Viviane Moretto da Silva Fuly

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7711877030415375
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), especialização (2014) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente no IFPR - Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. Tem experiência na área de Matemática, tanto em cursos de ensino superior em disciplinas de Álgebra, Geometria Analítica e Ensino da Matemática quanto na Matemática de Ensino Médio, Fundamental I e II e na Educação Infantil. É integrante do grupo de pesquisa NUSEINTEC - Núcleo de Sociedade, Educação e Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná - IFPR (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Moretto da Silva Fuly
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. M.;Fuly, V. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí.
Avenida José Felipe Tequinha , 1400
Jardim das Nações
87703536 - Paranavaí, PR - Brasil
Telefone: (44) 34820110
Ramal: 0114
URL da Homepage: http://paranavai.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Álgebras de Lie Finitamente Apresentáveis,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Profa. Dra. Dessislava Hristova Kochloukova.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A importância da leitura na resolução de problemas nas aulas de Matemática.
Orientador: Prof. Dr. Edmundo Capelas de Oliveira.
2010 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O trabalho com a Matemática na Educação Infantil.
Orientador: Prof. Dr. José Marcos Lopes.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
1997 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Discussões Básicas para o Magistério dos Anos Iniciais. (Carga horária: 66h).
Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer, SME, Brasil.
2010 - 2010
Grandes Temas da Atualidade - 2010. (Carga horária: 54h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2005 - 2006
Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 75h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Teia do Saber. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em III Semana de Matemática. (Carga horária: 17h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE E.B.T.T., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Carga horária: 20


Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular Universitário I, Carga horária: 20

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ÁLgebra III
Álgebra II
Álgebra I
01/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construções Matemáticas na Eduação Infantil

Faculdade Aldete Maria Alves, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
I - Ministrou os módulos da disciplina de DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional da unidade, totalizando 24 horas. II - Ministrou os módulos da disciplina de PSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da unidade, totalizando 32 horas.


Escola Estadual Lea SIlva Moraes, EE LSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB II - Matemática, Carga horária: 27


Escola Estadual de Urubupungá, EE U, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB II - Matemática, Carga horária: 20

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Estadual Prof. Moacyr Santos de Campos, EE MSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 28
Outras informações
Aulas de Matemática tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio

Atividades

10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

E.M.E.F. Aparecida Benedita Brito da Sila, ABBS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB II - Matemática, Carga horária: 15


