Danieli Daiani Bandeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0352780260972018
  • Última atualização do currículo em 14/12/2014


Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2003) e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, área de Química Analítica, Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas - LARP (2012). Trabalha com o desenvolvimento e validação de métodos para determinação de resíduos e contaminantes em alimentos e amostras ambientais. Atualmente é Técnica de Laboratório de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas - Departamento de Química / Setor de Química Analítica na Universidade Federal de Santa Maria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danieli Daiani Bandeira
Nome em citações bibliográficas
BANDEIRA, D. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Química da UFSM.
Lab. de Análise de Resíduos de Pesticidas (LARP)
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (055) 32209531
Fax: (055) 5532208011
URL da Homepage: http://www.ufsm.br/larp


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Determinação de resíduos de agrotóxicos em leite bovino empregando método QuEChERS modificado e GC-MS/MS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Martha Bohrer Adaime.
Coorientador: Renato Zanella.
Palavras-chave: leite; agrotóxicos; QuEChERS modificado; GC-MS/MS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Cromatografia.
2000 - 2003
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Título: O ENSINO DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS A PARTIR DE UM EXPERIMENTO ENVOLVENDO GRAVIMETRIA.
Orientador: Leandro Bresolin.




Formação Complementar


2014 - 2014
Auditoria Interna da Qualidade em Laboratórios. (Carga horária: 24h).
Rede Nacional de Análise de Alimentos.
2013 - 2013
Treinamento Operacional no Cromat. Iônico ICS-900. (Carga horária: 28h).
Thermo Fisher Scientific.
2012 - 2012
TRATAMENTO DE NÃO-CONFORMIDADES. (Carga horária: 8h).
REDE METROLÓGICA RS.
2012 - 2012
AUDITORIA INTERNA SEGUNDO A NORMA ISO 19011:2012. (Carga horária: 16h).
REDE METROLÓGICA RS.
2011 - 2011
QUIMIOMETRIA. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE SISTEMA DE GESTÃO NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 20h).
REDE METROLÓGICA RS.
2006 - 2006
TREINAMENTO OPERACIONAL SPECTRAA 55B. (Carga horária: 10h).
VARIAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
2001 - 2001
ALGUNS ASPÉCTOS DO TRATAMENTO E ANÁLISE F-Q ÁGUAS. (Carga horária: 32h).
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Campus Universitário Prédio 17, 2º andar - sala 1414 Fone: (55) 3220 8438 / 9531


Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: FUNCIONÁRIA, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: ESTÁGIO REMUNERADO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIÁRIA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: ESTÁGIO NÃO REMUNERADO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIARIA LAB. MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA, Carga horária: 8

Atividades

07/2005 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, .

Serviço realizado
Laboratório de Análises de Solo e Tecido Vegetal e Central Analítica. Atividades realizadas: manutenção de laboratório, análises químicas de solo e tecido vegetal, auxílio em trabalhos de pesquisa, preparo de materiais e monitoria de aulas práticas..
03/2004 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, .

Serviço realizado
Laboratório de Físico - Química. Atividades realizadas: manutenção do laboratório, preparo de materiais necessários para as aulas práticas, auxílio em trabalhos de pesquisa e monitoria de aulas práticas de Físico-Química e Análise Instrumental..
08/2002 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, .

Serviço realizado
Laboratório de Química Orgânica. Atividades realizadas: manutenção de laboratório, preparo dos materiais necessários para as aulas práticas e monitoramento das aulas práticas de Química Orgânica, Química Analítica Quantitativa e Química Farmacêutica..
08/2001 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, .

