Karla Moreira Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9606841574330794
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Possui Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e doutorado em Ciências - Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia, Espectrometria de Massas, Química Ambiental e Catálise Ambiental. Atualmente é Professora Adjunta II na Universidade Federal de Ouro Preto, campus João Monlevade. Já desenvolveu pesquisas nos seguintes temas: síntese de catalisadores básicos, monitoramento de reações e degradação de fármacos por processos oxidativos avançados, processos redutivos utilizando metais de valência zero e processos eletroquímicos e fotoeletroquímicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karla Moreira Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, K. M.;VIEIRA, KARLA M.;MOREIRA VIEIRA, KARLA;KARLA MOREIRA VIEIRA;VIEIRA, KARLA MOREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas.
Rua 36
Loanda
35931-008 - Joao Monlevade, MG - Brasil
Telefone: (31) 38528709
Fax: (31) 38528709
URL da Homepage: http://www.icea.ufop.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Química Analítica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DOS PROCESSOS OXIDATIVOS, REDUTIVOS E (FOTO)ELETROQUÍMICOS NA DEGRADAÇÃO DE FÁRMACOS EM MEIO AQUOSO, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Rodinei Augusti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Preparação e Propiedades Catalíticas Básicas da Zeólita Y com Cátions Alquilamônio Lineares,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dilson Cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Bacharel em Química.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um sistema automatizado para avaliação condutimetrica de ácidos polipróticos..
Orientador: Efraim Lázaro Reis.




Formação Complementar


2010 - 2010
Doutorado Sanduíche.
Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio realizado no departamento de química-laboratório de instrumentação e quimiometria. Durante este períodos desenvolveu atividades na área de medidas analíticas potenciométricas e condutimétricas, para ácidos húmicos extraídos de vermicompostos e solos.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio realizado do laboratório de celulose e papel, na área de meio ambiente. Durante este período desenvolveu atividades utilizando métodos de ultrafiltração e adsorção.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio realizado no departamanto de engenharia agrícola no laboratório de qualidade da água.Durante este períodos desenvolveu atividades na área de análises de qualidade de água potável


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Educação Profissional Paidéia, PAIDÉIA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Química para o ensino fundamental e médio



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Uso Da Microextração Em Fase Sólida No Headspace E Cromatografia Gasosa Com Detecção Por Espectrometria De Massa Na Avaliação De Formaldeído Em Cabelos Submetidos A Processos De Alisamento Capilar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabiana Aparecida Lobo em 28/04/2015.
Descrição: A estatística mostra que aproximadamente 62% das Brasileiras desejam ter cabelos lisos, e sendo assim o alisamento capilar tornou-se prática frequente para uma grande parcela da população. O formaldeído, substância tóxica e comumente presente nos produtos de alisamento capilar, está proibido desde 2009, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, em vista da divulgação de diversos casos de intoxicação e até morte por parte de usuários. O processo de alisamento com formaldeído parece se basear na formação de um filme vítreo (similar a um plastificante) sobre o fio de cabelo. Desta forma o cabelo, que tem sido usado como potenciais indicadores de diversos tipos de substâncias, como metais, droga ilícitas, intoxicação por exposição e até alguns tipos de deficiências nutricionais, poderá ser usado para diagnosticar a exposição ao formaldeído e formação de possíveis subprodutos tóxicos. A extração dos analitos de interesse deste projeto, por serem voláteis, poderá ser feita por uma das técnicas mais promissoras atualmente, que se baseia na microextração em fase sólida (SPME) diretamente na amostra ou no headspace. Não há relatos na literatura da avaliação de formaldeído e nem dos possíveis compostos gerados pelos processos de alisamento capilar em amostras de cabelo usando. Esta proposta envolve o aprimoramento/desenvolvimento de sistemas capazes de avaliar o formaldeído e seus possíveis derivados voláteis em amostras de rejeitos de cabelos, usando a técnica de SPME e detecção por GC-MS. Este estudo poderá ser considerado pioneiro no diagnóstico dos compostos voláteis formados no cabelo e irá contribuir com os órgãos competentes na minimização deste problema atual do nosso país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Integrante / Fabiana Aparecida Lobo - Coordenador / Roberta Eliane Froes-Silva - Integrante / Robson Jose de Cassia Franco Afonso - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE VERMICULITAS ANFIFÍLICAS PARA A ADSORÇÃO EM ÁGUA DE ÓLEO ISOLANTE DE TRANSFORMADORES DE REDES ELÉTRICAS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Preparação, caracterização e atividade catalítica de novos materiais para a degradação de poluentes orgânicos em sistemas aquosos: caracterização dos subprodutos por espectrometria de massas e avaliação de suas toxicidades

