Ulisses Dias da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5167987691432251
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, lecionando Matemática em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e está cursando Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, tecnologias educacionais, e-learning, formação inicial e continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ulisses Dias da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, U. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplcação.
Rua J.J. Seabra, s/n.
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22946597
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br/matematica


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Ensino e História da Matemática e Fí.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira.
2007 - 2009
Mestrado em Ensino de Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: MATHMOODLE - ESTUDO DE CASO SOBRE UM CMS MUNIDO DE FERRAMENTAS DE COMPUTAÇÃO SIMBÓLICA E DE COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Rafael Garcia Barbastefano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas de Computação Algébrica; Sistemas de Gerenciamento de Cursos; Tecnologias no Ensino de Matemática; Educação à Distância; Ensino de Cálculo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura plena em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Superior, SESU, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Diálogos Acadêmicos. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências da UFRJ - LIMC/UFRJ

Atividades

12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Representante.
03/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
06/2014 - 06/2016
Direção e administração, Reitoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Pessoal do CFCH.
01/2012 - 03/2013
Direção e administração, Colégio de Aplcação, .

Cargo ou função
Coordenador do Setor Curricular de Matemática.
04/2007 - 03/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, .


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Cálculo I, Àlgebra e Introdução à Análise



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Software Instrucional, Educação à Distância, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Saberes, Recursos e Práticas Colaborativas de Matemática para o Ensino
Descrição: Tendo como premissa que a formação docente é um processo contínuo que extrapola o período de formação acadêmica inicial e que não prescinde da prática, este projeto de pesquisa visa à investigação sobre estratégias e metodologias de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na educação básica, em especial aqueles que envolvem o trabalho em grupos colaborativos, a produção e a intervenção em materiais didáticos (Giraldo et al, 2014; Melo, Giraldo & Rangel, 2014; Rangel, Giraldo & Maculan, 2014). Tais grupos colaborativos podem incluir participantes com diversos perfis acadêmicos e profissionais tais como, professores em exercício, licenciandos, pesquisadores em matemática e em educação matemática. Objetiva-se, desta forma, o desenvolvimento e a avaliação, em contextos empíricos, de tais estratégias e metodologias, à luz da literatura de pesquisa citada. Em particular, considera-se que as iniciativas envolvendo a produção e a intervenção em materiais didáticos por grupos colaborativos são entendidas sob duas perspectivas complementares: por um lado, como modelos de formação continuada com o potencial de articular a reflexão sobre a própria prática com a (re)construção do conhecimento de matemática para o ensino, a partir das experiências emergentes da prática, trazidas pelos próprios professores; e por outro lado, como metodologias para a produção de recursos didáticos com maior potencial de articulação com a sala de aula...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Integrante / Francisco Mattos - Integrante / Giraldo, victor - Coordenador / LETICIA GUIMARAES RANGEL - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Bruna Moustapha Corrêa - Integrante / Wellerson Quintaneiro da Silva - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Cydara Cavedon Ripoll - Integrante / Lucas Melo - Integrante / Diego Matos Pinto - Integrante / Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva - Integrante / Fellipe Gomes Coelho - Integrante / Mário Keniichi Gushima Moura - Integrante.