E.M.E.F. Lúcia Maria Donato Garcia, LMDG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB II - Matemática, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
MatemáTIC ? Tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática
Descrição: Considerando o desafio de ensinar matemática em um curso de ensino médio integrado ao técnico, no qual os alunos estão imersos em tecnologias e atividades experimentais em seu cotidiano, o presente projeto tem como objetivo principal estudar e implementar atividades baseadas no uso de TIC ? tecnologias de informação e comunicação ao longo do desenvolvimento de conteúdos matemáticos, tanto em sala de aula quanto em momentos extraclasse, priorizando a análise e utilização de diversos softwares livres e ferramentas de trabalho compartilhado, a criação e alimentação de um repositório de atividades que estarão disponíveis on-line aos alunos e comunidade externa ao campus para posteriores consultas e auxílio aos estudos e a organização dessas atividades a fim de criar um e-book, tratando da elaboração e preparação das referidas atividades sob a ótica da educação matemática, focando o processo de ensino e aprendizagem. Para compartilhamento das atividades e informações, foi criado um login no gmail, matematic.ifpr@gmail.com, a fim de utilizar as ferramentas Google para iniciar os trabalhos de forma interativa e para armazenamento de dados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisará as tecnologias disponíveis e de possíveis utilizações no ensino e aprendizagem da matemática e produzirá materiais de apoio ao estudo continuado da comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Aplicações da trigonometria na construção de ferramentas de medições de distâncias inalcançáveis.
Descrição: Este projeto alia conteúdos de trigonometria a situações práticas de obtenção de medidas e alturas inalcançáveis. Como motivação inicial, será lançado o desafio de medir a altura da estrutura metálica que compõe o portal do campus do IFPR de Paranavaí, posteriormente, com base na teoria de resolução de problemas de George Polya, será desenvolvido o trabalho de pesquisa e construção de um modelo matemático, na tentativa de generalizar a situação e preparar os alunos para a próxima etapa do projeto, que visa a construção de ferramentas para auxiliar essas medições. Para o modelo inicial, espera-se que o aluno utilize a semelhança de triângulos e relações trigonométricas no triângulo retângulo, tomando como referência, a sombra projetada pela estrutura, comparada com a sombra de objeto de medidas conhecidas. Espera-se que o estudante identifique a necessidade de obtenção do ângulo de visada do objeto a ser medido como forma não depender de medições de sombra e de objeto para comparação, para que o projeto chegue ao seu objetivo principal, com a construção de um teodolito primitivo, que deverá ser aperfeiçoado via confecção de um protótipo. A última fase experimental do projeto compõe-se da análise comparada entre os dados obtidos nas medições iniciais das sombras e os dados obtidos com o teodolito construído..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
O USO DO Scilab NO ENSINO DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar a aplicabilidade do software livre (open source software) Scilab, em conteúdos matemáticos presentes nas ementas dos cursos ofertados no Campus Paranavaí do Instituto Federal do Paraná - IFPR, desenvolvendo rotinas, algoritmos e programas educacionais, oferecendo ferramentas para ilustrar resultados e resoluções de problemas junto aos alunos, bem como introduzi-los ao uso de ferramentas tecnológicas poderosas e acessíveis em seus estudos, para tanto, utilizaremos o Scilab em sua versão 5.5.2 (64 bit) para o sistema operacional Windows. Propõe também, o desenvolvimento de uma apostila tutorial para o trabalho pedagógico com o referido software, disponibilizando conhecimentos básicos, comandos e ferramentas da linguagem utilizada pelo aplicativo, que está disponível em www.scilab.org, para conhecimento e downloads. Este material será desenvolvido amparado pelos estudos e análise do software em aplicações aos conteúdos matemáticos. Esperamos que, ao concluir o projeto, tenhamos construído uma biblioteca de rotinas, scripts e funções para ilustração, simulações e conferências de cálculos para utilização em sala de aula além da divulgação do software junto aos nossos alunos para que utilizem-no no prosseguimento de seus estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Labien - Laboratório Inter e Multidisciplinar de Ensino
Descrição: Laboratório de Ensino de caráter inter e multidisciplinar composto pelas áreas do núcleo de base comum do Campus de Paranavaí do IFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
RealSolids ? aplicativo mobile para ensino de sólidos geométricos
Descrição: Projeto se destina à criação de aplicativo mobile que auxilie no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial. Traz os sólidos geométricos em realidade aumentada e com animações que guiam o usuário da contagem de faces, vértices e arestas e apresentam as relações entre eles, bem como seu volume e área..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) .
Integrantes: Viviane Moretto da Silva Fuly - Coordenador / Renato Rodrigues dos Santos - Integrante / Luciana Yoshie Tsuchiya - Integrante / Angela Fontana Marques - Integrante / Azuaite Aramis Schneider - Integrante / Késsia Rita da Costa Marchi - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Paraná - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: educação matematica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática na Educação Infantil.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
3º lugar VI IFTECH, IFPR Campus Paranavaí.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LALO, M. C. ; BASSO, M. A. ; MAZOTE, M. C. S. G. ; SILVA, M. L. A. ; GONZALEZ, K. P. ; FONSECA, A. L. N. ; RODRIGUES, M. C. T. ; SCURCIATTO, E. I. ; SILVA, V. M. ; VEIGA, G. S. P. ; CALAZANS, N. C. A. ; SILVA, H. M. M. . Educação em Debate: saber docente e abordagem da prática pedagógica. 01. ed. São José do Rio Preto - SP: Editora Inteligència 3, 2011. v. 01. 224p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Fuly, V. M. S.; SANTOS, C. D. B. ; PAULA, J. L. P. S. ; ROLIN, G. V. ; VILAS, M. E. S. . Construção e uso de teodolito para o estudo da trigonometria. In: SIMPROIN - Simpósio de Controle e Processos Industriais, 2016, Paranvaí - PR. SIMPROIN - Anais - Edição 2016, 2016. v. 1.

2.
Fuly, V. M. S.; OLIVEIRA, C. X. . Oficina de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: 3° Fórum Nacional sobre currículos de matemática, 2015, Ilha Solteira - SP. 3º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: Investigações, Políticas e Práticas curriculares. Ilha Solteira-SP: Unesp, 2015. v. 01. p. 392-397.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Fuly, V. M. S.; SANTOS, C. D. B. ; PAULA, J. L. P. S. . A aplicabilidade da trigonometria e construção de ferramentas para obtenção de medidas inalcançáveis. In: I SINPE - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação, 2015, Paranavaí - PR. Anais do Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR - Campus Paranavaí, 2015. v. 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
Fuly, V. M. S.; SANTOS, C. D. B. ; PAULA, J. L. P. S. . A Aplicabilidade da trigonometria e construção de ferramentas para obtenção de medidas inalcançáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, V. M.. Jogos no Ensino de Funções - Trilha Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fuly, V. M. S.; MIASAKI, C. T. . Professores de Matemática e a Pesquisa. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Fuly, V. M. S.; SANTOS, R. R. ; TSUCHIYA, L. Y. ; MARQUES, A. F. ; SCHNEIDER, A. A. . RealSolids ? aplicativo mobile para ensino de sólidos geométrico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo Mobile).