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodinei Augusti em 26/02/2016.
Descrição: Neste projeto visa-se preparar novos materiais visando a degradação de poluentes orgânicos, caracterizar os subprodutos por espectrometria de massas e avaliarosuas toxicidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Desenvolvimento de novas técnicas de extração e análise por GC-MS do extrato das flores de Rosa alba L.
Descrição: Este projeto é uma tentativa de consolidar a sabedora popular das ervas medicinais. Neste caso específico serão estudados os componentes químicos da conhecida popularmente como rosa branca, cujo nome científico é Rosa alba L. Esta espécie apresenta propriedades antimicrobianas, incluindo a sua ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa. Os métodos de extração escolhidos serão a hidrodestilação seguida pela extração líquido-líquido a baixa temperatura e as análises serão realizadas em cromatógrafo gasoso acoplado ao espectrômetro de massas. Será verificada também a influência do açúcar nas extrações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Coordenador / Dalila Rodrigues Baesso - Integrante / Aline Mara Alves Soares - Integrante.
2013 - 2016
Estudo da potencialidade de utilização do poliglicerol no preparo de micro e/ou nanopartículas usadas como sistemas carreadores de nutrientes para plantas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabiana Aparecida Lobo em 25/03/2014.
Descrição: Fertilizantes ou adubos sintéticos são compostos químicos que visam suprir deficiências de alguns elementos (nutrientes) vitais à sobrevivência dos vegetais e são aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção. Existem atualmente diversos tipos de fertilizantes no mercado, porém a maioria perde parte dos nutrientes aplicados para o ambiente, levando ao desperdício e sérios problemas de contaminação ambiental. Desta forma, é importante o aprimoramento/desenvolvimento de sistemas alternativos para estes elementos no ambiente, visando aumento de sua eficiência, redução de custos na aplicação e minimização de impactos ambientais nos diferentes reservatórios do ecossistema. Dentre as novas tecnologias em estudo para o desenvolvimento de sistemas carreadores, as micro e nanopartículas poliméricas aparecem como potenciais alternativas para o agronegócio. Assim, neste projeto pretende-se desenvolver novos sistemas de liberação micro/nanoestruturados, a partir do poliglicerol, derivado da polimerização da glicerina, para liberação controlada de nutrientes. Os nutrientes portanto, poderão ser incorporados às micro/nanopartículas feitas usando poliglicerol como o polímero da formulação. Este polímero, será adquirido junto ao departamento de Química da UFMG, e obtido por eles através da polimerização da glicerina, que é um processo interessante e conveniente pois a glicerina é produzida em grande escala durante a produção do Biodiesel (aproximadamente 10% do total do processo) e considerada impura para certas indústrias tradicionais em que é utilizada como a farmacéuticas, alimentícias e cosméticos e não pode ser destinada ao coprocessamento e incineração, uma vez que sua queima libera acroleína, substância altamente cancerígena. A potencialidade deste projeto está tanto no desenvolvimento de formulações mais eficientes para nutrientes, quanto na utilização de um polímero derivado da glicerina intensamente gerado na produção de Biodiesel, e ainda em sua grande maioria sem solução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de formaldeído presente em esmaltes de unha por cromatografia gasosa com detecção por espectrometria de massas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabiana Aparecida Lobo em 25/03/2014.
Descrição: Atualmente, a mídia divulga uma variedade enorme de marcas/cores /fórmulas de esmaltes. Porém, boa parte das fórmulas dos esmaltes comerciais possuem em sua formulação substâncias que podem apresentar atividade carcinogênica, mutagênica e teratogênica e/ou efeitos ao sistema endócrino do ser humano. O formaldeído, comumente chamado de formol, é um exemplo de substância tóxica, presente na maioria dos esmaltes. Desta forma, é importante o aprimoramento / desenvolvimento de sistemas capazes de detectar a porcentagem destas substâncias nocivas em amostras de esmaltes, uma vez que os rótulos normalmente não fornecem a quantidade presente das substâncias e alguns são até ilegíveis. A potencialidade deste projeto está baseada no desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de formaldeído por Cromatografia Gasosa com Detecção por Espectrometria de Massas (CG-MS) em amostras de esmaltes. Este projeto é atrativo às alunas do Ensino Médio em face ao interesse do uso do esmalte versus a possível toxicidade, por se tratar de um tema ligado a vida e a saúde. Vale ressaltar que a literatura é muito escassa neste assunto o que torna este projeto mais interessante e mais interligado para enfoco da proposta deste Edital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Integrante / Lobo, F. A. - Coordenador / Roberta Eliane Froes-Silva - Integrante / Aparecida Barbosa Mageste - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de formol presente em produtos de alisamento do fio capilar por cromatografia gasosa com detecção por massa
Descrição: Nos últimos anos, houve uma maior divulgação e/ou desenvolvimento de cremes que prometem um alisamento perfeito para os cabelos por um tempo mais prolongado. Embora possuam infinitos tipos, os cremes de alisamento capilar baseiam-se basicamente em substâncias tóxicas, que reagem com os fios mudando sua estrutura. Essas substâncias muitas vezes apresentam atividade carcinogênica, mutagênica e teratogênica e/ou efeitos ao sistema endócrino do ser humano, além de levaram a morte, se usados em altas concentrações. O formol, substância presente nos produtos usados nas chamadas escovas progressivas , está proibido desde 2009, pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, em vista da divulgação de diversos casos de intoxicação e até morte por parte de usuários. Desta forma, é importante o aprimoramento / desenvolvimento de sistemas capazes de detectar a porcentagem destas substâncias nocivas em amostras de alisantes capilares, uma vez que o limite estabelecido pela ANVISA é de 0,2%, porcentagem esta, que