Alexandre Luis de Souza Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4871199588592149
  • Última atualização do currículo em 15/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC - UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: grandezas, geometria, laboratório, jogos matemáticos e teoria antropológica do didático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Luis de Souza Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, A. L. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Paula Moreira Baltar Bellemain.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ÁREA E PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE 3º E 4º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Paula Moreira Baltar Bellemain.
Palavras-chave: Grandezas; Área e Perímetro; livro didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática dos Conteúdos Específicos.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2002
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Sugestões para o Estudo das Cônicas no Ensino Médio através de Resolução de Problemas.
Orientador: Josenildo dos Santos.
1994 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Centro deEducação Federal Tecnológica de Pernambuco, CEFET-PE, Brasil.
1986 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Americano Batista, CAB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
História da Matemática: atividades para sala de aula no ensino fundamental. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática/Regional RN, SBEM (RN), Brasil.
2014 - 2014
Curso em Formação de Professores para EaD e Moodle promovido pelo Núc. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Desenvolvimento de jogos e materiais didáticos .... (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 35h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 35h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 35h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Verão 2002. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 2 - Nível 1, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da Rede Municipal, onde lecionava as disciplinas de Matemática e Ciências ao Ensino Fundamental 2.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: D I - I, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionva no Colégio de Aplicação a turmas do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor voluntário da disciplina Gemetria Gráfica.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: PROFESSIONAL AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: PRESTADO R DE SERVIÇO, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
UM ESTUDO DA ECOLOGIA DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS ÁREA E COMPRIMENTO NO ENSINO DE TOPOGRAFIA: O CASO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Descrição: Investigar a mobilização das noções matemáticas área e comprimento por alunos na disciplina de Topografia do curso técnico em agropecuária, ofertado numa escola vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Luis de Souza Barros - Coordenador / Paula Moreira Baltar Bellemain - Integrante.
2001 - 2001
RECONSTRUÇÃO DO ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE TELHADOS
Descrição: APRESENTAÇÃO DE CERTOS CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE TELHADOS E SUAS PESPECTIVAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2000
ORIKATA: O ENSINO DA GEOMETRIA COM DOBRADURAS DE PAPEL
Descrição: Desenvolver com alunos do Ensino Fundamental os conteúdos relacionados à geometria plana através da dobradura de papel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: Promover a formação continuada de professores na área de matemática, a partir do estudo de jogos matemáticos construídos com material de baixo custo. Número de inscrição: SIEX 66987.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2002
RUMO À UNIVERSIDADE
Descrição: Lecionar disciplina de matemática para estudantes de escolas públicas do estado de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Alexandre Luis de Souza Barros - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Remuneração.
1998 - 2001
LEMAT - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Descrição: Realizar estudos de atividades lúdicas que possam vir a se tornar ferramentas no ensino/aprendiza de conceitos matemáticos nos diverso níveis de esolaridade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alexandre Luis de Souza Barros - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6


Outros Projetos


2004 - 2004
GEOMETRIA GRÁFICA 1
Descrição: Auxiliar o trabalho do professor da disciplina de geometria gráfica para as turmas de matemática, realizando o elo de ligação entre os modelos geométricos e as expressões matemáticas. Ao final fora cumprida carga horária de 432 horas ao longo do ano letivo de 1999..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, A. P.2017COSTA, A. P. ; BARROS, A. L. S. ; VIEIRA, M. S. L. M. ; MOURA, A. P. . Múltiplos e Divisores no 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise das praxeologias matemáticas. Revista Tópicos Educacionais, v. 23, p. 138-159, 2017.

2.
COSTA, A. P.2016COSTA, A. P. ; BARROS, A. L. S. ; VIEIRA, M. S. L. M. ; MOURA, A. P. . A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS: AS MUDANÇAS OCORRIDAS EM UMA AULA DE MATEMÁTICA. Revista Educação Matemática em Foco, v. 5, p. 73-97, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, A. L. S.; Gitirana, V. ; FONSECA, C. R. C. ; MEDEIROS, J. I. R. . Jogo da Velha com Figuras Geométricas. In: Verônica Gitirana, Rosinalda Teles, Paula Bellemain, Airton Castro, Iolanda Campos, Paulo Figuereido Lima, Frank Bellemain. (Org.). Jogos com Sucata na Educação Matemática - Projeto Rede. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2013, v. , p. 19-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. L. S.; SILVA, A. D. P. R. ; VILACA, M. M. ; MELO, L. V. . O Uso do Software Niz como ferramenta para exploração de objetos geométricos. In: XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2017, Recife. O Uso do Software Niz como ferramenta para exploração de objetos geométricos, 2017.

