Adriano José Barbosa Souza

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  • Última atualização do currículo em 12/01/2018


Atualmente exerce o cargo de Analista Ambiental e exerce a função de Chefe de Serviço Técnico II de Gestão Socioambiental e Uso Público, da Unidade Especial Avançada de di ICMBio de Itaituba/PA, exerceu a função de chefe de 4 Unidades de Conservação (Parque Nacional do Jamanxim, Florestas Nacionais de Itaituba I e II e Floresta Nacional do Trairão) do Núcleo de Gestão Integrada de Itaituba/PA do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/MMA desde Janeiro de 2015. Tem doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid em Madri, Espanha com bolsa do programa PDSE da CAPES. Possui Mestrado em Ecologia pela UnB e graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atua principalmente, na linha de pesquisa de Ecologia Teórica e Ecologia de Comunidades Vegetais do Cerrado. Tem experiência em participação em projeto internacional e na área de Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia teórica, modelagem conceitual, raciocínio qualitativo, dinâmica de vegetação de savanas. Tem ainda experiência e atuação em implementação e gestão integrada de Unidades de Conservação Federais na Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano José Barbosa Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A.;SOUZA, A. J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Núcleo de Gestão Integrada de Itaituba/PA.
Avenida Marechal Rondon, S/N
Aeroporto Velho
68181010 - Itaituba, PA - Brasil
Telefone: (93) 35184519


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Politécnica de Madrid (Orientador: Oscar Corcho).
Título: Enriquecimento semântico de modelos ecológicos baseados em Raciocínio Qualitativo: um estudo de caso sobre a dinâmica de comunidades de vegetação lenhosa no Cerrado Brasileiro, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
2008 - 2010
Mestrado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ESTRUTURA E DINÂMICA DE COMUNIDADE DE VEGETAÇÃO LENHOSA DE CERRADO stricto sensu NA RESERVA ECOLÓGICA DO IBGE, DISTRITO FEDERAL, BRASIL,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Raimundo Paulo Barros Henriques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
2003 - 2007
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) E SEUS HOSPEDEIROS NA HORTA DIDÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CEARÁ..
Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti Araújo de Lima.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
27º Course of Protected Area Management. (Carga horária: 200h).
Colorado State University System, CSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
III Curso de Planejamento em Uso Público em Áreas Protegidas da Amazônia. (Carga horária: 40h).
U.S. Forest Service, Estados Unidos.
2016 - 2016
III Seminário de Gestão de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia. (Carga horária: 80h).
U.S. Forest Service, Estados Unidos.
2015 - 2016
Curso de Gestão Participativa. (Carga horária: 240h).
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
2014 - 2014
4° Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade. (Carga horária: 200h).
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
2010 - 2010
Modelling for the European Water Framework Directi. (Carga horária: 8h).
7th International Conference on Ecological Informatics, ISEI7, Bélgica.
2004 - 2004
Ecossistema de manguezais. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2003 - 2003
Biodiversidade do semi-árido do Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2003 - 2003
I Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeado para o cargo de Analista Ambiental via concurso público. Nomeado Chefe de Unidade de Conservação II pela portaria N° 36/2015 ICMBio/MMA em janeiro de 2015 e nomeado Chefe de Unidade de Conservação I pela portaria N° 623/2016 ICMBio/MMA em outubro de 2016.

Atividades

10/2016 - Atual
Direção e administração, Núcleo de Gestão Integrada de Itaituba/PA, .

Cargo ou função
Chefe de Unidade de Conservação I.
01/2015 - 09/2016
Direção e administração, Núcleo de Gestão Integrada de Itaituba/PA, .

Cargo ou função
Chefe de Unidade de Conservação II.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Estudante pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador contratado pelo projeto DynaLearn

Atividades

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NECbio, .

Linhas de pesquisa
Ecologia Teórica
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.


Fundação da Criança e da Família Cidadã, FUNCI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor terceirizado, Enquadramento Funcional: Instrutor de Oficina, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Ciências Biológicas, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Projeto Social realizando atividades de Educação Ambiental com crianças de 7 a 12 em situação de vulnerabilidade social ou pessoal

Atividades

09/2005 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor das disciplinas de botânica I e II, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 12
Outras informações
Participei voluntariamente em pesquisa sobre o levantamento da entomofauna de agroecossistema orgânico, além do moscas-das-frutas

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário Laboratório ETNOBIO, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Disciplina Métodos em Biologia, Carga horária: 12

Atividades

3/2005 - 2/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, .



