRI-GÉOMÈTRE. 2004. (PALESTRA).

29.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXEMPLOS DE AULA, UTILIZANDO O CABRI-GÉOMÈTRE II. 2003. (Palestra).

30.
NÓBRIGA, J. C. C.. Curso de Cabri-Géomètre. 2002. .

31.
NÓBRIGA, J. C. C.. RAZÃO ÁUREA. 2001. .

32.
NÓBRIGA, J. C. C.. EXPLORANDO O ESTUDO DAS FUNÇÕES COM O AUXÍLIO DO CABRI-GÉOMÈTRE. 2001. .

33.
NÓBRIGA, J. C. C.. OFICINAS DE MATEMÁTICA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. ; ARAUJO, L. C. L. ; PETIT, T. . GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015001519-2, data de registro: 11/12/2015, título: "GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRAIOL, T. F.; NÓBRIGA, J. C. C.; SHIRABAYASHI, W. V. I.. Participação em banca de Ângelo Marcio De Souza. UTILIZANDO O JOGO EUCLIDEA E DEMONSTRAÇÕES DINÂMICAS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
SANTOS, G. L.; NÓBRIGA, J. C. C.; SOUSA, C. A. L.. Participação em banca de José Wrigell Menezes Rodrigues. APROPRIAÇÃO DIDÁTICA DO TABLET EDUCACIONAL POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DA SEEDF. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
Franco V. S.; KATO, L. A.; Barros R. M. de O.; NÓBRIGA, J. C. C.; Abar C. A.. Participação em banca de IDELMAR ANDRÉ ZANELLA. DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NA GEOMETRIA EUCLIDIANA POR MEIO DO USO DO GEOGEBRA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
Franco V. S.; Canavarro A. P.; NÓBRIGA, J. C. C.; Barros R. M. de O.; Abar C. A.. Participação em banca de IDELMAR ANDRÉ ZANELLA. DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NA GEOMETRIA EUCLIDIANA POR MEIO DO USO DO GEOGEBRA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
SIPLE, I. Z.; SANTOS, L. M.; NÓBRIGA, J. C. C.; AGUIAR, R.. Participação em banca de JEFERSON MOIZÉS LIMA. VISUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018.

2.
SANTOS, L. M.; VIANNA, C. R.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de THAIS CRISTINE ANDREETI. CONCEPÇÕES DE GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA PARA ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

3.
AGUIAR, R.; SANTOS, L. M.; NÓBRIGA, J. C. C.; SIPLE, I. Z.. Participação em banca de LARISSA VIEIRA MACALÓS. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: construindo o conceito de função exponencial por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; SILVA, E; BATISTA, C.; COSTA, E. S.. Participação em banca de Breno Henrique de Oliveira. Representações Semióticas e Avaliação Formativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Católica de Brasília.

2.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Mauro Latalisa França. Análise, qualificação e quantificação de erros ocorridos no processamento de uma agência do banco Fortuna, utilizando análise descritiva. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

3.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Larissa Regina dos Santos Cruz. Elementos para a leitura crítica dos dados estatísticos veiculados na mídia e em trabalhos científicos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

4.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Geraldo Magela Sousa e Silva. Aplicação da regressão linear múltipla na estimação do valor unitário de imóveis no DF. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

5.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Roberto de Carvalho Pimentel. Frota veicular do Distrito Federal - uma análise descritiva e correlacional sobre o roubo e furto de veículo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

6.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Luciomar Martins de Oliveira. Roubo a transeunte: o perfil de uma vítima. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

7.
ALVES, F. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Clebson Ponciano. Estudar a movimentação da quantidade de voos no aeroporto internacional de Brasília, utilizando um modelo de testes de comparação de grupos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

8.
PINA, R. S. N.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Deire Lúcia de Oliveira. O uso do software de geometria dinâmica Geogebra como instrumento mediador no ensino e aprendizagem de Geometria. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

9.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de ADRIANA ALVEZ DE SOUZA. CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS E NO ENSINO MÉDIO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília.

10.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de ANA PAULA PEREIRA DE LOUREDO. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília.

11.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de FRANCINEIDE BEZZERRA ARAÚJO. O FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília.

12.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de MARGARETE BARBOSA GUIMARÃES DO NASCIMENTO. O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAL A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília.

13.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de SARA LUSTOSA RODRIGUES. A TRAJETÓRIA DO ALUNO DAS SÉRIES INICIAIS AO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília.

14.
BONFIM; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de VIVIANE FERRAZ CAMELO. A DINÂMICA DA RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO ERRO E SEUS BENEFÍCIOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO. 2009.