2.
VIEIRA, M. S. L. M. ; BARROS, A. L. S. ; MOURA, A. P. ; COSTA, A. P. ; SILVA, R. S. . O uso do jogo NIM como recurso didático à construção do conceito de múltiplos no 6º ano do ensino fundamental. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
BARROS, A. L. S.. Identificando tipos e subtipos de tarefas em torno do conceito de área em uma coleção de matemática do ensino médio. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

4.
BARROS, A. L. S.. UM ESTUDO DA ECOLOGIA DAS GRANDEZAS NO ENSINO DE TOPOGRAFIA: O CASO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. In: 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 2016, BONITO - MS. ANAIS - TRABALHO 1º LADIMA, 2016.

5.
BARROS, A. L. S.; COSTA, A. P. ; VIEIRA, M. S. L. M. ; MOURA, A. P. . Efeitos de contrato didático evidenciados em uma aula sobre o conceito de múltiplos.. In: V Encontro Regional de Educação Matemática, 2015, Natal. Anais do V EREM: Educação Matemática e Contemporaneidade: iluminando caminhos., 2015.

6.
VIEIRA, M. S. L. M. ; BARROS, A. L. S. ; COSTA, A. P. ; MOURA, A. P. . Concepções de Ensino e de Aprendizagem evidentes em uma aula sobre o conceito de múltiplos.. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU: Políticas, Teorias e Práticas., 2015.

7.
BARROS, A. L. S.; BELLEMAIN, P. M. B. . A Ecologia das grandezas geométricas em diferentes instituições: do Ensino Médio ao Ensino Técnico em Agropecuária. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. http://www.lematec.no-ip.org/CDS/XVIIIEBRAPEM/index_menu.html?page=editores&language=br, 2014.

8.
BARROS, A. L. S.; MEDEIROS, J. I. R. ; FONSECA, C. R. C. . Jogo: Travessia. In: Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011, Recife. Anais Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011.

9.
BARROS, A. L. S.; FONSECA, C. R. C. ; MEDEIROS, J. I. R. . GEOPA: Um Jogo envolvendo grandezas geométricas. In: Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011, Recife. Anais Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011.

10.
BARROS, A. L. S.; MEDEIROS, J. I. R. ; FONSECA, C. R. C. ; Gitirana, V. . Jogo da Velha com figuras geométricas. In: Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011, Recife. Anais Seminário Jogos com Sucata na Educação Matemática, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. L. S.; BELLEMAIN, P. M. B. . Les mathématiques vécues dans la topographie: le cas du cours technique intégré à l´enseignement secondaire. In: 6º Congresso Internacional sobre a Teoria Antropológica do Didático, 2018, Grenoble. Préactes_Pre-proccedings_Pre-actas, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. L. S.; LIMA, A. G. C. ; SILVA, J. D. . Alunos do Ensino Médio: Uma análise do perfil do ingresso no CODAI - UFRPE. In: XIII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Alunos do Ensino Médio: Uma análise do perfil do ingresso no CODAI - UFRPE, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, A. L. S.; VIEIRA, M. S. L. M. ; MOURA, A. P. ; COSTA, A. P. . ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA PRECONIZADA EM UM LIVRO DIDÁTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARROS, A. L. S.. Um estudo da Ecologia das Grandezas no Ensino de Topografia: O caso do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARROS, A. L. S.; SILVA, R. L. ; COUTO, C. L. . As noções de Área e Comprimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Aspectos práticos e Teóricos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BARROS, A. L. S.; SILVA, A. D. P. R. . O apprenti Géomètric 2 como recurso para o ensino e aprendizagem do conceito de área de figuras planas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARROS, A. L. S.. Matemática contextualizada ou contexto matemáticos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, M. S. L. M. ; BARROS, A. L. S. ; COSTA, A. P. ; MOURA, A. P. . Concepções de ensino e aprendizagem evidentes em uma aula sobre o conceito de múltiplos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, M. S. L. M. ; COSTA, A. P. ; MOURA, A. P. ; BARROS, A. L. S. . Efeitos de Contrato Didático evidenciados em uma aula sobre o conceito de múltiplos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARROS, A. L. S.; COSTA, A. P. ; MOURA, A. P. ; VIEIRA, M. S. L. M. . Efeitos de Contrato Didático Evidenciados em uma Aula sobre o Conceito de Múltiplos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARROS, A. L. S.; BELLEMAIN, P. M. B. . A Ecologia das grandezas geométricas em diferentes instituições: do Ensino Médio ao Ensino Técnico em Agropecuária no XVIII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BARROS, A. L. S.. Interdisciplinaridade e formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BARROS, A. L. S.. Jogos Matemáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BARROS, A. L. S.. Jogos, desafios, curiosidades, tecnologias, estratégias didáticas que favorecem o ensino e aprendizagem da matemática. Malba Tahan presente.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARROS, A. L. S.; CAVALCANTI, L. B. ; DORNELAS, J. J. B. . A Experiência do LPEM I na UAB/CEFETPE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARROS, A. L. S.. Programa Nacional do Livro Didático 2019. 2018.

