Flavia Hatsumi Izumida Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0190334429885262
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2007), mestrado em Máster Oficial en Formación de Profesores de Español - Universidad de Alcalá (2010) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2016). É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del Rei (2016). Atualmente é Professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo, câmpus de Avaré. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flavia Hatsumi Izumida Andrade
Nome em citações bibliográficas
IZUMIDA, Flavia Hatsumi;ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Avaré.
Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1333
Jardim Europa I
18707150 - Avaré, SP - Brasil
Telefone: (14) 982180038
URL da Homepage: http://avr.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rosa Yokota.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Mestrado em Máster Oficial en Formación de Profesores de Españ.
Universidad de Alcalá, UAH, Espanha.
Título: Planificación de curso de español para Salvador, Bahía,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ana Blanco.
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Uma proposta de Letramento: especificidades do gênero notícia nos diferentes suportes de divulgação.
Orientador: Roxane Rojo.
2012 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: O ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A VISÃO DA CULTURA INDÍGENA EM UM MATERIAL DIDÁTICO DE HISTÓRIA APROVADO PELO PNLD 2016.
Orientador: Rosilene Cunha Trindade.
2003 - 2007
Graduação em Curso de Letras.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Francês Iniciante. (Carga horária: 32h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação para Tutores a Distância e Presencial para o Programa E-tec Idi. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Acreditación de Examinadores DELE (Niveles A1 y A2. (Carga horária: 16h).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2013 - 2013
Aprimoramento Linguístico para Professores de Espanhol com aulas atribuídas. (Carga horária: 16h).
Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, APEESP, Brasil.
2013 - 2013
Planificación académica y enseñanza e-learning. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
El nativo digital y las webquests. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Curso de actualización para profesores de español. (Carga horária: 15h).
Consejería de Educación de la Embajada de España, CONSEJERÍA, Espanha.
2012 - 2012
Excel para Engenharia. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de actualización para profesores de español. (Carga horária: 15h).
Consejería de Educación de la Embajada de España, CONSEJERÍA, Espanha.
2006 - 2007
Extensão universitária em Espanhol na UFSCar. (Carga horária: 433h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Espanhol para crianças de escola pública. (Carga horária: 365h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Oralidad, léxico y cultura. Cuál es el problema?.
Editora Santillana, SANTILLANA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Lengua y cultura Españolas. (Carga horária: 225h).
Universidad de la Rioja, UR, Espanha.
2005 - 2005
Intercâmbio Cultural Programa Escala-AUGM.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT - IFSP Avaré, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Espanhola

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
6/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua e Literatura I
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II
Língua e Literatura II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora Port/Esp, Carga horária: 12


Colégio Cecília Meireles, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15


Escola Construindo, ESCOLA CONSTRUIN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 24


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor contratado por tempo, Enquadramento Funcional: Professora de PEBII, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de Língua Espanhola do Centro de Estudos de Línguas da cidade de São Carlos

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de PEB II, Carga horária: 28


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Co-orientação de estágio de licenciandos do curso de Letras da UFSCar

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: co-orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Co-orientação de estágio de licenciandos do curso de Letras da UFSCar

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: co-orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Co-orientação de estágio de licenciandos do curso de Letras da UFSCar

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: co-orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Co-orientação de estágio de licenciandos do curso de Letras da UFSCar