15.
Caldeira, J.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de HUMBERTO ALVES BENTO. MÚSICA E MATEMÁTICA: DISTRIBUIÇÃO LOGARÍTMICA DA FAIXA DE ÁUDIO DETECTADA PELO OUVIDO HUMANO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, D.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Edvânia Pinheiro.O LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS FATOS FUNDAMENTAIS MULTIPLICATIVOS PARA ESTUDANTES DO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

2.
SOUZA, D.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Maurice Valente.A MODELAGEM MATEMÁTICA NA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

3.
SOUZA, D.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Leilane Sousa.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À MATEMÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

4.
COELHO, J. L. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Laurice Oliveira Veras.INTRODUÇÃO À TEORIA DE REPRESENTAÇÕES COM ÊNFASE EM SEMIÓTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

5.
OLIVEIRA, A. J.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de CAROLINA DA SILVA NEIVA.UM BREVE ESTUDO SOBRE A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

6.
COELHO, J. L. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Damião de Sousa Brito.Inteligência Artificial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

7.
ROCHA, A. J. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Tatiana ferreira de Aquino.RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

8.
ROCHA, A. J. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de AGADIR SOUSA GOMES.CONJECTURA DE GOLBACHER. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

9.
ROCHA, A. J. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de STEVE ALEXANDER GERMANO.LOGARITMOS: PROCESSO HISTORICO DE CONSTRUÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

10.
ROCHA, A. J. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de VILMAR CARNEIRO DE LIMA.ESTUDO COMPARATIVO DO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DOS MÉTODOS TRADICIONAIS E SOFTWARES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

11.
COELHO, J. L. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Fernando Rodrigues.A compreensão de esboço de gráficos de funções. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

12.
OLIVEIRA, A. J.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Hickley P. Ferreira.A ORIGEM DO SISTEMA MÉTRICO E SUA UTILIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

13.
PEREIRA, M.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Tafarel José Maciel Lucas.Estudo das coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

14.
BACCARIN, S. A. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Fabiano Lima Amorim.Componentes de desempenho na resolução de problemas: uma análise das notações dos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

15.
BACCARIN, S. A. O.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Emmanuel Cristiano Lopes de Moraes.Análise combinatória e probabilidade: uma proposta de sequência didática visando superar obstáculos epistemológicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.

16.
Caldeira, J.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de RICARDO GONÇALVES EMERIK.MÉTODOS NUMÉRICOS EM MATEMÁTICA: EM FOCO A INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José.

17.
NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de VIVIAN MONTEIRO DA SILVA.A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José.

18.
NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de SILVIO FRANCISCO DA SILVA.JOGOS MATEMÁTICOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

19.
SILVA, E; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de JOSEANE MARIA DA ROCHA.A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR MATEMÁTICO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

20.
NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de SANDRA REGINA PEREIRA DOS SANTOS.AFETIVIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

21.
SILVA, E; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de SÉRGIO BRANDÃO MENDONÇA.O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: DO PENSAMENTO COGNITIVO À REALIDADE DOS ESTUDANTES.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

22.
NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de FABÍOLA DO AMARAL SOARES.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA 5ª E 6ª SÉRIES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

23.
NÓBRIGA, J. C. C.; SILVA, E. Participação em banca de RODRIGO DA SILVA BASTOS.GEOMETRIA PLANA: DAS CONCEPÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS AOS AVANÇOS E RETROCESSOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Facudade Santa Terezinha.

24.
PINA, R. S. N.; NÓBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de Sandra Cristina Lima de Araújo.A resolução de problemas em matemática no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola conveniada do DF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, A. S.; SILVA, A. C. A.; NÓBRIGA, J. C. C.. Concurso público para professor substituto. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Amplifica. 2015. (Seminário).

2.
VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.EXPLORANDO TÓPICOS DE ÁLGEBRA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2014. (Encontro).

3.
VI - HTEM-Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.GGBOOK: Uma Plataforma que Integra os Ambientes Texto e o GeoGebra num Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2013. (Outra).

4.
Conversas sobre avaliação em matemática. 2012. (Outra).

5.
II Seminário Brasiliense de História e Educação Matemática. 2012. (Seminário).

6.
Seminário Brasiliense de História e Educação Matemática. 2010. (Seminário).

7.
X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2010. (Encontro).

8.
7º FÓRUM UNIVERSITÁRIO PEARSON. 2009. (Outra).

9.
IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2008. (Outra).

10.
IV ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).

11.
IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

12.
VI SEMINÁRIO DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2007. (Seminário).

13.
VI ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).

14.
II HTEM- História e Tecnologia no Ensino da matemática. 2004. (Outra).

15.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. (Encontro).

16.
Bienal da Sociedade Brasileira de matemática. 2002. (Encontro).

17.
SEGUNDO ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2002. (Encontro).

18.
V Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2001. (Encontro).

19.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

20.
PRIMEIRO ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1999. (Encontro).

21.
3º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UnB. 1997. (Congresso).

