Fábio Caim Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1252698376395769
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Olá, obrigado por acessar minha página. Sou Doutor em Comunicação e Semiótica, com a tese defendida em 2008 pelo programa da PUCSP; Meste em Comunicação e Mercado e Especialista em Teorias e Técnicas da Comunicação, sendo ambos pela Cásper Líbero. Além disso, sou publicitário com experiência em consultorias na área de comunicação, branding e semiótica. Possuo, também, experiência na área de gestão acadêmica tendo sido coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Produção Publicitária da Universidade Nove de Julho, por mais de 5 anos. Em 2014 concluí minha formação em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, com vistas a aprofundar minhas pesquisas que estão na interface entre comunicação, semiótica, psicanálise, masculino e publicidade. Atuo como professor universitário na Faculdade Cásper Líbero e na Facamp, respectivamente, nos cursos de Publicidade e Propaganda e Propaganda e MKT. Sou fundador e proprietário da consultoria Objeto Dinâmico - inteligência de marcas - www.objetodinamico.com. Meu e-mail de contato é fabiocaim@uol.com.br, ou no linkedin como @fabiocaim (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Caim Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, Fábio Caim;CAIM, Fábio;Fábio Caim Caim;CAIM, Fábio Caim

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Cásper Líbero, Comunicação.
Edifício Fundação Casper Líbero
Bela Vista
01310940 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 1994153708
URL da Homepage: www.casperlibero.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Singularidades Contemporâneas do Masculino Na Publicidade Impressa: semiótica e psicanálise, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Profª Drª Lucia Santaella.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade; Semiótica; psicanálise.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros.
2000 - 2002
Mestrado em Comunicação e Mercado.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Garoto Bombril: semiose da identidade midiática,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Soraya M Ferreira Vieira.
Palavras-chave: Comunicação; Publicidade; Semiose; Identidade Midiática.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros.
1999 - 2000
Especialização em Teoria e Técnicas de Comunicação. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: TCC - Notebook Zenith Data System.
1990 - 1993
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado, FECAP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Semiótica.


Formação Complementar


2012 - 2014
Extensão universitária em Formação em Psicanálise. (Carga horária: 740h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2012 - 2012
Real, Simbólico e Imaginário. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2003 - 2003
Redação Empresarial. (Carga horária: 10h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2003 - 2003
Marketing de Relacionamento. (Carga horária: 3h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2003 - 2003
Gestão do Conhecimento Em Prática. (Carga horária: 4h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Planejamento de Mídia Estratégia e Tática. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Planejamento de Mídia na Internet. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2001 - 2001
O Computador e a Internet Como Instigadores da Ref.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2001 - 2001
Frontpage. (Carga horária: 32h).
Sindicato dos Bancários de São Paulo, CUT, Brasil.
2000 - 2000
Notes Basics. (Carga horária: 4h).
Lotus Education, LTED, Brasil.
1998 - 1998
Ms Access 97 Módulo Básico. (Carga horária: 20h).
Brasoftware Centro de Treinamento, BCT, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

01/2008 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Laboratório de PP VI
01/2004 - 12/2004
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 8


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: Gestão de Branding; Planejamento de Campanhas Publicitárias II.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

8/2000 - 12/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação
Comunicação Comparada
Teoria da Informação
Estética e Cultura de Massa
Linguagem e Comunicação

Abn Amro Bank, ABNB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Analista de Administração de P, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

Atividades

12/1993 - 5/2001
Serviços técnicos especializados , Compliance, São Paulo Ed Sede.

Serviço realizado
Analista de Políticas Internas da Organização.