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: bolsista


Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ensino - Língua Espanhola, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
EALIFP - Ensino-aprendizagem de línguas e interdisciplinaridade: a formação do professo
Descrição: Descrição: O Grupo de Pesquisa (EALIFP) tem como foco o Curso de Licenciatura em Letras ? Português e Espanhol do IFSP ? Câmpus Avaré. Pretende contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de Letras enfocando o ensino-aprendizagem de línguas e a interdisciplinaridade. As pesquisas trarão perspectivas de investigações/produções científicas concernentes, também, à formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Coordenador / Maria Glalcy Fequetia Dalcim - Integrante / Eva Cristina Francisco - Integrante / Jean da Silva Roveri - Integrante / João Luiz Machado Neto - Integrante.
2004 - 2005
Fundamentos de Linguística Moderna
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Integrante / Mônica Baltazar Diniz Signori - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Claquete
Descrição: O projeto Claquete se caracteriza pela apresentação de mostras cinematográficas mensais oferecidas de maneira gratuita à toda população avareense e da região. Toda última semana do mês será oferecida uma mostra com um tema específico (ex: semana do cinema mudo), selecionado previamente pelo orientador e bolsista(s). A partir disso, selecionar-se-ão os títulos de longa-metragens que serão exibidos. Orientadora e bolsista(s) decidirão quais atividades de discussão serão propostas ao público participante. A mostra se realizará em quatro dias, sendo exibidos os quatro filmes previamente selecionados. No quinto dia dessa semana, haverá uma palestra/debate acerca do tema e dos filmes apresentados. O objetivo é que se possa fazer uma leitura e interpretação profundas do que for exibido. Para tanto, serão trazidas pessoas da comunidade externa e/ou interna com conhecimento sobre a temática e seu impacto cultural e social a fim de compartilhá-los e auxiliar na absorção do conteúdo apresentado aos ali presentes. Estes também poderão colocar-se, havendo um rico intercâmbio de conhecimentos. Com isso, certamente, haverá um aumento no repertório sócio-cultural de todos os envolvidos no projeto e sua execução..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Coordenador / BUENTING, Hellena - Integrante / PEREIRA, Lisliane Faustino - Integrante.
2017 - 2017
Espanhol I
Descrição: O curso de Espanhol I tem o objetivo de fornecer subsídios aos aprendentes da língua estrangeira a fim de que esta deixe de ser vista como algo inacessível e que possam obter o nível de proficiência básico da língua espanhola. Espera-se que o primeiro contato com a LE possibilite uma apropriação de elementos que sejam úteis para a comunicação dos alunos nas mais variadas situações comunicativas, tanto linguísticas como pragmática e discursivamente. Assim, espera-se que o primeiro módulo possa ser usado para que os alunos possam comunicar-se escrita ou oralmente sobre aspectos cotidianos, tais como fornecer e perguntar informações pessoais básicas, expressar opiniões de maneira menos complexa; comunicar-se sobre temáticas presentes no dia-a-dia. Além disso, o curso insere-se na proposta de Internacionalização do IF com a efetivação dos Centros de Línguas, contribuindo e fortalecendo, portanto, esses dois importantes programas do IF. Com todo o exposto, os resultados serão tanto de fortalecimento da língua estrangeira no IF como de capacitação e aperfeiçoamento pessoal do educando..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Cursinho Popular para o ENEM
Descrição: A presente proposta de curso preparatório se pauta na oferta de oportunidade de complementação e orientação dos estudos para jovens e adultos com a finalidade de preparação para a prova do Enem. A mesma se dará por meio da promoção de estudos contínuos focados na preparação dos estudantes para a realização da prova, primando pela abordagem dos temas relacionados na matriz de competências utilizada, utilizando o estudo de questões abordadas em provas anteriores e melhoria do processo de escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Espanhol Básico
Descrição: O curso de formação inicial e continuada em Espanhol Básico, com carga horária de 120h, é voltado para a comunidade externa e interna. O profissional com formação em Espanhol Básico deverá ser capaz de utilizar a língua estrangeira em situações básicas de comunicação, além ser capaz de ler diversos tipos de textos nas áreas de interesse e os relacionados à formação profissional, considerando as estruturas gramaticais. O mercado para esse profissional consiste em atividades na iniciativa pública e privada, segmentos empreendedores e instituições que desenvolvam a necessidade de comunicação em espanhol entre clientes e funcionários, principalmente no ramo do turismo e de outros indiretamente ligados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Espanhol na UFSCar
Descrição: O projeto de extensão destina-se a reflexão sobre metodologias e abordagens de ensino/aquisição de língua estrangeira, em especial, do espanhol como língua estrangeira. Os envolvidos atuam como docentes de curso de espanhol para a comunidade universitária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Integrante / Glauco Ortega Fernandez - Integrante / Hélade Scutti Santos - Integrante / Joyce R. Ferraz Infante - Coordenador / Claudia Freitas Reis - Integrante.
2006 - 2007
Espanhol para crianças de escola pública
Descrição: O projeto de extensão tinha o objetivo de pesquisar as diferentes formas para se ensinar a língua estrangeira à crianças não alfabetizadas e letradas. O projeto era realizado em escolas da rede municipal de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Integrante / Hélade Scutti Santos - Coordenador.
2006 - 2006
Espanhol na UFSCar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Flavia Hatsumi Izumida Andrade - Integrante / Hélade Scutti Santos - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2017
Linhas (Des)Tortuosas
Descrição: O projeto Linhas (DES)Tortuosas tem o objetivo de desenvolver um melhor letramento nos alunos do IF. Desse modo, espera-se que o projeto de ensino possibilite a compreensão do funcionamento discursivo de diversos tipos textuais e de sua construção, o que possibilitará uma melhora significativa nos processos de leitura, interpretação e produção textual para todas as disciplinas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: IFSP - Avaré