22.
II SEMINÁRIO PROJEÇÃO DE EDUCAÇÃO- "A ESCOLA DA NOVA SOCIEDADE. UMA ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOBRIGA, J. C.. VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃOMATEMÁTICA. 2014. (Congresso).

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Geometria Natalina. 2011. (Outro).

3.
NÓBRIGA, J. C. C.; PINA, R. S. N. ; SILVA, E . V ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Outro).

4.
NÓBRIGA, J. C. C.; PINA, R. S. N. ; SILVA, E ; Caldeira, J. ; BACCARIN, S. A. O. . IV ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Outro).

5.
PINA, R. S. N. ; BACCARIN, S. A. O. ; NÓBRIGA, J. C. C. ; Caldeira, J. . 1ª JORNADA DE MATEMÁTICA. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gustavo Moreira Chaves Cavalcante. Uso do Scratch como apoio ao desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

2.
Simone Lopes Felipe. Um breve estudo de pesquisas que abordam o ensino de álgebra e que foram fundamentadas na teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

3.
Elisson dos Santos Morales. Estudo sobre a abordagem dos números irracionais em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

4.
GUSTAVO RIBEIRO VALERIANO. EXPLORANDO A LEI DOS SENOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

5.
JEAHNNY RIBEIRO THOMAS DE ARAÚJO. EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO CABRI 3D PARA A VISUALIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO PLANA DO CUBO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

6.
JOSÉ CESAR RODRIGUES BEZERRA. O CABRI-GÉOMÈTRE COMO RECURSO DIDÁTICO NA ANÁLISE DO GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

7.
JOSUÉ LEITE DOS SANTOS. O USO DO GEOGEBRA PARA A EXPLORAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

8.
KATIANA REGIA DO ESPPÍRITO SANTO COSTA. OS JOGOS VIRTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO CONTEXTO MATEMÁTICO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

9.
SHIRLEY NUNES BRANDÃO. O ABANDONO DO USO DO JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO NIVEL MÉDIO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

10.
RUTH GUIRMARÃES BRAGANÇA. UTILIZAÇÃO DO CABRI 3D NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SECÇÕES DE PRISMAS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

11.
DEBORA KARLA SILVA ALMEIDA. O USO DO JOGO QUATRO É O LIMITE COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

12.
ELIENE BARRETO PEREIRA. O USO DO JOGO DE XADREZ VIRTUAL COMO RECURSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP. PARA PROFESSORES DO EM DO GDF) - Universidade de Brasília. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mayco Saboia. Um breve estudo comparativo entre dois cursos de licenciatura em matemática oferecidos de forma presencial e a distância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

2.
Laisson Rodrigues. O uso do GeoGebra na resolução de problemas de geometria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

3.
Cleber Pires de Sousa. O uso do software geogebra no processo de ensino e aprendizagem de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

4.
JOSELITO ANDRADE DE LIMA. WEBQUEST E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

5.
Adelina Maria. Pedagogia de projetos: instrumento da educação sócio-matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

6.
Walquiria Franco Lima. Uma breve investigação sobre as concepções de professores de matemática sobre o uso do computador na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

7.
Ivam Coriolano. O uso do software geogebra no processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

8.
Suenira Edvania Rios Urquiza. O uso do geogebra como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da função quadrática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

9.
Eduardo Vieira. Explorando Situações de Modelagem com o Geogebra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

10.
Fabiana Aparecida Machado Pinheiro. Ensinando Geometria Através do Origami. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

11.
Josué Pacheco Perius. Recursos didáticos para o ensino de matemática com alunos deficientes visuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

12.
Aurélio Oliveira dos Santos. O uso do geogebra para exploração de funções trigonométricas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

13.
Eronildes José da Silva. O uso de situações de modelagem na educação de Jovens e adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

14.
Horinan Rodrihues de Sousa. Consequências do bullying para o ensino de matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

15.
Ana Priscila Lima Alencar. Uso de jogos para a exploração de operações com polinômios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

16.
David Cezar da Silva. O ensino de matemática de alunos com necessidades especiais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

17.
Gustavo Henrique de Souza Peçanha. O uso do modellus para o ensino de física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

18.
Ricardo da Costa Medeiros. Investigando o uso do ciência em foco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

19.
José Cesa. O uso do Excel para o ensino de funções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

20.
Wagner Costa Santos. História da álgebra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

21.
GILMAR LOPES DE SILVA. A RAZÃO ÁUREA POSSIBILITANDO UM ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

22.
LEONARDO BATISTA ARAÚJO. EXPLORANDO O ESTUDO DOS FRACTAIS COM APLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

23.
VALCIR DOS SANTOS BEZERRA. O USO DE SITUAÇÃO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

24.
EDNANDO DO CARMO E SILVA. EXPLORAÇÃO DO CABRI-GÉOMÈTRE II PARA O ENSINO DE PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