é incapaz de causar o alisamento do fio capilar. Apesar desta proibição, muitos produtos infelizmente estão disponíveis no mercado ilegal, práticas de adulteração por parte dos profissionais ainda são comuns, além de muitas pessoas fazerem as chamadas receita caseira . A potencialidade deste projeto esta baseada no desenvolvimento de método analítico para a determinação de formol por cromatografia gasosa com detecção por espectrometria de massa (CGMS) em amostras de alisantes comumente usadas por profissionais e por milhares de consumidores nos salões de beleza, visto que a literatura ainda é muito escassa em relação a esta problemática. O projeto baseia-se, portanto, na proposta de um novo método para a determinação do formol, por CGMS, em substituição ao espectrofotométrico tradicional usado pela ANVISA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Integrante / Fabiana Aparecida Lobo - Coordenador / Talysson Manoel de Oliveira Santos - Integrante.
2012 - 2013
Avaliação da adsorção/degradação de fármacos por compósitos magnéticos anfifílicos baseados em nanotubos/nanofibras de carbono e vermiculita por GC-MS.
Descrição: Uma nova classe de microcontaminantes orgânicos tem poluído as águas superficiais e subterrâneas e gerando uma preocupação com o futuro desse bem tão precioso para os seres vivos. Dentre estes microcontaminantes orgânicos, destacam-se os medicamentos farmacêuticos, conhecidos também como contaminantes emergentes e sendo que alguns deles são também chamados disruptores endócrinos por interferirem de modo irreversível no sistema hormonal dos seres humanos. Diante dessa problemática este projeto vem propor um estudo sobre uma rota alternativa para adsorção/degradação desses contaminantes das águas utilizando um compósito anfifílico (com afinidade pela fase aquosa e fase orgânica (poluentes orgânicos)). Além disso, é de relevada importância todo o monitoramento de tal processo visto que os mesmo podem produzir produtos de reação ou intermediários de reação que tenha um potencial poluidor maior que as moléculas de partida. Dentro desse contexto, as técnicas de cromatografia gasosa e espectrometria de massas tem especial destaque, pois pode garantir de modo seguro a avaliação de todas as etapas do estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Coordenador / Fabiana Aparecida Lobo - Integrante / Ismael Jorge Costa Neto - Integrante / Dalila Rodrigues Baesso - Integrante / Aline Mara Alves Soares - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Gestão do Lixo e dos Resíduos Gerados no ICEA
Descrição: Com a vida moderna e melhoria na qualidade de vida, vem também o alto consumo de produtos, com curto tempo de vida útil e que em geral, pouco tempo depois torna-se lixo. Questões envolvendo o lixo tem sido foco de discussões e pode ser considerado um dos temas mais preocupantes e ameaçadores de degradação ao meio ambiente. O Brasil esta dentre os países emergentes e se encaixa com altíssimo índice de produção do lixo. Poucas cidades brasileiras dispõem de aterros sanitários apropriados e raríssimas são as que possuem usinas de tratamento. A maioria das cidades deposita o seu lixo em lixões. Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, a educação e consciência ambiental da sociedade representam um ponto importante em todas as áreas do ensino. Nesse sentido, este projeto pretende realizar a gestão de todo o lixo gerado no ICEA. Isto será feito primeiramente com a conscientização de toda a comunidade acadêmica em relação ao tema preocupante ?lixo?. Depois serão instalados pontos de coleta seletiva de todo o lixo gerado no ICEA. O lixo considerado reciclável, será recolhido pelas cooperativas de catadores de lixo de João Monlevade, e estes darão destino adequado ao mesmo. Outra parte do projeto é fazer recolhimento adequado, e devidamente rotulado de todos os resíduos gerados no laboratórios de ensino e pesquisa do ICEA. Serão recolhidos separamente também, pilhas, baterias e óleo de fritura. A educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização de cada indivíduo torna-se essencial para promover uma sociedade desenvolvida, mas ao mesmo tempo generosa para conservar seus bens naturais. Esta consciência deve ser incentivada em todas as etapas da vida, e ainda mais ressaltada em ambiente de ensino, que destina-se a formar pessoas que irão moldar e fazer o futuro, como é do instituto de Ciências Exatas e Aplicadas,ICEA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Coordenador / Fabiana Aparecida Lobo - Integrante / Talysson Manoel de Oliveira Santos - Integrante / Douglas Felipe Ancântara do Santos - Integrante / Jéssica Fernanda Ferreira - Integrante / Marina de Alvarenga Silva - Integrante / Miguel Monteiro Costa - Integrante / Michelle Suzanne dos Anjos - Integrante / Macson Giuliano Alves de Souza - Integrante.
2012 - 2013
Reciclagem de Medicamentos: Responsabilidade Socioambiental
Descrição: Este projeto trata de um assunto preocupante relacionado à preservação do meio ambiente e saúde pública: o descarte indiscriminado de medicamentos (remédios) no lixo doméstico, águas superficiais e aterros sanitários. Esses medicamentos são considerados micro-contaminantes orgânicos emergentes que trazem sérios prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente. Por falta de informação a população acaba tendo atitudes que potencializam ainda mais os diversos problemas que este descarte indiscriminado pode causar, como por exemplo, a contaminação do solo e das águas superficiais. No caso das águas, muitas vezes , esta acaba retornando a nossas casas levando ao desenvolvimento de doenças que causam sérios danos a nossa saúde . Dentro deste contexto, são propostas atitudes simples, mas de grande vantagem para o meio ambiente e saúde pública: a reciclagem de medicamentos, destino correto dos mesmos e conscientização da população sobre esta problemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Karla Moreira Vieira - Coordenador / Fabiana Aparecida Lobo - Integrante / Calliana Samuelle Barroso Azevedo - Integrante / Keisyanne Simara dos Santos - Integrante / Lorena Bastos da Silva - Integrante / Matheus Lucas de Melo Santos - Integrante / Suzane de Oliveira Torres - Integrante / Anderson Louzada Miranda - Integrante / Ricardo Pereira de Almeida - Integrante.