Linhas de pesquisa


1.
Biodiversidade de moscas-das-frutas

Objetivo: Determinar a diversidade de espécies de moscas-das-frutas e seus frutos hospedeiros.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Palavras-chave: Moscas-das-frutas; Fitossanidade.
2.
Estrutura e dinâmica de comunidade de vegetação do cerrado

Objetivo: Caracterizar e descrever as mudanças na composição florística e estrutura de comunidades de vegetação lenhosa do bioma Cerrado.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de comunidades.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Biodiversidade; Cerrado; Comunidades vegetais; Fitossociologia.
3.
Ecologia Teórica

Objetivo: Representar conhecimentos ecológicos em linguagens formais; Desenvolver modelos de simulação sobre o comportamento de sistemas ecológicos..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica / Especialidade: Inteligencia Artificial Aplicada à Ecologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica / Especialidade: Modelagem de Sistemas Ecológicos.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
DynaLearn - Engaging and informed tools for learning conceptual system knowledge
Descrição: Despite this importance, there is an alarming decline in the number of students choosing science subjects. Reasons for this include the perceived complexity, the idea that these subjects are uninteresting and tedious, and the lack of effective cognitive tools that enable learners to acquire the expertise in a way that fits its qualitative nature. The DynaLearn project seeks to address these problems by integrating well established, but currently independent technological developments, and utilize the added value that emerges. Specifically, diagrammatic representations will be used for learners to articulate, analyse and communicate ideas, and thereby construct their conceptual knowledge. Ontology mapping will be used to find and match co-learners working on similar ideas to provide individualised and mutually benefiting learning opportunities. Virtual characters will be used to make the interaction engaging and motivating. The development of the workbench will be tuned to fit key topics from environmental science curricula, and evaluated and further improved in the context of existing curricula using case studies. Through this approach, the DynaLearn project will deliver an individualised and engaging cognitive tool for acquiring onceptual knowledge that fits the true nature of this expertise. Conceptual knowledge of system's behaviour is crucial for society to understand and successfully interact with its environment. Acquiring this expertise is therefore a valuable aspect of science education..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Biodiversidade de moscas-das-frutas (Diptera:Tephritidae) e seus hospedeiros no Centro de Ciências Agrárias da UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
GESTÃO INTEGRADA DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ALTO E MÉDIO TAPAJÓS: UM NOVO CAMINHO PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Descrição: O projeto tem o objetivo de fortalecer e integrar as ações de implementação do modelo de gestão integrada no NGI Itaituba, bem como das ações de gestão socioambiental através do desenvolvimento de atividades de avaliação e monitoramento do modelo de gestão, assim como de atividades conjuntas de comunicação, educação ambiental, reuniões com comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Aprovado em 3º lugar concurso para professor substituto do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará., CEV-UECE.
2007
Aprovado em 7 colocado em Concurso para Professor Temporário - SEDUC., Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, A.;SOUZA, A. J. B.2008 SOUZA, A.; LIMA, M. G. A. ; GUIMARÃES, J. A. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. . Moscas-das-frutas (diptera:tephritidae) associadas às plantas hospedeiras do pomar do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 75, p. 021/1-027, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A.; CORCHO, O. ; SALLES, P. ; VILCHES-BLAZQUEZ, L. . An Application of geographical and Statistical Linked Data to Ecology: The Brazilian Cerrado Ontology Network and Qualitative Reasoning Models. In: 7th International Congress on Environmental Modelling and Software, 2014, San Diego, California. Proceedings of the 7th International Congress on Environmental Modelling and Software, 2014.

2.
SALLES, P. ; BREDEWEG, B. ; Noble, R. ; Zitek, A. ; SOUZA, A. . Qualitative Model Patterns: a Toolkit for Learning by Modelling. In: 26th International Workshop on Qualitative Reasoning, 2012, Playa Vista, California, USA. Proceedings of the 26th International Workshop on Qualitative Reasoning, 2012.

3.
SOUZA, A.; SA, I. G. ; LEITE, G. F. M. ; PORTELLA, A. ; AQUINO, P. P. U. ; SILVA, P. A. C. E. ; WILHELMS, L. H. ; SALLES, P. . Evaluating the use of qualitative reasoning models by secondary school teachers. In: 25th International Workshop on Qualitative Reasoning, 2011, Barcelona. 25th International Workshop on Qualitative Reasoning (QR?11), 2011.