2009 - 2011
Lab In a Box
Descrição: Laboratório móvel, munido de netbooks e projetor portátil para ser montado facilmente em qualquer sala de aula.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Integrante / Luiz Carlos Guimarães - Integrante / Francisco Mattos - Coordenador / Rodrigo Devolder - Integrante / Rodrigo Hausen - Integrante / HASCHE, Filipe Carvalho - Integrante / OLIVEIRA, THIAGO MACIEL - Integrante / MORAIS, THIAGO - Integrante / Vernet, Oswaldo - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
UTILIZANDO O MOODLE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAP-UFRJ
Descrição: Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o ensino de matemática com uso da internet. Em particular, a utilização do Moodle - um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo - por docentes do setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ em sua atuação no Ensino Básico e na Formação de Professores. Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o ensino de matemática com uso da internet. Utilização do Moodle - um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo. O uso desta plataforma educacional foi adotado pelo Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ, em uma postura investigativa, com o objetivo de aproximar os novos recursos tecnológicos das práticas de Ensino de Matemática e de ampliar as possibilidades de atuação acadêmica e pedagógica. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Coordenador / Daniella Assemany da Guia - Integrante / LEO AKIO YOKOYAMA - Integrante / LETICIA GUIMARAES RANGEL - Integrante / LILIAN KARAM PARENTE CURY SPILLER - Integrante / PRISCILA MARQUES DIAS CORREA - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Fernando C Villar Marinho - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Reconstruindo a Avaliação Matemática no CAp-UFRJ
Descrição: Esse projeto tem como objetivo reconstruir o processo de avaliação matemática do CAp-UFRJ, a partir de uma reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados tanto em sala de aula como na seleção dos candidatos às turmas do ensino médio, que passam por um processo de nivelamento, seguido por um sorteio. Assim, deseja-se criar instrumentos que permitam diagnosticar o perfil do conhecimento matemático dos alunos do colégio, particularmente ao final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, podendo assim compreender melhor o que é efetivamente aprendido pelos alunos. Em seguida, pretende-se confrontar os resultados com aqueles oriundos dos processos de avaliação em larga escala tais como Prova Brasil, Saeb e ENEM. A principal qualidade do modelo de avaliação proposto é a sua generalidade. A partir das discussões realizadas, a mesma estrutura poderá ser utilizada em outras escolas/instituições, permitindo a comparação de populações e dos resultados em outros contextos. Como consequências esperadas, produziremos materiais acadêmicos, como artigos e relatos de experiência, que permitirão compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados e o próprio processo de discussão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Coordenador / LEO AKIO YOKOYAMA - Integrante / LETICIA GUIMARAES RANGEL - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Fernando C Villar Marinho - Integrante.
2005 - 2008
Elaboração de Roteiros Didáticos a serem usados em Laboratórios de Informática da SEE/RJ
Descrição: Os roteiros didáticos foram preparados especificamente para professores de matemática do Rio de Janeiro, a serem utilizados em laboratórios de ensino das escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Integrante / Luiz Carlos Guimarães - Coordenador / Francisco Mattos - Integrante / Rafael Barbastefano - Integrante / Rodrigo Hausen - Integrante / HASCHE, Filipe Carvalho - Integrante / SENRA, FILIPE - Integrante / Aline Santiago - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.