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: LÍNGUA ESPANHOLA.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi2007IZUMIDA, Flavia Hatsumi; SILOTO, L. H. . OS MINIDICIONÁRIOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO LÉXICO. Versão Beta (UFSCar), v. 43, p. 1-20, 2007.

2.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi2005IZUMIDA, Flavia Hatsumi; POLLINI, D. D. M. ; FERNANDEZ, G. O. ; MONTANHEIRO, L. . Neurolingüística: Sujeitos Cérebros-Lesados com Problemas relacionados à Linguagem que freqüentam unidades de saúde da UFSCar: Entrevista com FL. Versão Beta (UFSCar), v. v.35, p. 27, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, G. M. B. ; KAMIKAWACHI, D. S. L. ; MANFRIN, A. M. P. ; SOUZA, I. P. ; FELIPPO, A. ; ZABEURAS, R. T. ; MELCHIADES, F. G. ; BOSCHI, A. O. ; IZUMIDA, Flavia Hatsumi . Glossário de Revestimento Cerâmico. In: Ieda Maria Alves. (Org.). Cadernos de Terminologia. 1eded.São Paulo: FFLCH-USP, 2011, v. 4, p. 03-56.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Motivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016, Foz do Iguaçu. Livro de Resumos. Foz do Iguaçu: Unila.

2.
CASTILHO, Élida Cristina de Carvalho ; ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida . (Re) Pensando as estratégias de leitura: Uma proposta de atividade na hipermodalidade. In: VII Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV), 2016, São Paulo. Caderno de Resumos, 2016.

3.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. VARIABILIDADE NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES DE ESPANHOL DE UM CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DO INTERIOR PAULISTA. In: IV SPL (Seminário de Produção em Linguística) e IX SPLIN (Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística)., 2015, São Carlos. Caderno de Resumos e Programação. São Carlos: UFSCar, 2015.

4.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Estudo da motivação no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em um Centro de Estudo de Línguas. In: Grupo de Estudos Linguísticos, 2015, Campinas. SEMINÁRIO DO GEL. Campinas: Unicamp, 2015. v. 63.

5.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. O uso de diários reflexivos de aprendizagem e de ensino de ELE: suas limitações e desafios em pesquisa-ação. In: Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2015, São Carlos. Caderno de Resumo 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. São Carlos: UFSCar, 2015.

6.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. O Uso de jogos no ensino/aprendizagem de espanhol em grupos heterogêneos no CEL - São Carlos. In: Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Recife. XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013.

7.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. In: Grupo de Estudos linguisticos, 2006, Araraquara. Caderno de Estudos Linguisticos, 2006.

8.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Ferdinand de Saussure: uma riqueza de pensamento. In: Grupo de Estudos linguisticos, 2005, São Carlos. Caderno de Estudos Linguisticos, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Motivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTILHO, Élida Cristina de Carvalho ; ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida . (Re)pensando as estratégias de leitura: uma proposta de atividade na hipermodalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Estudo da motivação no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em um Centro de Estudo de Línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. A variabilidade na motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas do interior paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. O uso de diários reflexivos de aprendizagem e de ensino de ELE: suas limitações e desafios em pesquisa-ação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Variabilidade na motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um centro de estudos de línguas do interior paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. O uso de diários reflexivos de aprendizagem e de ensino de ELE: suas limitações e desafios em pesquisa-ação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. O uso de jogos no ensino/aprendizagem de espanhol em grupos heterogêneos no CEL - São Carlos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi; SANTOS, H. S. ; GUERRA, J. M. ; VERISSIMO, G. . São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Fundamentos da Linguística Contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Expressão Escrita em Língua Espanhola. Florianópolis: Fael Editora, 2016 (Parecerista de Material didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Expressão Escrita em Língua Espanhola. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Apostila de Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Apostila de Psicologia da Educação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Apostila de Espanhol. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Letras do IFSP - Avaré.Projeto de Letramento Linhas (Des)Tortuosas: refletindo sobre suas potencialidades e falhas. 2018. (Encontro).