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Publicidade e Propaganda, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Tecn em Produção Publicitária, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2005 - 01/2014
Ensino, Publicidade e Propangada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Linguagem em Novas Tecnologias
Discurso Persuasivo
09/2008 - 12/2013
Direção e administração, Diretoria de Comunicação, Turismo e Serviço Social, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Centro Universitário Uni Sant'anna, UNISANTANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

3/2003 - 7/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental

Faculdade Maria Montessori, FMM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2002 - 12/2003
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação
Comunicação Comparada
Projeto Experimental

Faculdade Integração Osasco, FIZO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

7/2001 - 12/2001
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação
Introdução a Publicidade e Propaganda


Projetos de pesquisa


2012 - 2012
Revisão bibliográfica da obra de Zygmunt Bauman
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver uma leitura crítica e aprofundada da obra de Zygmunt Bauman publicada no Brasil e, a partir desta leitura conjunta, poder compreender a comunicação e seus fluxos nesse ambiente moderno-líqudio..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Convergência Midiática
Descrição: Análise dos aspectos teóricos e pragmáticos da convergência midiática, a partir da perspectiva da comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Singularidades do masculino na publicidade
Descrição: Ampliar a visão do doutorado, no qual analisei a mídia impressa para entender melhor essas singularidades em outras mídias. A perspectiva é sempre semiótica e aplicada pela psicanálise..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Pesquisa em comunicação publicitária
Descrição: Projeto de pesquisa pelo Núcleo Integrado de Comunicação do Centro Universitário Uni Sant'Anna, desenvolvendo atividades complementares aos projetos de mestrado e doutorado dos professores da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fábio Caim Viana - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: COMMUNICARE (SÃO PAULO)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: REMark. Revista Brasileira de Marketing
2017 - Atual
Periódico: COMMUNICARE (SÃO PAULO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: masculinidades.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Branding.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PSICANÁLISE.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: História em Quadrinhos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAIM, Fábio Caim2017CAIM, Fábio Caim. Consumo e gênero: revisitando as singularidades masculinas nas comunicações publicitárias. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 1, p. 99-121, 2017.

2.
AZEVEDO JUNIOR, A. C.2016AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; Camargo, Hertz Wendel de ; VIANA, Fábio Caim . Uma visão sobre a espetacularização da política: comunicação e transformações marcárias de políticos e partidos. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 11, p. 133-150, 2016.

3.
VIANA, Fábio Caim2014VIANA, Fábio Caim; FEBBE, Sandra ; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . A Marcha das Vadias: o corpo-signo da autonomia feminina na mídia. Communicare (São Paulo), v. 14, p. 120-131, 2014.

4.
CAIM, Fábio2013CAIM, Fábio; BRITO, Adelio . A consagração da masculinidade como singularidade em 300 de Frank Miller. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 2, p. 101-109, 2013.

5.
CAIM, Fábio2013CAIM, Fábio; BRITO, Adelio . A consagração da masculinidade como singularidade em 300 de Frank Miller. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 2, p. 4-109, 2013.

6.
VIANA, Fábio Caim2006VIANA, Fábio Caim. Imagens da mídia: uma abordagem semiótica da sua produção. Cenários da Comunicação, v. 5, p. 27-47, 2006.

7.
VIANA, Fábio Caim2005VIANA, Fábio Caim. Gestão de Conhecimento como diferencial estratégico para o profissional de comunicação. Pluricom, São Paulo, 2005.

8.
VIANA, Fábio Caim2005VIANA, Fábio Caim. Todos os sentidos. Bcm Business Comunication Management, São Paulo, n.6, p. 12-13, 2005.

9.
VIANA, Fábio Caim2005VIANA, Fábio Caim. A Gestão de Conhecimento como diferencial estratégico para o profissional de comunicação. Site Pluricom, São Paulo, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAIM, Fábio. Gestão de produtos, serviços e marcas. 1. ed. São Paulo: Editora Senac, 2017.

2.
VIANA, Fábio Caim. Singularidades do Masculino na Publicidade Impressa: semiótica e psicanálise. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2011. v. 1000. 156p .

3.
VIANA, Fábio Caim; GARCIA, Maria Tereza ; LOURENÇO, Silene A. G. ; TRAJANO, Tânia. . Marketing e Comunicação para pequenas empresas. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2006. v. 5000. 167p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAIM, Fábio. Multiplicidades do masculino nas histórias em quadrinhos dos X-MEN: um olhar sobre a ?generificação? do herói. In: Eric Carvalho. (Org.). Comunicação e Cultura Geek. 1ed.São Paulo: Cásper Líbero, 2018, v. , p. 75-91.