Outros Projetos


2009 - 2011
Calendário da Matemática
Descrição: Calendário com problemas de Matemática mensal para as salas de aula do Ensino Básico.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ulisses Dias da Silva - Integrante / Luiz Carlos Guimarães - Integrante / Francisco Mattos - Coordenador / Rodrigo Devolder - Integrante / HASCHE, Filipe Carvalho - Integrante / OLIVEIRA, THIAGO MACIEL - Integrante / Santiago, Aline - Integrante / DASSIE, BRUNO - Integrante / SENRA, FILIPE - Integrante / PITOMBEIRA, JOÃO BOSCO - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIRALDO, V.A.2016GIRALDO, V.A. ; MENEZES, Fábio ; SILVA, W. Q. ; SILVA, C. M. B. C. ; PINTO, D. M. ; CORREA, B. M. ; SILVA, U. D. ; COSTA NETO, C. D. ; RANGEL, L. G. ; MOURA, M. K. G. . Práticas Docentes Compartilhadas: Reconhecendo o Espaço da Escola na Licenciatura em Matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 56-60, 2016.

2.
Giraldo, Victor2016Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; SILVA, U. D. ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
GIRALDO, V.A. ; SILVA, F. M. ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MELO, L. ; PINTO, D. M. ; SILVA, U. D. ; MOUSTAPHA, Bruna ; COSTA NETO, C. D. . Práticas docentes compartilhadas: integrando saberes emergentes da prática na formação inicial de professores de matemática. In: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino. (Org.). TEMÁTICAS EMERGENTES DE PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 1ªed.Brasília-DF: SBEM, 2018, v. 10, p. 215-239.

2.
MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; HASCHE, F. C. . Resolução de Problemas e CSCL no Processo de Ensino/Aprendizagem de Matemática. In: ROQUE, Tatiana M.; GIRALDO, Victor A.. (Org.). O Saber do Profesor de Matemática - Ultrapassando a dicotomia entre a didática e o conteúdo. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014, v. , p. 199-240.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, U. D.; BONETE, A. C. ; FERNANDES, A. F. ; AMARAL, D. C. . ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais, 2016.

2.
SILVA, U. D.; MATTOS, F. R. P. ; GUIMARAES, L. C. ; BARROSO, M. F. . UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE LONGO PRAZO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MINAS GERAIS. In: V SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. Anais, 2012.

3.
MORAIS, T. G. ; OLIVEIRA, T. M. ; SILVA, U. D. ; MATTOS, F. R. P. ; GUIMARAES, L. C. . UM AMBIENTE PARA O GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES COLABORA-TIVAS COM O SOFTWARE TABULAE. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais, 2010.

4.
MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . A PLATAFORMA MATHMOODLE NA EDUCAÇÃO BÁSICA ? USOS E APLICAÇÕES. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais, 2010.

5.
SILVA, U. D.; HAUSEN, R. A. ; DEVOLDER, R. G. ; GUIMARAES, L. C. . MATHMOODLE ? FERRAMENTAS INTEGRADAS DE COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais, 2010.

6.
MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . MATHMOODLE E DRAGMATH ? DUAS FERRAMENTAS INTEGRADAS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE. In: V COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 2010, Recife. Anais do HTEM V, 2010.

7.
GUIMARAES, L. C. ; BARBASTEFANO, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . MATHMOODLE: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE UM CMS DESENVOLVIDO PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO ONLINE. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga. Anais do IV SIPEM, 2009.

8.
MATTOS, F. R. P. ; GUIMARAES, L. C. ; BARBASTEFANO, R. G. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . MathChat ? um módulo de chat matemático integrado ao Moodle. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV HTEM, 2008.

9.
SILVA, U. D.; GUIMARAES, L. C. ; SANTOS, F. L. M. . O uso do ambiente de geometria dinâmica Tabulae como ferramenta para evidenciar a necessidade de demonstrar. In: IV Colóquio Sobre História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV HTEM, 2008.

10.
GUIMARAES, L. C. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . MathMoodle: Ferramentas integradas para o ensino de conteúdo matemático através do Moodle. In: Moodle Moot Brasil 2008, 2008, São Paulo. Anais, 2008. v. 1. p. 132-137.

11.
GUIMARAES, L. C. ; MATTOS, F. R. P. ; Daniela Cunha ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . Estratégias para o Ensino de Funções através do Tabulæ Colaborativo e do. In: XII EBRAPEM, 2008, Rio Claro. Anais, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, L. C. ; MATTOS, F. R. P. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. ; HAUSEN, R. A. . MathMoodle: Ferramenta Colaborativa para o Ensino de Matemática. In: Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. Resúmenes, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, U. D.; Soares, Andréa Christiny A. N. . Elucidando a Matriz Curricular ?Real? de uma Instituição de Educação Básica. In: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2015, Campinas. Caderno de Resumos, 2015. v. 1.

2.
MOURA, M. K. G. ; GIRALDO, V.A. ; SILVA, U. D. . Articulações entre Cálculo e Álgebra Linear no curso de Licenciatura e seu potencial impacto nas concepções sobre a prática: um estudo de caso. In: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2015, Campinas. Caderno de Resumos, 2015. v. 1.