4.
SOUZA, A.; LEITE, G. F. M. ; SALLES, P. . Using qualitative reasoning to model wind power production in coastal zone. In: 25th International Workshop on Qualitative Reasoning, 2011, Barcelona. 25th International Workshop on Qualitative Reasoning (QR?11), 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALLES, P. ; SOUZA, A. . Qualitative Reasoning Ecological Models Assessed By Teachers: Modeling Language, Classroom Use And Cognitive Development. In: 8th International Conference on Ecological Informatics, 2012, Brasília. Proceeding of the 8th International Conference on Ecological Informatics, 2012.

2.
Frensel, D. ; SOUZA, A. . Learning Ecological Concepts of Equilibrium Theory of Island. Biogeography Using Qualitative Reasoning Models. In: 8th International Conference on Ecological Informatics, 2012, Brasília. Proceedings of the 8th International Conference on Ecological Informatics, 2012.

3.
SOUZA, A.; LEITE, G. F. M. ; SA, I. G. ; SALLES, P. . What is the impact of pesticide use in ecosystem service of pollination? A qualitative approach. In: I Simpósio Internacional de Ecologia, 2011, São Carlos, SP. Anais do I Simpósio Internacional de Ecologia. São Carlos, 2011.

4.
SOUZA, A.; SA, I. G. ; SILVA, P. A. C. E. ; WILHELMS, L. H. ; SALLES, P. . Using Artificial Intelligence in learning by modelling approach to teach environmental systems knowledge for secondary school students. In: I Simpósio Internacional de Ecologia, 2011, São Carlos, SP. Anais do I Simpósio Internacional de Ecologia. São Carlos, 2011.

5.
TUNHOLI, Vanessa ; SOUZA, A. ; LEITE, G. F. M. ; SILVA, P. A. C. E. ; SALLES, P. . Phytoremediation in aquatic ecosystems using Eichhornia crassipes: a qualitative reasoning approach. In: I Simpósio Internacional de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia no Brasil, 2011, São Carlos. Anais do I Simpósio Internacional de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia no Brasil, 2011.

6.
SOUZA, A.; SALLES, P. . Using qualitative reasoning to model life cycle assessment of wind energy. In: 7th International Conference on Ecological Informatics, 2010, Gent. Proceedings of the 7th International Conference on Ecological Informatics. Gent: University Press, 2010. v. 1. p. 82-83.

7.
SOUZA, A.; LEITE, G. F. M. ; SALLES, P. . What is needed to create a low carbon society? A qualitative reasoning approach to modeling the role of biofuels and the carbon market. In: 7th International Conference on Ecological Informatics, 2010, Gent. Proceedings of the 7th International Conference on Ecological Informatics. Gent: university Press, 2010. v. 1. p. 67-69.

8.
SA, I. G. ; SOUZA, A. ; WILHELMS, L. H. ; SILVA, P. A. C. E. ; SALLES, P. . Learning by modeling: an attractive approach to learning environmental systems knowledge for secondary school students. In: 7th International Conference on Ecological Informatics, 2010, Gent. Proceedings of the 7th International Conference on Ecological Informatics. Gent: University Press, 2010. v. 1. p. 150-152.

9.
SALLES, P. ; SA, I. G. ; SOUZA, A. ; WILHELMS, L. H. ; SILVA, P. A. C. E. . DynaLearn in school: introduction to qualitative reasoning modeling for secondary school teachers. In: 7th International Conference on Ecological Informatics, 2010, Gent. Proceedings of the 7th International Conference on Ecological Informatics. Gent: University Press, 2010. v. 1. p. 146-147.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, E. P. ; SOUZA, A. ; LEITE, G. F. M. . Using qualitative reasoning to modelling the effect of an alien grass introduced in natural areas of Brazilian savanna. In: 2nd World Conference on Biological Invasions and Ecosystem Functioning, 2011, Mar del Plata, Argentina. Proceedings of 2nd World Conference on Biological Invasions and Ecosystem Functioning, 2011.