Serviço realizado
Laboratório de Bioquímica. Atividades realizadas: manutenção de laboratório, preparo de materiais necessários para aulas práticas e monitoramento das aulas práticas de Bioquímica, Bioquímica Clínica e Toxicologia..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL EMPREGANDO UHPLC-MS/MS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Osmar Damian Prestes em 06/11/2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Desenvolvimento de métodos rápidos para identificação e quantificação de caseinomacropeptídeo, medicamentos veterinários e agrotóxicos em leite bovino.
Descrição: O leite é uma fonte de baixo custo de proteína de alto valor biológico, cálcio, outros minerais e de vitaminas A, B1 e B2. O leite, além dos inúmeros derivados, também participa da composição de vários alimentos presentes na dieta da população brasileira. No Brasil há falhas no controle de qualidade do leite, o qual precisa ser feito com muita atenção, uma vez que o leite é um produto altamente perecível, consumido por crianças e idosos. Várias são as fraudes que o leite está sujeito, desde a adição de água ao mascaramento dos níveis de proteína. A disponibilização de um método eficiente e prático para a detecção de soro de queijo (em termos de caseinomacropeptídeo, CMP) no leite se faz necessária, porque essa prática é ilegal e fraudulenta. Essa adição, financeiramente atrativa, ainda é difícil de ser controlada, justamente pelo fato da inexistência de métodos de análise robustos e rápidos capazes de detectar a fraude de forma quantitativa. A legislação brasileira, e também a de países desenvolvidos, proíbe a adição de soro de queijo ao leite de consumo. Atualmente, a utilização de medicamentos veterinários e agrotóxicos em alguma etapa da produção agropecuária é fato indiscutível. Entretanto, o uso inadequado dessas substâncias, seja pela não observância aos prazos de carência após a aplicação, às dosagens corretas e à via de administração recomendada, ou ainda pela terapia indiscriminada e uso de substâncias proibidas, pode deixar resíduos em produtos alimentícios de origem animal e vegetal, colocando em risco a saúde humana. Assim, este projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento de métodos rápidos para a determinação de CMP, medicamentos veterinários e agrotóxicos em leite bovino. Para isto, serão empregados procedimentos de preparo de amostra rápidos, eficientes e de baixo custo combinados a técnicas cromatográficas acopladas à espectrometria de massas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Estabelecimento de métodos para a determinação de resíduos de glifosato, AMPA, glufosinato, MPPA, paraquate e diquate em água e alimentos in natura
Descrição: A determinação de resíduos de agrotóxicos de caráter polar, tais como os herbicidas glifosato, glufosinato, paraquate e diquate em amostras ambientais e de alimentos demanda técnicas especiais de preparo de amostra e de quantificação adequadas para as características diferenciadas destes compostos. Considerando que estes compostos são empregados em larga escala, o monitoramento de seus resíduos, inclusive metabólitos, em amostras ambientais e de alimentos é de grande importância para a saúde da população e preservação do meio ambiente. A técnica de Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em série (LC-MS/MS) tem sido aplicada nas análises resíduo de agrotóxicos em alimentos e amostras ambientais, permitindo aumentar a seletividade, a detectabilidade e a exatidão e precisão dos métodos, possibilitando atingir limites de detecção na faixa de g kg-1 (L-1) para atender aos limites estabelecidos pelas legislações. A Cromatografia Iônica (IC), através dos recentes avanços obtidos com o surgimento de colunas capilares e de sistemas eficientes de gradiente, também permite a realização de análises de herbicidas polares e vários metabólitos de forma adequada, permitindo também a injeção direta da amostra, sem a etapa de concentração.A presença de uma elevada concentração de co-extrativos no extrato final de amostras de alimentos pode afetar a resposta dos equipamentos demandando procedimentos adequados de preparo de amostra. As características dos herbicidas de caráter polar requerem cuidados especiais para evitar a perda por adsorção na superfície dos recipientes de vidro e limita o emprego