3.
SILVA, U. D.; MATTOS, F. R. P. ; BARROSO, M. F. ; GUIMARAES, L. C. . ?PRÓ-LETRAMENTO?: AN ANALYSIS FROM A BRAZILIAN PROGRAM FOR IN-SERVICE TEACHERS OF 7 TO 10-YEARS OLD CHILDREN. In: The 12th International Congress on Mathematical Education, 2012, Seul. ICME-12 Proceedings, 2012.

4.
BARROSO, M. F. ; GUIMARAES, L. C. ; MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. . O Pró-Letramento Matemática em Minas Gerais: uma análise dos resultados posteriores à aplicação do programa. In: XXVI Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa, 2012, Belo Horizonte. Anais, 2012.

5.
SILVA, U. D.; HAUSEN, R. A. ; DEVOLDER, R. G. . THE USE OF THE MATHMOOODLE ONLINE TOOOLS IN A MULTIVARIATE CALCULUS COURSE. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 2010, Belo Horizonte. Proceedings - Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 2. p. 108.

6.
Daniela Cunha ; SILVA, U. D. ; GUIMARAES, L. C. . Aperfeiçoamento de Professores Através de Plataformas On-line: o Moodle facilitando o ensino de frações. In: MoodleMoot Brasil, 2007, 2007, São Paulo. Anais 1° MoodleMoot Brasil, 2007. v. 1. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, U. D.. Ciências, tecnologia e ensino significativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, U. D.. Muito Além da Licenciatura: Opções de Trabalho Após a Formatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, U. D.. MATEMÁTICA E BOLSA DE VALORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAIS, T. G. ; OLIVEIRA, T. M. ; SILVA, U. D. ; MATTOS, F. R. P. ; GUIMARAES, L. C. . UM AMBIENTE PARA O GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS COM O SOFTWARE TABULAE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . A PLATAFORMA MATHMOODLE NA EDUCAÇÃO BÁSICA ? USOS E APLICAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . MATHMOODLE E DRAGMATH ? DUAS FERRAMENTAS INTEGRADAS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, U. D.; HAUSEN, R. A. ; DEVOLDER, R. G. ; GUIMARAES, L. C. . MATHMOODLE ? FERRAMENTAS INTEGRADAS DE COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GUIMARAES, L. C. ; BARBASTEFANO, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; SILVA, U. D. ; DEVOLDER, R. G. . MATHMOODLE: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE UM CMS DESENVOLVIDO PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO ONLINE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUIMARAES, L. C. ; HAUSEN, R. A. ; MATTOS, F. R. P. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . MathMoodle: Ferramenta Colaborativa para o Ensino de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUIMARAES, L. C. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . MATHWRITING - FERRAMENTA DE MANIPULAÇÃO ALGÉBRICA ATRAVÉS DO CHAT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MATTOS, F. R. P. ; GUIMARAES, L. C. ; BARBASTEFANO, R. G. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . MathChat - Um Módulo de Chat Matemático Integrado ao Moodle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUIMARAES, L. C. ; DEVOLDER, R. G. ; HAUSEN, R. A. ; SILVA, U. D. . MathMoodle: Ferramentas integradas para ensino de conteúdo matemático através do Moodle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, U. D.; SANTOS, D. M. M. . Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, U. D.. Educação Financeira para Crianças. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, U. D.. O uso Software Scratch como Ferramenta para o Ensino de Conteúdos Matemáticos do Ensino Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, U. D.. Utilizando jogos digitais como ferramenta para introduzir conteúdos da educação básica. 2015. (Palestra).

3.
SILVA, U. D.. O uso de tecnologias educacionais no contexto da sala de aula da educação básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OGLIARI, E. ; SILVA, U. D. . Proletramento Rio de Janeiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARINHO, F. C. V. ; RANGEL, L. G. ; GUIA, D. A. ; CORREA, P. M. D. ; YOKOYAMA, L. A. ; COSTA NETO, C. D. ; SILVA, U. D. . Elaboração de Material Didático de Matemática para o ensino fundamental e para o ensino médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoonline).

