Airton Zancanaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8797858687750467
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Possui graduação em Bacharel em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999). Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015. Pesquisador de temas como: Educação a Distância, Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e disseminação do conhecimento. Participante do grupo de pesquisa de Educação Aberta da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas para Web e EaD, Moodle e produção de materiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Airton Zancanaro
Nome em citações bibliográficas
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Orientador: Fernando Ramos).
Título: Produção de Recursos Educacionais Abertos com Foco na Disseminação do Conhecimento: Uma Proposta de Framework, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Leomar Todesco.
Coorientador: Gertrudes Aparecida Dandolini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos; Framework; Engenharia do Conhecimento; Produção de REAs; Disseminação do conhecimento.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Educação Aberta.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Recursos Educacionais Abertos.
2009 - 2011
Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Conhecimento envolvido na construção de conteúdo para TV Digital Interativa na EaD,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Leomar Todesco.
Coorientador: Mario Dantas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Engenharia do Conhecimento; TV Digital Interativa; t-learning; Organização do Conhecimento; Produção de conteúdo para EaD.
2003 - 2005
Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para WEB. (Carga Horária: 450h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Sistema de e-Learning para auxiliar o ensino presencial e a distância.
Orientador: Fábio Rafael Segundo.
1995 - 1999
Graduação em Bacharel em Ciencias da Computação.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Protótipo de um sistema de Controle Parcial de Ambiência, em aviário de Frangos de corte, usando CLP.
Orientador: Antonio Carlos Tavares.
1987 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária.
Colégio Técnico Prof Jaldyr Bhering Faustino da Silva, CTPJBFS, Brasil.
1983 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Frei Rogério, CFR, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino a Distância.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.


Formação Complementar


2015 - 2015
Introdução ao Digital Storytelling (DST) na Educação e Formação. (Carga horária: 52h).
Universidade Aberta de Portugal, UAB, Portugal.
2015 - 2015
Curso DL 101P BR. (Carga horária: 75h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Revisão de Textos. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Marco Regulatorio & producao e Geopolitica do Petr. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Seminário sobre publicação acadêmica do PPGEP. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso Intensivo de Inglês. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cursos Extra-Curricular de Espanhol 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cursos Extra-Curricular de Inglês leit 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cursos Extra-Curricular de Espanhol 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Portal Isi Web of Knowledge. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Bases Scopus, Science Direct e Compend. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de retórica aplicada ao direito. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2010 - 2010
Linked Data. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Classificação e Taxonomias. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
AJAX. (Carga horária: 20h).
Proway, PROWAY, Brasil.
2005 - 2005
Português no mundo da comunicação - Redação. (Carga horária: 36h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Universidade Aberta. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2004 - 2004
Curso Avançado de HTML. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Universidade Aberta. (Carga horária: 2003h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Universidade Aberta. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Access Avançado. (Carga horária: 20h).
Proway, PROWAY, Brasil.
2002 - 2002
Access 2000 Básico. (Carga horária: 6h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
PHP Básico. (Carga horária: 20h).
Proway, PROWAY, Brasil.
2002 - 2002
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Universidade Aberta. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Delphi 5 com Interbase 6 - Aplicações Cliente. (Carga horária: 18h).
Proway, PROWAY, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Universidade Aberta. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1999 - 1999
Curso Básico Genexus Corp 2.0. (Carga horária: 40h).
Gen Informática, GEN, Brasil.
1998 - 1998
Introdução ao Oracle Designe 2000. (Carga horária: 4h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1998 - 1998
Curso Básico de Redes. (Carga horária: 3h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Linux I. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1996 - 1996
Curso Básico de Delphi. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1996 - 1996
Administração de Arquivos e Documentos. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1995 - 1995
Curso Básico de Auto-Cad - Versão 10.0. (Carga horária: 40h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Conteúdo em Novas Tecnologias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1998 - Atual
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Divisão de Modalidades de Ensino.

Cargo ou função
Auxiliar Administrativo.

Fischer Fraiburso Agricola Ltda, FISCHER, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Agrícola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1990 - 3/1990
Serviços técnicos especializados , Controle de Qualidade, Fraiburgo.

Serviço realizado
Técnico Agrícola.

Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S A, ESTEIO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Agrícola, Carga horária: 40

Atividades

4/1990 - 11/1990
Serviços técnicos especializados , Pesquisa de Campo, Joinville.