25.
EDMAR REINALDO DE MELO XAVIER. MATEMÁTICA FINANCEIRA E EXCEL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

26.
WEDERSON SOUSA DO BONFIM. COORDENADAS POLARES NO CABRI-GÉOMÈTRE II-PLUS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

27.
JULIANA DA SILVA. O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

28.
RODOLFO MOREIRA MELO. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: APLICANDO O MÉTODO DE POLYA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

29.
HUDSON FEITOSA DE OLIVEIRA. LETRAMENTO MATEMÁTICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

30.
ELVIDIO CÂNDIDO DE SOUZA FILHO. INVESTIGANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

31.
VICTOR LOPES DE SOUSA. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEI DOS SENOS E COSSENOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

32.
CÁSSIO HENRIQUE GUIMARÃES. INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS NO ENSINO: UM CASO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS DIFICULDADES NA MATEMÁTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

33.
MARIA APARECIDA GUEDES CAMPOS. UTILIZAÇÃO DO CABRI 3D NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

34.
CARLA DE OLIVEIRA. O USO DO WINPLOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

35.
VANIA REGINA DA SILVA DE ALMEIDA. A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO VAI E VEM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

36.
CLÁUDIO ACÁCIO SOUZA DIAS. O SOFTWARE EXCEL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

37.
CLEIDE CRISTINA VALDAMARI. EXPLORANDO O TANGRAM EM AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

38.
EDMILSON DO NASCIMENTO. USO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

39.
André Luiz Rezende. UTILIZAÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS E PROPRIEDADES DO PARALELOGRAMO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

40.
SHIRLAN INÁCIO DA CONCEIÇÃO. Pitágoras: algumas de suas descobertas e aplicações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

41.
DIVINA DA SILVA SANTOS. LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

42.
ESMERALDA ALVES VENZI. INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DOS WEBLOGS COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

43.
LUCIOMAR MARTINS DE OLIVEIRA. PROFESSOR TRADICIONAL OU CONSTRUTIVISTA: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

44.
PRISCILA THAÍS MARCELINO MOREIRA. TABULEIRO DE XADREZ: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

45.
ORLEI ANTONIO ALVES SILVA. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O APRENDIZADO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A RESPEITO DO JOGO CONTIG 60. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

46.
WESLEY SILVA DE GODOI. O uso da geometria dinâmica para o ensino dos números complexos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

47.
RUTH GUIMARÃES BRAGANÇA. UTILIZAÇÃO DA ARQUITETURA DE BRASÍLIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

48.
FREDERICO CASTRO ARAÚJO P. NETO. O USO DO SOFTWARE EXCEL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

49.
CRISTIANO SOARES RAMOS. O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO DESENHO GEOMÉTRICO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

50.
BRUNO LEONE CAETANO DE A. LOPES. O ORIGAMI AUXILIANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

51.
WESLEY NUNES DA SILVA. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA SOBRE O SOFTWARE THE SIMS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

52.
NEY FRANÇA DE MOURA. ANALISANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

53.
EDMILSON DE M. E SILVA. UTILIZANDO O GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO AFIM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

54.
RITA DE C. M. MARQUES. A DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

55.
ÉRIKA G. DA ROCHA GONÇALVES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO REFLEXIVA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

56.
CLAITON NOBRE DAMACENO. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE VISUALIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO PLANA DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.

57.
JULIANA CRISPIM DA COSTA MIRANDA. JOGO DO TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José. Orientador: Jorge Cássio Costa Nóbriga.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. ; ARAUJO, L. C. L. ; PETIT, T. . GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015001519-2, data de registro: 11/12/2015, título: "GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAUJO, L. C. L. ; LIMA, R. . A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DO GGBOOK. In: GILBERTO LACERDA SANTOS; MARIANA MARLIÈRE LÉTTI. (Org.). GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA. 1ed.BRASÍLIA: LINK COMUNICAÇÃO E DESIGN, 2015, v. 1, p. 11-35.


Apresentações de Trabalho
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Utilizando a plataforma GeoGebra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Livros Dinâmicos: um recurso para aprendizagem matemática com compreensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Tecnologia a favor da matemática nos anos finais: geogebra e suas implicações. 2017. .

2.
NÓBRIGA, J. C. C.. Conhecendo as potencialidades da plataforma GeoGebra. 2017. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
NÓBRIGA, J. C. C.. Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro digital).


Programa de Computador registrado
1.
NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L. ; FERREIRA, B. S. ; LIMA, R. ; ARAUJO, L. C. L. ; PETIT, T. . GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015001519-2, data de registro: 11/12/2015, título: "GGBOOK: UMA PLATAFORMA QUE INTEGRA AMBIENTES TEXTUAIS COM O GEOGEBRA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 14:05:19