6.
GUIMARAES, L. C. ; MATTOS, F. R. P. ; HASCHE, F. C. ; OLIVEIRA, T. M. ; SILVA, U. D. . Projeto Guias de Aprendizagem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático online).

7.
GUIMARAES, L. C. ; DEVOLDER, R. G. ; SILVA, U. D. . Tutorial do MathMoodle. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Tutorial online).

8.
GIRALDO, V.A. ; SILVA, U. D. ; QUINTANEIRO, W. ; FERREIRA, M. L. . Curso de extensão em Cálculo Infinitesimal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, F. P.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; AMORIM, R. A.; SILVA, U. D.. Participação em banca de Fernanda Pessoa Fernandes.Professora: É continha de quê?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA NETO, C. D.; GUIA, D. A.; YOKOYAMA, L. A.; SILVA, U. D.. Banca de seleção do Processo Seletivo para Professor Substituto de Matemática para o Colégio de Aplicação da UFRJ, Edital nº 142, de 09 de novembro de 2013. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
COSTA NETO, C. D.; MARINHO, F. C. V.; SILVA, U. D.. Banca de seleção do Processo Seletivo para Professor Substituto de Matemática para o Colégio de Aplicação da UFRJ, Edital nº 185, de 09 de setembro de 2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GUIA, D. A.; CORREA, P. M. D.; SILVA, U. D.. Banca de seleção do Processo Seletivo para Professor Substituto de Matemática para o Colégio de Aplicação da UFRJ, Edital nº 142, de 09 de dezembro de 2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
VERAN, J. F. M.; SILVA, U. D.. Banca julgadora da Sessão 148 (política internacional III) - JICTAC 2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Interno do LEPED.nfluências Percebidas por Professores Recém-Egressos de Cursos de Licenciatura em Matemática sobre a Importância do Estágio Curricular Supervisionado para sua Formação Inicial. 2018. (Seminário).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO. 2016. (Encontro).

3.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM TESTE DIAGNÓSTICO COM VISTAS A IDENTIFICAR CONCEPÇÕES E CRENÇAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).

4.
IX SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃOÂO.UMA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE TESTES AUTOMATIZADOS ATENAME PARA GERAÇÃO DE TESTES DIAGNÓSTICOS. 2015. (Seminário).

5.
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Seminário).

6.
V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Elucidando a Matriz Curricular ?Real? de uma Instituição de Educação Básica. 2015. (Seminário).

7.
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática.Uma Abordagem para a Fatoração de Polinômios Utilizando Materiais Concretos. 2014. (Outra).

8.
26ª Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa.O Pró-Letramento Matemática em Minas Gerais: uma análise dos resultados posteriores à aplicação do programa. 2012. (Encontro).

9.
The 12th Internatinal Congress on Mathematics Education - ICME12. ?PRÓ-LETRAMENTO?: AN ANALYSIS FROM A BRAZILIIAN PROGRAM FOR IN-SERVICE TEACHERS OF 7 TO 10-YEARS OLD CHILDREN. 2012. (Congresso).

10.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE LONGO PRAZO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MINAS GERAIS. 2012. (Seminário).

11.
PME-34 CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION. THE USE OF THE MATHMOOODLE ONLINE TOOOLS IN A MULTIVARIATE CALCULUS COURSE. 2010. (Congresso).

12.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.UM AMBIENTE PARA O GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS COM O SOFTWARE TABULAE. 2010. (Encontro).

13.
Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. MathMoodle: Ferramenta Colaborativa para o Ensino de Matemática. 2009. (Congresso).

14.
Fórum PET 2009: Articulando PET, Universidade e Sociedade.A Presença do PET na Educação Superior. 2009. (Encontro).

15.
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.MATHMOODLE: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE UM CMS DESENVOLVIDO PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO ONLINE. 2009. (Seminário).