Serviço realizado
Lentamento Planialtimétrico.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto RHTVD


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada e Metodologia Científica
Fundamentos de Informática
Hardware e Sistemas Operacionais
02/2018 - Atual
Extensão universitária , Campus São Bento do Sul, .

Atividade de extensão realizada
Uma proposta de Empreendedorismo Social para agricultura familiar no município de Campo Alegre.
06/2017 - Atual
Direção e administração, Campus São Bento do Sul, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Engenharia de Computação.
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus São Bento do Sul, .

06/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Engenharia de Computação
2/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada e metodologia científica
Fundamentos de Informática


Linhas de pesquisa


1.
Informática e empreendedorismo


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mapeamento da produção científica sobre a vulnerabilidade em sistemas automotivos
Descrição: O avanço da tecnologia embarcada em automóveis e o surgimento da Internet das Coisas (IoT) trouxe, por um lado melhorias no conforto, na dirigibilidade, na frenagem, na durabilidade e na segurança, mas por outro abriu portas para cyber ataques podendo provocar graves acidentes. Devido a falta de pesquisas científicas na área, o propósito deste trabalho é fazer um mapeamento bibliométrico identificando as principais publicações, onde estão os grupos de pesquisa, quem são os principais pesquisadores e quais países e instituições estão investindo em pesquisas relacionadas a área de vulnerabilidade em sistemas automotivos. Para tal, o projeto será realizado em 3 etapas: busca seleção e catalogação dos trabalhos; padronização e classificação dos trabalhos e; análise e elaboração do documento final que será enviado para publicação em revista científica ou congresso. Espera-se ao final do projeto que os participantes ampliem os seus conhecimentos no tocante a investigação científica e principalmente ao tema que será pesquisado. Já para o Instituto Federal Catarinense (IFC) espera-se uma maior visibilidade junto a comunidade científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Airton Zancanaro - Coordenador.
2018 - Atual
Uma proposta de Empreendedorismo Social para agricultura familiar no município de Campo Alegre
Descrição: A agricultura familiar é responsável por boa parte dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros. Sabe-se que estes agricultores possuem baixa lucratividade por conta do isolamento e a falta de habilidade em precificar e vender os produtos que, muitas vezes, são entregues a atravessadores que assumem o papel de distribuidores para supermercados, feiras e CEASA. Este projeto tem como foco desenvolver o empreendedorismo social na produção agrícola familiar, com 30 agricultores, produtores orgânicos da região Campo Alegre. Para tal, inicialmente será realizado um levantamento da literatura a respeito do tema e o desenvolvimento de duas vertentes: uma relacionada a percepção da agricultura como negócio potencial e a outra trata-se da prototipagem de uma plataforma on-line para a comercialização dos produtos. Espera-se ao final do projeto o empoderamento dos agricultores, uma maior visibilidade do IFC junto a comunidade e ao arranjo produtivo local e uma aprendizagem realmente significativa tanto na pesquisa quanto na extensão dos estudantes participantes do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Repositório Colaborativo para Recursos Educacionais Abertos (RC-REA)
Descrição: O movimento openness trata o conhecimento como um bem público, e os Recursos Educacionais Abertos (REAs), por sua vez, têm a intenção de promover a qualidade do ensino e levar a inovação para dentro do sistema educacional através de recursos disponibilizados abertamente, sob uma licença de uso. A utilização de REAs de uma forma ampla esbarra na dificuldade quanto à localização dos materiais que estão numa licença de uso que permite a reutilização, revisão, remixagem e redistribuição. A falta de padronização e a inconsistência dos recursos depositados em repositórios on-line ocasionam esforços, tempo e recursos financeiros para a produção de materiais que, muitas vezes, podem ser duplicados ou necessitam apenas de adaptação ao contexto local e seu acesso se torna difícil. Nesse contexto, os repositórios são vistos como um ponto vital para a disseminação e o reaproveitamento dos REAs, e, por consequência a construção coletiva do conhecimento, mas carecem de especificidade que o movimento exige. A cultura da abertura somada com o engajamento na construção coletiva do conhecimento é uma prática que necessita ser incentivada por meio do desenvolvimento, construção ou melhoria de repositórios específicos para REAs; e do desenvolvimento de mecanismos de feedbacks que possibilitem a avaliação, melhoria da qualidade do material, possibilidade de reúso, recomendações e experiências de uso. Neste projeto o propósito é implementar um repositório colaborativo específico para Recursos Educacionais Abertos (RC-REA) priorizando a educação profissional, científica e tecnológica. Para tal, serão identificados requisitos necessários para repositórios específicos de REAs e tecnologias de código que possam ser utilizadas na sua implementação/customização. Na sequência, o sistema será implantado e testado no âmbito do Campus do Instituto Federal Catarinense em São Bento do Sul e recursos associados à educação profissional, científica e tecnológica serão catalogados. Produzir materiais respeitando as questões éticas e legais não é uma tarefa simples. Contar com um repositório que possibilite com que os materiais sejam reutilizados, revisados e recontextualizados, viabilizando a melhoria na qualidade dos materiais educacionais e provocando maior disseminação do conhecimento e democratização da educação é de essencial importância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Uma proposta de Empreendedorismo Social para agricultura familiar no município de Campo Alegre
Descrição: A agricultura familiar é responsável por boa parte dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros. Sabe-se que estes agricultores possuem baixa lucratividade por conta do isolamento e a falta de habilidade em precificar e vender os produtos que, muitas vezes, são entregues a atravessadores que assumem o papel de distribuidores para supermercados, feiras e CEASA. Este projeto tem como foco desenvolver o empreendedorismo social na produção agrícola familiar, com 30 agricultores, produtores orgânicos da região Campo Alegre. Para tal, inicialmente será realizado um levantamento da literatura a respeito do tema e o desenvolvimento de duas vertentes: uma relacionada a percepção da agricultura como negócio potencial e a outra trata-se da prototipagem de uma plataforma on-line para a comercialização dos produtos. Espera-se ao final do projeto o empoderamento dos agricultores, uma maior visibilidade do IFC junto a comunidade e ao arranjo produtivo local e uma aprendizagem realmente significativa tanto na pesquisa quanto na extensão dos estudantes participantes do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Projeto de Pesquisa Programa de Capacitação em rede: competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações
Descrição: Projeto que visa capacitar empreendedores de base tecnológica, buscando a disseminação do empreendedorismo inovador e a geração de produtos e processos inovadores com sucesso técnico e mercadológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Airton Zancanaro - Integrante / Paloma Maria Santos - Integrante / Claudia Alexandra de Souza Pinto - Integrante / Neri dos Santos - Coordenador / Fernando Spanhol - Integrante / Andreza Regina Lopes da Silva - Integrante / Michele Andreia Borges - Integrante / Patricia Battisti - Integrante.Financiador(es): Fundação CERTI - Auxílio financeiro / Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: International Review of Research in Open and Distributed Learning