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio destaque de instituição interna (1º lugar), UFOP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOBO, FABIANA A.2015LOBO, FABIANA A. ; SANTOS, TALYSSON M. O. ; VIEIRA, KARLA M. ; OSÓRIO, VANESSA M. ; TAYLOR, JASON GUY . Determination of formaldehyde in hair creams by gas chromatography-mass spectrometry. DRUG TEST ANAL, v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

2.
MOREIRA VIEIRA, KARLA2014 MOREIRA VIEIRA, KARLA; MARIA MONTEIRO PASCHOAL, FABIANA ; VALNICE BOLDRIN ZANONI, MARIA ; CRISTINA NASCENTES, CLÉSIA ; AUGUSTI, RODINEI . Photoelectrocatalytic Oxidation of Ethinylestradiol on a Ti/TiO<sub>2</sub> Electrode: Degradation Efficiency and Search for By-Products. Green and Sustainable Chemistry, v. 04, p. 151-161, 2014.

3.
VIEIRA, KARLA M.2013 VIEIRA, KARLA M.; NASCENTES, CLÉSIA C. ; MOTHEO, ARTUR J. ; AUGUSTI, RODINEI . Electrochemical Oxidation of Ethinylestradiol on a Commercial Ti/Ru0.3 Ti0.7O2 DSA Electrode. ISRN Environmental Chemistry, v. 2013, p. 1-7, 2013.

4.
VIEIRA, K. M.;VIEIRA, KARLA M.;MOREIRA VIEIRA, KARLA;KARLA MOREIRA VIEIRA;VIEIRA, KARLA MOREIRA2010 VIEIRA, K. M.; NASCENTES, C. C. ; AUGUSTI, R. . Ozonation of ethinylestradiol in aqueous-methanolic solution: direct monitoring by electrospray ionization mass spectrometry. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 21, p. 787-794, 2010.

5.
MARTINS, L.2008 MARTINS, L. ; VIEIRA, K. M. ; RIOS, L. M. ; CARDOSO, D. . Basic Catalysed Knoevenagel Condensation by FAU Zeolites Exchanged With Alkylammonium Cations. Catalysis Today, v. 133, p. 706-710, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Souza, Aline de ; Cunha, Isabela Cristina Matos ; Chagas, Júnior Olair ; Carlos, Elisandra Bárbara Pontes ; Santos, Luana Lacerda ; Figueredo, Thamires Ráfaga Campos e ; Machado, Lucília Alves Linhares ; Osório, Vanessa Moreira ; VIEIRA, KARLA MOREIRA ; Lobo, Fabiana Aparecida . Use of Mass Spectrometry for the Determination of Formaldehyde in Samples Potentially Toxic to Humans: A Brief Review. Mass Spectrometry. 1ed.: InTech, 2017, v. , p. 253-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, M. D. ; CUNHA, I. C. M. ; OSÓRIO, VANESSA M. ; VIEIRA, KARLA M. . OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DO FUNGICIDA FLUTRIAFOL UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL MULTIVARIADO. In: XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2017, São José dos Campos - SP. XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, XI INIC Jr da UNIVAP, VII INID., 2017.