2.
SOUZA, A.; BOTTURA, G. ; NEGRAO, M. F. F. ; LAPA-SOUZA, T. . Uso da Inteligência Artificial para avaliar os efeitos da alteração no código florestal sobre o serviço ambiental de predação de pragas. In: Simpósio de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia na UnB, 2011, Brasília, Brasil. Anais do Simpósio de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia na UnB, 2011.

3.
SOUSA, R. F. ; KREUTZ, C. ; FEITOZA, Y. S. ; SOUZA, A. J. B. ; SANCHEZ, M. . Influência da inundação na distribuição de espécies lenhosas em murundus - MT.. In: 61° Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Anais do 61° Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: CNBOT, 2010.

4.
SOUZA, A.; MEDEIROS, J.B.L.P. ; LUCENA, E. M. P. . Produção de material didático para o ensino de botânica criptogâmica.. In: X ENCONTRO DE MONITORIA, 2006, Fortaleza. XI SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2006.

5.
LIMA, M. G. A. ; SOUZA, A. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. ; GUIMARÃES, J. A. . Infestação de moscas-das-frutas em goiaba em pomar diversificado do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - Ceará. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2006, Recife. ANAIS DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2006.

6.
SOUZA, A.; LIMA, M. G. A. ; PERIOTO, N.M. . Ocorrência de Bephratelloides pomorum (Fabricius, 1804) (Hymenoptera, Eurytomidae) em frutos de Annona reticulata L. no pomar do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.

7.
SOUZA, A.; LIMA, M. G. A. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. . INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA:TEPHRITIDAE) EM ACEROLA (Malpighia glabra L.) EM POMAR DIVERSIFICADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CEARÁ. In: XI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, 2006, Fortaleza. ANAIS DA XI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, 2006.

8.
SOUZA, A.; ROCHA, R. V. N. ; GUIMARÃES, J. A. ; COSTA, V. A. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. ; LIMA, M. G. A. . OCORRÊNCIA DE Tetrastichus giffardianus (HYMENOPTERA: EULOPHIDAE) PARASITÓIDES DE LARVAS DE Ceratitis capitata (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM FORTALEZA, CE.. In: 9ºSinconbiol, 2005, Recife. Anais do IX Simpósio Nacional de Controle Biológico, 2005.

9.
SOUZA, A.; FIGUEIREDO, A. E. Q. ; LIMA, M. G. A. ; SOUZA, J. M. L. ; GUIMARÃES, J. A. ; ROCHA, R. V. N. ; GONÇALVES, N. G. G. . INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA:TEPHRITIDAE) EM FRUTOS DA COPA E DO CHÃO NO POMAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE.. In: IX Semana universitária, 2005, Fortaleza. Anais da IX Semana Universitária, 2005.

10.
SOUZA, A.; LIMA, M. G. A. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. ; SOUZA, J. M. L. ; GUIMARÃES, J. A. ; ROCHA, R. V. N. ; GONÇALVES, N. G. G. . Ocorrência de parasitóides (HYMENOPTERA) associados a mosca-africana-do-figo Zaprionus indianus (DIPTERA: DROSIPHILIDAE), Fortaleza, CE.. In: 9° SICONBIOL, 2005, Recife. 9° SICONBIOL, 2005.

11.
PASSAMAI, M.P.B. ; Ferreira, C.M.L. ; SALES JUNIOR, L. G. ; OLIVEIRA, M. E. S. ; SILVA, J. O. E. ; FIGUEIREDO, A. E. Q. ; SOUZA, A. . Diagnóstico sobre a Educação Científica de Alunos de Graduação em Ciências Biológicas. In: IX SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2004, Fortaleza. ANAIS DA IX SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2004.

12.
SOUZA, A.. Plantas de uso medicinal do laboratório de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará.. In: IX Semana universitária, 2004, Fortaleza. IX Semana universitária, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A.. Inteligência Artificial aplicada a construção de modelos ecológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUZA, A.; CORCHO, O. ; SALLES, P. ; VILCHES-BLAZQUEZ, L. . An Application of geographical and Statistical Linked Data to Ecology: The Brazilian Cerrado Ontology Network and Qualitative Reasoning Models. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Frensel, D. ; SOUZA, A. . Learning Ecological Concepts of Equilibrium Theory of Island Biogeography Using Qualitative Reasoning Models. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SALLES, P. ; SOUZA, A. ; Noble, R. ; Zitek, A. ; Borisova, P. ; Leiba, M. ; BREDEWEG, B. . D6.5 DynaLearn curriculum for environmental science.. 2012.