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino a Distância.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Dados Abertos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Recursos Educacionais Abertos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Aberta.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZANCANARO, Airton2018ZANCANARO, Airton; DOMINGUES, MARIA JOSÉ . MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOC) FOR TEACHING PORTUGUESE FOR FOREIGNERS: A CASE STUDY. TURKISH ONLINE JOURNAL OF DISTANCE EDUCATION-TOJDE, v. 19, p. 4-20, 2018.

2.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2017ZANCANARO, Airton; DOMINGUES, M. J. . Analysis of the scientific literature on Massive Open Online Courses (MOOCs) / Análisis de la literatura científica sobre los cursos en línea abiertos y masivos (MOOC). Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 20, p. 59-80, 2017.

3.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2017ZANCANARO, Airton; AMIEL, T. . The academic production on open educational resources in Portuguese / La producción académica en portugués sobre recursos educativos en abierto. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 20, p. 81-104, 2017.

4.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2017ZANCANARO, Airton; NUNES, C. S. ; DOMINGUES, M. J. . Evaluation of free platforms for delivery of Massive Open Online Courses (MOOCs). Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, v. 18, p. 166-181, 2017.

5.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2015ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar ; RAMOS, F. . A Bibliometric Mapping of Open Educational Resources. INT REV RES OPEN DIS, v. 16, p. 1-23, 2015.

6.
SANTOS, Paloma Maria2015SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; NAKAYAMA, M. K. . Pesquisas qualitativas em engenharia e gestão do conhecimento: uma revisão sistemática. Informação & Informação (UEL. Online), v. 20, p. 209, 2015.