2.
CAIM, Fábio. São Paulo invisível e as singularidades do masculino: representações do masculino periférico na maior mídia social do mundo, o facebook.. In: Roberto Chiachiri, Simonetta Persichetti. (Org.). Imagem e Inserção Social II. 1ed.São Paulo: Uni, 2016, v. , p. 11-317.

3.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CAIM, Fábio . A expressividade estética do site de artistas brasileiros internacionais como forma de representação/divulgação da marca Brasil. In: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior. (Org.). Brasil, uma marca em construção.. 01ed.São Paulo: Parágrafo Comunicação, 2013, v. , p. 03-308.

4.
CAIM, Fábio; BRITO, Adelio ; FREIRE, M. L. B. L. . A Agência Experimental como espaço de articulação ensino, pesquisa e extensão no curso de Publicidade e Propaganda. In: Eneus Trindade e Clotilde Perez. (Org.). Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza. 01ed.São Paulo: Schoba, 2012, v. 01, p. 01-1424.

5.
CAIM, Fábio. Pesquisa Científica no curso de Publicidade e Propaganda. In: Clotilde Perez, Eneus Trindade. (Org.). Como anda a publicidade? : porque pesquisar faz bem. 01ed.Salto, São Paulo: ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade, 2011, v. , p. 01-1070.

6.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CAIM, Fábio . Guerrilha e Novas Tecnologias: O Case da Nike ?Escreva seu Futuro?. In: Eneus Trindade e Clotilde Perez. (Org.). Há momentos em que precisamos parar -- : parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. 01ed.Salto, São Paulo: Editora Schoba, 2010, v. , p. 01-964.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIANA, Fábio Caim. Afinal, o que a semiótica tem a ver com o Marketing?. Revista do Anunciante, São Paulo, p. 40 - 41, 01 set. 2005.

2.
VIANA, Fábio Caim. ? Todos os Sentidos: da embalagem do produto aos comunicados internos, eventos e campanhas de endomarketing, a análise semiótica permite aumentar a eficiência do marketing e da comunicação, ao considerar os elementos que permeiam uma mensagem: suas referências, significados e efeitos. Jornal BCM, p. 12 - 13, 01 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; VIANA, Fábio Caim . Cinema e Branding Global: análise do lançamento do filme "Alice no país das maravilhas". In: 3º Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina, 2010, São Paulo. III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina, 2010. v. 1. p. 788-807.

2.
VIANA, Fábio Caim. A Publicidade como Sistema Nuclear no Espaço-Mídia. In: Intercom, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAIM, Fábio; FEBBE, Sandra . As expressões de luto em The Walking Dead: por uma compreensão de morte na narrativa da HQ. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pau, 2015. v. 3. p. 4-256.

2.
BRITO, Adelio ; VIANA, Fábio Caim . SINGULARIDADE EM QUESTÃO: LEÔNIDAS DE 300 DE ESPARTA E O PERCURSO DO HERÓI. In: Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013, São Paulo. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos - Caderno de Resumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes de SP, 2013. v. 2. p. 4-167.

3.
VIANA, Fábio Caim; BRITO, Adelio . A CONSAGRAÇÃO DA MASCULINIDADE COMO SINGULARIDADE EM 300 DE FRANK MILLER. In: PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, SÃO PAULO. 1as JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - ANAIS ELETRÔNICOS. CAMPINAS: ZARABATANA BOOKS, 2011. p. 107-107.

4.
VIANA, Fábio Caim; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Dolce & Gabban: semioses publicitárias das singularidades do masculino. In: Intercom, 2010, Caxias do Sul. Programa doXXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul: Intercom, 2010. p. 320-320.

5.
VIANA, Fábio Caim. A semiose publicitária na linguagem televisiva: estudo da identidade midiática do Garoto Bombril. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004: comunicação, acontecimentos e memória., 2004. p. 128-128.