de uma etapa de limpeza dos extratos, pois geralmente ocorrem perdas significativas dos compostos.O projeto visa, principalmente, o estabelecimento de novos métodos para a determinação de resíduos de agrotóxicos de caráter polar, inclusive metabólitos, em matrizes de alimentos in natura e de água. Será dada ênfase para métodos robustos, rápidos e de fácil implantação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Danieli Daiani Bandeira - Integrante / Martha Bohrer Adaime - Integrante / Osmar Damian Prestes - Integrante / Débora Orso - Integrante / Juliana Scariot Munaretto - Integrante / Renato Zanella - Coordenador / Ednei Gilberto Primel - Integrante / Giovana Ferronato - Integrante / Sérgio Luiz de Oliveira Machado - Integrante / Luis Antonio de Avila - Integrante / Enio Marchesan - Integrante / Antonia Garrido Frenich - Integrante / Magali Kemmerich - Integrante / Mariela de Souza Viera - Integrante / Vagner Medeiros Floss - Integrante / Sergiane Souza Caldas - Integrante / Liziara da Costa Cabrera - Integrante / Nathália Saibt - Integrante / José Luiz Martinez Vidal - Integrante / Roberto Romero González - Integrante / Raquel Fiori de Souza - Integrante.
2010 - 2013
Estruturação da Rede Nacional de Análises de Alimentos RENALI - SIBRATEC
Descrição: Selecionada na Chamada Pública MCT/FINEP - Ação Transversal - Serviços Tecnológicos - SIBRATEC - 01/2008. A rede é composta por 15 instituições, 30 laboratório. O Núcleo de Coordenação da RENALI-SIBRATEC possui um representante da região Nordeste (LACEN-PE), um da região Sudeste (IAL-SP), e representantes da região Sul (CIENTEC, UFSM/LARP e SENAI-SC). A gestão da rede é realizada pela Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), em Porto Alegre - RS. O objetivo principal é apoiar as Micro, Pequenas e Médias empresas no atendimento às demandas de prestação de serviço de metrologia, normalização e avaliação de conformidade, visando a superação de exigências técnicas para o acesso aos diferentes mercados, a proteção a saúde, assim como para atender demandas estratégicas para o desenvolvimento do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Ampliação da Capacidade Analítica do Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) da Universidade Federal de Santa Maria na Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos
Descrição: Atualmente, uma das maiores barreiras comerciais que o Brasil tem encontrado para a comercialização de alimentos, tais como carnes, frutas e cereais, é a carência de dados científicos sobre resíduos e contaminantes, o que faz com que estes produtos possuam resíduos de substâncias não permitidas ou com níveis superiores àqueles tolerados pela legislação nacional, Codex Alimentarius, da União Européia, entre outras. Sendo assim, o projeto visa atender tais recomendações considerando os recentes avanços ocorridos na área de análise de resíduos e contaminantes em alimentos. Para a execução do projeto serão investigadas as melhores condições para a realização das análises, desenvolvendo métodos modernos e eficientes de análise de resíduos e contaminantes em alimentos para atender os requisitos necessários para que os produtos atendam a qualidade exigida pelos consumidores nacionais, além de não sofrer retaliações por parte dos mercados internacionais mais exigentes. Os métodos multirresíduos de análise propostos neste projeto apresentarão um grande impacto na área de resíduos e contaminantes em alimentos, uma vez que em nosso país esta é uma área em desenvolvimento, além de atender à expectativa dos mercados internacionais. Estes métodos estão sendo propostos para análise de alimentos. O desenvolvimento deste projeto irá diminuir a lacuna existente para as análises de resíduos e contaminantes em alimentos, uma vez que, no Brasil, somente uma pequena parcela destes compostos é analisada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Danieli Daiani Bandeira - Integrante / Martha Bohrer Adaime - Integrante / Osmar Damian Prestes - Integrante / Caroline do Amaral Friggi - Integrante / Mateus Brum Pereira - Integrante / Guilherme Cervi Prado - Integrante / Janice de Fátima Facco - Integrante / Débora Orso - Integrante / Juliana Scariot Munaretto - Integrante / Daniela do Amaral Friggi - Integrante / Renato Zanella - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.



Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BANDEIRA, D. D.2014BANDEIRA, D. D.; MUNARETTO, J. S. ; RIZZETTI, T. M. ; FERRONATO, G. ; PRESTES, O. D. ; MARTINS, M. L. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. . DETERMINATION OF PESTICIDE RESIDUES IN BOVINE MILK USING A MODIFIED QuEChERS METHOD AND GC-MS/MS. Química Nova (Impresso), p. 900-907, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BANDEIRA, D. D.; AMARAL, C. H. O. ; WESTPHALEN, A. B. ; BRESOLIN, L. . A NECESSIDADE DE MUDANÇAS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA COM QUALIDADE.. In: VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e IV Seminário Interinstitucional, 2003, Cruz Alta - RS. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NESTE SÉCULO: PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cruz Alta: Grafica UNICRUZ, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BANDEIRA, D. D.; MUNARETTO, J. S. ; RIZZETTI, T. M. ; FERRONATO, G. ; MARTINS, M. L. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. . Modified QuEChERS and GC-MS/MS method for the determination of pesticide residues in bovine milk. In: Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Téc. Relacionadas - COLACRO XIV, 2012, Florianópolis - SC. Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Téc. Relacionadas - COLACRO XIV, 2012.

2.
BANDEIRA, D. D.; MUNARETTO, J. S. ; FRIGGI, D. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . DETERMINAÇÃO DE ABAMECTINA, DORAMECTINA E IVERMECTINA EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL POR HPLC - FD. In: SIMCRO 2010 - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CROMATOGRAFIA E TÉCNICAS AFINS, 2010, CAMPOS DO JORDÃO - SP. LIVRO DE RESUMOS, 2010.

3.
MUNARETTO, J. S. ; BANDEIRA, D. D. ; FRIGGI, D. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . DETERMINAÇÃO DE LACTONAS MACROCÍCLICAS EM FRUTAS POR CROMATOGRAFIA LIQUÍDA COM FLUORESCÊNCIA. In: SIMCRO 2010 - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CROMATOGRAFIA E TÉCNICAS AFINS, 2010, CAMPOS DO JORDÃO - SP. LIVRO DE RESUMOS, 2010.

4.
LOPES, C. R. ; BRENNER, C. G. B. ; AMARAL, C. H. O. ; BANDEIRA, D. D. ; WESTPHALEN, A. B. ; HORNER, M. ; CARRATU, V. S. ; BRESOLIN, L. . ESTUDANDO A QUÍMICA DO NITROGÊNIO ATRAVÉS DA SÍNTESE DE COMPOSTOS TRIAZENOS. In: 25º EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2005, IJUÍ - RS. 25º EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 2005.

5.
LUFT, N. ; SACCOL, A. G. ; SINHORIN, A. P. ; LUSA, L. ; VILLANI, M. R. ; BANDEIRA, D. D. ; CASALI, M. M. ; COSTA, A. . TEORES DE SÓDIO E POTÁSSIO EM BRÓCOLIS SUBMETIDO A DIFERENTES PROCESSOS DE COCÇÃO. In: IX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão VII Mostra de iniciação Científica, 2004, Cruz Alta. IX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão VII Mostra de Iniciação Científica. Cruz Alta, 2004.

6.
WESTPHALEN, A. B. ; AMARAL, C. H. O. ; BRESOLIN, L. ; BANDEIRA, D. D. ; CARRATU, V. S. . INVESTIGAÇÃO DO RAIO IÔNICO DOS HALOGÊNIOS COM BASE NO PROCESSO OSMÓTICO. In: XXIV ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2004, CAXIAS DO SUL - RS. XXIV ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 2004.