2.
I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP.A aprendizagem ativa na construção do conhecimento: um relato de experiência. 2017. (Encontro).

3.
I JORNADA DO IFSP. Práticas de Letramento com alunos do Ensino Médio do IFSP campus Avaré. 2017. (Congresso).

4.
I JORNADA DO IFSP. Cinema e educação: Potencialidades e debilidades do Projeto Claquete. 2017. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de Hispanistas. Motivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas. 2016. (Congresso).

6.
Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. 2016. (Encontro).

7.
VII Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV).(Re)Pensando as estratégias de Leitura: uma proposta de atividade na hipermodalidade. 2016. (Outra).

8.
16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. O uso de diários reflexivos de aprendizagem e de ensino de ELE: suas limitações e desafios em pesquisa-ação. 2015. (Congresso).

9.
63o Seminário do GEL.Estudo da motivação no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em um Centro de Estudo de Línguas. 2015. (Seminário).

10.
IX Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística.A variabilidade na motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas do interior paulista. 2015. (Seminário).

11.
Congreso Brasileño de Profesores de Español. Uso de jogos no ensino/aprendizagem de espanhol em grupos heterogêneos no CEL - São Carlos. 2013. (Congresso).

12.
IX YILTS. 2009. (Seminário).

13.
Grupo de Estudos linguisticos.São Carlos a caminho do espanhol: um estudo sobre abordagens e metodologias nos livros didáticos. 2006. (Seminário).

14.
Jornada de Letras. 2006. (Seminário).

15.
Taller de español Santillana. 2006. (Oficina).

16.
Grupo de Estudos linguisticos. Ferdinand de Saussure: uma riqueza de pensamento. 2005. (Congresso).

17.
Jornada em Análise do Discurso. 2005. (Outra).

18.
Grupo de Estudos linguisticos. 2004. (Congresso).

19.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2003. (Encontro).

20.
VI Jornada de Letras. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, G. M. B. ; IZUMIDA, Flavia Hatsumi . Grupo de Estudos Linguísticos. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Laura Amicci de Freitas. Linhas (Des) Tortuosas. 2017. Orientação de outra natureza. (Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Avaré. Orientador: Flavia Hatsumi Izumida Andrade.

2.
Hellena Fernandes Buenting. Projeto de Extensão Claquete. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - IFSP - Avaré, Pró-reitoria de Extensão do IFSP. Orientador: Flavia Hatsumi Izumida Andrade.

3.
Lisliane Pereira. Projeto de Extensão Claquete. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - IFSP - Avaré, Pró-reitoria de Extensão do IFSP. Orientador: Flavia Hatsumi Izumida Andrade.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Estudo da motivação no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em um Centro de Estudo de Línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. O uso de diários reflexivos de aprendizagem e de ensino de ELE: suas limitações e desafios em pesquisa-ação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Variabilidade na motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um centro de estudos de línguas do interior paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Motivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTILHO, Élida Cristina de Carvalho ; ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida . (Re)pensando as estratégias de leitura: uma proposta de atividade na hipermodalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Apostila de Espanhol. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
IZUMIDA, Flavia Hatsumi. Apostila de Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. Apostila de Psicologia da Educação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 2014 - Docente Port/Esp - segundo lugar (campus Avaré). Aprovação em concurso público para Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo 2013 - PEB II Língua Espanhola - primeiro lugar (Diretoria de Ensino de São Carlos); segundo lugar (Diretoria de Ensino de Araraquara). Aprovação em concurso público para Fundação Educacional São Carlos 2011 - Educadora Port/Esp - terceiro lugar (Prefeitura Municipal de São Carlos). Aprovação em concurso público para Prefeitura Municipal de Leme - Professora II Espanhol - primeiro lugar (Prefeitura Municipal de Leme). Aprovação em concurso público para Prefeitura Municipal de São Carlos 2010 - Docente Língua Portuguesa - décimo lugar (Prefeitura Municipal de São Carlos). Aprovação em concurso público para Prefeitura Municipal de Araraquara - Prof. II Português - quarto lugar (Prefeitura Municipal de Araraquara. Aprovação em concurso público para Fundação Educacional São Carlos 2008 - Educadora Port/Esp - terceiro lugar (Prefeitura Municipal de São Carlos)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:28:31