6.
VIANA, Fábio Caim. A semiose publicitária na linguagem televisiva: estudo da identidade midiática do Garoto Bombril. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004: comunicação, acontecimentos e memória., 2004. p. 128-128.

7.
VIANA, Fábio Caim. Identidade em construção: Garoto Bom Bril. In: V Congresso Brasileiro de Semiótica: Semiótica e Representação, 2001, São Paulo. Inventariando para Reiventar, 2001.

8.
VIANA, Fábio Caim. Identidade em construção: Garoto Bom Bril. In: V Congresso Brasileiro de Semiótica: Semiótica e Representação, 2001, São Paulo. Inventariando para Reiventar, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CAIM, Fábio. Personal Branding na Era Digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAIM, Fábio. Pensando o Masculino Contemporâneo e suas Diferentes Possibilidades de Ser. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAIM, Fábio. 4 Visões sobre a Masculinidade na HQ - Os livros da magia, de Neil Gaiman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIANA, Fábio Caim. Multiplicidades do Masculino: X-men e a diversidade do herói. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CAIM, Fábio; BRITO, Adelio ; FEBBE, Sandra . Análise de campanhas publicitárias: uma proposta interdisciplinar para o último ano do curso de publicidade e propaganda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BRITO, Adelio ; VIANA, Fábio Caim . A CONSAGRAÇÃO DA MASCULINIDADE COMO SINGULARIDADE EM 300 DE FRANK MILLER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VIANA, Fábio Caim. A Pesquisa Científica no curso de Publicidade e Propaganda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VIANA, Fábio Caim. O Masculino na Mídia Impressa Ocidental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VIANA, Fábio Caim. Mìdias Inteligentes: semioses individuais e compartilhamentos coletivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
VIANA, Fábio Caim. Corpos semióticos e midiáticos: o masculino na mídia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAIM, Fábio; FREIRE, Otavio ; SENISE, Diego . Análise Semiótica da Neosaldina. 2013.

2.
VIANA, Fábio Caim; SAISI, K. . Informação e Sedução em Textos do Mercado Financeiro. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
VIANA, Fábio Caim. Análise Semiótica do Posicionamento das Empresas de Telefonia no Mercado Brasileiro. 2011.

2.
VIANA, Fábio Caim. Análise Semiótica do Produto Seroquel XRO. 2010.

3.
VIANA, Fábio Caim. Mídias na Educação. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, Fábio Caim. Guia de Projeto Experimental e Monografia da Cásper Líbero. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia para Atividade Docente).

2.
VIANA, Fábio Caim; QUEIROZ, Renata S. Bernardes . Guia de TCC da FACAMP. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia para Atividade Dicente).

3.
CAIM, Fábio. Gestão de Produtos, Serviços e Marcas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostiladeCurso).

4.
CAIM, Fábio. Gestão de Produtos, Serviços e Marcas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo EAD).

5.
VIANA, Fábio Caim. Pesquisa de Marketing. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostiladeCurso).

6.
VIANA, Fábio Caim. Branding - compreendendo como construir e gerenciar marcas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Curso).

7.
VIANA, Fábio Caim. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Produção Publicitária. 2012. (Projeto Pedagógico de Curso).

8.
VIANA, Fábio Caim; FREIRE, M. L. B. L. ; LOPES, P. H. O. ; ARAUJO, C. R. D. B. . Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda. 2012. (Projeto Pedagógico de Curso).

9.
VIANA, Fábio Caim. Mídia e Investimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
VIANA, Fábio Caim; ARAUJO, C. R. D. B. . PPC - Tecnologia em Produção Publicitária. 2010. (Projeto Pedagógico de Curso).

11.
VIANA, Fábio Caim; ARAUJO, C. R. D. B. ; AMERENO, D. S. . PPC do curso de Publicidade e Propaganda. 2010. (Projeto Pedagógico de Curso).

12.
VIANA, Fábio Caim. Programa de Formação do Futuro Professor. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
VIANA, Fábio Caim. Semiótica da Publicidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog de Semiótica e Publicidade).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VIANA, Fábio Caim. Literarte. 2004 (Literária).