7.
BANDEIRA, D. D.; WESTPHALEN, A. B. ; PAULETTO, D. C. ; CORREA, P. N. ; SILVA, M. A. M. . A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.. In: VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e IV Seminário Interinstitucional, 2003, Cruz Alta - RS. VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e IV Seminário Interinstitucional: desafios da educação neste século:pesquisa e formação de professores. Cruz Alta - RS: Grafica UNICRUZ, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BANDEIRA, D. D.; MUNARETTO, J. S. ; RIZZETTI, T. M. ; FERRONATO, G. ; MARTINS, M. L. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. . MODIFIED QUECHERS AND GC-MS/MS METHOD FOR THE DETERMINATION OF PESTICIDE RESIDUES IN BOVINE MILK. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ORSO, D. ; MUNARETTO, J. S. ; BANDEIRA, D. D. ; FRIGGI, D. ; FRIGGI, C. A. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. . DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE SULFONAMIDAS EM SOLO UTILIZANDO LC-MS/MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ORSO, D. ; MUNARETTO, J. S. ; BANDEIRA, D. D. ; MATOS, F. F. ; FRIGGI, C. A. ; PRESTES, O. D. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE DROGAS VETERINÁRIAS EM ÁGUA UTILIZANDO SPE E LC-MS/MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RIZZETTI, T. M. ; BANDEIRA, D. D. ; FRIGGI, D. ; FRIGGI, C. A. ; MARTINS, M. L. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. . OTIMIZAÇÃO DO MÉTODO QuEChERS MODIFICADO PARA A EXTRAÇÃO DE RESÍDUOS DE PESTICIDAS EM CARNE DE FRANGO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIZZETTI, T. M. ; BANDEIRA, D. D. ; FRIGGI, D. ; FRIGGI, C. A. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO MULTIRRESÍDUO PARA A DETERMINAÇÃO DE 22 PESTICIDAS EM LEITE POR GC-ECD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BANDEIRA, D. D.; MUNARETTO, J. S. ; FRIGGI, C. A. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . Determinação de abamectina, doramectina e ivermectina em produtos de origem animal por HPLC - FD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MUNARETTO, J. S. ; BANDEIRA, D. D. ; MATOS, F. F. ; ADAIME, M. B. ; ZANELLA, R. . Determinação de lactonas macrocíclicas em frutas por cromatografia líquida com fluorescência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CAMPOS, A. S. ; BANDEIRA, D. D. ; PRADO, G. R. . TEOR DE CÁLCIO E QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA FARINHA DA CASCA DE OVO.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZANELLA, R.; BANDEIRA, D. D.. Participação em banca de Lucila Cendon Ribeiro.Determinação de resíduos de avermectinas em leite bovino empregando QuEChERS modificado e UHPLC-MS/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
BANDEIRA, D. D.. Participação em banca de VINICIUS BENEDETTI.DEFESA DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em QUÍMICA LICENCIATURA) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Congresso Latino Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas - COLACRO. 2012. (Congresso).

2.
1ª ESCOLA DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL. 2011. (Encontro).

3.
7ª CURSO DE CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2011. (Encontro).

4.
IX SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL E SANITÁRIA. 2011. (Simpósio).

5.
4º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CROMATOGRAFIA E TÉCNICAS AFINS. 2010. (Simpósio).

6.
I OFICINA SOBRE AGROTÓXICOS E OUTROS RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE. 2010. (Oficina).

7.
V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA. 2006. (Seminário).

8.
25º EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA: A FORMAÇÃO EM QUÍMICA HOJE.. 2005. (Encontro).

9.
I CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 2004. (Congresso).

10.
IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA: CAMINHOS PROFISSIONAIS PARA OS LICENCIADOS EM QUÍMICA. 2004. (Seminário).

11.
XXIV ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA - SABERES E FAZERES DO EDUCADOR EM QUÍMICA: FENÔMENOS DE MULTIPLAS ÁREAS. 2004. (Encontro).

12.
III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA. 2003. (Seminário).

13.
III SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL. 2002. (Seminário).

14.
II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA. 2002. (Seminário).

15.
21º EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA: "EDUCANDO EM QUÍMICA COM NOVAS TECNOLOGIAS". 2001. (Encontro).

16.
I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA. 2001. (Seminário).

17.
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO MEIO AMBIENTE. 2001. (Seminário).

18.
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL, IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL E IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PIEB. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANELLA, R. ; ADAIME, M. B. ; BANDEIRA, D. D. . IX Latin American Symposium on Environmental and Sanitary Analytical Chemistry. 2011. (Outro).

2.
BANDEIRA, D. D.; CORREA, P. N. ; BURTET, S. A. ; PAULETTO, D. C. ; BASSO, E. . II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA. 2002. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:32:48