2.
BARROS, A. L. S.. Encontro Pernambucano de Educação Matemática. 2017.

3.
BARROS, A. L. S.. Comissão Especial para avaliar processos de RSC. 2017.

4.
BARROS, A. L. S.. XVIII JEPEX. 2017.

5.
BARROS, A. L. S.. Comissão Especial para avaliar processos de RSC. 2017.

6.
BARROS, A. L. S.. Edital PIBEX Eixo temático 2016. 2016.

7.
BARROS, A. L. S.. II ENExC UFPE 2016 ? Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco 2016. 2016.

8.
BARROS, A. L. S.. XVI JEPEX. 2016.

9.
BARROS, A. L. S.. Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas. 2016.

10.
BARROS, A. L. S.. XV ENEXT / ENExC - Encontro de Extensão e Cultura 2015. 2015.

11.
BARROS, A. L. S.. Programa do Livro Didático 2016. 2015.

12.
BARROS, A. L. S.; PESSOA, G. S. . Programa Nacional do Livro Didático 2015. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, W. M. G. ; SILVA, A. D. P. R. ; BARROS, A. L. S. . Área como grandeza geométrica: um estudo por meio do Apprenti Géomètre 2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARROS, A. L. S.; SILVA, R. L. ; COUTO, C. L. . As noções de área e comprimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Aspectos práticos e Teóricos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARROS, A. L. S.. Seminário de Ensino de Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).

4.
BARROS, A. L. S.. Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas. 2016. (Encontro).

5.
BARROS, A. L. S.. Planejamento de Ensino na Educação Superior. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BARROS, A. L. S.. Uso e fabricação de Jogos e Materiais didáticos para o ensino de matemática a partir de sucata. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARROS, A. L. S.. Concepção e uso de jogos didáticos para o ensino da matemática com sucata. 2011. .

8.
BARROS, A. L. S.. Planejamento de Ensino da Educação Superior. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BARROS, A. L. S.; Teles, R. ; Gitirana, V. ; CASTRO, A. T. . Cursos de Desenvolvimento de Jogos Didáticos para o Ensino de Matemática com Sucata. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos Matemáticos).

10.
BARROS, A. L. S.. Curso de Atualização pedagógica para alunos dos cursos de Pós-Graduação da UFRPE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BARROS, A. L. S.. GEOPLANO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BARROS, A. L. S.; PESSOA, G. S. . A MAGIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BARROS, A. L. S.; ROCHA, C. A. ; CASTRO, A. T. . CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BARROS, A. L. S.; CASTRO, A. T. ; PESSOA, G. S. . CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARROS, A. L. S.; CORREIA, B. L.; AGUIAR, J. D.. Participação em banca de Frank Presley de Lima Neves. Informática e Matemática na Escola Estadual Antônio Padilha: Este diálogo é possível?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
BARROS, A. L. S.; CORREIA, B. L.; AGUIAR, J. D.. Participação em banca de Ricardo Gomes Moreira. O computador e a internet como mediadores na resolução de problemas matemáticos numa escola pública estadual em Paulista - PE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
BARROS, A. L. S.; CORREIA, B. L.; AGUIAR, J. D.. Participação em banca de Evanilson Landim Alves. Possíveis relações entre a Geogebra e o Ensino de Funções. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, A. L. S.; SOUZA, M.; ALVES, G. A.. Participação em banca de Natália Dias de Morais.O Método de Newton e Leibneiz como aporte a conceituação de derivada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, A. L. S.; SILVA, C. R. R.; MELO, E. J. C.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO EBTT (FÍSICA). 2012. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
ROGÉRIO DA SILVA IGNÁCIO; JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA; BARROS, A. L. S.. SELEÇÃO DE ALUNOS PARA IGRESSO NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
BARROS, A. L. S.. COMISSÃO DE BOLSAS. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Internacional sobre a Teoria Antropológica do Didático. Les mathématiques vécues dans la topographie: le cas du cours technique intégré à l´enseignement secondaire. 2018. (Congresso).

2.
XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O Uso do Software Niz como ferramenta para exploração de objetos geométricos. 2017. (Congresso).

3.
Encontro Nacional de Didática da Geometria das Grandezas e e Medidas.As noções de área e comprimento nos anos iniciais: perspectivas através da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2016. (Encontro).

4.
LADIMA - 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.Um estudo da Ecologia das Grandezas no Ensino de Topografia: O caso do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médo. 2016. (Simpósio).