7.
DAL PIZZOL, Leandro2015DAL PIZZOL, Leandro ; SPERONI, Rafael de Moura ; ZANCANARO, Airton ; GAUTHIER, Fernando Alvaro Ostuni ; TODESCO, J. L. . Análise bibliométrica da produção científica sobre Linked Data. Informação & Informação (UEL. Online), v. 20, p. 77, 2015.

8.
SANTOS, P. M.2015SANTOS, P. M. ; ZANCANARO, Airton ; SANTOS, N. . Representação do Conhecimento por Meio de Mapas Conceituais no Domínio do T-Governo. Informática na Educação (Impresso), v. 18, p. 147-160, 2015.

9.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2013ZANCANARO, Airton; ERPEN, J. G. ; SANTOS, J. L. S. ; STEIL, A. V. ; TODESCO, José Leomar . Mapeamento da produção científica sobre memória organizacional e ontologias. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 18, p. 43-65, 2013.

10.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2012ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; SILVA, A. R. L ; BORGES, M. A. ; BATTISTI, P. ; SPANHOL, F. . Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 13, p. 5, 2012.

11.
SANTOS, Paloma Maria2012SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; PAULA, K. ; FIALHO . A importância da utilização de abordagens centrada no usuário para o domínio da TV Digital. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 13, p. 1, 2012.

12.
PINTO, C. A. S.2012PINTO, C. A. S. ; ZANCANARO, Airton ; SÁ, P. R. O. ; SPANHOL, F. J. ; CROCOMO, F. A. . Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2012.

13.
CABRAL, S. P.2012CABRAL, S. P. ; BEDUSCHI, N. B. ; ZANCANARO, Airton ; TODESCO, José Leomar ; GAUTHIER, F. O. . Aplicando Linked Data na publicação de dados do ENEM. CEUR Workshop Proceedings, v. 938, p. 176-181-181, 2012.

14.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2011ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar . Requisitos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para TV Digital Interativa. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-11, 2011.

15.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2010ZANCANARO, Airton; NUNES ; MOTA ; SILVEIRA ; FIALHO . Constribuição do T-Gov à Gestão do Conhecimento. RACE : Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 8, p. 355-372, 2010.

16.
SANTOS, Paloma Maria2009SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; BALDESSAR, Maria Jose . Proposição da adoção de um paradigma qualitativo como metodologia para a produção de conteúdo para a TV digital. El Giroscopo, v. 2, p. 2, 2009.

17.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON2005ZANCANARO, Airton; SEGUNDO, Fabio Rafael . Desenvolvimento de um sistema de e-learning para apoio a um curso de língua estrangeira. Associação Brasileira de Eduação a Distância Abed, v. 1, p. 1, 2005.

18.
ZANCANARO, Airton;ZANCANARO, AIRTON1999ZANCANARO, Airton; SOUZA, Evandro de ; BARTH, Fabrício Jailson . Utilização da UML para especificação de sistemas de tempo real. Seminco Seminário de Computação, FURB - Blumenau, v. VIII, p. 1, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar . Processos de produção de conteúdo para o t-learning: um olhar da engenharia do conhecimento. 1. ed. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2013. v. 1. 161p .

2.
ZANCANARO, Airton; GIGLIO, K. (Org.) ; SANTOS, Paloma Maria (Org.) . TV Digital: contexto e aplicações. Uma visão sistêmica da tecnologia. 1. ed. Florianópolis: Bookess, 2012. 91p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZANCANARO, Airton; COSTA, E. ; RAMOS, M. C. L. ; LUZ FILHO, S. S. . Uma discussão sobre interação/interatividade na educação. In: Magda Camargo Lange Ramos, Paulo Roberto May, Gabriela Pauli, Adriana Rodrigues Zilli. (Org.). Gestão da Produção Industrial. Florianópolis: Pandion, 2010, v. 1, p. 25-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZANCANARO, Airton; NUNES, C. S. ; DOMINGUES, M. J. . Free Platforms For Providing Moocs: Mapping And Assessment Requirements.. In: Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (International Conference on Information Systems and Technology Management), 2016, São Paulo. 13 CONTECSI Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (International Conference on Information Systems and Technology Management), 2016.

2.
AMIEL, T. ; ZANCANARO, Airton . A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: Um estudo bibliométrico. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015), 2015. p. 918-927.

3.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar ; DANDOLINI, G. ; RAMOS, F. . Uma proposta de requisitos para repositórios de Recursos Educacionais Abertos com foco na Disseminação do Conhecimento. In: TICEduca 2014, 2014, Lisboa. Aprendizagem on-line: Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 1089-1095.