2.
CAETANO, S. A. ; OSORIO, V. M. ; MOREIRA VIEIRA, KARLA . Desenvolvimento de método para determinação de resíduo de flutriafol em solo de cultura de café utilizando Cromatografia Gasosa - Espectrometria de Massas (GC-MS). In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza- CE. Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

3.
VIEIRA, K. M.; ALMEIDA, K. A. ; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Propriedades da zeólita FAU contendo cátions alquilamônio. In: XXI Simpósio Iberoamericano de Catalise, 2008, Málaga. Anais do XXI Simpósio Iberoamericano de Catalise, 2008.

4.
VIEIRA, K. M.; ALMEIDA, K. A. ; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Troca iônica e propriedades catalíticas da zeólita FAU contendo cátions alquilamônio lineares.. In: 14° Congresso Brasileiro de Catálise, 2007, Porto de Galinhas. Anais do 14° Congresso Brasileiro de Catálise, 2007.

5.
MARTINS, L. ; VIEIRA, K. M. ; RIOS, L. M. ; CARDOSO, D. . Catálise Básica por Faujasitas contendo Cátions Alquilamônio. In: XX Simpósio Ibero- americano de Catalise, 2006, Gramado. XX Simpósio Ibero- americano de Catalise, 2006.

6.
MARTINS, L. ; VIEIRA, K. M. ; CARDOSO, D. . Troca iônica de Faujasitas contendo cátions metilamonio. In: 6° Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2006, Maringá. 6° Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIVA, J. A. R. E. ; MOREIRA, B. C. S. ; NICOLAU, B. P. R. ; Machado, Lucília Alves Linhares ; VIEIRA, K. M. . Reforço Escolar em Química: ICEA/UFOP contribuindo para o aprendizado dos alunos do ensino médio. In: 7° Congresso Barsileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto-MG. 7° Congresso Barsileiro de Extensão Universitária, 2016.

2.
SOARES, A. M. A. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. ; Machado, Lucília Alves Linhares . AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS DA REGIÃO DO MÉDIO PIRACICABA/MG E ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO E COBRE,. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

3.
SANTOS, S. S. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. ; Machado, Lucília Alves Linhares . Atributos físicos, químicos e estudo dos parâmetros de adsorção de cádmio e zinco em solos da região do médio Piracicaba/MG. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

4.
BARBOSA, P. T. ; VIEIRA, K. M. ; Machado, Lucília Alves Linhares . Apostila Teórica de Química Geral 'Uma proposta diferenciada de ensino da Química para os cursos de Engenharia do ICEA/UFOP'. In: IX Mostra Pró-ativa da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016. IX Mostra Pró-ativa da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

5.
Souza, Aline de ; CUNHA, I. C. M. ; Chagas, Júnior Olair ; QUINTAO, F. J. O. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. . Determinação de formaldeído em esmaltes de unha por cromatografia gasosa com detecção por espectrometria de massas. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

6.
SOUSA, T. H. V. ; VIEIRA, K. M. . Avaliação da aplicação de vermiculitas anfifílicas para adsorção de oléo isolante de transformadores de redes elétricas.. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

7.
SIVA, J. A. R. E. ; MOREIRA, B. C. S. ; Machado, Lucília Alves Linhares ; VIEIRA, K. M. . REFORÇO ESCOLAR EM QUÍMICA: ICEA/UFOP CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: XVII Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. XVII Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

8.
FERREIRA, T. N. ; Machado, Lucília Alves Linhares ; VIEIRA, K. M. . Apostila para as aulas práticas de Química Geral do ICEA/JM: atualização em relação à nova ementa implementada. In: IX Mostra Próativa da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016, Ouro Preto-MG. IX Mostra Próativa da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2016.

9.
CUNHA, I. C. M. ; CARLOS, E. B. P. ; Santos, Luana Lacerda ; Chagas, Júnior Olair ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. . Preparo de amostras de esmaltes para a avaliação de formaldeído por cromatografia gasosa. In: 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Aguas de Lindóia. 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015.

10.
SOARES, A. M. A. ; Lobo, F. A. ; CUNHA, I. C. M. ; VIEIRA, K. M. . AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO/DEGRADAÇÃO DE FÁRMACOS POR COMPÓSITOS MAGNÉTICOS ANFIFÍLICOS BASEADOS EM NANOTUBOS/NANOFIBRAS DE CARBONO E VERMICULITA POR GC-MS. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015, Ouro Preto-MG. XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015.

11.
SOUSA, H. G. L. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. ; FROES-SILVA, R. E. ; SILVA, G. A. . POLIGLICEROL NO PREPARO DE MICRO E/OU NANOPARTÍCULAS PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE CÁTIONS METÁLICOS. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015, Ouro Preto-MG. XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015.

12.
BAESSO, D. R. ; CUNHA, I. C. M. ; SOARES, A. M. A. ; Lobo, F. A. ; VIEIRA, K. M. . DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO E ANÁLISE POR GC-MS DO EXTRATO DAS FLORES DE ROSA ALBA L.. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015, Ouro Preto-MG. XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015.