5.
XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS. 2016. (Congresso).

6.
II Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano.O Currículo para a formação do professor de matemática da Educação Básica. 2015. (Outra).

7.
V Encontro Regional de Educação Matemática.Efeitos de Contrato Didático Evidenciados em uma Aula sobre o Conceito de Múltiplos. 2015. (Encontro).

8.
Encontro às sextas - As representações Semióticas na Construção de Funções com o Geogebra. 2014. (Oficina).

9.
Encontro às Sextas - Grandezas geométricas no ensino fundamental: contextos e sentidos. 2014. (Oficina).

10.
Encontro às sextas - Influência das Imbricações entre Campos Conceituais em Situações Envolvendo Fórmulas de Área de Figuras Geométricas Planas. 2014. (Exposição).

11.
XVIII EBRAPEM.A Ecologia das grandezas geométricas em diferentes instituições: do Ensino Médio ao Ensino Técnico em Agropecuária. 2014. (Encontro).

12.
XIII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. 2013. (Outra).

13.
Encontro Pedagógico. 2012. (Encontro).

14.
Encontro Interamericano de Educação Estatística. 2011. (Encontro).

15.
ENCONTRO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. 2011. (Encontro).

16.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

17.
Projeto Klein de Matemática. 2011. (Encontro).

18.
I Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. 2008. (Seminário).

19.
VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).

20.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO TEORIA E PEDAGOGIA. 2004. (Seminário).

21.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. (Encontro).

22.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O USO DE GEOPLANO COMO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOMETRIA. 2004. (Encontro).

23.
55 Reunião Anual da SBPC.A Matemática em Laboratório: Números e Operações. 2003. (Outra).

24.
55 Reunião Anual da SBPC.A Matemática em Laboratório: Área e Perímetro. 2003. (Outra).

25.
III MÓDULO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.ATIVIDADES LÚDICAS UTILIZADAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2003. (Seminário).

26.
I SEMANA PEDAGÓGICA DO LACAPE.MATEMÁTICA: BRINCANDO COM NÚMEROS. 2002. (Oficina).

27.
V Encontro Pernambucano de Educação Matemática.Geoplano: Um forte apoio na Geometria. 2002. (Encontro).

28.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.LEMAT: Um Breve Histórico. 2001. (Encontro).

29.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.O Trabalho do LEMAT: com os Jogos Matemáticos. 2001. (Outra).

30.
VII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2001. (Encontro).

31.
2º DIMA - DINAMIZANDO A MATEMÁTICA.MATEMÁGICA. 2000. (Oficina).

32.
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA REGIÃO METROPOLITANA NORTE. 2000. (Encontro).

33.
III SEMANA DE LICENCIATURA EM DESENHO E PLÁSTICA.UM ESTUDO DA GEOMETRIA DAS DOBRADURAS (ORIGAMI) COM FOCO NO RELACIONAMENTO ENTRE "FORMAS" E "FÓRMULAS" MATEMÁTICAS, APLICANDO AO ENSINO DE GEOMETRIA DE 1º GRAU MAIOR. 2000. (Seminário).

34.
VIII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.TANGRAM: UM JOGO ENVOLVENDO ÁREA. 2000. (Encontro).

35.
IV Encontro Pernambucano de Educação Matemática.Tangram e Outros Jogos Envolvendo Área. 1999. (Encontro).

36.
IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, A. L. S.. XXVIII FIA - Feira de Informações Agropecuária e Conhecimentos Gerais. 2013. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Natália Tercya Fernandes da Silva. Análise do perfil do ingresso no Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI ? UFRPE). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - COLÉGIO DOM AGOSTINHO IKAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Luis de Souza Barros.

2.
Williams Apolo Santos de Albuquerque. Análise da distribuição dos conteúdos de matemática nas provas do Sistema Seriado de Avaliação ? SSA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Dom Agostinho Ikas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Luis de Souza Barros.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, A. L. S.. Matemática contextualizada ou contexto matemáticos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, A. L. S.. Um estudo da Ecologia das Grandezas no Ensino de Topografia: O caso do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARROS, A. L. S.. Uso e fabricação de Jogos e Materiais didáticos para o ensino de matemática a partir de sucata. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARROS, A. L. S.; SILVA, R. L. ; COUTO, C. L. . As noções de área e comprimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Aspectos práticos e Teóricos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BARROS, A. L. S.; Teles, R. ; Gitirana, V. ; CASTRO, A. T. . Cursos de Desenvolvimento de Jogos Didáticos para o Ensino de Matemática com Sucata. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos Matemáticos).



Outras informações relevantes


Membro do grupo Pró-grandezas: Ensino-aprendizagem das grandezas e medidas



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/09/2018 às 12:40:50