4.
TODESCO, B. P. ; BLUME, B. ; ZANCANARO, Airton ; TODESCO, José Leomar ; GAUTHIER, F. O. . Linked Open Government Data Research Panorama. In: 5th International Joint Conference on Knwledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management, 2013, Vilamoura. Proceedings of the International Conference on Knowledge Engineering and Ontology Development, 2013. p. 278-285.

5.
ZANCANARO, Airton; DAL PIZZOL, L. ; SPERONI, R. M. ; TODESCO, José Leomar ; GAUTHIER, F. O. . Publishing Multidimensional Statistical Linked Data. In: eKNOW 2013, The Fifth International Conference on Information, Process, and Knowledge Management, 2013, Nice/França. eKNOW 2013, The Fifth International Conference on Information, Process, and Knowledge Management. Nice/França: IARIA, 2013. p. 97-103.

6.
SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; VARVAKIS, G. ; NORTH, K. ; SPANHOL, F. . Analyzing Digital TV through the Concepts of Innovation. In: EuroiTV 2012, 2012, Berlim. Adjunct Proceedings. Berlim: Fraunhofer Institute for Open Communication Systems (FOKUS), 2012. p. 215-219.

7.
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar . Lições aprendidas na estruturação e disponibilização da disciplina à distância de Introdução a Gestão da Inovação. In: IV Seminário de Pesquisa em EaD, 2012, Florianópolis. Anais do IV SEPEaD, 2012.

8.
CABRAL, S. P. ; BEDUSCHI, N. B. ; ZANCANARO, Airton ; TODESCO, José Leomar ; GAUTHIER, F. O. . Aplicando Linked Data na publicação de dados do ENEM. In: Ontobras/Most 2012 - 5º Seminário de pesquisa em Ontologias no Brasil, 2012, Recife. Ontobras / Most 2012, 2012. p. 183-188.

9.
ZANCANARO, Airton; ERPEN, J. G. ; SANTOS, J. L. S. ; STEIL, A. V. ; TODESCO, José Leomar . Memória Organizacional e Ontologias: Uma pesquisa bibliométrica. In: SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012, Resende. Tecnologia da Informação, 2012.

10.
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar ; GAUTHIER, F. O. . Guidelines for the content production of t-learning.. In: EuroITV 2011, 2011, 2011, Lisboa. EuroITV 2011 - Adjunct Proceedings. Lisboa: COFAC / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2011. p. 155-158.

11.
PINTO, C. A. S. ; ZANCANARO, Airton ; SANTOS, N. ; TODESCO, José Leomar . Adaptation of Learning Objects to the Context of Digital Television: a Discussion on International Research. In: ICELW - The International Conference on E-Learning in the Workplace, 2010, Nova Iorque. The International Conference on E-Learning in the Workplace, 2010.

12.
ZANCANARO, Airton; PINTO, C. A. S. ; TODESCO, José Leomar ; SANTOS, N. . Learning Objects for use in Interactive Digital Television. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2010, Belo Horizonte. Anais; artigos resumidos e artigos de workshops / XVI simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2010. v. 2. p. 243-248.

13.
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar . Ginga-J ou Ginga-NCL: características das linguagens de desenvolvimento de recursos interativos para a TV Digital. In: I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009, Bauru. I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009.

14.
SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; BALDESSAR, Maria Jose . Proposição da adoção de um paradigma qualitativo como metodologia para a produção de conteúdo para a TV digital. In: I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009, Bauru. I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
ZANCANARO, Airton; MARTINELLI, D. F. R. ; DOMINGUES, M. J. . MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOC) FOR TEACHING PORTUGUESE FOR FOREIGNERS: A CASE STUDY. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
AMIEL, T. ; ZANCANARO, Airton . A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: Um estudo bibliométrico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar ; DANDOLINI, G. ; RAMOS, F. . Uma proposta de requisitos para repositórios de Recursos Educacionais Abertos com foco na Disseminação do Conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar . Lições aprendidas na estruturação e disponibilização da disciplina à distância de Introdução a Gestão da Inovação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria ; TODESCO, José Leomar . Ginga-J ou Ginga-NCL: características das linguagens de desenvolvimento de recursos interativos para a TV Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTOS, Paloma Maria ; ZANCANARO, Airton ; BALDESSAR, Maria Jose . Proposição da adoção de um paradigma qualitativo como metodologia para a produção de conteúdo para a TV digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ZANCANARO, Airton; SEGUNDO, Fabio Rafael . Desenvolvimento de um sistema de E-Leaning para apoio a um curso de Língua Estrangeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ZANCANARO, Airton. Controle de Chamados. 2007.