13.
XAVIER, M. C. J. ; Chagas, Júnior Olair ; CUNHA, I. C. M. ; QUINTAO, F. J. O. ; COUTRIM, M. X. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. . 'Extração de formaldeído em esmaltes de unha usando a microextração em fase sólida por headspace (HS-SPME). In: XXIX ERSBQ-MG, 2015, Belo Horizonte-MG. XXIX ERSBQ-MG, 2015.

14.
SOARES, A. L. S. ; COSTA, M. M. ; VIEIRA, K. M. ; Machado, Lucília Alves Linhares . DESENVOLVENDO A CIDADANIA POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR: AUXÍLIO A ALUNOS NA APRENDIZAGEM DA 'QUÍMICA. In: XVI Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015, Ouro Preto-MG. XVI Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2015.

15.
Figueredo, Thamires Ráfaga Campos e ; VIEIRA, K. M. ; CARLOS, E. B. P. ; Santos, Luana Lacerda ; Lobo, F. A. . Análise do Formaldeído em Amostras de Esmaltes Comerciais. In: XXII Encontro de Saberes - UFOP, 2014, Ouro Preto. XXII Encontro de Saberes - UFOP, 2014.

16.
Lobo, F. A. ; VIEIRA, K. M. ; SANTOS, T. M. O. ; OSORIO, V. M. . Avaliação de Formaldeídos em Amostras de Creme. In: 17° Encontro Nacional de Química Analítica, 2013, Belo Horizonte-MG. 17° Encontro Nacional de Química Analítica, 2017.

17.
VIEIRA, K. M.; COSTA NETO, I. J. ; PURCENO, A. D. ; Lobo, F. A. ; AUGUSTI, R. ; LAGO, R. M. . Avaliação da Adosrção do Paracetamol por Vermiculita Anfifílica. In: 17° Encontro Nacional de Química Analítica, 2013, Belo Horizonte-MG. 17° Encontro Nacional de Química Analítica, 2013.

18.
BASTOS, L. ; CUNHA, R. S. ; TORRES, S. O. ; CRUZ, T. S. ; AZEVEDO, C. ; MELO, M. ; FREITAS, A. G. G. ; Lobo, F. A. ; VIEIRA, KARLA M. . Reciclagem Sócioambiental: Descarte Correto de Medicamentos. In: XIV Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013. XIV Seminário de Extensão da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013.

19.
COSTA NETO, I. J. ; MOREIRA, R. M. ; Lobo, F. A. ; VIEIRA, K. M. . AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO/DEGRADAÇÃO DE FÁRMACOS POR COMPÓSITOS MAGNÉTICOS ANFIFÍLICOS BASEADOS EM NANOTUBOS/NANOFIBRAS DE CARBONO E VERMICULITA POR GC-MS. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013, Ouro Preto-MG. XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013.

20.
SANTOS, T. M. O. ; MOREIRA, R. M. ; Lobo, F. A. ; VIEIRA, K. M. . Desenvolvimento de Métodos Analíticos para Determinação de Formaldeído Presente em Produtos de Alisamento Capilar por Cromatografia Gasosa com Detecção por Massa. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013, Ouro Preto-MG. XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES, 2013.

21.
AUGUSTI, R. ; NASCENTES, C. C. ; VIEIRA, K. M. . Ozonation of ethinyl estradiol (a synthetic steroidal estrogen) in aqueous-methanolic solution: monitoring by direct infusion electrospray ionization mass spectrometry. In: 57th ASMS Conference on Mass Spectrometry and Allied Topics, 2009, Salt Lake City, Utah. 57TH ASMS, 2009.

22.
VIEIRA, K. M.; Paschoal, F. M. M. ; Zanoni, M. V. B. ; NASCENTES, C. C. ; AUGUSTI, R. . Photoelectrocatalityc Oxidation of the Hormone Ethinylestradiol : monitoring by HPLC-UV, ESI-MS and GC-MS. In: 3° Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas, 2009, Campinas. 3° Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas, 2009.

23.
VIEIRA, K. M.; AUGUSTI, R. ; NASCENTES, C. C. . Investigação da degradação do ácido fólico em solução aquosa pelos Processos Oxidativos Avançados (POAs): ozonólise e sistema Fenton heterogêneo. In: 31° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Anais da 31° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

24.
VIEIRA, K. M.; Bispo, G. L. ; Rocha, A. K. F. ; NASCENTES, C. C. ; AUGUSTI, R. . Ozonólise do hormônio etinilestradiol em meio aquoso: monitoramento por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e espectrometria de massas com fonte de ionização eletrospray (ESI-MS). In: XII Congresso Latino Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2008, Florianópolis. Anais do XII COLACRO, 2008.

25.
VIEIRA, K. M.; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Properties of Faujasite Containing Mono-substituted Alkylammonium Cations. In: International Zeolite Conference, 2007, Beijing. Anais do 15th International Zeolite Conference, 2007.