2.
SALLES, P. ; SOUZA, A. ; Morison, G. ; SA, I. G. ; Marinelli, C. E. ; SILVA, P. A. C. E. ; TUNHOLI, V. ; Pianca, C. ; AQUINO, P. P. U. . D7.3.1 FUB evaluation of DynaLearn final software.. 2012.

3.
SALLES, P. ; SOUZA, A. ; SA, I. G. ; RESENDE, M.M.P. ; FELTRINI, G. M. ; SILVA, P. A. C. E. ; LEITE, G. F. M. ; WILHELMS, L. H. ; PIRES, L. ; PORTELLA, A. ; BRAGA, E. P. ; SIMOES, A. ; LIMA-SALLES, H. . D7.2.1: FUB evaluation of DynaLearn prototype. 2011.

4.
Mioduser, D. ; Zuzovsky, R. ; SALLES, P. ; SOUZA, A. ; PORTELLA, A. ; BRAGA, E. P. ; WILHELMS, L. H. ; RESENDE, M.M.P. ; Morison, G. ; SILVA, P. A. C. E. ; SA, I. G. ; PIRES, L. ; SIMOES, A. ; Noble, R. ; Borisova, P. ; Uzunov, Y. ; Zurel, D. ; Leiba, M. ; Benayahu, H. ; Nachmias, R. ; Ram, J. ; Zitek, A. ; Poppe, M. ; Stelzhammer, M. . D7.2.6 Evaluation of DynaLearn - first phase insights. 2011.

5.
SALLES, P. ; SOUZA, A. ; SA, I. G. ; LEITE, G. F. M. ; TUNHOLI, V. ; SILVA, P. A. C. E. . D6.4.1 Advanced models and curriculum. 2011.

6.
SALLES, P. ; SA, I. G. ; LEITE, G. F. M. ; SILVA, P. A. C. E. ; SOUZA, A. ; WILHELMS, L. H. ; RESENDE, M.M.P. . D6.2.1 University of Brasília: Basic Topics and Models. 2010.

7.
SOUZA, A.. Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Estado do Ceará.. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A.; SALLES, P. . Inteligência Artificial Aplicada à Construção de Modelos Ecológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25th International Workshop on Qualitative Reasoning. Evaluating the use of qualitative reasoning models by secondary school teachers. 2011. (Congresso).

2.
25th International Workshop on Qualitative Reasoning. Using qualitative reasoning to model wind power production in coastal zone. 2011. (Congresso).

3.
DynaLearn Workshop on Artificial Intelligence and Education. 2011. (Oficina).

4.
I Simpósio Internacional de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia no Brasil.A qualitative approach to assess the impact of pesticide use on ecosystem service of pollination. 2011. (Simpósio).

5.
Simpósio de Ecologia: 35 anos de Pós-graduação em Ecologia na UnB.Uso da Inteligência Artificial para avaliar os efeitos da alteração no código florestal sobre o serviço ambiental de predação de pragas. 2011. (Simpósio).

6.
7th International Conference on Ecological Informatics. Using qualitative reasoning to model life cycle assessment of wind energy. 2010. (Congresso).

7.
7th International Conference on Ecological Informatics. Learning by modeling: an attractive approach to learning environmental systems knowledge for secondary school students. 2010. (Congresso).

8.
7th International Conference on Ecological Informatics. DynaLearn in school: introduction to qualitative reasoning modeling for secondary school teachers. 2010. (Congresso).

9.
7th International Conference on Ecological Informatics.What is needed to create a low carbon society? A qualitative reasoning approach to modeling the role of biofuels and the carbon market. 2010. (Outra).

10.
Encontro de eco-educadores e estudantes do Ceará. 2003. (Encontro).

11.
VI CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALLES, P. ; SOUZA, A. . 8th International Conference on Ecological Informatics. 2012. (Congresso).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A.; CORCHO, O. ; SALLES, P. ; VILCHES-BLAZQUEZ, L. . An Application of geographical and Statistical Linked Data to Ecology: The Brazilian Cerrado Ontology Network and Qualitative Reasoning Models. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, A.. Inteligência Artificial aplicada a construção de modelos ecológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, A.; SALLES, P. . Inteligência Artificial Aplicada à Construção de Modelos Ecológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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