Paula Antoniete Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0910619834576773
  • Última atualização do currículo em 18/11/2015


Cursa graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas. Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pela Psicoped Pelotas (2007), tem graduação em Licenciatura em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é tutor de ensino a distância - UAB da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, língua espanhola, língua estrangeira e ensino a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Antoniete Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FONTANA, Paula Antoniete Ferreira;FERREIRA, Paula Antoniete

Endereço


Endereço Profissional
Yázigi Pelotas Norte, Yázigi Pelotas Norte.
Rua Gonçalves Chaves, 3315
Centro
96015560 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 30288035


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2007
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar. (Carga Horária: 420h).
Psicoped Pelotas, PSICOPED PELOTAS, Brasil.
Título: Psicopedagogia na 3ª idade.
Orientador: Kétrin Guarise.
2013
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2010
Graduação em andamento em Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura Em Língua Espanhola e Literaturas.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Oficina de tutores a distância. (Carga horária: 30h).
Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância, REGESD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Ensino a Distância - UAB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Ensino a Distância - REGESD, Carga horária: 20


Profícere Instituto de Desenvolvimento do Saber, INST. PROFÍCERE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Gerenciamento, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol e gerenciamento, Carga horária: 40


Sociedade Educacional Mário Quintana, MQ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 4

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua espanhola

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: aluna monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Aluno Pesquisador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora voluntaria, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora voluntaria, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro: Aluno pesquisador, Carga horária: 3

Atividades

3/2005 - 4/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Linhas de pesquisa
Audioteca Virtual de Letras
3/2005 - 4/2006
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
monitoria de ledores.
3/2005 - 6/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

6/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura Em Língua Espanhola e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria de literatura espanhola, lingüística aplicada ao espanhol e lingua espanhola
3/2003 - 11/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

3/2003 - 11/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

3/2003 - 10/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.



Linhas de pesquisa


1.
Atividades lúdicas com espanhol.
2.
estudo e pesquisa dos livros de espanhol a partir do século XVI
3.
O perfil dos alunos em formação
4.
Audioteca Virtual de Letras
5.
o perfil do professor de espanhol nas escolas municipais de Pelotas