26.
MARTINS, L. ; VIEIRA, K. M. ; RIOS, L. M. ; CARDOSO, D. . Um Novo Catalisador para a Química Fina: Zeólitas Contendo Cátions Orgânicos.. In: Encontro Brasileiro sobre a Tecnologia na Indústria Química, 2006, São Paulo. Anais de Resumos do II ENBTEC. São Paulo, 2006. p. 37.

27.
VIEIRA, K. M.; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Catálise Por Faujasita Contendo Cátions Alquilamônio Mono-Substituídos. In: Encontro Regional de Catálise, 2006, Cacheiroa Paulista e Lorena. Anais do VII Encontro Regional de Catálise, 2006. p. 81-82.

28.
VIEIRA, K. M.; MATIAS, A. A. ; REIS, E. L. . ?Titulador Condutimétrico automatizado para Determinações de Parâmetros em Titulações de Ácidos Polipróticos?.. In: XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2004, Lavras. XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2004.

29.
RABELO, S. C. ; SOUZA, K. A. P. ; VIEIRA, K. M. . ?Preparação de uma Coluna Cromatográfica com Mármore e Seu Uso na Separação de Corantes?.. In: XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2004, Lavras. XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2004.

30.
OSORIO, V. M. ; MURTA, F. C. ; VIEIRA, K. M. ; CUEVAS, G. E. C. . Construção de Uma Mini Estação de Tratamento de Água Com Materiais Alternativos.. In: III Encontro Mineiro de Ensino, 2003, Viçosa-MG. III Encontro Mineiro de Ensino, 2003.

31.
OSORIO, V. M. ; MURTA, F. C. ; VIEIRA, K. M. ; CUEVAS, G. E. C. . ?Produção do Gás NO2 para o Estudo de Deslocamento de Equilíbrio Químico?.. In: III Encontro Mineiro de Ensino, 2003, Viçosa. III Encontro Mineiro de Ensino, 2003.

32.
MACHADO JUNIOR, I. ; VIEIRA, K. M. ; GRIEP, V. N. ; SILVA, E. M. V. A. . ?Tendências Pedagógicas no Ensino de Química: Um Estudo de Caso?.. In: III Encontrio Mineiro de Ensino, 2003, Viçosa. III Encontrio Mineiro de Ensino, 2003.

33.
MACHADO JUNIOR, I. ; VIEIRA, K. M. ; GRIEP, V. N. ; SILVA, E. M. V. A. . ?O Professor de Química e a sua Formação: Um Estudo de Caso?.. In: III Encontro MIneiro de Ensino, 2003, Viçosa. III Encontro MIneiro de Ensino, 2003.

34.
VIEIRA, K. M.; OSORIO, V. M. ; MATOS, A. T. . ?Estudo da Concentração de Oxigênio Dissolvido em Reservatório Formado no Leito do Córrego São Bartolomeu?.. In: XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2003, Juiz de Fora. XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Lobo, F. A. ; SANTOS, T. M. O. ; VIEIRA, K. M. ; OSORIO, V. M. . Avaliação de formaldeído em amostras de creme de cabelo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA NETO, I. J. ; VIEIRA, K. M. ; Lobo, F. A. . Avaliação da adosorção/degradação de fármacos por compostos magnéticos anfifílicos por GC-MS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, T. M. O. ; Lobo, F. A. ; VIEIRA, K. M. . Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de formaldeído presentes em produtos de alisamento do fio capilar por cromatografia gasosa com determinação por espectrometria de massas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIEIRA, K. M.; COSTA NETO, I. J. ; Lobo, F. A. ; AUGUSTI, R. ; LAGO, R. M. ; PURCENO, A. D. . Avaliação da adsorção do paracetamol por vermiculita anfifílica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIEIRA, K. M.; MOTHEO, A. J. ; NASCENTES, C. C. ; AUGUSTI, R. . Degradação eletroquímica do hormônio etinilestradiol em meio aquoso: monitoramento por UV-Vis, ESI-MS, HPLC-UV e GC-MS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, K. M.; ALMEIDA, K. A. ; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Propriedades da zeólita FAU contendo cátions alquilamônio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VIEIRA, K. M.; ALMEIDA, K. A. ; MARTINS, L. ; CARDOSO, D. . Troca iônica e propriedades catalíticas da zeólita FAU contendo cátions alquilamônio lineares.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIEIRA, K. M.. Participação em banca de André Luiz de Souza Neto. ESTUDO DE APLICAÇÃO DA ESCORIA DE ACIARIA E DA CINZA VOLANTE EM REAÇÕES TIPO FENTOS HETEROGÊNEO. 2017. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Teses de doutorado
1.
MOREIRA VIEIRA, KARLA. Participação em banca de Cristiana Rezende Marcelo. Degradação de poluentes orgânicos empregando nanopartículas metálicas. 2017. Tese (Doutorado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Cavalcante, B. G.; Lobo, F. B.; VIEIRA, K. M.. Participação em banca de Bruno Gomes Cavalcante.Técnicas de aproveitamento energético através dos resíduos sólidos urbanos: um guia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15° Encontro Nacional de Química Analítica. Degradação eletroquímica do hormônio etinilestradiol em meio aquoso: monitoramento por UV-Vis-, ESI-MS, HPLC-UV e GC-MS.. 2009. (Congresso).