2.
VIANA, Fábio Caim. Literarte. 2004 (Literária).

Demais trabalhos
1.
VIANA, Fábio Caim. Vida e Obra de Clarice Lispector. 2002 (Literário) .

2.
VIANA, Fábio Caim. Literarte - grupo de discussão de literatura. 2002 (Literário) .

3.
VIANA, Fábio Caim. Vida e Obra de Clarice Lispector. 2002 (Literário) .

4.
VIANA, Fábio Caim. Literarte - grupo de discussão de literatura. 2002 (Literário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TENÓRIO, Leda; GARCIA, Carla Cristina; CAIM, Fábio. Participação em banca de Marco Aurélio Paiva Gomes. Uma visão sobre as transgressões da heteronormatividade no cinema contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHIACHIRI, Antonio Roberto; IAHN, R. C.; VIANA, Fábio Caim. Participação em banca de José Luis Fernandes. O show business no Brasil nas décadas de 80 e 90 - a iinfluência da Folha de SP no marketing cultural da "Souza Cruz" e no crescimento do mercado de eventos nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

3.
TENÓRIO, Leda; VIANA, Fábio Caim; RAMOS, Paulo. Participação em banca de Adelio Gonçalves Brito. A construção do herói no percurso narrativo da Graphic Novel "Os 300 de Esperta - do Dever à Vitória: uma jornada". 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto. Participação em banca de Júlio César barbosa. Comunicação Organizacional e Fatores de Humanização: capital social e humor. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

Qualificações de Mestrado
1.
TENÓRIO, Leda; CAIM, Fábio. Participação em banca de Marco Antonio Paiva Gomes. Queering o cinema autoral: a representação da personagem transexual no cinema contemporâneo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
TENÓRIO, Leda; SANTAELLA, L.; CAIM, Fábio. Participação em banca de Conrado Valle de Queiroz Padilha. O conceito do mito na obra de Roland Barthes: trajetória e atualidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
TENÓRIO, Leda; DROGUETT, J. G. D.; VIANA, Fábio Caim. Participação em banca de Elisangela Rodolfo Miras. Representações do feminino do cinema: uma análise semiológica-psicanalítica de filmes de Lars Von Tries. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
TENÓRIO, Leda; VIANA, Fábio Caim; RAMOS, P.. Participação em banca de Adelio Gonçalves Brito. A construção do herói no percurso narrativo da Graphic Novel "Os 300 de Esperta - do dever à vitória: uma jornada". 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES, Carlos Pereira; ALBANO, Júlia Lucia Oliveira; CAIM, Fábio. Participação em banca de Lucas Junior Vieira.Os novos ambientes e formatos dos jingles no mercado publicitário brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
VIANA, Fábio Caim; SILVA, L. H. A.; MARQUES, A.. Participação em banca de Grupo de alunos.PiC - Projeto Integrado de Comunicação da empresa Submarino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado.

3.
MARQUES, A.; SILVA, L. H. A.; VIANA, Fábio Caim. Participação em banca de Grupo de alunos.PIC - Projeto Integrado de Comunicação da empresa Superbom. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado.

4.
MARQUES, A.; SILVA, L. H. A.; VIANA, Fábio Caim. Participação em banca de Grupo de alunos.PIC - Projeto Integrado de Comunicação da empresa Banco do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado.

5.
VIANA, Fábio Caim. Participação em banca de Grupo de Alunos.PREX - Projeto Experimental da Empresa Muriel, Shamppo Vita Capitli. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade 9 de Julho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

2.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

3.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

4.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banda de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

5.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

6.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

7.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

8.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

9.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

10.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

11.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banda de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

12.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

13.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.

14.
VIANA, Fábio Caim; CHIACHIRI, Antonio Roberto; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; SUZUKI, Simone. Banca de projeto experimental do curso de publicidade e propaganda. 2003. Centro Universitário Sant'Anna.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 4 Visões sobre a Masculinidade na HQ - Os Livros da Magia, de Neil Gaiman. 2017. (Congresso).