2.
Fuly, V. M. S.. O Scilab no estudo das matrizes.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Fuly, V. M. S.. Geogebra no estudo das funções. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Fuly, V. M. S.. Geometria Analítica com o geogebra. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Fuly, V. M. S.. Fundamentos de Matemática para o Ensino Médio. 2015. .

6.
Fuly, V. M. S.. OBMEP no IFPR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Fuly, V. M. S.. Jogos Matemáticos: a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Fuly, V. M. S.; VEIGA, G. S. P.. Participação em banca de Maria José Ribeiro da Silva.A importância da leitura e interpretação de textos na resolução de problemas matemáticos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

2.
Fuly, V. M. S.; VEIGA, G. S. P.. Participação em banca de Mara Cristiane da Silva.O processo da brincadeira no desenvolvimento das crianças de instituições de Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

3.
Elisa A. oliani; Agnaldo N. Turina; SILVA, V. M.. Participação em banca de Gabriela F. Almeida Campano e Franker Aparecido da Silva.Diferentes Sistemas de Numeração: Uma análise investigativa desde os primórdios até os dias atuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

4.
Elisa A. oliani; Agnaldo N. Turina; SILVA, V. M.. Participação em banca de Francieli de Oliveira Menegassi e Simoni P. Pereira.Modelagem Matemática: Estratégia de ensino e suas contribuições para a resolução dos problemas de uma escola.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

5.
Elisa A. oliani; Maria Alice Basso; SILVA, V. M.. Participação em banca de Antonio Rodrigues Filho, Eziel Massanaro e Pollyana O. P. So.Etnomatemática: Observações, Vivências construção de conhecimentos de um artesão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maratona Samsung Tecnologias nas Escolas.RealSolids ? aplicativo mobile para ensino de sólidos geométrico. 2018. (Outra).

2.
VII EPMEM - ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

4.
3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares.Oficina de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência com o estudo de espaço e forma na rede municipal de Ilha Solteira-SP. 2015. (Outra).

5.
I SINPE - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação.A aplicabilidade da trigonometria e construção de ferramentas para obtenção de medidas inalcançáveis.. 2015. (Simpósio).

6.
VIII Seminário em Educação e IV Colóquio de Pesquisa.EDUCAÇÃO INFANTIL: DA VISÃO ASSISTENCIALISTA À EDUCACIONAL. 2011. (Seminário).

7.
ERPEB - Encontro Regional de Professores de Educação Básica do Noroeste Paulista.Jogos no Ensino de Funções - Trilha da Matemátia. 2007. (Encontro).

8.
Escola de Álgebra. 2005. (Encontro).

9.
III Semana da Matemática. 2002. (Simpósio).

10.
III Semana da Matemática - UFMS. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fuly, V. M. S.. 5° Semana da Consciência Negra - Negrx Sim, Negrx Sou: Empoderamento e Identidade Negra. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Rogério da Silva e Vitor Alexandre Calefi. Teoria de Conjuntos e suas Aplicações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

2.
Anderson Rodrigues e Denise Maria de Oliveira Líria. Teorema de Pitágoras e suas Generalizações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

Orientações de outra natureza
1.
José Lucas André. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA VIA PROGRAMAÇÃO NO SCILAB. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

2.
Gabrielly Gabriely Vitoria Rolin. Construção e uso de teodolito rudimentar. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

3.
Carlos Daniel Bueno dos Santos. Construção e uso do teodolito para o estudo da trigonometria. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

4.
João Lucas Pereira dos Santos de Paula. Construção e uso de teodolito para o estudo da trigonometria. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

5.
Maria Eduarda da Silva Vilas. Construção e uso de teodolito para o estudo da trigonometria. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

6.
João Lucas Pereira dos Santos de Paula. A APLICABILIDADE DA TRIGONOMETRIA E CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PARA OBTENÇÃO DE MEDIDAS INALCANÇÁVEIS. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

7.
Carlos Daniel Bueno dos Santos. A APLICABILIDADE DA TRIGONOMETRIA E CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PARA OBTENÇÃO DE MEDIDAS INALCANÇÁVEIS. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.

8.
Mônica Fernanda Cabral de Souza. Números ou numerais: a sensível diferença entre símbolos e signos no trabalho com matemática com crianças pequenas.. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Viviane Moretto da Silva Fuly.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Fuly, V. M. S.. O Scilab no estudo das matrizes.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Fuly, V. M. S.. Geogebra no estudo das funções. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Fuly, V. M. S.. Geometria Analítica com o geogebra. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Fuly, V. M. S.. Jogos Matemáticos: a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fuly, V. M. S.; MIASAKI, C. T. . Professores de Matemática e a Pesquisa. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:00:58