2.
ZANCANARO, Airton. Sistema de E-learning OWL. 2004.

3.
ZANCANARO, Airton. Hemomix Net. 2003.

4.
ZANCANARO, Airton. Controle de Cartão Ponto. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
DUARTE, L. R. ; MARGARIDA ; NASCIMENTO, C. ; ZANCANARO, Airton . Os Consegs e a redução de Riscos. 2008.

2.
RAMOS, D. K. ; BASSO, C. F. R. ; CHAVES, L. C. P. ; ZANCANARO, Airton . Fundamentos e Metodologia da Educação a Distância. 2008.

3.
TOMELIN, J. F. ; TOMELIN, K. N. ; LAURINDO, R. ; ZANCANARO, Airton . Metodologia da Pesquisa Científica. 2008.

4.
BASTOS, A. L. A. ; BASSO, C. F. R. ; ZANCANARO, Airton . Empreendedorismo. 2008.

5.
ANGIONI, M. ; ZANCANARO, Airton . Elaboração de Projetos. 2008.

6.
SCHARF, E. R. ; MONDINI, V. E. D. ; ZANCANARO, Airton . Fundamentos Estratégicos de Marketing. 2008.

7.
BAASCH, D. ; NORILER, I. L. M. ; ZANCANARO, Airton . Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. 2008.

8.
COSTA, R. M. C. ; ZANCANARO, Airton . Gestão de Desempenho e Treinamento de Pessoas. 2008.

9.
BECKEDORFF, I. A. ; SANTOS, L. ; ZANCANARO, Airton . Gestão de Operações. 2008.

10.
JUNG, B. K. ; ARAUJO, R. V. C. ; ZANCANARO, Airton . Fundamentos do Letramento e da Alfabetização. 2008.

11.
TIEPOLO, E. V. ; ZANCANARO, Airton . Letramento e Alfabetização na Prática Pedagógica. 2008.

12.
CHIODINI, C. R. ; PURIM, R. F. ; ZANCANARO, Airton . Gestão de Recursos Públicos. 2008.

13.
BIAVATTI, V. T. ; ZANCANARO, Airton . Legislação Educacional. 2008.

14.
FERREIRA, C. R. ; ANDRADE, M. S. ; ZANCANARO, Airton . Gestão Pedagógica Escolar. 2008.

15.
MANSKE, G. S. ; AMORIM, W. L. ; ZANCANARO, Airton . Fundamentos da Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica. 2008.

16.
CORREA, A. ; ZANCANARO, Airton . Currículo: Teoria e Prática. 2008.

17.
PIRES, G. B. C. ; ZANCANARO, Airton . Fundamentos da Psicopedagogia. 2008.

18.
WRUCK, D. F. ; OLIVEIRA, F. G. ; ZANCANARO, Airton . Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. 2008.

19.
DONADUZZI, A. ; ZANCANARO, Airton . Intervenção Psicopedagógica no Contexto Escolar. 2008.

20.
MAINARDES, E. W. ; ZANCANARO, Airton . Gerência de Vendas. 2008.

21.
RAMOS, D. K. ; CALDEIRA, E. G. ; ZANCANARO, Airton . Obstáculos à Aprendizagem. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SEGUNDO, Fabio Rafael ; ZANCANARO, Airton . Seminário Interno sobre AVA 2 (Moodle v.1.8). 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
PARISOTTO, I.; DOMINGUES, M. J.; ZANCANARO, Airton. Participação em banca de Manuir Schons. Estratégias de Ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TODESCO, José Leomar; GAUTHIER, F. O.; ZANCANARO, Airton. Participação em banca de Nitay Batista Beduschi e Samuel Pierri Cabral.Publicação de dados do ENEM no formato Linked Data. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar; GAUTHIER, F. O.. Participação em banca de Luiz Felipe Köhler.Uma proposta de ontologia de proveniência para publicação de Linked Data. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar; GAUTHIER, F. O.. Participação em banca de Aloysio Nandi Tiscoski.ESTUDO, MODELAGEM E ADAPTAÇÃO DE UM PLAYER GINGA-NCL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar; GAUTHIER, F. O.; LENZI. Participação em banca de André Lima Rocha Campos.AMBIENTE DE GADGETS PARA TV DIGITAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar; GAUTHIER, F. O.. Participação em banca de Carlos Eduardo Machado e Natan Vinícius Zeferino.Um sistema para auxílio na produção de conteúdo interativo voltado para TV Digital. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015. 2015. (Congresso).