2.
Cásper Geek.Construção da Identidade de Herói nas Narrativas Transmídia. 2017. (Encontro).

3.
Sexo, Gênero e Desejo. 2017. (Outra).

4.
A feminilidade do ponto de vista de Jacques Lacan. 2014. (Outra).

5.
As condições para que o desejo masculino possa se erigir. 2014. (Outra).

6.
Criação e Criatividade. 2014. (Outra).

7.
Hipóteses sobre os processos pré-verbais atuantes na gênese dos casos-limite. 2014. (Outra).

8.
Uma cronologia da obra de S. Freud - a dinâmica da construção teóricaarica. 2014. (Seminário).

9.
As psicoses, 20 anos depois. O que sobra? O que mudou?. 2013. (Encontro).

10.
III SIEP - Consumo. Branding Neosaldina: análise semiótica dos elementos da marca. 2013. (Congresso).

11.
IV - Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Análise Crítica de Campanhas Publicitárias: uma proposta interdisciplinar para o último ano do curso de Publicidade e Propaganda. 2013. (Encontro).

12.
Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. SINGULARIDADE EM QUESTÃO: LEÔNIDAS DE 300 DE ESPARTA E O PERCURSO DO HERÓI. 2013. (Congresso).

13.
O final da psicanálise segundo Freud e Lacan. 2013. (Outra).

14.
Os paradigmas em psicanálise. 2013. (Seminário).

15.
6th Advanced Seminar 2012.Temporalidades midiáticas: uma relação entre as mídias e o tempo.. 2012. (Seminário).

16.
III Pro-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.A agência experimental como espaço de articulação do ensino, pesquisa e extensão no curso de publicidade e propaganda.. 2012. (Encontro).

17.
II Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo. 2012. (Seminário).

18.
II SIEP - Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo.O homem global e o apelo publicitário. 2012. (Seminário).

19.
Real, Simbólico e Imaginário. 2012. (Oficina).

20.
Etnografia: Aplicação Prática da Pesquisa Etnográfica no Marketing. 2011. (Oficina).

21.
II Pró-Pesq. A PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 2011. (Congresso).

22.
Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinho. A consagração da masculinidade como singularidade em 300 de Frank Miller. 2011. (Congresso).

23.
1º Colóquio de Pesquisa em Comunicação e Turismo.Mídias Inteligentes: semioses singulares e compartilhamentos coletivos. 2010. (Outra).

24.
CELACC.Cinema e branding global: análise do lançamento do filme Alice nos país das maravilhas.. 2010. (Simpósio).

25.
Intercom Comunicação, Cultura e Juventude. Dolce & Gabbana: semioses publicitárias das singularidades do masculino. 2010. (Congresso).

26.
I Pró-pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Guerrilha e Novas Tecnologias: O Case da Nike "Escreva seu Futuro?. 2010. (Encontro).

27.
Shopper Mktg - Workshop sobre inteligência de compra. 2010. (Outra).

28.
3º Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia. 2006. (Congresso).

29.
Branding - Construindo Marcas Fortes. 2006. (Oficina).

30.
Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2006. (Seminário).

31.
Feticismi Visuali e Sincretismi Culturali. 2006. (Seminário).

32.
I Workshop de Gestão de Marcas Anhembi Morumbi. 2006. (Encontro).

33.
Os desafios para formar o profissional do século XXI. 2006. (Encontro).

34.
Semiótica na Publicidade.Semiótica na Publicidade. 2006. (Encontro).

35.
8ª Jornada - Centro de Estudos Peirceanos. 2005. (Encontro).

36.
2º Econtro - Fórum Academia + Mercado. 2004. (Encontro).

37.
2º Encontro do Fórum Academia + Mercado. 2004. (Encontro).

38.
2º Fórum de Pesquisa, realizado pelo CIP - Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.. 2003. (Simpósio).

39.
6ª Jornada do Centro de Estudos Peirceanos. 2003. (Encontro).