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
EaD, ELE e Complexidade: as teorias do Pensamento Complexo aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Educação a Distância.
Descrição: Este projeto visa à análise dos processos de interação entre os sujeitos que coparticipam do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância, focando em especial os professores e estudantes de Licenciatura em Língua Espanhola dos projetos REGESD e UAB, integrados à Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, o aspecto da interatividade dos objetos de aprendizagem utilizados neste meio também servirá de objeto de estudos. O presente projeto deverá acompanhar o trabalho de professores e estudantes dos dois projetos mencionados, realizando entrevistas, observando os chats e fóruns de discussão, e analisando resultados a fim de apontar as melhores práticas já estabelecidas e indicar novos caminhos possíveis. Os dados levantados serão analisados com base nas Teorias do Pensamento Complexo, sobretudo no Modelo Fractal de Ensino de Línguas (Paiva, 2005)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
A língua que não se vê: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais mediado por computador
Descrição: Este projeto de pesquisa visa ao acompanhamento, através de entrevistas e questionários, dos estudantes deficientes visuais ligados ao curso de extensão mediado por computador " Oye la Lengua!". Sua finalidade é monitorar o avanço dos alunos envolvidos, pertencentes à Escola Louis Braille de Pelotas, identificando possíveis dificuldades que possam ser sanadas com o intuito de que estes estudantes possam obter o máximo de interação possível com as ferramentas disponíveis no curso, atendendo-os de maneira satisfatória. Toda a análise terá como base os pressupostos da Teoria da Atividade, assentada nos estudos do psicólogo russo Lev Vygotsky..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Coordenador / Vanessa da Silva Souza - Integrante.
2005 - 2006
O perfil dos alunos em formação
Descrição: Projeto de investigação sobre o perfil dos alunos de letras em formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Marco Antonio Teles Cardoso - Integrante / María Pía Mendoza - Coordenador / Fabiana Lasta Beck - Integrante / Patricia Duarte Garcia - Integrante / Cintia Avila Blank - Integrante / Luis do Amaral - Integrante / Paulo Borges - Integrante / Simone Candia do Amaral - Integrante / Josiane Teixeira Pozzedin - Integrante / Javier Eduardo Silveira Luzardo - Integrante / Ana Lourdes Nieves Fernández - Integrante.
2004 - 2006
Audioteca Virtual de Letras
Descrição: Seleção de textos, leitura e gravação em áudio. Disponibilização dos arquivos de áudio na internet, para acesso de deficiente visuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Elton Luiz Vergara Nunes - Coordenador / Vanessa de Souza Silva - Integrante / Franciele Guarienti - Integrante.
2003 - 2005
O perfil do professor de espanhol como língua estrangeira nas escolas municipais de Pelotas
Descrição: Análise do perfil do professor de espanhol nas escolas municipais de Pelotas através de entrevista e observações com o objetivo de analisar quais os tipos de professores encontrados nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Lucélia Gonzales Seus - Integrante / María Pía Mendoza Sassi - Coordenador.
2003 - 2004
Estudo e pesquisa sobre os livros didáticos de ensino de espanhol
Descrição: Projeto que estudou e pesquisou os livros didáticos de espanhol a partir do século XVI para analisar as mudanças de metodes de ensino ao longo dos anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Lucélia Gonzales Seus - Integrante / María Pía Mendoza Sassi - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Cooperação.
2003 - 2003
O ensino do espanhol como método auxiliar na recuperação de crianças enfermas.
Descrição: Aplicação de métodos lúdicos com o uso da língua espanhola para motivação de crianças em ambiente hospitalar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Coordenador / Lucélia Gonzales Seus - Integrante.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Oye la lengua
Descrição: Curso de extensão mediado por computador cujo objetivo é criar oportunidades para que deficientes visuais possam desenvolver a destreza de leitura em língua espanhola em nível básico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Integrante / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Coordenador / Vanessa da Silva Souza - Integrante.
2004 - 2005
Cualificado
Descrição: Curso de conversação em língua espanhola, desenvolvido inteiramente a partir de dinâmicas de grupo. O público-alvo são os alunos da graduação, alunos formados nos cursos de extensão da UFPel e professores em atuação na rede pública de ensino. O objetivo principal é a prática da língua e seu conseqüente aperfeiçoamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paula Antoniete Ferreira - Coordenador / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FONTANA, Paula Antoniete Ferreira; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem ; MENDOZA, María Pía . Cualificado - curso dirigido de conversacion en Lengua Espanhola. In: Neli Fonseca da Silva. (Org.). Materilaes didácticos: sugerencias para los profesores de español como lengua extranjera en Brasil. Curitiba: IESDE, 2005, v. , p. 55-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONTANA, Paula Antoniete Ferreira; SEUS, Lucélia Gonzales ; FERNÁNDEZ, Ana Lourdes Nieves . A língua espanhola como auxiliar terapêutico no setor de pediatria da UFPel/FAU.. In: II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras, 2003, Caxias do Sul. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. Caxias do Sul: UCS, 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
.Ciclo de Palestras - Aspectos da Francofonia II. 2005. (Encontro).

2.
. III Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2004. (Congresso).

3.
. FILE III. 2004. (Congresso).

4.
.Arte Venezuelana- Arte Cinética. 2004. (Encontro).

5.
.O francês visto através do cinema V. 2004. (Outra).

6.
.Atitudes e comportamentos lingüísticos nas fronteiras do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

7.
.O francês visto através do cinema IV. 2004. (Outra).

8.
.III Seminário Internacional da Região Sul. 2003. (Seminário).

9.
.O francês visto através do cinema III. 2003. (Encontro).

10.
.O Poder da Palavra - Semana Acadêmica do Curso de Letras da UCPel. 2003. (Encontro).

11.
.Encontro de Idiomas: Palestras sobre línguas. 2003. (Encontro).

12.
.Aspectos e Desafios da Francofonia. 2003. (Encontro).

13.
A língua espanhola como auxiliar terapêutico no setor de pediatria da UFPel/FAU..II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. 2003. (Encontro).

14.
Exposição de vários poemas.II Noite das Letras. 2003. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:16:59