2.
Seminário Internacional "Recursos Educacionais Abertos". 2015. (Seminário).

3.
Open Access no Horizonte 2020: diretrizes da Comissão Européia para o Acesso Aberto à informação científica. 2014. (Oficina).

4.
SAPO Campus: Partilha e gamification em contexto educatio. 2014. (Oficina).

5.
TICEduca 2014. Uma Proposta para requisitos para repositórios de Recursos Educacionais Abertos com foco na Disseminação do Conhecimento. 2014. (Congresso).

6.
TICEduca 2014. 2014. (Congresso).

7.
10ª Jornada catarinense de tecnologia educacional. 2013. (Simpósio).

8.
22nd International World Wide Web Conference. 2013. (Congresso).

9.
REA - Recursos Educacionais Abertos. 2013. (Outra).

10.
Simpósio de Educação a Distância 2013. 2013. (Simpósio).

11.
9 Workshop EGC 2012. 2012. (Oficina).

12.
I Seminário sobre Publicação Acadêmica do PPGEP/UFSC. 2012. (Seminário).

13.
IV Seminário de Pesquisa em EaD.Lições aprendidas na estruturação e disponibilização da disciplina à distância de Introdução a Gestão da Inovação. 2012. (Seminário).

14.
Marco regulatório e exploratório de produção. 2012. (Oficina).

15.
10º Encontro Ibero-latino-americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital. 2010. (Encontro).

16.
2º Forum Brasil-Espanha em Inovação e Tecnologia e do Workshop Sistemas Regionais de Inovação. 2010. (Outra).

17.
3º Seminário de pesquisa em ontologia no Brasil. 2010. (Seminário).

18.
FISL 10 ? 10º Fórum internacional de Software livre. 2009. (Outra).

19.
Simpósio Internacional de Televisão Digital.Ginga-J ou Ginga-NCL: características das linguagens de desenvolvimento de recursos interativos para a TV Digital. 2009. (Seminário).

20.
Workshop EGC 2009. 2009. (Outra).

21.
Moodlemoot 08. 2008. (Encontro).

22.
Seminário da Educação a Distância da Teoria a Prática - Case de Sucesso. 2008. (Seminário).

23.
Moodlemoot 07. 2007. (Encontro).

24.
12 Congresso Internacional de Educação a distância. 2005. (Congresso).

25.
12 Congresso Internacional de Educação a distância. Desenvolvimento de um sistema de E-Leaning para apoio a um curso de Língua Estrangeira. 2005. (Congresso).

26.
Seminário de Computação. 1999. (Seminário).

27.
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1999. (Congresso).

28.
Escola Regional de Informática. 1998. (Seminário).

29.
VII Seminco. 1998. (Seminário).

30.
VI Seminco. 1997. (Seminário).

31.
Seminário de Computação. 1996. (Seminário).

32.
Semana de Engenharia Civil. 1994. (Congresso).

33.
Semana da Engenharia Civil. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANCANARO, Airton. 3º Seminário de pesquisa em ontologias. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ZANCANARO, Airton; GIGLIO, K. (Org.) ; SANTOS, Paloma Maria (Org.) . TV Digital: contexto e aplicações. Uma visão sistêmica da tecnologia. 1. ed. Florianópolis: Bookess, 2012. 91p .

2.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar . Processos de produção de conteúdo para o t-learning: um olhar da engenharia do conhecimento. 1. ed. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2013. v. 1. 161p .


Apresentações de Trabalho
1.
ZANCANARO, Airton; TODESCO, José Leomar ; DANDOLINI, G. ; RAMOS, F. . Uma proposta de requisitos para repositórios de Recursos Educacionais Abertos com foco na Disseminação do Conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMIEL, T. ; ZANCANARO, Airton . A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: Um estudo bibliométrico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 6:30:13