40.
Centro de Estudos Periceanos. 2003. (Encontro).

41.
Criança, Adolescente e Mídia. 2003. (Seminário).

42.
I Jornada de Semiótica e Complexidade: Sistemas e Cognição.. 2003. (Seminário).

43.
NESC - Núcelo de Estudos em Semiótica e Complexiddade. 2003. (Seminário).

44.
Reciprocidade - A Arma do Mercado de Trabalho. 2003. (Seminário).

45.
Reciprocidade - A Arma do Mercado de Trabalho. 2003. (Oficina).

46.
Evento - produção acadêmica e publicações: tendências e debates. 2001. (Encontro).

47.
II Farra Cultural. 2001. (Oficina).

48.
Produção Acadêmica e Publicações: Tendências e Debates. 2001. (Seminário).

49.
Novos Paradigams da Comunicação. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, Fábio Caim; RODELA, L. G. ; LUSVARGHI, Luiza C. ; LUCHEZI, Tatiana . 1º Colóquio de Pesquisa em Comunicação e Turismo. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Chung. A Indumentária Masculina na Publicidade de Luxo. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propangada) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscila Soave. Inovação para Sustentabilidade: o caso da CoopNatural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Fábio Caim Viana.

2.
Amanda Dian. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

3.
Emerson Guimarães. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

4.
Fernando dos Reis. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

5.
Luani Martha. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

6.
Rafael Honório. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

7.
Thais Uglar. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

8.
Luiz Eduardo Seije. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

9.
Eloiza Louzada Petito. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

10.
Roseane Silva de Moura. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

11.
Priscila Cordeiro Devessa. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

12.
Carla Cristiane Andelmi. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

13.
Tatiane Cremonezi. Projeto Experimental - Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

14.
Priscilla Gomes. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

15.
Flávia Pedrazzi. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

16.
Claudia Rodrigues. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

17.
Ana Melissa. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

18.
Amanda Dian. Projeto Experimental Centro de Patologia Clínica Campana S/C Ltda. 2004. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

19.
Eloiza Louzada Petito. Projeto Experimental Semp Toshiba. 2004. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

20.
Ana Melissa. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

21.
Luiz Eduardo Seije. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

22.
Peter Giglio Rocha. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

23.
Eloiza Louzada Petito. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

24.
Roseane Silva de Moura. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

25.
Priscila Cordeiro Devessa. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

26.
Carla Cristiane Andelmi. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

27.
Tatiane Cremonezi. Projeto Experimental - Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

28.
Priscilla Gomes. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

29.
Flávia Pedrazzi. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

30.
Claudia Rodrigues. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

31.
Ana Melissa. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

32.
Amanda Dian. Projeto Experimental Centro de Patologia Clínica Campana S/C Ltda. 2004. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

33.
Eloiza Louzada Petito. Projeto Experimental Semp Toshiba. 2004. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

34.
Ana Melissa. Projeto Experimental Neston Barra. 2004. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

35.
Amanda Dian. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

36.
Emerson Guimarães. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

37.
Fernando dos Reis. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

38.
Luani Martha. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

39.
Rafael Honório. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

40.
Thais Uglar. Projeto Experimental Laboratório Campana. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

41.
Peter Giglio Rocha. Projeto Experimental Semp Thoshiba - Hometheater. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sant'Anna. Orientador: Fábio Caim Viana.

Iniciação científica
1.
Talita Gomes Alves. A cibercultura e a sua relação com o sistema de TV digital. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade 9 de Julho. Orientador: Fábio Caim Viana.

2.
Evelyn Santos. O Corpo Produto na Publicidade. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade 9 de Julho. Orientador: Fábio Caim Viana.

3.
Natália Fagundes. A importância da Publicidade na Rádio. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade 9 de Julho. Orientador: Fábio Caim Viana.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAIM, Fábio2013CAIM, Fábio; BRITO, Adelio . A consagração da masculinidade como singularidade em 300 de Frank Miller. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 2, p. 101-109, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
CAIM, Fábio. Pensando o Masculino Contemporâneo e suas Diferentes Possibilidades de Ser. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CAIM, Fábio. Gestão de Produtos, Serviços e Marcas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo EAD).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:18:05