2.
I Jornada de Inverno de Química... 2008. (Oficina).

3.
XII Congresso Latino Americano de Cromatografia e Técnicas Relaciodas. Monitoramento da degradação do etinilestradiol pelo ozônio através das técnicas cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e espectrometria de massas com fonte de ionização eletrospray (ESI-MS).. 2008. (Congresso).

4.
VII Encontro Regional de Catálise.Encontro Regional de Catálise. 2006. (Encontro).

5.
XX Simpósio Ibero-Americano de Catálise.Catálise Básica por Faujasitas contendo Cátions Alquilamônio. 2006. (Simpósio).

6.
13° Congresso Barsileiro de Catálise. ___. 2005. (Congresso).

7.
3° Congresso de Catálise do Mercosul. __. 2005. (Congresso).

8.
XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Titulador Condutimétrico Automatizado para Determinações de Parâmetros em Titulações de Ácidos Polipróticos. 2004. (Encontro).

9.
3° Encontro Mineiro de Ensino de Química.O Professor de Química e Sua Formação: Um Estudo de Caso. 2003. (Encontro).

10.
III Encontro de Preservação de Manciais da Zona da Mata Mineira.___. 2003. (Encontro).

11.
XLIII Congresso Brasileiro de Química. ---. 2003. (Congresso).

12.
XLIII Congresso Brasileiro de Química. ___. 2003. (Congresso).

13.
XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG.Estudo da Concentração De Oxigênio Dissolvido em Reservatório Formado no Leito do Córrego São Bartolomeu, Viçosa- MG. 2003. (Encontro).

14.
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Química.___. 2003. (Encontro).

15.
XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? MG.___. 2002. (Encontro).

16.
XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química-MG.XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2001. (Encontro).

17.
XX Encontro Nacional dos Estudantes de Química.__. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, K. M.. XXII Encontro Nacional de Estudantes de Química. 2003. (Congresso).

2.
VIEIRA, K. M.. 3° Encontro Mineiro de Ensino em Química. 2003. (Congresso).

3.
VIEIRA, K. M.. III Encontro de Presercação de Mananciais da Zona da Mata Mineira. 2003. (Congresso).

4.
VIEIRA, K. M.. XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química-MG. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isabela Cristina de Matos Cunhas. Desenvolvimento e validação de um método para determinação de formaldeído em esmaltes utilizando QuEChERS/SPE e GC/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Karla Moreira Vieira.

Iniciação científica
1.
Thiago Henrique Viegas de Sousa. Avaliação da aplicação de vermiculitas anfifílicas para a adsorção de oléo Isolante em transformadores de redes elétricas. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Karla Moreira Vieira.

2.
Dalila Rodrigues Baesso. Desenvolvimento de Novas Técnicas de Extração e Análise por GC-MS do Extrato das Flores de Rosa alba L.. 2015. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Karla Moreira Vieira.

3.
Aline Mara Alves Soares. Avaliação da adsorção/degradação de fármacos por compósitos magnéticos anfifílicos baseados em nanotubos/nanofibras de carbono e vermiculita por CG-MS.. 2015. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Karla Moreira Vieira.

4.
Talysson Manoel de Oliveira Santos. Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de formol presente em produtos de alisamento do fio capilar por cromatografia gasosa com detecção por massa. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto/PIP. Orientador: Karla Moreira Vieira.

5.
Ismael Jorge Costa Neto. Avaliação da adsorção/degradação de fármacos por compósitos magnéticos anfifílicos baseados em nanotubos/nanofibras de carbono e vermiculita por GC-MS.. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto/PIP. Orientador: Karla Moreira Vieira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Participação em Cursos:

-Química Ambiental (6h).
-Utilização do Software ?WIN-NMR? para Tratamento de Dados de RMN (4h).
-I Seminário Sobre Ciências Básicas em Homeopatia (8h).
-Seminário Licenciamento Ambiental (3h).
-Automação no Controle de Qualidade de Águas (4h).
-Qualidade da Água para os Diferentes Usos (6h).
-Aproveitamento de Efluentes Líquidos Domésticos e Agroindustriais na Agricultura (8h).
-Tratamento de Resíduos Químicos de Laboratórios (4h e 30 min).
-Biossensores Aplicados á Saúde e ao Meio Ambiente (3 h e 30 min).
-Caracterização de Catalisadores (60h).
- Peneiras Moleculares: Propriedades, Preparação e Aplicações (42h).
- Treinamento em: Operação em Analisador de Carbono, modelo TOC-VCPH para análise quantitativa de carbono total e carbono inorgânico (10h).
- Espectrofotometria de Absorção Atômica (9h).
- Metrologia Química: Cálculos de Incertezas (6h).
- 17025: Analisando com Qualidade (6h).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 5:55:03