16.
IV Bienal da SBM.MATHWRITING - FERRAMENTA DE MANIPULAÇÃO ALGÉBRICA ATRAVÉS DO CHAT. 2008. (Encontro).

17.
IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.MathChat ? um módulo de chat matemático integrado ao Moodle. 2008. (Outra).

18.
Moodle Moot Brasil 2008.MathMoodle: Ferramentas integradas para o ensino de conteúdo matemático através do Moodle. 2008. (Seminário).

19.
XII EBRAPEM.Estratégias para o Ensino de Funções através do Tabulæ Colaborativo e do MathMoodle. 2008. (Encontro).

20.
MoodleMoot Brasil, 2007.Aperfeiçoamento de Professores Através de Plataformas On-line: o Moodle facilitando o ensino de frações. 2007. (Seminário).

21.
25° COLÓQUIO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA. 2005. (Outra).

22.
57ª Reunião anual da SBPC. 2005. (Outra).

23.
Debate entre os candidatos a reitor da UnB.Debate entre os candidatos a reitor da UnB. 2005. (Outra).

24.
VI Seminário Nacional de História da Matemática. 2005. (Seminário).

25.
56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARINHO, F. C. V. ; TEIXEIRA, A. C. B. ; SILVA, U. D. . EMCAp - Encontro de Matemática do CAp. 2018. (Outro).

2.
AMARAL, R. ; D?AMBROSIO, U. ; FAN, L. ; GIRALDO, V.A. ; SCHUBRING, G. ; SILVA, U. D. . II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. 2017. (Outro).

3.
SILVA, U. D.; FRANCISQUINI, M. F. B. ; MARAGLIA, P. ; CARPENTER, T. S. M. ; SOUZA, F. L. . I Colóquio dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação da UFRJ. 2016. (Outro).

4.
SILVA, U. D.. III ECONPET - ?POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréa Christiny Alves Nascimento Soares. Análise de uma Avaliação Matemática com Base na Taxonomia de Bloom. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ulisses Dias da Silva.

2.
Lucas Nunes de Morais. Uma Proposta para o Ensino Significativo de Funções Nos Pré-Vestibulares do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ulisses Dias da Silva.

Iniciação científica
1.
Fernanda Araújo Silva. Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática no CAP UFRJ: uma Experiência na Educação Básica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação José Bonifácio. Orientador: Ulisses Dias da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
STÉPHANIE BARROUIN COSTA FERREIRA DOS ANJOS. A MATEMÁTICA SUPERIOR DO PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. Orientação de outra natureza. (Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação José Bonifácio. Orientador: Ulisses Dias da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GIRALDO, V.A.2016GIRALDO, V.A. ; MENEZES, Fábio ; SILVA, W. Q. ; SILVA, C. M. B. C. ; PINTO, D. M. ; CORREA, B. M. ; SILVA, U. D. ; COSTA NETO, C. D. ; RANGEL, L. G. ; MOURA, M. K. G. . Práticas Docentes Compartilhadas: Reconhecendo o Espaço da Escola na Licenciatura em Matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 56-60, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, U. D.. Ciências, tecnologia e ensino significativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, U. D.. Muito Além da Licenciatura: Opções de Trabalho Após a Formatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, U. D.. O uso de tecnologias educacionais no contexto da sala de aula da educação básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OGLIARI, E. ; SILVA, U. D. . Proletramento Rio de Janeiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, U. D.; FRANCISQUINI, M. F. B. ; MARAGLIA, P. ; CARPENTER, T. S. M. ; SOUZA, F. L. . I Colóquio dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação da UFRJ. 2016. (Outro).

2.
MARINHO, F. C. V. ; TEIXEIRA, A. C. B. ; SILVA, U. D. . EMCAp - Encontro de Matemática do CAp. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:26:18